Fala Chicola, esse é o melhor video que eu vi no seu canal até agora. Os melhores comentários com grande discernimento. Esse é um GRANDE problema do nosso país. Essa vontade intensa de trocar de veículo sem ter necessidade. Veja o meu exemplo. Eu tive uma teneré 250, troquei pela teneré 660 e após isso, não satisfeito, troquei pela tiger 800. Hoje estou sem moto e estou procurando uma teneré 250 novamente, e digo a razão: pura ilusão. Os melhores momentos que tive no motociclismo foram com a tenerezinha, eu andava muito e gastava pouco, consumo baixo, peças baratas, a moto não quebra, etc. Com as motos maiores eu andava sempre com medo de bater, de pegar um buraco, de tudo, pois qualquer parafuso custa um absurdo. Sem citar os impostos... absurdo, Pagar 2 mil reais de imposto todo ano é queimar dinheiro. Entregar de mão beijada 2k por ano para esse governo lixo que nós temos é de rasgar o coração. Hoje, mais maduro, vejo que não passa de ilusão. Com a minha teneré eu fazia as mesmas coisas que fazia com a minha tenere 660 e com a tiger 800, com uma diferença, com a tenerezinha eu fazia mais, porque custava menos e eu sempre podia estar em todos os rolês.
Fabio Fernandes show de comentário mano.. Eu tinha um iron 883 que fiquei com ela durante 1 ano e meio. Peguei a tenere 250 /2016 há 5 meses e já fiz muito mais com ela por muito menos. Estou apaixonado pela minha tenerezinha e penso em fazer 500 mil km com ela se Deus permitir. Abs.
Prezado Chico, sou de Salvador e passei a seguir o seu canal recentemente. Gostei muito do conteúdo apresentado, nada de modismos ou de condução irresponsável. Estou com uma grande dúvida e gostaria de ouvir a sua opinião. Atualmente tenho uma moto 125 cc, uma Yes ano 2005, era do meu irmão e passou para mim em 2008. Este ano fiz 10 anos com a moto e voltei a morar em Salvador, trabalho na paralela (passo lá todos os dias) e não me sinto seguro na 125cc (potencia, freios - principalmente em chuva). Então gostaria de ir para uma moto maior com freio ABS, pensando principalmente na segurança. A moto é para trabalho e eventualmente passeios curtos (Arembepe, Praia do Forte, Jaguaribe). É uma moto para longo prazo, mínimo 5 anos. Inicialmente estava pensando na fazer 250 2018, mas o valor de 17 mil nela (nova) é incompatível (ao meu ver) com o que a moto oferece. Por uma diferença de 3 mil, existe a Z300 (acho linda demais), muito mais potente e tecnológica. Quando dividir esses 3 mil por 5 anos, não dará praticamente nada. Em relação ao consumo, vi vários casos de motos fazendo 25km no youtube, vou andar de forma consciente, acho que consigo essa média. Penso em comprar num consórcio, estou pesquisando desde abril e o planejamento é comprar (se tudo der certo) em janeiro/fevereiro de 2019. A dúvida cruel, qual dessas comprar? Vale a pena comprar nova, considerando o tempo estimado para uso? Andei olhando motos usadas no OLX, mas diferença de 2/3mil para uma nova não me parecer ser tão bom negocio, se pensar que na primeira encostada na oficina pode gastar isso caso algo passe despercebido. Um abraço
Eu não tinha moto, e eu fiz uma pesquisa grande no mercado sobre, se uma moto usada ou uma moto 0km era melhor, meu esposo precisa para trabalhar, só que tinha que ser financiado, então começamos a pesquisar motos aqui no estado de são Paulo e eu vou ser bem sincera, fiquei com uma 0km fan 160 da Honda, porque o preço das usadas estão o preço das novas, está um absurdo, eu iria pagar o mesmo valor de uma moto 0km, então preferir uma nova mesmo.
Otima reflexao, nenhum canal que deu essa ideia certa que vc falou. Parabens ganhou mais um inscrito. Logo vou tirar minha carteira e ver o que meu bolso deixa eu conprsr. Abracos
Em 2009 não existia muito acesso à informações sobre motos como vemos hoje, com inúmeros reviews e opiniões de proprietários. Daí na minha Ignorância plena sobre como comprar a primeira moto, e tendo preconceito contra motos usadas por achar que podiam quebrar e dar dor de cabeça, tive a felicidade de escolher, numa oportunidade ímpar, comprar uma Intruder125cc...foram 48x fixas e sem entrada de R$205. Não tinha conta em banco, nem carteira assinada...fiz apenas uma declaração com um Contador e pronto...em menos de 30 dias eu estava motorizado...depois que fui providenciar a adição de categoria na Habilitação(um ano após, depois de pegar muita prática...heheheh). Já pilotava há anos, mas n tinha a experiência diária de ter uma moto, ir trabalhar etc. Tenho a Trudinha até hoje e foi só alegria. Foi a melhor decisão e só não faria novamente pois, hoje eu sei que "pode" ser uma ótima opção uma moto usada, bem conservada e de procedência. Isso faz render mais o dinheiro, podendo obter uma moto melhor por menos dinheiro ou possibilitando a compra à vista ou em menos parcelas. O bom de ter uma moto, qualquer que seja, é ter condições de aproveitar com dinheiro no bolso, pois tem muita gente que vira o mês no vermelho só pra ostentar uma moto cara, não condizente com suas condições. Daí tem a "melhor" moto e não tem condições de curtir deboas. Tmj, Chicão!
Chicão meu velhow .. mais um vídeo show hein.. cara tow vendo diariamente o sofrimento de um amigo q pegou uma moto usada na mão de um colega de trabalho q, só de pensar eu quero passar longe disso ... é um dia de uso e uma semana parada pra corrigir defeitos. Concerta uma coisa ..quebra outra.. 1L de óleo por semana ..dá até uma tristeza por ele ... novo habilitado só queria a moto pra se deslocar mesmo (pegar as manhas) mais nessa empolgação acabou se caindo numa fria. quando vejo alguem recomendando moto usada fico com muito medo por isso, principalmente pq eu tbm nao tenho experiencia e nao saberia avaliar.. o mecanico seria uma boa ... mais pra quem tá chegando agora, assim como eu, acho q 0km é a melhor opção mesmo.
Grande Chico, esse assunto é uma ótima reflexão. Quase fui seduzido pela moda de trocar de moto logo, mas depois que coloquei tudo "na ponta do lápis", já fica mais complicado. Eu comprei a tangerina nova por conta de não ter a grana pra pegar uma usada à vista. Tive o maior cuidado para pagar o mínimo de juros possível, para ganhar vantagem dos gastos q eu tinha com carro. Fiquei muito satisfeito com o esse planejamento. Grande abraço, meu querido!
Boa tarde, meu nome é Adriano de Taubaté gostei muito do seu vídeo me ajudou muito a respeito pois tenho titan 150 já 2005/2006 é eu estava querendo pegar uma moto 250 mas através desse vídeo eu tomei a minha decisão vou continuar a minha guerreira valeu muito obrigado Chico
quando eu vejo as diferenças de valores anuais de custo da minha motinha velhinha e a nova, fica difícil viu, querer trocar por preocupar-se com a estética quando irá fazer o mesmo serviço, percurso e etc, em tempos de crise a balança da acertividade conta muito nessa hora.
Como queria ter um canal desse nível de reflexão a 10 anos atrás, não teria perdido tanto dinheiro comprando moto fora do meu perfil de uso e necessidade. Cada dia mais admiro seu serviços prestados aos motociclistas. Valeu Chicão.😎
Hola Chico blz. Pó muito obrigado. Você me ajudou bastante nesse vídeo. Tenho uma cg titan 2006 queria pegar uma Twister 2018. Mas não tenho dinheiro e ia financiar. Mas obrigado por ter me acordado minha moto está com 27000 km nova, tirei zero. Até hoje não troquei dela nem a vela nem á relação. Vou trocar as peças mês que vem ela ficou um ano parada eu usava muito pouco. Agora estou pegando 60 km por dia de estrada com ela. Mas ela está me atendendo. Quem sabe troco bem mais para frente. Deus lhe abençoe. Abraço.
Muito boa discussão sobre o assunto. Até uns 2 anos atrás pela imaturidade eu pensava totalmente diferente de hj. Pensava em sempre obter motos novas e atualizadas. mas de um tempo pra cá, aprendi a apreciar os kms adquiridos com uma moto. Esses kms ajudam a definir o próprio motociclista e a paixão que ele tem pela sua moto. Hj acredito que uma moto bem cuidada, revisada e “rodada” vale muito mais a pena, sem falar que isso ajuda a frear p consumismo e a impulsão por novas aquisições. O dinheiro gasto com novos finaciamentos será bem melhor usado em experiências com minha motoca atual. Meu bolso e minha vida agradecem. Ah minha tenerezinha tmb rs. Abraço Chico e parabéns pelo canal, mais um inscrito.
Vlw Chicão,maravilhoso video compartilho dessa mesma opinião,mas o melhor desse vídeo foi aprender a regular o retrovisor direito com a mão esquerda,kkkkk!!! Grande abraço meu irmão!!!
Ótimo vídeo, principalmente falando sobre o consumismo desenfreado q existe em nosso país, trocando de moto puramente pelo motivo q seu amigo trocou de moto...VC acha q tem q trocar TB, se liga meu povo!!! Valeu Chico!!! Perfeito o vídeo!!!
