Excelente vídeo!! Me lembro de ter assistido ele em 2018 quando fazia minha primeira graduação. Agora que comecei a segunda cá estou novamente :b Para quem está com dúvida em qual foi o pequeno erro na questão (4) A derivada de x.y em relação a x é (y + y'.x) e NÃO (x.y + y'x)
Poxa vida, esse erro intencional na 4ª questão me custou todo entendimento da aula!! Ví e reví o vídeo várias vezes para entender porque isso acontecia, não vi isso acontecer novamente, ví outros vídeos, pesquisei e faz 2 dias que eu to travado tentando entender isso até que eu decidi vi aqui nos comentários e perguntar ou apontar o erro e no fim tava errado mesmo... Poxa, não sei se estou feliz de perceber o erro ou triste por perder tanto tempo com isso ;__;
Gente, não precisa fazer esse horror de cálculo para encontarar a derivada implícita de certa função. Há um método mais fácil e você chega no mesmo resultado. Confira: A fórmula é : - F1/ F2 Em que: F1 é a derivada da função em relação á X (não equeçam que na fórmula que eu coloquei tem o sinal de menos(-) antes do F1). E F2 é a derivada em relação á Y. É muito mais fácil e rápido.
esse método da uma suada msm. E ele faz alguns exemplos errados. Mas so essa sua explicação ficou meio dispersa p mim. se vc puder fazer um exemplo ficarei agradecida!
Ela falou de algo que se aprende em Cálculo 3 e alguns, em Cálculo 2. É uma 'regrinha' que você verifica a partir de derivadas parciais. Ela escreveu esquisita. Mas, por exemplo: F1 dela seria o Fx (ou seja, você deriva uma função apenas em relação a x, (exemplo: 2x² + y + 2x.y, ficaria: 4x + 2.y). Em Fx você deriva a função em relação a x, e o y vai permanecer constante. A Fy da função que eu citei seria, então, por sua vez: 0 + 1 + 2x . 1 (perdão se cometi algum engano, mas acho q ficou simples né?). O que você verifica no comentário da nossa papaléguas Layana Mota (porque tem uma razão pela qual você aprende esse vídeo antes de parciais) é que uma derivada implícita nada mais do que: -Fy/Fx
Meu amigo só por vc não ter falado "PASSA 6X PRO OUTRO LADO" já dou parabéns!! Que aula! Obrigado mesmo KKK Esse detalhe aí faz o pessoal sair do médio errando muita coisa fácil mais adiante... (Me incluo.) Odeio quando falam "passa fazendo tal coisa" não é assim!! Tem que explicar antes! O mesmo vale para a palavra Voltagem... Mas é outro assunto kkkk
E` verdade que e` interessante ver o passo a passo antes. Mas normalmente quando vamos avancando na matematica vamos cortando passos por familiaridade. Isso nao acontece so na matematica, mas em qualquer ciencia, o jargao utlizado no nivel superior pressupoe conhecimentos basais que sao comuns ao locutor e ouvinte. Creio que essa dificuldade seja enfrentada por aqueles que acabam chegando nivel superior com um deficit importante de conhecimentos basais. O que infelizmente e` bem comum no Brasil.
Leticia, se ele tivesse multiplicado o x por 7, ele estaria multiplicando aqueles termos por 7 duas vezes seguidas, uma vez que todos eles estão multiplicados um pelo outro. Sei que ficou confuso, vou dar um exemplo: 3 ( 6+5) , na distribuitiva colocamos (3.6) + (3.5), certo? Mas se estivesse escrito assim: 3(2.3 + 5), escreveriamos (3.2.3) + (3.5), para não multiplicar duas vezes um termo que já está sendo multiplicado, alterando assim o resultado. Aliás, foi exatamente o que ele fez com o termo Y' , esse termo também não ganhou um "sete" na frente, uma vez que o 2y virou 14y e já está multiplicando ele. De 2yy'x ficamos com 14yy'x.
Regra da cadeia, mas confesso que fiquei confuso nessa parte. Não sabia se podia utilizar a regra da cadeia, pois é em relação a X e não em relação a Y. Até agora estou meio confuso.
Muito legal como resolução.. Mas o exercício 4 está errado. O 2 alguns comentam que está errado, mas este está correto. Recomendo ver a aula de derivada implícita no canal do me salva e resolver todos estes exercícios. Mesmo com o erro do 4 que a resposta correta é: y'=(9.3^(x). ln(3)-y.ln(3))/x
11:30 dx/dx = 1; não x.
exatamente
Tambem percebi o pequeno erro
Exatamente, fiz meus cálculos e não havia batido com o dele. O resultado correto seria y`=9*3ln(3)-y+3x^-2
@@wellingtonlima1008 Boa, fica isso mesmo, pequeno erro, ótimo vídeo !
