CORRESPONDENTE RENNER / RADIO GUAÍBA de PORTO ALEGRE / 1986
Вставка
- Опубліковано 23 лис 2024
- Aqui estão duas edições do CORRESPONDENTE RENNER gravadas em 1986 (a primeira incompleta, data exata não registrada ) e a 2a completa, transmitida às 13 horas do dia 31 de dezembro de 1986, na voz que se tornou famosa de MILTON FERRETI JUNG.
Não havia pronúncia mais perfeita no rádio que a de Milton Ferretti Jung, locutor do principal informativo da Rádio Guaíba de Porto Alegre: Com 3 edições diárias, o CORRESPONDENTE RENNER transmitia as principais notícias do dia, numa época em que não havia internet nem redes sociais, e onde o rádio era o principal divulgador das notícias mais recentes.
A Abertura do programa na década de 80 era sempre a mesma: "Aqui fala o Correspondente Renner, editado pelo departamento de Jornalismo da Rádio Guaíba com notícias da France Press, UPI, Associated Press, AJB, Agência Estado, EBN e da Central do Interior da Empresa Jornalística Caldas Júnior"
Esses dois áudios eu gravei com um pequeno microfone, colocado junto ao radinho de pilha de minha avó, que por ter visão deficiente tinha o rádio como seu companheiro diário, para se divertir e ouvir notícias. Foi com ela que eu aprendi a gostar e apreciar os programas de rádio e um dos que eu mais gostava era o CORRESPONDENTE RENNER, e por isso fiz essas gravações, sem desconfiar que um dia elas teriam valor histórico e também seriam uma homenagem ao saudoso Milton Ferretti Jung, um dos melhores locutores que o Brasil conheceu.
O texto a seguir foi transcrito da Wikipedia:
"Milton Ferretti Jung trabalhou na Rádio Guaíba de 1958 a 2014, após uma passagem de quatro anos pela Rádio Canoas, aonde começou como locutor de radioteatro da emissora. Passou a atuar no programa Correspondente Guaíba em 1964, onde ficou até ser demitido. Participou das Copas do Mundo de 1974, 1978 e 1986. Deixou a narração em 1988 e voltou no mesmo ano narrando algumas partidas do Grêmio ou em casa ou em São Paulo, onde aproveitava para visitar o filho Milton.
Em 2007, teve um AVC quando apresentava o Correspondente. Mesmo assim conseguira narrar toda aquela edição, que à época durava dez minutos. Em 2008, quando completou 50 anos de rádio, Milton recebeu homenagens dos principais nomes da emissora, como Luiz Carlos Reche, Jurandir Soares, Vladimir Oliveira e Rui Strelow durante a edição das 13h do Correspondente.
Em 2012, narrou os quinze primeiros minutos do Grenal de encerramento do Estádio Olímpico ao lado de Orestes de Andrade, tendo muita repercussão nas redes sociais. Em 2014, é demitido da Rádio Guaíba, aonde trabalhara durante quase toda sua carreira. Milton fora dispensado junto com seu amigo e ex-operador de externas Celso Costa, que junto com Milton era o mais antigo profissional da Guaíba.
Milton Ferretti Jung faleceu às 8 da manhã de 28 de julho de 2019, aos 83 anos, em decorrência de uma insuficiência respiratória. Em homenagem, a Rádio Guaíba exibiu áudios históricos de Milton na emissora, como o milésimo gol de Pelé narrado por ele em 1969"
A maior e melhor audiência nacional que saudade, la pelas tantas meu Pai com seu rádio de pilhas ouvindo a Rádio Guaíba isso me despertou muito a vontade de ter um rádio, contagiante para a época que não existia nada além dos meios de comunicação e televisão limitadas.
@leanndrowp que legal saber disso. Muito obrigado pelo post!
@@memorias_da_TV estamos juntos sempre, forte abraço.
ERECHIM/RS.
Deitado numa casinha de madeira em pleno inverno, uma chuvinha lá fora, escutando Guaíba e Gaúcha num rádinho de pilha. Tempo que não volta nunca mais. 😭
Que SAUDADES do meu paizinho com toda atenção do mundo o ouvido colado na rádio 📻 ouvindo ❤❤❤❤
Vc é filha dele?
