COMPRE OS LIVROS RECOMENDADOS NESTE VÍDEO 1. Bíblia ACF (Thomas Nelson): amzn.to/3HmdP84 2. Erros que os Pregadores Devem Evitar (CPAD): amzn.to/3wgWJBZ 3. Mais Erros que os Pregadores Devem Evitar (CPAD): amzn.to/3iRAD5U 4. Erros que os Adoradores Devem Evitar (CPAD): amzn.to/3D2tLJO 5. Erros Escatológicos que os Pregadores Devem Evitar (CPAD): amzn.to/3IZQuKj 6. João Batista: o Pregador Politicamente Incorreto (CPAD): amzn.to/3XGHRcp 7. Estêvão: o Primeiro Apologista do Evangelho (CPAD): amzn.to/3WsvHCr 8. Pedro: o Primeiro Pregador Pentecostal (CPAD): amzn.to/3GUolBJ 9. Filipe: o Primeiro Evangelista da Igreja (CPAD): amzn.to/3XmIdVc 10. Barnabé: o Pregador de Fé e Obras (CPAD): amzn.to/3QU3za4 11. Paulo, o Príncipe dos Pregadores (CPAD): amzn.to/3QVLl8a 12. Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria (CPAD): amzn.to/3HhrjSe 13. Procuram-se Pregadores como Paulo (CPAD): amzn.to/3QRSgzh
Sou músico tecladista da Assembleia, e já me neguei a fazer fundo a pregador. Principalmente perto do fim da pregação onde quer causar emoção e terminar com chave de ouro com as pessoas chorando no púlpito l
Concordo 💯% pastor, sou músico e me incomoda muito ficar tocando durante a pregação, prefiro ficar só ouvindo, atento à mensagem que está sendo pregada
Concordo com o pastor Ciro, sou tecladista mais não toco as melodias das músicas da moda no meio evangélico, pois quando fazia isso, notava que pessoas davam mais intenção a melodia da música, do fato delas reconhecer a mesma pelo toque. Hoje faço apenas harmonias musicais, bem baixinho para não atrapalhar a pregação. O fato é que muitos predadores se utilizam desse artifício como muletas, pois são vazios em suas mensagens.
Muito bom saber que não estou sozinha nesse pensamento! Emocionalismo em excesso e pouca reverência à pregação da Palavra. O culto tem que ser racional e fundo musical mexe muito com a emoção de alguns, em detrimento da razão.
muito bem pastor, muito bem, é verdade mesmo, tu falou de músicos instrumentistas da igreja e isto é bem verdade pois, eu sou musico, toco instrumento na igreja desde meus 12 anos estou hoje com 55 anos e veja bem , não da de fato pra assoviar e chupar cana ao mesmo tempo, tenho visto ao longo dos anos que na sua maioria os instrumentistas da igrejas são fracos e frios na fé, pois, dificilmente se vê um musico gostar de oração, EBD e ouvir a pregação da palavra, logo não crescem espiritualmente, quando não estão afinando o instrumento estão do lado de fora do templo, como eu falei não dá pra conciliar as duas coisas, quando estou tocando não posso prestar a atenção a minha volta pois tenho que ouvir o cantor e definir em milésimo espaço de tempo as nota seguintes, posso afirmar, é muito boa esta sua palavra. amem.
A paz do Senhor Jesus pastor Ciro. Concordo com o Senhor. As vezes o fundo músical sobressai e a palavra fica qse que difícil de ouvir. Deus abençoe o Senhor.
Sempre bençãos seus videos pastor Ciro, por graça de Deus sou músico (deixando, por estar me dedicando mais a palavra atualmente) fico triste por as vezes querer ouvir a palavra e o Pregador pedir "me ajuda ae, faz um fundo no teclado, ou guitarra"...quero ouvir a palavra e por mais que consiga fazer várias "coisas" ao mesmo tempo, tocar e prestar atenção 'a todos os nuances da mensagem não é possível, creio realmente sem medo de exagerar, quando um pregador pede para um músico para tocar enquanto ele prega, mesmo sem pretender, ele esta pedindo a uma pessoa da igreja para não ouvir (pelo menos não ouvir completamente) a mensagem daquela noite...Deus continue abençoando.
Conheci o Pastor Benny Hinn pessoalmente! E sempre acompanhei o seu ministério! Grande homem de Deus e sou muito grato a Deus pela vida dele pois ele nos mostrou mais sobre a Pessoa do Espírito Santo! Coisas que nunca ouvi outros pregadores falar sobre a Pessoa do ES. Porque? Porque provavelmente não tenham intimidade
A paz do SENHOR JESUS pastor Ciro. Eu já não era muito afim de fundo musical e depois dessa dica certifico que estava certo. Muito obrigado pela dica. Concordo plenamente. Muito obrigado. Piauí--Brasil.
Concordo plenamente. Do ano 2000 pra ká esta tem sido uma prática adotada nas igrejas, é sempre bom se fazer estas análises perante as escrituras pois os meios artificiais tem sufocado o espiritual e com isso prevalecido o emocional; concluindo que se tem gerado mais emocionados do que arrependidos
Concordo em número, gênero e grau com sua colocação Pr Ciro, me causa um desconforto quando principalmente em cultos de assembleia geral em que nos reunimos para ouvir a doutrina e o ensinamento da Palavra de Deus, e derrepente o irmão músico começa a tocar teclado, chega a ser irritante a melodia contínua acompanhando o preletor, pelo menos para mim ao invés de ajudar, acaba que por interferir na busca por concentração para compreender a mensagem apregoada.
