O verbo "causar" e o substantivo "treta" deviam desqualificar alguém pra qualquer discussao politica, principalmente Marxista. Você é otimo rs "Conhecimento, meus amigos, se faz por polêmica." Acabei de me inscrever pro teu canal, continue firme produzindo seu conteudo!
Sou estudante de Física. Os livros que são utilizados na graduação são rigorosamente os mesmos, quase todos estadunidenses, há décadas. Há um ou outro autor nacional, quase sempre colocado em segundo plano. Outra coisa que julgo importante é elevado preço dos livros, inclusive dos livros usados, onde é preciso fazer uma varredura para encontrar algo que caiba no bolso.
Paradoxalmente cheguei ao canal atraves do Olavo de Carvalho que comentou ser um canal que entende muito de Marximo. E estou vendo a serie sobre o capital do canal, realmente muito bom.
@@matiassantos7400 ele não indicou exatamente. o que aconteceu foi que no início do ano, quando os EUA assassinaram aquele general iraniano, o Gustavo fez um vídeo polemizando com Rodrigo Constantino e Marco Antonio Villa, e o Olavo assistiu e disse algo como "os conservadores do Brasil são tão ignorantes que até esse garoto marxista consegue bater neles". depois o Olavo citou o Gustavo mais algumas vezes, geralmente falando mais ou menos a mesma coisa, até ficar puto porque não conseguia debater com o Gustavo e dizer que ele era um boboca HAHAHAHA
Olá Gustavo! Novamente, parabéns pelo trabalho super sólido neste canal! Gostaria apenas de comentar uma situação curiosa que se relaciona com o que disseste no vídeo. Atualmente resido nos EUA e sou aluno de doutorado aqui na University of Oregon. Minha área é outra mas venho estudando estes temas a anos. Por causa disso, fiz umas cadeiras ano passado no departamento de ciências políticas e uma em específico sobre Marxismo. Me surpreendi que de vasta bibliografia usada, os professores não citavam Harvey realmente. Aliás, um dos instrutores da cadeira(são dois: um professor e um instrutor, geralmente aluno de doutorado, pra ajudar a corrigir os papers, etc). Imediatamente percebi exatamente o problema que cotas sobre edição. Que ocorre não somente com este tema mas acredito que a grande maioria. As discussões sobre música(minha área) são infelizmente permeadas pelo mesmo problema com as editoras no Brasil. No mais, apesar de ter aprendido muito no curso, achei muita coisa convergente com o que estudei neste curso e obras recentes do Harvey. Como essa é sua área de atuação e conhecimento, acredito que seria muito útil a todos nós que fosse a fundo com um vídeo pra mostrar essas possíveis divergências, que, possivelmente, muitos de nós pode ter deixado passar batido. Ah, e VAI Cruzeiro! Rumo a A hahaha
Realmente, a publicação de livros de música no Brasil é uma vergonha. O problema é tão grande que até mesmo tratados clássicos de séculos atrás não foram traduzidos, mesmo alguns sendo obras primas. Alguns excelentes livros de teorias são completamente ignorados - há anos! - e se não fosse pela sorte de termos o imigrante Bohumil Med, talvez a educação musical tivesse mais afundada do que já está.
@@andree9891 Concordo. A situação em música parece ainda mais atrasada que em outros campos... É inacreditável as vezes, porque não há um ramo da música que as publicações e traduções se atentem às discussões mais atualizadas... Aproveitando o espaço, hahaha, quem gosta de piano, da uma passada no meu canal e inscreve lá haha ;)
Não tem um único canal. Depende. Por exemplo, nas análises marxistas do capitalismo contemporâneo e mesmo na obra teórica, o blog de Eleutério Prado é uma grande referência.
Fiquei curioso pra saber quais são as suas impressões de Nietzsche, se possível, faça um vídeo no canal um dia, sei que foge um pouco do escopo mas seria interessante.
Gustavo, tu tem que fazer um vídeo mostrando como que tu faz pra se inteirar do que está realmente sendo debatido lá fora, pra que nos possamos ganhar uma autonomia e fazer isso também.
nildo ouriques fala pra ficar atento aí que sempre tem um autor de moda, um "intelectual de estimação", geralmente europeu, que tem portas abertas aqui, é recebido como um príncipe.
mas o Nildo não está falando de autores que fazem uma leitura marxiana, até porquê essas questões teóricas sobre a obra do Capital são muito específicas, e não sei em que medida podem ser "pragmaticamente" aplicadas essas leituras em benefício da classe trabalhadora.
A afirmação sobre a obra do Losurdo sobre Nietzsche é categoricamente falsa. Essa obra é considerada uma referência obrigatória na discussão acerca do pensamento político de Nietzsche (inclusive na Alemanha). Se a obra é ignorada por alguns nietzscheanos isso é apenas esperado dado o conteúdo polêmico da obra. Também falar que ali não há nada de novo é idiótico, muito embora a tese geral tenha sido antecipada por outros autores (Lukács em especial), documentação material que é incluída ali (em especial com referência à autores com quem Nietzsche discutia, concordava, lia com entusiasmo etc.) representou sim um momento importante na área. Losurdo também é uma referência internacional no que diz respeito ao estudo da filosofia política de Heidegger, Kant e Hegel, além de ter obras fascinantes sobre a degradação do pensamento liberal após 1848 (Tra Hegel e Bismarck). Quando Losurdo não está defendendo Stalin é um autor importante em diversos campos (infelizmente essas obras não chegam aqui pelas razões que vc mesmo colocou).
Gustavo, faz um vídeo também sobre as principais vertentes de interpretações do capital de Marx, acho na verdade que seria uma série de vídeos, mostrando desde a publicação as diversas interpretações, seus principais autores e as principais obras, como ela foram superadas, até chegar no que rege o debate atualmente. Excelente vídeo camarada
Parabéns pelo vídeo e pelo canal como um todo, ajuda a contrabalancear uma visão hegemônica presente na internet. Gostaria de ouvir mais sobre Dussel, principalmente levando em conta o pensamento decolonial que atualmente está em destaque na academia. Abr.
Eu conheci o David Harvey na época da crise de 2008, quando ele foi entrevistado na Globo News. Eu tenho a impressão de que Harvey tem um nome midiático na imprensa, ele vai a programas como Hard Talk, inclusive.
@@orientacaomarxista Sem dúvida. A mídia é um mercado onde, até na maioria das vezes, a qualidade da mercadoria não importa. Mas há de se considerar que Harvey, quando entrevistado em veículos de comunicação de grande visibilidade, não é por seus estudos de "O Capital", mas sim por suas análises de crises capitalistas.
Gustavo, esse seu trabalho de avaliação dos autores é importante. Harvey é leitura obrigatória em cursos de Geografia. Os próprios livros didáticos tem várias referências a ele.
Certo. Eu não conheço os trabalhos dele nessa área. Conheço apenas os escritos destinados a análise direta de O Capital. E nesse caso, não recomendo. Mas afora isso, não conheço muita coisa.
