Esta mulher jamais era pra ser chamada de marqueza, era pra ignorada. Este é um capitulo vergonhoso na historia do brasil. Ela era a prostituta de santos.
Oh saudades da minha São Paulo! Quando adolescente sempre passava na casa da marquesa! Sou apaixonada pelo tema imperial e tudo o que se envolvia sobre a época!
Excelente vídeo! Sou Oficial de Justiça e estive uma vez aí, em uma diligência. Lembro que as pessoas que trabalhavam no local me informaram que era o Solar da Marquesa de Santos. Fiquei triste em vez o estado do imóvel, na ocasião. Há muitos anos, não trabalho mais em SP e foi uma grata surpresa ver o prédio restaurado, como deve ser. Com relação ao seu comentário sobre o espelho da Marquesa estar no Tribunal de Justiça de SP, lembro de tê -lo visto em uma visita ao Tribunal, na minha época da Faculdade de Direito. Lembro que era um espelho enorme, da altura de uma parede, com grossa moldura dourada. Simplesmente magnífico!
Paulo desperta na gente uma vontade de conhecer todos esses lugares , ainda vou em São Paulo e no Rio de Janeiro só pra conhecer alguns lugares que fizeram parte da nossa história!!+
Conhecer a história sem julgamento é muito mais enriquecedor....adorei o video pois quando estive em São Paulo estava fechado o solar, mas mesmo olhando o prédio por fora , foi emocionante
Professor obrigada pq através do seu trabalho desenvolvi um amor imenso p história...ahhh quando acabar a pandemia eu vou visitar vários lugares que escuto vc falar
Infelizmente a história no Brasil e pouco valorizada, muitos casarões históricos estão depredado em ruínas fico triste pois quem valorizá o passado da vários passos ao futuro
Belíssimo vídeo. E um importantíssimo casarão, a mais antiga habitação urbana ainda de pé na cidade de São Paulo. Me orgulho de ter trabalhado lá. Paulo, uma observação apenas: existem indícios (e muita discussão a respeito pelos funcionários do Solar) que a banheira mostrada no vídeo não pertenceu à Marquesa de Santos. A história dessa banheira é muito nebulosa, mas pelo que pudemos encontrar ela chegou ao Solar em 13/09/1979, por meio de doação, proveniente do depósito da antiga Limpurb, empresa de limpeza urbana da cidade de São Paulo. Segundo o que eu ouvi de outros funcionários, quando a Marquesa faleceu, seu filho leiloou a casa. A Mitra arrematou o imóvel juntamente com grande parte do mobiliário pertencente à Marquesa, que foi posteriormente distribuído em vários imóveis também pertencentes à Mitra. Hoje o paradeiro desse mobiliário, que incluía aparadores, espelhos, etc é desconhecido.
Caro Henrique, a banheira é uma briga. Eu tenho duas referências sobre ela. Uma consta que ela estava na casa quando o solar passou pra prefeitura, foi retirada de lá pra casa ser restaurada, ficou no depósito municipal e depois voltou pro Solar. Agora, se ela foi da Mitra ou da Cia de Gas é outra história. Mas tb pode ter pertencido a Marquesa. Os móveis se espalharam, e nem tudo ficou para a Mitra. Os espelhos do Solar estão hoje no Palácio do Tribunal de Justiça, na Sé.
Paulo Rezzutti esta mania de distribuir o acervo de um lugar pra outros lugares empobrece a narrativa histórica do museu . Os espelhos por exemplo, deveriam ficar no solar .
Estive muitas vezes visitando o solar. Quando tinha a exposição da Marquesa era mais interessante ainda. Sou apaixonada por ele é por seu livros Paulo.
Trabalhei no prédio na década de 80 quando ali sediou o SMC e era encantada com o prédio mas, particularmente no quintal... Era imenso!! Se me lembro bem ia até a quadra da rua de trás... Não sei se estou confundido com a casa de Ramos de Azevedo na estação de metrô São Joaquin.. Onde conheci por ter trabalhado na editora Global Que mudou para o casarão e promoveu seu restauro.. Vale uma visita sua lá.
