Informações preciosas Antônio!! Aqui no Sudeste muitos terrenos que estão a venda são antigas pastagens com aclives acentuados. Com seus ensinamentos, dá coragem de começar agrofloresta nesses "mar de morros". Abraços
Percebi a importância da cobertura de solo num pequeno terreno que tenho, lá cresce muito capim, todo ano eu corto e deixo a palhada, na primeira vez, cortei e limpei tudo, no outro ano fiz o mesmo e comecei a deixar a palhada, hoje o capim é gigante, volumoso e "suculento", eu não uso o capim, mas pela qualidade da planta e diferença das folhas deu pra perceber bem como a matéria orgânica é importante. Ah sem falar que hoje só cresce capim, as ervas daninhas e outras plantas praticamente não cresce mais.
Oxiiii, mas foi mais curto que coice de porco. Pensei ia ser uma estreia de longa duração. Mas essas informações servem muito para mim, pois minha propriedade que vou transformar uma pastagem em agrofloresta tem muito declive. Esperando mais informações sobre o assunto. Um grande abraço de SC.
Eu tb tenho uma pastagem em declive e terra arenosa e tb pedregosa😢 q quero transformar numa floresta🌳🌳🌳🌳🌳. Estou degustando essas informações. Essa d plantar eucalipto p corte e aproveitamento p encher com forração, né fez pulsar forte o ❤️ cheio d esperança.
Temos um terreno com bastante decline, já com projeto de curva de nível, pensando em nivelar com material da encosta estava produzindo escoamento da matéria orgânica. Este modelo vai ajudar muito, obrigado prof agro floresta.
Olá amigo bom dia, que incrível seu trabalho, como é inspirador seu jeito de cuidar da terra,eu moro em uma região no agreste da Paraíba,e tenho fé em Deus de um dia conseguir recuperar meu sítio, é uma região linda, no pé da serra de bodopta,na cidade das pedras, está denominada Queimadas,mas me sinto muito otimista com seus vídeos e dicas, obrigado por tudo o que você tem me mostrado.
Maravilha do nosso Deus o conhecimento as gerações no em todo tem adotar todo este conceito parabéns Antônio um ainda com fé em vamos nos conhecer pessoalmente 😊❤❤❤❤❤❤❤
Meu amigo eu estou fazendo desse jeitinho mesmo , não com eucalipto porque aqui não tenho, mais estou fazendo com frutifers. Meu terreno é em declive, mais estou amando trabalhar nele e já vejo um lindo sitio próspero com abundância. Obrigada por suas orientações muito valiosas. Que Deus o abençoe grandemente.
Excelente informação, muito obrigado! Tenho uma area com muita inclinação e ja com muitas arvores secundarias e capoeiras ja estabelecidas naturalmente, mas aos poucos vou transformando em floresta de comida. Sem precisar grandes intervenções com máquinas pesadas e alto investimento.
comprei uma casa com o quintal em barranco, nos fundos, em declive......seu video aula me ensinou e animou a plantar nesse tipo de terreno. Obrigada Antonio Gomide Lucia (Nova Iguaçu/ RJ)
Me desculpe Antônio, por favor, leve isso como uma critica construtiva. Penso que a Agrofloresta vai realmente se consolidar quando tivermos uma Embrapa Agrofloresta, não sou pesquisador, mas sou Engenheiro Agrônomo com mais de 25 anos de formado, desenvolvo Agrofloresta em morro sim, em curva de nível com alguns pequenos terraços ao longo dos plantios. Digo isso porque é prematuro dizer que sua maneira é a forma correta de se plantar em desnível morro abaixo, principalmente pelo grande impulso e crescimento que a Agrofloresta vem tomando graças inclusive a você, mas por favor, peço a Deus que continue te iluminando para continuar seu trabalho, mas por favor não se deixe se perder pelos gurus da internet. Se você refletir, são muitas variáveis para se afirmar essas experiências como verdadeiras, principalmente em diversas regiões deste país. Falo em Embrapa, pois antes de se afirmar alguma técnica ela tem que ser feita diversos experimentos estatísticos para se comprovar uma nova técnica, pois se não pode acontecer no futuro que muitas pessoas podem não obter os resultados esperados e começar até mesmo a falar mal da Agrofloresta. Já vi isso acontecer com algumas boas tecnologias, porém mal disseminadas. 🙏
