Uma frase famosa de Einstein: “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana” Isso acaba com a teoria do especismo O Planeta Terra é casa de todos os animais, em que uma espécie depende da outra.
João Batista se alimentava de mel silvestre e comia gafanhotos. Jesus antes de ressuscitar comia peixe, pão, mel, e depois de ressuscitado, comeu um pedaço de peixe assado e favo de mel. Tudo tem seu tempo p ser coletado e o descanso p q ñ haja escassez. Abraço.
Tudo é saudável desde que vc saiba o que vc tá fazendo. As pessoas julgam muito que gordos não saudáveis por exemplo mas isso não é necessariamente vdd ou real.
Sou ativista ambiental e defendo minha terra até o último, depois que entendi que meu consumo de carne tinha um impacto enorme parei imediatamente de comer e de fato depois dos documentários foi que tive certeza da minha decisão. Go vegan !!!!!!!!!
@Marcus Vinicius não só pq vc come carne que vc não tem empatia são coisas distintas. Eu posso ter empatia por minorias mas não deixo de ter meus privilégios ou de pertencer ao grupo opressor por isso. E comer carne é só a ponta do iceberg tem que lembrar que mesmo se pararmos de comer agora os bichos e os estragos dele não são deletados além de que animais de "criação" vão se alimentar e competir com os animais que já estão no lugar se forem libertos podendo destruir a fauna local igual aconteceu com os Javaporcos aqui ou com os caramujos.
Sou vegetariana a 3 anos já, mas eu também tenho o discurso de "ai eu não vou conseguir parar de comer ovo/queijo". Bom, repensei 200% essa frase depois desse vídeo. Obrigada por fazer eu expandir a minha cabeça e agora trabalhar no meu veganismo. MUITO OBRIGADA! Te admiro demais.
amiga, larguei ovos e leite em maio, só benefícios e a sensação da consciência limpa é indescritível. você consegue! não vai ser tão difícil quanto parece.
@@merylin8714 ai eu to louca por isso já! Muito obrigada por compartilhar isso cmg, com certeza vou conseguir! E fico mtooo feliz por ti por ter feito isso e estar se sentindo bemmmm, nossa. Eu to louca já pela sensação fhfudishfuh
@@sarahbarcellos340 é indescritível! jurei que iria ser muito difícil mas a verdade é que que depois que você larga da carne, o resto é só resto. e vale ressaltar que minha pele melhorou horrores em pouquíssimo tempo, acho que meu corpo tava implorando por isso hehe
Eu também comecei a ser vegetariana não porque eu tinha dó dos animais, mas sim por conta da questão ambiental. Hoje eu não entendo a violência e os maus tratos que esses animais sofrem só pelo prazer da sociedade. Mas é uma coisa muito louca que a gente naturaliza essa violência, e só entende ela depois de um choque de realidade.
Eu amo o contraste da influencer que sabe se virar em determinadas redes. Rachei de rir do seu vídeo dançando no reels no instagram esses dias e agora to refletindo muito sobre esse seu vídeo. Parabéns pelo trabalho impecável se sempre!
você disse TUDO. antes de me tornar vegetariana não tinha sensibilidade alguma por animais não domésticos!!! hoje essa compaixão se desenvolveu, mas o início se deu por todos esse fatores que você listou. veganismo é muito mais que um sentimento individual. obrigada e parabéns por esse vídeo e pela sua didática! 🌱🌎💚
tem quase dois anos que decidi virar vegetariana, mas depois dessa pandemia e de tanta notícia ruim confesso que fiquei desacreditada e muito mal com tudo e esqueci o propósito de ter parado de comer carne em primeiro lugar e dei uma deslizada. um belisco numa coxinha de frango ali, um pedacinho do bife aqui e quando vi já tava comendo refeições inteiras a base de carne. esse vídeo me fez lembrar um pouco das coisas e "entrar de volta nos trilhos". então, muito obrigada!!!! foi extremamente necessário!!!
pra mim foi exatamente o contrário, o veganismo me encontrou durante a quarentena quando vi as crueldades na China com cães, o que não diferenciava o boi ou a galinha que eu comia.
Meu marido e eu somos veganos. Eu me tornei depois de assistir aos documentários de crueldade animal e meu marido quando se questionou sobre a ética. Ele também não tinha essa empatia pelo sofrimento deles mas entendia que não é direito causar dor e sofrimento a nenhum ser.
é no curso de sociologia que se aprende a falar tao bem assim? sensacional! vc conseguiu colocar de forma didática e com calma todas as coisas que eu sempre quis dizer e nao conseguia, pq me faltava tato e paciência pra isso. inclusive ja compartilhei, arrancou as palavras da minha boca...
É exercitando que a gente aprende, Lara 😊 Talvez tenha ajudado, ela ter feito Ciências Sociais, mas acho que é mais pelo carisma e por ela gravar vídeos (e provavelmente começou gravando várias vezes antes de postar algo).
nunca assisti esses documentários, mas parei comer carne por essas questões, eu quase chorei só de voce falando do sofrimento deles imagina assistir...
Hoje em dia nem o acesso a informação sobre veganismo podemos dizer que é elitizado, afinal temos aqui Nátaly Neri trazendo um ótimo conteúdo de graça e bem explicadinho.