#RezzuttiResponde Nobre Professor, como era o comercio local na época da Marquesa? Onde ela fazia suas compras de alimentos, roupas... Ela frequentava algum lugar especifico ali nas redondezas? Ela frequentava a Igreja Santo Antônio ali no Patriarca?
é verdade que a Marquesa de Santos antes de residir nessa casa ela morava no quartel do parque d.Pedro, a beira do Tamanduateí!! e o quintal do atual solar acabava nas margens do rio Tamanduateí!!
Rezzutti do céu! Ontem eu conheci o solar da Marquesa, impossível esquecer da Leopoldina, mas superei e decidi olhar pelo que ela fez por SP e aos estudantes de direito! Impossível você estar ali e não imaginar os que os olhos viram ali;não sabia o porque do nome do pão de açúcar, achei muito bom! Outra coisa que percebi SP têm várias referências cariocas. 👏🙏♾
Adorei saber e conhecer o casarão por dentro pois sempre fui encantada por sua arquitetura. Trabalhei muito tempo na rua Boa Vista e passava em frente todos os dias.♥️
parabens pelo seu canal Paulo Rezzutti estou apreendendo coisas do nosso BRASIL, que nao apreende na escola...continue assim...muito bom merece nosso like
Maravilhoso!!! Adoro seus videos, obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos e sua sabedoria! É uma pena que no Brasil nao temos consciencia de presevacao, se essa casa fosse aqui na Europa, estaria toda preservada e decorada como na epoca da marqueza, até mesmo com artigos de mesa e objetos pessoais. Espero que daqui p frente comecemos a tratar dos nossos tesouros com o respeito devido. E formar museus, claro, onde possamos resgatar nossas memorias e respeitar nossa história. Gratidao Paulo!
Ela nao foi só amante de d Pedro ela foi uma pessoa extremamente importante pra SP e ate onde sei muito caridosa,nao limite se a conhece la apenas por amante ,vai se se encantar com a história da vida dela
Telma, se ela foi importante em outros aspectos devo dizer que eles nao foram relevantes o suficientes para ela ser lembrada e associada a estes aspectos. Com relacao ao fato de ser caridosa, vale lembrar que tal virtude nao foi possivel ser exercida diante de Leopoldina, que foi humilhada demais com a presença ostensiva de Domitila. Lamento demais a presença demais na nossa historia. Engrosso o cordão que diz: uma grande safada.
Meu avô trabalhou muitos anos na cia de gás, até se aposentar. E já naquela época, havia muitos comentários sobre o palacete da Marquesa ser mal assombrado. Meu avô contava que muitos colegas de serviço, diziam que ouviam barulhos estranhos, viam vultos, sombras, mas ele mesmo nunca viu nem ouviu nada. Os funcionários da Cia de gás achavam que era o espírito da Marquesa, arrependida do que fez, que andava por lá, assombrando o palacete. Será? rsrs
Respeito e honra a memória da Imperatriz D. Leopoldina! Essa mulher era uma meretriz amante do mulherengo e insensato d. Pedro I. Essa parte da história macabra nem deveria ser contada, todo sofrimento que a imperatriz passou... Como mulher fico triste.
#rezzuttirrsponde além da doacao de dinheiro para a Capela no Cemitério da Consolação, a Marquesa de Santos ajudou no mais o que em relação a ajuda financeira para quais construções na cidade de São Paulo?
foi todo descaracterizado por dentro eu vi quando era pequeno e lembrava aquelas casas da austria com aplicacoes e espelhos e pinturas no teto , e la ainda era abriagada uma secretaria naos sei porque destruriam as pinturas do salao dos lustres
Paulo não tenho serteza, mais no quartel da rota tem um grande espelho francês o qual foi doado pela família da marquesa encontra-se na sala de reunião do quartel.
Esse Solar foi projetado e construído com a parte de trás, tendo uma vista maravilhosa para a várzea do rio Tamanduateí. Obviamente, a vista não exite mais, pois muitos prédios foram construídos na frente.
