Para ajudar as pessoas com seus problemas mentais, auxiliá-las a se encontrarem, a entenderem o que estão passando e sentindo. Amo psicologia e quero muito ser aprovada! ❤️ Prouni
Eu estava com muita dúvida sobre minha profissão no futuro vi esse vídeo e agora eu tenho certeza que quero cursar psicologia independe de todos os textos q eu vou ler, bom eu quero cursar psicologia pq já aconteceu mtt coisa na minha vida q se eu tivesse um psicólogo(a do meu lado tenho certeza q iria lidar melhor sobre várias coisas (então eu quero ser a psicóloga pq quero q essas pessoas q são igual a mim tenha um desenvolvimento melhor nesse “trauma” ou algo do tipo!!) obs>> vou fazer 14 anos KKKK e já estou decidida!!❤
Ao longo do curso você percebe que muitos alunos estão cursando psicologia por que querem uma resposta para alguma coisa que não encontraram dentro ou fora de si mesmos, tipo algo místico ou fora do controle/alcance. Nos semestres da linha existencial-humanista as nossas turmas reduziram pela metade, eu acho que é pela ausência de resposta frente a tantos questionamentos abertos. Uma dica que eu dou (gostaria de ter recebido inclusive) é fazer psicoterapia assim que ingressar no curso, se puder faça até antes. Me julguem, mas não vale a pena cursar psicologia para resolver um problema pessoal, você não será um profissional feliz.
A resposta existe, e não é mística, a necessidade humana de entender -se está relacionada à consciência de si mesmo que pode levar a questionamentos reflexivos. Contemple seu repertório com filosofia, e entenderá melhor
Na verdade eu me interessei pela psicologia depois de quase dois anos de terapia, é uma ilusão deduzir que realizando essa formação teríamos um autoconhecimento melhor, é só se espelhar nas aulas de humanas do ensino médio,o que ocorre é que alguns estudantes têm tendência a desenvolver crises existenciais .
Concordo, inclusive tenho conhecidos que se formaram em psicologia e que sinceramente tinham sérios problemas psicológicos e eu acho que cursaram para este fim e sinceramente se os pacientes os conhecessem de fato, nunca iriam se consultar com eles.
Bom eu quero me tornar psicólogo para eu poder ajudar as pessoas de alguma forma pois assim até meu problema de infelicidade se resolveria, o que diferencia a pessoa e seu ambiente onde ela vive se você saber o que ela passa em casa você poderá ajudar ela
Eu fiz psicologia na época de 2009 a 2013 pq eu achava que era uma área tranquila de se trabalhar, em consultório, sentada, sem chefe e com mtas áreas de atuação. Agora que liberaram o atendimento 100% on-line e as pessoas estão valorizando mto mais os psicólogos. Acho q só está melhorando.
@@LaianeOliveira4 então, tô voltando agora na área e percebi q ngm quer pagar nem pouco, o pessoal não valoriza mto não mas vamos ver né, se vc puder trabalhar com outra coisa até se estabilizar eh melhor
Eu incluiria: Não faça faculdade de Psicologia se você não tiver mente aberta para alguns assuntos e nem tiver interesse em estudá-los para entender e, quem sabe, mudar sua visão acerca do tema; Não faça Psicologia se sua intenção é plugar sua visão de mundo em outra pessoa (paciente). Não sei se em outras faculdades de Psicologia aparece essas pessoas (provavelmente), mas fiquei bem triste ao me deparar com isso, especialmente por ser tão perto.
Acho que esse é um erro comum de quem estuda psicologia e não faz psicoterapia. Eu apanhei bastante para aprender a ouvir com pouco preconceito, mas uma coisa que eu aprendi e levo pra vida é que não é só de fenomenologia que a clínica vive, mas também de humanidade... Não podemos esquecer disso, ser humano além da técnica.
Comecei cursar psicologia este ano, e encontrei o seu canal justamente porque estou pesquisando sobre criar uma conta no Instagram já no primeiro semestre. Escolhi psicologia porque eu amo ler, e acabei lendo "Talvez você deva conversar com alguém" e senti que isso é pra mim, ter contato com a parte mais frágil do ser humano e poder ajudá-lo no seu processo de autoconhecimento, poder acolher as pessoas, estudar as complexidades do cérebro. Estou amando tudo que estou vendo até agora aqui!
Eu sou de exatas desde criança, mas psicologia pra mim é perfeito. Não tenho o costume de ler, mas vou criar esse hábito por conta da faculdade, e me sinto confiante e ansiosa pra quando eu entrar ❤
3º período aqui cursando psicologia com as mesmas matérias da Sabrina. Como cristão, acho que tem algumas coisas importantes a ressaltar principalmente pro meu povo: Não faça psicologia se vc não quer ter suas crenças fundamentais confrontadas. Não faça psicologia se vc acha que o colega da religião diferente é um enviado de satanás (sim...). Não faça psicologia se achar que a sua religião torna vc especial. Não faça psicologia se achar que qualquer tipo de humano é superior a outro. Não faça psicologia se vc acredita com todas as forças em teorias conspiratórias que desumanizam pessoas ou grupos de pessoas. Não faça psicologia se estiver fugindo dos seus problemas pra resolver os dos outros (faça terapia). Não faça psicologia se vc achar que é um enviado divino pra aliviar os mais fracos de seus fardos. Não faça psicologia pra pregar pro paciente, ou achando que impor suas crenças vai cumprir alguma vontade de Deus. Não faça psicologia se não estiver disposto a mudar e crescer. Não faça psicologia se não suporta ouvir sobre economia e política. Não faça psicologia se além de não gostar de ler, não suportar escrever ou dissertar. Não faça psicologia se vc pensa/ diz com frequencia "Eu não sou homofóbico/ xenofóbico/ racista, mas..."
Eu sou cristã e estou pensando seriamente em mudar o curso para psicologia. Uma parente também cristã me avisou que é um ambiente onde o cristão tem sua fé confrontada , tenho medo de não encontrar Deus lá, mas sim o perder, e é a ultima coisa que eu quero. Você é cristão, certo? Acha wie dá para concíliar?
@@amaciadorEu também gostaria de saber, amo a psicologia. Não sei nada sobre política, odeio pessoas fanáticas por políticas! Mas se eu preciso saber, eu vou procurar estudar sobre.
Eu cursei geografia por dois anos e acabei não concluindo por não me identificar tanto com o curso (entre outros fatores). Passei um período tentando encontrar um curso com o qual eu realmente me identificasse e aí passei a pesquisar mais sobre psicologia. A medida em que fui descobrindo, foi nascendo uma identificação. Agora estou indo pro terceiro período e muito feliz de estar cursando algo que de fato faz sentido para mim 🤍
@@agb2822 Já estou indo pro quarto período e até agora estou achando bem tranquilo. Não achei nenhuma cadeira muito difícil até agora. Dizem que a cadeira de psicofarmacologia é bastante difícil. Eu provavelmente vou pagar nos próximos semestres. Fico um pouco apreensiva com relação a isso. Mas no geral, estou achando bem de boa o curso.
Adorei o video, assisti mesmo ja estando no meu 7º semestre, achei que seria legal comentar aqui um pouco da minha experiência pessoal. Eu nunca gostei de ler, sempre foi uma dificuldade, lia muito devagar e não absorvia nada, quando entrei na faculdade me assustei com a quantidade de coisas que eu tinha que ler, mas apesar de tudo eu me comprometi em ler tudo o que precisava, nem sempre deu certo mas ao longo dos semestres criei o habito, se você também tem essa dificuldade não se preocupe, contanto que voce se comprometa em criar o habito de ler, e entenda que vão ter momentos em que vai funcionar e outros em que não, existe sim a possibilidade de superar isso, não deixa de ser meio incomodo, mas a gente aprende a aproveitar mais.
Sou pedagoga e cada dia mais vejo a necessidade de me preparar para lidar com as questões emocionais e de transtornos que os alunos nos trazem todos os dias. Principalmente os transtornos de aprendizagem, creio que poderei ajudar mais os alunos ao cursar psicologia . Já comecei minha pós em Terapia Cognitivo comportamental e para 2024 pretendo iniciar a graduação em psicologia.
sempre fui apaixonada por psicologia, mas o que me fez querer ser psicóloga mesmo, foi depois de eu começar a ajudar um amigo meu a se abrir mais, e virou a chavinha na minha cabeça quando ele me disse "não sei, mas só consigo me abrir com você, parece que só você me entende", minha cabeça explodiu ali mesmo, isso me deixou feliz em saber que eu estava conseguindo ajudar ele, e desde então essa vontade só cresceu.