Ele é muito bom em suas análises sobre o espaço. Várias das proposições dele trazem elementos importantes para se pensar a produção do espaço no sistema capitalista. Quanto a leitura que ele faz de Marx, não é ruim, não pra quem quer usar pra ter uma base de leitura sem ter nenhuma, apenas não é nada demais e tem umas falhas em alguns termos que é até meio deprimente, como quando ele fala sobre a questão do Valor.
Publicaram sua frase polêmica lá no grupo do Marxonomia e imediatamente apareceu dezenas de viúvas de Stalin, Jones Manoel inclusive postou um print do Google Trends onde supostamente provaria algo. Mas agora olhando seu vídeo, fica claro que o argumento do Jones não para em pé.
Curioso que se você troca a pesquisa de ''2004 - presente'' pra ''últimos 5 anos'', verá que o cenário muda radicalmente, e se trocar pra ''últimos 12 meses'', o Brasil ultrapassa Itália. Até dentro do próprio argumento, Jones está errado.
@@orientacaomarxista Contextualizando, ele disse que você era ignorante já que Losurdo publicou muitas obras influentes e citou a ferramenta do Google Trends pra dizer que Losurdo era mais popular/tinha sucesso na Itália. Ou seja, mesmo o argumento do Google Trends sendo bem fraquinho, ele ainda está equivocado.
Eu uma vez estava lendo dois livros ao mesmo tempo, um do Ha Joon Chang e outro do David Harvey, larguei o do Harvey pq achei raso o conteúdo e muito repetitivo, o do Chang era infinitamente melhor e com criticas ao capitalismo muito mais enfáticas e do que vejo em autores ditos marxistas.
E o Michael Roberts você acha que merecia tradução e divulgação por aqui ou é um autor de importância menor? Gostaria de saber sua opinião sobre o argentino Rolando Astarita também.
em defesa de harvey, sou prifessor de geografia e ele é um grande nome da geografia critica, aplicando varias categorias do marxismo aos estudos de grografia.
A Carta Chinesa (conjunto de documentos do debate ideológico da China vs URSS nos anos 60) só foi publicado integralmente no Brasil em 2002 (salvo engano). Isso explica porque os brasileiros tem tanta dificuldade em compreender as relações sinosoviéticas.
Gustavo, o Losurdo não é mais valorizado no Brasil pelo próprio caráter do debate dele? Por ser descolonial, por querer contar o séc. XX do ponto de vista da periferia... Não estariam os italianos menos interessados nisso?
Acho o Harvey bem interessante também, principalmente no "Limites do Capital", recentemente ele tá mais em livros de divulgação e de pouco fôlego mesmo, mas o que eu gosto mais nem é a questão da geografia, mas os debates sobre teoria da renda e capital financeiro resgatando seções pouco usadas do Livro III naquela década. Inclusive discordo do Gustavo quando ele minimiza a importância dos estudos do Harvey, pois essa seção sobre Teoria da renda nos Limites do Capital gerou sim um forte impacto e fomentou a discussão sobre um tema que se mostra cada vez mais atual, mas acho que realmente em diversas coisas ele está bem aquém do que podemos considerar as fronteiras do estudo sobre o Capital.
Estudo Nietzsche e tenho uma curiosidade: Nietzsche, em suas análises sobre igualdade e democracia, nunca cita o nome de Marx ou marxismo, tão somente socialismo e comunismo. Você tem algum estudo sobre isto?
Bom dia. Depois de tantas imposturas intelectuais, decidi investigar o que tem de real, de excelência no que se refere a Marx e correlatos. Eliminei Jessé de Souza, Jones Manoel e muita gente. Agora bebo na fonte IELA/Nildo Ouriques/Pensamento Crítico, Gustavo Machado/Orientação Marxista e Romulus Maya/Duplo Expresso. Último programa DE, de 14.08, Pepe Escobar e Elias Jabour, tecem elogiosos comentários sobre Losurdo, Escobar parece sentir orgasmo, ficar arrepiado ao citar o nome Domenico Losurdo. Jabour se empolga ao dizer que Losurdo prefaciou um livro seu. Enfim nobre e lúcido Gustavo Machado, gostaria que vc comentasse sobre isso, sobre o encanto que esse cabra Losurdo exerce em pessoas tão inteligentes. E também gostaria muito de ouvir vc falar a respeito do Professor Doutor Nildo Ouriques, e mais ainda, gostaria muito de ve-los juntos. Excelente o seu/nosso Orientação Marxista. Vc é um diferencial e tanto nesse mundo virtual repleto de tontos. E tontas. Congratulações e obrigado.
@@oanonimogreg6487 não dá, desde jovem eu tenho tara por psicólogo trotskista. É uma força que toma o meu corpo, aí eu venho e escrevo... É sem controle mesmo.
Vc acha que meszaros entra nessa tbm? Vc saberia dizer quais historiadores marxistas mais recentes - da "geração" do losurdo - que não são publicados aqui?
Eu quero que vc fale os motivos pra esse política editoral. Você tem que falar mais da posição dos "marxistas", como o Jones Manoel, de forma mais clara e quais as intenções deles
Aquele 17 contradições do capitalismo que ele publicou (Harvey), é simplesmente catastrófico. Ele parte do pressuposto que a contradição entre valor de troca e de uso deixa de existir a partir do momento em que o Estado compra mercadorias e tem serviços públicos.
@@antinoofromgreece6560 Se você for pegar especificamente sobre O Capital, O Capital, essência e aparência V.1 e V.2 são os melhores introdutórios mesmo.
Eu gostaria de uma sugestão de um livro sério e introdutório, mais para conhecer as ideias de Marx pode ser em inglês ou francês que são as línguas que eu entendo além do português.
@@orientacaomarxista li o livro Introdução à filosofia de Marx de Sérgio Lessa e Ivo tonet e estou lendo introdução ao marxismo de Henri Lefebvre e vou ler introdução ao marxismo de Ernest Mandel. São ruins essas obras?
O IELA lançou um curso de 12 encontros chamado "O que ler para entender a América Latina". No primeiro encontro houve uma crítica muito boa e apaixonada aos modismos que guia as publicações e os debates aqui no Brasil. Muito boa essa tua crítica sobre esse problema do que é ou não publicado aqui. Forte abraço e parabéns pelo teu trabalho
@@orientacaomarxista Se vc decidir fazer um website público com esse catálogo e precisar de voluntários, eu posso ajudar. Acho que tão importante quanto ter acesso ao conteúdo em si é apresentar as informações de um jeito que possa servir como guia de estudos por assunto, notas de pesquisa, comentários mais longos, etc.
E uma galera por aí que acha que o Zizek é a grande referência mundial de marxismo. Já até me recomendaram aquele debate ridículo dele com o ainda mais patético Jordan Peterson.
