acabei de ver o vídeo, gratidão ao segundo react e seu ponto de vista sobre os deslizes, vou continuar vegano e atualizando meu publico de como é esse estilo de vida, e mto obrigado pelo elogio ao meu cabelo hahahhaha abraço Fábio, nos vemos por aí, se vier pra SP me fala que te levo nos restaurantes veganos q tu não conhece 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
@@cassianepaixao482 te dou uma boa justificativa para comer o queijo nestes casos mas não comer se fosse carne: o leite de vaca, de onde vem o queijo, é indubitavelmente um alimento, ainda que não destinado originalmente para nós humanos. A carne não. A carne é parte de outro animal. É um cadáver. Assim, não deveria ser consumido de maneira alguma, tal qual quaisquer outros objetos inanimados que reconhecemos mais claramente como não alimentícios, como pedras, etc. Assim, é aceitável consumir derivados de leite qndo a compra já foi feita, pois tbm não é correto jogar alimentos fora. Já, quando se trata de carne, do ponto de vista vegano, não estamos falando de um alimento. É o pedaço de um outro ser igual a nós. Assim, não há nada que se possa fazer senão descartá-la. É uma questão de reconhecimento. Não posso comer o que não entendo ser um alimento.
Na parte do desperdício, eu também comeria. O dinheiro já foi gasto, e a maioria das pessoas não têm condição de simplesmente "dar pra um amigo" e comprar outro.
@@joaojoao6423 é um pensamento bem elitista na minha opinião, mas cada um com a sua visão. Por isso eu não adoto o rótulo de vegano, eu sempre penso mais sobre o impacto da ação do que a ação em si. Tipo se eu já dei o dinheiro pro restaurante e a comida vai ir fora, o estrago já tá feito. Que mal fará terminar o prato, sabe? Enfim
Exatamente isso! Jogar fora ou comprar outro? Cara, eu voltei do mercado, comprei um leite de soja, dois milhões e uma ervilha. Deu 20 conto e nem sobrou pra comprar verdura kkkk. Jamais jogaria fora! Jamais!
Já aconteceu exatamente o mesmo comigo, mas vi o queijo na segunda ou terceira mordida, não precisa comprar outro, só pedir que te dão o correto já que o erro não foi seu, aí o com produto animal você pode dar para um morador de rua, por exemplo, e explicar que deu 1 ou 2 mordidas por isso, mas que tava de boa.
Uma vez fui almoçar no Gramado e o moço colocou o molho Bolonhesa ao invés de Ao sugo no meu macarrão. Quando eu sentei na mesa, percebi que tinha carne moída no meu prato!!! A fila para o macarrão estava enorme, mas eu fui lá e expliquei educadamente o que tinha acontecido. A moça foi super compreensiva, fizeram outro prato pra mim e o moço que fez pediu desculpa! O pessoal está super compreensivo à causa! 😊
Quando fui pra Campos de Jordão aconteceu a mesma coisa comigo. A garçonete me trouxe outro prato e ainda deixou meu namorado (que nao é vegetariano) ficar com o prato errado que ela trouxe.
Ser vegano é questão de opção. Eu estou desde março de 2020, pois tomei consciência de que não quero mais participar da crueldade animal. Agradeço a todos que me alertaram e, especialmente, a você Fábio Chaves, pois eu não gostava do sabor de carne vermelha, mas 'amava' peixes (até mesmo se estivessem crus). Daí, num vídeo você perguntou: você come cadáver? Nunca mais eu tive coragem. Detalhe: moro sozinha e, do alto dos meus 67 anos, não deveria dar satisfação å sociedade, mas não quero mentiras e sim, contar a todos a respeito dessa nova escolha. Fraterno abraço a vocês. Lembrete: Douglas, seja bem-vindo ao mundo vegano e continue influenciando as pessoas nesse caminho.
Ana Maria Campanema Caiero é questão de opção, mas está muito relacionado a questões polícas. é preciso compreender que ser vaegano não é somente sobre nós, é sobre o outro, no caso os animais.
Esses dias fui no bk e pedi o whopper de plantas e pedi para não colocar maionese e queijo, aí o atendente falou "aí fica vegano" e eu falei "isso mesmo". Outra vez pedi e foi pelo totten e simplesmente esqueci do queijo e maionese, então quando vi, nem cheguei a morder, pq lembrei na hora que peguei o lanche, aí chorei de raiva comendo as batatinhas e trouxe o lanche para a minha mãe e ela gostou bastante
Achei um ponto de vista interessante! No meu caso, acho que eu faria o que ele fez, se não tivesse ninguem perto de mim para comer o lanche, porque na minha mente o animal morreu e eu estou jogando ele fora, e acho que isso doeria mais em mim do que comer, apesar de não saber como meu corpo reagiria hoje em dia
Chama o Douglas para o próximo podcast. Aí vcs poderiam falar inclusive sobre as vossas divergências seria interessante de ver. Abraços. 21:15. Obrigado pela compreensão com os funcionários de (fast fod). Sou funcionário do Mac Donalds (faço caixa) e de fato o nosso treino é bem superficial (sou de Portugal).
A questão do paladar é bem real. Eu odiava amendoins, castanha, pepino. E hoje em dia eu simplesmente como normalmente kkkkk, castanha ainda é algo que eu estou me acostumando. Mas quando eu entendi que cada alimento tem seu motivo pra estar ali, eu aprendi a gostar.
Estou assim também, com frutas. Nunca ( desde pequena) comia mamão, melão, melancia, manga .. agora estou mudando minha alimentação e "aprendendo" a comer isso .. mas é difícil.
@@lisibs é isso mesmo, mas logo logo você come que nem lembra que era difícil kkkk. Hoje em dia eu coloco amendoim no meio do arroz com feijão e amo. Quando não tem até sinto falta.
Sobre o BK, se ele já havia mordido e não tinha como dar a ninguém, eu acho que o correto é continuar comendo. Porque o animal já sofreu para a produção daquilo, já foi gerada uma demanda independente de comer até o final ou não.
concordo, causas como disperdício e fome combinados com o sacrifício do animal é algo que nunca me deixaria jogar algo fora dessa forma. E como o erro já tinha sido feito pelas duas partes (mais grave da parte da atendente), eu comeria. No vídeo pareceu que ele quis colocar uma causa com um grau de importância maior que a outra
Também odeio desperdício, porém, eu por exemplo não conseguiria continuar comendo um defunto. Eu guardaria pra dar pra outra pessoa, por exemplo, um amigo, ou até um morador de rua que precise mais daquilo do que eu.
Já aconteceu exatamente o que rolou com ele, mas eu tinha dado umas 3 mordidas e apareceu o queijo. Mandei trocar o lanche pq já sabia disso e montaram errado. Mas porra, dá pra alguém que tá junto, um morador de rua e explica, e se ele chegou na metade do lanche, porra, sério? Compra outro, o cara tem grana, séloko.
Eu já pedi um lanche a base de brócolis em uma hamburgueria do bairro que veio com tiras enormes de bacon, aí voltei e pedi outro . Tudo no amor sem barraco , o coitado do cozinheiro não sabia q bacon não eh vegano …. Pasmem
Sobre deixar de comer ao descobrir que algo não é vegano: eu descarto também. Esses dias, por ex, peguei um pedaço de chocolate amargo na minha geladeira, desses caros e todo fancy, quando coloquei na boca minha esposa me avisou que não era vegan, que era da irmã dela (que é ovolacto). Ao invés de terminar de comer, cuspi no lixo. Sei lá, não consigo mais sabe. Se for algo que não tem problema dar pra outra pessoa, eu dou, claro. Mas se eu tô sozinho, com certeza descarto. É como o Fábio falou, já não considero como alimento mais.
Estive recentemente no Burguer King, estou na transição e pedi as opções vegetarianas/veganas. Optei pelo lanche em que o hambúrguer é 100%planta e a atendentende me perguntou (fiquei até surpresa), Se eu queria o queijo e a maionese no lanche porque não eram opções veganas.