Salve salve guerreiro do asfalto ja cheguei acelerando no like meu querido chico vc sempre com suas maravilhosa dica pra seus inscritos obgd pelo carinho que vc tem com a gente um grande abraco meu querido chico beijão
Parabéns pelo vídeo! Sempre pensei assim. Se ainda me atende, vida que segue! Inclusive eu diria pra até a primeira moto pegar usada. Obviamente com cuidado e CIENTE de que aparece defeitos. (Mas se o defeito não é grave/crônico do tipo que não passa desapercebido por dois amigos que te ajudem, consertar estes defeitos será muito mais barato que a nova e te fará entender mais de moto!)
Chico muito bom seus conselhos. A compra de uma moto muitas vezes ou na maioria das vezes é emocional e não racional. Eu acredito que quando ficamos mais velhos ficamos mais racionais. Eu compro motos zero, mas sempre tive a disciplina para guardar o dinheiro até chegar no valor da moto que desejada. O raciocinio é o seguinte: Se eu posso pagar um finaciamento eu posso juntar o dinheiro.
Tô fazendo exatamente isso, e nem precisei de conselhos. Já acho um absurdo o valor a vista, mas tô louco querendo essa fazer 250. Ganho pouquinho... Mas com muita disciplina já tenho 10 mil. Até o final do ano que vem eu compro a vista! Se Deus quiser.
Grande Chicão, um forte abraço aí meu camarada, sou super seu fã, e curto muito o canal, tô no mundo duas rodas, a pouco tempo aí, cerca de um ano, tenho uma fanzinha 2008 125 varetada, cujo curto muito, moro em cidade pequena, mais com muitos morros, tenho essa hondinha como primeira moto, tipo meio que pra me testar mesmo, sou pai de família, e ando na tocada tiozao mesmo, tenho amor a vida é a família, tô amando esse mundo de duas rodas se soubesse que era bom anda de moto assim, teria moto antes, desde que fiz minha primeira habilitação, o problema agora é o seguinte, queria pegar uma zeradinha, e com mais força pra encarar os Morrinhos, uma motinha que não sofra com meus 114 kls e 1,90 de altura, e as vezes andar com minha esposa 70 kls 1,74 engarupada,mais não queria erra na escolha, pois quero nova pra cuidar e casar com ela mesmo. Adorei a nova fazer 2018 250, mais como queria acerta de primeira, pra não ficar perdendo dinheiro com trocas de moto queria um dica de um cara experiente como vc meu amigo, acho linda de morrer a Kawasaki z 300 verde, e tbm curto a cb 500, são todas de categoria diferente, não me importo muito com consumo de combustível, será pra uso sempre urbano, e tocadas de no máximo 110km, mais não queria um motor esguelando e com torque fraco, devido a meu peso, qual delas seria mais gostosa pra cidade? Pra andar de vagar e que tenha força pra não sofre com tanto peso? Kkkk um abrass, fico na dúvida entre 1 z 300 22 mil reais, naked 2 cb 500 28mil reais, acho um poko cara 3 fz 250. 16500 reais monocilíndrica
Quando eu vi você falando se você tem uma fazer 2008 zelada até parece que você estava me dando um conselho e vou seguir o conselho seu muito obrigado Chicão valeu um beijo
Acho curioso é a galera que NÃO INVESTE em peças originais de reposição e revisões, MAS assume parcelas de 300 a 600 reais em motos novas 😂 viva ao consumismo !!!
Vim do futuro para dizer a uma moto semi nova esta o mesmo preço ou ate mais caro que uma 0km... Pois uma moto 0km da Honda tipo a CG Titan 160 2022, a fila de espera e de 5 a 6 messes, para retirar a moto.
valeu pelos conselhos estou querendo compra uma moto pra poder estudar com ela e trabalhar tabem intao nao é por luxo e sim necessidade não posso gastar a toa e uma usada é mais viável no meu caso mas tbm não posso pegar algo tao ultrapassado que me de problemas em pouco tempo, enfim são varios aspectos a serem analisados na hora de fechar um negócio e não se arrepender depois, valeu abraço, mais um inscrito
Olá, Chico. O período que permaneci com minha primeira moto envolveu exatamente os dois fatores que você nos apresentou neste vídeo. Era Janeiro de 2004 e a Honda estava lançando a linha do consagradissimo modelo CG 125 Titan para aquele ano. Sem muita dificuldade, encontrei um belo exemplar, modelo 2000, com procedência e apenas 16 mil Km rodados. Chegou o mês seguinte, no qual eu estava plenamente feliz com minha compra, a mesma marca anuncia para a imprensa que um modelo completamente novo seria lançado e o antigo, descontinuado. Raiva, mágoa, sensação de "vazio"... confesso que tudo isso passou por minha mente, pois todas as revistas especializadas da época comparavam e comprovavam: a nova CG 150 Titan era tão superior a minha amada, que a deixou até defasada em relação a outros modelos concorrentes. Após diversas necessidades e alguns passeios curtos e de média distância, todos bem sucedidos, aquele ano estava findando e uma grande oportunidade surgiu para que eu a vendesse. Somado o entusiasmo do interessado com minha cobiça pelo novo produto, vendi minha parceira acima do preço da compra e, até mesmo, sem consulta a mecânico. É fato que só fui adquirir a Titan 150 1,5 ano depois. Entretanto, se não fosse aquela minha vulnerabilidade ao consumismo... aquela Titanzinha, com seus famosos "rrrrrr..." e "tic-tic-tic...", estaria tranquilamente comigo até o instante da substituição pelo carro. Grande Abraço!! Saúde e Paz!! 😄
Grande Chicão! Concordo com o seu ponto de vista. Sempre temos que dar valor as motos usadas, entretanto eu demorei 3 meses procurando moto 150 em bom estado e não encontrei nenhuma. O máximo foi uma fazer 150 e o cara pedia 7 mil reais, um total absurdo. Parece que as pessoas não dão valor aos seus bens e tratam como se fosse lixo. Motos com 20k km fumando, batendo válvulas, etc... é complicado e por isso optei por uma 0km! Beijo meu querido!
Eu sigo com minha CG125 1984, me atende muito bem e tem baixo custo de manutenção, só penso em uma Fazer 250 para viajar, por conforto e segurança mesmo .
Chicão, eu sou essa última opção. Estou tirando minha habilitação A (moto), já tenho a de carro, estou fazendo adição. Pretendo pegar a nova Fazer 250 2018 pois tem 4 anos de garantia, porém através de financiamento, pois se não for assim "pobre" não consegue nada não. Não conheço absolutamente nada de moto, nunca andei em uma com marcha (só scooter), acho que com uma moto 0 fica melhor para mim pois terei todos o suporte necessários caso precise, fora que eu quem irei amaciar e fazer todas as revisões da motoca né. Excelente vídeo! Um forte abraço! Kadu do Rio de Janeiro.
Não concordo com a frase que tu diz, que pobre não consegue nada se não parcelar... A verdade é que tu não tem paciência pra juntar o dinheiro.kkk Eu juntei.kkk E já tô tirando a carteira. Com 3 anos, eu juntei o dinheiro pra comprar essa moto que tu tá falando... A FZ 25... Só que pensando bem, acho que não vale o valor.
🌟Viva amigo! Só agora vi o vídeo, mas quero deixar expresso, que esse seu conselho faz muito sentido! Realmente comprar mota nova, custa um bocado bom a mais, mas aí o proprietário sabe como é feita a rodagem e toda a manutenção pode ser feita atempadamente, sendo o próprio a controlar todos os parâmetros que poderão ditar a durabilidade da dita cuja. Usada...terá de realmente, ser feita uma inspeção bem pormenorizada, de todos os itens que estão sujeitos a um desgaste mais precoce! Ter atenção especial ao barulho característico do motor de cada modelo em questão, assim como o aspeto deste, se apresenta vazamento,( nas juntas, etc). Em relação ao consumo desenfreado, também sou da opinião de cuidar e ou melhorar até certas funcionalidades da mota que já temos, que por acaso até é uma mota que nos atende bem! Como por exemplo, na hora de trocar de relação, escolher uma superior à de origem, que vá previligiar a durabilidade, assim como o próprio rolamento do conjunto! Pode - se também melhorar outros itens com o tempo, tal como suspensões, pneus, sempre respeitando as especificações adequadas à mota visada, creio ser uma melhor "solução", do que jogar dinheiro no " Espaço "! Abraço e saudações de Portugal.✌
Temos q ter bastante cautela em nosso consumismo. Na minha opinião, moto boa é aquela q cabe em nosso bolso. A realidade financeira de um muitas vezes é diferente da realidade financeira de outra pessoa. Se as condições financeira de uma pessoa permite q ela tenha moto de alta cilindrada, seja feliz, possua a sua moto, tranquilo. O doloroso é ver algumas pessoas com poder aquisitivo limitado, comprando moto cara de alta potência, mas se endividando completamente, passando altos apertos. Sendo q uma moto de baixa cilindrada, tipo 150 ou 250, resolveria sua questão de mobilidade e não deixaria a pessoa com apertos financeiros. Valeu pelo vídeo!
É Chico, seguir pelo corredor com o trânsito em movimento não é legal! Moto usada ou nova, eis a questão! Sempre Boas dicas neste canal, é isso, muito bom!
Na maioria das vezes as pessoas tendem a consumir motos ou outros bens e produtos não por necessidade,mas sim pra tentar aliviar um vazio existencial. A compra gera muito prazer e sentimento de realização, porém, essa sensação logo passa e não supre a real necessidade do indivíduo. Ter uma moto do ano é muito legal e não sou contra a compra em si, mas devemos parar e analisar a real necessidade da compra ou se é só uma ilusão que vai gerar mais custos desnecessários do que benefícios. Motos são apaixonantes, mas não devemos ser escravos delas e viver de pagar juros exorbitantes.