Li muitos textos jornalísticos sobre o fechamento do museu, mas não me lembro muito bem se o acervo inteiro foi para o Museu Nacional ou se ele foi divido entre o Museu Nacional e a prefeitura do Rio.
Pra falar a verdade depois que conheci a historia não contada da Marquesa de Santos passei a admirar essa mulher , que conseguiu ser mais que amante do Imperador, ela se tornou uma figura respeitada da sociedade , tiro meu chapéu pra essa mulher forte da nossa história.
pois é! Não existe pecado do lado de baixo do equador.. a quitata de Santos era tão só uma mulher inculta, mas prendada em artes na horizontal, " que orgulho" para o povo de terras de Vera Cruz.
Paulo, no Museu Imperial tem um grande balcão/varanda (não sei o termo certo) bem na frente/meio do Palácio. Dom Pedro II o usava para algo? #RezzuttiResponde
#rezzuttiresponde Oi Paulo tudo bem? eu adoro seus videos, eu queria ver um video seu falando sobre os Crimes da Rua do Arvoredo , vc conhece outros criminosos dessa natureza no império?
Na minha opinião está casa deve ser designada palacete e não solar. Não só atendendo ao tipo de construção, como pelo facto de solar ser uma designação que se deve empregar em casas de família, que ficavam na mesma família uma série de gerações. Os solares apresentam outro tipo de características arquitectonicas, de que o exemplo mais paradigmático é a torre, e geralmente localizam-se em zonas mais periféricas. A casa da marquesa é um palacete urbano, comum, típico do século XIX, provavelmente de inspiração nos modelos lisboetas da mesma época.
A Marquesa foi redimida pela sociedade paulistana? Como era está relação com o passado dela? Bem aceita ou engolida pela sociedade conservadora? Que ironia a casa q foi dela virar casa de bispo... excelente seus vídeos. Obrigada! Sempre compartilhando seus conhecimentos .
Paulo boa noite. Voce sabe me dizer onde encontrar documentacao de barbacena e de iguassu? Voce sabe me dizer onde iguassu foi sepultado e se tem foto dele? Desde ja obrigada.
Nossa, acabou com a casa por dentro. Tenho a impressão que uma boa parte das vezes em que restauradores reformam lugares historicos no intuito de preservar, eles na verdade fazem uma merda enorme
Eu já estava super feliz só com a narração e aos 6min53 temos imagens da casa!!! 😍👏👏👏 Como não amar?
Somente o casarão vazio q restou, aff!
@@telmamaia3679 Oie e bom ver estoria da marquesa de dantos
Esta mulher jamais era pra ser chamada de marqueza, era pra ignorada. Este é um capitulo vergonhoso na historia do brasil. Ela era a prostituta de santos.
Oh saudades da minha São Paulo! Quando adolescente sempre passava na casa da marquesa! Sou apaixonada pelo tema imperial e tudo o que se envolvia sobre a época!
Paulo, será que algum dia poderia fazer um roteiro de locais históricos para se visitar em São Paulo. Sou arquiteta, amo seu canal.
Excelente vídeo! Sou Oficial de Justiça e estive uma vez aí, em uma diligência. Lembro que as pessoas que trabalhavam no local me informaram que era o Solar da Marquesa de Santos. Fiquei triste em vez o estado do imóvel, na ocasião. Há muitos anos, não trabalho mais em SP e foi uma grata surpresa ver o prédio restaurado, como deve ser. Com relação ao seu comentário sobre o espelho da Marquesa estar no Tribunal de Justiça de SP, lembro de tê -lo visto em uma visita ao Tribunal, na minha época da Faculdade de Direito. Lembro que era um espelho enorme, da altura de uma parede, com grossa moldura dourada. Simplesmente magnífico!
Paulo desperta na gente uma vontade de conhecer todos esses lugares , ainda vou em São Paulo e no Rio de Janeiro só pra conhecer alguns lugares que fizeram parte da nossa história!!+
Paulistana, eu só fui conhecer o solar no ano passado, nem sabia que existia e conheci por acaso. Conhecemos tão pouco da história do nosso país.
