DB e IA - Por trás das mentes digitais

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 гру 2024
  • Se você gostou do conteúdo e quer aprender mais, inscreva-se no curso completo:
    AcademiaDB - Vá além das simples consultas.
    Acesse: createse.com.br
    Acompanhe também em:
    ==================================
    Instagram: @create.se
    Facebook: @createse.oficial
    ==================================
    😍 Gostou do vídeo? Deixa o like e compartilha com os amigos!
    😉 Siga @create.se também no Instagram para conteúdo diário sobre SQL e Banco de Dados.
    🎥 Não esqueça de se Inscrever e ativar as notificações.

КОМЕНТАРІ • 6

  • @andersonribeiro9915
    @andersonribeiro9915 2 місяці тому +1

    suas aulas são muito interessante e boa!

    • @CreateSe
      @CreateSe  2 місяці тому

      Muito obrigada 😃

  • @andersonribeiro9915
    @andersonribeiro9915 2 місяці тому +1

    boa tarde!

  • @CastilloOfficial
    @CastilloOfficial 2 місяці тому +1

    Aee voltou, eu queria saber o que você acha de bancos de dados relacionais distribuidos, quase ninguem fala desse topico e ele é muito importante pois trata da escalabilidade horizontal, normalmente recomendam o uso de bancos não relacionais para isso, mas como fazer para escalar bancos SQL de modo horizontal, como você faz isso Lisi? Eu por exemplo acho interessante o uso do CockroachDB e YugabyteDB que são bancos compativeis com a sintaxe do postgres, já tentei usar a extensão do postgres Citus mas ela deixa tudo mais complexo. Em fim queria saber a opnião de um especialista do seu calibre.
    Continua com os videos Lisi

    • @CreateSe
      @CreateSe  2 місяці тому +1

      Bom, sobre os BDs relacionais distribuídos, são uma ótima opção para atender à necessidade de escalabilidade horizontal, como vc falou, sem abrir mão das vantagens do modelo relacional, como consistência, ACID e SQL. OS BDs NoSQL são recomendados para escalabilidade horizontal por causa da sua capacidade de particionar dados facilmente entre os diferentes nós.
      Estes dois que você citou, são exemplos de soluções que implementam um modelo relacional distribuído, oferecendo escalabilidade horizontal sem abandonar a sintaxe e as vantagens do SQL, como transações distribuídas e consistência forte ( o que é mais complicado nos NoSql).
      A extensão Citus para PostgreSQL é mesmo mais complexa, pq transforma o PostgreSQL em um banco de dados distribuído, particionando dados em múltiplos nós. É viável, porém fica mais difícil, comparando com CockroachDB e YugabyteDB. Tudo depende do que você quer fazer, da aplicação, se você já usa o BD no Postgres ou não....
      Você está no caminho certo. E me deu idéia de fazer alguns vídeos sobre estes assuntos e ferramentas. O que acha? Que aí consigo falar mais do que aqui na resposta do comentário!