Eu não sei se estou fazendo na área certa... Fiz dois semestres de Psicologia, e no caso eu tranquei provisoriamente por motivos pessoais. Ok, entretanto venho pensando dês de uma certa consulta com meu psinalista, onde o próprio me fez refletir essa mesma questão "Estou na área certa?". Eu gosto muito de psicologia, amor essa área e me interesso por ela, me identifico com ela, gosto de entender e decifrar a mente humana, sou uma pessoa dês de muito cedo analítica e calculista, e fazer leitura do ser humano sempre foi algo muito próximo de mim, aprender sobre a mente humana, os funcionamientos do cérebro, as reações, os estímulos, os atrativos e reversíveis, traumas e impactos, tudo isso me traz um prazer enorme quando se trata de aprender e conhecer esse universo. Da minha própria boca, disse já durante uma conversa "gosto da psicologia como um prazer, me sinto bem, gosto e sempre estou a consumir conteúdos relacionados como quase um hobbie". E meu psinalista me fez enxergar olhando pro passado, que eu tinha e tenho muitas habidades voltadas ao calculo e o raciocínio rápido, aquele aluno na matemática que quando pegava a fórmula daí pra frente era só 90-100, e que ensinava até pros colegas próximos a resolução da questão ou simplesmente passava uma colinha. Enfim, não me agrado tanto com área de exatas, sempre me enxerguei na área de humanas, sempre foi atrativa pra mim. Mas dês de então, por enquanto que ainda não tive a oportunidade de voltar a estudar, estou reflexivo quanto a isso. Geralmente a gente trabalha com o que fazemos bem, com o que temos mais facilidade pra não dificultar mais ainda a vida, enquanto lazer o prazer é o descanso da vida.
Vou cursar Psicologia ano que vem e tive certeza disso quando assisti pela primeira vez o filme Cisne Negro. Um filme maravilhoso que tem inúmeras leituras para analisar e desperta também a curiosidade pelo fato do ataque psicótico da personagem principal. E claro, depois de 2 anos de terapia descobri que é realmente isso que eu quero. 🤗
(Texto grande 🤭) Oiiiiii! Amei seu vídeo, ele é bem útil e informativo, você acaba de tirar mais dúvidas minhas, sobre se eu realmente deveria me aprofundar um pouco sobre psicologia. Eu tenho 15 anos nesse momento, pode parecer meio cedo ainda para realmente se aprofundar, mas um dos principais motivos para estudar a psicologia é a vontade de ajudar os outros nos seus problemas pessoais, principalmente sobre o assunto que eu acho bem importante, que é a criação na infância e pais... Eu acho que meus pais são ótimos pais, mas não foi fácil reconhecer, antes mesmo eu achava que eles me odiavam e não se importavam, comigo, mas foi conhecendo eles que eu entendi o motivo de alguns comportamentos serem bem característicos, e agora eu estou bem em relação aos meus pais. A minha situação com problemas psicológicos foi uma inspiração e uma motivação para me salvar, mas no final eu acabei me interessando demais. Eu sempre fico bem animada e fascinada quando penso sobre o cérebro humano, é tão complexo, que me dá vontade de entender ele. Eu tive conversas profundas com meu pai, e pelo tanto que ele sabe sobre mim até agora, ele disse que eu tenho uma "habilidade" de empatia, que eu não sei se realmente tem relevância na psicologia, mas acho que posso usar isso como uma forma de entender mais facilmente o outro na psicologia, e realmente sentir como ele se sente, que talvez possam me ajudar em anotações ou algo assim. Eu tive um choque de realidade a pouco tempo, que descobri que a falta de conversa e má criação dos pais pode ocasionar um efeito borboleta para toda sociedade, então minha família tivemos uma ideia, (Acho que já existi isso, mas ainda vou comentar), a ideia é de houvesse uma terapia familiar, e queria incentivar isso, caso eu me formasse em psicologia, até tivemos a ideia de fazer um podcast kkkkk mas não sei se vai para frente. Outra coisa que me fascina é a mente de um psicopata, e até sonhei que um dia descobriria uma "cura", claro que provavelmente é quase impossível, mas se houver mais estudo sobre, com certeza nós chegamos em algum lugar. Desculpa pelo texto enorme eu realmente fiquei bem inspirada. Kkkk Obs: eu realmente queria poder fazer psicologia de graça, já que acho que maioria da terapia pública disponível por escolas e etc (Já tive uma experiência com uma psicóloga assim, e realmente não foi a melhor). E também por que acho que a psicologia é um direito de saúde assim como o SUS. Desculpa pelo texto enorme eu realmente fiquei bem inspirada. Kkkk Mas, se você leu até aqui valeu demais, 😆😆😚 eu fico muito feliz quando algué reconhece e entende meu pensamento. Qualquer dica e conselhos sobre eu aceito com prazer, (na verdade por favor kkk).
Que linda! Que empolgante seu relato! Não se desculpe, toda expressão é válida, e a sua é retratada aqui da forma como se sente no momento. Sua paixão por conceitos da psicologia pode ser sua motivação para estudar e trabalhar com ela. Conselho que posso te dar: a primeira coisa você já tem, que é a vontade e a paixão pela área. Posteriormente, busque estudar sobre. Imagino que agora você ainda está no ensino regular, então busque finalizar essa etapa da melhor forma possível para só então pensar na sua graduação. Porém nada te impede de ler livros iniciais, ver vídeos como esse e como os do meu canal, e assim, aos poucos se aproximando do conhecimento na área. Desejo que você permaneça com essa vontade de fazer acontecer na psicologia e que realize seus sonhos! Um abraço!💜💜
Sou estudante de psicologia, e o psicólogo estuda o indivíduo na totalidade como: fala, expressões faciais,medos,perspectiva ou falta dela, é um conjunto que pode me dar informação sobre a pessoa.
Olá Sa Quero muito cursar faculdade devido tudo q passei ansiedade depressão e Deus colocou esse desejo no meu coração de ajudar pessoas q passam pelo mesmo problema q eu passei ❤
Vou começar a fazer esse ano, tô mt ansioso, maratonei seus vídeos dos semestres da faculdade, já sei oq me aguarda kkkkkk espero gostar muito e virar um ótimo psicólogo
Gostei muito do seu vídeo! Ajudou muito Eu sempre fui uma pessoa muito observadora, com a natureza, com as pessoas... Na adolescência para a vida adulta, comecei a ter muitos questionamentos e a buscar conhecimento sobre problemas psicológicos com a intenção de entender sobre o assunto. Sou muito curiosa, sempre quero entender as coisas além do que elas se apresentam para mim, e a psicologia e filosofia me ajudam a ver as coisas mas a fundo, pois sou muito cética em relação a vieses da sociedade. Eu gosto da psicologia não só para me analisar, mas para analisar o ser humano como um todo e tudo o que puder ser analisado.
*Oi Sa, amei o vídeo e é muito agradável ver você falar sobre esse universo. Eu ficaria horas falando sobre o motivo pelo qual escolhi a Psicologia pois é uma longa história.* *Acredito que cada pessoa tem uma missão e eu sei que essa é a minha.* *Sou estudante e definitivamente apaixonada pela mente humana, pelas emoções e o resultado que elas promovem.* *Eu sou o resultado da Psicologia e devo muito a ela.* *Obrigada por compartilhar!* ♡
@@SabrinaAdriane @Sabrina Adriane *Exatamente! Eu lutei anos contra essa missão sabia? Todos os meus testes vocacionais me diziam que eu sou Psicóloga na alma mas eu teimosa fui fazer Direito.* *Resumo, larguei o direito, fui refletir sobre a vida e hj em dia curso Psicologia.* *O mais lindo é que me sinto em casa com ela, meu habitat sabe?* *Só quem se encontra com a sua missão sabe do que estou falando!* *Obrigada por me responder e bora para nossa sagrada ocupação de jamais desistir das pessoas!* *Você é um exemplo pra mim!* ♡
Eu vejo três áreas muito promissoras hoje em dia, não só no Brasil, mais também no mundo, são psicologia, geriatria( O brasil será um país de idoso) e psiquiatria), o povo está precisando muito destes profissionais. O papel do psicólogo na sociedade moderna é de extrema relevância, pois sua atuação visa o cuidado e a promoção da saúde mental das pessoas. A mente humana é complexa e intricada, repleta de camadas e nuances que demandam um profissional altamente qualificado para compreendê-la adequadamente. Nesse sentido, o psicólogo, para ser um bom profissional, deve se dedicar constantemente ao aprimoramento de seus conhecimentos. O processo de formação do psicólogo é longo e desafiador, envolvendo a teoria, a prática e o desenvolvimento de habilidades terapêuticas. Contudo, o aprendizado não termina com a conclusão do curso de graduação. A busca pelo conhecimento deve ser contínua, pois a área da psicologia está em constante evolução, assim como a própria sociedade. Novas abordagens, pesquisas e técnicas surgem regularmente, e é papel do psicólogo estar atualizado para oferecer o melhor atendimento possível aos seus pacientes. Para se tornar um psicólogo de excelência, é fundamental que o profissional tenha o hábito de ler e pesquisar de forma sistemática. A leitura amplia horizontes, proporcionando uma visão mais completa sobre a diversidade humana e as múltiplas formas de manifestação do sofrimento psíquico. Além disso, a pesquisa possibilita o aprofundamento em áreas específicas da psicologia, capacitando o profissional a lidar com casos mais complexos e desafiadores. Ao cultivar o gosto pela leitura e pesquisa, o psicólogo se torna mais crítico e reflexivo em sua prática. Ele será capaz de embasar suas intervenções em evidências científicas, afastando-se de abordagens pseudocientíficas ou meramente baseadas em senso comum. Esse embasamento sólido também confere maior segurança ao profissional, especialmente em situações delicadas que envolvam a vida e o bem-estar emocional de seus pacientes. Além disso, o conhecimento é a chave para a empatia. Quanto mais um psicólogo conhece sobre as diversas questões humanas, mais ele será capaz de se colocar no lugar do outro, compreendendo suas angústias, medos e anseios. A empatia é um pilar essencial na relação terapêutica, permitindo que o paciente se sinta acolhido e compreendido, condição indispensável para o sucesso do tratamento. Assim, fica claro que o psicólogo, para ser um profissional competente e eficaz, deve se comprometer com a busca constante por conhecimento. Através da leitura, da pesquisa e da atualização, ele estará preparado para lidar com as demandas da contemporaneidade e contribuir de forma significativa para o bem-estar emocional e mental daqueles que o procuram em busca de ajuda. Em síntese, a importância do psicólogo reside na sua capacidade de oferecer suporte emocional, compreensão e cuidado a indivíduos que enfrentam desafios psíquicos. Para ser um profissional eficiente e respeitado, o psicólogo deve abraçar o conhecimento como uma ferramenta essencial, cultivando o hábito de ler, pesquisar e se manter atualizado. Somente com uma base sólida de conhecimento, aliada à empatia e dedicação, é possível desempenhar um papel significativo na jornada de transformação e cura daqueles que buscam auxílio nessa jornada rumo ao bem-estar emocional e mental.
