Klaus Schulze # The Art of Sequencing (music video redux 2024)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 вер 2024
  • Klaus Schulze ( 4 de agosto de 1947 em Berlim - 26 de abril de 2022) foi um compositor , músico e produtor alemão . É considerado um importante representante da música eletrônica e um pioneiro da Escola de Berlim.
    Klaus Schulze foi inicialmente baterista da banda berlinense Psy Free com Alex Conti . Ele ficou conhecido como baterista do Tangerine Dream de Edgar Froese e trabalhou em seu primeiro álbum Electronic Meditation . Klaus Schulze foi inspirado, entre outros, pelos minimalistas Terry Riley e Steve Reich, bem como pelo compositor americano Morton Subotnick e pela música clássico-romântica (incluindo Richard Wagner ). Fundou a banda Ash Ra Tempel junto com Manuel Göttsching e Hartmut Enke , e esteve envolvido no álbum de estreia de mesmo nome . Mesmo assim, ele deixou a banda porque dificilmente era possível se apresentar ao vivo com os equipamentos eletrônicos da época.
    A partir de agora, Schulze dedicou-se a compor paisagens sonoras atmosféricas como Timewind , Moondawn ou Mirage - An Electronic Winter Landscape , com as quais se tornou - juntamente com Tangerine Dream - um dos pioneiros mais influentes da Escola de Berlim . Este estilo é caracterizado - de forma bastante contraditória - por, por um lado, passagens invulgarmente longas para os padrões actuais (de acordo com os hábitos da música popular), bastante simples, repetitivas e “hipnóticas” em termos de técnica composicional, e, por outro lado, por outro lado, por passagens abruptas, ruidosas ou que ultrapassam a tonalidade . Estes últimos, em particular, vão muito além da música popular nas suas exigências artísticas em direção à música artística e trouxeram o reconhecimento de Schulze para além dos limites da cena. O sucesso duradouro da música no mercado seria surpreendente se não fosse compensado pelo entusiasmo do ouvinte em geral pela tecnologia, pelos efeitos sonoros ou por uma batida consistente.
    No início, os músicos tocavam em museus e eventos artísticos. Em 1971, o pioneiro da eletrônica decidiu parar de tocar em grupos no futuro e seguir seu próprio caminho. “Fiquei incomodado com as discussões nos grupos, que muitas vezes duravam mais do que o tempo em que estávamos fazendo música”, disse Schulze em uma entrevista em 2004. Mesmo assim, Schulze trabalhou com outros músicos, como o violoncelista Wolfgang Tiepold (Trancefer) ou um seção de string (“X”). Com Harald Grosskopf na bateria, ele criou vários álbuns, incluindo Body Love Vol. 2 .
    Primeiros passos como solista
    Em 1973 Schulze deu seu primeiro concerto solo. Em 1975 recebeu o “Grand Prix International” francês pelo seu LP Timewind . Uma extensa turnê o levou pela Alemanha e Itália no mesmo ano . Seguiram-se em 1976 concertos com o grupo internacional Go em Paris e Londres . Em 1977 compôs a trilha sonora do filme pornô Body Love do diretor Lasse Braun . O LP da trilha sonora de mesmo nome alcançou o segundo lugar nas paradas de importação da revista norte-americana Billboard .
    cadeiras de rodas finalmente acabou”, afirma a revista especializada.
    Em 1983 foi vendida a editora discográfica Innovative Communication e no ano seguinte foi fundada a editora discográfica INTEAM , na qual o álbum E2-E4 de Manuel Göttsching foi lançado em edição limitada em 1984. No mesmo ano, Schulze escreveu a trilha sonora do filme Angst .
    Uso precoce de computadores
    A partir de 1986, Schulze confiou cada vez mais no uso de MIDI e amostragem . Também em 1986 ele criou um remix para Frankie Goes to Hollywood : Watching the Wildlife "Observations in Wild Life (The Last Days of Mankind Mix)". No 12" Schulze foi nomeado o remixer deste projeto. Mais tarde descobriu-se que ele talvez não fosse o responsável por essa mixagem. Ainda não há clareza sobre isso até hoje.
    Seguiu-se uma coprodução com o grupo pop Alphaville em 1988 . Em Dresden, Schulze deu um concerto para 6.800 ouvintes em 1989, um concerto em frente à Catedral de Colônia em 1991 e um concerto no Royal Festival Hall de Londres . Ele também produziu seu último LP de vinil neste ano .
    Schulze deu concertos solo em Lille , Paris e Roma em 1994 . Produções e gravações com o grupo pop SNAP! seguiram em 1995. . Em 1996 deu um concerto em Derby , Inglaterra , em 1999 num festival de jazz em Hamburgo (juntamente com Pete Namlook ) e num festival de techno e ambiente em Colónia .
    Em 2000, Schulze compôs a música para a celebração do Milênio em Pequim . Em 2001, a gravação Live at KlangArt, Partes 1 e 2 foi feita como parte de um concerto ao vivo no KlangArt Festival em Osnabrück . Em novembro de 2003, Schulze deu um concerto na Polônia junto com o light artist Gert Hof .

КОМЕНТАРІ • 4

  • @johnrotring74
    @johnrotring74 3 місяці тому +1

    Gracias Umberto por esta gran música. Klaus Schulze es una institución y gran creador de atmósferas sequenciales. Schulze el más grande genio explorador sequencial sintetista

    • @kernel409
      @kernel409  3 місяці тому

      Muito obrigado por apreciar também John !
      Saudações de João Pessoa, Brasil

  • @masgusto1
    @masgusto1 5 місяців тому

    Gênio, pioneiro e absoluto no estilo. Me sinto muito privilegiado por ter conhecido a música eletrônica na minha pré adolescência e nunca mais parar de curtir, mesmo sendo taxado de "exótico musical" pelos meus amigos. 😅
    Curto não só a música do Klaus, como a de todos os seus contemporâneos, que levaram a música eletrônica ao mais alto nível.
    Simplesmente um gênio.

    • @kernel409
      @kernel409  5 місяців тому

      Você tem ótimo gosto, e temos história parecida, muito obrigado por compartilhar sua experiência !
      Saudações de João Pessoa, nordeste do Brasil