Cara é impressionante, digo e repito pra todo mundo, sento na frente do computador e vejo suas vídeos aulas e sem precisar anotar nada, flui perfeitamente na minha cabeça todo o conhecimento que você passa. Por favor nunca pare você é único, de verdade!!
Realmente a cultura bilíngue é muito grande no Rio Grande do Sul. Hoje moro no Paraná, mas sou do RS e boa parte de minha família fala alemão normalmente dentro de casa!
@@allanbrown265 As escolas dessas regiões costumam ensinar esses idiomas como segunda língua (geralmente é opcional do aluno). No Vale dos Sinos (região de colonização alemã aqui no RS), ensina-se alemão, enquanto que na Serra gaúcha (região predominantemente italiana), ensina-se o italiano, e assim por diante...
Mais uma aula incrível! Parabólica, simplesmente o melhor canal! Desejo muito sucesso e que compartilhemos essa iniciativa maravilhosa para disseminar conhecimento ente todos!
Excelente conteúdo e didática. Muitas vezes comecei a assistir alguma aula online aqui no UA-cam e desisti pela qualidade da explicação. Suas aulas nunca me desapontam e sempre me fazem refletir pra além do obrigatório para fazer uma prova. Obrigada.
Mto boa a aula e, de fato, ficou mto melhor a "tarja preta". Larguei o cursinho online e estou estudando humanas só com seu canal! Gratidão!!! Sucesso, Profe.
Muito obrigado! Sua capacidade de interpretação e síntese é enorme. Eu imagino o quanto você deve se empenhar pra fazer um conteúdo assim. O livro "O Povo Brasileiro" é uma obra prima e denso de conteúdo. Simplesmente incrível. Parabéns por tudo. Sinto muito grato por ter acesso a esse conteúdo. Obrigado!
Assistindo suas aulas vejo esperança no ser humano.. vc transmite conhecimento com amor, por isso é impossível não aprender ao assistir. TE AMAMOS PROFESSOR
Excelente vídeo. Só gostaria, enquanto gaúcha, de fazer um adendo: Os espanhóis não estavam invadindo o território do atual Rio Grande do Sul. Na verdade, esse território pertencia à Espanha desde o tratado de Tordesilhas, em 1494. De Laguna (cidade no atual estado de SC) pra baixo, era tudo Espanha. O "RS" era ocupado predominantemente por espanhóis e indígenas (e os atuais estudos genéticos da população da metade sul do estado gaúcho confirmam isso... já a metade norte é predominantemente gringa). Portugal desrespeita o tratado e cria a Colônia de Sacramento, em 1680, no atual Uruguai, de frente para Buenos Aires, buscando piratear a prata que escoava pela região. Os conflitos decorrentes disso ocasionaram no Tratado de Madrid, em 1750, onde Portugal cederia a Colônia de Sacramento em troca da região das Missões (interior noroeste do RS). A Espanha prometeu retirar os espanhóis e indígenas locais. Porém, estes não aceitaram e assim começou a Guerra Guaranítica (tropas portuguesas/açorianas contra indígenas e espanhóis locais). É aqui que Marquês de Pombal envia os casais de açorianos para colonizar o RS, na segunda metade do século XVIII (e assim nasce Porto Alegre, a capital gaúcha). Enfim, o RS só vai pertencer plenamente à Portugal no início do século XIX, com o tratado de Badajoz. Menos de 40 anos depois, o RS proclamaria a república, hahahaha... a nossa história é complexa. Alias, a questão açoriana é fundamental para entender o fracasso da república gaúcha, pois Porto Alegre, de origem açoriana, se opôs à separação e foi um dos alvos principais da Revolta Farrapa.
Na bahia no que diz respeito a feira de Santana e cidades próximas dela esta mais próximo da Cultura sertaneja do que da Cultura crioula que é mais evidente na cidade de Salvador o restante do recôncavo e a parte sul, e o mapa mostra como parte crioula. Porém a região sul da bahia é muito semelhante um misto de caipira e sertanejo
O Brasil Crioulo se desenvolve no litoral nordeste do Brasil, Bahia até Rio grande do Norte, se desenvolveu na base da economia açucareira, a grande economia do Brasil no século 16-17, fruto das relações entre os senhores de origem europeia e os escravos de origem africana. (Aconteciam muitos abusos sexuais, entre os Senhores de Engenhos com as escravas africanas.)
