Luis Kehl: Uma Breve Historia das Favelas

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 жов 2013
  • O curso de pós graduação Habitação e Cidade convidou o arquiteto Luis Kehl, para falar sobre o processo de favelização.
    Para saber mais: escoladacidade.org/bau/?p=6687...

КОМЕНТАРІ • 151

  • @AGMHP
    @AGMHP 5 років тому +10

    Professor Luiz, antes de tudo meu reconhecimento pelo seu trabalho, e pelo tempo dedicado a nos dar esse brinde.
    O Sr diz que as pessoas são mais felizes na favela e demonstra uma certa aversão ao tradicional bairro de rua , quadra e número e que eu acrescentaria C E P, porém nada impede que as pessoas morando em um bairro possam gozar dessa mesma felicidade. O que falta às populações , talvez, sejam espaços, clubes onde elas possam trocar relacionamentos sociais mais saudáveis.
    O Sr compara cidades milenares e culturalmente diversas com favelas- onde a pobreza em seu tempo de construção era insuperável, entretanto atendiam bem as necessidades de “habite-se” , prova é que existem até os dias de hoje. Creio sim que pode haver alguma comparação com as favelas da África e latino americanas, que são frutos de conseqüências políticas, e precariedades que precisam ser sanadas. Eu pessoalmente, acredito que o ser humano é um ser estético por natureza, mas essa pobreza compulsória torna a paisagem urbana, pelo menos no Rio de Janeiro, lugar onde nasci e ainda moro, um lugar muito feio. O Rio de Janeiro sempre foi um “Favelão”, insalubre irrespirável onde se despejavam os penicos na via pública, quem tinha dinheiro pagava a alguém para despejar na baia da Guanabara, uma terra bela,mas cheia de pântanos e aterros; os escritores e cronistas do sec XIX descrevem bem esse comportamento.
    Conforme o Sr demonstrou muito bem, o nosso problema sempre foram as leis e sucessivos governos legisferantes. Governos que querem controlar tudo e a todos por leis impostas, e não deixando os bons costumes ditarem a praxis. Governos patrimonialistas que nunca deixaram o povo se organizar; o caso de sucesso ao qual o Sr se refere e foi de algum modo inviabilizado, a exemplo, a iniciativa da Sra Nascimento e Silva, que tentou dar acessória - única coisa que as pessoas precisam, mas não foi a frente. Aliás, os Bairros de Higianópolis, Maria da Graça e Jardim Sulacap, aqui no Rio de Janeiro, foram feitos por empresários e foram bem sucedidos, mas hoje esses bairros estão todos desfigurados.
    Acredito, assim como o Sr, que o calor humano e a agregação das pessoas são valores espirituais do qual carecemos imensamente, e deveriam ser resgatados, mas creio também que as favelas deveriam ter uma estética mais bonita, ver coisas bonitas faz bem a nossa alma e a arquitetura- uma arte no sentido pleno- tem papel importante nisso.Acho aqueles prédios do BNH um horror e o Minha Casa minha vida mais horripilante ainda. Creio também que viver numa favela por 70 anos, num pais que tem como paradigma o progresso, e não prosperar, tem muita coisa a ser estudada e esclarecida muito além do urbanismo.

    Desejo muito sucesso em suas palestras.

    • @PauloCVDSilva
      @PauloCVDSilva 2 роки тому +2

      Só quem nunca viveu em uma favela para poder afirmar tais coisas, como se essa fosse uma paraíso civilizador. Talvez para algumas pessoas. No entanto, que tem que viver lá, convive com a violência física e psica diariamente. Há uma grande falta de idolos. Pessoas sendo mortas, abusadas e violentadas tanto por moradores quanto por agentes do estado. Ninguém é excluído só que vivem em um pequeno micro cosmo? Não precisam de riqueza cultural entre outros caputais, sendo que são essas riquezas que são cobradas no asfalto? Pensamentos esdrúxulos! Nivelador por baixo... Por muito baixo, por sinal.

