Eai, o que achou do video? Aqui está o Ebook sobre Como criar Raças em mundo de fantasia: www.ericssobral.com.br/ebook_criando-racas-em-um-mundo-de-fantasia-2/ Espero que curta!
Uma dica minha é escrever o resumo dos acontecimentos/cenas/situaçōes que você já tem na cabeça. Ex: Eu não sei como começar a história mas tenho uma cena que o grupo vai explorar lugar x e enfrentar y. Escreva essa parte resumida, só os pontos principais. Faça isso com tudo que você já pensou e depois quando tiver muito material ligue os pontos, trabalhe os diálogos, relações, personagens e etc.
Vou te falar que é praticamente assim que eu escrevo meus contos 😀 Em breve vou lançar um video falando sobre esse método de escrever. Mas é uma ótima forma de desenvolver a trama.
Eu havia criado um mundo de fantasia, mas ainda tenho duvidas sobre o desenvolvimento, duvidas como: geografia, raças, linguas, magias, outros tipos de poder entre outros. Meu mundo: Universo Em um grande abismo de trevas, existia um ser que não existia ou, mesmo que existisse, estava na não existência. Esse ser, que pairava sobre as trevas, possuía raciocínio lógico e emanava um grandioso poder. Todo o poder estava concentrado nele, e ele o controlava. Certo dia, esse ser, entediado com a não existência, teve a grande ideia de criar algo que vivesse fora da não existência ou, ao menos, que fosse existente além dele mesmo. E assim, o ser criou a existência, e ela foi chamada de "universo". O universo seria vasto em grandeza e território, e conteria escuridão, mas não seria completamente escuro, pois o ser criou as chamadas "estrelas". As estrelas seriam inúmeras - trilhões, ou até mais do que isso - e teriam um único objetivo: iluminar todo o universo. Junto ao universo, o ser criou um pedaço de terra e água. Esse pedaço de terra recebeu o nome de "Terra", e a água foi chamada de "oceano". O oceano banhava todo o pedaço de terra deste planeta. Neste planeta, o ser criou o céus, para que houvesse divisão no planeta, então o planeta seria dividido em três partes: céu, terra, oceano. E após o ser ter criado o céu, o ser criou dois períodos, um de luz, e outro de escuridão, o período de luz foi chamado de dia, e o período de escuridão foi chamado de noite. O céu seria o regulador entre a noite e o dia. Para iluminar o dia, e aquecer a “Terra” o ser criou uma estrela, e a batizou como “sentinela celeste”, a estrela seria milhões de vezes maior que o próprio planeta, mas o objetivo era iluminar o dia da “Terra”. E o ser criou uma lua que foi chamada de “Titã”, está influenciaria no ciclo do dia e noite, além de iluminar o período noturno, e influenciar as ondas dos mares e oceano. Em um plano de organizar o planeta, o ser dividiu as partes do território do planeta em continentes
Primeiramente, peço desculpas pela demora para responder. 😅 Achei interessante o fato de que você já tem o background do seu mundo; gostei, e também das suas dúvidas. Você já tem o essencial para desenvolver o restante: “... Em um plano de organizar o planeta, o ser dividiu as partes do território do planeta em continentes.” Bom, a partir daqui, já pode começar a pensar em quais raças teriam em cada continente. A minha recomendação seria, primeiro, decidir o número total de raças e começar a desenvolver uma de cada vez, indo de uma em uma até ter todas finalizadas. A partir do minuto 6:26, eu falo sobre os elementos que deveriam estar presentes. “Geografia, línguas, magias.” Recomendo pesquisar sobre o nosso próprio planeta. Como se formou a geografia daquele morro? Como surgiu a língua de tal país? Como a “bruxaria” enxerga a magia? Quanto mais você expandir suas pesquisas, mais ideias surgirão. Quando se trata de escrita, a pesquisa será sua parceira fiel até o fim. Seu projeto parece ser bem ousado, ótimo! ✌😉✌ Então, faça com calma, desenvolva um elemento de cada vez e crie um projeto Fod@!
HELP! Comecei a escrever uma história de fantasia. É um reino quebrados em várias tribos distintas, alguns deles possuem magias e outras não. Tenho muitas ideias sobre o mundo, mas já escrevi o primeiro capítulo. A dúvida é: é melhor construir o mundo todo primeiro antes de começar a escrever? Existe algum site, plataforma... que vc considera útil para organizar essas informações? Pergunto, pois eu tenho ideia do que diferencia cada tribo da minha história, tenho até backstory do mundo que não pretende escrever propriamente no decorrer da história, mas que serve para compreender a formação do mundo, além de coisas únicas de cada tribo. O ponto é que é muita informação e sou muito visual. Tenho medo de escrever um monte mas simplesmente me esquecer no processo. Além disso, a minha maior dúvida: escrever em primeira ou terceira pessoa? Sinto que consigo escrever mais rápido e mais fluído em primeira pessoa, em terceira tenho impressão que fica tudo muito impessoal e acho que a história fica mais seca.