O Segundo Brasil, segundo Darcy Ribeiro, é o Brasil Caboclo, resultado da miscigenação entre Europeus e índias, se desenvolveu no norte do Brasil, e viviam de atividades extrativistas, tudo que fosse possível retirar da terra, extrair da natureza, e cultivar, eles viviam.
Em relação a questão bilíngue aqui no Rio Grande do Sul existem cidades que tem como línguas o português e o pomerano como canguçu e São Lourenço do Sul.
Ola! Queria dar uma sugestão do proximo tema, é bem legal e interessante se voce abordasse sobre a "Negritude no Brasil". Se puder fazer um video falando sobre esse mote, ficarei muito grato :)
Ensino top de qualidade e de graça .. adoro .. tô vendendo o almoço pra pagar a janta de tão duro não posso gastar com curso mas esse curso de graça com qualidade vai me ajudar mto
Professor, no Brasil Sulino, quando vc comentou sobre as culturas bilingues, já me caracterizei com minha cidade (Palmeira - PR). Aqui tem várias colônias como a de Witmarsum de origem alemã e há tb a história da colônia Cecília (primeira experiência anarquista no Brasil), formada por Italianos. Muitos habitantes falam Italiano, Alemão e Polonês (se concentrando nessas colônias).
Que legal 👏🏻 Acho a colonização do Sul, pelos diversos povos da Europa trazendo aquelas tradições e as culturas bilíngues, uma das coisas mais ricas que nosso país poderia ter ♥️ Tu pensa em passar isso pras próximas gerações?
Olá professor, conheci seu canal hoje, e fiquei bastante feliz! bem, gostaria de saber se a playlist de sociologia está completa ou falta muito conteúdo.
Não sei se tem uma relação com a obra do Darcy, mas lembrei de uma música de Seu Jorge, o nome é Brasis, que utiliza esses termos: mameluco e cafuso. Além disso, à canção fala dos vários "Brasis" que existem.
É exatamente isso. Existiam 5 povos diferentes quase como se fosse países diferentes. inclusive falavam línguas diferentes, os caipiras e os caboclos falam um tupi chamado "Língua geral" em vez do português e o brasil sulino falava principalmente guarani todos, os brancos, negros e mestiços falavam essas línguas, só o Brasil sertanejo que falava português
Parabéns, professor! Só observo que o melhor é falar escravizados, pois era uma condição que estava ligação à relação econômica do Brasil e não uma essência das população que era trazida da África.
a guerra do Paraguai tem algo similar com a " composição " do que seria o Brasil sulino tipo além da questão da miscigenação e por questões separatistas
O caiçara seria um caipira originalmente, porque eram culturas muito parecidas. Inclusive o jeca tatu (que é um esteriotipo de caipira) do monteiro lobato foi inspirado na população caipira do litoral norte de sp(que seriam hoje o que a gente chama de caiçara). Mas hoje em dia a denominação caiçara é bem forte porque eles estão praticamente sendo expulsos da praia, é uma luta difícil pra poder continuar vivendo la, que diferencia do caipira "comum" do interior
Professor, gostaria de sugerir um vídeo (ou uma série deles) sobre a história da corrupção no Brasil. Desde a "origem", maiores escândalos (mensalão, petrolão, lava jato), investigação, como é feita, envolvidos, combate à corrupção, entre outros. Acho que seria muito importante para entendermos como funciona, acabar com certos preconceitos, desmistificar mitos (rs), abrir mais a cabeça das pessoas e tudo mais. Está a seu critério. Obrigado, amo suas aulas!
Gostei logo no início quando vc explica sobre as matrizes da cultura brasileira, pois algumas pessoas pensam que a cultura africana é uma influência e que, na verdade, é uma das raízes da nossa cultura. As influências vieram depois com a chegada dos imigrantes a partir do final do século XIX. Lembrando que, no Brasil colonial, os portugueses não só se relacionavam sexualmente com as mulheres, mas também com os rapazes negros. Como sugestão gostaria de propor que vc substituísse o termo índio por indígena, uma vez que já descobrimos que aqui não é a Índia. Digo isto porque existe um movimento insistindo para que se deixe de usar esse termo incorreto. Mesmo o "Dia do Índio", que já está sendo substituído por "Dia dos Povos Indígenas" em várias manifestações e publicações. Não veja isto como uma crítica negativa e sim como uma colaboração, pois gosto muito do seu canal. Abraços.
