Aproveite a semana do cliente Insider! Nosso cupom especial na INSIDER é METEORO15 ! Garanta 15% de desconto em toda a loja. Clique no link e confira! creators.insiderstore.com.br/MeteoroBrasilDiaCliente2024
Álvaro, aqui é o Jomar Morais, personagem de seu documentário "Eu Sou a Reencarnação de André Rebouças". Cara, que surpresa agradável ver o meu relato no site Planeta Jota finalmente editado e apresentado por um jornalista competente em um canal super-criativo, como o Meteoro Brasil. Primeiro, minha gratidão a você pela aposta na pauta e o modo como ela foi trabalhada. E, na sequência, juntinho, meus parabéns, não apenas pela matéria que me diz respeito e me agrada, mas pelo canal fantástico que você criou. Vi o vídeo ontem e, desde então, vinha controlando o impulso de escrever esta mensagem de agradecimento, pois queria antes conhecê-lo melhor através de seu trabalho. Assisti a vários vídeos do Meteoro, inclusive shorts, do Cringe e de seu canal pessoal, o Arvro. Pô, na próxima encarnação quero criar na Internet como você... rs rs rs Mais ou menos recluso em minhas tocas virtuais me pergunto: como só agora me dei conta da existência do Meteoro e do trabalho do Arvro, depois de provocado por um internauta que segue seu canal (o João Vianêis, de Pernambuco) e decidiu adquirir meu livro "Reencarnação..." instigado por seu documentário? Se liga, Jomar! Já passei e recomendei seus canais e perfis no Facebook e Instagram às minhas netas, que engatinham na área de comunicação digital. Compartilhei o vídeo do Meteoro com os meus poucos amigos e seguidores e alguns ficaram encantados com o que viram. Pra encerrar, prestei muita atenção ao que você diz nas linhas e entrelinhas de seus trabalhos (palmas de novo para o seu estilo de edição!) e posso dizer que também me identifiquei com você e já estou entre os inscritos em seus canais. Bola pra frente, Álvaro. Imagino as pancadas que você tem levado, enquanto o êxito sinaliza seu talento e disposição para trabalhar. Não é fácil ser o novo e, principalmente, um diferente. Foi sempre assim. A sombra humana não perdoa o sucesso e contentamento de quem se libertou das amarras, de quem não se satisfaz em seguir na manada. Mas, apesar da dor inevitável, a gratificação da consciência sustenta quem não a renega e novas possibilidades de fruição da vida e de relacionamentos surgem. No fundo, a solidão é a companheira de todos. Uma solidão existencial, que não nos entrega apenas lágrimas, mas também uma certa clareza de visão e a habilidade de brincar e se divertir com o possível. Vou enviar para a Caixa Postal informada em seu Instagram um exemplar do livro que resultou do trabalho iniciado com o meu texto no Planeta Jota. É para você se divertir, em algum momento, percorrendo o labirinto de minha mente. Ali reforço minha abertura para as possibilidades ao manejar um leque de hipóteses, a partir do trabalho de filósofos e místicos do passado e pesquisadores do presente. Um grande abraço! Vida longa ao Meteoro, ao seu criador e à equipe talentosa do canal!
@@vandajesus6771 Muito obrigado, Vanda, pela leitura de minhas anotações e por sua mensagem de incentivo. Em 2013, a produtora 3 Tabela Filmes, do Rio, entrou em contato comigo, pois havia interesse na produção de um documentário sobre André Rebouças no qual eu poderia ter uma participação. O projeto não foi adiante porque, devido a mudanças no Ministério da Cultura, a verba para o projeto acabou não sendo liberada.
@@ricardovalle75 Obrigado, Ricardo, por seu feedback. Sim, a vida nos surpreende com muitos encontros e encantos. Como é instigante e agradável tentar entender os mistérios da saga humana e do universo!
Infelizmente, como diz o ditado: o povo que não conhece seu passado não terá futuro. Histórias e pessoas como essas, deveriam fazer parte obrigatória de conteúdo didático das escolas, mas caem propositalmente no esquecimento, ainda mais quando o ator/autor é negro. Fico imaginando, se hoje ser engenheiro negro no Brasil não é fácil, que dirás naquele tempo. Agradeço ao Álvaro, por dividir conosco, esta informação de forma tão brilhante, precisa e peculiar.
Me enche de orgulho, a história de André Rebouças e sua família. Quando eu era menino, vi uma propaganda falando dos irmãos Rebouças. Fiquei tão orgulhoso, saí para encontrar meus amigos vizinhos, ali mesmo, no conjunto onde morávamos, todo Alegre e eufórico. Aos dois primeiros amigos que encontrei naquela noite, disparei falando: "André Rebouças é meu parente, ele é meu parente."Meus amigos dando risadas, disseram: "Calma Emerson! Respira. Quem é André Rebouças? Até hoje, lembram desse dia.
Uau. Grandioso! Salve André Rebouças. Marco histórico da colônia. Incrível e lamentável o esquecimento de um ser notável, que faz parte da nossa História. Parabéns ao canal. Gratidão
Excelente Matéria Álvaro, amei a reflexão, não conhecia o fim ds vida de André Rebouças. Sou historiadora e curti muito. Vc podia fazer mais matérias assim, contra corrente, conheço vários personagens incríveis da nossa história que merecem essa visibilidade.
Que brilhante documentário! Parabéns! Hoje, graças às pesquisas do Sr. @jomar Moraes e do MeteoroBrasil, sei quem foi André Rebouças e sua família, que dá o nome de um túnel no RJ, túnel Rebouças. Meu muito obrigada a este homem brilhante, André Rebouças!
Um dos brasileiros mais admirados por mim, fico indignado por a Av. Rebouças só ser isso, deveria ser Av. Professor Arquiteto Engenheiro Rebouças seria mais justo assim como a Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini que nem sei quem foi, mas o Professor Arquiteto Engenheiro Rebouças além de gênio era um revolucionário.
Na cidade do Rio de Janeiro tem os túneis Rebouças, homenageando os irmãos q justamente projetaram a via. Precisamos celebrar mais os nomes deles, explicando a importância e as peculiaridades destas personalidades
Obrigafo, Arvro, por resgatar a história de outro brasileiro que amou o país! Gente como ele e Delmiro Gouveia nao nasce todo dia e o Brasil precisa de muitos mais!
Sou formado em Técnico em edificações... Me perguntaram qual engenheiro, construtor etc. que eu me inspirava... - Tinham que ver a “cara” dos caras que me fizeram esta pergunta... Todos, repito, todos nunca ouviram falar de ANDRÉ REBOUÇAS. “A escravidão não está no nome, mas sim no fato de usufruir o trabalho de miseráveis pagando apenas o estrito necessário para não morrer de fome. Aviltar e minimizar o salário é reescravizar”. ... dizia Rebouças...
