O brasileiro médio não fica chocado com o fato de empregadas domésticas morarem no local de trabalho numa senzalinha e ter uma única folga de 15 em 15 dias. Que coisa, não?
eu vi alguns vídeos q mostravam vagas ruins para freelancers, e uma das vagas era faxineira. a pessoa tinha q limpar a casa toda e o pagamento era uma refeição no local. e o dinheiro pro aluguel? luz, água? zero. e tinha mais vagas nesse nível, parece estarem tentando normalizar péssimas condições de trabalho
Detalhe, e falta mão de obra, falta muito. Jardineiro, não tem, construtor civil poucos, tem que agendar para meses, pintor mesma coisa. Falta muita mão de obra aqui.
Na verdade, todas as pessoas andando atrás dele, e na frente, e dos lados, e nas janelas dos prédios, atravessando a rua, são todos espiões do "papai Xi"!!
Os hospitais são privados. Os cidadãos possuem um tipo de crédito social. Nas cidades, você paga para utilizar o serviço no ato do atendimento, aí o Governo te reembolsa depois. Se você for um trabalhador de uma empresa da região, o empregador cobre os gastos do Governo com o seu atendimento. Se necessitar de atendimento simples sem grandes demandas: é fácil, rápido e barato. Agora, se for algo mais sério, tipo uma cirurgia, e você não tiver dinheiro, pode ser um problemão por conta do custo. Tem vídeo da CGTN sobre o sistema de saúde chinês. Vi também que há diferenças na prestação do serviço nas grandes cidades e no interior.
@@santiagodelgado540 o Elias Jabbour disse que os Chineses pretendem ampliar o serviço de saúde gratuito. O problema é que nos países onde isso ocorreu, geralmente se consegue um grande PIB per capita e a produtividade ampliada. A China já tem um setor produtivo muito intensivo, só falta alcançar um status de PIB por habitante capaz de sustentar esse novo salto, onde a China começa a incrementar esse tipo de proposta ligada aos "trabalhos improdutivos". Se não me engano essa meta se enquadra no que eles chamam de "socialismo moderadamente próspero". Essa é uma meta para poucas décadas
Cara que excelente o cenário dinâmico das ruas da china com os temas sendo abordados de forma sincera, esclarecida e informativa pelo Felipe é muito bom traz muito sobre a realidade
Só o fato de vc andar na rua sem medo de ser morto ou ser roubado já vale infinitamente mais do que temos aqui no Brasil... a China não é perfeita, mas ao menos foca no bem-estar da população.
Parece que os caras não têm mais argumento para tentar falar mal da China e ficam falando essas abstrações do tipo "você pode morrer atropelado na China"
Nós brasileiros, sentimos uma dificuldade muito grande de ter "hobbys" no tempo livre, pelo simples fato de que vivemos em um país que está em guerra civil permanente. Por isso que todo brasileiro quando vai para o exterior, se sente muito confortável com a sensação de segurança e liberdade de poder andar na rua, no metrô e em vários lugares públicos sem ter medo de ser assaltado ou até morto.
Felipe, fui um dos críticos no teu outro vídeo. Muitas das críticas foram contra alguns comentários e não contra vc. Não sei se vc vai ler, mas sempre gosto de parabenizar o teu trabalho, que é fundamental aqui no YT! Obrigado pelo teu vídeo e pelo trabalho! Eu até fiz uma pergunta lá pra vc hoje e vc respondeu nesse. Acho que algumas críticas que vi contra o teu trampo foi por richa bairrista de marxista e porque galera te vê como um ideólogo marxista, sem perceber que vc é um trabalhador "comum" e que não tem tanto estudo assim no marxismo. Mas enfim, tem erros na China que a gente não gostaria de reproduzir numa experiência sul americana e por isso precisamos criticar. E também tem críticas que precisam ser aceitas e outras rebatidas.
Nem a China e nenhum país é Perfeito, cada um tem seus Problemas, Regras ,Culturas Custumes etc . Eu Continuo admirando a China em muitos pontos assim Como tem também outros Países que admiro . Sucesso para seu canal sempre.
sempre tive ódio do Brasil, mas ódio mesmo, só q fico muito mais tranquilo tendo minhas 8 horinhas por dia, na vdde meu trabalho tem 6 só, e uma pancada de benefícios. plano de saúde, odonto, gym pass, etc, e na China tudo é complicado ao dobro. o trabalho é dobrado, e as pessoas se relacionam muito por interesse. no Brasil todo mundo tá ferrado igual, a luta por interesses não é tão grande assim, acho mto mais fácil encontrar gente honesta e compromissada pra casar aqui do q em outros países
@@lukashenrique4295 8 horinhas é privilégio mesmo dentro do Brasil. Tem lugares ondes as pessoas gastam quase isso só nos deslocamentos. Nosso transporte público é horrível, aqui no DF então... Eu como vendedor lojista sempre trabalhei em média 12h por dia. Em épocas promocionais minha esposa, também vendedora - na Magazine Luiza-, já chegou a entrar na loja às 5h da manhã e a sair quase 23h. As horas extras em muitas empresas nem são contabilizadas, facilmente se trabalha 12h por dia. Quando eu fui vendedor freelancer de carros usados era pior. Entrava as 6:30 e saia as 18h. Logo ao entrar manobrava carros no pátio, limpava o mesmo e o escritório. Tínhamos que atender ao público, fazer anúncios em várias plataformas de marketplace e atender clientes durante e fora do expediente. Tínhamos também que levar veículos para a vistoria, lavagem e oficina. A ajuda de custo era apenas a passagem. Se eu vende-se de 0 a 7 carros por mês receberia 200 reais por carro vendido. Primeiro mês de trabalho não vendi nada, só fui vender no segundo mês. Ou seja, só fui receber no terceiro mês de trabalho.
@@lukashenrique4295 falei para vc... vc não conta as horas de transporte como tempo seu dedicado a empresa... vc sabe que se vc tiver um acidente de transito enquanto vai ao trabalho, ele é considerado acidente de trabalho??
uma coisa que eu acho muito daora, é o fato de que na china eles tem previsões de melhora e nao de estagnação ou piora que é oque eu sinto aqui no brasil
Por mais que seja cansativo e as vezes repetitivo é sempre bom fazer vídeos dessa forma, com essa abordagem, sempre tem gente nova chegando e as vezes por um vídeo a pessoa já saí tirando todas as conclusões possíveis. Admiro seu trabalho por nos mostrar a realidade de um país tão distante e sempre procurar esclarecer o lado bom e ruim da China, já que se formos depender do que a mídia ocidental diz, acharíamos que as experiências socialistas no oriente são nefastas, rsrsrs. Força Felipe e continue assim sempre nos informando, obrigado.
@@jlaneto Claro q é tanto q isso rola no Br nos EUA etc e é criticado.. ele não diz q é bom ele só explica a dinamica trabalhista q em compração com a mesma q ocorre em outros países, tú ganha mais na china do q no vietnam,brasil ou eua no mesmo trabalho precarizado.
Felipe, meu camarada, tenho um amigo que morou um tempo na China e a empresa da qual ele é sócio ainda mantém negócios com o país do Oriente. Em conversa comigo ele costumava relatar que o chinês trabalhava muitas horas por dia, devido a um acontecimento da história da China relacionado à política do filho único, que vigorou por décadas neste país. Dizia ele que a referida política havia reduzido as famílias e os chineses que nasceram durante a vigência da lei, estes não possuíam irmãos, por extensão, seus pais também tampouco puderam ter irmãos também, criando assim uma legião de adultos solitários e por isso preferiam se dedicar ao trabalho do que as relações sociais e de família. Ficaria muito satisfeito se pudesse desfazer essa curiosidade, sobre o impacto dessa lei no cotidiano do cidadão médio chinês, da mesma forma auxiliaria na compreensão dessa sociedade. Muito obrigado
Qual lugar que é perfeito? Até no céu teve anjo se rebelando.