Wellington Lima Pq -y? O meu tava dando -x e n acho meu erro
Excelente vídeo!! Me lembro de ter assistido ele em 2018 quando fazia minha primeira graduação. Agora que comecei a segunda cá estou novamente :b
Para quem está com dúvida em qual foi o pequeno erro na questão (4)
A derivada de x.y em relação a x é (y + y'.x) e NÃO (x.y + y'x)
Apesar de alguns errinhos, mas creio que seja por descuido mesmo, mas mesmo assim! ÓTIMA aula, valeu prof!
apesar do erro cometido na questão 4, muito bom
11:32 a derivada de x em relação a x. Você colocou que é x. Seus vídeos são muito bons. Obrigado Pedro.
Cara, você é magnífico!!! hahaha Obrigado por mais uma aula.
Muito bom, parabéns, melhor ainda que é atualizado!
Muito bom seus vídeos, aprendo mais eles que com a faculdade, ahahha TOP!
verdade
Parabéns, muito bom o vídeo... Tava errando umas coisas bobinhas e vocês me ajudaram muito!
TAMBÉM FIQUEI NAQUELA AQUI DX/DX=1 OU X, MAS GRAÇAS AOS COMENTÁRIOS TUDO SE ESCLARECEU, VALEU +Projeto Plin ótimas aulas, obg.
Seus vídeos são bons demais! Muito obrigada.
Vivia inconformada com derivada implícita, finalmente entendi! Muito obrigada mesmo!
No exemplo 4 ele cometeu um leve engano, intencional, apenas para verificar se a turma estava atenta! Pelo menos alguns se manifestaram...
+Eduardo Quadra Exatamente haha
dx/dx = 1, e nao = x
percebi tbm esse equívoco intencional para testar a nossa atenção
Poxa vida, esse erro intencional na 4ª questão me custou todo entendimento da aula!! Ví e reví o vídeo várias vezes para entender porque isso acontecia, não vi isso acontecer novamente, ví outros vídeos, pesquisei e faz 2 dias que eu to travado tentando entender isso até que eu decidi vi aqui nos comentários e perguntar ou apontar o erro e no fim tava errado mesmo... Poxa, não sei se estou feliz de perceber o erro ou triste por perder tanto tempo com isso ;__;
Lucas Silva vc esta triste então kk, 3 dias é muito tempo
muito obrigado !!!! me ajuda muito ,,,,,,adorei esse vídeo aula,,,,,,
Vc é fera demais cara. Parabens
Muito bom o vídeo! Me ajudou muito!
viu professor fiquei com duvida ali quando o senhor deriva x em relação a x ! x' não seria 1?
+Anderson Lisboa Também vi isso. Acho que ele errou. Seria bom pelo menos corrigir, para os desavidos.
+Leandro Holanda Sim, errei :( vou tentar por uma nota.
MAS CONSTANTE 9 ENTRA NO PROCESSO DE DERIVAÇÃO, VC MULTIPLICOU ALI
Pois é notei isto tbm
9=0
Po cara ! Muito obrigado! Agradeço de verdade !
Obrigado. Muito esclarecedor. gostei.
ótima didática, ótima aula. nota 10
parabèns por sua aula , cai de paraquedas e estou tentando aprender esse negócio
coisa fofaa!hehe, excelente video aulas calculo na facul agradece hehe abraços!
Me inscrevi hj viu.? Tou com fome. quero devorar tudo. Abracao
Ótimo mano...muito obrigado mesmo! Deus te abençoe.
Muito pratico e objetivo, Adoreeeeii! :* Obrigada pelo vídeo...
Obrigado cara. Me ajudou muito...
Ótima explicação , bem calmo e especifico!
Parabéns. Mandou muito bem!
Muito bom cara, parabéns.
A resposta da 2 no início ta errada
gostei do videio ajudou-me bastante apesar do pequeno lapso no exercicio numero 4
Muito obrigada👏 excelente aula.
