Que alegría me da este video! De parte de un seguidor Montevideano, uchísimas gracias! Un abrazo muy grande a los queridos hermanos Brasileros y en especial a toda la produccion de buenas ideas. O Brigado a tudos voces! 🇦🇷🇺🇾🇧🇷
Eduardo Bueno, ótima essa sua idéia de reconhecer a Colônia do Sacramento como sede oficial do Mercosul. Un abrazo argentino a los hermanos brasileños, y también a los queridos uruguayos. A história nos une. ;-)
Grande abraço aos nossos irmãos argentinos e uruguaios que através deste vídeo maravilhoso enriquecem os conhecimentos aprendendo sobre a cultura da época 👏🏻👏🏻👏🏻👊🏻👊🏻👊🏻
nosoutros nos tratamos como hermanos e hermanos somos , me gustaria de ablar bien castejano , pero lo conosco poco. te deseo salud e un monton de felicidad.
Olá, José! E eu sou a favor de que a sede do Mercosul seja naquele edifício redondo em Foz do Iguaçu, próximo ao monumento das tríplice fronteira, e que, aliás e infelizmente, anda abandonado. Acho que lá é o lugar perfeito, inclusive para revitalizá-lo!
@@paulopaulo6494 Paulo!!! Eu estou envergonhada e peço desculpa aos argentinos que enviaram abraços para nós e ainda vão ler esse episódio. Amo o folclore argentino, amo os violonistas argentinos, amo os conjuntos musicais argentinos, sou fã do León Gieco, da Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui (já visitei o museu que foi a casa dele e chorei de emoção). Aproveitei a viagem e visitei o museu Che Guevara... E se eu não gostasse da Argentina por alguma razão, eu não viria a público ofender os argentinos porque amo o Brasil e não gostaria que alguém nos xingasse...
@@kiq993 Eu já acho que foi o estilo de união, os bandeirantes iam casando com as índias das tribos e iam conquistando os territórios para a colônia portuguesa.
@@inesitamuniz2562 Também, as duas formas de estratégia português: comércio marítimo global, diplomacia e tratados internacionais + união estável entre povos indígenas com portugueses corsários (bandeirantes) na conquista de terras.
Sou brasileiro, gaúcho e tricolor e 3 anos atrás escolhi Colonia del Sacramento para viver. É realmente um lugar rico em história e que merece ser visitado. Saludos
Eduarditooooo.... Cada día amo más este canal ! Abrazos desde Melo, Cerro Largo. Uy ... (Pueblito que también tiene su historia jejeje. Espero que algún día la cuentes. )
É preciso relembrar sempre a tenacidade dos portugueses ao longo da história, nos dá orgulho saber como um país tão pequeno e limitado conseguiu rivalizar com poderosos como a Espanha. Nos orgulha também saber que a diplomacia era um caminho usado por nossos ancestrais e que muitas de suas vitórias foram obtidas através de negociações. Quanto as críticas aos colonizadores portugueses temos que reconhecer que são justas, mas o mesmo se aplica aos colonizadores de qualquer nacionalidade,
Mais uma aula fantástica!!! Conheci Colônia em 2016, é um lugar extremamente charmoso e com a história pulsando em cada rua. Pretendo voltar em outras oportunidades.
Também estive lá e, ironicamente, é um lugar muito tranquilo (se considerarmos que durante séculos o negócio lá pegava fogo entre portugueses e espanhóis). 😄
Felicitaciones por el gran video, maestro. Bien informado y ameno. Me gustó tanto que te perdono por ser torcedor de Gremio (yo también estuve en la final de 1983 en Porto Alegre, pero hinchando por el Glorioso Peñarol).
Fico pensando como seria o ensino de história com suas vídeo aulas, meus bisavós imigraram da Colônia do Sacramento para o Brasil, hoje pude aprender muito mais sobre essa encantadora cidade. Forte abraço.
Em 2019 tive a felicidade de conhecer a Colônia de Sacramento! Linda, maravilhosa, adorei o lugar a história, tudo. Era meu sonho desde a quarta série quando estudavamos nas aulas de história e volta e meia surgia a Colônia!!
Tenho 77 anos visitei duas vezes Buenos Aires, Sempre muito bem rebido' pero no he perdido la esperanza de conocer montivideu, punta del este y colonia. Viva los tres Pueblos..
Uruguay, pequeña cuña entre dos gigantes, creación de lord Posomby y la Gran Bretaña... utilizando Colonia del sacramento. Saludos de un seguidor Uruguayo!
Como para que volviese Artigas...ni en cuete! Un estado creado por los enemigos de los orientales que él correctamente jamás reconoció, fiel a sus creencias de que lo que hubiese sido ideal era una Confederación de Provincias Unidas y no ese adefesio que crearon en la época. Hoy ya es demasiado tarde y los orientales tenemos una identidad definida, pero no en la época, donde a ningún combatiente artiguista se le ocurriria separarse de las otras provincias hermanas y se combatia por un ideal rioplatense en común con los "occidentales", hoy los argentinos.
@@teachedteach *Artigas, el creador de la ''Liga Federal Oriental de los Pueblos Libres''* cuya soberanía territorial, en aquel tiempo (año de 1814) tenía límites naturales con el Paraguay, através de partes del Río Uruguay y del Río Paraná, murió en mi Paraguay hace más de 180 años ... murió cuidando su parcela de zapallos y calabazas... Artigas plantaba muchos zapallos, era muy adepto a su cultivo (que en el Paraguay puede realizarse dos veces al año), tal vez por el amor a los caballos que él tenía y que, por lo tanto, le impulsaba hasta si se quiere en demasía, al cultivo que más le gustaba a sus animales.
@@teachedteach el problema de Uruguay, hoy no sería tener su "propia identidad" ya que un Cordobés, un Jujeño, un Formoseño, o San Juanimo tambien la tienen, y somos re distintos unos de otros. El problema es la autonomía que tienen, que nunca podrian dejar de lado para unificarnos en lo que por lógica debe estar junto, al igual que Paraguay. Los enemigos Ingleses y Brasileros amputaron una patria grande, pero tambien las burguesias locales. Hoy creo que ya ni si quiera con Brazil hay hostilidad, debemos avanzar unidos como Región, tenemos todo en común!
Não consigo explicar o como eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii esse vídeo, vc é um gênio, pra vc te noção eu anotei tudooooooo o que vc disse, ficou com duas páginas! e tudo pra estudo!
A marcha para o oeste é uma das histórias mais impressionantes da história do Brasil. Por ser mais recente é muito bem documentada e os personagens até a pouco tempo estavam entre nós. Acho que cabe em 2 capítulos. Vai deixar clara a velocidade da destruição do cerrado e da Amazônia. Capítulo indispensável.
Estive em colonia do sacramento em 2013, logo a apos a legalização a erva, e claro. A cidade é linda, a arquitetura local é sem igual!! Foi muito bom conhecer o Uruguai e principalmente Colonia do sacremento e Cabo polonio, recomendo demais.
Peninha ouvir você contando os mínimos detalhes da história é incrível, é uma vela iluminando nossa vil ignorância. Estive em Colônia e é uma sensação incrível, parece que você volta no tempo.
E olha que o brasileiro é campeão em ignorância... acho que, segundo as pesquisas, o Brasil continua a permanecer ainda no famigerado ''top ten'' dos países mais ignorantes do mundo.
Mínimos detalhes??? Do lado de quem lutaram os charruas e minuanos? Como foi tratado o fundador de Colônia pele governo português? Foi declarado covarde? Sim. O peninha é um porre. Parece que sabe muito para quem sabe pouco. Já o vi falsear vârias vezes. Colocou imagens dos índios cavaleiros guaicurus como sendo charruas.
Episódio emblemático que diz muito sobre a América do Sul, sobre portugueses, espanhóis e sobretudo sobre a história do Rio Grande do Sul. Parabéns Eduardo Bueno!
Este ed.bueno,é bem engraçado! Kkk Qdo ele fala coisa boa,q engrandece o povo ,fica melhor ainda! Pq aplica uma aula divertida e de fácil compreensão ! Mto bom esplanador kkk e comediante tbm
Sou descendente de Luís Castanho de Almeida, um soldado paulista, depois Capitão, das tropas do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves que em 1817, a mando de D. João VI, anexaram toda a região do Uruguai, incluindo Colônia do Sacramento. Ficou 9 anos lutando no Uruguai e voltou de lá com minha pentavó, uruguaia que era descendente dos primeiros povoadores canários de Montevideo. Esse período da invasão e anexação do território do hoje Uruguai, chamada pelos uruguaios de Guerra del Brasil, que teve um fato histórico pouco conhecido e estudado ("Abrazo del Arroyo Monzón"), daria um ótimo episódio.
Excelente episodio. Eu falei num comentário, acho ate que foi no vídeo dos gaúchos, que os espanhóis tinham se estabelecido a alguns quilômetros de Colonia no chamado Real de San Carlos desde onde eles podiam vigiar o que se passava na cidade. Agora que falou da famosa distancia do tiro de canhão faz muito mais sentido. Na fortaleza de Santa Teresa no Uruguai, alias erigida em 1762 justamente no marco da campanha de Cevallos e que recomendo visitar, esta registrada a historia da expedição espanhola pelo Brasil, a toma de vários fortes dos quais tem ate maquete e um monólito de pedra português que servia como marca de fronteira não muito longe da fortaleza, que fora arrancado de levado para la no qual ainda da para ler, Johanes V Rege, ou Rei João quinto.