Fábio eu estava fazendo um mochilao na Europa e estava procurando comida vegana em Paris. Não falava uma palavra em francês, e achei que tava pedindo algo vegano, mas era só vegetariano. Tinha um molho à base de leite… fiquei na dúvida se deveria continuar comendo ou não, mas comi. Fiquei pensando que se eu não comesse eu já teria consumido de qualquer maneira, pois já havia “produzido” o lanche, e se eu continuasse a procura, era capaz que eu errasse de novo e pedisse OUTRO lanche não vegano :/ óbvio que foi uma péssima experiência, mas no momento achei q fosse a melhor opção
Na situação do sanduíche, acho que o Flamino estava no início do veganismo (pelo menos ele fala em estar no início, quando conta sobre o primeiro deslize, e diz que era inexperiente) e ele também diz que não gosta de jogar comida fora (o que eu entendo totalmente! porque eu sou do mesmo jeito...). Já dei lanche pra outra pessoa quando descobri que estava errado, no meu início, mas, sinceramente, teria sido um dilema pra mim na época se ninguém quisesse. Então, eu entendo o que ele fez e não julgo de forma alguma. Só que hoje, pra mim, se ninguém aceitasse, eu não comeria, porque não consigo mais (é sério)... não desce... se eu descubro o que tem, não consigo mais engolir. Então, não é sequer uma "pressão" consciente. Mas, como disse, tá tudo certo, Douglas! Muito, muito bacana vc ser mesmo vegano! E o tanto de gente que vc pode influenciar... minha nossa... que máximo!! 🤗🤗🤗 #govegan #animalnaoecoisa 💚
Que grandeza de espírito. O mundo precisa de seres iluminados que nem vc. Eu me tornei vegetariano recentemente. E vou ser vegano daqui. Pouco tempo. Com certeza. Parabéns a vc ao Douglas e ao Samuel.🎉🎉
Aconteceu o mesmo comigo no ano passado, pedi um lanche vegano no BK e o atendente deu a palavra dele dizendo que o lanche era totalmente vegano, comi desconfiado porque o queijo estava idêntico ao de origem animal ( fazia pouco tempo que tinha me adentrado no veganismo, e o sabor do queijo animal ainda estava presente na memória de paladares. Enfim, comi e na semana seguinte fui tirar a prova para ver se era vegano mesmo, perguntei para um outro atendente aleatório e mesmo assim não obtive resposta, tive que perguntar para o responsável da cozinha, aí sim descobri que não tinha nada de vegano, só a carne vegetal, nem o pão era vegano, e continua até hoje não sendo infelizmente. De vez em quando eu peço no Subway, esse sim é 100% vegano, mas tem que com o pão italiano kkk.
Hoje sou 95% vegano por sua causa Fábio e por causa do felipe neto que me fez chegar até aqui kkk em agosto vai fazer 2 anos sem carne e sem comprar nenhum produto de origem animal, ainda consumo derivados de leite e ovos em algumas ocasiões mas nunca financio
Faz uns 8 anos quase que eu não consumo produtos de origem de animal, incluindo produtos de limpeza. Escovo os dentes com pó de juá e uso sabonetes e outros produtos de empresas certificadas, mas faço isso porque minha consciência pede e não porque uma galera quer me induzir a seja lá qual for o comportamento. A ideia não é ser algo ortodoxo e ao pé dá letra. Vai fazendo aquilo que está dentro das tuas limitações e vai estudando as coisas. Se eventualmente tu trombar com algum produto animal e consumi-lo "sem querer", não se culpe. Pense que esse estilo de vida ainda é muito recente e o mundo não é adaptado a isso.
Eu também não gostava de quase nada de verdura/legume, só comia batata inglesa basicamente, até pra temperar comida era uma agonia kkk. Hoje em dia eu gosto demais, o paladar realmente muda muito com o passar do tempo.
Não sou, mas admiro quem é tão dedicado a essa causa!! Tendo na medida do possível … quando vejo um produto vegano prefiro comprar( mas não de investiga o produto)!! ☺️
Fábio eu vejo seus vídeos há mais de 4 anos e acho incrível seu conteúdo! Eu gostaria de te dar um presente em forma de gratidão por tudo que eu aprendi e senti vendo seus vídeos!
Galera que está no veganismo já a bastante tempo, ajudem a galera que está querendo(e tentando) adotar esse estilo de visa mais saúde e correto dizendo como identificar no rótulo dos produtos o composto que é justamente o de origem animal? abraços!
Me tornei vegana tem um mês e estou extremamente feliz, comer carne já não fazia mais sentido pra mim, então uni isso ao meu amor pelos animais e não pretendo voltar a comer produtos de origem animal, além de produtos e etc...🍀 Sinto que foi a melhor escolha que fiz na vida🥰
Devemos , sim , nos identificar como VEGANS , popularizar a palavra para que todos tomem conhecimento deste modo de vida e busquem mais informações e enham para o lado verde da força...GOVEGAN 🌴.
Eu so nao sou vegano por que, é um estilo de vida prejudicial para a mãe natureza, o estilo de vida vegana, em um macro contexto é insustentável, por exemplo: para produzir uma quantidade de comida suficiente para alimentar 1 milhão de pessoas veganas é mais que o dobro da quantidade necessária para pessoas que se alimentam de carne, e outra coisa a agricultara no seu geral, depende de uma quantidade ridícula de terra para plantar, terra essa ,que foi desflorestada, terraplanada e modificada, para atender as necessidades do produtor. Então imagine um mundo todo vegano, a fauna e a flora seriam extremamente afetadas, sofrendo risco ate de extinção, então no final das contas o vegano que estaria matando os animais.
@@saulo148 eu acredito que você esteja enganado. Quais suas fontes? E como você está preocupado com a mãe natureza e não se incomoda com o sofrimento animal ?
@@JoeKaye959 você leu meu comentário? Você acha que os produtos alimentícios que você come, vem do graça dívida?. Não eles vem de grandes campos agrícolas, criados pelo desmatamento e destruição da fauna e flora.
Sobre essa questão de comer fora, principalmente em viagem, realmente é uma situação que exige muita atenção. Há um tempo fui viajar e em todos os lugares que parava para comer, além de pedir opção vegana, ainda explicava: SEM carne, SEM frango, SEM peixe, SEM queijo e SEM ovo. E ainda dizia que tenho alergia a queijo, pra dar aquela pressionada. Cheguei a descartar comida que veio com queijo, com muita dor no coração, porque também não gosto de jogar comida fora. Ainda assim, voltei da viagem passando extremamente mal. Levou mais de uma semana pra passar. Certamente tinha alguma coisa dessas que eu não vi. É complicado!
Uma vez eu pedi no Burger King esse Rebel Hopper e pedi sem queijo e maionese e o atendente tava distraído e não anotou e veio com queijo e maionese... No meu caso eu tenho intolerância a lactose... Daí eu fui falar sobre o assunto com o atendente e pegaram o hambúrguer e jogaram fora e fizeram de novo.... Mas assim, se eu soubesse que iam jogar fora eu dava pra alguém comer
Pior fui eu, que comprei o Rebel Whopper e trocaram meu lanche pelo de outra pessoa. Engoli duas mordidas antes de perceber que estava comendo carne. Nunca mais voltei ao Burguer king depois disso.
desde que lançou o rebel whopper ou whopper de plantas, eu sempre pedi sem queijo e sem maionese e veio certinho. eu olho logo no balcão, na frente do atendente. recentemente pela primeira vez veio errado, colocaram maionese. e olha que eu fiz o meu pedido naquela parada digital que fica ao lado dos caixas. a gerente que entregou meu lanche. falei com ela sobre o erro e ela foi muito atenciosa. nós que somos veganos temos que ficar ligados.
Eu concordo com o Douglas em questão ao hambúrguer do BK, já aconteceu comigo em outra situação e não joguei o lanche fora, pq eu sou totalmente contra o desperdício de comida também e mesmo o Fábio falando que não enxerga como comida, infelizmente sustenta a barriga, então entre jogar no lixo prefiro comer e depois nunca mais, pronto.
Pergunta sincera: Se você descobrisse que um hambúrguer foi feito com um queijo advindo de leite de cachorra ou gata, você continuaria comendo pelo desperdício ou jogaria fora?
