O nascimento de Taiko Como os instrumentos de percussão são geralmente os instrumentos mais primitivos de qualquer sociedade, o taiko existia e era usado no Japão antigo há mais de 2000 anos. Segundo algumas pesquisas arqueológicas e antropológicas, os povos antigos da era Jyomon já usavam a bateria como ferramenta de comunicação ou instrumento para rituais religiosos. Ainda sim, a percussão que eles usaram é considerada bastante diferente da usada hoje. Pelo fato de o taiko que usamos hoje se assemelhar aos da China e Coréia, o taiko antigo provavelmente foi introduzido no Japão pelo continente asiático até a Índia. A música continental chegou ao Japão entre os séculos 5 e 6, juntamente com as ondas de influência cultural chinesa e coreana baseadas no budismo. Quando o Taiho Ritsuryo, a constituição mais antiga do Japão, foi promulgada em 702, um departamento da música da corte imperial foi estabelecido no Palácio Imperial. O departamento foi herdado diretamente até agora, sendo considerado o Ativo Cultural Intangível Importante. Vários tipos de taikos como San-no-tsuzumi, Furi-tsuzumi, Dadaiko, Tsuri-daiko, Ninai-daiko, Kakko, Kaiko e ikko são usados na música da quadra. Diz-se que o estilo é uma das raízes da música taiko que conhecemos hoje. Depois que a classe samurai ganhou poder desde o início da era Kamakura, em 1192, um novo movimento cultural de etnia japonesa começou a aparecer. Muitas formas de arte originais nasceram sob o Japão feudal, desencadeadas pela influência cultural chinesa e coreana. Por exemplo, uma peça de Noh foi criada na era de Muromachi (1336-1573). Uma famosa peça de Kabuki surgiu e rapidamente se tornou popular na era Edo (1603-1867), além de Nagauta. Taiko teve um papel importante nessas formas de arte como acompanhamento e foi gradualmente diversificado para vários tamanhos e formas. Além disso, o desenvolvimento de outros instrumentos como Shamisen, Koto e Shakuhachi também influenciou a modelagem dessas formas de arte, agora categorias como tradicionais. Enquanto isso, os taikos sempre foram usados em cerimônias religiosas ou festivais locais também. É muito comum encontrar taikos em santuários xintoístas e templos budistas. Isso mostra que o taiko se associou muito fortemente a uma religião. O povo antigo pode sentir o poder da divindade no som estridente de taiko e taiko teve um papel como um instrumento santificador. Geralmente, homens autorizados pelo padre tocavam taiko em ocasiões especiais. Caso contrário, nas cerimônias religiosas, as pessoas comuns gostam de dançar junto com o taiko em festivais locais. Tais festivais locais ainda permanecem e é divertido assistir a suas performances únicas de taiko. link Taikô - Tambores do Japão - Cultura Japonesa www.culturajaponesa.com.br/index.php/diversos/musica/taiko-tambores-do-japao/
Taiko no século XXI Inspirado pelas turnês mundiais bem-sucedidas de Za Ondekoza e Kodo, um grande número de grupos de taiko foi estabelecido no Japão e no mundo, especialmente na América do Norte nas últimas décadas. Estima-se que existam aproximadamente 1.000 grupos de taiko nos Estados Unidos e no Canadá. O boom do taiko também está se espalhando pela Europa, Austrália e América do Sul. Esse é um fenômeno mundial e continuará no século XXI. Por que isso aconteceu? Parece haver muitas razões. Algumas pessoas foram atraídas pela bela forma de arte japonesa, respeitando a cultura japonesa. Alguns ficaram impressionados com o som dinâmico do taiko, que é incomparável com qualquer outra percussão no mundo. Alguns podem começar a jogar como um exercício para manter a saúde. Mas há uma razão comum e certa pela qual taiko é uma simplicidade tão atraente. Você apenas golpeia com paus, e um som sai. Sem distinção de sexo, idade ou nacionalidade, todos desfrutam da resposta simples e sincera da taiko. Surpreendentemente, existem alguns grupos de taiko, que incluem povos surdos. Eles podem tocar em concerto com sucesso, sentindo vibrações feitas por outros jogadores. Esse é um poder mágico do taiko. Taiko é o batimento cardíaco do Japão, que vitalizou nossas almas ao longo da longa história. Agora também está se tornando uma linguagem musical universal, aproximando os povos do mundo. O instrumento tem um potencial ilimitado, como mostra o fato de que o estilo kumi-daiko foi inventado e desenvolvido em um período relativamente curto. tradicional mas novo que é taiko. A música Taiko continua a evoluir com o início do século 21; e talvez seja você quem criará uma nova geração de música taiko.