4:05 (Especialista) Psicólogo conselheiro - aconselha pessoas com problemas de ajustamento e promove o desenvolvimento em ambientes de ensino e trabalho; combina pesquisa, consulta e tratamento.
comecei a cursar psicología por amor a alguns psicólogos que eu tive contato quando era bem nova e quando tava na minha infancia pré adolescência e pela simpatía humana… psicologia é uma profissão muito linda e deveria ser mais valorizado. Tenho medo de falhar… mas farei de tudo para ser uma psicóloga ne. Eu tenho a mente aberta e adoro me aprender coisas novas principalmente sobre filósofos e coisas antigas e também ja admiro muitos psicólogos antigos… para meu 1 periodo me sinto animada e com medo.
Eu mesma sou tão doida hj que no momento não daria pra cursar psicologia agora. Tô me tratando, quando eu me conhecer, aí depois penso em entrar em na faculdade.
Eu caí aqui de paraquedas minha área hoje não tem nada a ver com atuar em psicologia, não sei pq, mas psicologia sempre vem a minha cabeça, ando num estado emocional onde dependo de pessoas para ser feliz, iniciei terapia e tô gostado do modo que ela agi comigo então quero continuar e se eu gostar mesmo, ver a mudança na vida dos outros e por gostar de lidar com pessoas, acredito que em 2025 eu inicio, atualmente faço RH e termino ano que vem . Acho muito amplo essa graduação e de muitas opiniões
Eu sou biomédica, mas fazendo terapia eu descobri que é de extrema importante e me ajudou e ajuda a quebrar crenças e a me autoconhecer. Como me ajuda bastante eu também quero ajudar outras pessoas❤❤
Oii! Estou pensando em fzr biomedicina, poderia me dizer se tem aula prática obrigatória de experimentos com animais??? Esse curso tem tudo o que eu gosto, mas fico com medo de ter que fazer esse experimentos com os bichinhos, não sou a favor.
É perfeito. No caso, um psicólogo que tem os mesmos princípios e pensamentos religiosos que o seu paciente fica mais fácil de compreende-lo. Eu mesmo já fui p vários que não era da minha religião e nunca me compreendeu. Isso me incomodava muito, não me identifiquei, tinha raiva. Quando comecei com um que tinha os mesmo princípios, os mesmo entendimentos , as mesmas Intenções que as minhas. Tudo fuia e até hoje.
Curso psicologia fora do Brasil em Chipre, em universidade Britânica. Não sei se no Brasil também tem estatística desde o primeiro semestre até o último. Porém, se for assim também acho importante destacar que é uma faculdade extremamente científica, baseada em pesquisas e estatísticas o tempo todo. Vc tem que gostar de ser meio que um detetive, pesquisar muito desde o comecinho e esquecer a sua própria opinião kkkk Nesse meio vc só tem opinião quando publicou um trabalho científico, ou seja, fez seu doutorado. Não quero desencorajar ninguém mas pelo menos fora do Brasil assim é que é.
Faço terapia desde de meus 14 anos e ajudou muito a lidar com meus problemas emocionais e ansiedade e foi a parti disso que tive certeza queria fazer psicologia. Tenho muita respeito e admiração por essa área e os profissionais que a compõe; quando fui pesquisar mais sobre o curso me identifiquei ainda mais e tive certeza que era essa carreira que escolheria.
Olá,estou pensando ainda se faco ano que vem,tenho 34 anos e não tinha vontade e sem algo do interesse na faculdade. Porém sempre sou procurada ppr pessoas com baixo estima. Hoje faço terapia. E acho que eu poderia me encaixar nessa profissão. Como tenho certeza? Grata☺️
Comecei a estudar psicologia. Eu pesquisava sobre depressão, ansiedade, funcionamento do cérebro principalmente por causa dos meus problemas. De certa forma eu gostava daquilo pois tem um pouco haver com biologia, minha matéria favorita. Estou amando o curso, estou melhorando e ainda tenho muito o que aprender e melhorar, e principalmente porque comecei a estudar e a seguir outros psicólogos, entendendo o comportamento dos outros e o quanto os traumas afetam nossos comportamentos futuros. Percebi a importância de fazer terapia, e que todos deveriam fazer. Se entender é bom. Sempre gostei de ajudar e quero entender as pessoas da forma que eu gostaria de ter sido entendida.
Sobre a última meu sonho é cursar psicologia, até gosto de ler e leio bastante, mas AMO matemática, até pensei se seria bom direito ou algo do tipo pois acho interessante também, mas desde pequena sou apaixonada por psicologia kkk
Talvez se vc for pra área de pesquisas vc use mais matemática, por exemplo no curso tem estatística. Então talvez vc consiga unir a matemática com a psicologia kkkkk.
Eu estou muito na duvida de fazer faculdade de psicologia não sei se vou ganha bem ou se serei um bom psicólogo, eu tenho minhas questões mentais com ansiedade, depressão provavelmente, penso sempre no que pode dá errado. Euquero um rumo pra minha vida mas não sei por onde começar
Eu cursei pedagogia,por trabalhar na aria da educação,a mais de 30 anos,mas meu sonho mesmo era cursar psicológia,por ñ ter tido oportunidade antes só agora estou realizando esse sonho,aos 57 anos de idade,estou gostando do curso,apesar quê é muito complexo,já vou pro segundo semestre,próximo mês 6
Antes de começar o vídeo, irei dizer porque quero cursar psicologia (OBS: tenho 14 anos, e eu estou bem decidida sobre isso). Eu quero cursar psicologia porquê quero ajudar outras pessoas de alguma maneira, quero aprender sobre a mente humana, quero compreender tudo àquilo que não consigo compreender de mim mesmo. Saber como ajudar alguém diante de algum tipo de crise, transtornos alimentares, pânico, e até mesmo outros situações, é o que mais desejo. Talvez eu acabe repensando nisso no futuro, quem sabe?
Quero fazer psicologia pq: 1° posso ajudar pessoas dessa forma, fazer o bem ao meu próximo. 2° muitas ferramentas me serão acrescentadas, que vão me ajudar no dia a dia, no meu relacionamento pessoal e interpessoal. 3° minha terapeuta disse que seria uma boa área para eu cursar, por conta da minha inteligência (captar, digerir e produzir) pois isso iria me ajudar a linkar diversas coisas que seriam me ditas durante sessões etc... 4° eu amo a mente humana, e sei que estudando ela eu vou ficar cada vez mais perplexo com o poder de Deus por criar algo tão complexo
Ganhei primeiro semestre do curso 🤑de psicologia,estou gostando muito apesar de ter caído de paraquedas no curso, voltar ao ambiente acadêmico não tem preço,estou chegando ao fim do 1 semestre ao final de todas provas e trabalhos vou eu mesmo fazer uma auto análise do meu desempenho
Estou no 1° semestre e de fato,há muitos alunos com o pensamento de que irão se conhecer melhor, auto ajuda,oi até mesmo ajudar um parente... Por isso eu acho que é interessante o aluno começar uma terapia já no início do curso.
sou pobre, tenho 18 anos e um sonho. acredito que nessa geração perdida, muitas pessoas estão doentes emocionalmente então essa profissão pode ser bastante valorizada daq a alguns anos
Minha opinião " nao vale apena pos para mim nao é um profissão valorizada.. " eu vou fazer psicologia pos é uma area que eu amo muito a mente e o comportamento humano ms farei um concurso publico apos a faculdade. Oq vcs acham?