4 місяці тому+1
00:05 Muitos não entendem minha interpretação sobre a China. 01:47 Complicações do sistema rural na China 03:24 A China não é um país socialista como afirmado. 04:59 Combatting the negative propaganda about China 06:33 Crítica à representação da Coreia do Norte e da China 08:02 Defendendo a importância do sistema de saúde pública e criticando a pressão sobre as crianças para estudarem excessivamente. 09:33 Work and vacations in China 11:07 Operadores de fábrica na China têm salários elevados devido às horas extras e à necessidade de equilibrar a legislação trabalhista com a competitividade global.
é otimo ver e ouvir o ponto de vista de quem vive e trabalha no local, China e não as fofocas de youtubers e mesmo jornalistas que moram em Niteroi-Rio e falam mal da China.
Mano sou cuidador de idoso e já cheguei a trabalhar 60 horas por semana sem contar ida e volta pra casa e ganhava muito, muito mal precarizado pra caramba. P.s. acho muito engraçado tu andar pela rua falando português com quem passa como se fossem entender o que tu fala 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣.
Eu cuido da minha idosa... minha mãe. Descanso só quando ela está dormindo... aí divido essas horas com um pouco de diversão na net e sono.e nem sou paga por isso. Pq não sou a única filha, mas sou a única que cuida. Tenho o maior respeito pelos profissionais que algumas vezes me ajudam qdo ela está no hospital. Pq é um trabalho super estressante.
@@snadramorena oi! você já procurou sobre o auxilio cuidador? talvez possa se aplicar no seu caso, só procurar o inss. apesar de pouco poderia ser uma renda extra pra você :)
Obrigado por mostrar pra nos um pouco mais da rua daí, achei legal vc falando dos problemas que vc vê por aí colocando o seu ponto de vista. Obrigado pelo video diferente. Gostaria de uim video com um nativo, se possivel em ingles
sobre horário de trabalho é bem complicado msm, mas entendo essa situação, minha sogra trabalha como enfermeira e em outra função da saúde que n lembro qual, e passa o dia todo em ambientes de trabalho, é das 6 ás 8 (e geralmente ainda pega plantão). Um dia tava assistindo um video seu com um amigo meu que trabalhava como garçom e ele n achou nada demais, claro, entrava as 10AM e saia as 1 da manhã pra conseguir 4mil. É mt errado mas as pessoas fazem o que for preciso pra conseguir viver bem. As vezes sem necessidade, como no caso da minha sogra que ganha quase 10mil (mas a troco de trabalhar o dia inteiro)
A gente normalizou ter que trabalhar muito e ganhar o máximo que puder, mesmo a base de muito esforço e pouco tempo livre, só pra conseguir ter uma vida melhor, porque senão, a gente vai viver uma vida de bosta =[ Fora essa dependência artificial pela busca infindável por sempre estar consumindo, como no caso da sua sogra que com menos ela teria uma vida confortável
@@adler19 simmm! nossa cara, eu tenho dó de verdade das pessoas q compram roupas de marca. 400 reais numa calça, 200 camisas, e tênis acima de mil. sem falar no iPhone q pessoas de classe baixa compram parcelado pra ostentar... não to zoando, sinto dó, porquê estão tentando compensar algo e meio q não faz sentido tanto luxo, nunca preenche nenhum vazio e te traz amizades porcas q tbém fazem o mesmo
@@lukashenrique4295 concordo! As pessoas vivem em prol do consumo. Eu trabalho pra mim mesmo como barbeiro, porém eu reduzi minha jornada diária pra 7h (às vezes passa por chegar gente perto de largar) por dia (menos o domingo que são 4h) e assim que diminuir minhas dívidas/investimento, pretendo trabalhar só 6 horas de segunda a sábado. Melhor diminuir o consumo e aproveitar a vida a viver uma vida de trabalhar de morrer, deus me livre
@@lukashenrique4295 muuuito. Eu, por exemplo, gasto no máximo R$100 numa camisa, calça até R$150 e tênis até R$250, mas já estou achando um absurdo e vou começar a usar o Aliexpress e a Shein. Quando vou comprar alguma coisa pra mim, penso: quanto tempo de vida eu vou precisar dispor pra comprar e foi assim que reduzi de dar R$2000 em celular Motorola e dou no máximo R$1000 em celular Xiaomi e ainda chorando kkkkkk Todo mundo deveria fazer esse exercício mental
@@lukashenrique4295 quem compra um iPhone dos novos sendo assalariado ganhando o mínimo ou quase é muita falta de amor próprio, porque é muito problemático saber que serão necessários vários meses até anos da sua vida pra comprar um ítem que não terá grande efeito na sua vida
O George Carlin tem uma piada que cabe bem nisso: “Tell people there's an invisible man in the sky who created the universe, and the vast majority will believe you. Tell them the paint is wet, and they have to touch it to be sure.” Meter o loco com absurdos o pessoal acredita e confia, quando fala coisas simples ficam questionando e pedindo provas :v
eu trabalhava 6 dias na semana 8h e 20min por dia, fora 4h de transporte ida e volta, e ganha um pouco mais que um salario mínimo, pensava em trabalho 24h por dia, fora o assédio moral, muita gente vive em bolhas e nunca passaram dificuldades p ficar falando bosta na internet, seria bom p muitas pessoas irem dar uma olhada nas condições dos trabalhadores do chão de fabrica, ver que ali não tem nada de democrático, é exploração dia e noite.
Amo como o Felipe sabe usar a função conativa em seus títulos de vídeos. Simplesmente para atrair o público, simplesmente o homem. Ex: A China não é perfeita, A China está sempre errada, Coreia do Norte Recruta 800 Mil homens contra os EUA, Não se mude para China e etc.
Felipe, a coisa que mais me pega, como brasileiro, tanto na China, como por exemplo no Japão(me corrija se eu tiver errado pf), é que as horas extras são meio que obrigatórias. Eu entendo que no Brasil também, fica meio que 'entre as linhas' as horas extras. Mas não é em todo emprego, toda empresa. Eu por exemplo, nunca fui obrigado ou coagido a fazer horas extras. Por isso acho pesadissimas essas rotinas de trabalho em fabrica no Japão. No mais concordo com seus pontos de vista. Obrigado pela atenção.
A princípio, são a maioria das empresas q fazem a hora extra. Zangyo no japão. não sei como é na China, mas assim, no japão ainda existem empresas de 8 horas, só q elas requerem diploma e pra estrangeiro, experiência na área. e lá tem as empresas de estrangeiros também, onde os donos são estrangeiros, mas a gerência pode ser japonesa, e q nessas empresas acabam fazendo só as 8 horas.
Pelo que ja vi o felipe falando nos vídeos dele, os chines tbm não são obrigados, mas culturalmente(com essa mentalidade de voltar para casa no campo com grana e dar uma vida melhor para família) eles se veem na obrigação de fazer a hora extra e levar essa grana a mais para o bolso, é muito incentivado isso la tbm.
