Querido Professor Dr Marcelo Gleiser, o que aconteceu com seu pulmão, aconteceu com meus da mão esquerda achei que tivesse quebrado, porém esmaguei, nunca senti tanta dor. Não levei a sério por ser as pontas dos dedos. Mas olha que coisa, acabei de afinar meu Piano, toco piano a muito tempo, fui por muito tempo professora de Física no Estado e na rede particular, professora de piano no município e particular e em casa. Principalmente por causa dos meus filhos e seus amiguinhos, voltei a lecionar piano . Participei da abertura dos 500 anos do Brasil 🇧🇷 em Minas Gerais, tocando Tarde em Lindoia do Zequinha de Abreu com um violinista professor e amigo meu. Então a vida deu voltas e fui dedicar-me à empresa da família, fiz nova faculdade e Pós Graduação no Ramo Imobiliário, passei a cantar no coral da igreja, e com falecimento da minha tia Yara parceira de negócios a 45 anos do meu pai e a forte crise da época, renasci voltando a dar aulas na CEJA. Depois de muita luta hj com meu bebê no segundo ano de medicina, minha filha do meio concluindo UNESP e meu mais velho piloto coordenador do curso de Ciências Aeronáutica aqui em Sinop M, cuja cidade meu pai e pioneiro, estou voltando ao Mestrado de Ciências da Natureza e Matemática!
A Ciência nos dá conhecimento e o conceito de Deus nos dá Esperança. O ideal é termos as duas coisas convivendo em harmonia e enriquecendo nossos cotidianos, que evoluem na proporção do tempo vivido. Felicidade é um talento que precisa de tudo o que se passa pelo cérebro para se concretizar como o verdadeiro sentido da vida; de um ponto de vista inteligente. Eu encontrei a plenitude da felicidade renovável ao chegar a esta conclusão simples, porém, fundamental no meu caso. "Creio em Deus Pai Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra". Esta frase é o sujeito e o restante é derivativo na oração da minha vida. Dela se deduz que só Deus tem o poder de criar qualquer coisa do nada. E ninguém tem qualquer poder fora do poder de Deus e a Terra está no Céu e, com ela, todos nós; por inexistir outra opção de endereço. Sendo assim, só me resta ser feliz por ser Filho de Deus!
Muito oportuno Dr, a deixa no meio religioso é que devemos repudiar a ciência porque ela nega Deus. Porém a ciência busca provar como tudo foi criado, e nesta busca o cientista nada mais é alguém que procura Deus na ciência de forma inconsciente. Para os que crêem, ficam maravilhdos com cada descoberta, encantados no como Ele, Deus, criou tais coisas.
Parabéns Professor. Vc tem uma grande missão. Apesar de vc não ter certeza da existência Dele, ainda, desejo q Deus o ilumine. Paz ao seu coração e luz para seu caminho.
Boa tarde Marcelo ! Acho fundamental está conversa não só com cardeais filósofos ,monges ,padres e espíritas ,pois no Universo juntos somos um! E a energia divina quântica é a mesma para todo o Universo!
Muito ampla, pertinente e clara sua fala de uma experiência que engrandece e aprofunda nossa visão!!!Como aprendo e fico muito feliz com seu trabalho incansável pelo nosso desenvolvimento Humano!!!Maravilhosa aula Professor Marcello 🙌🙌🙌🙌🙌😃❗❗❗
Mas amo sua lives e delas tiro força para os desafios da vida Logo que comecei a licionar no Colégio Pedro II em BH meu marido na época presenteou me com seu livro a Dança do Universo e os Micro Buracos 🕳 Negros do Stephen William Hawking.
Olá professor, que alegria perceber que a ciência e a religião não se excluem, mas se completam. Este diálogo da igreja com a modernidade foi um movimento iniciado no final do século XIX. E teve seu cume no Concílio ecumênico Vaticano II. Onde a igreja abrilser inteiramente ao diálogo , Com o mundo, com a ciência, com as outras religiões, sabendo que ela já e nunca foi a única religião verdadeira. Mas está ao lado de todas as religiões que buscam O melhor para o ser humano. E a partir dos anos 60, a igreja busca a ciência para dar razões a fé, em todos os documentos da igreja, não temos apenas falas espirituais, mas também falas científicas. De pesquisa de ponta para corroborar dar peso as palavras destes documentos. Veremos estou bem marcado na carta encíclica laudato-si, Do papa Francisco. Ele conversa com líderes de outras religiões, e coloca argumentos científicos modernos, para propor a própria teoria de Gaia. Ele propõe nesta encíclica, que a Terra é um organismo vivo e sagrado, e que precisamos de cuidar. E que o ser humano faz parte da natureza e sua terra adoece, o ser humano também adoece com ela. Ele também nos propõe a ecologia integral, que respeite cada ser no que tange seu espaço no universo E que proponhamos junto com a Ciência e as outras religiões o modelo de sustentabilidade, cunhando também o termo ecologia humana. . O papa João Paulo segundo também propôs em uma carta encíclica que a fé e razão são as duas asas do mesmo espírito. Que a ciência não exclui a fé, nem a fé exclui a ciência. Mas as duas se completam para o melhor compreender a vida o mundo, a nossa responsabilidade com o outro, com a natureza e a vida. Que diálogo bonito entre você professor e o cardeal ravazzi. É a hora de darmos as mãos e buscarmos as respostas através da complementaridade de nossas experiências humanas, tanto no campo da ciência quanto no campo da espiritualidade. Grande abraço de seu fã Padre Marco Antonio Gonçalves Porto Belo Horizonte Minas Gerais
Complementariedade é um termo que deveria ser compreendido por todos os seres humanos. Mesmo se há discordâncias nas visões, se é aceita e possível, brota nas lacunas, a esperança da real evolução! Gratidão mestre!
O fato da física estudar todos esses tipos de escala material e conceitual, de buracos negros ao conceito de tempo, das partículas ao sentido da vida, é o que faz a física ser tão bela, fundamental e divina. A física é (teórica e experimental) tudo.
