O nome do filme é A invenção da mentira. É estrelado por Rick Gervais e é um filme que começa muito engraçado e termina muito bonito e dramático. Vale a pena demais.
Saulo você é muito bom no entendimento da psicanálise. Estou aprendendo muito com seus vídeos. Parabéns e OBRIGADO por compartilhar seus conhecimentos.
Professor que maravilha encontrar seu canal Como ensina de uma forma brilhante 👏👏👏👏 parabéns Sou psicóloga e na faculdade a psicanálise é ensinada de forma muito básica ... Gratidão pelo seu vídeo
Estou muito feliz por ter te encontrado por aqui e ainda essa aula que eu tanto precisava no momento. Muito obrigada pela ótima explicação e disposição! Ajudou extremamente!
Saulo estou adorando teus ensinamentos. Bom demais! Em outubro estarei no evento na Escola de Psicanálise de Brasília. Você será um dos palestrantes 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 amo a psicanálise
Só no começo me perdi um pouco pra entender, mas depois foi tranquilo! Esse final da explicação dos deslizamentos na minha opinião ajuda muito pensar cada situação e os possíveis desdobramentos em cada ponto. Show!
Professor, Aula sensacional. Grato por compartilhar. Poderia tirar uma dúvida? Nesta estrutura que ele vai sair do autoerotismo, passar pelo nascisismo e chegar no amor objetal, o Nuerótico e o Narcista são diferentes ou eles se esbarram em algum momento? Tem relação com ideia do finalzinho do vídeo que o neurótico e o perverso tenta uma espécie regressão, mas é impedido pela cula, censura e impossibilidade? Grato desde já.
Fiquei com dúvidas Saulo. A primeira: neste caso tendo o duplo sentido como norteador da linguagem no simbólico seria correto dizer que a mentira não existe? A segunda: eu achava que o perverso era incapaz de fantasiar. já que ele guarda a certeza da sua verdade inconsciente que é em outras palavras ser o próprio falo do outro. Neste caso o perverso no seu discurso não estaria sempre numa dinâmica autoreferente? Parabéns pela aula
Prof. Saulo, uma dúvida: na linha "corpo" e coluna "real" você explica o corpo não integrado e, na sequência, você fala da menor possibilidade de sofrimento no corpo não integrado. Fiquei aqui pensando sobre essa não integração no bebê recém-nascimento, por exemplo... mas NÃO consigo pensar numa menor possibilidade de sofrimento em tal momento da vida. O que estou compreendendo errado? Pode me ajudar?
Conteúdo é interessante, porém o método de apresentação não foi adequado para visualizar a tabela descrita na lousa. Ficaria melhor se usasse slides do powerpoint ou o OBS, dessa forma sua apresentação ficará melhor.
Não tenho dúvida quanto a isso. Mas eu aviso no vídeo para vcs seguirem a tabela no livro. Na época eu não tinha dinheiro nem tecnologia para fazer da forma que vc propôs, mas nem por isso deixei de fazer. Abraço.
Essa do furo sem borda deve ter sido pego da teoria geral da relatividade. Kkkkk O universo é uma esfera cósmica sem contorno ou bordas, não há lógica do ponto de vista humano, mas é a verdade.
Professor saulo, uma dúvida (Comprei até esse livro aí do Coutinho Jorge para tirar as duvidas de vez), tem um artigo publicado na Nature de janeiro que fala que a esquizofrenia é uma doença vascular do cérebro. Os capilares que levam sangue dos astrócitos para os neurônios são ineficientes nos esquizofrênicos. Por isso, esses doentes não conseguem trabalhar duro por 8 horas como uma pessoa normal, além disso os delírios auditivos, visuais e persecutórios ocorrem por falta de glicose e oxigênio produzidos pelos astrócitos. O esquema psicótico ele vem antes do aparecimento dos primeiros sintomas da esquizofrenia?
Eu entendo que qualquer abordagem que queira resolver a questão sozinha, está comentando equívoco. Seja a medicina, seja a psicanalise. Gosto da ideia de Winnicott em que ele coloca que, uma vez em condições normais o aspecto cerebral/biológico, quadros como a esquizofrenia seriam pensadas numa esfera relacional (relação mãe criança, num modelo de Winnicott; Edipica, num modelo Freud/Lacan). A dúvida “de vez” vc não vai tirar. São décadas e décadas de estudos, sempre aparece coisa nova , novas perspectivas , etc. É uma vida inteira estudando e pensando sobre. Desconfie de quem resolve “de uma vez” questões como essa. Como Psicanalista, minha leitura vai pelo viés psicanalítico, não desconsidero aspectos biológicos, nem sociológicos, nem religiosos, etc; MAS como psicanalista, meu campo de escuta e intervenção é psicanalítico.
