A CULPA É DA MÃE OU É SUA MESMO?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 січ 2021
  • Como lidar com a mãe?
    O relacionamento mãe e filha, ou mãe e filho, é o centro de uma série de ambivalências, culpas e afetos diversos.
    E tudo isso vai fazer muita diferença nos seus outros relacionamentos ao longo da vida.
    Especialmente para os relacionamentos amorosos.
    E de sofrimento, é claro.
    Tem solução pra isso?
    Um primeiro passo é entender o que se passa.
    A raiva da mãe.
    A inveja.
    A disputa.
    O medo.
    A dependência.
    A culpa.
    A necessidade de aprovação.
    Mas também olhamos a coisa do ponto de vista da mãe, da maternidade...
    A culpa materna, a crise em se tornar mãe.
    E, é claro, a questão do narcisismo.
    E das tais mães narcisistas.
    Afinal, a culpa é da mãe?
    Neste vídeo, a gente usa tanto a psicanálise, com Freud e Melanie Klein, quanto a neurociência afetiva com o estudo sobre os nossos sistemas afetivos fundamentais.
    Seja membro do canal Flor e Manu!!
    / @floremanu

КОМЕНТАРІ • 819

  • @IvisLorran
    @IvisLorran 3 роки тому +346

    "Não tem nada que você possa fazer que vá fazer ela te amar da maneira que você gostaria que ela te amasse."

    • @katarinapesci
      @katarinapesci 9 місяців тому +2

      E não tem nada que você esteja fazendo que esteja fazendo ela não te amar (da maneira que você gostaria que ela te amasse)!

  • @MTHSMMD
    @MTHSMMD 3 роки тому +375

    O mito do amor incondicional dos pais que é uma falácia...

    • @robertaperazzo6205
      @robertaperazzo6205 3 роки тому +34

      Pois é, gente incapaz de amar tbm tem filhos, pessoas frustradas tbm tem filhos...

    • @lidiakohlrausch
      @lidiakohlrausch 3 роки тому +7

      Meu caso é esse aí, ela fala pra mim do amor incondicional pra ver se vou me doar mais... Tento ser ponderada na nossa relação que já foi muito conturbada.. não concordo com algumas atitudes dela

    • @DeniseSantos-qe5ee
      @DeniseSantos-qe5ee 3 роки тому +1

      Concordo

    • @paularosendo3693
      @paularosendo3693 3 роки тому +45

      Totalmente uma falácia! Um dia eles vão cobrar o retorno. Mas eu acho que isso acontece porque a maioria das pessoas não sabe bem o que é ser mãe ou pai. Elas acham que, por terem colocado uma pessoa no mundo, essa pessoa lhes pertence. Elas não vêem a parentalidade como uma missão, mas sim como um investimento. Não estou a falar de um investimento financeiro, estou a falar de um investimento emocional e sentimental.

    • @i.f.5795
      @i.f.5795 3 роки тому +26

      @@paularosendo3693 mães conseguem ser tóxicas num nível muito maior do que outras pessoas...
      Me sinto muito mais pressionada, julgada, espizinhada mesmo pela minha mãe do que pelo mundo exterior. Fora que me irrita ao extremo o fato dela exigir de mim que tampe os buracos das frustrações dela como se fosse obrigação minha.
      Mães são ótimas até se tornarem péssimas.

  • @danielep.2498
    @danielep.2498 3 роки тому +181

    No fim são dois desafios gigantes: primeiro aceitar que sua mãe não vai te amar como você gostaria, depois aceitar que seu parceiro[a] também não vai...

    • @flaviaozaki5795
      @flaviaozaki5795 3 роки тому +2

      Total kkkkk

    • @marinafonteboa5262
      @marinafonteboa5262 3 роки тому +3

      Hum... doeu haha

    • @vigabcosta
      @vigabcosta 3 роки тому

      Real...

    • @thaisps9321
      @thaisps9321 3 роки тому

      Hmm... doeu aqui, mas concordo.

    • @karina9278
      @karina9278 Рік тому +2

      Verdade! Eu mesma vivo magoada com meu companheiro por ele não manifestar segurança pra mim. O q eu sempre busquei num homem é a segurança (financeira e afetiva) e infelizmente o q menos ele me dá é isso.
      Já a minha mãe me dá isso até hj. Aí fico nesta ambivalência, sempre querendo voltar pro colo dela, mas ao mesmo tempo eu sinto culpa de estar longe dela pq ela é idosa e eu moro em outra cidade. E sinto vontade de morar em outro país, mas fico evitando isso pra não sair de perto dela pq ela tá entrando nos 70 e tem muitas pessoas q morrem nesta década. Aí sinto que tenho que aproveitar o pouco tempo q ainda tenho com ela. É angustiante.

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 3 роки тому +188

    Obrigada por este vídeo! A minha mãe criou várias expectativas em mim, que eu defraudei. Ela reclama constantemente disso. Eu estudei, mas não segui a carreira que ela queria, eu casei com um homem que não se encaixa com o estilo de homem que ela escolheria para mim, e fui viver para outra cidade. Eu assumi todas as minhas escolhas e sempre resolvi os meus problemas, sem recorrer a ela, porque aí, ela iria aproveitar para me culpar pelas minhas escolhas. Mas mesmo assim, ela reclama muito do meu abandono. Eu fico cheia de culpa, mas não cedo à chantagem emocional dela. Eu sei que ela queria ficar perto de mim para sempre, mas eu sei que, dessa forma, eu nunca conseguiria ser independente nas minhas decisões, porque ela, com a desculpa que queria me ajudar, iria sempre decidir por mim. Eu sempre tentei ser cordial e educada com ela, mesmo quando ela me criticava, ou dizia mal do meu parceiro. O meu marido também foi sempre cordial com ela e nunca lhe faltou ao respeito. Mas, há medida que os anos passam, eu começo a ter cada vez menos paciência para lidar com a maneira de ser dela. Eu respeito a minha mãe, porque ela é minha mãe, mas eu sinto muita raiva dela também. Eu sinto também algum medo, porque nunca sei quando é que ela me vai atacar de novo, mas também sinto pena, porque sei que, apesar de tudo, ela precisa de mim. É muito difícil lidar com todos estes sentimentos ao mesmo tempo. Vou rever este vídeo muitas vezes... Pelo menos, sempre que eu me sentir mais triste e confusa com a minha relação com a minha mãe. Obrigada pelo vídeo e por lerem o meu desabafo!

    • @gideonegomesgomes3607
      @gideonegomesgomes3607 3 роки тому +15

      É muito comum essa situação é parecida com a minha em vários pontos . Minha mãe tinha mania de repetir essa frese pra mim: minha filha tão linda, inteligente mas não sabe escolher homem... não tem sorte com homem ...sempre isso, um dia eu falei pra ela parar de repetir aquela frase porque me fazia mal e ela nuca mais falou.