Taiko em atividades municipais O período de 1970 a 1990 no Japão parecia ser o renascimento da música taiko. As atividades de Osuwa Daiko e outros kumi-daikogroups do início da década de 1960 e o desempenho do taiko no Olímpico de Tóquio em 1964 representaram o fenomenal boom do taiko nas próximas décadas. As pessoas começaram a prestar atenção às heranças culturais locais, que estavam quase desaparecendo. Muitas organizações municipais agiram para preservá-las e, conseqüentemente, muitos hozonkai (organização municipal de preservação) nasceram aqui e ali no Japão. Além disso, o governo promoveu essas atividades com uma vasta soma de subsídios nos anos 80. O resultado final é que aproximadamente 4.000 grupos de taiko foram formados no Japão desde então. Uma importante renovação da educação também foi promulgada recentemente. A educação musical no Japão focara a música clássica ocidental e desconsiderava a música tradicional japonesa nos tempos modernos. A renovação educacional em 2002 exigiu que as escolas usassem instrumentos tradicionais japoneses, incluindo o taiko como material de ensino. É certo que a nova geração irá reativar a música no século XXI.
História moderna do Taiko "Kumi-daiko" significa literalmente um conjunto de taiko que consiste em vários taikos. Surpreendentemente, o estilo Kumi-daiko foi inventado nos anos 50 por uma única pessoa, embora o próprio taiko tenha uma longa história. Daihachi Oguchi, fundador da Osuwa Daiko, criou o estilo Kumi-Daiko em 1951. Na verdade, ele era um baterista de jazz. Um dia, ele foi convidado a interpretar uma antiga folha de música taiko para o Santuário de Osuwa, encontrada em um antigo armazém. A partitura foi escrita em uma notação japonesa antiga e ele não conseguiu entender no começo. Felizmente, ele encontrou um velho que havia tocado a música e, finalmente, conseguiu interpretá-la. Ainda sim, como jogador de jazz, o padrão rítmico da música era muito simples para ele tocar. Ele se perguntou por que ninguém jogava taiko juntos. Uma ideia maravilhosa veio à sua mente e o fez decidir romper a tradição. Inspirado por uma bateria ocidental, ele formou um grupo no qual cada jogador bate um taiko diferente; em suma, ele deu ao grupo a função de bateria. Um Shime-daiko estridente estabeleceu um ritmo básico, como uma tarola. Um Nagado-daiko rosnado acrescentou acentos como um bumbo. Sua intenção era correta e essa invenção de época mudou a música taiko para sempre. Depois do Osuwa Daiko, o Yushima Tenjin Sukeroku Daiko, baseado no estilo Edo-bayashi, foi formado em 1959 pelos quatro membros: Yoshihira Ishikawa, Yutaka Ishikawa, Yutaka Ishikawa, Seido Kobayashi e Motoei Onozato. As características do grupo eram a velocidade, jogabilidade poderosa e coreografia única. Mais tarde, o grupo foi dividido em dois grupos, o Yushima Tenjin Sukeroku Daiko e Oedo Sukeroku Daiko, fundado por Seido Kobayashi. Outro grupo histórico nasceu em 1969: era Za Ondekoza. Tagayasu Den fundou o grupo na ilha de Sado, localizada na parte norte do mar do Japão. O grupo era totalmente diferente dos outros grupos já formados. Os membros não eram nativos da ilha, na verdade eles vieram de todo o Japão, e alguns deles eram jovens descontentes com a agitada vida da cidade grande. Eles moravam juntos em uma comuna, cultivavam campos e corriam uma maratona diariamente. O rigoroso treinamento físico parecia ser o dogma do grupo para criar um bom som. Em 1975, o sensacional evento em que eles tocaram taiko no palco logo depois de correr a Maratona de Boston inteira surpreendeu o mundo inteiro. Za Ondekoza foi creditado com o primeiro grupo japonês por espalhar a música taiko em todo o mundo. Em 1981, o grupo foi dividido em Kodo, que consiste nos membros originais de Za Ondekoza, e o novo Za Ondekoza, formado por Den. Agora, o Kodo é o grupo taiko mais famoso e está ocupado viajando pelo mundo.
