Uma vez que a teoria não contempla a prática... é uma péssima teoria. Ou seja, nem na teoria é lindo! Eu me arrisco a dizer e tanto você quanto o professor do vídeo nunca leu a porra da lei para dizer que na teoria é lindo. Eu proponho um desafio. Vamos fazer um live no seu Instagram lendo o texto da lei e avaliando a realidade?
@@vrodinger Não quero, não estou a fim e não me interessa a sua opnião. Nem Instagram eu tenho! Mesmo que tivesse, não perderia o meu precioso tempo. Vá procurar o que fazer.
@@ampmat kkkkkkkk tadinho. Não aguenta debater porque sabe que não leu o projeto. E eu não estou falando sobre debater com você seria uma perda de tempo. Estava falando sobre debate com o professor do vídeo.... mas ele é outro que não tem coragem para debater
Acredito prof. Eldo, com base no meu pequeno conhecimento sobre o assunto, é que todo esse problema poderia ser evitado se a preparação dos profissionais da educação tivesse sido iniciada antes do ano letivo começar. Quero muito que de certo e que se pare de a cada ciclo de anos haver uma mudança nas politicas educacionais e na organização do ensino. Outra coisa que me perturbar é eles falarem que toda essa mudança ocorreu de forma democrática e com a participação de todos. Se tivesse ocorrido realmente isso, não teríamos todo esse furdunço. Mas, minha maior indignação é: quando eles vão perceber que toda essa mudança (e que pode ser muito positiva) deveria ser iniciada no inicio do fundamental e olhe lá se não mais cedo, para que esse jovem quando chegasse no ensino médio ele saber o básico do que ele precisa pra ser protagonista. Perdão pelo desabafo e parabéns e obrigado pelo vídeo, me ajudou muito.
Bora lá. A mudança vem desde 2014, e contou com a participação de todos que se envolveram, mas normalmente o pessoal não gosta de ler leis, nem pensar, prefere apenas as criticar. A BNCC ficou anos em consulta popular, eu mesmo fiz dezenas de mudancas na área de humanas. Tb quero que dê certo. Essa mudança não é igual as outras pois não é de UMA rede, mas sim nacional, e inclusive, começou sim pelo ENSINO INFANTIL, desde 2018. Infelizmente por a parte EI e EF ser de método e currículo, e não de estrutura, as redes responsáveis apenas fingem mudar, pois é mais confortável.
Ótimo vídeo prof. Eldo. Fiz o curso do MEC, mas a novidade traz muitas informações muitas mudanças e precisamos estar sempre aprendendo. Vou seguir para mais novidades.
Fiz minhas preferências na escolha do ano passado para o itinerário, e nesse ano cai em uma sala que tem um itinerário que não escolhi, e não tem como mudar
Comecei recentemente um curso no avamec sobre a Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, trata sobre as ciências sociais e humanas no novo ensino médio. Ainda estou um pouco confuso, mas prosseguindo no curso acredito que tudo será exclarecido.
@@ProfEldo Então procurando cursos para atingir as 200 complentares para minha segunda licenciatura em pedagogia acabei chegando no Avamec( uma plataforma de cursos gratuitos do MEC voltados para educadores de diferentes áreas e interessados em geral ). Lá encontrei conforme citei o curso: Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas que tem como público alvo "professores do novo ensino médio ligados à áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas". E segundo o objetivo desse curso citando na íntegra é " criar condições reflexivas e práticas para desenvolver competências nos professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do ensino médio, capacitando-os a trabalhar por áreas do conhecimento e não mais por disciplinas." E o interessante que não havia me atentado são os objetivos específicos numa lista e que tratam da compreensão das 10 competências gerais da BNCC para a formação básica, planejamento integrado por área no novo ensino médio, Eixos estruturantes dos itinerários e elaboração do plano de aula e avaliação na lógica das competências. Além desse curso há outros: Formação em Ciências da natureza e suas competências, matemática e suas tecnologias e formação em linguagens e suas tecnologias, além de outros. Então achei bem interessante essa iniciativa do MEC em promover esses cursos com o objetivo de deixar a gente por dentro do novo formato do ensino médio. Porém tem algumas dúvidas que não são sanadas nessa plataforma, dúvidas que vão surgindo com o tempo.
resolver fazer outro comentário para separar os assuntos. Uma coisa que me assustou muito, mesmo com a liberdade dos itinerários, é a diminuição da carga horária de humanas e as retiradas de algumas habilidades.
