Resume bem o q sinto! Arrependi de ter feito odontologia hj estou no último semestre e confesso q n deveria ter feito faculdade nenhuma! Acabou cm a minha saúde mental a já n era boa, comi o pão q o diabo amassou nessa faculdade! Nunca vi uma turma tão cruel desunida quanto a minha e não tenho a mínima vontade de seguir a profissão mais, irei terminar pq faltam apenas 4 meses e o mínimo que a faculdade me deve após anos de tortura psicológica é um diploma!
Você resumiu a minha história. Odiava onde eu estava, odiava tudo, estava no meio de pessoas que amavam estar cursando Educação Física. Cheguei à trancar, mas voltei e conclui o Curso pois meus pais falavam que eu começava as coisas e nunca concluía. Não era feliz durante o curso, adoeci. Hoje tenho 25 anos e ainda sonho com psicologia.
Meu Deus estou passando por isso! Estou cursando História e não quero, quero Educação Física. Estou sendo empurrado pela minha mãe para fazer esse curso estou muito ruim por dentro.
Estou no quarto ano de psicologia e hoje tive uma crise muito grande de ansiedade na prova, não tenho interesse e nem amor pelo curso, e estou indo por obrigação. Meu sonho sempre foi medicina e estudar com pessoas que amam psicologia me machuca muito.
Mano, eu tô fazendo análise e desenvolvimento de sistemas, porém nuncaaaa gostei dessa área, não me identifico nem um pouco. E nossa cara, eu me sinto muito mal fazendo isso, me causa um estresse muito grande, de verdade. As pessoas, as aulas, tudo isso me faz mal. Confesso que eu entrei pensando do dinheiro e que eu tinha que fazer alguma coisa da vida logo, porém percebi que essa área não é pra mim. E eu tenho muito medo de decepcionar as pessoas que eu amo, pois eu ganhei uma bolsa e é uma oportunidade única. No fundo mesmo, eu queria fazer psicologia (todo mundo fala pra eu não fazer pq é difícil ganhar dinheiro, mas é meu sonho), ou veterinária😭.
chocada que isso é comum... realmente, com o tempo o nosso corpo se manisfesta negativamente pra gente fazer o que a gente realmente gosta, é sufocante demais viver pra agradar alguém. Eu me identifiquei com o vídeo todo.
Eu na vdd só entrei na faculdade e vou terminar pq meus pais querem que eu tenha um diploma. É um saco! É chato demais mas não tenho coragem de contar isso pra eles
Prr nem fala,fiz o enem e passei pra fisioterapia no prouni,mas pensa em um desânimo para ir para a faculdade.Só to fazendo porque meus pais perturbam para eu fazer uma faculdade
@@brenosousa2560 Eu to percebendo, que a maioria das pessoas não sentem esse desejo em fazer graduação superior, criaram essas crenças em nossos pais, e hoje virou uma cobrança nossa..o importante deveria ser as pessoas sentirem felizes com o que elas quisessem fazer, e não por ter um diploma em mãos.
Faço medicina e odeio estudar pro curso... Aí vou falar isso pra alguém e escuto "tu é besta é? 90% das pessoas queriam isso. Tu és um privilegiado, deveria continuar e parar de frescura! Mimado! Deveria era levar a sério um curso tão sério e importante." OK. Agora estou preso nisto
Medicina não é esse conto de fadas que a sociedade acha. Meu noivo é médico e sei bem. Além disso, a taxa de estudantes e profissionais da área com depressão é super alta. As pessoas focam apenas no status do curso, pois moramos em um país em que ganhar 20 mil se matando em plantões noturnos é o auge da vida, afinal, uma pequena quantidade de pessoas fatura isso por mês. Se não gosta e tem um plano B, vai lá e tenta.
Se vc não gosta então pare pq vc vai ser tornar um péssimo profissional atuando numa área que não tem vocação, será um favor que vc estará fazendo aos pacientes
@@crisbriss Você está equivocada e esse é um pensamento simplista. A pessoa pode não gostar do curso e mesmo assim tirar notas boas, ter um grande conhecimento técnico e tratar as pessoas de forma humanizada. A pessoa não precisa gostar para desempenhar bem a sua função.
Formada em direito tem menos de 1 ano e não tenho a mínima vontade de seguir essa carreira, meu sonho sempre foi cursar farmácia, mas agora tenho uma divida eterna com o FIES e a expectativa da família para eu passar na OAB e advogar. Tenho 29 anos e estou tentando me acostumar com a ideia de que é o direito que irá me acompanhar por longos anos.... Pensei em mudar de curso mas tive várias dificuldades, um filho que eu deixava na escola para eu conseguir chegar ao menos no meio da aula, e a unidade mais próxima de Mim não oferecia o curso que eu realmente queria, fora o medo de perder o financiamento, medo de jogar um tempo fora, medos, inseguranças e falta de apoio na época.
@@fariassueli601 eu queria tanto fazer esse curso de farmácia, isso desde adolescencia. Me formei em enfermagem e não suporto nem ouvir o nome do curso, chega me dá mal-estar.
Uau, que tenso. Sentimentos de indecisão, arrependimento, culpa, podem se tornar um fardo muito pesado para a vida. Sugiro procurar apoio profissional, um psicólogo/psicanalista, para ajudar a lhe dar com a situação, ou mesmo a mudança.
Sobre o que você falou sobre amar o início do curso, todo mundo me fala " no começo todo mundo ama né" mas eu estou odiando desde o primeiro mês, antes de entrar eu já tinha vontade de trancar. Eu faço biologia mas meu sonho nunca foi esse curso, e é horrível o tempo todo as pessoas me perguntando se estou gostando do curso e eu mentindo dizendo que estou quando na verdade eu ESTOU ODIANDO. Queria muito desistir mas eu ainda dependo dos meus pais e eles não vão gostar se eu desistir ,a última coisa que eu quero decepcionar. No momento que estou escrevendo isso é porque estou passando por um momento não qual eu tenho uma prova amanhã e estou desesperada porque não consegui estudar. pois não consigo gostar do curso. Tenho apenas 20 anos mas me sinto totalmente frustrada, isso tudo tem me dado ansiedade e muita tristeza no coração.
meu desejo é ser dubladora, acho essa area da atuação encantadora. Mas estou cursando farmácia e odiando o curso, nunca me interessei por medicamentos. Entrei na faculdade pra agradar meus pais. Já estou no sexto periodo, não vou largar agora, acho que seria muito tempo perdido. Só quero terminar e trabalhar logo, quem sabe algum dia eu pague um curso de teatro e faça oq eu quero.. Ótimo vídeo, vou por em mente que essa angustia minha n será pra sempre.
eu sou formada em farmácia, me arrependi muito de ter cursado, se eu soubesse eu tinha desistido enquanto ainda dava “tempo”. hoje me sinto muito frustrada por esse tempo que infelizmente eu n posso mais recuperar
@@larissamoreira2734 Eu tenho 20 anos, e estou no 3° Semestre de Farmácia!! Eu também nunca me interessei pela área de medicamentos, eu gosto muito de Trabalhar em Laboratórios, Análises Clínicas... No caso o curso perfeito seria Biomedicina, mas me falaram que era difícil arrumar emprego, e me indicaram fazer Farmácia por que tem muitas áreas e é difícil ficar sem emprego... Mas eu sempre gostei de Tecnologia, Computador, Celular, Etc... Mas tenho uma paixão também por Laboratórios kkkkkk
@@larissamoreira2734E já estou nas provas finais do 3° Período!! Eu não estudei nada para essas provas finais, por que não tenho mais interesse, estou fazendo no chute e com os conhecimentos das aulas mesmo kkkk
Fiz uma faculdade que gostava, porém não era minha primeira opção. não consegui emprego na área. E hoje com 25 anos estou decidida a voltara faculdade e cursar o que sempre quis. Pode ser que tbm não consiga nada na área, pode ser um erro. mas tbm pode ser a coisa da minha vida. Só descobrirei tentando. Muito obrigada pelo vídeo ♡
A gente nunca sabe, né? O que vale é tentar... seria um sonho prever o futuro e evitar as merdas? Claro... mas não é assim, então, só vamos seguir nosso coração! Boa sorte nessa sua volta
Passei pelo mesmo! Me formei em Letras, que eu gosto, mas não tanto ... Não tenho vocação para ser professora, por exemplo. Agora com 27, comecei outra faculdade que eu amooo (Psicologia) e me vejo trabalhando na área, mas para ser bem sincera se não houvessem questões de dificuldade de viver disso, principalmente na minha cidade e talz, meu sonho seria fazer Cinema
@@MsMisidolos Menina, fiz letras-inglês de 2010 a 2014, me formei trabalhei como professor até 2017, pois foi quando percebi que estava muito infeliz, não estava aguentando mais esse fardo e mudei para administração, acabei de me formar, está difícil começar a trabalhar nessa área, mas ao menos estou feliz agora.
E eu que tranquei Engenharia Civil p tentar Direito e meus pais não me apoiam..Meu sonho é viver da Fotografia mas eles tbm não apoiam, exigem q eu faça uma faculdade. Mas não apoiam nenhuma das minhas decisões, vivem reclamando, jogando pedra e me deixando triste.
Eu tranquei a minha faculdade de Direito . Por causa desse sonho de fotografia .. eu sei que foi uma decisão tão tensa .. mas to confiante que vai dar tudo certo ..
Eu curso Direito, e vai fazer um ano, e não estou gostando, fiz por pressão mesmo, por começa a faculdade, e o curso que eu quis mesmo, era na area de tecnologia, eu amo area da tecnologia. E eu quero seguir esse sonho.
Vou ser obrigado a marketing para não perder o trampo mas meu sonho é fazer análise de sistemas. Tenho medo de ter que ficar anos fazendo algo e no fim ser demitido ;-;
Eu to num curso que eu não gosto, porém, percebi tarde demais, já na metade. Resolvi então seguir pra pelo menos ter um diploma, mas tem sido muito frustrante me estressar por algo que eu sequer vou exercer já que o grande objetivo da minha vida não tem nada a ver com o meu curso. Porém, me identifiquei bastante com você, principalmente na parte de que tudo vai dar certo, acreditar nisso é o que tem me deixado de pé, assim como acreditar que uma vez terminando isso daqui vou poder fazer o que amo igual você tá fazendo. Obrigado pelo vídeo, me ajudou muito.
Mudei de estado para cursar justamente a fisioterapia, morei sozinha por uns meses, depois minha família resolveu vir também e agora, cursando o 4º período e ouvindo dos professores que é o momento decisivo para continuar ou não na fisio, eu estou vendo que não é algo pra mim. Nunca fui fã da área da saúde, admiro os profissionais, mas não me vejo atuando nessa área, entrei na fisio de paraquedas, pois na verdade foi só um meio para realização de outro sonho (morar fora), e agora me vejo quase que na obrigação de seguir no curso, por ter passado por todo esse rolê de mudança e para agradar meus pais, porém, ao mesmo tempo eu vejo que só estou me desgastando, pois não estou feliz, minha saúde está sendo desgastada, meu psicológico está sendo afetado, não sinto prazer em estudar as matérias e fico mal pois terei que lidar com outras vidas, e não quero fazer isso por fazer. Me sinto perdida e cansada. Já entrei em outros três cursos anteriormente, pela pressão de "se saiu do ensino médio, tem que entrar na faculdade" e também não era feliz, mas estava no meu estado, então apenas desisti e agora estou aqui... sem saber o que fazer, percebendo que isso não é pra mim e procurando um plano B concreto para sair disso de uma vez por todas.
6:00 Uau, me identifiquei demais com essa parte, quando eu comecei a vivenciar o que seria de fato com as aulas práticas foi aí que eu constatei sem nenhuma dúvida que realmente não é o que eu quero, e tem sido um porre aguentar até o final, motivação 0 pra cada atividade nova, e o TCC então nem se fala. E o pior é pensar que eu devia ter trancado o curso logo no começo, mas sempre fiquei com medo da reação dos meus familiares. Eu tô terminando meu curso na base do ódio mesmo, pq dizer que eu aprendi alguma coisa não rola.
Nunca vi um vídeo tão bom e sincero, transmitiu o que eu to sentindo a MUITOS ANOS no curso de Direito. Escolhi o curso, pois me identifiquei com uma palestra de um dos professores da faculdade em que curso (tive aulas com ele, muito bom professor mesmo!) achei que era pra mim, mas já no 3° período, eu ja sabia que não era mais pra mim. Ainda assim, tive muitas oportunidades e aprendi MUITO, sou quem sou hoje por que cursei esse curso. Mas ainda não tenho coragem de abandonar... Eu estou tão cansada.... Ainda assim reprovei 2 vezes no TCC e provavelmente irei mais 1 vez! Isso já se vão 7 anos ainda cursando o curso... Porque simplesmente não consigo desenvolver a pesquisa e ODEIO pensar no curso, até em um mínimo trabalhinho... Mas não tenho coragem de dizer ao meu marido que não quero mais cursar, pq ele é o meu maior apoiador e quem paga as minhas mensalidades... A questão da insegurança... Falta tão pouco para finalizar... Mas ao terminar sei que não vou trabalhar na área! Quero muito concurso, mas ainda assim acho que um nível médio já o suficiente para mim cursar o curso que tanto sonhei, Psicologia. Atualmente já tem na minha faculdade.
Nossa esse vídeo foi feito pra mim, rsrs, cursava o terceiro ano de direito quando deixei tudo pra trás pra vir morar no Chile onde me casei. E aki estudei 2 semestres de secretaria executiva e não gostei, depois pra tripulante de cabine e deixei por priorizar a minha família e não contente voltei pra faculdade pra estudar Desenho Gráfico onde fiz dos semestres tbm pra chegar a conclusão de que minha verdadeira vocação e paixão realmente é o Direito. Obrigada por compartilhar com a gente suas experiências.😘😘
Eu me matriculei na faculdade de administração mas não tem nada a ver comigo. Confesso que me matriculei pela pressa de "esta na faculdade" aquela sensação de ver todo mundo estudando então eu entrei mais pra me sentir meio que "incluído." Tenho 20 anos eu literalmente não me identifico com nenhum curso, me sinto muito triste porque parece que nunca vou ser feliz na minha vids profissional. :/
Estou na mesma situação. Entrei pra faculdade de RH mas não era um sonho, somente pela pressa de estar em algo, em resumo, não estou me dedicando e só esperando acabar o curso. Não me identifico com nada.
Se cuida. Eu escolhi veterinária (tinha apenas 18 anos na época, e era porque eu amava muito animais) porém, na federal da minha cidade não tinha o curso de veterinária, e meu pai decidiu que ia pagar a faculdade particular. Eu fui, no começo estava super feliz, amava tudo, porém passei por alguns traumas que me destruíram, e influenciou muito na faculdade, nessa época ainda estava no 1 período, e resolvi que ia ficar pra não decepcionar meus pais. Agora estou no 7 período, já fiz estágio na área, e posso te falar, é uma área extremamente difícil em todos os aspectos (financeiros, sociais e emocionais) e agora estou chorando querendo que acabe e procurando forças pra continuar na área, e ainda me sentindo culpada por meu pai ter bancado algo que nem mesmo fui feliz fazendo.
@@anafsz te entendo muito, estou fazendo um curso que eu não gosto, e pqp, dá tristeza só de pensar em estar lá, na desvalorização da área, na turma que é desunida pra crlh, msm que a gente só tenha trabalho em grupo, desenvolvi ansiedade pra caralho dps que comecei, todo dia busco uma razão pra essa porcaria que comecei.