Nobre e ilustre amigo Rev Ciro Zibordi, concordo em número, gênero e grau. Orientadora, edificante e elucidadora palavra. Deus continue prosperando sua vida🙌🏻
Maravilha!!! Concordo plenamente. Por muitas vezes, infelizmente, tive que, com educação pedir aos músicos para pararem de tocar durante a minha ministração da palavra de Deus. Porém, ao final do culto eu os chamava para explicar o porquê de, mesmo eu sendo músico profissional não aprovava isso, por não ter base bíblica.
Tenho quase todos os seus livros. Seus comentários são uma benção de Deus. Sou assembleiano com orgulho. Sirvo a Deus como diácono e faço parte da doutrina pentecostal desde 2005. Glória a Deus.
Boa tarde amado pastor Ciro! A paz do Senhor!! Manso e suave Jesus convidando…..quase sussurando!!! Nada atrapalhava o andamento da Palavra!! A live ontem no Insta estava muito bom!!!
Eu concordo plenamente com o senhor. Agora qdo o pregador que não gosta desta prática,for alguma igreja que tem está prática,avisa antes pra não utilizá-la no momento que estiver pregando.É muito constrangedor o músico não saber ,estar tocando e o pregador pede para ele parar.Nossa ,repito,é muito constrangedor.
Paz do Senhor! Muito obrigada por essa explicação. Nunca gostei de fundo musical durante a pregação, sempre achei que atrapalhava, agora sei pq sentia isso. Concordo com sua convicção, pois como o Sr. disse a música não é neutra e acaba sendo uma concorrência. Inclusive no último culto q foi a tecladista começou a tocar uma música conhecida e automaticamente meu foco mudou para a música e saiu da pregação.
Concordo planamente, a musica e mexe com os sentimentos e desvia a atenção da Palavra de Deus inclusive eu entendo que muito movimentos do pregador como articular as pessoas pra dá Aleluia ou gloria a Deus tira um pouco da aplicação da Palavra de Deus eu gosto de prestar muita atenção na mensagem em que o pregador está pregando e comparando com a mensagem Bíblica precisamos alimentar e corrigir a nossa a vida para melhorar obrigado Pastor Abraço
A Paz do Senhor! Boa explicação. Eu entendo também assim, e nunca sou compreendida. Por isso, vou compartilhar seu vídeo para ver se as pessoas da minha comunidade entendem de uma vez por todas que se trata de modismo, e que a Palavra tem prioridade. Não podemos permitir que haja distração, que a atenção seja dispersada. Muitas das vezes, a mente fica tentando achar a letra daquela melodia, e a pregação fica em segundo plano! Que bom que não estou equivocada! Quando tenho alguma oportunidade de trazer a Palavra eu solicito que não ponha fundo musical. Ah, ainda tem o problema de quando o fundo, não é fundo! É tão alto o som, que abafa o pregador, e fica tudo muito incompreensível.
Concordo plenamente com o irmão, na hora da palavra temos que evitar toda e qualquer interferência e desvio da nossa atenção e também não concordo com fundo musical no período de oração de joelhos, nos desvia da sintonia com Deus e com a voz do Espirito Santo.
A Palavra de Deus nunca precisou de tapinha nas costas e nem de empurrão pra pegar impulso. A Palavra de Deus despede labareda de fogo, ilumina os que estão nas trevas e desperta os que estão dormindo por ela ser a trombeta do Senhor na Terra.
Concordo plenamente com o pastor, agora se alguém quiser usar fundo musical, então use as músicas tocadas do cd OS MAIS BELOS HINOS DO CANTOR CRISTÃO, esses são hinos inspirado pelo Espírito Santo, mas usem o hino certo de acordo com a mensagem pregada
Pr. Ciro , um homem de Deus. Deus continue lhe abençoando . Uma boa palavra para os que assim fazem sem a harmonia, sem sintonia com a palavra . No meu caso , sou tecladista e melhor parte de um culto é a hora da ministração da palavra, e quando faço fundo musical, minha melodia é a própria palavra, pois não sigo algo já programado , mas deixo o espírito santo me guiar juntamente com a verbalização do pregador . E nunca atrapalhou mas sim edificou. Também não concordo de muitos instrumentos sendo tocados , dedilhados sem harmonia nenhuma com a mensagem. Principalmente tocando hinos que já existem e que fazem as pessoas lembrarem . E isso tira o foco . No entanto a forma de ministrar que eu uso é o acompanhamento das palavras verbalizadas pelo pregador o Espírito Santo trás uma harmonia maravilhosa fazendo com que o ouvinte não seja confundido, mas sim abençoado com a ministração. Agora os argumentos bíblicos utilizados pelo pastor CIRO foram bem razos e fáceis de serem refutados . Se alguém não gosta, o correto é pedir pra parar . Agora generalizando assim , sem uma argumentação bem convicente, fica difícil . Mas amo o pastor Ciro , acompanho todas suas postagens. Deus abençoe .