  • @ricardolopescorreia1496
    @ricardolopescorreia1496 4 роки тому +17

    Já se passou um longo tempo, mas a aula aqui postada é muito rica e interessante em elementos históricos e sociais. Mas gostaria de ter visto o debate. Se é que houve. Parabenizo o professor pela aula, mas tenho algumas questões e impressões. Sobre essas últimas a visão do prof. me soa um tanto estereotipada sobre a favela. Em especial pela ideia academiscista de favela como lugar de solidariedade. Nasci na favela e conheço, ao menos em partes, seus mecanismos. Outra questão é que me parece que a análise histórica da "evolução das favelas" é tão Darwinista, quanto a crítica apresentada. Comparar os modos de organização do espaço das primeiras cidades antigas com as favelas, me parece uma "comparação" possível, mas com riscos de ser equivocada, em espcial por soar como uma "continuidade", o que leva a ideia de favela como uma manutenção primitiva das formad de ocupação e organização espacial. Essa aula valeria um bom debate. De qualquer modo, gostei bastante. Obrigado.

    • @rfelipe4718
      @rfelipe4718 2 роки тому

      Na verdade buguei quando ele relacionou a favela com as primeiras aglomerações humanas, pra não chamar de sociedade. Favela foi criada com os escravos, favela é um lugar precarizado criado pros "lixos" ou "massa". Seria ótimo um complemento do Jesse Souza pra esclarecer alguns pontos

  • @carloshumbertomartins7712
    @carloshumbertomartins7712 2 роки тому +1

    A palestra esta de parabéns! Genial!

  • @ner074
    @ner074 5 років тому +4

    Quando menino fui com um senhor idoso morador de uma favela aqui no Município de Vila Velha ,ocupação recente..senhor conhecido como seu Chico,,que vivia de capina de quintais nas casas dos remediados..para mim foi a impressão mais terrível .a pobreza impressionante .as casas de barro batido ..as crianças sujas de barro e algumas nuas ..o fedor horrível..quando retornei para a modesta casa de classe média dos meus pais ..achei-me no paraíso. O arquiteto Luis kehl me pareceu romancear as favelas ..jurei para mim que iria estudar para não ter as condições de favelado.Claro que nos anos 50 ..hoje a tal favela é um conglomerado de caixas quadradas de ferro e concreto e recentemente desabou uma pedra ..destruindo seis ou mais casas.

  • @VeronicaScarparo
    @VeronicaScarparo 8 років тому +25

    Vídeo esclarecedor e interessantíssimo. Preconceito caindo por terra em 5, 4, 3, 2, 1!!!!

  • @nedinamaria3203
    @nedinamaria3203 2 роки тому

    Valeu professor um domingo abençoado para o senhor é toda a sua família 👏👏👏👏👏👏👏👏👏🙏🙇👏👏👏👬👫👭👏👏👏👏🙎👧👶🙌🙆🙍🙇👶👩🙌👧🙎👩🙍👪💑👫👬👭👬👫👭👏

  • @carlosdebrito1592
    @carlosdebrito1592 5 років тому +10

    Ótima aula do professor Luis Kehl! É bem proveitoso assistir também a outra aula de Jessé Souza: "Os abandonados e a luga de classes no Brasil de hoje". Aqui mesmo no UA-cam.

    • @soniamariaoliveira21
      @soniamariaoliveira21 3 роки тому

      Muito proveitosas suas aulas professor.Agradeço desejando que Deus lhe abençoe.

  • @ubei6280
    @ubei6280 8 років тому +30

    Nossa! Parabéns ao professor e a equipe que envolve o vídeo. Uma das melhores aulas que já vi. Mostra uma visão de mundo e sociedade bastante ampla, e o mais importante, apresenta-se de maneira que nos traz reflexões.

