Fiquei muito decepcionada com o desenvolvimento do Eric. Aliás, não teve desenvolvimento nenhum! Ele passou a temporada inteira correndo atrás da menina que nem um louco, pegando os poderes dos outros, quase se matou pq não aguentou tudo aquilo, morrendo de medo de perder a menina, e nem a Matinta nem a Cuca explicaram pra ele que a menina SÓ TINHA QUE DEVOLVER O COLAR!!!!!!!!
Essa temporada não teve pé e nem cabeça. Parecia um coxa de retalhos com várias tramas jogadas. Exemplo: cadê a mula sem cabeça? Veio do nada, não mostrou ela desistindo de matar o Erick e depois ela simplesmente some. Só consegui realmente esclarecer as coisas graças a esse vídeo. Valeu.
Рік тому+161
Essa temporada tava tipo X-men e o Eric era a Vampira absorvendo os poderes do povo.
Pra mim o Erick é muito incompreendido, ele só ama muito a filha cara, toda vez que ele tentava salvar ela, acontecia algo com a Luna, até que chegou uma hora que não confiava mais em ninguém e matou a Cuca, até pq ninguém explicava nada pra ele
Uma das partes que mais gostei do último episódio foi o retorno do saci, será que todos que morreram pelo orpo seco vão voltar também? E aquela borboleta no final? É a Inês ou uma nova cuca?
@@ogabriel12_23 eu acho que ele matou ela porque foi a primeira pessoa que ele viu, o corpo seco iria matar qualquer um que se opuser em seu caminho seja entidade ou não
Acho que faltou analisar a cena final onde o Isac que é o Saci, retorna e junto dele tem um borboleta, o que me faz acreditar que a Inês, a Cuca, não tenha morrido, de fato.
Cara, eu me senti bem decepcionada com essa temporada. Não sei se estava com a expectativa muito alta... Mas, todas as tramas foram mal abordadas. De novo matam um personagem com potencial bem no início da trama para gerar conflito. Tem muito corte aleatório no meio de cena, e você não entende o que tá acontecendo. Não se cria um grande vínculo da Cuca com a Luna, tentam criar um laço entre elas que não é desenvolvido já que não mostra a relação delas nos anos que o Erick sumiu. Não se sabe como foi para Luna a morte da avó nem como a policial amiga do Erick reagiu a tudo. O arco da Maria Canina não cria profundidade, assim como o da mula, nem da relação dela com a família que a raptou. Além de inúmeros furos. Mal desenvolvem a amizade da Luna com o menino, mas no fim eles simplesmente estão juntos? O Erick vai ficando chato, porque não explicam que o motivo dele estar mal é porque os poderes são demais para ele suportar... Eu só acho que o roteiro tinha um potencial para muito mais.
Até agora eu não entendi pra quê ele volta se no fim morre de qualquer jeito. Achei q ele era importante pra trama, fizeram todo um mistério na primeira temporada pra nada! Estou bem decepcionado.😢
Achei o mesmo, o último episódio foi confuso, muitas coisas sem sentido, parece que tentaram espremer muitas coisa de uma vez só, no geral a temporada não chegou a ser ruim, mas esperava mais
Realmente deveriam dar uma explicação, mas como a história se passa em lugares diferentes e mostrou que no final da primeira temporada ficaram vivos, devem estar bem e seguindo suas vidas normalmente no RJ.
Poxa Netflix, 5 episódios só? Pelo menos uns 10 né. Sacanagem. Uma série incrível. E brasileira. Verdadeiro deslumbre o quanto essa série é rica, representativa, repleta de atualidades. Roteiro extremamente costurado, direção genial. ❤ Admiro muito a representação do folclore brasileiro, e gostei muito da diversidade e da mensagem principal dessa temporada. A produção é fantástica, mas algumas coisas me incomodam desde o início da série, principalmente o roteiro. Acho inclusive que o roteiro atrapalha algumas atuações e alguns diálogos chegam a causar vergonha alheia. Mas o principal problema, a meu ver, é a ideia de integrar tantas entidades em uma historinha só. O que mais me atrai na série, sem dúvidas, é poder ver o folclore brasileiro "criando vida" na tela, mas não sou muito fã da execução. Como disse, muitos problemas no roteiro. Acho que se houvesse uma série antológica, com episódios independentes, cada um contando um episódio envolvendo alguma das diversas entidades da nossa cultura, e enquanto entidades mesmo e não seres híbridos, seria mais interessante. Em suma, essa temporada 2, uma proposta um pouco diferente da 1ª temporada, ainda é algo delicioso de se assistir, só espero que Cidade Invisível não se perca como tantas outras séries que ficaram pelo caminho. Quem sabe Cidade Invisível abra portas para outras séries envolvendo o folclore no futuro. Adoraria assistir. Obrigado por criarem um seriado que aborda a nossa cultura, cultura que cresci ouvindo e fazendo trabalhos escolares na infância (e que amava). Cidade Invisível é um marco cinematográfico de ótima qualidade p/ o nosso país.
Essa temporada foi sobre "amar" e aceitar que o destino tem outros planos para pessoa amada. O resultado de não esperar que as águas por si só trouxessem Eric de volta, foi um Eric totalmente corrompido, por ainda apresentar aspectos do corpo seco. A personagem da Luna, fez uma escolha, mas essa escolha trouxe consequências terríveis, se você ler nas entrelinhas, a frase mais repetida é "a natureza tem suas regras", isso implica em dizer que qualquer pessoa que quebrar tais regras causarão grande desgraça; aconteceu no passado, acontece no presente e enquanto houver pessoas tentando tirar riquezas a força da natureza, continuará acontecendo. Achei muito plausível que o muiraquitã fosse a chave para Marangatu, pois é uma forma de representar que de alguma forma, pessoas totalmente alheias no escopo social, ainda assim são convocados a preservar, para manter o equilíbrio das coisas. No geral, para quem deu uma atenção especial a essa temporada, ficou bem explicadinho, adorei.
