Oi Mari, amei seu vídeo! Sou formada em Ciências Biológicas e sou Mestre em Biotecnologia. Tive experiências bacanas na docência durante a graduação/iniciação científica, que me fizeram seguir para o mestrado. Mas fazer o mestrado foi uma experiência um pouco desagradável para mim, como você falou, eu fiquei adoecida também, e achava que queria lecionar, que poderia fazer disso minha carreira profissional, mas devido á essas experiências, sinto que minha vocação foi embora! Fico me perguntando porque fiz mestrado e porque me coloquei naquelas situações (pressão para publicar, sem bolsa, falta de financiamento etc). Desculpa o desabafo! Seus conteúdos são de extrema importância e dão muita direção! Obrigada por compartilhar suas experiências!!! Abraços!!
Oi Mariane, obrigada pela confiança e por seu desabafo! Infelizmente, de fato, o mestrado nem sempre é uma boa experiência para todo mundo, também conheço outras pessoas que até desistiram no meio do caminho e tiveram que devolver todo o valor da bolsa de pesquisa, causando além do adoecimento, um endividamento. Quando eu fiz esse vídeo, meu intuito foi alertar para o fato de que nem todo mundo precisa fazer isso. Mas ao mesmo tempo, vale a pena refletir se realmente você não gostou do mestrado ou daquele programa de pós, daquela situação de orientação... enfim, apenas para pensar, pois não precisa ser um momento sofrido. Um abraço e paz sucesso em sua vida!
Estou terminando o doutorado no entanto não sei se aconselharia alguém que nunca teve experiência profissional cursar, é muito tempo de dedicação sem muitas certezas ou perspectivas profissionais.
O Germano, eu demorei cinco anos, entre o mestrado e o doutorado e foi fundamental para meu amadurecimento. Mas cada pessoa tem uma história e conheço quem fez carreira acadêmica direto e está muito bem colocado no mercado. Obrigada por seu comentário, viu? Te convido a se inscrever no canal, se ainda não o fez, para ser avisado dos próximos vídeos. Também estou em outras redes e tenho feito lives semanais com convidados dando dicas sobre diferentes aspectos da vida acadêmica instagram.com/_mari_ella_ facebook.com/marielladeoliveiracosta e twitter.com/_mari_ella_ . A gente se vê!
Tenho 45 anos de idade e 25 anos de experiência como Engenheiro Mecânico, e trabalho em Toronto no Canadá. Desde que concluí minha graduação comecei logo a trabalhar, fiz três especializações lato sensu no exterior e nunca desejei fazer um mestrado ou doutorado para atuar no meio acadêmico brasileiro. No Brasil o professor é muito desvalorizado e a relação custo x benefício desse longo e enfadonho processo de formação não condiz com minhas expectativas profissionais.
Eu faço mestrado aqui na Coréia do Sul em Engenharia Biomédica, e tenho 16 disciplinas ao longo do curso todo, é bem epsado. Estou no terceiro semestre e falta mais um, é pesado demais mesmo, mas vamos em frente.
Eduardo Martins oi Eduardo! Seja bem-vindo ao canal!! Serio que você assiste nosso conteúdo do outro lado do mundo? Que bacana!!! existem mestrados com varias disciplinas aqui no Brasil também. Eu sou a favor do mínimo possível de disciplinas obrigatórias, para que as pessoas possam ficar livres para fazer mais as optativas, que tenham relação direta com seu tema. Muito obrigada pelo seu comentário, viu? Essa possibilidade de diálogo me motiva a continuar produzindo conteúdo por aqui! Te convido a se inscrever no canal por meio deste link ua-cam.com/users/mariellaoficial e a conhecer os nossos outros vídeos. Para ativar as notificações, basta clicar no sininho do UA-cam para que o site te avise dos próximos vídeos novos. Sinta-se à vontade para enviar sugestões de conteúdo para o próximo vídeo! Abraço e paz Mari @_mari_ella_
Amei!! Eu acho super que tenho vocação para vida acadêmica. Já ingressei no mestrado e quero com certeza fazer doutorado. Amo ler, desde o ensino médio peguei um amor por livros, por espontânea vontade individual, que nem consigo imaginar mais meu quarto sem livros rsrs Sou bem disciplinada, aliás tudo que tenho que fazer no dia, na semana, gosto de colocar no papel para organizar tudo com horários e metas, AMO essas coisas e com certeza, encaro a vida acadêmica como uma troca, gosto de expor minhas ideias e debater sobre, compartilhar artigos com quem conheço enfim, o que mais quero agora como mestranda é conhecer outras universidades pelo país apresentando artigos, buscando mais conhecimento e dialogando com o máximo de pessoas possível. Vídeo incrível me vi muito nele *-*
Oi Thalita! Fico feliz que o conteúdo desse vídeo tenha ecoado tão bem aí no seu coração. Aproveite tudo do mestrado!!! Obrigada por seu comentário. Bj
Oi Sarah! Bem-vinda! Sucesso pra nós! Chama mais gente para que nosso conteúdo chegue a mais estudantes! Nas outras rede você me encontra pelo instagram.com/_mari_ella_ twitter.com/_mari_ella_ ou Facebook.com/marielladeoliveiracosta abraço e paz!
Oi Rodrigo, que bom vê-lo por aqui ! Seja bem vindo ao canal, espero que seja útil pra você! Se gostar, inscreva-se e ative as notificações para ser avisado dos novos conteúdos semanais! Assim você nos ajuda a que nossos conteúdo chegue a mais gente! Um abraço e paz!
Você é ótima! Adorei o vídeo, obrigado por tê-lo feito. Pouco antes dos 40 comecei a fazer Marketing numa universidade privada, seis meses depois, consegui entrar numa federal no curso de Produção Cênica. A primeira já está acabando, a segunda nem na metade ainda rsrsrsr. Me acaaabo de estudar durante as madrugadas para dar conta dos dois cursos, mas adoro! É uma pena que eu tenha tomado gosto pelos estudos, relativamente tarde. Porém, sonho em seguir adiante na vida acadêmica e de alguma forma, poder contribuir cada vez mais para a sociedade. Abraço!
Oi, Ricardo! Eu penso que nunca é tarde, se este trabalho faz sentido para você. Muito obrigada por seu comentário que traz um pouco de sua experiência e pode inspirar outras pessoas. Seja bem-vindo ao canal mais acadêmico do Brasil! Para ser avisado dos próximos vídeos, clique no botão vermelho INSCREVA-SE, e ative o sininho: ua-cam.com/users/mariellaoficial . Assim você também contribuiu também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas. Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica. Te convido a nos conectarmos por lá também! Até o próximo vídeo! Abraço e paz
Oláá! Muito obrigada por compartilhar suas experiências! Faço filosofia e estou no segundo ano da graduação. Eu sinto que não me encaixo em todos os ''requisitos'' para a vida de pesquisadora, mas ao mesmo tempo acho que dá pra mudar algumas coisas. O que mais me trava é esse compartilhamento de ideias e, consequentemente, os seminários, visto que sou uma pessoa muito tímida. Faço terapia no momento e espero que isso me ajude nessas questões. Gostei muito do seu canal, parabéns!
Oi Li, tudo bem? Seja bem-vinda ao canal! Sabe que eu também era um poço de timidez? Jogar basquete e fazer teatro me ajudaram muito a vencer a timidez, espero que a sua terapia te ajude, busque atividades em grupo também! Muito obrigada pelo seu comentário, viu? Essa possibilidade de diálogo me motiva a continuar produzindo conteúdo por aqui! Te convido a se inscrever no canal por meio deste link ua-cam.com/users/mariellaoficial e a conhecer os nossos outros vídeos. Para ativar as notificações, basta clicar no sininho do UA-cam para que o site te avise dos próximos vídeos novos. Sinta-se à vontade para enviar sugestões de conteúdo para o próximo vídeo! Abraço e paz Mari @_mari_ella_
Gostei do vídeo! Deixa bem claro o que é necessário para seguir essa carreira. Hoje faço parte de um programa de pós-graduação maravilhoso e tenho um orientador ótimo. Infelizmente não tenho bolsa, então equilibro as tarefas do mestrado com o emprego. É cansativo e dá medo de não dar conta, mas como gosto muito o cansaço é diferente. É desafiador!
Oi Tiago, seja bem vindo ao canal! Que bom que gostou deste vídeo! Eu também não tive bolsa no doutorado, e tive apenas em parte do mestrado, mas olha, com certeza se você se organizar terá feito um trabalho excelente! Fique a vontade para sugerir temas para próximos vídeos e enviar também suas críticas. Aproveite e se inscreva para ser avisado dos próximos vídeos, que saem todas as terças-feiras ( hoje à noite sai um sobre Problema de pesquisa). Abraço e paz, obrigada por assistir e comentar!
Anos depois revendo, agora com Artigo. Sinto certeza professora que quero vida acadêmica agora só tenho que definir melhor como ser docente melhor as pessoas de exatas e qual mestrado escolher. Sim amo ministrar, passar informações e dados agora tenho mais certeza não quero tirar dinheiro das pessoas como exatas fazem e sim ser quem transmite! Gratidão a ti! Saiba que vi isso desde quando tava desistindo de tudo! Te admiro!
Olá, sr Moura, tudo bem? Que bom que está decidido, mas não entendi sobre o tirar dinheiro das pessoas como exatas fazem. Você vai trabalhar de graça? Todo trabalhador merece seu salário! Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica. Te convido a nos conectarmos por lá também! Até o próximo vídeo! Abraço e paz
Sabe, eu me considero mais teórico. Comecei engenharia civil da mobilidade agora no IFG, e não me imagino trabalhando em uma obra. Meu curso, possui toda a grade de um curso de engenharia civil tradicional, porém tem algumas matérias adicionais de mobilidade. Na faculdade, percebi que, diferentemente da escola, a gente não consegue fazer tudo sozinho. Sempre precisamos da ajuda dos colegas, e precisamos ajudar eles também. Eu detestava pedir ajuda na escola, e detestava ajudar. Mas na faculdade, tenho percebido que estou gostando muito disto. Essa coisa de poder ajudar um colega com dificuldade, ficar alguns minutos depois da aula ajudando algum que tem mais dificuldade, é maravilhoso. O olhar que as pessoas fazem quando a gente ajuda elas, é fantástico. E também estou gostando muito de ser ajudado, e de saber que tem gente que sabe mais do que eu, e que é mais habilidoso do que eu em alguma matéria. Acho que isso é o mais interessante! Agora eu trabalhando em obras, já não queria muito. Sobre o que você falou, eu gosto de pesquisar assuntos diferentes, e gosto de tentar imaginar soluções diferentes das que as pessoas geralmente pensam. Eu gosto de estudar, e isso que quero fazer: estudar. Ainda mais o meu curso que tem ênfase em mobilidade, acho que seria muito interessante espalhar essa ideia para outros alunos, de outras instituições de ensino. Enfim, talvez eu esteja um pouco equivocado, já que acabei de começar a graduação. Mas vou levar a possibilidade de seguir carreira acadêmica durante todo o curso. É isso! Parabéns pelo vídeo, curti!