  • @priscilavieira82
    @priscilavieira82 7 років тому +11

    1:01:10 Antes de eu ver essa parte do vídeo, eu estava pensando justamente isto "se eu fosse morar num lugar invadido ia pegar um espaço legal junto com a galera e não ficar morando num cubículo" e aí ele me fala que eles fazem isso de propósito pra ficar td juntinho e tals ¬¬
    Obs: Obrigada pela aula, bem explicado... amplia o conhecimento e nos faz refletir de forma "atualizada". Não concordo com a visão dele de que favela é uma coisa boa, mas agradeço pela aula ;)

  • @fabiogomes9293
    @fabiogomes9293 5 років тому +4

    Meus parabéns pela postagem!!!!!! Heróis de verdade são os professores, esses ultrapassam o tempo com tochas do conhecimento, trazendo a luz aos espaços escuros de nossas mentes!!!!!
    Professor Luis Kehl parabéns!!!!

  • @aldeiaglobalidademedia1213
    @aldeiaglobalidademedia1213 3 роки тому +2

    Excelente trabalho, todavia não posso deixar passar que o arraial de canudos fora na Bahia, e não no Pernambuco. O professor é incrível, que estudo maravilhoso. Vale muito assistir, um grande aprendizado.

  • @jorgeperes3329
    @jorgeperes3329 6 років тому +10

    Bela Exposição. Aprendi muito. Meus Parabens.

  • @taislacarvalho504
    @taislacarvalho504 9 років тому +16

    Muito bom. Muito esclarecedor. Comprei o livro dele "Breve História da Favela". Esperando-o chegar. ;)

  • @aelbionereunasedasilvaeuna1263
    @aelbionereunasedasilvaeuna1263 6 років тому +14

    O arraial de Canudos localizava-se na Bahia, não em Pernambuco como falou o professor.

    • @AndresLocotronico
      @AndresLocotronico 5 років тому +2

      Só quem percebe esse erro, gravissimo por acaso, podería ter uma ideia da perspectiva desde a qual esse professor enuncía seu discurso. E perceber o que ele quer dizer quando diz que está perante um Fósil vivente. Acho otimo alguem ter percebido. Comprimentos colega

    • @ideiaspoliticassolucoes3277
      @ideiaspoliticassolucoes3277 3 роки тому +1

      @@AndresLocotronico Cumprimentos.

    • @AndresLocotronico
      @AndresLocotronico 3 роки тому +2

      ​@@ideiaspoliticassolucoes3277 Valeu pela correção, nao sou lusofalante nativo, saudacoes

  • @carloshumbertomartins7712
    @carloshumbertomartins7712 2 роки тому +1

    Favelas um fóssil do neolítico revivido pelo Capitalismo, Neoliberalismo na pós modernidade! Parabéns!

  • @fatimamadruga7511
    @fatimamadruga7511 6 років тому +7

    Extraordinário! Muito obrigada, Fiquei muito mais rica com esta visão :)

  • @mariadopradopaes5427
    @mariadopradopaes5427 6 років тому +14

    Recomendo esta aula, aos políticos atuais e aos que se propõem e querem ingressar na Política. Pense e repense, qual é a função de um(a) político, na realidade do povo.

    • @karolinalima6803
      @karolinalima6803 5 років тому +2

      Comentário anotado ;)

    • @Admiravel-kc5db
      @Admiravel-kc5db 3 роки тому

      Acho que o Lula e companhia não viu esse vídeo nos seus últimos anos de governo.

  • @artemisia7434
    @artemisia7434 6 років тому +3

    Uma palestra simples, didática e genial. Muito obrigada por divulgar nesse espaço "quase" democrático, que toma enorme dimensões. Parabéns.

  • @paulodomingos7612
    @paulodomingos7612 6 років тому +4

    Que vídeo maravilhoso ! Que lição de vida, de informação e conhecimento . Como a vida se torna melhor quando compreendemos sobre a nossa existência, mesmo que haja essas rígidas diferenças.

  • @mariadopradopaes5427
    @mariadopradopaes5427 6 років тому +9

    Grata professor, por tanta sabedoria!

  • @antoniorodolpho6835
    @antoniorodolpho6835 6 років тому +5

    Palestra linda de um imenso conteúdo humanista Parabéns ao eminente Professor.