Disciplina, respeito, sabedoria, honra, cultura, isso define o Japão e sua nação.
e hentai
O nascimento de Taiko
Como os instrumentos de percussão são geralmente os instrumentos mais primitivos de qualquer sociedade, o taiko existia e era usado no Japão antigo há mais de 2000 anos. Segundo algumas pesquisas arqueológicas e antropológicas, os povos antigos da era Jyomon já usavam a bateria como ferramenta de comunicação ou instrumento para rituais religiosos. Ainda sim, a percussão que eles usaram é considerada bastante diferente da usada hoje.
Pelo fato de o taiko que usamos hoje se assemelhar aos da China e Coréia, o taiko antigo provavelmente foi introduzido no Japão pelo continente asiático até a Índia. A música continental chegou ao Japão entre os séculos 5 e 6, juntamente com as ondas de influência cultural chinesa e coreana baseadas no budismo. Quando o Taiho Ritsuryo, a constituição mais antiga do Japão, foi promulgada em 702, um departamento da música da corte imperial foi estabelecido no Palácio Imperial. O departamento foi herdado diretamente até agora, sendo considerado o Ativo Cultural Intangível Importante. Vários tipos de taikos como San-no-tsuzumi, Furi-tsuzumi, Dadaiko, Tsuri-daiko, Ninai-daiko, Kakko, Kaiko e ikko são usados na música da quadra. Diz-se que o estilo é uma das raízes da música taiko que conhecemos hoje.
Depois que a classe samurai ganhou poder desde o início da era Kamakura, em 1192, um novo movimento cultural de etnia japonesa começou a aparecer. Muitas formas de arte originais nasceram sob o Japão feudal, desencadeadas pela influência cultural chinesa e coreana. Por exemplo, uma peça de Noh foi criada na era de Muromachi (1336-1573). Uma famosa peça de Kabuki surgiu e rapidamente se tornou popular na era Edo (1603-1867), além de Nagauta. Taiko teve um papel importante nessas formas de arte como acompanhamento e foi gradualmente diversificado para vários tamanhos e formas. Além disso, o desenvolvimento de outros instrumentos como Shamisen, Koto e Shakuhachi também influenciou a modelagem dessas formas de arte, agora categorias como tradicionais.
Enquanto isso, os taikos sempre foram usados em cerimônias religiosas ou festivais locais também. É muito comum encontrar taikos em santuários xintoístas e templos budistas. Isso mostra que o taiko se associou muito fortemente a uma religião. O povo antigo pode sentir o poder da divindade no som estridente de taiko e taiko teve um papel como um instrumento santificador. Geralmente, homens autorizados pelo padre tocavam taiko em ocasiões especiais. Caso contrário, nas cerimônias religiosas, as pessoas comuns gostam de dançar junto com o taiko em festivais locais. Tais festivais locais ainda permanecem e é divertido assistir a suas performances únicas de taiko.
link Taikô - Tambores do Japão - Cultura Japonesa www.culturajaponesa.com.br/index.php/diversos/musica/taiko-tambores-do-japao/
Muito bom, obrigada por compartilhar. Mas seria bom colocar a fonte, o link, para podermos saber mais, etc
Muito perfeito , aaahaa , um dos melhores que já vi
amo muito taiko, conheci essa paixão hj
A cultura japonesa em si, é algo apaixonante.