Grato pelas palavras de consideração para com a minha pessoa. Falando francamente, se meus argumentos são bem “razos” (aprenda a escrever rasos), os seus me soam INÓCUOS e contraditórios, já que argumentos BÍBLICOS não podem ser "razos" (sic), a menos que não sejam de fato bíblicos. Mas tenho segurança de que o são. Reitero, COM CONHECIMENTO DE CAUSA, que a exposição da Palavra de Deus é suficiente e que a música, não sendo neutra (o irmão como músico sabe disso), compete com a pregação. Isso é confirmado pela musicoterapia (modéstia à parte, estudei um pouco de música e musicologia). O pregador que verdadeiramente expõe as Escrituras não precisa dessa "MULETA manipuladora", o fundo musical. Meu conselho ao irmão, que é músico: ouça a mensagem da Palavra de Deus, em vez de fazer fundo durante a pregação. JESUS e os apóstolos NUNCA precisaram de fazedor de fundo. Cada ministração no seu lugar, e não ao mesmo tempo. Leia meu livro ERROS QUE OS ADORADORES DEVEM EVITAR (CPAD, 2009) para APRENDER um pouco, se quiser. Se não concordar, siga seu caminho e seja feliz. A paz do Senhor.
Paz do Senhor, meu irmão! O silêncio é fundamental para que a Palavra, que sai da boca de Deus, faça o que lhe apraz, e prospere naquilo para que foi enviada. Recursos de animação de auditório, bem como o seu animador, são totalmente dispensáveis, pois a Palavra de Deus, por si só, é totalmente suficiente para que o Espirito Santo fale aos corações. Portanto, faça-se tudo com decência e ordem. Que Deus o abençoe!
Me sinto esperançoso quando vejo lideranças como o Ciro se levantando contra esses erros. Chego a crer que poderei voltar ao sistema denominacional em breve.
Amado pastor e mestre, respeitosamente, ouso discordar de seu posicionamento, mesmo concordando que nessa questão o senhor tem alguma razão. Seu principal argumento é a manipulação emocional do fundo musical, e isso é fato! Contudo, pregação também é arte, posto que contém elementos da retórica. Como arte, a maneira como usamos e pronunciamos as palavras na pregação também MANIPULA (para usar o termo o irmão que usou) e emociona, não apenas facilita o aprendizado. A velocidade, ênfase, altura da voz, gesticulação fazem toda a diferença na prédica, e o amado irmão já falou disso em vídeos gravados. O fundo é um recurso que ajuda ou atrapalha na capitação da mensagem? Sim, assim como o microfone, caixas de som, gestos, movimento físico, expressão facial, expressão dos olhos - coisas que o senhor usa em toda ministração. Ademais, todos (ou quase todos) os vídeos do seu canal tem uma trilha sonora! Se a Palavra é suficiente - e, de fato, é - então, porque o uso dos elementos que acabei de citar? Porque o irmão não fala friamente sobre o o sacrifício da cruz ao invés de altear a voz, aumentar a velocidade, duplicar a gesticulação? O que quero dizer é que o fundo musical manipula assim como o uso que fazemos das palavras na hora da pregação, e que, portanto, é uma questão secundária, de gosto pessoal, que não merece a mesma atenção que a Teologia Liberal, o triunfalismo, e etc. Sou pregador, não faço questão de fundo musical, mas não me incomoda se colocarem. Conheço pregadores expositivos que se prezam e que usam o fundo, bem como conheço muito animador de auditório que usa o mesmo recurso. Com muito respeito, um abraço de seu aprendiz!
OK. Penso que o irmão só precisa distinguir entre meios que amplificam e meios que MODIFICAM a mensagem. A música não é neutra. Isso é CIÊNCIA. A música de fundo COMPETE com a exposição da Palavra. Este é o ponto. Cada ministração no seu lugar (1 Coríntios 14.26).
@@Cirozibordi grato por responder, pastor. Entendo que o fundo musical e os recursos de retórica tanto amplificam quanto modificam a mensagem, tendo em vista que ambos não são neutros
@@10e033002 Pois é… Microfone amplifica. Penso que Jesus hoje usaria microfone, pois Ele se valeu dos recursos da época nesse sentido (lugar alto, a favor do vento etc.). Mas não consta que Ele tenha precisado de um fazedor de fundo para pregar. E havia música e músicos naqueles dias. Ele mesmo cantou. Mantenho meu argumento, que é científico: a música tem mensagem própria (a melodia conduz essa mensagem). Portanto, COMPETE com a pregação a exposição da Palavra.
Quando estou ouvindo uma pregação com fundo musical presto mais atenção na música do que na palavra, me desvia muito a atenção, até porque também sou músico.
