DTM Dor e Disfunção de ATM - aula didática inicial sobre Artroscopia de ATM

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 вер 2024
  • A dor é uma sensação desagradável que sinaliza lesões reais ou possíveis.
    A dor é o motivo mais comum pelo qual as pessoas procuram assistência médica.
    A dor pode ser aguda ou leve, constante ou intermitente, latejante ou estável. Às vezes, pode ser muito difícil descrever a dor. Pode-se sentir num só local ou sobre uma área extensa. Sua intensidade pode variar de leve a intolerável.
    As pessoas toleram a dor de formas muito diferentes. Uma pessoa pode ter dificuldade em tolerar a dor de um pequeno corte ou contusão, enquanto outra pode aguentar a dor provocada por um trauma maior ou uma lesão por faca. A capacidade de suportar a dor varia de acordo com o humor, a personalidade e as circunstâncias de cada indivíduo. É possível que um determinado atleta não perceba uma lesão grave, provocada em momentos de grande entusiasmo, durante uma competição, mas sinta dor após a partida, especialmente se a sua equipe tiver sido derrotada.
    Trajeto da dor
    A dor devido a lesão é iniciada nos receptores especiais, que se encontram espalhados por todo o organismo. Esses receptores de dor transmitem os sinais por impulsos elétricos ao longo dos nervos, até a medula espinhal e, depois, até o cérebro. Às vezes, o sinal provoca um reflexo como resposta (consulte a figura Arco reflexo: algo básico). Quando o sinal chega à medula espinhal, ele volta imediatamente pelos nervos motores até o ponto de origem da dor, provocando a contração muscular, sem envolver o cérebro. Por exemplo, quando tocamos em algo quente sem intenção, puxamos a mão imediatamente. Essa reação reflexa ajuda a prevenir lesões permanentes. O sinal de dor também é enviado ao cérebro. Somente quando o cérebro processa o sinal e o interpreta como dor é que as pessoas tomam conhecimento da dor.
    Os receptores da dor e suas vias nervosas diferem nas diferentes partes do corpo. Por esse motivo, a sensação de dor varia segundo o tipo de lesão e a sua localização. Por exemplo, os receptores de dor na pele são numerosos e capazes de transmitir informações muito precisas sobre a localização da lesão, distinguindo se a fonte da agressão é cortante (como uma lâmina) ou não cortante, como pressão, calor, frio ou coceira. Por outro lado, os sinais de dor provenientes de órgãos internos, como o intestino, são limitados e imprecisos. O intestino pode ser beliscado, cortado ou queimado sem gerar qualquer sinal de dor. Entretanto, o alongamento e a pressão no intestino podem provocar uma dor intensa, mesmo por algo tão inócuo como bolhas de gás retidas nele. O cérebro não consegue identificar a localização exata da dor intestinal, o que a torna difícil de ser localizada, podendo ser sentida numa área extensa.
    Por vezes, a dor numa zona do corpo que não representa exatamente o local do problema acontece quando uma dor é referida de outra área do corpo. A dor referida é provocada quando os sinais nervosos de várias partes do corpo recorrem à mesma via nervosa, que os conduz à medula espinhal e ao cérebro. Por exemplo, a dor provocada por um infarto do miocárdio pode ser sentida no pescoço, no queixo, nos braços ou no abdômen. A dor de uma cólica biliar pode ser sentida na parte posterior do ombro.
    ⚜️ Dr. Rafael Ruman
    ⚜️ Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial ,
    Artroscopia da ATM, Disfunção da ATM, Patologias Faciais e Cirurgias Ortognáticas.
    Agendamentos:
    📲(11) 9 9826-3229
    📍Osasco, SP
    #atm #disfunçõesdaatm #cirurgiaortognatica #ortognática #cirurgiadaface #bucomaxilofacial #ortognatica #harmonizacaofacial #dentistasp #sorrisogengival #osasco #saopaulo #sorrisoperfeito #depoimento #mordidacruzada #mordidaaberta #cirurgião #dentista #médico #artrocentese #artroscopia #artroscopiadeatm #esclerose

КОМЕНТАРІ •