    • @ndressabc
      @ndressabc 3 роки тому +7

      Parece que descreveu minha vida e minha relação com minha mãe

    • @milagerst8088
      @milagerst8088 3 роки тому +17

      Parece que você contou minha vida com minha genitora. Só que no meu caso, houve abuso psicológico, físico e sexual por parte dela. Ela é uma pessoa muito violenta e ferina, e além disso, sabe manipular muito bem.
      E como eu defraudei todas as expectativas dela, ela ainda deve me culpar muito. Principalmente pelo abandono, já que eu me mudei de continente pra ficar longe dela.
      No início eu senti uma grande culpa por ter deixado o Brasil para viver na Alemanha, onde eu poderia ter uma vida melhor. Mas depois de tantas investidas por parte dela, e depois de reconhecer os danos que ela causou, eu deixei a culpa pra trás.

    • @paularosendo3693
      @paularosendo3693 3 роки тому +11

      Pelos testemunhos de muitas pessoas aqui no canal, há muita gente com problemas no seu relacionamento com a mãe, e também com o pai. Para mim, no final disso tudo, o mais difícil é lidar com a culpa. Tal como o Manu disse, eu preciso aprender a lidar com essa culpa! E também tenho de aprender a levar a minha mãe menos a sério, de modo a sentir menos raiva e menos angústia quando estou com ela.

    • @corujaastral601
      @corujaastral601 3 роки тому +15

      @@gideonegomesgomes3607 você colocou limite, parabéns! Percebo que pra grande maioria colocar limite na mãe é um pecado mortal, mas toda relação precisa de limites.

  • @carucor
    @carucor 3 роки тому +81

    só eu tenho que pausar, pensar e aí seguir o vídeo? gente, as reflexões profundas de vida com os vídeos são reais.

  • @felipealgazalmorelli4502
    @felipealgazalmorelli4502 3 роки тому +306

    eu sempre digo para os meus pais: embora vocês estejam gostando da minha trajetória até então, eu vou frustrar vocês muitas vezes ainda, contem com isso..

  • @wen.der.santos
    @wen.der.santos 3 роки тому +51

    Esse formato de bate papo é bom porque passa 50min e parece que foi 5.

  • @solmendonca3218
    @solmendonca3218 3 роки тому +140

    Que palavras certeiras, Flor! Não ter a admiração/aprovação de mãe é doloroso, mas não nos define. Saber disso é libertador.

  • @julietamaria4714
    @julietamaria4714 3 роки тому +92

    A expectativa do amor da minha mãe acabou com uma das minhas primeiras memórias da infância... Quando ela falou que eu e meu irmão fomos os maiores erros da vida dela, que toda vida dela foi estragada por causa de nós, que o sentimento ruim que ela sentiu quando soube que estava grávida deveria ter sido convertido em aborto... Fomos concebidos em uma casamento estável, no qual a princípio queriam ter filhos... E convivi com essa pessoa afirmando essa narrativa durante muito tempo, nunca houve afeto, até que ela definitavamente saiu de casa e nunca mais voltou... Sim, ela era doente e sim eu faço terapia e ainda escuto a voz dela...

    • @camilamota9779
      @camilamota9779 3 роки тому +21

      Dureza. A minha nunca foi explícita, mas imprimia constantemente em mim um sentimento de inadequação na vida dela.

    • @gideonegomesgomes3607
      @gideonegomesgomes3607 3 роки тому +3

      Meu Deus

    • @robertaperazzo6205
      @robertaperazzo6205 3 роки тому +12

      A minha nunca me falou isso mas sempre senti que eu tinha sido um erro e quando fiz essa pergunta a ela a forma como ela negou me disse tudo

    • @jefersonsilvaoliveira6437
      @jefersonsilvaoliveira6437 3 роки тому +3

      nossa amiga! espero que fique bem. mando daq um abraço virtual pra um conforto!

    • @julietamaria4714
      @julietamaria4714 3 роки тому +9

      @@jefersonsilvaoliveira6437 Obrigada... Já são 33 anos tentando ficar bem, todos tem seus "traumas"...

  • @fer.f.6599
    @fer.f.6599 3 роки тому +152

    Por favor, uma parte 2 desse tema é Necessário!!!!!!! Mtuio obrigada

  • @yasmimoltramari6236
    @yasmimoltramari6236 3 роки тому +58

    Eu fiquei impressionada como esse vídeo veio nessa sincronicidade de algo que me aconteceu. Ontem "briguei" com a minha mãe, eu e meu irmão estávamos conversando sobre planetas, teorias, do que somos feitos e blá blá blá, e de uma forma bem ignorante minha mãe ficou irritada com aqueles assuntos e me culpou por levar meu irmão "pro mal caminho", e na realidade ele que começou com esses assuntos, minha mãe acredita fielmente que não podemos explicar certas coisas, e tudo bem, mas a gente não estava tentando explicar, só estávamos conversando. No fim, me senti péssima e vim dormir, hoje de manhã ela não falou nada comigo, nem olhou para mim, foi buscar meu pai (coisa que sempre vou junto) e fingiu que eu não existia, porém falou normalmente com meu irmão. No fim, voltamos a se falar, coisas básicas e ainda está estranha comigo, chorei horrores de manhã porque senti esse "gelo" da parte dela, e puta merda, nem fiz nada "????", esse vídeo foi incrível pra mim. Sempre idealizei muitos meus pais, principalmente minha mãe, e toda vez que ela pisa na bola, de alguma forma faz parecer que a culpa é minha. Minha mãe é um ser humano, que erra como eu, e nunca vai me amar como eu imagino. OBRIGADAAA flor e manu!! Sei que minha mãe tem seus defeitos, amo ela muito, porém me machuco quando ela não parece ser tão perfeita como imagino. É doido isso, meus pais sempre foram muitoo super protetores comigo e de alguma forma sinto que isso me fez idealizar muito eles e contar muito com eles, mas no final é sempre eu e eu.

    • @casul.o2852
      @casul.o2852 3 роки тому +9

      A minha também me dá um gelo quando ela erra comigo kkkkkkk que viagem neh? Vi outro dia que também faço isso com as pessoas, é que as vezes gostamos tanto das pessoas que queremos ser perfeitas para elas, mas quando pisamos na bola pensamos que fustramos de mais a pessoa a ponto dela não nos perdoar, assim que o gelo se instaura pra dar uma passada de pano. Apesar de que um pedido de desculpa seria bem mais rápido e fácil, mas nesse caso somos pessoas egoístas de mais pra isso e acabamos frustando ainda mais essas pessoas que "gostamos" as vezes até sem perceber.