Mestre. Tenho casa em Ponta das Canas e volta e meia me paro imaginando essa imensa armada espanhola chegando e os portuga tudo correndo pra Biguaçu. Estou aguardando ansiosamente esse episódio no canal!!! Um grande abraço!!!
Grande orgulho tu tens de falares dos teus familiares ancestrais que fugiram já eram os brasileiros nascidos no Brasil em 1700 já eram 4 ou 5 gerações de nascidos no Brasil! Os portugueses sempre tomaram terras aos espanhóis tanto na Europa como na América latina.
@@nunomartinho A grandeza de Espanha nao tem comparacao com o Portugal..Imagina só sim o Brasil falace espanhol, seria um pais muito mais importante e rico na regiao e no mundo. So vai para a Espanha e depois para o Portugal e olhe a diferenca. E depois vai para Buenos Aires e logo para Sao paulo e Rio de Janeiro e vai entender a diferenca civilizacional
@@juantorres-dj3fn vai para Cuba ou Venezuela, Colômbia ou Peru, paraguaia, Bolívia, etc...Argentina e Uruguai é quase tudo imigração de Itália e Alemanha! Sem dúvidas que em Espanha não têm tantos políticos ladrões como tem em Portugal ou no Brasil.
Que vídeo fantástico!!! Realmente, o litoral catarinense hoje pertence aos argentinos kkk Aguardando ansiosamente os vídeos "complementares" destes (muitos) anos de disputa entre Portugal e Espanha por este trecho de chão abençoado, chamado Sul do Brasil. Abraços de Santa Catarina!
Excelente vídeo, Peninha! Quando viajei a Buenos Aires, aproveitei e visitei a Colônia de Sacramento. As ruínas do forte são sensacionais. Aproveitei e comprei um livro muito bom sobre a História do local, com mapas e muitas gravuras (livro aliás que deveria ser bilíngue, espanhol/português, de tanto que Colônia mudou de mãos... rs...). A propósito, de jeito nenhum que Maradona teria sido melhor do que Pelé. 😄
Colonia del Sacramento e muito linda. Bem europeia. Um clima bem gostoso. Com vários bistros maravilhosos. Saudades de la. Faz parte sempre do meu roteiro . BsAs, Colonia del Sacramento, Montevideo e Punta. Aluguem um coche em Colonia e se maravilhem nas estradas Uruguaias. Não vão se arrepender
Imenso e inestimável professor Bueno, peço que faça um episódio sobre o Percival Faquar e a marcha para o Oeste estimulada pelo Vargas. Um generoso abraço para o nosso grande professor.
Bom, me parece que antes de falarmos em "jeitinho brasileiro" devemos falar em "jeitinho lusitano". O que faltava em canhões sobrava em tinta! Grandes portugas! Abraços Peninha! Tá devendo o segundo ep. do Revolução da Degola pô!
Os portugueses foram RAPOSAS diplomáticas! E daí que nossos grandes diplomatas e Chefes de Estado, de José Bonifácio até Barão do Rio Branco e Getúlio Vargas, beberam em favor do Brasil... Somos grandiosos em território pois somos grandiosos no espírito e inteligência!
Português sempre foi bom de lábia, brasileiro erdou isso . Portugueses ganhavam tudo na lábia dos argentinos e em seguida passou o bastão para o Brasil 🤣🤣🤣🤣
As historias do sul sao as melhores! Viva o mate! Jà estive umas 6x em Colonia, è um lugar magico. Principalmente aquelas praias de agua dulce a beira do Mar Dulce. Sempre com asado e tomando mate.
@@augustoroman3257 cada um com seus gostos amigo, porém pesa aqui em quase toda região sul desde criança se toma chimarrão e é estranho passar um dia sem tomar o "cházinho caliente"
Caro Professor !!! É sempre um momento de prazer ouvir suas aulas !!! Sempre gostei de estudar história , mas nas suas aulas eu assimilo mais. Valeu Professor !!!
@@augustoroman3257 publicações brasileiras esclarecem que os portugueses construíram mais de 300 fortes e fortalezas ao longo das imensas fronteiras terrestres do Brasil e ao longo da costa marítima Relativamente ao sul do Brasil Podemos ler que os territórios portugueses em África, ilhas do Pacífico e colonia de Sacramento foram entregues à Espanha contra ilha de Santa Catarina, territórios das missões, e parte da Amazónia, daí que o Brasil tenha tido essas imensas dimensões : "..Em 1472, na tentativa de encontrar uma nova rota para as Índias, o navegador português Fernão do Pó, descobriu a ilha de Bioco, que durante anos levou o nome do seu descobridor. No início do século XVI (1507), o português Ramos de Esquivel realizou uma primeira tentativa de colonização na ilha de Fernão do Pó. Estabeleceu uma feitoria em Concepción (Riaba) e desenvolveu as plantações de cana-de-açúcar. Porém, a hostilidade do povo nativo da ilha, da etnia bubi, e as doenças puseram fim rapidamente a esta experiência.[4] Com os tratados de Santo Ildefonso em 1777 e de El Pardo em 1778, os portugueses assentados em Fernão do Pó cederam aos espanhóis uma região de influência de 800 000 km² na África, em troca da Colônia do Sacramento, no Rio da Prata, e a Ilha de Santa Catarina na costa brasileira (ocupadas pelos espanhóis). A região se estendia desde o delta do Níger até a foz do rio Ogoué (no atual Gabão) e compreendia as ilhas de Fernão do Pó e Ano-Bom (Annobón). Com o fracasso das diferentes tentativas de colonização destas terras, a Espanha se desinteressou de suas colônias africanas deixando a porta aberta à colonização por parte de outras potências como a Grã-Bretanha...."
Olá, Eduardo Bueno e fans. Conheci Colônia do Sacramento em 2017, na minha viagem de férias. A Rosário, nossa guia turística contou-nos essa História. Na verdade mesmo das ruínas pouco restou. Só mesmo aquele portal. Foi uma viagem muito interessante. Lá tem o museu do lápis. Uma sala só com lápis de todos os lugares do mundo, inclusive um lápis gigantesco da cidade de Itu-SP. Tem uma loja de doces e queijos, com um doce de leite delicioso... Tem um nome mas não vou dizer aqui porque vocês vão dar risada... Fiz um poema sobre o Uruguay: Colônia do Sacramento Quilômetros e quilômetros de “llanuras”, de palmeiras e pastos verdes, sendo inverno... Precisava mesmo vir a estas lonjuras Para não esquecer de mim o que é eterno... A rodovia segue sempre em linha reta; Faz sol e tudo em volta mostra-se tão lindo!!! Talvez tenham meus olhos a missão secreta De registrar o que vejo e a que estou indo... Chegamos, enfim, agora, neste momento, Às ruínas seculares feitas de pedra, na Colônia do Santíssimo Sacramento. Que Deus bendiga essa terra maravilhosa E seus artistas imortais que ela preza A exemplo do grande Alfredo Zitarrosa! Eliana, 22/08/2017
@@viagemeinvestir Boa noite. Gratíssima. Amo viajar... A pandemia me trancou em casa há quase dois anos já... Espero que em 2022 eu possa continuar viajando, mesmo que só no Brasil.
@@HelianaSuper conseguimos sair de carro, da Suíça, um ano atrás, para a Estônia; foi muita sorte pois logo depois fecharam as fronteiras e em cada país que devia passar ao voltar, tinha que explicar que estava voltando. Não deixavam mais. Na Eslováquia deram prazo de um dia para sair do país, na Áustria também e agora estamos indo para Dubai mas não gosto de tanta burocracia que temos que fazer (PCR, etc)
@@viagemeinvestir Uau... Minha viagem mais longínqua foi para o Chile... Eu tenho vontade de conhecer Portugal e Espanha. Mas agora tenho medo porque são muitas horas de voo e eu estou com arritmia. Tenho medo de passar mal na viagem.... Gosto de lugares de beleza natural e cultural... No Brasil ainda tem bastante coisa pra eu ver. Quero ir a Goiás Velho no museu da Cora Coralina, no ano que vem. Faço parte do grupo de risco ainda não posso viajar. Sucesso e boa viagem para vocês!
Colônia é espetacular, tive o prazer de conhecer e quando tiver oportunidade novamente irei para lá. No final de semana que fomos, os hotéis estavam lotados e sem vagas, tivemos que dormir no carro 1 noite. Motivo: Era feriado na Argentina e os hermanos invadiram, "invadem" Colônia!! 🇺🇾♥️ Um abraço de Jlle/SC a cidade mais bostonarista de SC infelizmente 😔
Muuuuiiitooo bom!!! Uma aula incrível e super bem explicada! Abração! Visitei Colônia do Sacramento, mas só consegui saber de todos esses detalhes nesse vídeo que chega a ser magnífico!!!