Sussurrar o hino no momento do APELO é aceitável, porém na hora da exposição da palavra discordo com quaisquer toque de instrumentos que seja, a pregação da palavra não deve ser interrompida para não haver distração. Bela reflexão valiosíssimas 🙌
é muita inovação, além do fundo musical tem aquele tal de levante a mão olhe pro seu irmão,diga isso diga aquilo tem hora que eu penso que estou dentro de uma academia de ginástica, só a palavra é suficiente ela é viva
Ninguém merece! 🤦 Por isso não olho para o lado e não falo nada pra irmão nenhum. Tem horas que a gente se sente um cachorrinho : levanta a patinha, olha pro lado....affff
@@otonielmiranda876 vc quer comparar o ambiente igreja, onde somos livres com um assalto? É demais pra cabeça! Na igreja, não devemos nos sentir obrigados como numa situação de perigo.
Uma certa dupla de violeiros estava sendo entrevista. Enquanto um falava. O outro dedilhava seu violão. Lá pelas tantas. O que falava parou e disse ao seu parceiro.: Compadre; dá para você parar de tocar um pouquinho. É que está atrapalhando meu raciocínio. Imagine então ,como devemos nos portar diante da exposição da palavra de Deus?
Eu também não gosto de fundo musical na pregação da Palavra de Deus. Alguns acham que são inspirados através do fundo musical na pregação. A pregação de JESUS, dos apóstolos e dos demais pregadores não dependia desse modismo. Nossa inspiração vem do Espírito Santo. Os músicos não pegam na Bíblia, ficam sem ouvir a mensagem, pois eles não podem errar enquanto tocam.
Não gosto, tira minha concentração, além do que não vejo nenhuma necessidade ou importância. Ou presto atenção à pregação ou à música. A pregação da Palavra é PRIORIDADE!
Percebo que na grande maioria das vezes, os que fazem questão do uso do fundo musical, tem suas mensagens pobres de conteúdo recorrendo também a palavras de efeito.
COMPRE OS LIVROS RECOMENDADOS NESTE VÍDEO
1. Bíblia ACF (Thomas Nelson): amzn.to/3HmdP84
2. Erros que os Pregadores Devem Evitar (CPAD): amzn.to/3wgWJBZ
3. Mais Erros que os Pregadores Devem Evitar (CPAD): amzn.to/3iRAD5U
4. Erros que os Adoradores Devem Evitar (CPAD): amzn.to/3D2tLJO
5. Erros Escatológicos que os Pregadores Devem Evitar (CPAD): amzn.to/3IZQuKj
6. João Batista: o Pregador Politicamente Incorreto (CPAD): amzn.to/3XGHRcp
7. Estêvão: o Primeiro Apologista do Evangelho (CPAD): amzn.to/3WsvHCr
8. Pedro: o Primeiro Pregador Pentecostal (CPAD): amzn.to/3GUolBJ
9. Filipe: o Primeiro Evangelista da Igreja (CPAD): amzn.to/3XmIdVc
10. Barnabé: o Pregador de Fé e Obras (CPAD): amzn.to/3QU3za4
11. Paulo, o Príncipe dos Pregadores (CPAD): amzn.to/3QVLl8a
12. Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria (CPAD): amzn.to/3HhrjSe
13. Procuram-se Pregadores como Paulo (CPAD): amzn.to/3QRSgzh
Deus abençoe muito e muito mais por essa aula. Pura verdade; acredito quando Sr.Jesus pregava até os passarinhos silenciavam-se
Sou músico tecladista da Assembleia, e já me neguei a fazer fundo a pregador. Principalmente perto do fim da pregação onde quer causar emoção e terminar com chave de ouro com as pessoas chorando no púlpito l
*_Que Deus continue abençoando Irmão em Cristo Jesus Pastor Ciro Zibordi PrimaveraSP_*
Grato por seu comentário. Que Deus abençoe muitíssimo a sua vida, a sua família e o seu trabalho para Deus!
Deus abençoe grandemente pastor Ciro
Concordo 💯% pastor, sou músico e me incomoda muito ficar tocando durante a pregação, prefiro ficar só ouvindo, atento à mensagem que está sendo pregada
Muito bom.
Graças a DEUS encontrei irmãos que pensam como eu ....
Certíssimo Pr. Ciro. A quantidade de pregadores que defendem esse modismo hoje só revela o caos de muitos púlpitos hoje.
Parece que o irmão visitou minha igreja kklklkkk,concordo em tudo e mais um pouco
Pura verdade, não gosto quando colocam, atrapalha toda pregação .
A paz do Senhor Jesus, pastor Ciro e a todos os inscritos no canal.
Concordo com o pastor Ciro, sou tecladista mais não toco as melodias das músicas da moda no meio evangélico, pois quando fazia isso, notava que pessoas davam mais intenção a melodia da música, do fato delas reconhecer a mesma pelo toque. Hoje faço apenas harmonias musicais, bem baixinho para não atrapalhar a pregação. O fato é que muitos predadores se utilizam desse artifício como muletas, pois são vazios em suas mensagens.
Muito bom saber que não estou sozinha nesse pensamento!
Emocionalismo em excesso e pouca reverência à pregação da Palavra. O culto tem que ser racional e fundo musical mexe muito com a emoção de alguns, em detrimento da razão.
Pensei que era só eu que tinha esse problema com fundo musical na hora da pregaçao.
Pastor Ciro, muito bem, isso é verdade.