@@trenchclique6057 Resposta sincera: Jogaria fora. Mas a sua pergunta desconsidera a questão cultural, então não considero ela válida de comparação. Não seja esse vegano que faz a pergunta: Se fosse carne de cachorro, vc comeria? É ridículo e só aumenta a nossa fama de chatos. Quer introduzir alguém para o veganismo, mostre os benefícios e como a indústria é cruel. Esse questionamento que vc fez, só faz as pessoas se afastarem.
@@SuhSayuri É exatamente esse o ponto que eu queria chegar: cultura. Esse argumento não é muito diferente do pessoal que diz: "Vacas foram feitas para servir, cachorro parar amar". Não tem como você justificar consumir produtos de determinado animal e de outro não, se não for por conta do especismo.
Fabio você fala as vezes "o video vai ficar longo" eu AMO hahahaha, acho super show videos rapidinhos no canal trazendo notícias, conteudo mais informativo e tal. Mas almocei vendo seu video e foi show q deu certinho pra comer assistindo. Imagino que gravar/editar da BEM mais trabalho, mas eu gosto muito
OO Fabio o q vc falou no último minuto me virou outra chave, até quase final do video eu estava na opinião do não desperdício sobre descobrir no meio do lanche q não é vegano, mas qnd falou sobre se eu como estou falando pro entorno e pra mim mesmo q aquilo é um alimento, qnd serve sim como alimento más não é. MUito obrigada.
Eu decidi parar de comer carne, estou a pouco tempo assim, e meu corpo já começou a sentir a diferença… é uma mistura de nojo com rejeição quando vejo carne, bem estranho… e eu sempre comi churrasco… realmente faz diferença, aos poucos vou evoluindo na transição…
Fabio, eu te agradeço porque fui me informando e fortalecendo para a pratica do veganismo com seus vídeos e do Flavio Giusti. Estou nessa a 7 anos, mas nos 2 primeiros eu consumi ovos e leite, até que entendi que continuava financiando o sofrimento dos animais. Não sabia que administravam B12 nas vacas...vc tem um vídeo sobre isso? Converso com muitas pessoas que justificam o comer carne pelos nutrientes e essa informação é muito importante.
O chocolate meio amargo da Garoto era vegano antigamente mas eles mudaram a composição. Colocaram leite... Comprei e só percebi depois de comer alguns.
Muito obrigada pelos seus vídeos muito esclarecedores....ainda não sou totalmente vegana....mas sou vegetariana à mais de 17 anos....mas todos os dias tento ser o mais vegana possível....porque para se ser totalmente vegana tem que se estar muito atento a tudo....até à roupa e calçado que usamos e muito mais....adoro o seu canal....obrigada por existir....
Nossa, eu já comi uma tigela como essa que o Flamino mostrou, só que na versão havaiana. É de-li-ci-o-sa! Sério, gente experimentem o poke vegano de shitaki (comi no Poke Paki, um quiosque de comida havaiana de São Pedro da Aldeia, interior do RJ).
Eu acho que mais triste que comer o animal é ele ter sido abatido para consumo e mesmo assim não ser consumido e ir para o lixo, trabalho em um restaurante especializado em costela de porco e toda vez que vejo alguma costela indo para o lixo fico muito triste pela dupla falta de respeito com o animal.
Sua posição foi valida, mas já fui a um burguer king e pedi um lanche que era promo, e na hora chamaram outra atendente e ela me disse que não tinha aquela promoção no local. Quando pedi pra chamar o gerente, ela começou a lacrimejar e disse que tinha começado aquela semana, logo, se eu apontasse o erro, talvez ela até perderia o emprego. Eu entendi na hora e pedi no valor normal. Acredito que nessa situação poderia acontecer igual (não sei se é).
Esses dias eu fui pedir um hambúrguer em uma hamburgueria nova, perguntei se tinha vegano, falaram que sim... Daí como eu já sou desconfiada e sempre questiono, perguntei se ia queijo normal, daí falaram que sim, queijo de vaca.. 🤦 agradeci e expliquei que não era vegano 👍
- Enfim, escolher uma e/ou mais causas... "se achar que deve, se der na telha"... e ser o máximo coerente com a(s) escolhas feitas... e dane-se os "chatinhos e chatinhas"... ao longo do caminho... ao longo do percurso... - Um dia de cada vez... - Um dia depois do outro... aprender e... porque não ensinar a sofrer MENOS... me parece boa onda... boa cabeça... Good Vibes !!!
Ja aconteceu comigo de estar no hospital e como acompanhante vinha comida pra mim também - com carne e etc. As primeiras vezes joguei com dor no coração, nem adiantava dar pra outra pessoa porque quem quer comida de hospital? Enfim, uma dia chegou o cafe da manhã, eu estava despreparada, sem lanchinhos, veio cuscuz com queijo derretido em cima... descartei o queijo e comi o cuscuz. Falei com o responsável pela alimentação nos apartamentos pra botar minha refeição como vegana, e na proxima vez veio sem queijo nem nada de animal. Tambem odeio desperdiçar comida, é um dilema danado, mas comigo ate agora prevalece a causa vegana
Fábio sei que não tem nada haver com o vídeo, mas seria muito legal vc fazer um vídeo finalizando seu cabelo rs acho que ficaria mt bonito se finalizar ele :)
Estou vegana a quase dois anos e meio, e gostei bastante do seu vídeo. Eu queria muito um corte da sua fala sobre B12 para respostar nas redes, adorei sua forma didática e rápida de argumentar sobre isso. Você teria algum material assim nas suas redes?
O Douglas poderia fazer, um mês sem Ifood e cozinhando quase todos os dias... Não precisa ser todo dia pq nem eu que sou vegana e amo cozinhar cozinho todo dia pq não precisa e tbm pq às vezes não tô afim, mas é só se organizar que dá. É nessas horas que o hambúrguer e/ou o pão de beijo, sopa no congelador salva, por exemplo! Seria uma experiência interessantíssima e talvez reveladora "descobridora" de talentos 🤗😂
2 роки тому+4
quando me mudei pra morar sozinho passei os primeiros 8 meses cozinhando, então pra mim não seria nada inovador kkkkk só chato mesmo
@ ahhh, não sabia deste detalhe! Mas você só era vegetariano, né ? Então refaço minha sugestão para: uma semana cozinhando VEGANO! kkkk parei. Achei mto massa seu vídeo e vc ter decidido "assumir" o termo mesmo sabendo dos efeitos colaterais! Parabéns 😂🙏
Nossa Fabio, essa sua fala sobre a programação para viajar me lembrou um texto do vista-se de uns 10 anos+ atrás sobre coisas para comer para levar para uma viagem kkkk Realmente o mundo evoluiu bastante neste tema, hoje tambem consigo sair sem ter a preocupação, me lembro do "sempre vai ter um arroz e batata frita" xD Flamino é legal, gosto dos videos dele e ainda vai escorregar bastante, infelizmente estamos sujeitos a um equívoco, mas vida que segue.
Fabio, que paciência em assistir este video todo. Gente, quantas vezes comi batata frita porque não tinha nada vegano ... todo lugar tem batata, aipim (mandioca) arroz ou salada? Eu teria pedido para trocar o lanche sem duvida, nada de mais. ë fato que o paladar muda, apura! São Paulo tem tanta opção incrível. Eu ja tive insuficiência de B12 por puro vacilo, mas é fácil controlar.
Tenho passado muito tempo na cozinha criando e adaptando nos últimos 5 anos, difícil... porque além de veganos somos saudáveis. Tenho repensado muito sobre isso.