Mais um excelente vídeo do tio Chico. Na verdade, comprar moto usada compensa sim, mas não é fácil encontrar uma usada bacana, tem que ter paciência e pesquisar muito, porque poucos donos cuidam bem das motos, e nunca se pode confiar em nada que é humano, e muitas vezes somos vencidos pelo cansaço. Portanto, pra quem quem não tem paciência de pesquisar, vai de moto zero, é mais cara é, mas dor de cabeça num vai ter.
Suas dicas são ótimas, xô consumismo, termino de pagar a minha em maio do ano que vem, não vejo a hora, e ainda vou usufrui la muito tempo antes de trocar. PS: esse trecho do hospital Sara em diante é tenso, ainda mais chovendo.
Falou tudo meu amigo, sempre com otimos videos. Tenho uma crosser 150, sou apaixonado por ela. mas to louco pra pegar uma tenere 660 usada, contudo toda vez que penso em vender a crosser pra pegar uma maior me doi o coração. ai acabo ficando com ela e fico so comprando acessorios como vc falou..rs.
Verdade mano agora eu me inspirei no que tu disse peguei uma fazer 2010 limitada ,pensava em trocar ano que vem numa mais nova flex mais vou dar um trato na nega pintar ficar com ela
Boa noite Chico Vc como sempre muito gentil nos videos.... Chamando isso de consumismo ficar trocando de moto de 2 em 2 anos , na verdade isso pra min e modinha ou status de andar moto nova ou de muito cilindrada.... Eu mesmo tenho uma Bros 2013 carburada 125 peguei com 4 mil rodados em 2015 Tô com ela e tô feliz me atende super bem Vou trocar não tão cedo
Excelente reflexão! Comprei uma crosser zero em 2016 pelo que você descreveu. Não tinha experiência com motos, não conhecia um mecânico de confiança e tinha medo de pegar uma bomba. Não me arrependi porque gosto da moto e não perderei muita grana quando vender. Mas a próxima será usada, pois quero aumentar a cilindrada e as motos 0km da categoria que quero são absurdamente caras. Interessante se falar em consumismo desenfreado. As pessoas ficam se endividando, entrando em financiamentos desnecessários, só para mostrar aos outros.
Gosto e Ego de cada um minha opinião. Fala Chico 😊 Como Eu sou promotor de entrega de Veículos Novos e já sei as facadas que as coisas concessionárias dão jamais eu compraria uma moto ou um carro 0km deixo isso pra quem quer gastar dinheiro atoa .
Também existem casos igual o meu de comprar uma moto 0km, pelo fato de ser um sonho e planejar a compra juntando um dinheirinho todo mes, bem tudo depende da situação financeira da pessoa, ter planejamento e paciência consegue realizar o sonho com serteza, meu conselho é não financiar, com esse dinheiro guardado vc compra 2 motos pode fazer as contas.
Calinho esc Verdade amigo, eu também tenho um sonho de comprar uma Ténéré 0km, e faz um tempinho que tô me preparando, organizando financeiramente para realizar esse sonho, acho que esse ano vou conseguir. Já tô com minha motinha a seis anos, uma fan 150 e acho que tá hora certa de trocar de moto, mas com educação financeira. Abraço amigo ✌
Infelizmente agora eu vejo o grande erro que cometi. Dei dois carros quitados pra pegar um maior e ainda assumi uma parcela de 533 q na hora achei q seria tranquilo. Agora eu tô me lascando pra quitar e se tivesse meus antigos já estaria até com uma moto nova. Resumindo comprei pelo status e emoção e não pela razão.
Fala Chicão! Lembra do assunto que levantei sobre o formato em podcast? Então, esse é um assunto que daria exatamente nesse modelo. Você, mas uns dois amigos trocando (ou inscrito, tô aí rs) uma ideia sobre o título do vídeo. Poderia ser algo de mais longa duração, tipo 1 hora de assunto. Sei que disponibilidade é complicado, mas seria excelente termos seu conteúdo em outros formatos. Beijo!!!
Prefiro muito mais uma usada bem cuidada. Só tive uma zero até hoje e as usadas que comprei nunca me deram nenhuma aporrinhação. Lógico que vc precisa saber comprar e avaliar pra não cair em furada.
@Felipe Washington o estado de conservação geral. Olhe o óleo, filtros, estado dos pneus, discos e pastilhas, veja se estão de acordo com uma moto que recebe manutenção de rotina pois isso mostra bastante sobre o cuidado que o dono teve com ela. Por fim leve em um mecânico de confiança pra avaliar como está a saúde do motor e se não há nenhum empeno no quadro ou canelas, o que indicaria algum acidente grave que a moto tenha sofrido. Uma moto bem cuidada, que o dono troca o óleo e filtros no tempo certo dura bastante. A minha está com 84.000Km e o motor está perfeito, nem óleo baixa.
Salve Chico!! Parabéns pelo excelente vídeo. Os preços das motos 0km estão abusivos demais. Comprei a minha Fazer 250 2012 usada e não me arrependo. Estou com ela já tem 1 ano e não pretendo trocar tão cedo. A moto me atende em tudo que vou fazer e está quitada. Comprar uma nova agora só iria me fazer gastar mais. Sobre desvalorização: Em termos financeiros as 0km desvalorizam bem mais e se você está usando a moto de forma diária como pode achar que está perdendo valor se a mesma te satisfaz? Como você bem disse nestes casos é consumismo desenfreado. Quem tem grana sobrando ok que compre as 0km e quem não tem que parta pro consórcio (foi assim que comprei a minha) e fujam do financiamento (barril dobrado) por que você compra 2 motos para pagar uma. Beijo Chico!!
@@joaopedrosoares2775 opa mano te explico: Fiz um consórcio da Honda e não peguei a moto. Peguei a carta de crédito e comprei a minha Fazer 250 usada. E ainda me sobrou na época uns 3 mil. Atualmente tenho uma Fazer 150 2015. Troquei na Biz que comprei também fazendo consócio. Quando compensava fazer consórcio pq os preços se mantinham. Hoje é fria. Um abraço e bons ventos!!
@@leonardomoraisdepaula6542 mano obrigado por responder entendi agora RS Eu até estou juntando um dinheiro e quero pegar minha primeira moto . Fazer nova ou usada tentar a vista ou consórcio caso nova , e avista se for usada . Vc recomenda qual do dois negócios ? Abraço ..
@@joaopedrosoares2775 nova é sempre bom. O problema é que o preço está absurdo (inclusive pras usadas). No meu caso peguei a Biz zero e as 2 Fazers usadas. Se vc achar uma usada em bom estado e de procedência sempre vale viu. Espero que faça um bom negócio. E como diz o Chico curta muito a sua moto. Fique com ela pelo menos 5 anos. Um abraço!!
Cara, eu tenho uma fã 125 2014, a moto é ótima, eu gasto menos de 400 reais por ano com a manutenção dela, faz 33km por litro, e me atende dentro de Salvador, mas me deixa na mão quando preciso ir para lugares como praia do forte, Imbassahy, centro de Camaçari, ela não desenvolve, não tem estabilidade em subidas, a moto morre, literalmente, perde mais de 20km de velocidade em subidas, é muito constrangedor, preciso de só mais um pouco de potência, para andar de forma mais segura em rodovias.
Com certeza não sou o único, mas tenho minha CBX200strada desde 2002, hoje com 37 anos penso, na verdade há alguns anos venho pensando e pesquisando para trocar de moto, pois acho Eu que já está na hora, mas dai bate aquele aperto...desfazer dela que já me levou pra tanto ligar longe ou perto pra pegar...,...,...,..., melhor nem falar, vou seguir seu conselho, vou dar um banho de loja nela, deixar ela zero de novo e a grana que sobrar fazer aquela viajem. Abracão e continue com suas dicas.
Show de dicas Chicão. Tenho um carro de 2006 com 60.000Km porque só ando de moto. Vou vender ele pra que? Tá andando muito bem. Me leva onde preciso ir. Moto também, se está boa vou vender pra que?
Tenho uma bross 2008, já estou com ela a 10 anos. Me dá muita manutenção. Sempre preciso trocar algo por que esta gasta. Já fiz motor, já troquei toda as peças da roda da frente, moto boa pra trabalhar e rodar pelo bairro, mas pra viajens não tenho coragem de pegar estrada com ela. Quero comprar uma nova zero , pois quero uma moto pra viajar tb, uma FZ15. A minha bross 2008 não esta me dando mais confiança pra viajem Quero uma zero pois a minha 2008 não me dá mais confiança pra viajens curtas.
Ele não te respondeu mas eu respondo, "amaciar" tipo.. deu certa quilometragem (acho que 1000 km) vc viaja com a moto exigindo o máximo dela,que assim ela vai poder chegar ao limite quando precisar ,amaciar é +/- isso!
Como eu e a minha fazer250. Tá fumando um pouco com apenas 46 mil km.(originais) mas como assim uma fazer fumando com 40 mil km.kkkk isso pq já bateu biela e eu troquei.acredito eu que troca de óleo com intervalos muito longo.o antigo dono fazia revisão na concessionária, de 5 em 5 mil km ou seja o óleo passou da vida útil.as vezes a gente compra uma que parece zero,pouco rodada,tudo certinho e toma uma dessas.agora não sei se arrumo.ou troco pq tá dando probleminhas.