Vou vendo tudo......👏👏👏👏👏👏👏👍
Obrigado 🙌🏽
Conhecer a história sem julgamento é muito mais enriquecedor....adorei o video pois quando estive em São Paulo estava fechado o solar, mas mesmo olhando o prédio por fora , foi emocionante
Professor obrigada pq através do seu trabalho desenvolvi um amor imenso p história...ahhh quando acabar a pandemia eu vou visitar vários lugares que escuto vc falar
Infelizmente a história no Brasil e pouco valorizada, muitos casarões históricos estão depredado em ruínas fico triste pois quem valorizá o passado da vários passos ao futuro
Era muito glamour! Mulheres admiráveis pela inteligência e elegância. Eu conheço a casa por fora, muito linda. Amo são Paulo.
Belíssimo vídeo. E um importantíssimo casarão, a mais antiga habitação urbana ainda de pé na cidade de São Paulo. Me orgulho de ter trabalhado lá. Paulo, uma observação apenas: existem indícios (e muita discussão a respeito pelos funcionários do Solar) que a banheira mostrada no vídeo não pertenceu à Marquesa de Santos. A história dessa banheira é muito nebulosa, mas pelo que pudemos encontrar ela chegou ao Solar em 13/09/1979, por meio de doação, proveniente do depósito da antiga Limpurb, empresa de limpeza urbana da cidade de São Paulo.
Segundo o que eu ouvi de outros funcionários, quando a Marquesa faleceu, seu filho leiloou a casa. A Mitra arrematou o imóvel juntamente com grande parte do mobiliário pertencente à Marquesa, que foi posteriormente distribuído em vários imóveis também pertencentes à Mitra. Hoje o paradeiro desse mobiliário, que incluía aparadores, espelhos, etc é desconhecido.
Caro Henrique, a banheira é uma briga. Eu tenho duas referências sobre ela. Uma consta que ela estava na casa quando o solar passou pra prefeitura, foi retirada de lá pra casa ser restaurada, ficou no depósito municipal e depois voltou pro Solar. Agora, se ela foi da Mitra ou da Cia de Gas é outra história. Mas tb pode ter pertencido a Marquesa. Os móveis se espalharam, e nem tudo ficou para a Mitra. Os espelhos do Solar estão hoje no Palácio do Tribunal de Justiça, na Sé.
@@PauloRezzuttiEscritor Há algum arquivo com imagens do mobiliário?
Você sabe me dizer quantos cômodos há ao total na residência?
Paulo Rezzutti esta mania de distribuir o acervo de um lugar pra outros lugares empobrece a narrativa histórica do museu . Os espelhos por exemplo, deveriam ficar no solar .
Melhor canal do UA-cam. Vc merece todo o reconhecimento por este belo trabalho que faz.
Excelente 👍🏻 professor 👨🏫 parabéns!!!!
amando cada vidio, aprendendo muito
Eu fui visitar a casa da Marquesa de Santos em SP
Nunca tive vontade de conhecer São Paulo mas agora mudei de idéia!🤩🤩🤩
São Paulo, lugar que amo...vem sim , vc vai amar.
Conheça! Se vc gosta de história, vc vai AMAR SP!
Nunca? Nem o Teatro Municipal?
Estive muitas vezes visitando o solar. Quando tinha a exposição da Marquesa era mais interessante ainda. Sou apaixonada por ele é por seu livros Paulo.
Obrigada pelo vídeo, é uma pena mesmo o solar não ter preservado mais da vida e objetos da marquesa.
Amo história, viajo no tempo do império
Amo historia .Pena q as aulas no ensino pùblico ñ dão o valor devido. As aulas poderiam ser valorizadas
Sim, mas também não dá para encimar tudo. O bom é que sempre tem gente que se interessa e pesquisa.
Trabalhei no prédio na década de 80 quando ali sediou o SMC e era encantada com o prédio mas, particularmente no quintal... Era imenso!! Se me lembro bem ia até a quadra da rua de trás... Não sei se estou confundido com a casa de Ramos de Azevedo na estação de metrô São Joaquin.. Onde conheci por ter trabalhado na editora Global Que mudou para o casarão e promoveu seu restauro.. Vale uma visita sua lá.
