Eu imagino que menor vazão de água, mais quente a resistência ficaa e maior a resistência. Consequentemente diminuindo o consumo elétrico, mas bem pouco a diferença. Acho que menos de 1 watts kkkkkk
Muito bom, mas apesar de não oscilar o consumo, quanto mais quente a água estiver, mais rápido o resistor irá se oxidar, pois altas temperaturas aceleram a oxidação e, portanto, teremos que trocar o resistor com maior frequência. No inverno, as baixas temperaturas levam as pessoas a diminuir o fluxo de água, ou seja, abrir menos o registro. Isso é feito com o objetivo de tentar aquecer a água o máximo possível. Embora seja uma atitude natural, isso proporciona alguns riscos para o chuveiro. Nessa situação, uma quantidade menor de água passa pelo resistor, o que força seu funcionamento e eleva o desgaste da peça. Isso quer dizer que haverá menos água para absorver a energia térmica e, por isso, o resistor não será totalmente resfriado. Com o passar do tempo, devido a esse esforço exagerado, o resistor vai esquentando e esquentando e tende a queimar, podendo inclusive arrebentar dentro do chuveiro elétrico. E se o resistor é ligado e não está em contato com a água, ele vai queimar. Isso porque nesse caso não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ele queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
A única possibilidade de aumentar o consumo, neste caso, é menos água, maior tempo de banho consequentemente, maior consumo pelo tempo a mais. Em outras palavras: Maior vasão de água, banho mais rápido. Abraço forte.
No meu coloquei um controle de tensão por triac, controlado por um potenciômetro e diac. A coluna tem mais ou menos de um metro...caixa está direto na laje e tem vazão suficiente para um bom banho. Tirei o pressurizador e estou usando para irrigar minha horta com água de uma caixa reserva que está no chão do quintal.
@@paulohenrique-cy1ce triac foi BTA41-600. O esquema pode ser encontrado na intrrnet como esquemas de dimer. Escolher esquema que a carga (chuveiro) está logo na entrada da alimentação. Pra conectar, basta abrir uma fase e colocar o controlador. O mais importante é manter isolação do Triac no dissipador e encontrar uma maneira de esfriar com água do chuveiro. Olhe que a perda do circuito de potência é igual a um ferro de solda de 40W... se não esfriar direito, o triac queima. No chuveiro, só qdo contatos fecham o controle entra em ação. Cuidado com isolamento pois o local é úmido.
Uma solução para colunas d'água muito baixas ou locais demasiadamente frios que impedem que a resistência aqueça grandes volumes de água e que a consequência da baixa pressão é a destruição dos contatos do pressostato ou até mesmo os cabos de entrada da ducha por superaquecimento, é reduzir (com bom senso e responsabilidade) a vazão do tubo de saída da câmara de aquecimento. Isso aumenta a pressão interna, eliminando o mau contato e suas consequências. Há inclusive alguns modelos da Hydra que usam o recurso. Basta obstruir parcialmente o tubo (muitos fazem usando buchas de fixação de parafusos) e sim, funciona bem. Há de se ter um bom senso de cálculo para não fechar demasiadamente a saída da água e prejudicar os banhos em dias muito quentes ou até mesmo impedir o desligamento da resistência na ausência de água.
Olá nobre Adoniran. Parabéns pelo excelente vídeo. Gostaria muito que você, se possível, fizesse um vídeo explicando na prática como executar o aterramento estrutural. Como usar o terminal de aterramento estrutural (TAE). Ainda não vi nenhum vídeo realmente esclarecedor sobre esse terminal (TAE). Desde já agradeço.
É comum o chuveiro está esquentando muito e o pessoal abre mais a água, e o certo seria baixar a temperatura do chuveiro, pois aumentar a vazão de água para reduzir a temperatura aumenta o consumo de água e automaticamente está gastando energia elétrica desnecessária também.
É aí que entra também a economia e o conforto do chuveiro eletrônico: O usuário ajusta com precisão e segurança a temperatura confortável para seu banho sem a necessidade de fechar a água e não fica refém das temperaturas fixas das duchas comuns, que em locais quentes muitas vezes excedem a necessidade. Há uma perda na casa dos 40W no triac do dimmer, que precisa ser refrigerado com a água que alimenta o chuveiro pra dar conta da corrente, mas a economia nos banhos em dias muito quentes é capaz de compensá-la em dobro ou triplo...