Parabens ao Wakaba...showdebola a sua apresentacao ontem no teatro Positivo !!!
Meu deus! Isso é perfeito de mais!!
caramba o Yasu eh demais faz tres sons com apenas 2 baquetas, meu heroi !
Eu amo esse vídeo!!
MARAVILHOSOOOOOOS AAAA
Melhor vídeo do mundo.
Excelente.
Woooooooooooooooow!!
Lindo demais! Apaixonada
Hellow
Taiko no século XXI
Inspirado pelas turnês mundiais bem-sucedidas de Za Ondekoza e Kodo, um grande número de grupos de taiko foi estabelecido no Japão e no mundo, especialmente na América do Norte nas últimas décadas. Estima-se que existam aproximadamente 1.000 grupos de taiko nos Estados Unidos e no Canadá. O boom do taiko também está se espalhando pela Europa, Austrália e América do Sul. Esse é um fenômeno mundial e continuará no século XXI. Por que isso aconteceu? Parece haver muitas razões. Algumas pessoas foram atraídas pela bela forma de arte japonesa, respeitando a cultura japonesa. Alguns ficaram impressionados com o som dinâmico do taiko, que é incomparável com qualquer outra percussão no mundo. Alguns podem começar a jogar como um exercício para manter a saúde. Mas há uma razão comum e certa pela qual taiko é uma simplicidade tão atraente. Você apenas golpeia com paus, e um som sai. Sem distinção de sexo, idade ou nacionalidade, todos desfrutam da resposta simples e sincera da taiko. Surpreendentemente, existem alguns grupos de taiko, que incluem povos surdos. Eles podem tocar em concerto com sucesso, sentindo vibrações feitas por outros jogadores. Esse é um poder mágico do taiko.
Taiko é o batimento cardíaco do Japão, que vitalizou nossas almas ao longo da longa história. Agora também está se tornando uma linguagem musical universal, aproximando os povos do mundo. O instrumento tem um potencial ilimitado, como mostra o fato de que o estilo kumi-daiko foi inventado e desenvolvido em um período relativamente curto. tradicional mas novo que é taiko. A música Taiko continua a evoluir com o início do século 21; e talvez seja você quem criará uma nova geração de música taiko.
Taiko em atividades municipais
O período de 1970 a 1990 no Japão parecia ser o renascimento da música taiko. As atividades de Osuwa Daiko e outros kumi-daikogroups do início da década de 1960 e o desempenho do taiko no Olímpico de Tóquio em 1964 representaram o fenomenal boom do taiko nas próximas décadas. As pessoas começaram a prestar atenção às heranças culturais locais, que estavam quase desaparecendo. Muitas organizações municipais agiram para preservá-las e, conseqüentemente, muitos hozonkai (organização municipal de preservação) nasceram aqui e ali no Japão.
Além disso, o governo promoveu essas atividades com uma vasta soma de subsídios nos anos 80. O resultado final é que aproximadamente 4.000 grupos de taiko foram formados no Japão desde então. Uma importante renovação da educação também foi promulgada recentemente. A educação musical no Japão focara a música clássica ocidental e desconsiderava a música tradicional japonesa nos tempos modernos. A renovação educacional em 2002 exigiu que as escolas usassem instrumentos tradicionais japoneses, incluindo o taiko como material de ensino.
É certo que a nova geração irá reativar a música no século XXI.
太鼓の音を聞いて感じたのは南米の主導的役割を果たすのは、ブラジルとアルゼンチンであると感じました。太鼓の音を聞いた感想です。❣
Show!!!