Desde minha infância fazia essa associação da carne que estava comendo q era do animalzinho morto, eu sentia nojo, e conforme fui me desenvolvendo já não tinha essa necessidade de comer produtos de origem animal, tenho uma aversão a leite e derivados também, não necessariamente por vir do animal, eu só não gosto. Isso contribuiu muito pra minha alimentação hoje, é pelo meu amor, pelo respeito por outro ser, e pelo nojo de consumir um cadáver. O ser humano tem que ser menos egoísta e achar que tem poder sobre tudo! 💚🌱
Estou há 2 anos sem comer carne e até hoje nunca tinha parado pra analisar com tanta profundidade, mas pra mim nunca foi "amor", muito mais sobre respeito. Falar que é amor é se isentar da culpa, se isentar da responsabilidade. Obrigado, Ná
Comecei a reduzir o consumo de carne e espero n comer mais, carne vermelha eu já n gostava só comia carne branca (frango e peixe) mas pretendo parar total com qualquer tipo de carne animal.
Eu comecei parando com o bacon pensando nos porquinhos mesmo. Com o tempo fui entendendo que o buraco é MUITO mais embaixo. Hoje em dia, o veganismo é a única forma de vida possível pra mim, e acredito que o mundo inteiro tende ao veganismo 🙌🏻
Eu acredito que o planeta terra vai chegar no seu esgotamento de recursos naturais pra sustentar a pecuária e aí ela vai ter que parar, não terá outra opção, na minha opinião o veganismo é um futuro inevitável! Ainda mais com tanta tecnologia na indústria alimentícia!
As pessoas sempre falam isso de "nossa que legal, quanta força de vontade, eu não conseguiria" e há um tempo eu mesma pensava isso, até perceber que é muito fácil ser vegetariana e que deveria ter feito isso antes. Admito que isso (e os comentários chatos da família) ainda me seguram um pouco pra me tornar vegana, mas aos poucos vou conseguir também!
Acho que diferente de grande parte dos relatos, eu parei de comer carne meio que "obrigada". Há mais ou menos uns quatro anos atrás, descobri que tenho alergia a carne vermelha e carne de porco, então tive que cortar da minha alimentação. Mesmo assim, eu consumia muita carne branca (frango e peixe) e de vez em quando tomava um antialérgico pra poder comer outros tipos de carne, mas nunca cheguei a cogitar deixar de consumir carne. Esse ano comecei a repensar muito mais minha forma de alimentação e consegui ficar dois meses sem colocar carne no prato, mas, com a pandemia, as coisas começaram a desandar e acabei voltando a consumir. Seu vídeo veio no momento certo (de novo HAHAHA), pois estou tentando parar novamente. Inclusive, o outro vídeo que você postou há uns meses atrás, de "10 dicas para o veganismo", me inspirou a realmente começar essa jornada.
A questão de olhar pro prato e ver um produto, uma “comida”, ao invés de enxergar um pedaço de um cadáver de um animal, é a questão do referente ausente, que a Carol J Adams trás em A política sexual da carne. A dissociação daquela carne da origem dela, que é um animal. Um ser vivo.
Na, seria bem legal se você mostra-se sua feira do mês ou algo do tipo (se não fosse muito invasivo p vc ^^) , acho que não é muito comum esse tipo de conteúdo.
@@anagabriella8278 meu deus, eu já ia recomendá-la. sigo a luciene no twitter e ela foi uma pessoa que me inspirou. já que ela já foi citada, aqui fica a recomendação da @eco.fada. amo qualquer perfil sobre veganismo periférico!
Tudo é válido, são os passos que começamos. Antes de parar com a carne e outros produtos que envolvem a exploração animal, eu parei com couro/lã/pelego e com produtos testados. Foi em grupos do assunto no orkut que descobri sobre vegetarianismo e então veganismo. O negócio é não ficar décadas só nisso, ficar na zona de conforto por muito tempo.
Nátaly, achei ótimo, ampliar essa debate para além de "amar aos animais" é necessário para diversificar o público que fala e se dispõe a entender tudo isso. No meu meio, enquanto bióloga, estabeleço esse diálogo a partir do impacto ecológico das industria de produção de carne (vermelha, branca e piscicultura) os impactos em emissão de Co2, uso e agua potável, desmatamento etc, com pessoas que tem mais fechada a ideia de ser parte da cadeia alimentar, essa conversa pelo lugar do impacto costuma fluir mais. Acho importante pensarmos estratégias de conversa e sensibilização, não só pela questão empática mas também pela questão de coerência, global etc. No mais, obrigada pelo video, sempre muito bom te ouvir por aqui :)
Quando eu tava no primeiro ou segundo ano eu tentei para com o consumo de carne mas não consegui Isso ficava na minha cabeça Mas esse ano eu parei mesmo Eu assisti um documentário e fiquei muito mal Mal mesmo e decidi tentar denovo E até agora ta funcionando Na primeira vez , contei pra todo mundo e dessa vez eu parei Pesquisei sobre bastante coisa e a última vez que comi carne foi no dia do aniversário em abril E agora to tentando parar com o ovo e com o leite também E assisti todos os vídeos sobre veganismo do seu canal kkk e alguns documentários maravilhosos No começo foi difícil , ficava sonhando que tava comendo presunto e acordava me sentindo mal mas agora minha cabeça paro com essa loucura
Esse vídeo me tocou tão profundamente, tô no vegetarianismo a anos, mas já tive "recaídas", e me sentia mal por que realmente era difícil pra mim que cresci em fazendas, desnaturalizar o sofrimento, me indentifiquei muito. Obrigada ❤️
Não gostei, eu ADOREI esse vídeo, perfeito!!!!!!!! Vou mostrar pro meus irmãos e minha cunhada! Um beijo e um abraço de gratidão Naty te admiro muito ♥️♥️♥️🌻
Cara, vc me ajudou muito. Eu sou muito pouco romântico e amante dos animais e sua forma de falar sobre ética e direito me tocou num lugar que quem ta repensando minha forma de existir no mundo.