Caramba, me identifiquei MUITO com você! Fiz Psicologia meio sem saber o pq e foram 5 anos bem pesados (senti muito do que você falou no vídeo) pra hoje ter um diploma guardado na gaveta. Porém, depois de várias crises existenciais haha, agora estou começando na forografia e tô me sentindo muito mais feliz, mais leve, mais realizada, e me descobrindo tbm! Obrigada por esse vídeo lindo!!!
Nossa... super me identifico, e olha que ainda tô no primeiro semestre, mas infelizmente por questões familiares não posso mudar de curso. Faço med veterinária, mas meu sonho é cursar algo na área das artes. Arquitetura ou fotografia, são minha paixões. Espero que daqui a 5 anos possa realizá-los 😶
@@6699s depende muito, pq a area de med vet, aqui no Brasil, em sua grande maioria, só é valorizada quando se trata de veterinário × campo (fazendas,etc). E se tem uma coisa que eu passo longe é de mato, não odeio totalmente mas tbm não gosto. E pra ser um vet de pet (os mais comuns), o salário não é tão valorizado e fora que a profissão em si não recebe o devido valor 😕😕
Eu estou passando por isso agora, faço um curso só pq consegui bolsa de estudos, mas não quero seguir carreira, não é algo que quero pra minha vida. E pra piorar é faculdade a distância, então não tem festa, não tem amigos, não tem interação com outras pessoas.. é só conteúdo, matéria, aulas, trabalhos.. várias vezes bate um desânimo e eu paro pra pensar no que eu tô fazendo da minha vida.
Vc descreveu a minha vida. Quase me formei em contábeis cheguei até o semestre. Me formei em Logística e trabalho vom logistica mas não é isto que eu quero e por fim, estou no 2 semestre de educacao fisica Bacharelado e encontrei a verdadeira felicidade aos 31 anos . Não vejo a hora de me formar e atuar apenas com o que realmente gosto
POxa que legal, que bom que vc se encontrou..Estou vivendo o que a maioria passa, e fico triste em ver os relatos, por causa de uma crença, para realizar o sonhos de nossos pais, amigos, familiares, estamos presos nesse círculo de formação superior, quando na vdd a maioria de nós gostaria de seguir outras àreas...Lamentável.Eu tranquei Jornalismo, e hoje não tenho mais paciência para tentar outra graduação de 4 anos, me inscrevi hoje em Marketing, e me sinto triste.
Eu me identifiquei muito com sua história. Não gosto de onde estou, curso o terceiro ano de administração. Estou no meio de muitas pessoas que amam essa área porém é uma área muito competitiva, onde pessoas se odeiam só de olhar para ambos. Penso em trancar, mas ao mesmo tempo penso que se eu trancar não irei concluir o que comecei, mesmo que não seja pra mim. Está sendo muito difícil pra mim. Falta só esse ano e o ano de 2025. Eu sonho desde pequena e até hoje em Educação Física. Penso em fazer uma pós em Marketing mesmo que eu faça apenas por um rob nessa área da pós. A educação para mim sempre foi um sonho. Gostaria de conversar com vc mais. Se puder me chamar agradeço muito.
Nossa! Meu diploma de fisioterapia está na gaveta. Eu não sei o que quero ainda, mas quando penso em tentar exercer a profissão me causa uma aflição tão grande, uma vontade de chorar, um medo. É muito ruim!
Eu estou no 06 semestre de Direito na universidade federal e há algum tempo frequentar as aulas tem sido uma tortura. Nunca me vi atuando como advogado. Só entrei nessa "furada" por ser concurseiro e de fato, no Brasil, as oportunidades de concursos para quem cursou Direito são bem maiores. E agora fica o dilema: concluo ou não. Um dilema que me causa angústia.
Também estou nesse dilema, a diferença que gosto da área, mas ao entrar na universidade federal fiquei em dúvida se era realmente oque eu queria, até porque, sempre fiquei focada no dinheiro, já que é uma grande necessidade.
Eu tbm! Entrei nessa furada por ser concurseira, mas eu odeio trabalhar em escritório. Passei na OAB somente pq já tinha bagagem jurídica dos concursos. 😢
Fiquei nessa mesma situação, mas pelo menos já concluí, mesmo que às duras penas. No meu caso fui obrigado já que a Universidade era paga e não podia jogar o dinheiro fora, mas simplesmente não me vejo atuando, inclusive sinto que não aprendi nada na faculdade já que do meio pro final o desinteresse bateu forte e ainda teve a pandemia pra piorar. Mas pra não dizer que o diploma não serviu pra nada, já vejo que vou ter que seguir pelo caminho dos concursos mesmo.
Obrigada por esse vídeo, tô no último ano do meu curso e desde o primeiro ano sei que não é o que eu quero, mas fui levando e agora tô terminando pra ter diploma, foi importante ouvir sua história.
Estou no sexto semestre de ADM, confesso que entrei pq queria "entrar" na faculdade, é um curso bom, mas para quem gosta. Sigo sem saber qual curso fazer, quero terminar pq já gastei o que tinha e o que n tinha kkk, é rir pra não chorar. Pessoal vcs que estiverem vendo este comentário pelo amor de tudo que é mais sagrado na Terra, pense 50 vezes antes de entrar em um curso superior, porque anos pagando uma boa grana em algo que n gosta é foda kkkk
Estamos juntos nessa, estou cursando bacharelado em química, um curso que sempre quis, foi um sonho fazer e hoje odeio kkkkkkkkkk Mas gastei tanto dinheiro que pretendo finalizar sem gostar.
@@grazielareismoreiracarvalh1533 Estou sendo empurrada a estudar pedagogia, "pq tem mais emprego" "e tem a mensalidade mais barata" queria fazer administração mas é muito cara e tenho medo de ser perda de tempo, não sei o que faço 🥺
09:00, caramba isso resume bastante o que sinto no momento. "Ter o objetivo de que isso não é pra sempre". Mas confesso que isso é cansativo pra tudo, principalmente pra mente, nesse mesmo trecho você diz que é como não estar "presente por inteiro", e isso que complica, porque praticamente anula toda a esperança de fazer as coisas acontecem de uma maneira diferente. Porém concordo com você, é uma boa maneira de pensar, é uma maneira de manter as esperanças. Utilidade pública seu vídeo, muito obrigado!!! E que todos que estão passando por isso consigam passar por isso logo!!!
Eu não gosto do curso q formei e não sonho com nenhum outro curso, não me vejo nessa realidade... Tô com depressão por causa disso. Me sinto mal só de pensar em cursar algo e acabar sendo mais um desempregado e pior, nem me vejo trabalhando para outra pessoa... Sinceramente ou me detesto.
Estou no 4 ano de arquitetura e me sinto exatamente assim, entrei no curso por obrigação e não gosto de nada relacionado, não me vejo na profissão e estou extremamente estressado
Eu demorei 2 anos pra entrar na faculdade pq eu estava presa a ideia de fazer arquitetura, eu gostava de decoração e design das construção e achava que só isso bastava. Fui muito inocente de não procurar opiniões de quem já fez o curso, fui guiada por uma idealização. Arquitetura é um curso muito elitista, tudo você precisa de contatos, os estágios são poucos e muita concorrência. Me sinto na obrigação de tentar mais um pouco mas quanto mais eu penso nisso mais raiva e desmotivação eu sinto.
Eu felizmente percebi a tempo que nao queria o curso que eu entrei. Alem do mercado de trabalho escasso ainda tinha aquela pressao de eu ser o primeiro dos 4 filhos a ir pra faculdade (essa pressão eu botei em mim mesmo 😢😢)
Eu faço jornalismo em uma Universidade Estadual, eu não estou feliz no que estou fazendo, não gosto da minha universidade, os meus colegas tem uma visão de mundo totalmente diferente da minha, eles só pensam em festar e o único assunto que eles tem é sobre BBB que no caso eu não assisto e não gosto, só de pensar que as aulas vão voltar sinto vontade de chorar
@@nicoly_chemilowski mais graças a Deus eu já terminei e estou feliz da vida agora fazer o curso de licenciatura em educação física que sempre foi meu sonho. 🥰
Está acontecendo a mesma coisa comigo, estou quase acabando a graduação de enfermagem e resolvi fazer um técnico em enfermagem para poder adquirir mais conhecimento e prática, porém, ao fazer o técnico me vi totalmente perdido e só confirmou que eu realmente não queria estar ali, mas não desisto.
Me identifico de certa forma, acredito que seja por uma insegurança profissional, mas ao mesmo tempo não me enxergo na área, apesar de gostar kakakka não sei se dá pra entender
Amo Psi, mas no momento minha saúde mental, não permitiria, passei por uns problemas. Vou pra Pedagogia, já tô com quase 31 anos e é oq restou pra mim. Mas no fundo do ❤ Psi está lá, quem sabe, no futuro...
Eu também estou fazendo Psico querendo mudar eu já estou com problema pensando em várias coisas e muita pressão 😭😭😭tô pensando em desistir sinceramente
Comecei turismo, depois fiz direito e não gostei. Não gostava do curso. Acabei me formando porque pensava, ah já to fazendo mesmo a faculdade agora eu vou terminar para pelo menos ter um diploma, já que não sabia outra coisa que eu poderia fazer. Eu amo fotografia mas tbém não tenho certeza se é isso que quero... Sou muito confusa. Obrigada pelo vídeo .
Essa questão é bem complicada, formei em bacharel em Geografia, na federal do meu estado, curso que amo. Mas meu pai sempre achou que eu devia fazer um curso "que tem mais área", assim como no geral, todo mundo da geração dele, tios e etc, também acabam pensando semelhante, é o senso comum mesmo. Já que a mídia em si só martela e ~fala~ de cursos normalmente elitizados e que todo mundo acha que vai fazer e ficar rico (mesmo se for um profissional bosta que não gosta daquilo), tipo Medicina, Direito, Engenharias...é complicado. Melhor é simplesmente deixar pra lá o que falam e fazer o seu, ser feliz (principalmente) e se sentir realizado. Ainda bem que hoje em dia, tanto meus pais, como mais ninguém, continua com essas mesmas conversas de sempre.
Igor Nossa impressionante como os mais velhos tem a dificuldade de abrir a mente né? Mas conversando com eles com carinho e bom humor pode até funcionar, rsrsrs.😁😁
Acho que é questão de desconstrução mental, eles são de outra geração, outro momento, não tiveram acesso a muita informação que hoje a gente tem com internet, então eu nem julgo, mas tento mudar a cabeça, rsss
Vejam minha história. No final do ensino médio lá pelo ano 2000 , eu tinha certeza que queria fazer Letras. Mas a vida arrasta a gente pra necessidade da CLT. Posteriormente casamento e filhos. Acabei fazendo Técnico em enfermagem no ano de 2012 já com 29 anos. Porém fiz apenas para ter uma profissão e tds diziam que era bom de arrumar emprego. Passei a amar essa profissão e trabalhei anos em hospitais, porém o estresse me derrubou, após mais 2 filhos pequenos tentei 3 cursos de faculdade que não deram certo. Eu tentei coisas que eu achava que tinha afinidade por ser área relacionada a saúde. O que eu queria mesmo era Fisioterapia, porém pelo valor e depois por não ter o curso tão próximo da minha cidade acabei desistindo. Hoje estou terminando Gestão Ambiental, gosto do que aprendo, mas não amo de paixão. O que eu realmente aprendi nessa jornada é que podemos ser o que quisermos , desde que traga satisfação. No momento pretendo terminar G.A . Mas sem muita perspectiva de trabalho na área. Estou seriamente pensando em Educação Física que é bem próxima de Fisioterapia. Enfim. Td é válido para encontrar seu caminho.
Eu quando novo fiz técnico em patologia clínicas e não terminei . Meus amigos fizeram área de informática eu achei que essa era área fiz técnico em informática e não terminei não me identifiquei. Então para arrumar um emprego fiz técnico em eletrônica e terminei mas nunca trabalhei na área. Consegui passar em uma faculdade pública para cursar analista de sistemas em 2011 era muito difícil eu saí. Em 2012 passei para um concurso público e lá quem tinha faculdade ganhava 20% a mais no salário aí fiz um tecnologo em gestão financeira na uninter levei 4 anos para terminar...rsrs. Consegui terminar como trabalho na área da educação tive contatos com professores que me incentivaram fazer licenciatura aí eu fiz licenciatura em matemática, Pedagogia e estou terminando licenciatura em educação física e de quebra estou fazendo técnico em enfermagem. Estou com 42 anos e decidi fazer oque eu tiver vontade e estudar sei quanto é frustrante tomar essas decisões mas é frustrante também não terminar e fica como aprendizado.
@@sintoniarock pois é estou terminando Gestão Ambiental e já gosto mais , pretendo fazer pós na área mas não deixei a vontade de fazer licenciatura e ainda exerço enfermagem home care.Vamos em frente , desistir jamais 😊
É tão bom saber que não sou a única que sentiu isso quando cursou algo que não se identifica... Durante meu curso eu pensei que tinha me encontrado a cada matéria e a cada fala de algum professor, mas quando a semana acabava e o semestre batia aquela bad novamente... Faz 3 meses que me formei e não me arrependo porque, assim como você, o curso me fez ser mais humana, me ajudou na minha formação como pessoa. Agora quero me descobrir, tentar virar essa pagina e ser uma pessoa melhor pra mim mesma, eu mereço ♡♡♡ Amo seus vídeos, suas fotos me inspiram ♡
No 3 ano de pedagogia e sempre soube que não queria só fiz pq minha mãe queria que eu fizesse e é o que dava pra pagar mas só agora de verdade tá caindo a ficha pq vai começar os estágios, muito triste nunca comecem uma coisa que vocês sabem que vocês não gostam e não querem só pra agradar os outros :(
Eu tô na mesma situação, pois estou no quinto período de pedagogia, são dez períodos. Eu só comecei porque foi a única opção, e também porque é pela Federal e pública.
E eu que formei, trabalho na área há 5 anos e não gosto muito! Não sei por onde começar, não tenho forças e ânimo para fazer outra faculdade, e muito menos fazer a transição de carreira 😔
@@brendadiasdoss7407 Nossa que triste amiga, eu já comecei pedagogia, realmente eu amo ensinar, mas na hora do estágio, eu sai fora, não aguentei aquelas crianças gritando na minha cabeça. Depois fui fazer Jornalismo, e agora tranquei, e hoje vou começar Marketing, mas zero felicidade..é só mesmo pra eu ter uma formação e provar pra minha mãe que eu seria capaz.
Sai do ensino médio vai fazer 3 anos ,no primeiro ano fiz Enem porém não passei para o curso que queria fazer (Psicólogia ),porém na 2 chamada ganhei bolsa de 50% prouni ,entretanto meus pais não tem condições de pagar o restante e nem eu , por que na época seria 600 reais +transporte +alimentação ,daria uns 1,200 até por que iria de van para outra cidade.Nao tenho condições de comprar um notebook ou um tablet de estudo;E esse ano não por vontade própria ,decidi fazer pedagogia mais na real não tenho a menor vontade de ser pedagoga mais só de sentir a pressão de todo mundo esperando eu ter uma profissão e fazer algo acessível,essa sensação é horrível 😢.
@@HelenCYP450 eu fiz O concurdo da PMBA, ANO PASSADO, estudei muito , porém eram só 10 vagas aqui pra Ilheus , fiquei na posição 70, foi bem frustrante , e ainda estou decepcionada . Rsrsrs. Mais contínuo aí na luta.