    • @yasmimoltramari6236
      @yasmimoltramari6236 3 роки тому +3

      Super viagem hahaha deve ser coisa de mãe. Apesar que, nessas situações vejo como reproduzo as mesmas coisas que ela, também dou gelo quando alguém pisa da bola. Acho que o outro de alguma maneira é como um espelho, às vezes vemos certos "defeitos" porque temos em nós também. Pedir desculpas é essencial, prefiro paz do que razão, mas às mães preferem razão 😅.

    • @karina9278
      @karina9278 Рік тому +1

      Passando só agora pra dar minha opinião rsss. Eu já fiquei bastante tempo sem falar com minha mãe pq ela não aprovava a minha maneira de ser (q era diferente dela). Eu lembro q doía tanto qdo ela dava um gelo em mim e conversava com meu irmão normalmente... Eu não me conformava com o tratamento diferente q ela me dava.
      Como eu não aguentava mais esta história eu comecei a agir (dentro do q era possível) como ela gostaria. E bem aos poucos nós fomos voltando a se falar. Porém eu tive q dar o primeiro passo, puxando assunto e fazendo coisas contra minha vontade pra agradar ela. Na época a dor de não ter a amizade dela era maior do q a dor de não fazer as coisas q me agradam. Isso fez com q eu mentisse mais e fazia coisas escondida pra ela não saber. Acabei virando 2 pessoas. Foi uma época difícil...

  • @Rafael-ex6xd
    @Rafael-ex6xd 3 роки тому +75

    Lembrei de precisamos falar sobre Kevin e Lady Bird.

  • @claudiarodrigs
    @claudiarodrigs 3 роки тому +90

    Vcs se superaram neste vídeo. Este canal é um Serviço de Utilidade Pública absolutamente imprescindível!!

  • @DREW200ful
    @DREW200ful 3 роки тому +160

    Agora sim. Este, sem sombra de dúvida, é o vídeo mais importante do canal.

  • @MariaRibeiro-jc6qr
    @MariaRibeiro-jc6qr 3 роки тому +30

    Eu mudei de país sem culpa pra “me livrar” da bolha de super proteção dos meus pais! 🙏🏻🙌🏻

  • @karolalmeidaduarte
    @karolalmeidaduarte 3 роки тому +75

    Amo que as “brigas” entre eles acontecem e terminam no mesmo segundo que acontecem.

    • @vitoriabrnd
      @vitoriabrnd 3 роки тому +4

      Isso sim é uma relação saudável ❤️

  • @camilamota9779
    @camilamota9779 3 роки тому +119

    O tema espinhoso que eu sempre aguardei.

  • @raissamenezes7179
    @raissamenezes7179 3 роки тому +28

    Agora imagina a dificuldade de ser mãe com toda essa responsabilidade nas costas e vivendo em uma sociedade machista que não te dá apoio, sabendo que não importa o que você faça , nunca será o suficiente. Seu filho, que é o ser que você mais ama no mundo, terá algum problema relacionado a você... a mãe se culpa, a sociedade culpa a mãe e no frigir dos ovos em análise descobrirmos que muitos dos nossos problemas é por culpa da nossa mãe... muito difícil!

  • @casul.o2852
    @casul.o2852 3 роки тому +192

    Uma parte dois com culpa em relação ao pai? Ouvi um amém?

  • @thalitadias6188
    @thalitadias6188 3 роки тому +24

    Vim aqui no lugar de Mãe ( de um casal), para falar sobre esse vídeo:
    É exatamente isso que acontece!
    Na minha psicoterapia é exatamente nesse ponto que estou, tomei consciência de que meu relacionamento com a minha filha( 4 anos só) é muito pesado, tem muita cobrança de mim mesma, tem muita projeção de mim mesma criança e ainda tem a projeção do medo que adquiri quando perdi a minha primeira filha durante a gravidez. Enquanto o meu relacionamento com o meu filho( 1 e meio) é leve, sem cobrança.
    Consigo vivenciar com muito mais leveza a maternidade com o meu filho do que com a minha filha, mas isso por toda a projeção que coloco nela.
    É horrível tomar consciência disso, tem uns 3 dias que só choro tentando lidar com isso.
    É difícil gente, mas eu nunca fiz isso querendo magoar minha filha, mas magoei. Tanto que ela pegou uma foto nossa em que eu não tinha o meu filho ainda e ela disse:
    Olha mamãe aqui vc era feliz, agora vc não é mais feliz, agora vc é brava!!!( Lembrando ela tem 4 anos só).

    • @michellimanuela4430
      @michellimanuela4430 7 місяців тому

      Caramba. É difícil.

    • @anapaulajulio243
      @anapaulajulio243 5 днів тому

      Eu tava vendo o vídeo pensando na minha relação com a minha mãe , aí vi seu comentário e lembrei que sou mãe tbm kkk, e que faço isso tbm com a minha filha de 4 anos , primeira filha, mãe de primeira viagem tudo ali pra aprender de uma vez só , os palpites em cima de nós , agt acaba ficando muito rígida , depois veio minha segunda filha e consigo ver a diferença que eu tô agora , leve , tô levando as coisas com mais leveza e sempre me alerto pra fazer isso com as duas , mas vos admitir aqui , É MUITO COMPLICADO , dizem que a primeira filha nasce com a personalidade da mãe , então parece que agt fica tentando confrontar com nós mesmas ....muita terapia pra ajudar kkkk

  • @lilianveronicaaraujo130
    @lilianveronicaaraujo130 3 роки тому +41

    E esse sim é o vídeo mais importante do canal... tirou tanto peso das minhas costas. A comparação que sofri a vida inteira com o meu irmão, e a acusação que eu sofria dela de ser invejosa quando apontava a predileção, sem dúvidas é o principal propulsor dessa minha necessidade de aprovação, sempre achei que a culpa era minha, talvez não seja... obrigada

    • @em.em.s2
      @em.em.s2 3 роки тому +1

      libertação libertação libertação!!!

  • @carolynefernandes4970
    @carolynefernandes4970 3 роки тому +5

    Passei pela ruptura ano passado, parei definitivamente de ser a pessoa que minha mãe queria que eu fosse e até mudei de país e estou em busca de mim... ... enquanto meus dois irmãos mais velhos e homens seguem sendo felizes em família, podendo errar, podendo falar o que acha e o que pensa sem receber gelo ou desprezo. ... aiai ... fiquei tentada de mandar esse vídeo para a minha mãe, pois sei que ela é bastante frustrada sobre a relação dela com a mãe e isso acabou afetando ela como mãe comigo... é muito louco mas é tão claro e machuca tanto... eu morro de saudades da minha mãe mas sigo mantendo distância saudável, até porque quando falo com ela em dias seguidos, o segundo dia vai ser sempre mais difícil !