A a diferença na estruturação da rede privada é nítida! Confesso que estou preocupada… minha filha não está gostando da organização e avaliando esse novo modelo na prática não sei se realmente será favorável.
Sim! Os seus vídeos são muito esclarecedores, estou estudando o novo ensino médio faz um tempinho, mas quanto mais estudo a proposta mas percebo que é uma proposta completamente fora da realidade de 90% dos brasileiros, enfim se a ideia é afastar os jovens da escola estão no caminho certo.
Aqui discordamos, a principal ideia é mudar o método dentro de sala de aula, dar o poder de escolha e o protagonismo ao estudante. Esse vídeo mostra um modelo ruim, que estava sendo aplicado aqui no RS, mas agora ele está em extinção, com um modelo novo e mais alinhado a ideia de protagonismo. Já fiz vídeo sobre ele aqui
oq eu ainda n entendo é sobre a obrigatoriedade, oq a escola vai ser obrigada a oferecer ? oq o aluno vai ser obrigado a estudar ? como ficou a questão da história no EM. essas são minhas duvidas. Vejo que as possibilidades são incríveis.
Bom dia! Minha dúvida é: No horários que os alunos e professores recebem, vai permanecer o nome das disciplinas ou o nome da área de conhecimento? Se possível compartilha o horário da sua escola. Grata!
Na verdade são duas opções para a parte flexível do curriculo. Mas a grande chave para resolver essa questão é a interdisciplinaridade compreender o que é primeiro. Neste sentido a criação de disciplinas eletivas inicialmente faz mais sentido porque as redes seriam menos impactadas dessa forma. Já os itinerários formativos dessa forma seriam mais onerosos .. Mas esperemos que a reforma de certo!
Em relação a esses itinerários, são os professores da própria escola que vão ensinar empreendedorismo, projeto de vida ...etc? Ou existe a possibilidade de um profissional a parte pra esse fim??
A resposta para as duas perguntas é SIM. Normalmente vai ser o próprio professor, mas tb existe a possibilidade de pessoas com o notório saber trabalharem com algum componente específico dentro dos itinerários. Mas isso vai depender de cada rede. Aqui no RS na minha escola que é piloto do NEM, todas os componentes dão ministrados por professores da rede de acordo com sua área de formação. Eu fiz um vídeo com 10 perguntas sobre o NEM onde eu explico melhor essa questão
Olá gostaria de saber se eu escolher um itinerário no ensino médio eu vou poder escolher outro pra fazer a segunda prova do Enem ou tem que ser o mesmo que eu fiz no ensino médio?
Na verdade parece que quem quer ver tudo dar errado são as próprias "autoridades" que impõe um projeto desse sem a participação de educadores, estudantes e comunidade. Aliás, como sempre ...
Eu concordo com você, depois de dois anos de prática eu estou vendo cada dia mais os governos repetindo os mesmos erros de sempre, pensando em números e esquecendo os seres humanos
Boa dia, boa tarde, boa noite. Sou Professor de Matemática da Rede estadual do Maranhão, vou trabalhar com Pré-IF, mas estou sem saber como trabalhar, gostaria de uma ajuda da sua parte. Obrigado.
Boa tarde! Professor Elfo o senhor está a par das novas mudanças do ensino estadual de São Paulo? O Senhor poderia comentar a Lei Complementar n 1374/2022. Desde já obrigada
Já fiz um vídeo sobre o currículo de SP ua-cam.com/video/jm0RkFXdcNQ/v-deo.html, agora sobre as novidades no plano de carreira vou fazer logo, mas fica com esse que mostra a base salarial do magistério pelo pais ua-cam.com/video/I0QKrdN5NZ8/v-deo.html
Meu caro professor, vc está se esforçando muito para explicar esse "novo" ensino médio. Ademais, não há projeto educacional exitoso que só pense o aluno como importante. Por favor, vamos falar sério: como ensinar o outro (ou, como gostam de dizer atualmente), como levar o outro a compreender o que quer para si, sem motivação e valorização para isso? Não basta apenas mudar currículo, é preciso fazer valer a máxima de que educação escolar é mesmo uma das coisas mais importantes para uma nação. Como: incluindo os que ensinam também no pacote de valorização.
Aqui no RS quem trabalha é, normalmente é um professor de humanas, mas há algum tempo tivemos um curso sobre o assunto, e é possível que qualquer professor que tenha feito esse curso trabalhe essa disciplina.