Como uma acadêmica do segundo semestre eu reforço o que foi falado se a pessoa passar do primeiro semestre realmente você nasceu pra profissão por que ja no primeiro semestre você ira se deparar com seus traumas, medos, inseguranças frente a frente.
Já estou com 35 e em duvida se vale a pena a faculdade de psicologia com tantos terapeutas e psicanalistas que fazem cursos livres ou um tecnólogo de 2 anos em qualquer área e depois uma pós na área de saude mental e atendem os mesmos pacientes que eu atenderia após fazer a faculdade de psicologia que me parece ser puxada. Quero me especializar em neurociencias e não precisa ser psicologia a graduação a se fazer antes. Pode ser um tecnologo em terapias integrativas que são 2 anos. Aí tenho duvida de qual compensa mais. A faculdade é bem mais cara, mas se compensar faço. O que me aconselham?
Minha mãe tinha o vício do tabagismo e o que eu ia aprendendo no primeiro semestre ia aplicando nela fiz com que ela curasse a raiz do vicio que vinha desde sua adolescência hoje em dia ela mal consegue sentir o odor do cigarro e eu fico muito feliz que ainda no papel de estudante eu ja possa ter ajudado ela.
Estou entrando para o 2 ano do novo ensino médio e fiquei bem interessada em psicologia, quero começar a ler mais sobre, bom.. ter pelo menos um livro pra ler e já ter uma boa noção do que vou estudar mais pra frente, alguém tem uma indicação??
Sempre gostei d psicológia e com esse video estou ainda mas animada não gosto de dar palpite na vida dos outros sempre gostei de ouvir não acho terapia um perda de tempo mais sim valorizo muito e não tenho nenhum problema com leitura adoro ler
Fazer psicologia nem pensar eu ja to sofrendo com uma simples materia de Psicologia Organizacional no meu curso nao sei se é a professora porem as aulas sao paradas e da sono nao gosto tem alguns topicos ate bons que sao abordados porem as aulas com a professora que tenho nao ajuda a chegarmos o ponto de gostar acho que pra fazer psicologia tem que ter afinidade e gostar muito mesmo.
Lembrando que psicoterapia é apenas uma área de atuação dentre diversas áreas de atuação. Então, se você não quiser ser psicoterapeuta, ainda terá uma gama de oportunidades de atuação para você fora da clínica!😉
Comecei agora cursar piscologia mas o que me levou a chegar até a piscologia foi alguns cursos de terapia que já fiz. Realmente me encontrei, me sinto em casa. Mas preciso de uma terapeuta rsrs "que indireta não " rsrs Por qual meio posso ser sua paciente na terapia?
O meu maior medo em relação a começar a cursar psicologia é em não conseguir um bom emprego nesses 5 anos de faculdade. Queria saber se é possível conseguir atuar na área antes de se formar
Atualmente estou cursando letras, mas futuramente gostaria de tentar psicologia por achar bastante interessante e também por conta da psicologia escolar
Talvez eu não saiba muito bem explicar q eu gostaria de ser psicólogo, pós vc optou exatamente durante o vídeo "ouvir as pessoas saber dar boas opiniões, tentar ajudar a pessoa a se alto entender, a ajudar a buscar boas ideias e coisas do tipo" dps disso fiquei agora em dúvida se devo ou não fazer psicologia
Dar boas opiniões não é o papel do psicólogo ele vai caminhar junto ao cliente trazendo ao cliente suas responsabilidades para lidar com seus problemas
Sou formado em administração de empresas, CST em gestão de recursos humanos com pós e Mestrando, contudo penso em cursar o Bacharelado em psicologia voltado para área organizacional. Realmente vale há pena? Pois se realmente for, penso em ser um futuro psicólogo na área organizacional.
Eu realmente não tenho dinheiro para pagar uma psicoterapia... Se alguém souber uma maneira semelhante de experenciar a psicoterapia sem precisar pagar nada, avisa aqui ⬇️ (Estou interessado na área de Psicologia para entender como as pessoas funcionam)
Fiz técnico em Enfermagem e tive 2 disciplinas que nossa, eu faltava rezar pra acabarem logo: Psicologia aplicada a Enfermagem e Enfermagem em Saúde Mental. Obs: Eu penso em Psicologia pq todo teste vocacional que eu faço o resultado dá dividido em área da saúde e área de humanas. E qual curso que mescla as 2 áreas? Psicologia... Se não der certo não sei qual curso faço sinceramente...
Acho que talvez não gostar dos cursos que teve com disciplinas de psicologia pode ser um ndicador que vc não se identifica com a área. Talvez possa ser interessante conversar com algum conhecido/familiar seu que trabalha na área ou fazer uma orientação vocacional antes.
Agora me conta, por que vocês escolheram cursar psicologia? 🤎
Para tratar pessoas arrogantes e que se sentem superior aos outros
porque percebo o quão importante e na vida de todos, a importÂncia de ter uma orientação.
Para ajudar as pessoas com seus problemas mentais, auxiliá-las a se encontrarem, a entenderem o que estão passando e sentindo. Amo psicologia e quero muito ser aprovada! ❤️ Prouni
Para análise comportamental de psicopatas
Eu estava com muita dúvida sobre minha profissão no futuro vi esse vídeo e agora eu tenho certeza que quero cursar psicologia independe de todos os textos q eu vou ler, bom eu quero cursar psicologia pq já aconteceu mtt coisa na minha vida q se eu tivesse um psicólogo(a do meu lado tenho certeza q iria lidar melhor sobre várias coisas (então eu quero ser a psicóloga pq quero q essas pessoas q são igual a mim tenha um desenvolvimento melhor nesse “trauma” ou algo do tipo!!) obs>> vou fazer 14 anos KKKK e já estou decidida!!❤
Ao longo do curso você percebe que muitos alunos estão cursando psicologia por que querem uma resposta para alguma coisa que não encontraram dentro ou fora de si mesmos, tipo algo místico ou fora do controle/alcance. Nos semestres da linha existencial-humanista as nossas turmas reduziram pela metade, eu acho que é pela ausência de resposta frente a tantos questionamentos abertos. Uma dica que eu dou (gostaria de ter recebido inclusive) é fazer psicoterapia assim que ingressar no curso, se puder faça até antes. Me julguem, mas não vale a pena cursar psicologia para resolver um problema pessoal, você não será um profissional feliz.
A resposta existe, e não é mística, a necessidade humana de entender -se está relacionada à consciência de si mesmo que pode levar a questionamentos reflexivos.
Contemple seu repertório com filosofia, e entenderá melhor
Na verdade eu me interessei pela psicologia depois de quase dois anos de terapia, é uma ilusão deduzir que realizando essa formação teríamos um autoconhecimento melhor, é só se espelhar nas aulas de humanas do ensino médio,o que ocorre é que alguns estudantes têm tendência a desenvolver crises existenciais .
Eu quero fazer parar ajudar o próximo. Nunca pensei em fazer para mim mesma.
Concordo, inclusive tenho conhecidos que se formaram em psicologia e que sinceramente tinham sérios problemas psicológicos e eu acho que cursaram para este fim e sinceramente se os pacientes os conhecessem de fato, nunca iriam se consultar com eles.
Bom eu quero me tornar psicólogo para eu poder ajudar as pessoas de alguma forma pois assim até meu problema de infelicidade se resolveria, o que diferencia a pessoa e seu ambiente onde ela vive se você saber o que ela passa em casa você poderá ajudar ela
Eu fiz psicologia na época de 2009 a 2013 pq eu achava que era uma área tranquila de se trabalhar, em consultório, sentada, sem chefe e com mtas áreas de atuação. Agora que liberaram o atendimento 100% on-line e as pessoas estão valorizando mto mais os psicólogos. Acho q só está melhorando.
Você se deu bem? Acha que vale a pena?
Era o que você esperava? Estou querendo cursar exatamente por conta de tudo isso que você disse.
@@LaianeOliveira4 então, tô voltando agora na área e percebi q ngm quer pagar nem pouco, o pessoal não valoriza mto não mas vamos ver né, se vc puder trabalhar com outra coisa até se estabilizar eh melhor
@@naty_flesch então não valorizam o preço da consulta e querem pagar menos?
@@Lai44444 eh
Eu incluiria: Não faça faculdade de Psicologia se você não tiver mente aberta para alguns assuntos e nem tiver interesse em estudá-los para entender e, quem sabe, mudar sua visão acerca do tema; Não faça Psicologia se sua intenção é plugar sua visão de mundo em outra pessoa (paciente).