MILTON FERRETI JUNG,DAVA GOSTO DE OUVIR.
Nostalgia maravilhosa. Lembro de eu criança, e meu pai com o rádio ligado ouvindo ...
meu professor de jornalismo...... ...qdo meu tornei apresentador de noticias ......sempre busquei o TOM de voz dele........tanto nas radios do parana quanto em rondonia............tem seres que sao UNICOS......meu professor MILTON sempre sera um deles.
@silvajr217 que beleza de depoimento. Parabéns por ter tido um professor tão excelente. Foi uma privilégio teu. Forte abraço.
@@memorias_da_TV Grato por seu comentario......forte abraco
.Em 1986 eu não ouvia mais a Guaíba, mas o Correspondente Renner aqui está do mesmo jeito dos anos 70...
José, Curitiba.
Que saudades !!!
Grande época do radio, tenho saudade, e dessa voz marcante
Ouvi muito o Correspondente Renner . Bons tempos....
Eu amavam esse cara
Seguido venho aqui e escuto todo esse áudio. Fico lembrando de meu falecido pai deitado na cama a noite depois de um dia cansativo de trabalho com seu radio Motorádio escutando a Guaíba...Saudade !
@eugenioschneiderpithan e eu sempre lembro de minha avó. Obrigado pelo depoimento e grande abraço.
Eu também faço o mesmo!!!! Meu avô ouvia num Motoradio também e me lembro do meu pai fazendo barba e ouvindo o Correspondente Renner.
Obrigado por publicar esta relíquia!
@airtonvidal5947 eu é que te agradeço pelo comentário elogioso. Forte abraço!
aaahhhhh, minha adolescencia, ouvi muito, junto do meu pai que arrumando o espaço do escritório sempre sintonizava na guaiba,, quanta nostalgia,, bom demais, obrigado por trazer esse audio maravilhoso
O pai deitado depois do almoço eu co o ouvido colado na parede então com meus nove anos escutava este noticiário espetetacular era bom aquele tempo
@lucianoribas532 eu que te agradeço pelo comentário tão bonito. Também me acostumei a ouvir esse noticiário, no radinho de pilha da minha avó. Grande abraço!
Lembrei de meu pai que não perdia um Correspondente Renner na Guaíba.
Meu falecido pai escutava em seu rádio de cama até tarde esse programa,saudade desses tempos!
Q saudades Milton Iung. Não tem igual
QUE VOZ GRAVE!
Milton Ferretti Jung, que passa a ser o locutor titular de esportes da Guaíba a partir de 1984, quando da saída do Armindo Antônio Ranzolin pra Gaúcha, assim permanecendo até o começo de 1989, tanto que neste ano faz um terço do "Grenal do Século" pela semifinal do atrasado Brasileirão 1988 (outro terço com José Aldo Pinheiro e outro terço com Marco Antônio Pereira).
Eu ouvia o correspondente Renner desde 1960
Eu ouvia o correspondente Guaíba entre 2006 e 2011, na época do correspondente Copesul, aspecir previdência e banco renner. Só que passava a noite ouvindo a rádio farroupilha (1935-2021) entre 2009 e 2011, geralmente revezando com a caiçara. Eu ouvia muito o programa do saudoso Bira Mangoni na caiçara, tanto que ele chegou a falar de mim no ar durante uma edição do programa. Além disso, o correspondente Guaíba saiu do ar por um ano, entre 2010 e 2011, quando a Guaíba am passou a ser transmitida em FM. Entre os destaques da edição do correspondente renner de 31/12/1984, estão notícias da preparação para a eleição indireta para presidente em 15/01/1985, que foi o estopim do fim da ditadura no Brasil. Depois disso, tivemos a constituição Federal de 1988 e as eleições diretas de 1989, consolidando o processo de redemocratização do Brasil, iniciado ao meu ver com as diretas já em 1983/84.
Parabéns,baita vídeo/áudio,eu adoro ouvir histórias como esta,gosto d coisas antigas sobre radio e TV,vozes,programas antigos,histórias d quem trabalhou no radio e/ou na tv também... e q infelizmente já nao está mais entre nós,como este senhor infelizmente. Mas lendo tudo isso com tristeza a descrição, queria era saber do PORQUÊ que eles da rádio Guaíba Demitiu esse senhor em 2014, alguém sabe o motivo???? que sacanagem isso,o homem trabalhava e bem desde dos anos 60 e ainda fazer isso... Só pode ser donos novos colocado neste ano então,pois nao deveria ter demitido. a não ser q ele quisesse né. mas q possa esta descansando em paz. Excente gravação.