Fazer uma pregação com ajuda, é dizer que o Espírito Santo, não é suficiente!
muito bem pastor, muito bem, é verdade mesmo, tu falou de músicos instrumentistas da igreja e isto é bem verdade pois, eu sou musico, toco instrumento na igreja desde meus 12 anos estou hoje com 55 anos e veja bem , não da de fato pra assoviar e chupar cana ao mesmo tempo, tenho visto ao longo dos anos que na sua maioria os instrumentistas da igrejas são fracos e frios na fé, pois, dificilmente se vê um musico gostar de oração, EBD e ouvir a pregação da palavra, logo não crescem espiritualmente, quando não estão afinando o instrumento estão do lado de fora do templo, como eu falei não dá pra conciliar as duas coisas, quando estou tocando não posso prestar a atenção a minha volta pois tenho que ouvir o cantor e definir em milésimo espaço de tempo as nota seguintes, posso afirmar, é muito boa esta sua palavra. amem.
Tu é uma benção pastor Ciro Deus continue abençoando tua vida tua família e o teu ministério aqui é o irmão Anderson de Joinville
A paz do Senhor Jesus pastor Ciro. Concordo com o Senhor. As vezes o fundo músical sobressai e a palavra fica qse que difícil de ouvir. Deus abençoe o Senhor.
Que comentário maravilhoso. Concordo plenamente.
Muito bem pr. Você falou uma verdade verdadeira...se todos ouvisse e pratica-se.
Concordo, plenamente com o sior pr Ciro. Deus abençoe.
Sempre bençãos seus videos pastor Ciro, por graça de Deus sou músico (deixando, por estar me dedicando mais a palavra atualmente) fico triste por as vezes querer ouvir a palavra e o Pregador pedir "me ajuda ae, faz um fundo no teclado, ou guitarra"...quero ouvir a palavra e por mais que consiga fazer várias "coisas" ao mesmo tempo, tocar e prestar atenção 'a todos os nuances da mensagem não é possível, creio realmente sem medo de exagerar, quando um pregador pede para um músico para tocar enquanto ele prega, mesmo sem pretender, ele esta pedindo a uma pessoa da igreja para não ouvir (pelo menos não ouvir completamente) a mensagem daquela noite...Deus continue abençoando.
Conheci o Pastor Benny Hinn pessoalmente! E sempre acompanhei o seu ministério! Grande homem de Deus e sou muito grato a Deus pela vida dele pois ele nos mostrou mais sobre a Pessoa do Espírito Santo! Coisas que nunca ouvi outros pregadores falar sobre a Pessoa do ES. Porque? Porque provavelmente não tenham intimidade
OK. Assista ao vídeo todo com total atenção.
Muito bem pastor! Certíssimo 👏🏾👏🏾
Muito obrigado Pastor Ciro💯
Concordo plenamente pastor.
Concordo plenamente, glória a Deus 🙌🏻
O profeta Eliseu pediu para tocarem harpa, para que ele recebesse o Espírito e profetizasse.
👏👏👏 muito bem pastor Ciro
A paz do SENHOR JESUS pastor Ciro. Eu já não era muito afim de fundo musical e depois dessa dica certifico que estava certo. Muito obrigado pela dica. Concordo plenamente. Muito obrigado. Piauí--Brasil.
Muito bom explicado
Muitas igreja dos nossos dias precisar aprender a respeito.
Verdade pastor Deus continue te abençoando.
Concordo plenamente. Do ano 2000 pra ká esta tem sido uma prática adotada nas igrejas, é sempre bom se fazer estas análises perante as escrituras pois os meios artificiais tem sufocado o espiritual e com isso prevalecido o emocional; concluindo que se tem gerado mais emocionados do que arrependidos
O pastor Ciro Sanches Zibordi tem razão.
Concordo 1000%. A palavra é pura sem mistura.
Maravilha!!!
Deus te abençoe pastor!!!
Concordo em número, gênero e grau com sua colocação Pr Ciro, me causa um desconforto quando principalmente em cultos de assembleia geral em que nos reunimos para ouvir a doutrina e o ensinamento da Palavra de Deus, e derrepente o irmão músico começa a tocar teclado, chega a ser irritante a melodia contínua acompanhando o preletor, pelo menos para mim ao invés de ajudar, acaba que por interferir na busca por concentração para compreender a mensagem apregoada.
Fundo musical não sei. Mas esse fundo desfocado que o Sr está usando é show de bola....
Nobre e ilustre amigo Rev Ciro Zibordi, concordo em número, gênero e grau. Orientadora, edificante e elucidadora palavra. Deus continue prosperando sua vida🙌🏻
Eu como ouvinte da Palavra , prefiro pregação sem fundo musical
Bela explicação, sempre discordei de fundos musicais interrompendo a palavra pois como você mesmo cita a palavra por si só já é avivamento da alma...
Maravilha!!! Concordo plenamente. Por muitas vezes, infelizmente, tive que, com educação pedir aos músicos para pararem de tocar durante a minha ministração da palavra de Deus. Porém, ao final do culto eu os chamava para explicar o porquê de, mesmo eu sendo músico profissional não aprovava isso, por não ter base bíblica.
Também fico incomodada com música na hora da palavra.
Tenho quase todos os seus livros. Seus comentários são uma benção de Deus. Sou assembleiano com orgulho. Sirvo a Deus como diácono e faço parte da doutrina pentecostal desde 2005. Glória a Deus.