Sim, os primeiros povos a serem afetados com a chegada dos portugueses foram os litorâneos, por isso hoje a maioria dos povos indígenas do brasil se concentram no interior do país que só começou a ser explorado bem depois
Que eu lembre, faz tempo que li esse livro, o Rio seria parte do Brasil Crioulo, que tbm pegava o Espírito Santo e o litoral de São Paulo. A diferença é que a Cultura Canavieira aqui era destinada pra produção de cachaça que era usada como mercadoria valiosa ja África pra obtenção de mais escravos. A primeira Revolta colonial, por exemplo, ocorre no município de São Gonçalo, a "Revolta da Cachaça". Só que o Rio de Janeiro após o surto de crescimento da Cultura Mineradora no interior das Minas Gerais provoca um surto de urbanização e um fluxo de comércio intenso, tanto pro escoamento do ouro pra Portugal, quanto da importação de produtos vindos de Portugal e suas colônias e da África (principalmente de seres humanos escravizados). Aí o Rio de Janeiro mistura características do Brasil Crioulo, pois a cultura canavieira continua existindo, com aspectos da Cultura Caipira (necessidade de um cinturão agropecuário pra sustentar Minas Gerais e o Rio de Janeiro) bem como a influência metropolitana de Portugal fica mais forte, principalmente depois que a capital da Colônia passa de Salvador pro Rio.
Acho que no mapa ficou em branco as áreas de transição entre os "Brasis", RJ, ES e o leste de SP e o Sul e Leste de MG ficam nesse "limbo" entre o Brasil Caipira e o Brasil Crioulo e no caso de Minas ainda pega um pouco do Brasil Sertanejo. O Mato Grosso tbm fica nesse "limbo" entre vários Brasis.
Faz sentido nenhum dizer que a pecuária gaúcha teve raíz no sertão. A pecuária gaúcha tem uma continuidade mt mais antiga com nas terras das missões argentinas
O Brasil que mais dá valor o trabalho é o nordestino e ainda colocam a culpa da crise na gente e nos negros. Maldade e burrice junta; os políticos ainda vão acabar com os Brasis.
Sou gaúcho, a família do meu pai é 100% Norte Italiana, meus avós paternos falavam Talian como língua materna(língua que usavam em casa quando nasceram), de minha mãe é alemã +portuguesa/ açoriana+ Guarani + espanhola. Enfim, acredito que as observações de Darcy foram muito eficientes, mas faltou detalhismo de muitos fatores. Considerar os açorianos de SC e do RS como o mesmo grupo é tosco, menosprezar a influência da ocupação paulista caipira, via tropeirismo,do Paraná(mista à elementos da cultura gaúcha) e Laguna, a influência caiçara em SC e PR, enfim, há muito interfluxo entre as regiões, falta detalhismo para dividir os grupos, e Minas Gerais? E o Rio de Janeiro? É uma boa análise mas parece-me incompleta.
Vejo ela como um ponto de partida. A análise de Darcy Ribeiro cria algumas generalizações que não dão conta de toda a complexidade brasileira, sobretudo quando analisamos recortes mais específicos, como os que tu citaste. Para além disso, hoje lidamos com a globalização, onde há um fluxo cultural através das mídias sociais, sem falar do fluxo imenso de pessoas, pra baixo e pra cima, em busca de emprego. Isso tudo altera a "ordem das coisas". Culturalmente, somos cada vez mais híbridos, mas ainda assim com particularidades muito específicas. Acho muito injusto os japoneses, judeus e sírio-libaneses não aparecerem, com mais cuidado, na análise do Darcy Ribeiro. Pensando no futuro, aqui no Sul, estamos recebendo uma onda de imigrantes haitianos, hispano-americanos e chineses que tbm alterarão as coisas.
Espero que gostem, galera. Bons estudos!
Você é sempre excelente.
Excelente aula , professor, por favor não desista desse projeto maravilhoso
Excelente aula
Cara é impressionante, digo e repito pra todo mundo, sento na frente do computador e vejo suas vídeos aulas e sem precisar anotar nada, flui perfeitamente na minha cabeça todo o conhecimento que você passa. Por favor nunca pare você é único, de verdade!!
Com certeza,ele é um ótimo professor!!