Tb to cursando fisioterapia e não to gostando, sempre quis medicina mas escolhi fisioterapia por ser mais fácil de passar rs sempre me achei burra dms pra medicina e não queria fazer mais de 3 anos de cursinho Desde o primeiro semestre já percebi que aquilo não era pra mim, minha imunidade ficou horrível, eu vivia estressada, irritada, tinha crise de choro e ansiedade toda semana, chegava a ficar com o corpo todo tremendo... Sinto isso até hoje na verdade... E pra piorar me relacionei com um cara super abusivo da minha sala, então sempre que estou lá me sinto péssima Estou só no segundo semestre então penso em talvez trancar ano que vem, só fico super em angustiada de pensar em todo esse longo processo de estudo durante e pós vestibular que vou passar na medicina (só a faculdade são seis anos e ainda tem todos os anos de cursinho que vou precisar)... Ficar todo esse tempo sem trabalhar é beeeem puxado, e eu teria que adiar ainda mais meu sonho de morar fora... To super confusa com o que fazer 😢😢😢
Se você não está feliz no curso larga logo, independente de tentar medicina ou não. Às vezes tudo o que precisamos parar é descansar um tempo para termos clareza. Pensa em trabalhar e estudar inglês enquanto faz o cursinho pra med, pode ser que nesse meio tempo você se descubra, e ainda vai aprender uma língua caso apareça a oportunidade de morar fora. Também pode pesquisar as profissões que tem emprego lá fora (como TI, RH e enfermagem) e pode tentar estudar ead por um ou dois semestres só pra ver se tu gosta. Vai tentando algumas coisas, com o tempo tudo fica claro.
@@jacksonmoura9972 Obrigada pelo seu comentário!! Acabou que eu nem esperei terminar o ano, larguei a faculdade de fisioterapia em outubro. Vou seguir exatamente o seu conselho 🙏🥰
Estou passando pelo mesmo problema que vc passou hj estou num curso que preciso fazer mais não gosto nem amo nem nada mais vendo este vídeo sei que posso vencer!
Fiz enfermagem mas não gosto da assistência, estou trabalhando em uma Itú infantil e plantão pós plantão, vejo que não é pra mim :/ durante o curso gostei de algumas coisas, as vezes tive vontade de desistir, mas não queria decepcionar meus pais! Ainda quero me encontrar na enfermagem penso em uma área administrativa, e não assistência direta com o paciente, Deus me ajude a me encontrar em alguma área
Sempre quis cursar Veterinária e na primeira vez que fiz o vestibular, não consegui passar. Quando passei na UFS foi em Zootecnia, achando que era igual a Veterinária. Cursei 1 ano e meio sem vontade nenhuma, até que comecei a gostar. Se eu não tivesse aprendido a gostar do curso, com certeza sairia. Não acho que pais devem impedir que os filhos desistam do curso que não gosta. Não adianta fazer coisas sem gostar, que você não vai fazer bem feita. Antes de ir para a Zootecnia, fiz Química e desisti também. Então sigam seus sonhos!
Eu tinha 18 anos quando fiz tec. Em radiologia meu sonho sempre foi fisioterapia, mas na época meu primeiro Enem tirei uma nota não tão boa e foi esse curso que consegui fazer,o curso foi ótimo gostei das matérias, dos professores e a sala dava para suportar, fazia no horário da manhã acordava cedo sabia já a HR que o ônibus ia passar e tudo, parecia ter controle, porém no final questão de semanas comecei a ter crise de síndrome do Pânico daí minha vida mudou mas terminei esse curso enfim hoje aos 28 anos completamente perdida estou no 2 semestre de tec. Em enfermagem e está sendo uma tortura mas uma vez por falta de "opção" e por pressão de acharem oq é bom para mim, o curso e a noite , não suporto as professoras e a sala é insuportável apesar de ser composta por pessoas mais velhas Me sinto doente e não quero ficar pior do que já estou , também não me vejo nessa área! Quero muito largar mas parece que minha idade não permite entende? E também darei o gostinho a mt pessoas da sala aonde eu estudo e aqui em casa mas não posso colocar opinião alheia em frente a tudo que sinto, completamente perdida 😢
Sua idade não quer dizer nada, ainda que algumas pessoas digam que sim. A faculdade é um lugar para desenvolvimento, aprendizagem, e nós, seres humanos, temos a capacidade de aprender em qualquer fase que seja. Se você quer fazer esse curso, tenta se planejar, encontrar um tempo p estudar da forma que for melhor p vc (através do cursinho online do Descomplica, por exemplo), e tenta de novo. Pode não ser na primeira tentativa, mas se ainda fizer sentido p vc, tente. Quanto a sua saúde mental, não sei se vc mora em uma cidade que tem essa possibilidade, mas algumas faculdades disponibilizam atendimento com estudantes de psicologia, gratuitamente ou pagando um valor simbólico. Se conseguir, isso pode te ajudar a lidar melhor com essa situação e com a pressão que você sente sobre o julgamento das outras pessoas. Espero que fique tudo bem e que você consiga realizar suas vontades. :)
Nossa, amei seu vídeo, aliás, amo todos , ótima profissional. Esse vídeo me chamou muita atenção, pois vivo a mesma coisa. Me formo esse semestre , 5 anos e meio e agora descobri que não era isso que queria pra minha vida. Penso em trocar de profissão, não sei ainda como, mas não gostaria de trabalhar para sempre em um ambiente de trabalho que as pessoas só reclamam (escola). Um beijão e sucesso
Meu sonho desde do ensino médio foi cursar enfermagem, mas infelizmente não corri atrás desse sonho cedo, depois de quase 6 anos comecei a cursar engenharia civil um curso que nunca nem pensei na vida, hoje estou no 3° periodo e estou sofrendo muito tanto na parte das exatas completamente difíceis, quanto no ambiente É uma faculdade integral moro em outra cidade que gasta 1:40 mnts pra chegar, onde tenho que me deslocar todo santo dia Nos dias que tenho aula pela manhã e tarde tenho que ficar até às 10 horas da noite pq n tem ônibus de tarde, e no outro dia tenho que me acordar exatamente 4:40 Isso está me destruindo E se falo que vou desistir minha mãe não gosta.. Não sei mais o que faço, eu não consigo me identificar de maneira alguma com o curso, não sou boa em exatas e apanho demais com as disciplinas... Quero enfermagem ainda...
Josy, se engenharia civil não é pra você, então deixe pra lá. Não faça um curso que vai tornar você uma pessoa amargurada pra toda a vida. Se enfermagem é o seu sonho, corra atrás dele. Não perca tempo.
Josy, eu também sempre quis enfermagem e por influência comecei Direito, hoje estou no 7º semestre, desmotivada, quase desistindo para começar enfermagem. Se no 3º período vc estar assim, imagina no 5º, 6º Tem coisas que não vale a pena, desgasta nossa saúde física e mental!
@@cristianebarros6893 eita mulher vc já vai bem à frente no curso. Eu vou correr atrás do que quero q é enfermagem, não posso continuar nesse curso que n me identifico
Mano, eu LITERALMENTE só to fazendo faculdade, porque minha mãe falou que faculdade garante emprego, e que com diploma na mão, eu não vou sofrer financeiramente que nem ela, mas eu tentei falar e conversar com ela que faculdade hj não é que nem antigamente, eu quero MUITO fazer e estudar jogos, desenhos, fazer dublagem, tô estudando pixel art, 2D, game engine e planejo estudar 3D, mas minha mãe não acredita em mim, eu tô na metade da faculdade, e ano que vem provavelmente será o meu último período, quando eu terminar a faculdade, quero poder dedicar o resto da minha vida na área de jogos e de dublagem e na parte artística tmb, só me decepcionei com a faculdade
Amei seu vídeo, eu também tenho 25 anos, cursando 5° período de Publicidade. Cara também não me arrependo nadinha de ter estudado outras áreas, tipo, foi uma experiência a mais pra eu ter a certeza da área que amo estar nela, acredito que nada é por caso... Te desejo todo sucesso, continuarei vendo seus vídeos, estou com um editorial p fazer, trabalho de fotografia.
Descobri ontem (20/11/2017) por um acaso o seu canal e já virei seu fã. Também sou amante da fotografia e tive uma história de faculdade mais ou menos parecida com a sua. Comecei fazer Educação Física e parei por falta de apoio dos meus pais. Eles achavam que era uma faculdade sem retorno e minha mãe sonhava comigo vestindo um jaleco branco (médico). Troquei a faculdade e me formei em Publicidade, área essa que eu já me identificava; mas para te falar a verdade não sou resolvido nessa profissão. Nessa área trabalhei e hoje, devido estar desempregado, é a minha fonte de renda como freelance. A fotografia é uma paixão. Seja para fotografar com celular ou com câmera DSLR. Assistindo seus vídeos me motivou a fazer dessa fotografia um negócio. Sempre pensei que eu não poderia fotografar profissionalmente devido não ter equipamento (T1i). A uma semana comprei uma (6D) por paixão mesmo, mas acho que não posso me dar mais a esse luxo de fazer fotos de graça para os outros. Vi que você fotografa melhor do que muitos que tem equipamentos de ponta aqui no meu estado (ES); arrasa com uma T5i. Parabéns de verdade. Sua fotografia não é somente um simples click. Para quem tem um pouco de noção percebe que tem amor, paixão no que você faz. Tanto nas fotografias quanto o prazer em ajudar os que estão iniciando nesse árduo caminho. Não desista. Faça a faculdade que deseja. Publicidade é muito bom, só não dá dinheiro (rsrs). Nunca é tarde para recomeçar. Muitos de seus colegas de escola ou de faculdade que estão com uma independência financeira hoje, podem ser infelizes. Mas você retardou um pouco a sua independência financeira para encontrar a felicidade. Não importa qual caminho você passou, o importante é você ter chegado. Me amarro no seu sotaque; é o melhor... Felicidades! @jremerick
Posso dizer que o pior já passou, já que ao menos consegui me formar. Porém, não me sinto nem um pouco preparado para seguir ná área, já que parece que não aprendi nada na faculdade e não suporto a área, mas ao mesmo tempo fico com vergonha de admitir já que o curso não foi barato e sinto que preciso ao menos fazer valer o diploma de alguma forma. Mas pretendo, assim que possível, migrar de área, já estou até me planejando pra isso.
É Karly, você foi lá na ferida de muitos... viver de fotografia ou algo relacionado é complicado por aqui, é realmente ter coragem e meter a cara a fazer o que ama de verdade; o artista nato é livre, livre pra ser feliz com sua arte(no nosso caso a fotografia) mas infelizmente a nossa cultura ensina a pensarmos nas "oportunidades" como prioridades, "oportunidades" essas que nem sempre nos farão felizes, é uma guerra interior, isso acaba com a gente; essas COBRANÇAS que nós mesmos fazemos conosco ,como você falou, são as piores... hoje eu tenho medo, muito medo, embora eu seja um apaixonado por fotografia e pretendo seguir com isso, mas tenho medo de que o que está por fora não me aceite. Às vezes me vejo pensando em um emprego normal, "pra garantir", meus pais são pobres economicamente, mas são ricos em dar valor à vida simples... ainda não me cobram a fazer um curso superior(e eu não sonho em fazer) e isso me deixa mais a vontade para arriscar no que eu quero. Aos poucos vou vivendo, cobrando de mim mesmo vou me machucando, meu maior desafio é vencer a mim mesmo e o meu medo; há tempo sofro de ansiedade, há tempos deixo o tempo rolar, que vida bagunçada a minha, mas sei de uma coisa, dia após dia vou encontrando a minha paixão: a arte de eternizar momentos de sorriso e alegrias e é isso o que está me fazendo feliz.
+natan santos Santos sim, é triste saber que outras pessoas não têm a chance de fazerem o que ama, são vários os fatores que nos levam a isso, mas tudo bem, vamos vencer um dia! Muita força pra ti nessa jornada! Um xeru pra tu!
vamos sim, creio, com certeza, que a vitória de muito está se passando ao momento em que assistem esse vídeo seu, virei um admirador seu pelo seu caráter e humildade de querer ajudar os colegas DE VIDA, não apenas na parte da fotografia, mas na parte pessoal de cada um... não vou dizer que não sabe porque você sabe o quão importante isso é, né? kkk Sou seu fã de verdade... Jesus te abençoe, moça. Oto xeru pra tu!
O meu problema é a faculdade que não gosto o curso eu gosto mas onde eu estou estudando é muito desgastante. Estou no 3⁰ período de engenharia de alimentos pensei em pedir transferência para a UFLA mas só consigo transferir no ano que vem e eu já estaria no 5⁰ período, ou seja dois anos de curso. A grade da ufla e de onde eu estudo são muito diferentes e msm eu mudando para o msm curso. Eu perderia 1 ano
Eu toda, e pior que me formei em nutrição final de 2020 mas fiz consulta em clínica uma vez e foi horrível, só de pensar me arrepia, to fora. Pretendo nunca mais pisar meus pés em uma faculdade, nd me interessa.
Karly tu é muito incrível! Sério, tudo isso que vc falou eu passei na vida real mas a diferença é que eu goatava muito do que eu fazia e eu fui descobrindo que eu não queria aquilo pra minha vida, foram 15 anos fazendo a mesma coisa e decidi mudar pra fotografia e tive que escutar que eu tava sendo imatura e que isso era só uma "modinha" e já ia passar. Estou cada dia mais amando a fotografia e vc tornou esse meu processo muito mais colorido 💗 gratidão imensa a vc! 🙏
Estou no terceiro ano de contábeis, e não estou gostando, queria fazer pedagogia, mas no ProUni, só consegui contábeis, depois desse ano fui ver se dava pra transferir e dava, agora me sinto como se eu tivesse perdido 2 anos, e penso que eu não quero, estar no escritório me deixa aflita, sempre quando eu penso, minha respiração fica acelerada
Eu faço Geografia e hoje vejo que foi uma das piores decisões que tomei na minha vida, eu devia ter feito Letras - Língua e Literatura Portuguesa, é o que eu realmente gosto e eu também sou escritor e já tenho dois livros publicados. Eu entrei pra Geografia pq foi o que deu na época, o sonho do meu pai era ter um dos filhos na universidade federal e pra piorar ainda fui presidente do C.A e isso só me trouxe prejuízos, eu devo formar no final do ano, só faltam poucas disciplinas, eu já devia ter me formado porém acabei me segurando mais um pouco por conta do estágio. Em minha defesa eu venho de uma família humilde e faço tudo pra sobreviver mesmo que seja fazer coisas contra a minha vontade. Eu só quero terminar o curso e seguir a minha vida em paz, quem sabe um dia eu faça letras.
Estou igual a você, cai de paraquedas na fisioterapia mas na verdade eu quero medicina. Entrei nesse curso com esperança de tentar mudar pra med depois mas não consegui e tó presa nessa área. Não acho as matérias ruins, de algumas eu até gosto pois gosto da área da saúde, mas creio que na hora em que eu for exercer não irei gostar; eu já fiz alguns pequenos atendimentos na faculdade e me senti mal. Tenho só 28 anos e me sinto frustrada e só não largo esse curso pois pelo menos eu vou ter um diploma e a garantia de um emprego decente. Vou fazer o Enem de novo pra ver se consigo med, mas se eu não conseguir vou me formar na fisio e trabalhar na área pra juntar dinheiro e tentar med em outro país, talvez Argentina ou Paraguai.