Oi Vitor, nossa que comentário bonito! Obrigada por compartilhar comigo um pouquinho do seu início de vida acadêmica. Eu desejo que você aproveite todas as oportunidades que a carreira científica pode te proporcionar já na graduação, com uma iniciação científica, por exemplo. Fico feliz que tenha se descoberto como uma pessoa solidária, na universidade. Sucesso na sua caminhada! Se inscreva gratuitamente no canal se ainda não for inscrita e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta. Nossa rede tem crescido demais com o apoio de cada inscrito. Se quiser, vamos nos conectando também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ . Pode enviar suas perguntar por lá também e acompanhar um pouco do meu cotidiano acadêmico - e além da academia. É por lá que aviso também das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas de vocês. Até lá! Abraço e paz Mari
Por acaso, passando pela minha line de vídeos, eu encontrei o seu e comecei a assistir. Desde criança eu tinha vontade de ser professor, eu gosto de ensinar e me vejo em sala de aula. Nunca tinha definido uma área de atuação, pelo menos não até conhecer a biblioteconomia. É um curso maravilhoso que me fez cair de amor pela normalização de trabalhos acadêmicos e pelas regras da ABNT, assim como a Metodologia da Pesquisa Científica. Quando iniciei meu TCC, decidi fazer sobre algo que adoro, fazer corretamente e não de qualquer modo apenas para me graduar, como eu fiz na minha primeira graduação. Pensei tbm em começar a minha pesquisa de conclusão de curso em algo q eu pudesse desenvolver futuramente em uma pós. Eu sei que não é fácil todo esse processo, tenho isso bem claro, mas eu pretendo conseguir lecionar no ensino superior algum dia e quem sabe até publicar. Meu artigo será a minha primeira publicação. 1 de muitas, se Deus permitir.
Oi Rafael, tudo bem? Espero que sim. Que bom que encontrou o vídeo, obrigada por compartilhar a sua experiência! Sucesso no seu curso, viu? A propósito, nesta 5a feira teremos LIVE às 21h sobre PLANEJAMENTO DE CARREIRA! Até lá! Abraço e paz
Olá Renata, seja bem vinda ao canal! Fico muito feliz que o canal esteja te auxiliando!!! Sinta-se à vontade para enviar suas críticas e sugestões para os próximos vídeos. Te convido a se inscrever no canal e ativar as notificações para ser avisada dos próximos conteúdos: ua-cam.com/users/mariellaoficial Um abraço e paz
OI Christoph, que bom que o conteúdo está sendo útil para a sua formação. Faça sua inscrição no canal e ative o sininho para ser aviadas dos próximos conteúdos! ua-cam.com/users/mariellaoficial Estou produzindo conteúdo também no instagram.com/_mari_ella_ e em um grupo de estudos no Telegram t.me/vidaacademica até lá!!!
Oi LiteraScience, tudo bem? Seja muito bem-vindo! Se estamos com ideias sintonizadas a este respeito, então, que tal fazermos alguma colab? Obrigada pelo seu comentário. Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ). Nos conectamos também em outras redes, como a fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ . É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas. Até lá! Abraço e paz Mari
Oi, Diego, de nada!!! Bem-vindo ao canal. Para saber quando estreiam os próximos vídeos, clique no botão vermelho INSCREVA-SE, e ative o sininho: ua-cam.com/users/mariellaoficial . Assim você também contribuiu também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas. Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica. Te convido a nos conectarmos por lá também! Até o próximo vídeo! Abraço e paz
krosli Ferreira de Andrade olá!!! Que bom que gostou do vídeo, ele é o mais assistido do canal; acredito que as pessoas precisam sacar logo se a academia é a praia delas ou não! Que bom que já se encontrou na sua vocação! E sobre meus pais, nossa, tudo que sou ou ainda virei a ser devo aos anjos que eles são na minha vida! Abraço e paz
De nada. Quero aproveitar para te dar as boas vindas e pedir que se inscreva gratuitamente no canal, clicando neste link para ser avisado dos próximos vídeos e também contribuir que nosso conteúdo chegue a mais gente. ua-cam.com/users/mariellaoficial Estou de segunda a sexta-feira respondendo às dúvidas nos stories do instagram.com/marielladeoliveiracosta . Envie a sua por lá também! Abraço e paz Mari
Olá Jardes, que bom que gostou !! Esse retorno é super importante para que possa continuar produzindo conteúdo de qualidade. Se você ainda não é inscrito no canal, pode clicar aqui e se inscrever, ativando as notificações para ser avisado quando um novo conteúdo for publicado . ua-cam.com/users/mariellaoficialEstou também em outras redes sociais, compartilhando conteúdo diariamente. Nos vemos por lá! twitter.com/_Mari_Ella_ instagram.com/_mari_ella_/ Abraço e paz
Olá, estou chegando agora no canal e já estou assistindo aos outros vídeos e amando todossss! Estou no meu último período da graduação e penso em seguir a carreira acadêmica não só pelo sonho de ser pesquisadora, de contribuir com a sociedade, mas também de lecionar na universidade e impactar positivamente na vida dos alunos. Espero que dê tudo certo. Parabéns pelo canal!
Alessandra Aleluia oi Alessandra seja bem-vinda ao canal!!! Que alegria receber seu comentário é que bom que está amando nossos conteúdos!!! Eu também amo esse hobby em especial pelos feedbacks que me chegam, então muito obrigada ! Te convido a se inscrever grátis aqui no canal e ativar as notificações, clicando no sininho do UA-cam para ser avisado dos próximos vídeos. E sinta-se a vontade para sugerir temas para as nossas próximas gravações ou deixar suas críticas e dúvidas. Abraço e paz Mari
Oi Mari, sou nova aqui e adorei seu canal! Defendo meu mestrado profissional na semana que vem e a experiência que tiro é que foi dureza! Meu orientador foi ótimo, mas não tive financiamento (Bolsa) e recursos restritos...queria emendar com o doutorado mas seu vídeo me esclareceu muita coisa..percebi que não gostei da incessante produção científica na qual somos encurralados, produção somente para preencher o lattes e talvez pouca qualidade! Quero ingressar no mercado de trabalho e vou deixar o doutorado para depois..talvez quem sabe. Parabéns pelo canal! Os pós-graduandos agradecem!
Mariane Maia olá Mariane, bem vinda ao nosso canal! Eu fiz um intervalo de cinco anos entre mestrado e doutorado, e não me arrependo pois fui para o mercado, ganhei experiência fora do mundo acadêmico e depois voltei pra academia com um objeto de pesquisa bem de acordo com Bowie observei nesse tempo como jornalista da área de saúde. Fico feliz que os conteúdos que preparamos estejam sendo úteis pra vc! Tenho um vídeo específico sobre banca de defesa, já assistiu? Espero que sua banca seja muito proveitosa, Deus abençoe seu trabalho abraço e paz
Nossa, adorei o tema do vídeo! Sempre tive "cara feia" para essa "obrigatoriedade" que a sociedade tem imposto para que todos busquem fazer especialização, mestrado, doutorado, etc... Tenho um tanto de aversão para produção científica, pesquisa... por isso não me disponho a procurar essa via acadêmica por enquanto. Entendo que para isso eu deva estar demasiado interessado em um tema de pesquisa onde eu queira me aprofundar e contribuir sincera e efetivamente para a construção do conhecimento. Uma pergunta: o que você acha da qualidade da produção científica aqui no Brasil, tendo em vista essa imposição social que vivemos para seguir a vida acadêmica?
Arthur Anderson Jácome Lopes olá! Bem vindo ao canal e obrigada por seu comentário! Você está certíssimo em refletir se esta é a carreira ideal pra você, ANTES de se aventurar e ficar bem frustrado. Eu te garanto que, se encontrar um tema que realmente te motive, a vida acadêmica pode ser bem prazerosa. Em relação a sua pergunta, alguns autores já escreveram sobre o tal "produtivismo acadêmico ", que faz com que boa parte dos pesquisadores no Brasil viva correndo atrás de escrever o maior número de artigos possível, já que os órgãos de fomento dão muito valor à quantidade de artigos publicados em um ano, e nem sempre valorizam a qualidade desses trabalhos. Tem até uma expressão engraçada, chamada "pesquisa salame", cujos resultados são fatiados em dezenas de artigos fracos, ao invés de contemplarem um bom e relevante artigo. Vou fazer um vídeo sobre isso, combinado? Mais uma vez obrigada por seu comentário, acesse os próximos dias, espero que te sejam úteis também! Abraço e paz
Excelente vídeo e excelente abordagem, me fez pensar de forma diferente. Nesse momento estou num programa de mestrado e venho sofrendo muito justamente porque já percebi que não é o que eu quero, então vivo reclamando de tudo kkkk e volta e meia me pego pensando em desistir. Vou aplicar essa sua ideia dos degraus pra seguir até o fim e não perder os esforços que fiz até aqui.
Suellen Monteiro olá Suellen, Seja bem-vinda ao canal! Que bom que o vídeo foi útil pra você, e que ótimo que não vai desistir e terminar esta etapa da vida! Você verá que p mestrado te abrirá muitas portas, mesmo que se decida por não continuar na carreira acadêmica. Te convido a assistir nossos outros vídeos e gostar, curta e compartilhe com seus amigos e se inscreva para que o UA-cam possa entregar a você os nossos conteúdos produzidos semanalmente. Sinta-se a vontade para enviar suas críticas e sugestões de temas para os próximos vídeos! Sucesso nos estudos !Abraço e paz!
Amei teu vídeo! Ganhou um novo inscrito. Ainda estou na graduação e a área acadêmica tem me chamado muito a atenção. Ano que vem começo a fazer iniciação científica pra ter esse primeiro contato com pesquisa e não vejo a hora de me formar e ir pro mestrado. Meu sonho é dar aula; isso é algo que já me vejo fazendo haha! Obrigado por compartilhar esse vídeo com a gente. Muito bom!
Oi Filipe, que bom, obrigada por se inscrever! Super importante você fazer iniciação científica, pois ali já vai sentir um pedacinho do cotidiano de um pesquisador. Vou preparar um vídeo específico sobre esta possibilidade de inserção na vida acadêmica em breve. Espero que você goste dos outros vídeos e sinta-se à vontade para sugerir temas para os próximos. Abraço e paz @_mari_ella_
Ainda bem que nem todo mundo aceita o conselho de aguentar caladinho o que faz mal, como se fossem “degraus”. É dos questionadores de sistemas que as revoluções acontecem.
A parte de gente que questiona tudo é um trem que envenena a gente se deixar... O bom d'eu eu tá fazendo mestrado velho é que vc aplica experiência profissional e leva muito suave o trabalho duro
Oi Mário, tudo bem? Agradeço seu comentário. Eu gosto muito do livro do Pedro Demo que se chama " Saber pensar é questionar", você conhece? Vale a leitura, ele apresenta de uma forma bem simples como o questionamento é um motor interessante para o pensamento crítico genuíno. Aproveitar a experiência profissional no mestrado sem dúvida é uma rica experiência. Te convido a se inscrever no canal para ser avisado pelo youtube dos nossos próximos conteúdos. Abraço e paz
Achei esse vídeo aqui no Fred, goste muito. Sou professora de ensino Fundamental. Eu gosto muito de ler, de aprender e compartilhar conhecimento (dar aulas). Gostaria muito de seguir na carreira acadêmica, mas não sei por onde começar. Ganhou mais uma inscrita.