Eu sou vegano a uns 3 anos, e sou da seguinte posição: o "consumo" que é um problema para o veganismo é tu dar dinheiro para (e, portanto, incentivar) a indústria da carne; não o mero ato de comer/vestir/passar no corpo ou etc. No momento que tu pediu um lanche vegano errado tu já errou e jogar fora comida não vai ajudar ninguém a nada. A menos que o lugar aceite te restituir o dinheiro, e/ou exija o sanduíche de volta para fazer a troca (para ter certeza que tu não está passando eles para trás), nada vai ser ganho jogando aquele sanduíche fora. Eu aceito completamente quem não comeria, essa é uma decisão pessoal é claro, mas dizer que vai diretamente contra a causa me parece uma interpretação errada do real objetivo de ser vegano e do significado de consumir (que é normalmente tomado literalmente como sinônimo de "comer"). ADENDO: a questão de "não ver cadáveres/secreções de animais como comida" também é (para mim) simplesmente errada. O que define ou não alimento é o fato de sermos capazes de subsistir na base daquilo. Se podemos subsistir na base de cadáveres, inclusive humanos, então podemos vê-los como alimento. O fato de algo servir como alimento não quer dizer que seja ético produzi-lo e, novamente entendo completamente possoas que sentem nojo e não comeriam, mas não é questão de falsear os termos, e sim de dizer que não é porque é alimento que é ético.
Discordo totalmente, porque consumir não se restringe a comprar. No sentido literal da palavra, permeia todas as formas de consumo inclusive comer. Além disso, todas as principais teorias éticas do veganismo defendem a rejeição do especismo, e no momento em que se é antiespecistas, automaticamente se torna antiético e abominável comer carne animal, assim como é antiético e abominável comer carne humana na nossa sociedade, independente do meio de produção e forma de consumo. Portanto, não é uma interpretação errada do real objetivo do veganismo de nenhuma forma. Além disso, "não VER como cadáveres/secreções de animais como comida" é uma interpretação pessoal do indivíduo que não tem a ver com o fato de poder servir ou não como alimento, mas sim com o alinhamento antiespecista dele, que provavelmente o levou até o veganismo. Inclusive te sugiro dar uma pesquisada sobre antiespecismo...
@@ingridmeirelescavalcantiol990 O fato da palavra ter várias acepções é irrelevante. O único consumo que importa para incentivo da indústria especista é a compra. Se um relâmpago caiu sobre um javali numa floresta e você resolve comê-lo, isso em nada incentiva a indústria carnista e é um ato amoral (não imoral). Se fosse uma pessoa ao invés de um javali, eu ainda consideraria o ato amoral (não imoral), embora um tanto quanto bizarro (a menos que fosse o único alimento disponível) e você talvez se complicasse com a lei ou com o julgamento de outras pessoas. Há muitos casos de queda de avião e de se perder em trilhas e cavernas que terminam com canibalismo, e dado que a pessoa canibalizada morreu de forma sem nenhuma relação com o canibal (isto é, devido ao acidente em si) o canibal não está fazendo nada imoral, e a família dele provavelmente vai preferí-lo vivo porém traumatizado do que morto por uma falso dilema moral (ou por nojo). Recentemente teve até um caso de o cara ter de comer carne da própria namorada dele que sucumbiu antes do resgate chegar, e não me lembro de haver nenhum julgamento legal ou social por cause desse fato. Eu continuo a acreditar que é sim, uma interpretação errada do veganismo, e você não apresentou nenhum argumento que tenha afetado a minha impressão sobre o tema.
@@joaojoao6423 Como ele disse, na concepção dele, não é "comida". E mesmo assim, deixou claro que vai de cada um e que tentaria passar adiante antes de descartar.
@@joaojoao6423 Se vc descobrise que tivese comendo algo, que sla falava ser de carne de soja (ou de carne bovina se vc come), e no meio do lanche descobrise que carne de cachorro, oq vc iria fazer??
Acabei de conhecer o canal. Não sou vegana (ainda). Parei de comer carne há algumas semanas e fiquei decepcionada com o relato do lanche do Burguer King. Recentemente comi o Veggy burguer do Burguer King achando que era totalmente vegano. Eu estou apenas engatinhando e sei que tenho um longo caminho pela frente. Muita coisa pra aprender. Sigo tentando 🌿
Também é complicado comprar sapatos. Eu fico em dúvida, mas comprei uma vez sapato q a atendente disse q era couro sintético mas quando fui na outra sapataria a atendente disse q era de couro animal😭
Sobre comida, eu concordo com o Douglas, numa sociedade onde nem todos tem acesso a comida, desperdiçar jogando fora eu acho que é um pouco desumilde, ou passa pra alguém, ou come vei. Antes de tudo, a comida é sagrada. Salvo os casos onde a pessoa pode passar mau se continuar comendo.
Boa, Fábio. Eu também não comeria o lanche vegetariano. Particularmente, me gera uma sensação ruim (já aconteceu de chegar o lanche errado, mas sem comer) e não comeria mais nada por algumas horas, mas iria conversar de alguma forma para que o estabelecimento não repetisse o erro.
acabei de ver o vídeo, gratidão ao segundo react e seu ponto de vista sobre os deslizes, vou continuar vegano e atualizando meu publico de como é esse estilo de vida, e mto obrigado pelo elogio ao meu cabelo hahahhaha abraço Fábio, nos vemos por aí, se vier pra SP me fala que te levo nos restaurantes veganos q tu não conhece 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
eu prefiro não ter, então não solicitei
ganzfield
@ pq vc prefere nao ter ?
Eu comeria o lanche todo, não desperdiçaria. Se fosse carne animal eu nao comeria mas queijo... é só a opinião do Fábio, é bem relativo
@@cassianepaixao482 te dou uma boa justificativa para comer o queijo nestes casos mas não comer se fosse carne: o leite de vaca, de onde vem o queijo, é indubitavelmente um alimento, ainda que não destinado originalmente para nós humanos. A carne não. A carne é parte de outro animal. É um cadáver. Assim, não deveria ser consumido de maneira alguma, tal qual quaisquer outros objetos inanimados que reconhecemos mais claramente como não alimentícios, como pedras, etc. Assim, é aceitável consumir derivados de leite qndo a compra já foi feita, pois tbm não é correto jogar alimentos fora. Já, quando se trata de carne, do ponto de vista vegano, não estamos falando de um alimento. É o pedaço de um outro ser igual a nós. Assim, não há nada que se possa fazer senão descartá-la. É uma questão de reconhecimento. Não posso comer o que não entendo ser um alimento.
"O cabelo desse cara é indecente". Eu amo o Fabio, cara. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Ora ora, vejamos aqui um futuro convidado do podcast! 🌱
Na parte do desperdício, eu também comeria. O dinheiro já foi gasto, e a maioria das pessoas não têm condição de simplesmente "dar pra um amigo" e comprar outro.
Fiquei chateado. Porra Fábio, você jogaria comida fora mano? Sério mesmo cara?????
@@joaojoao6423 é um pensamento bem elitista na minha opinião, mas cada um com a sua visão. Por isso eu não adoto o rótulo de vegano, eu sempre penso mais sobre o impacto da ação do que a ação em si. Tipo se eu já dei o dinheiro pro restaurante e a comida vai ir fora, o estrago já tá feito. Que mal fará terminar o prato, sabe? Enfim
Eu tiraria o queijo e comeria o resto do lanche. Nao teria coragem de jogar fora.
Exatamente isso! Jogar fora ou comprar outro? Cara, eu voltei do mercado, comprei um leite de soja, dois milhões e uma ervilha. Deu 20 conto e nem sobrou pra comprar verdura kkkk. Jamais jogaria fora! Jamais!
Já aconteceu exatamente o mesmo comigo, mas vi o queijo na segunda ou terceira mordida, não precisa comprar outro, só pedir que te dão o correto já que o erro não foi seu, aí o com produto animal você pode dar para um morador de rua, por exemplo, e explicar que deu 1 ou 2 mordidas por isso, mas que tava de boa.
Maravilha ter o Douglas no veganismo!!!
O futuro é vegano! 🌱💚🥦
Carne é melhor 💀
Uma vez fui almoçar no Gramado e o moço colocou o molho Bolonhesa ao invés de Ao sugo no meu macarrão. Quando eu sentei na mesa, percebi que tinha carne moída no meu prato!!! A fila para o macarrão estava enorme, mas eu fui lá e expliquei educadamente o que tinha acontecido. A moça foi super compreensiva, fizeram outro prato pra mim e o moço que fez pediu desculpa! O pessoal está super compreensivo à causa! 😊
Quando fui pra Campos de Jordão aconteceu a mesma coisa comigo. A garçonete me trouxe outro prato e ainda deixou meu namorado (que nao é vegetariano) ficar com o prato errado que ela trouxe.
