Psicologa comenta: TUDO SERIA MAIS FÁCIL SE EU NÃO FOSSE TRANS?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 жов 2024
  • Apesar da experiência das pessoas trans serem muito diferentes e singulares entre si, o sentimento de culpa por vezes é sentido, e perguntas como - Tudo seria mais fácil se eu não fosse trans, permeia alguns pensamentos.
    No vídeo de hoje, rebato:
    Seria mais fácil para quem? Sob quais perspectivas?
    Referência do livro: Michel Foucault - Box História da Sexualidade - Volume 1 - A vontade de saber
    __________________________________________________________________________
    Quer conhecer mais de meu trabalho como psicóloga especializada no atendimento à comunidade trans🏳️‍⚧️?
    ENVIAR MENSAGEM ATRAVÉS DE MEU SITE: psifernandatei...
    Fernanda Correia Teixeira
    Psicóloga clínica
    CRP 06/83072

КОМЕНТАРІ • 10

  • @atlasmundo7107
    @atlasmundo7107 3 місяці тому

    muito obrigado pelo vídeo Fer!

  • @caomunistadoggo4129
    @caomunistadoggo4129 3 місяці тому +5

    Eu tava prwcisando desse vídeo... quantas vezes eu não disse pra mim mesmo que se eu fosse só uma cis lésbica minha vida ia ser infinitamente mais fácil do que transmasc... acabei desistindo da transição a alguns meses e agora, depois de viver meio meh e infeliz, eu tô querendo voltar 😢😢😢

    • @bartolomeuconstantinefialho
      @bartolomeuconstantinefialho 3 місяці тому +3

      Eu quase desisti da transição depois de quase 5 anos , ser trans é muito solitário quando não tem pessoas pra compartilhar vivências.
      Um concelho de um desconhecido: seja você mesmo eu sei que não é fácil e muitas vezes até perigoso o que é desanimador mas não ser você mesmo a dor é gigante. Um grande abraço espero ter ajudado

    •  3 місяці тому +2

      Olá! Eu sei que mts vezes o caminho pode n parecer simples, mas não precisa ser assim!
      Vc já fez algum tipo de acompanhamento psicológico para lhe ajudar a lidar com o que lhe fez desistir e o que lhe faz querer voltar?

    • @caomunistadoggo4129
      @caomunistadoggo4129 3 місяці тому +1

      ​@@bartolomeuconstantinefialho obg, vc foi um amorzinho com esse comentário

    • @caomunistadoggo4129
      @caomunistadoggo4129 3 місяці тому +3

      O que me fez desistir: o processo pela guarda do meu filho depois de um divórcio litigioso, ter que ficar escondendo minha identidade durante isso. Pessoas me invalidando por eu ser transmasculino e ter recorrido à maria da penha (tipo, quem me invalidou com isso é gente da própria comunidade LGBT e transativistas, eu me decepcionei feio com o movimento). Terceiro, eu notei que a sociedade que a gente vive é extremamente patriarcal e o transmasculino nunc avai ser aceito como um homem (e sinceramente, depois do que homens me fizeram sofrer, eu fiquei até com raiva disso, de "ser homem"). Tirando É uma luta que eu tava me sentindo muito só, sem poder avançar, sem poder lutar por mim, e a realidade material grita (pessoas com útero sofrem o triplo).
      Eu havia desistido aí sabe, não tava vendo expectativa pra mim. Mas aí eu voltai a usar o nome de registro, e comecei a sentir um vazio sabe, não é como as coisas devem ser. Voltei a ter as inseguranças de sempre (de antes da transição), voltei a me sentir mal, e TODA VEZ que eu via qualquer formulário onde podia colocar nome social eu sentia falta de ser chamado Alexandre, sentia saudade disso, sentia saudade do eu que eu fui durante a transição. Acredito que esse é meu verdadeiro eu.
      Sim, faço acompanhamento com terapeuta a um tempão, e tá me ajudando demais (desde os traumas que eu passei e tenho que lidar até com esse processo de autoaceitação). Mas terapia não é pílula mágica né, é um processo, é meio demorado.

  • @PauloCesardeSouza-ev2qz
    @PauloCesardeSouza-ev2qz 2 місяці тому

    👏👏👏👏

  • @Helena-m6y
    @Helena-m6y 3 місяці тому +1

    Eu contei pra minha esposa. 27 anos de relacionamento e 3 filhos. Me deixou há 1 mês 😭😭😭😭😭💔💔💔💔💔 Me arrependi de ter contado. Muito. Estou sofrendo muuuiiito 😭😭😭😭😭 Meu filho de 13 anos disse que tem vergonha de mim. Disse que prefere dizer que o pai morreu do que contar que é trans 💔💔💔💔💔

    • @PauloCesardeSouza-ev2qz
      @PauloCesardeSouza-ev2qz 2 місяці тому +2

      Olá . Quero te dizer que passo por uma situação parecida com a sua. TB sou uma mulher trans e sou casado com uma mulher à 22 anos e tenho três filhos sendo um rapaz de 17 anos, uma moça de 13 anos e uma menina de 06 anos. TDS sabem da minha condição e me aceitam mas acho que porque não transicionei e sinto que se o fizer eles vão mudar comigo , mas TB penso no quarto sofro TDS os dias com estre problema . Acho que devo fazer minha transição e ver no que vai dar pois já tenho 42 anos e meus filhos vão crescer e ir embora mesmo. Minha esposa disse que talvez vai ficar comigo mas se não ficar paciência . Não vou abandona-los mas preciso resolver isso porque tenho medo de morrer antes. Acho que as pessoas que nos amam de verdade vão ficar ao nosso lado. Um dia foi no posto de saúde com meus dois filhos e eles viram que tenho nome social no sistema e minha filha disse que ficou com vergonha de mim. Eu disse que TD bem mas que ela ainda depende de mim para sustenta -la . Depois ela pensou me me pediu desculpas. Espero ter te ajudado.

    • @Helena-m6y
      @Helena-m6y 2 місяці тому +1

      @@PauloCesardeSouza-ev2qz Obrigado por compartilhar 🙂