Que maravilhosa! Quanto conteúdo necessário em tão pouco tempo de vídeo. Didática maravilhosa, habilidade incrível de propor essa reflexão tão urgente de maneira doce. Parabéns! Vou compartilhar com todo mundo
siiim!! adorei, me identifiquei muito com esse vídeo. virei vegetariana à 6 meses mas nunca tive esse sensibilidade, e quis mudar minha alimentação pela questão ambiental
eu tava falando sobre isso com minha amiga hoje mesmo!! to tentando reduzir o consumo de carne (e depois parar de comer) pq os impactos da pecuária no meio ambiente sempre me incomodaram muito, além de toda a indústria ser muito violenta. vc me inspira muito nesse processo, obrigada por fazer esse trabalho tão importante 💚🌿
Nataly, leve o tempo que for preciso para nos entregar um vídeo teu. Eu adoro assistir teus vídeos sobre veganismo (não somente sobre esse tema, claro), encontro neles uma identificação muito grande e consigo enxergar todos os fundamentos por de trás de cada vídeo teu e isso deixa o teu trabalho com uma relevância e importância que me faz querer mostrar pro mundo! Obrigada pela sinceridade e honestidade com o teu trabalho. Fique bem! Um abraço 💚🤗
que video impecável... obrigada nataly pela linda oratória, sempre muito informativa de um jeito profissional e ainda sim simples, aprofundado e muito sociável. eu amo o seu canal!
Vídeo incrível! Só me tornei vegetariana (ainda não sou vegana) quando me politizei acerca dos problemas do agronegócio e da pecuária para outros âmbitos, muito além da violência com os animais. Cresci vendo meu avô matar galinha no quintal, então esse aprendizado sobre só aconteceu bem depois de eu ter parado com a carne (faz 3 anos), mesmo que eu tivesse animais de estimação desde novinha.
Eu também parei de comer carne (ovolacto vegetariana), mas foi pelo pensamento de '"não é certo" e pelo meio ambiente do que o sofrimento animal, depois de uns anos claro eu me tornei mais sensível a Estes assuntos, porém não foi parte da minha decisão. Na mesma época que consegui enxergar esse sofrimento decidi me tornar vegana, mas minha família não me ajudava em absolutamente nada então desisti depois de 1 mês, mas penso muito em um futuro excluír tudo de origem animal da minha alimentação, já que na minha rotina normal de higiene e outros produtos já são livres de crueldade.
parei de comer carne em novembro de 2019, e desde então tem sido um grande aprendizado. você também me ajudou muito nessa trajetória. acho importante ler bastante, pesquisar, e acompanhar uma galera do movimento (adoro a @sapavegana).
Muito importante seus vídeo, Nátaly. Aconteceu exatamente isso comigo. há uns anos atrás qnd assisti um doc na Netflix fiquei muito impactada e resolvi me tornar vegetariana, só durou uma semana juntamente pq o sofrimento animal vai sendo esquecido c o passar do tempo ainda mais quando todo mundo aí redor o naturaliza. É importante a gente lembrar da exploração humana semi escrava q acontece nos grandes latifúndios pelo Brasil a fora. Qnd tomamos uma visão mais macro dos problemas q a agropecuária traz, é inevitável n questionar a necessidade da carne. Vamos juntos!
Duro e necessário. Não me vejo parando de comer carne completamente, mas sei que posso muito bem não usar roupas e acessórios de origem animal, e que também posso escolher produtos veganos, e faço isso. Não é o ideal, mas já é um passo...
eu não consigo nem expressar com palavras o quão necessária vc é pro movimento 💛 muito obrigada por nos trazer mais um vídeo incrível sobre isso, vc é sensacional
Que vídeo maravilhoso, Nátaly! Falares sobre a normalização da violência em cidades de interior, onde as pessoas já tem naturalmente uma relação mais direta com o que (quem) comem, é super importante e uma discussão pouco explorada. Mais uma vez, obrigada por educar!
Fiz essa ligação com uns 6 anos de idade, lutei muito com a minha família nas refeições pois não queria mais comer animais após descobrir que eram animais. Mas também não sei se o fato da minha mãe ter sido vegetariana durante a gravidez tenha facilitado para mim.