Vanda Cristina Arantes aqui onde eu moro eles não são compreensivos não. Não saio mais de casa a meses para comer.
Ser vegano é questão de opção. Eu estou desde março de 2020, pois tomei consciência de que não quero mais participar da crueldade animal. Agradeço a todos que me alertaram e, especialmente, a você Fábio Chaves, pois eu não gostava do sabor de carne vermelha, mas 'amava' peixes (até mesmo se estivessem crus). Daí, num vídeo você perguntou: você come cadáver? Nunca mais eu tive coragem. Detalhe: moro sozinha e, do alto dos meus 67 anos, não deveria dar satisfação å sociedade, mas não quero mentiras e sim, contar a todos a respeito dessa nova escolha. Fraterno abraço a vocês. Lembrete: Douglas, seja bem-vindo ao mundo vegano e continue influenciando as pessoas nesse caminho.
Parabéns Ana Maria! Seu depoimento nos mostra que sempre é possível mudar e reconsiderar nossas ações no mundo. 💚🌱
Ana Maria Campanema Caiero é questão de opção, mas está muito relacionado a questões polícas. é preciso compreender que ser vaegano não é somente sobre nós, é sobre o outro, no caso os animais.
Esses dias fui no bk e pedi o whopper de plantas e pedi para não colocar maionese e queijo, aí o atendente falou "aí fica vegano" e eu falei "isso mesmo".
Outra vez pedi e foi pelo totten e simplesmente esqueci do queijo e maionese, então quando vi, nem cheguei a morder, pq lembrei na hora que peguei o lanche, aí chorei de raiva comendo as batatinhas e trouxe o lanche para a minha mãe e ela gostou bastante
Até faz sentido ele continuar comendo o lanche visto que colocou a causa ambiental a frente da animal, então talvez deve pesar mais para ele.
Pensei a mesma coisa
DIM
Achei um ponto de vista interessante! No meu caso, acho que eu faria o que ele fez, se não tivesse ninguem perto de mim para comer o lanche, porque na minha mente o animal morreu e eu estou jogando ele fora, e acho que isso doeria mais em mim do que comer, apesar de não saber como meu corpo reagiria hoje em dia
… Ele só é novo nisso
Chama o Douglas para o próximo podcast. Aí vcs poderiam falar inclusive sobre as vossas divergências seria interessante de ver. Abraços.
21:15. Obrigado pela compreensão com os funcionários de (fast fod). Sou funcionário do Mac Donalds (faço caixa) e de fato o nosso treino é bem superficial (sou de Portugal).
Recebi um coração. Tô feliz
A questão do paladar é bem real. Eu odiava amendoins, castanha, pepino. E hoje em dia eu simplesmente como normalmente kkkkk, castanha ainda é algo que eu estou me acostumando. Mas quando eu entendi que cada alimento tem seu motivo pra estar ali, eu aprendi a gostar.
👏👏👏
Estou assim também, com frutas. Nunca ( desde pequena) comia mamão, melão, melancia, manga .. agora estou mudando minha alimentação e "aprendendo" a comer isso .. mas é difícil.
@@lisibs é isso mesmo, mas logo logo você come que nem lembra que era difícil kkkk. Hoje em dia eu coloco amendoim no meio do arroz com feijão e amo. Quando não tem até sinto falta.
Uma coisa que me ajudou foi picar várias frutas eu consigo comer mais frutas como abacate picado com outras e acho bom
Os vídeos dele são ótimos. Ele é realmente vegano agora...
Sobre o BK, se ele já havia mordido e não tinha como dar a ninguém, eu acho que o correto é continuar comendo. Porque o animal já sofreu para a produção daquilo, já foi gerada uma demanda independente de comer até o final ou não.
concordo, causas como disperdício e fome combinados com o sacrifício do animal é algo que nunca me deixaria jogar algo fora dessa forma. E como o erro já tinha sido feito pelas duas partes (mais grave da parte da atendente), eu comeria. No vídeo pareceu que ele quis colocar uma causa com um grau de importância maior que a outra
Também odeio desperdício, porém, eu por exemplo não conseguiria continuar comendo um defunto. Eu guardaria pra dar pra outra pessoa, por exemplo, um amigo, ou até um morador de rua que precise mais daquilo do que eu.
Já aconteceu exatamente o que rolou com ele, mas eu tinha dado umas 3 mordidas e apareceu o queijo. Mandei trocar o lanche pq já sabia disso e montaram errado. Mas porra, dá pra alguém que tá junto, um morador de rua e explica, e se ele chegou na metade do lanche, porra, sério? Compra outro, o cara tem grana, séloko.
Eu já pedi um lanche a base de brócolis em uma hamburgueria do bairro que veio com tiras enormes de bacon, aí voltei e pedi outro . Tudo no amor sem barraco , o coitado do cozinheiro não sabia q bacon não eh vegano …. Pasmem
ja vi uma receita de pizza vegana com presunto... não consegui achar mais rs a pessoa tb não sabia, triste.
engraçado que tem um monte de lanche de brócolis com bacon
@@claus7992 pois eh , quando eh assim eu nem peço , porque a pessoa pode esquecer de tirar aí tenho q voltar no lugar heheh
Meeeeu deeeeeeus, que gafe,tô impactada!!!!
@@edwardfrancosolabigalinijr3255 pois eh , virou até meme entre meu grupo de amigos heheh
Douglas é o máximo! Menino do bem, maravilhoso! Sigo há anos! Que maravilha termos ele aqui! 💚
🌱🌱🌱🌱🌱🌱🌱🌱🌱 tava esperando
Viciada no canal do Fábio chaves. Cai de paraquedas e simplesmente decidi virar vegana. Muito obrigada, Fábio chaves.
Pra quem é de São Paulo, recomendo muito uma padaria vegana chamada Hera Veggie. Os lanches são maravilhosos 😋
Qual bairro de São Paulo tem essa padaria
@@anamariapereira9186 Consolação. Na rua Fernando de Albuquerque.
Fiquei com vontade.
Sampa é tudo de bom né! Na minha cidade malemal tem restaurante e uns produtos perdidos nós supermercados
Sobre deixar de comer ao descobrir que algo não é vegano: eu descarto também. Esses dias, por ex, peguei um pedaço de chocolate amargo na minha geladeira, desses caros e todo fancy, quando coloquei na boca minha esposa me avisou que não era vegan, que era da irmã dela (que é ovolacto). Ao invés de terminar de comer, cuspi no lixo.
Sei lá, não consigo mais sabe. Se for algo que não tem problema dar pra outra pessoa, eu dou, claro. Mas se eu tô sozinho, com certeza descarto.
É como o Fábio falou, já não considero como alimento mais.
ainn já não considero como alimento mains.
Adorei os vídeos, e particularmente amei os cabelos de ambos, aparentemente extremamente hidratados e livre da crueldade animal. ❤❤❤
Estive recentemente no Burguer King, estou na transição e pedi as opções vegetarianas/veganas. Optei pelo lanche em que o hambúrguer é 100%planta e a atendentende me perguntou (fiquei até surpresa), Se eu queria o queijo e a maionese no lanche porque não eram opções veganas.
Que ótimo!!!