Não sei se em outras faculdades de Psicologia aparece essas pessoas (provavelmente), mas fiquei bem triste ao me deparar com isso, especialmente por ser tão perto.
Acho que esse é um erro comum de quem estuda psicologia e não faz psicoterapia. Eu apanhei bastante para aprender a ouvir com pouco preconceito, mas uma coisa que eu aprendi e levo pra vida é que não é só de fenomenologia que a clínica vive, mas também de humanidade... Não podemos esquecer disso, ser humano além da técnica.
Na questão da leitura eu acredito que se a pessoa gostar da teoria que é passada, agrada a pessoa consegue ler milhões de livros 📚.
Comecei cursar psicologia este ano, e encontrei o seu canal justamente porque estou pesquisando sobre criar uma conta no Instagram já no primeiro semestre. Escolhi psicologia porque eu amo ler, e acabei lendo "Talvez você deva conversar com alguém" e senti que isso é pra mim, ter contato com a parte mais frágil do ser humano e poder ajudá-lo no seu processo de autoconhecimento, poder acolher as pessoas, estudar as complexidades do cérebro.
Estou amando tudo que estou vendo até agora aqui!
Eu sou de exatas desde criança, mas psicologia pra mim é perfeito. Não tenho o costume de ler, mas vou criar esse hábito por conta da faculdade, e me sinto confiante e ansiosa pra quando eu entrar ❤
Oi, como está sua experiência atualmente? Também não tenho costume de ler e estou pesquisando sobre a faculdade
3º período aqui cursando psicologia com as mesmas matérias da Sabrina. Como cristão, acho que tem algumas coisas importantes a ressaltar principalmente pro meu povo:
Não faça psicologia se vc não quer ter suas crenças fundamentais confrontadas.
Não faça psicologia se vc acha que o colega da religião diferente é um enviado de satanás (sim...).
Não faça psicologia se achar que a sua religião torna vc especial.
Não faça psicologia se achar que qualquer tipo de humano é superior a outro.
Não faça psicologia se vc acredita com todas as forças em teorias conspiratórias que desumanizam pessoas ou grupos de pessoas.
Não faça psicologia se estiver fugindo dos seus problemas pra resolver os dos outros (faça terapia).
Não faça psicologia se vc achar que é um enviado divino pra aliviar os mais fracos de seus fardos.
Não faça psicologia pra pregar pro paciente, ou achando que impor suas crenças vai cumprir alguma vontade de Deus.
Não faça psicologia se não estiver disposto a mudar e crescer.
Não faça psicologia se não suporta ouvir sobre economia e política.
Não faça psicologia se além de não gostar de ler, não suportar escrever ou dissertar.
Não faça psicologia se vc pensa/ diz com frequencia "Eu não sou homofóbico/ xenofóbico/ racista, mas..."
poderia explicar mais sobre a questão da política e economia?
em geral: não faça psicologia se você não sabe separar suas crenças do seu trabalho
Não é só cristão. Mas incluiria quem quer enfiar sua ideologia na mente do outro. Seja qual for.
Eu sou cristã e estou pensando seriamente em mudar o curso para psicologia. Uma parente também cristã me avisou que é um ambiente onde o cristão tem sua fé confrontada , tenho medo de não encontrar Deus lá, mas sim o perder, e é a ultima coisa que eu quero. Você é cristão, certo? Acha wie dá para concíliar?
@@amaciadorEu também gostaria de saber, amo a psicologia. Não sei nada sobre política, odeio pessoas fanáticas por políticas! Mas se eu preciso saber, eu vou procurar estudar sobre.
Eu cursei geografia por dois anos e acabei não concluindo por não me identificar tanto com o curso (entre outros fatores). Passei um período tentando encontrar um curso com o qual eu realmente me identificasse e aí passei a pesquisar mais sobre psicologia. A medida em que fui descobrindo, foi nascendo uma identificação. Agora estou indo pro terceiro período e muito feliz de estar cursando algo que de fato faz sentido para mim 🤍
aaah que boom 🥹🫶🏻
Tá achando oq do curso? É difícil?
@@agb2822 Já estou indo pro quarto período e até agora estou achando bem tranquilo. Não achei nenhuma cadeira muito difícil até agora. Dizem que a cadeira de psicofarmacologia é bastante difícil. Eu provavelmente vou pagar nos próximos semestres. Fico um pouco apreensiva com relação a isso. Mas no geral, estou achando bem de boa o curso.
@@tacimarques que bom! Obrigada!
@@tacimarquescomo assim “cadeira”?
Adorei o video, assisti mesmo ja estando no meu 7º semestre, achei que seria legal comentar aqui um pouco da minha experiência pessoal. Eu nunca gostei de ler, sempre foi uma dificuldade, lia muito devagar e não absorvia nada, quando entrei na faculdade me assustei com a quantidade de coisas que eu tinha que ler, mas apesar de tudo eu me comprometi em ler tudo o que precisava, nem sempre deu certo mas ao longo dos semestres criei o habito, se você também tem essa dificuldade não se preocupe, contanto que voce se comprometa em criar o habito de ler, e entenda que vão ter momentos em que vai funcionar e outros em que não, existe sim a possibilidade de superar isso, não deixa de ser meio incomodo, mas a gente aprende a aproveitar mais.
Foi um abraço esse comentário. Obrigada
obrigado, me ajudou esse comentario pois n é que eu n goste de ler, é que eu leio devagar e as vezes n entra nada EM MENTE MAIS N PENSO NA DESISTENCIA
Sou pedagoga e cada dia mais vejo a necessidade de me preparar para lidar com as questões emocionais e de transtornos que os alunos nos trazem todos os dias. Principalmente os transtornos de aprendizagem, creio que poderei ajudar mais os alunos ao cursar psicologia . Já comecei minha pós em Terapia Cognitivo comportamental e para 2024 pretendo iniciar a graduação em psicologia.
pedagoga aqui também, me inscrevi pro Prouni pra Psicologia mas estou com medo 😅
@@yaunamairatbm kakak estou em pedagogia e coloquei psicologia no ProUni mas tenho medo de não ter certeza
Estou terminando Pedagogia...e começando e. 2025 Psicologia❤
sempre fui apaixonada por psicologia, mas o que me fez querer ser psicóloga mesmo, foi depois de eu começar a ajudar um amigo meu a se abrir mais, e virou a chavinha na minha cabeça quando ele me disse "não sei, mas só consigo me abrir com você, parece que só você me entende", minha cabeça explodiu ali mesmo, isso me deixou feliz em saber que eu estava conseguindo ajudar ele, e desde então essa vontade só cresceu.
Tenho uma amiga que é assim também
Eu não sei se estou fazendo na área certa...
Fiz dois semestres de Psicologia, e no caso eu tranquei provisoriamente por motivos pessoais. Ok, entretanto venho pensando dês de uma certa consulta com meu psinalista, onde o próprio me fez refletir essa mesma questão "Estou na área certa?".
Eu gosto muito de psicologia, amor essa área e me interesso por ela, me identifico com ela, gosto de entender e decifrar a mente humana, sou uma pessoa dês de muito cedo analítica e calculista, e fazer leitura do ser humano sempre foi algo muito próximo de mim, aprender sobre a mente humana, os funcionamientos do cérebro, as reações, os estímulos, os atrativos e reversíveis, traumas e impactos, tudo isso me traz um prazer enorme quando se trata de aprender e conhecer esse universo. Da minha própria boca, disse já durante uma conversa "gosto da psicologia como um prazer, me sinto bem, gosto e sempre estou a consumir conteúdos relacionados como quase um hobbie". E meu psinalista me fez enxergar olhando pro passado, que eu tinha e tenho muitas habidades voltadas ao calculo e o raciocínio rápido, aquele aluno na matemática que quando pegava a fórmula daí pra frente era só 90-100, e que ensinava até pros colegas próximos a resolução da questão ou simplesmente passava uma colinha.
Enfim, não me agrado tanto com área de exatas, sempre me enxerguei na área de humanas, sempre foi atrativa pra mim. Mas dês de então, por enquanto que ainda não tive a oportunidade de voltar a estudar, estou reflexivo quanto a isso. Geralmente a gente trabalha com o que fazemos bem, com o que temos mais facilidade pra não dificultar mais ainda a vida, enquanto lazer o prazer é o descanso da vida.