Cara, que bom que você gravou esse vídeo. Estou terminando de quitar minha Fazer150, fiz em 36x e vou conseguir terminar com 18x. Ela está nova. Daí eu bati o olho na MT03 e já ia pegar ela zero e financiada, de novo. Estava com dúvida desde de jan/2018 de comprar ou não essa moto, depois do vídeo ...parei. Ainda quero a MT03, mas vou juntar a grana pra comprar a vista uma nova caso não consiga uma mecânico pra avaliar uma usada. Obrigado mais uma vez por compartilhar sua experiência. Outra, próximo vídeo dá pra fazer nesse Cagivão que você tanto fala? Valeu!
e como tu disse chico,eu tenho uma cg 97 que pelo estado da moto pra mim não acho que valha a pena trocar por uma nova ,digo isso pois conheço muito bem a motocicleta e sei que mecanicamente nunca vai me deixar na mão.
Sapulveda! Você é o cara! Eu tenho minha casa paga! Meu terreno pago! Tudo está 100% quero muito a MT 09! Acredito que não é um consumo desenfreado! Pois estou tranquilo financeiramente! Ganho em média 3 salários por mês! Vou fazer o consórcio
Minha primeira moto foi uma Honda Deram(1997),paguei R$1.500,00 de entrada + 6 parcelas de R$200,00 sem juros,fiquei 4 anos com a Dream.Dois anos depois de adquirir a Dream,em 1999 fiz um consórcio de uma XR200(usei a carta de crédito para outro fim em 2002),em 2005 peguei uma Honda Fan 125 financiada(tirei para trabalhar),foram 8 anos e 135 mil km,e em 2013 peguei uma factor 125(à vista).Rodei 48 mil km e fiquei com ela 3 anos e meio pois em fevereiro de 2017 entrei em um consórcio de uma Ténéré 250 e fui sorteado no segundo mês.Uso a Ténéré no dia a dia a trabalho e para passeios e viagens nos finais de semana e feriados.Após um ano de Ténéré posso afirmar que foi a melhor compra que fiz pois o motor 250cc é econômico, confiável e de manutenção simples e barato,as 250cc/300cc(XRE,Ténéré,Lander,tornado,Cb 300, Twister etc..)atende muito bem a proposta cidade/estrada com baixo custo e segurança.Pretendo ficar anos com a Ténéré pois a equipei com todos os acessórios (guidão Oxxy,Riser,bolha alongada,protetor motor e tanque,bauleto 45L, alforges e afastadores de alforge),só falta comprar manoplas com aquecimento.A Terezinha tá top!
Tive uma cb 300, e depois de 01 ano de uso e muito zelo por ela, senti a necessidade de trocar pois eu tenho uma altura considerável e não ficava numa posição muito agradável andando nela, vendi ela e comprei uma Ténéré 10/11 usei mais ou menos 01 ano e meio e vendi, pois estava construindo e não estava podendo está gastando dinheiro com moto, vendi e comprei uma Biz 2011 é a moto que estou no atual momento, moto muito boa de andar, muito econômica em relação a gastos de gasolina e manutenção, vou fazer 08 meses com ela, e já estou pesquisando outras motos, tenho o sonho de ter uma 600, mais como rodo muito de moto durante a semana por causa do trabalho, pra mim não seria viável estar rodando tanto com uma moto de alta cilindrada. Estou analisando, vou ficar guardando um pouco de dinheiro mês a mês, estou em dúvida, se vendo a moto e coloco a diferença e pego uma Falcon injetada, se pego uma Twister 2008 com o mesmo dinheiro da Biz. Descer de cilindrada as vezes é uma boa, para o bolso da uma respirada, mais chega uma hora que uma 125/150 não satisfaz mais nos rolês.
#sepulvedaresponde Chico, V-Strom 650 fabricação 2012, modelo 2013, aquele sem ABS. Equipada com bauletos laterais e traseiro. Os 3 são aqueles italianos, com a carcaça mais rígida e acabamento mais bonito. Pesquisei o preço e os laterais novos custam 1700. O traseiro é E52 maxia, também Givi. Daí tem os suportes para os 3 bauletos. Tem aquele protetor de punho. O protetor de carenagem (Givi). Protetor de cárter e vai com um GPS (parece que é multilaser). A moto está com 25.000 km. O preço é R$ 23.000,00. O que você acha?
Chico o nome disso se chama Obsolescência perceptiva A obsolescência perceptiva ocorre quando o produtor lança uma nova versão mais atraente do produto e o consumidor é induzido a comprar a nova versão, mesmo quando o modelo antigo continua operacional.
O Chico aqui é o Cleiton da CB500F, tbm temos que ter uma moto com manutenção em dias, claro que motos de baixa cilindradas vai ajudar no custo benefício. Abraços. Tamo junto.
SEpu. Vc tem razão. Fui ver uma fazer zero 2018 15,600 valor + 700 de documentos+1350 de seguro, ou seja 17,650 por uma fazer novo que depois de um ano com no máximo 12mil rodada vai custar 14.500, então pensando bem peguei a Lander 250 2013 com 45 mil a vista, e a moto tá top não fiz nada ... Só rodando ..🙏tô muito feliz e não devo nada ... Só alegria.🤘
Eu ainda estou no processo de tirar minha habilitação, mas eu fiz exatamente o que falou, Chico, eu cortei uns gastos desnecessários que eu tinha e fiz o consórcio de uma Factor 150 da Yamaha. Fiz isso justamente por não ter experiência nenhuma, ser solteiro, sem filhos, sem muitas responsabilidades financeiras e também não conhecer nenhum mecânico de motos pra leva-lo pra conhecer uma possível moto usada que poderia comprar. Não acho que fiz um mal negócio, a minha ainda não foi contemplada, mas eu estou sem pressa, quero estar com minha habilitação em mãos primeiro pra poder sair com ela da concessionaria.
Parabéns pelo vídeo, show de bola.... Tenho pretensão de começar a gravar alguns videos nos meus passeios de ténéré 250 aqui no Norte de Mato Grosso, dessa forma, gostaria que desse algumas dicas de filmagens em motos para quem está começando..... Outra dúvida, com sua experiência em viagens de moto e tal, qual tipo de navegação você aconselha mais, GPS para motos ou Aplicativos de navegação no celular, sempre visando praticidade, eficácia e custo..... Desde já, abraço....
Chico, recebi uma proposta boa pela minha virago ano 94, tava tudo certo p vender p pegar uma mais nova... de repente cheguei a essa mesma conclusão que vc nesse vídeo, os melhores momentos q o motociclismo me proporcionou foi nessa moto, demorei p deixar ela ok e desisti de vender, ela muito barata de manter e no fim trocar de moto no meu caso seria puro consumismo. Grande abraço e obrigado pela reflexão
"A gente compra coisas que não precisa com um dinheiro que a gente não tem pra impressionar pessoas que a gente não gosta". - clube da luta :)
Perfeito!!!
Levarei essa frase comigo, pra vida.
Discordo mn tu não tem um sonho em ter uma moto ou carro bom não?
@@clipsff4545 existe a necessidade e o ego
Esse filme nos ensinou muito! Um dos favoritos
Fala Chicola, esse é o melhor video que eu vi no seu canal até agora. Os melhores comentários com grande discernimento. Esse é um GRANDE problema do nosso país. Essa vontade intensa de trocar de veículo sem ter necessidade. Veja o meu exemplo. Eu tive uma teneré 250, troquei pela teneré 660 e após isso, não satisfeito, troquei pela tiger 800. Hoje estou sem moto e estou procurando uma teneré 250 novamente, e digo a razão: pura ilusão. Os melhores momentos que tive no motociclismo foram com a tenerezinha, eu andava muito e gastava pouco, consumo baixo, peças baratas, a moto não quebra, etc. Com as motos maiores eu andava sempre com medo de bater, de pegar um buraco, de tudo, pois qualquer parafuso custa um absurdo. Sem citar os impostos... absurdo, Pagar 2 mil reais de imposto todo ano é queimar dinheiro. Entregar de mão beijada 2k por ano para esse governo lixo que nós temos é de rasgar o coração. Hoje, mais maduro, vejo que não passa de ilusão. Com a minha teneré eu fazia as mesmas coisas que fazia com a minha tenere 660 e com a tiger 800, com uma diferença, com a tenerezinha eu fazia mais, porque custava menos e eu sempre podia estar em todos os rolês.
Excelente comentário, Fabio! Muito obrigado pelo elogio!
Fabio Fernandes show de comentário mano..
Eu tinha um iron 883 que fiquei com ela durante 1 ano e meio. Peguei a tenere 250 /2016 há 5 meses e já fiz muito mais com ela por muito menos. Estou apaixonado pela minha tenerezinha e penso em fazer 500 mil km com ela se Deus permitir.
Abs.
Prezado Chico, sou de Salvador e passei a seguir o seu canal recentemente.
Gostei muito do conteúdo apresentado, nada de modismos ou de condução irresponsável.
Estou com uma grande dúvida e gostaria de ouvir a sua opinião. Atualmente tenho uma moto 125 cc, uma Yes ano 2005, era do meu irmão e passou para mim em 2008. Este ano fiz 10 anos com a moto e voltei a morar em Salvador, trabalho na paralela (passo lá todos os dias) e não me sinto seguro na 125cc (potencia, freios - principalmente em chuva).
Então gostaria de ir para uma moto maior com freio ABS, pensando principalmente na segurança. A moto é para trabalho e eventualmente passeios curtos (Arembepe, Praia do Forte, Jaguaribe). É uma moto para longo prazo, mínimo 5 anos. Inicialmente estava pensando na fazer 250 2018, mas o valor de 17 mil nela (nova) é incompatível (ao meu ver) com o que a moto oferece. Por uma diferença de 3 mil, existe a Z300 (acho linda demais), muito mais potente e tecnológica. Quando dividir esses 3 mil por 5 anos, não dará praticamente nada. Em relação ao consumo, vi vários casos de motos fazendo 25km no youtube, vou andar de forma consciente, acho que consigo essa média. Penso em comprar num consórcio, estou pesquisando desde abril e o planejamento é comprar (se tudo der certo) em janeiro/fevereiro de 2019.