@@paulacamposoliveira1556 O muiraquitã é a chave para permitir o acesso ao Marangatu, e a Luna estava destinada a devolve-lo para Débora (vulgo Maria Caninana).
Tem continuação se quiserem.... com Luna, se ela foi criada por Inês nesses dois nos?? Então aprendeu as poções e feitiços da Cuca, ela é neta de Boto e com certeza a mãe dela é especial... pode se fazer a terceira baseado nisso. E se o saci voltou, o restante poderá voltar também com a magia sagrada do lugar.
Amei essa temporada, mesmo sendo curtinha pra mim foi perfeita, Não tinha me atentado para este detalhe do final do Eric, amei ainda mais, valeu Matheus, sempre salvando a gente com os detalhes!
Éééégua, que série pai d'égua. Poderia ter mais episódios. Esperar ansiosamente a terceira temporada. Excelente por rever e mostrar o folclore brasileiro.
Que ódio que eu tô dessa temporada! Perdi mais de 4 horas assistindo uma temporada cheias de furos, confusa, cortes, e de novo pra o Eric morrer. Meu Deus
Parabéns pelo vídeo! Cidade Invisível melhor série brasileira. Achei injusto o Erick morrer daquela forma, ou seja, morreu sendo a pior pessoa , ele estava apenas querendo buscar a filha dele....😢😢
Apesar de seus méritos achei a temporada inferior a primeira e com personagens bem descartáveis q não foram bem utilizados. A parte do CGI estava ótima, assim como algumas cenas isoladas e atuações (do elenco principal). O Plot final foi muito confuso e corrido, não me apeguei a nenhum personagem novo, a temporada assim como a série no geral peca em não desenvolve as entidades que sofrem ao dividir cena com os protagonistas e suas tramas familiares, que no fim nem foram tão bem desenvolvidas. Coisas pela metade, um certo censo de urgência, esteriótipos, uma "amazônia" q não condiz em partes. Infelizmente um obra com grande potencial que acabou se perdendo no meio do caminho. Eu daria um 6/10.😢
no fim TODOS são protagonistas, tudo conectado dá essa imersão. Não se apegar a ninguém é uma questão SUA, não da série. Todos os personagens têm um plot separado que funciona de forma harmônica por toda a série. Algumas coisas são confusas mesmo, mas é pelo número de episódios e não pelo roteiro em si.
A segunda temporada de Cidade Invisível foi perfeita. A Letícia Spiller estava sobrenatural como Matinta, o modo de se mover, gesticular, de falar, a caracterização das roupas. Merece ser premiada com certeza. Que atores maravilhosos o Lazo (Mestre Sebá) e a Pajé Jaciara (Ermelinda Yapario), ambos teatrais exalando um ar sobrenatural. Alessandra Negrini maravilhosa. Desejo demais que ela retorne. Quero mais, quero ver os Orixás na Bahia, os Pretos e as Pretas Velhas e quem sabe lendas locais como a de serpentes gigantes debaixo de altares de igrejas ou de cemitérios. Tem muito espaço pra terror e comédia na riqueza cultural do Brasil.
Faltou você falar da cobra que aparece na árvore para a Débora no final. E faltou explicar também como as intidades voltaram a vida no final e também sobre oque as entidades e a Luna estavam atrás no final da série.
@@PaulinnZ mas ñ é o caso de saber. Era pra ter pelo menos alguma teoria. Título do vídeo é: final explicado. A série tem um final muito bem desenvolvido, exceto essa dúvida de quando as entidades voltam, foi exatamente o q me trouxe aqui
Luna no final está a procura do saci, vi o vídeo bem pausadamente e quando o lobo pergunta se já estão chegando e ela fecha os olhos pra ver, a imagem q aparece são os bambus e o saci
Sobre o Zaori, na verdade não é que no Marangatu tem ouro, o Zaori não enxerga apenas ouro, ele ver o que é valioso, o que é mais valioso pro povo indígena? O Marangatu.
Sinceramente, todas as partes da cultura popular e folclore regional em que eles investiram me encantou, mas parece que estavam com medo de pesar a mão e fazer dos personagens folclóricos os mais interessantes e ficou tudo meio morno. A parte menos empolgante de todas foi a do Eric, que nem na primeira temporada, todo mundo que dividia tela com ele era muito mais interessante de se ver! Honorato foi o personagem mais empolgante e poderoso, quando eu era pequena ouvia que a cobra grande se mexia e o chão das ilhas ia junto, quando ele morreu logo depois da primeira cena sem nenhuma amostra das habilidades dele foi muito decepcionante. Era pra ter sido o nosso curupira.
Eu gostei da primeira temporada. Sempre achei a menina chata, mas aceitava kkkk. Agora nessa segunda, a menina tava mais chata ainda kkkkkkkkk meio mala. Mas no geral eu curti. Poderia ter sido melhor? Sim! Explorado mais as histórias, a nossa Amazônia, as lendas... Porém, ok. Mas não gostei do final!
Também não gostava da menina. E quando vi que ela seria meio que um "ponto central" da segunda temporada perdi a vontade de ver. Mas vou ver por conta das novas entidades, mas acho bem desnecessário toda essa importância que deram a menina sendo que já tinha o protagonista.