Colega como ficar a situação dos ensinos estarem em estados mais pobres como mato grosso , Rondônia , Amapá Etc ? Isso pode atrapalhar ? Ou como vai ficar a situação dos estados mais desenvolvido ex: sp , rs , DF etc ?
A lei é nacional, todos as redes devem aderir, mas obviamente as que estiverem mais adiantadas e com mais recursos estarão melhor preparadas. Se faz necessário para corrigir isso uma readequacao no pacto federativo por exemplo
ua-cam.com/play/PLmsztM_3l1xYQI-53K5Zi9iYVT_w_dVIq.html da uma olhada nessa playlist, tudo sobre os livros didáticos, recomendo muito as LIVES, pois nelas ligamos o NEM com o PNLD.
Por gentileza me ajude a compreender o quefazeress um Articulador de Itinerário Formativo. É que este foi o ano de implantação do novo Ensino Médio Aquino minha escola. Entregaram-me essa tarefa de Articulador de Itinerário Formativo e estou sem saber como me situar.
Gostaria de fazer algum curso para aumentar as possibilidades de dar aula na minha escola. Poderia sugerir algum que fosse comum aos itinerarios formativos?
Complicado, porque vai depender muito da escola onde você está. Conversa com a direção, pergunta pra eles se já tem alguma ideia de pra onde eles pretendem mirar os itinerários. Na minha escola trabalhamos empreendedorismo e sustentabilidade, agora no entendo vamos para o itinerário da saúde. Assim os profes estão buscando cursos e especializações dentro dessas áreas.
Fui fazer minha inscrição no seu curso professor, mas não está de graça não em. Seria bom editar a parte de "totalmente grátis" mesmo pelo prazo limitado, já que não é dito, de quando a quando seria este prazo né?!
Bom dia Professor! Não sou professor, Mas penso em um dia me tornar. vi que em algumas faculdades já existe o curso de licenciatura em ciências humanas, a ideia do curso é formar professores para dar aula nas quatro matérias; história, geografia, Filosofia e Sociologia. O que o senhor acha disso? Seria uma boa opção para dar aulas nesse novo modelo de ensino médio?
Não posso te confirmar isso pois não tenho conhecimento de causa, mas a principio eu recomendaria ir para alguma disciplina de foco, história ou geografia, ainda precisamos amadurecer essa ideia de licenciatura em área.
@@ProfEldo Boa noite! Também tenho essa dúvida pois em vários vídeos que tratam do novo ensino médio foca muito no aluno e não diz nada sobre o professor, no caso que ministrará aulas nesse formato. Haverá por parte do governo incentivo à cursos de capacitação para professores no caso das áreas de História, Geografia, Sociologia etc para ministrar nesse novo ensino médio?
@@lima6679 não vejo isso acontecer. Alguns cursos e formações estão sendo oferecidos, mas nem de longe o suficiente. Eu acho que os governos deveria criar especializações sobre o assunt9
Cada rede vai organizar as eletivas da sua forma, mas serão componentes que os estudantes poderão escolher, quais serão e quais as habilidades que irão desenvolver vai depender da rede.
@@ProfEldo faz isso, por favor! Tô preocupado quanto a escolha do etinerário. Provavelmente eu irei em ciências humanas e sociais, mas não sei se será possível escolher outro. A escola só vai dar essas informações quando as aulas iniciarem.
Trabalhamos com esse modelo desde 2020, ou seja, ano passado tivemos o primeiro ano, esse ano temos o primeiro e o segundo ano. Sobre os resultados logo pretendo estar trazendo um vídeo com depoimentos de alunos e professores, mas te adianto que podemos identificar diferenças sim, mas apenas a partir dos últimos 3 messes, porque? Por causa da pandemia. Infelizmente os itinerários não puderam se desenvolver de forma adequada, pois a maior parte dos componentes é focado na prática, e no remoto ficou complicado.
O documento oficial é a BNCC, esta no site do MEC tanto para download como para acesso online. Aqui no estado do RS temos o Referencial Curricular gaúcho que ainda está sendo desenvolvido e pode mudar, mas está disponível no site da seduc, e no link do vídeo onde eu mostro a grade Curricular aqui da escola 😉
Eu vou precisar de um glossário.Dicionário para relacionar esses conceitos . Só sei que caem disciplinas e entram esses etinerários que bem poderiam ser oficinas.
Essa tentativa de formalizar instruções de aspectos tão gerais e complexos da vida de um individuo em forma de Unidades Curriculares é um ato reducionista que só tem causado desgastes e aborrecimentos nas escolas...