De qualquer forma eu pretendo ler um livro do Zizek para não correr o risco de simplesmente ser gado e de forma cega já acreditar que o cara é um "showman"
@@marlonwhistner Porque? Quais são tuas avaliações? Tu leu que obra do Zizek pra formar essa opinião negativa? Não nego a possibilidade de o Zizek ser um mal autor... mas antes de sair papagaiando um "lado" vou enfrentar uma obra dele pelo menos. O que vi dele foi citações positivas como a do Walyson Mascaro e da Sabrina Fernandes sobre a questão dos efeitos da ideologia. Li uns trechos e citações no livro Sintomas Mórbidos e assisti um doc dele sobre ideologia... mas na moral... ainda não tenho base alguma para saber se o cara é bom o não. abraço
Mas Gustavo, não é caso de entender um contexto brasileiro também? Os de fora, por serem de fora são melhores que os daqui? Por que os de fora não nos leêm? É por que produzimos mal?
Gustavo, você tem o continuar criticando esses marxistas que que se melindram com as críticas que você faz. A crítica é muito importante uma vez que eles mostram-se incapazes de criticar uns aos outros, como um clube de comprades
@@orientacaomarxista É por isso que acompanho esse canal, apesar de ser libertário. O Gustavo não tem medo de críticas e perguntas, o que demonstra sapiência. Aprendendo muito sobre marxismo por aqui.
Se ocorrese um processo de planificação económica, existiria um problema, a moeda, a moeda e como um sistema de comunicação primitivo, estimula a produção da riqueza real. Também como obivio da poder de compra aos indivíduos, os indivíduos ordenam uns aos outros. Indivíduos com grande poder de compra ou seja grande quantia de capital, pode chantagear, comprar vantagens, silenciar, comprar apoiadores, montar o propio exército privado fazer varias distorções. A moeda fiduciária por ser uma moeda física, de papel, depois que sai dos bancos ela é incontrolável, na verdade e um ambiente perfeito para a podridão, tráfico de armas, tráfico de drogas, tráfico de pessoas, prostituição, contrabando, roubos a bancos, corrupção e todo tipo de coisa. Talvez com controle das três indústrias, primária, secundária e terciária, e formação de 5 classes de empresas, empresas de grande porte, empresas de médio porte, empresas de pequeno porte, micro empresas e um tipo de nano empresas para cobrir maior território, cada empresa com uma reserva de sobrevivência e grupos de administradores. Também um tipo de reserva geral, onde o capital geral seria acumulado, parte do que seria o lucro das empresas fica com as empresas preenchendo a reserva de sobrevivência, e o resto vai para reserva geral. Ou a propia reserva das empresas somadas fica na reserva geral, e as empresas tem direito a tirar uma determinada quantia diacordo com porte e os projetos a executar, os gastos nessesario pra manter a produção, ou algum tipo de melhoria interna na empresa, e nesse caso o lucro total das empresa vai direto para a reserva geral. Em teoria o capital fica em circular constante, com a reserva geral, faz castros com obras e serviços públicos, além de abrir ou desmantelar empresas em pontos e áreas estratégicas, depois o capital passa para os operários como salario, e depois os operários gastam com produtos e serviços produzidos pelas empresas, e o que seria o lucro volta para a reserva geral, fazendo um tipo de circulação perpétua, um PI econômico, sempre teria capital para efetuar novos gastos. E obivio que com sistema de comunicação por moeda fiduciária isso seria impossível, ja que precisaria de burocratas, e o processo de comunicação seria lento e falho já que a moeda fiduciária e incontrolável, os burocratas podem ser corrompidos, e as propias empresas podem fazer uma espécie de motim. Essa fato não da escolha a não ser usa e um sistema de comunicação por moedas virtuais, ou cripto moedas pré programadas, fazendo um processo de canalização, nesse caso como e um processo de canalização, a moeda e programada de tal forma que a um bloqueio de transações financeiras de indivíduos para indivíduos, impedindo o individuo de se multiplicar, ou seja impedindo o individuo de ter poder e influência sobre os outros por meio da moeda de troca, em teoria anulando e extinguindo com a corrupção, possíveis motins, atividades criminosas como tráfico de drogas, armas, pessoas, roubos e etc. E aquela coisa mesmo que alguém roubasse algo para depois capitalizar não teria ninguém para comprar, se um traficante chegar com drogas dentro do território para capitalizar, não teria ninguém para comprar, e indivíduos de cargo importante vendo que já está em um cargo importante mas por pura ganância, quer expandir sua influência e tentar se perpetuar dentro de um posto, ele seria impossibilitado de comprar apoio. E claro que isso tem um efeito colateral, e perigoso, os indivíduos não teria como conseguir capital por conta propia, tudo seria oficial, e a unica forma que teria para conseguir capital adicional seria por meio das empresas. O efeito multplicador perde força, na verdade boa parte do efeito multplicador, está ligado a produção de produtos ou serviços inúteis. Na verdade isso teria impacto no chamado empreendedorismo, bom nesse caso, como o capital acumulado na reserva geral, e usando para serviços e obras públicas, o jeito e investir pesado nas universidades, e talvez construir um tipo de espinha dorsal, uma estrutura padrão de desenvolvimento dos indivíduos, começa pelo berçário, creches, escolas, aprendiz, Universidades e por fim técnicos, formar milhões de técnicos todos passando pelo mesmo processo. Primeiro passos para estrutura comunal. Pra resgatar o empreendedorismo, forma um tipo de empresa que tem como funciona fazer pesquisas do que os indivíduos quer consumir, depois manda as informações para Universidades, e como os universitários são locos pra fazer alguma coisa, geram ideias e dependendo das ideias, algumas são acumuladas e outras vão para empresas já existentes, ou serve em como ponto de partida para abrir uma nova empresa. E pra estimular ainda mais, forma eventos como conferência das empresas tal tal tal, distribui medalhas, condecorações e talvez beijos na testa. Depois disso SOLAR PUNK a vista, coisa que so e possivel com uma planificação.
Qual é Gustavo. Você esperava que alguma editora publicasse algum desses livros de meados de 60~70 em menos de 20 anos? Ainda mais por uma grande editora? No meio da ditadura em que nem música escapava da censura... Tá de brincadeira kkkkkk
Bruno, já viu quantas centenas de obras ligadas ao marxismo foram publicadas na ditadura? É exatamente o contrário, todos intelectuais se refugiaram no mercado editorial.
Gustavo, nunca fui entusiasta do autor, mas estou lendo A história do neoliberalismo do Harvey. Acha que é uma leitura válida sobre o assunto? Tem indicações sobre o tema?