A dúvida cruel, qual dessas comprar? Vale a pena comprar nova, considerando o tempo estimado para uso? Andei olhando motos usadas no OLX, mas diferença de 2/3mil para uma nova não me parecer ser tão bom negocio, se pensar que na primeira encostada na oficina pode gastar isso caso algo passe despercebido.
Um abraço
Marcos, sua resposta será em video! Bem vindo a família!
Eu não tinha moto, e eu fiz uma pesquisa grande no mercado sobre, se uma moto usada ou uma moto 0km era melhor, meu esposo precisa para trabalhar, só que tinha que ser financiado, então começamos a pesquisar motos aqui no estado de são Paulo e eu vou ser bem sincera, fiquei com uma 0km fan 160 da Honda, porque o preço das usadas estão o preço das novas, está um absurdo, eu iria pagar o mesmo valor de uma moto 0km, então preferir uma nova mesmo.
exatamente kkkkkkkkkk
conselho de amigo verdadeiro! !!valeu Chico cada vez mais sucesso pra você companheiro Deus te ilumine sempre! !!
Bjão, Adriano!
Ó pra isso, Chico é daqui de Salvador, saudações meu velho, eu comecei a lhe acompanhar esses dias, e não sabia disso, um abraço!
esse velocímetro no zero ta me dando TOC meu deus
TB kkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
Também ache estranho kkkk
assistindo vídeo antigo do tio chico e ele falando bem do consórcio me deu até uma agoniazinha ksksksks, mas o vídeo serviu bem, obrigado tio chico!
Belas dicas meu amigo. Seu vídeo foi uma bela reflexão sobre consumismo.
Muito obrigado!
Otima reflexao, nenhum canal que deu essa ideia certa que vc falou. Parabens ganhou mais um inscrito. Logo vou tirar minha carteira e ver o que meu bolso deixa eu conprsr. Abracos
Acho que rolou um arroto no começo do vídeo kkkkkkkkkk
😳😂😂😂😂😁
FATO😂😂😂😂😂😂
Fato!
A nova abertura dos vídeos pow kkkk
Kkk tmbm percebi kkk
Em 2009 não existia muito acesso à informações sobre motos como vemos hoje, com inúmeros reviews e opiniões de proprietários. Daí na minha Ignorância plena sobre como comprar a primeira moto, e tendo preconceito contra motos usadas por achar que podiam quebrar e dar dor de cabeça, tive a felicidade de escolher, numa oportunidade ímpar, comprar uma Intruder125cc...foram 48x fixas e sem entrada de R$205. Não tinha conta em banco, nem carteira assinada...fiz apenas uma declaração com um Contador e pronto...em menos de 30 dias eu estava motorizado...depois que fui providenciar a adição de categoria na Habilitação(um ano após, depois de pegar muita prática...heheheh). Já pilotava há anos, mas n tinha a experiência diária de ter uma moto, ir trabalhar etc.
Tenho a Trudinha até hoje e foi só alegria. Foi a melhor decisão e só não faria novamente pois, hoje eu sei que "pode" ser uma ótima opção uma moto usada, bem conservada e de procedência. Isso faz render mais o dinheiro, podendo obter uma moto melhor por menos dinheiro ou possibilitando a compra à vista ou em menos parcelas. O bom de ter uma moto, qualquer que seja, é ter condições de aproveitar com dinheiro no bolso, pois tem muita gente que vira o mês no vermelho só pra ostentar uma moto cara, não condizente com suas condições. Daí tem a "melhor" moto e não tem condições de curtir deboas.
Tmj, Chicão!
EXCELENTE, Felipão!! Como sempre! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Chicão meu velhow .. mais um vídeo show hein.. cara tow vendo diariamente o sofrimento de um amigo q pegou uma moto usada na mão de um colega de trabalho q, só de pensar eu quero passar longe disso ... é um dia de uso e uma semana parada pra corrigir defeitos. Concerta uma coisa ..quebra outra.. 1L de óleo por semana ..dá até uma tristeza por ele ... novo habilitado só queria a moto pra se deslocar mesmo (pegar as manhas) mais nessa empolgação acabou se caindo numa fria. quando vejo alguem recomendando moto usada fico com muito medo por isso, principalmente pq eu tbm nao tenho experiencia e nao saberia avaliar.. o mecanico seria uma boa ... mais pra quem tá chegando agora, assim como eu, acho q 0km é a melhor opção mesmo.
Necessidade - ego - prazer - vontade - sonho .
Consciência em qualquer destas questões.
Grande Chico, esse assunto é uma ótima reflexão. Quase fui seduzido pela moda de trocar de moto logo, mas depois que coloquei tudo "na ponta do lápis", já fica mais complicado. Eu comprei a tangerina nova por conta de não ter a grana pra pegar uma usada à vista. Tive o maior cuidado para pagar o mínimo de juros possível, para ganhar vantagem dos gastos q eu tinha com carro. Fiquei muito satisfeito com o esse planejamento. Grande abraço, meu querido!
Respeito demais seu canal. Você é um grande exemplo de motociclista!
Muito obrigado, Douglas.
Boa tarde, meu nome é Adriano de Taubaté gostei muito do seu vídeo me ajudou muito a respeito pois tenho titan 150 já 2005/2006 é eu estava querendo pegar uma moto 250 mas através desse vídeo eu tomei a minha decisão vou continuar a minha guerreira valeu muito obrigado Chico
Mano, alem de curtir muito seus videos, dei muito valor no teu relógio, é massa.
Valeu, Camila! Me amarro nele também. Bjão!
Rapaz eu não tenho moto ando de bike , mas curtir muito seus conselhos vc parece ser um cara bem gente boa. Me inscrevi no teu canal sucesso!!
Muito obrigado! Bem vindo a família!
quando eu vejo as diferenças de valores anuais de custo da minha motinha velhinha e a nova, fica difícil viu, querer trocar por preocupar-se com a estética quando irá fazer o mesmo serviço, percurso e etc, em tempos de crise a balança da acertividade conta muito nessa hora.
Como queria ter um canal desse nível de reflexão a 10 anos atrás, não teria perdido tanto dinheiro comprando moto fora do meu perfil de uso e necessidade. Cada dia mais admiro seu serviços prestados aos motociclistas. Valeu Chicão.😎
Muitíssimo obrigado, Claudio!
Muito obrigada pelas instruções. Pretendo comprar a minha primeira moto à vista.
Disponha
Hola Chico blz. Pó muito obrigado. Você me ajudou bastante nesse vídeo. Tenho uma cg titan 2006 queria pegar uma Twister 2018. Mas não tenho dinheiro e ia financiar. Mas obrigado por ter me acordado minha moto está com 27000 km nova, tirei zero. Até hoje não troquei dela nem a vela nem á relação. Vou trocar as peças mês que vem ela ficou um ano parada eu usava muito pouco. Agora estou pegando 60 km por dia de estrada com ela. Mas ela está me atendendo. Quem sabe troco bem mais para frente. Deus lhe abençoe. Abraço.
Um dos melhore, senão o melhor vídeo que eu já assisti aqui neste canal e em outros também!
Otimo conteudo no seu canal,povo brasileiro compra pra mostra pros outros,não compra pra curti o veiculo ou moto
Muito boa discussão sobre o assunto. Até uns 2 anos atrás pela imaturidade eu pensava totalmente diferente de hj.
Pensava em sempre obter motos novas e atualizadas. mas de um tempo pra cá, aprendi a apreciar os kms adquiridos com uma moto. Esses kms ajudam a definir o próprio motociclista e a paixão que ele tem pela sua moto.
Hj acredito que uma moto bem cuidada, revisada e “rodada” vale muito mais a pena, sem falar que isso ajuda a frear p consumismo e a impulsão por novas aquisições.
O dinheiro gasto com novos finaciamentos será bem melhor usado em experiências com minha motoca atual. Meu bolso e minha vida agradecem.
Ah minha tenerezinha tmb rs.
Abraço Chico e parabéns pelo canal, mais um inscrito.
Vlw Chicão,maravilhoso video compartilho dessa mesma opinião,mas o melhor desse vídeo foi aprender a regular o retrovisor direito com a mão esquerda,kkkkk!!! Grande abraço meu irmão!!!
Kkkkkkk! Bjao Flavio!
Ótimo vídeo, principalmente falando sobre o consumismo desenfreado q existe em nosso país, trocando de moto puramente pelo motivo q seu amigo trocou de moto...VC acha q tem q trocar TB, se liga meu povo!!! Valeu Chico!!! Perfeito o vídeo!!!
Muito obrigado, Edmundo!
Salve salve guerreiro do asfalto ja cheguei acelerando no like meu querido chico vc sempre com suas maravilhosa dica pra seus inscritos obgd pelo carinho que vc tem com a gente um grande abraco meu querido chico beijão
Parabéns pelo vídeo!
Sempre pensei assim. Se ainda me atende, vida que segue!
Inclusive eu diria pra até a primeira moto pegar usada. Obviamente com cuidado e CIENTE de que aparece defeitos. (Mas se o defeito não é grave/crônico do tipo que não passa desapercebido por dois amigos que te ajudem, consertar estes defeitos será muito mais barato que a nova e te fará entender mais de moto!)
Sábios conselhos, amigo!! Eu vou comprar uma R3... Usada sim!
Chico muito bom seus conselhos.