Eu, na minha profunda ignorância realmente não sabia da invasão dos argentinos até Santa Catarina. Poxa Peninha, incrível isso. Aguardo ansiosamente sobre os Tratados de Madrid, e Idelfonso e essa invasão e a fuga dos Catarinas e gaúchos. Só um parênteses, acho q no seu vídeo sobre os povos das Missões vc diz da ajuda dos gaúchos argentinos... Abs!
@@viagemeinvestir já tinham se acostumado com o nome, assim como no território do "novo méxico" que os EUA pegou está tudo em espanhol os nomes das cidades ainda, Los Angeles etc.
Já visitei Colônia do Sacramento e conheci boa parte desta história, porém não com tamanha riqueza de detalhes e fatos ! Parabéns pelo vídeo, muito interessante!
No es fácil armar la historia de colonia mucho del material histórico era militar y se perdía después de cada conquista lo poco que hay deriva de diarios íntimos encontrados por arqueólogos, algunos papeles que se salvaron en la iglesia mayor todo recuperado y estudiado por Artigas Mariño el historiador de colonia ( busquen sus libros) y la ciudad que tanto les gusta existe todavía gracias a un vecino de colonia que solo y con una fuerza de voluntad única la desenterró, el arquitecto Odriozola y que gracias a él hoy está protegida por Unesco como patrimonio histórico de la humanidad
Ese es un comentario fuera de lugar, porque no tiene nada que ver aquel momento histórico con este presente. Es como si esas disputas por territorio tuviesen el mismo sentido hoy en el siglo XXI
@Vitour: pode querer, provavelmente os espanhóis atacavam pela calada da noite (noites de sábado 😂) e como sempre: 100 espanhóis para 3 portugueses. Logo, não passávamos a perna, eles é que esmagavam pelo número. Acho graça quando os espanhóis falam dos portugueses, parece que éramos aos milhões como eles! Provavelmente havia 1port./100 esp. Por isso, eles chegaram a ocupar quase toda a América. Hehehe 😂🤣🙃🤭PS: Abraço, hoje, todos somos irmãos! O Peninha naturalmente foi o Pizon há 500 anos, naquela encarnação ou foi o Duarte Pacheco Pereira?
@@zitarodrigues5766 publicações brasileiras esclarecem que os portugueses construíram mais de 300 fortes e fortalezas ao longo das imensas fronteiras terrestres do Brasil e ao longo da costa marítima Relativamente ao sul do Brasil Podemos ler que os territórios portugueses em África (parte hoje pertence à Guiné Equitoral), ilhas do Pacífico e colonia de Sacramento foram entregues à Espanha contra ilha de Santa Catarina, territórios das missões, e parte da Amazónia, daí que o Brasil tenha tido essas imensas dimensões : "..Em 1472, na tentativa de encontrar uma nova rota para as Índias, o navegador português Fernão do Pó, descobriu a ilha de Bioco, que durante anos levou o nome do seu descobridor. No início do século XVI (1507), o português Ramos de Esquivel realizou uma primeira tentativa de colonização na ilha de Fernão do Pó. Estabeleceu uma feitoria em Concepción (Riaba) e desenvolveu as plantações de cana-de-açúcar. Porém, a hostilidade do povo nativo da ilha, da etnia bubi, e as doenças puseram fim rapidamente a esta experiência.[4] Com os tratados de Santo Ildefonso em 1777 e de El Pardo em 1778, os portugueses assentados em Fernão do Pó cederam aos espanhóis uma região de influência de 800 000 km² na África, em troca da Colônia do Sacramento, no Rio da Prata, e a Ilha de Santa Catarina na costa brasileira (ocupadas pelos espanhóis). A região se estendia desde o delta do Níger até a foz do rio Ogoué (no atual Gabão) e compreendia as ilhas de Fernão do Pó e Ano-Bom (Annobón). Com o fracasso das diferentes tentativas de colonização destas terras, a Espanha se desinteressou de suas colônias africanas deixando a porta aberta à colonização por parte de outras potências como a Grã-Bretanha...."
Peninha vc é show que alegria me dá vc com falando a história ,anida na bela santa Catarina, detalhe sou paulistano mas tenho um carinho especial por Santa Catarina
O livro "Alexandre de Gusmão (1695-1753): O estadista que desenhou o mapa do Brasil" conta a história de fronteiras do Brasil, com a qual Colônia de Sacramento está intimamente ligada, de forma muito fluída e com bastante qualidade de narrativa.
depois de quase sair na mão com um hermano argentino nos comentários do vídeo sobre o gaúcho, esse vídeo aqui veio pra firmar a diplomacia de novo entre Brasil e Argentina. E sim, tenho que concordar que Maradona é melhor que Pelé e a região Sul também é Brasil. Duas coisas não tão óbvias, mas é verdade hahaha obrigada pelo vídeo
Falar que Maradona é melhor que Pelé é sacanagem... É jogar o espírito brasileiro no lixo mesmo. Não tem como alguém que não é argentino e conhece minimamente de futebol falar isso.
Ok, peça ao Maradona fazer para gols de falta com qualquer das pernas, chutar muito bem e forte com qualquer das pernas, parar no ar, cabecear, tabelar nas pernas dos adversários, saber cavar faltas, dar passes como quase gols, visão em 360°, esqueci de algo do Rei? Maradona ótimo jogador, Pelé? Inigualável, sem mais.
@abc 123 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK O presidente do país mais importante da América Latina é um Zé ninguém? E o Albertinho presidente da Argentina é importante? Você é um ótimo humorista
@@viagemeinvestir não opinião dele, na minha é Machado de Assis, cada um tem o direito de ter a sua. E não esqueça que ele é muito irônico e debochado.
@@patricialima0702 sei. Ele é mordaz com a gente inclusive. Busca a reação. É um gênio 😂 Eu não li muito de Machado de Assis mas não li Borges: devorei todos os livros de Borges. Único
Muito bom esta parte da história sobre os territórios do sul do Brasil, mais interessante ainda narrativa de forma pitoresca dos embates luso hispânicos por aquela região hoje brasileira.
Peninha as suas narrativas históricas são fantasticas! Mas, nem se o Maradora não fosse um Saci, ele seria melhor que Pelé!!!!! Ah, e ano que vem vou assistir ao teu Grêmio aqui em Manaus! Grande abraço.
Mais uma vez, portentoso (não portenho) e instigante. Dá esperança de um país mais consciente. Uma observação: do Pantanal não partem rios para a bacia Amazônica, mas as cabeceiras do Juruena e Guaporé estão bem ali. Cientes dessa situação, os Portugueses instalaram ali um forte, em Vila Bela da Santíssima Trindade e outro mais a jusante, o Príncipe da Beira, perto de Costa Marques (com rebatimento com a história de Rondônia). Merecia uma história apenas sobre esses fenomenais fortes Portugueses e o papel na manutenção da integridade territorial. Forte abraço!
Reuber Brandão publicações brasileiras esclarecem que os portugueses construíram mais de 300 fortes e fortalezas ao longo das imensas fronteiras terrestres do Brasil e ao longo da costa marítima Relativamente ao sul do Brasil Podemos ler que os territórios portugueses em África, ilhas do Pacífico e colonia de Sacramento foram entregues à Espanha contra ilha de Santa Catarina, territórios das missões, e parte da Amazónia, daí que o Brasil tenha tido essas imensas dimensões : "..Em 1472, na tentativa de encontrar uma nova rota para as Índias, o navegador português Fernão do Pó, descobriu a ilha de Bioco, que durante anos levou o nome do seu descobridor. No início do século XVI (1507), o português Ramos de Esquivel realizou uma primeira tentativa de colonização na ilha de Fernão do Pó. Estabeleceu uma feitoria em Concepción (Riaba) e desenvolveu as plantações de cana-de-açúcar. Porém, a hostilidade do povo nativo da ilha, da etnia bubi, e as doenças puseram fim rapidamente a esta experiência.[4] Com os tratados de Santo Ildefonso em 1777 e de El Pardo em 1778, os portugueses assentados em Fernão do Pó cederam aos espanhóis uma região de influência de 800 000 km² na África, em troca da Colônia do Sacramento, no Rio da Prata, e a Ilha de Santa Catarina na costa brasileira (ocupadas pelos espanhóis). A região se estendia desde o delta do Níger até a foz do rio Ogoué (no atual Gabão) e compreendia as ilhas de Fernão do Pó e Ano-Bom (Annobón). Com o fracasso das diferentes tentativas de colonização destas terras, a Espanha se desinteressou de suas colônias africanas deixando a porta aberta à colonização por parte de outras potências como a Grã-Bretanha...."
@@marie3587 Olá Marie! Muito obrigado pelas informações! Incrivel o engenho Português na manutenção do território. Imagino que arquiteturas e logísticas militar estavam envolvidas nesse enorme empreendimento.
Muito bom, mas faltou dizer que Colônia de Sacramento voltou à posse do já Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves em 1817, quando D. João VI invadiu e anexou toda a região do Uruguai, e que foi sucedido pelo Império do Brasil, criando a Província Cisplatina. E ficou ocupada por portugueses/brasileiros até a independência do Uruguai (1825, com tratado assinado em 1828) quando passou a integrar definitivamente esse novo país.