Deus abençoe grandemente seu ministério!!
Boa tarde amado pastor Ciro!
A paz do Senhor!!
Manso e suave Jesus convidando…..quase sussurando!!!
Nada atrapalhava o andamento da Palavra!! A live ontem no Insta estava muito bom!!!
Nada atrapalha se for no final da pregação.
Grande Homem de Deus, abraço Pastor Ciro Zibordi Deus continue te usando na sua palavra. Sou admirador do seu trabalho.
gostei e foi mais uma que aprendi. obrigado
CONCORDO PLENAMENTE COM O AMADO IRMÃO .
Ótimo, pr. Ciro! Concordo plenamente com o que foi dito aqui. Abraços!
Concordo plenamente a espaço e momentos certos para tudo
Concordo plenamente pastor Ciro.
Eu concordo plenamente com o senhor. Agora qdo o pregador que não gosta desta prática,for alguma igreja que tem está prática,avisa antes pra não utilizá-la no momento que estiver pregando.É muito constrangedor o músico não saber ,estar tocando e o pregador pede para ele parar.Nossa ,repito,é muito constrangedor.
Paz do Senhor! Muito obrigada por essa explicação. Nunca gostei de fundo musical durante a pregação, sempre achei que atrapalhava, agora sei pq sentia isso. Concordo com sua convicção, pois como o Sr. disse a música não é neutra e acaba sendo uma concorrência. Inclusive no último culto q foi a tecladista começou a tocar uma música conhecida e automaticamente meu foco mudou para a música e saiu da pregação.
Maravilha, Pastor Ciro!
Fundo musical no momento da Palavra é realmente uma verdadeira palhaçada!
Deus o Abençoe grandemente!! 👏🏿🙌🏿🙏🏿
Pastor está de parabéns concordo plenamente... O fundo musical nos faz dependente quando pregamos a palavra... Tenho corrigido esse problema.
Paz meu nobre seja abençoado PR CIRO concordo com Sr. Tem animadores de púlpitos, não precisa inventar apenas prega palavra
Está certíssimo pastor
Eu particularmente não gosto.
Os músicos não prestam atenção devida à pregação da Palavra de Deus
boa... isso é verdade!!
Concordo plenamente com esse ensino.
Concordo planamente, a musica e mexe com os sentimentos e desvia a atenção da Palavra de Deus inclusive eu entendo que muito movimentos do pregador como articular as pessoas pra dá Aleluia ou gloria a Deus tira um pouco da aplicação da Palavra de Deus eu gosto de prestar muita atenção na mensagem em que o pregador está pregando e comparando com a mensagem Bíblica precisamos alimentar e corrigir a nossa a vida para melhorar obrigado Pastor Abraço
Falei que ia assistir e assistir,mudou meu conceito sobre fundo musical,bem explicado obrigado
Que Deus abençoe sua vida, sua família e seu ministério! 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
A Paz do Senhor! Boa explicação. Eu entendo também assim, e nunca sou compreendida. Por isso, vou compartilhar seu vídeo para ver se as pessoas da minha comunidade entendem de uma vez por todas que se trata de modismo, e que a Palavra tem prioridade. Não podemos permitir que haja distração, que a atenção seja dispersada. Muitas das vezes, a mente fica tentando achar a letra daquela melodia, e a pregação fica em segundo plano! Que bom que não estou equivocada! Quando tenho alguma oportunidade de trazer a Palavra eu solicito que não ponha fundo musical. Ah, ainda tem o problema de quando o fundo, não é fundo! É tão alto o som, que abafa o pregador, e fica tudo muito incompreensível.
Que benção pastor Ciro louvo a Deus por ter conhecido o irmão através desse trabalho
Gosto das mensagens do Pr Ciro. E respeito e admiro muitos pregadores que fazem o bom uso do fundo musical.
Grato. Assista ao vídeo todo com total atenção.
Amo todos os seus vídeos pr.Ciro
Concordo plenamente com o irmão, na hora da palavra temos que evitar toda e qualquer interferência e desvio da nossa atenção e também não concordo com fundo musical no período de oração de joelhos, nos desvia da sintonia com Deus e com a voz do Espirito Santo.
Tem pessoas que ficam incomodadas com tudo !
Concordo com vc....
O nome técnico é hedonismo no culto.
Estou estudando, em umas das matérias de teologia.
Que maravilha esse ensino
A Palavra de Deus nunca precisou de tapinha nas costas e nem de empurrão pra pegar impulso. A Palavra de Deus despede labareda de fogo, ilumina os que estão nas trevas e desperta os que estão dormindo por ela ser a trombeta do Senhor na Terra.
É verdade.
Ótima análise 👏
Concordo plenamente com o pastor, agora se alguém quiser usar fundo musical, então use as músicas tocadas do cd OS MAIS BELOS HINOS DO CANTOR CRISTÃO, esses são hinos inspirado pelo Espírito Santo, mas usem o hino certo de acordo com a mensagem pregada
Benção esse ensino
Pr. Ciro , um homem de Deus. Deus continue lhe abençoando . Uma boa palavra para os que assim fazem sem a harmonia, sem sintonia com a palavra . No meu caso , sou tecladista e melhor parte de um culto é a hora da ministração da palavra, e quando faço fundo musical, minha melodia é a própria palavra, pois não sigo algo já programado , mas deixo o espírito santo me guiar juntamente com a verbalização do pregador . E nunca atrapalhou mas sim edificou. Também não concordo de muitos instrumentos sendo tocados , dedilhados sem harmonia nenhuma com a mensagem. Principalmente tocando hinos que já existem e que fazem as pessoas lembrarem . E isso tira o foco .