Vou cursar Psicologia ano que vem e tive certeza disso quando assisti pela primeira vez o filme Cisne Negro. Um filme maravilhoso que tem inúmeras leituras para analisar e desperta também a curiosidade pelo fato do ataque psicótico da personagem principal. E claro, depois de 2 anos de terapia descobri que é realmente isso que eu quero. 🤗
aah que bom que a terapia te ajudou a decidir 🤎
(Texto grande 🤭)
Oiiiiii! Amei seu vídeo, ele é bem útil e informativo, você acaba de tirar mais dúvidas minhas, sobre se eu realmente deveria me aprofundar um pouco sobre psicologia. Eu tenho 15 anos nesse momento, pode parecer meio cedo ainda para realmente se aprofundar, mas um dos principais motivos para estudar a psicologia é a vontade de ajudar os outros nos seus problemas pessoais, principalmente sobre o assunto que eu acho bem importante, que é a criação na infância e pais... Eu acho que meus pais são ótimos pais, mas não foi fácil reconhecer, antes mesmo eu achava que eles me odiavam e não se importavam, comigo, mas foi conhecendo eles que eu entendi o motivo de alguns comportamentos serem bem característicos, e agora eu estou bem em relação aos meus pais. A minha situação com problemas psicológicos foi uma inspiração e uma motivação para me salvar, mas no final eu acabei me interessando demais. Eu sempre fico bem animada e fascinada quando penso sobre o cérebro humano, é tão complexo, que me dá vontade de entender ele. Eu tive conversas profundas com meu pai, e pelo tanto que ele sabe sobre mim até agora, ele disse que eu tenho uma "habilidade" de empatia, que eu não sei se realmente tem relevância na psicologia, mas acho que posso usar isso como uma forma de entender mais facilmente o outro na psicologia, e realmente sentir como ele se sente, que talvez possam me ajudar em anotações ou algo assim. Eu tive um choque de realidade a pouco tempo, que descobri que a falta de conversa e má criação dos pais pode ocasionar um efeito borboleta para toda sociedade, então minha família tivemos uma ideia, (Acho que já existi isso, mas ainda vou comentar), a ideia é de houvesse uma terapia familiar, e queria incentivar isso, caso eu me formasse em psicologia, até tivemos a ideia de fazer um podcast kkkkk mas não sei se vai para frente. Outra coisa que me fascina é a mente de um psicopata, e até sonhei que um dia descobriria uma "cura", claro que provavelmente é quase impossível, mas se houver mais estudo sobre, com certeza nós chegamos em algum lugar.
Desculpa pelo texto enorme eu realmente fiquei bem inspirada. Kkkk
Obs: eu realmente queria poder fazer psicologia de graça, já que acho que maioria da terapia pública disponível por escolas e etc (Já tive uma experiência com uma psicóloga assim, e realmente não foi a melhor). E também por que acho que a psicologia é um direito de saúde assim como o SUS.
Desculpa pelo texto enorme eu realmente fiquei bem inspirada. Kkkk
Mas, se você leu até aqui valeu demais, 😆😆😚 eu fico muito feliz quando algué reconhece e entende meu pensamento. Qualquer dica e conselhos sobre eu aceito com prazer, (na verdade por favor kkk).
Que linda! Que empolgante seu relato! Não se desculpe, toda expressão é válida, e a sua é retratada aqui da forma como se sente no momento. Sua paixão por conceitos da psicologia pode ser sua motivação para estudar e trabalhar com ela. Conselho que posso te dar: a primeira coisa você já tem, que é a vontade e a paixão pela área. Posteriormente, busque estudar sobre. Imagino que agora você ainda está no ensino regular, então busque finalizar essa etapa da melhor forma possível para só então pensar na sua graduação. Porém nada te impede de ler livros iniciais, ver vídeos como esse e como os do meu canal, e assim, aos poucos se aproximando do conhecimento na área. Desejo que você permaneça com essa vontade de fazer acontecer na psicologia e que realize seus sonhos! Um abraço!💜💜
Moça estou na mesma kk
Não faça psicologia se vc não tiver empatia
Sou estudante de psicologia, e o psicólogo estuda o indivíduo na totalidade como: fala, expressões faciais,medos,perspectiva ou falta dela, é um conjunto que pode me dar informação sobre a pessoa.
Olá
Sa
Quero muito cursar faculdade devido tudo q passei ansiedade depressão e Deus colocou esse desejo no meu coração de ajudar pessoas q passam pelo mesmo problema q eu passei ❤
eu sou a mesma coisa
Quero cursar psicologia pra atuar como sexóloga terapeuta sexual acho incrível trabalhar com relacionamento , inseguranças , sexo etc …
Eu não sou muito de ler mas vou me esforçar. Confesso que não tô muito segura sobre minha decisão de cursar psicologia, mas vou tentar.
Eai está cursando??
@@crismedeiros8560 sim, estou no 4 semestre e não me arrependo
Vou começar a fazer esse ano, tô mt ansioso, maratonei seus vídeos dos semestres da faculdade, já sei oq me aguarda kkkkkk espero gostar muito e virar um ótimo psicólogo
aah sucesso nessa jornada ☺️
@@SabrinaAdriane obrigadoo
Gostei muito do seu vídeo! Ajudou muito
Eu sempre fui uma pessoa muito observadora, com a natureza, com as pessoas... Na adolescência para a vida adulta, comecei a ter muitos questionamentos e a buscar conhecimento sobre problemas psicológicos com a intenção de entender sobre o assunto. Sou muito curiosa, sempre quero entender as coisas além do que elas se apresentam para mim, e a psicologia e filosofia me ajudam a ver as coisas mas a fundo, pois sou muito cética em relação a vieses da sociedade. Eu gosto da psicologia não só para me analisar, mas para analisar o ser humano como um todo e tudo o que puder ser analisado.
*Oi Sa, amei o vídeo e é muito agradável ver você falar sobre esse universo. Eu ficaria horas falando sobre o motivo pelo qual escolhi a Psicologia pois é uma longa história.* *Acredito que cada pessoa tem uma missão e eu sei que essa é a minha.* *Sou estudante e definitivamente apaixonada pela mente humana, pelas emoções e o resultado que elas promovem.* *Eu sou o resultado da Psicologia e devo muito a ela.* *Obrigada por compartilhar!* ♡
aaah que mensagem linda! 🤎 é isso que nos mostra que estamos no caminho certo, né?
@@SabrinaAdriane @Sabrina Adriane *Exatamente! Eu lutei anos contra essa missão sabia? Todos os meus testes vocacionais me diziam que eu sou Psicóloga na alma mas eu teimosa fui fazer Direito.* *Resumo, larguei o direito, fui refletir sobre a vida e hj em dia curso Psicologia.* *O mais lindo é que me sinto em casa com ela, meu habitat sabe?* *Só quem se encontra com a sua missão sabe do que estou falando!* *Obrigada por me responder e bora para nossa sagrada ocupação de jamais desistir das pessoas!* *Você é um exemplo pra mim!* ♡
Eu vejo três áreas muito promissoras hoje em dia, não só no Brasil, mais também no mundo, são psicologia, geriatria( O brasil será um país de idoso) e psiquiatria), o povo está precisando muito destes profissionais.
O papel do psicólogo na sociedade moderna é de extrema relevância, pois sua atuação visa o cuidado e a promoção da saúde mental das pessoas. A mente humana é complexa e intricada, repleta de camadas e nuances que demandam um profissional altamente qualificado para compreendê-la adequadamente. Nesse sentido, o psicólogo, para ser um bom profissional, deve se dedicar constantemente ao aprimoramento de seus conhecimentos.
O processo de formação do psicólogo é longo e desafiador, envolvendo a teoria, a prática e o desenvolvimento de habilidades terapêuticas. Contudo, o aprendizado não termina com a conclusão do curso de graduação. A busca pelo conhecimento deve ser contínua, pois a área da psicologia está em constante evolução, assim como a própria sociedade. Novas abordagens, pesquisas e técnicas surgem regularmente, e é papel do psicólogo estar atualizado para oferecer o melhor atendimento possível aos seus pacientes.
Para se tornar um psicólogo de excelência, é fundamental que o profissional tenha o hábito de ler e pesquisar de forma sistemática. A leitura amplia horizontes, proporcionando uma visão mais completa sobre a diversidade humana e as múltiplas formas de manifestação do sofrimento psíquico. Além disso, a pesquisa possibilita o aprofundamento em áreas específicas da psicologia, capacitando o profissional a lidar com casos mais complexos e desafiadores.
Ao cultivar o gosto pela leitura e pesquisa, o psicólogo se torna mais crítico e reflexivo em sua prática. Ele será capaz de embasar suas intervenções em evidências científicas, afastando-se de abordagens pseudocientíficas ou meramente baseadas em senso comum. Esse embasamento sólido também confere maior segurança ao profissional, especialmente em situações delicadas que envolvam a vida e o bem-estar emocional de seus pacientes.
Além disso, o conhecimento é a chave para a empatia. Quanto mais um psicólogo conhece sobre as diversas questões humanas, mais ele será capaz de se colocar no lugar do outro, compreendendo suas angústias, medos e anseios. A empatia é um pilar essencial na relação terapêutica, permitindo que o paciente se sinta acolhido e compreendido, condição indispensável para o sucesso do tratamento.