  • @RafaRangelOficial
    @RafaRangelOficial 9 місяців тому

    Amo essa aula, sempre volto para assistir

  • @carlosrobertoalvesdasilva1939
    @carlosrobertoalvesdasilva1939 2 роки тому +1

    Sou professor de Geografia e a Geografia urbana é um dos conteúdos que mais gosto de lecionar. Ver uma explanação como a do arquiteto Luis Kehl, só me ajuda a enriquecer a minha aula. Obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento.

  • @mujersemilla
    @mujersemilla 6 років тому +2

    Este material é fantástico para estudiosos de diferentes campos do saber! Estou estudando com meus alunos as representações da favela... essa aula do Prof. Kehl, provocou positivamente a turma... Muito Obrigada!

  • @marciacrisnj
    @marciacrisnj 8 років тому +17

    Que aula maravilhosa! Resultado de qdo se conhece as entranhas de uma realidade.

  • @brunospoladore5360
    @brunospoladore5360 6 років тому +1

    O professor Luis Khel conseguiu articular profundamente na reflexão sobre as precariedades e complexidades das cidades.

  • @alexcaetano3893
    @alexcaetano3893 7 років тому +10

    EXCELENTE!

  • @saberporsaber6598
    @saberporsaber6598 4 роки тому +2

    Que maravilha de vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @CarlosAlexandre-se6fe
    @CarlosAlexandre-se6fe 2 роки тому

    Excelente canal. O povo precisa do conhecimento, pois ele é libertador!

  • @sarahmoreira957
    @sarahmoreira957 3 роки тому +1

    Que aula! Incrivelmente esclarecedora!

  • @amarilioanjos1110
    @amarilioanjos1110 3 роки тому +1

    assistir essa bela aula do Dr em antropologia social uma breve historia d como evoluiu as favelas de sao pulo e outros as suas causas que provocou esse aumento da população onde começou por os familiares mais próximos que ai habitavam e que mais tarde teve esse aumento da comunidade nesses povoados que tem condicoes precarias no que tange ao saneamento agua a ceu aberto falta de agua potqavel pra o consumo

  • @anamartavieira
    @anamartavieira 9 років тому +3

    Muito bom, pude tirar as minhas dúvidas.

  • @justinadagostino4451
    @justinadagostino4451 5 років тому +2

    Espetacular .parabéns

  • @luisomena9581
    @luisomena9581 6 років тому +1

    OLHA AÍ, O QUE ERA O CHAMADO PRIMEIRO MUNDO, QUE ESTES BANDIDOS QUE ESTÃO NO PODER HOJE, ENTREGANDO A NOSSAS RIQUEZAS A ELES, ADORAM!!!

  • @audizaolima
    @audizaolima 9 років тому +2

    É BOM FAZER PARTE DESTE UNIVERSO !

  • @jeffersongg3061
    @jeffersongg3061 6 років тому +4

    Uma excelente aula como essa expande as idéias! mas não tem espaço na programação de merda da tv aberta.

  • @gurfatehsingh4328
    @gurfatehsingh4328 3 роки тому +1

    Muito obrigado pela excelente aula. Aprendi muito como explicar com palavras o que eu entendia com minha mente...

  • @mariaesthersilva2319
    @mariaesthersilva2319 8 років тому +1

    Amei. O saber sedum e enchanta,

  • @sempreseguindo5365
    @sempreseguindo5365 3 роки тому +1

    Válido por citar o arraial de Canudos, quando a Primeira República exterminou no interior da BAHIA 25.000 pessoas entre homens, mulheres e todas as crianças.

  • @kassiazinha1
    @kassiazinha1 3 роки тому +1

    56:45 fala perfeita ♥

  • @PRFPORTES
    @PRFPORTES 4 роки тому +1

    Vim por menção do Henry Bugalho. Conteúdo relevante.