Oi Tudo bem? Então respondendo as suas perguntas: 🔷 M𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗶𝗿 𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝘁𝗼𝗱𝗼 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗰̧𝗮𝗿 𝗮 𝗲𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿? Sim, pois quando se escreve antes ,você acaba criando inconsistências e criando "regras" que antes não existiam, um exemplo, você cria uma raça aquática que só comem peixes, só cria e informa essas informações OK. Só que ai lá no meio da historia a raça está comendo carne! Ué não era só peixe? Quando não se tem uma base previamente escrita e estabelecida todo o Mundo se torna conveniente para a trama. Então sim, planeja o mundo primeiro, escreve as raças o que cada uma faz, se usa magia, qual a magia, o que comem e etc. deixa bem completinho pois assim você enriquece a sua historia. 🔷𝗘𝘅𝗶𝘀𝘁𝗲 𝗮𝗹𝗴𝘂𝗺 𝘀𝗶𝘁𝗲, 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮... 𝗾𝘂𝗲 𝘃𝗰 𝗰𝗼𝗻𝘀𝗶𝗱𝗲𝗿𝗮 𝘂́𝘁𝗶𝗹 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼𝗿𝗴𝗮𝗻𝗶𝘇𝗮𝗿 𝗲𝘀𝘀𝗮𝘀 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀? Eu uso e gosto do Notion, inclusive tenho um video aqui no canal mostrando o meu processo usando o Notion: ua-cam.com/video/cqu5HH8-pJk/v-deo.html 🔷𝗢 𝗽𝗼𝗻𝘁𝗼 𝗲́ 𝗾𝘂𝗲 𝗲́ 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗮 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝘀𝗼𝘂 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝘃𝗶𝘀𝘂𝗮𝗹. 𝗧𝗲𝗻𝗵𝗼 𝗺𝗲𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝘂𝗺 𝗺𝗼𝗻𝘁𝗲 𝗺𝗮𝘀 𝘀𝗶𝗺𝗽𝗹𝗲𝘀𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗺𝗲 𝗲𝘀𝗾𝘂𝗲𝗰𝗲𝗿 𝗻𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼. Fique tranquilo, a principal dica é organização, o Notion que citei acima é perfeito para isso, pois nele vc pode criar páginas, assim criaria uma página para as raças e dentro dessa página uma sub-página para cada raça assim organizando a informação e sempre que precisar vai saber onde achar. Inclusive sua duvida vai gerar um video futuro aqui no canal: Como organizar as ideias para a historia 😉 🔷 E𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝗲𝗺 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗼𝘂 𝘁𝗲𝗿𝗰𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮? Escrever em 1ª pessoa permite que o leitor experimente a história diretamente através dos olhos do protagonista. Isso pode criar uma conexão emocional mais profunda, já que os leitores têm acesso direto aos pensamentos, sentimentos e percepções do personagem principal. Em uma história de fantasia, onde o mundo pode ser muito diferente da realidade, essa perspectiva íntima ajuda a tornar o universo fantástico mais acessível e envolvente. Escrever em 3ª pessoa oferece maior flexibilidade narrativa, permitindo ao autor explorar múltiplos pontos de vista e apresentar uma visão mais completa do mundo da fantasia. Isso é especialmente útil em histórias complexas com vários personagens e subtramas. A 3ª pessoa permite que o leitor tenha uma compreensão mais abrangente do cenário, dos eventos e das motivações dos personagens, o que pode enriquecer a experiência da leitura. Ambas as escolhas, 1ª ou 3ª pessoa, têm suas vantagens e desvantagens dependendo da abordagem desejada para a história. Enquanto a 1ª pessoa proporciona uma imersão profunda e conexão emocional direta com o protagonista, a 3ª pessoa oferece uma visão mais ampla e flexível do universo fantástico, permitindo ao autor explorar múltiplos pontos de vista. A melhor escolha depende da história que você quer contar e da experiência que deseja oferecer ao leitor.