Acha que consegue fazer uns vídeo comparando preço de mercado pequeno e mercado grande de rede? Além de dar view por chamar atenção, é interessante saber como funciona essa estrutura de distribuição por aí
Meu marido era engenheiro numa grande construtora e chegou a trabalhar 38 horas pra entregar uma obra, com mais 200 homens. Trabalhar 12 é normal, não sempre. O pessoal gosta de falar mal da China. Em contrapartida tinha carro, apartamentos grande pra morar sozinho, passagem pra mim até para o Chile, Salvador, RS várias cidades, Recife, Poços de Caldas etc. Não era nenhuma dessas empreiteiras da LJ.
de onde vc tirou que trotskysta odeia a china mano??? a única crítica deles é que a china não é socialista dentro dos conceitos do próprio marx, no mais temos que combater a sinofobia sim porem não podemos deixar de criticar.
@@ragiwilll444 Tá mais pra não é comunista pelos conceitos de Marx. Não é socialista pela corrente Trotskista. Porque socialismo é transição baseada na realidade material do país.
@@JhonataPactio que socialismo tem 44% do seu setor economico na mao das empresas privadas? que socialismo eh esse onde o numero de bilionarios aumentou em 53% so entre 2020 e 2021?? o proprio felipe fala que os trabalhadores ficam 12 horas por dia 6 dias por semana trabalhando e o mais valia vai todo pra mao do estado ou do setor privado. claro que a realidade material do pais dita como a transicao vai ser porem tu acha mesmo que a ideia do PCCH de cooptar a burguesia chinesa vai fazer o socialismo existir????
Aqui no Japão que é um país “maravilhoso”, não temos nenhum dia de atestado! Não trabalha, não ganha! E são 10 folgas por ano e sobe 1 a mais por cada ano trabalhado também, mas a maioria dos lugares não deixa vc tirar mais de 2 folgas por mês.
@@FelipeDurante pois é,mano. Eu vim pq quis né 😂 Se você reclama de qualquer coisa daqui, sai uns 15 brs do esgoto pra falar “o que tu tá fazendo aqui ainda? Vaza pro Brasil!” Cara, é foda. O povo é cego. Só obedece sem questionar nada.
Cara fico surpreso com o nível de riqueza da China, reparem nos carros que passam na rua durante o vídeo, isso que a cidade onde o Felipe mora não é grande (para eles né).
Moro no Japão desde 2005 e na época em que eu cheguei a China era sinônimo de piada no Japão por conta da qualidade dos produtos e na época também tinha muita gente vindo da China com a condição de "estagiário" que na verdade era desculpa para conseguir mão de obra barata, porém com o tempo, principalmente depois de 2008 o número de estagiários caiu vertiginosamente devido a dois fatores primeiro: em dez anos os salários chineses subiram muito, o desenvolvimento tecnológico chinês superou o Japão em muitas áreas, além de passar o Japão na posição de segunda economia mundial há mais de uma década, em números absolutos o salário japonês ainda é maior mas se continuar nessa projeção serão superados em menos de uma década, pelo menos o sistema de assistência médica japonês ainda é bem acessível porém a previdência é uma piada.
Vtnc... Tu tem paciência, xará!! Achei muito legal vc comentar sobre a necessidade de as crianças brincarem. Sem ser pai e tem essa consciência? Parabéns!!
O madeiro tem dormitórios em vários locais do país. Não são dentro dos ambientes de trabalho, mas os funcionários dividem quartos e custeiam os gastos...
eu acho algo incrível o argumento das pessoas do tipo "como assim vc que mora na china e ta sempre perguntando pras pessoas cobre a china saber mais que o nando moura, o trotskista, o hoc? como ousas felipe durante responder mentiras com fatos e ir contra tudo o que eu acredito?"
Aqui no Brasil é comum um trabalhador gastar 3 ou 4 horas para ir e voltar do trabalho,então se o trabalhador ter um alojamento dentro da empresa isso acaba beneficiando os trabalhadores,agora observando os automóveis que trafegam pelas ruas a China fica longe de ter um povo escravizado.
Tem um canal de um casal brasileiro que viaja pelo mundo. Eles já foram na Coreia do Norte. Não lembro o nome do canal agora. Acho que é mundo sem fim o nome do canal, não tenho certeza
As leis trabalhistas afundam os empresários brasileiros. O povo não quer trabalhar, quer tudo de graça e os que trabalham se lascam pra pagar essa corja. Já imaginou, o salário de um preso é maior que de uma doméstica.
Falta ao brasileiro um melhor raciocínio sobre as coisas. Trabalhar 12 horas por dia, no Japão há sobrecarga de trabalho, no Brasil só o tempo no transporte público já é como sobrecarga de trabalho. Quanto ao alojamento vejo como lado positivo evitar a favelização, no Brasil o trabalhador vai com a família para os grandes centros, não encontra moradia, não consegue pagar e vai para favela.
china cresceu e é oque é hoje porque ele tem um cultura forte na exploração do trabalho, as pessoas n ligam de serem os exploradas porque o trabalho faz parte da cultura deles
É muito díficil ver uma crítina a China com base no materialismo, não em fake news ou fatos supérfluos, tipo toda manchete q dão quando a China proibe um filme
Esperar interpretação de texto de brasileiro que não é alfabeto (entenda, alfabeto não é só ler e escrever) é demais, por isso eu mando esse tipo de pessoa estudar, ler o texto, quando aprender o que aquilo quer dizer, volta e conversa, senão é perda de tempo. Valeu pelo vídeo Felipe, abraço!
como se no brasil, ou em outros países, esta prática não fosse utilizada. as usinas de grãos (grandes fazendas de soja e milho), possuem alojamentos bastante precários para acondicionar o contingente de trabalhadores rurais durante as safras, sendo utilizados inclusive contêineres adaptados com capacidade para quatro ou cinco pessoas. as principais fazendas se situam em regiões isoladas, no interior do piauí por exemplo, logo os trabalhadores permanecem bastante tempo nos alojamentos, com restrições de locomoção até uma cidade vizinha, o retorno antes do termino da safra, quase não ocorre. durante este período, a rotina de trabalho é dura e longa. dificilmente seria observada esta prática na indústria brasileira, mas não em razão do respeito aos direitos humanos, mas sim pelo fato de quase não as termos - graças ao bando de "colono safad*"...
Na verdade o Brasileiro não consegue entender como se trabalha muito em diversos países asiáticos. No próprio Japão acontece o karoshi, que literalmente morrer de tanto trabalhar.
@@jlaneto mas não estou falando que é certo, só que isso não é algo exclusivo da China, é muito comum em diversos países da Ásia. O Brasileiro não entende como funciona Ásia e acham que só tem problemas na China muito das vezes.
@@caiomaltez6318 Sim. Vira e mexe falam de algo terrível na China, mas eu que curto cultura asiática falo: "teve umas 4 séries em animação no Japão falando disso essa semana". O gênero Isekai nos desenhos japoneses em alguns casos é basicamente: homem na casa dos 30, virgem, morre de tanto trabalhar e reencarna num mundo de RPG medieval onde ele é o mais forte e todas as mulheres caem aos pés dele.
Kkkk aqui no Brasil... é imensamente preocupante a falta de interpretação de texto ou fala kkk por exemplo: Se em um comentário que trnha mais que três linhas kkk a criatura fala: - "Não falou nada" Ou - " Que texto, manda áudio " Cada vez mais difícil até fazer comentários em redes sociais quando não é estupidez pura ou extremismo cego e alguem que veio ver o video e sai comentando qualquer bobagem fira de contexto só para contrariar! Kkk Seus videos são ótimos... só não entende quem fez supletivo do fundamental aos 30 anos!