OI Laise, bem-vinda! Obrigada pelo seu comentário. Fique ligada também nas minhas outras redes pois em breve vou lançar o passo a passo para que você saiba por onde começar! instagram.com/marielladeoliveiracosta e o twitter.com/_mari_ella_ . Temos também um grupo exclusivo no Telegram t.me/vidaacademica Até lá! Abraço e paz Mari
Sou nova no canal mas já posso dizer que encontrar esse canal hoje foi uma grande descoberta! Parabéns pelo conteúdo, achei todos muito interessantes hahah, mas esse me prendeu a atenção em especial. Sou novata também na vida acadêmica. Ainda estou no 4° semestre de Psicologia numa universidade federal. Empreendi agora uma "busca do que fazer da vida" e me questiono se seguir uma vida acadêmica seria uma boa pra mim, se é o que quero. Sério, todos os meus colegas afirmam visar Doutorado, Mestrado, Especialização, e outros querem partir pra outros cursos de graduação. Sinceramente, até agora ainda não havia parado para refletir sobre o que significa ter esses títulos, e muito menos se quero ter um desses, tipo " o que diabos é isso que todo mundo fala e por que todo mundo quer fazer? Não há outras opções?". Admito ser bem leiga ainda (na vida) no assunto e estou pesquisando tudo que posso sobre. Vendo o canal e lendo mais sobre, percebo cada vez mais que a trajetória acadêmica talvez não seja pra mim. Ao menos não pela minha visão de mundo mundo agora. Gosto muito do meu curso, mas passar anos e anos para chegar ao mercado de trabalho, lendo e lendo apenas sobre determinado assunto, não é pra mim. Até poderia ser mas como você disse, não tenho um objeto claro no que me especializar, algo/assunto que me motive a pesquisar e passar por tais degraus. Alguns dos meus colegas estão tão perdidos quanto eu, e só estão ali por pressão (interna ou familiar). Tenho poucos com quem tirar dúvidas e compartilhar essas mini/macro angústias huahuah, então, companharei o canal para me inteirar mais dessa vida acadêmica :)
Havani Carvalho olá!!! Que comentário querido!!! Muito obrigada!!! Fico feliz de contribuir nessa sua caminhada! Então, você está no meio da faculdade, né? Muita água passa debaixo desta ponte! Na minha graduação eu nem pensava em seguir a vida acadêmica e hoje amo!!! Então, dê tempo ao tempo e continua acompanhando o canal - traz essa galera ai da sua turma pra acompanhar também!!! Te convido a se inscrever grátis aqui no canal e ativar as notificações, clicando no sininho do UA-cam para ser avisado dos próximos vídeos. E sinta-se a vontade para sugerir temas para as nossas próximas gravações ou deixar suas críticas e dúvidas. Abraço e paz Mari
De nada!! Muito obrigada pelo seu comentário! Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ). Nos conectamos também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ . Pode enviar suas perguntar por lá também. É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas. Até lá! Abraço e paz Mari
Que comentário gostoso de se ler, muito obrigada! Compartilha com mais gente para nosso conteúdo chegar a mais pessoas. Aproveito para te convidar para participar da nossa primeira live do ano! Nesta 5a-feira, 31 de janeiro às 21h! Aqui o link para que o youtube te avise uns minutinhos antes do início da transmissão ua-cam.com/video/d9OI5gqCHs0/v-deo.html Se você ainda não é inscrito, te convido a se inscrever e ativar o sininho do UA-cam para não perder os próximos conteúdos. ua-cam.com/users/mariellaoficial Abraço e paz! p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #454545} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #e4af09} span.s1 {color: #e4af09} span.s2 {color: #454545}
Estou "terminando" minha graduaçao e muito pensei tentando escolher uma area, depois de muito pensar mudei meu foco, e passei a me perguntar " eu quero fazer mestrado?", eu realmente nao entendi de onde começou essa busca, mas ela estava la a minha volta a muito tempo, eu estou terminando a graduaçao de biologia, licenciatura, eu sonho em ser professora, porém nao acho q mestrado e doutorado combinem cmg, a vontade sempre foi o ensino medio, porem ja escutei muito que só vale a pena se for para ser do de universidade, trabalha menos , ganha mais, sinonimo de felicidade? ou sera q nao... seriam mais de 6 anos da minha vida dedicados a algo que n faço questão e só me deixaria sem tempo e frustada para fazer coisas que eu realmente quero. Foi dificil decidir isso, mas tirei um peso de mim... n deixarei de estudar para ser uma boa professora e fazer a diferença no ensino basico e publico que é onde eu penso em trabalhar, vou deixar o magisterio para outros profissionais, muito mais qualificados que eu.
Oi Carine, tudo bem? Obrigada por seu comentário! Que bom que você já discerniu que a pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado não são aquilo que te motiva. Seja feliz terminando sua graduação e trabalhando com gosto com seus alunos de educação básica. O Brasil precisa de professores vocacionados a esta área também! Te convido a se inscrever no canal e ativar as notificações para ser avisada dos próximos conteúdos! Sinta-se à vontade para enviar suas críticas e sugestões para os próximos vídeos! Um abraço e paz
Nossa, leu meus pensamentos!. Eu não sabia que seria tão difícil! É muito estressante tudo isso! A pergunta que faço é: "onde eu estava com a cabeça?". Pra que tanta pressão colocada sobre os ombros? Tantas eexigências e produções para apresentar! Performance para desempenhar frente aos pares da academia! Pessoas doentes, casais se separando, estudantes desmotivados, será que vale a pena pagar esse preço?
Olá Mélbi e Davi, tudo bem? Eu que agradeço este comentário fofo, gente! Se inscreva gratuitamente no canal se ainda não for inscrita e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta. Nossa rede tem crescido demais com o apoio de cada inscrito. Se quiser, vamos nos conectando também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ . Pode enviar suas perguntar por lá também e acompanhar um pouco do meu cotidiano acadêmico - e além da academia. É por lá que aviso também das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas de vocês. Até lá! Abraço e paz Mari
Olá Mari, sou formado em Pedagogia e sou apaixonado pelo conhecimento, e a profissão que eu escolhi para a minha vida, lecionar. No entanto eu não tenho tanta habilidade para escrita científica por ter uma cobrança muito grande sobre a escrita. No meu TCC eu tive muito impasses com a minha orientadora, ela sempre fazia eu realaborar o meu trabalho e isso causava muita frustração porque imaginava que não tinha talento para produzir uma pesquisa relevante. As pessoas sempre tentavam me motivar, e diziam que escrever um TCC, artigo, monografia é uma questão de prática e com um tempo você acaba desenvolvendo essa competência. Enfim... meu sonho é fazer um mestrado e Doutorado independente das intempéries que sem dúvidas eu terei que passar. Muito obrigado pelo vídeo e vou continuar a minha lida para poder me tornar um pesquisador na área e contribuir de forma significativa para a vida acadêmica. Bjus obrigado.
Oi Patrick, tudo bem? Espero que sim! Seu relato não é um caso isolado. Nem todo mundo tem a facilidade na escrita científica ( fiz até uma live esses dias só sobre esse tema, ela está disponível aqui neste link: ua-cam.com/video/d9OI5gqCHs0/v-deo.html Escrever bem exige mesmo uma prática diária. E a escrita acadêmica tem algumas regrinhas próprias, espero que a live te auxilie no seu próximo escrito. Obrigada pelo seu comentário! Se você não é inscrito ainda, te convido a clicar neste link ua-cam.com/users/mariellaoficial para se inscrever gratuitamente. Ative o sininho de notificações para ser avisado dos próximos vídeos. Também estou em outras redes, onde divulgo também informações sobre a vida acadêmica: twitter.com/_Mari_Ella_ & instagram.com/_mari_ella_ Abraço e paz
Seus vídeos são mto bons, Mari! [Desabafo] Confesso que estou realizando o mestrado por questões financeiras. Não tenho vocação acadêmica (apesar de meu mestrado ser profissional no nome), fico extremamente estressado, xingando todos os santos quando exijo muito de mim... não sei mais o que fazer. Sinto um misto de frustração com raiva, mas no fundo tenho vontade, sim, de contribuir com um novo conhecimento na minha área de pesquisa. Não sei mais como focar nos estudos. Dá vontade de virar hippie e sair sem rumo, rsrs.
Oi Rafael, que bom que os conteúdos estão sendo úteis pra você. Essa época não é a melhor para virar hippie, por causa do distanciamento social rs . Meu conselho: faça logo seu mestrado, termine tudo. Cada vez que tiver uma contrariedade, lembre que faz parte da vida e solucione. Não foque no que te frustra, pois isso não adianta em nada. Não desiste do mestrado, depois que defender, você verá que ele pode abrir muitas portas para você. Obrigada por seu comentário! Sinta-se à vontade para enviar outras críticas e sugerir temas para os próximos vídeos por aqui e também nas minhas outras redes: instagram.com/_mari_ella_ facebook.com/marielladeoliveiracosta twitter.com/_mari_ella_ Nosso conteúdo está também em formato de podcast, nas principais plataformas de streaming. Para acessar, basta digitar no campo de busca mariella vida acadêmica . Se puder compartilhar com outras pessoas o nosso conteúdo, eu agradeço muito, pois ajuda que cheguemos a mais pessoas. Abraço, paz e saúde pra você! Mari
Obrigado pelas palavras, Mari. Matando um leão por dia... é no sofrimento q a gnt cresce, né? Tem dias q estamos mais pra baixo e em outros recuperamos a energia e corremos atrás. Desejo mto sucesso ao seu canal! Abraço!
Muito bom este vídeo Mari! E um detalhe me chamou muito atenção e acho que poderia falar um pouco mais sobre isso em outro vídeo: é crescente o número de relatos sobre problemas psicológicos, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia e etc neste mundo acadêmico. Cada vez mais vejo pessoas relatando isso ou textos sendo publicados nas redes sociais sobre isso! É assustador! Abraços e parabéns mais uma vez!
Olá! Que bom! Espero produzir em breve conteúdo em libras também! Se inscreva no canal para ser avisado dos próximos conteúdos! Obrigada pelo seu comentário! Te desejo saúde e bons estudos! Estou também no instagram.com/_mari_ella_ no facebook.com/marielladeoliveiracosta e no twitter.com/_mari_ella_ Até breve!
Tenho interesse em seguir carreira acadêmica, por conta de admirar quem consegue obter muito conhecimento. Eu me espelho muito nos meus professores da faculdade, todos possuem doutorado, mestrado e eu acho muito maneiro a quantidade de conhecimento que eles possuem, porém as vezes eu desanimo, ainda estou na faculdade e vejo que tenho dificuldade em algumas materias e penso ''será que eu vou conseguir seguir uma carreira acadêmica e conseguir obter o conhecimento que os meus professores tem ?''. Essa sensação de achar que não vou aguentar seguir uma carreira pelas dificuldades que tenho agora em determinadas matérias me desanimam, não sou do tipo de pessoa que tem facilidade em aprender tudo, tenho que estudar muito pra conseguir aprender bem determinado assunto. Vejo pessoas que falam ''Ah, acabar faculdade vou fazer mestrado, doutorado'' como se fosse a coisa mais simples, mas eu sei que não é. Pretendo fazer, mas como eu ja falei as dificuldades existentes em determinadas matérias da graduação em ''coisas fáceis'' ja se tornam uma pedra no meu caminho, me faz questionar se eu realmente conseguiria
Olá! Eu penso que se você tem interesse e está na graduação, vá atrás de uma bolsa de iniciação científica, ou estágio voluntário em algum laboratório de pesquisa, para que possa sentir o gostinho do método científico. Eu desconheço alguém que tenha amado estudar todas as disciplinas da graduação, é normal não se adequar a todas. Desejo que você tenha um caminho iluminado nessa busca, esteja certo que, se tiver contato com a pesquisa e gostar, não será uma matéria difícil que te impedirá. Muito obrigada pelo seu comentário! Se inscreva gratuitamente no canal (caso não tenha inscrição ainda) e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta. Nos conectamos também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ . Pode enviar suas perguntar por lá também. É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas. Até lá! Abraço e paz Mari
Tenho vocação, sempre pensei nisso. Porém é realmente por gosto e vontade. Sem interferência da opinião de alguém. E as pessoas pensam que devemos ser Médicos ou advogados quando queremos ser outra pessoa . Ter outra formação.
Kelly Thomaz oi Kelly, que bom que está certa de sua escolha! Chama mais gente para que nosso conteúdo chegue a mais estudantes! Nas outras rede você me encontra pelo instagram.com/_mari_ella_ twitter.com/_mari_ella_ ou Facebook.com/marielladeoliveiracosta abraço e paz!