@@ProfEldo os ceejas por exemplo estão travados por conta desses itinerários... Eles demandam um material autoinstrucional e a lei empurrou algo para eles sem observar as especificidades da modalidade! 🤷
Playlist Novo Ensino Médio - ua-cam.com/play/PLmsztM_3l1xbSH6SpAtjPSFzMqjCj0GSD.html
Na Teoria é tudo tão lindo… a prática é muuuuito diferente! (Sou prof. do NEM também)
Verdade
Uma vez que a teoria não contempla a prática... é uma péssima teoria.
Ou seja, nem na teoria é lindo!
Eu me arrisco a dizer e tanto você quanto o professor do vídeo nunca leu a porra da lei para dizer que na teoria é lindo.
Eu proponho um desafio. Vamos fazer um live no seu Instagram lendo o texto da lei e avaliando a realidade?
@@vrodinger Não quero, não estou a fim e não me interessa a sua opnião. Nem Instagram eu tenho! Mesmo que tivesse, não perderia o meu precioso tempo. Vá procurar o que fazer.
@@ampmat kkkkkkkk tadinho. Não aguenta debater porque sabe que não leu o projeto. E eu não estou falando sobre debater com você seria uma perda de tempo. Estava falando sobre debate com o professor do vídeo.... mas ele é outro que não tem coragem para debater
Acredito prof. Eldo, com base no meu pequeno conhecimento sobre o assunto, é que todo esse problema poderia ser evitado se a preparação dos profissionais da educação tivesse sido iniciada antes do ano letivo começar. Quero muito que de certo e que se pare de a cada ciclo de anos haver uma mudança nas politicas educacionais e na organização do ensino. Outra coisa que me perturbar é eles falarem que toda essa mudança ocorreu de forma democrática e com a participação de todos. Se tivesse ocorrido realmente isso, não teríamos todo esse furdunço. Mas, minha maior indignação é: quando eles vão perceber que toda essa mudança (e que pode ser muito positiva) deveria ser iniciada no inicio do fundamental e olhe lá se não mais cedo, para que esse jovem quando chegasse no ensino médio ele saber o básico do que ele precisa pra ser protagonista. Perdão pelo desabafo e parabéns e obrigado pelo vídeo, me ajudou muito.
Bora lá. A mudança vem desde 2014, e contou com a participação de todos que se envolveram, mas normalmente o pessoal não gosta de ler leis, nem pensar, prefere apenas as criticar. A BNCC ficou anos em consulta popular, eu mesmo fiz dezenas de mudancas na área de humanas. Tb quero que dê certo. Essa mudança não é igual as outras pois não é de UMA rede, mas sim nacional, e inclusive, começou sim pelo ENSINO INFANTIL, desde 2018. Infelizmente por a parte EI e EF ser de método e currículo, e não de estrutura, as redes responsáveis apenas fingem mudar, pois é mais confortável.
obrigado,estou retornando as aulas,seu vídeos estão ajudando,ontem começamos já a falar sobre os itinerários formativos.
Que bom que estou ajudando
valeu... tirei minhas dúvias e consegui fazer o título e objetivos da minha IF. obrigada e parabéns pelo conteúdo.🕶
Que bom que ajudou
Ótimo vídeo prof. Eldo. Fiz o curso do MEC, mas a novidade traz muitas informações muitas mudanças e precisamos estar sempre aprendendo. Vou seguir para mais novidades.
Opa, bem vindo, continua veno os vídeos dessa playlist porque já tem vídeos com as novas grades atualizadas e 2022
Depois que comecei assistir seus vídeos, estou entendendo melhor,obrigada.
Que ótimo! Fico feliz de estar ajudando.
Estou gostando muito fos vídeos,está dando uma base legal pra entender o novo ensino médio!
Que bom que estou ajudando 😆
Bom dia! Ganhou mais uma inscrita! Adorei o vídeo. Muito bem explicado! Parabéns professor!
Muito obrigado. Vais gostar do canal
Mesmo com sua explicação. Não visualizei isso na prática. Sem formação ou capacitação haverá inúmeras dúvidas.
Com toda a certeza, e eu que estou em escolas onde se está aplicando esse modelo há três anos ainda vejo coisas que não se encaixam
As mudanças é uma realidade em nossas vidas, mudar é importante.
Sim isso é verdade
Bernardina Dos Santos Pedroso ALVES. Esse curso é de plena importância para o nossos alunos.