Excelente 👏👏
É verdade ❤🎉
Realmente a cultura bilíngue é muito grande no Rio Grande do Sul. Hoje moro no Paraná, mas sou do RS e boa parte de minha família fala alemão normalmente dentro de casa!
Que legal, acho essas partes da região sul uma das coisas mais ricas que nosso país tem. Você pensa em passar isso para seus filhos?
@@allanbrown265 As escolas dessas regiões costumam ensinar esses idiomas como segunda língua (geralmente é opcional do aluno). No Vale dos Sinos (região de colonização alemã aqui no RS), ensina-se alemão, enquanto que na Serra gaúcha (região predominantemente italiana), ensina-se o italiano, e assim por diante...
Fora que quase todos os indígenas são bilíngues como tua família, falam as línguas indígenas e o português.
Mais uma aula incrível! Parabólica, simplesmente o melhor canal! Desejo muito sucesso e que compartilhemos essa iniciativa maravilhosa para disseminar conhecimento ente todos!
Amei. Definicao fiel da identidade do brasileiro.
Excelente conteúdo e didática. Muitas vezes comecei a assistir alguma aula online aqui no UA-cam e desisti pela qualidade da explicação. Suas aulas nunca me desapontam e sempre me fazem refletir pra além do obrigatório para fazer uma prova. Obrigada.
Professor, por favor faça um vídeo sobre o Sergio buarque de holanda e o jeitinho brasileiro
Seu trabalho é incrível professor! Muito obrigado por transmitir esse conhecimento tão valioso!
Mto boa a aula e, de fato, ficou mto melhor a "tarja preta". Larguei o cursinho online e estou estudando humanas só com seu canal! Gratidão!!! Sucesso, Profe.
Já chego dando like porque sei que vai ser bom
Muito obrigado pela confiança, Camila. Um abraço.
Você nasceu pra ser professor!!muito boa a explicação!
Sem palavras para descrever as maravilhas que são as suas aulas!
Muito obrigado! Sua capacidade de interpretação e síntese é enorme. Eu imagino o quanto você deve se empenhar pra fazer um conteúdo assim. O livro "O Povo Brasileiro" é uma obra prima e denso de conteúdo. Simplesmente incrível. Parabéns por tudo. Sinto muito grato por ter acesso a esse conteúdo. Obrigado!
Show .. obrigado , professor 👏🏿👏🏿
Excelente aula , professor, por favor não desista desse projeto maravilhoso
Assistindo suas aulas vejo esperança no ser humano.. vc transmite conhecimento com amor, por isso é impossível não aprender ao assistir.
TE AMAMOS PROFESSOR
Perfeito como sempre, Pedro!
Amo suas aulas! Explica muito bem e consegue prender a minha atenção!
Excelente vídeo. Só gostaria, enquanto gaúcha, de fazer um adendo: Os espanhóis não estavam invadindo o território do atual Rio Grande do Sul. Na verdade, esse território pertencia à Espanha desde o tratado de Tordesilhas, em 1494. De Laguna (cidade no atual estado de SC) pra baixo, era tudo Espanha. O "RS" era ocupado predominantemente por espanhóis e indígenas (e os atuais estudos genéticos da população da metade sul do estado gaúcho confirmam isso... já a metade norte é predominantemente gringa). Portugal desrespeita o tratado e cria a Colônia de Sacramento, em 1680, no atual Uruguai, de frente para Buenos Aires, buscando piratear a prata que escoava pela região. Os conflitos decorrentes disso ocasionaram no Tratado de Madrid, em 1750, onde Portugal cederia a Colônia de Sacramento em troca da região das Missões (interior noroeste do RS). A Espanha prometeu retirar os espanhóis e indígenas locais. Porém, estes não aceitaram e assim começou a Guerra Guaranítica (tropas portuguesas/açorianas contra indígenas e espanhóis locais). É aqui que Marquês de Pombal envia os casais de açorianos para colonizar o RS, na segunda metade do século XVIII (e assim nasce Porto Alegre, a capital gaúcha). Enfim, o RS só vai pertencer plenamente à Portugal no início do século XIX, com o tratado de Badajoz. Menos de 40 anos depois, o RS proclamaria a república, hahahaha... a nossa história é complexa. Alias, a questão açoriana é fundamental para entender o fracasso da república gaúcha, pois Porto Alegre, de origem açoriana, se opôs à separação e foi um dos alvos principais da Revolta Farrapa.