Sim, concordo muito com vc. Sou formado em silvicultura e já fazem uns dez anos que estou no rolê da agroecologia. É uma pena que a Embrapa seja mais focada em tecnologia para o agronegócio, mas há projetos muito bons também, como o sisteminha, o sistemas de tratamento de resíduos em pequena escala, pesquisas sobre a terra preta anteopogênica da Amazônia etc. Também acho que muitos divulgadores da agroecologia se precipitam, criam e ensinam técnicas que talvez não sejam as mais adequadas ou pelo menos que poderiam ser melhor otimizadas, mas também acho que todo pequeno agricultor é um pesquisador empírico, e falo por mim mesmo. A gente vai tentando, experimentando e descobrindo, e esse conhecimento também tem muito valor, ainda mais se formos pensar nas infinitas variáveis de um sistema agrícola. Cada experimento de pequena escala é único, então quem vai mexer com isso tem que aprender a olhar como um pesquisador, tentar compreender os processos e agir de acordo, não dá pra só seguir receitas. Mas tem muita gente que cria conteúdo de forma deslumbrada, sem ainda ter domínio do que está fazendo, e também tem muita gente dando uma de coach pra tapear trouxa. Mas não acho que o Antônio seja nenhum dos dois casos.
A Embrapa só trabalha p os milionários do agrobusines que inclusive o Bonde e o caixa deles, só que o dinheiro e do povo deveria sim ser usado na agricultura familiar.
Tu é um cientista, meu amigo! No futuro o reconhecimento, da sociedade em maior escala, virá! "...os canteiros é subindo o morro, mas eu planto em curva de nível!...". Isso é Ciência!
Parabéns pelos videos, Antônio! Tenho assistido muitos videos sobre o assunto, mas os seus são meus favoritos. Você explica tudo de forma simples e sem enrolação. É muito bom de assistir e aprender sobre agrofloresta!
Obrigado, Antônio! Força e saúde pra você! Muito obrigado! Espero um dia poder contribuir para o aprimoramento do planeta com tanto conhecimento quanto você!
Show. Aqui e no alto tbm q paga uma descidace um plano. Esse jeito dectravar a madeira e colocar material organica e otima. Ajuda muito. Uso sabia tbm pra travar e angico q se decopoem mais rapido.
Antônio, como podemos conciliar essa técnica quando os canteiros estão no eixo norte-sul e a declividade no sentido leste-oeste? Priorizamos a orientação ou essa técnica? Ou podemos usar essa técnica fazendo o tratamento ao longo do canteiro?
Antônio quando puder explique por gentileza as funções das plantas: entendi ai um pouco sobre o eucalipto, vi que sempre tem em suas plantacões o mandacaru/cacto (qual a função dele?), as palmas você vai cortar e fazer ração para animais? Ou você não cria animais? Parabéns, ja assisti varios vídeos seus esse mês👏👏👏✨️🙏🎉🎊🎄🌵🌳🌴🍀☘️🌿🌱🌾
Pelo que entendi da lógica da agrofloresta é plantar para colher uma parte porém também devolver para o próprio sistema. No nordeste os cactos são os q nasce mais fácil e retem água e nutrientes para depois podar e nutrir as arvores mais exigentes.
A Agrofloresta é uma paixão. Eu não entendo o povo da Caatinga...que alega não poder plantar porque não tem água...mas...ao mesmo tempo...vemos que no quintal dele tem umas 20 cabras. A meu ver é muito mais penoso dar água para animais o tempo todo do que criar uma Agrofloresta.
Creio q eles veem problemas na irrigação.. as cabras podem ir la beber agua.. ja as plantas n. E a irrigação exige energia etc.. Por isso as técnicas d agrofloresta tbm ajudariam.. pois elas retem agua
Tenho uma área de mil MTS meu sonho é produzir alimentos prá minha família comer prá doar e vendê. Minha duvida é posso agregarao solo resto de madeira no solo além de cobertura prá acelerar o processo?