@@isabellaferrara TUDO A VER! É o Criador em conexão com a Criatura. A física faz parte da criação, mas, como previsto em Gênesis, a Serpente (O anjo caído, Lúcifer) utilizou e, continua utilizando para enganar, afastando o Homem de Deus, como fez no Jardim do Éden. Misturou verdades com mentiras. ____________________________________________________________________ (João 4:24) Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Romanos 1:25) Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
O meu pensamento sobre ciência e religião é: Religião não é esse sistema que existe por aí em vários lugares. É a comunhão , a partilha, o respeito, a empatia, a solidariedade etc... São pensamentos e atitudes mais elevadas, que buscam tanto o bem próprio como o do seu próximo. Quanto mais se ajuda ou se pode ajudar, todos crescem em suas condutas resultando num lugar melhor pra viver. A ciência pra mim é parte da sabedoria multiforme de Deus.Ele criou e ocultou muitas coisas para que nós pudéssemos descobrir através da curiosidade e inteligencia dada por Ele. Sem ciência, sem curiosidade, estaríamos parados no tempo. O que nos permite avançar é a ciência. A religião, da forma como muitos a entendem e a praticam, é um atraso. Se dependêssemos dela, sem a ciência, estaríamos no tempo das cavernas. Essas pessoas vivem debaixo de ordens e leis, o que foge da verdadeira religião.
Queria ver um papo entre Geisler e Caio Fábio. Seria incrível, pois Caio vem a décadas dizendo que Deus não existe, ele apenas é ! Existir implica em ser verificável pragmática e empiricamente, exige métodos, sistemática, a aplicação. Caio é apaixonado por física e com certeza teria alguns insides com Marcelão. por sinal, excelente vídeo! Um abraço.
Nesse mesmo sentido, de uma igreja mais aberta, moderna, o papa Francisco em 2014, na academia de ciências do Vaticano, declarou que o mundo e o homem não foram criados com uma varinha mágica em seis dias, como está na Bíblia. e que o homem é fruto da Evolução dos animais. Foi necessário ele dizer isso para depois a Igreja não ter que pedir desculpa como foi o caso de Galileu, o que foi feito pelo papa Pio XII.
Esse diálogo me chamou muita atenção eu li no Livro que você nos deu de presente " Dos Elétrons ao Amor" ameiii este título! Tinha que ser você Professor!
Oi, Marcelo! Sem palavras para este vídeo. Sensacional! Faço Gestão em Energia pela Fatec. E uma das recomendações de leitura para aprimoramento e conhecimento, tanto da Ciência, quanto da religião, cultura e aprimoramento de leitura, foi um dos seus livros, entre vários. Parabéns e sucesso Professor. O seu trabalho além de legal, é também de extremo valor para o avanço da humanidade. Thanks very much!
Muito bom :) Todos nós que compartilhamos esse planeta somos conectados, e uma das formas mais sinceras e profundas de promover a evolução (material e espiritual) é por meio do diálogo. Fico muito feliz em poder ver isso em suas atitudes, marcelo 😁
no minuto 11, considerando o contexto político do Brasil e o paradoxo da tolerância indico uma dose de realidade, quando possível pq vc pode perder um dente, quebrar um osso e/ou um olho roxo 😇
Concordo. Mas na ótica do não receio ao contraditório que imagino ser a perspectiva da ciência. Sob a ótica da religião desconheço o proposito. O Contraditório???!!!!!!!!!!! Com a palavra os religiosos .....
Marcelo gleiser primeiro conheça Deus pois a bíblia fala de ciência só não dá detalhes pôr exemplo fala da chuva criação do universo doenças ervas que cura química geometria e tempo senhor gleiser você conhece Deus superficialmente. Quantos anos tem sua física pois um dia pra Deus é mil anos isso é tempo e espaço juntos
Marcelo, por várias vezes eu senti que vc tem no íntimo o desejo de saber se Deus existe e qual é o sentido da vida. Mas sei que é difícil pra vc expressar isso abertamente. Mas eu vou mandando mensagem pra vc sobre as evidências que encontrei nesse respeito
@DEUS NÃO EXISTE E JESUS É UM FILHO DA PUTA Kkkkkk... Leia "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", do estupendo José Saramago. É uma TENTATIVA de resposta muito interessante!
@DEUS NÃO EXISTE E JESUS É UM FILHO DA PUTA no máximo se Deus não exisitir, o pai de Jesus nao passou de uma judeu qualquer. Mas porque vc expressa ódio por ele ?
@DEUS NÃO EXISTE E JESUS É UM FILHO DA PUTA 😂😂😂😂 Fazer ciência p agradar religiões sempre vai dar m... Estamos pagando caro por esses "gurus" da ciência q tentam agradar gregos e troianos. E brasileiro é tão ignorante e carente de "mitos" q já tão endeusando o cara.
"Evidências" que você encontrou sobre deuzo? kkkkkk. Apologistas vivem em mundo imaginário mesmo, onde só eles são os detentores da verdade absoluta já que para eles a fé é o suficiente. A maior parte deles querem uma Nárnia imortal vivendo ao lado de ovelhas e leões. Piada!
Sinceramente, eu acho que se o Marcelo morasse no Brasi atuall ele iria repensar no que fala. Os EUA sempre tiveram um ensino d ciências de péssima qualidade. Quem manda na educação cientifica lá são pastores e rabinos. Aqui até tínhamos uma educação razoável mas chegamos no fim do poço e está piorando. Hoje a grande maioria não sabe o q é ciência, e tem raiva da ciencia, temos doutores terraplanista cloroquinistas e a ciência perdendo terreno p pseudagens.. Difícil viu
Não acho que sejam a mesma coisa e acho que nunca serão conciliadas. Podem se aproximar, mas infelizmente espiritualidade não se dá bem tentando explicar o funcionamento das coisas reais, assim como a ciência não consegue explicar as coisas metafísicas. São duas linhas que em alguns pontos se cruzam, mas seguem caminhos completamente diferentes de forma geral.
A maioria dos cientistas dizem que viemos do pó de estrelas, após a evolução química, surgiu a vida, então a vida evoluiu e surgiu o homem.Segundo esta raciocínio não temos alma, somos respostas de reações químicas e máquinas biológicas. Este argumento ataca ñ só a fé mas os poetas e artistas em geral.
