Sou pai de dois ex-alunos que passaram pelo Colégio Naval e pela Escola Naval...sou Suboficial e toda minha vida foquei o seguinte...se um dia meus filhos quiserem seguir os meus passos, vou dar-lhes condições para poderem entrar pela porta certa... não é por nada, mas é que na minha época me faltaram os conhecimentos necessários para aprovação no CN e na minha segunda opção EsPCEx. E a experiência que eu tive não foi muito boa... hoje um aluno interessado garimpando na internet vai aprender aplicar Menelaus, retãngulo áureo, teorema de pitot etc...na minha época não existia isso...e a maioria das escolas públicas que estudei os professores só viviam reclamando e falando de política, salvo raríssimas exceções, quando o professor era visionário os alunos não ajudavam... graças a Deus meus filhos fizeram bonito passaram os dois com a nota 9 em matemática, na mesma turma, para o Colégio Naval, um com 17 anos e outro com 14, que completou 15 anos no ano da apresentação...o mais novo toda vez que voltava pra casa reclamava de algumas coisas que via e não concordava e questionava se aquilo era realmente o que queria..e culminou no seu pedido de desligamento no 1° ano na EN, o mais velho que queria muito teve um problema com a noiva que infelizmente afetou seu desempenho nas notas e foi TREP. Hoje o mais novo está estudando pra Medicina e o mais velho faz Curso de piloto de aviação comercial e trabalha na ANAC. Só o fato deles terem cruzado a enseada Batista das Neves e o portal da fortaleza de Villegnon é motivo de muito orgulho..
Meu filho tem 14 anos e se diz interessado em entrar na escola da marinha ! Somos de são Paulo, o que você me orienta ? Nem sei por onde começar a me orientar
@@camilaferreira328 você oriente o seu filho da seguinte forma: você quer? se sim, como você vai chegar lá? ai você vai me dizer "ah, mas como assim?", estou dizendo que você tem que incentivar o seu filho a estudar, testar se ele quer mesmo. se ele quiser, dê o seu apoio e carinho, pode ser que ele não entre no colégio naval, mas ainda tem a escola naval. nada é impossível, estou estudando, dando o meu melhor para talvez ingressar numa escola de oficias combatente das forças armadas, sei o quanto é difícil, mas eu te digo que não é impossível. boa sorte ao seu filho, e novamente, dê todo o apoio, carinho, motivação e compreensão para ele.
Excelente. Quanta lucidez! Tentarei resumir. 1 - autoconhecimento: o que é tolerável para mim, no fundo, me define enquanto ser (conheça-te a ti mesmo); 2 - coragem (não há mudança sem um alto grau de coragem). 3 - cuidado com a idealização: o ser humano tem essa tendência a idealizar; no campo das ideias, e a realidade não corresponde exatamente a essas idealizações. 4 - Projeção: somente se projetando, pode-se se ter uma ideia (vaga) do que será a sua vida se trilhar por determinado caminho.
Lembrando que não foi neste momento que o Hallison deixou de ser militar. Após o Colégio Naval, ele seguiu para o Instituto Militar de Engenharia e se formou como engenheiro de computação e oficial do Exército no posto de 1º Tenente. O processo de ingresso no IME e desmotivação com a carreira militar ainda serão tratados em vídeos futuros 😬 Fiquem de olho na série #BackTracking EDIT 1: Saiu o vídeo do Hallison sobre a Preparação e Ingresso no IME: ua-cam.com/video/7n5ZQMWkdQ8/v-deo.html
@@danielpereira5595 Cada um com sua meta jovem garfanhoto. Tu é novo pra entender q não é pq uma pessoa "desiste" q ela perde ou é um fracasso. Reflita e não bosteje merda, sem humildade tu n chega em lugar nenhum recruta
Só os fortes sobrevivem ao colégio naval e escola naval e se formar nas fileiras de oficiais da armada da Marinha do Brasil lá e militarismo tem regras e disciplina. Não é a casa da mãe "Joana"!!!!!!!
@@ricardoferrerabarretobarre2493 Creio que esses caras são fora da curva, muito estudo etc..mas esquecem que lá dentro é pedrada, muita operacionalidade. Mas em contrapartida, colhe os frutos de ser Engenheiro pelo IME.
Passei por situação parecida. Sai da EsPCEx com um futuro praticamente garantido na Aman e carreira militar para fazer engenharia na USP e praticamente "recomeçar do zero". É difícil tomar uma única decisão que impacta de forma tão significativa na vida da pessoa. São muitos fatores a se considerar, mas no final acabamos descobrindo qual caminho devemos seguir. Obrigado pelo relato da sua experiência, e parabéns pela coragem pois não é fácil tomar essa decisão. Sucesso!
Todas as decisões difíceis são grandes oportunidades de crescimento. Esse foi apenas o primeiro momento do tipo que eu enfrentei e todos eles me trouxeram mudanças de perspectiva muito amplas sobre a vida. Imagino que tenha tido uma experiência similar. Abraço!
Também saí da EsPCEx recentemente. O pior é a desconfiança da família e dos conhecidos. As pessoas meio que passam a te ver como um fraco que "desistiu" porque não aguentou o Exército, por mais que não seja verdade.
Cara, estou passando pela experiência contrária. Estou fazendo veterinária em federal mas fiz a prova para ESA esse mês e me saí muito bem. Estou desmotivado na faculdade apesar de gostar das matérias. Estou muito inclinado em ingressar na ESA para pegar estabilidade e futuramente voltar para a faculdade... mas realmente é uma decisão muito difícil de tomar!
Viver é MUITO complexo. Amei as dicas sobre analisar a situação para tomar uma decisão. Estou tirando um ano sabático (2020) depois de 10 anos dando aula de Geografia.Foram anos MUITO difíceis e que me adoeceram.Mas aprendi muitas coisas. Hoje estou no segundo semestre de ADS, procurando estágio aos 33 anos.E animada com os desafios o que não sentia a anos.
Com certeza, Marcela, muito complexo! É importante todos nos darmos conta disso, pois não existem soluções fáceis pros problemas relevantes. Parabéns pela coragem e sucesso nos novos desafios! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Achei o vídeo muito bom. Soube pesar bem na balança quando viu que a realidade não foi como tinha aquela expectativa em relação ao seu sonho como de fato acontece com a maioria das pessoas. Achei legal é que ele assumiu o seus sentimentos de que não estava se sentindo feliz e não culpou nem A e nem B, como muitos mimizentos por aí. A decisão foi acertada por que foi bem avaliada antes e isso é sinal de maturidade. Parabéns pelo vídeo.
Boa tarde meu amigo. Sou Suboficial da reserva da Marinha e hoje sou aluno formando do curso de Sistemas de Informações no Instituto Federal do Parana. Obrigado pela ajudo que recebo através do seu canal, aprendi muitas coisas por aqui.
Essas dúvidas que você teve, todo mundo tem, que vou ser na vida, Medicina ou Direito, Teatro ou Jornalismo.... Gostei do video e tenho mais uma coisa a dizer, as escolas militares realmente ensinam melhor, seu português é muito bom diferentemente da maioria dos jovens de sua idade... Parabéns....👍
Hallison, teu vídeo surgiu pra mim como recomendação, o título me chamou a atenção e dei play e, rapaz, amei te ouvir. Me identifiquei muuuito! Eu era Oficial de Náutica da Marinha Mercante, trabalhava para uma das mais respeitadas empresas do ramo, ganhava super bem, mas já não estava feliz. Larguei a carreira e hoje estudo para concurso para Oficial de Segurança do Tráfego Aquaviário. Pensar o que nos é tolerável e o que está além do possível demanda tempo, autoconhecimento e coragem. E talvez ainda mais difícil que isso seja escolher abdicar do que nos é familiar e prosseguir para o novo, assumindo tudo que vem junto com a mudança. Mas viver é isso, né? Tentar se equilibrar na impermanência. Um grande abraço! (Fui comentar sobre teu vídeo com meu marido e, olha, esse mundo é mesmo pequeno. Ele tem quase certeza que te conhece do IME hahaha)
Que legal, Lorrany, sucesso na nova escolha! Às vezes, desistir exige mais coragem do que continuar, justamente por essa mudança em direção ao novo, ao desconhecido. Se arrastar reclamando e insatisfeito quando já se está estabelecido parece ser o mais natural, embora seja o mais danoso à pessoa e ao ambiente. Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Quanto ao seu marido, se ele esteve no IME entre 2010 e 2014, é bem provável que nos conheçamos mesmo 🙌🏾
Uma dica pra quem quer seguir carreira e não sofrer tanto: faça faculdade aqui fora e depois faça concurso depois de formado. Você fará um CFO muito mais tranquilo e sempre vão te respeitar porque vc já é um adulto e profissional de uma área.
É um caminho se o interesse da pessoa é apenas ser militar, independentemente da função, mas é um estilo de carreira diferente e geralmente com menos oportunidades de comando, missões no exterior e cursos operacionais, por exemplo.
05:20 eu passei EXATAMENTE por isso, era um sensação HORRÍVEL, e eu também me frustrei muito, eu criei um baita expectativa com a EsPCEX, mas não era aquilo que eu acreditava. Hoje sou médico, o que (ao meu ver) não tem absolutamente nada a ver com um Oficial de Artilharia kkkkkk, gostei muito do seu vídeo, muito sucesso!!
Histórias bacanas! Atualmente estou 2º Sgt na PMMG, mas minha vida começou cedo, bem cedo, fui auxiliar de mecânico, pedreiro e eletricista residencial, essa última aprendi sozinho estudando livros de eletricidade que eu encontrei na biblioteca da minha escola. Com 18 anos alistei no Exército Brasileiro e lá fiquei por 7 anos, estou há 14 na PMMG. Comecei a trabalhar cedo porque não tínhamos boas condições financeiras. Agora que conheci seu canal quero aprofundar nos conhecimentos de programação. Um abraço!
Primeiro parabenizo seus pais por ter um filho como você. Segundo parabenizo a você... A vida é assim. Devemos sempre fazer aquilo que achamos melhor pra nós, isto é, correr atrás do grande sonho. Gostaria de acrescentar que também dei baixa da marinha, e hoje médico cirurgião geral acredito que tenho realizado o meu verdadeiro sonho. Um abraço. Seja feliz.
Excelente vídeo. Sem dúvida, tudo é muito pessoal. O importante é buscar a sua felicidade. Sou militar da reserva, submarinista, e sou muito grato a Deus pela minha vida na Marinha. Fiz viagens incríveis, contribui com a segurança e a saúde de populações carentes, realizei patrulhas contra traficantes de drogas, naveguei pelos rios da Amazônia e conheci mais de 50 países. Ainda aprendi e compartilhei a minha experiência em diversas áreas. Votos de muitas alegrias e realizações para o Programação Dinâmica, admiro demais o trabalho de vocês. ⚓
Sou Oficial da Marinha, inclusive da turma dos Oficiais que você citou como bons exemplos que chegaram no CN. Estou muito realizado com a minha carreira e, pelo seu depoimento, tenho certeza que a Marinha perdeu um grande oficial, uma pena. Entretanto, fico feliz em ver que você acertou na sua e decisão, não é fácil nessa fase da vida saber o que é melhor para nós.