A história é boa e interessante. Do tipo que vc conta pra algm e conquista com o enredo, maas essa segunda temporada foi muito mal desenvolvida, nao souberam ou nao quiseram aprofundar essa historia tão rica que tinha tudo para ser incrível. Só jogaram as informações sem construir o arco e tal
Adorei a temporada , a Cuca maravilhosa como sempre , adorei Mula e a virada da Maria Caninana , maquiagem e fotografias maravilhosa, legal se passar no Pará e ter indígenas, . mas teve coisas que não gostei , o sumiço da Iara, a Mula se aceita e depois disso ela desaparece e só aparece no final na cena do tribunal , o padre é morto aparetmente e fica por isso ( não mostra a reação da mula ) e achei estranho que na 1 temporada as entidades eram algo escondido e nessa temporada todo mundo sabe e agem normalmente
Sobre as entidades serem conhecidas e aceitas eu entendi que é assim porque o cenário é Belém do Pará, onde a cidade está dentro da floresta profunda. O dia a dia não deixa haver dúvidas ou espaço pra negar o fato que a mágica existe e que existem consequencias para quem desafia a Natureza. E isso foi maravilhoso.
@@TaxAkla Pode ser mas achei estranho por exemplo que eles mostram o Lazaro no leilão e as pessoas agem normal , os garimpeiros pegam o Honorato em forma de cobra ele vira humana e ngm se choca ( Tudo bem que um dos caras trabalhava pra Débora então já sabia mas os outros). Achei estranho pq na primeira temporada foi estabelecido que era algo escondido as entidades e poucas pessoas sabiam
Eu acho que o saci o boto o tutu tudo volta para serie pq já deu um spoiler no final do saci apareciendo E teve teve alguem que falou que quem morre para o corpo seco nn vai direto para o inferno ou ceu Ele vai para um lugar cheio de agua para saber se ele vai voltar a vivir ou nnn
Ah agora eu consegui entender melhor, eu tava um pouco perdido a ho q talvez por ter colocado em espanhol pois estou estudando então algumas coisas passavam batido
Acredito que com a ida do Eric, as coisas voltaram ao equilíbrio, o saci e a cobra reapareceram, assim como a borboleta, que provavelmente é a Inês, acredito que os demais que morreram também!
Olá a todos, eu gostei muito dessa série, na primeira temporada, houve mais mistério sombrio. Na segnda temporada houve mais aventura, gostei muito que foram para o Amazonas, perfeito. Eu ficaria muito feliz se essa série tivesse mais temporadas. Abraços
Não curti muito tempo essa temporada, muitos bons personagens mal aproveitados , tinham td pra fazer uma temporada sensacional, nota 6 de 10. Fui com espectativa muito alta pois a primeira temporada foi excelente.
Melhor série no momento pra tu encaixar em review é, O agente noturno ! Pena não trazer review de séries melhores que essa cidade invisível e não sei o que de ossos rs'
Cara eu achei meio paia, tava com muita espectativa, mas esses vilões bem fraquinhos, história rushada e sem sentido em vários pontos mas foi bom ver essas novas lendas
Eles exploraram tanto na 1 temporada que o Eric era uma entidade, que depois ficou por isso mesmo... A Cuca tentanva explorar o que tinha dentro dele e ele negava, e agr a gente nao sabe se ele era ENTIDADE, Tinha dons, nao sabemos, ficou vago isso. A parte que nao entendi é que era a Jaciara depois era a Matinta... entao?
Eu gostei da segunda temporada mas eu tava com nas expectativas como a aparição do cabloco d' água, boitata, mapinguari sem conta de morte de personagens com potência, tanto ba segunda sendo a morte do Horonato quanto a primeira a morte do saci
Que temporada decepcionante! Um folclore tão rico com o nosso e fizeram uma história super corrida. É tantas subtramas rodando ao mesmo tempo que é impossível criar qualquer apego por qualquer personagem. Tanto que os personagens que mais aparecem é o erick e a cuca, e a morte deles não causa nenhum sentimento, porque a gente não consegue criar um laço por eles. Uns furos de roteiros muito sem explicação, o lazo hora tá de cadeira de rodas, hora têm dificuldade de caminhar e hora tá correndo no mato… O Bento no início só se transformava durante a noite, dps estava se transformando na luz do dia. A atriz que interpreta a Luna tem um carisma negativo, não sei quando ela tá feliz ou triste, em alguns momentos que precisava mostrar animação ou energia, não saia nada dela, muito sem sal. O mesmo vale pra aquela atriz interpretando a indígena promotora de justiça, sem motivação nenhuma na história como um todo… uma série que teve a primeira temporada maior sucesso e quase 2 anos pra escrever uma segunda temporada de 5 eps, parece que pra escrever o roteiro colocaram uma caneta na bund4 e rebolaram num papel
Cara assisti recentemente e fiquei decepcionado com esse arco poderiam ter deixado a volta do Eric pro final e voltando como um novo boto e centralizar o relacionamento da Luna não só com a Cuca, mas com as demais entidades e aprofundado nas pequenas sagas de cada entidade principalmente a da mula e eu senti falta das entidades da primeira temporada.
Ao meu ver depois de da luna entender que não deveria ter trascido o pai de volta, pois ele ainda não estava pronto, ele simplesmente voltou até que chegasse o dia de seu retorno , pra mim faz sentido
Alguem me respondi aquí.. pq a camila a amiga do erik e o curupira some do nada e na segunda temporada comeca uma nova historia o erik ficou muito chato e o
Achei a segunda temporada bem fraca, a história ficou muito corrida não foi explorado nada sobre o que significa o Erick ser filho do boto ao mesmo tempo rechearam a história de enredo pela metade além de eles apelarem muito pra esteriótipos sobre os povos originários. Também não entendi o porquê de ter mudado a caracterização da Gabriela que do nada tem o cabelo comprido e enrolado. A temática da serie é muita boa mas pra mim pareceu bem superficial nessa temporada 😢
Esse cabelo da Gabriela me pegou tb kkkk qdo ela faleceu tava curtinho então não faz sentido o espírito dela (nas cenas com vestido branco) ter mudado o cabelo. Vai ver a atriz não quis cortar
"estereótipos" ??? depois que as pessoas descobriram essa palavra nunca mais largaram. A série tem indígenas na direção, mas ele estereotiparam o próprio povo hahaha
@@laysxxc *o espírito não fica igual quando morre. Por exemplo, se você tinha cabelo mas morre careca seu espírito não vai ser careca. Assim como se você pintar de loiro seu espírito não vai ser galego.*
Em algum momento da série acho q é a mula sem cabeça que diz que Débora é o uma víbora. Então entendi que a entidade dela era essa espécie de cobra 🤷🏼♀️
A história da série é boa, visualmente ela é boa tbm mas falta uma boa execução de roteiro... Tudo muito corrido, mal explicado e no final eu fiquei: "é isso?"...
