EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL - Ecologia

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 жов 2024
  • Efeito estufa e aquecimento global você sabe o que é? Como um está relacionado ao outro e a importância de entendermos esses conceitos? Vamos então entender tudo sobre esses assuntos.
    Formulário para receber o resumo da aula por e-mail: docs.google.co...
    Vamos começar pelo efeito estufa. Ele é um processo natural que irá ocorrer independente da ação do homem na Terra e possibilita a vida como conhecemos. A radiação ultravioleta de onda curta emitida pelo sol chega na superfície terrestre. Uma parte dessa radiação é absorvida e outra é refletida em forma de radiação infravermelha de ondas longas. A parte absorvida pela Terra deve-se à alguns gases que se encontram presentes em uma camada ao redor da Terra e que impedem parcialmente a saída da radiação refletida. Sem o efeito estufa natural a radiação solar não conseguiria aquecer a Terra o suficiente para dar suporte à vida como conhecemos. A temperatura média do planeta que é de 15ºC seria de -18ºC e a terra teria muitas variações de temperatura e seria coberta de gelo.
    O que acontece é que nas últimas décadas estudos apontam para a intensificação desse efeito estufa natural, aumentando a temperatura do planeta e a concentração desses gases na atmosfera, e isso é chamado de aquecimento global. O Relatório Clima Global de 2015 a 2019 mostrou que a temperatura média do planeta aumentou 1,1ºC se comparado a era pré-industrial (1750) nesses últimos 5 anos. E o IPCC da ONU já divulgou a necessidade de manter o aumento da temperatura em no máximo 1,5ºC. O aumento das emissões antrópicas dos gases de efeito estufa têm intensificado ainda mais o aquecimento global.
    Uma das causas do aumento do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera vêm da queima de combustíveis fósseis como o petróleo e carvão mineral, que é utilizado nas indústrias, nos carros e na geração de energia elétrica. As áreas desmatadas para a retirada de madeira e para a pecuária também contribuem muito para a emissão desse gás. Um estudo publicado pela revista Science em 2018 de J. Poore e T. Nemecek mostra que os impactos ambientais de produtos de origem animal são maiores do que os seus substitutos de origem vegetal. Para eles a melhor forma de reduzir os gases de efeito estufa seria a mudança na dieta dos consumidores para uma que excluísse produtos de origem animal.
    Já o aumento do metano (CH4) se deve ao aumento na produção de lixo e esgoto, das áreas alagadas para o plantio do arroz e ao gado pela fermentação e eliminação do gás.
    O aumento do óxido nitroso (N20), se deve ao uso de fertilizantes na agricultura, à queima de biomassa e ao desmatamento.
    Os CFCs já foram muito utilizados, o que ocasionou a rarefação na camada de ozônio e contribuiu para o aumento dos gases de efeito estufa. Devido a isso hoje em dia não são mais utilizados.
    Por fim, o aumento do vapor d’água, devido à elevação da temperatura que faz com que haja a maior evaporação das águas do oceano.
    Como consequência o aquecimento global traz não só o aumento da temperatura e também, o aumento no nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares, a inundação de cidades costeiras, o crescimento e surgimento de desertos, a extinção de espécies, aumento de furacões, tufões e ciclones, tempestades torrenciais em regiões tropicais, ondas de calor em regiões de temperaturas amenas, e além de problemas ambientais, problemas econômicos e sociais.
    É necessário que os países tenham políticas públicas e medidas para contribuírem com a diminuição do aquecimento global, mas você com certeza pode contribuir!
    Bons estudos e comentem se gostaram!
    Me siga no Instagram / taticonsoni

КОМЕНТАРІ • 5