Todo o NEM, se significado de forma correta, vai fazer a diferença.
Fiz minhas preferências na escolha do ano passado para o itinerário, e nesse ano cai em uma sala que tem um itinerário que não escolhi, e não tem como mudar
Isso é uma das coisas que eu acho que não pode acontecer, reclamar diretamente com a mantenedora se na escola não resolverem
Comecei recentemente um curso no avamec sobre a Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, trata sobre as ciências sociais e humanas no novo ensino médio. Ainda estou um pouco confuso, mas prosseguindo no curso acredito que tudo será exclarecido.
Você poderia ir nos falando sobre esse curso, parece interessante
@@ProfEldo Então procurando cursos para atingir as 200 complentares para minha segunda licenciatura em pedagogia acabei chegando no Avamec( uma plataforma de cursos gratuitos do MEC voltados para educadores de diferentes áreas e interessados em geral ). Lá encontrei conforme citei o curso: Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas que tem como público alvo "professores do novo ensino médio ligados à áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas". E segundo o objetivo desse curso citando na íntegra é " criar condições reflexivas e práticas para desenvolver competências nos professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do ensino médio, capacitando-os a trabalhar por áreas do conhecimento e não mais por disciplinas." E o interessante que não havia me atentado são os objetivos específicos numa lista e que tratam da compreensão das 10 competências gerais da BNCC para a formação básica, planejamento integrado por área no novo ensino médio, Eixos estruturantes dos itinerários e elaboração do plano de aula e avaliação na lógica das competências. Além desse curso há outros: Formação em Ciências da natureza e suas competências, matemática e suas tecnologias e formação em linguagens e suas tecnologias, além de outros. Então achei bem interessante essa iniciativa do MEC em promover esses cursos com o objetivo de deixar a gente por dentro do novo formato do ensino médio. Porém tem algumas dúvidas que não são sanadas nessa plataforma, dúvidas que vão surgindo com o tempo.
resolver fazer outro comentário para separar os assuntos. Uma coisa que me assustou muito, mesmo com a liberdade dos itinerários, é a diminuição da carga horária de humanas e as retiradas de algumas habilidades.
Nenhuma habilidade foi retirada, e não foi "humanas" que perdeu, na verdade, todas as áreas tiveram carga horária reduzida dentro da FGB
A a diferença na estruturação da rede privada é nítida! Confesso que estou preocupada… minha filha não está gostando da organização e avaliando esse novo modelo na prática não sei se realmente será favorável.
Só vamos saber depois de algum tempo da implantação. Porém, "pior que esta não fica" afinal somos o pior na maioria das avaliações internacionais
Muito bom!❤
Obrigado
Sim! Os seus vídeos são muito esclarecedores, estou estudando o novo ensino médio faz um tempinho, mas quanto mais estudo a proposta mas percebo que é uma proposta completamente fora da realidade de 90% dos brasileiros, enfim se a ideia é afastar os jovens da escola estão no caminho certo.
Aqui discordamos, a principal ideia é mudar o método dentro de sala de aula, dar o poder de escolha e o protagonismo ao estudante. Esse vídeo mostra um modelo ruim, que estava sendo aplicado aqui no RS, mas agora ele está em extinção, com um modelo novo e mais alinhado a ideia de protagonismo. Já fiz vídeo sobre ele aqui
oq eu ainda n entendo é sobre a obrigatoriedade, oq a escola vai ser obrigada a oferecer ? oq o aluno vai ser obrigado a estudar ? como ficou a questão da história no EM. essas são minhas duvidas. Vejo que as possibilidades são incríveis.
Oi Adriano, fiz diversos vídeos falando sobre os currículos de vários estados, d uma olhada lá
Muito bom. Agora entendo melhor. Muito obrigado!
Que ótimo!
Bom dia! Minha dúvida é: No horários que os alunos e professores recebem, vai permanecer o nome das disciplinas ou o nome da área de conhecimento? Se possível compartilha o horário da sua escola. Grata!
Na grade do RS permanecem os nomes das disciplinas. Vou compartilhar a grade sim no próximo vídeo. Me acompanha e compartilha com os colegas.
Na verdade são duas opções para a parte flexível do curriculo. Mas a grande chave para resolver essa questão é a interdisciplinaridade compreender o que é primeiro. Neste sentido a criação de disciplinas eletivas inicialmente faz mais sentido porque as redes seriam menos impactadas dessa forma. Já os itinerários formativos dessa forma seriam mais onerosos .. Mas esperemos que a reforma de certo!