Aqui no brasil, além de não ser da empresa, você tem que pagar e pagar caro e isso aqui é chamado de PENSÃO. O trabalhador vindo de outros lugares moram em pensões e acham que é porque eles escolheram viver assim. Já em países não capitalistas, VOCÊ É OBRIGADO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Sobre a questao da saúde, concordo. É difícil engolir que um país que se declara socialista não tem um sistema universal e público de saúde, quase inacreditável. Especialmente quando vários países capitalistas o tem (como o Brasil e muitos outros países, de europeus a asiatiacos). É simplesmente vergonhoso. China não é perfeita e tem muito o que melhorar, apesar de ter pontos positivos em relação aos EUA (e eu até preferiria a China).
Que socialista, animal. Tu não viu ele dizendo no vídeo q essa merda de país não tem leis trabalhistas, q o povo trabalha demais, q as crianças morrem de estudar, q a saúde é paga e afins? País cheio de bilionário, cheio de empresa gigante, com vários incentivos de livre comércio que faz EUA parecer uma Cuba da vida kkkk. É impressionante como vcs são imbecis. De socialismo a China só tem o partido e a ditadura. Nem os EUA é tão capitalista como a China em termos de liberdade econômica, não é atoa q empresas estrangeiras plantam suas empresas na China, pois tem incentivos fiscais, menos leis trabalhistas, pagam quase nada de impostos, além de menor burocracia. Na China tu produz o que quiser praticamente. Vai fazer isso no Brasil? Vai produzir um simples refrigerante pra ver o tanto de regulação q precisa seguir.
Esse é o modelo inicial dos CIEPS que o Brizola fez no RJ. Funcionava perfeitamente pras mães e raros pais responsáveis que precisavam trabalhar e não tinham como pagar babá. Mas o Moreira Franco destruiu o projeto logo no governo seguinte.
@@lukashenrique4295 esse é só um dos milhares de problemas. Ainda assim, pra brasileirinho ficar preocupado com o que acontece por lá é porque anda olhando pouco pra cá.
@@lukashenrique4295 Se vc visse ao que eu falei sobre as pessoas no Brasil que trabalham as 12 horas, sem nem creche no Brasil.. Uma pessoa que leva 4 horas para ir e voltar do trabalho onde ela trabalha 8 horas, também ficam 12 horas fora de casa... os filhos se forem na escola, passam pelo menos 6,7 horas. Pq no Brasil horas que vc passa no transito para ida e volta do trabalho como a pessoa estando a serviço da empresa.
É por isso que eu digo isso que a China precisa centralizar mais, criar uma saúde de graça de verdade e melhorar planejamentos urbano para resolver esse problema de não ter vagas para estacionar os carros ou criar prédios de estacionamento ou estacionamentos subterrâneos.
Essa questão do sistema de saúde é uma coisa não entra na minha cabeça, realmente não consigo entender porque ainda não tem um SUS aí, mas é isso, cada histórico gera uma atualidade diferente
Só usam trabalho escravo quando convém, se for pra falar da precarização/uberização/salários baixos e de todas mazelas que trabalhador brasileiro sofre, é um silêncio, ninguém fala um a!! agora é falar China que surge liberal até do esgoto pra falar da cor da nota impressa de dinheiro que o chinês tá recebendo. Sim liberal, a gente acredita que vc se preocupa
Acho muito bom ele falando sobre a china não ser perfeita,e realmente não é nenhum país é,mas é muito bom ele falando desse tema sobre a china não ser perfeita e tipo um monte de chinês dando tchauzinho e "✌️" kkkkkkkkk muito bom
O brasileiro médio não fica chocado com o fato de empregadas domésticas morarem no local de trabalho numa senzalinha e ter uma única folga de 15 em 15 dias. Que coisa, não?
Né?!!! #AiQueÓdio
eu vi alguns vídeos q mostravam vagas ruins para freelancers, e uma das vagas era faxineira. a pessoa tinha q limpar a casa toda e o pagamento era uma refeição no local. e o dinheiro pro aluguel? luz, água? zero. e tinha mais vagas nesse nível, parece estarem tentando normalizar péssimas condições de trabalho
Aqui em Santa Catarina, empregada doméstica vem te atender de Honda Civic, ganha no mínimo 25 reais a hora, algumas até 30 reais a hora.
Detalhe, e falta mão de obra, falta muito. Jardineiro, não tem, construtor civil poucos, tem que agendar para meses, pintor mesma coisa. Falta muita mão de obra aqui.
caso vocês não tenham visto, tem um espião do Xi seguindo ele o tempo todo, só que ele se disfarça de várias pessoas e objetos, o cara é muito bom!
Kkkkkk
Na verdade, todas as pessoas andando atrás dele, e na frente, e dos lados, e nas janelas dos prédios, atravessando a rua, são todos espiões do "papai Xi"!!
😂😂😂😂😂
..e como vc consegue ver ...são quase tds iguais ...😂😂😂😂.
Exatamente, não é para falar bem ou mal e sim... FALAR A VERDADE!
Vc podia fazer um vídeo falando mais do sistema de saúde chinês. Fiquei muito curioso com o que vc disse deles não terem SUS.
Se puder, faz essa, pf.
Os hospitais são privados. Os cidadãos possuem um tipo de crédito social. Nas cidades, você paga para utilizar o serviço no ato do atendimento, aí o Governo te reembolsa depois. Se você for um trabalhador de uma empresa da região, o empregador cobre os gastos do Governo com o seu atendimento.
Se necessitar de atendimento simples sem grandes demandas: é fácil, rápido e barato. Agora, se for algo mais sério, tipo uma cirurgia, e você não tiver dinheiro, pode ser um problemão por conta do custo.
Tem vídeo da CGTN sobre o sistema de saúde chinês.
Vi também que há diferenças na prestação do serviço nas grandes cidades e no interior.
@@MrBeanST hmmm. De fato, é uma questão importante que o gov. chinês tem que ver.
Obg pela explicação, viu?
@@santiagodelgado540 o Elias Jabbour disse que os Chineses pretendem ampliar o serviço de saúde gratuito. O problema é que nos países onde isso ocorreu, geralmente se consegue um grande PIB per capita e a produtividade ampliada. A China já tem um setor produtivo muito intensivo, só falta alcançar um status de PIB por habitante capaz de sustentar esse novo salto, onde a China começa a incrementar esse tipo de proposta ligada aos "trabalhos improdutivos". Se não me engano essa meta se enquadra no que eles chamam de "socialismo moderadamente próspero". Essa é uma meta para poucas décadas
ele ja fez
Cara que excelente o cenário dinâmico das ruas da china com os temas sendo abordados de forma sincera, esclarecida e informativa pelo Felipe é muito bom traz muito sobre a realidade
05:46 tem dois chineses numa moto, se isso fosse no Brasil acabava o canal kkkkkk
Só o fato de vc andar na rua sem medo de ser morto ou ser roubado já vale infinitamente mais do que temos aqui no Brasil... a China não é perfeita, mas ao menos foca no bem-estar da população.
Na China ainda há risco de ser morto, porque há muito motorista doido e responsável que parece dirigisse como se ele fosse piloto de corrida.
@@shamelessshark0710 Aqui também tem
@@shamelessshark0710 Isso sempre vai existir, o que importa é que a incidência de que ocorra isso seja o mais próxima possível do nulo.
Mas isso tbm acontece em países que não são comunistas/socialistas
Parece que os caras não têm mais argumento para tentar falar mal da China e ficam falando essas abstrações do tipo "você pode morrer atropelado na China"
Nós brasileiros, sentimos uma dificuldade muito grande de ter "hobbys" no tempo livre, pelo simples fato de que vivemos em um país que está em guerra civil permanente. Por isso que todo brasileiro quando vai para o exterior, se sente muito confortável com a sensação de segurança e liberdade de poder andar na rua, no metrô e em vários lugares públicos sem ter medo de ser assaltado ou até morto.