Taí mais um assunto para estudar e se aprofundar na História do Brasil! Inventivo na engenharia e industrialização, é sempre bom trazer figuras históricas esquecidas.
Grato pela matéria, Arvro. Me transportou para um tempo distante, quando ocorriam reuniões espíritas na minha casa ou na casa de uma senhora amiga muito querida, Marlene, já falecida. Ela, médium, recebia um preto velho de nome André, que era chamado de "Pai André", e que, depois de um tempo, nos revelou que numa de suas encarnações veio como André Rebouças. Um ser maravilhoso, meu grande mentor, meu guardião, meu melhor amigo. Pena que eu era muito egocêntrico e prepotente, isso me impediu de receber todo o ensinamento que "Pai André" tentava me passar, que pena. Que saudade, puts..não estou conseguindo conter as lágrimas.
Que maravilhosa minha surpresa quando descubro que foi o Antônio que fez essa pérola da estrada da Graciosa e trabalhou com o André, neste pedaço de terra cercado por mar, que é um amor da minha vida
Ah, não meu! Melhor a leitura em livros e música talvez um desenho animado, vão fazer um chororo insuportável, com o chatonildo do Lázaro Ramos representando um cara bonito que não tem igual.
Fiquei surpresa com essas informações sobre André Rebouças as quais não tinha nem ideia que existiam. Você está de Parabéns! ❤ Adorarei se você postar mais vídeos assim! Obrigada. ❤❤
Conheço há muitos anos e sou amigo e admirador do Jomar Morais, um dos homens mais íntegros e bondosos que conheço. Além do grande ser humano, um exímio profissional do jornalismo. Parabéns pelo documentário. Recomendando a outras pessoas.
Uno minhas palavras as de Fernando. Jomar Morais é um ser humano ímpar, tenho a alegria de conhecê-lo e também seus atos de generosidade e de gentileza. Obrigada Álvaro por tão rico documentário. O livro que o Jomar escreveu se constituí de um mergulho mais profundo nessa história.
Acho tão inspirador quando a engenharia Tupiniquim resolve problemas que a gringa ainda não tem solução. Há inúmeros exemplos disso, porém só chega para o povo em geral problemas, acidentes ganham espaço na mídia. Precisamos resgatar essas histórias. Fiquei feliz quando bem recentemente descobri que os primeiros grandes engenheiros brasileiros eram negros. Sou engenheira, esse fato me encheu de orgulho.
Eu já tive essa sensação de ter estado em um lugar onde nunca estive antes. A ultima vez foi em cabo verde, na África, nossa quando eu andava pelas ruas de praia eu tinha certeza que já tinha ido lá. Era muito estranho porque nunca tinha estado ali. Era muito estranha a sensação.
Parabéns, Álvaro Borba e Meteoro Brasil! Execelente documentário! Eu sou amigo do jornalista aposentado Jomar Morais e tenho um livro dele que versa sobra a hipótese de ele ser a reencarnação de André Rebouças. Penso que em breve o Jomar Morais poderá fazer um comentário por aqui. Abraço a todo/as!
Continuo buscando material sobre a vida de André e Antônio Rebouças. Também tenho algum tipo de identificação com eles. Não em sonhos, mas em pensamentos acordado, sempre me imaginei em um monte perto do mar. Por sentir-me só em alguns projetos e idéias, quando comecei a ver a história de André Rebouças, me identifiquei mais ainda com ele. A sensação de que temos tanto para contribuir, mas, não podendo, por causa da ganância de poder de poucos. As vezes, me perco diante de tantos sonhos, ambições e delírio. O mundo sonhado é tão bom.
Esse video me trouxe para um lugar completamente diferente. Aqui eu entendo como uma historia ou uma musica ou um filme pode ter significados específicos para varias pessoas. Eu não sabia que esse video me traria para essa minha viagem que vou relatar. Mas talvez eu tinha a esperança de responder as varias perguntas que estão na minha cabeça. Infelizmente, faz pouco mais de 2 meses eu perdi meu companheiro de vida e meu melhor amigo, com quem compartilhei 13 anos de cumplicidade. Uma parte de mim esta morta e eu estou lidando com essa perda dolorosa parcelada aos poucos. Não somente porque ele, Antonio, morreu jovem as 32 anos de forma abrupta, não esperada, mas que poderia ter sido evitada. Tenho dificuldades ainda de entender como isso foi possível. Estava cada um de nos tentando conquistar sua própria historia. Eu, por sinal, estava em outro lado do mundo quando ele se foi. Bem, para não alongar a historia, que talvez ninguém leia: eu sou uma pessoa cética e sinto que a religião me machucou demais durante muito tempo, bem como me machucou com frases vazias compartilhadas pelas pessoas nos últimos tempos. Eu estava pronta para aceitar qualquer divindade e espiritualidade diante desta tragédia, mas não consegui ser abraçada por nenhuma ideia do abstrato da morte e do depois. Dai vem como esse video me impactou. Eu e ele estávamos lutando juntos pelos mesmos ideais, como biólogos e apaixonados pela ciência. Talvez a identificação e orgulho que tenho por ele me traga o contato que nos unia de uma forma singular e bonita. Dentre as varias contribuições de Antonio Marcelino, ele tinha estudado bichinhos minúsculos que ninguém tinha dado atenção ate o momento aqui no Brasil, e sinto que agora essa produção deixava pela metade que ele estava se esforçando em escrever e publicar em revistas cientificas se esvaneceu. Espero que após esse período doloroso do luto eu possa voltar em parte das suas contribuições, disponibiliza-las e que eu possa tocar o coração de pessoas para que elas continuem sendo inspiradas pela ciência e por bichinhos tao pequenos que não são vistos, mas que dizem muito sobre a biodiversidade ainda escondida da nossa terra brasilis. Por fim, obrigada por este video Arvro. Obrigada Meteoro Brasil e TV cringe que tem me salvado vários dias ao escutar conteúdos que inspiram e me mantem viva durante dias felizes e principalmente nesses últimos tempos difíceis.