Fui aluno do CN no início da década de 80. Fiz o ensino médio e pulei fora. Não me arrependo. Sofri todo o tipo de trotes: peitômetro, cigarro aceso na unha, flexões no rancho de barriga cheia, fui valete de uma porção de veteranos. Era acordado de madrugada para fazer exercícios e fazia aqueles prefixos detestáveis para deleite dos veteranos. Antigamente podia tudo e nosso sofrimento era visto pela oficialidade como "mimimi". Fiz bons amigos, mas conheci muita gente ruim, sádica e cruel. Agradeço pelo ensino e amadurecimento precoce, mas até hoje tenho pesadelos. Fiz uma viagem num contratorpedeiro como voluntário no 3º ano. Ali decidi que aquilo não fazia sentido. Via os oficiais reclamando da monotonia. Não via sentido em atirar numa Ilha e fazer treinamentos para eventual guerra. Domingo era uma tristeza. A hora mais feliz do dia era quando ouvia o toque de silêncio, isso quando eu podia dormir.
Nesse aspecto dos trotes, as coisas estão melhores. Ainda existiam na minha época, mas eram formalmente combatidos e alguns desses mais pesados (tipo cigarro na unha) não ocorriam mais.
Eu passei por isso. Há mais ou menos uns 15 anos eu fiz uma projeção de onde eu chegaria se tudo desse certo. Comparando com a vida de uma pessoa que me inspirava eu descobri que não era ali que eu sonhara estar. Parabéns pelo vídeo!
Você e a Kizzy são muito maduros! A clareza de ideais e capacidade de avaliar suas decisões são impressionantes. Adoro seus vídeos (especialmente os motivacionais em que vocês compartilham suas experiências)! ♥️
Minha situação no exército foi de frustação. Passei no concurso para sargento e fui designado para fazer infantaria no Rio. Era Cabo e numa instrução de explosivo um tenente mandou para os ares uma árvore centenária. Diante desse absurdo comentei que onde passa o exército só há destruição. O tenente mandou cancelar meu curso. Pedi baixa e hoje sou um cara que expresso o que penso e faço o que quero. Fiquei três anos no exército e nunca fui punido. Antes de ser Cabo já havia passado no concurso para sargento. Era um sonho e um orgulho ser Militar.
Putz, que bizarro. Acredito que hoje em dia as pessoas tenham mais atenção com isso, mas infelizmente de vez em quando aparecem pessoas negligentes e despreparadas. Há alguns anos, um colega morreu durante um exercício de treinamento na Escola Naval por um erro desses 😔.
Hallison, fui um dos seus adaptandos em 2009 e tbm decidi mudar de trajetória no final desse ano, quando saí da Marinha. Muito legal como você conta sua história, de um jeito racional e tranquilo que você sempre teve, me identifiquei com vários pontos de vista. Boa sorte na sua caminhada!
Servi a marinha por 30 anos alcançando a graduação se suboficial assim como deu pai. Estou na reserva desde 2001 e como é prazeroso ver um jovem se expressar de maneira tão objetiva
Ah tá. Agora entendi. Servi na MB como praça FN por 16anos e saí de lá em 2012. Fiz a mesma projeção que você fez para tomar a decisão. Hoje continuo a perseguir o objetivo e me vejo fazendo o que sempre quis fazer. Mas ainda não estou satisfeito. Agora é subir a meta. Forte abraço.
Vídeo espetacular. Parabéns pelo encadeamento de ideias. Me parece que você teve uma boa educação emocional. Na época em que estive no CN vivenciei muitos colegas não desistindo por medo de abandonar a segurança financeira que a carreira militar pode proporcionar. Em outras palavras eram pessoas com desregulação emocionais vinculadas a insegurança.
Tudo bem amigo? Há algum tempo eu assisti seu vídeo e acabei não parando para raciocinar suas palavras. Na época, eu ainda estava no ritmo do concurso e como você disse, tentava idealizar uma realidade sobre o CN. Há 3 semanas eu entrei no CN. Realmente, tudo que você disse é verdade. O baque de realidades e a saudade acabam balançando algo dentro da gente. Suas palavras estão me ajudando a encarar essa situação com outros olhos e a me planejar para o futuro. Além do mais, tudo passa! Um abraço irmão! Muito sucesso na sua vida!
Boa prova! Vai seguro que vai dar certo! Depois confere esse aqui sobre como tudo começou: ua-cam.com/video/lcoU1KyFkWs/v-deo.html Este outro pode ser mais motivacional: ua-cam.com/video/qrX8uHfaToE/v-deo.html 😁
Parabéns Jovem, você é bem articulado, inteligente, com certeza vai ter muito sucesso na carreira escolhida.Com certeza, você fará muito mais pelo Brasil, do que, se tivesse, seguido na MB e chegado aos mais alto postos.
Fui Aluno Oficial da Academia de Polícia Militar do Barro Branco aqui em SP.. Minha situação foi extremamente parecida com a sua, cheguei ao terceiro ano e percebi, assim como você, que a carreira não era para mim. Todo dia era uma agonia e uma angustia ao chegar no quartel, não só pelo ambiente e o que acontecia nele, mas também pelo que aconteceria saindo de lá, nas ruas de SP. O Oficialato é um caminho que têm suas "regalias" mas é muito penoso, ainda mais quando você tem família, é pai e etc, independente de ser na Polícia ou nas Forças Armadas.. Enfim, depende muito da pessoa e suas prioridades, a minha é e sempre foi minha esposa e meu filho. Não me arrependo nem um pouco de ter saído e tenho orgulho e apreço pelos amigos que fiz lá dentro.
Minha história é muito parecida com a sua. Mas eu ainda queria ficar, e sim, tudo o que você falou é verdade! Infelizmente, paisanos pensam que por termos vindo de uma carreira de oficialato ou de uma Academia que se destina a tal, é uma carreira incrível, é viver na Disney e ganhar ''muito dinheiro". A grande questão é se o dinheiro vale, compensa e se conseguiríamos aproveitar ele. Eu, em minhas três entrevistas pra APMBB até na última, terceira, em que realmente passei e ingressei, nunca tinha falado de dinheiro. Eu acreditava na instituição, e queria, ainda que erroneamente, entrar pra PM pq achava que diferente das FFAA estaria entrando pra algo que me levaria a uma "guerra", ação e afins... Infelizmente, terminei minha carreira bem cedo, já que após um episódio de assédio moral, reagi, e aí, como colega, vc sabe como as coisas funcionam lá quando você reage... Muita sujeira e desrespeito, e golpes baixos. A resenha é longa, mas é sempre bom achar ou ler algo de alguém que sabe do que estou falando. Já que aqui fora eu ouvi muito desaforo de paisano, diferente dos meus pais que me apoiaram, depois que saí, pois eles pensam, como disse, que é a Disney. Sou Turma ingressante de 2020. Quem sabe não servimos juntos...
@@ronin_5539 achei muito interessante seu relato, sai da esa a poucas semanas e pensei na carreira policial justamente por causa de realmente ir até a atividade fim. Fico triste de saber o que houve com você, infelizmente a Hierarquia do militarismo aliado ao regulamento deixa de ser uma forma de manter a ordem e torna-se uma forma de abusar dos subordinados. Quem nunca usou a farda só pensa no dinheiro, nunca vai entender o preço que o militarismo cobra, enfim, desejo sucesso ao senhor, sei que vai dar tudo certo
@@joaomanoel4398 Obrigado, guerreiro! Sei o que está passando agora e, acredite se quiser, até mesmo o que você deve estar ouvindo! Não é fácil, mas muitos e inclusive eu, estivemos em seu lugar. Sei o problema que é e a dificuldade de se encontrar aqui fora, mas muitas são as histórias de quem se encontrou também. Procure saber, inclusive, sobre a história do Empresário Flávio Augusto, bilionário, fundador da wise up. Ele saiu no meio da formação no CN. No mais, desejo a vc força! O que vc fez já demonstra que vc é diferenciado de muitos paisanos que se acharão no direito de dizer o que vc deveria ter feito e o que deveria fazer agora. Siga seus objetivos sem olhar pra direita nem esquerda e sem absorver abobrinhas de quem não conheceu sua luta e os seus motivos de ter feito oq fez e entrado onde entrou. E, como disse, por pessoas de péssimo caráter, a instituição não se concentra no que realmente importa e vira um antro de mazelas e abusos. Infelizmente graduações e postos são tratados ainda como privilégios e não como responsabilidades, e assim, injustiças acontecem. Recomendo as falas de IGOR ANDRIJ aqui no youtube, ex mike da ROTA. Ele sabe do que estamos falando. No mais, abraços e que Deus guie sua nova caminhada. Existem mais como vc, com grande potencial, mas que infelizmente, a força perdeu em detrimento do mau caratismo de terceiros.
Sensacional!! Parabéns pelo conteúdo do vídeo e pela sua maturidade. Tenho certeza que seus pais devem ter muito orgulho de você. Te desejo muito sucesso na sua nova carreira. Abraço!!
Muito bom esse vídeo Hallison, estou como Primeiro Sargento Fuzileiro Naval, e me identifiquei em vários aspectos, com o seu início de carreira. Só que não tive essa coragem de buscar o novo.
Parabéns cara minha filha também passou por isso entrou numa escola militar no primeiro ano sofreu pra caramba os alunos em geral eram punidos por Erros de um a cobrança era porreta não aulas os professores. Jogavam Matéria e mandavam correr atrás mas ela conseguiu foi aluna disciplina e comandou a escola toda ganhou três barretes uma medalha da marinha pela redação que fez abordando a instituição mas infelizmente se formou como uma das melhores alunas pois nunca tirou nossas menores q ué 9 mas após desfiles com chuva acordar às 6 para ir para escola engomar farda brilhar sapatos para não sofrer punição que afetaria sua nota acabei pagando psiquiatra e acompanhamento em psicóloga a vamategm foi que ela passou sem cursinho no ENEM e na faculdade federal aqui do RS
Vc é um rapaz bacana. Eu declinei tb da carreira da FAB, queria muito a aviação, me formei mecânico de aeronaves aos 18 anos, entrei na FAB. Vi que a carreira militar tinha alguns poréns, analisei o cenário e vi que não era aquilo que eu queria. Percebi que eu gostava de avião e não gostava de trabalhar com avião. Fiquei na aviação civil por 13 anos. Quando cheguei a conclusão que estava na hora de mudar de vida. Mudei de profissão dei umas cabeçadas mas estou seguindo em frente. A vida é assim cheia de mudanças. Mudar até ser feliz.
Parabéns pela escolha! Já passei por isso e entendo perfeitamente os pontos que você colocou no vídeo. Muitas pessoas aqui fora acabam não entendendo a sua escolha quando você sai. Não importa o quanto você fale, muitos irão dizer "você não sabe como é aqui fora" ou então "depois você vai se arrepender por ter saído".