@@laurafernandez2848 Não sei como ensinam a história do Uruguai nas escolas, mas acho que focam nos diversos conflitos havidos no século XIX, com destaque à questão da Província Cisplatina uma vez que fez parte do território do Império brasileiro em seu início. Eu conheço razoavelmente bem a história do Uruguai dos séculos XVII a XIX porque tenho uma antepassada uruguaia descendente dos primeiros povoadores canários de Montevidéu e aprendi bastante coisa quando fiz pesquisas a respeito.
@@adrianoabruno2243 Entonces tal vez concuerdes conmigo con que es mucho más que los pocos años de la Cisplatina, de los que nadie recuerda en Uruguay. Sería más interesante si en Brasil estudiasen la historia de Uruguay vinculando los gauchos y gaúchos. Ahí sí que tendría más sentido y contenido.
@@laurafernandez2848 A suposta falta de interesse do Uruguai na história da Cisplatina não é motivo para que o assunto não seja estudado no Brasil. Para os brasileiros esse período é importante, porque, como eu escrevi, o território fez parte do Reino Unido e depois do Império do Brasil. Além disso, acredito que os gaúchos e sua relação com Uruguai e Brasil também sejam objeto de ensino em nossas escolas. Mas, pela minha percepção, são os fatos históricos do século XIX da história uruguaia aqueles mais conhecidos e debatidos no Brasil.
@@adrianoabruno2243 No. No. Escucha, tenés que estudiar más. Confundís los hechos, los momentos. Hay una mezcla curiosa de imperios en la Provincia Oriental. No, no. Además de eso aclararte que por supuesto que en Uruguay se estudia la Provincia Cisplatina. Y por eso mismo es que sabemos que en la historia de Uruguay hay mucho más que solo eso.
O professor Agostinho da Silva, que a titulo de curiosidade é provavelmente o português que mais faz pelo Brasil no seculo20 ( depois vira Luso/Brasileiro), dizia o seguinte:-- "Durante mais de um seculo os portugueses, mentiram, enganaram, esconderam, iludiram, trapacearam o mundo inteiro , para conseguirem -construir- o Brasil que está aí para o mundo."
@@viagemeinvestir Antes, meu caro, o falecido professor Agostinho, queria referir-se logo ao seculo XVI quando os portugueses esconderam o descobrimento do Brasil para desse modo conseguirem estender a linha do tratado de Tordesilhas das 100 leguas a leste de Cabo Verde, para 370 leguas a leste do mesmo local, sendo que assim essa linha imaginária ficou sendo para sempre as fronteiras do Brasil. Para conseguir isso, esconderam o descobrimento , ou achamento do Brasil, falsificaram mapas, mentiram para todo o mundo...enfim, era a essa situação que o professor Agostinho da Silva se referia. Agostinho da Silva foi um português que emigrou para o Brasil para fugir à ditadura de Salazar, e onde chegou a fazer parte de um governo de Jânio Quadros e ajudou a fundar diversas universidades pelo Brasil, criou o centro de estudos africanos e orientais da Bahia e organizou a exposição dos 400 anos da fundação de São Paulo, entre muitas outras coisas que fez pelo Brasil.
@@sangueverde01 o que eu tenho lido na história dos espanhóis (nascí e estudei na Argentina) foi o interesse pelo Pacífico, a parte Ocidental da América. O rio da Prata era uma via navegável para chegar a Assunção do Paraguai, boa logística para sair com a prata e o ouro (em menor escala) da atual Bolívia (Alto Perú) e na realidade os espanhóis negligenciaram a parte Oriental da América do Sul (Brasil) exceto os portos de Buenos Aires e bem terra acima, Assunção do Paraguai. Daí que os portugueses aproveitaram, e o único lugar estratégico em disputa foi Colônia durante tantos anos, como opção do outro lado do porto de Buenos Aires. A riqueza em prata da Bolívia para Espanha -dizem na Bolívia, "daria para construir uma ponte toda de prata, desde a Bolívia para Espanha, a través do Ocêano"
BRILHANTE!!!! Você foi recomendado por um de meus alunos de português, aqui em Montevidéu, no Uruguai!! Vou usar seus vídeos em minhas aulas!!! AMEI!!!
Realmente é fantástico..grandes vultos da história do Brasil nasceram em Sacramento... está lá a casa de Hipólito José Costa o fundador do correio braziliense... eu vi!
Amo Colônia del Sacramento!! Soy uruguaya y siempre quise escuchar un capítulo sobre Colonia hecho por usted. Estuvo genial. Obrigada!!!
Somos dos
Tres
4
¡Somos cinco! Je je je
Se a Argentina o que que você tá fazendo. ???????
Que alegría me da este video! De parte de un seguidor Montevideano, uchísimas gracias! Un abrazo muy grande a los queridos hermanos Brasileros y en especial a toda la produccion de buenas ideas. O Brigado a tudos voces! 🇦🇷🇺🇾🇧🇷
Eduardo Bueno, ótima essa sua idéia de reconhecer a Colônia do Sacramento como sede oficial do Mercosul. Un abrazo argentino a los hermanos brasileños, y también a los queridos uruguayos. A história nos une. ;-)
Grande abraço aos nossos irmãos argentinos e uruguaios que através deste vídeo maravilhoso enriquecem os conhecimentos aprendendo sobre a cultura da época 👏🏻👏🏻👏🏻👊🏻👊🏻👊🏻
nosoutros nos tratamos como hermanos e hermanos somos , me gustaria de ablar bien castejano , pero lo conosco poco. te deseo salud e un monton de felicidad.
Olá, José! E eu sou a favor de que a sede do Mercosul seja naquele edifício redondo em Foz do Iguaçu, próximo ao monumento das tríplice fronteira, e que, aliás e infelizmente, anda abandonado. Acho que lá é o lugar perfeito, inclusive para revitalizá-lo!
Vá a merd@ Argentina!!
@@paulopaulo6494 Paulo!!! Eu estou envergonhada e peço desculpa aos argentinos que enviaram abraços para nós e ainda vão ler esse episódio. Amo o folclore argentino, amo os violonistas argentinos, amo os conjuntos musicais argentinos, sou fã do León Gieco, da Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui (já visitei o museu que foi a casa dele e chorei de emoção). Aproveitei a viagem e visitei o museu Che Guevara... E se eu não gostasse da Argentina por alguma razão, eu não viria a público ofender os argentinos porque amo o Brasil e não gostaria que alguém nos xingasse...
Eu já fui a Colônia 4x e como eu gosto daquele lugar; almoçar no Charco Bistrot... saudades!!! O Uruguay é um país incrível que sou apaixonado.
Esse Eduardo Bueno é um verdadeiro capacho de castelhano.
Impressionante capachildo total.
A Geografia de fato é uma ciência que, antes de tudo, serve para a guerra, e Portugal sempre soube usa-la da melhor e mais eficiente forma.
A maior arma Portuguesa no fim das contas era a diplomacia e o faro para os negócios.
@@kiq993 Eu já acho que foi o estilo de união, os bandeirantes iam casando com as índias das tribos e iam conquistando os territórios para a colônia portuguesa.
@@inesitamuniz2562 Não deixa de ser uma diplomacia "informal", que nem monarcas que casavam a prole por interesse político. Conquista por associação.
@@inesitamuniz2562 Também, as duas formas de estratégia português: comércio marítimo global, diplomacia e tratados internacionais + união estável entre povos indígenas com portugueses corsários (bandeirantes) na conquista de terras.
yves lacoste
Nossa! Qué jeito tão divertido de aprender história. Um abraço grande desde Argentina.
🇦🇷❤️🇧🇷
Sou brasileiro, gaúcho e tricolor e 3 anos atrás escolhi Colonia del Sacramento para viver. É realmente um lugar rico em história e que merece ser visitado. Saludos
Bienvenido a Uruguay Alexandre. Saludos!
Gracias, @@pauloroddel9492
sou de Colombia, e gosto muito de esta historia, que una muito mais ao brasil com americalatina
Eduarditooooo.... Cada día amo más este canal ! Abrazos desde Melo, Cerro Largo. Uy ... (Pueblito que también tiene su historia jejeje. Espero que algún día la cuentes. )
Abraços de um Catarina. Abraços do Povo de Seara/SC
É preciso relembrar sempre a tenacidade dos portugueses ao longo da história, nos dá orgulho saber como um país tão pequeno e limitado conseguiu rivalizar com poderosos como a Espanha. Nos orgulha também saber que a diplomacia era um caminho usado por nossos ancestrais e que muitas de suas vitórias foram obtidas através de negociações. Quanto as críticas aos colonizadores portugueses temos que reconhecer que são justas, mas o mesmo se aplica aos colonizadores de qualquer nacionalidade,
Mais uma aula fantástica!!! Conheci Colônia em 2016, é um lugar extremamente charmoso e com a história pulsando em cada rua. Pretendo voltar em outras oportunidades.
Também estive lá e, ironicamente, é um lugar muito tranquilo (se considerarmos que durante séculos o negócio lá pegava fogo entre portugueses e espanhóis). 😄
nunca vi essa historia ser contada tão bem!! sou de Rio Grande. Minha cidade foi dos espanhóis por 1 ano inteiro. Obrigada
GRACIAS DESDE LA PERLA DEL PLATA BS AS , SOS UN GRAN MAESTRO DE HISTORIA SUDAMERICANA ,QUE HERMOSA OLINDA QUE ES COLONIA ...