O vídeo apresenta um argumento mas NÃO MOSTRA UM DADO para mostrar que Harvey não é referencia mundial nos estudos do Capital ou que os autores que ele cita são... Isso é pura bobagem! Estudo na London School of Economics, antes estudei no King's College com Alex Callinicos e posso dizer que isso não tem nenhum embasamento. De fato, Roman Rosdolsky é uma grande referencia, e Enrique Dussel é mto mais famoso pelos seus escritos filosóficos do que suas análises do capital. Os demais são ótimos autores mas muito pouco reconhecidos - gostemos ou não. Não importa se vc gosta, Harvey é o autor marxista mais citado no mundo e seu livro o "The Limits to Capital " com qse 10mil citações é o livro de economia política marxista mais citado da história. Muita convicção e poucos dados ou senso de realidade...
Sou geografo e li, em conjunto, esse livro do Harvey. Horrível, diga-se de passagem. Acredito que tenha sido a tradução feita pela boitempo. Muito ruim! De qualquer modo, não apresenta nada de novo. Iniciei a leitura das "17 contradições do capitalismo", cuja a escrita e a tradução me parecem ser muito mais qualificadas.
9:10 "... eu tenho tudo digital, esses livros em inglês são caríssimos..." infelizmente é assim para o meu caso (matemática). Aliás acho que para todos os casos :( . Ou eu me embrenho em lugares e sites que "abrem os pdfs" ou conto com a sorte. Um exemplo de sorte foi durante uma live do Felipe Hime (Café e Ciência) onde ele divulgou lá que a Springer editorial estava permitindo uma penca de PDFs da área de exatas, ambientais e tecnológicas.
Gustavo entendi seu ponto de vista no vídeo, mas agora os autores que vc cita e que são geralmente objeto de suas pesquisas dentro do Marquissísmo, não tem autores com grande relevância na America Latina, são sempre ou Europeus ou Norte Americanos? Abs.
Tem muitos. priorizei aqueles não conhecidos pelo público (aí tem Dussel e Baez que atuam no méxico). Dussel, Grespan, Jadir Antunes, Hector Benoit. tem muitos
Comentando para elevar o algorítimo.
muito obrigado por estar divulgando esses conteúdos, são de uma qualidade absurda.... muito obrigado, de verdade.
O verbo "causar" e o substantivo "treta" deviam desqualificar alguém pra qualquer discussao politica, principalmente Marxista. Você é otimo rs "Conhecimento, meus amigos, se faz por polêmica." Acabei de me inscrever pro teu canal, continue firme produzindo seu conteudo!
Sou estudante de Física. Os livros que são utilizados na graduação são rigorosamente os mesmos, quase todos estadunidenses, há décadas. Há um ou outro autor nacional, quase sempre colocado em segundo plano. Outra coisa que julgo importante é elevado preço dos livros, inclusive dos livros usados, onde é preciso fazer uma varredura para encontrar algo que caiba no bolso.
Moysésszão?
@@ricardotgamer Sim. Incluiria também o livro do Caruso e Oguri, Física Moderna.
@@alan_marx eu tenho aula com a filha dele, a Helena Judith, ela disse que todo o sucesso dele foi a ferro e fogo
@@vitoraquino5091 esse semestre terei aula com o filho do Moysés, Paulo Nussenzveig.
@ a maioria dos vendedores de livros nem são burgueses safados, mas mesmo assim prefiro a Z Lib
Chegando mais rápido que o Jones Manoel dando deslike nesse vídeo aqui.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Já está saturado esses comentários do " cheguei mais rápido...".
Denota vontade de lacrar e preguiça de raciocinar. E/ou ausência de imaginação.
@@DNRJ461BSB Nossa foi mal doutor. Depois me fala aqui como vc quer o comentário para satisfazer a sua vontade melhor. Perdão viu sinhô.
Nexus é o perfil fake do jones? kkkk
Paradoxalmente cheguei ao canal atraves do Olavo de Carvalho que comentou ser um canal que entende muito de Marximo. E estou vendo a serie sobre o capital do canal, realmente muito bom.
@@matiassantos7400 ele não indicou exatamente. o que aconteceu foi que no início do ano, quando os EUA assassinaram aquele general iraniano, o Gustavo fez um vídeo polemizando com Rodrigo Constantino e Marco Antonio Villa, e o Olavo assistiu e disse algo como "os conservadores do Brasil são tão ignorantes que até esse garoto marxista consegue bater neles". depois o Olavo citou o Gustavo mais algumas vezes, geralmente falando mais ou menos a mesma coisa, até ficar puto porque não conseguia debater com o Gustavo e dizer que ele era um boboca HAHAHAHA
@@karolinaneznamy ri de verdade em ler sua narrativa, tão Olavo rs
Faz um vídeo sobre formação economica brasileira
Olá Gustavo! Novamente, parabéns pelo trabalho super sólido neste canal!
Gostaria apenas de comentar uma situação curiosa que se relaciona com o que disseste no vídeo. Atualmente resido nos EUA e sou aluno de doutorado aqui na University of Oregon. Minha área é outra mas venho estudando estes temas a anos. Por causa disso, fiz umas cadeiras ano passado no departamento de ciências políticas e uma em específico sobre Marxismo. Me surpreendi que de vasta bibliografia usada, os professores não citavam Harvey realmente. Aliás, um dos instrutores da cadeira(são dois: um professor e um instrutor, geralmente aluno de doutorado, pra ajudar a corrigir os papers, etc). Imediatamente percebi exatamente o problema que cotas sobre edição. Que ocorre não somente com este tema mas acredito que a grande maioria. As discussões sobre música(minha área) são infelizmente permeadas pelo mesmo problema com as editoras no Brasil.
No mais, apesar de ter aprendido muito no curso, achei muita coisa convergente com o que estudei neste curso e obras recentes do Harvey. Como essa é sua área de atuação e conhecimento, acredito que seria muito útil a todos nós que fosse a fundo com um vídeo pra mostrar essas possíveis divergências, que, possivelmente, muitos de nós pode ter deixado passar batido.
Ah, e VAI Cruzeiro! Rumo a A hahaha
Edit: Aliás, um dos instrutores sequer havia ouvido falar em Harvey***
Realmente, a publicação de livros de música no Brasil é uma vergonha. O problema é tão grande que até mesmo tratados clássicos de séculos atrás não foram traduzidos, mesmo alguns sendo obras primas. Alguns excelentes livros de teorias são completamente ignorados - há anos! - e se não fosse pela sorte de termos o imigrante Bohumil Med, talvez a educação musical tivesse mais afundada do que já está.
@@andree9891 Concordo. A situação em música parece ainda mais atrasada que em outros campos... É inacreditável as vezes, porque não há um ramo da música que as publicações e traduções se atentem às discussões mais atualizadas...
Aproveitando o espaço, hahaha, quem gosta de piano, da uma passada no meu canal e inscreve lá haha ;)
Gustavo, nos próximos vídeos coloca as referências bibliográficas.
Ele colocou. Tem uma lista na descrição.
Abaixa a setinha.
O que você indica para se desvencilhar um pouco disso e ficar antenado nas polêmicas e debates que rolam mundo afora?
Essa é uma boa pergunta.
Não tem um único canal. Depende. Por exemplo, nas análises marxistas do capitalismo contemporâneo e mesmo na obra teórica, o blog de Eleutério Prado é uma grande referência.