  • @barbaraobeltz4439
    @barbaraobeltz4439 3 роки тому +11

    Pausa pra dizer: nem terminei mas esse é o vídeo mais importante da história desse canal

  • @gracesampaio_
    @gracesampaio_ 3 роки тому +7

    “Culpa é uma chance”. Essa frase explodiu meu cérebro.

  • @marisnow95
    @marisnow95 3 роки тому +28

    "A culpa é uma chance". Obrigada por isso!

  • @jaqueberto3694
    @jaqueberto3694 3 роки тому +14

    Essa parte do apaixonamento da mãe pelo masculino é percebido quando esse filho tem uma namorada/esposa. Quando entra outro feminino nessa história, algumas mães ficam mais na defensiva e as relações com as noras são mais delicadas e julgadas. O que é colocado diferente do que a figura materna considera como "bom para o filho" é irregular.

    • @suzanagimenez1728
      @suzanagimenez1728 3 роки тому +2

      Eu sou apaixonada pela minha filha... Ela é independente, forte, parceira, bem resolvida, madura! Será uma grande mulher! Não vejo a hora de meu filho (macho, folgado..) casar.. sempre me senti sufocada por ele... Sempre ciumento, possessivo.. sempre pareceu que me queria como mulher e não como mãe... Hj aos 19 anos, ele continua agindo como um menino de 3 anos, querendo colo, me culpa, tenta me fazer de empregada, como uma afronta... querendo colinho.. e quanto mais ele me culpa, me acusa de não amá-lo como deseja que o ame... Mais me afasta, tem hora que tenho vontade de desaparecer da vida dele! Eu nunca mais teria um filho homem... Teria várias filhas... Mas nenhum filho.

    • @karina9278
      @karina9278 Рік тому

      @@suzanagimenez1728 nossa! Com vc foi o inverso então.
      Eu não tenho filhos, mas se eu tivesse e pudesse escolher, só escolheria mulher. Acho menininhas as coisas mais fofas! Não sinto vontade nenhuma de menino.

  • @andreiaoliveira4351
    @andreiaoliveira4351 3 роки тому +35

    Minha mãe é incrível, nunca me cobrou nada, sempre me deu amor na medida certa, não tenho problemas com esse relacionamento

  • @lygiasilva5074
    @lygiasilva5074 3 роки тому +21

    Nem todos têm questões a resolver com a mãe. As vezes as feridas foram abertas pelo pai.

    • @marcieleclausguedes
      @marcieleclausguedes 3 роки тому +1

      Eu não tenho nenhum problema com a minha, mesmo que não foi tudo perfeito, como hoje vejo que poderia ter sido (brincar mais, essas coisas), mas a minha mãe foi muito boa, ela se preocupou, ela cuidou de tudo, se incomodou com tudo. Sou o caso que você disse.

    • @marcellapenattiuhhj0bvvrrb794
      @marcellapenattiuhhj0bvvrrb794 3 роки тому

      Mas, a criança só tem acesso ao pai, se a mãe permite, então o problema pode passar por ela.

  • @Fran-lf7wf
    @Fran-lf7wf 3 роки тому +43

    O que fazer depois desse vídeo? Correr para a análise ! Hehe

    • @tac3130
      @tac3130 3 роки тому +1

      Kkkkkkkkkkkk to rindo mas chorando

  • @laiserodriguesrocha9178
    @laiserodriguesrocha9178 3 роки тому +39

    Gente, total isso! Pecebo que minha mãe rivaliza comigo e não com meu irmão.

  • @camilarocha-mo3cr
    @camilarocha-mo3cr 3 роки тому +8

    O dia que eu entendi que minhas mãe me amava foi o dia que eu li a frase the Shakespeare: " ... Se alguém não te ama do jeito que você quer que essa pessoa te ame não significa que essa pessoa não te ame com tudo que pode, pois existem pessoas que nos amam mas não sabem como demonstrate ou viver isso..." Foi o inicio de um pensamento libertador para mim.

  • @camilacaldas7047
    @camilacaldas7047 3 роки тому +7

    Tive que voltar a morar com minha mãe por questões estratégicas. Diariamente lembro daquela máxima de nunca voltar ao lugar que te adoeceu. A minha mãe certamente é a pessoa que mais me ama na face dessa terra. Mas eu conto os dias pra ficar longe, as vezes a voz gera uma aflição sem discrição.É muito dolorido isso, me sinto culpada. Menina má. Péssima filha. O dia que eu entendi que antes dela ser minha mãe, ela é um indivíduo, fui obrigada a me colocar como sujeito antes de ser filha.
    Tenho grande carinho por vcs! Me tornei um pessoa melhor depois desse canal. ❤

  • @anakaroline9061
    @anakaroline9061 3 роки тому +36

    vou trocar a figura materna pela figura paterna... inclusive esse debate me lembrou muito da série this is us. dêem uma sacada na série! :)

    • @graziellefreire686
      @graziellefreire686 3 роки тому

      Reaaaaalll

    • @amandacavalcante4093
      @amandacavalcante4093 3 роки тому

      Aquele episódio que o Kevin chora chora chora e a Rebecca sempre vai atrás, e como isso se refletiu na vida adulta dele, de ele querer desistir mto fácil das coisas né

    • @amandacavalcante4093
      @amandacavalcante4093 3 роки тому +1

      A "disputa" da Kate com a Rebecca pelo amor do Jack

  • @duarda8199
    @duarda8199 3 роки тому +21

    Flor: você é chato, freudinho
    Manu: 😊

  • @lu.oliiveira
    @lu.oliiveira 3 роки тому +12

    Gente, um clube de leitura conduzido por vocês seria o máximo pra gente explodir o resto do cérebro com essas bagaça toda aê 😂. Vocês são ótimos! Deixa meu domingo maravilhoso! Obrigada.

  • @patriciaabreu1477
    @patriciaabreu1477 3 роки тому +9

    AMO vocês!
    💗
    Eu tive que ouvir em 0.50x kkkkkkkk Mas tá aqui pra quem quiser ler

    *"Se você consegue aceitar a ideia de que a sua mãe não vai te amar da maneira que você gostaria que ela te amasse, você também aceita a ideia de que não há nada que você possa fazer que vá fazer ela te amar (da maneira que você gostaria que ela te amasse). E logo, deriva daí, uma ideia também maravilhosa, que é - não tem nada que você esteja fazendo, que esteja fazendo ela não te amar da maneira que você gostaria que ela te amasse."*

  • @Mbazamb
    @Mbazamb 3 роки тому +15

    A minha última análise terminou com um insight que tive sobre a minha relação com a minha mãe e como eu repeti esse padrão no último relacionamento. Obrigado mais uma vez! Que presentão neste domingo.

  • @brunomauricio3599
    @brunomauricio3599 3 роки тому +10

    Eu estou num processo muito doido em descobrir aos 35 anos minha individualidade. Me desconectando dos vínculos com meus pais, estou num momento que a presença deles me faz mal e evito fazer visitas porque é um lugar que não quero mais estar.