Felipe, fui um dos críticos no teu outro vídeo. Muitas das críticas foram contra alguns comentários e não contra vc.
Não sei se vc vai ler, mas sempre gosto de parabenizar o teu trabalho, que é fundamental aqui no YT! Obrigado pelo teu vídeo e pelo trabalho! Eu até fiz uma pergunta lá pra vc hoje e vc respondeu nesse. Acho que algumas críticas que vi contra o teu trampo foi por richa bairrista de marxista e porque galera te vê como um ideólogo marxista, sem perceber que vc é um trabalhador "comum" e que não tem tanto estudo assim no marxismo.
Mas enfim, tem erros na China que a gente não gostaria de reproduzir numa experiência sul americana e por isso precisamos criticar. E também tem críticas que precisam ser aceitas e outras rebatidas.
6:15 Exatamente! Qdo voltei da china para o brasil percebi isso.
Nem a China e nenhum país é Perfeito, cada um tem seus Problemas, Regras ,Culturas Custumes etc .
Eu Continuo admirando a China em muitos pontos assim Como tem também outros Países que admiro .
Sucesso para seu canal sempre.
sempre tive ódio do Brasil, mas ódio mesmo, só q fico muito mais tranquilo tendo minhas 8 horinhas por dia, na vdde meu trabalho tem 6 só, e uma pancada de benefícios. plano de saúde, odonto, gym pass, etc, e na China tudo é complicado ao dobro. o trabalho é dobrado, e as pessoas se relacionam muito por interesse. no Brasil todo mundo tá ferrado igual, a luta por interesses não é tão grande assim, acho mto mais fácil encontrar gente honesta e compromissada pra casar aqui do q em outros países
@@lukashenrique4295 8 horinhas é privilégio mesmo dentro do Brasil. Tem lugares ondes as pessoas gastam quase isso só nos deslocamentos. Nosso transporte público é horrível, aqui no DF então...
Eu como vendedor lojista sempre trabalhei em média 12h por dia.
Em épocas promocionais minha esposa, também vendedora - na Magazine Luiza-, já chegou a entrar na loja às 5h da manhã e a sair quase 23h.
As horas extras em muitas empresas nem são contabilizadas, facilmente se trabalha 12h por dia.
Quando eu fui vendedor freelancer de carros usados era pior. Entrava as 6:30 e saia as 18h. Logo ao entrar manobrava carros no pátio, limpava o mesmo e o escritório. Tínhamos que atender ao público, fazer anúncios em várias plataformas de marketplace e atender clientes durante e fora do expediente. Tínhamos também que levar veículos para a vistoria, lavagem e oficina.
A ajuda de custo era apenas a passagem. Se eu vende-se de 0 a 7 carros por mês receberia 200 reais por carro vendido.
Primeiro mês de trabalho não vendi nada, só fui vender no segundo mês. Ou seja, só fui receber no terceiro mês de trabalho.
@@lukashenrique4295 falei para vc... vc não conta as horas de transporte como tempo seu dedicado a empresa... vc sabe que se vc tiver um acidente de transito enquanto vai ao trabalho, ele é considerado acidente de trabalho??
Verdade Madame!!
Perfeito Felipe. De fato não é ideal trabalhar tanto, mas aqui trabalha-se tanto quanto e ganha-se menos.
uma coisa que eu acho muito daora, é o fato de que na china eles tem previsões de melhora e nao de estagnação ou piora que é oque eu sinto aqui no brasil
Ah! Tem que falar mal da China para os vira-latas do tio Sam se sentirem melhor. 😂😂😂😂😂
Por mais que seja cansativo e as vezes repetitivo é sempre bom fazer vídeos dessa forma, com essa abordagem, sempre tem gente nova chegando e as vezes por um vídeo a pessoa já saí tirando todas as conclusões possíveis. Admiro seu trabalho por nos mostrar a realidade de um país tão distante e sempre procurar esclarecer o lado bom e ruim da China, já que se formos depender do que a mídia ocidental diz, acharíamos que as experiências socialistas no oriente são nefastas, rsrsrs. Força Felipe e continue assim sempre nos informando, obrigado.
Trabalhar 12hs por dia 6 dias por semana não é nefasto pra ti não?
@@jlaneto Claro q é tanto q isso rola no Br nos EUA etc e é criticado.. ele não diz q é bom ele só explica a dinamica trabalhista q em compração com a mesma q ocorre em outros países, tú ganha mais na china do q no vietnam,brasil ou eua no mesmo trabalho precarizado.
@@luanmateus4505 por isso que é capitalismo
Felipe, meu camarada, tenho um amigo que morou um tempo na China e a empresa da qual ele é sócio ainda mantém negócios com o país do Oriente.
Em conversa comigo ele costumava relatar que o chinês trabalhava muitas horas por dia, devido a um acontecimento da história da China relacionado à política do filho único, que vigorou por décadas neste país.
Dizia ele que a referida política havia reduzido as famílias e os chineses que nasceram durante a vigência da lei, estes não possuíam irmãos, por extensão, seus pais também tampouco puderam ter irmãos também, criando assim uma legião de adultos solitários e por isso preferiam se dedicar ao trabalho do que as relações sociais e de família.
Ficaria muito satisfeito se pudesse desfazer essa curiosidade, sobre o impacto dessa lei no cotidiano do cidadão médio chinês, da mesma forma auxiliaria na compreensão dessa sociedade.
Muito obrigado
Considero importantes esses vídeos que contam sobre outros paises e as diferentes visões de mundo existentes. Continue com seu trabalho!
Qual lugar que é perfeito? Até no céu teve anjo se rebelando.
00:05 Muitos não entendem minha interpretação sobre a China.
01:47 Complicações do sistema rural na China
03:24 A China não é um país socialista como afirmado.
04:59 Combatting the negative propaganda about China
06:33 Crítica à representação da Coreia do Norte e da China
08:02 Defendendo a importância do sistema de saúde pública e criticando a pressão sobre as crianças para estudarem excessivamente.
09:33 Work and vacations in China
11:07 Operadores de fábrica na China têm salários elevados devido às horas extras e à necessidade de equilibrar a legislação trabalhista com a competitividade global.
adoro quando o Felipe posta esses vídeos
é otimo ver e ouvir o ponto de vista de quem vive e trabalha no local, China e não as fofocas de youtubers e mesmo jornalistas que moram em Niteroi-Rio e falam mal da China.
Mano sou cuidador de idoso e já cheguei a trabalhar 60 horas por semana sem contar ida e volta pra casa e ganhava muito, muito mal precarizado pra caramba.
P.s. acho muito engraçado tu andar pela rua falando português com quem passa como se fossem entender o que tu fala 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣.
Eu cuido da minha idosa... minha mãe. Descanso só quando ela está dormindo... aí divido essas horas com um pouco de diversão na net e sono.e nem sou paga por isso. Pq não sou a única filha, mas sou a única que cuida. Tenho o maior respeito pelos profissionais que algumas vezes me ajudam qdo ela está no hospital. Pq é um trabalho super estressante.
@@snadramorena oi! você já procurou sobre o auxilio cuidador? talvez possa se aplicar no seu caso, só procurar o inss. apesar de pouco poderia ser uma renda extra pra você :)
Vc ta cada vez maior Felipe, esse tipo de coisa só vai aumentar, a questão é como vc vai lidar.