Oi, Tamires, tudo bem? Eu adoro responder os comentários de vocês!!! Fique à vontade para sugerir temas para os próximos vídeos! Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta , respondendo às dúvidas acadêmicas nos stories. Abraço e paz Mari
Depois de 18 anos de formada e dois MBA estou entrando na vida acadêmica em um mestrado profissional. Minha expectativa é a produção científica na linha de pesquisa que escolhi. Dar aula será consequência.
Oi, Sheila, tudo bem? Mestrado profissional é uma formação bastante interessante para quem já tem experiência e conheceu de perto as lacunas de uma determinada área de mercado. Desejo sucesso na sua trajetória acadêmica. Muito obrigada por seu comentário! Seja bem-vinda ao canal mais acadêmico do Brasil! Para ser avisada dos próximos vídeos, clique no botão vermelho INSCREVA-SE, e ative o sininho: ua-cam.com/users/mariellaoficial . Assim você também contribuiu também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas. Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica. Te convido a nos conectarmos por lá também! Até o próximo vídeo! Abraço e paz
Sou novo no cana, já ganhou mais um inscrito! Seu vídeo foi ótimo e bem esclarecedor. Estou no 1ano de graduação de Geografia, e comecei a iniciação científica, e o que você falou sobre leitura é fato, eu achava que gostava de lê, mas os livros que lia não era livros científicos ou qualquer gênero a não ser romance. Mas estou encarando isso com entusiasmo pois acho que será fundamental pra mim, saber se quero ou não seguir uma carreira acadêmica, meu objetivo maior mesmo é dar aula, portanto penso fazer algo voltado para área de ensino. 😊 Você poderia fazer um vídeo sobre como lidar com ansiedade na Universidade? Ou sobre transferência externa, mudança de Universidade. Bjo
Olá pessoa do Brasil em números, que bom que já se inscreveu no canal e gostou do vídeo. Muito bom você já fazer iniciação científica. Pode deixar que vou fazer um vídeo sobre os temas que você sugere, ok? Muito obrigada pelo seu comentário, viu? Essa possibilidade de diálogo me motiva a continuar produzindo conteúdo por aqui! Abraço e paz Mari @_mari_ella_
Olá! Bem vinda ao canal! Que bom que gostou, sinta-se a vontade para sugerir temas para os próximos vídeos e comentar suas críticas nos demais! Toda semana tem vídeo novo, então te convido a se inscrever para não perder os próximos conteúdos e nos ajudar a que o UA-cam distribua nosso conteúdo a mais pessoas. Abraço e pax
Estou fazendo Mestrado em Ciências da Linguagem, amando, porém realmente é muito difícil... Se o tempo fosse exclusivo pra isso, mas não é o caso... conciliar muitas coisas e ainda com essa pandemia, nada fácil! Gostei de seu comentário! Abraço!
Oi professora Gil, tudo bem? Desejo sucesso no seu mestrado, mas não tenha a ilusão de que a dedicação exclusiva tornaria algo mais fácil. Não conheço nenhuma evidência comprovando que os alunos bolsistas, que fazem 40 horas na pesquisa, tem desempenho melhor do que a gente, que trabalho e estuda. Mas sei de casos reais de gente que, com bolsa, pede prorrogação porque não consegue organizar em meio a tanto tempo disponível para a pesquisa. Te peço a gentileza de se inscrever no canal e clicar no sininho, ativando as notificações, para que seja avisado pelo UA-cam dos nossos próximos vídeos novos e também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas. Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às perguntas de vocês nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica. Te convido a nos conectarmos por lá também! Até o próximo vídeo! Abraço e paz
Estou numa tortura no processo de escolha da minha graduação. Vou iniciar bacharelado em física e ainda não sei se fiz a escolha correta. Até o momento, não me imagino no mercado de trabalho, sou muito teórica e quero uma profissão que eu esteja, constantemente, aprendendo e não apenas prestando serviços. No entanto, com a crescente desvalorização dos pesquisadores, há mais uma desmotivação. Angustiante.
Oi, Brenda, bem-vinda! Lembra que os governos passam e o conhecimento fica. Não busque a sua motivação em coisas externas, e que fogem à sua governabilidade. Faça o que você pode fazer, para ser a melhor profissional possível. Aproveito para informar que estão abertas as matrículas para a minha Masterclass Vida Acadêmica sem Mistérios, com orientações para você desenvolver da ideia ao artigo científico. marielladeoliveiracosta.site Vagas limitadas!
Se a intenção é ganhar dinheiro, não aconselho ninguém a entrar nesta vida. Você disse muito bem: dois anos de mestrado ou quatro de doutorado só valem a pena se o estudante amar muito um determinado tema. O retorno financeiro não é certo. E, quando vem, demora.
Verdade Vinícius, e hoje há muita informação disponível e os pós-graduandos só se iludem se quiserem. Não é uma carreira com altos salários. Simples assim. Se inscreva gratuitamente no canal se ainda não for inscrito e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta. Se quiser, vamos nos conectando também em outras redes, como a fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ . Feliz 2020 Abraço e paz Mari
Depende do pais ou continente, por exemplo o mestrado e o doutorado na Europa do Euro (ocidental), visa o aprimoramento profissional. A carreira acadêmica (dar aula) é uma opção. Aqui no Brasil é que se tem esse objetivo (ser prof.), e, é muito complexo as etapas para admissão. Além, de haver um verdadeiro filtro para assuntos do interesse da comitê de admissão e avaliação, principalmente para obter bolsa nas instituições Federais e Estaduais (Públicas). As instituições privadas (ou sem bolsa públicas) são muito caras, quem pode dispor de mais de R$ 3.000,00 para este fim (o tempo de dedicação deve ser levado em consideração)? Ademais, estas tem qualidade sofrível. Mas há exceções, há privadas boas, mas caras.
Concordo. Teve disciplina que eu fiz no mestrado que não serviu para minha pesquisa, tive que fazer disciplina em outra pós para suprir isso...Mas é como você disse: são degraus da vida acadêmica. Irei defender agora em agosto...
Lucas Alexandre Mortale quem nunca fez aquela disciplina que não agregou em nada, né? Rs eu desejo muito sucesso na sua defesa! Acabei de subir um vídeo sobre como enfrentar a banca! :) Muito obrigada pelo seu comentário! Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ). Nos conectamos também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ . Pode enviar suas perguntar por lá também. É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas. Até lá! Abraço e paz Mari
Oi Mari, 1como eu queria ter visto este video dois anos atrás!! Nunca foi meu desejo fazer mestrado, mas meu entorno todo quis. Meus amigos todos falavam sobre isso. Os amigos dos meus amigos, etc. Até que fiz uma disciplina como aluno especial, e foi ok. Daí fim do ano fiz a seleção pra aluno regular e passei. Uma grande amiga fez a seleção também e não passou. Outros amigos fizeram seleções em outros programas e não passaram. O negócio é que eu não gosto, estou fazendo na "marra", sabe?! Não larguei até agora pois sei que essa oportunidade não é para muitos, então provavelmente vou terminar na força do ódio, kkk. Estou em fase de qualificação, então veremos como vai ser. Sempre que tenho um tempo venho ver seus videos.
Oi, André, na força do ódio... sei bem, a vida adulta tem dessas coisas. Agora que não dá para voltar no tempo, lembra que o mestrado pode abrir muitas portas. Que bom que o meu conteúdo tem sido útil pra você. Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica. Te convido a nos conectarmos por lá também! Até o próximo vídeo! Abraço e paz
Eu sou curiosa, tenho boa escrita, e boa disciplina... mas ser professora n esta nos meus planos... talvez eu faça algum dia para aprofundar minha area de atuação. Mas vontade de seguir vida academica n tenho nenhuma...
Olá! Seja bem-vinda ao canal, obrigada por seu comentário. Então, talvez você possa fazer o mestrado e doutorado e depois, dependendo de sua área, trabalhar fora da sala de aula também! Sinta-se à vontade para comentar suas críticas e sugestões de temas para os próximos vídeos. Toda semana apresentamos um novo assunto, então inscreva-se para que o UA-cam entregue nosso conteúdo a você. Abraço e paz!
Olá, obrigada por seu comentário. Estamos trabalhando com microfone de lapela exatamente para garantir um áudio de qualidade. De qualquer forma, tem o resumo do conteúdo por escrito na descrição do vídeo. Você identificou este problema em outros vídeos também? Não deixe de me avisar, espero que tenha uma experiência melhor com outros de nossos conteúdos. Te convido a se inscrever no canal e ativar as notificações para que o youtube te avise dos nossos próximos vídeos. Abraço e paz
Eu pensei no mestrado porque posso fazê-lo numa ies pública. Acho que é uma forma de me qualificar sem precisar custear, já que não teria condição no momento de pagar a especialização. Sei que é voltado à docência e não tanto ao mercado de trabalho, mas ainda sim, o considero. O que acha? Desde já, agradeço pelo vídeo. Abraço
Oi Bianca, seja bem-vinda ao canal! Seu raciocínio tem lógica, e você pode tentar fazer mestrado profissional, mais voltado à problemática do mercado de trabalho, já pensou nisso? Muito obrigada pelo seu comentário, viu? Essa possibilidade de diálogo me motiva a continuar produzindo conteúdo por aqui! Te convido a se inscrever no canal por meio deste link ua-cam.com/users/mariellaoficial e a conhecer os nossos outros vídeos. Para ativar as notificações, basta clicar no sininho do UA-cam para que o site te avise dos próximos vídeos novos. Sinta-se à vontade para enviar sugestões de conteúdo para o próximo vídeo! Abraço e paz Mari @_mari_ella_
Cursei sociologia e filosofia, duas especializações, e se tudo correr bem pretendo cursar teologia católica e se não for na PUC ( tem que ser lá por causa do certificado que vem do Vaticano) vou para o túmulo sem cursar. Sempre gostei de estudar, leitura, gastei uns quarenta mil reais para montar uma biblioteca em casa mas sinceramente não me vejo dando aulas.
Olá João! Seja bem-vindo ao canal! Sabe que eu tenho MUITA vontade de cursar teologia, mas não animo uma nova faculdade, não! Eu te sugiro o curso do Padre Françoá, ele tem um canal aqui no youtube muito bom e o curso dele recém-lançado tem toda a grade das faculdades, a um preço mais acessível e você faz no seu ritmo. O gosto pelo estudo não necessariamente culmina em uma sala de aula. Obrigada por seu comentário! Te peço a gentileza de se inscrever no canal e clicar no soninho, ativando as notificações, para que seja avisado pelo UA-cam dos nossos próximos vídeos novos e também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas. Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às perguntas de vocês nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica. Te convido a nos conectarmos por lá também! Até o próximo vídeo! Abraço e paz
Oi, Rosangela, super interessante que você busque um estágio na sua área, para se localizar na sua profissão. Só a teoria da faculdade é muito pouco para dizer que a gente está formado em algo. Clique aqui para ser avisado dos próximos vídeos! Assim você não perde nada e ajuda que o nosso conteúdo chegue a mais gente. ua-cam.com/users/mariellaoficial Envie também dúvidas nos stories do instagram.com/marielladeoliveiracosta .
Genial! Escolhi MA ao invés de MEd porque, apesar de não querer ser pesquisadora, quero ter a possibilidade de escolher um doutorado quem sabe depois dos 40 ou 50, mais para aprofundar algum tema que me interesse, ou não. Sugestão: fala um dia sobre mestrado profissional e mestrado acadêmico. Muita gente não tem vontade de fazer mestrado porque pensa na dissertação e pesquisa mais longa ao invés de algo mais prático. Beijoss
Christie Mendes oi Chris, ótima ideia para um próximo vídeo, vou fazer sim!!! Obrigada pela sugestão! Inclusive, já está em andamento no Brasil uma proposta de doutorado profissional! Vou pesquisar mais e gravar em breve sobre isso! Bj e obrigada por compartilhar sua experiência por aqui!