Fazendo história né Marcelo... a ciência é um algo mais que um grande cérebro, quem sabe nosso mundo restrito de fala e mãos hábeis não seja toda ampitude que a inteligência contempla.
Marcelo, conheço você e seu trabalho há muitos anos, talvez desde 1998 ou antes, quando você deu uma entrevista ao Roda Viva da te Cultura. Mas a propósito do cientificismo, parafraseando Lenin, aquele talvez tenha sido “a doença infantil do Positivismo”. Refiro-me, em particular, ao positivismo de Comte.
A humanidade sem as luzes da ciência estaria até hoje nas trevas e ignorância promovida pela religião. A fé religiosa qualquer um é livre para ter, mas não pode negar a ciência.
São dois magistérios que não devem se sobrepor, a ciência trata do observável, do físico, age com a razão, a religião tem haver com crença no ilimitado, algo que encanta a mim, e tenho certeza que a milhões de pessoas, é que a religião me trás um conforto, que a ciência não proporciona.
Ciência e Fé, são como uma gigantesca montanha(conhecimento). A Ciência é base da montanha e a Fé o cume. São coisas diferentes! Mas uma montanha não existe sem a base e o cume, a montanha se completa somente com as duas coisas. Com a fé é possível ver além das convenções, se será um fato? a ciência dirá com o tempo. A ciência explica como acontece os fenômenos naturais, a fé explica porque eles acontecem. Parece um paradoxo, mas a ciência e fé hoje tem mais relações íntimas do que se poderia imaginar no passado. Como disse Blaise Pascal: "As investigações científicas revelam novas maneiras com as quais Deus trabalha e nos trazem revelações mais profundas do totalmente desconhecido".
Se um a humanidade podesse viver bilhões de anos ela teria a capacidade de criar um mundo como este porque não acreditar em uma Ser que existe antes de nós que tem poder de criar todas as coisas.
Eu penso que, enquanto ciência trata, exclusivamente, do mundo natural. Ou seja, do mundo observável. Do mundo da matéria. Enquanto a religião ( prefiro dizer "Espiritualidade") trata do sobrenatural" , aquilo que não é tangíve, que não pode ser observável pelo método científico. Desse modo, quando um cientista diz que o sobrenatural não existe, estão certos, pois partem da premissa cientificista, do rigor científico. Já a espiritualidade (do ponto de vista religioso) está no campo dos afetos, dos sentimentos e emoções, e até no campo da sobrevivência biológica, visto que a fé é, de certo modo, a necessidade da vida em si perpetuar. Há quem consiga viver a vida, de forma plena e feliz, sem ter fé em algo sobrenatural. E isso não a torna em nada pior do que aquele que tem fé. Mas, querer julgar aquele que tem fé como "burro" ou "alienado", é pretensão e arrogância.
Caro Marcelo Gleiser. Esse comentário é uma simples crítica de um músico e etnomusicólogo que admira muito o seu trabalho. Eu li A dança do universo há muitos anos e tenho visto vários vídeos seus recentemente. Pretendo continuar vendo muitos dos seus vídeos, lendo outros livros e a aprender mais com você. Entretanto, eu sugiro que você repense a posição científico-universalista que você quase sempre manifesta em suas falas. Primeiro porque o universalismo científico corrobora o colonialismo que ocorreu no mundo, sobretudo o protagonizado pelo ocidente, e portanto contribui para ratificar o epistemicídio cultural que a Europa empreendeu e empreende no mundo. Segundo, porque sei que a sua intenção não é ratificar o extermínio de culturas e sociedades que desenvolveram saberes e tecnologias (como muitos povos indígenas e outros que são desprezados ou rotulados de "primitivos"), os quais podem ser fundamentais para a sustentabilidade ambiental, por exemplo, e podem muito bem ser reconhecidos como "ciência"ou algo equivalente. Eu, como seu admirador, solicito que você coloque os seus conhecimentos (e referências) em diálogo com as vertentes da crítica pós-colonial e descolonial das ciências humanas, principalmente da antropologia. Creio que isso vai trazer mais sustância, mais sustentabilidade e vai enriquecer ainda mais o seu trabalho. Sugiro os autores básicos das mencionadas vertentes, como Anibal Quijano e Walter Mignolo, e alguns mais recente, como Catherine Walsh. Continue contribuindo, caro Marcelo, o seu trabalho é incrível, parabéns. Deixo o meu abraço fortíssimo, estamos juntos.
Ainda que discorde da teoria da Evolução (como o próprio nome diz: TEORIA) que requer muuuuuito mais fé do que crer em um Criador✝️ de todas as COISAS. A ciência legítima não é contra a fé. Como dizia Einstein, se não me engano : Um pouco de ciência nos afasta de Deus, muito de ciência nos aproxima dEle. 🤝🙏🤝 Como o autor do vídeo Fê é crer em coisas que não podem ser provadas. Caso da TEORIA da Evolução. O que mais faltam são provas que elementos minerais se organizaram ALEATORIAMENTE até formar vida, e vida complexa. ISSO sim, exige fé e não pode ser reproduzido em laboratório também. 😉 Jesus, Autor e Criador da VIDA. 🙏
Vc discorda da teoria da Evolução sem entender. Aliais, vc sequer entende o q é uma teoria científica para dizer que " é apenas uma teoria". Teoria científica não é uma suposição e sim um conjunto de ideias bem embasadas q foram testasdas, revisadas. Ciência não necessita fe pq nada é dito sem mostrar as evidências e o passo a passo para q outros cheguem no mesmo resultado. Ciencia e religião são antagônicas , nao andam juntas nem se misturam e caso tentem essa mistura o resultado é destrutivo para ambas. Mas é bom quando se tem uma "ciência " para validar tua religião (a tua, e não do outro ne), quando tem um "guru da ciência " q ignora o perigo da desinformação científica com discurso para agradar religioso e vender livros p esse público. Vc gostou do que ele disse pq vc não entende o q ciência, provavelmente deve ser adepto da pseudociência do Design Inteligente q nega a Evolução, e se viu acolhido por um cientista q é contra o cientificismo e contra o uso da razão. Um desserviço enorme..