ESSES SEUS VÍDEOS ANDANDO NA RUA SÃO MARAVILHOSOS.CONTINUEM FAZENDO ASSIM.OBRIGADO
otimo video, faça mais videos nas ruas, e uma coisa que gostaria muito é q vc mostrasse como é no dia a dia
Valeu Felipe! Adoro seus vídeos!
valeu mano!
Oi felipe ótimos vídeos. Pretende fazer um video sobre as cooperativas chinesas? Acharia interessante saber sobre elas.
12:15 Da próxima vez que reclamarem, faz um vídeo com a câmera apontando pro chão e mostrando LITERALMENTE "só a rua". 🤣
Ia ser legal
Obrigado por mostrar pra nos um pouco mais da rua daí, achei legal vc falando dos problemas que vc vê por aí colocando o seu ponto de vista. Obrigado pelo video diferente.
Gostaria de uim video com um nativo, se possivel em ingles
Estão perfeitos o seus vídeos ,assisto todos os dias, obrigada por compartilhar suas experiências e percepções!😉
Boa, tava esperando agora posso almoçar
Ver os vídeos desse cara é uma aula muito boa 👏👏👏
Perfeito, o problema é quando os caras aparecem com narrativas absurdas o tempo todo com objetivos bem específicos.
6:10 o menino deu tchauzinho pra nois kkkkkkkkk
8:29 e essa aqui, ela já tava na sua Felipe
sobre horário de trabalho é bem complicado msm, mas entendo essa situação, minha sogra trabalha como enfermeira e em outra função da saúde que n lembro qual, e passa o dia todo em ambientes de trabalho, é das 6 ás 8 (e geralmente ainda pega plantão). Um dia tava assistindo um video seu com um amigo meu que trabalhava como garçom e ele n achou nada demais, claro, entrava as 10AM e saia as 1 da manhã pra conseguir 4mil. É mt errado mas as pessoas fazem o que for preciso pra conseguir viver bem. As vezes sem necessidade, como no caso da minha sogra que ganha quase 10mil (mas a troco de trabalhar o dia inteiro)
A gente normalizou ter que trabalhar muito e ganhar o máximo que puder, mesmo a base de muito esforço e pouco tempo livre, só pra conseguir ter uma vida melhor, porque senão, a gente vai viver uma vida de bosta =[ Fora essa dependência artificial pela busca infindável por sempre estar consumindo, como no caso da sua sogra que com menos ela teria uma vida confortável
@@adler19 simmm! nossa cara, eu tenho dó de verdade das pessoas q compram roupas de marca. 400 reais numa calça, 200 camisas, e tênis acima de mil. sem falar no iPhone q pessoas de classe baixa compram parcelado pra ostentar... não to zoando, sinto dó, porquê estão tentando compensar algo e meio q não faz sentido tanto luxo, nunca preenche nenhum vazio e te traz amizades porcas q tbém fazem o mesmo
@@lukashenrique4295 concordo! As pessoas vivem em prol do consumo. Eu trabalho pra mim mesmo como barbeiro, porém eu reduzi minha jornada diária pra 7h (às vezes passa por chegar gente perto de largar) por dia (menos o domingo que são 4h) e assim que diminuir minhas dívidas/investimento, pretendo trabalhar só 6 horas de segunda a sábado. Melhor diminuir o consumo e aproveitar a vida a viver uma vida de trabalhar de morrer, deus me livre
@@lukashenrique4295 muuuito. Eu, por exemplo, gasto no máximo R$100 numa camisa, calça até R$150 e tênis até R$250, mas já estou achando um absurdo e vou começar a usar o Aliexpress e a Shein. Quando vou comprar alguma coisa pra mim, penso: quanto tempo de vida eu vou precisar dispor pra comprar e foi assim que reduzi de dar R$2000 em celular Motorola e dou no máximo R$1000 em celular Xiaomi e ainda chorando kkkkkk Todo mundo deveria fazer esse exercício mental
@@lukashenrique4295 quem compra um iPhone dos novos sendo assalariado ganhando o mínimo ou quase é muita falta de amor próprio, porque é muito problemático saber que serão necessários vários meses até anos da sua vida pra comprar um ítem que não terá grande efeito na sua vida
A China ainda está em um processo de desenvolvimento, compara como era 20 anos atrás pra ver como melhorou e daqui 20 anos então estará muito melhor.
Eu amo a cultura chinesa muita sabedoria ,vc e super profissional contimue assim adorei seu canal parabéns 😊
O George Carlin tem uma piada que cabe bem nisso: “Tell people there's an invisible man in the sky who created the universe, and the vast majority will believe you. Tell them the paint is wet, and they have to touch it to be sure.”
Meter o loco com absurdos o pessoal acredita e confia, quando fala coisas simples ficam questionando e pedindo provas :v
Quem reclama que na China trabalha 12 não sabe o que é trabalhar de uber aqui no Brasil
os dois tão errados esse é o ponto
eu trabalhava 6 dias na semana 8h e 20min por dia, fora 4h de transporte ida e volta, e ganha um pouco mais que um salario mínimo, pensava em trabalho 24h por dia, fora o assédio moral, muita gente vive em bolhas e nunca passaram dificuldades p ficar falando bosta na internet, seria bom p muitas pessoas irem dar uma olhada nas condições dos trabalhadores do chão de fabrica, ver que ali não tem nada de democrático, é exploração dia e noite.
@@Thomasravelly tipo a China
Amo como o Felipe sabe usar a função conativa em seus títulos de vídeos. Simplesmente para atrair o público, simplesmente o homem.
Ex: A China não é perfeita, A China está sempre errada, Coreia do Norte Recruta 800 Mil homens contra os EUA, Não se mude para China e etc.
e o bom é q não é clickbait, se fosse eu não acompanharia, não kkk. mas é uma boa jogada do Felipe mesmo, bate aquela curiosidade pra saber
@@lukashenrique4295 simm
Felipe, a coisa que mais me pega, como brasileiro, tanto na China, como por exemplo no Japão(me corrija se eu tiver errado pf), é que as horas extras são meio que obrigatórias. Eu entendo que no Brasil também, fica meio que 'entre as linhas' as horas extras. Mas não é em todo emprego, toda empresa. Eu por exemplo, nunca fui obrigado ou coagido a fazer horas extras. Por isso acho pesadissimas essas rotinas de trabalho em fabrica no Japão. No mais concordo com seus pontos de vista. Obrigado pela atenção.
A princípio, são a maioria das empresas q fazem a hora extra. Zangyo no japão. não sei como é na China, mas assim, no japão ainda existem empresas de 8 horas, só q elas requerem diploma e pra estrangeiro, experiência na área.
e lá tem as empresas de estrangeiros também, onde os donos são estrangeiros, mas a gerência pode ser japonesa, e q nessas empresas acabam fazendo só as 8 horas.
Pelo que ja vi o felipe falando nos vídeos dele, os chines tbm não são obrigados, mas culturalmente(com essa mentalidade de voltar para casa no campo com grana e dar uma vida melhor para família) eles se veem na obrigação de fazer a hora extra e levar essa grana a mais para o bolso, é muito incentivado isso la tbm.
8:34 Durante arrebatando corações chineses hahah
É o estilo de cabelo Mao 😂
O motorista agora é solteiro kkkkkkk
Felipe crocante é bombado também, isso explica kkkk
@@pliskin101 hahaha ta mais pro estilo Deng Xiaoping hahaha
1 ano deste vídeo e os direitos trabalhistas no Brasil só afunda Felipe
Acha que consegue fazer uns vídeo comparando preço de mercado pequeno e mercado grande de rede? Além de dar view por chamar atenção, é interessante saber como funciona essa estrutura de distribuição por aí
Meu marido era engenheiro numa grande construtora e chegou a trabalhar 38 horas pra entregar uma obra, com mais 200 homens. Trabalhar 12 é normal, não sempre. O pessoal gosta de falar mal da China.
