RESSACA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 жов 2024
  • Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje, vamos falar sobre ressaca, não, não é este tipo de ressaca que você está pensando, é sobre as ressacas marítimas... Bora lá vê????
    É muito comum anualmente os noticiários divulgarem a ocorrência de ressacas no litoral brasileiro, com ondas de 3 a 4 metros de altura, para alegria dos surfistas.
    Muitas destas ressacas provocam danos significativos nas encostas, e transtornos para as habitações da orla marítima.
    Em 2016 a cidade de Santos sofreu duas ressacas, uma em abril e outra em agosto. Ambas destruíram o deck dos pescadores e a água invadiu a avenida da orla, comércios, clubs e edifícios, todos tiveram perdas.
    Achei interessante buscar entender como ocorre a formação das ressacas, longe de ter conhecimento de um meteorologista, naturalmente.
    As ressacas são indicativos das mudanças de tempo, nem sempre duradouras, mas que as mudanças vem, elas vem.
    De tudo que li a respeito, entendi mais ou menos assim: Na região sul e sudeste do Brasil, o ar quente, mais leve, que vem do norte e leste, busca ocupar as partes altas da atmosfera e por sua vez o ar frio vindos de oeste e sul busca as partes mais baixas e este conjunto de forças resultam na formação de um movimento circular que os meteorologistas chamam de Ciclone Extratropical.
    Pode ser que eu esteja sendo muito simplista nesta explicação, caso tenha algo a acrescentar, faça seu comentário aí no canal.
    Os ventos intensos e contantes que se formam na superfície do mar, provocam pequenas ondulações que se propagam para as encostas e ao chegarem nas partes rasas, crescem e formam ondas de 3 a 4 metros de altura. A constância deste movimento faz com que as praias sejam engolidas e algumas vezes as cidades podem ser invadidas, como aconteceu na cidade de Santos em abril e agosto de 2016.
    Reparos e obras de contenção foram realizados na ponta da praia em Santos, mas é impossível conter o que a natureza nos propõe.
    No final, contabilizados os prejuízos, a natureza tira proveito dela mesma e os tapicurus-de-cara-pelada se aproximam para se alimentar de crustáceos, caranguejos, moluscos e folhas.
    É isso aí pessoal, espero que tenham tirado proveito deste vídeo. Compartilhem, deixem ai seu comentário e o seu positivo e vamos em frente tirando proveito do que Deus nos ensina dia a dia.
    Valeu até a próxima e Deus abençoe a todos.
    MUSICA:
    Dobro Mash de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
    Artista: audionautix.com/

КОМЕНТАРІ • 6

  • @nuriacalles2067
    @nuriacalles2067 4 місяці тому +1

    É de fato que a natureza às vezes nos assusta, mas que sempre tem uma razão de ser... Muitas vezes provocadas pelo próprio homem, mas o que vem de Deus ninguém controla, somente Ele...
    Excelente vídeo e explicação, parabéns que Deus continue te usando.👌🏼👏🏼👏🏼🙌🏼

  • @MarcoAntonioPalermoKormoczi
    @MarcoAntonioPalermoKormoczi 4 місяці тому +1

    A força da natureza

  • @aruthcao
    @aruthcao 4 місяці тому

    O homem precisa ser humilde e aprender a criação as lições que Deus tem para nós! Muito bom! 👏👏👏

    • @addsol897
      @addsol897  3 місяці тому

      Vivendo, aprendendo e se aproximando de Deus em nome de Jesus, que é o caminho a verdade e a vida.

  • @MaraPalermo-j4f
    @MaraPalermo-j4f 4 місяці тому

    Só Deus para controlar a natureza