Vi há pouco um vídeo do professor Fábio Belo comentando o documentário Estamira que mostra sua esquizofrenia e sua possível causa, achei mt interessante. Vou deixar o link pra quem quiser conferir ua-cam.com/video/vOvTBHZVFwE/v-deo.html
Ahhh. ia me esquecendo. Essas aulas -1,-2, 2A etc... não pode ser na sequência positiva? Sem o abecedário? q vá do 1 a 50 ...qual é o problema?Me confundo toda pra achar a sequência. kkkk. desculpa, só é uma sugestão.
"Furo sem borda" "Cair para sempre", me lembrou Alice quando cai no buraco. Sem nada para se agarrar somente caindo em um buraco sem fim...
0:30 Estruturas Clinicas: Fundamentos da psicanalise vol 2, Coutinho Jorge
O nome do filme é A invenção da mentira. É estrelado por Rick Gervais e é um filme que começa muito engraçado e termina muito bonito e dramático. Vale a pena demais.
Saulo você é muito bom no entendimento da psicanálise. Estou aprendendo muito com seus vídeos. Parabéns e OBRIGADO por compartilhar seus conhecimentos.
Professor que maravilha encontrar seu canal
Como ensina de uma forma brilhante 👏👏👏👏 parabéns
Sou psicóloga e na faculdade a psicanálise é ensinada de forma muito básica ...
Gratidão pelo seu vídeo
vídeo sensacional! resumiu um semestre de psicanálise em 20 minutos
Porém, pra chegar nesses 20 minutos , levam anos.
Estou muito feliz por ter te encontrado por aqui e ainda essa aula que eu tanto precisava no momento. Muito obrigada pela ótima explicação e disposição! Ajudou extremamente!
Muito obrigada pela inciativa do canal! Sua forma de explicar o conteúdo é incrível!
Um show de explicação. Super didático.
Estou aprendendo muito com suas aulas. Muito didático. Parabéns .
Parabéns Saulo, muito rica e completa sua explicação. Clara e objetiva. Parabéns!
Sensacional❤
Caramba, que resumo brabo! Muito obrigado! Minha professora indicou para os alunos ; é muito didático, obrigado.
Saulo estou adorando teus ensinamentos. Bom demais! Em outubro estarei no evento na Escola de Psicanálise de Brasília. Você será um dos palestrantes 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 amo a psicanálise
Só no começo me perdi um pouco pra entender, mas depois foi tranquilo! Esse final da explicação dos deslizamentos na minha opinião ajuda muito pensar cada situação e os possíveis desdobramentos em cada ponto. Show!
Preciosidade!!!! Obrigada, Saulo!
Simplesmente perfeita a aula!!!! :)
Sou estudante de psico, explicação maravilhosa. 👏🏻
Explicação maravilhosa sobre o Real. Me ajudou muito. Obrigada!
Explicação maravilhosa! Muito obrigado professor!
Muito bom o material e sua didática! Parabéns, e obrigado.
Claro e objetivo. Sem necessidade de estar se expondo ou complicando tudo. Parabéns.
Iden.
Excelente !!! Aula maravilhosa
Caramba, que achado, caí aqui de paraquedas. Obrigado pela aula.
obrigada prof.Durso. Está me ajudando bastante.
Oi Saulo , estou aqui revendo seus vídeos 👍🏼🍀
Muito bom! Obrigada pelas aulas, professor! ♡, :*.
Ótima explicação!!
Obrigada
Excelente!!!!
Muito bacana, adorei sua aula..!
Excelente aula professor
Excelente aula!!!
Parabéns pelo conteúdo!
Muito bom. Parabéns mesmo.
simplesmente excelente!
Excelente, esclareceu muito. Obrigada.
Obrigada
Mto bom! 💯💯
Otimo videio....estou lendo esse livro mas estou achando dificil
Maravilhoso!!!!
Caramba! Vlw moço.
EXCELENTE! GRATIDÃO!
me ajudou muito, muito obrigado
Sensacional
Obrigada!
Muito bom!
Show de aula!
Obrigada pela explicação!!
Saulo, tu poderia fazer uma playlist de cada um dos autores do zero? vi que tem do lacan, winnicot freud ou ao menos lacan
Sim, pretendo fazer isso, mas ainda não descobri como faço, continuo procurando aqui. Agradeço sua sugestão!
Professor, Aula sensacional.
Grato por compartilhar.
Poderia tirar uma dúvida?
Nesta estrutura que ele vai sair do autoerotismo, passar pelo nascisismo e chegar no amor objetal, o Nuerótico e o Narcista são diferentes ou eles se esbarram em algum momento?
Tem relação com ideia do finalzinho do vídeo que o neurótico e o perverso tenta uma espécie regressão, mas é impedido pela cula, censura e impossibilidade?
Grato desde já.
Escuto falar no autismo como uma nova estrutura em psicanálise. Nesse caso, onde estaria localizado nesse quadro?
O autismo não se enquadra como fase do desenvolvimento do ego.
Como faz para participar do grupo Freud do zero? Tenho muito interesse em estudar Freud mas não sou aluno de psicologia.