Mto bom professor. Me ajudou a estudar este assunto tão importante da nossa sociedade brasileira, que tão poucos sabem. Obrigado.
Obrigada pelos vídeos prof, me ajuda muuuuitoooo!!!!
Na bahia no que diz respeito a feira de Santana e cidades próximas dela esta mais próximo da Cultura sertaneja do que da Cultura crioula que é mais evidente na cidade de Salvador o restante do recôncavo e a parte sul, e o mapa mostra como parte crioula. Porém a região sul da bahia é muito semelhante um misto de caipira e sertanejo
magnífica esta serie de três vídeos, vai me ajudar demais nos vestibulares
Até que enfim, achei uma vídeo aula sobre esse assunto, só estava achando documentário
eu amo o professor Rafael de sociologia. Ele é perfeito.
Parabéns pelo conteúdo professor, você é sensacional.
Que aula boa! Parabéns!!!
Aulas excelentes sobre a obra do Darcy Ribeiro! Parabéns!
muito bom moço! Muito obrigada! Me ajudou muito na minha pesquisa!
Que aula espetacular!! Mds como eu amo Sociologia, como amo ciências humanas
Maravilhooooooso sempre
De grande relevância esta aula, contudo, o áudio está mais baixo que os demais daqui do yotube. Obrigado Professor!
Gosto muito do seu canal, venho aprendendo e muito. Obrigado!
Muito bom! Excelente! Me ajudou muitíssimo, obrigado!
O Brasil Crioulo se desenvolve no litoral nordeste do Brasil, Bahia até Rio grande do Norte, se desenvolveu na base da economia açucareira, a grande economia do Brasil no século 16-17, fruto das relações entre os senhores de origem europeia e os escravos de origem africana.
(Aconteciam muitos abusos sexuais, entre os Senhores de Engenhos com as escravas africanas.)
O Segundo Brasil, segundo Darcy Ribeiro, é o Brasil Caboclo, resultado da miscigenação entre Europeus e índias, se desenvolveu no norte do Brasil, e viviam de atividades extrativistas, tudo que fosse possível retirar da terra, extrair da natureza, e cultivar, eles viviam.
Maravilhosos os vídeos sobre o livro. Muito obrigada ❤❤❤❤
Passei na Faculdade federal assistindo seus vídeos e agora voltei para fazer um seminário da faculdade
Darcy Ribeiro é com certeza um dos maiores intelectuais brasileiros!!!
Obrigada, prof!
Obrigada professor!!!!
Didática excepcional, obrigado como sempre.
obrigado pelas aulas prof
São ótimas
professor, faz vídeos resolvendo questões do enem, pfv!! isso ajuda muito!!
Obrigada por democratizar o ensino, professor.
Em relação a questão bilíngue aqui no Rio Grande do Sul existem cidades que tem como línguas o português e o pomerano como canguçu e São Lourenço do Sul.
Como sempre uma aula excelente
Vendo em 2022 . Obrigado prof. Sucesso
Ola! Queria dar uma sugestão do proximo tema, é bem legal e interessante se voce abordasse sobre a "Negritude no Brasil". Se puder fazer um video falando sobre esse mote, ficarei muito grato :)
Ensino top de qualidade e de graça .. adoro .. tô vendendo o almoço pra pagar a janta de tão duro não posso gastar com curso mas esse curso de graça com qualidade vai me ajudar mto
Professor, no Brasil Sulino, quando vc comentou sobre as culturas bilingues, já me caracterizei com minha cidade (Palmeira - PR). Aqui tem várias colônias como a de Witmarsum de origem alemã e há tb a história da colônia Cecília (primeira experiência anarquista no Brasil), formada por Italianos. Muitos habitantes falam Italiano, Alemão e Polonês (se concentrando nessas colônias).
Que legal 👏🏻 Acho a colonização do Sul, pelos diversos povos da Europa trazendo aquelas tradições e as culturas bilíngues, uma das coisas mais ricas que nosso país poderia ter ♥️
Tu pensa em passar isso pras próximas gerações?
@@allanbrown265 com certeza, aqui tem um setor cultural que tende a valorizar bastante essas culturas locais dentro da cidade
@@kennonriossantos7646 eu só fico imaginando em quem as pessoas dessa cidade votaram
Olá professor, conheci seu canal hoje, e fiquei bastante feliz! bem, gostaria de saber se a playlist de sociologia está completa ou falta muito conteúdo.