Olha eu sempre sou de meter o pau em série brasileira e eu adorei a 1 temporada,essa segunda não vou dizer que gostei mas eu assusti com muita vontade gostei dos efeitos,da mula e tudo. Ficou um pouco confusa as vezes mas eu dou um 8 ora essa temporada
Quando acabou não acreditei, não tinha visto quantos episódios era, 5 episódios é sacanagem, esperei tanto por essa série e me decepcionei. Final ficou muito vago!
Não, o Honorato é uma grande serpente guardiã. O boi tata é uma lenda do sul. Talvez apareça. Queria que fizessem os personagens do Sul do pais: a Salamanca do Jarau, o negrinho do pastoreio, o lobisomem, o boitata.o Brasil tem um folclore lindo e riquíssimo.
10:15 o microfone parou de gravar do nada e o vídeo acabou ficando com o áudio da câmera mesmo, me perdoem por isso :(
De boas
Olhe olha mas parabéns o vídeo ficou muito bom
Fiquei muito decepcionada com o desenvolvimento do Eric. Aliás, não teve desenvolvimento nenhum! Ele passou a temporada inteira correndo atrás da menina que nem um louco, pegando os poderes dos outros, quase se matou pq não aguentou tudo aquilo, morrendo de medo de perder a menina, e nem a Matinta nem a Cuca explicaram pra ele que a menina SÓ TINHA QUE DEVOLVER O COLAR!!!!!!!!
Essa temporada não teve pé e nem cabeça. Parecia um coxa de retalhos com várias tramas jogadas.
Exemplo: cadê a mula sem cabeça? Veio do nada, não mostrou ela desistindo de matar o Erick e depois ela simplesmente some.
Só consegui realmente esclarecer as coisas graças a esse vídeo. Valeu.
Essa temporada tava tipo X-men e o Eric era a Vampira absorvendo os poderes do povo.
Kkkkk
Fubaaaa vc por aqui ❤
Sim!!! 😂😂😂
Olha o Fubá![
Boa kkkkk
Pra mim o Erick é muito incompreendido, ele só ama muito a filha cara, toda vez que ele tentava salvar ela, acontecia algo com a Luna, até que chegou uma hora que não confiava mais em ninguém e matou a Cuca, até pq ninguém explicava nada pra ele
Exato! Muito injustiçado
Uma das partes que mais gostei do último episódio foi o retorno do saci, será que todos que morreram pelo orpo seco vão voltar também? E aquela borboleta no final? É a Inês ou uma nova cuca?
bom com a morte do eric o equilíbrio voltou então as entidades também.
Eu só na entendi na primeira temporada pq o corpo seco matou a mãe da menina????
@@ogabriel12_23 eu acho que ele matou ela porque foi a primeira pessoa que ele viu, o corpo seco iria matar qualquer um que se opuser em seu caminho seja entidade ou não
Tem q ser a Inês ❤
@@ogabriel12_23 pq muito provavelmente ela era uma entidade também
Acho que faltou analisar a cena final onde o Isac que é o Saci, retorna e junto dele tem um borboleta, o que me faz acreditar que a Inês, a Cuca, não tenha morrido, de fato.
Cara, eu me senti bem decepcionada com essa temporada. Não sei se estava com a expectativa muito alta... Mas, todas as tramas foram mal abordadas. De novo matam um personagem com potencial bem no início da trama para gerar conflito. Tem muito corte aleatório no meio de cena, e você não entende o que tá acontecendo. Não se cria um grande vínculo da Cuca com a Luna, tentam criar um laço entre elas que não é desenvolvido já que não mostra a relação delas nos anos que o Erick sumiu. Não se sabe como foi para Luna a morte da avó nem como a policial amiga do Erick reagiu a tudo. O arco da Maria Canina não cria profundidade, assim como o da mula, nem da relação dela com a família que a raptou. Além de inúmeros furos. Mal desenvolvem a amizade da Luna com o menino, mas no fim eles simplesmente estão juntos? O Erick vai ficando chato, porque não explicam que o motivo dele estar mal é porque os poderes são demais para ele suportar... Eu só acho que o roteiro tinha um potencial para muito mais.
se tiver a terceira temporada, o spoiler pra dar início ao primeiro episódio é começando por isso...
Sensacional sua análise!
Até agora eu não entendi pra quê ele volta se no fim morre de qualquer jeito. Achei q ele era importante pra trama, fizeram todo um mistério na primeira temporada pra nada! Estou bem decepcionado.😢
@@matheusvieira1043 se tiver a terceira vão dar um jeito de trazer ele de volta como já fizeram.
Achei o mesmo, o último episódio foi confuso, muitas coisas sem sentido, parece que tentaram espremer muitas coisa de uma vez só, no geral a temporada não chegou a ser ruim, mas esperava mais
O que me deixou triste foi que eles não explicaram o que aconteceu com os personagens da primeira temporada.
Iara e Curupira simplesmente sumiram sem explicação
Realmente deveriam dar uma explicação, mas como a história se passa em lugares diferentes e mostrou que no final da primeira temporada ficaram vivos, devem estar bem e seguindo suas vidas normalmente no RJ.