Só quem já foi pra Colônia do Sacramento sabe que aquele lugar “fede” à história! Um dos lugares mais incríveis que já fui.
Felicitaciones por el gran video, maestro. Bien informado y ameno. Me gustó tanto que te perdono por ser torcedor de Gremio (yo también estuve en la final de 1983 en Porto Alegre, pero hinchando por el Glorioso Peñarol).
Gremio y nacional!quem é de peñarol são tudo puto kkk
Muy bueno Eduardo... Una genialidad!!! Só admiração por Vc e todo esse conhecimento!! 👏🏾👏🏾👏🏾 Vc é o nosso Maradona da história Brasilera!!! 🇦🇷♥️🇧🇷
Fico pensando como seria o ensino de história com suas vídeo aulas, meus bisavós imigraram da Colônia do Sacramento para o Brasil, hoje pude aprender muito mais sobre essa encantadora cidade. Forte abraço.
Em 2019 tive a felicidade de conhecer a Colônia de Sacramento! Linda, maravilhosa, adorei o lugar a história, tudo. Era meu sonho desde a quarta série quando estudavamos nas aulas de história e volta e meia surgia a Colônia!!
Meu sonho também Glauce.
Tenho 77 anos visitei duas vezes Buenos Aires, Sempre muito bem rebido' pero no he perdido la esperanza de conocer montivideu, punta del este y colonia. Viva los tres Pueblos..
MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
O CONTADOR DE HISTÓRIAS MAIS MARAVILHOSO DO BRASIL
SOU UM PORTUGUES E TENHO MUITO ORGULHO NESSA HISTORIA. OBRIGADO.
O BRASIL TEM GRANDE DIVIDA COM PORTUGAL , quem sabe um dia poderá ser resgatada . divida em todos sentidos
@@ronmyneldívida?só o que faltava.
Compactuo demasiadamente com a verdade absoluta dita ao final!
Uruguay, pequeña cuña entre dos gigantes, creación de lord Posomby y la Gran Bretaña... utilizando Colonia del sacramento.
Saludos de un seguidor Uruguayo!
👏👏👏hermano uruguaiano..
Así es... Paraguay también, a partir de la Guerra de la Triple Alianza se tornó de la misma condición que Uruguay, o sea, un *''estado tampón''*
Como para que volviese Artigas...ni en cuete! Un estado creado por los enemigos de los orientales que él correctamente jamás reconoció, fiel a sus creencias de que lo que hubiese sido ideal era una Confederación de Provincias Unidas y no ese adefesio que crearon en la época. Hoy ya es demasiado tarde y los orientales tenemos una identidad definida, pero no en la época, donde a ningún combatiente artiguista se le ocurriria separarse de las otras provincias hermanas y se combatia por un ideal rioplatense en común con los "occidentales", hoy los argentinos.
@@teachedteach *Artigas, el creador de la ''Liga Federal Oriental de los Pueblos Libres''* cuya soberanía territorial, en aquel tiempo (año de 1814) tenía límites naturales con el Paraguay, através de partes del Río Uruguay y del Río Paraná, murió en mi Paraguay hace más de 180 años ... murió cuidando su parcela de zapallos y calabazas... Artigas plantaba muchos zapallos, era muy adepto a su cultivo (que en el Paraguay puede realizarse dos veces al año), tal vez por el amor a los caballos que él tenía y que, por lo tanto, le impulsaba hasta si se quiere en demasía, al cultivo que más le gustaba a sus animales.
@@teachedteach el problema de Uruguay, hoy no sería tener su "propia identidad" ya que un Cordobés, un Jujeño, un Formoseño, o San Juanimo tambien la tienen, y somos re distintos unos de otros. El problema es la autonomía que tienen, que nunca podrian dejar de lado para unificarnos en lo que por lógica debe estar junto, al igual que Paraguay. Los enemigos Ingleses y Brasileros amputaron una patria grande, pero tambien las burguesias locales. Hoy creo que ya ni si quiera con Brazil hay hostilidad, debemos avanzar unidos como Región, tenemos todo en común!
Não consigo explicar o como eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii esse vídeo, vc é um gênio, pra vc te noção eu anotei tudooooooo o que vc disse, ficou com duas páginas! e tudo pra estudo!
A marcha para o oeste é uma das histórias mais impressionantes da história do Brasil. Por ser mais recente é muito bem documentada e os personagens até a pouco tempo estavam entre nós. Acho que cabe em 2 capítulos. Vai deixar clara a velocidade da destruição do cerrado e da Amazônia. Capítulo indispensável.
Lá tem um lindo por so sol! Maravilhosa cidade!
Estive em colonia do sacramento em 2013, logo a apos a legalização a erva, e claro. A cidade é linda, a arquitetura local é sem igual!! Foi muito bom conhecer o Uruguai e principalmente Colonia do sacremento e Cabo polonio, recomendo demais.
O PROFESSOR É MUITO DOIDO. É O, CARA!!! NUNCA MAIS ESQUEÇO ESSA HISTÓRIA.
Lugar lindo demais Colonia do sacramento. Todo Brasileiro deberia conhecer. Orgulhoso de ser Uruguaio.
Infelizmente o Uruguai não anexou o RS :(
@@vitorsiIveira Como diz o Peninha, santa ignorância...
Sou de Curitiba e acho sensacional esse episodio para conhecer a historia do sul!!
Do Amazonas ao Rio da Prata, como diz o hino do Império do Brasil!!!!
Pero su imperio brazuca murio!!!y nunca obtuvieron el rio de la plata!!!jejejeje!!!
@@rodrigopower9263 invasiones brasileñas en 1851, 1852, 1854 y 1864 jejeje y desfile triunfal en las calles de Buenos Aires en 1852 jajajaja
Peninha ouvir você contando os mínimos detalhes da história é incrível, é uma vela iluminando nossa vil ignorância. Estive em Colônia e é uma sensação incrível, parece que você volta no tempo.
E olha que o brasileiro é campeão em ignorância... acho que, segundo as pesquisas, o Brasil continua a permanecer ainda no famigerado ''top ten'' dos países mais ignorantes do mundo.
Mínimos detalhes??? Do lado de quem lutaram os charruas e minuanos? Como foi tratado o fundador de Colônia pele governo português? Foi declarado covarde? Sim. O peninha é um porre. Parece que sabe muito para quem sabe pouco. Já o vi falsear vârias vezes. Colocou imagens dos índios cavaleiros guaicurus como sendo charruas.
Seria bom uma série de episódio sobre as cidades mais antigas do brasil
Boa 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Seria muito interessante mesmo. 😊
SIMMMM UP UP PENINHAAA
PORTO SEGURO, SALVADOR....
Eu visitei a colônia de sacramento quando estive no Uruguay e adorei conhecer um pouco mais da história aqui!
Episódio emblemático que diz muito sobre a América do Sul, sobre portugueses, espanhóis e sobretudo sobre a história do Rio Grande do Sul. Parabéns Eduardo Bueno!
Que excelente episódio! Esse tem que bater 1milhao de vils! Cada dia que passa mais amo esse canal! Conhecimento e tudo!!
Este ed.bueno,é bem engraçado! Kkk Qdo ele fala coisa boa,q engrandece o povo ,fica melhor ainda! Pq aplica uma aula divertida e de fácil compreensão ! Mto bom esplanador kkk e comediante tbm
Sou descendente de Luís Castanho de Almeida, um soldado paulista, depois Capitão, das tropas do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves que em 1817, a mando de D. João VI, anexaram toda a região do Uruguai, incluindo Colônia do Sacramento. Ficou 9 anos lutando no Uruguai e voltou de lá com minha pentavó, uruguaia que era descendente dos primeiros povoadores canários de Montevideo. Esse período da invasão e anexação do território do hoje Uruguai, chamada pelos uruguaios de Guerra del Brasil, que teve um fato histórico pouco conhecido e estudado ("Abrazo del Arroyo Monzón"), daria um ótimo episódio.
Amo Colônia do Sacramento, amei conhecer esse lugar lindo, mágico e histórico, espero voltar um dia 😍😍 tenho tantas recordações...
Obrigado!
Bebendo um pouquinho da água do conhecimento! Sensacional Eduardo Bueno.
Muito obrigado Eduardo
VC É UM GRANDE MESTRE QUE ME FEZ AMAR HISTÓRIA !!!
Conheci Colônia e não imaginava tudo isso. Sensacional. Muito obrigado
Obrigado Professor Peninha! Outro video para a alegria de nós, seus seguidores uruguaios!
Sou apaixonada por historia; com esse PROFESSOR entaoooo🤗
Excelente episodio. Eu falei num comentário, acho ate que foi no vídeo dos gaúchos, que os espanhóis tinham se estabelecido a alguns quilômetros de Colonia no chamado Real de San Carlos desde onde eles podiam vigiar o que se passava na cidade. Agora que falou da famosa distancia do tiro de canhão faz muito mais sentido.