O piso e magnífico!!!!!!
Muito bom saber detalhes de nosso passado histórico!!! Parabéns!!!
amo história
Parabéns. Amo seus vídeos. Verdadeira aula. Obrigada
por compartilhar. Deus o abençoe e proteja sempre.
#RezzuttiResponde Nobre Professor, como era o comercio local na época da Marquesa? Onde ela fazia suas compras de alimentos, roupas... Ela frequentava algum lugar especifico ali nas redondezas? Ela frequentava a Igreja Santo Antônio ali no Patriarca?
é verdade que a Marquesa de Santos antes de residir nessa casa ela morava no quartel do parque d.Pedro, a beira do Tamanduateí!! e o quintal do atual solar acabava nas margens do rio Tamanduateí!!
Rezzutti do céu! Ontem eu conheci o solar da Marquesa, impossível esquecer da Leopoldina, mas superei e decidi olhar pelo que ela fez por SP e aos estudantes de direito! Impossível você estar ali e não imaginar os que os olhos viram ali;não sabia o porque do nome do pão de açúcar, achei muito bom! Outra coisa que percebi SP têm várias referências cariocas. 👏🙏♾
Adorei saber e conhecer o casarão por dentro pois sempre fui encantada por sua arquitetura.
Trabalhei muito tempo na rua Boa Vista e passava em frente todos os dias.♥️
Excelente vídeo, e obrigada por compartilhar todo esse conhecimento conosco e a explicação detalhada é perfeita.
parabens pelo seu canal Paulo Rezzutti estou apreendendo coisas do nosso BRASIL, que nao apreende na escola...continue assim...muito bom merece nosso like
Muito legal o video...adoro as histórias do antigo imperio brasileiro.obrigado professor
Adorei
Ótimo vídeo, no primeiro semestre de 2019 eu passei em frente a essa casa e não entrei 😖 mas o vídeo foi bem explicativo. Parabéns
Já fui várias vezes. Adoro visitar o Solar
Oi Paulo, o mobiliário da casa, deveria ser lindo!
Abraços 🤗
Que pena que mudou algumas coisas.
Muito obrigado por este vídeo Professor. Conheço bem o Solar, já estive lá mais de uma dezena de vezes.
Parabéns pelo elucidativo e esclarecedor vídeo.
Abraço
Maravilhoso!!! Adoro seus videos, obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos e sua sabedoria! É uma pena que no Brasil nao temos consciencia de presevacao, se essa casa fosse aqui na Europa, estaria toda preservada e decorada como na epoca da marqueza, até mesmo com artigos de mesa e objetos pessoais. Espero que daqui p frente comecemos a tratar dos nossos tesouros com o respeito devido. E formar museus, claro, onde possamos resgatar nossas memorias e respeitar nossa história. Gratidao Paulo!
Depois que soube que a Leopoldina sofreu muito com a marquesa, não suporto ela. Era ambiciosa e fria.
Ela nao foi só amante de d Pedro ela foi uma pessoa extremamente importante pra SP e ate onde sei muito caridosa,nao limite se a conhece la apenas por amante ,vai se se encantar com a história da vida dela
Faze o que se ela amou um homen proibido
Neila Aparecida fazer o que? Não ir às vias de fato.
telma silv não deixa de ser amante. Dois safados.
Telma, se ela foi importante em outros aspectos devo dizer que eles nao foram relevantes o suficientes para ela ser lembrada e associada a estes aspectos. Com relacao ao fato de ser caridosa, vale lembrar que tal virtude nao foi possivel ser exercida diante de Leopoldina, que foi humilhada demais com a presença ostensiva de Domitila. Lamento demais a presença demais na nossa historia. Engrosso o cordão que diz: uma grande safada.