NESTE QUADRO ESTRUTURAL AONDE FICA A PSICOSE ?
Boa noite, vc não tem podcast? Sua fala é muito didática, porém com a correria do dia a dia é difícil parar pra ver o vídeo.
Mauro Ribeiro ainda não tenho. Mas é uma coisa que pretendo fazer em breve.
Alguém sabe como eu entro neste grupo Freud do zero?
O grupo não existe mais. Vc pode entrar. O canal do Telegram. Saulodursoferreirapsi
Fiquei com dúvidas Saulo. A primeira: neste caso tendo o duplo sentido como norteador da linguagem no simbólico seria correto dizer que a mentira não existe?
A segunda: eu achava que o perverso era incapaz de fantasiar. já que ele guarda a certeza da sua verdade inconsciente que é em outras palavras ser o próprio falo do outro. Neste caso o perverso no seu discurso não estaria sempre numa dinâmica autoreferente?
Parabéns pela aula
A perversao não entra no id?
Prof. Saulo, uma dúvida: na linha "corpo" e coluna "real" você explica o corpo não integrado e, na sequência, você fala da menor possibilidade de sofrimento no corpo não integrado. Fiquei aqui pensando sobre essa não integração no bebê recém-nascimento, por exemplo... mas NÃO consigo pensar numa menor possibilidade de sofrimento em tal momento da vida. O que estou compreendendo errado? Pode me ajudar?
Saulo, ainda existe esse grupo ‘Freud do zero’?
Não mais. Agora é tudo no meu Canal do Telegram
Quero entrar no grupo.
Será?
Professor, para a psicanálise,todos os pacientes atendidos precisam se encaixar necessariamente em alguma dessas estruturas?
Numa perspectiva de Freud ou Lacan, sim.
@@SauloDursoFerreiraPsi obrigada!
Gostaria de participar do grupo no Whatsapp. Há possibilidade?
Conteúdo é interessante, porém o método de apresentação não foi adequado para visualizar a tabela descrita na lousa. Ficaria melhor se usasse slides do powerpoint ou o OBS, dessa forma sua apresentação ficará melhor.
Não tenho dúvida quanto a isso. Mas eu aviso no vídeo para vcs seguirem a tabela no livro. Na época eu não tinha dinheiro nem tecnologia para fazer da forma que vc propôs, mas nem por isso deixei de fazer. Abraço.
Puta merda! Esse "caindo pra sempre" é doido demais!!!
Essa do furo sem borda deve ter sido pego da teoria geral da relatividade. Kkkkk
O universo é uma esfera cósmica sem contorno ou bordas, não há lógica do ponto de vista humano, mas é a verdade.
Professor saulo, uma dúvida (Comprei até esse livro aí do Coutinho Jorge para tirar as duvidas de vez), tem um artigo publicado na Nature de janeiro que fala que a esquizofrenia é uma doença vascular do cérebro. Os capilares que levam sangue dos astrócitos para os neurônios são ineficientes nos esquizofrênicos. Por isso, esses doentes não conseguem trabalhar duro por 8 horas como uma pessoa normal, além disso os delírios auditivos, visuais e persecutórios ocorrem por falta de glicose e oxigênio produzidos pelos astrócitos. O esquema psicótico ele vem antes do aparecimento dos primeiros sintomas da esquizofrenia?
Eu entendo que qualquer abordagem que queira resolver a questão sozinha, está comentando equívoco. Seja a medicina, seja a psicanalise. Gosto da ideia de Winnicott em que ele coloca que, uma vez em condições normais o aspecto cerebral/biológico, quadros como a esquizofrenia seriam pensadas numa esfera relacional (relação mãe criança, num modelo de Winnicott; Edipica, num modelo Freud/Lacan).
A dúvida “de vez” vc não vai tirar. São décadas e décadas de estudos, sempre aparece coisa nova , novas perspectivas , etc. É uma vida inteira estudando e pensando sobre. Desconfie de quem resolve “de uma vez” questões como essa.
Como Psicanalista, minha leitura vai pelo viés psicanalítico, não desconsidero aspectos biológicos, nem sociológicos, nem religiosos, etc; MAS como psicanalista, meu campo de escuta e intervenção é psicanalítico.
Vi há pouco um vídeo do professor Fábio Belo comentando o documentário Estamira que mostra sua esquizofrenia e sua possível causa, achei mt interessante. Vou deixar o link pra quem quiser conferir
ua-cam.com/video/vOvTBHZVFwE/v-deo.html
Ahhh. ia me esquecendo. Essas aulas -1,-2, 2A etc... não pode ser na sequência positiva? Sem o abecedário? q vá do 1 a 50 ...qual é o problema?Me confundo toda pra achar a sequência. kkkk. desculpa, só é uma sugestão.
Ouvir falar "um monte de furo" é gatilho pra tripofobia 😣
o foda que esses caras são prolixos dmais
Quem ?
Obrigada