Estou fazendo pedagogia pois passei, já que não tem artes visuais aqui na minha cidade ou agronomia...meus pais não me deixam trancar a facul...praticamente estou vivendo o que você fala no vídeo kkjkkkkkk
A pressão e muito grande quando o assunto e "faculdade". Sinceramente não sei oq fazer, tento pensar em algum curso mas nada me interessa. E por pressão e desespero tem pessoas que entram em qualquer curso, apenas pra dizer "faço faculdade". Não quero passar 4, 5, anos frustado em algo q não quero... até pq tem pessoas que entram em faculdade apenas por status. Pelomenos na minha visão!
Estou no 5 período de agronomia desde o primeiro momento não gostei, só que meu pai não aceitou que eu trancasse, vivo doente e deprimida mas não sei o que fazer !!!
Oi, Karly. Me identifiquei bastante com sua história, terminei o ensino médio ano passado e como sou uma pessoa bastante indecisa, resolvi tirar esse ano p/ me decidir. Minha primeira opção de curso tá sendo Medicina Veterinária, porém sou bastante ruim com biológicas. A segunda opção é Jornalismo, mas os comentários da minha família e amigos me deixam muito pra baixo, dizem que não vou conseguir me sustentar e que não é um curso bom. Fico com um pé atrás, mas tô disposta a encarar se realmente for da minha vontade. Eu também amooo fotografia, você é maravilhosa. Bjao
Poxa, eu estou vivenciando a mesma coisa sabe!! Infelizmente não me identifico com o que eu fui obrigada a fazer!!pensei que eu era a única que me sentia assim!!
Fiz psicologia, sempre fui muito aplicada na parte acadêmica mas não gosto da profissão, só de atender crianças mesmo, por isso já vou atrás de outro curso. Ah sem contar que fiz por causa da pressäo dos meus pais
Faltam 2 dias para me formar, me bate um aperto no peito muito grande de ver todos felizes menos eu! Me sinto perdida, ainda mais em pensar em trabalhar com isso
Meu problema já é o oposto. Gosto de tudo um pouco e me adapto nas áreas q entro. Tenho medo de me tornar uma profissional mediana. Quero ser ótima em algo.
Estou há 20 dias para terminar o estágio e termino enfermagem e gostei da teoria e detestei toda a prática e vi que não é para mim. Agora termino e depois vou me redescobrir com que quero.
Marcos Alves se eu fosse você largaria hoje mesmo , eu não fiz isso com o curso de Agronomia e me arrependo muito pois estou devendo o fies , e não trabalho na área porque odeio a área
Conheço uma amiga que o sobrinho dela se formou em medicina, trabalhou 1 ano na marra, depois abandonou tudo e fez licenciatura em História, hoje está super feliz dando aula kkk
Curso arquivologia em uma universidade federal, estou no quinto semestre e nunca me senti tão perdido e ineficiente. Nunca sooube o que queria estudar, ingressei neste curso pois foi o único método que tive para fazer parte da universidade dos meus sonhos. Não me identifico com o curso, não tenho prospecção de futuro na área e não sou feliz com o que escolhi fazer, hoje me aproximo do fim do curso com muitas incertezas e com o sentimento de que cada dia mais perco meu tempo com algo que nada mudará na minha vida, eu como a maioria só queria ser realizado profissionalmente, possuir estabilidade financeira e ofertar uma vida digna a minha família, mas a forma que me encontro é totalmente contraria, estudo em uma federal, faço parte de um estágio bacana mas tá, e daí? Nada disso é capaz de fazer sentido pra mim, fazer com que me sinta acolhido e parte de um lugar, sinto que optei por um caminho incerto e toda essa incerteza junto ao medo me faz preocupado e infeliz.
Se eu fosse você aproveitava pra cursar alguma matéria diferente do seu curso. Eu mesma estou querendo mudar de direito pra arquitetura (ainda não tenho certeza), mas sei que a federal em que estou permite cursar matérias diferentes do meu curso. A sua não permite? Talvez você se encontre em algum, ou não.
Acabei de me forma em arquitetura e estou com 25 anos , mas n sinto nhm empolgação em fazer os projetos me sinto muito arrependida sempre quis tentar odonto mais n pude pq é um curso caro😖
Estou no terceiro período de ciências contábeis, estou de saco cheio, não tenho vontade de assistir as aulas, infelizmente não passei na minha primeira opção que era fonoaudiologia, e na escola eu era boa em matemática então pensei por que não contabilidade.... e segui por esse caminho fazer um curso para orgulhar meus pais, eu só estou seguindo o baile ainda mais EAD no período de pandemia, e estou ficando irritada, mas dar medo de para e trocar, não ter um diploma, na minha família poucos tiveram chance e já penso em chegar logo no fim desse curso para ir para Fono. Quero tentar aguentar até o final, para arrumar o emprego e também mudar o senário da minha casa, mas não sei o quanto vou aguentar.
Entrei em contabeis mas tbm tinha interesse sem cursar fono, uma semana depois de começar contabeis, passei em fono na federal e entrei de cabeça achando que ia amar. Resultado: nao sei mais o que faço kkkkkk
@@MarcosVinicius-ny9sxEu iria para área da fono, trabalho em farmácia é muito desgastante. Eu trabalho na farmácia e hoje estou angustiada . Farmácia tem que trabalhar finais de semana, feriados tem que esquecer da vida social. Fonodiologia da até para empreender!
Obrigada por compartilhar. Neste dia precisava mesmo de um experiencia assim. Temos uma vida para correr atras. O importante é não desistir e seguir. #AmoDemaisSeuCanal E sobre a humanização percebi desde o primeiro vídeo que possui esse diferencial. Parabéns, Deus abençoe.
Tmb faço fisio. Todos os dias eu sinto pânico só de pensar em voltar lá... 9° período, falta um. Eu vou terminar (se eu nao * antes) com mais sequelas mentais do que conhecimento.
Amei saber um pouco de você obrigada por nos ajudar com seu vídeos moro em São Paulo me formei recentemente em Publicidade e Propaganda fiz um curso de jornalismo e faço aulas de rádio amo fotografia e vídeo rsrs futuramente pretendo conhecer Aracaju
Na boa, eu ando olhando alguns vídeos do seu canal porque comecei um curso profissional de fotografia, porém me deparei com este teu vídeo agora e resolvi assistir. Só tenho a agradecer pelo vídeo, ele me confortou de alguma maneira (que eu não sei direito) pois hoje, aos 24, ando passando por alguns problemas muito mas muito parecidos com os que você passou (principalmente em questões de querer "agradar" nossos familiares). Sabe, outras pessoas já haviam comentado sobre ser apenas uma fase para eu chegar onde eu quero, mas normalmente ficamos com um pé atrás por achar que é apenas palavras de conforto. Chegar aqui e olhar meio que sem querer este vídeo foi muito bom mesmo :) Enfim, depois de tudo isso: obrigado por esse vídeo motivacional e continua postando mais vídeos de fotografia, eles são bem legais!
Eu tô passando por isso e estou sofrendo muito. Sempre tive vontade de cursar Jornalismo ou Direito (Jornalismo um pouco mais do que Direito) quando fui falar pra minha família na época, não me apoiaram e disseram que não tinha perfil para essas áreas. Eu na época, estava bem abalado por conta de uma última experiência profissional mal sucedida e decidi começar a fazer faculdade para poder conseguir um emprego melhor, aí a minha mãe começou a vim com estórias que as amigas dela andaram dizendo para mim fazer primeiro uma faculdade que eu não gosto pq eu ainda era novo e mais pra frente fazer a que eu gosto... cai nessa! Até hoje me pergunto: como? Mas cai! Fiz Administração, mas nunca consegui gostar do curso e nem sonho em seguir essa profissão. Gostei do estágio e do TCC (que me fez descobrir minha paixão pela escrita), mas não consigo gostar da área e não sei o que vou fazer😭😥💔... gosto muito de Jornalismo e Publicidade, queria fazer esses cursos e trabalhar nessa área, mas estou sem condições no momento e não vejo saída. Triste isso!
PARA DE SER TROUXA É VC QUE ESCOLHE A SUA VIDA, O Q VC VAI TRABALHAR VC VAI FICAR EM UM TRABALHO MERDA QUE VC NAO GOSTA POR CONTA DE MAMAE E DOS OUTROS? UMA COISA QUE EU APRENDIR QUE A GENTE NAO PODE AGRADAR NINGUEM DEIXAR A NOSSA FELICIDADES POR ULTIMO PARA AGRADAR OS OUTROS
Estou fazendo Contabilidade, Eu queria muito fazer artes visuais porem meus pais nao poderiam me sustentar noutro estado, mas estou seguindo, acho que vou estudar p concurso e ver se consigo ter estabilidade para realizar meu sonho
É exatamente oque eu estou vivendo, faço fisioterapia tbm, estou no ultimo ano de faculdade e não consegui me identificar com o curso, ja tranquei a faculdade 2 vezes, voltei só para ter um diploma, estou totalmente desmotivado
faço serviço social, e odeio o curso, mas como está perto de acabar estou suportando, destruir mais ainda minha saúde mental. Me arrependo muito de não ter desistido na pandemia, mas tbm com uma família horrível que tenho o jeito foi aguentar. Estou numa cidade que odeio, sem parentes, saúde mental péssima
@@valcilenesantos1453 Pesquise bastante antes, veja vídeos no UA-cam sobre, veja a grande curricular do curso na faculdade que você planeja cursar, assim você saberá se compensa ou não
Karly me ajuda estou em depressão. Não é porque fiz uma faculdade que não queria. É porque tive a oportunidade de conseguir uma bolsa integral pelo ProUni em educação física. Mas na época que está oportunidade apareceu eu não sabia oque queria e não aproveitei. Agora estou pagando a faculdade pensando que poderia ter feito de graça e que o valor que pago poderia estar sendo investido em outras coisas. Tem hora que choro quando penso isso e tenho vontade de fazer algumas besteiras. 😥
@@karlymarquesfotografia passo pelo mesmo fiz enfermagem há 10 anos e não me idetifico só trabalhei até hj cuidando de idoso as vezes dá vontade de sumir pois já tenho qse 40 anos,como recomeçar tudo c essa idade toda Qt tempo perdido senhor
Eu já desisti de vários. Pelo menos sei o que não quero RS. Meu sonho é med, mas é em período integral. Amo neuro e faço psicologia pelo Prouni ( humanas demais ahhhhhhhh) mas "é o que tem p o momento ( local mais próximo p eu ir a pé sem v.t).
Nunca me identifiquei tanto. Estou na mesma situação, só que muito receosa de largar o curso, mesmo um que eu não goste, pra voltar estudar tudo novamente.
@@Lsoliim1234 tem simplesmente 2 meses q larguei kkkk. Não sabia q ia passar tão rápido. Foi muito bom no início, mas com o passar do tempo vi q ainda estou muito perdida. É horrível essa sensação, parece q está vagando por todos os lugares.
Resume bem o q sinto! Arrependi de ter feito odontologia hj estou no último semestre e confesso q n deveria ter feito faculdade nenhuma! Acabou cm a minha saúde mental a já n era boa, comi o pão q o diabo amassou nessa faculdade! Nunca vi uma turma tão cruel desunida quanto a minha e não tenho a mínima vontade de seguir a profissão mais, irei terminar pq faltam apenas 4 meses e o mínimo que a faculdade me deve após anos de tortura psicológica é um diploma!
formei em odonto, mercado de trabalho prostituido, odeio, estou com depressão por causa da odonto
Pensei que era apenas a minha turma na faculdade que era desunida, me formei em nutrição.
Estou no terceiro ano de nutrição, a sala é desunida, não me sinto feliz no curso e estou aqui pelo diploma…
@@CamilaOliveira-yt6tf a minha também é super desunida, faço no momento e enfermagem, é super tóxico, um falando mal do outro.
Minha turma era horrível tbm... tô no último semestre de farmácia e então... não tô animada pra atuar nisso
Você resumiu a minha história. Odiava onde eu estava, odiava tudo, estava no meio de pessoas que amavam estar cursando Educação Física. Cheguei à trancar, mas voltei e conclui o Curso pois meus pais falavam que eu começava as coisas e nunca concluía. Não era feliz durante o curso, adoeci. Hoje tenho 25 anos e ainda sonho com psicologia.
+Karynne Karynne vai lá e realiza teu sonho ❤
Eu também 😔só tou fazendo porque quero que meu pai fique feliz e orgulhoso mais sinto mal até com as pessoas da faculdade
Meu Deus estou passando por isso! Estou cursando História e não quero, quero Educação Física. Estou sendo empurrado pela minha mãe para fazer esse curso estou muito ruim por dentro.
Estou no quarto ano de psicologia e hoje tive uma crise muito grande de ansiedade na prova, não tenho interesse e nem amor pelo curso, e estou indo por obrigação. Meu sonho sempre foi medicina e estudar com pessoas que amam psicologia me machuca muito.
Mano, eu tô fazendo análise e desenvolvimento de sistemas, porém nuncaaaa gostei dessa área, não me identifico nem um pouco. E nossa cara, eu me sinto muito mal fazendo isso, me causa um estresse muito grande, de verdade. As pessoas, as aulas, tudo isso me faz mal. Confesso que eu entrei pensando do dinheiro e que eu tinha que fazer alguma coisa da vida logo, porém percebi que essa área não é pra mim. E eu tenho muito medo de decepcionar as pessoas que eu amo, pois eu ganhei uma bolsa e é uma oportunidade única. No fundo mesmo, eu queria fazer psicologia (todo mundo fala pra eu não fazer pq é difícil ganhar dinheiro, mas é meu sonho), ou veterinária😭.
chocada que isso é comum... realmente, com o tempo o nosso corpo se manisfesta negativamente pra gente fazer o que a gente realmente gosta, é sufocante demais viver pra agradar alguém. Eu me identifiquei com o vídeo todo.
Eu na vdd só entrei na faculdade e vou terminar pq meus pais querem que eu tenha um diploma. É um saco! É chato demais mas não tenho coragem de contar isso pra eles
Boa sorte amiga.. bjs
tô na mesma, comecei administração em agosto, mano, que bagulho chato pra caralho. As vezes eu queria n ter nascido kkk
Prr nem fala,fiz o enem e passei pra fisioterapia no prouni,mas pensa em um desânimo para ir para a faculdade.Só to fazendo porque meus pais perturbam para eu fazer uma faculdade
@@user-fm5ru6ys5x prr dá raiva dms odeio estudar kkkkkk
@@brenosousa2560 Eu to percebendo, que a maioria das pessoas não sentem esse desejo em fazer graduação superior, criaram essas crenças em nossos pais, e hoje virou uma cobrança nossa..o importante deveria ser as pessoas sentirem felizes com o que elas quisessem fazer, e não por ter um diploma em mãos.
Faço medicina e odeio estudar pro curso... Aí vou falar isso pra alguém e escuto "tu é besta é? 90% das pessoas queriam isso. Tu és um privilegiado, deveria continuar e parar de frescura! Mimado! Deveria era levar a sério um curso tão sério e importante."
OK. Agora estou preso nisto
Medicina não é esse conto de fadas que a sociedade acha. Meu noivo é médico e sei bem. Além disso, a taxa de estudantes e profissionais da área com depressão é super alta. As pessoas focam apenas no status do curso, pois moramos em um país em que ganhar 20 mil se matando em plantões noturnos é o auge da vida, afinal, uma pequena quantidade de pessoas fatura isso por mês. Se não gosta e tem um plano B, vai lá e tenta.
Formei em odonto e também sofro a mesma pressão. As pessoas só vê o status mas não te pergunta se você está feliz
@@brunasampaio1507 eae Bruna conseguiu se realocar ?