"Cacete" kk 22:09
projeto plin sempre me salvando
Agradecimentos ao Otto Neves
Me ajudou bastante, professor. Agradecida
muito obrigado cara, eu estava tendo algumas dificuldades em alguns casos desse tipo. valeu mesmo! =DD
apesar dos vários erros, foi a única explicação que conseguiu me fazer entender (e olha q to em calc 1 pela segunda vez kkkkk), valeu
5:28 posso simplificar -6 pelo 2 do y?
Em 0:19, a resposta de 2 está errada, como podemos ver em 5:25. Ou pode considerar as duas respostas como certas?
a derivada de x em relaçao a x nao seria 1 e nao x na questao 4?
Gosto muito dos seus vídeos, poderia me dizer qual programa você utiliza para escrever as equações?. Como uma "lousa" digital.
Parabéns pelos vídeos. Notei esse erro na 4 também, mas todo mundo erra, principalmente essas coisinhas por falta de atenção rsrs.
11:25 acho que o professor errou. dx/dx=1 e não X. Tanto que bo exercício seguinte ele faz diferente.
Olha aqui 14:21.
Cara suas aulas e sua idéa são ótimas. más vá com calma
Gente, não precisa fazer esse horror de cálculo para encontarar a derivada implícita de certa função. Há um método mais fácil e você chega no mesmo resultado. Confira:
A fórmula é : - F1/ F2
Em que:
F1 é a derivada da função em relação á X (não equeçam que na fórmula que eu coloquei tem o sinal de menos(-) antes do F1).
E F2 é a derivada em relação á Y.
É muito mais fácil e rápido.
esse método da uma suada msm. E ele faz alguns exemplos errados. Mas so essa sua explicação ficou meio dispersa p mim. se vc puder fazer um exemplo ficarei agradecida!
Ela falou de algo que se aprende em Cálculo 3 e alguns, em Cálculo 2. É uma 'regrinha' que você verifica a partir de derivadas parciais. Ela escreveu esquisita. Mas, por exemplo: F1 dela seria o Fx (ou seja, você deriva uma função apenas em relação a x, (exemplo: 2x² + y + 2x.y, ficaria: 4x + 2.y). Em Fx você deriva a função em relação a x, e o y vai permanecer constante. A Fy da função que eu citei seria, então, por sua vez: 0 + 1 + 2x . 1 (perdão se cometi algum engano, mas acho q ficou simples né?). O que você verifica no comentário da nossa papaléguas Layana Mota (porque tem uma razão pela qual você aprende esse vídeo antes de parciais) é que uma derivada implícita nada mais do que:
-Fy/Fx
E n esquece das regras do produto quociente etc no meio da sopa.
Amo cálculo 2, pelo método de derivadas parciais qualquer derivada implícita fica muiito simples hahahaha
Meu amigo só por vc não ter falado "PASSA 6X PRO OUTRO LADO" já dou parabéns!! Que aula! Obrigado mesmo KKK
Esse detalhe aí faz o pessoal sair do médio errando muita coisa fácil mais adiante... (Me incluo.) Odeio quando falam "passa fazendo tal coisa" não é assim!!
Tem que explicar antes! O mesmo vale para a palavra Voltagem... Mas é outro assunto kkkk
E` verdade que e` interessante ver o passo a passo antes. Mas normalmente quando vamos avancando na matematica vamos cortando passos por familiaridade. Isso nao acontece so na matematica, mas em qualquer ciencia, o jargao utlizado no nivel superior pressupoe conhecimentos basais que sao comuns ao locutor e ouvinte. Creio que essa dificuldade seja enfrentada por aqueles que acabam chegando nivel superior com um deficit importante de conhecimentos basais. O que infelizmente e` bem comum no Brasil.
Bom video
Q aplicativo se usa pra fazer essee rascunho de conta?
vlw man , ajudou bastante , o unico erro ta na dx/dx vc colocou q era x , porem é 1 mas de resto me ajudou bastante
professor tem um cd de video aulas para venda
Não tem a parte 2?
Poderia me ajudar como fazer
Considere a função implícita
sin(xyz) = x + 3z + y
Encontre a derivada parcial de z com relação à x.
Por que q no exercício 5 quando vai fazer a distributiva com o 7, ele n multiplicou o X ?