As pessoas projetam decisões próprias e frustrações nas outras. Num país em que a maioria é muito pobre e o sonho é um concurso, essas pessoas sequer cogitam coisas como "ser feliz no trabalho", pois acham que seriam muito felizes se tivessem a sua oportunidade. Infelizmente são limitadas, mas é compreensível. Eu tenho mais dificuldade de entender pessoas que tiveram oportunidades e ainda querem dar esse tipo de pitaco...num vídeo que falo que vou fazer doutorado no IMPA, tem uma cara insatisfeito dizendo que eu deveria ter sido "mais ousado" e ido pra fora do país 🤷🏾♂️ 🤦🏾♂️. Enfim, sempre vai ter dessas coisas.
Valeu para sua formação profissional, afinal você se encontrava em uma excelente escola. Tem coisas que pensamos que é a nossa cara e não é, então, acredito que tudo "coopera para o bem daqueles que amam a Deus." Seja feliz com suas novas escolhas.
Excelente! Eu me formei faz tempo, mas até hoje ainda tenho dificuldades do tomar decisões sobre quais projetos seguir, quais novas coisas aprender etc Coisas da vida!
Pra ter essa certeza, é importante entender qual o seu propósito. Não é fácil, eu levei 28 anos pra ter certeza do meu (tenho 29!). Quando o propósito estiver mais claro pra você, vai entender o que faz sentido seguir e o que pode até ser legal, mas não é o caminho. Até lá, sugiro experimentar o que puder e aprender com a experiência.
Confesso que fiquei gratamente surpreso com a qualidade da fala sobre o assunto. Parabenizo pela serenidade e equilíbrio nas decisões que tomou em sua vida. Parabenizo ainda mais pode seguir adiante sem demonstrar ódio, rancor ou ressentimento com a carreira e as instituições que frequentou. Sou militar e tenho um filho militar, somos oficiais e de organizações diferentes, mas vejo semelhança em ambas na presença de pessoas que passam toda formação e toda carreira reclamando, praguejando e desmerecendo a Corporação à qual pertencem ou pior: tentando fazer a corporação ser do jeito que acham que deveria ser. Deveriam ver esse vídeo e tomarem a decisão de aceitar a vida militar como ela é ou buscar outro caminho do mesmo modo sereno e em paz.
Obrigado! Eu tenho gratidão pela experiência. As memórias ruins são apagadas com o tempo e as boas permanecem. É importante reconhecer que tudo isso fez e faz parte de quem eu sou hoje e sou feliz por isso. Eu acho que há coisas que podem ser melhores, mas existe uma razão para serem do jeito que são e cabe a quem fica empregar os esforços para manter tudo de bom que já foi construído e melhorar o que houver espaço. Percebi que havia algumas pessoas que permaneciam frustradas na carreira por muito tempo (ou a vida toda) e concordo contigo que, até pelo próprio bem, deveriam aceitar e dar o seu melhor ou tomar a coragem de mudar seus rumos.
Eu entendo, quando servi no exército, eu todo dia ficava "não quero voltar pra lá" eu ia pra casa só nos finais de semana, ainda bem que consegui sai de lá, sai na primeira baixa, hoje tô estudando T.I, realmente é algo que QUERO, pense bem antes de qualquer escolha sua meus amigos
Comigo tem sido a faculdade de sistemas de informação, entrei meio que por pressão, de qualquer jeito, nem sabia do que se tratava o curso exatamente quando fui no primeiro dia, foi meu primeiro contato com programação, eu resolvi continuar, por que não tinha o que fazer, pelo menos é o que eu pensava na época, era esperar outro vestibular, como vc disse expectativas nem sempre dão certo, quando me vi não passando no vestibular que eu queria um ano depois, fiquei quebrado, sem saber o que fazer, depois de muitas coisas resolvi dar uma chance para o curso, acabei encontrando coisas que eu gostava, ainda sinto que não encontrei "aquela coisa" , mas estou trabalhando duro nisso e as coisas vem ficando mais claras, esse vídeo vai me ajudar a ter mais clareza também, parabéns pelo trabalho e obrigado.
Sugiro esse outro vídeo da Kizzy, pode ajudar a entender que nem sempre o caminho faz sentido de cara e tá tudo bem: ua-cam.com/video/JuTWrj_fc6w/v-deo.html
Muito bacana a tua história. Eu tomei uma decisão importante na minha carreira e declinei de um caminho, parecido como o que você fez. Esse teu vídeo pode ajudar outras pessoas a decidirem se devem permanecer, seguir ou desistir. Parabéns! 👏
Estou no 3 ano formando agora e confesso, a insegurança e ansiedade sobre qual curso quero fazer me consome, na escola nunca sabemos oq realmente queremos/gostamos de algo 😣
Isso é normal. Duas informações que podem ajudar a aliviar a pressão: 1. O que você escolhe fazer como curso não necessariamente determina o que você vai fazer "pelo resto da vida". Tem muita gente trabalhando com coisas diferentes da sua formação e a experiência que você constituir na faculdade, em termos de visão de mundo e competências desenvolvidas, vai te ajudar onde quer que esteja. 2. Sempre é possível "recomeçar". Coloco entre aspas, porque você começa de um ponto diferente daquele que seria se tivesse seguido o outro caminho logo de cara, pois terá mais maturidade.
Eu sou praça, como o seu pai. Hoje estou no meu último ano de cabo e prestes a ir a sargento. E inúmeras vezes eu pensei sim em desistir, pois a gente realmente pensa que a vida naval é uma coisa mas na verdade é bem diferente. Mas apesar de altos e baixos, consegui me manter na força, e até mesmo aprendi a gostar das coisas da minha profissão. Apesar de tudo... É uma boa instituição.
Meu primeiro ano estudando pro CN. A prova é amanhã, não me sinto preparado pra passar esse ano ainda, mas esse vídeo me ajudou. Nunca vi ninguém falar com tanta propriedade do CN, as coisas ruins e boas.
Se tiver que começar a jornada de novo, recomece com a a convicção de que você estará lá. Siga estudando com essa determinação e você vai crescer muito a cada dia! Sucesso!
Tb fiz esse ano, confio que você consegue, pelo menoa no meu estado(Ceará), menos da metade dos inscritos foram por causa da pandemia, só estudar e se n der certo, ta td bem, sempre existem oportunidadea
Boa mano. Fiz esse ano também, mas infelizmente foi minha última tentativa... Fui bem nas outras matérias, mas matemática eu acho q fiquei bem na média mínima. Se passarmos, espero te ver lá! Abraço
Parabéns pelo depoimento e parabéns por tomar a decisão que no momento achou correto. Conheço bem o contexto, sou também filho de Sub, só que da FAB e como quase todo pai militar, o meu também queria que eu fizesse carreira na Força Aérea. Me inscreveu e pagou cursinho para a EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), o equivalente ao Colégio Naval. Mas, vida militar, nunca foi o meu forte, ainda mais naquela época dos anos 70. Fiz as provas, até para dar uma satisfação ao meu pai, mas acabei não passando. Continuei meus estudos, ingressei na faculdade me formei em Administração. Fiz concurso para o Serviço Público Federal e acabei sendo relacionado para trabalhar na Marinha (como civil) e sujeito a todo regime disciplinar de uma Organização Militar. No começo foi um pouco frustrante, porém como gostava muito de futebol, jogava na seleção da universidade e tive formação na base de um time profissional aqui de Floripa, não demorou muito para fazer parte da seleção de futebol da OM. Trabalhei durante 37 anos na Marinha, foi uma época de grande aprendizado e muita satisfação mas sempre tive a certeza que a vida militar não era a minha "praia". Sempre me relacionei muito bem com meus colegas militares e tive uma carreira bem reconhecida na Escola de Aprendizes, onde servia. Fiz grandes amizades na MB, inclusive com alguns Almirantes, muitos Oficiais e Praças. Fui indicado e fiz uma Viagem à Antártica, um antigo sonho. Nos últimos anos de serviço, desenvolvi, juntamente com uma Tenente Psicóloga, algo que realmente faz parte da minha vida, Meditação. Desenvolvemos um Projeto de Meditação para militares e civis da OM nos horários de TFM. Me aposentei com 37 anos de Marinha e até hoje mantenho, agora como serviço voluntário, o nosso projeto de Meditação para a tripulação. Gostei muito da sua história e da sua coragem de tomar a decisão que achou correta.
Obrigado, Jefferson! Interessante como que, meio que sem querer, a MB te ajudou a realizar o sonho da Antárctica e a desenvolver um projeto com o seu propósito, e que bom que você conseguiu fazer isso sem precisar ser militar, já que sabia que não era pra você. Obrigado por compartilhar este relato! 🤙🏾
Esse ano foi o meu último ano pra fazer a prova do Colégio naval e fui muito ruim na prova, estou triste, mas não vou desistir do meu sonho de se tornar oficial da marinha . Comecei a estudar para Escola Naval do zero, e vou ir até o final.
Esse é o espírito! Tente avaliar o que te faltou para poder trabalhar em cima disso. É o controle emocional durante a prova? São os conhecimentos de base que tem que ser revidados? São os conhecimentos mais avançados que tem que ser aprofundados? Tire um tempo para pensar sobre isso, colocar a cabeça no lugar e depois recomece a todo vapor. Sucesso!
Vídeo muito bom, eu particularmente nunca ponderei com nada dentro do exército, mas você tem um bom nível intelectual logo pode escolher o melhor para você. Seja Feliz Deus te abençoe.
Vídeo muito bom, amigão. Também sou militar da Marinha, me formei em 2020 e comecei a servir em OMs de terra em 2021. Entendo o que você diz sobre a expectativa não condizer com a realidade. Eu gostava de bastante coisa no período do curso de formação e inclusive acho que foi uma experiência muito boa, mas também tinha alguns pontos de que não gostava. Porém eu pude tolerar até a formação. Após formado são outras questões, mas ainda tenho esse mesmo sentimento de incompletude quando saio de casa para trabalhar. Mas sei que ainda não chegou o momento de mudar de direção. É importante seguir um caminho que te realize. Parabéns pelas palavras e decisões.
Esse video veio em um momento oportuno, eu estava estudando para alguns concursos por um bom tempo e acabei descobrindo esse "mundo da tecnologia" e de cara gostei muito. Entretanto , é bem complicado tomar uma decisão, mesmo apos ter estudado as carreiras e comparado ambas e tudo mais. E de fato esse vido me ajudou bastante e abriu um pouco a minha mente. Você quando tomou a decisão de sair da marinha e seguir esse novo caminho teve alguma pressão dos seus pais? no momento esse fator ta sendo bem complicado para mim e diversas vezes me pego pensando se eles estão certos ou não. enfim Vocês são demais lhes desejo todo sucesso!!
Cara, seus pais querem que você siga um caminho seguro, porque querem o seu bem. Se eu não tivesse passado no IME no meu 3º ano, provavelmente teria ido para a Escola Naval, pra não "trocar o certo pelo duvidoso", mas se eu continuasse infeliz, provavelmente meus pais entenderiam e poderíamos conversar sobre novos planos. O complicado é que quando você sabe que não há muitos recursos, você mesmo sente a pressão de deixar algo. Essa não foi a decisão mais arriscada que eu tomei, contudo. 5 anos depois, eu arriscaria mais, mas minha família já estava habituada ao meu modo de ser e confiava que eu faria de tudo para ter sucesso na nova escolha.