Рік тому
Pode plantar tudo, madeira, fruta, horta, cada uma em seu espaço. Dará certo, mil metros é muito espaço.
Maravilha! Vou seguir suas dicas na recuperação de um declive bastante degradado. Pergunto: o eucalipto é mesmo uma boa opção? Sua resina nas folhagens não é ruim para cobertura? Bambu não seria melhor?
Рік тому+2
Os dois tem funções diferentes, na agrofloresta manejada não existe o efeito da monocultura
Antônio, estou cuidando de um lote ao lado da minha casa, que estava abandonado e as pessoas o usando de lixão, cerquei e comecei alguns cultivos, vendo seus vídeos me inspirei a fazer algo parecido, com exceção do plantio de árvores, o único problema que vejo nele, são os caramujos africanos, quando chove eles saem as centenas, sem exagero KKK, é uma quantidade absurda mesmo, qual a melhor forma para lidar com eles, vc pode me ajudar? Devo mata-los? Pois o acúmulo de mateira orgânica vai favorecer a reprodução deles, eu creio. Parabéns pela sua abra 👏🏼👏🏼👏🏼
Bom dia Antônio, uma pergunta, qual o tamanho ideal de um saf para duas pessoas manejar.? Pretendo comprar um terreno mas não tenho ideia do que conseguiria trabalhar
@@antoniodomingos4065 cacau, laranja, castanha do Pará, mogno africano, açaí, abacate são os principais. Depois tem as árvores de serviço como guapuruvu, feijão guandú e nas entrelinhas coloquei capim mombaça pois a área era um pasto degradado.
Aqui metade é barranco, pensa num negócio bom para acabar com o sujeito, motocultivador não vai, se não tomba, não dá nem pra levar o carrinho de mão, as ferramentas vão na mão, tu roça o mato, aí desce o morro pra pegar o esterco, sobe com ele no ombro, vai espalhando e se equilibrando, desce pra pegar as mudas ... e por aí vai. Final do dia cê não consegue dar um passo de dor nas pernas. Se souber fazer o platô da forma certa, fica muito mais confortável para trabalhar. O trabalho pesado é só uma vez, depois é como qualquer outra lavoura.
A curva de nível tem função facitar o trânsito do agricultor, diminuir a velocidade do escoamento da água e retela para infiltração. Seu sistema não facilita o trânsito do agricultor e acho difícil dar certo em declives muito acentuados.
6 місяців тому
Quem sabe é quem faz, se fazemos assim tem um grande motivo!
Certo, mas no vídeo o terreno é quase plano e não fica claro se já foi testado em um ângulo acentuado, então penso que não foi feito se não foi feito é teoria, se é teoria a minha teoria é que não serve, por uma questão de locomoção entre as linhas. Caso já tenha sido testado em ângulo acentuado, seria bom mostrar, me dei o trabalho de comentar por acreditar que você é honesto e não apenas um criador de vídeos.
Informações preciosas Antônio!! Aqui no Sudeste muitos terrenos que estão a venda são antigas pastagens com aclives acentuados. Com seus ensinamentos, dá coragem de começar agrofloresta nesses "mar de morros". Abraços
"Os que entenderem já começa a fazer também".
Isso resume o chamado da Agrofloresta.
Percebi a importância da cobertura de solo num pequeno terreno que tenho, lá cresce muito capim, todo ano eu corto e deixo a palhada, na primeira vez, cortei e limpei tudo, no outro ano fiz o mesmo e comecei a deixar a palhada, hoje o capim é gigante, volumoso e "suculento", eu não uso o capim, mas pela qualidade da planta e diferença das folhas deu pra perceber bem como a matéria orgânica é importante. Ah sem falar que hoje só cresce capim, as ervas daninhas e outras plantas praticamente não cresce mais.
É raro encontrar vídeos de agrofloresta em aclive/declive com o detalhe de como fazer. Obrigado!
Oxiiii, mas foi mais curto que coice de porco. Pensei ia ser uma estreia de longa duração. Mas essas informações servem muito para mim, pois minha propriedade que vou transformar uma pastagem em agrofloresta tem muito declive. Esperando mais informações sobre o assunto. Um grande abraço de SC.