No entanto a forma de ministrar que eu uso é o acompanhamento das palavras verbalizadas pelo pregador o Espírito Santo trás uma harmonia maravilhosa fazendo com que o ouvinte não seja confundido, mas sim abençoado com a ministração.
Agora os argumentos bíblicos utilizados pelo pastor CIRO foram bem razos e fáceis de serem refutados . Se alguém não gosta, o correto é pedir pra parar . Agora generalizando assim , sem uma argumentação bem convicente, fica difícil .
Mas amo o pastor Ciro , acompanho todas suas postagens. Deus abençoe .
Grato pelas palavras de consideração para com a minha pessoa. Falando francamente, se meus argumentos são bem “razos” (aprenda a escrever rasos), os seus me soam INÓCUOS e contraditórios, já que argumentos BÍBLICOS não podem ser "razos" (sic), a menos que não sejam de fato bíblicos. Mas tenho segurança de que o são. Reitero, COM CONHECIMENTO DE CAUSA, que a exposição da Palavra de Deus é suficiente e que a música, não sendo neutra (o irmão como músico sabe disso), compete com a pregação. Isso é confirmado pela musicoterapia (modéstia à parte, estudei um pouco de música e musicologia). O pregador que verdadeiramente expõe as Escrituras não precisa dessa "MULETA manipuladora", o fundo musical. Meu conselho ao irmão, que é músico: ouça a mensagem da Palavra de Deus, em vez de fazer fundo durante a pregação. JESUS e os apóstolos NUNCA precisaram de fazedor de fundo. Cada ministração no seu lugar, e não ao mesmo tempo. Leia meu livro ERROS QUE OS ADORADORES DEVEM EVITAR (CPAD, 2009) para APRENDER um pouco, se quiser. Se não concordar, siga seu caminho e seja feliz. A paz do Senhor.
Paz do Senhor, meu irmão!
O silêncio é fundamental para que a Palavra, que sai da boca de Deus, faça o que lhe apraz, e prospere naquilo para que foi enviada.
Recursos de animação de auditório, bem como o seu animador, são totalmente dispensáveis, pois a Palavra de Deus, por si só, é totalmente suficiente para que o Espirito Santo fale aos corações.
Portanto, faça-se tudo com decência e ordem.
Que Deus o abençoe!
Me sinto esperançoso quando vejo lideranças como o Ciro se levantando contra esses erros. Chego a crer que poderei voltar ao sistema denominacional em breve.
Sempre achei que fundo musical é uma bengala usada para alcançar "sucesso" na mensagem. Edificante o vídeo.
Não gosto de fundo musical, me dá sono, não consigo me concentrar na palavra. 😂
A paz do Senhor pastor Ciro, muito boa essa reflexão.
Também não gosto de fundo musical,a msg fica melancólica.🙏🙏
Concordo plenamente com o senhor
Nos congressos dos gideoes missionário da última hora muito faziam isso e por isso teve muita influência até hoje.
Pois é…
Não tinha pensado nisso!!! Mas tem sentido
Excelente vídeo
Paz do senhor. Pr. Ciro foi o pr. Marcos Feliciano, que é o pioneiro kkkk ele começou no gideões, concordo com o senhor. 🙏
Paz do senhor pastor Ciro sou membro do seu canal gostaria que o irmão trosese um estudo sobre 2 Samuel cap 6 que fala sobre a arca
Grato pela sugestão. Mas seu selo de membro não está aparecendo. Verifique seu cadastro.
A Paz do Senhor Pastor Ciro
Cheguei ao canal do sr por indicação do Pr. João Barbosa.
Obrigado pela aula!
Amado pastor e mestre, respeitosamente, ouso discordar de seu posicionamento, mesmo concordando que nessa questão o senhor tem alguma razão.
Seu principal argumento é a manipulação emocional do fundo musical, e isso é fato! Contudo, pregação também é arte, posto que contém elementos da retórica. Como arte, a maneira como usamos e pronunciamos as palavras na pregação também MANIPULA (para usar o termo o irmão que usou) e emociona, não apenas facilita o aprendizado.
A velocidade, ênfase, altura da voz, gesticulação fazem toda a diferença na prédica, e o amado irmão já falou disso em vídeos gravados.
O fundo é um recurso que ajuda ou atrapalha na capitação da mensagem? Sim, assim como o microfone, caixas de som, gestos, movimento físico, expressão facial, expressão dos olhos - coisas que o senhor usa em toda ministração. Ademais, todos (ou quase todos) os vídeos do seu canal tem uma trilha sonora!
Se a Palavra é suficiente - e, de fato, é - então, porque o uso dos elementos que acabei de citar? Porque o irmão não fala friamente sobre o o sacrifício da cruz ao invés de altear a voz, aumentar a velocidade, duplicar a gesticulação?