Gustavo, agora me deixou curioso. Faz um vídeo sobre Nietzsche!
Por agora acho que não. Mas pretendo criar uma lista de reprodução de filosofia no futuro.
@@orientacaomarxista o que vc acha do karel kosik e seu livro dialética do concreto?
Gustavo, fala sobre Lefebvre!! Adoraria saber sua opinião sobre ele.
Fiquei curioso pra saber quais são as suas impressões de Nietzsche, se possível, faça um vídeo no canal um dia, sei que foge um pouco do escopo mas seria interessante.
Filósofo para "adolescentes" em busca de sofismos e delírios.
@@Vinnie_Jornalista_independente O adolescente marxista não transa, porque só pensa em revolução ...
@@matiassantos7400 Esse é o Bauman
Marxista transa mais que reaça kkkkk
@@Vinnie_Jornalista_independente santa ignorância kkk
Gustavo, tu tem que fazer um vídeo mostrando como que tu faz pra se inteirar do que está realmente sendo debatido lá fora, pra que nos possamos ganhar uma autonomia e fazer isso também.
nildo ouriques fala pra ficar atento aí que sempre tem um autor de moda, um "intelectual de estimação", geralmente europeu, que tem portas abertas aqui, é recebido como um príncipe.
mas o Nildo não está falando de autores que fazem uma leitura marxiana, até porquê essas questões teóricas sobre a obra do Capital são muito específicas, e não sei em que medida podem ser "pragmaticamente" aplicadas essas leituras em benefício da classe trabalhadora.
@@Richallmight2 pode crer. ele se refere normalmente a autores liberais, mas no curso dele ele deu uma "cutucadinha" no losurdo
@@marcelm5451 O Nildo desce a lenha no Losurdo, chama de intelectual de quinta categoría, rss.
A afirmação sobre a obra do Losurdo sobre Nietzsche é categoricamente falsa. Essa obra é considerada uma referência obrigatória na discussão acerca do pensamento político de Nietzsche (inclusive na Alemanha). Se a obra é ignorada por alguns nietzscheanos isso é apenas esperado dado o conteúdo polêmico da obra. Também falar que ali não há nada de novo é idiótico, muito embora a tese geral tenha sido antecipada por outros autores (Lukács em especial), documentação material que é incluída ali (em especial com referência à autores com quem Nietzsche discutia, concordava, lia com entusiasmo etc.) representou sim um momento importante na área.
Losurdo também é uma referência internacional no que diz respeito ao estudo da filosofia política de Heidegger, Kant e Hegel, além de ter obras fascinantes sobre a degradação do pensamento liberal após 1848 (Tra Hegel e Bismarck).
Quando Losurdo não está defendendo Stalin é um autor importante em diversos campos (infelizmente essas obras não chegam aqui pelas razões que vc mesmo colocou).
Gustavo, conhece e acompanha o blog °The next recession" do economista marxista Michael Roberts?
11:55 "Eu queria trazer esse debate, me mostrar pra vocês" Boa! :)
Mais um vídeo extremamente necessário 👌🏻
Gustavo, faz um vídeo também sobre as principais vertentes de interpretações do capital de Marx, acho na verdade que seria uma série de vídeos, mostrando desde a publicação as diversas interpretações, seus principais autores e as principais obras, como ela foram superadas, até chegar no que rege o debate atualmente. Excelente vídeo camarada
Gustavo, eu sinto isso com o Trotsky de Pierre Broué, já sugeri para várias editoras a publicação desse livro, e ele não existe em português.
Parabéns pelo vídeo e pelo canal como um todo, ajuda a contrabalancear uma visão hegemônica presente na internet. Gostaria de ouvir mais sobre Dussel, principalmente levando em conta o pensamento decolonial que atualmente está em destaque na academia. Abr.
Eu conheci o David Harvey na época da crise de 2008, quando ele foi entrevistado na Globo News. Eu tenho a impressão de que Harvey tem um nome midiático na imprensa, ele vai a programas como Hard Talk, inclusive.
Sim, midia e competencia as vezes coincidem. Na maior parte das vezes, não.
@@orientacaomarxista Sem dúvida. A mídia é um mercado onde, até na maioria das vezes, a qualidade da mercadoria não importa. Mas há de se considerar que Harvey, quando entrevistado em veículos de comunicação de grande visibilidade, não é por seus estudos de "O Capital", mas sim por suas análises de crises capitalistas.
Muito interessante.
Gustavo, esse seu trabalho de avaliação dos autores é importante. Harvey é leitura obrigatória em cursos de Geografia. Os próprios livros didáticos tem várias referências a ele.
Certo. Eu não conheço os trabalhos dele nessa área. Conheço apenas os escritos destinados a análise direta de O Capital. E nesse caso, não recomendo. Mas afora isso, não conheço muita coisa.
Ele é muito bom em suas análises sobre o espaço. Várias das proposições dele trazem elementos importantes para se pensar a produção do espaço no sistema capitalista.
Quanto a leitura que ele faz de Marx, não é ruim, não pra quem quer usar pra ter uma base de leitura sem ter nenhuma, apenas não é nada demais e tem umas falhas em alguns termos que é até meio deprimente, como quando ele fala sobre a questão do Valor.
Excelente
Isso vale para todas as áreas....
Publicaram sua frase polêmica lá no grupo do Marxonomia e imediatamente apareceu dezenas de viúvas de Stalin, Jones Manoel inclusive postou um print do Google Trends onde supostamente provaria algo. Mas agora olhando seu vídeo, fica claro que o argumento do Jones não para em pé.
Print do que exatamente?
@@orientacaomarxista Dessa aba: trends.google.com.br/trends/explore?date=all&q=Domenico%20Losurdo
Curioso que se você troca a pesquisa de ''2004 - presente'' pra ''últimos 5 anos'', verá que o cenário muda radicalmente, e se trocar pra ''últimos 12 meses'', o Brasil ultrapassa Itália. Até dentro do próprio argumento, Jones está errado.
@@PierreHW666 E o que ele esperava provar com isso? Que em 2009 ele foi mais pesquisado e hoje em um nível muito menor?
@@orientacaomarxista Contextualizando, ele disse que você era ignorante já que Losurdo publicou muitas obras influentes e citou a ferramenta do Google Trends pra dizer que Losurdo era mais popular/tinha sucesso na Itália. Ou seja, mesmo o argumento do Google Trends sendo bem fraquinho, ele ainda está equivocado.
Tem gente por ai que so diz que gosta de Losurdo pq ele romanceia Stalin. incrível, amiguinhos!
Professor, um vídeo comentando a noção de socialismo de mercado chinês do Elias Jabbour seria interessante
Eu uma vez estava lendo dois livros ao mesmo tempo, um do Ha Joon Chang e outro do David Harvey, larguei o do Harvey pq achei raso o conteúdo e muito repetitivo, o do Chang era infinitamente melhor e com criticas ao capitalismo muito mais enfáticas e do que vejo em autores ditos marxistas.