Monique, desejo que, por onde quer que você vá, encontre sempre um acolhimento maior que a dor. É fácil perceber, no seu texto, que Antonio Marcelino foi merecedor de todo o seu amor. É desse mesmo sentimento que você dedicou a ele que vem e virá toda a força de que você precisa para viver o luto e continuar essa história bonita que vocês construíram juntos ao longo desses 13 anos. Se, por qualquer razão, esse conteúdo te tocou, ele cumpriu sua função. Esse processo de identificação, descrito no roteiro, atua num nível mais profundo do que se imagina: se a gente se identifica com uma experiência de vida completamente diferente da nossa, é porque as emoções são semelhantes, embora as histórias sejam diferentes. Essa carga emocional une a gente e vai formando uma corrente: passa pelo André, pelo Jomar, pelo Alvaro, pela Monique... E todos nós, quando enxergamos nossos sentimentos dentro do outro, podemos ter a certeza de que jamais estaremos completamente sozinhos. Agradeço muito por compartilhar isso comigo. Que você seja e se sinta amparada, cuidada, compreendida, protegida, reconhecida e amada em cada momento desse processo que está vivendo. Força, Monique! Esse atrapalhado criador de conteúdo estará sempre torcendo por você.
@@MeteoroBrasil obrigada pelo comentário e apoio. Me fez sentir como essa rede pode aproximar as pessoas. Eu aqui torço e acompanjk sempre pela sucesso e realização dos canais da Meteoro Brasil, Tv Cringe e Arvro Borba :)
Interessante. O fato dele ter sido "recusado" pela moça, ganha mais notoriedade e relevância pelo narrador do que o gesto de André Rebouças ter dançado com a Princesa, que ao ver aquela cena de recusa, se encaminhou e foi dançar com o jovem engenheiro, filho de político, advogado e pertencente a elite local. Já visitei a Ilha Fiscal, como moradora do RJ. Inclusive, túneis na zona sul trazem o nome de André Rebouças.
Muito bom esse vídeo @arvro! Eu acredito a reencarnação, os relatos do Jomar são impressionantes, muito reais! E que história de André Rebouças! Morei em Paranaguá por 2 anos, a via férrea resiste! Estive lá ano passado! Não conhecia essa impressionante história.
Olha, Álvaro (leia até o final, por favor). Estava ouvindo o vídeo com as mãos ensaboadas, lavando a louça. Amei a crônica sobre o André, e odiei a crônica sobre o Jomar. Só não tirei o vídeo no meio, por causa das mesmas mãos ensaboadas. Só na frase final, compreendi onde você queria chegar. Uma pérola de grande valor. Obrigado! Existe uma escolha! ❤
Eu não conhecia a história dele e da ferrovia que eu já tive a oportunidade de viajar. Pena que eu não encontrei as fotos que fiz dezenas de anos atrás 😢 Muito obrigado por contar a história.
"o negócio por trás de todos os negócios, a indústria por tras de todas as industrias", que roteiro bom, vc sintetizou aqui o que demorei um semestre inteiro de brasil Imperial na faculdade de história pra realmente entender nessas palavras
O Brasil tem tantas pessoas brilhantes em sua história... Nunca são mencionadas... Ao invés disso, os brasileiros prestigiam e endeusam personagens para quem o país é apenas uma porção de terra esquecida ao sul do mundo.... Obrigada, Álvaro, por nos trazer esse comovente e brilhante texto sobre tão grande e negligenciado brasileiro.
Gostei, sou espirita e gostaria de ter uma intuição dessas também. Mas.....mesmo que fosse apenas uma identificação com o personagem Andre, como explicar a entidade que aparecia para ele antes que soubesse quem eram os senhores da foto ou o pesadelo com o penhasco? Mesmo que ele não tenha sido o Andre, no mínimo tinha uma conexão anterior com aquelas pessoas da foto. olha, eu já fiquei obcecada com personagens históricos, desde criança procurava fatose fotos sobre os Romanov, mas jamais achei que fosse um deles ou obcecada a esse ponto de pesquisar tudo sobre eles. Sempre que leio algo novo sobre eles, fico na esperança de que o final mude e aquelas crianças/jovens sejam salvas no final.
Bom dia! Gostei demais, Álvaro! Sou espirita e a reencarnação é uma convicção para mim. Independentemente disso, gostei da sua abordagem, do respeito com que tratou o tema. Parabéns! Um abraço!
Nossa amei! Muito interessante!!!Eu sou Parnanguara (Nasci em Paranaguá onde ainda existe a a última estação dessa ferrovia) e não sabia de todas essas informações. Na volta do colégio nos anos 80, como você, sempre andava pelos trilhos dessa ferrovia. Obrigado Álvaro
Os dois irmãos Rebouças dão nome ao túnel Rebouças no Rio de Janeiro E a ilha fiscal existe até hoje inclusive com o palacete, na Baía de Guanabara mas numa região não tão famosa quanto aquela da praia de Botafogo ou flamengo , fica numa região mais próxima do centro , perto do museu do amanhã e do aeroporto menor, o Santos dumont...
Ontem mesmo, este sentimento passou por mim. Em minha postagem, um desabafo. Falhamos! Perdão Mãe! Mais uma vez rasgamos seu ventre! E pensei ser o fim. Mas decidi prosseguir por só mais hoje, como tem sido esses meus quase 58 anos.
ANDRÉ REBOUÇAS um Homem negro e Engenheiro no século 19 😱😱😱 , não conhecia esse homem , o cara além de Inteligente era Empático com a classe trabalhadora indepentente de ser Branca Ou negra. POBRE homem negro , que acreditava na Monarquia e não entendia a revolução que os escravos libertos queriam com o nascimento do BRASIL REPÚBLICA , foi para fora do País e se perdeu se sentindo se serventia ao mundo e a solidão o engoliu talvez. A história do JOMAR com o André Rebouças é muito INESPERADA e OUSADA , mas como o ARVRO disse : é facil se identificar com a historia de IDENTICAÇÃO do Jomar com a história de vida do Andre Rebouças. Já tive esse sentimento de PODER E QUERER fazer mais , MAS que um por motivo o outro a gente nós deixamos se acomodar com o que temos. ÓTIMO TEXTÃO ALVÁRO BORBA . 😎😎😎😎🤔🤔🤔🤔
Olá meu nome é Ana Claudia, sou Cearense, baixinha, descendentes de negros, indigenas e brancos, Era para ter mandado essa mensagem bem antes, dias desses eu tinha escrito um super texto , porém ao enviar meu filhoe me assustou e deletei sem querem, entendi que naquele momento não era hora...e sim hoje é hora...video me chamou atenção porque eu sei o que se passa com o sr, Jomar Morais, também sinto que sou a reecarnação de alguém que também teve sua história importante em nosso país: Iara IAvelberg, eu descobrir aos 21 anos, tive uma visão, anos depois vi uma pitura dela na Universidade Federal do Ceará , na epoca eu fazia economia doméstica...hoje eu façõ minha quinta faculdade, me formei em duas, pra poder sentir a presença de Iara fui duas vezes a são paulo a primeira eu me senti estranha, porem a segunda fiquei emocionada quando passei em uma estação de tremindo em direção ao museu imperial...e chorei copiosamente quando sai do museu de zoologia da USP...enter o museus de zoologia e do ipiranga vi um jardir e especificamente uma arvore antiga, que sabia que fazia parte de mina vida passada.