@@desvendandoaescrita obrigada pela resposta. Assistindo outros videos do canal acabei tendo novas ideias pra aprimorar a minha história. Sobre o aplicativo: eu já utilizo o notion no dia-a-dia, tentei utilizar uma vez para criar a história e não consegui. Acho que não sou tão boa em mexer nele e entender tudo que dá pra fazer (pq dá pra fazer muita coisa). Eu estava começando a utilizar o OneNote pra organizar as fichas. Sobre a narração: eu havia começado a escrever em terceira pessoa pois acho que história de fantasia seria interessante ter mais de uma visão. Porém, estou cogitando fazer em primeira pessoa. Acho que a ideia na história ser narrado por alguém que está conhecendo o mundo seja uma forma interessante de mostrar o universo ao leitor.
Amigo, eu faço algumas histórias que estão sendo publicadas em outros países fiz uma chamada Merope que esta no site da Shonem Jump. Eu aprendi algumas coisas com suas dicas em um vídeo onde você mostrava textos seus, eu ficaria super feliz se futuramente você pudesse ler e opinar sobre algo que eu fiz. Uma opinião profissional sua seria ótima!
Claro que olharia, sem problemas. Futuramente, quero criar um quadro aqui no canal analisando outras obras, principalmente de inscritos; ficaria feliz de poder analisar a sua em video. Não pretendo agora, pois estou bem atarefado, mas quero muito fazer esse tipo de video!
@@desvendandoaescrita Quando eu terminar um quadrinho novo, se quiser te mando por Email. Antes de publicar em outros lugares, para ter sua opinião. Eu vou aguardar ansioso!
Acho como a ideia é criar algo "Fantasioso" podemos ir para extremos (culturas diferentes = costumes diferentes) lembrando que como eu disse, ali é só um rascunho, então podemos "brincar" com as ideias e depois voltar e decidir melhor, o importante é ter uma base para seguir 😉
Eai, o que achou do video?
Aqui está o Ebook sobre Como criar Raças em mundo de fantasia: www.ericssobral.com.br/ebook_criando-racas-em-um-mundo-de-fantasia-2/
Espero que curta!
Uma dica minha é escrever o resumo dos acontecimentos/cenas/situaçōes que você já tem na cabeça. Ex: Eu não sei como começar a história mas tenho uma cena que o grupo vai explorar lugar x e enfrentar y. Escreva essa parte resumida, só os pontos principais. Faça isso com tudo que você já pensou e depois quando tiver muito material ligue os pontos, trabalhe os diálogos, relações, personagens e etc.
Vou te falar que é praticamente assim que eu escrevo meus contos 😀 Em breve vou lançar um video falando sobre esse método de escrever.
Mas é uma ótima forma de desenvolver a trama.
Preciso contar uma história Fantástica a qual envolveu toda minha família e estou até agora sem acreditar
👀 Bem, fique a vontade...
Eu havia criado um mundo de fantasia, mas ainda tenho duvidas sobre o desenvolvimento, duvidas como: geografia, raças, linguas, magias, outros tipos de poder entre outros.
Meu mundo:
Universo
Em um grande abismo de trevas, existia um ser que não existia ou, mesmo que existisse, estava na não existência. Esse ser, que pairava sobre as trevas, possuía raciocínio lógico e emanava um grandioso poder. Todo o poder estava concentrado nele, e ele o controlava. Certo dia, esse ser, entediado com a não existência, teve a grande ideia de criar algo que vivesse fora da não existência ou, ao menos, que fosse existente além dele mesmo. E assim, o ser criou a existência, e ela foi chamada de "universo". O universo seria vasto em grandeza e território, e conteria escuridão, mas não seria completamente escuro, pois o ser criou as chamadas "estrelas". As estrelas seriam inúmeras - trilhões, ou até mais do que isso - e teriam um único objetivo: iluminar todo o universo.
Junto ao universo, o ser criou um pedaço de terra e água. Esse pedaço de terra recebeu o nome de "Terra", e a água foi chamada de "oceano". O oceano banhava todo o pedaço de terra deste planeta.
Neste planeta, o ser criou o céus, para que houvesse divisão no planeta, então o planeta seria dividido em três partes: céu, terra, oceano. E após o ser ter criado o céu, o ser criou dois períodos, um de luz, e outro de escuridão, o período de luz foi chamado de dia, e o período de escuridão foi chamado de noite. O céu seria o regulador entre a noite e o dia. Para iluminar o dia, e aquecer a “Terra” o ser criou uma estrela, e a batizou como “sentinela celeste”, a estrela seria milhões de vezes maior que o próprio planeta, mas o objetivo era iluminar o dia da “Terra”. E o ser criou uma lua que foi chamada de “Titã”, está influenciaria no ciclo do dia e noite, além de iluminar o período noturno, e influenciar as ondas dos mares e oceano.