Fábio eu estava fazendo um mochilao na Europa e estava procurando comida vegana em Paris. Não falava uma palavra em francês, e achei que tava pedindo algo vegano, mas era só vegetariano. Tinha um molho à base de leite… fiquei na dúvida se deveria continuar comendo ou não, mas comi. Fiquei pensando que se eu não comesse eu já teria consumido de qualquer maneira, pois já havia “produzido” o lanche, e se eu continuasse a procura, era capaz que eu errasse de novo e pedisse OUTRO lanche não vegano :/ óbvio que foi uma péssima experiência, mas no momento achei q fosse a melhor opção
Foi a melhor opção
Na situação do sanduíche, acho que o Flamino estava no início do veganismo (pelo menos ele fala em estar no início, quando conta sobre o primeiro deslize, e diz que era inexperiente) e ele também diz que não gosta de jogar comida fora (o que eu entendo totalmente! porque eu sou do mesmo jeito...). Já dei lanche pra outra pessoa quando descobri que estava errado, no meu início, mas, sinceramente, teria sido um dilema pra mim na época se ninguém quisesse. Então, eu entendo o que ele fez e não julgo de forma alguma. Só que hoje, pra mim, se ninguém aceitasse, eu não comeria, porque não consigo mais (é sério)... não desce... se eu descubro o que tem, não consigo mais engolir. Então, não é sequer uma "pressão" consciente. Mas, como disse, tá tudo certo, Douglas! Muito, muito bacana vc ser mesmo vegano! E o tanto de gente que vc pode influenciar... minha nossa... que máximo!! 🤗🤗🤗 #govegan #animalnaoecoisa 💚
Gosto de veganos como vcs!!! Sensatez, coerência e acima de tudo a causa. Menos ego galera, mais causa!! Ótimo vídeo Fábio valeu!
Que grandeza de espírito. O mundo precisa de seres iluminados que nem vc. Eu me tornei vegetariano recentemente. E vou ser vegano daqui. Pouco tempo. Com certeza. Parabéns a vc ao Douglas e ao Samuel.🎉🎉
Aconteceu o mesmo comigo no ano passado, pedi um lanche vegano no BK e o atendente deu a palavra dele dizendo que o lanche era totalmente vegano, comi desconfiado porque o queijo estava idêntico ao de origem animal ( fazia pouco tempo que tinha me adentrado no veganismo, e o sabor do queijo animal ainda estava presente na memória de paladares. Enfim, comi e na semana seguinte fui tirar a prova para ver se era vegano mesmo, perguntei para um outro atendente aleatório e mesmo assim não obtive resposta, tive que perguntar para o responsável da cozinha, aí sim descobri que não tinha nada de vegano, só a carne vegetal, nem o pão era vegano, e continua até hoje não sendo infelizmente.
De vez em quando eu peço no Subway, esse sim é 100% vegano, mas tem que com o pão italiano kkk.
Hoje sou 95% vegano por sua causa Fábio e por causa do felipe neto que me fez chegar até aqui kkk em agosto vai fazer 2 anos sem carne e sem comprar nenhum produto de origem animal, ainda consumo derivados de leite e ovos em algumas ocasiões mas nunca financio
Faz uns 8 anos quase que eu não consumo produtos de origem de animal, incluindo produtos de limpeza. Escovo os dentes com pó de juá e uso sabonetes e outros produtos de empresas certificadas, mas faço isso porque minha consciência pede e não porque uma galera quer me induzir a seja lá qual for o comportamento.
A ideia não é ser algo ortodoxo e ao pé dá letra. Vai fazendo aquilo que está dentro das tuas limitações e vai estudando as coisas. Se eventualmente tu trombar com algum produto animal e consumi-lo "sem querer", não se culpe. Pense que esse estilo de vida ainda é muito recente e o mundo não é adaptado a isso.
Eu também não gostava de quase nada de verdura/legume, só comia batata inglesa basicamente, até pra temperar comida era uma agonia kkk. Hoje em dia eu gosto demais, o paladar realmente muda muito com o passar do tempo.
Não sou, mas admiro quem é tão dedicado a essa causa!! Tendo na medida do possível … quando vejo um produto vegano prefiro comprar( mas não de investiga o produto)!! ☺️
Os virginianos se encontraram! Hahaha bem legal, vocês dois são o máximo, poderiam fazer um vídeo juntos!!
Fábio eu vejo seus vídeos há mais de 4 anos e acho incrível seu conteúdo! Eu gostaria de te dar um presente em forma de gratidão por tudo que eu aprendi e senti vendo seus vídeos!
Estava esperando por esse vídeo.
Acho que seria legal convidar ele pra um episódio do podcast!
Seus ativismo e posicionamento são realmente sensatos e inspiradores.
Parabéns aos dois canais, conteúdo de altíssima qualidade
Que vídeo incrível, bem informativo! Um beijão Fábio e Flamino!
Eu amo o uso do português brasileiro: " o seu cabelo é INDECENTE, bonito demais"
Galera que está no veganismo já a bastante tempo, ajudem a galera que está querendo(e tentando) adotar esse estilo de visa mais saúde e correto dizendo como identificar no rótulo dos produtos o composto que é justamente o de origem animal?
abraços!
Me tornei vegana tem um mês e estou extremamente feliz, comer carne já não fazia mais sentido pra mim, então uni isso ao meu amor pelos animais e não pretendo voltar a comer produtos de origem animal, além de produtos e etc...🍀
Sinto que foi a melhor escolha que fiz na vida🥰
Devemos , sim , nos identificar como VEGANS , popularizar a palavra para que todos tomem conhecimento deste modo de vida e busquem mais informações e enham para o lado verde da força...GOVEGAN 🌴.
Nos identificar como veganos, não "vegans". Frescura colonizada usar termos em inglês, tipo "plant based".
Costumo usar VEGAN(S) sem O ou A para generalizar , mas isso é irrelevante , o que importa é praticar o VEGANISMO.
Eu so nao sou vegano por que, é um estilo de vida prejudicial para a mãe natureza, o estilo de vida vegana, em um macro contexto é insustentável, por exemplo: para produzir uma quantidade de comida suficiente para alimentar 1 milhão de pessoas veganas é mais que o dobro da quantidade necessária para pessoas que se alimentam de carne, e outra coisa a agricultara no seu geral, depende de uma quantidade ridícula de terra para plantar, terra essa ,que foi desflorestada, terraplanada e modificada, para atender as necessidades do produtor. Então imagine um mundo todo vegano, a fauna e a flora seriam extremamente afetadas, sofrendo risco ate de extinção, então no final das contas o vegano que estaria matando os animais.
@@saulo148 eu acredito que você esteja enganado. Quais suas fontes? E como você está preocupado com a mãe natureza e não se incomoda com o sofrimento animal ?
@@JoeKaye959 você leu meu comentário? Você acha que os produtos alimentícios que você come, vem do graça dívida?. Não eles vem de grandes campos agrícolas, criados pelo desmatamento e destruição da fauna e flora.
Não sou vegana, nem se quer vegetariana, porém deixei de usar cosméticos, maquiagem que não são veganos, um dia serei
❤❤❤❤
Sobre essa questão de comer fora, principalmente em viagem, realmente é uma situação que exige muita atenção. Há um tempo fui viajar e em todos os lugares que parava para comer, além de pedir opção vegana, ainda explicava: SEM carne, SEM frango, SEM peixe, SEM queijo e SEM ovo. E ainda dizia que tenho alergia a queijo, pra dar aquela pressionada. Cheguei a descartar comida que veio com queijo, com muita dor no coração, porque também não gosto de jogar comida fora. Ainda assim, voltei da viagem passando extremamente mal. Levou mais de uma semana pra passar. Certamente tinha alguma coisa dessas que eu não vi. É complicado!
Caramba o veganismo faz vc mentir e jogar comida fora, como aquela frase "os fins justificam os meios".
Uma vez eu pedi no Burger King esse Rebel Hopper e pedi sem queijo e maionese e o atendente tava distraído e não anotou e veio com queijo e maionese... No meu caso eu tenho intolerância a lactose... Daí eu fui falar sobre o assunto com o atendente e pegaram o hambúrguer e jogaram fora e fizeram de novo.... Mas assim, se eu soubesse que iam jogar fora eu dava pra alguém comer
Pior fui eu, que comprei o Rebel Whopper e trocaram meu lanche pelo de outra pessoa. Engoli duas mordidas antes de perceber que estava comendo carne. Nunca mais voltei ao Burguer king depois disso.
Fizeram o mesmo hoje comigo no Subway.
desde que lançou o rebel whopper ou whopper de plantas, eu sempre pedi sem queijo e sem maionese e veio certinho. eu olho logo no balcão, na frente do atendente. recentemente pela primeira vez veio errado, colocaram maionese. e olha que eu fiz o meu pedido naquela parada digital que fica ao lado dos caixas. a gerente que entregou meu lanche. falei com ela sobre o erro e ela foi muito atenciosa. nós que somos veganos temos que ficar ligados.