平敷屋エイサー・西(2013年): video interessante
História moderna do Taiko
"Kumi-daiko" significa literalmente um conjunto de taiko que consiste em vários taikos. Surpreendentemente, o estilo Kumi-daiko foi inventado nos anos 50 por uma única pessoa, embora o próprio taiko tenha uma longa história. Daihachi Oguchi, fundador da Osuwa Daiko, criou o estilo Kumi-Daiko em 1951. Na verdade, ele era um baterista de jazz. Um dia, ele foi convidado a interpretar uma antiga folha de música taiko para o Santuário de Osuwa, encontrada em um antigo armazém. A partitura foi escrita em uma notação japonesa antiga e ele não conseguiu entender no começo. Felizmente, ele encontrou um velho que havia tocado a música e, finalmente, conseguiu interpretá-la.
Ainda sim, como jogador de jazz, o padrão rítmico da música era muito simples para ele tocar. Ele se perguntou por que ninguém jogava taiko juntos. Uma ideia maravilhosa veio à sua mente e o fez decidir romper a tradição. Inspirado por uma bateria ocidental, ele formou um grupo no qual cada jogador bate um taiko diferente; em suma, ele deu ao grupo a função de bateria. Um Shime-daiko estridente estabeleceu um ritmo básico, como uma tarola. Um Nagado-daiko rosnado acrescentou acentos como um bumbo. Sua intenção era correta e essa invenção de época mudou a música taiko para sempre.
Depois do Osuwa Daiko, o Yushima Tenjin Sukeroku Daiko, baseado no estilo Edo-bayashi, foi formado em 1959 pelos quatro membros: Yoshihira Ishikawa, Yutaka Ishikawa, Yutaka Ishikawa, Seido Kobayashi e Motoei Onozato. As características do grupo eram a velocidade, jogabilidade poderosa e coreografia única. Mais tarde, o grupo foi dividido em dois grupos, o Yushima Tenjin Sukeroku Daiko e Oedo Sukeroku Daiko, fundado por Seido Kobayashi.
Outro grupo histórico nasceu em 1969: era Za Ondekoza. Tagayasu Den fundou o grupo na ilha de Sado, localizada na parte norte do mar do Japão. O grupo era totalmente diferente dos outros grupos já formados. Os membros não eram nativos da ilha, na verdade eles vieram de todo o Japão, e alguns deles eram jovens descontentes com a agitada vida da cidade grande. Eles moravam juntos em uma comuna, cultivavam campos e corriam uma maratona diariamente. O rigoroso treinamento físico parecia ser o dogma do grupo para criar um bom som.
Em 1975, o sensacional evento em que eles tocaram taiko no palco logo depois de correr a Maratona de Boston inteira surpreendeu o mundo inteiro. Za Ondekoza foi creditado com o primeiro grupo japonês por espalhar a música taiko em todo o mundo. Em 1981, o grupo foi dividido em Kodo, que consiste nos membros originais de Za Ondekoza, e o novo Za Ondekoza, formado por Den. Agora, o Kodo é o grupo taiko mais famoso e está ocupado viajando pelo mundo.
Onde consigo ver algo parecido ao vivo?
Página do UA-cam do Grupo Wakaba Taiko
Página da Associação Brasileira de Taiko
Oi, de onde eles são?
Curitiba/Paraná
Onde acontece esse festival ?
O último foi em Serra Negra/SP
@@Wshiraga obrigada , haha ❤️
onde costuma ser? em que epoca do ano?
Este ano foi no feriado de 7 de Setembro. Mas normalmente é em julho. A localidade não é fixa.
Acho que no Festival do Japão em SP tem umas apresentações variadas, e tem taiko. Mas não é competição, é apresentação mesmo.
Também tem no festival do Japão de mg, mas não é competição que tem lá
Esse ano vai ser em qual data? E local?