Eu tb tenho uma pastagem em declive e terra arenosa e tb pedregosa😢 q quero transformar numa floresta🌳🌳🌳🌳🌳. Estou degustando essas informações. Essa d plantar eucalipto p corte e aproveitamento p encher com forração, né fez pulsar forte o ❤️ cheio d esperança.
Aí sim estou eu aqui também com terreno em desnível aguardando as dicas pra transformar em uma agrofloresta
A dica para o câmara,sempre mostrar o que ele está falando,para assim ter noção exata,algumas coisas não são mostradas
Temos um terreno com bastante decline, já com projeto de curva de nível, pensando em nivelar com material da encosta estava produzindo escoamento da matéria orgânica. Este modelo vai ajudar muito, obrigado prof agro floresta.
Olá amigo bom dia, que incrível seu trabalho, como é inspirador seu jeito de cuidar da terra,eu moro em uma região no agreste da Paraíba,e tenho fé em Deus de um dia conseguir recuperar meu sítio, é uma região linda, no pé da serra de bodopta,na cidade das pedras, está denominada Queimadas,mas me sinto muito otimista com seus vídeos e dicas, obrigado por tudo o que você tem me mostrado.
Que sabedoria, Antônio, parabéns, que Deus lhe continue ajudando
Maravilha do nosso Deus o conhecimento as gerações no em todo tem adotar todo este conceito parabéns Antônio um ainda com fé em vamos nos conhecer pessoalmente 😊❤❤❤❤❤❤❤
Meu amigo eu estou fazendo desse jeitinho mesmo , não com eucalipto porque aqui não tenho, mais estou fazendo com frutifers. Meu terreno é em declive, mais estou amando trabalhar nele e já vejo um lindo sitio próspero com abundância. Obrigada por suas orientações muito valiosas. Que Deus o abençoe grandemente.
Excelente informação, muito obrigado! Tenho uma area com muita inclinação e ja com muitas arvores secundarias e capoeiras ja estabelecidas naturalmente, mas aos poucos vou transformando em floresta de comida. Sem precisar grandes intervenções com máquinas pesadas e alto investimento.
comprei uma casa com o quintal em barranco, nos fundos, em declive......seu video aula me ensinou e animou a plantar nesse tipo de terreno. Obrigada Antonio Gomide Lucia (Nova Iguaçu/ RJ)
Me desculpe Antônio, por favor, leve isso como uma critica construtiva. Penso que a Agrofloresta vai realmente se consolidar quando tivermos uma Embrapa Agrofloresta, não sou pesquisador, mas sou Engenheiro Agrônomo com mais de 25 anos de formado, desenvolvo Agrofloresta em morro sim, em curva de nível com alguns pequenos terraços ao longo dos plantios.
Digo isso porque é prematuro dizer que sua maneira é a forma correta de se plantar em desnível morro abaixo, principalmente pelo grande impulso e crescimento que a Agrofloresta vem tomando graças inclusive a você, mas por favor, peço a Deus que continue te iluminando para continuar seu trabalho, mas por favor não se deixe se perder pelos gurus da internet. Se você refletir, são muitas variáveis para se afirmar essas experiências como verdadeiras, principalmente em diversas regiões deste país.
Falo em Embrapa, pois antes de se afirmar alguma técnica ela tem que ser feita diversos experimentos estatísticos para se comprovar uma nova técnica, pois se não pode acontecer no futuro que muitas pessoas podem não obter os resultados esperados e começar até mesmo a falar mal da Agrofloresta.
Já vi isso acontecer com algumas boas tecnologias, porém mal disseminadas. 🙏
Sim, concordo muito com vc. Sou formado em silvicultura e já fazem uns dez anos que estou no rolê da agroecologia. É uma pena que a Embrapa seja mais focada em tecnologia para o agronegócio, mas há projetos muito bons também, como o sisteminha, o sistemas de tratamento de resíduos em pequena escala, pesquisas sobre a terra preta anteopogênica da Amazônia etc.