Onde acompanhar os mais importantes debates marxistas no âmbito internacional?
faltou explicar essa parte no vídeo
Grato.
E o Michael Roberts você acha que merecia tradução e divulgação por aqui ou é um autor de importância menor? Gostaria de saber sua opinião sobre o argentino Rolando Astarita também.
Mereceria. Os dois
Bom, quais só novidades sobre seu novo livro?
Melhor canal do youtube, paulada nos Stalinistas
Poderia me explicar oq é um Stalinista e oq vcs tanto tem contra o Jones Manoel. Quero realmente entender.
@@jorgeamaro2686 Procura lá "Orientação Marxista Jones Manuel" que o Gustavo explica muito melhor que qualquer resposta que te derem aqui.
Gustavo, por favor, faça um vídeo sobre o pensamento de Enrique Dussel.
"é louvável que ele (Harvey) faça isso (conteúdo didático) uma pena que os livros são tão ruins"
kkkkkkkkkkk
O cara ñ perdoa.
Queria ver esse rapaz aí escrever algo. Recalque puro!
@@uriaheep100 ele já escreveu, e um ótimo livro
@@uriaheep100 já leu o livro?
Comentando pelo engajamento
Ótimo vídeo
em defesa de harvey, sou prifessor de geografia e ele é um grande nome da geografia critica, aplicando varias categorias do marxismo aos estudos de grografia.
Fico me perguntando que tipo de deliberação marxista é capaz de fazer, em qualquer área que seja, alguém que tem sérios problemas em ler Marx...
Gustavo, faz um video nos mostrando obras e marxistas que voce tem no computador
A Carta Chinesa (conjunto de documentos do debate ideológico da China vs URSS nos anos 60) só foi publicado integralmente no Brasil em 2002 (salvo engano). Isso explica porque os brasileiros tem tanta dificuldade em compreender as relações sinosoviéticas.
Viva a Revolução Brasileira!
Muito bom.
Gustavo, o Losurdo não é mais valorizado no Brasil pelo próprio caráter do debate dele? Por ser descolonial, por querer contar o séc. XX do ponto de vista da periferia... Não estariam os italianos menos interessados nisso?
Onde buscar bibliografia de qualidade?
Gustavo, uma dica: coloque os links de todas as redes em todas as redes. Daqui do YT por exemplo não há links para as demais redes.
Como não? Está na descrição
Muito bom...muito estudioso e crítico...
Gustavo, seria bom se você sempre colocasse na descrição todos os livros citados. Abraços!
Ele já colocou, está na descrição!
Camarada eu não encontrei o blog do Hélio Prado que comenta e resenha tais obras que você citou. Você poderia por nós comentários o link?
E o Paul Singer? Posso comprar o livro? Me recomenda?
O que realmente mostra que Losurdo não é tão atual é a pesquisa que estou traduzindo e que mostra que Nietzsche era debatido na URSS de Stálin.
Uma pergunta, oq acha do canal Tese Onze ?
conheço pouco
Gustavo deveria conhecer. Tem vídeos bons pra fazer react. O título do canal já indica os inúmeros de clichês próprios marxismo acadêmico brasileiro.
Pow o Harvey é interessante, ele fez uma junção entre marxismo e geografia crítica bem bacana, o que ele chama de geografia marxista.
Hahahahaha
Acho o Harvey bem interessante também, principalmente no "Limites do Capital", recentemente ele tá mais em livros de divulgação e de pouco fôlego mesmo, mas o que eu gosto mais nem é a questão da geografia, mas os debates sobre teoria da renda e capital financeiro resgatando seções pouco usadas do Livro III naquela década. Inclusive discordo do Gustavo quando ele minimiza a importância dos estudos do Harvey, pois essa seção sobre Teoria da renda nos Limites do Capital gerou sim um forte impacto e fomentou a discussão sobre um tema que se mostra cada vez mais atual, mas acho que realmente em diversas coisas ele está bem aquém do que podemos considerar as fronteiras do estudo sobre o Capital.
@@guilherneduarte9402 Eu estou lendo as 17 Contradições do capital do Harvey, é bem interessante sua "imaginação geográfica" rs.
O Milton Santos supera o David Harvey em anos luz
Qual a sua opinião sobre aquela coleção "Marx 21" pela Ed. UNICAMP? Valeu..
Gerando engajamento
Estudo Nietzsche e tenho uma curiosidade: Nietzsche, em suas análises sobre igualdade e democracia, nunca cita o nome de Marx ou marxismo, tão somente socialismo e comunismo. Você tem algum estudo sobre isto?
Bom dia. Depois de tantas imposturas intelectuais, decidi investigar o que tem de real, de excelência no que se refere a Marx e correlatos. Eliminei Jessé de Souza, Jones Manoel e muita gente. Agora bebo na fonte IELA/Nildo Ouriques/Pensamento Crítico, Gustavo Machado/Orientação Marxista e Romulus Maya/Duplo Expresso. Último programa DE, de 14.08, Pepe Escobar e Elias Jabour, tecem elogiosos comentários sobre Losurdo, Escobar parece sentir orgasmo, ficar arrepiado ao citar o nome Domenico Losurdo. Jabour se empolga ao dizer que Losurdo prefaciou um livro seu. Enfim nobre e lúcido Gustavo Machado, gostaria que vc comentasse sobre isso, sobre o encanto que esse cabra Losurdo exerce em pessoas tão inteligentes. E também gostaria muito de ouvir vc falar a respeito do Professor Doutor Nildo Ouriques, e mais ainda, gostaria muito de ve-los juntos. Excelente o seu/nosso Orientação Marxista. Vc é um diferencial e tanto nesse mundo virtual repleto de tontos. E tontas. Congratulações e obrigado.
Acho que pode te acradar e contribuir para teus estudos esse diálogo do Nildo Ouriques e o Zé Maria ua-cam.com/video/NvABNZ6rDtc/v-deo.html
@@balcambal9769 grato, assistirei
Vídeo bacana!
A crítica de Losurdo a Nietzsche é metodologicamente impecável.
Belo vídeo meu camarada! Concordo com tudo! Até hj minha tese leva pau pq fui contra o Harvey, haha, o brasileiro coloca os autores em pedestais...
Tu tem isso tudo do teu HD numa conta do Google organizado assim?
Não sabia que você fazia vídeos- surpresa também.
I love you
@@Vouempurrar sai pra lá Mark Chapman ou Henrido alternativo.
Um boa noite pro meu ídolo anônimo greg
@@LucasSouza-px4db boa noite. Salve
@@oanonimogreg6487 não dá, desde jovem eu tenho tara por psicólogo trotskista. É uma força que toma o meu corpo, aí eu venho e escrevo... É sem controle mesmo.
Vc acha que meszaros entra nessa tbm?