Na fortaleza de Santa Teresa no Uruguai, alias erigida em 1762 justamente no marco da campanha de Cevallos e que recomendo visitar, esta registrada a historia da expedição espanhola pelo Brasil, a toma de vários fortes dos quais tem ate maquete e um monólito de pedra português que servia como marca de fronteira não muito longe da fortaleza, que fora arrancado de levado para la no qual ainda da para ler, Johanes V Rege, ou Rei João quinto.
Sensacional capitulo!
Mestre. Tenho casa em Ponta das Canas e volta e meia me paro imaginando essa imensa armada espanhola chegando e os portuga tudo correndo pra Biguaçu. Estou aguardando ansiosamente esse episódio no canal!!! Um grande abraço!!!
Grande orgulho tu tens de falares dos teus familiares ancestrais que fugiram já eram os brasileiros nascidos no Brasil em 1700 já eram 4 ou 5 gerações de nascidos no Brasil! Os portugueses sempre tomaram terras aos espanhóis tanto na Europa como na América latina.
@@nunomartinho olá amigo. Tenho sim muito orgulho dos meus ancestrais açorianos que chegaram um pouco depois desta invasão. Um abraço
@@nunomartinho A grandeza de Espanha nao tem comparacao com o Portugal..Imagina só sim o Brasil falace espanhol, seria um pais muito mais importante e rico na regiao e no mundo. So vai para a Espanha e depois para o Portugal e olhe a diferenca. E depois vai para Buenos Aires e logo para Sao paulo e Rio de Janeiro e vai entender a diferenca civilizacional
@@juantorres-dj3fn vai para Cuba ou Venezuela, Colômbia ou Peru, paraguaia, Bolívia, etc...Argentina e Uruguai é quase tudo imigração de Itália e Alemanha! Sem dúvidas que em Espanha não têm tantos políticos ladrões como tem em Portugal ou no Brasil.
Que maravilha! Parabens e obrigado!
História incrível!
Criatura espetacular!!!!!!
Que vídeo fantástico!!! Realmente, o litoral catarinense hoje pertence aos argentinos kkk
Aguardando ansiosamente os vídeos "complementares" destes (muitos) anos de disputa entre Portugal e Espanha por este trecho de chão abençoado, chamado Sul do Brasil. Abraços de Santa Catarina!
Vale muito a pena conhecer
Excelente vídeo, Peninha! Quando viajei a Buenos Aires, aproveitei e visitei a Colônia de Sacramento. As ruínas do forte são sensacionais. Aproveitei e comprei um livro muito bom sobre a História do local, com mapas e muitas gravuras (livro aliás que deveria ser bilíngue, espanhol/português, de tanto que Colônia mudou de mãos... rs...).
A propósito, de jeito nenhum que Maradona teria sido melhor do que Pelé. 😄
Que didática sensacional 👏👏
A diplomacia portuguesa/brasileira é notória desde muito tempo
Colonia del Sacramento e muito linda. Bem europeia. Um clima bem gostoso. Com vários bistros maravilhosos. Saudades de la. Faz parte sempre do meu roteiro . BsAs, Colonia del Sacramento, Montevideo e Punta. Aluguem um coche em Colonia e se maravilhem nas estradas Uruguaias. Não vão se arrepender
Imenso e inestimável professor Bueno, peço que faça um episódio sobre o Percival Faquar e a marcha para o Oeste estimulada pelo Vargas. Um generoso abraço para o nosso grande professor.
Bravo.....esto és la verdad de una história manchada por mentiras.
Pedro, pugno (essa é das antigas KKKKKK), um episódio sobre Os Balseiros do rio Uruguai. Abraços aqui de Seara/SC
Já existe uma parte desta história no episódio da Guerra do Contestado.
@@renatomendesespiritosanto1211 Nada Renato.
Cara com vc eu aprendo e racho o bico! Vc e demais parabéns e muitas
Felicidades.
Bom, me parece que antes de falarmos em "jeitinho brasileiro" devemos falar em "jeitinho lusitano".
O que faltava em canhões sobrava em tinta! Grandes portugas!
Abraços Peninha! Tá devendo o segundo ep. do Revolução da Degola pô!
Realmente! Está mais que clara nossa "herança" kkk
Os portugueses foram RAPOSAS diplomáticas! E daí que nossos grandes diplomatas e Chefes de Estado, de José Bonifácio até Barão do Rio Branco e Getúlio Vargas, beberam em favor do Brasil... Somos grandiosos em território pois somos grandiosos no espírito e inteligência!
Português sempre foi bom de lábia, brasileiro erdou isso . Portugueses ganhavam tudo na lábia dos argentinos e em seguida passou o bastão para o Brasil 🤣🤣🤣🤣
@@pai-pai4742 brazuca!!!! Argentina en esa epoca aun no existia!!!
Cara Você é 1000.....to aprendendo ..a verdadeira historia do Brasil....safado....
As historias do sul sao as melhores! Viva o mate! Jà estive umas 6x em Colonia, è um lugar magico. Principalmente aquelas praias de agua dulce a beira do Mar Dulce. Sempre com asado e tomando mate.
Menos. Esse chazinho caliente de vocês não tem a menor graça. Viva o café paulista mêo!
@@augustoroman3257 cada um com seus gostos amigo, porém pesa aqui em quase toda região sul desde criança se toma chimarrão e é estranho passar um dia sem tomar o "cházinho caliente"
@@joaopedroanziliero2094 e não se para de tomar, mesmo no verão né, é a hora do bate papo, fazer o quê
@@augustoroman3257 não tens alma platense para entender.
@@gregoryfelitto9034 Alma platense? Tu é argentino?
Eduardo bueno é a prova q existe vida inteligente na net ,
Mais uma aula fantástica! Como esperei por este episódio!
Caro Professor !!! É sempre um momento de prazer ouvir suas aulas !!! Sempre gostei de estudar história , mas nas suas aulas eu assimilo mais. Valeu Professor !!!
Que história maravilhosa
Sim. Ver Portugueses se fudendo em batalha não tem preço!
@@augustoroman3257
publicações brasileiras esclarecem que os portugueses construíram mais de 300 fortes e fortalezas ao longo das imensas fronteiras terrestres do Brasil e ao longo da costa marítima
Relativamente ao sul do Brasil
Podemos ler que os territórios portugueses em África, ilhas do Pacífico e colonia de Sacramento foram entregues à Espanha contra ilha de Santa Catarina, territórios das missões, e parte da Amazónia, daí que o Brasil tenha tido essas imensas dimensões :
"..Em 1472, na tentativa de encontrar uma nova rota para as Índias, o navegador português Fernão do Pó, descobriu a ilha de Bioco, que durante anos levou o nome do seu descobridor. No início do século XVI (1507), o português Ramos de Esquivel realizou uma primeira tentativa de colonização na ilha de Fernão do Pó. Estabeleceu uma feitoria em Concepción (Riaba) e desenvolveu as plantações de cana-de-açúcar. Porém, a hostilidade do povo nativo da ilha, da etnia bubi, e as doenças puseram fim rapidamente a esta experiência.[4]
Com os tratados de Santo Ildefonso em 1777 e de El Pardo em 1778, os portugueses assentados em Fernão do Pó cederam aos espanhóis uma região de influência de 800 000 km² na África, em troca da Colônia do Sacramento, no Rio da Prata, e a Ilha de Santa Catarina na costa brasileira (ocupadas pelos espanhóis). A região se estendia desde o delta do Níger até a foz do rio Ogoué (no atual Gabão) e compreendia as ilhas de Fernão do Pó e Ano-Bom (Annobón). Com o fracasso das diferentes tentativas de colonização destas terras, a Espanha se desinteressou de suas colônias africanas deixando a porta aberta à colonização por parte de outras potências como a Grã-Bretanha...."
Olá, Eduardo Bueno e fans. Conheci Colônia do Sacramento em 2017, na minha viagem de férias. A Rosário, nossa guia turística contou-nos essa História. Na verdade mesmo das ruínas pouco restou. Só mesmo aquele portal. Foi uma viagem muito interessante. Lá tem o museu do lápis. Uma sala só com lápis de todos os lugares do mundo, inclusive um lápis gigantesco da cidade de Itu-SP. Tem uma loja de doces e queijos, com um doce de leite delicioso... Tem um nome mas não vou dizer aqui porque vocês vão dar risada... Fiz um poema sobre o Uruguay:
Colônia do Sacramento
Quilômetros e quilômetros de “llanuras”,
de palmeiras e pastos verdes, sendo inverno...
Precisava mesmo vir a estas lonjuras
Para não esquecer de mim o que é eterno...
A rodovia segue sempre em linha reta;
Faz sol e tudo em volta mostra-se tão lindo!!!
Talvez tenham meus olhos a missão secreta
De registrar o que vejo e a que estou indo...
Chegamos, enfim, agora, neste momento,
Às ruínas seculares feitas de pedra,
na Colônia do Santíssimo Sacramento.
Que Deus bendiga essa terra maravilhosa
E seus artistas imortais que ela preza
A exemplo do grande Alfredo Zitarrosa!
Eliana, 22/08/2017
Parabéns
@@viagemeinvestir Boa noite. Gratíssima. Amo viajar... A pandemia me trancou em casa há quase dois anos já... Espero que em 2022 eu possa continuar viajando, mesmo que só no Brasil.
