História das mulheres na idade média, por Marta Silveira

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 жов 2024
  • “A questão da submissão feminina, da submissão do corpo feminino, da vontade feminina, não é exclusivo da Idade Média. Em sociedades antigas em geral, as mulheres não eram entendidas como iguais no sentido mais pleno da Igualdade em relação aos homens.”
    A afirmação de Marta Silveira nos convida a refletir sobre como a sociedade foi estruturada ao longo dos séculos, acentuando o controle sobre o corpo da mulher. Ao observarmos o cotidiano da mulher medieval, identificamos a submissão do corpo feminino, mas também percebemos um intenso atrelamento religioso a partir dos valores judaico-cristãos.
    Em entrevista ao Mulheres de Luta, Marta Silveira falou sobre como o discurso religioso ajudou a reforçar esse papel da mulher na Idade Média, uma vez que ela era considerada a responsável pela reprodução da sociedade. Dessa forma, suas vontades e desejos são controlados por uma sociedade que exige delas a educação dos seus filhos e o cuidado com a casa, a fim de garantir que a família tenha o desempenho social esperado.
    No entanto, na Idade Média encontramos mulheres em situações econômicas distintas, vivendo em sociedades que se organizam de formas diferentes, levantando especificidades e variedades que devem ser observadas ao estudarmos a mulher na Idade Média, a exemplo da proposta de reflexão de Marta Silveira.
    ____
    A missão do projeto Mulheres de Luta é criar e promover conteúdos de interesse geral, não restritos às pautas feministas, onde mulheres especialistas em suas áreas são fonte de informação, opinião e inspiração. Acesse: mulheresdeluta...

КОМЕНТАРІ •