Vc saberia dizer quais historiadores marxistas mais recentes - da "geração" do losurdo - que não são publicados aqui?
Eu quero que vc fale os motivos pra esse política editoral. Você tem que falar mais da posição dos "marxistas", como o Jones Manoel, de forma mais clara e quais as intenções deles
Ele não parece estar ligado diretamente à Bomtempo
Olha os outros vídeos do canal, tem vários sobre o Jones Manoel. Se você achar que lá ele não foi claro suficiente... Kkk
Aquele 17 contradições do capitalismo que ele publicou (Harvey), é simplesmente catastrófico.
Ele parte do pressuposto que a contradição entre valor de troca e de uso deixa de existir a partir do momento em que o Estado compra mercadorias e tem serviços públicos.
Você teria alguma sugestão de livros introdutórios?
@@antinoofromgreece6560 Se você for pegar especificamente sobre O Capital, O Capital, essência e aparência V.1 e V.2 são os melhores introdutórios mesmo.
Eu gostaria de uma sugestão de um livro sério e introdutório, mais para conhecer as ideias de Marx pode ser em inglês ou francês que são as línguas que eu entendo além do português.
O que você acha do anarcocapitalismo?
Kkkkkkkk
Eu ri desculpa... ah não mas eu ri de novo kkkkkkkkkkk
Vida longa ao canal!
Gustavo, gostaria de saber tua opinião sobre a obra de João Bernardo. Abraço.
Li muito pouco do João Bernardo, apenas um ou outro artigo. Precisaria conhecer mais para me posicionar.
@@orientacaomarxista li o livro Introdução à filosofia de Marx de Sérgio Lessa e Ivo tonet e estou lendo introdução ao marxismo de Henri Lefebvre e vou ler introdução ao marxismo de Ernest Mandel. São ruins essas obras?
Comentário do engajamento
O IELA lançou um curso de 12 encontros chamado "O que ler para entender a América Latina". No primeiro encontro houve uma crítica muito boa e apaixonada aos modismos que guia as publicações e os debates aqui no Brasil. Muito boa essa tua crítica sobre esse problema do que é ou não publicado aqui.
Forte abraço e parabéns pelo teu trabalho
Comentando pq merece!
Compartilharia essa vasta biblioteca digital que vc juntou aí conosco? De repente abrir um drive, sei lá.
Procure no libgen, tem tudo lá.
Estou pensando a melhor maneira de fazer isso.
@@orientacaomarxista Se vc decidir fazer um website público com esse catálogo e precisar de voluntários, eu posso ajudar. Acho que tão importante quanto ter acesso ao conteúdo em si é apresentar as informações de um jeito que possa servir como guia de estudos por assunto, notas de pesquisa, comentários mais longos, etc.
Outro exemplo é a falta de interesse em Osvaldo Coggiola
E uma galera por aí que acha que o Zizek é a grande referência mundial de marxismo. Já até me recomendaram aquele debate ridículo dele com o ainda mais patético Jordan Peterson.
Zizek é um showman. Nada além
De qualquer forma eu pretendo ler um livro do Zizek para não correr o risco de simplesmente ser gado e de forma cega já acreditar que o cara é um "showman"
@Destruialdramon Pois é, Mises se revira no túmulo... pelo menos Mises leu o marxismo para critica-lo...
Esse é o mais ridículo de todos. Quando alguém cita ele já sei que não é sério.
@@marlonwhistner Porque? Quais são tuas avaliações? Tu leu que obra do Zizek pra formar essa opinião negativa? Não nego a possibilidade de o Zizek ser um mal autor... mas antes de sair papagaiando um "lado" vou enfrentar uma obra dele pelo menos. O que vi dele foi citações positivas como a do Walyson Mascaro e da Sabrina Fernandes sobre a questão dos efeitos da ideologia. Li uns trechos e citações no livro Sintomas Mórbidos e assisti um doc dele sobre ideologia... mas na moral... ainda não tenho base alguma para saber se o cara é bom o não.
abraço
Mas Gustavo, não é caso de entender um contexto brasileiro também? Os de fora, por serem de fora são melhores que os daqui? Por que os de fora não nos leêm? É por que produzimos mal?
Melhor canal marxista do Brasil disparado!!!!!
Interessante...
Qual o blog que você cita? Do professor aposentado?
Eleutério Prado
Gustavo, você tem o continuar criticando esses marxistas que que se melindram com as críticas que você faz. A crítica é muito importante uma vez que eles mostram-se incapazes de criticar uns aos outros, como um clube de comprades
hahaha continuarei, pode ter certeza.
@@orientacaomarxista É por isso que acompanho esse canal, apesar de ser libertário. O Gustavo não tem medo de críticas e perguntas, o que demonstra sapiência. Aprendendo muito sobre marxismo por aqui.
o melhor seria subir uma hashtag pedindo gustavo machado no revolushow
Gustavo, do que tem gente te criticando por esse teu vídeo não está no gibi. Fosse tocar no nome de Losurdo, gerou uma movimentação nas redes.
Se ocorrese um processo de planificação económica, existiria um problema, a moeda, a moeda e como um sistema de comunicação primitivo, estimula a produção da riqueza real. Também como obivio da poder de compra aos indivíduos, os indivíduos ordenam uns aos outros. Indivíduos com grande poder de compra ou seja grande quantia de capital, pode chantagear, comprar vantagens, silenciar, comprar apoiadores, montar o propio exército privado fazer varias distorções.
A moeda fiduciária por ser uma moeda física, de papel, depois que sai dos bancos ela é incontrolável, na verdade e um ambiente perfeito para a podridão, tráfico de armas, tráfico de drogas, tráfico de pessoas, prostituição, contrabando, roubos a bancos, corrupção e todo tipo de coisa.
Talvez com controle das três indústrias, primária, secundária e terciária, e formação de 5 classes de empresas, empresas de grande porte, empresas de médio porte, empresas de pequeno porte, micro empresas e um tipo de nano empresas para cobrir maior território, cada empresa com uma reserva de sobrevivência e grupos de administradores. Também um tipo de reserva geral, onde o capital geral seria acumulado, parte do que seria o lucro das empresas fica com as empresas preenchendo a reserva de sobrevivência, e o resto vai para reserva geral. Ou a propia reserva das empresas somadas fica na reserva geral, e as empresas tem direito a tirar uma determinada quantia diacordo com porte e os projetos a executar, os gastos nessesario pra manter a produção, ou algum tipo de melhoria interna na empresa, e nesse caso o lucro total das empresa vai direto para a reserva geral. Em teoria o capital fica em circular constante, com a reserva geral, faz castros com obras e serviços públicos, além de abrir ou desmantelar empresas em pontos e áreas estratégicas, depois o capital passa para os operários como salario, e depois os operários gastam com produtos e serviços produzidos pelas empresas, e o que seria o lucro volta para a reserva geral, fazendo um tipo de circulação perpétua, um PI econômico, sempre teria capital para efetuar novos gastos.