@Gilson Marcondes Ladeira Uai, Gilson... Por que não? Rs... Não me considero realmente poetisa... mas gosto de versejar...😄
@@HelianaSuper conseguimos sair de carro, da Suíça, um ano atrás, para a Estônia; foi muita sorte pois logo depois fecharam as fronteiras e em cada país que devia passar ao voltar, tinha que explicar que estava voltando. Não deixavam mais. Na Eslováquia deram prazo de um dia para sair do país, na Áustria também e agora estamos indo para Dubai mas não gosto de tanta burocracia que temos que fazer (PCR, etc)
@@viagemeinvestir
Uau... Minha viagem mais longínqua foi para o Chile... Eu tenho vontade de conhecer Portugal e Espanha. Mas agora tenho medo porque são muitas horas de voo e eu estou com arritmia. Tenho medo de passar mal na viagem.... Gosto de lugares de beleza natural e cultural... No Brasil ainda tem bastante coisa pra eu ver. Quero ir a Goiás Velho no museu da Cora Coralina, no ano que vem. Faço parte do grupo de risco ainda não posso viajar. Sucesso e boa viagem para vocês!
Valioso aporte!!!
Colônia é espetacular, tive o prazer de conhecer e quando tiver oportunidade novamente irei para lá. No final de semana que fomos, os hotéis estavam lotados e sem vagas, tivemos que dormir no carro 1 noite. Motivo: Era feriado na Argentina e os hermanos invadiram, "invadem" Colônia!! 🇺🇾♥️
Um abraço de Jlle/SC a cidade mais bostonarista de SC infelizmente 😔
Alessandro, o maldito Positivismo. O passado comandando o presente.
Boa Noite.Muito boa a história e a forma folclorica contada. Rs.
Muuuuiiitooo bom!!! Uma aula incrível e super bem explicada! Abração! Visitei Colônia do Sacramento, mas só consegui saber de todos esses detalhes nesse vídeo que chega a ser magnífico!!!
Impresionante, andás de vuelo botija!!!
Sí
Eu, na minha profunda ignorância realmente não sabia da invasão dos argentinos até Santa Catarina. Poxa Peninha, incrível isso. Aguardo ansiosamente sobre os Tratados de Madrid, e Idelfonso e essa invasão e a fuga dos Catarinas e gaúchos. Só um parênteses, acho q no seu vídeo sobre os povos das Missões vc diz da ajuda dos gaúchos argentinos... Abs!
Dos espanhóis
@@thealexprime sim, quis dizer que vieram da Argentina heheheh
Laguna, é lagoa, em português. Mas por qué será que ficou o nome em espanhol?
@@viagemeinvestir já tinham se acostumado com o nome, assim como no território do "novo méxico" que os EUA pegou está tudo em espanhol os nomes das cidades ainda, Los Angeles etc.
@@viagemeinvestir Laguna é uma lagoa com saída para o mar . Assim como a Lagoa dos Patos é na verdade uma Laguna.
Felicitaciones, excelente capítulo!!! Ahora esperamos las historias de los Saraiva!!!!
Já visitei Colônia do Sacramento e conheci boa parte desta história, porém não com tamanha riqueza de detalhes e fatos ! Parabéns pelo vídeo, muito interessante!
No es fácil armar la historia de colonia mucho del material histórico era militar y se perdía después de cada conquista lo poco que hay deriva de diarios íntimos encontrados por arqueólogos, algunos papeles que se salvaron en la iglesia mayor todo recuperado y estudiado por Artigas Mariño el historiador de colonia ( busquen sus libros) y la ciudad que tanto les gusta existe todavía gracias a un vecino de colonia que solo y con una fuerza de voluntad única la desenterró, el arquitecto Odriozola y que gracias a él hoy está protegida por Unesco como patrimonio histórico de la humanidad
Valeu.
Como eu amo os portugueses, sempre passando a perna aos seus irmãos espanhóis. 😁😁
Ese es un comentario fuera de lugar, porque no tiene nada que ver aquel momento histórico con este presente. Es como si esas disputas por territorio tuviesen el mismo sentido hoy en el siglo XXI
@@laurafernandez2848 onde está o teu sentido de humor? Não leve tudo demasiado a sério.
@Vitour: pode querer, provavelmente os espanhóis atacavam pela calada da noite (noites de sábado 😂) e como sempre: 100 espanhóis para 3 portugueses. Logo, não passávamos a perna, eles é que esmagavam pelo número. Acho graça quando os espanhóis falam dos portugueses, parece que éramos aos milhões como eles! Provavelmente havia 1port./100 esp. Por isso, eles chegaram a ocupar quase toda a América. Hehehe 😂🤣🙃🤭PS: Abraço, hoje, todos somos irmãos! O Peninha naturalmente foi o Pizon há 500 anos, naquela encarnação ou foi o Duarte Pacheco Pereira?
@@zitarodrigues5766
publicações brasileiras esclarecem que os portugueses construíram mais de 300 fortes e fortalezas ao longo das imensas fronteiras terrestres do Brasil e ao longo da costa marítima
Relativamente ao sul do Brasil
Podemos ler que os territórios portugueses em África (parte hoje pertence à Guiné Equitoral), ilhas do Pacífico e colonia de Sacramento foram entregues à Espanha contra ilha de Santa Catarina, territórios das missões, e parte da Amazónia, daí que o Brasil tenha tido essas imensas dimensões :
"..Em 1472, na tentativa de encontrar uma nova rota para as Índias, o navegador português Fernão do Pó, descobriu a ilha de Bioco, que durante anos levou o nome do seu descobridor. No início do século XVI (1507), o português Ramos de Esquivel realizou uma primeira tentativa de colonização na ilha de Fernão do Pó. Estabeleceu uma feitoria em Concepción (Riaba) e desenvolveu as plantações de cana-de-açúcar. Porém, a hostilidade do povo nativo da ilha, da etnia bubi, e as doenças puseram fim rapidamente a esta experiência.[4]
Com os tratados de Santo Ildefonso em 1777 e de El Pardo em 1778, os portugueses assentados em Fernão do Pó cederam aos espanhóis uma região de influência de 800 000 km² na África, em troca da Colônia do Sacramento, no Rio da Prata, e a Ilha de Santa Catarina na costa brasileira (ocupadas pelos espanhóis). A região se estendia desde o delta do Níger até a foz do rio Ogoué (no atual Gabão) e compreendia as ilhas de Fernão do Pó e Ano-Bom (Annobón). Com o fracasso das diferentes tentativas de colonização destas terras, a Espanha se desinteressou de suas colônias africanas deixando a porta aberta à colonização por parte de outras potências como a Grã-Bretanha...."
Peninha vc é show que alegria me dá vc com falando a história ,anida na bela santa Catarina, detalhe sou paulistano mas tenho um carinho especial por Santa Catarina
O livro "Alexandre de Gusmão (1695-1753): O estadista que desenhou o mapa do Brasil" conta a história de fronteiras do Brasil, com a qual Colônia de Sacramento está intimamente ligada, de forma muito fluída e com bastante qualidade de narrativa.
Tô querendo comprar esse livro mas ele não baixa o preço de jeito nenhum, vamos ver na Black Friday kkk...
@@alisonizi4347 Tá certo que 45 reais não é barato baratíssimo baratérrimo, mas dá para comprar, pô! (Amazon).
Muito obrigada, gostei seu jeito de explicar o passado dos países
Excelente vídeo
Fantástico 👏👏👏👏
Adorei os efeitos sonoros 😂
Meu DESINFORMANTE FAVORITO!!! Olha só a camiseta do crumudango!
depois de quase sair na mão com um hermano argentino nos comentários do vídeo sobre o gaúcho, esse vídeo aqui veio pra firmar a diplomacia de novo entre Brasil e Argentina. E sim, tenho que concordar que Maradona é melhor que Pelé e a região Sul também é Brasil. Duas coisas não tão óbvias, mas é verdade hahaha obrigada pelo vídeo
Falar que Maradona é melhor que Pelé é sacanagem... É jogar o espírito brasileiro no lixo mesmo. Não tem como alguém que não é argentino e conhece minimamente de futebol falar isso.
Ok, peça ao Maradona fazer para gols de falta com qualquer das pernas, chutar muito bem e forte com qualquer das pernas, parar no ar, cabecear, tabelar nas pernas dos adversários, saber cavar faltas, dar passes como quase gols, visão em 360°, esqueci de algo do Rei? Maradona ótimo jogador, Pelé? Inigualável, sem mais.
Ótima vídeo, Peninha, obrigada!
Argentina é Topzuera, admiro este pueblo muito culto. Eles leem muito, muito, muito...povo esperto.
Se fossem espertos eles não iriam eleger Alberto Fernández
Que é Topzuera? Dentro de todas as palavras que conheco, nao encontro ela.
@abc 123 e precisa apoiar Bolsonaro pra achar Alberto Fernandez um idiota?
@abc 123 Então você acha que o Bolsonaro não é um idiota?
@abc 123 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O presidente do país mais importante da América Latina é um Zé ninguém? E o Albertinho presidente da Argentina é importante?