Em um plano de organizar o planeta, o ser dividiu as partes do território do planeta em continentes
Ainda preciso desenvolver
Primeiramente, peço desculpas pela demora para responder. 😅
Achei interessante o fato de que você já tem o background do seu mundo; gostei, e também das suas dúvidas. Você já tem o essencial para desenvolver o restante: “... Em um plano de organizar o planeta, o ser dividiu as partes do território do planeta em continentes.” Bom, a partir daqui, já pode começar a pensar em quais raças teriam em cada continente. A minha recomendação seria, primeiro, decidir o número total de raças e começar a desenvolver uma de cada vez, indo de uma em uma até ter todas finalizadas. A partir do minuto 6:26, eu falo sobre os elementos que deveriam estar presentes.
“Geografia, línguas, magias.” Recomendo pesquisar sobre o nosso próprio planeta. Como se formou a geografia daquele morro? Como surgiu a língua de tal país? Como a “bruxaria” enxerga a magia? Quanto mais você expandir suas pesquisas, mais ideias surgirão. Quando se trata de escrita, a pesquisa será sua parceira fiel até o fim.
Seu projeto parece ser bem ousado, ótimo! ✌😉✌ Então, faça com calma, desenvolva um elemento de cada vez e crie um projeto Fod@!
eu ri na parte "a variação dessas criaturas variam bastante" kskskks. Que video exelente
😁
O MELHOR VÍDEO DE DICAS QUE JÁ VI!
😉
Obrigado
😉
HELP! Comecei a escrever uma história de fantasia. É um reino quebrados em várias tribos distintas, alguns deles possuem magias e outras não. Tenho muitas ideias sobre o mundo, mas já escrevi o primeiro capítulo. A dúvida é: é melhor construir o mundo todo primeiro antes de começar a escrever? Existe algum site, plataforma... que vc considera útil para organizar essas informações?
Pergunto, pois eu tenho ideia do que diferencia cada tribo da minha história, tenho até backstory do mundo que não pretende escrever propriamente no decorrer da história, mas que serve para compreender a formação do mundo, além de coisas únicas de cada tribo. O ponto é que é muita informação e sou muito visual. Tenho medo de escrever um monte mas simplesmente me esquecer no processo.
Além disso, a minha maior dúvida: escrever em primeira ou terceira pessoa? Sinto que consigo escrever mais rápido e mais fluído em primeira pessoa, em terceira tenho impressão que fica tudo muito impessoal e acho que a história fica mais seca.
Oi Tudo bem?
Então respondendo as suas perguntas:
🔷 M𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗶𝗿 𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝘁𝗼𝗱𝗼 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗰̧𝗮𝗿 𝗮 𝗲𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿?
Sim, pois quando se escreve antes ,você acaba criando inconsistências e criando "regras" que antes não existiam, um exemplo, você cria uma raça aquática que só comem peixes, só cria e informa essas informações OK. Só que ai lá no meio da historia a raça está comendo carne! Ué não era só peixe? Quando não se tem uma base previamente escrita e estabelecida todo o Mundo se torna conveniente para a trama.
Então sim, planeja o mundo primeiro, escreve as raças o que cada uma faz, se usa magia, qual a magia, o que comem e etc. deixa bem completinho pois assim você enriquece a sua historia.
🔷𝗘𝘅𝗶𝘀𝘁𝗲 𝗮𝗹𝗴𝘂𝗺 𝘀𝗶𝘁𝗲, 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮... 𝗾𝘂𝗲 𝘃𝗰 𝗰𝗼𝗻𝘀𝗶𝗱𝗲𝗿𝗮 𝘂́𝘁𝗶𝗹 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼𝗿𝗴𝗮𝗻𝗶𝘇𝗮𝗿 𝗲𝘀𝘀𝗮𝘀 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀?
Eu uso e gosto do Notion, inclusive tenho um video aqui no canal mostrando o meu processo usando o Notion: ua-cam.com/video/cqu5HH8-pJk/v-deo.html
🔷𝗢 𝗽𝗼𝗻𝘁𝗼 𝗲́ 𝗾𝘂𝗲 𝗲́ 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗮 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝘀𝗼𝘂 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝘃𝗶𝘀𝘂𝗮𝗹. 𝗧𝗲𝗻𝗵𝗼 𝗺𝗲𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝘂𝗺 𝗺𝗼𝗻𝘁𝗲 𝗺𝗮𝘀 𝘀𝗶𝗺𝗽𝗹𝗲𝘀𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗺𝗲 𝗲𝘀𝗾𝘂𝗲𝗰𝗲𝗿 𝗻𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼.