Obrigado por esse vídeo, eu nunca fui fã de carne, tentei uma vez para de comer carne sem nenhum conhecimento sobre o assunto é quando dei por mim já estava comendo novamente. Hoje depois de pesquisar muito e entender o que me levaria a questionar esse consumo decidi virar vegetariano e estou a 5 meses se consumir carne animal. Tudo muda na nossa vida à saúde nem se fala, acho você uma inspiração para muitas pessoas parabéns 😉❤️
É isso! Esse tipo de mudança só é perene quando a gente entende justamente o que motiva. Quando a gente consegue olhar pro macro e perceber que nosso “sacrifício ” em não comer carnes e derivados fica minúsculo quando comparado ao impacto que a gente evita no mundo e em vidas.
Achei esse vídeo super interessante, Nataly Muitas pessoas se importam com o meio ambiente e com dados sobre a saúde e, por isso, adotam o veganismo: porque trará benefícios a elas mesmas. E acabam não se importando MT com os direitos dos animais. Parabéns 👏
Legal o vídeo, é extremamente importante pontuar a questão ambiental. O professor Alexandre, no canal "O que você faria se soubesse o que eu sei?", mostra isso de forma muito didática nos vídeos.
Uma frase famosa de Einstein: “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana”
Isso acaba com a teoria do especismo
O Planeta Terra é casa de todos os animais, em que uma espécie depende da outra.
Essa frase não é explicitamente antiespecista, né, poderia ser empregada em um contexto ambientalista ou economicista, mas entendi a ideia ;)
João Batista se alimentava de mel silvestre e comia gafanhotos.
Jesus antes de ressuscitar comia peixe, pão, mel, e depois de ressuscitado, comeu um pedaço de peixe assado e favo de mel.
Tudo tem seu tempo p ser coletado e o descanso p q ñ haja escassez.
Abraço.
sinceramente eu so queria passar esse video em rede nacional no horario nobre
EXATAMENTE
simmm kkkk
siiiiiiiiiim
Por mais que as pessoas não concordem e não gostem, o veganismo é muito mais saudável, benéfico.
Tudo é saudável desde que vc saiba o que vc tá fazendo.
As pessoas julgam muito que gordos não saudáveis por exemplo mas isso não é necessariamente vdd ou real.
@@diogonadir7535 Pq a sobranceria dela é verde? :p
@ANA LUIZA MENEZES DE LIMA Tendi :0
Isso é uma falácia. É possível ser vegano comendo pizza e hambúrguer todo dia. Veganismo não é sinônimo de alimentação saudável
@@esteeeela Eu acho que el☆ quis dizer saudável mentalmente ou espiritualmente. ♡♡♡♡♡♡♡♡
Obs: estou usando a conta da minha mãe.
Sou ativista ambiental e defendo minha terra até o último, depois que entendi que meu consumo de carne tinha um impacto enorme parei imediatamente de comer e de fato depois dos documentários foi que tive certeza da minha decisão. Go vegan !!!!!!!!!
Também me preocupo dms com o planeta terra, mas eu não tenho dó dos animais. Óbvio que sinto empatia mas não pararia de comer carne.
Quero ver se o onça se ti encontra-se no mato teria dó de vc por vc ser vegano.
@@modafoca9021 nossa q argumento mixuruca em
@Marcus Vinicius não só pq vc come carne que vc não tem empatia são coisas distintas. Eu posso ter empatia por minorias mas não deixo de ter meus privilégios ou de pertencer ao grupo opressor por isso.
E comer carne é só a ponta do iceberg tem que lembrar que mesmo se pararmos de comer agora os bichos e os estragos dele não são deletados além de que animais de "criação" vão se alimentar e competir com os animais que já estão no lugar se forem libertos podendo destruir a fauna local igual aconteceu com os Javaporcos aqui ou com os caramujos.
@@webhertinho o nome disso é ego
Tenho 15 anos e a um tempo já tinha essa vontade, agora na quarentena finalmente consegui fazer essa transição e já to a 1 mês sem comer carne
Parabénssss
parabéns, só presta atenção pra obter as proteínas necessárias ❤️
Parabéns ❤
Parabéns❤,bora fazer um churrasco pra comemorar 👏👏
Parabéns vc é maravilhosa 👏🏾💚
Sou vegetariana a 3 anos já, mas eu também tenho o discurso de "ai eu não vou conseguir parar de comer ovo/queijo". Bom, repensei 200% essa frase depois desse vídeo. Obrigada por fazer eu expandir a minha cabeça e agora trabalhar no meu veganismo. MUITO OBRIGADA! Te admiro demais.
Que maravilha! Já assistiu ao doc Dominion? tem aqui no UA-cam dublado ou legendado. Espero que ajude na sua transição.🙏🏼
@@adalbertolima3880 Nossa, muito obrigada pela indicação! Vou assistir hoje mesmo ainda. Muito obrigada mesmo
amiga, larguei ovos e leite em maio, só benefícios e a sensação da consciência limpa é indescritível. você consegue! não vai ser tão difícil quanto parece.
@@merylin8714 ai eu to louca por isso já! Muito obrigada por compartilhar isso cmg, com certeza vou conseguir! E fico mtooo feliz por ti por ter feito isso e estar se sentindo bemmmm, nossa. Eu to louca já pela sensação fhfudishfuh
@@sarahbarcellos340 é indescritível! jurei que iria ser muito difícil mas a verdade é que que depois que você larga da carne, o resto é só resto. e vale ressaltar que minha pele melhorou horrores em pouquíssimo tempo, acho que meu corpo tava implorando por isso hehe
Eu também comecei a ser vegetariana não porque eu tinha dó dos animais, mas sim por conta da questão ambiental. Hoje eu não entendo a violência e os maus tratos que esses animais sofrem só pelo prazer da sociedade. Mas é uma coisa muito louca que a gente naturaliza essa violência, e só entende ela depois de um choque de realidade.