Com pouca potência e pouca àgua, a à Rua aquece bem, o mesmo com boa vazão de àgua terá que aumentar a potência se não a àgua não terá um aquecimento necessário!
Dois medidores em um poste só, onde sai 2 fases e um neutro em cada saída.eu pergunto se esses neutro podendo ser conectados os 2 neutros juntos pr saída da residência?
Bom dia Adoniram!! É impressionante o tanto de conhecimento que você compartilha com os inscritos. Adoniram eu preciso tirar uma dúvida. Para a instalação de um aparelho de tomografia em uma clínica veterinária qual seria o melhor aterramento? Eu acho que seria o tns. Se alguém aí puder dar uma Luz eu fico agradecido. Abraços
Professor tira uma dúvida esse aparelho de medição ao lado do chuveiro eu posso usar no meu QDG para saber o consumo de energia,se sim qual o modelo e onde posso comprar Obrigado
Excelente conteúdo! O povo brasileiro nunca vai prosperar, afinal acreditamos piamente em falácias como se fosse verdade absoluta e descartamos totalmente fatos tecnicamente comprovados na prática. Resumo: Continuamos não tomando leite após comer manga. Saudemos a mandioca!
Ola, você pode me ajuda com uma dúvida? Como montar um QDC com DPS IDR Bifase sem aterramento, usando sistema TNS? É possível fazer as ligações usando o neutro da concessionária? (Obs. em um apartamento)
Porque ninguém faz um vídeo!onde se apresenta a maneira de conectar um. Cabo que vem do padrão rígido 7 pernas de 10mm ou 16mm ou 25mm, no neutro. Como fazer a confecção nos fios de neutro que vão derivar dali, ou no pente de neutro.como fazer certo. Existe conector para cabos, 7 pernas rígido para poder conectar na regua de neutro.ckmo fazer?
Pra cabos de grandes dimensões como os que vc citou a forma mais prática de emendar ou derivar é usando conectores do tipo split bolt, o único que oferece torque suficiente para uma conexão segura (o bicho é um bruto de um parafuso!).
Creio que é porque o ruído, o borbulhamento da água aumenta com baixa vazão. Dá pra ouvir também o som característico de 60Hz da corrente circulando pela ducha, daí a impressão do maior consumo.
Eu imagino que menor vazão de água, mais quente a resistência ficaa e maior a resistência. Consequentemente diminuindo o consumo elétrico, mas bem pouco a diferença. Acho que menos de 1 watts kkkkkk
Muito bom, mas apesar de não oscilar o consumo, quanto mais quente a água estiver, mais rápido o resistor irá se oxidar, pois altas temperaturas aceleram a oxidação e, portanto, teremos que trocar o resistor com maior frequência.
No inverno, as baixas temperaturas levam as pessoas a diminuir o fluxo de água, ou seja, abrir menos o registro. Isso é feito com o objetivo de tentar aquecer a água o máximo possível. Embora seja uma atitude natural, isso proporciona alguns riscos para o chuveiro.
Nessa situação, uma quantidade menor de água passa pelo resistor, o que força seu funcionamento e eleva o desgaste da peça. Isso quer dizer que haverá menos água para absorver a energia térmica e, por isso, o resistor não será totalmente resfriado. Com o passar do tempo, devido a esse esforço exagerado, o resistor vai esquentando e esquentando e tende a queimar, podendo inclusive arrebentar dentro do chuveiro elétrico.
E se o resistor é ligado e não está em contato com a água, ele vai queimar. Isso porque nesse caso não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ele queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
Ar inverter e ar motor rotativo parabéns melhor canal de elétrica
Parabéns. Não entendo porque não tem tanto seguidores quanto a Engehall. Vídeos tão bons quanto!