A compra de uma moto muitas vezes ou na maioria das vezes é emocional e não racional. Eu acredito que quando ficamos mais velhos ficamos mais racionais.
Eu compro motos zero, mas sempre tive a disciplina para guardar o dinheiro até chegar no valor da moto que desejada. O raciocinio é o seguinte: Se eu posso pagar um finaciamento eu posso juntar o dinheiro.
Bacana segure os desperdícios e os impulsos acredite moto é juntar dinheiro comprar a vista e ser feliz
Bom negócio é investir em rifas gastar pouco pra ganhar ou ajudar alguém a ser feliz
Tô fazendo exatamente isso, e nem precisei de conselhos.
Já acho um absurdo o valor a vista, mas tô louco querendo essa fazer 250.
Ganho pouquinho... Mas com muita disciplina já tenho 10 mil.
Até o final do ano que vem eu compro a vista! Se Deus quiser.
Grande Chicão, um forte abraço aí meu camarada, sou super seu fã, e curto muito o canal, tô no mundo duas rodas, a pouco tempo aí, cerca de um ano, tenho uma fanzinha 2008 125 varetada, cujo curto muito, moro em cidade pequena, mais com muitos morros, tenho essa hondinha como primeira moto, tipo meio que pra me testar mesmo, sou pai de família, e ando na tocada tiozao mesmo, tenho amor a vida é a família, tô amando esse mundo de duas rodas se soubesse que era bom anda de moto assim, teria moto antes, desde que fiz minha primeira habilitação, o problema agora é o seguinte, queria pegar uma zeradinha, e com mais força pra encarar os Morrinhos, uma motinha que não sofra com meus 114 kls e 1,90 de altura, e as vezes andar com minha esposa 70 kls 1,74 engarupada,mais não queria erra na escolha, pois quero nova pra cuidar e casar com ela mesmo. Adorei a nova fazer 2018 250, mais como queria acerta de primeira, pra não ficar perdendo dinheiro com trocas de moto queria um dica de um cara experiente como vc meu amigo, acho linda de morrer a Kawasaki z 300 verde, e tbm curto a cb 500, são todas de categoria diferente, não me importo muito com consumo de combustível, será pra uso sempre urbano, e tocadas de no máximo 110km, mais não queria um motor esguelando e com torque fraco, devido a meu peso, qual delas seria mais gostosa pra cidade? Pra andar de vagar e que tenha força pra não sofre com tanto peso? Kkkk um abrass, fico na dúvida entre
1 z 300 22 mil reais, naked
2 cb 500 28mil reais, acho um poko cara
3 fz 250. 16500 reais monocilíndrica
Quando eu vi você falando se você tem uma fazer 2008 zelada até parece que você estava me dando um conselho e vou seguir o conselho seu muito obrigado Chicão valeu um beijo
Beijo, Emmanuel! Se reapaixone por sua Fazer!
Excelente video Chico. Obg pela explicação, me ajudou a pensar antes de ir atrás da minha primeira moto.
Disponha sempre, Eduardo!
Acho curioso é a galera que NÃO INVESTE em peças originais de reposição e revisões, MAS assume parcelas de 300 a 600 reais em motos novas 😂 viva ao consumismo !!!
Um beijão Chico querido!!!
Beijo grande, Deise!
Vim do futuro para dizer a uma moto semi nova esta o mesmo preço ou ate mais caro que uma 0km... Pois uma moto 0km da Honda tipo a CG Titan 160 2022, a fila de espera e de 5 a 6 messes, para retirar a moto.
Tô feliz que o canal tá crescendo
Muito obrigado, Matheus!! Bjão!
valeu pelos conselhos estou querendo compra uma moto pra poder estudar com ela e trabalhar tabem intao nao é por luxo e sim necessidade não posso gastar a toa e uma usada é mais viável no meu caso mas tbm não posso pegar algo tao ultrapassado que me de problemas em pouco tempo, enfim são varios aspectos a serem analisados na hora de fechar um negócio e não se arrepender depois, valeu abraço, mais um inscrito
Bem vindo a família!
Poxa Chico obrigado vc me ajudou bastante, já sei o que vou fazer
Olá, Chico.
O período que permaneci com minha primeira moto envolveu exatamente os dois fatores que você nos apresentou neste vídeo. Era Janeiro de 2004 e a Honda estava lançando a linha do consagradissimo modelo CG 125 Titan para aquele ano. Sem muita dificuldade, encontrei um belo exemplar, modelo 2000, com procedência e apenas 16 mil Km rodados. Chegou o mês seguinte, no qual eu estava plenamente feliz com minha compra, a mesma marca anuncia para a imprensa que um modelo completamente novo seria lançado e o antigo, descontinuado.
Raiva, mágoa, sensação de "vazio"... confesso que tudo isso passou por minha mente, pois todas as revistas especializadas da época comparavam e comprovavam: a nova CG 150 Titan era tão superior a minha amada, que a deixou até defasada em relação a outros modelos concorrentes.
Após diversas necessidades e alguns passeios curtos e de média distância, todos bem sucedidos, aquele ano estava findando e uma grande oportunidade surgiu para que eu a vendesse. Somado o entusiasmo do interessado com minha cobiça pelo novo produto, vendi minha parceira acima do preço da compra e, até mesmo, sem consulta a mecânico.
É fato que só fui adquirir a Titan 150 1,5 ano depois. Entretanto, se não fosse aquela minha vulnerabilidade ao consumismo... aquela Titanzinha, com seus famosos "rrrrrr..." e "tic-tic-tic...", estaria tranquilamente comigo até o instante da substituição pelo carro.
Grande Abraço!!
Saúde e Paz!!
😄
Grande Chicão! Concordo com o seu ponto de vista. Sempre temos que dar valor as motos usadas, entretanto eu demorei 3 meses procurando moto 150 em bom estado e não encontrei nenhuma. O máximo foi uma fazer 150 e o cara pedia 7 mil reais, um total absurdo. Parece que as pessoas não dão valor aos seus bens e tratam como se fosse lixo. Motos com 20k km fumando, batendo válvulas, etc... é complicado e por isso optei por uma 0km! Beijo meu querido!
E Parabéns pelo canal. Está me ajudando bastante.
Poxa muito legal vc mencionar a questão de consórcio pra moto de baixa cilindrada qdo a gente não tem grana pra pagar a vista. Vlw Chico!!!
Eu sigo com minha CG125 1984, me atende muito bem e tem baixo custo de manutenção, só penso em uma Fazer 250 para viajar, por conforto e segurança mesmo .
Tá a quanto tempo com ela?
Essa abertura de vídeo com arroto é nova kkkkkk
Gostei muito do vídeo abraço meu querido
Kkkkkkkkkkkkkkkk!
Chicão, eu sou essa última opção. Estou tirando minha habilitação A (moto), já tenho a de carro, estou fazendo adição. Pretendo pegar a nova Fazer 250 2018 pois tem 4 anos de garantia, porém através de financiamento, pois se não for assim "pobre" não consegue nada não. Não conheço absolutamente nada de moto, nunca andei em uma com marcha (só scooter), acho que com uma moto 0 fica melhor para mim pois terei todos o suporte necessários caso precise, fora que eu quem irei amaciar e fazer todas as revisões da motoca né.
Excelente vídeo! Um forte abraço!
Kadu do Rio de Janeiro.
Não concordo com a frase que tu diz, que pobre não consegue nada se não parcelar...
A verdade é que tu não tem paciência pra juntar o dinheiro.kkk
Eu juntei.kkk E já tô tirando a carteira.
Com 3 anos, eu juntei o dinheiro pra comprar essa moto que tu tá falando... A FZ 25...
Só que pensando bem, acho que não vale o valor.
Vc deferia fazerbum video de lojas de moto usada em salvador .. seria legal
🌟Viva amigo!
Só agora vi o vídeo, mas quero deixar expresso, que esse seu conselho faz muito sentido!
Realmente comprar mota nova, custa um bocado bom a mais, mas aí o proprietário sabe como é feita a rodagem e toda a manutenção pode ser feita atempadamente, sendo o próprio a controlar todos os parâmetros que poderão ditar a durabilidade da dita cuja.
Usada...terá de realmente, ser feita uma inspeção bem pormenorizada, de todos os itens que estão sujeitos a um desgaste mais precoce! Ter atenção especial ao barulho característico do motor de cada modelo em questão, assim como o aspeto deste, se apresenta vazamento,( nas juntas, etc).
Em relação ao consumo desenfreado, também sou da opinião de cuidar e ou melhorar até certas funcionalidades da mota que já temos, que por acaso até é uma mota que nos atende bem! Como por exemplo, na hora de trocar de relação, escolher uma superior à de origem, que vá previligiar a durabilidade, assim como o próprio rolamento do conjunto! Pode - se também melhorar outros itens com o tempo, tal como suspensões, pneus, sempre respeitando as especificações adequadas à mota visada, creio ser uma melhor "solução", do que jogar dinheiro no " Espaço "!
Abraço e saudações de Portugal.✌
Concordo plenamente contigo, Jorge! Bjo grande!
Chico, excelentes ponderações. Perfeitas! É por isso que eu gosto e acompanho o teu canal. Abração, desde Belém do Pará
Beijão, Rui. Obrigado pelo carinho!
Chico Sepulveda É mesmo, aqui no canal se manda beijo. Então, beijão, amigo!