Assim, fica claro que o psicólogo, para ser um profissional competente e eficaz, deve se comprometer com a busca constante por conhecimento. Através da leitura, da pesquisa e da atualização, ele estará preparado para lidar com as demandas da contemporaneidade e contribuir de forma significativa para o bem-estar emocional e mental daqueles que o procuram em busca de ajuda.
Em síntese, a importância do psicólogo reside na sua capacidade de oferecer suporte emocional, compreensão e cuidado a indivíduos que enfrentam desafios psíquicos. Para ser um profissional eficiente e respeitado, o psicólogo deve abraçar o conhecimento como uma ferramenta essencial, cultivando o hábito de ler, pesquisar e se manter atualizado. Somente com uma base sólida de conhecimento, aliada à empatia e dedicação, é possível desempenhar um papel significativo na jornada de transformação e cura daqueles que buscam auxílio nessa jornada rumo ao bem-estar emocional e mental.
Aaaa muito obrigada, amei esse vídeo. Consigo ainda mais ter certeza sobre a profissão 🥹🩷
4:05 (Especialista) Psicólogo conselheiro - aconselha pessoas com problemas de ajustamento e promove o desenvolvimento em ambientes de ensino e trabalho; combina pesquisa, consulta e tratamento.
agora tenho certeza que é o que eu quero e vou fazer, muito obrigada💟
Eu gosto muito de exatas, mas também sou apaixonado por psicologia, também amo ler e estudar as pessoas
comecei a cursar psicología por amor a alguns psicólogos que eu tive contato quando era bem nova e quando tava na minha infancia pré adolescência e pela simpatía humana… psicologia é uma profissão muito linda e deveria ser mais valorizado.
Tenho medo de falhar… mas farei de tudo para ser uma psicóloga ne.
Eu tenho a mente aberta e adoro me aprender coisas novas principalmente sobre filósofos e coisas antigas e também ja admiro muitos psicólogos antigos… para meu 1 periodo me sinto animada e com medo.
Moça tô começando agora, como foi pra você? Tô bem ansiosa
Eu mesma sou tão doida hj que no momento não daria pra cursar psicologia agora. Tô me tratando, quando eu me conhecer, aí depois penso em entrar em na faculdade.
Eu caí aqui de paraquedas minha área hoje não tem nada a ver com atuar em psicologia, não sei pq, mas psicologia sempre vem a minha cabeça, ando num estado emocional onde dependo de pessoas para ser feliz, iniciei terapia e tô gostado do modo que ela agi comigo então quero continuar e se eu gostar mesmo, ver a mudança na vida dos outros e por gostar de lidar com pessoas, acredito que em 2025 eu inicio, atualmente faço RH e termino ano que vem .
Acho muito amplo essa graduação e de muitas opiniões
Eu sou biomédica, mas fazendo terapia eu descobri que é de extrema importante e me ajudou e ajuda a quebrar crenças e a me autoconhecer. Como me ajuda bastante eu também quero ajudar outras pessoas❤❤
Oii! Estou pensando em fzr biomedicina, poderia me dizer se tem aula prática obrigatória de experimentos com animais??? Esse curso tem tudo o que eu gosto, mas fico com medo de ter que fazer esse experimentos com os bichinhos, não sou a favor.
Cheguei!! Amos seus vídeos, não vejo a hora de poder cursar psicologia kkkkkkk só me falta apoio da família:(
aah espero que consiga cursar e que sua família te apoie, viu? 🤎🤎
As vezes ngm vai apoiar a gente, mas precisamos segurar nossa própria mão e seguir em frente, não desista, vai dar tudo certo❤
@@tatakaethali1215 realmente! Muito obrigada, sério. E inclusive digo o mesmo
Muito esclarecedor, obrigada pela ajuda! Vou maratonar sim, haha!
Poderia fazer um vídeo comentando se alguém com TDAH, entre outros transtornos, podem exercer a profissão?
Tbm gostaria muito
Já me inscrevi.
Vou cursar psicologia, e gostei do seu canal!❤
É perfeito. No caso, um psicólogo que tem os mesmos princípios e pensamentos religiosos que o seu paciente fica mais fácil de compreende-lo.
Eu mesmo já fui p vários que não era da minha religião e nunca me compreendeu. Isso me incomodava muito, não me identifiquei, tinha raiva.
Quando comecei com um que tinha os mesmo princípios, os mesmo entendimentos , as mesmas Intenções que as minhas. Tudo fuia e até hoje.
Psicologo è e deve ser sempre profissional e religiao nao deve ser levado em conta
Curso psicologia fora do Brasil em Chipre, em universidade Britânica. Não sei se no Brasil também tem estatística desde o primeiro semestre até o último. Porém, se for assim também acho importante destacar que é uma faculdade extremamente científica, baseada em pesquisas e estatísticas o tempo todo. Vc tem que gostar de ser meio que um detetive, pesquisar muito desde o comecinho e esquecer a sua própria opinião kkkk Nesse meio vc só tem opinião quando publicou um trabalho científico, ou seja, fez seu doutorado. Não quero desencorajar ninguém mas pelo menos fora do Brasil assim é que é.
No Brasil não eh mto assim não. Só tive um semestre de estatística. Mas nosso diploma fora sempre precisa de curso adicional
Faço terapia desde de meus 14 anos e ajudou muito a lidar com meus problemas emocionais e ansiedade e foi a parti disso que tive certeza queria fazer psicologia. Tenho muita respeito e admiração por essa área e os profissionais que a compõe; quando fui pesquisar mais sobre o curso me identifiquei ainda mais e tive certeza que era essa carreira que escolheria.
Que incrível 🤍
Olá,estou pensando ainda se faco ano que vem,tenho 34 anos e não tinha vontade e sem algo do interesse na faculdade.
Porém sempre sou procurada ppr pessoas com baixo estima.
Hoje faço terapia.
E acho que eu poderia me encaixar nessa profissão.
Como tenho certeza?
Grata☺️
Comecei a estudar psicologia. Eu pesquisava sobre depressão, ansiedade, funcionamento do cérebro principalmente por causa dos meus problemas. De certa forma eu gostava daquilo pois tem um pouco haver com biologia, minha matéria favorita. Estou amando o curso, estou melhorando e ainda tenho muito o que aprender e melhorar, e principalmente porque comecei a estudar e a seguir outros psicólogos, entendendo o comportamento dos outros e o quanto os traumas afetam nossos comportamentos futuros. Percebi a importância de fazer terapia, e que todos deveriam fazer. Se entender é bom. Sempre gostei de ajudar e quero entender as pessoas da forma que eu gostaria de ter sido entendida.
Eu sou graduação em Rh, quero fazer psicologia para trabalhar com psicotécnico e relação aos desenvolvimento humano no trabalho.
Sobre a última meu sonho é cursar psicologia, até gosto de ler e leio bastante, mas AMO matemática, até pensei se seria bom direito ou algo do tipo pois acho interessante também, mas desde pequena sou apaixonada por psicologia kkk
Talvez se vc for pra área de pesquisas vc use mais matemática, por exemplo no curso tem estatística. Então talvez vc consiga unir a matemática com a psicologia kkkkk.
Eu estou muito na duvida de fazer faculdade de psicologia não sei se vou ganha bem ou se serei um bom psicólogo, eu tenho minhas questões mentais com ansiedade, depressão provavelmente, penso sempre no que pode dá errado.
Euquero um rumo pra minha vida mas não sei por onde começar
Estou no primeiro semestre de psicológia, e gosto muito de assistir seus vidio,pois aprendi muito com suas palestras.
fico muuito feliz em saber disso querida 🤎🤎
Eu cursei pedagogia,por trabalhar na aria da educação,a mais de 30 anos,mas meu sonho mesmo era cursar psicológia,por ñ ter tido oportunidade antes só agora estou realizando esse sonho,aos 57 anos de idade,estou gostando do curso,apesar quê é muito complexo,já vou pro segundo semestre,próximo mês 6
Antes de começar o vídeo, irei dizer porque quero cursar psicologia (OBS: tenho 14 anos, e eu estou bem decidida sobre isso). Eu quero cursar psicologia porquê quero ajudar outras pessoas de alguma maneira, quero aprender sobre a mente humana, quero compreender tudo àquilo que não consigo compreender de mim mesmo. Saber como ajudar alguém diante de algum tipo de crise, transtornos alimentares, pânico, e até mesmo outros situações, é o que mais desejo. Talvez eu acabe repensando nisso no futuro, quem sabe?
Eu sou de exatas, ñ tenho costume de ler e minhas notas em humanas é na média🤡 mas amo psicologia, essa área é linda, faria de tudo, até ler !!😹
Mesma coisa que eu kkkkk
Sabrina, fala um pouco do que vc faz hj , qual área atua , qual pós realizou ( se fez neh )
Parabéns, Sabrina. Deus te abençoe.
Quero fazer psicologia pq:
1° posso ajudar pessoas dessa forma, fazer o bem ao meu próximo.
2° muitas ferramentas me serão acrescentadas, que vão me ajudar no dia a dia, no meu relacionamento pessoal e interpessoal.