Também acho que muitos divulgadores da agroecologia se precipitam, criam e ensinam técnicas que talvez não sejam as mais adequadas ou pelo menos que poderiam ser melhor otimizadas, mas também acho que todo pequeno agricultor é um pesquisador empírico, e falo por mim mesmo. A gente vai tentando, experimentando e descobrindo, e esse conhecimento também tem muito valor, ainda mais se formos pensar nas infinitas variáveis de um sistema agrícola. Cada experimento de pequena escala é único, então quem vai mexer com isso tem que aprender a olhar como um pesquisador, tentar compreender os processos e agir de acordo, não dá pra só seguir receitas. Mas tem muita gente que cria conteúdo de forma deslumbrada, sem ainda ter domínio do que está fazendo, e também tem muita gente dando uma de coach pra tapear trouxa. Mas não acho que o Antônio seja nenhum dos dois casos.
😀@@alejandrocuevas7831
A Embrapa só trabalha p os milionários do agrobusines que inclusive o Bonde e o caixa deles, só que o dinheiro e do povo deveria sim ser usado na agricultura familiar.
Uma boa noite e muito obrigado por compartilhar tantos valores de maneira detalhadas para donos tá :Antônio.
Tu é um cientista, meu amigo! No futuro o reconhecimento, da sociedade em maior escala, virá! "...os canteiros é subindo o morro, mas eu planto em curva de nível!...". Isso é Ciência!
Informacoes preciosas! Meu terreno tem declive acentuado e to trabalhando aos poucos pra nao piorar a erosao. Gratidao ❤
Gratidão, professor. Tenho o maior respeito pelas suas postagens. Tão novo e tão competente. Deus continue lhe abençoando poderosamente!🙌🍀🌻🐝🌽
Parabéns campeão, quanto ensino todos nós devemos fazer um pouco pela natureza.
Se tivesse visto esse vídeo a 2 anos atrás nosso terreno estaria totalmente diferente
Esse cara é tem uma sabedoria espetacular.
Que Deus abençoe e te ilumine com muita saúde e vida longa
Esse método de plantio adotado e praticado por você e também a explicação é excelente, parabéns.
Parabéns pelos videos, Antônio! Tenho assistido muitos videos sobre o assunto, mas os seus são meus favoritos. Você explica tudo de forma simples e sem enrolação. É muito bom de assistir e aprender sobre agrofloresta!
Cadadia fico mais admirada com sua sabedoria e humildade!!!
Obrigado, Antônio! Força e saúde pra você! Muito obrigado! Espero um dia poder contribuir para o aprimoramento do planeta com tanto conhecimento quanto você!
Gostei do vídeo. Traz bons ensinamentos,como você falou, tem que observar as leis da natureza.
Que bonita essa concepção . Acompanho todos os vídeos
Apesar de não ser agricultor
Como trava a madeira?
Grata pelo vídeo, muito bom, sonho de um sítio, já tô aprendendo aqui, p meu futuro sítio, abraço 🤗
Voce tem sido um anjo na minha vida poeta da agrofloresta. Gratidao.❤
É emocionante,lindo esse saber. Como quero poder por em prática esse conhecimento em caiçara na Paraíba.
Que Deus te conserve assim com muita sabedoria
Gratidão 🙏 por compartilhar seus ensinamentos.
Excelente dica. A natureza agradece.
Agradeço a Deus pelos seus vídeos.
Ensinamentos magníficos.
Obrigada professor.
Bom dia! Acompanhando sempre !
Show. Aqui e no alto tbm q paga uma descidace um plano. Esse jeito dectravar a madeira e colocar material organica e otima. Ajuda muito. Uso sabia tbm pra travar e angico q se decopoem mais rapido.
Nossa vc e mto jovem enteligente e mto bonito! Parabéns Deus abençoe vc sempre
Antônio te ilumine grandemente
quero fazer algo pareido mas pra alimentar gado
Gratidão ❤❤❤😊
Que trabalho maravilhoso Vera cristalina Goiás
Rapaz voce coloca qualquer agronomo no bolso
Que técnica maravilhosa. Adorei.
Irmão você faz uma explicação excepcional sou do RJ
Poxa! Queria ver lá dentro...
Obrigada mestre, pô informações tão valiosa. GRATIDÃO
Assim tentarei fazer
Antônio, como podemos conciliar essa técnica quando os canteiros estão no eixo norte-sul e a declividade no sentido leste-oeste? Priorizamos a orientação ou essa técnica? Ou podemos usar essa técnica fazendo o tratamento ao longo do canteiro?