A filosofia é uma área que trabalha muito bem com ambos. A filosofia traz questionamentos, e a espiritualidade e a ciência juntas são as ferramentas onde buscamos essas respostas. Quer se desenvolver como pessoa? Questione e questione... PENSE! O resultado será bom, não importando se as respostas procuradas estarão no caminho da espiritualidade ou da ciência. Aprender e evoluir é o que importa. Independente se tu estás evoluindo o lado racional ou o espiritual.
Entender ciência e religiosidade como dois modos diferentes de observar o mundo é simplesmente a manutenção da zona de conforto. Não, não são dois magistérios que não devem se opor. Aqui as pessoas fazem uma confusão entre "o que é" e "o que deveria ser". Os cientistas que, por exemplo, oram e imaginam que a oração possui algum tipo de efeito no mundo real, antes de tudo deveriam duvidar de um dos princípios mais básicos da ciência, que é a reprodutibilidade. Se a introdução de um fator que poderia ser fonte de diferença entre experimentos não leva o cientista a questionar qual a validade, então, da ciência que faz, ele simplesmente chegou naquele estágio em que seu ceticismo é, bem ou mal, usado no laboratório mas inexistente na sua vida cotidiana. Eu entendo a existência desse muro, conheci pesquisadores inteligentíssimos que criam em coisas frontalmente opostas ao trabalho que desenvolviam no laboratório. Não acho que sejam burros, acho apenas que essa suposta divisão fez com que fossem incapazes de olhar o mundo, na totalidade dos seus aspectos, de forma crítica. A religião é uma reminiscência da infância da nossa espécie, compreensível até, que se dispôs a ser uma forma de interpretar o mundo quando não tínhamos ferramentas nem métodos adequados de exploração. Não deveria ter lugar cativo exceto sob o ponto de vista da História.
Professor tenho uma pergunta , conforme as leis da física , é possível viajar para o futura mas não para o passado , mas a partir do momento que estou no futuro , o futuro acaba virando meu presente e o meu presente vira o passado , neste caso , nós apenas conseguimos ir para o futuro e não conseguimos voltar?
*O problema é que a igreja católica foi "tramada" para um fim....e a verdade é outra,não menosprezando a existência do Espírito Santo! Triste! Maldade e ganância!....e o grande mistério de tudo é relação que existe entre a física/química/Cosmologia X existência do espírito* 💋
Professor pq Galileu Galilei sofreu sanções e foi perseguido por defender o heliocentrismo, uma tese do sacerdote católico, Copérnico a qual o papa Clemente VII deu-lhe sua aprovação e pediu uma demonstração matemática de suas teorias? Acho que o problema foi aos olhos do Martinho Lutero...
Excelente vídeo! Com simplicidade e profundidade, Marcelo Gleiser demonstra a complementaridade, não rivalidade, que existe entre ciência e religião!
Maravilhoso 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Perfeito!
O bom de escutar o Marcelo é que ele não carrega vaidade agressiva. Pelo contrário, ele tem respeito pelo diferente.
Enfim de onde viemos, para onde vamos, eis a questão.
Pó das estrelas
Resultado, os dois tem razão, ❤
Papo show! Bigaduuuuuuuuuuu!!!!
Querido Professor Dr Marcelo Gleiser, o que aconteceu com seu pulmão, aconteceu com meus da mão esquerda achei que tivesse quebrado, porém esmaguei, nunca senti tanta dor. Não levei a sério por ser as pontas dos dedos. Mas olha que coisa, acabei de afinar meu
Piano, toco piano a muito tempo, fui por muito tempo professora de Física no Estado e na rede particular, professora de piano no município e particular e em casa. Principalmente por causa dos meus filhos e seus amiguinhos, voltei a lecionar piano .
Participei da abertura dos 500 anos do Brasil 🇧🇷 em Minas Gerais, tocando Tarde em Lindoia do Zequinha de Abreu com um violinista professor e amigo meu.
Então a vida deu voltas e fui dedicar-me à empresa da família, fiz nova faculdade e Pós Graduação no Ramo Imobiliário, passei a cantar no coral da igreja, e com falecimento da minha tia Yara parceira de negócios a 45 anos do meu pai e a forte crise da época, renasci voltando a dar aulas na CEJA. Depois de muita luta hj com meu bebê no segundo ano de medicina, minha filha do meio concluindo UNESP e meu mais velho piloto coordenador do curso de Ciências Aeronáutica aqui em Sinop M, cuja cidade meu pai e pioneiro, estou voltando ao Mestrado de Ciências da Natureza e Matemática!
Desculpa pela falta de vírgulas, mas está difícil para digitar 🥰
ESPETACULAR......INCRÍVEL.....
Estudei em convento de freiras e na primeira aula foi dito: ciência é uma coisa e religião é outra. Marcou minha vida. Década de 50!
Muito bom
A Ciência nos dá conhecimento e o conceito de Deus nos dá Esperança. O ideal é termos as duas coisas convivendo em harmonia e enriquecendo nossos cotidianos, que evoluem na proporção do tempo vivido. Felicidade é um talento que precisa de tudo o que se passa pelo cérebro para se concretizar como o verdadeiro sentido da vida; de um ponto de vista inteligente. Eu encontrei a plenitude da felicidade renovável ao chegar a esta conclusão simples, porém, fundamental no meu caso. "Creio em Deus Pai Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra". Esta frase é o sujeito e o restante é derivativo na oração da minha vida. Dela se deduz que só Deus tem o poder de criar qualquer coisa do nada. E ninguém tem qualquer poder fora do poder de Deus e a Terra está no Céu e, com ela, todos nós; por inexistir outra opção de endereço. Sendo assim, só me resta ser feliz por ser Filho de Deus!
Muito bom.
Muito oportuno Dr, a deixa no meio religioso é que devemos repudiar a ciência porque ela nega Deus. Porém a ciência busca provar como tudo foi criado, e nesta busca o cientista nada mais é alguém que procura Deus na ciência de forma inconsciente. Para os que crêem, ficam maravilhdos com cada descoberta, encantados no como Ele, Deus, criou tais coisas.