Eu amo o contraste da influencer que sabe se virar em determinadas redes. Rachei de rir do seu vídeo dançando no reels no instagram esses dias e agora to refletindo muito sobre esse seu vídeo. Parabéns pelo trabalho impecável se sempre!
você disse TUDO. antes de me tornar vegetariana não tinha sensibilidade alguma por animais não domésticos!!! hoje essa compaixão se desenvolveu, mas o início se deu por todos esse fatores que você listou. veganismo é muito mais que um sentimento individual. obrigada e parabéns por esse vídeo e pela sua didática! 🌱🌎💚
Skalla é vegana e bem mais barata que muita marca "normal" por aí
tem quase dois anos que decidi virar vegetariana, mas depois dessa pandemia e de tanta notícia ruim confesso que fiquei desacreditada e muito mal com tudo e esqueci o propósito de ter parado de comer carne em primeiro lugar e dei uma deslizada. um belisco numa coxinha de frango ali, um pedacinho do bife aqui e quando vi já tava comendo refeições inteiras a base de carne. esse vídeo me fez lembrar um pouco das coisas e "entrar de volta nos trilhos". então, muito obrigada!!!! foi extremamente necessário!!!
pra mim foi exatamente o contrário, o veganismo me encontrou durante a quarentena quando vi as crueldades na China com cães, o que não diferenciava o boi ou a galinha que eu comia.
Meu marido e eu somos veganos. Eu me tornei depois de assistir aos documentários de crueldade animal e meu marido quando se questionou sobre a ética. Ele também não tinha essa empatia pelo sofrimento deles mas entendia que não é direito causar dor e sofrimento a nenhum ser.
é no curso de sociologia que se aprende a falar tao bem assim? sensacional! vc conseguiu colocar de forma didática e com calma todas as coisas que eu sempre quis dizer e nao conseguia, pq me faltava tato e paciência pra isso. inclusive ja compartilhei, arrancou as palavras da minha boca...
Infelizmente eu curso Ciências Sociais e não falo tão bem assim kkkkk. Acho que é carisma e prática.
Me pergunto o mesmo! Ela fala com tanta naturalidade e sai tudo sem nenhuma balbúcia enquanto eu gaguejo a cada 10 palavras
É exercitando que a gente aprende, Lara 😊 Talvez tenha ajudado, ela ter feito Ciências Sociais, mas acho que é mais pelo carisma e por ela gravar vídeos (e provavelmente começou gravando várias vezes antes de postar algo).
nunca assisti esses documentários, mas parei comer carne por essas questões, eu quase chorei só de voce falando do sofrimento deles imagina assistir...
Hoje em dia nem o acesso a informação sobre veganismo podemos dizer que é elitizado, afinal temos aqui Nátaly Neri trazendo um ótimo conteúdo de graça e bem explicadinho.
Mas a internet e o movel pra acessar nao é gratuito. 30% da população brasileira nao tem acesso a internet. (ps: sou vegana)
elitizado pra quem nao buscar, hoje ja podemos encontrar dezenas de veganos pobres/negros/perifericos q mostram q veganismo é barato e possivel
esse lance de "elitizado" é uma estratégia 100% de desestabilização do argumento.... no fundo eles só não querem largar a carne
👍
Desde minha infância fazia essa associação da carne que estava comendo q era do animalzinho morto, eu sentia nojo, e conforme fui me desenvolvendo já não tinha essa necessidade de comer produtos de origem animal, tenho uma aversão a leite e derivados também, não necessariamente por vir do animal, eu só não gosto. Isso contribuiu muito pra minha alimentação hoje, é pelo meu amor, pelo respeito por outro ser, e pelo nojo de consumir um cadáver. O ser humano tem que ser menos egoísta e achar que tem poder sobre tudo! 💚🌱
Estou há 2 anos sem comer carne e até hoje nunca tinha parado pra analisar com tanta profundidade, mas pra mim nunca foi "amor", muito mais sobre respeito. Falar que é amor é se isentar da culpa, se isentar da responsabilidade. Obrigado, Ná
Maravilhosooo continua
Comecei a reduzir o consumo de carne e espero n comer mais, carne vermelha eu já n gostava só comia carne branca (frango e peixe) mas pretendo parar total com qualquer tipo de carne animal.
Eu comecei parando com o bacon pensando nos porquinhos mesmo. Com o tempo fui entendendo que o buraco é MUITO mais embaixo. Hoje em dia, o veganismo é a única forma de vida possível pra mim, e acredito que o mundo inteiro tende ao veganismo 🙌🏻
Eu acredito que o planeta terra vai chegar no seu esgotamento de recursos naturais pra sustentar a pecuária e aí ela vai ter que parar, não terá outra opção, na minha opinião o veganismo é um futuro inevitável! Ainda mais com tanta tecnologia na indústria alimentícia!
Rainha ♡♡♡
Vc é muito necessária nesse planeta !!!! 💗🌼🐖🐰🐮🐶
"Começa a questionar o que acontece fora da gente. Não é sobre o que a gente sente" !!!!!!!!!!!!!!!