As memórias expontâneas e outros fatos sem conexão com a vida normal de uma indivíduo, com o seu entorno, podem ocorrer. Tem pessoas que passam por isso… Não é piração, porém não é nada frequente.
Quem passa por isso, sabe. Porque, do nada, a pessoa começa a ter uma torrente de memórias de pessoas, situação, nomes e lugares. É absurdo! Pois poucos conseguem lembrar nem do que comeu no café da manhã 🥞. Eu já ouvi relatos ou s assim 😜
Parabéns pelas duas matérias que vc teve a felicidade de relatar, de uma forma vc consegue resgatar o papel de verdadeiro jornalista e historiador dessa nossa Nação, tão sujeita ao espírito e vírus malfadado de "Vira-lata", que nos últimos anos tem emergido junto com a bibliofobia da patética e abjeta extrema direita.🤮
Olá meu nome é Ana Claudia, sou Cearense, baixinha, descendentes de negros, indigenas e brancos, Era para ter mandado essa mensagem bem antes, dias desses eu tinha escrito um super texto , porém ao enviar meu filhoe me assustou e deletei sem querem, entendi que naquele momento não era hora...e sim hoje é hora...video me chamou atenção porque eu sei o que se passa com o sr, Jomar Morais, também sinto que sou a reecarnação de alguém que também teve sua história importante em nosso país: Iara IAvelberg, eu descobrir aos 21 anos, lembro que eu falei com meu irmão : Eu era da época da ditadura , me lembro de um namorado joem bonito moreno, o meu pai nã o gostou muito, ele era um tanto rigido, me lembro que eu morri com um tiro no peito... tenho uma mancha no peito esquerto, foi como uma visão... passou o tempo, embora eu gostasse de estudar, eu demmorei a entrar na faculdade, um dia a caminho da UFC eu vi uma foto dela em um dos muros, juntos de pessoas cassadas pela ditadura e ela me chamou atensão...vivo a vida e vez ou outra conciedência entre mim e ela , traumas que ficaram ao mesmo tempo sensações ...chequei alguns dado da vida dela quando vi as datas de nascimento parecida... ela nasceu em 7 de maio de 1944 e eu 7 de janeiro de 1974... quando fiu pra são paulo aprimeira vez me sinti estranha...uma energia forte bem carregada...a segunda vez que fui eu me senti tão bem e em casa, fui e e meu marido, queria ter essa sensação de sentir uma conexão entre o passado e futuro, tinha marcado desta vez para ir em aguns lugares e fui para o museu do ipiranga, eu e meu marido pegamos metro e repaei que passamos proximo a mocaa e paramos na estação do trê.. ai é que comecei a me arrepiarjá tinha passado por la olhava pro chão pro teto pras parede ..era claro que já estive láquando chegamos no l´cado do museu da rpública, foi uma das vistas mais lindas que já vi na vida, pareca tudo familiar, então encontramos pouco antes um casal de homens que tambémestavam inso pro museu do ipiranga e falou que tinha , um outro museu por lé o de zoologia da USP... quando eu sai desse museu de zoologia eu comecei a chorar copiosa mente, e entre esse museu e o do ipiranga hávia uma trilha que é como se eu já estivesse ido lá, tinha uma àrvore bemantigauma praça... eu fiquei toda estive lá com certeza... detalhe hooo Jomar no museu do Ipiranga em uma das sala havia uma modesta homenagem ao André Rebolsas, só lembrei dessa matéria e de vc ...
Testão FANTÁSTICO!!!!!. EXPRESSA EM TODA SUA MAGNITUDE O QUE É SER NEGRO, INTELIGENTE NUM ESTADO ATÉ HOJE CERCADO PELO FACISMO E PRECONCEITO ENRRAIGADO!!!!!
Aproveite a semana do cliente Insider! Nosso cupom especial na INSIDER é METEORO15 ! Garanta 15% de desconto em toda a loja. Clique no link e confira! creators.insiderstore.com.br/MeteoroBrasilDiaCliente2024
Álvaro, aqui é o Jomar Morais, personagem de seu documentário "Eu Sou a Reencarnação de André Rebouças". Cara, que surpresa agradável ver o meu relato no site Planeta Jota finalmente editado e apresentado por um jornalista competente em um canal super-criativo, como o Meteoro Brasil. Primeiro, minha gratidão a você pela aposta na pauta e o modo como ela foi trabalhada. E, na sequência, juntinho, meus parabéns, não apenas pela matéria que me diz respeito e me agrada, mas pelo canal fantástico que você criou.
Vi o vídeo ontem e, desde então, vinha controlando o impulso de escrever esta mensagem de agradecimento, pois queria antes conhecê-lo melhor através de seu trabalho. Assisti a vários vídeos do Meteoro, inclusive shorts, do Cringe e de seu canal pessoal, o Arvro. Pô, na próxima encarnação quero criar na Internet como você... rs rs rs
Mais ou menos recluso em minhas tocas virtuais me pergunto: como só agora me dei conta da existência do Meteoro e do trabalho do Arvro, depois de provocado por um internauta que segue seu canal (o João Vianêis, de Pernambuco) e decidiu adquirir meu livro "Reencarnação..." instigado por seu documentário? Se liga, Jomar!
Já passei e recomendei seus canais e perfis no Facebook e Instagram às minhas netas, que engatinham na área de comunicação digital. Compartilhei o vídeo do Meteoro com os meus poucos amigos e seguidores e alguns ficaram encantados com o que viram.
Pra encerrar, prestei muita atenção ao que você diz nas linhas e entrelinhas de seus trabalhos (palmas de novo para o seu estilo de edição!) e posso dizer que também me identifiquei com você e já estou entre os inscritos em seus canais.
Bola pra frente, Álvaro. Imagino as pancadas que você tem levado, enquanto o êxito sinaliza seu talento e disposição para trabalhar. Não é fácil ser o novo e, principalmente, um diferente. Foi sempre assim. A sombra humana não perdoa o sucesso e contentamento de quem se libertou das amarras, de quem não se satisfaz em seguir na manada. Mas, apesar da dor inevitável, a gratificação da consciência sustenta quem não a renega e novas possibilidades de fruição da vida e de relacionamentos surgem. No fundo, a solidão é a companheira de todos. Uma solidão existencial, que não nos entrega apenas lágrimas, mas também uma certa clareza de visão e a habilidade de brincar e se divertir com o possível.