Também fui oficial de Marinha e faz 3 meses que fui desligada de ofício por um problema de saúde. Fiquei triste com a situação por causa da grana mas pensando com mais clareza cheguei a conclusão que não tenho perfil pra obedecer ordens de quem um simples posto sobe à cabeça. Assim como você, consigo ver o ônus e o bônus do período que passei por lá. Agora estou me preparando pra fazer transição de carreira. Parabéns pela maturidade e honestidade no vídeo. Sucesso pra nós!
mt daora sua historia cara, estudo para a prova da Escola naval do ano que vem e penso que seu vídeo me motivou mais ainda, sempre me interessei pelo militarismo e pelo mar e espero dar certo na EN futuramente, parabéns por esse conteúdo e qualidade
@@pgdinamica Meu falecido avô era capitão de fragata, fazia hidrografia. Fico meio triste porque meu pai não me introduziu nesse caminho, acho que eu talvez sairia também, não sei. Só sei que não tive um plano de estudo. Almir Gonçalves Dantas, será que seu pai se ele já esbarrou com ele? kkk Eu estava numa estadual, vou fazer enem de novo para uma federal, sou Web Dev, já trabalhando.
Você abriu muito os meus olhos com o relato da sua trajetória na marinha, e por incrível que pareça eu estou exatamente na mesma situação, sou praça da ativa da marinha já a alguns anos, e a meses estou tentando tomar minha decisão, do que fazer com a minha vida, e você me ajudou muito nessa escolha, vou optar por algo que sempre foi do meu agrado desde criança, assim como você: a área de ciência e tecnologia. Muito obrigado pelo seu relato mesmo, me identifiquei em absolutamente tudo, carreira atual e futuras principalmente. Tmj :)
É uma loucura cara. Eu não aguento mais meu marido falando que é humilhado, chegando em casa estressado e passando até 50 dias em um navio no meio da Amazônia. Fora que muitas vezes não tem sinal de celular... Ele é CB, tá louco p pedir o desligamento e mandar a Marinha tmnc kkk e eu não vejo a hora disso acontecer 😢
Muito bom! No meu caso eu larguei a UFRJ. No meu ensino médio eu fui praticamente doutrinado de que a única opção era fazer uma faculdade pública. Porém, no meio da faculdade eu descobri que queria fazer concurso público e não tinha nada a ver com meu curso rs. Ele era extremamente puxado com centenas de páginas para ler -muitas vezes em inglês- e me atrapalhava muito no concurso. Tranquei a matrícula e fui fazer um tecnólogo online! 100 vezes menos trabalho e que me deixou livre pra estudar para o concurso! Fui muito criticado. Ps.: A Laad é maravilhosa kkk gosto muito de ir. Tinha a ver com o curso que fazia na UFRJ, mas os meus objetivos hoje são outros.
Nossa experiência no mundo é bem limitada, muitas vezes ficamos presos a ideias que nos são empurradas, sem verificar se aquilo faz sentido pra nossa vida. Uma dificuldade desse processo é que nem sempre sabemos o que queremos pra nossas vidas. Ter clareza disso, ajuda a tomar melhores decisões 🙌🏾
Bem,Eu tenho 12 anos e quero ser da marinha as vezes sinto um medo de não passar na prova para entrar no colegio naval porque eu tambem não estudo muito, mais um pouquinho mais pra frente quando eu fizer meus 13 anos que faltam 5 meses vou me esforçar mais e vou passar na prova do colegio naval se Deus quiser
Olham Halisson. Gostaria de parabenizá-lo por sua coragem e discernimento, tendo que tomar uma decisão tão séria mesmo sendo à época tão jovem. Foi muito firme, pois quase caiu no canto da sereia no 3° ano, com a chegada de excelentes Oficiais no CN. Desejo sucesso na sua missão de vida! "Estive" Suboficial MV até 2021, assim como seu pai, que deve estar muito orgulhoso!
Parabéns , não vejo como rotular como DESISTÊNCIA , e sim como você DECIDIU !!! De uma forma ou de outra , entrou observou e percebeu que tinha potencial para ir mais adiante em algo que melhor lhe aguardava , POTENCIAL ... o velha guarda de seu pai (o antigão ) deve se orgulhar de você .
haha, tento não fazer esse julgamento. O que é melhor pra mim, não necessariamente é melhor pro outro. Há pessoas que "foram feitas" para esse espaço e se sentem felizes lá. Eu sei que não é o meu lugar :)
Faz um vídeo sobre procrastinação. Estou vivendo isso. Tenho vontade de estudar para concurso, mas fico com medo pela minha idade, 36 anos, e pela incerteza de conseguir êxito.
Parabéns jovem, vc é muito articulado e inteligente, creio que seus pais devem ter muito orgulho de vc, e o que decidir ser, o será com excelência. Parabéns pela sua história e pelo vídeo extremamente exclarecedor. Deus abençoe 🙏
Já desisti antes mesmo de tentar. Rh's de grandes empresas como Amazon (entre outras), já entraram em contato comigo para entrevista, e nem fui por medo de ser incapaz de performar bem em grandes empresas =/. Grande erro kkkkkk
Cuidado com a Síndrome do Impostor, você tem que reconhecer o seu valor :) . Sugiro ver este vídeo da Kizzy sobre o assunto: ua-cam.com/video/m4yiiWvJ9cE/v-deo.html
Sou pai de dois ex-alunos que passaram pelo Colégio Naval e pela Escola Naval...sou Suboficial e toda minha vida foquei o seguinte...se um dia meus filhos quiserem seguir os meus passos, vou dar-lhes condições para poderem entrar pela porta certa... não é por nada, mas é que na minha época me faltaram os conhecimentos necessários para aprovação no CN e na minha segunda opção EsPCEx. E a experiência que eu tive não foi muito boa... hoje um aluno interessado garimpando na internet vai aprender aplicar Menelaus, retãngulo áureo, teorema de pitot etc...na minha época não existia isso...e a maioria das escolas públicas que estudei os professores só viviam reclamando e falando de política, salvo raríssimas exceções, quando o professor era visionário os alunos não ajudavam... graças a Deus meus filhos fizeram bonito passaram os dois com a nota 9 em matemática, na mesma turma, para o Colégio Naval, um com 17 anos e outro com 14, que completou 15 anos no ano da apresentação...o mais novo toda vez que voltava pra casa reclamava de algumas coisas que via e não concordava e questionava se aquilo era realmente o que queria..e culminou no seu pedido de desligamento no 1° ano na EN, o mais velho que queria muito teve um problema com a noiva que infelizmente afetou seu desempenho nas notas e foi TREP. Hoje o mais novo está estudando pra Medicina e o mais velho faz Curso de piloto de aviação comercial e trabalha na ANAC. Só o fato deles terem cruzado a enseada Batista das Neves e o portal da fortaleza de Villegnon é motivo de muito orgulho..
Parabéns pelos filhos e a dedicação como pai 🙌🏾 sucesso pra família! 😁
E hoje, estão bem melhor do que esse estivesse na Marinha !
Seria o nosso Pazzuelo dos bytes
Meu filho tem 14 anos e se diz interessado em entrar na escola da marinha ! Somos de são Paulo, o que você me orienta ? Nem sei por onde começar a me orientar
@@camilaferreira328 você oriente o seu filho da seguinte forma: você quer? se sim, como você vai chegar lá? ai você vai me dizer "ah, mas como assim?", estou dizendo que você tem que incentivar o seu filho a estudar, testar se ele quer mesmo. se ele quiser, dê o seu apoio e carinho, pode ser que ele não entre no colégio naval, mas ainda tem a escola naval. nada é impossível, estou estudando, dando o meu melhor para talvez ingressar numa escola de oficias combatente das forças armadas, sei o quanto é difícil, mas eu te digo que não é impossível.
boa sorte ao seu filho, e novamente, dê todo o apoio, carinho, motivação e compreensão para ele.
Excelente. Quanta lucidez! Tentarei resumir. 1 - autoconhecimento: o que é tolerável para mim, no fundo, me define enquanto ser (conheça-te a ti mesmo); 2 - coragem (não há mudança sem um alto grau de coragem). 3 - cuidado com a idealização: o ser humano tem essa tendência a idealizar; no campo das ideias, e a realidade não corresponde exatamente a essas idealizações. 4 - Projeção: somente se projetando, pode-se se ter uma ideia (vaga) do que será a sua vida se trilhar por determinado caminho.
Lembrando que não foi neste momento que o Hallison deixou de ser militar. Após o Colégio Naval, ele seguiu para o Instituto Militar de Engenharia e se formou como engenheiro de computação e oficial do Exército no posto de 1º Tenente. O processo de ingresso no IME e desmotivação com a carreira militar ainda serão tratados em vídeos futuros 😬 Fiquem de olho na série #BackTracking
EDIT 1: Saiu o vídeo do Hallison sobre a Preparação e Ingresso no IME: ua-cam.com/video/7n5ZQMWkdQ8/v-deo.html
Um bom exemplo a ser seguido pelos jovens do brasil
É muito mimimi, ali é lugar só para os fortes. Os fracos sem encontraram uma desculpa para o seu fracasso.
@@danielpereira5595 Cada um com sua meta jovem garfanhoto. Tu é novo pra entender q não é pq uma pessoa "desiste" q ela perde ou é um fracasso. Reflita e não bosteje merda, sem humildade tu n chega em lugar nenhum recruta
Só os fortes sobrevivem ao colégio naval e escola naval e se formar nas fileiras de oficiais da armada da Marinha do Brasil lá e militarismo tem regras e disciplina. Não é a casa da mãe "Joana"!!!!!!!
@@ricardoferrerabarretobarre2493 Creio que esses caras são fora da curva, muito estudo etc..mas esquecem que lá dentro é pedrada, muita operacionalidade.
Mas em contrapartida, colhe os frutos de ser Engenheiro pelo IME.
Passei por situação parecida. Sai da EsPCEx com um futuro praticamente garantido na Aman e carreira militar para fazer engenharia na USP e praticamente "recomeçar do zero". É difícil tomar uma única decisão que impacta de forma tão significativa na vida da pessoa. São muitos fatores a se considerar, mas no final acabamos descobrindo qual caminho devemos seguir. Obrigado pelo relato da sua experiência, e parabéns pela coragem pois não é fácil tomar essa decisão. Sucesso!
Todas as decisões difíceis são grandes oportunidades de crescimento. Esse foi apenas o primeiro momento do tipo que eu enfrentei e todos eles me trouxeram mudanças de perspectiva muito amplas sobre a vida. Imagino que tenha tido uma experiência similar. Abraço!
Também saí da EsPCEx recentemente. O pior é a desconfiança da família e dos conhecidos. As pessoas meio que passam a te ver como um fraco que "desistiu" porque não aguentou o Exército, por mais que não seja verdade.