Aí que diva! Estou começando a reduzir o consumo de carne, e pretendo parar e vez. Vc me inspira muito! Obrigada 💚🌱
As pessoas sempre falam isso de "nossa que legal, quanta força de vontade, eu não conseguiria" e há um tempo eu mesma pensava isso, até perceber que é muito fácil ser vegetariana e que deveria ter feito isso antes. Admito que isso (e os comentários chatos da família) ainda me seguram um pouco pra me tornar vegana, mas aos poucos vou conseguir também!
Sim, não é fácil até vc fazer de fato e conseguir
Nataly sou amigo do Júlio, te adoro!!! Uma das minhas influências para o veganismo foi você!
To reduzindo o consumo e carne♡
Orgulhooooo
Acho que diferente de grande parte dos relatos, eu parei de comer carne meio que "obrigada". Há mais ou menos uns quatro anos atrás, descobri que tenho alergia a carne vermelha e carne de porco, então tive que cortar da minha alimentação. Mesmo assim, eu consumia muita carne branca (frango e peixe) e de vez em quando tomava um antialérgico pra poder comer outros tipos de carne, mas nunca cheguei a cogitar deixar de consumir carne. Esse ano comecei a repensar muito mais minha forma de alimentação e consegui ficar dois meses sem colocar carne no prato, mas, com a pandemia, as coisas começaram a desandar e acabei voltando a consumir. Seu vídeo veio no momento certo (de novo HAHAHA), pois estou tentando parar novamente. Inclusive, o outro vídeo que você postou há uns meses atrás, de "10 dicas para o veganismo", me inspirou a realmente começar essa jornada.
A questão de olhar pro prato e ver um produto, uma “comida”, ao invés de enxergar um pedaço de um cadáver de um animal, é a questão do referente ausente, que a Carol J Adams trás em A política sexual da carne. A dissociação daquela carne da origem dela, que é um animal. Um ser vivo.
Na, seria bem legal se você mostra-se sua feira do mês ou algo do tipo (se não fosse muito invasivo p vc ^^) , acho que não é muito comum esse tipo de conteúdo.
@sapavegana no insta é mt bom pra isso! ela aproxima o público dela pra aquilo que ela compra em feiras :)
@@anagabriella8278 meu deus, eu já ia recomendá-la. sigo a luciene no twitter e ela foi uma pessoa que me inspirou. já que ela já foi citada, aqui fica a recomendação da @eco.fada. amo qualquer perfil sobre veganismo periférico!
Procura o canal das meninas Tá na mesa vegg, elas fazem bastante vídeos assim
O veganismo também evita pandemias!
Ai que tudo, amo quando vc fala dessas pautas sobre a alimentaçao vegana
É válido começar utilizando produtos veganos, sem testes ou produtos (cosméticos) de origem animal?
Tudo é válido, são os passos que começamos. Antes de parar com a carne e outros produtos que envolvem a exploração animal, eu parei com couro/lã/pelego e com produtos testados. Foi em grupos do assunto no orkut que descobri sobre vegetarianismo e então veganismo. O negócio é não ficar décadas só nisso, ficar na zona de conforto por muito tempo.
com certeza!
muito mana!! qualquer coisa que vise diminuir o sofrimento animal eh mto válido!
Claro que é!
Alessandra não é necessário você comprar, você mesma pode produzi-los. Tem vários vídeos aqui no UA-cam!
Nátaly, achei ótimo, ampliar essa debate para além de "amar aos animais" é necessário para diversificar o público que fala e se dispõe a entender tudo isso.
No meu meio, enquanto bióloga, estabeleço esse diálogo a partir do impacto ecológico das industria de produção de carne (vermelha, branca e piscicultura) os impactos em emissão de Co2, uso e agua potável, desmatamento etc, com pessoas que tem mais fechada a ideia de ser parte da cadeia alimentar, essa conversa pelo lugar do impacto costuma fluir mais. Acho importante pensarmos estratégias de conversa e sensibilização, não só pela questão empática mas também pela questão de coerência, global etc.
No mais, obrigada pelo video, sempre muito bom te ouvir por aqui :)
nossa sim, com a industria da carne a vapor não vamos muito longe
na moral, sou feliz de ser sua contemporânea. obrigada por tudo, mesmo. ❤️
Quando eu tava no primeiro ou segundo ano eu tentei para com o consumo de carne mas não consegui
Isso ficava na minha cabeça
Mas esse ano eu parei mesmo
Eu assisti um documentário e fiquei muito mal
Mal mesmo e decidi tentar denovo
E até agora ta funcionando
Na primeira vez , contei pra todo mundo e dessa vez eu parei
Pesquisei sobre bastante coisa e a última vez que comi carne foi no dia do aniversário em abril
E agora to tentando parar com o ovo e com o leite também
E assisti todos os vídeos sobre veganismo do seu canal kkk e alguns documentários maravilhosos
No começo foi difícil , ficava sonhando que tava comendo presunto e acordava me sentindo mal mas agora minha cabeça paro com essa loucura
Um livro que fala de forma clara sobre o quesito da ética no veganismo “libertação animal” do Peter singer, extremamente esclarecedor❤️
Foi a melhor decisão que eu já tomei na minha vida , meu corpo está retribuindo muito, meu sistema imunológico nem se fala !