Se vc não gosta então pare pq vc vai ser tornar um péssimo profissional atuando numa área que não tem vocação, será um favor que vc estará fazendo aos pacientes
@@crisbriss Você está equivocada e esse é um pensamento simplista. A pessoa pode não gostar do curso e mesmo assim tirar notas boas, ter um grande conhecimento técnico e tratar as pessoas de forma humanizada. A pessoa não precisa gostar para desempenhar bem a sua função.
Formada em direito tem menos de 1 ano e não tenho a mínima vontade de seguir essa carreira, meu sonho sempre foi cursar farmácia, mas agora tenho uma divida eterna com o FIES e a expectativa da família para eu passar na OAB e advogar. Tenho 29 anos e estou tentando me acostumar com a ideia de que é o direito que irá me acompanhar por longos anos....
Pensei em mudar de curso mas tive várias dificuldades, um filho que eu deixava na escola para eu conseguir chegar ao menos no meio da aula, e a unidade mais próxima de Mim não oferecia o curso que eu realmente queria, fora o medo de perder o financiamento, medo de jogar um tempo fora, medos, inseguranças e falta de apoio na época.
Nossa mana, estou na mesma. Fiz farmácia com fies e não gostei da área. Agora estou perdida!
@@fariassueli601 eu queria tanto fazer esse curso de farmácia, isso desde adolescencia. Me formei em enfermagem e não suporto nem ouvir o nome do curso, chega me dá mal-estar.
@@ktsky4843 menina eu tbm me arrependi amargamente
@@ktsky4843 somos três rsrs
Uau, que tenso. Sentimentos de indecisão, arrependimento, culpa, podem se tornar um fardo muito pesado para a vida. Sugiro procurar apoio profissional, um psicólogo/psicanalista, para ajudar a lhe dar com a situação, ou mesmo a mudança.
Sobre o que você falou sobre amar o início do curso, todo mundo me fala " no começo todo mundo ama né" mas eu estou odiando desde o primeiro mês, antes de entrar eu já tinha vontade de trancar. Eu faço biologia mas meu sonho nunca foi esse curso, e é horrível o tempo todo as pessoas me perguntando se estou gostando do curso e eu mentindo dizendo que estou quando na verdade eu ESTOU ODIANDO. Queria muito desistir mas eu ainda dependo dos meus pais e eles não vão gostar se eu desistir ,a última coisa que eu quero decepcionar. No momento que estou escrevendo isso é porque estou passando por um momento não qual eu tenho uma prova amanhã e estou desesperada porque não consegui estudar. pois não consigo gostar do curso. Tenho apenas 20 anos mas me sinto totalmente frustrada, isso tudo tem me dado ansiedade e muita tristeza no coração.
Cara eu estou aqui as 4 da manhã exatamente com esse sentimento que vc descreveu, que loucura
@@gadifadf1235 🥲🥲
meu desejo é ser dubladora, acho essa area da atuação encantadora. Mas estou cursando farmácia e odiando o curso, nunca me interessei por medicamentos. Entrei na faculdade pra agradar meus pais. Já estou no sexto periodo, não vou largar agora, acho que seria muito tempo perdido. Só quero terminar e trabalhar logo, quem sabe algum dia eu pague um curso de teatro e faça oq eu quero.. Ótimo vídeo, vou por em mente que essa angustia minha n será pra sempre.
eu sou formada em farmácia, me arrependi muito de ter cursado, se eu soubesse eu tinha desistido enquanto ainda dava “tempo”. hoje me sinto muito frustrada por esse tempo que infelizmente eu n posso mais recuperar
@@larissamoreira2734 Eu tenho 20 anos, e estou no 3° Semestre de Farmácia!! Eu também nunca me interessei pela área de medicamentos, eu gosto muito de Trabalhar em Laboratórios, Análises Clínicas... No caso o curso perfeito seria Biomedicina, mas me falaram que era difícil arrumar emprego, e me indicaram fazer Farmácia por que tem muitas áreas e é difícil ficar sem emprego... Mas eu sempre gostei de Tecnologia, Computador, Celular, Etc... Mas tenho uma paixão também por Laboratórios kkkkkk
@@larissamoreira2734E já estou nas provas finais do 3° Período!! Eu não estudei nada para essas provas finais, por que não tenho mais interesse, estou fazendo no chute e com os conhecimentos das aulas mesmo kkkk
Fiz uma faculdade que gostava, porém não era minha primeira opção. não consegui emprego na área. E hoje com 25 anos estou decidida a voltara faculdade e cursar o que sempre quis. Pode ser que tbm não consiga nada na área, pode ser um erro. mas tbm pode ser a coisa da minha vida. Só descobrirei tentando. Muito obrigada pelo vídeo ♡
A gente nunca sabe, né? O que vale é tentar... seria um sonho prever o futuro e evitar as merdas? Claro... mas não é assim, então, só vamos seguir nosso coração! Boa sorte nessa sua volta
Mi Giacomini você relatou a minha situação
Passei pelo mesmo! Me formei em Letras, que eu gosto, mas não tanto ... Não tenho vocação para ser professora, por exemplo. Agora com 27, comecei outra faculdade que eu amooo (Psicologia) e me vejo trabalhando na área, mas para ser bem sincera se não houvessem questões de dificuldade de viver disso, principalmente na minha cidade e talz, meu sonho seria fazer Cinema
@@MsMisidolos Menina, fiz letras-inglês de 2010 a 2014, me formei trabalhei como professor até 2017, pois foi quando percebi que estava muito infeliz, não estava aguentando mais esse fardo e mudei para administração, acabei de me formar, está difícil começar a trabalhar nessa área, mas ao menos estou feliz agora.
Quais cursos você fez ou pensa em fazer ?
E eu que tranquei Engenharia Civil p tentar Direito e meus pais não me apoiam..Meu sonho é viver da Fotografia mas eles tbm não apoiam, exigem q eu faça uma faculdade. Mas não apoiam nenhuma das minhas decisões, vivem reclamando, jogando pedra e me deixando triste.
Mana, como assim? São duas profissões ditas como "profissões de sucesso" e eles querem mais oq? Eu ein... faz o que gosta e pronto.
Samira porque vc não tenta fotografia, tem faculdade que tem esse curso.😁
Eu tranquei a minha faculdade de Direito . Por causa desse sonho de fotografia .. eu sei que foi uma decisão tão tensa .. mas to confiante que vai dar tudo certo ..
Eu curso Direito, e vai fazer um ano, e não estou gostando, fiz por pressão mesmo, por começa a faculdade, e o curso que eu quis mesmo, era na area de tecnologia, eu amo area da tecnologia. E eu quero seguir esse sonho.
Vou ser obrigado a marketing para não perder o trampo mas meu sonho é fazer análise de sistemas. Tenho medo de ter que ficar anos fazendo algo e no fim ser demitido ;-;
Eu to num curso que eu não gosto, porém, percebi tarde demais, já na metade. Resolvi então seguir pra pelo menos ter um diploma, mas tem sido muito frustrante me estressar por algo que eu sequer vou exercer já que o grande objetivo da minha vida não tem nada a ver com o meu curso. Porém, me identifiquei bastante com você, principalmente na parte de que tudo vai dar certo, acreditar nisso é o que tem me deixado de pé, assim como acreditar que uma vez terminando isso daqui vou poder fazer o que amo igual você tá fazendo. Obrigado pelo vídeo, me ajudou muito.
Mudei de estado para cursar justamente a fisioterapia, morei sozinha por uns meses, depois minha família resolveu vir também e agora, cursando o 4º período e ouvindo dos professores que é o momento decisivo para continuar ou não na fisio, eu estou vendo que não é algo pra mim. Nunca fui fã da área da saúde, admiro os profissionais, mas não me vejo atuando nessa área, entrei na fisio de paraquedas, pois na verdade foi só um meio para realização de outro sonho (morar fora), e agora me vejo quase que na obrigação de seguir no curso, por ter passado por todo esse rolê de mudança e para agradar meus pais, porém, ao mesmo tempo eu vejo que só estou me desgastando, pois não estou feliz, minha saúde está sendo desgastada, meu psicológico está sendo afetado, não sinto prazer em estudar as matérias e fico mal pois terei que lidar com outras vidas, e não quero fazer isso por fazer. Me sinto perdida e cansada.
Já entrei em outros três cursos anteriormente, pela pressão de "se saiu do ensino médio, tem que entrar na faculdade" e também não era feliz, mas estava no meu estado, então apenas desisti e agora estou aqui... sem saber o que fazer, percebendo que isso não é pra mim e procurando um plano B concreto para sair disso de uma vez por todas.
6:00 Uau, me identifiquei demais com essa parte, quando eu comecei a vivenciar o que seria de fato com as aulas práticas foi aí que eu constatei sem nenhuma dúvida que realmente não é o que eu quero, e tem sido um porre aguentar até o final, motivação 0 pra cada atividade nova, e o TCC então nem se fala. E o pior é pensar que eu devia ter trancado o curso logo no começo, mas sempre fiquei com medo da reação dos meus familiares. Eu tô terminando meu curso na base do ódio mesmo, pq dizer que eu aprendi alguma coisa não rola.
você faz que curso ?
@@vitorviana2379 Direito
Eu tbm !! Estou exatamente do msm jeito q vc!!
Nunca vi um vídeo tão bom e sincero, transmitiu o que eu to sentindo a MUITOS ANOS no curso de Direito. Escolhi o curso, pois me identifiquei com uma palestra de um dos professores da faculdade em que curso (tive aulas com ele, muito bom professor mesmo!) achei que era pra mim, mas já no 3° período, eu ja sabia que não era mais pra mim. Ainda assim, tive muitas oportunidades e aprendi MUITO, sou quem sou hoje por que cursei esse curso. Mas ainda não tenho coragem de abandonar... Eu estou tão cansada.... Ainda assim reprovei 2 vezes no TCC e provavelmente irei mais 1 vez! Isso já se vão 7 anos ainda cursando o curso... Porque simplesmente não consigo desenvolver a pesquisa e ODEIO pensar no curso, até em um mínimo trabalhinho... Mas não tenho coragem de dizer ao meu marido que não quero mais cursar, pq ele é o meu maior apoiador e quem paga as minhas mensalidades... A questão da insegurança... Falta tão pouco para finalizar... Mas ao terminar sei que não vou trabalhar na área! Quero muito concurso, mas ainda assim acho que um nível médio já o suficiente para mim cursar o curso que tanto sonhei, Psicologia. Atualmente já tem na minha faculdade.
Nossa esse vídeo foi feito pra mim, rsrs, cursava o terceiro ano de direito quando deixei tudo pra trás pra vir morar no Chile onde me casei. E aki estudei 2 semestres de secretaria executiva e não gostei, depois pra tripulante de cabine e deixei por priorizar a minha família e não contente voltei pra faculdade pra estudar Desenho Gráfico onde fiz dos semestres tbm pra chegar a conclusão de que minha verdadeira vocação e paixão realmente é o Direito. Obrigada por compartilhar com a gente suas experiências.😘😘
Eu me matriculei na faculdade de administração mas não tem nada a ver comigo. Confesso que me matriculei pela pressa de "esta na faculdade" aquela sensação de ver todo mundo estudando então eu entrei mais pra me sentir meio que "incluído." Tenho 20 anos eu literalmente não me identifico com nenhum curso, me sinto muito triste porque parece que nunca vou ser feliz na minha vids profissional. :/
Estou na mesma situação. Entrei pra faculdade de RH mas não era um sonho, somente pela pressa de estar em algo, em resumo, não estou me dedicando e só esperando acabar o curso. Não me identifico com nada.
Estou na mesma situação, e não sei como sair dessa...
@@thalinevieira6769 Eu desistir do curso. Não me arrependo!
Eu aqui fazendo veterinária e sonhando com a faculdade de música … nossos pais entram na nossa cabeça de uma forma absurda
Se cuida. Eu escolhi veterinária (tinha apenas 18 anos na época, e era porque eu amava muito animais) porém, na federal da minha cidade não tinha o curso de veterinária, e meu pai decidiu que ia pagar a faculdade particular. Eu fui, no começo estava super feliz, amava tudo, porém passei por alguns traumas que me destruíram, e influenciou muito na faculdade, nessa época ainda estava no 1 período, e resolvi que ia ficar pra não decepcionar meus pais. Agora estou no 7 período, já fiz estágio na área, e posso te falar, é uma área extremamente difícil em todos os aspectos (financeiros, sociais e emocionais) e agora estou chorando querendo que acabe e procurando forças pra continuar na área, e ainda me sentindo culpada por meu pai ter bancado algo que nem mesmo fui feliz fazendo.
@@anafsz te entendo muito, estou fazendo um curso que eu não gosto, e pqp, dá tristeza só de pensar em estar lá, na desvalorização da área, na turma que é desunida pra crlh, msm que a gente só tenha trabalho em grupo, desenvolvi ansiedade pra caralho dps que comecei, todo dia busco uma razão pra essa porcaria que comecei.
Faz oque vc quer, eu passei 5 anos e meio ma faculdade de fisioterapia....tô infeliz e cursando outra coisa
@@dalethalves7072 meu medo é esse, recomeçar... deixar uma faculdade que já estou na metade pra começar outra do 0. 😪
E eu to pensando aqui em fazer Direito, mais realmente quero med Veterinária
Caramba, me identifiquei MUITO com você! Fiz Psicologia meio sem saber o pq e foram 5 anos bem pesados (senti muito do que você falou no vídeo) pra hoje ter um diploma guardado na gaveta. Porém, depois de várias crises existenciais haha, agora estou começando na forografia e tô me sentindo muito mais feliz, mais leve, mais realizada, e me descobrindo tbm! Obrigada por esse vídeo lindo!!!
Estou assim com psicologia mas ainda não concluí 😭
@@palomanascimento6310 tô assim tbm e não posso desistir .. eh osso viu
Nossa... super me identifico, e olha que ainda tô no primeiro semestre, mas infelizmente por questões familiares não posso mudar de curso.
Faço med veterinária, mas meu sonho é cursar algo na área das artes. Arquitetura ou fotografia, são minha paixões. Espero que daqui a 5 anos possa realizá-los 😶
@@6699s depende muito, pq a area de med vet, aqui no Brasil, em sua grande maioria, só é valorizada quando se trata de veterinário × campo (fazendas,etc).
E se tem uma coisa que eu passo longe é de mato, não odeio totalmente mas tbm não gosto.
E pra ser um vet de pet (os mais comuns), o salário não é tão valorizado e fora que a profissão em si não recebe o devido valor 😕😕
@@anaemi001 sério ? Conheço tantos Med veterinário De pet ricos aqui na minha cidade
Eu estou passando por isso agora, faço um curso só pq consegui bolsa de estudos, mas não quero seguir carreira, não é algo que quero pra minha vida.
E pra piorar é faculdade a distância, então não tem festa, não tem amigos, não tem interação com outras pessoas.. é só conteúdo, matéria, aulas, trabalhos.. várias vezes bate um desânimo e eu paro pra pensar no que eu tô fazendo da minha vida.
Minha situação tbm. Mas forças pra nós tbm
Vc descreveu a minha vida. Quase me formei em contábeis cheguei até o semestre. Me formei em Logística e trabalho vom logistica mas não é isto que eu quero e por fim, estou no 2 semestre de educacao fisica Bacharelado e encontrei a verdadeira felicidade aos 31 anos . Não vejo a hora de me formar e atuar apenas com o que realmente gosto
POxa que legal, que bom que vc se encontrou..Estou vivendo o que a maioria passa, e fico triste em ver os relatos, por causa de uma crença, para realizar o sonhos de nossos pais, amigos, familiares, estamos presos nesse círculo de formação superior, quando na vdd a maioria de nós gostaria de seguir outras àreas...Lamentável.Eu tranquei Jornalismo, e hoje não tenho mais paciência para tentar outra graduação de 4 anos, me inscrevi hoje em Marketing, e me sinto triste.