Estou pensando em fazer com pneus. Pois não tenho madeira
Parabéns meu irmão Deus te abençoe obrigado por passar teus conhecimentos pra gente
🎯💰💰💰💰
Melhor vídeo de aclive. Encomia tremenda e resultados positivos.
Pronto! Já vou começar a resolver meu problema aqui.
Excelente explicação!❤
Show de explicação ❤
👏👏👏👏🌱🌱🌱🌱
Esse sistema é possível em área com 45 graus? Muita inclinação né?
Valeu!
Muito inteligente, parabéns
Muito bom
Parabens Antonio me ajudou bastante bou seguir seus vídeos são muito bons
Antônio quando puder explique por gentileza as funções das plantas: entendi ai um pouco sobre o eucalipto, vi que sempre tem em suas plantacões o mandacaru/cacto (qual a função dele?), as palmas você vai cortar e fazer ração para animais? Ou você não cria animais? Parabéns, ja assisti varios vídeos seus esse mês👏👏👏✨️🙏🎉🎊🎄🌵🌳🌴🍀☘️🌿🌱🌾
Pelo que entendi da lógica da agrofloresta é plantar para colher uma parte porém também devolver para o próprio sistema. No nordeste os cactos são os q nasce mais fácil e retem água e nutrientes para depois podar e nutrir as arvores mais exigentes.
Rapaz eu sou de Aracaju Sergipe e vou dizer você nunca foi aluno você sempre foi professor 😅
O meu pedaço aqui....é bem mais declivado ...acima dele outro terreno que desce a enchorrada muira água
👏👏
Boa noite Antônio!
Ótimo trabalho, Deus abençoe!
Tenho um morro aqui Antônio pra subir, vamos trocar 😂
De qual estado vc grava os vidíos, sou uma nova escrita do seu canal
Do Ceará! Seja bem-vinda Ana Maria.
A Agrofloresta é uma paixão. Eu não entendo o povo da Caatinga...que alega não poder plantar porque não tem água...mas...ao mesmo tempo...vemos que no quintal dele tem umas 20 cabras. A meu ver é muito mais penoso dar água para animais o tempo todo do que criar uma Agrofloresta.
Creio q eles veem problemas na irrigação.. as cabras podem ir la beber agua.. ja as plantas n. E a irrigação exige energia etc..
Por isso as técnicas d agrofloresta tbm ajudariam.. pois elas retem agua
Maravilhosa a sua fala
Aprendendo muito com vc. Obrigada!
Gratidão 😊
Curva de nível é outra coisa, isso que vc falou é só um corte , que não segura a água
Bom trabalho fica com Jesus Cristo 10 🙏🙏🙏
Que sabedoria
Gostei bastante das informações! Muito obrigado!
essa dica foi top
👍
Muito bom amigo
Boa tarde! Da certo eu fazer o travamento da matéria orgânica com tronco de coqueiro??
Dá sim, Rafael.
Salve selva!!
👏👏👏👏
Como comprar a foice 7?
Não estamos vendendo, no momento.
Muito bom
Tenho uma área de mil MTS meu sonho é produzir alimentos prá minha família comer prá doar e vendê. Minha duvida é posso agregarao solo resto de madeira no solo além de cobertura prá acelerar o processo?
Pode plantar tudo, madeira, fruta, horta, cada uma em seu espaço. Dará certo, mil metros é muito espaço.
E se tiver pedras para travar as curvas pode usar no lugar de troncos?
Pode, os Incas não fizeram isso?
Entendi! Então é o que a natureza oferece! 👍🏼
E se eu fizer os travamentos com pedras? em caso de terreno pedregoso.
Sem problemas, mas bom que não sejam pedras pontudas, tome cuidado. Tudo de bom.
@ Valeuuuu!!!!
Antonio, meu terreno é assim, eu plantei café e entre meio mandioca, agora.vou colocar os pedaços de troncos de madeira, o que posso plantar mais?
Tudo, o que não poderia plantar?
Posso usar Vetiver?