    • @cristinaanna649
      @cristinaanna649 7 місяців тому +1

      Me identifiquei com vc. Tenho 32 anos e comecei a vivenciar isso ao vir morar em outro país.

  • @TheBiancoide
    @TheBiancoide 3 роки тому +8

    A dificuldade maior desse tema é que uma mãe sempre vai defender a outra, talvez por se sentir atacada também. Galera, vamos aceitar que vamos estragar os nossos filhos e pronto. O negócio é fazer terapia pra estragar de um jeito diferente do que fomos estragados.

  • @cibelesantos2794
    @cibelesantos2794 3 роки тому +6

    Esse canal é de utilidade pública!!! Eu nem tenho mais elogios pra esse canal, eu chorei o vídeo todo basicamente, foi frustrante e esclarecedor em níveis estratosféricos! Vocês são essenciais!

  • @taxistapaulistano7114
    @taxistapaulistano7114 3 роки тому +2

    hoje dou total desconto, aprendi a contextualizar as atitudes da minha mãe, não romantizar, entender ponto de vista, me colocar no lugar separar as coisas, não esperar nada mais , não concorrer com irmãos, netos sempre considerando tempo, cultura, situação, momento enfim

  • @cleciopegasus
    @cleciopegasus 3 роки тому +36

    Como é que se vence a projeção da figura da mãe ou do pai nas pessoas com as quais nos relacionamos amorosamente?

    • @e.s5960
      @e.s5960 3 роки тому +2

      Eu acredito que somente Psicanálise resolve.Perdi meu pai quando criança e sempre buscava pessoas q são distantes emocionalmente, como ele.Tive uns 3 relacionamentos assim até descobrir q é Compulsão a repetição.Estou na terapia rs

    • @anaylepereira1467
      @anaylepereira1467 3 роки тому +1

      Um ótimo tema pra vídeo!

    • @sofiabandarra6461
      @sofiabandarra6461 3 роки тому +4

      Isso não se supera por volta dos 30 ? Espero que sim 😄

    • @em.em.s2
      @em.em.s2 3 роки тому

      boa pedida pra vídeo viu!

    • @conexaolondresbrasil
      @conexaolondresbrasil 3 роки тому +1

      @@sofiabandarra6461 Tenho 52 e ate hoje estou tentando!

  • @simonespiess7170
    @simonespiess7170 3 роки тому +6

    E um assunto muito complexo, parir um filho é inevitavelmente escravizar-se aos modelos: você precisa educar, amar, proteger. Sem uma figura de apoio forte, seja um marido, uma companheira, uma avó ou sua própria mãe, a maternagem é uma frustração de culpas e ressentimentos, às vezes, até de arrependimentos de trazer um ser humano para esse mundo no qual vivemos. Urge desmistificar a santidade de ser mãe e perceber que essa mulher precisa de apoio, material, emocional e amoroso para viver.

    • @danielabittencourt1213
      @danielabittencourt1213 3 роки тому

      💞

    • @oliviagomes_
      @oliviagomes_ 3 роки тому

      Concordo com vc. Vi uma frase mais ou menos assim do Mário Koziner "Por trás da manipulação há o intento de compensar um vazio, e por trás do vazio uma alma partida, e por trás da alma perdida uma grande dor". Tendemos a demonizar nossas mães, criticar, nos enraivecer com elas, e como a Flor disse, é difícil ve-las como mulheres, além de mães. Mas, esse processo envolve muita dor porque essa relação nos deixa feridas profundas... acho que nos curar envolve curar nosso olhar pra nossa mãe como um ser humano cheio de dor, falhas, mas quem nos deu a vida no final das contas... tão imperfeitas quanto nós

  • @amandaferrari9945
    @amandaferrari9945 3 роки тому +11

    Sim, Flor! Sou filha unica e me sinto mt sufocada as vezes. E tenho a plena ctz que se eu fosse homem, meus pais me deixariam mais livres.
    Inclusive a minha avó amava tanto meu ex namorado, e achava q ele era perfeito, ou a vitima, que quando ela souber que terminamos, vai ser uma dor de cabeca pra mim. Impressionante como mts vezes, dentro da nossa família, as mulheres sofrem com os homens e quando buscam o suporte de outras, da mesma familia, elas protegem os homens (????)
    O machismo conseguiu nos dividir, cara. Filme bom pra ver isso é o br, da Laís Bodansky: "Como nossos pais".
    E sim, The Crown é maravilhoso e inclusive a quarta temporada é a melhor! Assistammmmmmmm

  • @fabimacedo159
    @fabimacedo159 3 роки тому +9

    Eu fico ouvindo e respondo alto para a Flor " aprovação pode ser a palavra " . Depois dou risada. Amo

  • @palomamesquita2489
    @palomamesquita2489 3 роки тому +4

    Esse vídeo veio na hora certa. Preciso cortar o apego que minha mãe tem comigo. Que me gera muita culpa. Obrigada! 🤍

  • @lucianavilanova6632
    @lucianavilanova6632 3 роки тому +12

    Minha terapia de domingo... Me vi em quase todas as reflexões, sendo filha e sendo mãe de menino. Obrigada pelos vídeos, faço até maratona no fds, conheci esses vídeos na quarentena, e desde então, me ajudaram bastante em abrir ainda mais meu jeito de enxergar as pessoas. Abraços aos dois, se cuidem e conversem sempre, sobre tudo.

    • @patriciacastro8367
      @patriciacastro8367 3 роки тому +1

      Tive o mesmo sentimento sendo filha e sendo mãe de menino.

  • @fernandambm1214
    @fernandambm1214 3 роки тому +38

    O vídeo que eu esperava kkkkkkkk só não sei se tô pronta
    Edit: só esse começo já valeu demais, é isso.
    Outro edit: basicamente o que nos ferra é a nossa expectativa.
    E a flor foi cirúrgica em explicar que a gente precisa muito da afirmação da mãe, obrigada. Demorei muito pra perceber isso, que eu precisava dessa afirmação.

  • @Duana-5034
    @Duana-5034 3 роки тому +23

    Tenho 43 anos e sou inconformada até hoje. Minha mãe nunca me amou como eu gostaria. Nem abraçar eu posso, só três vezes por ano: Dia das mães, aniversário e Natal. Rsrsrs

    • @anaylepereira1467
      @anaylepereira1467 3 роки тому +3

      Sinto o mesmo!! Minha mãe nunca foi de demonstrar afeto... Ela não gosta de receber carinho e afeto de mim e minhas irmãs. Nada de abraços e beijos.

    • @karina9278
      @karina9278 Рік тому

      Fui criada assim tbm. Sei q ela me ama, mas é aquela coisa distante. Pior q com meu irmão tbm é assim pq nossos pais eram distantes neste aspecto de demonstração de afeto.

