SOBREVOANDO A NOVA OBRA LIGANDO ARACAJU A ZONA DE EXANSÃO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 гру 2024
  • Preparar a cidade para o futuro, estabelecer o crescimento ordenado e estimular o desenvolvimento dos bairros que compõem a antiga Zona de Expansão. Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios que serão alcançados a partir de uma grandiosa e inovadora obra: a implementação da micro e macro drenagem dos bairros Areia Branca e Mosqueiro.
    Tais objetivos serão atingidos a partir da concepção de um grande canal, com uma avenida construída de forma paralela, com 7,6 km de extensão em cada um dos seus dois sentidos, com três faixas de rolamento cada, ciclovia, passeios em concreto e acessibilidade.
    Além disso, serão construídos outros 19 canais de drenagem auxiliares que, juntos ao canal principal, reforçarão toda a infraestrutura da região. Todos serão cobertos e urbanizados, sendo eles: Estrada do Sol, São Francisco, São Miguel, Santa Bárbara, Santa Marta, Santa Maria, São Mateus, São João, Areia Branca, Santa Rita, São Pedro, São Lucas, São Jorge, Sarutaiá, São Marcos, São José, Santo Antônio, São Carlos e São Judas Tadeu.
    Em paralelo, serão feitos os serviços de infraestrutura dos bairros Areia Branca e Mosqueiro, incluindo rede de esgotamento sanitário com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Estas obras serão licitadas ainda em 2024.
    O serviço, executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), contempla a implantação da micro e macro drenagem; terraplenagem, pavimentação asfáltica, sinalizações vertical e horizontal, e acessibilidade.
    Em fase inicial, é realizada a construção da contenção em gabião para desemboque do canal principal e as escavações para a constituição de uma das lagoas de retenção.
    Todas essas intervenções solucionarão os problemas estruturais da localidade e serão pilares para o estabelecimento da ocupação ordenada daquela região e da sua transformação em um novo vetor de desenvolvimento para Aracaju.
    O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca que essa era uma obra muito desejada pela comunidade. “Isso é fruto de um trabalho exemplar da Prefeitura de Aracaju. Sempre tivemos uma preocupação muito grande com a região da Zona de Expansão, em estabelecer um tipo de planejamento para a ocupação naquela área e em acabar com os atuais problemas. Essa obra soluciona tudo isso, a partir de um grande canal, que vai coletar as águas das chuvas, reduzindo em muito as possibilidades de enchentes e outros problemas. É uma intervenção grandiosa, feita com toda a responsabilidade e respeito à legislação ambiental. A obra tem todas as licenças ambientais, conquistadas junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e ao Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan), não houve aterro ou supressão a manguezal, tampouco prevê a coleta de esgoto para o mangue. Inclusive, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) visitaram a obra e conheceram o projeto”, comenta.
    Para constituir o canal principal e os outros 19 auxiliares, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 165.687.366,18, através do ‘Aracaju Cidade do Futuro’, programa estabelecido pelo contrato de financiamento firmado com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que destinou meio bilhão de reais para a execução de 23 obras de infraestrutura e mobilidade urbana, das quais 14 já estão em andamento.
    “A importância dessa obra foi que motivou o ‘Aracaju Cidade do Futuro’, programa responsável por trazer para a nossa cidade 23 obras estruturantes e de mobilidade. É um orgulho ver todo o esforço intersetorial da gestão tomar forma”, enaltece Ferrari.
    Aracaju Cidade do Futuro
    O programa ‘Aracaju Cidade do Futuro’ é um pacote de obras financiado junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que garantiu R$ 500 milhões em recursos para a realização de 23 intervenções em infraestrutura e mobilidade urbana para a capital.
    Atualmente, 14 estão em andamento: construção do canal da Zona de Expansão; urbanização dos loteamentos Veneza II (Capucho); Recanto da Jaqueira (Porto D’Antas); Monte Belo e Porto do Gringo (Soledade); Luciana, Novo Horizonte e entorno da Igreja Santa Rita (Santa Maria); rua Vila Ana (Santo Antônio); Ruas dos Poetas e travessa Monteiro Lobato (Atalaia); loteamento Parque Mar e Sol (Farolândia); loteamento Diana (Aeroporto); loteamentos Visconde de Maracaju II e São Sebastião; Jardim dos Coqueiros e Estrada do Aloque (Jabotiana); Costa Verde I e II (Aruana); loteamento Paraíso do Sul (Santa Maria); além da reestruturação da avenida Tancredo Neves.
    #turismo #sergipe #brazil #nordeste #drone #dji #brasil #aracaju
    @pc_malabarizando

КОМЕНТАРІ • 1