E obivio que com sistema de comunicação por moeda fiduciária isso seria impossível, ja que precisaria de burocratas, e o processo de comunicação seria lento e falho já que a moeda fiduciária e incontrolável, os burocratas podem ser corrompidos, e as propias empresas podem fazer uma espécie de motim. Essa fato não da escolha a não ser usa e um sistema de comunicação por moedas virtuais, ou cripto moedas pré programadas, fazendo um processo de canalização, nesse caso como e um processo de canalização, a moeda e programada de tal forma que a um bloqueio de transações financeiras de indivíduos para indivíduos, impedindo o individuo de se multiplicar, ou seja impedindo o individuo de ter poder e influência sobre os outros por meio da moeda de troca, em teoria anulando e extinguindo com a corrupção, possíveis motins, atividades criminosas como tráfico de drogas, armas, pessoas, roubos e etc. E aquela coisa mesmo que alguém roubasse algo para depois capitalizar não teria ninguém para comprar, se um traficante chegar com drogas dentro do território para capitalizar, não teria ninguém para comprar, e indivíduos de cargo importante vendo que já está em um cargo importante mas por pura ganância, quer expandir sua influência e tentar se perpetuar dentro de um posto, ele seria impossibilitado de comprar apoio.
E claro que isso tem um efeito colateral, e perigoso, os indivíduos não teria como conseguir capital por conta propia, tudo seria oficial, e a unica forma que teria para conseguir capital adicional seria por meio das empresas. O efeito multplicador perde força, na verdade boa parte do efeito multplicador, está ligado a produção de produtos ou serviços inúteis. Na verdade isso teria impacto no chamado empreendedorismo, bom nesse caso, como o capital acumulado na reserva geral, e usando para serviços e obras públicas, o jeito e investir pesado nas universidades, e talvez construir um tipo de espinha dorsal, uma estrutura padrão de desenvolvimento dos indivíduos, começa pelo berçário, creches, escolas, aprendiz, Universidades e por fim técnicos, formar milhões de técnicos todos passando pelo mesmo processo. Primeiro passos para estrutura comunal.
Pra resgatar o empreendedorismo, forma um tipo de empresa que tem como funciona fazer pesquisas do que os indivíduos quer consumir, depois manda as informações para Universidades, e como os universitários são locos pra fazer alguma coisa, geram ideias e dependendo das ideias, algumas são acumuladas e outras vão para empresas já existentes, ou serve em como ponto de partida para abrir uma nova empresa. E pra estimular ainda mais, forma eventos como conferência das empresas tal tal tal, distribui medalhas, condecorações e talvez beijos na testa.
Depois disso SOLAR PUNK a vista, coisa que so e possivel com uma planificação.
Discussão interessantíssima
Tente fazer um vídeo sobre marxismo na atualidade com uma análise crítica.
Quer dizer que harvey não presta?
Os fãs da Boitempo piram 😂😂😂
Fanboy de editora, até isso já existe...
Qual é Gustavo. Você esperava que alguma editora publicasse algum desses livros de meados de 60~70 em menos de 20 anos? Ainda mais por uma grande editora? No meio da ditadura em que nem música escapava da censura... Tá de brincadeira kkkkkk
Bruno, já viu quantas centenas de obras ligadas ao marxismo foram publicadas na ditadura? É exatamente o contrário, todos intelectuais se refugiaram no mercado editorial.
Up!
Lousurdo faz sucesso no Brasil, devido ao niilismo acadêmico brasileiro em relação ao marxismo leninismo,
Gustavo, nunca fui entusiasta do autor, mas estou lendo A história do neoliberalismo do Harvey. Acha que é uma leitura válida sobre o assunto? Tem indicações sobre o tema?
Contra Historia do Liberalismo...do Losurdo.
@@rodrigovasconcelos3175 Logo os dois que o Gustavo abordou dizendo que há mais autores relevantes hahaahahha
@@danilorodrigues5869 Baixe, leia umas páginas e veja se vale apena
mega.nz/folder/34lWjKqQ#LYD3Wah8JO9Swz2YKGKe4g/file/qxF3CAjZ
Ainda não li.
@@orientacaomarxista Gustavo, tem indicações sobre o tema? Obras que tratem diretamente do liberalismo/neoliberalismo?
Comentário do engajamento.
O vídeo apresenta um argumento mas NÃO MOSTRA UM DADO para mostrar que Harvey não é referencia mundial nos estudos do Capital ou que os autores que ele cita são... Isso é pura bobagem! Estudo na London School of Economics, antes estudei no King's College com Alex Callinicos e posso dizer que isso não tem nenhum embasamento. De fato, Roman Rosdolsky é uma grande referencia, e Enrique Dussel é mto mais famoso pelos seus escritos filosóficos do que suas análises do capital. Os demais são ótimos autores mas muito pouco reconhecidos - gostemos ou não. Não importa se vc gosta, Harvey é o autor marxista mais citado no mundo e seu livro o "The Limits to Capital
" com qse 10mil citações é o livro de economia política marxista mais citado da história. Muita convicção e poucos dados ou senso de realidade...
Sou geografo e li, em conjunto, esse livro do Harvey. Horrível, diga-se de passagem. Acredito que tenha sido a tradução feita pela boitempo. Muito ruim! De qualquer modo, não apresenta nada de novo. Iniciei a leitura das "17 contradições do capitalismo", cuja a escrita e a tradução me parecem ser muito mais qualificadas.
Gustavo está sendo crucificado por ser mineiro.
Top, Gustavo! Boa reflexão.
Não conhecia esses autores.
9:10 "... eu tenho tudo digital, esses livros em inglês são caríssimos..." infelizmente é assim para o meu caso (matemática). Aliás acho que para todos os casos :( . Ou eu me embrenho em lugares e sites que "abrem os pdfs" ou conto com a sorte. Um exemplo de sorte foi durante uma live do Felipe Hime (Café e Ciência) onde ele divulgou lá que a Springer editorial estava permitindo uma penca de PDFs da área de exatas, ambientais e tecnológicas.
Gustavo entendi seu ponto de vista no vídeo, mas agora os autores que vc cita e que são geralmente objeto de suas pesquisas dentro do Marquissísmo, não tem autores com grande relevância na America Latina, são sempre ou Europeus ou Norte Americanos? Abs.
Tem muitos. priorizei aqueles não conhecidos pelo público (aí tem Dussel e Baez que atuam no méxico). Dussel, Grespan, Jadir Antunes, Hector Benoit. tem muitos
@@orientacaomarxista O brasileiro Claus Germer que vc já referiu em outros lugares.
Gustavo, vc lê em alemão?
Não. Estudei o básico e as terminologias chaves para cotejamento. Meu alemão é só isso, cotejar termos chave com original.
Estalinists pirando !
Neostalinista nem é gente, esses neostalinistas tipo Jones Manoel deviam ser banidos do youtube assim como nazistas, sem nenhuma dó e piedade.