Vou enviar para a Caixa Postal informada em seu Instagram um exemplar do livro que resultou do trabalho iniciado com o meu texto no Planeta Jota. É para você se divertir, em algum momento, percorrendo o labirinto de minha mente. Ali reforço minha abertura para as possibilidades ao manejar um leque de hipóteses, a partir do trabalho de filósofos e místicos do passado e pesquisadores do presente.
Um grande abraço! Vida longa ao Meteoro, ao seu criador e à equipe talentosa do canal!
Que surpresa gratificante seu comentário! Sua pesquisa é maravilhosa e merece ser narrada nas telas do cinema. Parabéns ❤
Que lindos todos esses encontros!
@@vandajesus6771 Muito obrigado, Vanda, pela leitura de minhas anotações e por sua mensagem de incentivo. Em 2013, a produtora 3 Tabela Filmes, do Rio, entrou em contato comigo, pois havia interesse na produção de um documentário sobre André Rebouças no qual eu poderia ter uma participação. O projeto não foi adiante porque, devido a mudanças no Ministério da Cultura, a verba para o projeto acabou não sendo liberada.
@@ricardovalle75 Obrigado, Ricardo, por seu feedback. Sim, a vida nos surpreende com muitos encontros e encantos. Como é instigante e agradável tentar entender os mistérios da saga humana e do universo!
Esse tema da Reencarnação me fascina muito, onde compramos o seu livro?
Infelizmente, como diz o ditado: o povo que não conhece seu passado não terá futuro. Histórias e pessoas como essas, deveriam fazer parte obrigatória de conteúdo didático das escolas, mas caem propositalmente no esquecimento, ainda mais quando o ator/autor é negro. Fico imaginando, se hoje ser engenheiro negro no Brasil não é fácil, que dirás naquele tempo. Agradeço ao Álvaro, por dividir conosco, esta informação de forma tão brilhante, precisa e peculiar.
Me enche de orgulho, a história de André Rebouças e sua família. Quando eu era menino, vi uma propaganda falando dos irmãos Rebouças. Fiquei tão orgulhoso, saí para encontrar meus amigos vizinhos, ali mesmo, no conjunto onde morávamos, todo Alegre e eufórico. Aos dois primeiros amigos que encontrei naquela noite, disparei falando: "André Rebouças é meu parente, ele é meu parente."Meus amigos dando risadas, disseram: "Calma Emerson! Respira. Quem é André Rebouças? Até hoje, lembram desse dia.
Uau. Grandioso!
Salve André Rebouças.
Marco histórico da colônia.
Incrível e lamentável o esquecimento de um ser notável, que faz parte da nossa História.
Parabéns ao canal. Gratidão
Excelente Matéria Álvaro, amei a reflexão, não conhecia o fim ds vida de André Rebouças. Sou historiadora e curti muito. Vc podia fazer mais matérias assim, contra corrente, conheço vários personagens incríveis da nossa história que merecem essa visibilidade.
Que brilhante documentário! Parabéns! Hoje, graças às pesquisas do Sr. @jomar Moraes e do MeteoroBrasil, sei quem foi André Rebouças e sua família, que dá o nome de um túnel no RJ, túnel Rebouças. Meu muito obrigada a este homem brilhante, André Rebouças!
É um orgulho ter carregar o sobrenome Rebouças! Grande herói do Brasil.
Um dos brasileiros mais admirados por mim, fico indignado por a Av. Rebouças só ser isso, deveria ser Av. Professor Arquiteto Engenheiro Rebouças seria mais justo assim como a Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini que nem sei quem foi, mas o Professor Arquiteto Engenheiro Rebouças além de gênio era um revolucionário.
Pede pra fazer no banco imobiliário
Na cidade do Rio de Janeiro tem os túneis Rebouças, homenageando os irmãos q justamente projetaram a via. Precisamos celebrar mais os nomes deles, explicando a importância e as peculiaridades destas personalidades
Obrigafo, Arvro, por resgatar a história de outro brasileiro que amou o país! Gente como ele e Delmiro Gouveia nao nasce todo dia e o Brasil precisa de muitos mais!
Sou formado em Técnico em edificações...
Me perguntaram qual engenheiro, construtor etc. que eu me inspirava...
- Tinham que ver a “cara” dos caras que me fizeram esta pergunta...
Todos, repito, todos nunca ouviram falar de ANDRÉ REBOUÇAS.
“A escravidão não está no nome, mas sim no fato de usufruir o trabalho de miseráveis pagando apenas o estrito necessário para não morrer de fome. Aviltar e minimizar o salário é reescravizar”.
... dizia Rebouças...
Taí mais um assunto para estudar e se aprofundar na História do Brasil! Inventivo na engenharia e industrialização, é sempre bom trazer figuras históricas esquecidas.
MUITO AGRADECIDA ÁLVARO BORBA . ESTOU VENDO E CHORANDO
Grato pela matéria, Arvro. Me transportou para um tempo distante, quando ocorriam reuniões espíritas na minha casa ou na casa de uma senhora amiga muito querida, Marlene, já falecida. Ela, médium, recebia um preto velho de nome André, que era chamado de "Pai André", e que, depois de um tempo, nos revelou que numa de suas encarnações veio como André Rebouças. Um ser maravilhoso, meu grande mentor, meu guardião, meu melhor amigo. Pena que eu era muito egocêntrico e prepotente, isso me impediu de receber todo o ensinamento que "Pai André" tentava me passar, que pena.
Que saudade, puts..não estou conseguindo conter as lágrimas.
Nossa! Que video SENSACIIONAL! Obrigada Álvaro, por tantas informações regadas de emoção! ADOREI!!❤
Que maravilhosa minha surpresa quando descubro que foi o Antônio que fez essa pérola da estrada da Graciosa e trabalhou com o André, neste pedaço de terra cercado por mar, que é um amor da minha vida
Amei a história do arquiteto / engenheiro André Rebouças e seu irmão. 😊❤
a ponte mais antiga e importante sobre o Rio Piracicaba, em Piracicaba - SP, foi construída pelos irmãos Rebouças
Essa história merece um filme.
Série, com várias temporadas. A vida dele foi punk.
Merece mesmo!
Ah, não meu! Melhor a leitura em livros e música talvez um desenho animado, vão fazer um chororo insuportável, com o chatonildo do Lázaro Ramos representando um cara bonito que não tem igual.
Que história linda!
Essa é a verdadeira história do Brasil que deveria estar nos livros didáticos nas escolas !
Fiquei surpresa com essas informações sobre André Rebouças as quais não tinha nem ideia que existiam. Você está de Parabéns! ❤
Adorarei se você postar mais vídeos assim! Obrigada. ❤❤
Conheço há muitos anos e sou amigo e admirador do Jomar Morais, um dos homens mais íntegros e bondosos que conheço. Além do grande ser humano, um exímio profissional do jornalismo. Parabéns pelo documentário. Recomendando a outras pessoas.