Esse vídeo considerava o modelo de escolas piloto aqui do RS, ele já está fora de uso, fiz vídeos sobre o novo modo
Sou professora de intinerários formativos que vai ser implantado este ano só que até agora eu ainda não sei qual vai ser ainga função.
Aqui no canal eu fiz alguns videos mais novos sobre os itinerários, da uma olhada pode ser que ajude
Estou gostando muito
😀
Em relação a esses itinerários, são os professores da própria escola que vão ensinar empreendedorismo, projeto de vida ...etc? Ou existe a possibilidade de um profissional a parte pra esse fim??
A resposta para as duas perguntas é SIM. Normalmente vai ser o próprio professor, mas tb existe a possibilidade de pessoas com o notório saber trabalharem com algum componente específico dentro dos itinerários. Mas isso vai depender de cada rede. Aqui no RS na minha escola que é piloto do NEM, todas os componentes dão ministrados por professores da rede de acordo com sua área de formação. Eu fiz um vídeo com 10 perguntas sobre o NEM onde eu explico melhor essa questão
Obrigado caro professor.
Boa tarde professor Eldo!
olá
No caso dos intinerários integrados, qual professor assume a disciplina? considerando que esse modelo é a integração entre duas áreas.
Depende de cada estado. Esse vídeo é mais uma introdução, se continuar acompanhando as playlists vc pode encontrar a analise do seu estado
Olá gostaria de saber se eu escolher um itinerário no ensino médio eu vou poder escolher outro pra fazer a segunda prova do Enem ou tem que ser o mesmo que eu fiz no ensino médio?
Pode sim, mas vai ser por sua conta e risco
Boa noite, suas dicas são ótimas professor!
Muito obrigado
Prof. o que são as eletivas ? Dar pra fazer um vdeo sobre as eletiva´s
?
opa, com certeza vou fazer, porém ainda tem muita coisa que não sabemos, mas mantem as notificações ativas que logo que sair você vai ficar sabendo
Na verdade parece que quem quer ver tudo dar errado são as próprias "autoridades" que impõe um projeto desse sem a participação de educadores, estudantes e comunidade. Aliás, como sempre ...
Eu concordo com você, depois de dois anos de prática eu estou vendo cada dia mais os governos repetindo os mesmos erros de sempre, pensando em números e esquecendo os seres humanos
Boa dia, boa tarde, boa noite. Sou Professor de Matemática da Rede estadual do Maranhão, vou trabalhar com Pré-IF, mas estou sem saber como trabalhar, gostaria de uma ajuda da sua parte. Obrigado.
Tudo bem Edson, já fiz alguns vídeos mais novos que podem te ajudar, ou qualquer coisa me chama no insta pelo direct
Boa tarde! Professor Elfo o senhor está a par das novas mudanças do ensino estadual de São Paulo? O Senhor poderia comentar a Lei Complementar n 1374/2022. Desde já obrigada
Já fiz um vídeo sobre o currículo de SP ua-cam.com/video/jm0RkFXdcNQ/v-deo.html, agora sobre as novidades no plano de carreira vou fazer logo, mas fica com esse que mostra a base salarial do magistério pelo pais ua-cam.com/video/I0QKrdN5NZ8/v-deo.html
Meu caro professor, vc está se esforçando muito para explicar esse "novo" ensino médio. Ademais, não há projeto educacional exitoso que só pense o aluno como importante. Por favor, vamos falar sério: como ensinar o outro (ou, como gostam de dizer atualmente), como levar o outro a compreender o que quer para si, sem motivação e valorização para isso? Não basta apenas mudar currículo, é preciso fazer valer a máxima de que educação escolar é mesmo uma das coisas mais importantes para uma nação. Como: incluindo os que ensinam também no pacote de valorização.
Você está 100% certo.
Boa noite professor. O aluno poderá fazer curso de idiomas numa escola especializada e isso vai contar como horas dentro das 1200?
Pela BNCC sim. Mas tudo vai depender da rede em que ele estiver matriculado, e se ela vai estar abrindo essa possibilidade
Como é trabalhado o Ensino religioso? Qual professor trabalha esse conteúdo?
Aqui no RS quem trabalha é, normalmente é um professor de humanas, mas há algum tempo tivemos um curso sobre o assunto, e é possível que qualquer professor que tenha feito esse curso trabalhe essa disciplina.