Eu me identifiquei muito com sua história. Não gosto de onde estou, curso o terceiro ano de administração. Estou no meio de muitas pessoas que amam essa área porém é uma área muito competitiva, onde pessoas se odeiam só de olhar para ambos. Penso em trancar, mas ao mesmo tempo penso que se eu trancar não irei concluir o que comecei, mesmo que não seja pra mim. Está sendo muito difícil pra mim. Falta só esse ano e o ano de 2025. Eu sonho desde pequena e até hoje em Educação Física. Penso em fazer uma pós em Marketing mesmo que eu faça apenas por um rob nessa área da pós. A educação para mim sempre foi um sonho. Gostaria de conversar com vc mais. Se puder me chamar agradeço muito.
Nossa! Meu diploma de fisioterapia está na gaveta. Eu não sei o que quero ainda, mas quando penso em tentar exercer a profissão me causa uma aflição tão grande, uma vontade de chorar, um medo. É muito ruim!
Eu estou no 06 semestre de Direito na universidade federal e há algum tempo frequentar as aulas tem sido uma tortura. Nunca me vi atuando como advogado. Só entrei nessa "furada" por ser concurseiro e de fato, no Brasil, as oportunidades de concursos para quem cursou Direito são bem maiores. E agora fica o dilema: concluo ou não. Um dilema que me causa angústia.
Também estou nesse dilema, a diferença que gosto da área, mas ao entrar na universidade federal fiquei em dúvida se era realmente oque eu queria, até porque, sempre fiquei focada no dinheiro, já que é uma grande necessidade.
Qual área que você pensa em migrar? Tem muitos concursos que não é só direito
Eu tbm! Entrei nessa furada por ser concurseira, mas eu odeio trabalhar em escritório. Passei na OAB somente pq já tinha bagagem jurídica dos concursos. 😢
Fiquei nessa mesma situação, mas pelo menos já concluí, mesmo que às duras penas. No meu caso fui obrigado já que a Universidade era paga e não podia jogar o dinheiro fora, mas simplesmente não me vejo atuando, inclusive sinto que não aprendi nada na faculdade já que do meio pro final o desinteresse bateu forte e ainda teve a pandemia pra piorar. Mas pra não dizer que o diploma não serviu pra nada, já vejo que vou ter que seguir pelo caminho dos concursos mesmo.
@@ribeiropaiva4329tenta contabilidade não se limita apenas a escritório e tem concurso
Obrigada por esse vídeo, tô no último ano do meu curso e desde o primeiro ano sei que não é o que eu quero, mas fui levando e agora tô terminando pra ter diploma, foi importante ouvir sua história.
Cursos que cabem no nosso orçamento,porém os que gostamos são caríssimos.
Estou no sexto semestre de ADM, confesso que entrei pq queria "entrar" na faculdade, é um curso bom, mas para quem gosta. Sigo sem saber qual curso fazer, quero terminar pq já gastei o que tinha e o que n tinha kkk, é rir pra não chorar. Pessoal vcs que estiverem vendo este comentário pelo amor de tudo que é mais sagrado na Terra, pense 50 vezes antes de entrar em um curso superior, porque anos pagando uma boa grana em algo que n gosta é foda kkkk
Estamos juntos nessa, estou cursando bacharelado em química, um curso que sempre quis, foi um sonho fazer e hoje odeio kkkkkkkkkk
Mas gastei tanto dinheiro que pretendo finalizar sem gostar.
Eu curso pedagogia e não gosto, mas como é pública e federal tô levando kkkkk. Mas eu tenho vontade de fazer é administração.
Acontece eu tbm estou passando por isso,minha família só podia pagar nutrição e eu faço gosto de algumas coisas mais não quero pra vida toda nutrição.
Eu pensando em fazer administração porque não sei o que quero. 🤡
@@grazielareismoreiracarvalh1533 Estou sendo empurrada a estudar pedagogia, "pq tem mais emprego" "e tem a mensalidade mais barata" queria fazer administração mas é muito cara e tenho medo de ser perda de tempo, não sei o que faço 🥺
09:00, caramba isso resume bastante o que sinto no momento. "Ter o objetivo de que isso não é pra sempre". Mas confesso que isso é cansativo pra tudo, principalmente pra mente, nesse mesmo trecho você diz que é como não estar "presente por inteiro", e isso que complica, porque praticamente anula toda a esperança de fazer as coisas acontecem de uma maneira diferente.
Porém concordo com você, é uma boa maneira de pensar, é uma maneira de manter as esperanças. Utilidade pública seu vídeo, muito obrigado!!!
E que todos que estão passando por isso consigam passar por isso logo!!!
Vídeo ótimo, muitas pessoas necessitam ver esse vídeo.
Eu não gosto do curso q formei e não sonho com nenhum outro curso, não me vejo nessa realidade... Tô com depressão por causa disso. Me sinto mal só de pensar em cursar algo e acabar sendo mais um desempregado e pior, nem me vejo trabalhando para outra pessoa... Sinceramente ou me detesto.
Estou no 4 ano de arquitetura e me sinto exatamente assim, entrei no curso por obrigação e não gosto de nada relacionado, não me vejo na profissão e estou extremamente estressado
Eu demorei 2 anos pra entrar na faculdade pq eu estava presa a ideia de fazer arquitetura, eu gostava de decoração e design das construção e achava que só isso bastava. Fui muito inocente de não procurar opiniões de quem já fez o curso, fui guiada por uma idealização. Arquitetura é um curso muito elitista, tudo você precisa de contatos, os estágios são poucos e muita concorrência. Me sinto na obrigação de tentar mais um pouco mas quanto mais eu penso nisso mais raiva e desmotivação eu sinto.
Eu felizmente percebi a tempo que nao queria o curso que eu entrei. Alem do mercado de trabalho escasso ainda tinha aquela pressao de eu ser o primeiro dos 4 filhos a ir pra faculdade (essa pressão eu botei em mim mesmo 😢😢)
Eu faço jornalismo em uma Universidade Estadual, eu não estou feliz no que estou fazendo, não gosto da minha universidade, os meus colegas tem uma visão de mundo totalmente diferente da minha, eles só pensam em festar e o único assunto que eles tem é sobre BBB que no caso eu não assisto e não gosto, só de pensar que as aulas vão voltar sinto vontade de chorar
kkkk era miha vida quando eu fazia pedagogia
@@fernandorodrigues8157 fico feliz de não estar sozinha nesse barco kkk
@@nicoly_chemilowski mais graças a Deus eu já terminei e estou feliz da vida agora fazer o curso de licenciatura em educação física que sempre foi meu sonho. 🥰
Está acontecendo a mesma coisa comigo, estou quase acabando a graduação de enfermagem e resolvi fazer um técnico em enfermagem para poder adquirir mais conhecimento e prática, porém, ao fazer o técnico me vi totalmente perdido e só confirmou que eu realmente não queria estar ali, mas não desisto.
Me identifico de certa forma, acredito que seja por uma insegurança profissional, mas ao mesmo tempo não me enxergo na área, apesar de gostar kakakka não sei se dá pra entender
Amo Psi, mas no momento minha saúde mental, não permitiria, passei por uns problemas.
Vou pra Pedagogia, já tô com quase 31 anos e é oq restou pra mim.
Mas no fundo do ❤ Psi está lá, quem sabe, no futuro...
Eu também estou fazendo Psico querendo mudar eu já estou com problema pensando em várias coisas e muita pressão 😭😭😭tô pensando em desistir sinceramente
Comecei turismo, depois fiz direito e não gostei. Não gostava do curso. Acabei me formando porque pensava, ah já to fazendo mesmo a faculdade agora eu vou terminar para pelo menos ter um diploma, já que não sabia outra coisa que eu poderia fazer. Eu amo fotografia mas tbém não tenho certeza se é isso que quero... Sou muito confusa. Obrigada pelo vídeo .
Já fiz 2 faculdades e ainda não sei oque quero da vida HAHAHHA
+GravinaTV e tá tudo bem kakkaka se passar a vida sem saber, tbm estará tudo bem.
Leve as duas como experiências, eu também estou perdida! Kkkkkk. Mas sempre amei fotografia e área da beleza :)
Eu terminei um curso
To trabalhando na área
Mas não to feliz 😭
@@Nay-ee4lc :/
Empreender é melhor do que faculdade para se descobrir, quando não se sabe qual curso fazer
Essa questão é bem complicada, formei em bacharel em Geografia, na federal do meu estado, curso que amo. Mas meu pai sempre achou que eu devia fazer um curso "que tem mais área", assim como no geral, todo mundo da geração dele, tios e etc, também acabam pensando semelhante, é o senso comum mesmo. Já que a mídia em si só martela e ~fala~ de cursos normalmente elitizados e que todo mundo acha que vai fazer e ficar rico (mesmo se for um profissional bosta que não gosta daquilo), tipo Medicina, Direito, Engenharias...é complicado. Melhor é simplesmente deixar pra lá o que falam e fazer o seu, ser feliz (principalmente) e se sentir realizado. Ainda bem que hoje em dia, tanto meus pais, como mais ninguém, continua com essas mesmas conversas de sempre.
Igor Nossa impressionante como os mais velhos tem a dificuldade de abrir a mente né? Mas conversando com eles com carinho e bom humor pode até funcionar, rsrsrs.😁😁
Acho que é questão de desconstrução mental, eles são de outra geração, outro momento, não tiveram acesso a muita informação que hoje a gente tem com internet, então eu nem julgo, mas tento mudar a cabeça, rsss
Igor é verdade concordo com vc 👍🏻
Você ainda continua na área Igor ?
Você ainda continua trabalhando na área ?
Vejam minha história. No final do ensino médio lá pelo ano 2000 , eu tinha certeza que queria fazer Letras. Mas a vida arrasta a gente pra necessidade da CLT. Posteriormente casamento e filhos. Acabei fazendo Técnico em enfermagem no ano de 2012 já com 29 anos. Porém fiz apenas para ter uma profissão e tds diziam que era bom de arrumar emprego. Passei a amar essa profissão e trabalhei anos em hospitais, porém o estresse me derrubou, após mais 2 filhos pequenos tentei 3 cursos de faculdade que não deram certo. Eu tentei coisas que eu achava que tinha afinidade por ser área relacionada a saúde. O que eu queria mesmo era Fisioterapia, porém pelo valor e depois por não ter o curso tão próximo da minha cidade acabei desistindo. Hoje estou terminando Gestão Ambiental, gosto do que aprendo, mas não amo de paixão. O que eu realmente aprendi nessa jornada é que podemos ser o que quisermos , desde que traga satisfação. No momento pretendo terminar G.A . Mas sem muita perspectiva de trabalho na área. Estou seriamente pensando em Educação Física que é bem próxima de Fisioterapia. Enfim. Td é válido para encontrar seu caminho.
@angeli sorte pra vc!
Eu quando novo fiz técnico em patologia clínicas e não terminei . Meus amigos fizeram área de informática eu achei que essa era área fiz técnico em informática e não terminei não me identifiquei. Então para arrumar um emprego fiz técnico em eletrônica e terminei mas nunca trabalhei na área. Consegui passar em uma faculdade pública para cursar analista de sistemas em 2011 era muito difícil eu saí. Em 2012 passei para um concurso público e lá quem tinha faculdade ganhava 20% a mais no salário aí fiz um tecnologo em gestão financeira na uninter levei 4 anos para terminar...rsrs. Consegui terminar como trabalho na área da educação tive contatos com professores que me incentivaram fazer licenciatura aí eu fiz licenciatura em matemática, Pedagogia e estou terminando licenciatura em educação física e de quebra estou fazendo técnico em enfermagem. Estou com 42 anos e decidi fazer oque eu tiver vontade e estudar sei quanto é frustrante tomar essas decisões mas é frustrante também não terminar e fica como aprendizado.
@@sintoniarock pois é estou terminando Gestão Ambiental e já gosto mais , pretendo fazer pós na área mas não deixei a vontade de fazer licenciatura e ainda exerço enfermagem home care.Vamos em frente , desistir jamais 😊
É tão bom saber que não sou a única que sentiu isso quando cursou algo que não se identifica... Durante meu curso eu pensei que tinha me encontrado a cada matéria e a cada fala de algum professor, mas quando a semana acabava e o semestre batia aquela bad novamente... Faz 3 meses que me formei e não me arrependo porque, assim como você, o curso me fez ser mais humana, me ajudou na minha formação como pessoa.
Agora quero me descobrir, tentar virar essa pagina e ser uma pessoa melhor pra mim mesma, eu mereço ♡♡♡
Amo seus vídeos, suas fotos me inspiram ♡
Se a gente se arrepender não vai mudar nada, né? Então, bola pra frente
Me sinto assim como vc. Me formei tem menos de 1 ano em direito.
Você é uma excelente profissional. As suas fotos são lindas. Ainda bem que você escolheu essa profissão :D
Obrigada
No 3 ano de pedagogia e sempre soube que não queria só fiz pq minha mãe queria que eu fizesse e é o que dava pra pagar mas só agora de verdade tá caindo a ficha pq vai começar os estágios, muito triste nunca comecem uma coisa que vocês sabem que vocês não gostam e não querem só pra agradar os outros :(
tô na mesma 😭
Eu tô na mesma situação, pois estou no quinto período de pedagogia, são dez períodos. Eu só comecei porque foi a única opção, e também porque é pela Federal e pública.
E eu que formei, trabalho na área há 5 anos e não gosto muito! Não sei por onde começar, não tenho forças e ânimo para fazer outra faculdade, e muito menos fazer a transição de carreira 😔
@@brendadiasdoss7407 eu te entendo, mas tenta levantar e fazer uma outra que você se identifique. Nunca é tarde pra recomeçar.
@@brendadiasdoss7407 Nossa que triste amiga, eu já comecei pedagogia, realmente eu amo ensinar, mas na hora do estágio, eu sai fora, não aguentei aquelas crianças gritando na minha cabeça. Depois fui fazer Jornalismo, e agora tranquei, e hoje vou começar Marketing, mas zero felicidade..é só mesmo pra eu ter uma formação e provar pra minha mãe que eu seria capaz.
Sai do ensino médio vai fazer 3 anos ,no primeiro ano fiz Enem porém não passei para o curso que queria fazer (Psicólogia ),porém na 2 chamada ganhei bolsa de 50% prouni ,entretanto meus pais não tem condições de pagar o restante e nem eu , por que na época seria 600 reais +transporte +alimentação ,daria uns 1,200 até por que iria de van para outra cidade.Nao tenho condições de comprar um notebook ou um tablet de estudo;E esse ano não por vontade própria ,decidi fazer pedagogia mais na real não tenho a menor vontade de ser pedagoga mais só de sentir a pressão de todo mundo esperando eu ter uma profissão e fazer algo acessível,essa sensação é horrível 😢.
Foi muito bom te ouvir e ver que o q importante nessa vida é fazer o q a gente gosta e se identificar
Eu fiz exatamente Fisioterapia e você me descreveu perfeitamente!!!
Eu me formei esse ano em enfermagem, mas me arrependi amargamente. Meu sonho é ser policial.
Faz concurso amiga.
@@HelenCYP450 eu fiz O concurdo da PMBA, ANO PASSADO, estudei muito , porém eram só 10 vagas aqui pra Ilheus , fiquei na posição 70, foi bem frustrante , e ainda estou decepcionada . Rsrsrs. Mais contínuo aí na luta.