O que quero dizer é que o fundo musical manipula assim como o uso que fazemos das palavras na hora da pregação, e que, portanto, é uma questão secundária, de gosto pessoal, que não merece a mesma atenção que a Teologia Liberal, o triunfalismo, e etc.
Sou pregador, não faço questão de fundo musical, mas não me incomoda se colocarem. Conheço pregadores expositivos que se prezam e que usam o fundo, bem como conheço muito animador de auditório que usa o mesmo recurso.
Com muito respeito, um abraço de seu aprendiz!
OK. Penso que o irmão só precisa distinguir entre meios que amplificam e meios que MODIFICAM a mensagem. A música não é neutra. Isso é CIÊNCIA. A música de fundo COMPETE com a exposição da Palavra. Este é o ponto. Cada ministração no seu lugar (1 Coríntios 14.26).
@@Cirozibordi grato por responder, pastor.
Entendo que o fundo musical e os recursos de retórica tanto amplificam quanto modificam a mensagem, tendo em vista que ambos não são neutros
@@10e033002 Pois é… Microfone amplifica. Penso que Jesus hoje usaria microfone, pois Ele se valeu dos recursos da época nesse sentido (lugar alto, a favor do vento etc.). Mas não consta que Ele tenha precisado de um fazedor de fundo para pregar. E havia música e músicos naqueles dias. Ele mesmo cantou. Mantenho meu argumento, que é científico: a música tem mensagem própria (a melodia conduz essa mensagem). Portanto, COMPETE com a pregação a exposição da Palavra.
👍👍
Quando estou ouvindo uma pregação com fundo musical presto mais atenção na música do que na palavra, me desvia muito a atenção, até porque também sou músico.
concordo pastor !
Sussurrar o hino no momento do APELO é aceitável, porém na hora da exposição da palavra discordo com quaisquer toque de instrumentos que seja, a pregação da palavra não deve ser interrompida para não haver distração. Bela reflexão valiosíssimas 🙌
Generoso, concordo, atrapalha muito.
Está certíssimo Pr! Estava ministrando a palavra domingo passado e o guitarrista começou a fazer um fundo e me atrapalhou um pouco...
O profeta Eliseu pediu para tocarem harpa, para que ele recebesse o Espírito e profetizasse.
Outro dia o cara tocou guitarra o tempo todo e até na hora da oraçao , fiquei tão indignada que pedi pra ele deixar a gente orar.
Concordo 👏🏻👏🏻👏🏻
é muita inovação, além do fundo musical tem aquele tal de levante a mão olhe pro seu irmão,diga isso diga aquilo tem hora que eu penso que estou dentro de uma academia de ginástica, só a palavra é suficiente ela é viva
Ninguém merece! 🤦
Por isso não olho para o lado e não falo nada pra irmão nenhum. Tem horas que a gente se sente um cachorrinho : levanta a patinha, olha pro lado....affff
Mandar você pegar na mão do irmão não pode , mas se o ladrão te assaltar e mandar levantar as mãos, pular , rodar você faz .
@@otonielmiranda876 vc quer comparar o ambiente igreja, onde somos livres com um assalto? É demais pra cabeça! Na igreja, não devemos nos sentir obrigados como numa situação de perigo.
@@beth.barrocal não, só acho uma coisa simples de se fazer.
Isso é *chato pra caramba!*
Imagine se Jesus e apóstolos fizessem essa chatice?
Os caras já os queriam matar, imagine fazendo essas coisas bobas?
É somente pregar a Palavra de DEUS e quem convence o pecador é o Espírito Santo. Jo 16.8.
Uma certa dupla de violeiros estava sendo entrevista.
Enquanto um falava. O outro dedilhava seu violão. Lá pelas tantas. O que falava parou e disse ao seu parceiro.:
Compadre; dá para você parar de tocar um pouquinho. É que está atrapalhando meu raciocínio.
Imagine então ,como devemos nos portar diante da exposição da palavra de Deus?
Pois é… É disto que estou falando! Ótimo exemplo.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Pra ser bem sincero fundo até pra orar não é coreto isso com base na palavra do senhor nosso Deus
Eu com cordo. Eu já tinha este pensamento também 😃
Eu também não gosto de fundo musical na pregação da Palavra de Deus.
Alguns acham que são inspirados através do fundo musical na pregação. A pregação de JESUS, dos apóstolos e dos demais pregadores não dependia desse modismo.
Nossa inspiração vem do Espírito Santo.
Os músicos não pegam na Bíblia, ficam sem ouvir a mensagem, pois eles não podem errar enquanto tocam.
Não gosto, tira minha concentração, além do que não vejo nenhuma necessidade ou importância. Ou presto atenção à pregação ou à música. A pregação da Palavra é PRIORIDADE!
Percebo que na grande maioria das vezes, os que fazem questão do uso do fundo musical, tem suas mensagens pobres de conteúdo recorrendo também a palavras de efeito.
Concordo com o sr e já cometi esse erro algumas vezes. Que vergonha!
A paz do Senhor Jesus Cristo Pastor Ciro
Paz do senhor Jesus meu caro, vem quando pra João Pessoa Paraíba?