Muito obrigada por nos dar essa luz haha No caso de quem opta pelo mestrado profissional, você acha que é um bom investimento? Acredito que eu não tenho o perfil de pesquisadora, mas quero muito me especializar em cursos de qualidade e entregar um melhor trabalho para os meus alunos na educação básica, principalmente em termos de metodologia de ensino.
OI Luana, seja bem-vinda! O interessante do mestrado profissional é a possibilidade de vincular sua pesquisa à resolução de um problema real na sua área de trabalho. Fiz um vídeo sobre mestrado profissional, neste link: ua-cam.com/video/YoFmQrogZ58/v-deo.html Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ). Nos conectamos também no instagram.com/marielladeoliveiracosta . Temos também um grupo exclusivo no Telegram t.me/vidaacademica Até lá! Abraço e paz Mari
O ideal acho que é ter uma experiência prévia com pesquisa e ensino. Fazer grupos de estudos, de pesquisa/iniciação científica, monitorias, publicar resumos e artigos (nem que seja na própria revistas da sua facul), ir em congressos como ouvinte, conhecer um pouco de metodologia. Isso aí dá uma noção do que é a pós stricto sensu, se a pessoa se identificar vai fundo, se achar desanimador ou não curtir msm é melhor sair fora. Tô no mestrado e adorando (porém desesperada rs). E tenho intuito de fazer o doutorado, mas definitivamente não é pra todo mundo. Exige leitura demais (em diversas línguas), pesquisa, dedicação, TEMPO, as bolsas estão escassas, enfim... Tem que querer msm, de vdd, quem vem por status, por mero desejo de um título, pode conseguir, mas vai sofrer muito (mais).
Oi, Márcia! Seu comentário está bastante completo! E com uma dose necessária de dois pés fincados na realidade. Como é bom ver pós-graduandos com essa clareza, sem falsas ilusões! Seja muito bem-vinda por aqui! Te peço a gentileza de se inscrever no canal e clicar no sininho, ativando as notificações, para que seja avisado pelo UA-cam dos nossos próximos vídeos novos e também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas. Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às perguntas de vocês nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica. Te convido a nos conectarmos por lá também! Até o próximo vídeo! Abraço e paz
Olá, tudo bem? Então, em breve, eu irei me formar em Letras (Português/Inglês) e pretendo ingressar em um mestrado de Comunicação, gostaria muito de ser jornalista esportivo ou trabalhar dentro de uma redação de tv. Você acha que tem ligação essas áreas, juntamente com a minha escolha? OBS: Tenho experiências, devido ao meu curso, apenas em sala de aula, como professor. Por este motivo, eu fico inseguro de não conseguir me inserir nesse novo mercado de trabalho. Eu possuo receio de os empregadores focarem apenas em candidatos que tenham experiências na área e descartar aqueles que não tem. Será que estou equivocado com este raciocínio?
Oi, Welerson! Para trabalhar em redação de TV o mestrado é desnecessário. Comece hoje a procurar emprego nas redes de TV. Aliás, nem diploma é exigido em muitas empresas, pois o que tem de gente que é diplomado mas não sabe a norma culta da língua portuguesa... em geral se valorizará muito a sua prática de escrita, não qual o diploma ou a sua pós-graduação. Para se inserir em um novo mercado, faça contato com os profissionais da área, verifica os caminhos que eles traçaram no início e sucesso. Obrigada por deixar a sua opinião aqui. Essa interação é muito bacana! Te convido a se inscrever gratuitamente no canal por meio deste link ua-cam.com/users/mariellaoficial Estou também no @marielladeoliveiracosta , respondendo às dúvidas pelos stories. A gente se vê por lá e no próximo vídeo!
Eu gosto muito de estudar, mas não sou muito de me expressar oralmente. Estou fazendo mestrado e tenho muita vontade de fazer doutorado, mas essa questão de falar ainda me deixa muito nervosa e insegura.
Oi Arci, você só vai falar com mais tranquilidade se treinar e aproveitar todas as ocasiões possíveis para isso. Seja na apresentação de um seminário em sala, seja numa reunião de família, quanto mais você treinar expor suas ideias, melhor ficará. Tem também material escrito com técnicas para melhorar a nossa forma de se expressar. Li recentemente um livro específico sobre as técnicas para se fazer apresentação no estilo TED, e gostei. Aproveito para te convidar para participar da nossa primeira live do ano! Nesta 5a-feira, 31 de janeiro às 21h! Aqui o link para que o youtube te avise uns minutinhos antes do início da transmissão ua-cam.com/video/d9OI5gqCHs0/v-deo.html Se você ainda não é inscrito, te convido a se inscrever e ativar o sininho do UA-cam para não perder os próximos conteúdos. ua-cam.com/users/mariellaoficial Abraço e paz! p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #454545} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #e4af09} span.s1 {color: #e4af09} span.s2 {color: #454545}
Oi Mari, esse vídeo é bem antigo mas só encontrei ele agora. Estou no segundo trimestre do mestrado, e sou apaixonada pelo meu objeto de pesquisa. Mas não consigo sair do lugar e isso me coloca num estado depressivo. Será que é uma fase? Devo desistir?
Oi Márcia, bem vinda ao canal! Obrigada por seu comentário. Acredito que quase todo mundo que eu conheço, e me incluo neste grupo, já passou pelo momento de não conseguir sair do lugar na pesquisa. Não fique triste com isso, se for algo temporário, é normal. Todas as vezes em que me senti assim, buscava fazer outras leituras, sair com os amigos, ficar com a família, e depois voltava com a cabeça fresca para escrever ou fazer as leituras da dissertação e da tese. Não deixe que esse sentimento seja maior do que as demais esferas da sua vida. Se necessário, busque ajuda de um profissional de saúde. Vou fazer um novo vídeo sobre esse tema. te convido a se inscrever no canal para ser avisada dos próximos conteúdos. Fique a vontade para sugerir temas para os próximos vídeos. Abraço e paz
PROFESSORA TERMINEI MINHA LICENCIATURA EM LETRA INGLÊS..MEU ARTIGO FOI SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. PORÉM, ESTOU COM DÚVIDAS SERÁ QUE SERVE PARA MINHA PÓS GRADUAÇÃO. JÁ QUE ESTOU FAZENDO LÍNGUA INGLESA. MANDE UM RESPOSTA POR FAVOR.
Oi, Ana Paula, tudo bem? Não conheço o seu trabalho, mas entendo que seu artigo de graduação pode ser base para a produção de um novo artigo, em nível de pós-graduação, em que o nível de exigência e aprofundamento teórico e metodológico é maior. Talvez você possa aproveitar algo de suas leituras, mas penso que usar o mesmo texto já apresentado não faz sentido. Fique à vontade para sugerir temas para os próximos vídeos! Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta , respondendo às dúvidas acadêmicas nos stories. Abraço e paz Mari
Oi Vanessa, bem vinda ao canal! Fiz um vídeo semana passada sobre isso: ua-cam.com/video/YoFmQrogZ58/v-deo.html se ainda tiver dúvidas, escreve que eu preparo mais conteúdo sobre isso! Abraço e paz
Oi Tiago, obrigada por seu comentário. Depende da sua área, depende do tema do seu mestrado e depende do recrutador, pois cada processo seletivo está focado em um perfil profissional. Se você ficar no mestrado profissional que não tem relação direta com a vaga a ser pretendida, um candidato sem mestrado e com mais experiência naquela área talvez seja mais valorizado. Mas não vou ficar especulando, e volto ao início da minha resposta: depende. Se você não é inscrito ainda, te convido a clicar neste link ua-cam.com/users/mariellaoficial para se inscrever gratuitamente. Ative o sininho de notificações para ser avisado dos próximos vídeos. Também estou em outras redes, onde divulgo também informações sobre a vida acadêmica: twitter.com/_Mari_Ella_ & instagram.com/_mari_ella_ Abraço e paz p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #454545; min-height: 14.0px} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #454545} p.p3 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #e4af09} span.s1 {color: #e4af09} span.s2 {color: #454545}
Oi Wellington, tudo bem? Espero que sim. E que amor, não é verdade!? Claro que a gente não faz só o que gosta, em uma pós-graduação, mas vale a pena tentar descobrir se esta é a nossa vocação, pois faremos nosso trabalho e enfrentaremos as dificuldades com outro olhar! Muito obrigada pelo seu comentário! Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ). Nos conectamos também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ . Pode enviar suas perguntar por lá também. É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas. Até lá! Abraço e paz Mari
Eu vejo de uma forma diferente. Não é só mestrado e doutorado que exige leitura e dedicação, o problema é fazer algo sem sentido, que se perde muito tempo...Poucas pesquisas, vamos ser sinceros, sem utilidade para solucionar os problemas reais da vida...
E quando você percebe logo nos primeiros meses que o doutorado não é pra vc mas o programa de pós te obriga a ficar, se não você tem que devolver toda bolsa q vc recebeu em até 3 dias úteis?
Oi Renata, tudo bem? Olha, se você já detectou que não é a sua vocação, verifique uma flexibilização desse prazo de devolução! Mas não se precipite, talvez neste programa você não se encaixou e se dará muito bem em outro, não? Converse com o coordenador da sua pós, espero que você tenha sabedoria para discernir os próximos passos da sua carreira. Muito obrigada pelo seu comentário, viu? Essa possibilidade de diálogo me motiva a continuar produzindo conteúdo por aqui! Vou pesquisar sobre essas regras e produzir um vídeo da série #marimeajuda específico sobre este tema, ok? Te convido a se inscrever no canal por meio deste link ua-cam.com/users/mariellaoficial e a conhecer os nossos outros vídeos. Para ativar as notificações, basta clicar no sininho do UA-cam para que o site te avise dos próximos vídeos novos. Sinta-se à vontade para enviar sugestões de conteúdo para o próximo vídeo! Abraço e paz Mari @_mari_ella_
Oi Mara, que bom que se identificou! Muito obrigada pelo seu comentário! Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ). Nos conectamos também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ . Pode enviar suas perguntar por lá também. É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas. Até lá! Abraço e paz Mari
Oi Nislaine, sucesso na sua vida acadêmica! Se inscreva gratuitamente no canal se ainda não for inscrito e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta. Se quiser, vamos nos conectando também em outras redes, como a fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_
OI Francisco, bem-vindo! Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ). Nos conectamos também em outras redes, como a fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ . É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas. Inclusive temos uma neste sábado às 11h. Também temos um grupo de estudos no Telegram - t.me/vidaacademica Até lá!
Olá, esse vídeo eu gravei a um tempinho, então o áudio não está excelente, te sugiro ouvir com um fone. Os vídeos mais recentes tem qualidade superior. A propósito, nesta 5a feira teremos LIVE às 21h sobre PLANEJAMENTO DE CARREIRA! Até lá! Abraço e paz
Oi! Uma Queen nunca tem medo, tem? Assiste! É só um vídeo. Medo eu tenho é de ..., deixa pra lá. Bem-vinda ao canal. Para saber quando estreiam os próximos vídeos, clique no botão vermelho INSCREVA-SE, e ative o sininho: ua-cam.com/users/mariellaoficial . Assim você também contribuiu também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas. Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica. Te convido a nos conectarmos por lá também! Até o próximo vídeo! Abraço e paz
Bom se você fizer pós, você lê mais do que faz cálculo, fiz mestrado em engenharia mecânica na unicamp, tive que ler mais de 600 artigos e uns 12 ou 15 livros. A parte de utilizar volumes de controle para serem convalidados com os resultados experimentais foi o mais suave.