Em contrapartida tinha carro, apartamentos grande pra morar sozinho, passagem pra mim até para o Chile, Salvador, RS várias cidades, Recife, Poços de Caldas etc. Não era nenhuma dessas empreiteiras da LJ.
Felipe, tu foi atacado por trotskystas mano, eles odeiam a China
de onde vc tirou que trotskysta odeia a china mano??? a única crítica deles é que a china não é socialista dentro dos conceitos do próprio marx, no mais temos que combater a sinofobia sim porem não podemos deixar de criticar.
@@ragiwilll444 Tá mais pra não é comunista pelos conceitos de Marx. Não é socialista pela corrente Trotskista. Porque socialismo é transição baseada na realidade material do país.
@@JhonataPactio que socialismo tem 44% do seu setor economico na mao das empresas privadas? que socialismo eh esse onde o numero de bilionarios aumentou em 53% so entre 2020 e 2021?? o proprio felipe fala que os trabalhadores ficam 12 horas por dia 6 dias por semana trabalhando e o mais valia vai todo pra mao do estado ou do setor privado. claro que a realidade material do pais dita como a transicao vai ser porem tu acha mesmo que a ideia do PCCH de cooptar a burguesia chinesa vai fazer o socialismo existir????
Aqui no Japão que é um país “maravilhoso”, não temos nenhum dia de atestado! Não trabalha, não ganha!
E são 10 folgas por ano e sobe 1 a mais por cada ano trabalhado também, mas a maioria dos lugares não deixa vc tirar mais de 2 folgas por mês.
Mas aí é o capitalismo, é tua escolha, tu que não se esforçou mais 😂
@@FelipeDurante pois é,mano. Eu vim pq quis né 😂
Se você reclama de qualquer coisa daqui, sai uns 15 brs do esgoto pra falar “o que tu tá fazendo aqui ainda? Vaza pro Brasil!”
Cara, é foda. O povo é cego. Só obedece sem questionar nada.
Felipe, seus vídeos são bons pra crlh.
Cara fico surpreso com o nível de riqueza da China, reparem nos carros que passam na rua durante o vídeo, isso que a cidade onde o Felipe mora não é grande (para eles né).
Moro no Japão desde 2005 e na época em que eu cheguei a China era sinônimo de piada no Japão por conta da qualidade dos produtos e na época também tinha muita gente vindo da China com a condição de "estagiário" que na verdade era desculpa para conseguir mão de obra barata, porém com o tempo, principalmente depois de 2008 o número de estagiários caiu vertiginosamente devido a dois fatores primeiro: em dez anos os salários chineses subiram muito, o desenvolvimento tecnológico chinês superou o Japão em muitas áreas, além de passar o Japão na posição de segunda economia mundial há mais de uma década, em números absolutos o salário japonês ainda é maior mas se continuar nessa projeção serão superados em menos de uma década, pelo menos o sistema de assistência médica japonês ainda é bem acessível porém a previdência é uma piada.
Conteúdo informativo e, mais importante, honesto!
Parabéns!
Vtnc... Tu tem paciência, xará!! Achei muito legal vc comentar sobre a necessidade de as crianças brincarem. Sem ser pai e tem essa consciência? Parabéns!!
Muito bom esses videos andando pelas ruas Felipe, formato ficou daora
O madeiro tem dormitórios em vários locais do país. Não são dentro dos ambientes de trabalho, mas os funcionários dividem quartos e custeiam os gastos...
eu acho algo incrível o argumento das pessoas do tipo "como assim vc que mora na china e ta sempre perguntando pras pessoas cobre a china saber mais que o nando moura, o trotskista, o hoc? como ousas felipe durante responder mentiras com fatos e ir contra tudo o que eu acredito?"
Aqui no Brasil é comum um trabalhador gastar 3 ou 4 horas para ir e voltar do trabalho,então se o trabalhador ter um alojamento dentro da empresa isso acaba beneficiando os trabalhadores,agora observando os automóveis que trafegam pelas ruas a China fica longe de ter um povo escravizado.
Teu Brasil deve se resumir em São Paulo, né 😂
Vai visita a Coreia do norte pra grava pra nois quando der
Up
Tem um canal de um casal brasileiro que viaja pelo mundo. Eles já foram na Coreia do Norte. Não lembro o nome do canal agora. Acho que é mundo sem fim o nome do canal, não tenho certeza
Valeu Felipe. Muito legal a gente por ver um pouco a cidade enquanto vc fala. Abraço
Ótimo vídeo como sempre. Faz vídeo mostrando o metrô dai ou falando mais do sistema de saúde.
4:42 irmão do jorel no meio do vídeo fds n tankeikkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
"Tem segunda feira no comunismo"🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
ser criticado e a prova que você ta no caminho certo, parabéns pelo vídeo.
Os caras que criticam são as mesmas pessoas que querem acabar com direitos trabalhistas e previdenciários
Boa tarde Felipe!
As leis trabalhistas afundam os empresários brasileiros. O povo não quer trabalhar, quer tudo de graça e os que trabalham se lascam pra pagar essa corja. Já imaginou, o salário de um preso é maior que de uma doméstica.
Falta ao brasileiro um melhor raciocínio sobre as coisas.
Trabalhar 12 horas por dia, no Japão há sobrecarga de trabalho, no Brasil só o tempo no transporte público já é como sobrecarga de trabalho.
Quanto ao alojamento vejo como lado positivo evitar a favelização, no Brasil o trabalhador vai com a família para os grandes centros, não encontra moradia, não consegue pagar e vai para favela.
A China e o Brasil tem muito haver pois o trabalhador aqui no Brasil também não é valorizado.
Felipe, o governo chinês fala em reformar o sistema de saúde? Ou outras forças o fazem?
Todo País tem seus defeitos
e erros, nenhum País é perfeito, *eu concordo com Felipe!* 🇨🇳🇨🇳💖👍
china cresceu e é oque é hoje porque ele tem um cultura forte na exploração do trabalho, as pessoas n ligam de serem os exploradas porque o trabalho faz parte da cultura deles
Felipe brabo como sempre
É muito díficil ver uma crítina a China com base no materialismo, não em fake news ou fatos supérfluos, tipo toda manchete q dão quando a China proibe um filme
Esperar interpretação de texto de brasileiro que não é alfabeto (entenda, alfabeto não é só ler e escrever) é demais, por isso eu mando esse tipo de pessoa estudar, ler o texto, quando aprender o que aquilo quer dizer, volta e conversa, senão é perda de tempo. Valeu pelo vídeo Felipe, abraço!
como se no brasil, ou em outros países, esta prática não fosse utilizada. as usinas de grãos (grandes fazendas de soja e milho), possuem alojamentos bastante precários para acondicionar o contingente de trabalhadores rurais durante as safras, sendo utilizados inclusive contêineres adaptados com capacidade para quatro ou cinco pessoas. as principais fazendas se situam em regiões isoladas, no interior do piauí por exemplo, logo os trabalhadores permanecem bastante tempo nos alojamentos, com restrições de locomoção até uma cidade vizinha, o retorno antes do termino da safra, quase não ocorre. durante este período, a rotina de trabalho é dura e longa. dificilmente seria observada esta prática na indústria brasileira, mas não em razão do respeito aos direitos humanos, mas sim pelo fato de quase não as termos - graças ao bando de "colono safad*"...