Eles estão em outro local tlgd, outras entidades estão por ali. Tipo, elas só foram parar ali porque estavam atrás do pai
Poxa Netflix, 5 episódios só? Pelo menos uns 10 né. Sacanagem. Uma série incrível. E brasileira. Verdadeiro deslumbre o quanto essa série é rica, representativa, repleta de atualidades. Roteiro extremamente costurado, direção genial. ❤
Admiro muito a representação do folclore brasileiro, e gostei muito da diversidade e da mensagem principal dessa temporada. A produção é fantástica, mas algumas coisas me incomodam desde o início da série, principalmente o roteiro. Acho inclusive que o roteiro atrapalha algumas atuações e alguns diálogos chegam a causar vergonha alheia. Mas o principal problema, a meu ver, é a ideia de integrar tantas entidades em uma historinha só.
O que mais me atrai na série, sem dúvidas, é poder ver o folclore brasileiro "criando vida" na tela, mas não sou muito fã da execução. Como disse, muitos problemas no roteiro. Acho que se houvesse uma série antológica, com episódios independentes, cada um contando um episódio envolvendo alguma das diversas entidades da nossa cultura, e enquanto entidades mesmo e não seres híbridos, seria mais interessante.
Em suma, essa temporada 2, uma proposta um pouco diferente da 1ª temporada, ainda é algo delicioso de se assistir, só espero que Cidade Invisível não se perca como tantas outras séries que ficaram pelo caminho. Quem sabe Cidade Invisível abra portas para outras séries envolvendo o folclore no futuro. Adoraria assistir.
Obrigado por criarem um seriado que aborda a nossa cultura, cultura que cresci ouvindo e fazendo trabalhos escolares na infância (e que amava). Cidade Invisível é um marco cinematográfico de ótima qualidade p/ o nosso país.
Essa temporada foi sobre "amar" e aceitar que o destino tem outros planos para pessoa amada. O resultado de não esperar que as águas por si só trouxessem Eric de volta, foi um Eric totalmente corrompido, por ainda apresentar aspectos do corpo seco. A personagem da Luna, fez uma escolha, mas essa escolha trouxe consequências terríveis, se você ler nas entrelinhas, a frase mais repetida é "a natureza tem suas regras", isso implica em dizer que qualquer pessoa que quebrar tais regras causarão grande desgraça; aconteceu no passado, acontece no presente e enquanto houver pessoas tentando tirar riquezas a força da natureza, continuará acontecendo. Achei muito plausível que o muiraquitã fosse a chave para Marangatu, pois é uma forma de representar que de alguma forma, pessoas totalmente alheias no escopo social, ainda assim são convocados a preservar, para manter o equilíbrio das coisas. No geral, para quem deu uma atenção especial a essa temporada, ficou bem explicadinho, adorei.
Muiraquitã foi a chave para o Marangatu? Me explica por favor.Essa parte nao entendi....
@@paulacamposoliveira1556 O muiraquitã é a chave para permitir o acesso ao Marangatu, e a Luna estava destinada a devolve-lo para Débora (vulgo Maria Caninana).
O colar?
@@paulacamposoliveira1556Sim
@@paulacamposoliveira1556 sim
Tem continuação se quiserem.... com Luna, se ela foi criada por Inês nesses dois nos?? Então aprendeu as poções e feitiços da Cuca, ela é neta de Boto e com certeza a mãe dela é especial... pode se fazer a terceira baseado nisso. E se o saci voltou, o restante poderá voltar também com a magia sagrada do lugar.
Amei essa temporada, mesmo sendo curtinha pra mim foi perfeita, Não tinha me atentado para este detalhe do final do Eric, amei ainda mais, valeu Matheus, sempre salvando a gente com os detalhes!
Eu amooo essa série! Adoro o folclore brasileiro! Tô esperando pela 3a temporada 🎉
Os temas abordados nessa série são riquíssimos!
A temporada foi muito confusa e tão rápida não sei dizer... muitas tramas jogadas e coisas não tão bem explicadas e final estranho, mas adorei
Tenho a mesma opinião
Tbm achei muito confuso 😕
Eu tabem
Eu também achei, 5 episódios não foram o suficiente para esclarecer tudo e trabalhar bem a trama
Achei que só eu tava achando issoooo, tipo o que me faz continuar gostando da serie é o fato de ter o folclore que eu amo
Éééégua, que série pai d'égua.
Poderia ter mais episódios.
Esperar ansiosamente a terceira temporada.
Excelente por rever e mostrar o folclore brasileiro.
Mateus do céu! Eu amei a segunda temporada!
Muito obrigado 🫂 essas explicações ajudaram muito.
Que ódio que eu tô dessa temporada! Perdi mais de 4 horas assistindo uma temporada cheias de furos, confusa, cortes, e de novo pra o Eric morrer. Meu Deus
Parabéns pelo vídeo! Cidade Invisível melhor série brasileira. Achei injusto o Erick morrer daquela forma, ou seja, morreu sendo a pior pessoa , ele estava apenas querendo buscar a filha dele....😢😢
Apesar de seus méritos achei a temporada inferior a primeira e com personagens bem descartáveis q não foram bem utilizados. A parte do CGI estava ótima, assim como algumas cenas isoladas e atuações (do elenco principal). O Plot final foi muito confuso e corrido, não me apeguei a nenhum personagem novo, a temporada assim como a série no geral peca em não desenvolve as entidades que sofrem ao dividir cena com os protagonistas e suas tramas familiares, que no fim nem foram tão bem desenvolvidas. Coisas pela metade, um certo censo de urgência, esteriótipos, uma "amazônia" q não condiz em partes. Infelizmente um obra com grande potencial que acabou se perdendo no meio do caminho. Eu daria um 6/10.😢
no fim TODOS são protagonistas, tudo conectado dá essa imersão. Não se apegar a ninguém é uma questão SUA, não da série. Todos os personagens têm um plot separado que funciona de forma harmônica por toda a série. Algumas coisas são confusas mesmo, mas é pelo número de episódios e não pelo roteiro em si.