"Nossa, Dr. Dolittle" kkkkk Ai, Nátaly você é ótima! Esse vídeo foi muito necessário, obrigada!
Esse vídeo me tocou tão profundamente, tô no vegetarianismo a anos, mas já tive "recaídas", e me sentia mal por que realmente era difícil pra mim que cresci em fazendas, desnaturalizar o sofrimento, me indentifiquei muito.
Obrigada ❤️
Nataly eu adoraria ouvir um podcast seu, já pensou em criar um?
Até me disponho a editar pra ti
Parabéns, muito conciente e pés no chão a senhorita!
mano, a pecuária tá destruindo o mundo. Esse vídeo é perfeito!!
Eu também parei de comer carne não por pena e sim por questões ambientais. Amei o vídeo! Todos deveriam assistir!
eu amo ver essa mulher falar obrigada por tudo
Não gostei, eu ADOREI esse vídeo, perfeito!!!!!!!!
Vou mostrar pro meus irmãos e minha cunhada!
Um beijo e um abraço de gratidão Naty te admiro muito ♥️♥️♥️🌻
1 ano e 6 meses sem carne , pra nunca mais 🙏
Nátaly você é TUDO entenda!!!
Vc continua sem comer carne?
Cara, vc me ajudou muito. Eu sou muito pouco romântico e amante dos animais e sua forma de falar sobre ética e direito me tocou num lugar que quem ta repensando minha forma de existir no mundo.
Que maravilhosa! Quanto conteúdo necessário em tão pouco tempo de vídeo. Didática maravilhosa, habilidade incrível de propor essa reflexão tão urgente de maneira doce. Parabéns! Vou compartilhar com todo mundo
siiim!! adorei, me identifiquei muito com esse vídeo. virei vegetariana à 6 meses mas nunca tive esse sensibilidade, e quis mudar minha alimentação pela questão ambiental
Esse vídeo é EXTREMAMENTE necessário. 💖💖
nossa, vim correndo! fui vegetariana por 3 anos, voltei a comer carne há um ano e quero parar de novo... você é uma das minhas inspirações 💖
Parabéns, muito bom, este é um dos vídeos no estilo de monólogo mais completo que eu já vi sobre este tema. Virei fã.
eu tava falando sobre isso com minha amiga hoje mesmo!! to tentando reduzir o consumo de carne (e depois parar de comer) pq os impactos da pecuária no meio ambiente sempre me incomodaram muito, além de toda a indústria ser muito violenta. vc me inspira muito nesse processo, obrigada por fazer esse trabalho tão importante 💚🌿
Necessária. Obrigada Na!
Nataly, leve o tempo que for preciso para nos entregar um vídeo teu. Eu adoro assistir teus vídeos sobre veganismo (não somente sobre esse tema, claro), encontro neles uma identificação muito grande e consigo enxergar todos os fundamentos por de trás de cada vídeo teu e isso deixa o teu trabalho com uma relevância e importância que me faz querer mostrar pro mundo! Obrigada pela sinceridade e honestidade com o teu trabalho. Fique bem! Um abraço 💚🤗
Muito feliz por ler esse comentário, Pâmela! Verdadeiramente obrigada 💚
Sem dúvidas, um vídeo essencial. Muito obrigada por isso
Seu melhor vídeo sobre ética e animais, obrigada.
Natalyyy faz uma série sobre veganismo, ensinando receitas e dando os conceitos mais detalhadamente pfvor
MUITO OBRIGADO por fazer visível aquilo que está engasgado na minha garganta!!
que video impecável... obrigada nataly pela linda oratória, sempre muito informativa de um jeito profissional e ainda sim simples, aprofundado e muito sociável. eu amo o seu canal!
Vídeo incrível!
Só me tornei vegetariana (ainda não sou vegana) quando me politizei acerca dos problemas do agronegócio e da pecuária para outros âmbitos, muito além da violência com os animais. Cresci vendo meu avô matar galinha no quintal, então esse aprendizado sobre só aconteceu bem depois de eu ter parado com a carne (faz 3 anos), mesmo que eu tivesse animais de estimação desde novinha.
perfeita em todos os seus jeitos, falas e andados e posicionamentos
Olhar os animais com empatia foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida! 🌿
De uma abelha a um leão... todos são importantes! Todos valem a pena! 💛
Eu também parei de comer carne (ovolacto vegetariana), mas foi pelo pensamento de '"não é certo" e pelo meio ambiente do que o sofrimento animal, depois de uns anos claro eu me tornei mais sensível a Estes assuntos, porém não foi parte da minha decisão.
Na mesma época que consegui enxergar esse sofrimento decidi me tornar vegana, mas minha família não me ajudava em absolutamente nada então desisti depois de 1 mês, mas penso muito em um futuro excluír tudo de origem animal da minha alimentação, já que na minha rotina normal de higiene e outros produtos já são livres de crueldade.
a vontade de colocar esse vídeo pra família assistir
esse vídeo é utilidade pública! 💗
Uma abordagem muito coerente, embasada e emergente. Obrigada por compartilhar conosco 💚
Melhor vídeo sobre veganismo até então nesse canal. Amei demais!
parei de comer carne em novembro de 2019, e desde então tem sido um grande aprendizado. você também me ajudou muito nessa trajetória. acho importante ler bastante, pesquisar, e acompanhar uma galera do movimento (adoro a @sapavegana).