Eu concordo com o Douglas em questão ao hambúrguer do BK, já aconteceu comigo em outra situação e não joguei o lanche fora, pq eu sou totalmente contra o desperdício de comida também e mesmo o Fábio falando que não enxerga como comida, infelizmente sustenta a barriga, então entre jogar no lixo prefiro comer e depois nunca mais, pronto.
Pergunta sincera: Se você descobrisse que um hambúrguer foi feito com um queijo advindo de leite de cachorra ou gata, você continuaria comendo pelo desperdício ou jogaria fora?
@@trenchclique6057 Resposta sincera: Jogaria fora. Mas a sua pergunta desconsidera a questão cultural, então não considero ela válida de comparação. Não seja esse vegano que faz a pergunta: Se fosse carne de cachorro, vc comeria? É ridículo e só aumenta a nossa fama de chatos.
Quer introduzir alguém para o veganismo, mostre os benefícios e como a indústria é cruel. Esse questionamento que vc fez, só faz as pessoas se afastarem.
@@SuhSayuri
É exatamente esse o ponto que eu queria chegar: cultura.
Esse argumento não é muito diferente do pessoal que diz: "Vacas foram feitas para servir, cachorro parar amar".
Não tem como você justificar consumir produtos de determinado animal e de outro não, se não for por conta do especismo.
@@SuhSayuri
Pergunta: Você é vegana? Acredita que vivemos em uma sociedade culturalmente especista?
Fabio você fala as vezes "o video vai ficar longo" eu AMO hahahaha, acho super show videos rapidinhos no canal trazendo notícias, conteudo mais informativo e tal. Mas almocei vendo seu video e foi show q deu certinho pra comer assistindo. Imagino que gravar/editar da BEM mais trabalho, mas eu gosto muito
Eeee!! Obrigada Fábio! Estava esperando seu vídeo!!
Adorei o vídeo! Seus comentários foram muito interessantes, Fábio. Abraços!
Que fantástico 💕 Amo seu trabalho Fábio ❤️
OO Fabio o q vc falou no último minuto me virou outra chave, até quase final do video eu estava na opinião do não desperdício sobre descobrir no meio do lanche q não é vegano, mas qnd falou sobre se eu como estou falando pro entorno e pra mim mesmo q aquilo é um alimento, qnd serve sim como alimento más não é. MUito obrigada.
Eu decidi parar de comer carne, estou a pouco tempo assim, e meu corpo já começou a sentir a diferença… é uma mistura de nojo com rejeição quando vejo carne, bem estranho… e eu sempre comi churrasco… realmente faz diferença, aos poucos vou evoluindo na transição…
Kkkkkk "cabelo indecente".
Eu amo!😍
Fabio, eu te agradeço porque fui me informando e fortalecendo para a pratica do veganismo com seus vídeos e do Flavio Giusti. Estou nessa a 7 anos, mas nos 2 primeiros eu consumi ovos e leite, até que entendi que continuava financiando o sofrimento dos animais.
Não sabia que administravam B12 nas vacas...vc tem um vídeo sobre isso? Converso com muitas pessoas que justificam o comer carne pelos nutrientes e essa informação é muito importante.
Que lindooo, maravilhoso isso 😘😘😘😘
como um ano passou rápido! parece que foi ontem que você comentou o vídeo dele sendo vegano pra fazer uma experiência.
O chocolate meio amargo da Garoto era vegano antigamente mas eles mudaram a composição. Colocaram leite... Comprei e só percebi depois de comer alguns.
Muito obrigada pelos seus vídeos muito esclarecedores....ainda não sou totalmente vegana....mas sou vegetariana à mais de 17 anos....mas todos os dias tento ser o mais vegana possível....porque para se ser totalmente vegana tem que se estar muito atento a tudo....até à roupa e calçado que usamos e muito mais....adoro o seu canal....obrigada por existir....
Nossa, eu já comi uma tigela como essa que o Flamino mostrou, só que na versão havaiana. É de-li-ci-o-sa! Sério, gente experimentem o poke vegano de shitaki (comi no Poke Paki, um quiosque de comida havaiana de São Pedro da Aldeia, interior do RJ).
Eu acho que mais triste que comer o animal é ele ter sido abatido para consumo e mesmo assim não ser consumido e ir para o lixo, trabalho em um restaurante especializado em costela de porco e toda vez que vejo alguma costela indo para o lixo fico muito triste pela dupla falta de respeito com o animal.
Sua posição foi valida, mas já fui a um burguer king e pedi um lanche que era promo, e na hora chamaram outra atendente e ela me disse que não tinha aquela promoção no local. Quando pedi pra chamar o gerente, ela começou a lacrimejar e disse que tinha começado aquela semana, logo, se eu apontasse o erro, talvez ela até perderia o emprego. Eu entendi na hora e pedi no valor normal. Acredito que nessa situação poderia acontecer igual (não sei se é).
Esses dias eu fui pedir um hambúrguer em uma hamburgueria nova, perguntei se tinha vegano, falaram que sim... Daí como eu já sou desconfiada e sempre questiono, perguntei se ia queijo normal, daí falaram que sim, queijo de vaca.. 🤦 agradeci e expliquei que não era vegano 👍
Fábio você é demais...sou muito sua fã
Fabio, sempre educado e sensato..🤗
Ele quebrou as Lays do veganismo.
Não é uma crítica, só um trocadilho
Hahahahaha melhor comentário! 😂😂
aahaahahahhaahhaha isso foi genial
Que ruffles os tambores... 🥁
Depois falam que vegano é tudo chato 🙃😂😑
- Enfim, escolher uma e/ou mais causas... "se achar que deve, se der na telha"... e ser o máximo coerente com a(s) escolhas feitas... e dane-se os "chatinhos e chatinhas"... ao longo do caminho... ao longo do percurso...
- Um dia de cada vez...
- Um dia depois do outro... aprender e... porque não ensinar a sofrer MENOS... me parece boa onda... boa cabeça... Good Vibes !!!
Verdade, QUÊ CABELO LINDO.Tem mt mulher que sonha com um cabelo desse, eu sou uma!
Ja aconteceu comigo de estar no hospital e como acompanhante vinha comida pra mim também - com carne e etc. As primeiras vezes joguei com dor no coração, nem adiantava dar pra outra pessoa porque quem quer comida de hospital? Enfim, uma dia chegou o cafe da manhã, eu estava despreparada, sem lanchinhos, veio cuscuz com queijo derretido em cima... descartei o queijo e comi o cuscuz. Falei com o responsável pela alimentação nos apartamentos pra botar minha refeição como vegana, e na proxima vez veio sem queijo nem nada de animal. Tambem odeio desperdiçar comida, é um dilema danado, mas comigo ate agora prevalece a causa vegana
Acompanho e conheço os dois, gosto muito.🙌🙌🙌🙌
Queremos uma collab com esses dois!
Fábio sei que não tem nada haver com o vídeo, mas seria muito legal vc fazer um vídeo finalizando seu cabelo rs acho que ficaria mt bonito se finalizar ele :)
Douglas e muito foda nmr que homen,apenas o Pocahontas do entretenimento
Muito bons os vídeos, os dois arrasam 🎉🎉
Estou vegana a quase dois anos e meio, e gostei bastante do seu vídeo. Eu queria muito um corte da sua fala sobre B12 para respostar nas redes, adorei sua forma didática e rápida de argumentar sobre isso. Você teria algum material assim nas suas redes?