2 temporada realmente foi bem fraca. Achei desenvolvido pela metade e muitos furos no roteiro.
@@JonGSalvatore Disse tudo!
A segunda temporada de Cidade Invisível foi perfeita. A Letícia Spiller estava sobrenatural como Matinta, o modo de se mover, gesticular, de falar, a caracterização das roupas. Merece ser premiada com certeza. Que atores maravilhosos o Lazo (Mestre Sebá) e a Pajé Jaciara (Ermelinda Yapario), ambos teatrais exalando um ar sobrenatural. Alessandra Negrini maravilhosa. Desejo demais que ela retorne. Quero mais, quero ver os Orixás na Bahia, os Pretos e as Pretas Velhas e quem sabe lendas locais como a de serpentes gigantes debaixo de altares de igrejas ou de cemitérios. Tem muito espaço pra terror e comédia na riqueza cultural do Brasil.
Será que na 3º temporada vai ter o boitátá, caboclo d'água é o bicho papão?
O chupa cabra poderia entrar tbm nessa serie
Eu amei a segunda temporada! Amei os personagens, as atrizes e atores.
Muito obrigado! Eu não tinha entendi nada desse final kkkkkk
Faltou você falar da cobra que aparece na árvore para a Débora no final. E faltou explicar também como as intidades voltaram a vida no final e também sobre oque as entidades e a Luna estavam atrás no final da série.
O cara não sabe de tudo também, ele não é o diretor.
Assisti só pra ver essa parte e ele ñ comentou 😢
@@PaulinnZ mas ñ é o caso de saber. Era pra ter pelo menos alguma teoria. Título do vídeo é: final explicado. A série tem um final muito bem desenvolvido, exceto essa dúvida de quando as entidades voltam, foi exatamente o q me trouxe aqui
Acho que criaram um gancho para a próxima temporada. Os personagens são imortais, eles vão retornar!!
Luna no final está a procura do saci, vi o vídeo bem pausadamente e quando o lobo pergunta se já estão chegando e ela fecha os olhos pra ver, a imagem q aparece são os bambus e o saci
Eu amei essa temporada deveria ter mais episódios ❤❤❤❤❤❤❤
Eu amei a segunda temporada
Série espetacular, explorando as lendas do folclore e abordando o tema da exploração das terras indígenas, gostei muito da 2º temporada.
Que felicidade ver uma série tão bem produzida ser brasileira
Se tiver 3 temporada, vão ter que explorar melhor a Luna. O pai é filho do boto, a mãe uma entidade que não sabemos, então que entidade será a Luna?
Sobre o Zaori, na verdade não é que no Marangatu tem ouro, o Zaori não enxerga apenas ouro, ele ver o que é valioso, o que é mais valioso pro povo indígena? O Marangatu.
Então a temporada inteira ta errada?
Amei as novas entidades! esperava um pouquinho mais de aproveitamento da Matinta e sobre a historia delas mas enfim...
Sinceramente, todas as partes da cultura popular e folclore regional em que eles investiram me encantou, mas parece que estavam com medo de pesar a mão e fazer dos personagens folclóricos os mais interessantes e ficou tudo meio morno. A parte menos empolgante de todas foi a do Eric, que nem na primeira temporada, todo mundo que dividia tela com ele era muito mais interessante de se ver! Honorato foi o personagem mais empolgante e poderoso, quando eu era pequena ouvia que a cobra grande se mexia e o chão das ilhas ia junto, quando ele morreu logo depois da primeira cena sem nenhuma amostra das habilidades dele foi muito decepcionante. Era pra ter sido o nosso curupira.
A maior bruxaria da Matinta foi a inteligência.
Eu gostei da primeira temporada. Sempre achei a menina chata, mas aceitava kkkk. Agora nessa segunda, a menina tava mais chata ainda kkkkkkkkk meio mala. Mas no geral eu curti. Poderia ter sido melhor? Sim! Explorado mais as histórias, a nossa Amazônia, as lendas... Porém, ok. Mas não gostei do final!
Porque não
Achei muito bom.
Também não gostava da menina. E quando vi que ela seria meio que um "ponto central" da segunda temporada perdi a vontade de ver. Mas vou ver por conta das novas entidades, mas acho bem desnecessário toda essa importância que deram a menina sendo que já tinha o protagonista.
@@lyviaalves1436 😅
explorar em 5 míseros episódios ? eles ainda tiraram leite de pedra.
Amei essa 2°temporada🤩🤩🤩
A história é boa e interessante. Do tipo que vc conta pra algm e conquista com o enredo, maas essa segunda temporada foi muito mal desenvolvida, nao souberam ou nao quiseram aprofundar essa historia tão rica que tinha tudo para ser incrível. Só jogaram as informações sem construir o arco e tal
Quero Lobisomem e Boitatá na 3° season. Esse menino lobo, apesar de ter 7 irmãs, tá longe de ser O Lobisomem.
Realmente, esperava algo mais assustador
Ele e só uma criança ainda, bem provável se tiver próxima temp vai evoluir crescer com crescimento de personagem
Faltou uma verba pra transformar mais o ator em lobo, acho que gastaram a verba toda na Mula e na Matinta
@@gustavovinicius4956 mas a matinta não possuí cgi, apenas maquiagem.