Pode, ele só não suporta sombra
Maravilha! Vou seguir suas dicas na recuperação de um declive bastante degradado. Pergunto: o eucalipto é mesmo uma boa opção? Sua resina nas folhagens não é ruim para cobertura? Bambu não seria melhor?
Os dois tem funções diferentes, na agrofloresta manejada não existe o efeito da monocultura
Uma dúvida Antônio: Ao cortar um dos Eucaliptos, a Estaca brota novamente? Parabéns pelo Conteúdo. Sempre Incrível!
Não rebrota. Vc teria que fazer uma organização de novas mudas. Sabendo que cada uma tem seu ciclo e para cada finalidade futura.
Antônio, estou cuidando de um lote ao lado da minha casa, que estava abandonado e as pessoas o usando de lixão, cerquei e comecei alguns cultivos, vendo seus vídeos me inspirei a fazer algo parecido, com exceção do plantio de árvores, o único problema que vejo nele, são os caramujos africanos, quando chove eles saem as centenas, sem exagero KKK, é uma quantidade absurda mesmo, qual a melhor forma para lidar com eles, vc pode me ajudar? Devo mata-los? Pois o acúmulo de mateira orgânica vai favorecer a reprodução deles, eu creio. Parabéns pela sua abra 👏🏼👏🏼👏🏼
ua-cam.com/video/IFhKGnoGySc/v-deo.html ele fez um vídeo recente.
@@ThomasTeles obrigado, eu comecei a ver recentemente
Posso usar leucena no lugar do eucalipto?
Nenhuma planta substitui outra.
Sem chapéu desta vez
Bom dia Antônio, uma pergunta, qual o tamanho ideal de um saf para duas pessoas manejar.? Pretendo comprar um terreno mas não tenho ideia do que conseguiria trabalhar
Eu tenho feito 1 hectare e meio com 2 pessoas.
@@leideaguiar9666 obrigado Leide, vc pratica agrofloresta sintropica.? Quais os consórcios vc faz.?
@@antoniodomingos4065 cacau, laranja, castanha do Pará, mogno africano, açaí, abacate são os principais. Depois tem as árvores de serviço como guapuruvu, feijão guandú e nas entrelinhas coloquei capim mombaça pois a área era um pasto degradado.
Ok Leide, obrigado por retornar, boa sorte com seu plantio👏👏
Com 1 hectare já da muito trabalho!
Aqui metade é barranco, pensa num negócio bom para acabar com o sujeito, motocultivador não vai, se não tomba, não dá nem pra levar o carrinho de mão, as ferramentas vão na mão, tu roça o mato, aí desce o morro pra pegar o esterco, sobe com ele no ombro, vai espalhando e se equilibrando, desce pra pegar as mudas ... e por aí vai. Final do dia cê não consegue dar um passo de dor nas pernas. Se souber fazer o platô da forma certa, fica muito mais confortável para trabalhar. O trabalho pesado é só uma vez, depois é como qualquer outra lavoura.
tenho uma parte do terreno em 70° de inclinação
Isso é quase uma parede 😅
@@ThomasTelessim
vou plantar ora pro nobis no lugar, se não vai começar a desabar e depois piora
👍🏻🌿🇧🇷
Mas segundo dizem que o eucalipto puxa a agua do solo .e vc tem o eucalipto aí.
A curva de nível tem função facitar o trânsito do agricultor, diminuir a velocidade do escoamento da água e retela para infiltração. Seu sistema não facilita o trânsito do agricultor e acho difícil dar certo em declives muito acentuados.
Quem sabe é quem faz, se fazemos assim tem um grande motivo!
Certo, mas no vídeo o terreno é quase plano e não fica claro se já foi testado em um ângulo acentuado, então penso que não foi feito se não foi feito é teoria, se é teoria a minha teoria é que não serve, por uma questão de locomoção entre as linhas. Caso já tenha sido testado em ângulo acentuado, seria bom mostrar, me dei o trabalho de comentar por acreditar que você é honesto e não apenas um criador de vídeos.
Vc não tem receio de ser picado por uma cobra ao revirar a terra com as mãos?😮
Bem raro aparecer cobras por aqui, e dentro do sistema elas não aparece.