Oi Felipe, obrigada por seu comentário, viu? Concordo com você, em toda pós exige mesmo muita leitura. Te convido a se inscrever no canal, se ainda não o fez, para ser avisado dos próximos vídeos. Também estou em outras redes e tenho feito lives semanais com convidados dando dicas sobre diferentes aspectos da vida acadêmica instagram.com/_mari_ella_ facebook.com/marielladeoliveiracosta e twitter.com/_mari_ella_ . A gente se vê!
Estou terminando o doutorado no entanto não sei se aconselharia alguém que nunca teve experiência profissional cursar, é muito tempo de dedicação sem muitas certezas ou perspectivas profissionais.
Oi Mari, amei seu vídeo! Sou formada em Ciências Biológicas e sou Mestre em Biotecnologia. Tive experiências bacanas na docência durante a graduação/iniciação científica, que me fizeram seguir para o mestrado. Mas fazer o mestrado foi uma experiência um pouco desagradável para mim, como você falou, eu fiquei adoecida também, e achava que queria lecionar, que poderia fazer disso minha carreira profissional, mas devido á essas experiências, sinto que minha vocação foi embora! Fico me perguntando porque fiz mestrado e porque me coloquei naquelas situações (pressão para publicar, sem bolsa, falta de financiamento etc). Desculpa o desabafo! Seus conteúdos são de extrema importância e dão muita direção! Obrigada por compartilhar suas experiências!!! Abraços!!
Oi Mariane, obrigada pela confiança e por seu desabafo! Infelizmente, de fato, o mestrado nem sempre é uma boa experiência para todo mundo, também conheço outras pessoas que até desistiram no meio do caminho e tiveram que devolver todo o valor da bolsa de pesquisa, causando além do adoecimento, um endividamento. Quando eu fiz esse vídeo, meu intuito foi alertar para o fato de que nem todo mundo precisa fazer isso. Mas ao mesmo tempo, vale a pena refletir se realmente você não gostou do mestrado ou daquele programa de pós, daquela situação de orientação... enfim, apenas para pensar, pois não precisa ser um momento sofrido. Um abraço e paz sucesso em sua vida!
Estou terminando o doutorado no entanto não sei se aconselharia alguém que nunca teve experiência profissional cursar, é muito tempo de dedicação sem muitas certezas ou perspectivas profissionais.
Alguma profissão hoje em dia tem muitas perspectivas? Tudo está tão volátil. Não sei viu!
O Germano, eu demorei cinco anos, entre o mestrado e o doutorado e foi fundamental para meu amadurecimento. Mas cada pessoa tem uma história e conheço quem fez carreira acadêmica direto e está muito bem colocado no mercado. Obrigada por seu comentário, viu? Te convido a se inscrever no canal, se ainda não o fez, para ser avisado dos próximos vídeos. Também estou em outras redes e tenho feito lives semanais com convidados dando dicas sobre diferentes aspectos da vida acadêmica instagram.com/_mari_ella_ facebook.com/marielladeoliveiracosta e twitter.com/_mari_ella_ . A gente se vê!
E como está hoje, um ano depois?
Tenho 45 anos de idade e 25 anos de experiência como Engenheiro Mecânico, e trabalho em Toronto no Canadá. Desde que concluí minha graduação comecei logo a trabalhar, fiz três especializações lato sensu no exterior e nunca desejei fazer um mestrado ou doutorado para atuar no meio acadêmico brasileiro. No Brasil o professor é muito desvalorizado e a relação custo x benefício desse longo e enfadonho processo de formação não condiz com minhas expectativas profissionais.
@@limalimalima8083 como você conseguiu emprego no Canadá?
Eu faço mestrado aqui na Coréia do Sul em Engenharia Biomédica, e tenho 16 disciplinas ao longo do curso todo, é bem epsado. Estou no terceiro semestre e falta mais um, é pesado demais mesmo, mas vamos em frente.
Eduardo Martins oi Eduardo! Seja bem-vindo ao canal!! Serio que você assiste nosso conteúdo do outro lado do mundo? Que bacana!!! existem mestrados com varias disciplinas aqui no Brasil também. Eu sou a favor do mínimo possível de disciplinas obrigatórias, para que as pessoas possam ficar livres para fazer mais as optativas, que tenham relação direta com seu tema. Muito obrigada pelo seu comentário, viu?
Essa possibilidade de diálogo me motiva a continuar produzindo conteúdo por aqui!
Te convido a se inscrever no canal por meio deste link
ua-cam.com/users/mariellaoficial
e a conhecer os nossos outros vídeos.
Para ativar as notificações, basta clicar no sininho do UA-cam para que o site te avise dos próximos vídeos novos.
Sinta-se à vontade para enviar sugestões de conteúdo para o próximo vídeo!
Abraço e paz
Mari
@_mari_ella_
Amei!! Eu acho super que tenho vocação para vida acadêmica. Já ingressei no mestrado e quero com certeza fazer doutorado. Amo ler, desde o ensino médio peguei um amor por livros, por espontânea vontade individual, que nem consigo imaginar mais meu quarto sem livros rsrs Sou bem disciplinada, aliás tudo que tenho que fazer no dia, na semana, gosto de colocar no papel para organizar tudo com horários e metas, AMO essas coisas e com certeza, encaro a vida acadêmica como uma troca, gosto de expor minhas ideias e debater sobre, compartilhar artigos com quem conheço enfim, o que mais quero agora como mestranda é conhecer outras universidades pelo país apresentando artigos, buscando mais conhecimento e dialogando com o máximo de pessoas possível.
Vídeo incrível me vi muito nele *-*
Oi Thalita! Fico feliz que o conteúdo desse vídeo tenha ecoado tão bem aí no seu coração. Aproveite tudo do mestrado!!! Obrigada por seu comentário. Bj
Sábia, objetiva, simpática e sensata.
Desejo- lhe sucesso!
Oi Sarah!
Bem-vinda! Sucesso pra nós! Chama mais gente para que nosso conteúdo chegue a mais estudantes! Nas outras rede você me encontra pelo instagram.com/_mari_ella_ twitter.com/_mari_ella_ ou Facebook.com/marielladeoliveiracosta abraço e paz!
Orgulho da Mari. Foi minha professora na Anhanguera na matéria de jornalismo investigativo. :)
Oi Rodrigo, que bom vê-lo por aqui ! Seja bem vindo ao canal, espero que seja útil pra você! Se gostar, inscreva-se e ative as notificações para ser avisado dos novos conteúdos semanais! Assim você nos ajuda a que nossos conteúdo chegue a mais gente! Um abraço e paz!
Você é ótima! Adorei o vídeo, obrigado por tê-lo feito. Pouco antes dos 40 comecei a fazer Marketing numa universidade privada, seis meses depois, consegui entrar numa federal no curso de Produção Cênica. A primeira já está acabando, a segunda nem na metade ainda rsrsrsr. Me acaaabo de estudar durante as madrugadas para dar conta dos dois cursos, mas adoro! É uma pena que eu tenha tomado gosto pelos estudos, relativamente tarde. Porém, sonho em seguir adiante na vida acadêmica e de alguma forma, poder contribuir cada vez mais para a sociedade. Abraço!
Oi, Ricardo!
Eu penso que nunca é tarde, se este trabalho faz sentido para você.
Muito obrigada por seu comentário que traz um pouco de sua experiência e pode inspirar outras pessoas.
Seja bem-vindo ao canal mais acadêmico do Brasil!
Para ser avisado dos próximos vídeos, clique no botão vermelho INSCREVA-SE, e ative o sininho: ua-cam.com/users/mariellaoficial
. Assim você também contribuiu também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas.
Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica.
Te convido a nos conectarmos por lá também!
Até o próximo vídeo!
Abraço e paz
Oláá! Muito obrigada por compartilhar suas experiências! Faço filosofia e estou no segundo ano da graduação. Eu sinto que não me encaixo em todos os ''requisitos'' para a vida de pesquisadora, mas ao mesmo tempo acho que dá pra mudar algumas coisas. O que mais me trava é esse compartilhamento de ideias e, consequentemente, os seminários, visto que sou uma pessoa muito tímida. Faço terapia no momento e espero que isso me ajude nessas questões. Gostei muito do seu canal, parabéns!
Oi Li, tudo bem? Seja bem-vinda ao canal! Sabe que eu também era um poço de timidez? Jogar basquete e fazer teatro me ajudaram muito a vencer a timidez, espero que a sua terapia te ajude, busque atividades em grupo também! Muito obrigada pelo seu comentário, viu?
Essa possibilidade de diálogo me motiva a continuar produzindo conteúdo por aqui!
Te convido a se inscrever no canal por meio deste link
ua-cam.com/users/mariellaoficial
e a conhecer os nossos outros vídeos.
Para ativar as notificações, basta clicar no sininho do UA-cam para que o site te avise dos próximos vídeos novos.
Sinta-se à vontade para enviar sugestões de conteúdo para o próximo vídeo!
Abraço e paz
Mari
@_mari_ella_
Muito esclarecedor.
Gostei do vídeo! Deixa bem claro o que é necessário para seguir essa carreira. Hoje faço parte de um programa de pós-graduação maravilhoso e tenho um orientador ótimo. Infelizmente não tenho bolsa, então equilibro as tarefas do mestrado com o emprego. É cansativo e dá medo de não dar conta, mas como gosto muito o cansaço é diferente. É desafiador!
Oi Tiago, seja bem vindo ao canal! Que bom que gostou deste vídeo! Eu também não tive bolsa no doutorado, e tive apenas em parte do mestrado, mas olha, com certeza se você se organizar terá feito um trabalho excelente! Fique a vontade para sugerir temas para próximos vídeos e enviar também suas críticas. Aproveite e se inscreva para ser avisado dos próximos vídeos, que saem todas as terças-feiras ( hoje à noite sai um sobre Problema de pesquisa). Abraço e paz, obrigada por assistir e comentar!
Anos depois revendo, agora com Artigo. Sinto certeza professora que quero vida acadêmica agora só tenho que definir melhor como ser docente melhor as pessoas de exatas e qual mestrado escolher. Sim amo ministrar, passar informações e dados agora tenho mais certeza não quero tirar dinheiro das pessoas como exatas fazem e sim ser quem transmite!
Gratidão a ti! Saiba que vi isso desde quando tava desistindo de tudo! Te admiro!
Olá, sr Moura, tudo bem?
Que bom que está decidido, mas não entendi sobre o tirar dinheiro das pessoas como exatas fazem.
Você vai trabalhar de graça?
Todo trabalhador merece seu salário!
Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica.
Te convido a nos conectarmos por lá também!
Até o próximo vídeo!
Abraço e paz
Sabe, eu me considero mais teórico. Comecei engenharia civil da mobilidade agora no IFG, e não me imagino trabalhando em uma obra. Meu curso, possui toda a grade de um curso de engenharia civil tradicional, porém tem algumas matérias adicionais de mobilidade. Na faculdade, percebi que, diferentemente da escola, a gente não consegue fazer tudo sozinho. Sempre precisamos da ajuda dos colegas, e precisamos ajudar eles também. Eu detestava pedir ajuda na escola, e detestava ajudar. Mas na faculdade, tenho percebido que estou gostando muito disto. Essa coisa de poder ajudar um colega com dificuldade, ficar alguns minutos depois da aula ajudando algum que tem mais dificuldade, é maravilhoso. O olhar que as pessoas fazem quando a gente ajuda elas, é fantástico. E também estou gostando muito de ser ajudado, e de saber que tem gente que sabe mais do que eu, e que é mais habilidoso do que eu em alguma matéria. Acho que isso é o mais interessante! Agora eu trabalhando em obras, já não queria muito. Sobre o que você falou, eu gosto de pesquisar assuntos diferentes, e gosto de tentar imaginar soluções diferentes das que as pessoas geralmente pensam. Eu gosto de estudar, e isso que quero fazer: estudar. Ainda mais o meu curso que tem ênfase em mobilidade, acho que seria muito interessante espalhar essa ideia para outros alunos, de outras instituições de ensino. Enfim, talvez eu esteja um pouco equivocado, já que acabei de começar a graduação. Mas vou levar a possibilidade de seguir carreira acadêmica durante todo o curso.