Leticia, se ele tivesse multiplicado o x por 7, ele estaria multiplicando aqueles termos por 7 duas vezes seguidas, uma vez que todos eles estão multiplicados um pelo outro. Sei que ficou confuso, vou dar um exemplo:
3 ( 6+5) , na distribuitiva colocamos (3.6) + (3.5), certo? Mas se estivesse escrito assim: 3(2.3 + 5), escreveriamos (3.2.3) + (3.5), para não multiplicar duas vezes um termo que já está sendo multiplicado, alterando assim o resultado. Aliás, foi exatamente o que ele fez com o termo Y' , esse termo também não ganhou um "sete" na frente, uma vez que o 2y virou 14y e já está multiplicando ele. De 2yy'x ficamos com 14yy'x.
na questao 4 a segunda parte, depois da igualdade 9.3^x , nao devia ter sido resolvidade pela regrado do produto?
5:29 Eu poderia deixar como -3x^2/y?
ótimo vídeo
excelente
Nas primeiras não dar pra isolar o y? Ou to viajando ?
Na questão 4, vc poderia ter feito derivada da diferença com o 3/x^2 ?
parece que to tendo aula com rodrigo marques voz e sotaque igual muito bom
Cê é muito pica irmão, fez um bagulho que não entrava na cabeça ficar bem simples
Obrigado.
o cara acertou 99% do exercício e vocês ficam apedrejando aff. valeu cara me esclareceu bastante coisa. vou dar uma olhada nas regras de cadeia.
na questão 4 qual a diferença da derivação do produto x.y q temos q fazer a'.b+b'.a para a derivação do 3.x^-1? pq n fazemos a regra do produto?
Gabriela Costa Pinheiro a diferença é que o 3 é uma constante
boa explicação. só não entendo o motivo da pressa.
Bacana.
Me salvou
Na mesma questão 4 vc fez d(x)/d(x) = x, isso não deveria ser = 1 ?
Sabe muito!!! Só falta um pouco de didática. Parabéns!!!
Gente, alguém sabe qual programa ele usa para fazer as aulas? Esse para "escrever". Por favor, ajudem-me.
O exercício de número 4 está com erro.
o exercicio 2 tambem esta errado!
como que resolve se for 9xyz
valeu
Uma dúvida foi que dx/dx no exercício 4 foi igual à x; porém no exercício 5 dx/dx é igual à 1. Qual é o certo por gentileza?
A resposta do exercício 5, dx/dx=1,
6:20 "Quanto é a derivada desse horror?" kkkkkkk
Regra da cadeia, mas confesso que fiquei confuso nessa parte. Não sabia se podia utilizar a regra da cadeia, pois é em relação a X e não em relação a Y. Até agora estou meio confuso.
Na questão 4 poderia falar que 9 é igual 3^2. Ai 3^2.3^x é 3^x+2 ????
Acompanho o curso de calculo 1 é um bom professor, mas nessa video aula encontrei muitos erros
Usando a fórmula fica bem mais fácil de fazer
A resposta do 2 no começo do video está diferente com a da resolução.
super difícil pqp :(
Muito legal como resolução.. Mas o exercício 4 está errado. O 2 alguns comentam que está errado, mas este está correto. Recomendo ver a aula de derivada implícita no canal do me salva e resolver todos estes exercícios. Mesmo com o erro do 4 que a resposta correta é: y'=(9.3^(x). ln(3)-y.ln(3))/x
11:00 (9,3^x)' = 9,3^x ln (9,3); não ln (3).
é só derivar parcialmente x e depois y, e fazer x/y que chega ao resultado.
Boa tarde! NO exercício num.4, dx/dx * dy/dx deveria ser = 1*Y' . Mas, ficou = x*y'
Me parece que houve um erro na questão 4
como ficaria y' de x ln y = 3 ???
+Fisica Ifac f': 1.ln(y) + x.1/y dy/dx = 0 dy/dx =ln(y)/ y/x
Dx/Dx = 1 ou x ? Em uma vc colocou x e em outra colocou 1
No exercício n° 4, dx/dx = 1 e não x.
No exercício 4, dx/dx dveria ser igual a 1 e não igual a x (
Derivada de Y em relação a X é 0
Foda... cometo cada erro besta fazendo isso... Errei a 8 porque li que o 1*cosy estava SOMANDO ao invés de multiplicando OEAUOEUOA
ln = logaritimo neperiano
na ( 2) A RESPOSTA É 6X^2
-2Y
estas mal en unas
Foi boa a intenção mas falta a iniciativa de corrigir os erros. Porque se não corrigir, vai >>>>
> ATRAPALHAR
ajuda y=lnx×lgx-lna×〖log〗_b^x
EX 4 TA ERRADO. Nao eh dividido por X pq dx/ dx é 1 .. Poorra vc erra muito. se eu nao soubesse tava fudido. edita o video Mano!