Colega como ficar a situação dos ensinos estarem em estados mais pobres como mato grosso , Rondônia , Amapá Etc ? Isso pode atrapalhar ? Ou como vai ficar a situação dos estados mais desenvolvido ex: sp , rs , DF etc ?
A lei é nacional, todos as redes devem aderir, mas obviamente as que estiverem mais adiantadas e com mais recursos estarão melhor preparadas. Se faz necessário para corrigir isso uma readequacao no pacto federativo por exemplo
Muito bom!
Obrigado
Gostaria de saber como ficará o uso dos livros 📚 didáticos.
Acabamos de escolher os livros que nem tivemos orientação de como serão usados.
ua-cam.com/play/PLmsztM_3l1xYQI-53K5Zi9iYVT_w_dVIq.html da uma olhada nessa playlist, tudo sobre os livros didáticos, recomendo muito as LIVES, pois nelas ligamos o NEM com o PNLD.
Por gentileza me ajude a compreender o quefazeress um Articulador de Itinerário Formativo.
É que este foi o ano de implantação do novo Ensino Médio Aquino minha escola.
Entregaram-me essa tarefa de Articulador de Itinerário Formativo e estou sem saber como me situar.
oi angela, me chama no telegram ou no instagram que eu te ajudo
O problema é que as trilhas são semestrais.
Em algumas redes sim em outras é anual
Gostaria de fazer algum curso para aumentar as possibilidades de dar aula na minha escola. Poderia sugerir algum que fosse comum aos itinerarios formativos?
Complicado, porque vai depender muito da escola onde você está. Conversa com a direção, pergunta pra eles se já tem alguma ideia de pra onde eles pretendem mirar os itinerários. Na minha escola trabalhamos empreendedorismo e sustentabilidade, agora no entendo vamos para o itinerário da saúde. Assim os profes estão buscando cursos e especializações dentro dessas áreas.
Entendi, mas como adaptar minha disciplina de química aos intinerario
Aqui no canal eu fiz vídeos novos falando sobre esse assunto, esse aqui já está defasado
Sugestão
Como usar no educa digital
Opa, não conheço esse programa
Aprendiz presente!
opa
Fui fazer minha inscrição no seu curso professor, mas não está de graça não em. Seria bom editar a parte de "totalmente grátis" mesmo pelo prazo limitado, já que não é dito, de quando a quando seria este prazo né?!
Boa tarde, realmente o prazo já acabou, vou editar na descrilção. Mas me manda uma Direct no instagram e conversamos por lá
MUITO BOM ESSE VIDEIO
Obrigado
Bom dia Professor!
Não sou professor, Mas penso em um dia me tornar.
vi que em algumas faculdades já existe o curso de licenciatura em ciências humanas, a ideia do curso é formar professores para dar aula nas quatro matérias; história, geografia, Filosofia e Sociologia. O que o senhor acha disso? Seria uma boa opção para dar aulas nesse novo modelo de ensino médio?
Não posso te confirmar isso pois não tenho conhecimento de causa, mas a principio eu recomendaria ir para alguma disciplina de foco, história ou geografia, ainda precisamos amadurecer essa ideia de licenciatura em área.
@@ProfEldo Perfeito, obrigado.
@@ProfEldo Boa noite! Também tenho essa dúvida pois em vários vídeos que tratam do novo ensino médio foca muito no aluno e não diz nada sobre o professor, no caso que ministrará aulas nesse formato. Haverá por parte do governo incentivo à cursos de capacitação para professores no caso das áreas de História, Geografia, Sociologia etc para ministrar nesse novo ensino médio?
@@lima6679 não vejo isso acontecer. Alguns cursos e formações estão sendo oferecidos, mas nem de longe o suficiente. Eu acho que os governos deveria criar especializações sobre o assunt9
Caso vc tenha filhos, sobrinhos ou primos, que estudem em escola particular, tirem eles da escola particular e matrícule ele em escolas públicas.
porque?
alguma dica pra mim que quero ser professor?
Já decidiu a matéria? Se for pedagogia vai em linguagens, as outras vai na área que você pretende dar aulas
Me explica as eletivas, por favor.
Cada rede vai organizar as eletivas da sua forma, mas serão componentes que os estudantes poderão escolher, quais serão e quais as habilidades que irão desenvolver vai depender da rede.
Pode ter um curso sobre animal ? Quais cursos vão ter ?
É possível
Ano que vem inicio o ensino medio, estou a ponto de infartar...Jesus me acuda
Fala Felipe, fica tranquilo, me conta qual o teu estado e se você vai pra rede particular ou pública?