Gente!! Preciso mandar esse vídeo para todo mundo que conheço!!! Muito obrigada🌟😊🌱♥️
Muito importante seus vídeo, Nátaly. Aconteceu exatamente isso comigo. há uns anos atrás qnd assisti um doc na Netflix fiquei muito impactada e resolvi me tornar vegetariana, só durou uma semana juntamente pq o sofrimento animal vai sendo esquecido c o passar do tempo ainda mais quando todo mundo aí redor o naturaliza. É importante a gente lembrar da exploração humana semi escrava q acontece nos grandes latifúndios pelo Brasil a fora. Qnd tomamos uma visão mais macro dos problemas q a agropecuária traz, é inevitável n questionar a necessidade da carne. Vamos juntos!
Exatamente. Não podemos ao focar em um lado, ainda mais se ele for respaldado só por sentimentos porque culpa e “dó” passam. Temos que nos aprofundar.
Ouvir você é muito bom, obrigada.
Que argumento poderoso! Gratidão por você dividir todas essas sabedorias transformadoras com a gente
vídeo inicialmente sobre a não-sensibilidade e eu chorando as pitangas no final KKKKKK
Que hino de vídeo! O futuro é vegano e o presente também deveria ser 🌱💚🌎
Você é incrível Nataly!!!!!!!!! Incrível
Duro e necessário. Não me vejo parando de comer carne completamente, mas sei que posso muito bem não usar roupas e acessórios de origem animal, e que também posso escolher produtos veganos, e faço isso. Não é o ideal, mas já é um passo...
Esse vídeo é tão esclarecedor, tão necessário. Precisamos repensar o consumo de carne já
Que mulher sensata ♡ ♡ ♡ amo
Nátaly, eu amo a tua existência! Obrigada, apenas.
Esse vídeo merece passar em um telão pra todo mundo ver 💚 maravilhosa, te admiro muito!
Obrigada por esse video me ajudou muito
Que vídeo incrível, obrigada 🌱💚
Maravilhosaaa! Seus vídeos sobre veganismo me ajudaram a começar a minha transição. 💙
eu não consigo nem expressar com palavras o quão necessária vc é pro movimento 💛 muito obrigada por nos trazer mais um vídeo incrível sobre isso, vc é sensacional
4:47 - 5:58 que história engraçada e triste 😁😔
Nátaly eu adoro ver seus vídeos porque sempre que os vejo eu aprendo algo novo, e algo relevante. Muito obrigada pelo conteúdo ♥
Caraca Ná! Muito importante esse video e essa reflexão, obrigada 💚
Vídeo maravilhoso, muito informativo! Gratidão por isso! 🌻💚
Esse vídeo tinha que ser mostrado nas escolas ❤️
Este (SEM DÚVIDAS) é o MELHOR vídeo sobre Veganismo que existe. O melhor!!!
Que vídeo maravilhoso, Nátaly! Falares sobre a normalização da violência em cidades de interior, onde as pessoas já tem naturalmente uma relação mais direta com o que (quem) comem, é super importante e uma discussão pouco explorada. Mais uma vez, obrigada por educar!
Fiz essa ligação com uns 6 anos de idade, lutei muito com a minha família nas refeições pois não queria mais comer animais após descobrir que eram animais. Mas também não sei se o fato da minha mãe ter sido vegetariana durante a gravidez tenha facilitado para mim.
Eu precisava desse vídeo para virar chave de vez! Vc é necessária, e da vontade de compartilhar esse vídeo com o mundo todo 💚
Um vídeo para ser pensado ♥️ virei vegano a 2 anos atrás e hj sou muito mais consciente em tudo que faço e digo.
Obrigado por esse vídeo, eu nunca fui fã de carne, tentei uma vez para de comer carne sem nenhum conhecimento sobre o assunto é quando dei por mim já estava comendo novamente. Hoje depois de pesquisar muito e entender o que me levaria a questionar esse consumo decidi virar vegetariano e estou a 5 meses se consumir carne animal. Tudo muda na nossa vida à saúde nem se fala, acho você uma inspiração para muitas pessoas parabéns 😉❤️
É isso! Esse tipo de mudança só é perene quando a gente entende justamente o que motiva. Quando a gente consegue olhar pro macro e perceber que nosso “sacrifício ” em não comer carnes e derivados fica minúsculo quando comparado ao impacto que a gente evita no mundo e em vidas.
Amo suas elaborações! Ñ com o carne a qse 1 ano. Agora estou em processo de deixar leite e ovos.
Achei esse vídeo super interessante, Nataly
Muitas pessoas se importam com o meio ambiente e com dados sobre a saúde e, por isso, adotam o veganismo: porque trará benefícios a elas mesmas.
E acabam não se importando MT com os direitos dos animais. Parabéns 👏
Vídeo necessário. Já vou salvar o link para mandar nos meus debates! Kkk
Obrigada por estar aqui 💚🌱
Legal o vídeo, é extremamente importante pontuar a questão ambiental.
O professor Alexandre, no canal "O que você faria se soubesse o que eu sei?", mostra isso de forma muito didática nos vídeos.
Amando esses vídeos...