É isso!
Parabéns pelo vídeo, curti!
Oi Vitor, nossa que comentário bonito!
Obrigada por compartilhar comigo um pouquinho do seu início de vida acadêmica. Eu desejo que você aproveite todas as oportunidades que a carreira científica pode te proporcionar já na graduação, com uma iniciação científica, por exemplo.
Fico feliz que tenha se descoberto como uma pessoa solidária, na universidade.
Sucesso na sua caminhada! Se inscreva gratuitamente no canal se ainda não for inscrita e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta. Nossa rede tem crescido demais com o apoio de cada inscrito.
Se quiser, vamos nos conectando também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ .
Pode enviar suas perguntar por lá também e acompanhar um pouco do meu cotidiano acadêmico - e além da academia. É por lá que aviso também das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas de vocês.
Até lá!
Abraço e paz
Mari
Por acaso, passando pela minha line de vídeos, eu encontrei o seu e comecei a assistir. Desde criança eu tinha vontade de ser professor, eu gosto de ensinar e me vejo em sala de aula. Nunca tinha definido uma área de atuação, pelo menos não até conhecer a biblioteconomia. É um curso maravilhoso que me fez cair de amor pela normalização de trabalhos acadêmicos e pelas regras da ABNT, assim como a Metodologia da Pesquisa Científica. Quando iniciei meu TCC, decidi fazer sobre algo que adoro, fazer corretamente e não de qualquer modo apenas para me graduar, como eu fiz na minha primeira graduação. Pensei tbm em começar a minha pesquisa de conclusão de curso em algo q eu pudesse desenvolver futuramente em uma pós. Eu sei que não é fácil todo esse processo, tenho isso bem claro, mas eu pretendo conseguir lecionar no ensino superior algum dia e quem sabe até publicar. Meu artigo será a minha primeira publicação. 1 de muitas, se Deus permitir.
Oi Rafael, tudo bem? Espero que sim. Que bom que encontrou o vídeo, obrigada por compartilhar a sua experiência! Sucesso no seu curso, viu? A propósito, nesta 5a feira teremos LIVE às 21h sobre PLANEJAMENTO DE CARREIRA! Até lá! Abraço e paz
Esse canal é um verdadeiro achado nessa minha jornada de mestranda. Obrigada!!
Olá Renata, seja bem vinda ao canal! Fico muito feliz que o canal esteja te auxiliando!!! Sinta-se à vontade para enviar suas críticas e sugestões para os próximos vídeos. Te convido a se inscrever no canal e ativar as notificações para ser avisada dos próximos conteúdos: ua-cam.com/users/mariellaoficial Um abraço e paz
Excelente vídeo!
Sempre volto pra organizar as ideias, esses teus vídeos me motivam bastante😊
OI Christoph, que bom que o conteúdo está sendo útil para a sua formação. Faça sua inscrição no canal e ative o sininho para ser aviadas dos próximos conteúdos! ua-cam.com/users/mariellaoficial Estou produzindo conteúdo também no instagram.com/_mari_ella_ e em um grupo de estudos no Telegram t.me/vidaacademica até lá!!!
Excelente. É o que que sempre digo. Muito bom o canal, não conhecia.
Oi LiteraScience, tudo bem? Seja muito bem-vindo! Se estamos com ideias sintonizadas a este respeito, então, que tal fazermos alguma colab? Obrigada pelo seu comentário.
Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ).
Nos conectamos também em outras redes, como a fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ .
É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas.
Até lá!
Abraço e paz
Mari
Muito bom...obrigado!
Oi, Diego, de nada!!!
Bem-vindo ao canal. Para saber quando estreiam os próximos vídeos, clique no botão vermelho INSCREVA-SE, e ative o sininho: ua-cam.com/users/mariellaoficial
. Assim você também contribuiu também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas.
Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica.
Te convido a nos conectarmos por lá também!
Até o próximo vídeo!
Abraço e paz
Muito Bom Mari! Bem explicado e objetivo. Sim eu tenho vocação! - Parabéns pelos seus Pais também :-)
krosli Ferreira de Andrade olá!!! Que bom que gostou do vídeo, ele é o mais assistido do canal; acredito que as pessoas precisam sacar logo se a academia é a praia delas ou não! Que bom que já se encontrou na sua vocação! E sobre meus pais, nossa, tudo que sou ou ainda virei a ser devo aos anjos que eles são na minha vida! Abraço e paz
Objetiva e sincera.
Obrigado.
At.te
De nada.
Quero aproveitar para te dar as boas vindas e pedir que se inscreva gratuitamente no canal, clicando neste link para ser avisado dos próximos vídeos e também contribuir que nosso conteúdo chegue a mais gente. ua-cam.com/users/mariellaoficial
Estou de segunda a sexta-feira respondendo às dúvidas nos stories do instagram.com/marielladeoliveiracosta . Envie a sua por lá também!
Abraço e paz
Mari
Excelente vídeo, Mari Ella
Olá Jardes, que bom que gostou !!
Esse retorno é super importante para que possa continuar produzindo conteúdo de qualidade.
Se você ainda não é inscrito no canal, pode clicar aqui e se inscrever, ativando as notificações para ser avisado quando um novo conteúdo for publicado .
ua-cam.com/users/mariellaoficialEstou também em outras redes sociais, compartilhando conteúdo diariamente. Nos vemos por lá! twitter.com/_Mari_Ella_
instagram.com/_mari_ella_/ Abraço e paz
Olá, estou chegando agora no canal e já estou assistindo aos outros vídeos e amando todossss!
Estou no meu último período da graduação e penso em seguir a carreira acadêmica não só pelo sonho de ser pesquisadora, de contribuir com a sociedade, mas também de lecionar na universidade e impactar positivamente na vida dos alunos. Espero que dê tudo certo. Parabéns pelo canal!
Alessandra Aleluia oi Alessandra seja bem-vinda ao canal!!! Que alegria receber seu comentário é que bom que está amando nossos conteúdos!!! Eu também amo esse hobby em especial pelos feedbacks que me chegam, então muito obrigada ! Te convido a se inscrever grátis aqui no canal e ativar as notificações, clicando no sininho do UA-cam para ser avisado dos próximos vídeos. E sinta-se a vontade para sugerir temas para as nossas próximas gravações ou deixar suas críticas e dúvidas. Abraço e paz Mari
Oi Mari, sou nova aqui e adorei seu canal! Defendo meu mestrado profissional na semana que vem e a experiência que tiro é que foi dureza! Meu orientador foi ótimo, mas não tive financiamento (Bolsa) e recursos restritos...queria emendar com o doutorado mas seu vídeo me esclareceu muita coisa..percebi que não gostei da incessante produção científica na qual somos encurralados, produção somente para preencher o lattes e talvez pouca qualidade! Quero ingressar no mercado de trabalho e vou deixar o doutorado para depois..talvez quem sabe. Parabéns pelo canal! Os pós-graduandos agradecem!
Mariane Maia olá Mariane, bem vinda ao nosso canal! Eu fiz um intervalo de cinco anos entre mestrado e doutorado, e não me arrependo pois fui para o mercado, ganhei experiência fora do mundo acadêmico e depois voltei pra academia com um objeto de pesquisa bem de acordo com Bowie observei nesse tempo como jornalista da área de saúde. Fico feliz que os conteúdos que preparamos estejam sendo úteis pra vc! Tenho um vídeo específico sobre banca de defesa, já assistiu? Espero que sua banca seja muito proveitosa, Deus abençoe seu trabalho abraço e paz
Nossa, adorei o tema do vídeo!
Sempre tive "cara feia" para essa "obrigatoriedade" que a sociedade tem imposto para que todos busquem fazer especialização, mestrado, doutorado, etc...
Tenho um tanto de aversão para produção científica, pesquisa... por isso não me disponho a procurar essa via acadêmica por enquanto. Entendo que para isso eu deva estar demasiado interessado em um tema de pesquisa onde eu queira me aprofundar e contribuir sincera e efetivamente para a construção do conhecimento.
Uma pergunta: o que você acha da qualidade da produção científica aqui no Brasil, tendo em vista essa imposição social que vivemos para seguir a vida acadêmica?
Arthur Anderson Jácome Lopes olá! Bem vindo ao canal e obrigada por seu comentário! Você está certíssimo em refletir se esta é a carreira ideal pra você, ANTES de se aventurar e ficar bem frustrado.
Eu te garanto que, se encontrar um tema que realmente te motive, a vida acadêmica pode ser bem prazerosa. Em relação a sua pergunta, alguns autores já escreveram sobre o tal "produtivismo acadêmico ", que faz com que boa parte dos pesquisadores no Brasil viva correndo atrás de escrever o maior número de artigos possível, já que os órgãos de fomento dão muito valor à quantidade de artigos publicados em um ano, e nem sempre valorizam a qualidade desses trabalhos. Tem até uma expressão engraçada, chamada "pesquisa salame", cujos resultados são fatiados em dezenas de artigos fracos, ao invés de contemplarem um bom e relevante artigo. Vou fazer um vídeo sobre isso, combinado? Mais uma vez obrigada por seu comentário, acesse os próximos dias, espero que te sejam úteis também! Abraço e paz
Excelente vídeo e excelente abordagem, me fez pensar de forma diferente. Nesse momento estou num programa de mestrado e venho sofrendo muito justamente porque já percebi que não é o que eu quero, então vivo reclamando de tudo kkkk e volta e meia me pego pensando em desistir. Vou aplicar essa sua ideia dos degraus pra seguir até o fim e não perder os esforços que fiz até aqui.
Suellen Monteiro olá Suellen, Seja bem-vinda ao canal! Que bom que o vídeo foi útil pra você, e que ótimo que não vai desistir e terminar esta etapa da vida! Você verá que p mestrado te abrirá muitas portas, mesmo que se decida por não continuar na carreira acadêmica. Te convido a assistir nossos outros vídeos e gostar, curta e compartilhe com seus amigos e se inscreva para que o UA-cam possa entregar a você os nossos conteúdos produzidos semanalmente. Sinta-se a vontade para enviar suas críticas e sugestões de temas para os próximos vídeos! Sucesso nos estudos !Abraço e paz!
Amei teu vídeo! Ganhou um novo inscrito. Ainda estou na graduação e a área acadêmica tem me chamado muito a atenção. Ano que vem começo a fazer iniciação científica pra ter esse primeiro contato com pesquisa e não vejo a hora de me formar e ir pro mestrado. Meu sonho é dar aula; isso é algo que já me vejo fazendo haha! Obrigado por compartilhar esse vídeo com a gente. Muito bom!
Oi Filipe, que bom, obrigada por se inscrever! Super importante você fazer iniciação científica, pois ali já vai sentir um pedacinho do cotidiano de um pesquisador. Vou preparar um vídeo específico sobre esta possibilidade de inserção na vida acadêmica em breve. Espero que você goste dos outros vídeos e sinta-se à vontade para sugerir temas para os próximos. Abraço e paz @_mari_ella_
Ainda bem que nem todo mundo aceita o conselho de aguentar caladinho o que faz mal, como se fossem “degraus”. É dos questionadores de sistemas que as revoluções acontecem.