Valeu professor me ajudou muito.
muito bem resumido e explicado!
Eu amo um professor 😍
Oi Pedro, faz um vídeo sobre '' classe , cor e preconceito '' por favorr
Não sei se tem uma relação com a obra do Darcy, mas lembrei de uma música de Seu Jorge, o nome é Brasis, que utiliza esses termos: mameluco e cafuso. Além disso, à canção fala dos vários "Brasis" que existem.
Provavelmente, sim!
Ótimas explicações!
Que aula 🤩
Melhor canal do youtube!
Vc é incrível ❤️
Pedro pfvv posta video sobre o Paul Sartre estou me preparando para o enem em humanas pelo seu canal,grato :)
Aqui no Es tbm existe regiões de imigrantes italianos, alemães e poloneses,na qual ainda é mantido um cultura bilíngue
Professor, faz um video sobre sociedade de massas e industria cultural,please ❤
Excelente
Ótima aula
Maravilhosooooooooo
Professor queria que você trabalhasse mais questões sobre o conteúdo
Os "brasis" dentro do Brasil. Parabéns. 👍
É exatamente isso. Existiam 5 povos diferentes quase como se fosse países diferentes.
inclusive falavam línguas diferentes, os caipiras e os caboclos falam um tupi chamado "Língua geral" em vez do português e o brasil sulino falava principalmente guarani
todos, os brancos, negros e mestiços falavam essas línguas, só o Brasil sertanejo que falava português
Véspera do ENEM e "nois" tá como: Darcyzao
Parabéns pelo o vídeo.😊👌
ótimo vídeo!!
Maravilha
adorei o vídeo
Aula toppp😊
O Pedro é ótimo
Parabéns, professor! Só observo que o melhor é falar escravizados, pois era uma condição que estava ligação à relação econômica do Brasil e não uma essência das população que era trazida da África.
A pecuária do Sul de Minas NÃO é extensiva...
Bem legal
Muito bom! Ma primeiro não foi a mistura do indígena con o português? E os pescadores, seriam caiçaras?
a guerra do Paraguai tem algo similar com a " composição " do que seria o Brasil sulino tipo além da questão da miscigenação e por questões separatistas
cheguei procurando o comentário da Beatriz Gonçalves, me dei mal kkkk
tbm kkkkkkk
Vídeo sobre os vários Brasis ua-cam.com/video/_80m6XXD2iE/v-deo.html
O cunhadismo, era tipo Pocahontas
Faltou o povo da beira da praia, os caiçaras
O caiçara seria um caipira originalmente, porque eram culturas muito parecidas. Inclusive o jeca tatu (que é um esteriotipo de caipira) do monteiro lobato foi inspirado na população caipira do litoral norte de sp(que seriam hoje o que a gente chama de caiçara). Mas hoje em dia a denominação caiçara é bem forte porque eles estão praticamente sendo expulsos da praia, é uma luta difícil pra poder continuar vivendo la, que diferencia do caipira "comum" do interior
muito bom
Professor, gostaria de sugerir um vídeo (ou uma série deles) sobre a história da corrupção no Brasil. Desde a "origem", maiores escândalos (mensalão, petrolão, lava jato), investigação, como é feita, envolvidos, combate à corrupção, entre outros. Acho que seria muito importante para entendermos como funciona, acabar com certos preconceitos, desmistificar mitos (rs), abrir mais a cabeça das pessoas e tudo mais. Está a seu critério. Obrigado, amo suas aulas!
Assiste democracia em vertigem
Gostei logo no início quando vc explica sobre as matrizes da cultura brasileira, pois algumas pessoas pensam que a cultura africana é uma influência e que, na verdade, é uma das raízes da nossa cultura. As influências vieram depois com a chegada dos imigrantes a partir do final do século XIX. Lembrando que, no Brasil colonial, os portugueses não só se relacionavam sexualmente com as mulheres, mas também com os rapazes negros. Como sugestão gostaria de propor que vc substituísse o termo índio por indígena, uma vez que já descobrimos que aqui não é a Índia. Digo isto porque existe um movimento insistindo para que se deixe de usar esse termo incorreto. Mesmo o "Dia do Índio", que já está sendo substituído por "Dia dos Povos Indígenas" em várias manifestações e publicações. Não veja isto como uma crítica negativa e sim como uma colaboração, pois gosto muito do seu canal. Abraços.