Extraordinário!
Ótimo! Como sempre!
Lindo, espetacular! Parabéns mais uma vez, Dr. Marcelo.
Parabéns Professor. Vc tem uma grande missão. Apesar de vc não ter certeza da existência Dele, ainda, desejo q Deus o ilumine. Paz ao seu coração e luz para seu caminho.
😂😂😂
Por isso, cada vez mais pessoas têm interesse em ouvir o q vc fala. Uma cabeça q pensa e ñ é fechada em si mesmo. Muito obrigada
Muito importante reflexão para o momento atual
Professor sempre te admirei e vc é o irmao que nunca tive, obrigado.
Canal maravilhoso 👏👏👏😍
Perfeito, inteligente, um vídeo satisfatório! Parabéns e obrigado!!!
Lindo texto, muito inspidador e de muita esperança sobre a vida.
Oceano é infinito para a abrange varias conexões ao mundo lar fora "o que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano"
Boa tarde Marcelo ! Acho fundamental está conversa não só com cardeais filósofos ,monges ,padres e espíritas ,pois no Universo juntos somos um! E a energia divina quântica é a mesma para todo o Universo!
Eu diria que ( derrubando o nível) é dar pérolas aos porcos!
Sensacional o seu trabalho! Valeu mesmo!
Muito ampla, pertinente e clara sua fala de uma experiência que engrandece e aprofunda nossa visão!!!Como aprendo e fico muito feliz com seu trabalho incansável pelo nosso desenvolvimento Humano!!!Maravilhosa aula Professor Marcello 🙌🙌🙌🙌🙌😃❗❗❗
SEM PALAVRAS! Emocionante...
Deixei pra ver esse vídeo quando chegasse no mesmo capítulo do seu E-Book e tive um grata surpresa 🙏🏻❤️
Esse vídeo me emocionou profundamente... Obrigado!
Mas amo sua lives e delas tiro força para os desafios da vida
Logo que comecei a licionar no Colégio Pedro II em BH meu marido na época presenteou me com seu livro a Dança do Universo e os Micro Buracos 🕳 Negros do Stephen William Hawking.
Obrigado pelo vídeo Mano eu gosto muito do seu trabalho
Olá professor, que alegria perceber que a ciência e a religião não se excluem, mas se completam. Este diálogo da igreja com a modernidade foi um movimento iniciado no final do século XIX. E teve seu cume no Concílio ecumênico Vaticano II. Onde a igreja abrilser inteiramente ao diálogo , Com o mundo, com a ciência, com as outras religiões, sabendo que ela já e nunca foi a única religião verdadeira. Mas está ao lado de todas as religiões que buscam O melhor para o ser humano. E a partir dos anos 60, a igreja busca a ciência para dar razões a fé, em todos os documentos da igreja, não temos apenas falas espirituais, mas também falas científicas. De pesquisa de ponta para corroborar dar peso as palavras destes documentos. Veremos estou bem marcado na carta encíclica laudato-si, Do papa Francisco. Ele conversa com líderes de outras religiões, e coloca argumentos científicos modernos, para propor a própria teoria de Gaia. Ele propõe nesta encíclica, que a Terra é um organismo vivo e sagrado, e que precisamos de cuidar. E que o ser humano faz parte da natureza e sua terra adoece, o ser humano também adoece com ela. Ele também nos propõe a ecologia integral, que respeite cada ser no que tange seu espaço no universo E que proponhamos junto com a Ciência e as outras religiões o modelo de sustentabilidade, cunhando também o termo ecologia humana. . O papa João Paulo segundo também propôs em uma carta encíclica que a fé e razão são as duas asas do mesmo espírito. Que a ciência não exclui a fé, nem a fé exclui a ciência. Mas as duas se completam para o melhor compreender a vida o mundo, a nossa responsabilidade com o outro, com a natureza e a vida.
Que diálogo bonito entre você professor e o cardeal ravazzi. É a hora de darmos as mãos e buscarmos as respostas através da complementaridade de nossas experiências humanas, tanto no campo da ciência quanto no campo da espiritualidade. Grande abraço de seu fã Padre Marco Antonio Gonçalves Porto Belo Horizonte Minas Gerais
Complementariedade é um termo que deveria ser compreendido por todos os seres humanos. Mesmo se há discordâncias nas visões, se é aceita e possível, brota nas lacunas, a esperança da real evolução! Gratidão mestre!
Parabéns pelo seu longo trabalho e por sua abertura às questões além da ciência e boa vontade, coisa rara. 👏👏👏👏
O vídeo me fez lembrar do encontro entre Carl Sagan e o Dalai Lama.
O fato da física estudar todos esses tipos de escala material e conceitual, de buracos negros ao conceito de tempo, das partículas ao sentido da vida, é o que faz a física ser tão bela, fundamental e divina. A física é (teórica e experimental) tudo.
Acho que você vai gostar dessa conversa do Universo com a Vida em forma de música: ua-cam.com/video/Wf36CUaMRp4/v-deo.html
Mas alguém pode me explicar a existência do espírito?? E que relação existe entre o espírito e a tão bela e fascinante física???👀
@@isabellaferrara TUDO A VER! É o Criador em conexão com a Criatura. A física faz parte da criação, mas, como previsto em Gênesis, a Serpente (O anjo caído, Lúcifer) utilizou e, continua utilizando para enganar, afastando o Homem de Deus, como fez no Jardim do Éden. Misturou verdades com mentiras.
____________________________________________________________________
(João 4:24) Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
(Romanos 1:25) Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Nossa é muito bom te ouvir Marcelo! Faz todo sentido as coisas que você fala, que benção a sua existência, existindo ou não um Deus!