Cara, estou passando pela experiência contrária. Estou fazendo veterinária em federal mas fiz a prova para ESA esse mês e me saí muito bem. Estou desmotivado na faculdade apesar de gostar das matérias. Estou muito inclinado em ingressar na ESA para pegar estabilidade e futuramente voltar para a faculdade... mas realmente é uma decisão muito difícil de tomar!
@@victorribeiro3160 cara, estou passando por algo parecido, se vc puder me dar seu contato pra conversar um pouco sobre me ajudaria bastante.
@@alanmatheus3310 chama lá no Telegram. @V1ctorRibeiro
Viver é MUITO complexo.
Amei as dicas sobre analisar a situação para tomar uma decisão.
Estou tirando um ano sabático (2020) depois de 10 anos dando aula de Geografia.Foram anos MUITO difíceis e que me adoeceram.Mas aprendi muitas coisas.
Hoje estou no segundo semestre de ADS, procurando estágio aos 33 anos.E animada com os desafios o que não sentia a anos.
Com certeza, Marcela, muito complexo! É importante todos nos darmos conta disso, pois não existem soluções fáceis pros problemas relevantes.
Parabéns pela coragem e sucesso nos novos desafios! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Que legal, tá gostando da nova área? Sucesso aí. Bem-vinda a nossa área, é uma área muito boa que recompensa gente esforçada.
Uau! Parabéns, já deu certo se estiver feliz.
Quem veio pelos recomendados? Boa mano!
🙌🏾🙌🏾
Achei o vídeo muito bom. Soube pesar bem na balança quando viu que a realidade não foi como tinha aquela expectativa em relação ao seu sonho como de fato acontece com a maioria das pessoas. Achei legal é que ele assumiu o seus sentimentos de que não estava se sentindo feliz e não culpou nem A e nem B, como muitos mimizentos por aí. A decisão foi acertada por que foi bem avaliada antes e isso é sinal de maturidade. Parabéns pelo vídeo.
Boa tarde meu amigo. Sou Suboficial da reserva da Marinha e hoje sou aluno formando do curso de Sistemas de Informações no Instituto Federal do Parana. Obrigado pela ajudo que recebo através do seu canal, aprendi muitas coisas por aqui.
Opa, Sub! Agradeço as palavras e desejo sucesso nos novos desafios!
Essas dúvidas que você teve, todo mundo tem, que vou ser na vida, Medicina ou Direito, Teatro ou Jornalismo.... Gostei do video e tenho mais uma coisa a dizer, as escolas militares realmente ensinam melhor, seu português é muito bom diferentemente da maioria dos jovens de sua idade... Parabéns....👍
Sim, de uma forma ou de outra as pessoas passam por questões como essa.
Hallison, teu vídeo surgiu pra mim como recomendação, o título me chamou a atenção e dei play e, rapaz, amei te ouvir. Me identifiquei muuuito! Eu era Oficial de Náutica da Marinha Mercante, trabalhava para uma das mais respeitadas empresas do ramo, ganhava super bem, mas já não estava feliz. Larguei a carreira e hoje estudo para concurso para Oficial de Segurança do Tráfego Aquaviário. Pensar o que nos é tolerável e o que está além do possível demanda tempo, autoconhecimento e coragem. E talvez ainda mais difícil que isso seja escolher abdicar do que nos é familiar e prosseguir para o novo, assumindo tudo que vem junto com a mudança. Mas viver é isso, né? Tentar se equilibrar na impermanência. Um grande abraço! (Fui comentar sobre teu vídeo com meu marido e, olha, esse mundo é mesmo pequeno. Ele tem quase certeza que te conhece do IME hahaha)
Que legal, Lorrany, sucesso na nova escolha! Às vezes, desistir exige mais coragem do que continuar, justamente por essa mudança em direção ao novo, ao desconhecido. Se arrastar reclamando e insatisfeito quando já se está estabelecido parece ser o mais natural, embora seja o mais danoso à pessoa e ao ambiente. Fico feliz que tenha gostado do vídeo.
Quanto ao seu marido, se ele esteve no IME entre 2010 e 2014, é bem provável que nos conheçamos mesmo 🙌🏾
Hoje vc seria um comedor de leite condensado e picanha
@@zemanemane183 E também arroz, feijão, frango, carne de porco, biscoito, pão, banana, etc.
@@cristianoaraujo2030 e como oficial teria também wisk e bacalhau e filhas se as tivesse com pensão vitalicia
@@zemanemane183 Foi extinta a pensão para filhas. Só tem quem já tinha o tal do direito adquirido.
Parabéns pela sua trajetória, ansioso pra saber sobre sua história no IME. Aguardando o vídeo.
Gravei hoje. Sai na 1a ou 2a semana de outubro ✌🏾
Cara, na moral! Sou graduado de marinha da reserva e entendo perfeitamente sua narrativa, aliás uma narrativa top!!!
Muito obrigado! 🙂
Uma dica pra quem quer seguir carreira e não sofrer tanto: faça faculdade aqui fora e depois faça concurso depois de formado. Você fará um CFO muito mais tranquilo e sempre vão te respeitar porque vc já é um adulto e profissional de uma área.
É um caminho se o interesse da pessoa é apenas ser militar, independentemente da função, mas é um estilo de carreira diferente e geralmente com menos oportunidades de comando, missões no exterior e cursos operacionais, por exemplo.
Estou fazendo isso, farei o QC FN e o QT da Marinha esse ano, não fiz escola naval justamente por não querer ficar 4 anos como aluno
05:20 eu passei EXATAMENTE por isso, era um sensação HORRÍVEL, e eu também me frustrei muito, eu criei um baita expectativa com a EsPCEX, mas não era aquilo que eu acreditava. Hoje sou médico, o que (ao meu ver) não tem absolutamente nada a ver com um Oficial de Artilharia kkkkkk, gostei muito do seu vídeo, muito sucesso!!
Valeu Gustavo! Sucesso no novo rumo!
Pq vc se frustrou? Estou estudando pra EsPCEX e fiquei curioso
@@EduardoSantos-xe3prTambém queria saber
Histórias bacanas! Atualmente estou 2º Sgt na PMMG, mas minha vida começou cedo, bem cedo, fui auxiliar de mecânico, pedreiro e eletricista residencial, essa última aprendi sozinho estudando livros de eletricidade que eu encontrei na biblioteca da minha escola. Com 18 anos alistei no Exército Brasileiro e lá fiquei por 7 anos, estou há 14 na PMMG. Comecei a trabalhar cedo porque não tínhamos boas condições financeiras. Agora que conheci seu canal quero aprofundar nos conhecimentos de programação. Um abraço!
Seja bem-vindo! Bons estudos!
Primeiro parabenizo seus pais por ter um filho como você. Segundo parabenizo a você... A vida é assim. Devemos sempre fazer aquilo que achamos melhor pra nós, isto é, correr atrás do grande sonho. Gostaria de acrescentar que também dei baixa da marinha, e hoje médico cirurgião geral acredito que tenho realizado o meu verdadeiro sonho. Um abraço. Seja feliz.
Muito obrigado! 😊
Excelente vídeo. Sem dúvida, tudo é muito pessoal. O importante é buscar a sua felicidade. Sou militar da reserva, submarinista, e sou muito grato a Deus pela minha vida na Marinha. Fiz viagens incríveis, contribui com a segurança e a saúde de populações carentes, realizei patrulhas contra traficantes de drogas, naveguei pelos rios da Amazônia e conheci mais de 50 países. Ainda aprendi e compartilhei a minha experiência em diversas áreas. Votos de muitas alegrias e realizações para o Programação Dinâmica, admiro demais o trabalho de vocês. ⚓
Obrigado, Claudio!
Sou Oficial da Marinha, inclusive da turma dos Oficiais que você citou como bons exemplos que chegaram no CN. Estou muito realizado com a minha carreira e, pelo seu depoimento, tenho certeza que a Marinha perdeu um grande oficial, uma pena. Entretanto, fico feliz em ver que você acertou na sua e decisão, não é fácil nessa fase da vida saber o que é melhor para nós.
Fui aluno do CN no início da década de 80. Fiz o ensino médio e pulei fora. Não me arrependo. Sofri todo o tipo de trotes: peitômetro, cigarro aceso na unha, flexões no rancho de barriga cheia, fui valete de uma porção de veteranos. Era acordado de madrugada para fazer exercícios e fazia aqueles prefixos detestáveis para deleite dos veteranos. Antigamente podia tudo e nosso sofrimento era visto pela oficialidade como "mimimi". Fiz bons amigos, mas conheci muita gente ruim, sádica e cruel. Agradeço pelo ensino e amadurecimento precoce, mas até hoje tenho pesadelos. Fiz uma viagem num contratorpedeiro como voluntário no 3º ano. Ali decidi que aquilo não fazia sentido. Via os oficiais reclamando da monotonia. Não via sentido em atirar numa Ilha e fazer treinamentos para eventual guerra. Domingo era uma tristeza. A hora mais feliz do dia era quando ouvia o toque de silêncio, isso quando eu podia dormir.
Nesse aspecto dos trotes, as coisas estão melhores. Ainda existiam na minha época, mas eram formalmente combatidos e alguns desses mais pesados (tipo cigarro na unha) não ocorriam mais.
Eu passei por isso.
Há mais ou menos uns 15 anos eu fiz uma projeção de onde eu chegaria se tudo desse certo. Comparando com a vida de uma pessoa que me inspirava eu descobri que não era ali que eu sonhara estar.
Parabéns pelo vídeo!
Mudar é normal, o importante é a gente ter consciência dessas coisas para tomar melhores escolhas. Valeu!
Você e a Kizzy são muito maduros! A clareza de ideais e capacidade de avaliar suas decisões são impressionantes. Adoro seus vídeos (especialmente os motivacionais em que vocês compartilham suas experiências)! ♥️
Obrigado, Daniele! A gente cresce, justamente, tentando entender cada uma dessas experiências e como elas contribuíram para moldar quem nos tornamos 🙂
Minha situação no exército foi de frustação. Passei no concurso para sargento e fui designado para fazer infantaria no Rio. Era Cabo e numa instrução de explosivo um tenente mandou para os ares uma árvore centenária. Diante desse absurdo comentei que onde passa o exército só há destruição. O tenente mandou cancelar meu curso. Pedi baixa e hoje sou um cara que expresso o que penso e faço o que quero. Fiquei três anos no exército e nunca fui punido. Antes de ser Cabo já havia passado no concurso para sargento. Era um sonho e um orgulho ser Militar.
Putz, que bizarro. Acredito que hoje em dia as pessoas tenham mais atenção com isso, mas infelizmente de vez em quando aparecem pessoas negligentes e despreparadas. Há alguns anos, um colega morreu durante um exercício de treinamento na Escola Naval por um erro desses 😔.
Você é muito inteligente , e ajudou muito jovens com esse vídeo inclusive sobre o lado profissional , Deus abençoe vc e sucesso em sua nova carreira
Muito obrigado! 😊
Pois é! Vc falou coisas muito importantes e úteis. Gratidão memino!!!
🙌🏾 valeu
Perfeito. Você é muito inteligente e decidido.
Obrigado!
Muito bom!!! Eu pensei da mesma forma ao sair do colégio naval.