Você é um ótimo humorista
Muito melhor que Netflix , eu amo 🥰
Não conhecia esse fato histórico da invasão da Argentina. Esse canal é muito top👏👏👏👏👏. Agora Machado de Assis , sempre será o melhor!!!😉❤
Você não ouviu Fernando Bueno dizendo que El Inmortal, Jorge Luis Borges é melhor? El Inmortal têm passado tanto tempo que já não lembra...
@@viagemeinvestir não opinião dele, na minha é Machado de Assis, cada um tem o direito de ter a sua. E não esqueça que ele é muito irônico e debochado.
@@patricialima0702 sei. Ele é mordaz com a gente inclusive. Busca a reação. É um gênio 😂
Eu não li muito de Machado de Assis mas não li Borges: devorei todos os livros de Borges. Único
Muito bom esta parte da história sobre os territórios do sul do Brasil, mais interessante ainda narrativa de forma pitoresca dos embates luso hispânicos por aquela região hoje brasileira.
Peninha as suas narrativas históricas são fantasticas! Mas, nem se o Maradora não fosse um Saci, ele seria melhor que Pelé!!!!! Ah, e ano que vem vou assistir ao teu Grêmio aqui em Manaus! Grande abraço.
Obrigado Eduardo!
Mais uma vez, portentoso (não portenho) e instigante. Dá esperança de um país mais consciente. Uma observação: do Pantanal não partem rios para a bacia Amazônica, mas as cabeceiras do Juruena e Guaporé estão bem ali. Cientes dessa situação, os Portugueses instalaram ali um forte, em Vila Bela da Santíssima Trindade e outro mais a jusante, o Príncipe da Beira, perto de Costa Marques (com rebatimento com a história de Rondônia). Merecia uma história apenas sobre esses fenomenais fortes Portugueses e o papel na manutenção da integridade territorial. Forte abraço!
Reuber Brandão
publicações brasileiras esclarecem que os portugueses construíram mais de 300 fortes e fortalezas ao longo das imensas fronteiras terrestres do Brasil e ao longo da costa marítima
Relativamente ao sul do Brasil
Podemos ler que os territórios portugueses em África, ilhas do Pacífico e colonia de Sacramento foram entregues à Espanha contra ilha de Santa Catarina, territórios das missões, e parte da Amazónia, daí que o Brasil tenha tido essas imensas dimensões :
"..Em 1472, na tentativa de encontrar uma nova rota para as Índias, o navegador português Fernão do Pó, descobriu a ilha de Bioco, que durante anos levou o nome do seu descobridor. No início do século XVI (1507), o português Ramos de Esquivel realizou uma primeira tentativa de colonização na ilha de Fernão do Pó. Estabeleceu uma feitoria em Concepción (Riaba) e desenvolveu as plantações de cana-de-açúcar. Porém, a hostilidade do povo nativo da ilha, da etnia bubi, e as doenças puseram fim rapidamente a esta experiência.[4]
Com os tratados de Santo Ildefonso em 1777 e de El Pardo em 1778, os portugueses assentados em Fernão do Pó cederam aos espanhóis uma região de influência de 800 000 km² na África, em troca da Colônia do Sacramento, no Rio da Prata, e a Ilha de Santa Catarina na costa brasileira (ocupadas pelos espanhóis). A região se estendia desde o delta do Níger até a foz do rio Ogoué (no atual Gabão) e compreendia as ilhas de Fernão do Pó e Ano-Bom (Annobón). Com o fracasso das diferentes tentativas de colonização destas terras, a Espanha se desinteressou de suas colônias africanas deixando a porta aberta à colonização por parte de outras potências como a Grã-Bretanha...."
@@marie3587 Olá Marie! Muito obrigado pelas informações! Incrivel o engenho Português na manutenção do território. Imagino que arquiteturas e logísticas militar estavam envolvidas nesse enorme empreendimento.
Que aula! O melhor professor de história de Brasil. Ainda lerei um livro seu.
Ao menos ajudámos a criar o Uruguai, país simpático e acolhedor.
Que episódio fantástico, merecia muito mais views
Muito bom, mas faltou dizer que Colônia de Sacramento voltou à posse do já Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves em 1817, quando D. João VI invadiu e anexou toda a região do Uruguai, e que foi sucedido pelo Império do Brasil, criando a Província Cisplatina. E ficou ocupada por portugueses/brasileiros até a independência do Uruguai (1825, com tratado assinado em 1828) quando passou a integrar definitivamente esse novo país.
¡Cómo joden con la Cisplatina! Es lo único que saben de la historia de Uruguay. Atendé el video y aprendé algo más.
@@laurafernandez2848 Não sei como ensinam a história do Uruguai nas escolas, mas acho que focam nos diversos conflitos havidos no século XIX, com destaque à questão da Província Cisplatina uma vez que fez parte do território do Império brasileiro em seu início. Eu conheço razoavelmente bem a história do Uruguai dos séculos XVII a XIX porque tenho uma antepassada uruguaia descendente dos primeiros povoadores canários de Montevidéu e aprendi bastante coisa quando fiz pesquisas a respeito.
@@adrianoabruno2243 Entonces tal vez concuerdes conmigo con que es mucho más que los pocos años de la Cisplatina, de los que nadie recuerda en Uruguay. Sería más interesante si en Brasil estudiasen la historia de Uruguay vinculando los gauchos y gaúchos. Ahí sí que tendría más sentido y contenido.
@@laurafernandez2848 A suposta falta de interesse do Uruguai na história da Cisplatina não é motivo para que o assunto não seja estudado no Brasil. Para os brasileiros esse período é importante, porque, como eu escrevi, o território fez parte do Reino Unido e depois do Império do Brasil. Além disso, acredito que os gaúchos e sua relação com Uruguai e Brasil também sejam objeto de ensino em nossas escolas. Mas, pela minha percepção, são os fatos históricos do século XIX da história uruguaia aqueles mais conhecidos e debatidos no Brasil.
@@adrianoabruno2243 No. No. Escucha, tenés que estudiar más. Confundís los hechos, los momentos. Hay una mezcla curiosa de imperios en la Provincia Oriental. No, no. Además de eso aclararte que por supuesto que en Uruguay se estudia la Provincia Cisplatina. Y por eso mismo es que sabemos que en la historia de Uruguay hay mucho más que solo eso.
Peninha sou muito fã do teu trabalho.
O professor Agostinho da Silva, que a titulo de curiosidade é provavelmente o português que mais faz pelo Brasil no seculo20 ( depois vira Luso/Brasileiro), dizia o seguinte:-- "Durante mais de um seculo os portugueses, mentiram, enganaram, esconderam, iludiram, trapacearam o mundo inteiro , para conseguirem -construir- o Brasil que está aí para o mundo."
Durante mais de um século? Pode precisar se o séculos XIX ou antes?
@@viagemeinvestir Antes, meu caro, o falecido professor Agostinho, queria referir-se logo ao seculo XVI quando os portugueses esconderam o descobrimento do Brasil para desse modo conseguirem estender a linha do tratado de Tordesilhas das 100 leguas a leste de Cabo Verde, para 370 leguas a leste do mesmo local, sendo que assim essa linha imaginária ficou sendo para sempre as fronteiras do Brasil. Para conseguir isso, esconderam o descobrimento , ou achamento do Brasil, falsificaram mapas, mentiram para todo o mundo...enfim, era a essa situação que o professor Agostinho da Silva se referia. Agostinho da Silva foi um português que emigrou para o Brasil para fugir à ditadura de Salazar, e onde chegou a fazer parte de um governo de Jânio Quadros e ajudou a fundar diversas universidades pelo Brasil, criou o centro de estudos africanos e orientais da Bahia e organizou a exposição dos 400 anos da fundação de São Paulo, entre muitas outras coisas que fez pelo Brasil.
@@sangueverde01 o que eu tenho lido na história dos espanhóis (nascí e estudei na Argentina) foi o interesse pelo Pacífico, a parte Ocidental da América. O rio da Prata era uma via navegável para chegar a Assunção do Paraguai, boa logística para sair com a prata e o ouro (em menor escala) da atual Bolívia (Alto Perú) e na realidade os espanhóis negligenciaram a parte Oriental da América do Sul (Brasil) exceto os portos de Buenos Aires e bem terra acima, Assunção do Paraguai. Daí que os portugueses aproveitaram, e o único lugar estratégico em disputa foi Colônia durante tantos anos, como opção do outro lado do porto de Buenos Aires. A riqueza em prata da Bolívia para Espanha -dizem na Bolívia, "daria para construir uma ponte toda de prata, desde a Bolívia para Espanha, a través do Ocêano"
Agostinho da Silva! Casado com querida e fantástica doutora Judith Zuzarte Cortesão, filha de Jaime Cortesão, e minha amiga.
@@sangueverde01 Como somos ignorantes Fernando.
BRILHANTE!!!! Você foi recomendado por um de meus alunos de português, aqui em Montevidéu, no Uruguai!! Vou usar seus vídeos em minhas aulas!!! AMEI!!!
Muito legal essa história, eu já conhecia através da coleção Terra Brasilis do próprio Eduardo Bueno...
Bravo 👏👏👏🎉🎉🎉👏🎉👏🎉👏 👏🎉
Realmente é fantástico..grandes vultos da história do Brasil nasceram em Sacramento... está lá a casa de Hipólito José Costa o fundador do correio braziliense... eu vi!