Felipe. Não tenta agradar trostkistas, vc só vai se estressar.
Na verdade o Brasileiro não consegue entender como se trabalha muito em diversos países asiáticos. No próprio Japão acontece o karoshi, que literalmente morrer de tanto trabalhar.
Ta errado do mesmo jeito
@@jlaneto mas não estou falando que é certo, só que isso não é algo exclusivo da China, é muito comum em diversos países da Ásia. O Brasileiro não entende como funciona Ásia e acham que só tem problemas na China muito das vezes.
@@caiomaltez6318 Sim. Vira e mexe falam de algo terrível na China, mas eu que curto cultura asiática falo: "teve umas 4 séries em animação no Japão falando disso essa semana". O gênero Isekai nos desenhos japoneses em alguns casos é basicamente: homem na casa dos 30, virgem, morre de tanto trabalhar e reencarna num mundo de RPG medieval onde ele é o mais forte e todas as mulheres caem aos pés dele.
KKKKKKKKKKKKKKKKK O FELIPE PARANDO PRA OLHAR O ACIDENTE
Kkkk aqui no Brasil... é imensamente preocupante a falta de interpretação de texto ou fala kkk por exemplo:
Se em um comentário que trnha mais que três linhas kkk a criatura fala:
- "Não falou nada"
Ou
- " Que texto, manda áudio "
Cada vez mais difícil até fazer comentários em redes sociais quando não é estupidez pura ou extremismo cego e alguem que veio ver o video e sai comentando qualquer bobagem fira de contexto só para contrariar! Kkk
Seus videos são ótimos... só não entende quem fez supletivo do fundamental aos 30 anos!
Aqui no brasil, além de não ser da empresa, você tem que pagar e pagar caro e isso aqui é chamado de PENSÃO. O trabalhador vindo de outros lugares moram em pensões e acham que é porque eles escolheram viver assim. Já em países não capitalistas, VOCÊ É OBRIGADO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
PARABÉNS e Sucesso SEMPRE DANIEL ALVORADA RS BORA PASSEAR e VIVER a vida VIVA a vida VIVA a vida VIVA a vida VIVA a vida VIVA a vida VIVA a vida
Esse finalzinho ae merecia ir pro PoopdoLuide... ahahahahah
Cara, eu moro em Taiwan e assisto aos vídeos do Felipe pra ver se dá pra comparar os dois lugares.
E da ?
e da ? 2
@@tarcioalmeida936 Use a imaginação.
@@lukashenrique4295 Use a imaginação. 2
O professor HOC é o Rodrigo Silva da geopolítica. A desonestidade em pessoa, inclusive o mesmo deve ganhar alguma coisa da Atlas Network.
Que legal, te conheci através dos meteoros, vou te seguir Felipe🎉 meu filho também está na China desde 2018❤
Esses vídeos são legais!
Sobre a questao da saúde, concordo. É difícil engolir que um país que se declara socialista não tem um sistema universal e público de saúde, quase inacreditável. Especialmente quando vários países capitalistas o tem (como o Brasil e muitos outros países, de europeus a asiatiacos). É simplesmente vergonhoso.
China não é perfeita e tem muito o que melhorar, apesar de ter pontos positivos em relação aos EUA (e eu até preferiria a China).
Que socialista, animal. Tu não viu ele dizendo no vídeo q essa merda de país não tem leis trabalhistas, q o povo trabalha demais, q as crianças morrem de estudar, q a saúde é paga e afins? País cheio de bilionário, cheio de empresa gigante, com vários incentivos de livre comércio que faz EUA parecer uma Cuba da vida kkkk. É impressionante como vcs são imbecis. De socialismo a China só tem o partido e a ditadura. Nem os EUA é tão capitalista como a China em termos de liberdade econômica, não é atoa q empresas estrangeiras plantam suas empresas na China, pois tem incentivos fiscais, menos leis trabalhistas, pagam quase nada de impostos, além de menor burocracia. Na China tu produz o que quiser praticamente. Vai fazer isso no Brasil? Vai produzir um simples refrigerante pra ver o tanto de regulação q precisa seguir.
Parabéns pelo vídeo!
Gostei deste formato. BH MG
Quanto a estudo, as crianças vão para casa jantada e tomada banho, pelo que eu fiquei sabendo. Se os pais trabalham 12 horas, isso é muito bom.
Esse é o modelo inicial dos CIEPS que o Brizola fez no RJ. Funcionava perfeitamente pras mães e raros pais responsáveis que precisavam trabalhar e não tinham como pagar babá. Mas o Moreira Franco destruiu o projeto logo no governo seguinte.
pra mim o problema é justamente trabalhar 12 horas
@@lukashenrique4295 esse é só um dos milhares de problemas. Ainda assim, pra brasileirinho ficar preocupado com o que acontece por lá é porque anda olhando pouco pra cá.
@@lukashenrique4295 Se vc visse ao que eu falei sobre as pessoas no Brasil que trabalham as 12 horas, sem nem creche no Brasil..
Uma pessoa que leva 4 horas para ir e voltar do trabalho onde ela trabalha 8 horas, também ficam 12 horas fora de casa... os filhos se forem na escola, passam pelo menos 6,7 horas. Pq no Brasil horas que vc passa no transito para ida e volta do trabalho como a pessoa estando a serviço da empresa.
HAHAHA, adorei o vídeo. Continua mostrando mais o rosto p/ felicidade dessa Flor De Pessoa.
Falei no outro vídeo e falo neste, muuuuito melhor os vídeos assim! Curto pra caramba ver o cotidiano de outras culturas.
Faz um video sobre fallung gong (fallung dafa). 😉
É por isso que eu digo isso que a China precisa centralizar mais, criar uma saúde de graça de verdade e melhorar planejamentos urbano para resolver esse problema de não ter vagas para estacionar os carros ou criar prédios de estacionamento ou estacionamentos subterrâneos.
O trabalho de 12h por 6 dias é generalizado na China? A partir de quantas horas/dia é considerado hora extra?
formato bom demais Felipe
Essa questão do sistema de saúde é uma coisa não entra na minha cabeça, realmente não consigo entender porque ainda não tem um SUS aí, mas é isso, cada histórico gera uma atualidade diferente
Engraçado no Brasil existe trabalho escravo ninguém fala nada, tinha um
homem que vivia em criação de porcos e era alimentado com lavagem ;-;
E pior, com bem menos direitos e vivendo uma vida inferior à vivida pelos chineses
Mil pessoas descobertas em uns 40 dias.. imagina quantas milhares não descobertas trabalhando assim por aí??
Só usam trabalho escravo quando convém, se for pra falar da precarização/uberização/salários baixos e de todas mazelas que trabalhador brasileiro sofre, é um silêncio, ninguém fala um a!! agora é falar China que surge liberal até do esgoto pra falar da cor da nota impressa de dinheiro que o chinês tá recebendo. Sim liberal, a gente acredita que vc se preocupa
Os mesmos que falam dos horrores da China passam pano para Escravidão no Brasil
Acho muito bom ele falando sobre a china não ser perfeita,e realmente não é nenhum país é,mas é muito bom ele falando desse tema sobre a china não ser perfeita e tipo um monte de chinês dando tchauzinho e "✌️" kkkkkkkkk muito bom
Felipe descobrindo os trotskistas kkkkkkkkks são um saco
ótimo vídeo, felipe.
Olhando por esse lado. O Brasil é um paraíso. Tem SUS, férias, décimo terceiro. Só precisa melhorar a remuneração.