Sou muito grato pela marinha
"O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever" 🤙🏾
Oi, campanha 🔥
@@afiliadoenomade salve
Hallison, fui um dos seus adaptandos em 2009 e tbm decidi mudar de trajetória no final desse ano, quando saí da Marinha. Muito legal como você conta sua história, de um jeito racional e tranquilo que você sempre teve, me identifiquei com vários pontos de vista. Boa sorte na sua caminhada!
Servi a marinha por 30 anos alcançando a graduação se suboficial assim como deu pai. Estou na reserva desde 2001 e como é prazeroso ver um jovem se expressar de maneira tão objetiva
Muito obrigado!
Que vídeo incrivel mano!
Obrigado! Que bom que gostou 😉
Ah tá. Agora entendi. Servi na MB como praça FN por 16anos e saí de lá em 2012. Fiz a mesma projeção que você fez para tomar a decisão. Hoje continuo a perseguir o objetivo e me vejo fazendo o que sempre quis fazer. Mas ainda não estou satisfeito. Agora é subir a meta. Forte abraço.
Olha só, quem diria! Fomos nos cruzar no IMPA, maneiro! ✌🏾
Cara, obrigado por esse vídeo. Eu estava realmente precisando de um vídeo com esse tipo de conteúdo.
Abraços!
Que bom que gostou, Anderson! Sucesso pra ti 🙌🏾
Vídeo espetacular. Parabéns pelo encadeamento de ideias. Me parece que você teve uma boa educação emocional. Na época em que estive no CN vivenciei muitos colegas não desistindo por medo de abandonar a segurança financeira que a carreira militar pode proporcionar. Em outras palavras eram pessoas com desregulação emocionais vinculadas a insegurança.
Obrigado! De fato, muita gente sente essa insegurança e acaba se arrastando, acho que é um assunto importante de ser abordado em um vídeo futuro. 🤙🏾
Tudo bem amigo? Há algum tempo eu assisti seu vídeo e acabei não parando para raciocinar suas palavras. Na época, eu ainda estava no ritmo do concurso e como você disse, tentava idealizar uma realidade sobre o CN.
Há 3 semanas eu entrei no CN. Realmente, tudo que você disse é verdade. O baque de realidades e a saudade acabam balançando algo dentro da gente.
Suas palavras estão me ajudando a encarar essa situação com outros olhos e a me planejar para o futuro. Além do mais, tudo passa!
Um abraço irmão! Muito sucesso na sua vida!
Vídeo maravilhoso, vc não sabe o qnto vc ajuda quem tá aqui do outro lado. Gratidão🙏
😊🙌🏾
Parabéns, você é muito bem articulado. Gostei da forma inteligente, educada e gentil que tratou sua história.
Infelizmente você não foi meu aluno no IME.
Muito obrigado! 😊
A prova do naval é amanhã e depois e eu ainda não sei como eu fui parar nesse vídeo meu Deus kkkk, vídeo show de bola!!!
to no mesmo irmao kkkkkkkk
Boa prova! Vai seguro que vai dar certo! Depois confere esse aqui sobre como tudo começou: ua-cam.com/video/lcoU1KyFkWs/v-deo.html
Este outro pode ser mais motivacional: ua-cam.com/video/qrX8uHfaToE/v-deo.html 😁
Mesmo conselho vale pra ti @skaultz cs 🤙🏾 sucesso!
Muito bom galerinha!! Rumo ao nosso sonho.
Cara, gostei muito da sua explanação. Recomendo seu vídeo. Parabéns.
Muito obrigado!
Parabéns Jovem, você é bem articulado, inteligente, com certeza vai ter muito sucesso na carreira escolhida.Com certeza, você fará muito mais pelo Brasil, do que, se tivesse, seguido na MB e chegado aos mais alto postos.
Já tô fazendo! =D
Gostei muito!!! ❤
Obrigado!
Fui Aluno Oficial da Academia de Polícia Militar do Barro Branco aqui em SP.. Minha situação foi extremamente parecida com a sua, cheguei ao terceiro ano e percebi, assim como você, que a carreira não era para mim. Todo dia era uma agonia e uma angustia ao chegar no quartel, não só pelo ambiente e o que acontecia nele, mas também pelo que aconteceria saindo de lá, nas ruas de SP. O Oficialato é um caminho que têm suas "regalias" mas é muito penoso, ainda mais quando você tem família, é pai e etc, independente de ser na Polícia ou nas Forças Armadas.. Enfim, depende muito da pessoa e suas prioridades, a minha é e sempre foi minha esposa e meu filho. Não me arrependo nem um pouco de ter saído e tenho orgulho e apreço pelos amigos que fiz lá dentro.
Minha história é muito parecida com a sua. Mas eu ainda queria ficar, e sim, tudo o que você falou é verdade! Infelizmente, paisanos pensam que por termos vindo de uma carreira de oficialato ou de uma Academia que se destina a tal, é uma carreira incrível, é viver na Disney e ganhar ''muito dinheiro". A grande questão é se o dinheiro vale, compensa e se conseguiríamos aproveitar ele. Eu, em minhas três entrevistas pra APMBB até na última, terceira, em que realmente passei e ingressei, nunca tinha falado de dinheiro. Eu acreditava na instituição, e queria, ainda que erroneamente, entrar pra PM pq achava que diferente das FFAA estaria entrando pra algo que me levaria a uma "guerra", ação e afins... Infelizmente, terminei minha carreira bem cedo, já que após um episódio de assédio moral, reagi, e aí, como colega, vc sabe como as coisas funcionam lá quando você reage... Muita sujeira e desrespeito, e golpes baixos. A resenha é longa, mas é sempre bom achar ou ler algo de alguém que sabe do que estou falando. Já que aqui fora eu ouvi muito desaforo de paisano, diferente dos meus pais que me apoiaram, depois que saí, pois eles pensam, como disse, que é a Disney. Sou Turma ingressante de 2020. Quem sabe não servimos juntos...
@@ronin_5539 achei muito interessante seu relato, sai da esa a poucas semanas e pensei na carreira policial justamente por causa de realmente ir até a atividade fim. Fico triste de saber o que houve com você, infelizmente a Hierarquia do militarismo aliado ao regulamento deixa de ser uma forma de manter a ordem e torna-se uma forma de abusar dos subordinados. Quem nunca usou a farda só pensa no dinheiro, nunca vai entender o preço que o militarismo cobra, enfim, desejo sucesso ao senhor, sei que vai dar tudo certo
@@joaomanoel4398 Obrigado, guerreiro! Sei o que está passando agora e, acredite se quiser, até mesmo o que você deve estar ouvindo! Não é fácil, mas muitos e inclusive eu, estivemos em seu lugar. Sei o problema que é e a dificuldade de se encontrar aqui fora, mas muitas são as histórias de quem se encontrou também. Procure saber, inclusive, sobre a história do Empresário Flávio Augusto, bilionário, fundador da wise up. Ele saiu no meio da formação no CN. No mais, desejo a vc força! O que vc fez já demonstra que vc é diferenciado de muitos paisanos que se acharão no direito de dizer o que vc deveria ter feito e o que deveria fazer agora. Siga seus objetivos sem olhar pra direita nem esquerda e sem absorver abobrinhas de quem não conheceu sua luta e os seus motivos de ter feito oq fez e entrado onde entrou. E, como disse, por pessoas de péssimo caráter, a instituição não se concentra no que realmente importa e vira um antro de mazelas e abusos. Infelizmente graduações e postos são tratados ainda como privilégios e não como responsabilidades, e assim, injustiças acontecem. Recomendo as falas de IGOR ANDRIJ aqui no youtube, ex mike da ROTA. Ele sabe do que estamos falando. No mais, abraços e que Deus guie sua nova caminhada. Existem mais como vc, com grande potencial, mas que infelizmente, a força perdeu em detrimento do mau caratismo de terceiros.
Olá, não se arrependeu? Aconteceu algo parecido comigo.@MichelWTH
Sensacional!! Parabéns pelo conteúdo do vídeo e pela sua maturidade. Tenho certeza que seus pais devem ter muito orgulho de você. Te desejo muito sucesso na sua nova carreira.
Abraço!!
Muito obrigado! 😊
Muito bom esse vídeo Hallison, estou como Primeiro Sargento Fuzileiro Naval, e me identifiquei em vários aspectos, com o seu início de carreira. Só que não tive essa coragem de buscar o novo.
A vida é complexa, mas de uma forma ou de outra a gente segue e reformula os planos 🙂
Parabéns cara minha filha também passou por isso entrou numa escola militar no primeiro ano sofreu pra caramba os alunos em geral eram punidos por Erros de um a cobrança era porreta não aulas os professores. Jogavam
Matéria e mandavam correr atrás mas ela conseguiu foi aluna disciplina e comandou a escola toda ganhou três barretes uma medalha da marinha pela redação que fez abordando a instituição mas infelizmente se formou como uma das melhores alunas pois nunca tirou nossas menores q ué 9 mas após desfiles com chuva acordar às 6 para ir para escola engomar farda brilhar sapatos para não sofrer punição que afetaria sua nota acabei pagando psiquiatra e acompanhamento em psicóloga a vamategm foi que ela passou sem cursinho no ENEM e na faculdade federal aqui do RS
meus amigos... que vídeo! muito obrigado por ter compartilhado tudo isso em. na moral.
🙌🏾 valeu!
Vc é um rapaz bacana. Eu declinei tb da carreira da FAB, queria muito a aviação, me formei mecânico de aeronaves aos 18 anos, entrei na FAB. Vi que a carreira militar tinha alguns poréns, analisei o cenário e vi que não era aquilo que eu queria. Percebi que eu gostava de avião e não gostava de trabalhar com avião. Fiquei na aviação civil por 13 anos. Quando cheguei a conclusão que estava na hora de mudar de vida. Mudei de profissão dei umas cabeçadas mas estou seguindo em frente. A vida é assim cheia de mudanças. Mudar até ser feliz.
Legal a sua história! Vamos aprendendo com a experiência, o autoconhecimento e as mudanças 🙌🏾
Parabéns pela escolha! Já passei por isso e entendo perfeitamente os pontos que você colocou no vídeo. Muitas pessoas aqui fora acabam não entendendo a sua escolha quando você sai. Não importa o quanto você fale, muitos irão dizer "você não sabe como é aqui fora" ou então "depois você vai se arrepender por ter saído".
As pessoas projetam decisões próprias e frustrações nas outras. Num país em que a maioria é muito pobre e o sonho é um concurso, essas pessoas sequer cogitam coisas como "ser feliz no trabalho", pois acham que seriam muito felizes se tivessem a sua oportunidade. Infelizmente são limitadas, mas é compreensível. Eu tenho mais dificuldade de entender pessoas que tiveram oportunidades e ainda querem dar esse tipo de pitaco...num vídeo que falo que vou fazer doutorado no IMPA, tem uma cara insatisfeito dizendo que eu deveria ter sido "mais ousado" e ido pra fora do país 🤷🏾♂️ 🤦🏾♂️. Enfim, sempre vai ter dessas coisas.
Muito bom saber de toda essa sua trajetória! É bom que a forma que você conta ajuda a gente a pensar sobre a nossa vida.