  • @carloshumbertomartins7712
    @carloshumbertomartins7712 2 роки тому +1

    Maravilha

  • @elsamaria3847
    @elsamaria3847 4 роки тому +1

    fantástica esta aula!!!

  • @peotta
    @peotta 7 місяців тому

    passando aqui pelo link do curso de história da universidade cruzeiro do sul 16/11/2023

  • @paulohenriquescr5717
    @paulohenriquescr5717 5 років тому +1

    sensacional

  • @amarilioanjos1110
    @amarilioanjos1110 3 роки тому

    achei muito interessante as aulas dirigido pelo professor Luis Kehl descrevendo uma breve historial de como processo as favelas no brasil no que tange a cultura o ambiente territorial o culto ritual as condições precárias o apoio em relaçao a politica do governo pra com essas cominidades

  • @clobassetto7043
    @clobassetto7043 5 років тому +1

    que aula boa!!!!!!!

  • @charlessousa3d
    @charlessousa3d Рік тому

    Muito atual

  • @pedrorogerio847
    @pedrorogerio847 4 роки тому +2

    Assistindo em 2019😃👋

  • @luisomena9581
    @luisomena9581 6 років тому +1

    EXCELENTE VÍDEO, NO NOSSO PAIS TEM TANTOS ESPECIALISTAS QUE PODERIAM NOS AJUDAR A TORNAR ESTA NAÇÃO UMA POTÊNCIA, MAS A CRETINICE E A BANDIDAGEM INSTALADA NO PODER NÃO PERMITE, ENTÃO TEMOS QUE RETIRÁ-LOS A FORÇA DE LÁ!!!

    • @flaviozaniz
      @flaviozaniz 5 років тому

      Mas o cara é tão especialista em favela, mas não vi nenhuma solução prática no vídeo. Só teoria. E no final ele só teceu elogios a favor da favelização, como algo sustentável, calor humano, etc.

  • @NormaNacsa
    @NormaNacsa 2 роки тому

    Muito bom

  • @josemariagoncalves4373
    @josemariagoncalves4373 4 роки тому +1

    Ser humano foi feito como somos hoje,evoluímos sim ! Em conhecimentos e sabedorias,macacos sempre foram macacos e houve uma grande variedade,uns menos e outros mais evoluídos que habitavam grutas e cavernas,dai denominados homens da caverna.

  • @glaucomalaguido4454
    @glaucomalaguido4454 3 роки тому

    17:00 Me lembrou o filme Guangues de Nova York!

  • @oviniciuscarolino
    @oviniciuscarolino Рік тому

    Bom conteudo

  • @veronicalugli4091
    @veronicalugli4091 9 років тому +1

    Ótimo vídeo.
    Obs.: as legandas não estao bem escritas, devem ser revisadas.

  • @viniciuscarolino.6439
    @viniciuscarolino.6439 Рік тому

    otima aula

  • @haroldomat
    @haroldomat 2 роки тому

    34:22 - A primeira lei de terras no Brasil não seria de 1850?

  • @dm1986a
    @dm1986a 2 роки тому

    De que ano é essa palestra? Alguém sabe? Obrigado.

  • @mariadopradopaes5427
    @mariadopradopaes5427 6 років тому +4

    A legenda não coincide com a fala do professor.

    • @escoladacidade1
      @escoladacidade1  6 років тому +2

      Olá Maria, nós do Bau não editamos a legenda, é uma opção automática do youtube!

  • @SuperLewisRoberts
    @SuperLewisRoberts 6 років тому +3

    Excelente palestra. Ficaram algumas dúvidas. O prof. Kehl parece idealizar a favela como um local igualitário. De certo modo, isso é verdade, materialmente falando. Mas, sabemos que mesmo conglomerados humanos do começo da civilização (após advento da agricultura) acabaram desenvolvendo hierarquias à medida em que foram crescendo. Minha dúvida é: qual o tamanho mínimo de uma favela para que ela seja realmente igualitária, i.e., não hierarquizada? O prof. Kehl também parece sugerir que o fenômeno do narcotráfico/bandidagem é um fenômeno de origem externa à favela (ele se refere ao mesmo como "antes de o narcotráfico chegar"). Não é a bandidagem um produto do crescimento da favela per se? (É lógico que é devida ao crescimento da pobreza também, além de outras causas sociais). Não é resultado da hierarquização e luta de poder que advém do próprio crescimento das favelas?