3° minha terapeuta disse que seria uma boa área para eu cursar, por conta da minha inteligência (captar, digerir e produzir) pois isso iria me ajudar a linkar diversas coisas que seriam me ditas durante sessões etc...
4° eu amo a mente humana, e sei que estudando ela eu vou ficar cada vez mais perplexo com o poder de Deus por criar algo tão complexo
Ganhei primeiro semestre do curso 🤑de psicologia,estou gostando muito apesar de ter caído de paraquedas no curso, voltar ao ambiente acadêmico não tem preço,estou chegando ao fim do 1 semestre ao final de todas provas e trabalhos vou eu mesmo fazer uma auto análise do meu desempenho
😀Obrigado Bina, e sucesso😄
Estou no 1° semestre e de fato,há muitos alunos com o pensamento de que irão se conhecer melhor, auto ajuda,oi até mesmo ajudar um parente...
Por isso eu acho que é interessante o aluno começar uma terapia já no início do curso.
sou pobre, tenho 18 anos e um sonho. acredito que nessa geração perdida, muitas pessoas estão doentes emocionalmente então essa profissão pode ser bastante valorizada daq a alguns anos
Excelente reflexão!!
Excelente, muitas graças...
Minha opinião " nao vale apena pos para mim nao é um profissão valorizada.. " eu vou fazer psicologia pos é uma area que eu amo muito a mente e o comportamento humano ms farei um concurso publico apos a faculdade. Oq vcs acham?
Como uma acadêmica do segundo semestre eu reforço o que foi falado se a pessoa passar do primeiro semestre realmente você nasceu pra profissão por que ja no primeiro semestre você ira se deparar com seus traumas, medos, inseguranças frente a frente.
Maravilhosa explicação!!👏👏
Já estou com 35 e em duvida se vale a pena a faculdade de psicologia com tantos terapeutas e psicanalistas que fazem cursos livres ou um tecnólogo de 2 anos em qualquer área e depois uma pós na área de saude mental e atendem os mesmos pacientes que eu atenderia após fazer a faculdade de psicologia que me parece ser puxada. Quero me especializar em neurociencias e não precisa ser psicologia a graduação a se fazer antes. Pode ser um tecnologo em terapias integrativas que são 2 anos. Aí tenho duvida de qual compensa mais. A faculdade é bem mais cara, mas se compensar faço. O que me aconselham?
Adorei as dicas, obrigado! 😊
Que Deus abençõe muito sua vida seu vídeo ajudou muito
Nos primeiros minutos só conseguia olhar para a patinha atrás de você kkkkk coisa fofa
Minha mãe tinha o vício do tabagismo e o que eu ia aprendendo no primeiro semestre ia aplicando nela fiz com que ela curasse a raiz do vicio que vinha desde sua adolescência hoje em dia ela mal consegue sentir o odor do cigarro e eu fico muito feliz que ainda no papel de estudante eu ja possa ter ajudado ela.
Estou entrando para o 2 ano do novo ensino médio e fiquei bem interessada em psicologia, quero começar a ler mais sobre, bom.. ter pelo menos um livro pra ler e já ter uma boa noção do que vou estudar mais pra frente, alguém tem uma indicação??
Sempre gostei d psicológia e com esse video estou ainda mas animada não gosto de dar palpite na vida dos outros sempre gostei de ouvir não acho terapia um perda de tempo mais sim valorizo muito e não tenho nenhum problema com leitura adoro ler
na parte de leitura, posso começar lendo por exemplo livros de filmes ou de outros assuntos que eu goste?
Fazer psicologia nem pensar eu ja to sofrendo com uma simples materia de Psicologia Organizacional no meu curso nao sei se é a professora porem as aulas sao paradas e da sono nao gosto tem alguns topicos ate bons que sao abordados porem as aulas com a professora que tenho nao ajuda a chegarmos o ponto de gostar acho que pra fazer psicologia tem que ter afinidade e gostar muito mesmo.
Quando você ganhou a bolsa 100% no Prouni, tinha o período matutino na Unip pra psicologia ou só integral e noturno???
Fiz e achei o mercado difícil . Não serviu muito pra mim!!
Lembrando que psicoterapia é apenas uma área de atuação dentre diversas áreas de atuação. Então, se você não quiser ser psicoterapeuta, ainda terá uma gama de oportunidades de atuação para você fora da clínica!😉
Amei o vídeo ❤👏👏👏
Comecei agora cursar piscologia mas o que me levou a chegar até a piscologia foi alguns cursos de terapia que já fiz. Realmente me encontrei, me sinto em casa. Mas preciso de uma terapeuta rsrs "que indireta não " rsrs
Por qual meio posso ser sua paciente na terapia?
Qual nota de média você tirou para conseguir a bolsa?
O meu maior medo em relação a começar a cursar psicologia é em não conseguir um bom emprego nesses 5 anos de faculdade. Queria saber se é possível conseguir atuar na área antes de se formar
Eu sempre gostei e achava interessante a psicologia 😉👍
Tenho uns livros que nunca li. Já vou praticar o costume e criar essa necessidade de forma afetiva
Vc conseguiu emprego na área com facilidade ou decidiu montar sua clínica?
Estou pensando em cursar, porém é mais barato fazer Direito, do que psicologia.
Acho que terapia seria mais certo para mim.
Atualmente estou cursando letras, mas futuramente gostaria de tentar psicologia por achar bastante interessante e também por conta da psicologia escolar
Muito legal seus vídeos tenho 42 sempre tive desejo de fazer psicologia vou começar ano que vem vc indicaria a unip
Com o intuito de ajudar e promover saúde mental
Só ouvi verdades🙏🏼😊
Talvez eu não saiba muito bem explicar q eu gostaria de ser psicólogo, pós vc optou exatamente durante o vídeo "ouvir as pessoas saber dar boas opiniões, tentar ajudar a pessoa a se alto entender, a ajudar a buscar boas ideias e coisas do tipo" dps disso fiquei agora em dúvida se devo ou não fazer psicologia
Dar boas opiniões não é o papel do psicólogo ele vai caminhar junto ao cliente trazendo ao cliente suas responsabilidades para lidar com seus problemas
Sou formado em administração de empresas, CST em gestão de recursos humanos com pós e Mestrando, contudo penso em cursar o Bacharelado em psicologia voltado para área organizacional.
Realmente vale há pena?
Pois se realmente for, penso em ser um futuro psicólogo na área organizacional.
Muito boa a apresentação, só a curiosidade que agora a psicologia está na área da saúde.
Na verdade a psicologia está em todas as áreas. É multifacetada, multiprofissional e interdisciplinar. Mas sim, ela tem maior prevalência na saúde.
Eu realmente não tenho dinheiro para pagar uma psicoterapia... Se alguém souber uma maneira semelhante de experenciar a psicoterapia sem precisar pagar nada, avisa aqui ⬇️
(Estou interessado na área de Psicologia para entender como as pessoas funcionam)
Chegueei 💜
😍obaaa
Fiz técnico em Enfermagem e tive 2 disciplinas que nossa, eu faltava rezar pra acabarem logo:
Psicologia aplicada a Enfermagem e Enfermagem em Saúde Mental.
Obs:
Eu penso em Psicologia pq todo teste vocacional que eu faço o resultado dá dividido em área da saúde e área de humanas.
E qual curso que mescla as 2 áreas? Psicologia...
Se não der certo não sei qual curso faço sinceramente...
Acho que talvez não gostar dos cursos que teve com disciplinas de psicologia pode ser um ndicador que vc não se identifica com a área. Talvez possa ser interessante conversar com algum conhecido/familiar seu que trabalha na área ou fazer uma orientação vocacional antes.
BOA TARDE,A FACULDADE DE PSICÓLOGA TEM A DURAÇÃO DE QUANTOS ANOS QUAIS SÃO AS ÁREAS ESPECÍFICA PRA ATUAR NA PSICÓLOGA?
Pra mim serviu como aprendizado, conhecimento. Mas mercado de trabalho não tem!
Estou entre psicologia e odontologia to muito em duvida ainda odonto é mt caro e psi é bem complicado tbm 😢
E vc esqueceu de falar que na terapia não apenas tem escuta ativa,mas questionamento direcionado
Ótima vc e bm maravilhosa suas explicações
Vc sabe me dizer se o curso precisa ser reconhecido pelo mec para ter o credenciamento no conselho?
Leio artigo das coisas que gosto, mas é muito difícil me concentrar e até terminar.
Até por causa do TDAH que tô pra ser diagnosticada.
🤩 Muito bom !
Quais são os assuntos de química e biologia inclui na psicologia?
EU GOSTO PRA KRL DE LER, E VOCE AINDA DISSE QUE NÃO E NECESSARIO MUITA MATEMATICA, o video deveria ser motivos para fazer kk
Ler ? So ler ?
6 materias cada materia 2 livros de 400 páginas no mínimo