@@ProfEldo eu sou do Ceara e vou pra particular
@@ProfEldo eu sou de Pernambuco e vou para uma escola técnica estadual. Estou igual o Felipe HAHAHA!
@@CarlosEduardo-ru7mx vou analisar o currículo de Pernambuco aqui no canal semana que vem
@@ProfEldo faz isso, por favor! Tô preocupado quanto a escolha do etinerário. Provavelmente eu irei em ciências humanas e sociais, mas não sei se será possível escolher outro. A escola só vai dar essas informações quando as aulas iniciarem.
Esses itinerários formativos repetem o aluno?
A única coisa que repete o aluno é ele próprio
Olá professor, desde quando sua escola está trabalhando nesse novo modelo? Já é possível falar dos resultados em relação ao modelo anterior?
Trabalhamos com esse modelo desde 2020, ou seja, ano passado tivemos o primeiro ano, esse ano temos o primeiro e o segundo ano. Sobre os resultados logo pretendo estar trazendo um vídeo com depoimentos de alunos e professores, mas te adianto que podemos identificar diferenças sim, mas apenas a partir dos últimos 3 messes, porque? Por causa da pandemia. Infelizmente os itinerários não puderam se desenvolver de forma adequada, pois a maior parte dos componentes é focado na prática, e no remoto ficou complicado.
Como??????
🤔
Quero ser digital!
Oi Lucas, eu posso te ajudar, manda um direct no Instagram que conversamos por lá.
Senhor me ajuda!!!...rs
😁
Eu assistindo em 2023🤡
Aqui no canal tem vídeos atualizados
Quero ser digital
Oi Evelin, manda um direct lá no instagran @Prof_Eldo
Valeu!
Nós que agradecemos!
Qria saber onde encontramos documentos oficiais sobre o assunto.
O documento oficial é a BNCC, esta no site do MEC tanto para download como para acesso online. Aqui no estado do RS temos o Referencial Curricular gaúcho que ainda está sendo desenvolvido e pode mudar, mas está disponível no site da seduc, e no link do vídeo onde eu mostro a grade Curricular aqui da escola 😉
👏👏👏👏
😉
Eu vou precisar de um glossário.Dicionário para relacionar esses conceitos .
Só sei que caem disciplinas e entram esses etinerários que bem poderiam ser oficinas.
Não é bem assim não, reveja os vídeos pois tem muito mais que isso
Preciso de ajuda
E eu quero te ajudar, o que vc precisa? Já te recomendo esse vídeo sobre Itinerários que acabou de sair ua-cam.com/video/PpPflB7T2j8/v-deo.html
Muito bom. Realmente pouca informação.
Que bom que gostou, aproveita e compartilha com os colegas para disseminar informações pertinentes.
Essa tentativa de formalizar instruções de aspectos tão gerais e complexos da vida de um individuo em forma de Unidades Curriculares é um ato reducionista que só tem causado desgastes e aborrecimentos nas escolas...
Sabe que inicialmente eu não concordava, mas agora vendo como está sendo a implantação a falta de rh nas escolas, estou concordando com bc
@@ProfEldo os ceejas por exemplo estão travados por conta desses itinerários... Eles demandam um material autoinstrucional e a lei empurrou algo para eles sem observar as especificidades da modalidade! 🤷
Sei que nada sei!
E assim aprendo um pouco a cada dia. 🙂
Quero ser digital. 🤗
Envie uma mensagem para Vem Ser Digital no WhatsApp. wa.me/message/PSH7EZQ7FLM5I1
Quero ser digital.
Envie uma mensagem para Vem Ser Digital no WhatsApp. wa.me/message/PSH7EZQ7FLM5I1
Curiosidade matou o 🐱🐈. Cheguei*!*
Opa, que bom que veio espero ter ajudado
👍
Quero ser digital
Opa, me manda um direct no insta @prof.eldo
Quero ser digital
Opa, me manda um direct no Insta e conversamos
Quero ser digital
Olá flauzina, nos vídeos mais novos estou trazendo mais informações corre lá assistir
Quero ser digital
Oi Ronilda, me procura no insta ou vem fazer parte do clube de membros
Quero ser digital
Olá Eneida, agora você já pode fazer parte do nosso clube de membros, clica ali em SEJA MEMBRO que você vai saber como funciona
Quero ser digital
Oi Eliziane, dá uma olhada no nosso clube de Membros,