Obrigada 🙏🏼
Paulo faz um video sobre a parte Historica de sorocaba tem uma casa que pertenceu a Rafael Tobias tambem
Paulo Rezzutti eu visitei a casa em SP mas foi muito rápido, pretendo voltar e quem sabe com o passeio da Cacau. Obrigada 😊
Bom demais assistir seus vídeos
💓💓❣️💕💕💕💕💞💞
Ja visitei o solar da Marquesa mas depois desse video minha vontade é voltar lá de novo
Excelente reportagem.
Bacana. Graças à Marquesa eu conheci o Paulo Rezzutti!
Em uma carta do poeta alvarez de Azevedo a mãe ele comenta sobre um baile que ele iria na casa da marquesa 😉
Por favor continue fazendo vídeos como esse ❤
Parabéns
O chão de madeira! Que lindo!
Ótimo vídeo, eu conheci essa casa.
Oba vídeo novo😁
Otimo video ! Sonho ir turistar ai ! Linda casa da TITILIA
Feliz em descobrir sei canal. Amo história.
Que casa linda, fico imaginando como eram ( a de SP e a do RJ) no tempo da Domitila.
Assistindo 👀👂
paulo faz um video com os descendentes , no tempo de hoje , da marquesa de santos e dom pedro 1
Mostram muito bem a evolução da casa.
Amo seus vídeos Paulo!!!!
Já fui várias vezes nesse Solar. Parabéns pelo vídeo.
Adoro teus vídeos!
Excelente vídeo
mto legal! valeu
Meu avô trabalhou muitos anos na cia de gás, até se aposentar. E já naquela época, havia muitos comentários sobre o palacete da Marquesa ser mal assombrado. Meu avô contava que muitos colegas de serviço, diziam que ouviam barulhos estranhos, viam vultos, sombras, mas ele mesmo nunca viu nem ouviu nada. Os funcionários da Cia de gás achavam que era o espírito da Marquesa, arrependida do que fez, que andava por lá, assombrando o palacete. Será? rsrs
Que pena, não tem práticamente nada daquela época, imagino como seria mágico.
Conta um pouco sobre a primeira faculdade de medicina em Salvador. Obrigada! Parabéns e muito sucesso!!!
Respeito e honra a memória da Imperatriz D. Leopoldina! Essa mulher era uma meretriz amante do mulherengo e insensato d. Pedro I. Essa parte da história macabra nem deveria ser contada, todo sofrimento que a imperatriz passou... Como mulher fico triste.
Era pra história dessa mulher ser apaga não merece respeito nenhum
Concordo 👏
ela era amante e ele mais culpado por não respeitar sua família, século XXI e mulheres culpando as amantes pela má conduta dos homens
@@clicks3223 se vc não leu eu escrevi sobre o imoral marido. Nenhum dos dois estavam corretos. Se não entendeu o comentário não me ataque sem motivo.
@@ceicabacelar2425 perdão não foi minha intenção
Sinceramente sempre achei um pecado essa casa ter sido descaracterizada dessa forma, internamente.
Muito!!!
Gostaria de ver como eram os banheiros ou não tinha
É bem triste o solar está tão cru, praticamente nada ...só valeu por seus comentários!!
Tenho o kit todo.
#rezzuttirrsponde além da doacao de dinheiro para a Capela no
Cemitério da Consolação, a Marquesa de Santos ajudou no mais o que em relação a ajuda financeira para quais construções na cidade de São Paulo?
Olha o livro da minha cidade "memória de Itu"
foi todo descaracterizado por dentro eu vi quando era pequeno e lembrava aquelas casas da austria com aplicacoes e espelhos e pinturas no teto , e la ainda era abriagada uma secretaria naos sei porque destruriam as pinturas do salao dos lustres
Paulo não tenho serteza, mais no quartel da rota tem um grande espelho francês o qual foi doado pela família da marquesa encontra-se na sala de reunião do quartel.
Esse Solar foi projetado e construído com a parte de trás, tendo uma vista maravilhosa para a várzea do rio Tamanduateí. Obviamente, a vista não exite mais, pois muitos prédios foram construídos na frente.
A casa dela no Rio de Janeiro funciona como alguma coisa?