    • @Johnyster
      @Johnyster 6 років тому +4

      SuperLewisRoberts o negócio é que quem dirige o tráfico não está lá dentro. O grande fornecedor não nasceu na favela mas usou ela pra distribuir seu produto. Vídeo o caso do helicoca dos Perrela

  • @carloshumbertomartins7712
    @carloshumbertomartins7712 2 роки тому +1

    Darwin não entendeu da evolução humana consciente, ele entendeu da evolução natural, o ser humano é também natureza!

  • @amarilioanjos1110
    @amarilioanjos1110 3 роки тому +1

    o Dr acha que as favelas foram evoluído ao longo do tempo onde ainda as populações veviam em condições precárias no que tange ao saneamento viviam de modo desorganizado em relação ao dia de hoje mantendo o seu ritual nos cultos suas artes de pintar as paredes frisou o estado do rio de Janeiro em que viviam em condições legal mas havia doenças em que o governo resolveu desmanchar pra criar melhores condições de saneamento saúde educação entao o governo colocava soldados de la mesmo humilde pra controlar as comunidades onde houve muitas migrações do campo pra cidade chamado o exudo rural

  • @iretreti83
    @iretreti83 4 роки тому +1

    Sao 400 milhoes de gringos nortistas.

  • @SandraSilva-ml8ft
    @SandraSilva-ml8ft 6 років тому +3

    Negligência do governo Alkimin

  • @teodosiodasilva9032
    @teodosiodasilva9032 5 років тому +3

    a cidade nao para
    a cidade so cresce
    o de cima some
    e o de baixo desce
    chico science

  • @williamsampaio07
    @williamsampaio07 6 років тому

    Herdeiro eugenista...

  • @ciceroqueiros6207
    @ciceroqueiros6207 3 роки тому

    Mapas afetivos das moradias nunca sao feitos ... é comparar as pessoas humildes como animais assim pensam os ricos .

  • @fifinas1963
    @fifinas1963 3 роки тому

    A legenda não está boa. Não, está deprimente. sugiro retirar a legenda. ex: milionários está como HUMILHADOS.

  • @RosaMaria-qz7sw
    @RosaMaria-qz7sw 6 років тому +1

    Canudos fica na Bahia e não em Pernambuco.

    • @AndresLocotronico
      @AndresLocotronico 5 років тому +1

      Só quem percebe esse erro, gravissimo por acaso, podería ter uma ideia da perspectiva desde a qual esse professor enuncía seu discurso. E perceber o que ele quer dizer quando diz que está perante um Fósil vivente. Acho otimo alguem ter percebido. Comprimentos colega

  • @ideiaspoliticassolucoes3277
    @ideiaspoliticassolucoes3277 5 років тому +1

    Um geito simples e fácil de acabar com as favelas: vamos pegar um exemplo do Rio de janeiro. Imaginemos que exista uma favela com 100. 000 barracos, então se o governo tirar provisoriamente essas pessoas, pavimentar os seus locais (favelas), e vender os lotes para a média e alta classe, sendo que essas favelas são próximas de áreas nobres, seria a única e melhor solução! Imaginemos que cada lote custará 400.000 reais, um pelo outro já pavimentados, então com esse dinheiro poderia serem construídos condomínios, saindo o preço de cada APTO, mais ou menos 300.000 reais, sendo os outros 100.000 o custo da pavimentação do valor relativo a cada barraco. E por último, fiscalizar para que não recomecem!