@@jeansantos9051 Digo quando ela se transforma em coruja
Adorei a temporada , a Cuca maravilhosa como sempre , adorei Mula e a virada da Maria Caninana , maquiagem e fotografias maravilhosa, legal se passar no Pará e ter indígenas, . mas teve coisas que não gostei , o sumiço da Iara, a Mula se aceita e depois disso ela desaparece e só aparece no final na cena do tribunal , o padre é morto aparetmente e fica por isso ( não mostra a reação da mula ) e achei estranho que na 1 temporada as entidades eram algo escondido e nessa temporada todo mundo sabe e agem normalmente
Sobre as entidades serem conhecidas e aceitas eu entendi que é assim porque o cenário é Belém do Pará, onde a cidade está dentro da floresta profunda. O dia a dia não deixa haver dúvidas ou espaço pra negar o fato que a mágica existe e que existem consequencias para quem desafia a Natureza. E isso foi maravilhoso.
@@TaxAkla Pode ser mas achei estranho por exemplo que eles mostram o Lazaro no leilão e as pessoas agem normal , os garimpeiros pegam o Honorato em forma de cobra ele vira humana e ngm se choca ( Tudo bem que um dos caras trabalhava pra Débora então já sabia mas os outros). Achei estranho pq na primeira temporada foi estabelecido que era algo escondido as entidades e poucas pessoas sabiam
Eu acho que o saci o boto o tutu tudo volta para serie pq já deu um spoiler no final do saci apareciendo
E teve teve alguem que falou que quem morre para o corpo seco nn vai direto para o inferno ou ceu
Ele vai para um lugar cheio de agua para saber se ele vai voltar a vivir ou nnn
Pô brasileiro não faz ném um filme, ném série, maneira. Poxa gostei, tinha Q te mais a senas acabou rápido D+
Ah agora eu consegui entender melhor, eu tava um pouco perdido a ho q talvez por ter colocado em espanhol pois estou estudando então algumas coisas passavam batido
Acredito que com a ida do Eric, as coisas voltaram ao equilíbrio, o saci e a cobra reapareceram, assim como a borboleta, que provavelmente é a Inês, acredito que os demais que morreram também!
Roteiro realmente muito bem escrito
Gente reclamando mas eu até chorei 😅
9:22 o Erick só não podia entrar na tenda pois se ele encostasse na jaciara todos iriam descobrir que ela se tornou uma matinta perê
Que temporada incrível! 😆🤩
Eu amo essa série espero a terceira temporada mas não posso dizer que curti muito a segunda pois não teve muita ação foi algo mais explicativo
Olá a todos, eu gostei muito dessa série, na primeira temporada, houve mais mistério sombrio. Na segnda temporada houve mais aventura, gostei muito que foram para o Amazonas, perfeito.
Eu ficaria muito feliz se essa série tivesse mais temporadas. Abraços
Foram pro Pará
Não curti muito tempo essa temporada, muitos bons personagens mal aproveitados , tinham td pra fazer uma temporada sensacional, nota 6 de 10. Fui com espectativa muito alta pois a primeira temporada foi excelente.
Melhor série no momento pra tu encaixar em review é, O agente noturno !
Pena não trazer review de séries melhores que essa cidade invisível e não sei o que de ossos rs'
Cara eu achei meio paia, tava com muita espectativa, mas esses vilões bem fraquinhos, história rushada e sem sentido em vários pontos mas foi bom ver essas novas lendas
Corpo seco só falou uma frase na série inteira, os vilões poderiam ter sido melhores, mas ainda assim....
Débora>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Corpo Seco
Achei essa temporada super perdida
A 2° temporada foi pra fecha a 1° temporada e mostrou algumas entidades agora quero a 3° tempora com as outras lendas😅❤
Kero ver o mapinguari vai ser foda
Eles exploraram tanto na 1 temporada que o Eric era uma entidade, que depois ficou por isso mesmo... A Cuca tentanva explorar o que tinha dentro dele e ele negava, e agr a gente nao sabe se ele era ENTIDADE, Tinha dons, nao sabemos, ficou vago isso. A parte que nao entendi é que era a Jaciara depois era a Matinta... entao?
Na minha opinião, os personagens folclóricos não deveriam ter morrido por serem lendas, deveria ter tido uma reviravolta eles voltarem a suas origens
Eu gostei da segunda temporada mas eu tava com nas expectativas como a aparição do cabloco d' água, boitata, mapinguari sem conta de morte de personagens com potência, tanto ba segunda sendo a morte do Horonato quanto a primeira a morte do saci
Faltou comentar a última cena com Saci e Cuca
Eu tinha comentado mas o áudio tava tão zuado que cortei essa parte, mas vou fazer outro vídeo comentando isso com teorias do que pode vir a seguir
@@matheuxmendex Luna é a sequência com certeza! Porque ela não tem pra onde ir... quem vai cuidar dela?? deve ficar na aldeia....
Que temporada decepcionante! Um folclore tão rico com o nosso e fizeram uma história super corrida. É tantas subtramas rodando ao mesmo tempo que é impossível criar qualquer apego por qualquer personagem. Tanto que os personagens que mais aparecem é o erick e a cuca, e a morte deles não causa nenhum sentimento, porque a gente não consegue criar um laço por eles. Uns furos de roteiros muito sem explicação, o lazo hora tá de cadeira de rodas, hora têm dificuldade de caminhar e hora tá correndo no mato… O Bento no início só se transformava durante a noite, dps estava se transformando na luz do dia. A atriz que interpreta a Luna tem um carisma negativo, não sei quando ela tá feliz ou triste, em alguns momentos que precisava mostrar animação ou energia, não saia nada dela, muito sem sal. O mesmo vale pra aquela atriz interpretando a indígena promotora de justiça, sem motivação nenhuma na história como um todo… uma série que teve a primeira temporada maior sucesso e quase 2 anos pra escrever uma segunda temporada de 5 eps, parece que pra escrever o roteiro colocaram uma caneta na bund4 e rebolaram num papel
Concordo com vc, exceto pela indígena promotora
Poxa, concordei em absolutamente TUDO!