Porque o povo "simpatiza" com aquele rapaz: "Fala
meus queridos"
Seu canal na minha opinião é oq mais ensina na prática e na teoria.... parabéns
A única possibilidade de aumentar o consumo, neste caso, é menos água, maior tempo de banho consequentemente, maior consumo pelo tempo a mais.
Em outras palavras: Maior vasão de água, banho mais rápido.
Abraço forte.
No meu coloquei um controle de tensão por triac, controlado por um potenciômetro e diac.
A coluna tem mais ou menos de um metro...caixa está direto na laje e tem vazão suficiente para um bom banho. Tirei o pressurizador e estou usando para irrigar minha horta com água de uma caixa reserva que está no chão do quintal.
@@pauloaraki7767 Show! Qual triac vc usou? Poderia mostrar o esquema d como fez? ( coloca o link pelo Google drive p/ gente ver)
@@paulohenrique-cy1ce triac foi BTA41-600.
O esquema pode ser encontrado na intrrnet como esquemas de dimer.
Escolher esquema que a carga (chuveiro) está logo na entrada da alimentação. Pra conectar, basta abrir uma fase e colocar o controlador.
O mais importante é manter isolação do Triac no dissipador e encontrar uma maneira de esfriar com água do chuveiro. Olhe que a perda do circuito de potência é igual a um ferro de solda de 40W... se não esfriar direito, o triac queima.
No chuveiro, só qdo contatos fecham o controle entra em ação. Cuidado com isolamento pois o local é úmido.
@@pauloaraki7767 Obrigado!
Uma solução para colunas d'água muito baixas ou locais demasiadamente frios que impedem que a resistência aqueça grandes volumes de água e que a consequência da baixa pressão é a destruição dos contatos do pressostato ou até mesmo os cabos de entrada da ducha por superaquecimento, é reduzir (com bom senso e responsabilidade) a vazão do tubo de saída da câmara de aquecimento. Isso aumenta a pressão interna, eliminando o mau contato e suas consequências. Há inclusive alguns modelos da Hydra que usam o recurso.
Basta obstruir parcialmente o tubo (muitos fazem usando buchas de fixação de parafusos) e sim, funciona bem. Há de se ter um bom senso de cálculo para não fechar demasiadamente a saída da água e prejudicar os banhos em dias muito quentes ou até mesmo impedir o desligamento da resistência na ausência de água.
Sem falar que, com menos água para tirar o calor gerado pelo resistor, ele fica mais fácil de se romper.
O que aumenta o consumo é o banho demorado.
Espero que vocês consigam atingir a meta de 200 mil inscritos. Estão perto. Torço muito pelo sucesso do canal. Parabéns a todos da equipe Eletricity!
Olá nobre Adoniran.
Parabéns pelo excelente vídeo.
Gostaria muito que você, se possível, fizesse um vídeo explicando na prática como executar o aterramento estrutural. Como usar o terminal de aterramento estrutural (TAE).
Ainda não vi nenhum vídeo realmente esclarecedor sobre esse terminal (TAE).
Desde já agradeço.
É comum o chuveiro está esquentando muito e o pessoal abre mais a água, e o certo seria baixar a temperatura do chuveiro, pois aumentar a vazão de água para reduzir a temperatura aumenta o consumo de água e automaticamente está gastando energia elétrica desnecessária também.
É aí que entra também a economia e o conforto do chuveiro eletrônico: O usuário ajusta com precisão e segurança a temperatura confortável para seu banho sem a necessidade de fechar a água e não fica refém das temperaturas fixas das duchas comuns, que em locais quentes muitas vezes excedem a necessidade.
Há uma perda na casa dos 40W no triac do dimmer, que precisa ser refrigerado com a água que alimenta o chuveiro pra dar conta da corrente, mas a economia nos banhos em dias muito quentes é capaz de compensá-la em dobro ou triplo...
Um dia eu faço Este curso comando elétrico
A potência que o equipamento entrega é a mesma...porém pelo balanço termico, quanto a menor vazão, maior a temp de saída!
Teria sido bom mencionar como uma das possíveis causas da baixa pressão o subdimensionamento da tubulação de água, gerando perda de carga excessiva.
Uma boa queda de tensão.