Pedro,me surgiu uma dúvida... os povos indígenas antes da miscigenação habitavam regiões distintas no Brasil?
Sim, os primeiros povos a serem afetados com a chegada dos portugueses foram os litorâneos, por isso hoje a maioria dos povos indígenas do brasil se concentram no interior do país que só começou a ser explorado bem depois
@@manoelpinheiro8215 nossa😍muito obrigada!
♥️
E sobre aquela parte do RJ, que Cultura ?
Que eu lembre, faz tempo que li esse livro, o Rio seria parte do Brasil Crioulo, que tbm pegava o Espírito Santo e o litoral de São Paulo.
A diferença é que a Cultura Canavieira aqui era destinada pra produção de cachaça que era usada como mercadoria valiosa ja África pra obtenção de mais escravos.
A primeira Revolta colonial, por exemplo, ocorre no município de São Gonçalo, a "Revolta da Cachaça".
Só que o Rio de Janeiro após o surto de crescimento da Cultura Mineradora no interior das Minas Gerais provoca um surto de urbanização e um fluxo de comércio intenso, tanto pro escoamento do ouro pra Portugal, quanto da importação de produtos vindos de Portugal e suas colônias e da África (principalmente de seres humanos escravizados).
Aí o Rio de Janeiro mistura características do Brasil Crioulo, pois a cultura canavieira continua existindo, com aspectos da Cultura Caipira (necessidade de um cinturão agropecuário pra sustentar Minas Gerais e o Rio de Janeiro) bem como a influência metropolitana de Portugal fica mais forte, principalmente depois que a capital da Colônia passa de Salvador pro Rio.
Acho que no mapa ficou em branco as áreas de transição entre os "Brasis", RJ, ES e o leste de SP e o Sul e Leste de MG ficam nesse "limbo" entre o Brasil Caipira e o Brasil Crioulo e no caso de Minas ainda pega um pouco do Brasil Sertanejo.
O Mato Grosso tbm fica nesse "limbo" entre vários Brasis.
Obrigado a todos que acabaram com as minhas dúvidas, me esclareceu muito.
Faz sentido nenhum dizer que a pecuária gaúcha teve raíz no sertão. A pecuária gaúcha tem uma continuidade mt mais antiga com nas terras das missões argentinas
O Brasil que mais dá valor o trabalho é o nordestino e ainda colocam a culpa da crise na gente e nos negros. Maldade e burrice junta; os políticos ainda vão acabar com os Brasis.
Sou gaúcho, a família do meu pai é 100% Norte Italiana, meus avós paternos falavam Talian como língua materna(língua que usavam em casa quando nasceram), de minha mãe é alemã +portuguesa/ açoriana+ Guarani + espanhola. Enfim, acredito que as observações de Darcy foram muito eficientes, mas faltou detalhismo de muitos fatores. Considerar os açorianos de SC e do RS como o mesmo grupo é tosco, menosprezar a influência da ocupação paulista caipira, via tropeirismo,do Paraná(mista à elementos da cultura gaúcha) e Laguna, a influência caiçara em SC e PR, enfim, há muito interfluxo entre as regiões, falta detalhismo para dividir os grupos, e Minas Gerais? E o Rio de Janeiro?
É uma boa análise mas parece-me incompleta.
Vejo ela como um ponto de partida. A análise de Darcy Ribeiro cria algumas generalizações que não dão conta de toda a complexidade brasileira, sobretudo quando analisamos recortes mais específicos, como os que tu citaste. Para além disso, hoje lidamos com a globalização, onde há um fluxo cultural através das mídias sociais, sem falar do fluxo imenso de pessoas, pra baixo e pra cima, em busca de emprego. Isso tudo altera a "ordem das coisas". Culturalmente, somos cada vez mais híbridos, mas ainda assim com particularidades muito específicas. Acho muito injusto os japoneses, judeus e sírio-libaneses não aparecerem, com mais cuidado, na análise do Darcy Ribeiro. Pensando no futuro, aqui no Sul, estamos recebendo uma onda de imigrantes haitianos, hispano-americanos e chineses que tbm alterarão as coisas.
Blá bla Boa
O Brasil é mais complexo que isso.
Blz
Tô brincando
Hello
🍪
Kkkk