Uno minhas palavras as de Fernando. Jomar Morais é um ser humano ímpar, tenho a alegria de conhecê-lo e também seus atos de generosidade e de gentileza.
Obrigada Álvaro por tão rico documentário. O livro que o Jomar escreveu se constituí de um mergulho mais profundo nessa história.
Meu caro Fernando, sua generosidade excede. Uma grande alegria ser seu amigo. Devo muito a você.
@@mariaanunciada2103 Caríssima Anunciada, a você só gratidão. Sua generosidade me fortalece. Estamos juntos.
Acho tão inspirador quando a engenharia Tupiniquim resolve problemas que a gringa ainda não tem solução. Há inúmeros exemplos disso, porém só chega para o povo em geral problemas, acidentes ganham espaço na mídia. Precisamos resgatar essas histórias. Fiquei feliz quando bem recentemente descobri que os primeiros grandes engenheiros brasileiros eram negros. Sou engenheira, esse fato me encheu de orgulho.
Amei a história de Rebouças, não conhecia.
Eu já tive essa sensação de ter estado em um lugar onde nunca estive antes. A ultima vez foi em cabo verde, na África, nossa quando eu andava pelas ruas de praia eu tinha certeza que já tinha ido lá. Era muito estranho porque nunca tinha estado ali. Era muito estranha a sensação.
Parabéns, Álvaro Borba e Meteoro Brasil! Execelente documentário! Eu sou amigo do jornalista aposentado Jomar Morais e tenho um livro dele que versa sobra a hipótese de ele ser a reencarnação de André Rebouças. Penso que em breve o Jomar Morais poderá fazer um comentário por aqui. Abraço a todo/as!
Obrigado, amigo Wanderley. Você sempre junto! Acabo de tornar pública, aqui, a mensagem que enviei ao Álvaro Borba.
Continuo buscando material sobre a vida de André e Antônio Rebouças. Também tenho algum tipo de identificação com eles. Não em sonhos, mas em pensamentos acordado, sempre me imaginei em um monte perto do mar. Por sentir-me só em alguns projetos e idéias, quando comecei a ver a história de André Rebouças, me identifiquei mais ainda com ele. A sensação de que temos tanto para contribuir, mas, não podendo, por causa da ganância de poder de poucos. As vezes, me perco diante de tantos sonhos, ambições e delírio. O mundo sonhado é tão bom.
Arvrinho tu és fueda!!!! Parabéns pela sensibilidade!
Por mais vídeos como este, em descortinam personagens esquecidos, mas tão importantes de nossa história. Bom é ver o Meteoro nessa senda.
Emocionante. Adoro os Rebouças. Obrigada
Esse video me trouxe para um lugar completamente diferente. Aqui eu entendo como uma historia ou uma musica ou um filme pode ter significados específicos para varias pessoas. Eu não sabia que esse video me traria para essa minha viagem que vou relatar. Mas talvez eu tinha a esperança de responder as varias perguntas que estão na minha cabeça.
Infelizmente, faz pouco mais de 2 meses eu perdi meu companheiro de vida e meu melhor amigo, com quem compartilhei 13 anos de cumplicidade. Uma parte de mim esta morta e eu estou lidando com essa perda dolorosa parcelada aos poucos. Não somente porque ele, Antonio, morreu jovem as 32 anos de forma abrupta, não esperada, mas que poderia ter sido evitada. Tenho dificuldades ainda de entender como isso foi possível. Estava cada um de nos tentando conquistar sua própria historia. Eu, por sinal, estava em outro lado do mundo quando ele se foi. Bem, para não alongar a historia, que talvez ninguém leia: eu sou uma pessoa cética e sinto que a religião me machucou demais durante muito tempo, bem como me machucou com frases vazias compartilhadas pelas pessoas nos últimos tempos. Eu estava pronta para aceitar qualquer divindade e espiritualidade diante desta tragédia, mas não consegui ser abraçada por nenhuma ideia do abstrato da morte e do depois.
Dai vem como esse video me impactou. Eu e ele estávamos lutando juntos pelos mesmos ideais, como biólogos e apaixonados pela ciência. Talvez a identificação e orgulho que tenho por ele me traga o contato que nos unia de uma forma singular e bonita. Dentre as varias contribuições de Antonio Marcelino, ele tinha estudado bichinhos minúsculos que ninguém tinha dado atenção ate o momento aqui no Brasil, e sinto que agora essa produção deixava pela metade que ele estava se esforçando em escrever e publicar em revistas cientificas se esvaneceu. Espero que após esse período doloroso do luto eu possa voltar em parte das suas contribuições, disponibiliza-las e que eu possa tocar o coração de pessoas para que elas continuem sendo inspiradas pela ciência e por bichinhos tao pequenos que não são vistos, mas que dizem muito sobre a biodiversidade ainda escondida da nossa terra brasilis.
Por fim, obrigada por este video Arvro. Obrigada Meteoro Brasil e TV cringe que tem me salvado vários dias ao escutar conteúdos que inspiram e me mantem viva durante dias felizes e principalmente nesses últimos tempos difíceis.
Monique, desejo que, por onde quer que você vá, encontre sempre um acolhimento maior que a dor. É fácil perceber, no seu texto, que Antonio Marcelino foi merecedor de todo o seu amor.
É desse mesmo sentimento que você dedicou a ele que vem e virá toda a força de que você precisa para viver o luto e continuar essa história bonita que vocês construíram juntos ao longo desses 13 anos. Se, por qualquer razão, esse conteúdo te tocou, ele cumpriu sua função. Esse processo de identificação, descrito no roteiro, atua num nível mais profundo do que se imagina: se a gente se identifica com uma experiência de vida completamente diferente da nossa, é porque as emoções são semelhantes, embora as histórias sejam diferentes. Essa carga emocional une a gente e vai formando uma corrente: passa pelo André, pelo Jomar, pelo Alvaro, pela Monique... E todos nós, quando enxergamos nossos sentimentos dentro do outro, podemos ter a certeza de que jamais estaremos completamente sozinhos.
Agradeço muito por compartilhar isso comigo. Que você seja e se sinta amparada, cuidada, compreendida, protegida, reconhecida e amada em cada momento desse processo que está vivendo.
Força, Monique! Esse atrapalhado criador de conteúdo estará sempre torcendo por você.