  • @brunorosi
    @brunorosi 3 роки тому

    Culpar o "neoliberalismo" pelo surgimento das favelas não faz o menor sentido! Primeiro que "neoliberalismo" é um termo que precisava ser melhor explicado. Quais são os autores neoliberais? Mas mesmo deixando isso de lado, uma porção de países que nunca passaram nem perto do liberalismo estão cheios de favelas, o Brasil entre eles. Aliás, como o próprio palestrante diz, favelas lembram ocupações do neolítico. Havia neoliberalismo no neolítico? Favelas são um problema muito sério, precisamos ser mais construivos na solução deste problema.

    • @almirante_kiko
      @almirante_kiko 3 роки тому

      Neoliberalismo só traz miseria e Humilhacao a qualquer nação,Faz Vender as Riquezas dessa nação ao Mercado q não tem Escrúpulos nem identidade...

    • @brunorosi
      @brunorosi 3 роки тому

      @@almirante_kiko "mercaaaado"

  • @tuarchep3964
    @tuarchep3964 Рік тому

    Imagine agora com Putin, Bolsonaro e etc...😭😭😭

  • @danielakarinedossantosacor4338

    Aaaa o Neoliberalismo....😢😢😞😞

  • @robertwagner3909
    @robertwagner3909 6 років тому +5

    Tirando o proselitismo comunista, o conteúdo é informativo.

    • @jeffersongg3061
      @jeffersongg3061 6 років тому +3

      Sempre tem um alienado adestrado por viúva da guerra fria para enxergar comunismo em tudo...

    • @danielpessoa4881
      @danielpessoa4881 5 років тому +3

      Se bobear, vc nem sabe o que é comunismo,jovem,vá estudar um pouco mais que te curará dessa doença chamada "ignorância"

    • @flaviozaniz
      @flaviozaniz 5 років тому

      O pesoal está certo, nem tudo tem comunismo, as vezes tem socialismo disfarçado de bondade social, tem marxismo cultural disfarçado no politicamente correto e tem pseudo_intelectualismo e falacioso disfarçado de pompa intelectual e bagagem referenciada

  • @analistax9218
    @analistax9218 6 років тому +1

    Nooooooooossa....Vou morar numa Favela! Porque o professor não se muda para uma favela? já que é tão bom assim??

  • @ciceroqueiros6207
    @ciceroqueiros6207 3 роки тому

    O governo é uma largata .Apos se realizar pela metamorfose, vai se deleitar nos lucros .

  • @100iliasm
    @100iliasm 6 років тому +1

    EUA e um pais do 3o mundo . não tem muita diferencia do brasil .
    países desenvolvidos são os da Europa Austrália e canada.....
    o resto e slum mesmo.....

  • @firecasts
    @firecasts 8 років тому +4

    quase dormi, tive que aumentar a velocidade.

  • @ludwigsteinberg2064
    @ludwigsteinberg2064 6 років тому

    Genial! Somente gostaria de enfatizar que todas as favelas, apesar de seu aspecto parecido com as aldeias do neolitico, etc, estão inseridas numa sociedade capitalista. Onde é hegemônico o modo capitalista de produção. Uma sociedade cindida em classes (burguesia x proletariado). E que portanto, embora tenha as suas peculiaridades, tem sua dinamica social e economica determinada pelo dominio do capitalismo e os interesses da burguesia. So para reforçar uma ideia que me parece central.

    • @flaviozaniz
      @flaviozaniz 5 років тому +2

      Pronto, a velha visão dualista simplista de sempre

  • @Newton007Bello
    @Newton007Bello 9 років тому +1

    ""Quando eu fiz o ginásio pelo menos, a gente era OBRIGADO a ler 'O Cortiço', José de Alencar... umas coisas assim, chatíssimas [...]"
    Mais chato que esse vídeo, não mesmo!

    • @jeffersongg3061
      @jeffersongg3061 6 років тому +2

      Ele disse que o Cortiço é muito interessante, reveja.

    • @paulonascimento1652
      @paulonascimento1652 5 років тому +2

      Discordo de vc o livro é muito interessante assim como o livro Eles não usam Black Tie

  • @marcosmoreira6423
    @marcosmoreira6423 6 років тому +4

    Que pena... politizou o discurso. Esperava encontrar algo mais científico.