Tb cursei enfermagem e me arrependi demais. Vou tentar concursos policiais, como a civil.
@@ktsky4843 tbm tô nessa aí, Começei a estudar pra civil tbm. Mas qualquer polícia eu to dentro . O negócio é pertencer rsssss
Boa sorte !
Duas kkkkmas eu fiz farmácia
Tb to cursando fisioterapia e não to gostando, sempre quis medicina mas escolhi fisioterapia por ser mais fácil de passar rs sempre me achei burra dms pra medicina e não queria fazer mais de 3 anos de cursinho
Desde o primeiro semestre já percebi que aquilo não era pra mim, minha imunidade ficou horrível, eu vivia estressada, irritada, tinha crise de choro e ansiedade toda semana, chegava a ficar com o corpo todo tremendo... Sinto isso até hoje na verdade... E pra piorar me relacionei com um cara super abusivo da minha sala, então sempre que estou lá me sinto péssima
Estou só no segundo semestre então penso em talvez trancar ano que vem, só fico super em angustiada de pensar em todo esse longo processo de estudo durante e pós vestibular que vou passar na medicina (só a faculdade são seis anos e ainda tem todos os anos de cursinho que vou precisar)... Ficar todo esse tempo sem trabalhar é beeeem puxado, e eu teria que adiar ainda mais meu sonho de morar fora... To super confusa com o que fazer 😢😢😢
Se você não está feliz no curso larga logo, independente de tentar medicina ou não. Às vezes tudo o que precisamos parar é descansar um tempo para termos clareza. Pensa em trabalhar e estudar inglês enquanto faz o cursinho pra med, pode ser que nesse meio tempo você se descubra, e ainda vai aprender uma língua caso apareça a oportunidade de morar fora. Também pode pesquisar as profissões que tem emprego lá fora (como TI, RH e enfermagem) e pode tentar estudar ead por um ou dois semestres só pra ver se tu gosta. Vai tentando algumas coisas, com o tempo tudo fica claro.
@@jacksonmoura9972 Obrigada pelo seu comentário!! Acabou que eu nem esperei terminar o ano, larguei a faculdade de fisioterapia em outubro. Vou seguir exatamente o seu conselho 🙏🥰
@@vitoria7736, menina estou passando por tudo que você relatou. Inclusive os sintomas, meu deus que pesadelo!
Estou passando pelo mesmo problema que vc passou hj estou num curso que preciso fazer mais não gosto nem amo nem nada mais vendo este vídeo sei que posso vencer!
Fiz enfermagem mas não gosto da assistência, estou trabalhando em uma Itú infantil e plantão pós plantão, vejo que não é pra mim :/ durante o curso gostei de algumas coisas, as vezes tive vontade de desistir, mas não queria decepcionar meus pais! Ainda quero me encontrar na enfermagem penso em uma área administrativa, e não assistência direta com o paciente, Deus me ajude a me encontrar em alguma área
Sempre quis cursar Veterinária e na primeira vez que fiz o vestibular, não consegui passar. Quando passei na UFS foi em Zootecnia, achando que era igual a Veterinária. Cursei 1 ano e meio sem vontade nenhuma, até que comecei a gostar.
Se eu não tivesse aprendido a gostar do curso, com certeza sairia. Não acho que pais devem impedir que os filhos desistam do curso que não gosta. Não adianta fazer coisas sem gostar, que você não vai fazer bem feita.
Antes de ir para a Zootecnia, fiz Química e desisti também.
Então sigam seus sonhos!
+Ayslane Fontes Sigam seus sonhos ❤️
Ayslane, conseguiu terminar o curso? Tambem estudo na ufs mas nao gosto muito do que to estudando kkkkkk
Eu tinha 18 anos quando fiz tec. Em radiologia meu sonho sempre foi fisioterapia, mas na época meu primeiro Enem tirei uma nota não tão boa e foi esse curso que consegui fazer,o curso foi ótimo gostei das matérias, dos professores e a sala dava para suportar, fazia no horário da manhã acordava cedo sabia já a HR que o ônibus ia passar e tudo, parecia ter controle, porém no final questão de semanas comecei a ter crise de síndrome do Pânico daí minha vida mudou mas terminei esse curso
enfim hoje aos 28 anos completamente perdida estou no 2 semestre de tec. Em enfermagem e está sendo uma tortura mas uma vez por falta de "opção" e por pressão de acharem oq é bom para mim, o curso e a noite , não suporto as professoras e a sala é insuportável apesar de ser composta por pessoas mais velhas
Me sinto doente e não quero ficar pior do que já estou , também não me vejo nessa área!
Quero muito largar mas parece que minha idade não permite entende? E também darei o gostinho a mt pessoas da sala aonde eu estudo e aqui em casa mas não posso colocar opinião alheia em frente a tudo que sinto, completamente perdida 😢
Sua idade não quer dizer nada, ainda que algumas pessoas digam que sim. A faculdade é um lugar para desenvolvimento, aprendizagem, e nós, seres humanos, temos a capacidade de aprender em qualquer fase que seja. Se você quer fazer esse curso, tenta se planejar, encontrar um tempo p estudar da forma que for melhor p vc (através do cursinho online do Descomplica, por exemplo), e tenta de novo. Pode não ser na primeira tentativa, mas se ainda fizer sentido p vc, tente.
Quanto a sua saúde mental, não sei se vc mora em uma cidade que tem essa possibilidade, mas algumas faculdades disponibilizam atendimento com estudantes de psicologia, gratuitamente ou pagando um valor simbólico. Se conseguir, isso pode te ajudar a lidar melhor com essa situação e com a pressão que você sente sobre o julgamento das outras pessoas.
Espero que fique tudo bem e que você consiga realizar suas vontades. :)
Nossa, amei seu vídeo, aliás, amo todos , ótima profissional. Esse vídeo me chamou muita atenção, pois vivo a mesma coisa. Me formo esse semestre , 5 anos e meio e agora descobri que não era isso que queria pra minha vida. Penso em trocar de profissão, não sei ainda como, mas não gostaria de trabalhar para sempre em um ambiente de trabalho que as pessoas só reclamam (escola).
Um beijão e sucesso
Meu sonho desde do ensino médio foi cursar enfermagem, mas infelizmente não corri atrás desse sonho cedo, depois de quase 6 anos comecei a cursar engenharia civil um curso que nunca nem pensei na vida, hoje estou no 3° periodo e estou sofrendo muito tanto na parte das exatas completamente difíceis, quanto no ambiente
É uma faculdade integral moro em outra cidade que gasta 1:40 mnts pra chegar, onde tenho que me deslocar todo santo dia
Nos dias que tenho aula pela manhã e tarde tenho que ficar até às 10 horas da noite pq n tem ônibus de tarde, e no outro dia tenho que me acordar exatamente 4:40
Isso está me destruindo
E se falo que vou desistir minha mãe não gosta..
Não sei mais o que faço, eu não consigo me identificar de maneira alguma com o curso, não sou boa em exatas e apanho demais com as disciplinas...
Quero enfermagem ainda...
Josy, se engenharia civil não é pra você, então deixe pra lá. Não faça um curso que vai tornar você uma pessoa amargurada pra toda a vida. Se enfermagem é o seu sonho, corra atrás dele. Não perca tempo.
Josy, eu também sempre quis enfermagem e por influência comecei Direito, hoje estou no 7º semestre, desmotivada, quase desistindo para começar enfermagem.
Se no 3º período vc estar assim, imagina no 5º, 6º
Tem coisas que não vale a pena, desgasta nossa saúde física e mental!
@@benditonafilo1295 obrigada, eu vou correr atrás sim do que eu quero
@@cristianebarros6893 eita mulher vc já vai bem à frente no curso.
Eu vou correr atrás do que quero q é enfermagem, não posso continuar nesse curso que n me identifico
@@josyfelix5903o que decidiu amiga? Também estou pra trancar um curso
Mano, eu LITERALMENTE só to fazendo faculdade, porque minha mãe falou que faculdade garante emprego, e que com diploma na mão, eu não vou sofrer financeiramente que nem ela, mas eu tentei falar e conversar com ela que faculdade hj não é que nem antigamente, eu quero MUITO fazer e estudar jogos, desenhos, fazer dublagem, tô estudando pixel art, 2D, game engine e planejo estudar 3D, mas minha mãe não acredita em mim, eu tô na metade da faculdade, e ano que vem provavelmente será o meu último período, quando eu terminar a faculdade, quero poder dedicar o resto da minha vida na área de jogos e de dublagem e na parte artística tmb, só me decepcionei com a faculdade
Literalmente minha vida
Amei seu vídeo, eu também tenho 25 anos, cursando 5° período de Publicidade. Cara também não me arrependo nadinha de ter estudado outras áreas, tipo, foi uma experiência a mais pra eu ter a certeza da área que amo estar nela, acredito que nada é por caso... Te desejo todo sucesso, continuarei vendo seus vídeos, estou com um editorial p fazer, trabalho de fotografia.
+Kesia Regina ❤❤❤❤❤❤❤
Descobri ontem (20/11/2017) por um acaso o seu canal e já virei seu fã. Também sou amante da fotografia e tive uma história de faculdade mais ou menos parecida com a sua. Comecei fazer Educação Física e parei por falta de apoio dos meus pais. Eles achavam que era uma faculdade sem retorno e minha mãe sonhava comigo vestindo um jaleco branco (médico). Troquei a faculdade e me formei em Publicidade, área essa que eu já me identificava; mas para te falar a verdade não sou resolvido nessa profissão. Nessa área trabalhei e hoje, devido estar desempregado, é a minha fonte de renda como freelance.
A fotografia é uma paixão. Seja para fotografar com celular ou com câmera DSLR. Assistindo seus vídeos me motivou a fazer dessa fotografia um negócio. Sempre pensei que eu não poderia fotografar profissionalmente devido não ter equipamento (T1i). A uma semana comprei uma (6D) por paixão mesmo, mas acho que não posso me dar mais a esse luxo de fazer fotos de graça para os outros. Vi que você fotografa melhor do que muitos que tem equipamentos de ponta aqui no meu estado (ES); arrasa com uma T5i.
Parabéns de verdade. Sua fotografia não é somente um simples click. Para quem tem um pouco de noção percebe que tem amor, paixão no que você faz. Tanto nas fotografias quanto o prazer em ajudar os que estão iniciando nesse árduo caminho.
Não desista. Faça a faculdade que deseja. Publicidade é muito bom, só não dá dinheiro (rsrs). Nunca é tarde para recomeçar.
Muitos de seus colegas de escola ou de faculdade que estão com uma independência financeira hoje, podem ser infelizes. Mas você retardou um pouco a sua independência financeira para encontrar a felicidade. Não importa qual caminho você passou, o importante é você ter chegado.
Me amarro no seu sotaque; é o melhor...
Felicidades!
@jremerick
+Júnior Emerick seja bem vindo!
Posso dizer que o pior já passou, já que ao menos consegui me formar. Porém, não me sinto nem um pouco preparado para seguir ná área, já que parece que não aprendi nada na faculdade e não suporto a área, mas ao mesmo tempo fico com vergonha de admitir já que o curso não foi barato e sinto que preciso ao menos fazer valer o diploma de alguma forma. Mas pretendo, assim que possível, migrar de área, já estou até me planejando pra isso.
É Karly, você foi lá na ferida de muitos... viver de fotografia ou algo relacionado é complicado por aqui, é realmente ter coragem e meter a cara a fazer o que ama de verdade; o artista nato é livre, livre pra ser feliz com sua arte(no nosso caso a fotografia) mas infelizmente a nossa cultura ensina a pensarmos nas "oportunidades" como prioridades, "oportunidades" essas que nem sempre nos farão felizes, é uma guerra interior, isso acaba com a gente; essas COBRANÇAS que nós mesmos fazemos conosco ,como você falou, são as piores... hoje eu tenho medo, muito medo, embora eu seja um apaixonado por fotografia e pretendo seguir com isso, mas tenho medo de que o que está por fora não me aceite. Às vezes me vejo pensando em um emprego normal, "pra garantir", meus pais são pobres economicamente, mas são ricos em dar valor à vida simples... ainda não me cobram a fazer um curso superior(e eu não sonho em fazer) e isso me deixa mais a vontade para arriscar no que eu quero. Aos poucos vou vivendo, cobrando de mim mesmo vou me machucando, meu maior desafio é vencer a mim mesmo e o meu medo; há tempo sofro de ansiedade, há tempos deixo o tempo rolar, que vida bagunçada a minha, mas sei de uma coisa, dia após dia vou encontrando a minha paixão: a arte de eternizar momentos de sorriso e alegrias e é isso o que está me fazendo feliz.
+natan santos Santos sim, é triste saber que outras pessoas não têm a chance de fazerem o que ama, são vários os fatores que nos levam a isso, mas tudo bem, vamos vencer um dia! Muita força pra ti nessa jornada! Um xeru pra tu!
vamos sim, creio, com certeza, que a vitória de muito está se passando ao momento em que assistem esse vídeo seu, virei um admirador seu pelo seu caráter e humildade de querer ajudar os colegas DE VIDA, não apenas na parte da fotografia, mas na parte pessoal de cada um... não vou dizer que não sabe porque você sabe o quão importante isso é, né? kkk Sou seu fã de verdade... Jesus te abençoe, moça. Oto xeru pra tu!
O meu problema é a faculdade que não gosto o curso eu gosto mas onde eu estou estudando é muito desgastante. Estou no 3⁰ período de engenharia de alimentos pensei em pedir transferência para a UFLA mas só consigo transferir no ano que vem e eu já estaria no 5⁰ período, ou seja dois anos de curso. A grade da ufla e de onde eu estudo são muito diferentes e msm eu mudando para o msm curso.
Eu perderia 1 ano
Te entendo 😢😢. Acabei de me formar em design gráfico e isso acabou com a minha saúde mental . Talvez faça Farmácia ano que vem
Sou formada em biologia e agora curso Matemática que é o q sempre gostei e é meu amor ... hahahaha amo o canal... ❤📷
E que feliz estou por vc tá fazendo o que gosta
E eu que odeio qualquer curso
Eu toda, e pior que me formei em nutrição final de 2020 mas fiz consulta em clínica uma vez e foi horrível, só de pensar me arrepia, to fora. Pretendo nunca mais pisar meus pés em uma faculdade, nd me interessa.
Eu ai...
@@arielleduarte4373 somos 2, até tento gostar de algo procuro saber... mas nada me interessa tbm! 😢
Somos 4...
Empreenda
Karly tu é muito incrível! Sério, tudo isso que vc falou eu passei na vida real mas a diferença é que eu goatava muito do que eu fazia e eu fui descobrindo que eu não queria aquilo pra minha vida, foram 15 anos fazendo a mesma coisa e decidi mudar pra fotografia e tive que escutar que eu tava sendo imatura e que isso era só uma "modinha" e já ia passar. Estou cada dia mais amando a fotografia e vc tornou esse meu processo muito mais colorido 💗 gratidão imensa a vc! 🙏
+Alessandra Alves dos Santos ❤️❤️❤️❤️
Estou no terceiro ano de contábeis, e não estou gostando, queria fazer pedagogia, mas no ProUni, só consegui contábeis, depois desse ano fui ver se dava pra transferir e dava, agora me sinto como se eu tivesse perdido 2 anos, e penso que eu não quero, estar no escritório me deixa aflita, sempre quando eu penso, minha respiração fica acelerada
Eu faço Geografia e hoje vejo que foi uma das piores decisões que tomei na minha vida, eu devia ter feito Letras - Língua e Literatura Portuguesa, é o que eu realmente gosto e eu também sou escritor e já tenho dois livros publicados. Eu entrei pra Geografia pq foi o que deu na época, o sonho do meu pai era ter um dos filhos na universidade federal e pra piorar ainda fui presidente do C.A e isso só me trouxe prejuízos, eu devo formar no final do ano, só faltam poucas disciplinas, eu já devia ter me formado porém acabei me segurando mais um pouco por conta do estágio. Em minha defesa eu venho de uma família humilde e faço tudo pra sobreviver mesmo que seja fazer coisas contra a minha vontade. Eu só quero terminar o curso e seguir a minha vida em paz, quem sabe um dia eu faça letras.