@@MeteoroBrasil obrigada pelo comentário e apoio. Me fez sentir como essa rede pode aproximar as pessoas. Eu aqui torço e acompanjk sempre pela sucesso e realização dos canais da Meteoro Brasil, Tv Cringe e Arvro Borba :)
muito obrigado Álvaro por nos trazer um pouco da história de um verdadeiro patriota
Uma maravilha,muito obrigado Álvaro por nos trazer um pouco de um verdadeiro PATRIOTA.
Interessante. O fato dele ter sido "recusado" pela moça, ganha mais notoriedade e relevância pelo narrador do que o gesto de André Rebouças ter dançado com a Princesa, que ao ver aquela cena de recusa, se encaminhou e foi dançar com o jovem engenheiro, filho de político, advogado e pertencente a elite local. Já visitei a Ilha Fiscal, como moradora do RJ. Inclusive, túneis na zona sul trazem o nome de André Rebouças.
Minha ignorância é tanta que não sabia que o André Rebouças foi um negro tão importante na história do Brasil. 😱
Ested dois irmãos são meus exemplos. André foi o primeiro professor de engenharia negro, na universidade que hoje é a UFRJ. 👏👏👏👏👏
Muito bom esse vídeo @arvro! Eu acredito a reencarnação, os relatos do Jomar são impressionantes, muito reais! E que história de André Rebouças! Morei em Paranaguá por 2 anos, a via férrea resiste! Estive lá ano passado! Não conhecia essa impressionante história.
Olha, Álvaro (leia até o final, por favor). Estava ouvindo o vídeo com as mãos ensaboadas, lavando a louça. Amei a crônica sobre o André, e odiei a crônica sobre o Jomar. Só não tirei o vídeo no meio, por causa das mesmas mãos ensaboadas.
Só na frase final, compreendi onde você queria chegar. Uma pérola de grande valor.
Obrigado! Existe uma escolha! ❤
Álvaro amo sua forma de relatar histórias! Vc é um grande contador delas...❤
Eu não conhecia a história dele e da ferrovia que eu já tive a oportunidade de viajar. Pena que eu não encontrei as fotos que fiz dezenas de anos atrás 😢
Muito obrigado por contar a história.
Fiquei profundamente emocionado! Eu quem lhe digo OBRIGADO, Álvaro!!!
"o negócio por trás de todos os negócios, a indústria por tras de todas as industrias", que roteiro bom, vc sintetizou aqui o que demorei um semestre inteiro de brasil Imperial na faculdade de história pra realmente entender nessas palavras
Excelente. Meteoro voltou nesse ensaio lindo.
Amo Rebouças ❤
O Brasil tem tantas pessoas brilhantes em sua história... Nunca são mencionadas... Ao invés disso, os brasileiros prestigiam e endeusam personagens para quem o país é apenas uma porção de terra esquecida ao sul do mundo....
Obrigada, Álvaro, por nos trazer esse comovente e brilhante texto sobre tão grande e negligenciado brasileiro.
Poderia ser tema de filme, série ou de enredo de Escola de Samba.
Aqui no Rio de Janeiro, tem o Túnel Rebouças.
Álvaro. Nunca desistiremos de você!
Gostei, sou espirita e gostaria de ter uma intuição dessas também. Mas.....mesmo que fosse apenas uma identificação com o personagem Andre, como explicar a entidade que aparecia para ele antes que soubesse quem eram os senhores da foto ou o pesadelo com o penhasco? Mesmo que ele não tenha sido o Andre, no mínimo tinha uma conexão anterior com aquelas pessoas da foto. olha, eu já fiquei obcecada com personagens históricos, desde criança procurava fatose fotos sobre os Romanov, mas jamais achei que fosse um deles ou obcecada a esse ponto de pesquisar tudo sobre eles. Sempre que leio algo novo sobre eles, fico na esperança de que o final mude e aquelas crianças/jovens sejam salvas no final.
Rapaz muito bom independente de qualquer coisa eu já conhecia um pouco da história do André Rebouças mas ampliou um pouco mais.obrigado.
Bom dia! Gostei demais, Álvaro! Sou espirita e a reencarnação é uma convicção para mim. Independentemente disso, gostei da sua abordagem, do respeito com que tratou o tema. Parabéns! Um abraço!
Que texto inspirado! Maravilhoso e trágico
Vídeo incrível! Fico com a segunda hipótese.
Agora em janeiro vou à ilha do Mel e vou com uma nova visão, que não teria se não fosse o meteoro. Grata por isso.❤
Perfeita reflexão sobre as hipóteses.
Talvez, se nunca tivesse existido o sistema de crença espírita, ele jamais teria encontrado essa "explicação".
Álvaro, que delícia de matéria. Seja lá o que for a relação de Gilmar por André, é muito interessante
Nossa amei! Muito interessante!!!Eu sou Parnanguara (Nasci em Paranaguá onde ainda existe a a última estação dessa ferrovia) e não sabia de todas essas informações. Na volta do colégio nos anos 80, como você, sempre andava pelos trilhos dessa ferrovia. Obrigado Álvaro
Obrigada, Insider, por patrocinar essa "viagem" do Arvro (e do Jomar) que eu não sabia que precisava ouvir até ouvir.
Arvro você é um gênio do roteiro e da narrativa!
Gratidão pelo textão, Álvaro. Muito legal!
Sensacional o documentário! Parabéns!
Os dois irmãos Rebouças dão nome ao túnel Rebouças no Rio de Janeiro
E a ilha fiscal existe até hoje inclusive com o palacete, na Baía de Guanabara mas numa região não tão famosa quanto aquela da praia de Botafogo ou flamengo , fica numa região mais próxima do centro , perto do museu do amanhã e do aeroporto menor, o Santos dumont...
Tenho que admitir que conheci a história através da novela de d,Pedro de uns anos atrás pesquisei ele apartir dali ótima matéria parabéns ao canal
Excelente, conteúdo de qualidade primorosa. 👏👏👏👏
Maravilhoso 😍
Ah, obrigada por mais esse vídeo. Esse principalmente.....acho que vc me salvou Arvro 💝🥰
Que vídeo sublime. Obrigado, Álvaro
Ontem mesmo, este sentimento passou por mim. Em minha postagem, um desabafo. Falhamos! Perdão Mãe! Mais uma vez rasgamos seu ventre! E pensei ser o fim. Mas decidi prosseguir por só mais hoje, como tem sido esses meus quase 58 anos.
Álvaro que reportagem bacana, quanta informação até parece que vc estava lá mesmo.
Gostei muito da matéria.
Conteúdo, forma e excelente narracão!
Amei!!! ❤❤❤
ANDRÉ REBOUÇAS um Homem negro e Engenheiro no século 19 😱😱😱 , não conhecia esse homem , o cara além de Inteligente era Empático com a classe trabalhadora indepentente de ser Branca Ou negra.