  • @anamariarangel8128
    @anamariarangel8128 3 роки тому +2

    Nem comecei o vídeo e já estou passando mal. Espero ter coragem de assistir inteiro.

  • @rafaelbaere1707
    @rafaelbaere1707 3 роки тому +6

    Vale a pena dizer também que é perfeitamente possível que a sua mão não lhe ame, simplesmente. E não há qualquer coisa que você possa fazer para que isso mude. E também é muito provável que a culpa por isso não seja sua.
    Isso pode ter influências na sua vida? Claro que pode. Os primeiros anos da infância são determinantes e se forem traumáticos ou muito mal conduzidos pelos pais, podem causar alguns estragos. Seus pais podem ser culpados por algumas coisas na sua vida? Podem. Porém...
    Deitar-se nesse berço esplêndido e acomodar-se em acusar sua família (mãe e pai) por tudo de ruim que acontece na sua vida é fraqueza, preguiça e, em alguns casos, pode ser mesmo debilidade de caráter. A velha história de "se a vida te der limões, faça limonada" não está tão equivocada assim.
    Apanhou do seu pai que bebia, sua mãe nunca deu atenção ou amor a você, sofreu bullying na escola toda a infância, seus pais nunca lhe deram qualquer tipo de educação que prestasse nem lhe ensinaram a encarar a vida? Muito ruim, é verdade. Mas o que você vai fazer com isso? Vai devolver para a vida o mesmo?
    Nunca devolva para a vida as coisas ruins que a vida lhe deu. Aprenda que essas coisas não são boas e tenha a maturidade e a força mental para superar isso e devolva à vida aquilo que lhe parece que a vida deveria lhe dar. Conheço muitas famílias podres e quebradas e sei o difícil que é lidar com isso. Mas você também pode aprender pelo negativo. Dos meus pais aprendi tudo o que não quero ser nem fazer, e isso também é aprendizado.

  • @arianeborges1927
    @arianeborges1927 3 роки тому +21

    Em The Crown também, o Antony Armstrong casa com a princesa Margaret buscando o amor da mãe. E como o Manu explicou, ele não conseguiu.

    • @rafaelamarcilio9354
      @rafaelamarcilio9354 3 роки тому

      Meu Deus, realmente! Até mesmo a busca por um filho era uma forma de se aproximar mais desse amor irreal

  • @lorenaxavier9927
    @lorenaxavier9927 3 роки тому +13

    O vídeo mais importante desse canal que eu não estava preparada

  • @jallyson90
    @jallyson90 3 роки тому +8

    No meu caso é um pouco diferente. Minha mãe me ama demais. Tenho 30 anos, mas ela me trata como se eu tivesse 15. Se eu deixar, lava roupa, limpa o quarto e faz a comida. Vive dizendo que sou lindo e querendo aprovação/opinião pra comida, compras e coisas. Todo tempo disponível. As vezes cansa, mas relevo, porque é uma ocupação, a forma de amar dela. Eu seria o lula molusco e ela o bob esponja.

  • @cacau2163
    @cacau2163 3 роки тому +6

    "O mundo não é sua mãe. "

  • @rosildasilva2448
    @rosildasilva2448 3 роки тому +43

    Juro que mudei a a velocidade de reprodução para compreender a primeira explicação do Manu, engraçado é que a voz deles ficou muito engraçada, parece que estão muito bêbados 🤣🤣🤣

    • @AnynhaRoque1
      @AnynhaRoque1 3 роки тому +2

      Boa ideia ! Hahaha fiz o mesmo

    • @lmtonso
      @lmtonso 3 роки тому

      Kkkkkkk. Eu peguei de primeira! Sei também o que é pensamento acelerado. É mais rápido do que você pode expressar...

    • @graziellefreire686
      @graziellefreire686 3 роки тому

      Hahahahaha, eu todinha botando na velocidade 0,5

  • @analuizabianchin2332
    @analuizabianchin2332 3 роки тому +4

    Me identifiquei com o tema! Recentemente eu me vi me reconhecendo nessa posição de "submissa" em relação a minha mãe, com medo de falar e me colocar com opiniões contrárias à ela, pq não quero perturbar nossa relação que não é tão estável

  • @lmz000
    @lmz000 3 роки тому +2

    Esse vídeo veio um momento que este é o maior problema com o qual lido na vida. Percebo hoje em dia a quantidade de sentimentos não processados e traumas que minha mãe não resolveu e depositou tudo em mim somado aos vícios, ao não mexe ali, ao não pode fazer, ao "precisa" estar comigo... Passei a VIDA achando que o problema é comigo. Manu (e Flor! Mas um pouco mais o Manu com assuntos delicados) tem me ajudado a descontruir angústias e frustrações que não são minhas.
    "Não tem nada que você possa fazer que vá fazer ela te amar da maneira que você gostaria que ela te amasse." Libertador, só pra começar.

  • @matkauffmann
    @matkauffmann 3 роки тому +3

    Esse tema é MUITO MUITO MUITO importante e necessário ! Façam uma parte 2, deem exemplos, como se impor frente a diversas situações, como deixar tudo isso de lado e seguir a sua vida sem querer mudar tudo isso.

  • @lilianbrito3524
    @lilianbrito3524 3 роки тому +10

    Uau! Vou assistir mais 25 vezes como vc disse, Flor! Esse processo é lento e longo! Mas a psicanálise é maravilhosa justamente por isso! Vocês são demais! Obrigadaaaa ❤️❤️

  • @camilasousamaia8638
    @camilasousamaia8638 3 роки тому +5

    Manu, flor e colegas que crescem e melhoram diariamente com os vídeos, bom dia!!
    É comum que os vídeos do canal me emocionam, esse em especial abalou minha estrutura. Vim com a notificação achando que seria uma experiência externa a mim já que minha relação com minha mãe é super satisfatória, tem percalços, mas uma relação saudável. Porém, senti todas as minhas emoções afloradas, porque é real a idealização que tenho sobre ela, e como é e já foi conflitante o descontrole da raiva e culpa por frusta-la.
    Obs: compartilhei com ela esse vídeo, possívelmente irá vê meu comentário e é isso: mãe eu te amo, somos seres com imperfeições e vamos continuar nos frustando.
    Obrigada Flor e Manu por tudo e por tanto! 💗

  • @joannadarccintra2204
    @joannadarccintra2204 3 роки тому +2

    Eu acho que vcs não TEM NOÇÃO do quanto esse vídeo ajuda nesse tipo de desconstrução! Porra!! Muito obrigada, sério! Assistirei algumas vezes!