    • @paulonascimento1652
      @paulonascimento1652 5 років тому +2

      Mais científico do que abordar o Laisser-Faire não deu certo nos Governos de Álvaro Uribe na Colômbia, Carlos Salinas de Gortari, Ernesto Zedillo no México. Margareth Thatcher e Ronald Reagan.
      A política deve ser associada a realidade e a continuidade dos serviços públicos como Princípio Tautologico é associado a práxis diária.
      Eu pago impostos e como cidadão tenho direito a adquirir minha residência com qualidade.
      Vejamos as políticas de Hariri no Líbano é uma vergonha.
      O neoliberalismo gera todas essas desgraças.

  • @marciam5592
    @marciam5592 6 років тому

    Tem que estudar uma forma de acaba com essas favelas que e uma vergonha para os moradores do rio de janeiro

  • @lucas5885
    @lucas5885 4 роки тому

    Falou que a culpa das favelas é do liberalismo já sei que nunca leu um livro de cunho liberal.

    • @jeosafat6887
      @jeosafat6887 4 роки тому +1

      Na verdade do neoliberalismo.

  • @hhhaaasseettt
    @hhhaaasseettt 8 років тому +1

    A linha da pobreza americana é a linha de um "classe média baixa" aqui no Brasil, a partir desse ponto já não é mais possível assistir a este documentário, pois os números estatísticas e provavelmente todo o resto está comprometido.

    • @Beatrizrbya
      @Beatrizrbya 8 років тому +7

      +Toni Miranda - O critério mais aceito de "linha da pobreza", no tempo presente, é o do Banco Mundial, que, em seu Relatório de Desenvolvimento Mundial de 1990 estabeleceu que a linha de pobreza mundial é de menos de 1 dólar americano por dia.
      O Banco Mundial utiliza a faixa de US$ 1 dólar por dia por pessoa como linha de indigência (renda suficiente para comprar apenas os alimentos necessários para repor os gastos energéticos) e de US$ 2 dólares por dia por pessoa como linha de pobreza extrema (renda considerada suficiente para satisfazer as necessidades mínimas dos moradores de um domicílio) - Fonte: Wikipédia

    • @apedagogiadodeprimido4275
      @apedagogiadodeprimido4275 6 років тому +2

      Chegou a essa conclusão como? A partir dis dados de Hollywood???

  • @brunovoxxx
    @brunovoxxx 9 років тому +4

    arquiteto comunista falou muitas bobagens

    • @olaviobraga1524
      @olaviobraga1524 8 років тому +25

      Se souber de algum Capitalista que fale sobre a formação de Favelas e o como vivem os que lá habitam, favor me indicar pois gostaria de saber o quais são as opiniões a respeito desse tema.
      Por enquanto fico com as bobagens do comunista até eu me convencer do contrário.

    • @metaphora015
      @metaphora015 8 років тому +7

      +brunovoxxx Pode citar alguma bobagem que ele falou?

    • @virduarte100
      @virduarte100 7 років тому +5

      Vá procurar a tua turma, babaca !!!

    • @fabio_esus
      @fabio_esus 7 років тому +1

      🤦

    • @MauricioRufino
      @MauricioRufino 7 років тому +4

      Essa polarização é doentia

  • @lucassampaio2069
    @lucassampaio2069 6 років тому +1

    Quanto esquerdismo na palestra...meu Deus.... Mais técnica, menos esquerdismo. Não consegui assistir toda, devido ao esquerdismo impregnado no professor.

    • @jeffersongg3061
      @jeffersongg3061 6 років тому +4

      Não conseguiu assistir porque é muita informação para um cérebro atrofiado pela alienação e propaganda ideológica.

    • @paulonascimento1652
      @paulonascimento1652 5 років тому +1

      Não consegue assistir porque sua massa encefálica não é expansiva devido suas sinapses estarem mortas; devido o lixo ideológico que vc consome.