O meu pensamento sobre ciência e religião é: Religião não é esse sistema que existe por aí em vários lugares. É a comunhão , a partilha, o respeito, a empatia, a solidariedade etc... São pensamentos e atitudes mais elevadas, que buscam tanto o bem próprio como o do seu próximo. Quanto mais se ajuda ou se pode ajudar, todos crescem em suas condutas resultando num lugar melhor pra viver. A ciência pra mim é parte da sabedoria multiforme de Deus.Ele criou e ocultou muitas coisas para que nós pudéssemos descobrir através da curiosidade e inteligencia dada por Ele. Sem ciência, sem curiosidade, estaríamos parados no tempo. O que nos permite avançar é a ciência. A religião, da forma como muitos a entendem e a praticam, é um atraso. Se dependêssemos dela, sem a ciência, estaríamos no tempo das cavernas. Essas pessoas vivem debaixo de ordens e leis, o que foge da verdadeira religião.
Queria ver um papo entre Geisler e Caio Fábio. Seria incrível, pois Caio vem a décadas dizendo que Deus não existe, ele apenas é ! Existir implica em ser verificável pragmática e empiricamente, exige métodos, sistemática, a aplicação. Caio é apaixonado por física e com certeza teria alguns insides com Marcelão.
por sinal, excelente vídeo! Um abraço.
Muitas pessoas antes dele falam isso "Deus é" não é nada novo
Só eu que fiquei emocionada?
Obrigada, Professor 🍎
Obrigado, Professor!
Gratidão professor, vídeo sensacional.
Este é o melhor canal de divulgação científica da internet. Muito obrigada, professor!
video maravilhoso!!!!
Nesse mesmo sentido, de
uma igreja mais aberta, moderna, o papa Francisco em 2014, na academia de ciências do Vaticano, declarou que o mundo e o homem não foram criados com uma varinha mágica em seis dias, como está na Bíblia. e que o homem é fruto da Evolução dos animais. Foi necessário ele dizer isso para depois a Igreja não ter que pedir desculpa como foi o caso de Galileu, o que foi feito pelo papa Pio XII.
Que texto bonito.
Parabéns professor pelo seu grande trabalho 👏👏
Parabéns, Marcelo! Que pena que o UA-cam não tem opções mais contundentes do que curtir...
Esse diálogo me chamou muita atenção eu li no Livro que você nos deu de presente " Dos Elétrons ao Amor" ameiii este título! Tinha que ser você Professor!
Já li o seu livro, juntamente com Frei Beto e Waldemar Falcão( Conversa sobre a Fé e a Ciência). Muito interessante.
Oi, Marcelo!
Sem palavras para este vídeo. Sensacional!
Faço Gestão em Energia pela Fatec. E uma das recomendações de leitura para aprimoramento e conhecimento, tanto da Ciência, quanto da religião, cultura e aprimoramento de leitura, foi um dos seus livros, entre vários. Parabéns e sucesso Professor. O seu trabalho além de legal, é também de extremo valor para o avanço da humanidade. Thanks very much!
Sensacional como sempre!
Excelente Cosmovisão professor...uma ótima análise da ciência sobre o mundo, o ser humano e sua religiosidade 👏🏼👏🏼👏🏼🇧🇷
Maravilhoso..... você sempre surpreendendo professsor...bom demais ter um canal assim... obrigada!!
Muito bom :) Todos nós que compartilhamos esse planeta somos conectados, e uma das formas mais sinceras e profundas de promover a evolução (material e espiritual) é por meio do diálogo. Fico muito feliz em poder ver isso em suas atitudes, marcelo 😁
no minuto 11, considerando o contexto político do Brasil e o paradoxo da tolerância indico uma dose de realidade, quando possível pq vc pode perder um dente, quebrar um osso e/ou um olho roxo 😇
Sem dúvida mais um trabalho brilhante.
Parabéns!
1:11 Giordano Bruno
?????
Grande professor gleiser conhecimento é tudo
Ainda é difícil de acreditar que 80% da população brasileira acredita que o planeta Terra tenha 6000 anos.... Bom, diversidade é tudo....
Como assim?
@@nothinghere5093 só perguntar qual a religião dessa pessoa, se for cristã, acredita nos 6000 anos.
@@pensamento518Mas isso n tem lógica, temos evidências de que a terra tenha mt mais do que isso.
@@nothinghere5093 Se isso tem lógica ou não depende de cada um, os 6000 anos é a Bíblia que fala.... Então, se é cristão tem que crer nisso também....
@@pensamento518 Me fale mais sobre essa teoria.
Me diz algo sobre a operação prato ! rum
Querido,Marcelo, proponho uma conversa sua, com o Dr Marcos Eberlin! Que tal?
Eu acho essencial essa interação só assim poderemos evoluir com nossa humanidade.
Concordo. Mas na ótica do não receio ao contraditório que imagino ser a perspectiva da ciência.
Sob a ótica da religião desconheço o proposito. O Contraditório???!!!!!!!!!!!
Com a palavra os religiosos .....
Marcelo gleiser primeiro conheça Deus pois a bíblia fala de ciência só não dá detalhes pôr exemplo fala da chuva criação do universo doenças ervas que cura química geometria e tempo senhor gleiser você conhece Deus superficialmente. Quantos anos tem sua física pois um dia pra Deus é mil anos isso é tempo e espaço juntos
Marcelo, por várias vezes eu senti que vc tem no íntimo o desejo de saber se Deus existe e qual é o sentido da vida. Mas sei que é difícil pra vc expressar isso abertamente. Mas eu vou mandando mensagem pra vc sobre as evidências que encontrei nesse respeito
@DEUS NÃO EXISTE E JESUS É UM FILHO DA PUTA Kkkkkk... Leia "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", do estupendo José Saramago. É uma TENTATIVA de resposta muito interessante!
@DEUS NÃO EXISTE E JESUS É UM FILHO DA PUTA no máximo se Deus não exisitir, o pai de Jesus nao passou de uma judeu qualquer. Mas porque vc expressa ódio por ele ?
@DEUS NÃO EXISTE E JESUS É UM FILHO DA PUTA 😂😂😂😂 Fazer ciência p agradar religiões sempre vai dar m... Estamos pagando caro por esses "gurus" da ciência q tentam agradar gregos e troianos. E brasileiro é tão ignorante e carente de "mitos" q já tão endeusando o cara.
"Evidências" que você encontrou sobre deuzo? kkkkkk. Apologistas vivem em mundo imaginário mesmo, onde só eles são os detentores da verdade absoluta já que para eles a fé é o suficiente. A maior parte deles querem uma Nárnia imortal vivendo ao lado de ovelhas e leões. Piada!