  • @sabrinaruggeri1151
    @sabrinaruggeri1151 3 роки тому +7

    Gente, esse canal é muito "selecionado"! (muitos risos). Só acho que precisamos (enquanto sociedade) falar mais das mães que realmente são narcisistas, quando isso se torna um transtorno de personalidade e portanto um doença grave. Também me fez lembrar da obra do psiquiatra e psicanalista Paulo Sérgio Rosa Guedes, sobre o sentimento de culpa. Até o momento nunca pude arcar com os custos de uma análise, mas tive a sorte de participar de um projeto de terapia em grupo cuja abordagem era voltada completamente pra essas questões da culpa e do delírio de onipotência, foi transformador. Hora de voltar pra terapia! haha. Beijos!

  • @nubiavilela2402
    @nubiavilela2402 3 роки тому +6

    "Entendi aqui, no cabeção" - Manu, 2021 o berro q eu dei nessa hora kkkkkkkkk

  • @thaisdeodato
    @thaisdeodato 3 роки тому

    O melhor vídeo desse canal! Obrigada!
    Visualizar a questão dessa maneira abre condições para a gente começar a lidar! ❤️

  • @paulatonnbraga
    @paulatonnbraga 3 роки тому +2

    Graças a Deus já superei o fato que minha mãe não é perfeita, é só mais uma pessoa, como eu, com vc...

  • @simonemendes1537
    @simonemendes1537 3 роки тому

    Esse sim é para mim O MELHOR VÍDEO DESTE CANAL!!! Tão bom que preciso de uma continuidade dele!!!!!

  • @fernandabecker7501
    @fernandabecker7501 3 роки тому

    Gratidão pela disponibilidade de vocês. Esse vídeo tem que ser visto 20x pra vida toda. De extrema importância! Saibam que vcs fazem a diferença na trajetória de muitos. Parabéns 👏 pela ousadia de lucidar a todes.

  • @palestrinha
    @palestrinha 3 роки тому +6

    Esse foi o vídeo mais importante da minha vida. Quase chorei, mas sigo firme.

  • @cristianapereira5107
    @cristianapereira5107 3 роки тому +18

    Flor tens razão, assistirei este vídeo várias vezes, é muita informação pra pensar e entender. O melhor vídeo da história deste canal rsrsrsrs

  • @TheDenise70
    @TheDenise70 3 роки тому +7

    Sou mãe de dois homens. Sempre estou me policiando pra não sufocar, não criticar, não abandonar, sempre apoiar..... muito difícil, muito.... Estou sempre me culpando por tudo que acontece com eles, pq acho que eu não fui boa o suficiente, as vezes tento compensar de alguma maneira mas aí as vezes piora a relação..... socorro !!!

  • @allefgabriel384
    @allefgabriel384 3 роки тому +3

    achei o vídeo muito bem elaborado, no sentido de abranger vários pontos específicos que no geral se emaranham em problemáticas gigantescas, porém, o que mais me chamou atenção durante essa grande passagem, foi que por mais que eu entendesse, ainda assim eu não conseguia me ver em um modelo de devoção a essa figura maternal, e consequentemente eu me via distante da temática. Minha mãe é uma pessoa na qual já me causou muita dor, de diversas formas, mas principalmente de uma forma subjetiva/psicológica, são memórias que hoje não tem tanta força, mas que deixaram marcas, o que reverbera em como eu me relaciono com ela, pois eu só busco distancia, me relaciono minimamente para termos uma boa convivência, até pq eu preciso dos privilégios que ela me garante (monetários, orientações...) e por eu ainda só ter 18. Ela, por outro lado, enxerga nossa relação como se eu fosse ingrato e me cobra afeto e reconhecimento da entidade amorosa que ela prega sobre si mesma. Ela é super controladora, é uma pessoa super traumatizada por como foi criada (mesmo não admitindo e achando que apenas com Deus ela vai ser melhor) e eu sinceramente não tenho expectativas de mudança em relação a ela; esse tópico de "mãe" já não me afeta de uma forma a gerar angústia, e eu sinceramente só quero distancia da presença dela.

  • @DeniseSantos-qe5ee
    @DeniseSantos-qe5ee 3 роки тому +2

    Não ser amado como nós idealizamos causa uma insegurança,revolta,até a gente aprender que pessoas só são pessoas e lidar com tudo isso marca a vida pra sempre.

  • @adrianaferreira536
    @adrianaferreira536 3 роки тому +2

    O vídeo mais importante desse canal! Preciso rever algumas vezes para conseguir absorver tudo e refletir.

  • @madeleinepiana
    @madeleinepiana 3 роки тому +14

    Há necessidade do segundo episódio sobre esta temática!!!

  • @renatapoontes
    @renatapoontes 3 роки тому +3

    Gente .... vocês não tem ideia do quanto esse vídeo veio na hora CERTA!!!!

  • @mariajoseagostinho9195
    @mariajoseagostinho9195 8 місяців тому +1

    Esse entendimento é possível e é fruto de viver, crescer. Minha mãe era uma pessoa, antes de ser minha mãe. Minha mãe era uma pessoa, com qualidades boas e não boas, com características próprias. Minha mãe mereceu e merece meu amor, como eu sou, uma pessoa também.

  • @deusmefree9062
    @deusmefree9062 3 роки тому +5

    Eu amei o vídeo. Libertador perceber que a realidade se impõe.
    Essa "projeção de perfeição" em relação às figuras de autoridade ocorreu na minha vida de maneira significatica na área estudantil, quando percebi que os profissionais das instituições de ensino, principalmente os professores, são pessoas. Esse fato desencadeou uma ressignificação de outras figuras de autoridade, sejam cuidadores, políticos, policiais, chefes, etc.

  • @PamelaFom
    @PamelaFom 3 роки тому

    Melhor video do canal. Muito obrigada Flor e Manu!

  • @dalilal1680
    @dalilal1680 3 роки тому

    Genial! Vocês conseguiram sintetizar de tal forma, que a complexidade do tema virou algo mais acessível! Muito Obrigada pela excelente contribuição.

  • @paulovictorfarah7755
    @paulovictorfarah7755 2 роки тому +2

    O conteúdo é muito rico, mas a interação dos dois me faz rir demais, é muito bom analisar as expressões faciais dos dois. Esse casal deve ser muito engraçado na vida atrás das câmeras

  • @mjuniorbral
    @mjuniorbral 3 роки тому +2

    Melhor discurso de todo esse canal: de 33:25 ao 34:24.
    O que a flor falou tem uma aplicabilidade na vida de tantas pessoas.

  • @_danini_
    @_danini_ 3 роки тому +4

    nossa esse sem dúvidas foi o MELHOR vídeo do canal.. eu me reconheço em várias falas, e consegui enxergar e refletir coisas q nunca tinha pensado da minha vida... essa coisa da relação do cuidado virar relação de domínio é muito forte, e em mim gera até hoje o medo, o medo de frustrar minha mãe... e aí o medo de não ser amada como gostaria... mas de fato se não há nada q eu possa fazer, q mude o amor dela, pq tenho w ficar tentando agradar a qlqr custo? a custo da minha saúde mental... foda... obrigada Flor e Manu por mais essa aula...