É a melhor estória contada em filme neste país...
Rasga Mortalha, a melhor personagem! 🦉🤍
Cara assisti recentemente e fiquei decepcionado com esse arco poderiam ter deixado a volta do Eric pro final e voltando como um novo boto e centralizar o relacionamento da Luna não só com a Cuca, mas com as demais entidades e aprofundado nas pequenas sagas de cada entidade principalmente a da mula e eu senti falta das entidades da primeira temporada.
Terá ms temporada? Eu gostei da série 😅
Tá galera mas se a cuca não fosse ao encontro dele ali naquela floresta ??? Tudo SEGUIRIA NORMALMENTE! SEM ELA MORRER GENTEMMM
Esse lago nao e da na Amazônia e Pará em Igarapé_Açu
E Para fica onde?
@@fernandomelo1403😂😂😂 neh
Isac tá vivo🎉😆
Eu sou feliz e triste nessa segunda temporada
Ao meu ver depois de da luna entender que não deveria ter trascido o pai de volta, pois ele ainda não estava pronto, ele simplesmente voltou até que chegasse o dia de seu retorno , pra mim faz sentido
Ta, mas pronto pra quê?
Alguem me respondi aquí.. pq a camila a amiga do erik e o curupira some do nada e na segunda temporada comeca uma nova historia o erik ficou muito chato e o
Achei a segunda temporada bem fraca, a história ficou muito corrida não foi explorado nada sobre o que significa o Erick ser filho do boto ao mesmo tempo rechearam a história de enredo pela metade além de eles apelarem muito pra esteriótipos sobre os povos originários. Também não entendi o porquê de ter mudado a caracterização da Gabriela que do nada tem o cabelo comprido e enrolado. A temática da serie é muita boa mas pra mim pareceu bem superficial nessa temporada 😢
Esse cabelo da Gabriela me pegou tb kkkk qdo ela faleceu tava curtinho então não faz sentido o espírito dela (nas cenas com vestido branco) ter mudado o cabelo. Vai ver a atriz não quis cortar
"estereótipos" ??? depois que as pessoas descobriram essa palavra nunca mais largaram. A série tem indígenas na direção, mas ele estereotiparam o próprio povo hahaha
@@laysxxc *o espírito não fica igual quando morre. Por exemplo, se você tinha cabelo mas morre careca seu espírito não vai ser careca. Assim como se você pintar de loiro seu espírito não vai ser galego.*
Eric morreu junto ao psicológico da menina, q agora tá sem mãe, vó, pai e nem a Inês se safou
Inês não morreu
@@soentroemlivefalida1721 Bem, na teoria ela voltou a vida, mas morre, morreu!!
curupira e a iara não teve uma explicação do que aconteceu com eles.
Adorei o final dessa série mas no final parece que o o Saci e a Cuca não morreram, certo?
A mula foi jogada na história
Fala sobre as novas entidades que apareceram
Em algum momento da série acho q é a mula sem cabeça que diz que Débora é o uma víbora. Então entendi que a entidade dela era essa espécie de cobra 🤷🏼♀️
quando ela fala isso, já tínhamos visto os olhos de répteis dela para a Clarisse.
atualmente o castro é governador do estado do pará.
Ameiiiii
Ficou faltando a trama policial que tinha na primeira temporada...
Eu senti muita falta disso. A polícia ambiental dando de cara com o sobrenatural.
A Inês morreu ou ela recuperou os poderes? Eu fiquei confusa
No resumo, Erick e família só tomaram no 👌🏽
Entendi a série toda nesse vídeo.
Eles foram parar no Pará, Belem e não amazônia
O ápice da série foi vendo o Isac e a Inês aparecendo, minha nente: eu sabiaaa q o isac n tinha morrido, respeita o saci krai
A história da série é boa, visualmente ela é boa tbm mas falta uma boa execução de roteiro... Tudo muito corrido, mal explicado e no final eu fiquei: "é isso?"...
Vai ter a temporada 3?
Se o Saci voltou será que os outros voltam?
O erick e que intidae,ele conseguiu absorver os poderes como?
Eu não entende sobre a matinta, ela é a pajé?
ela se disfarça, aparentemente.
demais!
O colar nunca protegeu a menina do isso que entendi.
Poder da Cuca voltou pra onde ??? Sei não viu ... aquelas borboletas voando no final, quem sabe né!!! Rsrssrs
será que vai rolar uma 3 temporada?
Lógico vai ter
Se tiver bastante lucro, com certeza.
Olha eu sempre sou de meter o pau em série brasileira e eu adorei a 1 temporada,essa segunda não vou dizer que gostei mas eu assusti com muita vontade gostei dos efeitos,da mula e tudo.
Ficou um pouco confusa as vezes mas eu dou um 8 ora essa temporada
Quando acabou não acreditei, não tinha visto quantos episódios era, 5 episódios é sacanagem, esperei tanto por essa série e me decepcionei. Final ficou muito vago!
Sinceramente o Erik voltou só pra morrer Dnv é FODA
Cara eu tinha pensado que o Honorato era o boi tatata.
Não, o Honorato é uma grande serpente guardiã. O boi tata é uma lenda do sul. Talvez apareça. Queria que fizessem os personagens do Sul do pais: a Salamanca do Jarau, o negrinho do pastoreio, o lobisomem, o boitata.o Brasil tem um folclore lindo e riquíssimo.
Ainda tem muitos contos do folclore brasileiro, então provavelmente ainda terá muitas temporadas.
@@helenlemos2098 Já tem. O velho q vê ouro é do sul!!!
Eu tbm
@@helenlemos2098 eu pensei q o menino era lobisomen
Não entendi bem o final....
E tbm perdi umas partes tenho que revisar depois.
Mais e extranho kkk