Sinceramente, eu acho que se o Marcelo morasse no Brasi atuall ele iria repensar no que fala. Os EUA sempre tiveram um ensino d ciências de péssima qualidade. Quem manda na educação cientifica lá são pastores e rabinos. Aqui até tínhamos uma educação razoável mas chegamos no fim do poço e está piorando. Hoje a grande maioria não sabe o q é ciência, e tem raiva da ciencia, temos doutores terraplanista cloroquinistas e a ciência perdendo terreno p pseudagens.. Difícil viu
Vídeo maravilhoso Professor!!!!! precisamos de pontes, e não de muros....
Ciência e espiritualidade. Num futuro breve, creio que nos daremos conta que trata-se da mesma coisa. Entender a espiritualidade é fazer ciência!!!!!
Espinosa olha o mundo com essa lente! Deus e natureza são duas palavras pra dizer a mesma coisa!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não acho que sejam a mesma coisa e acho que nunca serão conciliadas.
Podem se aproximar, mas infelizmente espiritualidade não se dá bem tentando explicar o funcionamento das coisas reais, assim como a ciência não consegue explicar as coisas metafísicas.
São duas linhas que em alguns pontos se cruzam, mas seguem caminhos completamente diferentes de forma geral.
Acho que isso é mais uma área de teologia ou filosofia.
A maioria dos cientistas dizem que viemos do pó de estrelas, após a evolução química, surgiu a vida, então a vida evoluiu e surgiu o homem.Segundo esta raciocínio não temos alma, somos respostas de reações químicas e máquinas biológicas. Este argumento ataca ñ só a fé mas os poetas e artistas em geral.
Fazendo história né Marcelo... a ciência é um algo mais que um grande cérebro, quem sabe nosso mundo restrito de fala e mãos hábeis não seja toda ampitude que a inteligência contempla.
Faço questão de tocar uma música para vc e sua abençoada família!
Meu desafio
Marcelo, conheço você e seu trabalho há muitos anos, talvez desde 1998 ou antes, quando você deu uma entrevista ao Roda Viva da te Cultura. Mas a propósito do cientificismo, parafraseando Lenin, aquele talvez tenha sido “a doença infantil do Positivismo”. Refiro-me, em particular, ao positivismo de Comte.
A humanidade sem as luzes da ciência estaria até hoje nas trevas e ignorância promovida pela religião. A fé religiosa qualquer um é livre para ter, mas não pode negar a ciência.
São dois magistérios que não devem se sobrepor, a ciência trata do observável, do físico, age com a razão, a religião tem haver com crença no ilimitado, algo que encanta a mim, e tenho certeza que a milhões de pessoas, é que a religião me trás um conforto, que a ciência não proporciona.
😇👏
Ainda somos animais com vivendo como tribos e brigando por territórios, nacionalidades, brasão...
Eu acho que a ciência e a religião pode ser amigas.
Ciência e Fé, são como uma gigantesca montanha(conhecimento). A Ciência é base da montanha e a Fé o cume.
São coisas diferentes! Mas uma montanha não existe sem a base e o cume, a montanha se completa somente com as duas coisas.
Com a fé é possível ver além das convenções, se será um fato? a ciência dirá com o tempo.
A ciência explica como acontece os fenômenos naturais, a fé explica porque eles acontecem. Parece um paradoxo, mas a ciência e fé hoje tem mais relações íntimas do que se poderia imaginar no passado.
Como disse Blaise Pascal: "As investigações científicas revelam novas maneiras com as quais Deus trabalha e nos trazem revelações mais profundas do totalmente desconhecido".
Sem que os dois soubessem
Se um a humanidade podesse viver bilhões de anos ela teria a capacidade de criar um mundo como este porque não acreditar em uma Ser que existe antes de nós que tem poder de criar todas as coisas.
Enfim quase tive trombose nas pontas do dedo 😔
Eu penso que, enquanto ciência trata, exclusivamente, do mundo natural. Ou seja, do mundo observável. Do mundo da matéria. Enquanto a religião ( prefiro dizer "Espiritualidade") trata do sobrenatural" , aquilo que não é tangíve, que não pode ser observável pelo método científico. Desse modo, quando um cientista diz que o sobrenatural não existe, estão certos, pois partem da premissa cientificista, do rigor científico. Já a espiritualidade (do ponto de vista religioso) está no campo dos afetos, dos sentimentos e emoções, e até no campo da sobrevivência biológica, visto que a fé é, de certo modo, a necessidade da vida em si perpetuar. Há quem consiga viver a vida, de forma plena e feliz, sem ter fé em algo sobrenatural. E isso não a torna em nada pior do que aquele que tem fé. Mas, querer julgar aquele que tem fé como "burro" ou "alienado", é pretensão e arrogância.
Excelentes colocações Marcos!
Lembre-se o plural de fé é fezes
@@mariadoceudemacedomaria3601 Seu Cú
Com certeza não chamaria de "burro", nunca.
Mas chamaria de Ishphértaun, malandraun !!!
hihi hihi hi hi
Acho que alguém aí confundiu Arte com religião
hi hi hihi hi hi hihihih hi hi hi hi hi
🍎
Mas cadê o vídeo da conversa ?
Poxa... Achei que o cardeal iria falar. 😟
Quero ver você conversar com um pastor tendeu
Caro Marcelo Gleiser.