Vídeo muito bom!
Era o antigo Museu do Primeiro Reinado, depois ia virar Museu da Moda e hoje está lá sem estar aberto ao público
Uma pena. E o fim todos sabemos.
Li muitos textos jornalísticos sobre o fechamento do museu, mas não me lembro muito bem se o acervo inteiro foi para o Museu Nacional ou se ele foi divido entre o Museu Nacional e a prefeitura do Rio.
Mais uma dúvida: todas as paredes dos salões tinham aquelas pinturas de paisagens?
Pra falar a verdade depois que conheci a historia não contada da Marquesa de Santos passei a admirar essa mulher , que conseguiu ser mais que amante do Imperador, ela se tornou uma figura respeitada da sociedade , tiro meu chapéu pra essa mulher forte da nossa história.
pois é! Não existe pecado do lado de baixo do equador.. a quitata de Santos era tão só uma mulher inculta, mas prendada em artes na horizontal, " que orgulho" para o povo de terras de Vera Cruz.
O lixinho na esquina em frente a casa da Marquesa, coisa de Brasil.
Platibanda, forma para torrão de pão de açúcar e peneira para caçar Saci, você está se superando!
Tenho que manter os "uaus" em dia!
Paulo, no Museu Imperial tem um grande balcão/varanda (não sei o termo certo) bem na frente/meio do Palácio. Dom Pedro II o usava para algo? #RezzuttiResponde
Eu gostaria de saber sobre os filhos do primeiro casamento. Até hoje nunca encontrei nada e muito menos a sua descendência.
Tem na minha biografia sobre ela.
Que ironia. Da Marquesa para a Mitra!
Fala do mosteiro da luz.
Como foi a divisão para virar mosteiro e aqueles batalhões da polícia 👍
Se possível,e claro.
Nossaaa Paulo, achei que veria o mobiliário da época, peças de ouro, prataria, lustres maravilhosos, gente n tem ND disso!!! 🤷🤷🤷
Que triste.. achei que por dentro estaria original! Ainda bem que fachadas são tombadas !
#rezzuttiresponde Oi Paulo tudo bem? eu adoro seus videos, eu queria ver um video seu falando sobre os Crimes da Rua do Arvoredo
, vc conhece outros criminosos dessa natureza no império?
Oi @karoline gonçalves pereira, já tem um vídeo sobre esse tema, está aqui: ua-cam.com/video/a-os9vsY4vE/v-deo.html
👏👏👏👏👏👏👏👏
Na minha opinião está casa deve ser designada palacete e não solar. Não só atendendo ao tipo de construção, como pelo facto de solar ser uma designação que se deve empregar em casas de família, que ficavam na mesma família uma série de gerações. Os solares apresentam outro tipo de características arquitectonicas, de que o exemplo mais paradigmático é a torre, e geralmente localizam-se em zonas mais periféricas. A casa da marquesa é um palacete urbano, comum, típico do século XIX, provavelmente de inspiração nos modelos lisboetas da mesma época.
A Marquesa foi redimida pela sociedade paulistana? Como era está relação com o passado dela? Bem aceita ou engolida pela sociedade conservadora? Que ironia a casa q foi dela virar casa de bispo... excelente seus vídeos. Obrigada! Sempre compartilhando seus conhecimentos .
Paulo, primeiro, parabéns pelo vídeo. Eh fantástico. Onde podemos consultar acervos de fotos do Império?
Fiquei com gostinho de quero mais,acho que era um jardim interno?
Seu canal é ótimo, parabéns. Sua família tem ligação com os Penzuti?
Não, nenhuma
Paulo boa noite. Voce sabe me dizer onde encontrar documentacao de barbacena e de iguassu? Voce sabe me dizer onde iguassu foi sepultado e se tem foto dele? Desde ja obrigada.
Que aconteceu com os descendentes da Marquesa de Santos...???
😊❤
Nossa, acabou com a casa por dentro. Tenho a impressão que uma boa parte das vezes em que restauradores reformam lugares historicos no intuito de preservar, eles na verdade fazem uma merda enorme