@sidnei5975 muito obrigado pelo incentivo e palavras de apoio. Forte abraço!
Meu pai não perdia um correspondente renner
Fantástico!!! Obrigado pela postagem!!!
@MrRicardohoeper eu é que agradeço pelo post. Grande abraço!!
Cheguei a ouvir esse jornal
O saudoso Milton ferrei Jung um extraordinário locutor
O homem gol gol gol
O único horário que meu pai ouvia o correspondente Rener era as 20:00 ,porque o rádio am só sintonizava em ondas curtas.
Parece que estou vendo meu saudoso pai sentado a mesa almoçando e prestando atenção no rádio Motoradio
@glaucoluissantos6992 boas lembranças né? e eu sempre lembro de minha avó. abs
Sensacional esse vídeo ! Até o bip da hora ! Saudade !
Maravilhoso, cara!! 😢
Minha infância eu escutei muito o correspondente Renner
@user-mj3yh6dr7c eu também. Era bom demais!
Raridade digna de "R" maiúsculo!!!
Obrigado Felipe. 😊
Viajei no tempo!
Locução rápida e perfeita, demais!
@eugeniopithan2725 verdade. o homem era perfeito na locução.
1984. O ano da falência do grupo Caldas Júnior. O Correio do povo estava fechado, e a rádio e TV2 Guaíba funcionavam de forma precária.
então como estavam transmitindo em 31 de dezembro de 86?
@@Luc-nz3bd foi justamente em 1986 que a família Bastos Ribeiro assumiu a Guaíba e o Correio do Povo, até 2007, aí sim, quando venderam os órgãos de imprensa para a recó
Bom dia. Nos anos 90/2000 tinha o boletim das praias direto de Torres. Acho que era entre 2 e 3 da tarde. Alguém lembra qual era a cortina musical ou tema de abertura do programa?
Muito obrigado.
Que registro....parabens....alguem sabe o nome do locutor que chama o correspondente Renner?
Rui Strelow
Meu pai dizia: Fiquem quietos que eu quero ouvir o "reporti" kk
Eu éra crianca e me lembro que meu vo tinha uma marcenaria e quando dava o correspondente renner na guaiba eles desligavam as maquinas e ouviamos .
@tiagoporto4286 eu comecei a ouvir graças à minha avó, que também gostava muito. Era através desse noticiário que as pessoas sabiam das coisas. Outros tempos né? obrigado pelo depoimento e forte abraço !
CORRIJAM-ESTA GRAVAÇÃO É DE 1984.
@marcelocioti3170 no início da gravação o locutor informa que “ ...causa preocupação nas autoridades a possibilidade dos gaúchos estarem consumindo leite contaminado pela radioatividade de Chernobyl..”. Como é sabido, o acidente nuclear em Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986, portanto seria impossível essa gravação ser de 1984. Ela é de 1986, como informado na descrição do vídeo.
@@memorias_da_TV Sim,a primeira gravação é de 1986.
A segunda gravação é de 1984,que fala da eleição para
Presidente no Colégio Eleitoral realizada em 1985.
Ver e ouvir esse vídeo sabendo que esses mesmos jornalistas dessa época combateram a ditadura e ver a mesma emissora hoje apoiar um negacionista golpista é jogar no lixo a credibilidade que um dia essa empresa teve
Ditadura? Tu sabe o que é uma ditadura? Vai estudar antes de falar merda
Mac.....nha liberada fica tranquilo
Ronaldo, atualmente há veículos, jornalistas e cidadãos sendo censurados, presos e perseguidos, e você fica pianinho, e até apoia..
Se você estivesse em 1984, você estaria apoiando também.
Esses áudios são de 1984,e não de 1986.
no vídeo fala de 1984 e na legenda de 1986, uma bagunça! afinal, é de 1986 ou 1984?
Radialista extraordinário
Que Gravão tinha o Jung!!!