O Douglas poderia fazer, um mês sem Ifood e cozinhando quase todos os dias... Não precisa ser todo dia pq nem eu que sou vegana e amo cozinhar cozinho todo dia pq não precisa e tbm pq às vezes não tô afim, mas é só se organizar que dá. É nessas horas que o hambúrguer e/ou o pão de beijo, sopa no congelador salva, por exemplo! Seria uma experiência interessantíssima e talvez reveladora "descobridora" de talentos 🤗😂
quando me mudei pra morar sozinho passei os primeiros 8 meses cozinhando, então pra mim não seria nada inovador kkkkk só chato mesmo
@ ahhh, não sabia deste detalhe! Mas você só era vegetariano, né ? Então refaço minha sugestão para: uma semana cozinhando VEGANO! kkkk parei. Achei mto massa seu vídeo e vc ter decidido "assumir" o termo mesmo sabendo dos efeitos colaterais! Parabéns 😂🙏
Gostei desse vídeo obrigada Fábio
Muito interessante essa questão da suplementação, não fazia ideia sobre essa questão da B12. React daora
Ser vegano é fácil, difícil é ser animal não humano.
Difícil é ser animal humano que não é da extrema direita, e ser animal não humano também. Pra ficar mais completo rsrs.
Muito bom o vídeo e os posicionamentos de ambos
Nossa Fabio, essa sua fala sobre a programação para viajar me lembrou um texto do vista-se de uns 10 anos+ atrás sobre coisas para comer para levar para uma viagem kkkk Realmente o mundo evoluiu bastante neste tema, hoje tambem consigo sair sem ter a preocupação, me lembro do "sempre vai ter um arroz e batata frita" xD
Flamino é legal, gosto dos videos dele e ainda vai escorregar bastante, infelizmente estamos sujeitos a um equívoco, mas vida que segue.
GO VEGAN !!!!!! ❤️🔆🌱
Go vegan! 💚
Adorei 👏
Que legal! Go vegan 🌱🌻💚
Fabio, que paciência em assistir este video todo. Gente, quantas vezes comi batata frita porque não tinha nada vegano ... todo lugar tem batata, aipim (mandioca) arroz ou salada? Eu teria pedido para trocar o lanche sem duvida, nada de mais. ë fato que o paladar muda, apura! São Paulo tem tanta opção incrível. Eu ja tive insuficiência de B12 por puro vacilo, mas é fácil controlar.
Quando dois ótimos veganos se juntam num vídeo só, a alegria é dobrada! 🤩🐮🌾🐷
Lactovacilos bixo! Kk é isso aí, viu que não era parou e segue a vida, mas fica a experiência, sempre ler os rótulos
É "Vegano ou não é", não pode morrer. 🤗
Chama ele para o VegCast!
Tenho passado muito tempo na cozinha criando e adaptando nos últimos 5 anos, difícil... porque além de veganos somos saudáveis. Tenho repensado muito sobre isso.
Eu sou vegano a uns 3 anos, e sou da seguinte posição: o "consumo" que é um problema para o veganismo é tu dar dinheiro para (e, portanto, incentivar) a indústria da carne; não o mero ato de comer/vestir/passar no corpo ou etc. No momento que tu pediu um lanche vegano errado tu já errou e jogar fora comida não vai ajudar ninguém a nada. A menos que o lugar aceite te restituir o dinheiro, e/ou exija o sanduíche de volta para fazer a troca (para ter certeza que tu não está passando eles para trás), nada vai ser ganho jogando aquele sanduíche fora. Eu aceito completamente quem não comeria, essa é uma decisão pessoal é claro, mas dizer que vai diretamente contra a causa me parece uma interpretação errada do real objetivo de ser vegano e do significado de consumir (que é normalmente tomado literalmente como sinônimo de "comer").
ADENDO: a questão de "não ver cadáveres/secreções de animais como comida" também é (para mim) simplesmente errada. O que define ou não alimento é o fato de sermos capazes de subsistir na base daquilo. Se podemos subsistir na base de cadáveres, inclusive humanos, então podemos vê-los como alimento. O fato de algo servir como alimento não quer dizer que seja ético produzi-lo e, novamente entendo completamente possoas que sentem nojo e não comeriam, mas não é questão de falsear os termos, e sim de dizer que não é porque é alimento que é ético.
Discordo totalmente, porque consumir não se restringe a comprar. No sentido literal da palavra, permeia todas as formas de consumo inclusive comer.
Além disso, todas as principais teorias éticas do veganismo defendem a rejeição do especismo, e no momento em que se é antiespecistas, automaticamente se torna antiético e abominável comer carne animal, assim como é antiético e abominável comer carne humana na nossa sociedade, independente do meio de produção e forma de consumo. Portanto, não é uma interpretação errada do real objetivo do veganismo de nenhuma forma.
Além disso, "não VER como cadáveres/secreções de animais como comida" é uma interpretação pessoal do indivíduo que não tem a ver com o fato de poder servir ou não como alimento, mas sim com o alinhamento antiespecista dele, que provavelmente o levou até o veganismo.
Inclusive te sugiro dar uma pesquisada sobre antiespecismo...
@@ingridmeirelescavalcantiol990 O fato da palavra ter várias acepções é irrelevante. O único consumo que importa para incentivo da indústria especista é a compra. Se um relâmpago caiu sobre um javali numa floresta e você resolve comê-lo, isso em nada incentiva a indústria carnista e é um ato amoral (não imoral). Se fosse uma pessoa ao invés de um javali, eu ainda consideraria o ato amoral (não imoral), embora um tanto quanto bizarro (a menos que fosse o único alimento disponível) e você talvez se complicasse com a lei ou com o julgamento de outras pessoas. Há muitos casos de queda de avião e de se perder em trilhas e cavernas que terminam com canibalismo, e dado que a pessoa canibalizada morreu de forma sem nenhuma relação com o canibal (isto é, devido ao acidente em si) o canibal não está fazendo nada imoral, e a família dele provavelmente vai preferí-lo vivo porém traumatizado do que morto por uma falso dilema moral (ou por nojo). Recentemente teve até um caso de o cara ter de comer carne da própria namorada dele que sucumbiu antes do resgate chegar, e não me lembro de haver nenhum julgamento legal ou social por cause desse fato. Eu continuo a acreditar que é sim, uma interpretação errada do veganismo, e você não apresentou nenhum argumento que tenha afetado a minha impressão sobre o tema.
O Fábio faz o cara dizer que é vegano e nem se lembra kkkkkk, muito bom
(E não tem como ter dúvidas que Fábio falou sim, é só ir lá no vídeo... k)
Fiquei chateado. Porra Fábio, você jogaria comida fora mano? Sério mesmo cara?????
@@joaojoao6423 Como ele disse, na concepção dele, não é "comida".
E mesmo assim, deixou claro que vai de cada um e que tentaria passar adiante antes de descartar.
@@joaojoao6423 Se vc descobrise que tivese comendo algo, que sla falava ser de carne de soja (ou de carne bovina se vc come), e no meio do lanche descobrise que carne de cachorro, oq vc iria fazer??
sensacional 👏!
Acabei de conhecer o canal. Não sou vegana (ainda). Parei de comer carne há algumas semanas e fiquei decepcionada com o relato do lanche do Burguer King. Recentemente comi o Veggy burguer do Burguer King achando que era totalmente vegano. Eu estou apenas engatinhando e sei que tenho um longo caminho pela frente. Muita coisa pra aprender. Sigo tentando 🌿
Ele merece esse vídeo!!!!!
Que maravilha!!
Na minha humilde opinião jogar comida fora é bem questionável, justamente pra quem adora apontar o erro alheio. Mas enfim.
Mais um!!! 💚🌱
Sim, Fábio, vc sempre fala isso em relação as pessoas com certa influencia que podem se tornar veganas e olha que massa, funciona!!!!
Também é complicado comprar sapatos. Eu fico em dúvida, mas comprei uma vez sapato q a atendente disse q era couro sintético mas quando fui na outra sapataria a atendente disse q era de couro animal😭
Sobre comida, eu concordo com o Douglas, numa sociedade onde nem todos tem acesso a comida, desperdiçar jogando fora eu acho que é um pouco desumilde, ou passa pra alguém, ou come vei. Antes de tudo, a comida é sagrada. Salvo os casos onde a pessoa pode passar mau se continuar comendo.
Boa, Fábio. Eu também não comeria o lanche vegetariano. Particularmente, me gera uma sensação ruim (já aconteceu de chegar o lanche errado, mas sem comer) e não comeria mais nada por algumas horas, mas iria conversar de alguma forma para que o estabelecimento não repetisse o erro.