Fique tranquilo, a principal dica é organização, o Notion que citei acima é perfeito para isso, pois nele vc pode criar páginas, assim criaria uma página para as raças e dentro dessa página uma sub-página para cada raça assim organizando a informação e sempre que precisar vai saber onde achar.
Inclusive sua duvida vai gerar um video futuro aqui no canal: Como organizar as ideias para a historia 😉
🔷 E𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝗲𝗺 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗼𝘂 𝘁𝗲𝗿𝗰𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮?
Escrever em 1ª pessoa permite que o leitor experimente a história diretamente através dos olhos do protagonista. Isso pode criar uma conexão emocional mais profunda, já que os leitores têm acesso direto aos pensamentos, sentimentos e percepções do personagem principal. Em uma história de fantasia, onde o mundo pode ser muito diferente da realidade, essa perspectiva íntima ajuda a tornar o universo fantástico mais acessível e envolvente.
Escrever em 3ª pessoa oferece maior flexibilidade narrativa, permitindo ao autor explorar múltiplos pontos de vista e apresentar uma visão mais completa do mundo da fantasia. Isso é especialmente útil em histórias complexas com vários personagens e subtramas. A 3ª pessoa permite que o leitor tenha uma compreensão mais abrangente do cenário, dos eventos e das motivações dos personagens, o que pode enriquecer a experiência da leitura.
Ambas as escolhas, 1ª ou 3ª pessoa, têm suas vantagens e desvantagens dependendo da abordagem desejada para a história. Enquanto a 1ª pessoa proporciona uma imersão profunda e conexão emocional direta com o protagonista, a 3ª pessoa oferece uma visão mais ampla e flexível do universo fantástico, permitindo ao autor explorar múltiplos pontos de vista. A melhor escolha depende da história que você quer contar e da experiência que deseja oferecer ao leitor.
Ficou um pouco longa a resposta, mas acho que respondi tudo 😅 se tiver mais alguma dúvida fique livre para perguntar 😉
@@desvendandoaescrita obrigada pela resposta. Assistindo outros videos do canal acabei tendo novas ideias pra aprimorar a minha história.
Sobre o aplicativo: eu já utilizo o notion no dia-a-dia, tentei utilizar uma vez para criar a história e não consegui. Acho que não sou tão boa em mexer nele e entender tudo que dá pra fazer (pq dá pra fazer muita coisa). Eu estava começando a utilizar o OneNote pra organizar as fichas.
Sobre a narração: eu havia começado a escrever em terceira pessoa pois acho que história de fantasia seria interessante ter mais de uma visão. Porém, estou cogitando fazer em primeira pessoa. Acho que a ideia na história ser narrado por alguém que está conhecendo o mundo seja uma forma interessante de mostrar o universo ao leitor.
Amigo, eu faço algumas histórias que estão sendo publicadas em outros países fiz uma chamada Merope que esta no site da Shonem Jump.
Eu aprendi algumas coisas com suas dicas em um vídeo onde você mostrava textos seus, eu ficaria super feliz se futuramente você pudesse ler e opinar sobre algo que eu fiz.
Uma opinião profissional sua seria ótima!
Claro que olharia, sem problemas. Futuramente, quero criar um quadro aqui no canal analisando outras obras, principalmente de inscritos; ficaria feliz de poder analisar a sua em video.
Não pretendo agora, pois estou bem atarefado, mas quero muito fazer esse tipo de video!
E espero que a sua obra na Jump vá longe. 🚀🚀
Ainda não dei uma olhada, mas assim que tiver um tempinho, pode ter certeza que vou ler
@@desvendandoaescrita Quando eu terminar um quadrinho novo, se quiser te mando por Email.
Antes de publicar em outros lugares, para ter sua opinião.
Eu vou aguardar ansioso!
Uma gota de sangue por refeição achei exagero 😂, seria melhor fazer como fazemos, apenas dizemos " obrigado Deus pela comida"😂
Acho como a ideia é criar algo "Fantasioso" podemos ir para extremos (culturas diferentes = costumes diferentes) lembrando que como eu disse, ali é só um rascunho, então podemos "brincar" com as ideias e depois voltar e decidir melhor, o importante é ter uma base para seguir 😉
@desvendandoaescrita Eu só estava brincando 😝
Tranquilo ✌️