Se tiver pouca água no chuveiro a água vai esquentar mais a água
Com pouca potência e pouca àgua, a à Rua aquece bem, o mesmo com boa vazão de àgua terá que aumentar a potência se não a àgua não terá um aquecimento necessário!
No dia 30 de novembro deste ano já teremos ultrapassado os 200 mil inscritos. Fiquem de olho e verás que o meu prognóstico é certo.
Valeu José!!!
Estamos torcendo para que isso aconteça.
Eu quero fazer curso com o professor Adoniram
Menos vazão de água torna o banho mais demorado, o que aumenta o consumo pelo tempo de uso!
Top
Muito bom.
Ferro elétrico.
Microondas.
Geladeiras.
Seria interessante.
Valeu!
Corrigindo! A conexão do neutro
Muito bom. Esse canal deveria ter 1 milhão de inscritos
Com a ajuda de vocês chegaremos lá.
Show de bola Parabéns.
Dois medidores em um poste só, onde sai 2 fases e um neutro em cada saída.eu pergunto se esses neutro podendo ser conectados os 2 neutros juntos pr saída da residência?
Eu quero ver mais teste sim
Top Parabéns!
Show demais.
Top.
Legal...existe algum vídeo no canal ensinando a conferir se na conta de luz esta sendo cobrada a mesma quantidade de Kw que monitorei?
mostre a funcao do presurizador
Muito Bons os seus vídeos, show de bola 👏👏👏👏👏🏆🏆
Tinha essa dúvida
Quanto maior a temperatura da agua maior o consumo de energia independente da posição no chuveiro é isso?
👍👍👍👍
Show suas dicas são muito boas parabéns.
Excelente dica Muito obrigado meu amigo
Mais uma boa dica.desde já agradeço
👏👏👏👏
Bom dia Adoniram!! É impressionante o tanto de conhecimento que você compartilha com os inscritos. Adoniram eu preciso tirar uma dúvida. Para a instalação de um aparelho de tomografia em uma clínica veterinária qual seria o melhor aterramento? Eu acho que seria o tns. Se alguém aí puder dar uma Luz eu fico agradecido. Abraços
Olá Cosme. Pode fazer TN-S sem problemas, mas o TT também funcionaria.
Obrigado professor!!
Professor tira uma dúvida esse aparelho de medição ao lado do chuveiro eu posso usar no meu QDG para saber o consumo de energia,se sim qual o modelo e onde posso comprar
Obrigado
Excelente conteúdo!
O povo brasileiro nunca vai prosperar, afinal acreditamos piamente em falácias como se fosse verdade absoluta e descartamos totalmente fatos tecnicamente comprovados na prática.
Resumo:
Continuamos não tomando leite após comer manga.
Saudemos a mandioca!
Ola, você pode me ajuda com uma dúvida?
Como montar um QDC com DPS IDR Bifase sem aterramento, usando sistema TNS? É possível fazer as ligações usando o neutro da concessionária?
(Obs. em um apartamento)
Sim, é possível, mas não é normativo.
Porque ninguém faz um vídeo!onde se apresenta a maneira de conectar um. Cabo que vem do padrão rígido 7 pernas de 10mm ou 16mm ou 25mm, no neutro.
Como fazer a confecção nos fios de neutro que vão derivar dali, ou no pente de neutro.como fazer certo.
Existe conector para cabos, 7 pernas rígido para poder conectar na regua de neutro.ckmo fazer?
Pra cabos de grandes dimensões como os que vc citou a forma mais prática de emendar ou derivar é usando conectores do tipo split bolt, o único que oferece torque suficiente para uma conexão segura (o bicho é um bruto de um parafuso!).
Por essa eu não esperava... pensei que aumentava o consumo
Eu tbm.
Creio que é porque o ruído, o borbulhamento da água aumenta com baixa vazão. Dá pra ouvir também o som característico de 60Hz da corrente circulando pela ducha, daí a impressão do maior consumo.
Instalação bem ruim... de 127 V cai para 100 V...
Mencionamos isso no vídeo.
@@eletricityeletrica está perdendo nos cabos da ordem de 900W... 25%... qto os cabos aqueceram? Mesmo em teste, perda tão grande é arriscado.