POBRE homem negro , que acreditava na Monarquia e não entendia a revolução que os escravos libertos queriam com o nascimento do BRASIL REPÚBLICA , foi para fora do País e se perdeu se sentindo se serventia ao mundo e a solidão o engoliu talvez.
A história do JOMAR com o André Rebouças é muito INESPERADA e OUSADA , mas como o ARVRO disse : é facil se identificar com a historia de IDENTICAÇÃO do Jomar com a história de vida do Andre Rebouças.
Já tive esse sentimento de PODER E QUERER fazer mais , MAS que um por motivo o outro a gente nós deixamos se acomodar com o que temos.
ÓTIMO TEXTÃO ALVÁRO BORBA .
😎😎😎😎🤔🤔🤔🤔
Maravilhoso vídeo
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Olá meu nome é Ana Claudia, sou Cearense, baixinha, descendentes de negros, indigenas e brancos, Era para ter mandado essa mensagem bem antes, dias desses eu tinha escrito um super texto , porém ao enviar meu filhoe me assustou e deletei sem querem, entendi que naquele momento não era hora...e sim hoje é hora...video me chamou atenção porque eu sei o que se passa com o sr, Jomar Morais, também sinto que sou a reecarnação de alguém que também teve sua história importante em nosso país: Iara IAvelberg, eu descobrir aos 21 anos, tive uma visão, anos depois vi uma pitura dela na Universidade Federal do Ceará , na epoca eu fazia economia doméstica...hoje eu façõ minha quinta faculdade, me formei em duas, pra poder sentir a presença de Iara fui duas vezes a são paulo a primeira eu me senti estranha, porem a segunda fiquei emocionada quando passei em uma estação de tremindo em direção ao museu imperial...e chorei copiosamente quando sai do museu de zoologia da USP...enter o museus de zoologia e do ipiranga vi um jardir e especificamente uma arvore antiga, que sabia que fazia parte de mina vida passada.
Sensacional!!!!
Amei saber tudo isso.❤🎉
Muito bom❤
As memórias expontâneas e outros fatos sem conexão com a vida normal de uma indivíduo, com o seu entorno, podem ocorrer. Tem pessoas que passam por isso… Não é piração, porém não é nada frequente.
Quem passa por isso, sabe. Porque, do nada, a pessoa começa a ter uma torrente de memórias de pessoas, situação, nomes e lugares. É absurdo! Pois poucos conseguem lembrar nem do que comeu no café da manhã 🥞. Eu já ouvi relatos ou s assim 😜
Que vídeo maravilhoso!!!
Maravilhoso! ❤❤❤
Boa reportagem Árvro.
Thanks!
amei! ❤
Arvro, você é demais!
dei ate pausa pra ver completo, que inicio; um filme.
No Rio tem o túnel André Rebouças.
Parabéns pelas duas matérias que vc teve a felicidade de relatar, de uma forma vc consegue resgatar o papel de verdadeiro jornalista e historiador dessa nossa Nação, tão sujeita ao espírito e vírus malfadado de "Vira-lata", que nos últimos anos tem emergido junto com a bibliofobia da patética e abjeta extrema direita.🤮
Sempre maravilhoso seu trabalho !! Gratidão!!
Túnel Irmãos Rebouças aqui no Rio , liga a zona norte e a zona sul.
Não sei se você sabe, Arvro, mas a Avenida Rebouças, em Sâo Paulo, está assentada sobre onde passava o ancestral Caminho do Peabiru.
Linda história ❤😢
Obrigada por esse vídeo Álvaro!
Arvroooooooooooooo! Você é foda!
Ótimo vídeo.
@arvro, que texto espetacular! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Maravilhoso conteúdo!
Olá meu nome é Ana Claudia, sou Cearense, baixinha, descendentes de negros, indigenas e brancos, Era para ter mandado essa mensagem bem antes, dias desses eu tinha escrito um super texto , porém ao enviar meu filhoe me assustou e deletei sem querem, entendi que naquele momento não era hora...e sim hoje é hora...video me chamou atenção porque eu sei o que se passa com o sr, Jomar Morais, também sinto que sou a reecarnação de alguém que também teve sua história importante em nosso país: Iara IAvelberg, eu descobrir aos 21 anos, lembro que eu falei com meu irmão : Eu era da época da ditadura , me lembro de um namorado joem bonito moreno, o meu pai nã
o gostou muito, ele era um tanto rigido, me lembro que eu morri com um tiro no peito... tenho uma mancha no peito esquerto, foi como uma visão... passou o tempo, embora eu gostasse de estudar, eu demmorei a entrar na faculdade, um dia a caminho da UFC eu vi uma foto dela em um dos muros, juntos de pessoas cassadas pela ditadura e ela me chamou atensão...vivo a vida e vez ou outra conciedência entre mim e ela , traumas que ficaram ao mesmo tempo sensações ...chequei alguns dado da vida dela quando vi as datas de nascimento parecida... ela nasceu em 7 de maio de 1944 e eu 7 de janeiro de 1974... quando fiu pra são paulo aprimeira vez me sinti estranha...uma energia forte bem carregada...a segunda vez que fui eu me senti tão bem e em casa, fui e e meu marido, queria ter essa sensação de sentir uma conexão entre o passado e futuro, tinha marcado desta vez para ir em aguns lugares e fui para o museu do ipiranga, eu e meu marido pegamos metro e repaei que passamos proximo a mocaa e paramos na estação do trê.. ai é que comecei a me arrepiarjá tinha passado por la olhava pro chão pro teto pras parede ..era claro que já estive láquando chegamos no l´cado do museu da rpública, foi uma das vistas mais lindas que já vi na vida, pareca tudo familiar, então encontramos pouco antes um casal de homens que tambémestavam inso pro museu do ipiranga e falou que tinha , um outro museu por lé o de zoologia da USP... quando eu sai desse museu de zoologia eu comecei a chorar copiosa mente, e entre esse museu e o do ipiranga hávia uma trilha que é como se eu já estivesse ido lá, tinha uma àrvore bemantigauma praça... eu fiquei toda estive lá com certeza... detalhe hooo Jomar no museu do Ipiranga em uma das sala havia uma modesta homenagem ao André Rebolsas, só lembrei dessa matéria e de vc ...
👏🏾👏🏾👏🏾
❤👏👏👏👏👏👏👏
No museu do ipiraga vi em uma das sala uma homengem a André rebolsas... legal né.
Testão FANTÁSTICO!!!!!. EXPRESSA EM TODA SUA MAGNITUDE O QUE É SER NEGRO, INTELIGENTE NUM ESTADO ATÉ HOJE CERCADO PELO FACISMO E PRECONCEITO ENRRAIGADO!!!!!