Bjoooooooo! 😘
Temos q ter bastante cautela em nosso consumismo. Na minha opinião, moto boa é aquela q cabe em nosso bolso. A realidade financeira de um muitas vezes é diferente da realidade financeira de outra pessoa. Se as condições financeira de uma pessoa permite q ela tenha moto de alta cilindrada, seja feliz, possua a sua moto, tranquilo. O doloroso é ver algumas pessoas com poder aquisitivo limitado, comprando moto cara de alta potência, mas se endividando completamente, passando altos apertos. Sendo q uma moto de baixa cilindrada, tipo 150 ou 250, resolveria sua questão de mobilidade e não deixaria a pessoa com apertos financeiros. Valeu pelo vídeo!
É Chico, seguir pelo corredor com o trânsito em movimento não é legal!
Moto usada ou nova, eis a questão! Sempre Boas dicas neste canal, é isso, muito bom!
Ajudou bastante,tirou muitas dúvidas vlw.
Na maioria das vezes as pessoas tendem a consumir motos ou outros bens e produtos não por necessidade,mas sim pra tentar aliviar um vazio existencial. A compra gera muito prazer e sentimento de realização, porém, essa sensação logo passa e não supre a real necessidade do indivíduo. Ter uma moto do ano é muito legal e não sou contra a compra em si, mas devemos parar e analisar a real necessidade da compra ou se é só uma ilusão que vai gerar mais custos desnecessários do que benefícios. Motos são apaixonantes, mas não devemos ser escravos delas e viver de pagar juros exorbitantes.
Mais um excelente vídeo do tio Chico. Na verdade, comprar moto usada compensa sim, mas não é fácil encontrar uma usada bacana, tem que ter paciência e pesquisar muito, porque poucos donos cuidam bem das motos, e nunca se pode confiar em nada que é humano, e muitas vezes somos vencidos pelo cansaço. Portanto, pra quem quem não tem paciência de pesquisar, vai de moto zero, é mais cara é, mas dor de cabeça num vai ter.
Muito obrigado, Evirenio!
Suas dicas são ótimas, xô consumismo, termino de pagar a minha em maio do ano que vem, não vejo a hora, e ainda vou usufrui la muito tempo antes de trocar. PS: esse trecho do hospital Sara em diante é tenso, ainda mais chovendo.
Falou tudo meu amigo, sempre com otimos videos. Tenho uma crosser 150, sou apaixonado por ela. mas to louco pra pegar uma tenere 660 usada, contudo toda vez que penso em vender a crosser pra pegar uma maior me doi o coração. ai acabo ficando com ela e fico so comprando acessorios como vc falou..rs.
Verdade mano agora eu me inspirei no que tu disse peguei uma fazer 2010 limitada ,pensava em trocar ano que vem numa mais nova flex mais vou dar um trato na nega pintar ficar com ela
Boa noite Chico
Vc como sempre muito gentil nos videos.... Chamando isso de consumismo ficar trocando de moto de 2 em 2 anos , na verdade isso pra min e modinha ou status de andar moto nova ou de muito cilindrada....
Eu mesmo tenho uma Bros 2013 carburada 125 peguei com 4 mil rodados em 2015
Tô com ela e tô feliz me atende super bem
Vou trocar não tão cedo
Valeu pela opinião, Leo!
Eu ia pegar uma FZ-25 amanhã
Mas vou segurar minha Twister 2006
Obrigado
Ótimo Vídeo!!
Excelente reflexão! Comprei uma crosser zero em 2016 pelo que você descreveu. Não tinha experiência com motos, não conhecia um mecânico de confiança e tinha medo de pegar uma bomba. Não me arrependi porque gosto da moto e não perderei muita grana quando vender. Mas a próxima será usada, pois quero aumentar a cilindrada e as motos 0km da categoria que quero são absurdamente caras. Interessante se falar em consumismo desenfreado. As pessoas ficam se endividando, entrando em financiamentos desnecessários, só para mostrar aos outros.
Valew pela dica Chico!
Disponha, Josue!
VOCE FALOU TUDOOO
Valeu, Elias!
A minha fazer 150cc ano 2016,, terminei d pagar ja ,a moto ta zero,me atende bem, não pretendo trocar muito cedo não.
excelente vídeo...
Fica com Deus..
Ótimo vídeo valeu Chico
Valeu Jocelino!
Gosto e Ego de cada um minha opinião.
Fala Chico 😊
Como Eu sou promotor de entrega de Veículos Novos e já sei as facadas que as coisas concessionárias dão jamais eu compraria uma moto ou um carro 0km deixo isso pra quem quer gastar dinheiro atoa .
Também existem casos igual o meu de comprar uma moto 0km, pelo fato de ser um sonho e planejar a compra juntando um dinheirinho todo mes, bem tudo depende da situação financeira da pessoa, ter planejamento e paciência consegue realizar o sonho com serteza, meu conselho é não financiar, com esse dinheiro guardado vc compra 2 motos pode fazer as contas.
Calinho esc Verdade amigo, eu também tenho um sonho de comprar uma Ténéré 0km, e faz um tempinho que tô me preparando, organizando financeiramente para realizar esse sonho, acho que esse ano vou conseguir. Já tô com minha motinha a seis anos, uma fan 150 e acho que tá hora certa de trocar de moto, mas com educação financeira. Abraço amigo ✌
Roneidson é isso aí !!! Valeu amigo abraço.
Existe o financiamento com taxa zero de12x mas tem que dá 50%de entrada é só não atrasar parcelas fica no preço.#ae sim
Infelizmente agora eu vejo o grande erro que cometi. Dei dois carros quitados pra pegar um maior e ainda assumi uma parcela de 533 q na hora achei q seria tranquilo. Agora eu tô me lascando pra quitar e se tivesse meus antigos já estaria até com uma moto nova. Resumindo comprei pelo status e emoção e não pela razão.
Delacrox777 pobre que paga de rico se fode ...
Fala Chicão! Lembra do assunto que levantei sobre o formato em podcast? Então, esse é um assunto que daria exatamente nesse modelo. Você, mas uns dois amigos trocando (ou inscrito, tô aí rs) uma ideia sobre o título do vídeo. Poderia ser algo de mais longa duração, tipo 1 hora de assunto. Sei que disponibilidade é complicado, mas seria excelente termos seu conteúdo em outros formatos.
Beijo!!!
Parabéns pelo vídeo conselho muito bom.
Prefiro muito mais uma usada bem cuidada. Só tive uma zero até hoje e as usadas que comprei nunca me deram nenhuma aporrinhação. Lógico que vc precisa saber comprar e avaliar pra não cair em furada.
@Felipe Washington o estado de conservação geral. Olhe o óleo, filtros, estado dos pneus, discos e pastilhas, veja se estão de acordo com uma moto que recebe manutenção de rotina pois isso mostra bastante sobre o cuidado que o dono teve com ela. Por fim leve em um mecânico de confiança pra avaliar como está a saúde do motor e se não há nenhum empeno no quadro ou canelas, o que indicaria algum acidente grave que a moto tenha sofrido. Uma moto bem cuidada, que o dono troca o óleo e filtros no tempo certo dura bastante. A minha está com 84.000Km e o motor está perfeito, nem óleo baixa.
Bom concelho, valeu.
Foi de propósito né?? Eu sei
Salve Chico!! Parabéns pelo excelente vídeo. Os preços das motos 0km estão abusivos demais. Comprei a minha Fazer 250 2012 usada e não me arrependo. Estou com ela já tem 1 ano e não pretendo trocar tão cedo. A moto me atende em tudo que vou fazer e está quitada. Comprar uma nova agora só iria me fazer gastar mais. Sobre desvalorização: Em termos financeiros as 0km desvalorizam bem mais e se você está usando a moto de forma diária como pode achar que está perdendo valor se a mesma te satisfaz? Como você bem disse nestes casos é consumismo desenfreado. Quem tem grana sobrando ok que compre as 0km e quem não tem que parta pro consórcio (foi assim que comprei a minha) e fujam do financiamento (barril dobrado) por que você compra 2 motos para pagar uma. Beijo Chico!!
Mano bom dia vc disse que tem uma fazer 2012 usada e tbm disse que comprou a sua pelo consórcio não entendi nada .
@@joaopedrosoares2775 opa mano te explico: Fiz um consórcio da Honda e não peguei a moto. Peguei a carta de crédito e comprei a minha Fazer 250 usada. E ainda me sobrou na época uns 3 mil.
Atualmente tenho uma Fazer 150 2015.
Troquei na Biz que comprei também fazendo consócio.
Quando compensava fazer consórcio pq os preços se mantinham.
Hoje é fria.
Um abraço e bons ventos!!
@@leonardomoraisdepaula6542 mano obrigado por responder entendi agora RS
Eu até estou juntando um dinheiro e quero pegar minha primeira moto .
Fazer nova ou usada tentar a vista ou consórcio caso nova , e avista se for usada .
Vc recomenda qual do dois negócios ?
Abraço ..
@@joaopedrosoares2775 nova é sempre bom. O problema é que o preço está absurdo (inclusive pras usadas). No meu caso peguei a Biz zero e as 2 Fazers usadas.
Se vc achar uma usada em bom estado e de procedência sempre vale viu.
Espero que faça um bom negócio.
E como diz o Chico curta muito a sua moto. Fique com ela pelo menos 5 anos.
Um abraço!!
Flw .. gostei ... Ia comprar uma nova agora vou ver se vou reformar ou pegar uma usada.
Cara, eu tenho uma fã 125 2014, a moto é ótima, eu gasto menos de 400 reais por ano com a manutenção dela, faz 33km por litro, e me atende dentro de Salvador, mas me deixa na mão quando preciso ir para lugares como praia do forte, Imbassahy, centro de Camaçari, ela não desenvolve, não tem estabilidade em subidas, a moto morre, literalmente, perde mais de 20km de velocidade em subidas, é muito constrangedor, preciso de só mais um pouco de potência, para andar de forma mais segura em rodovias.
