COMO O BARÃO DE MONTESQUIEU MORREU?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 січ 2023
  • Como o Barão de Montesquieu morreu?
    Charles-Louis de Secondat , mais conhecido como Barão Montesquieu, foi um advogado, aristocrata e uma das principais figuras do Iluminismo francês .
    Montesquieu nasceu em uma família nobre no sudoeste da França, onde sua família estava envolvida no governo provincial. O jovem Montesquieu formou-se como advogado e passou um tempo em Paris, tornando-se um membro talentoso do conjunto intelectual da cidade.
    Em 1715, Montesquieu tornou-se presidente do parlamento de Bordeaux , cargo que efetivamente herdou de seu pai. Em 1726 ele vendeu sua posição no parlamento para viajar e escrever. Suas viagens incluíram um longo período na Inglaterra, onde Montesquieu se tornou um estudioso do sistema político britânico.
    Os primeiros escritos de Montesquieu o revelam como liberal, deísta e defensor da monarquia constitucional. Montesquieu não era um democrata radical: ele acreditava que a lei e o governo deveriam ser deixados para as elites instruídas.
    Em 1748, Montesquieu publicou sua obra mais famosa, "O Espírito das Leis”, uma comparação de diferentes sistemas políticos.
    Nessa obra, Montesquieu desenvolveu e refinou a ideia da separação de poderes, anteriormente explorada pelo escritor inglês John Locke. Ele argumentou que o governo é mais eficaz quando dividido em três ramos distintos: executivo, legislativo e judiciário. Cada um deve ter poderes constitucionalmente separados que evitem que um ramo ganhe domínio sobre os outros dois, evitando assim qualquer perspectiva de tirania.
    O Espírito das Leis foi amplamente lido em toda a Europa e tornou-se indiscutivelmente a obra mais importante da teoria política do século XVIII. Teve um impacto profundo tanto na Revolução Americana como nas ideias revolucionárias francesas .
    Poucos registros existem sobre a morte de MONTESQUIEU, o que se sabe é que nos seus últimos anos ele optou em levar uma vida mais reclusa, cuidando de suas propriedades, alternando entre suas residências de Paris e Bordéus e, mais especificamente, a "Château de la Brède", sua propriedade predileta.
    Provavelmente essa reclusão de MONTESQUIEU, teve como motivador principal seus problemas de visão. No fim de sua vida ele estava praticamente cego.
    Em 10 de fevereiro de 1755, aos 66 anos de idade, após uma vida dedicada ativamente ao pensamento político, ele faleceu de uma febre ardente. Ele morreu em Paris e foi enterrado na igreja de Saint-Sulpice da cidade.
    E foi assim que o Barão de Montesquieu morreu.
    Se você gostou deixe seu comentário e inscreva-se no canal!!
    Até o próximo vídeo !!!!

КОМЕНТАРІ • 7