Já fiz técnico em Farmácia, depois saí, fui pra Técnico em Enfermagem, saí depois.
É triste isso.
Estou igual a você, cai de paraquedas na fisioterapia mas na verdade eu quero medicina. Entrei nesse curso com esperança de tentar mudar pra med depois mas não consegui e tó presa nessa área. Não acho as matérias ruins, de algumas eu até gosto pois gosto da área da saúde, mas creio que na hora em que eu for exercer não irei gostar; eu já fiz alguns pequenos atendimentos na faculdade e me senti mal. Tenho só 28 anos e me sinto frustrada e só não largo esse curso pois pelo menos eu vou ter um diploma e a garantia de um emprego decente. Vou fazer o Enem de novo pra ver se consigo med, mas se eu não conseguir vou me formar na fisio e trabalhar na área pra juntar dinheiro e tentar med em outro país, talvez Argentina ou Paraguai.
Estou fazendo pedagogia pois passei, já que não tem artes visuais aqui na minha cidade ou agronomia...meus pais não me deixam trancar a facul...praticamente estou vivendo o que você fala no vídeo kkjkkkkkk
também vou começar pedagogia, porque aqui não tem artes visuais...
Tudo que precisava ouvir! Vivo a mesma situação, porém um pouco longe de casa e em um lugar que não gosto.
+Ioneide Carvalho 😢
Acho que agora virei fã de uma pessoa que além de linda, é atenciosa para com seus seguidores. Estou adorando seus vídeos! Muito sucesso linda 😍😘
A pressão e muito grande quando o assunto e "faculdade". Sinceramente não sei oq fazer, tento pensar em algum curso mas nada me interessa. E por pressão e desespero tem pessoas que entram em qualquer curso, apenas pra dizer "faço faculdade". Não quero passar 4, 5, anos frustado em algo q não quero... até pq tem pessoas que entram em faculdade apenas por status. Pelomenos na minha visão!
Estou no 5 período de agronomia desde o primeiro momento não gostei, só que meu pai não aceitou que eu trancasse, vivo doente e deprimida mas não sei o que fazer !!!
Oi, Karly. Me identifiquei bastante com sua história, terminei o ensino médio ano passado e como sou uma pessoa bastante indecisa, resolvi tirar esse ano p/ me decidir. Minha primeira opção de curso tá sendo Medicina Veterinária, porém sou bastante ruim com biológicas. A segunda opção é Jornalismo, mas os comentários da minha família e amigos me deixam muito pra baixo, dizem que não vou conseguir me sustentar e que não é um curso bom. Fico com um pé atrás, mas tô disposta a encarar se realmente for da minha vontade. Eu também amooo fotografia, você é maravilhosa. Bjao
Vc não vai conseguir se sustentar no que não te faz feliz... faça aquilo que ama e seja o melhor no que faz
Oii,você tá fazendo med vet
Poxa, eu estou vivenciando a mesma coisa sabe!! Infelizmente não me identifico com o que eu fui obrigada a fazer!!pensei que eu era a única que me sentia assim!!
Fiz psicologia, sempre fui muito aplicada na parte acadêmica mas não gosto da profissão, só de atender crianças mesmo, por isso já vou atrás de outro curso. Ah sem contar que fiz por causa da pressäo dos meus pais
E oq vc faz agorw?
Fiz o curso de radiologia e depois que recebi o certificado percebi que não era o que eu queria 😢
Você foi essencial pra mim essa noite, ganhou uma inscrita 💕
Faltam 2 dias para me formar, me bate um aperto no peito muito grande de ver todos felizes menos eu! Me sinto perdida, ainda mais em pensar em trabalhar com isso
Meu problema já é o oposto. Gosto de tudo um pouco e me adapto nas áreas q entro. Tenho medo de me tornar uma profissional mediana. Quero ser ótima em algo.
Estou há 20 dias para terminar o estágio e termino enfermagem e gostei da teoria e detestei toda a prática e vi que não é para mim. Agora termino e depois vou me redescobrir com que quero.
Eu estou no último semestre de farmácia... e vi que nos estágios não é isso o que eu quero
E eu que faço medicina e não aguento mais, mas como que se desiste de um curso desses?
Tô exatamente na mesma mano... Odiando, me arrastando por que pra todo mundo é idiotice largar esse curso.
Fiz nutrição e nem cheguei a atuar, nada a ver cmg. E não tenho interesse em nenhuma outra faculdade!! É amigos, estamos lascados, mas nd está perdido
Eu larguei medicina. Só precisa ter coragem. Quem vive a sua vida é só você, ninguém pagará o preço por você.
Marcos Alves se eu fosse você largaria hoje mesmo , eu não fiz isso com o curso de Agronomia e me arrependo muito pois estou devendo o fies , e não trabalho na área porque odeio a área
Conheço uma amiga que o sobrinho dela se formou em medicina, trabalhou 1 ano na marra, depois abandonou tudo e fez licenciatura em História, hoje está super feliz dando aula kkk
Curso arquivologia em uma universidade federal, estou no quinto semestre e nunca me senti tão perdido e ineficiente. Nunca sooube o que queria estudar, ingressei neste curso pois foi o único método que tive para fazer parte da universidade dos meus sonhos. Não me identifico com o curso, não tenho prospecção de futuro na área e não sou feliz com o que escolhi fazer, hoje me aproximo do fim do curso com muitas incertezas e com o sentimento de que cada dia mais perco meu tempo com algo que nada mudará na minha vida, eu como a maioria só queria ser realizado profissionalmente, possuir estabilidade financeira e ofertar uma vida digna a minha família, mas a forma que me encontro é totalmente contraria, estudo em uma federal, faço parte de um estágio bacana mas tá, e daí? Nada disso é capaz de fazer sentido pra mim, fazer com que me sinta acolhido e parte de um lugar, sinto que optei por um caminho incerto e toda essa incerteza junto ao medo me faz preocupado e infeliz.
Se eu fosse você aproveitava pra cursar alguma matéria diferente do seu curso. Eu mesma estou querendo mudar de direito pra arquitetura (ainda não tenho certeza), mas sei que a federal em que estou permite cursar matérias diferentes do meu curso. A sua não permite? Talvez você se encontre em algum, ou não.
Acabei de me forma em arquitetura e estou com 25 anos , mas n sinto nhm empolgação em fazer os projetos me sinto muito arrependida sempre quis tentar odonto mais n pude pq é um curso caro😖
Estou no terceiro período de ciências contábeis, estou de saco cheio, não tenho vontade de assistir as aulas, infelizmente não passei na minha primeira opção que era fonoaudiologia, e na escola eu era boa em matemática então pensei por que não contabilidade.... e segui por esse caminho fazer um curso para orgulhar meus pais, eu só estou seguindo o baile ainda mais EAD no período de pandemia, e estou ficando irritada, mas dar medo de para e trocar, não ter um diploma, na minha família poucos tiveram chance e já penso em chegar logo no fim desse curso para ir para Fono. Quero tentar aguentar até o final, para arrumar o emprego e também mudar o senário da minha casa, mas não sei o quanto vou aguentar.
Entrei em contabeis mas tbm tinha interesse sem cursar fono, uma semana depois de começar contabeis, passei em fono na federal e entrei de cabeça achando que ia amar. Resultado: nao sei mais o que faço kkkkkk
@@BrendaSantos-nd3zq você ainda tá na faculdade? Eu penso em cursar fono, inclusive tô pensando em deixar o curso de farmácia por fono
@@MarcosVinicius-ny9sxEu iria para área da fono, trabalho em farmácia é muito desgastante.
Eu trabalho na farmácia e hoje estou angustiada .
Farmácia tem que trabalhar finais de semana, feriados tem que esquecer da vida social.
Fonodiologia da até para empreender!
@@dallentyaparecida8424 é verdade moça
@@dallentyaparecida8424 vou começar o curso esse mês, deixei farmácia de lado
fiz enfermagem estou fazendo duas pós mas não quero mais isso 😢 e estou bem perdida kkkk
Obrigada por compartilhar. Neste dia precisava mesmo de um experiencia assim. Temos uma vida para correr atras. O importante é não desistir e seguir. #AmoDemaisSeuCanal E sobre a humanização percebi desde o primeiro vídeo que possui esse diferencial. Parabéns, Deus abençoe.
Tmb faço fisio. Todos os dias eu sinto pânico só de pensar em voltar lá... 9° período, falta um. Eu vou terminar (se eu nao * antes) com mais sequelas mentais do que conhecimento.
Amei saber um pouco de você obrigada por nos ajudar com seu vídeos moro em São Paulo me formei recentemente em Publicidade e Propaganda fiz um curso de jornalismo e faço aulas de rádio amo fotografia e vídeo rsrs futuramente pretendo conhecer Aracaju
+Maria Freitas ❤️❤️❤️ venha mesmo
Na boa, eu ando olhando alguns vídeos do seu canal porque comecei um curso profissional de fotografia, porém me deparei com este teu vídeo agora e resolvi assistir.
Só tenho a agradecer pelo vídeo, ele me confortou de alguma maneira (que eu não sei direito) pois hoje, aos 24, ando passando por alguns problemas muito mas muito parecidos com os que você passou (principalmente em questões de querer "agradar" nossos familiares).
Sabe, outras pessoas já haviam comentado sobre ser apenas uma fase para eu chegar onde eu quero, mas normalmente ficamos com um pé atrás por achar que é apenas palavras de conforto. Chegar aqui e olhar meio que sem querer este vídeo foi muito bom mesmo :)
Enfim, depois de tudo isso: obrigado por esse vídeo motivacional e continua postando mais vídeos de fotografia, eles são bem legais!
+Gabriel Castro Fernandes eita comentário lindo!!!! Obrigada e boa sorte pra ti, que vc evolua cada dia mais ❤
Eu tô passando por isso e estou sofrendo muito. Sempre tive vontade de cursar Jornalismo ou Direito (Jornalismo um pouco mais do que Direito) quando fui falar pra minha família na época, não me apoiaram e disseram que não tinha perfil para essas áreas. Eu na época, estava bem abalado por conta de uma última experiência profissional mal sucedida e decidi começar a fazer faculdade para poder conseguir um emprego melhor, aí a minha mãe começou a vim com estórias que as amigas dela andaram dizendo para mim fazer primeiro uma faculdade que eu não gosto pq eu ainda era novo e mais pra frente fazer a que eu gosto... cai nessa! Até hoje me pergunto: como? Mas cai! Fiz Administração, mas nunca consegui gostar do curso e nem sonho em seguir essa profissão. Gostei do estágio e do TCC (que me fez descobrir minha paixão pela escrita), mas não consigo gostar da área e não sei o que vou fazer😭😥💔... gosto muito de Jornalismo e Publicidade, queria fazer esses cursos e trabalhar nessa área, mas estou sem condições no momento e não vejo saída. Triste isso!
PARA DE SER TROUXA
É VC QUE ESCOLHE A SUA VIDA, O Q VC VAI TRABALHAR
VC VAI FICAR EM UM TRABALHO MERDA QUE VC NAO GOSTA POR CONTA DE MAMAE E DOS OUTROS?
UMA COISA QUE EU APRENDIR QUE A GENTE NAO PODE AGRADAR NINGUEM
DEIXAR A NOSSA FELICIDADES POR ULTIMO PARA AGRADAR OS OUTROS
@@LeticiaSouza-kj5sf Entendo! Mas felizmente eu já tô começando a aprender isso. 🙏🙏🙏
Que vídeo lindo, obrigada por isso
Exemplo 🙌❤
Estou fazendo Contabilidade, Eu queria muito fazer artes visuais porem meus pais nao poderiam me sustentar noutro estado, mas estou seguindo, acho que vou estudar p concurso e ver se consigo ter estabilidade para realizar meu sonho
É exatamente oque eu estou vivendo, faço fisioterapia tbm, estou no ultimo ano de faculdade e não consegui me identificar com o curso, ja tranquei a faculdade 2 vezes, voltei só para ter um diploma, estou totalmente desmotivado
Estou na mesma que vc
Bem Bem Karly adorei seu depoimento, e so pude ver agora, gostei da franqueza e objetividade e superado o problemas bom bom Karlyyyyy
faço serviço social, e odeio o curso, mas como está perto de acabar estou suportando, destruir mais ainda minha saúde mental. Me arrependo muito de não ter desistido na pandemia, mas tbm com uma família horrível que tenho o jeito foi aguentar. Estou numa cidade que odeio, sem parentes, saúde mental péssima
Tô querendo fazer 😢esse curso
@@valcilenesantos1453 Pesquise bastante antes, veja vídeos no UA-cam sobre, veja a grande curricular do curso na faculdade que você planeja cursar, assim você saberá se compensa ou não
Karly me ajuda estou em depressão. Não é porque fiz uma faculdade que não queria. É porque tive a oportunidade de conseguir uma bolsa integral pelo ProUni em educação física. Mas na época que está oportunidade apareceu eu não sabia oque queria e não aproveitei. Agora estou pagando a faculdade pensando que poderia ter feito de graça e que o valor que pago poderia estar sendo investido em outras coisas. Tem hora que choro quando penso isso e tenho vontade de fazer algumas besteiras. 😥
Procure um psicólogo para se tratar, isso que vc falou é muito sério e precisa de ajuda.
@@karlymarquesfotografia passo pelo mesmo fiz enfermagem há 10 anos e não me idetifico só trabalhei até hj cuidando de idoso as vezes dá vontade de sumir pois já tenho qse 40 anos,como recomeçar tudo c essa idade toda Qt tempo perdido senhor
Excelente vídeo, moça!
25 anos com uma maturidade e percepção da vida como essa? como dizem aqui em SP...MÁXIMO RESPEITO !!!
Eu já desisti de vários. Pelo menos sei o que não quero RS. Meu sonho é med, mas é em período integral. Amo neuro e faço psicologia pelo Prouni ( humanas demais ahhhhhhhh) mas "é o que tem p o momento ( local mais próximo p eu ir a pé sem v.t).
Amo seus vídeos 😍😍
Vc me ajuda bastante, e sei que não é só a mim. ❤❤
Nunca me identifiquei tanto. Estou na mesma situação, só que muito receosa de largar o curso, mesmo um que eu não goste, pra voltar estudar tudo novamente.
Largue kkk depende do semestre que vc está
@@Lsoliim1234 tem simplesmente 2 meses q larguei kkkk. Não sabia q ia passar tão rápido. Foi muito bom no início, mas com o passar do tempo vi q ainda estou muito perdida. É horrível essa sensação, parece q está vagando por todos os lugares.
@@julialuisa8056 iae, deu certo? Conseguiu encontrar um curso que você se identifica?
@@MarcosVinicius-ny9sx oii, eu consegui identificar/assumir o q quero trabalhar. Tô num curso q é tipo o início da caminho