E eu ainda lembro, 4:46!!
Fui entendendo como contar a história de uma forma mais útil a quem assiste com o tempo 😁
Valeu para sua formação profissional, afinal você se encontrava em uma excelente escola. Tem coisas que pensamos que é a nossa cara e não é, então, acredito que tudo "coopera para o bem daqueles que amam a Deus." Seja feliz com suas novas escolhas.
Com certeza! Muito obrigado 😊
Excelente! Eu me formei faz tempo, mas até hoje ainda tenho dificuldades do tomar decisões sobre quais projetos seguir, quais novas coisas aprender etc Coisas da vida!
Pra ter essa certeza, é importante entender qual o seu propósito. Não é fácil, eu levei 28 anos pra ter certeza do meu (tenho 29!). Quando o propósito estiver mais claro pra você, vai entender o que faz sentido seguir e o que pode até ser legal, mas não é o caminho. Até lá, sugiro experimentar o que puder e aprender com a experiência.
Confesso que fiquei gratamente surpreso com a qualidade da fala sobre o assunto. Parabenizo pela serenidade e equilíbrio nas decisões que tomou em sua vida. Parabenizo ainda mais pode seguir adiante sem demonstrar ódio, rancor ou ressentimento com a carreira e as instituições que frequentou. Sou militar e tenho um filho militar, somos oficiais e de organizações diferentes, mas vejo semelhança em ambas na presença de pessoas que passam toda formação e toda carreira reclamando, praguejando e desmerecendo a Corporação à qual pertencem ou pior: tentando fazer a corporação ser do jeito que acham que deveria ser. Deveriam ver esse vídeo e tomarem a decisão de aceitar a vida militar como ela é ou buscar outro caminho do mesmo modo sereno e em paz.
Obrigado! Eu tenho gratidão pela experiência. As memórias ruins são apagadas com o tempo e as boas permanecem. É importante reconhecer que tudo isso fez e faz parte de quem eu sou hoje e sou feliz por isso. Eu acho que há coisas que podem ser melhores, mas existe uma razão para serem do jeito que são e cabe a quem fica empregar os esforços para manter tudo de bom que já foi construído e melhorar o que houver espaço.
Percebi que havia algumas pessoas que permaneciam frustradas na carreira por muito tempo (ou a vida toda) e concordo contigo que, até pelo próprio bem, deveriam aceitar e dar o seu melhor ou tomar a coragem de mudar seus rumos.
Sensacional!
Vcs são de outro mundo kkkk nunca vi tanto conteúdo bom num só lugar.
🥰 🥰 Muito obrigado!
show de bola seu vídeo, você se expressa muito bem!
Muito obrigado!
parabéns jovem, minha filha também foi do IME e Eu apreciei muito todas as suas colocações, inteligentes e defensoras de seus ideais.
Obrigado 😊
Adorei seu vídeo!!
Que ótimo! 🙌🏾
Eu entendo, quando servi no exército, eu todo dia ficava "não quero voltar pra lá" eu ia pra casa só nos finais de semana, ainda bem que consegui sai de lá, sai na primeira baixa, hoje tô estudando T.I, realmente é algo que QUERO, pense bem antes de qualquer escolha sua meus amigos
Parabéns pela coragem! Foi uma decisão deveras difícil. Excelente vídeo ajuda jovens no processo de decisão. Ganhou um inscrito.
Bem-vindo, Marco ! Muito obrigado 🙌🏾
Comigo tem sido a faculdade de sistemas de informação, entrei meio que por pressão, de qualquer jeito, nem sabia do que se tratava o curso exatamente quando fui no primeiro dia, foi meu primeiro contato com programação, eu resolvi continuar, por que não tinha o que fazer, pelo menos é o que eu pensava na época, era esperar outro vestibular, como vc disse expectativas nem sempre dão certo, quando me vi não passando no vestibular que eu queria um ano depois, fiquei quebrado, sem saber o que fazer, depois de muitas coisas resolvi dar uma chance para o curso, acabei encontrando coisas que eu gostava, ainda sinto que não encontrei "aquela coisa" , mas estou trabalhando duro nisso e as coisas vem ficando mais claras, esse vídeo vai me ajudar a ter mais clareza também, parabéns pelo trabalho e obrigado.
Sugiro esse outro vídeo da Kizzy, pode ajudar a entender que nem sempre o caminho faz sentido de cara e tá tudo bem: ua-cam.com/video/JuTWrj_fc6w/v-deo.html
Muito bacana a tua história. Eu tomei uma decisão importante na minha carreira e declinei de um caminho, parecido como o que você fez. Esse teu vídeo pode ajudar outras pessoas a decidirem se devem permanecer, seguir ou desistir. Parabéns! 👏
Valeu! Sucesso pra gente 🙌🏾
Estou no 3 ano formando agora e confesso, a insegurança e ansiedade sobre qual curso quero fazer me consome, na escola nunca sabemos oq realmente queremos/gostamos de algo 😣
Isso é normal. Duas informações que podem ajudar a aliviar a pressão:
1. O que você escolhe fazer como curso não necessariamente determina o que você vai fazer "pelo resto da vida". Tem muita gente trabalhando com coisas diferentes da sua formação e a experiência que você constituir na faculdade, em termos de visão de mundo e competências desenvolvidas, vai te ajudar onde quer que esteja.
2. Sempre é possível "recomeçar". Coloco entre aspas, porque você começa de um ponto diferente daquele que seria se tivesse seguido o outro caminho logo de cara, pois terá mais maturidade.
Realmente, te entendo!
Muito bom o conteúdo. Suas experiências e comentários são muito úteis para minha tomada de decisão. Valeu!
Que ótimo que gostou 🙌🏾 sucesso!
Você disse tudo! A carreira nas Forças Armadas é árdua, você acaba abdicando de muitas coisas ao longo da sua vida.
Sim...mas tem muitos caminhos de abdicação e dificuldades em outras escolhas também 🤙🏾
Ramiro concordo, servi como graduado na FAB, e digo que se a pessoa não curte de alguma forma, acaba a vida se esvaindo num esforço sem prazer
Muito bacana sua narrativa, parabéns pela sua trajetória, que Deus possa te abençoar.
Muito obrigado!
Eu sou praça, como o seu pai. Hoje estou no meu último ano de cabo e prestes a ir a sargento. E inúmeras vezes eu pensei sim em desistir, pois a gente realmente pensa que a vida naval é uma coisa mas na verdade é bem diferente. Mas apesar de altos e baixos, consegui me manter na força, e até mesmo aprendi a gostar das coisas da minha profissão. Apesar de tudo... É uma boa instituição.
É uma boa instituição, sim, sou grato pelo tempo que passei lá . Sucesso!
Quando chega a sargento pode fazer prova interna pra oficial?
@@GusKillalfa alfa
Você não tem perfil para isso , foi uma decisão acertada , vida que segue !
Meu primeiro ano estudando pro CN. A prova é amanhã, não me sinto preparado pra passar esse ano ainda, mas esse vídeo me ajudou.
Nunca vi ninguém falar com tanta propriedade do CN, as coisas ruins e boas.
Se tiver que começar a jornada de novo, recomece com a a convicção de que você estará lá. Siga estudando com essa determinação e você vai crescer muito a cada dia! Sucesso!
Tb fiz esse ano, confio que você consegue, pelo menoa no meu estado(Ceará), menos da metade dos inscritos foram por causa da pandemia, só estudar e se n der certo, ta td bem, sempre existem oportunidadea
Boa mano. Fiz esse ano também, mas infelizmente foi minha última tentativa... Fui bem nas outras matérias, mas matemática eu acho q fiquei bem na média mínima. Se passarmos, espero te ver lá! Abraço
@@brunops2093 vc passou?
Vc passou?
Parabéns Hallison boa esplanação gostei muito.Muito bacana.
Muito obrigado!
Vontade de fazer amizade com você pela sua simpatia! Quanta clareza, didática.. Muita luz na sua vida 💫🙏
Obrigado 😊
Parabéns pelo vídeo e parabéns pelo canal.
Obrigado!
Parabéns pelo depoimento e parabéns por tomar a decisão que no momento achou correto. Conheço bem o contexto, sou também filho de Sub, só que da FAB e como quase todo pai militar, o meu também queria que eu fizesse carreira na Força Aérea. Me inscreveu e pagou cursinho para a EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), o equivalente ao Colégio Naval. Mas, vida militar, nunca foi o meu forte, ainda mais naquela época dos anos 70. Fiz as provas, até para dar uma satisfação ao meu pai, mas acabei não passando. Continuei meus estudos, ingressei na faculdade me formei em Administração. Fiz concurso para o Serviço Público Federal e acabei sendo relacionado para trabalhar na Marinha (como civil) e sujeito a todo regime disciplinar de uma Organização Militar. No começo foi um pouco frustrante, porém como gostava muito de futebol, jogava na seleção da universidade e tive formação na base de um time profissional aqui de Floripa, não demorou muito para fazer parte da seleção de futebol da OM. Trabalhei durante 37 anos na Marinha, foi uma época de grande aprendizado e muita satisfação mas sempre tive a certeza que a vida militar não era a minha "praia". Sempre me relacionei muito bem com meus colegas militares e tive uma carreira bem reconhecida na Escola de Aprendizes, onde servia. Fiz grandes amizades na MB, inclusive com alguns Almirantes, muitos Oficiais e Praças. Fui indicado e fiz uma Viagem à Antártica, um antigo sonho. Nos últimos anos de serviço, desenvolvi, juntamente com uma Tenente Psicóloga, algo que realmente faz parte da minha vida, Meditação. Desenvolvemos um Projeto de Meditação para militares e civis da OM nos horários de TFM. Me aposentei com 37 anos de Marinha e até hoje mantenho, agora como serviço voluntário, o nosso projeto de Meditação para a tripulação. Gostei muito da sua história e da sua coragem de tomar a decisão que achou correta.
Obrigado, Jefferson! Interessante como que, meio que sem querer, a MB te ajudou a realizar o sonho da Antárctica e a desenvolver um projeto com o seu propósito, e que bom que você conseguiu fazer isso sem precisar ser militar, já que sabia que não era pra você. Obrigado por compartilhar este relato! 🤙🏾
Figueira ou avai?
@@FFC-qu1rk Avaí FC. Joguei nas categorias de base e cheguei a entrar em um jogo do time principal (Profissional)
Esse vídeo me ajudou tanto viu. Sensacional
Que ótimo 🙌🏾 sucesso!
Esse ano foi o meu último ano pra fazer a prova do Colégio naval e fui muito ruim na prova, estou triste, mas não vou desistir do meu sonho de se tornar oficial da marinha . Comecei a estudar para Escola Naval do zero, e vou ir até o final.
Vai que dá, irmão!
Esse é o espírito! Tente avaliar o que te faltou para poder trabalhar em cima disso. É o controle emocional durante a prova? São os conhecimentos de base que tem que ser revidados? São os conhecimentos mais avançados que tem que ser aprofundados? Tire um tempo para pensar sobre isso, colocar a cabeça no lugar e depois recomece a todo vapor. Sucesso!