Esse comentário é uma simples crítica de um músico e etnomusicólogo que admira muito o seu trabalho. Eu li A dança do universo há muitos anos e tenho visto vários vídeos seus recentemente. Pretendo continuar vendo muitos dos seus vídeos, lendo outros livros e a aprender mais com você. Entretanto, eu sugiro que você repense a posição científico-universalista que você quase sempre manifesta em suas falas. Primeiro porque o universalismo científico corrobora o colonialismo que ocorreu no mundo, sobretudo o protagonizado pelo ocidente, e portanto contribui para ratificar o epistemicídio cultural que a Europa empreendeu e empreende no mundo. Segundo, porque sei que a sua intenção não é ratificar o extermínio de culturas e sociedades que desenvolveram saberes e tecnologias (como muitos povos indígenas e outros que são desprezados ou rotulados de "primitivos"), os quais podem ser fundamentais para a sustentabilidade ambiental, por exemplo, e podem muito bem ser reconhecidos como "ciência"ou algo equivalente. Eu, como seu admirador, solicito que você coloque os seus conhecimentos (e referências) em diálogo com as vertentes da crítica pós-colonial e descolonial das ciências humanas, principalmente da antropologia. Creio que isso vai trazer mais sustância, mais sustentabilidade e vai enriquecer ainda mais o seu trabalho. Sugiro os autores básicos das mencionadas vertentes, como Anibal Quijano e Walter Mignolo, e alguns mais recente, como Catherine Walsh.
Continue contribuindo, caro Marcelo, o seu trabalho é incrível, parabéns.
Deixo o meu abraço fortíssimo, estamos juntos.
Ainda que discorde da teoria da Evolução (como o próprio nome diz: TEORIA) que requer muuuuuito mais fé do que crer em um Criador✝️ de todas as COISAS. A ciência legítima não é contra a fé.
Como dizia Einstein, se não me engano :
Um pouco de ciência nos afasta de Deus, muito de ciência nos aproxima dEle. 🤝🙏🤝
Como o autor do vídeo Fê é crer em coisas que não podem ser provadas.
Caso da TEORIA da Evolução. O que mais faltam são provas que elementos minerais se organizaram ALEATORIAMENTE até formar vida, e vida complexa. ISSO sim, exige fé e não pode ser reproduzido em laboratório também. 😉
Jesus, Autor e Criador da VIDA. 🙏
Vc discorda da teoria da Evolução sem entender. Aliais, vc sequer entende o q é uma teoria científica para dizer que " é apenas uma teoria". Teoria científica não é uma suposição e sim um conjunto de ideias bem embasadas q foram testasdas, revisadas. Ciência não necessita fe pq nada é dito sem mostrar as evidências e o passo a passo para q outros cheguem no mesmo resultado. Ciencia e religião são antagônicas , nao andam juntas nem se misturam e caso tentem essa mistura o resultado é destrutivo para ambas. Mas é bom quando se tem uma "ciência " para validar tua religião (a tua, e não do outro ne), quando tem um "guru da ciência " q ignora o perigo da desinformação científica com discurso para agradar religioso e vender livros p esse público. Vc gostou do que ele disse pq vc não entende o q ciência, provavelmente deve ser adepto da pseudociência do Design Inteligente q nega a Evolução, e se viu acolhido por um cientista q é contra o cientificismo e contra o uso da razão. Um desserviço enorme..
LÚCIA, assistisses? "Não consegui te marcar, mas me responda" , perdi a outra conta ;) Ana
A filosofia é uma área que trabalha muito bem com ambos. A filosofia traz questionamentos, e a espiritualidade e a ciência juntas são as ferramentas onde buscamos essas respostas.
Quer se desenvolver como pessoa? Questione e questione... PENSE! O resultado será bom, não importando se as respostas procuradas estarão no caminho da espiritualidade ou da ciência.
Aprender e evoluir é o que importa. Independente se tu estás evoluindo o lado racional ou o espiritual.
Ilustríssimo!
Não consegui baixar o livro pelo link, acredito que o site esteja com problemas :(
Oi Filipe. Já consertamos o link, pode baixar o livro aqui: gleiser.herospark.co/p/livro
Entender ciência e religiosidade como dois modos diferentes de observar o mundo é simplesmente a manutenção da zona de conforto. Não, não são dois magistérios que não devem se opor. Aqui as pessoas fazem uma confusão entre "o que é" e "o que deveria ser". Os cientistas que, por exemplo, oram e imaginam que a oração possui algum tipo de efeito no mundo real, antes de tudo deveriam duvidar de um dos princípios mais básicos da ciência, que é a reprodutibilidade. Se a introdução de um fator que poderia ser fonte de diferença entre experimentos não leva o cientista a questionar qual a validade, então, da ciência que faz, ele simplesmente chegou naquele estágio em que seu ceticismo é, bem ou mal, usado no laboratório mas inexistente na sua vida cotidiana.
Eu entendo a existência desse muro, conheci pesquisadores inteligentíssimos que criam em coisas frontalmente opostas ao trabalho que desenvolviam no laboratório. Não acho que sejam burros, acho apenas que essa suposta divisão fez com que fossem incapazes de olhar o mundo, na totalidade dos seus aspectos, de forma crítica.
A religião é uma reminiscência da infância da nossa espécie, compreensível até, que se dispôs a ser uma forma de interpretar o mundo quando não tínhamos ferramentas nem métodos adequados de exploração. Não deveria ter lugar cativo exceto sob o ponto de vista da História.
Talvez as religiões atrapalhou muito a humanidade....😕 talvez,pra no fim ninguém saber nada....terra explica, céu não.
Professor tenho uma pergunta , conforme as leis da física , é possível viajar para o futura mas não para o passado , mas a partir do momento que estou no futuro , o futuro acaba virando meu presente e o meu presente vira o passado , neste caso , nós apenas conseguimos ir para o futuro e não conseguimos voltar?
Excelente video!. Tentei baixar o livro mas está dando erro :(
Oi Matheus, consertamos o link, tenta de novo: gleiser.herospark.co/p/livro
👨💻🍎
A Ciência e a
Fé são tema de uma conversa do Universo com a Vida nessa música: ua-cam.com/video/Wf36CUaMRp4/v-deo.html
Samir,obrigada. Vou ouvir
*O problema é que a igreja católica foi "tramada" para um fim....e a verdade é outra,não menosprezando a existência do Espírito Santo! Triste! Maldade e ganância!....e o grande mistério de tudo é relação que existe entre a física/química/Cosmologia X existência do espírito* 💋
Professor pq Galileu Galilei sofreu sanções e foi perseguido por defender o heliocentrismo, uma tese do sacerdote católico, Copérnico a qual o papa Clemente VII deu-lhe sua aprovação e pediu uma demonstração matemática de suas teorias? Acho que o problema foi aos olhos do Martinho Lutero...