O que você acha de um concurso para IF que é pra química geral, mas não cobra nada da área de ensino? Não cobra nada nem na primeira e nem na segunda fase. Eu acho meio estranho isso, sabendo que a formação cobrada é licenciatura, deveria ter essa abordagem, ao menos na primeira fase. Pelo menos as questões escritas deveriam ser de ensino. Do contrário, qual seria o empecilho para considerar um bacharel apto ao concurso?
6 місяців тому
Olá Israel, tudo bem? Bom tê-lo por aqui! Você se refere a esse concurso em específico? Na área "química" o tópico 5 é voltado para a área de ensino ... aliás tem sido uma tendência (não absoluta, mas em vários concursos são cobrados tópicos relacionados). Na prova de didática não julgo a necessidade, uma vez que a prova seria uma simulação de aula, e no caso, o candidato dará aula de "Química Geral", embora, os fundamentos de ensino de química e educação devam ser avaliados. Agora ... quanto ao impecilho do bacharel fazer o concurso, para mim é bem simples ... para atuar da educação básica tem de ter licenciatura! Mesmo que o tópico não seja cobrado diretamente, a educação básica é a área do licenciado. A vaga de Química analítica, por ser mais específica admite o bacharel, e a de Processos admite até engenheiro. Mas considero adequado que a de "Química", que deve atuar diretamente com os alunos iniciantes sejam realmente reservadas aos profissionais do magistério. Grande abraço e sucesso!
É que vi um concurso aberto para IF e fiquei bem chateado que não tem nada da área de ensino sendo cobrada. Se visa dar aula em ensino básico integrado ao técnico, poxa vida, poderia ter alguma coisa de ensino. Eu penso que, quando exige-se a licenciatura, espera-se ao menos uma ou outra coisa de ensino. O mais complicado é que a segunda fase, onde parece que será analisada ao de didática, será em torno de química aplicada. Eu penso que poderiam dar enfoque a um conteúdo para o ensino médio. Fiquei triste com isso, parece que joga contra o próprio ensino. Muito obrigado por me responder 😉🧪⚗️☢️⚛️
Olá.
os serviços prestados pelo canal da UdQ já são valiosos demais, fantásticos. Imagina a mentoria, parabéns Professor Antônio.
Muito obrigado pelo apoio meu amigo! Sucesso também para os seus projetos
Excelente canal
Professor, tinha como ter alguns vídeos sobre química quântica?
Sou uma delas.
O que você acha de um concurso para IF que é pra química geral, mas não cobra nada da área de ensino? Não cobra nada nem na primeira e nem na segunda fase. Eu acho meio estranho isso, sabendo que a formação cobrada é licenciatura, deveria ter essa abordagem, ao menos na primeira fase. Pelo menos as questões escritas deveriam ser de ensino. Do contrário, qual seria o empecilho para considerar um bacharel apto ao concurso?
Olá Israel, tudo bem? Bom tê-lo por aqui!
Você se refere a esse concurso em específico? Na área "química" o tópico 5 é voltado para a área de ensino ... aliás tem sido uma tendência (não absoluta, mas em vários concursos são cobrados tópicos relacionados). Na prova de didática não julgo a necessidade, uma vez que a prova seria uma simulação de aula, e no caso, o candidato dará aula de "Química Geral", embora, os fundamentos de ensino de química e educação devam ser avaliados.
Agora ... quanto ao impecilho do bacharel fazer o concurso, para mim é bem simples ... para atuar da educação básica tem de ter licenciatura! Mesmo que o tópico não seja cobrado diretamente, a educação básica é a área do licenciado. A vaga de Química analítica, por ser mais específica admite o bacharel, e a de Processos admite até engenheiro. Mas considero adequado que a de "Química", que deve atuar diretamente com os alunos iniciantes sejam realmente reservadas aos profissionais do magistério.
Grande abraço e sucesso!
É que vi um concurso aberto para IF e fiquei bem chateado que não tem nada da área de ensino sendo cobrada. Se visa dar aula em ensino básico integrado ao técnico, poxa vida, poderia ter alguma coisa de ensino. Eu penso que, quando exige-se a licenciatura, espera-se ao menos uma ou outra coisa de ensino. O mais complicado é que a segunda fase, onde parece que será analisada ao de didática, será em torno de química aplicada. Eu penso que poderiam dar enfoque a um conteúdo para o ensino médio. Fiquei triste com isso, parece que joga contra o próprio ensino.
Muito obrigado por me responder 😉🧪⚗️☢️⚛️
Sou Eng químico..posso fazer?
Para PROCESSOS QUÍMICOS sim, mas as inscrições já acabaram
Para processos químicos sim, mas as inscrições já acabaram