Vídeo muito bom, eu particularmente nunca ponderei com nada dentro do exército, mas você tem um bom nível intelectual logo pode escolher o melhor para você. Seja Feliz Deus te abençoe.
Fala verdade, vc queria ser da Infantaria, brincadeira à parte, parabéns guerreiro, seja próspero em sua caminhada.
M E G A!!! 😂😂 🤙🏾
Vídeo muito bom, amigão. Também sou militar da Marinha, me formei em 2020 e comecei a servir em OMs de terra em 2021. Entendo o que você diz sobre a expectativa não condizer com a realidade. Eu gostava de bastante coisa no período do curso de formação e inclusive acho que foi uma experiência muito boa, mas também tinha alguns pontos de que não gostava. Porém eu pude tolerar até a formação. Após formado são outras questões, mas ainda tenho esse mesmo sentimento de incompletude quando saio de casa para trabalhar. Mas sei que ainda não chegou o momento de mudar de direção. É importante seguir um caminho que te realize. Parabéns pelas palavras e decisões.
Esse video veio em um momento oportuno, eu estava estudando para alguns concursos por um bom tempo e acabei descobrindo esse "mundo da tecnologia" e de cara gostei muito. Entretanto , é bem complicado tomar uma decisão, mesmo apos ter estudado as carreiras e comparado ambas e tudo mais.
E de fato esse vido me ajudou bastante e abriu um pouco a minha mente. Você quando tomou a decisão de sair da marinha e seguir esse novo caminho teve alguma pressão dos seus pais?
no momento esse fator ta sendo bem complicado para mim e diversas vezes me pego pensando se eles estão certos ou não. enfim
Vocês são demais lhes desejo todo sucesso!!
Cara, seus pais querem que você siga um caminho seguro, porque querem o seu bem. Se eu não tivesse passado no IME no meu 3º ano, provavelmente teria ido para a Escola Naval, pra não "trocar o certo pelo duvidoso", mas se eu continuasse infeliz, provavelmente meus pais entenderiam e poderíamos conversar sobre novos planos. O complicado é que quando você sabe que não há muitos recursos, você mesmo sente a pressão de deixar algo.
Essa não foi a decisão mais arriscada que eu tomei, contudo. 5 anos depois, eu arriscaria mais, mas minha família já estava habituada ao meu modo de ser e confiava que eu faria de tudo para ter sucesso na nova escolha.
Também fui oficial de Marinha e faz 3 meses que fui desligada de ofício por um problema de saúde. Fiquei triste com a situação por causa da grana mas pensando com mais clareza cheguei a conclusão que não tenho perfil pra obedecer ordens de quem um simples posto sobe à cabeça. Assim como você, consigo ver o ônus e o bônus do período que passei por lá. Agora estou me preparando pra fazer transição de carreira. Parabéns pela maturidade e honestidade no vídeo. Sucesso pra nós!
Top demais meu amigo!! Passar no Colégio Naval não é pra qualquer um.
Não é fácil mesmo!
Foi colégio naval mano, mas é mt difícil msm assim
mt daora sua historia cara, estudo para a prova da Escola naval do ano que vem e penso que seu vídeo me motivou mais ainda, sempre me interessei pelo militarismo e pelo mar e espero dar certo na EN futuramente, parabéns por esse conteúdo e qualidade
Valeu, Johnny! Desejo sucesso no concurso e na carreira! 🙂🙌🏾
Eu também, boa sorte!
@@alguemai7290 boa sorte em sua jornada também
4h da manhã????????????? Que horas você ia dormir? Isso para estudar para os concursos?
Dormia entre 22h e 23h. O resto tá explicado aqui 🙂: ua-cam.com/video/lcoU1KyFkWs/v-deo.html
@@pgdinamica Meu falecido avô era capitão de fragata, fazia hidrografia. Fico meio triste porque meu pai não me introduziu nesse caminho, acho que eu talvez sairia também, não sei. Só sei que não tive um plano de estudo. Almir Gonçalves Dantas, será que seu pai se ele já esbarrou com ele? kkk
Eu estava numa estadual, vou fazer enem de novo para uma federal, sou Web Dev, já trabalhando.
4 hs eu já estava saindo de casa e nem sou oficial kkkkkkkkkkkk eh a vida. Para conseguir algo tem que se sacrificar. HJ acordo as 7 kkkkkkk
@@hamiltongesteira226 Sim, pois é, tava com um projeto pararelo aqui eu não tava nem dormindo direito :(, agora to regularizando meu sono
Ótimo vídeo, muito dinâmico! Conteúdo altamente relevante.
Obrigado!
Vídeo excelente!
Obrigado!
Você abriu muito os meus olhos com o relato da sua trajetória na marinha, e por incrível que pareça eu estou exatamente na mesma situação, sou praça da ativa da marinha já a alguns anos, e a meses estou tentando tomar minha decisão, do que fazer com a minha vida, e você me ajudou muito nessa escolha, vou optar por algo que sempre foi do meu agrado desde criança, assim como você: a área de ciência e tecnologia. Muito obrigado pelo seu relato mesmo, me identifiquei em absolutamente tudo, carreira atual e futuras principalmente. Tmj :)
Acontece, é normal. Sucesso com a transição de carreira!
Caraca, que conselhos sensacionais
🙌🏾
Nunca vi tanto conhecimento para a vida em um canal só. Continua com essa série, por favor!!
Dia 1º de Outubro sai o vídeo sobre como fui aprovado no IME, vai ter muitos aprendizados também 🙌🏾
Conheci várias pessoas que passaram no ITA/ IME e depois desistiram, porém depois passaram em concursos e vestibulares concorridíssimos.
Acontece… a taxa de desistência, porém, deve ser em torno de 10%, o que é pouco em comparação com cursos de engenharia em outras faculdades.
Gente, que canal sensacional, vcs são feras
Obrigado! 😊
É uma loucura cara. Eu não aguento mais meu marido falando que é humilhado, chegando em casa estressado e passando até 50 dias em um navio no meio da Amazônia. Fora que muitas vezes não tem sinal de celular... Ele é CB, tá louco p pedir o desligamento e mandar a Marinha tmnc kkk e eu não vejo a hora disso acontecer 😢
que vídeo incrível, obrigado pelo relato.
De nada! Que bom que lhe foi útil ;)
Muito bom! No meu caso eu larguei a UFRJ. No meu ensino médio eu fui praticamente doutrinado de que a única opção era fazer uma faculdade pública. Porém, no meio da faculdade eu descobri que queria fazer concurso público e não tinha nada a ver com meu curso rs. Ele era extremamente puxado com centenas de páginas para ler -muitas vezes em inglês- e me atrapalhava muito no concurso. Tranquei a matrícula e fui fazer um tecnólogo online! 100 vezes menos trabalho e que me deixou livre pra estudar para o concurso! Fui muito criticado.
Ps.: A Laad é maravilhosa kkk gosto muito de ir. Tinha a ver com o curso que fazia na UFRJ, mas os meus objetivos hoje são outros.
Nossa experiência no mundo é bem limitada, muitas vezes ficamos presos a ideias que nos são empurradas, sem verificar se aquilo faz sentido pra nossa vida. Uma dificuldade desse processo é que nem sempre sabemos o que queremos pra nossas vidas. Ter clareza disso, ajuda a tomar melhores decisões 🙌🏾
Nem fale faculdade pública toma muito seu tempo também estudo para concurso.
Diney S.M Provas com dedicação exclusiva de uma semana, seminários infernais para apresentar toda hora, TCC, burocracia, só desgraça
@@Gabriel-xq6tf Se vc fazia curso na área de humanas é complicado mesmo eu também faço é correria pura.
Cara que vídeo sensacional! Parabéns.
Muito obrigado! 🙂
Bem,Eu tenho 12 anos e quero ser da marinha as vezes sinto um medo de não passar na prova para entrar no colegio naval porque eu tambem não estudo muito, mais um pouquinho mais pra frente quando eu fizer meus 13 anos que faltam 5 meses vou me esforçar mais e vou passar na prova do colegio naval se Deus quiser
mano, tô pensando em fazer isto com 17 para ser praça...
Olham Halisson. Gostaria de parabenizá-lo por sua coragem e discernimento, tendo que tomar uma decisão tão séria mesmo sendo à época tão jovem. Foi muito firme, pois quase caiu no canto da sereia no 3° ano, com a chegada de excelentes Oficiais no CN. Desejo sucesso na sua missão de vida! "Estive" Suboficial MV até 2021, assim como seu pai, que deve estar muito orgulhoso!
Obrigado, Sub!
Parabéns , não vejo como rotular como DESISTÊNCIA , e sim como você DECIDIU !!!
De uma forma ou de outra , entrou observou e percebeu que tinha potencial para ir mais adiante em algo que melhor lhe aguardava , POTENCIAL ... o velha guarda de seu pai (o antigão ) deve se orgulhar de você .
hahaha, obrigado! 🤙🏾
Graças a Deus que saiu, as oportunidades estão aí para quem corre atrás, muitas outras carreiras melhores. Meus parabéns.
haha, tento não fazer esse julgamento. O que é melhor pra mim, não necessariamente é melhor pro outro. Há pessoas que "foram feitas" para esse espaço e se sentem felizes lá. Eu sei que não é o meu lugar :)
Faz um vídeo sobre procrastinação. Estou vivendo isso. Tenho vontade de estudar para concurso, mas fico com medo pela minha idade, 36 anos, e pela incerteza de conseguir êxito.
É um bom tema, vamos trazer sim. Obrigado!
Se não estudar não vai ter êxito mesmo !
Adorei seu vídeo. Tenho gostado da abordagem dos temas.
Obrigado! 🙂
Eu não chamo o que você fez de "desistir", eu chamo de "mudar de ideia ". Parabéns pelo canal. Ótimo conteúdo 👏
É uma questão de perspectiva. Obrigado!
Parabéns jovem, vc é muito articulado e inteligente, creio que seus pais devem ter muito orgulho de vc, e o que decidir ser, o será com excelência. Parabéns pela sua história e pelo vídeo extremamente exclarecedor. Deus abençoe 🙏
Amém 🙏🏾
Eu entrei para o CFN, em 1992, e não me adaptei. Aí, em 2020, resolvi sair. (para a reserva, é claro).
Kkkkkkk
😂😂😂
Você é fantástico!! É prazeroso te ouvir falar. Muita calma, conhecimento, e capacidade de oratória. Muito sucesso no seu caminho 👏🏼✨
Muito obrigado, Rebeca! Fico feliz com seu comentário :)
Já desisti antes mesmo de tentar. Rh's de grandes empresas como Amazon (entre outras), já entraram em contato comigo para entrevista, e nem fui por medo de ser incapaz de performar bem em grandes empresas =/. Grande erro kkkkkk
Cuidado com a Síndrome do Impostor, você tem que reconhecer o seu valor :) . Sugiro ver este vídeo da Kizzy sobre o assunto: ua-cam.com/video/m4yiiWvJ9cE/v-deo.html
@@pgdinamica opa! Vou assisitr =)
Esse cara é um exemplo de maturidade!
Obrigado!