  • @victoroliveira6552
    @victoroliveira6552 3 роки тому +4

    Vídeo mais que necessário! Precisei de pausas para reflexão, cada informação foi uma nova crise kkkkkk.
    Relação com a mãe é quase uma divina comédia. Cheio de tragédias que se disfarçam de outras coisas. Minha relação com minha mãe foi consolidada no medo, e minha resposta a isso foi ser o mais perfeito possível para não gerar uma punição vindo dela e aceitar tudo calado, numa relação quase de submissão e essa foi minha resposta para qualquer relação por muitos anos. Eu só fui começar a perceber isso depois que me companheiro notou esses traços e vivia me dizendo "Eu não sou sua mãe. Você não precisa aceitar e fazer tudo o que eu digo, e não precisa se desculpar toda vez que faz algo que eu não concordo". Estou tentando melhorar isso, mas é bem complexo...

    • @TheNessaCardoso
      @TheNessaCardoso Рік тому

      Nossa, sim! Pedir desculpas ou se sentir culpado/pressionado até por respirar. Espero que esteja melhor na evolução! 💚

  • @fecosta3800
    @fecosta3800 2 роки тому

    O mais maravilhoso vídeo que já vi.Façam mais por favor.Grata.

  • @1tonho2
    @1tonho2 3 роки тому +5

    fiz um comentário (enquanto assistia) muito cedo. foi o meu primeiro comentário, sou novo por aqui, então deixarei esse outro pra me fazer presente. os vídeos de vocês estão sendo o meu despertar (poderia ser em outro sentido, também) e adormecer... vocês são incrivelmente inteligentes e legais!

  • @mariannassalvio
    @mariannassalvio 3 роки тому +1

    Espetacular! Sem palavras.... Vocês são demais!
    Gratidão 🙏❤️

  • @Angel-ri8cl
    @Angel-ri8cl 3 роки тому

    Obrigada por esse vídeo!!
    Do fundo do meu coração

  • @renatasantana256
    @renatasantana256 3 роки тому +17

    Eu desde nova(uns 12/13)ouvia que uma casa não poderia ter duas donas.. Assim muito cedo sai de casa.. E hj ela quase não fala comigo. Ms eu entendi que ela não consegue me amar. Não peso ou cobro. Um abraço Flor e Manu.

    • @milagerst8088
      @milagerst8088 3 роки тому +1

      Pois é.
      Eu ouvia muito a mesma coisa.
      Depois que eu me mudei para a Alemanha eu a convidei duas vezes. Nas duas ela tentou se comportar como se ela fosse a dona da casa e eu a lacaia.
      Cortei os laços. Não tenho mais contato, e quando ela morrer, não quero ficar sabendo. Ela já morreu em vida pra mim.

    • @i.f.5795
      @i.f.5795 3 роки тому +2

      A minha é o contrário e o pesadelo não é menor. Ela sempre insistiu em morar comigo, viver a vida dela a base da minha, suga minhas energias todos os dias, é extremamente dramática e narcisista e me cobra coisas que eu definitivamente não posso dar.
      Ela pariu bem tarde e teve uma vida frustrada, isso é triste mas é cruel jogar a responsabilidade disso em mim.
      Hoje sou casada e ela ainda mora comigo, pois nunca conseguiu construir nada, nem a relação comigo na verdade, sinto pena dela, mas tbm recentimento pq a forma como ela ainda me suga é complicado.

  • @marinamancuso6827
    @marinamancuso6827 3 роки тому

    Vcs são demais. Foi um presente mesmo esse vídeo. Obrigada 🙏

  • @lu.barbieri
    @lu.barbieri 3 роки тому +1

    Que vídeo incrível! Muitas epifanias aqui a cada minuto. Muito obrigada, Flor e Manu! 🙏🏻😍🙌🏻👏🏻

  • @elainepiresbraga1613
    @elainepiresbraga1613 2 роки тому

    Emanuel como sempre ótimo.!!! Parabéns por fazer seu canal sozinho.
    Sem interrupções.

  • @basilionic
    @basilionic 3 роки тому +2

    eu amo o fato de q a cada semana q passa vcs aumentam 10 min de video

  • @anatavares4782
    @anatavares4782 3 роки тому +2

    Esse vídeo é o vídeo que mais esperei, como mãe e como filha, tudo que mais queria ouvir.... E não terminei de assistir ainda! ❤️

  • @janainateixeira8163
    @janainateixeira8163 3 роки тому

    Que vídeo! 👏👏 que raciocínio! Emanuel você é top demais! Quanta clareza! Gratidão pela sua sabedoria! Gratidão poder cair essas fichas e ter a chance de fazer melhor pelo meu filho que tem 4 meses e é o maior desafio da minha vida! Cara de vdd gratidão pela sua sabedoria! 🌹🙏

  • @sulyemantoansilva3959
    @sulyemantoansilva3959 3 роки тому +2

    Esse é o vídeo mais importante desse canal kkk. Velho, eu tenho grandes problemas com minha mãe e estou no último mês de gestação da minha menina. É muito louco refletir sobre tanta coisa nesse momento

  • @joyceaquino7898
    @joyceaquino7898 3 роки тому

    Concordo com a Flor "esse vídeo é um presente"! Um deleite para entender a si mas não só! ❤

  • @annamonteiro669
    @annamonteiro669 3 роки тому +1

    Esse vídeo foi de uma profundidade sem tamanho!
    Eu costumava dizer pra amigas grávidas "aproveite enquanto você é só você e não a mãe de alguém, pq isso vai pesar pra sempre".
    Muita gente não me entende quando falo sobre o peso de se ter um filho: você passa de ser errante a heroína depois de ter sofrido uma das dores maiores que existe. Sua vida nunca mais será tranquila, você doará seu coração e sua vida pra alguém que um dia pode dizer que te odeia, justamente por todos os cuidados que você teve...

  • @rebecagodoy5231
    @rebecagodoy5231 3 роки тому +2

    esse exemplo de que a gente quer que a nossa mãe seja igual a mãe do outro é muito bom. Desde pequena eu me vejo comparando minha mãe com a mãe das coleguinhas e falando "nossa, que sonho ter uma mãe igual a sua", enquanto minhas amigas sonhavam em ter mães iguais a outras mães hahahahahah

  • @anacarolynesantana8594
    @anacarolynesantana8594 3 роки тому +1

    Gente do ceu, quantos tapas, quantas verdades difícies, porem necessárias. Sem duvidas , ESSE é O VIDEO MAIS IMPORTANTE DO CANAL. Obrigada @floremanu por tanto ♥️♥️