Além disso ainda tem a manutenção, não só pagar o financiamento
Com certeza não sou o único, mas tenho minha CBX200strada desde 2002, hoje com 37 anos penso, na verdade há alguns anos venho pensando e pesquisando para trocar de moto, pois acho Eu que já está na hora, mas dai bate aquele aperto...desfazer dela que já me levou pra tanto ligar longe ou perto pra pegar...,...,...,..., melhor nem falar, vou seguir seu conselho, vou dar um banho de loja nela, deixar ela zero de novo e a grana que sobrar fazer aquela viajem. Abracão e continue com suas dicas.
Show....
Muito obrigado, Aquileu!
Show de dicas Chicão. Tenho um carro de 2006 com 60.000Km porque só ando de moto. Vou vender ele pra que? Tá andando muito bem. Me leva onde preciso ir. Moto também, se está boa vou vender pra que?
Tenho uma bross 2008, já estou com ela a 10 anos. Me dá muita manutenção. Sempre preciso trocar algo por que esta gasta. Já fiz motor, já troquei toda as peças da roda da frente, moto boa pra trabalhar e rodar pelo bairro, mas pra viajens não tenho coragem de pegar estrada com ela. Quero comprar uma nova zero , pois quero uma moto pra viajar tb, uma FZ15. A minha bross 2008 não esta me dando mais confiança pra viajem
Quero uma zero pois a minha 2008 não me dá mais confiança pra viajens curtas.
Chico, o que é amaciar a moto? Mais uma inscrita no canal... Bjs!
Ele não te respondeu mas eu respondo, "amaciar" tipo.. deu certa quilometragem (acho que 1000 km) vc viaja com a moto exigindo o máximo dela,que assim ela vai poder chegar ao limite quando precisar ,amaciar é +/- isso!
Excelentes dicas 👍
Como eu e a minha fazer250. Tá fumando um pouco com apenas 46 mil km.(originais) mas como assim uma fazer fumando com 40 mil km.kkkk isso pq já bateu biela e eu troquei.acredito eu que troca de óleo com intervalos muito longo.o antigo dono fazia revisão na concessionária, de 5 em 5 mil km ou seja o óleo passou da vida útil.as vezes a gente compra uma que parece zero,pouco rodada,tudo certinho e toma uma dessas.agora não sei se arrumo.ou troco pq tá dando probleminhas.
Cara, que bom que você gravou esse vídeo. Estou terminando de quitar minha Fazer150, fiz em 36x e vou conseguir terminar com 18x. Ela está nova. Daí eu bati o olho na MT03 e já ia pegar ela zero e financiada, de novo. Estava com dúvida desde de jan/2018 de comprar ou não essa moto, depois do vídeo ...parei. Ainda quero a MT03, mas vou juntar a grana pra comprar a vista uma nova caso não consiga uma mecânico pra avaliar uma usada. Obrigado mais uma vez por compartilhar sua experiência. Outra, próximo vídeo dá pra fazer nesse Cagivão que você tanto fala? Valeu!
Muito obrigado pela confiança, Romullo! Farei os videos no Cagivao sim!
e como tu disse chico,eu tenho uma cg 97 que pelo estado da moto pra mim não acho que valha a pena trocar por uma nova ,digo isso pois conheço muito bem a motocicleta e sei que mecanicamente nunca vai me deixar na mão.
O melhor de tudo.foi ESSE ARROTO! RSRSRSRS no inicio do video kkkkk
Boa noite Chico ótimo vídeo beijo
Sapulveda! Você é o cara! Eu tenho minha casa paga! Meu terreno pago! Tudo está 100% quero muito a MT 09! Acredito que não é um consumo desenfreado! Pois estou tranquilo financeiramente! Ganho em média 3 salários por mês! Vou fazer o consórcio
Se joga, Misael! Realize seu sonho. Bjo!
kkkk curti o sotaque.
Minha primeira moto foi uma Honda Deram(1997),paguei R$1.500,00 de entrada + 6 parcelas de R$200,00 sem juros,fiquei 4 anos com a Dream.Dois anos depois de adquirir a Dream,em 1999 fiz um consórcio de uma XR200(usei a carta de crédito para outro fim em 2002),em 2005 peguei uma Honda Fan 125 financiada(tirei para trabalhar),foram 8 anos e 135 mil km,e em 2013 peguei uma factor 125(à vista).Rodei 48 mil km e fiquei com ela 3 anos e meio pois em fevereiro de 2017 entrei em um consórcio de uma Ténéré 250 e fui sorteado no segundo mês.Uso a Ténéré no dia a dia a trabalho e para passeios e viagens nos finais de semana e feriados.Após um ano de Ténéré posso afirmar que foi a melhor compra que fiz pois o motor 250cc é econômico, confiável e de manutenção simples e barato,as 250cc/300cc(XRE,Ténéré,Lander,tornado,Cb 300, Twister etc..)atende muito bem a proposta cidade/estrada com baixo custo e segurança.Pretendo ficar anos com a Ténéré pois a equipei com todos os acessórios (guidão Oxxy,Riser,bolha alongada,protetor motor e tanque,bauleto 45L, alforges e afastadores de alforge),só falta comprar manoplas com aquecimento.A Terezinha tá top!
Tive uma cb 300, e depois de 01 ano de uso e muito zelo por ela, senti a necessidade de trocar pois eu tenho uma altura considerável e não ficava numa posição muito agradável andando nela, vendi ela e comprei uma Ténéré 10/11 usei mais ou menos 01 ano e meio e vendi, pois estava construindo e não estava podendo está gastando dinheiro com moto, vendi e comprei uma Biz 2011 é a moto que estou no atual momento, moto muito boa de andar, muito econômica em relação a gastos de gasolina e manutenção, vou fazer 08 meses com ela, e já estou pesquisando outras motos, tenho o sonho de ter uma 600, mais como rodo muito de moto durante a semana por causa do trabalho, pra mim não seria viável estar rodando tanto com uma moto de alta cilindrada. Estou analisando, vou ficar guardando um pouco de dinheiro mês a mês, estou em dúvida, se vendo a moto e coloco a diferença e pego uma Falcon injetada, se pego uma Twister 2008 com o mesmo dinheiro da Biz. Descer de cilindrada as vezes é uma boa, para o bolso da uma respirada, mais chega uma hora que uma 125/150 não satisfaz mais nos rolês.
#sepulvedaresponde
Chico, V-Strom 650 fabricação 2012, modelo 2013, aquele sem ABS. Equipada com bauletos laterais e traseiro. Os 3 são aqueles italianos, com a carcaça mais rígida e acabamento mais bonito. Pesquisei o preço e os laterais novos custam 1700. O traseiro é E52 maxia, também Givi. Daí tem os suportes para os 3 bauletos. Tem aquele protetor de punho. O protetor de carenagem (Givi). Protetor de cárter e vai com um GPS (parece que é multilaser).
A moto está com 25.000 km.
O preço é R$ 23.000,00.
O que você acha?
Chico o nome disso se chama Obsolescência perceptiva
A obsolescência perceptiva ocorre quando o produtor lança uma nova versão mais atraente do produto e o consumidor é induzido a comprar a nova versão, mesmo quando o modelo antigo continua operacional.
Muito obrigado por compartilhar essa informação, Giovani! Bjão!
O Chico aqui é o Cleiton da CB500F, tbm temos que ter uma moto com manutenção em dias, claro que motos de baixa cilindradas vai ajudar no custo benefício. Abraços. Tamo junto.
SEpu. Vc tem razão. Fui ver uma fazer zero 2018 15,600 valor + 700 de documentos+1350 de seguro, ou seja 17,650 por uma fazer novo que depois de um ano com no máximo 12mil rodada vai custar 14.500, então pensando bem peguei a Lander 250 2013 com 45 mil a vista, e a moto tá top não fiz nada ... Só rodando ..🙏tô muito feliz e não devo nada ... Só alegria.🤘
Eu ainda estou no processo de tirar minha habilitação, mas eu fiz exatamente o que falou, Chico, eu cortei uns gastos desnecessários que eu tinha e fiz o consórcio de uma Factor 150 da Yamaha. Fiz isso justamente por não ter experiência nenhuma, ser solteiro, sem filhos, sem muitas responsabilidades financeiras e também não conhecer nenhum mecânico de motos pra leva-lo pra conhecer uma possível moto usada que poderia comprar. Não acho que fiz um mal negócio, a minha ainda não foi contemplada, mas eu estou sem pressa, quero estar com minha habilitação em mãos primeiro pra poder sair com ela da concessionaria.
O unico problema que vc n entendeu é que o tio chico nunca recomenda consórcios
bom dia irmão gosto muito dos seus vídeos
Parabéns pelo vídeo, show de bola....
Tenho pretensão de começar a gravar alguns videos nos meus passeios de ténéré 250 aqui no Norte de Mato Grosso, dessa forma, gostaria que desse algumas dicas de filmagens em motos para quem está começando.....
Outra dúvida, com sua experiência em viagens de moto e tal, qual tipo de navegação você aconselha mais, GPS para motos ou Aplicativos de navegação no celular, sempre visando praticidade, eficácia e custo.....
Desde já, abraço....
Chico, recebi uma proposta boa pela minha virago ano 94, tava tudo certo p vender p pegar uma mais nova... de repente cheguei a essa mesma conclusão que vc nesse vídeo, os melhores momentos q o motociclismo me proporcionou foi nessa moto, demorei p deixar ela ok e desisti de vender, ela muito barata de manter e no fim trocar de moto no meu caso seria puro consumismo. Grande abraço e obrigado pela reflexão
Muito obrigado pelo relato!