A parte de gente que questiona tudo é um trem que envenena a gente se deixar... O bom d'eu eu tá fazendo mestrado velho é que vc aplica experiência profissional e leva muito suave o trabalho duro
Oi Mário, tudo bem? Agradeço seu comentário. Eu gosto muito do livro do Pedro Demo que se chama " Saber pensar é questionar", você conhece? Vale a leitura, ele apresenta de uma forma bem simples como o questionamento é um motor interessante para o pensamento crítico genuíno. Aproveitar a experiência profissional no mestrado sem dúvida é uma rica experiência. Te convido a se inscrever no canal para ser avisado pelo youtube dos nossos próximos conteúdos. Abraço e paz
Achei esse vídeo aqui no Fred, goste muito.
Sou professora de ensino Fundamental.
Eu gosto muito de ler, de aprender e compartilhar conhecimento (dar aulas).
Gostaria muito de seguir na carreira acadêmica, mas não sei por onde começar.
Ganhou mais uma inscrita.
OI Laise, bem-vinda! Obrigada pelo seu comentário. Fique ligada também nas minhas outras redes pois em breve vou lançar o passo a passo para que você saiba por onde começar! instagram.com/marielladeoliveiracosta e o twitter.com/_mari_ella_ .
Temos também um grupo exclusivo no Telegram t.me/vidaacademica
Até lá!
Abraço e paz
Mari
Sou nova no canal mas já posso dizer que encontrar esse canal hoje foi uma grande descoberta! Parabéns pelo conteúdo, achei todos muito interessantes hahah, mas esse me prendeu a atenção em especial. Sou novata também na vida acadêmica. Ainda estou no 4° semestre de Psicologia numa universidade federal. Empreendi agora uma "busca do que fazer da vida" e me questiono se seguir uma vida acadêmica seria uma boa pra mim, se é o que quero. Sério, todos os meus colegas afirmam visar Doutorado, Mestrado, Especialização, e outros querem partir pra outros cursos de graduação. Sinceramente, até agora ainda não havia parado para refletir sobre o que significa ter esses títulos, e muito menos se quero ter um desses, tipo " o que diabos é isso que todo mundo fala e por que todo mundo quer fazer? Não há outras opções?". Admito ser bem leiga ainda (na vida) no assunto e estou pesquisando tudo que posso sobre. Vendo o canal e lendo mais sobre, percebo cada vez mais que a trajetória acadêmica talvez não seja pra mim. Ao menos não pela minha visão de mundo mundo agora. Gosto muito do meu curso, mas passar anos e anos para chegar ao mercado de trabalho, lendo e lendo apenas sobre determinado assunto, não é pra mim. Até poderia ser mas como você disse, não tenho um objeto claro no que me especializar, algo/assunto que me motive a pesquisar e passar por tais degraus. Alguns dos meus colegas estão tão perdidos quanto eu, e só estão ali por pressão (interna ou familiar).
Tenho poucos com quem tirar dúvidas e compartilhar essas mini/macro angústias huahuah, então, companharei o canal para me inteirar mais dessa vida acadêmica :)
Havani Carvalho olá!!! Que comentário querido!!! Muito obrigada!!! Fico feliz de contribuir nessa sua caminhada! Então, você está no meio da faculdade, né? Muita água passa debaixo desta ponte! Na minha graduação eu nem pensava em seguir a vida acadêmica e hoje amo!!! Então, dê tempo ao tempo e continua acompanhando o canal - traz essa galera ai da sua turma pra acompanhar também!!! Te convido a se inscrever grátis aqui no canal e ativar as notificações, clicando no sininho do UA-cam para ser avisado dos próximos vídeos. E sinta-se a vontade para sugerir temas para as nossas próximas gravações ou deixar suas críticas e dúvidas. Abraço e paz Mari
Obrigada pela dica.👏🏻👏🏻
De nada!! Muito obrigada pelo seu comentário!
Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ).
Nos conectamos também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ .
Pode enviar suas perguntar por lá também. É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas.
Até lá!
Abraço e paz
Mari
QUE VÍDEO INCRÍVEEEEEEEEEEEEEEEEL
Que comentário gostoso de se ler, muito obrigada! Compartilha com mais gente para nosso conteúdo chegar a mais pessoas.
Aproveito para te convidar para participar da nossa primeira live do ano! Nesta 5a-feira, 31 de janeiro às 21h! Aqui o link para que o youtube te avise uns minutinhos antes do início da transmissão ua-cam.com/video/d9OI5gqCHs0/v-deo.html Se você ainda não é inscrito, te convido a se inscrever e ativar o sininho do UA-cam para não perder os próximos conteúdos. ua-cam.com/users/mariellaoficial
Abraço e paz!
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #454545}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #e4af09}
span.s1 {color: #e4af09}
span.s2 {color: #454545}
Estou "terminando" minha graduaçao e muito pensei tentando escolher uma area, depois de muito pensar mudei meu foco, e passei a me perguntar " eu quero fazer mestrado?", eu realmente nao entendi de onde começou essa busca, mas ela estava la a minha volta a muito tempo, eu estou terminando a graduaçao de biologia, licenciatura, eu sonho em ser professora, porém nao acho q mestrado e doutorado combinem cmg, a vontade sempre foi o ensino medio, porem ja escutei muito que só vale a pena se for para ser do de universidade, trabalha menos , ganha mais, sinonimo de felicidade? ou sera q nao... seriam mais de 6 anos da minha vida dedicados a algo que n faço questão e só me deixaria sem tempo e frustada para fazer coisas que eu realmente quero. Foi dificil decidir isso, mas tirei um peso de mim... n deixarei de estudar para ser uma boa professora e fazer a diferença no ensino basico e publico que é onde eu penso em trabalhar, vou deixar o magisterio para outros profissionais, muito mais qualificados que eu.
Oi Carine, tudo bem? Obrigada por seu comentário! Que bom que você já discerniu que a pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado não são aquilo que te motiva. Seja feliz terminando sua graduação e trabalhando com gosto com seus alunos de educação básica. O Brasil precisa de professores vocacionados a esta área também! Te convido a se inscrever no canal e ativar as notificações para ser avisada dos próximos conteúdos! Sinta-se à vontade para enviar suas críticas e sugestões para os próximos vídeos! Um abraço e paz
Nossa, leu meus pensamentos!. Eu não sabia que seria tão difícil! É muito estressante tudo isso! A pergunta que faço é: "onde eu estava com a cabeça?". Pra que tanta pressão colocada sobre os ombros? Tantas eexigências e produções para apresentar! Performance para desempenhar frente aos pares da academia! Pessoas doentes, casais se separando, estudantes desmotivados, será que vale a pena pagar esse preço?
Você é lindinha amiga! Obrigada pelas palavras.
Olá Mélbi e Davi, tudo bem? Eu que agradeço este comentário fofo, gente! Se inscreva gratuitamente no canal se ainda não for inscrita e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta.
Nossa rede tem crescido demais com o apoio de cada inscrito.
Se quiser, vamos nos conectando também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ .
Pode enviar suas perguntar por lá também e acompanhar um pouco do meu cotidiano acadêmico - e além da academia. É por lá que aviso também das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas de vocês.
Até lá!
Abraço e paz
Mari
Olá Mari, sou formado em Pedagogia e sou apaixonado pelo conhecimento, e a profissão que eu escolhi para a minha vida, lecionar. No entanto eu não tenho tanta habilidade para escrita científica por ter uma cobrança muito grande sobre a escrita.
No meu TCC eu tive muito impasses com a minha orientadora, ela sempre fazia eu realaborar o meu trabalho e isso causava muita frustração porque imaginava que não tinha talento para produzir uma pesquisa relevante.
As pessoas sempre tentavam me motivar, e diziam que escrever um TCC, artigo, monografia é uma questão de prática e com um tempo você acaba desenvolvendo essa competência.
Enfim... meu sonho é fazer um mestrado e Doutorado independente das intempéries que sem dúvidas eu terei que passar. Muito obrigado pelo vídeo e vou continuar a minha lida para poder me tornar um pesquisador na área e contribuir de forma significativa para a vida acadêmica.
Bjus obrigado.
Oi Patrick, tudo bem? Espero que sim!
Seu relato não é um caso isolado. Nem todo mundo tem a facilidade na escrita científica ( fiz até uma live esses dias só sobre esse tema, ela está disponível aqui neste link: ua-cam.com/video/d9OI5gqCHs0/v-deo.html
Escrever bem exige mesmo uma prática diária. E a escrita acadêmica tem algumas regrinhas próprias, espero que a live te auxilie no seu próximo escrito.
Obrigada pelo seu comentário!
Se você não é inscrito ainda, te convido a clicar neste link ua-cam.com/users/mariellaoficial para se inscrever gratuitamente. Ative o sininho de notificações para ser avisado dos próximos vídeos.
Também estou em outras redes, onde divulgo também informações sobre a vida acadêmica:
twitter.com/_Mari_Ella_ & instagram.com/_mari_ella_
Abraço e paz
Mas qual o motivo dela querer uma pesquisa elefante na graduação?
Seus vídeos são mto bons, Mari! [Desabafo] Confesso que estou realizando o mestrado por questões financeiras. Não tenho vocação acadêmica (apesar de meu mestrado ser profissional no nome), fico extremamente estressado, xingando todos os santos quando exijo muito de mim... não sei mais o que fazer. Sinto um misto de frustração com raiva, mas no fundo tenho vontade, sim, de contribuir com um novo conhecimento na minha área de pesquisa. Não sei mais como focar nos estudos. Dá vontade de virar hippie e sair sem rumo, rsrs.
Oi Rafael, que bom que os conteúdos estão sendo úteis pra você.
Essa época não é a melhor para virar hippie, por causa do distanciamento social rs .
Meu conselho: faça logo seu mestrado, termine tudo. Cada vez que tiver uma contrariedade, lembre que faz parte da vida e solucione. Não foque no que te frustra, pois isso não adianta em nada. Não desiste do mestrado, depois que defender, você verá que ele pode abrir muitas portas para você.
Obrigada por seu comentário!
Sinta-se à vontade para enviar outras críticas e sugerir temas para os próximos vídeos por aqui e também nas minhas outras redes:
instagram.com/_mari_ella_
facebook.com/marielladeoliveiracosta
twitter.com/_mari_ella_
Nosso conteúdo está também em formato de podcast, nas principais plataformas de streaming. Para acessar, basta digitar no campo de busca mariella vida acadêmica .
Se puder compartilhar com outras pessoas o nosso conteúdo, eu agradeço muito, pois ajuda que cheguemos a mais pessoas.
Abraço, paz e saúde pra você!
Mari
Obrigado pelas palavras, Mari. Matando um leão por dia... é no sofrimento q a gnt cresce, né? Tem dias q estamos mais pra baixo e em outros recuperamos a energia e corremos atrás. Desejo mto sucesso ao seu canal! Abraço!
Muito bom este vídeo Mari! E um detalhe me chamou muito atenção e acho que poderia falar um pouco mais sobre isso em outro vídeo: é crescente o número de relatos sobre problemas psicológicos, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia e etc neste mundo acadêmico. Cada vez mais vejo pessoas relatando isso ou textos sendo publicados nas redes sociais sobre isso! É assustador! Abraços e parabéns mais uma vez!
Eu respondi seu comentário com o vídeo e nem voltei aqui a tempo pra agradecer a sugestão!! OBrigada, viu? Abraço e paz!!
Simplesmente amei.
Olá! Que bom! Espero produzir em breve conteúdo em libras também! Se inscreva no canal para ser avisado dos próximos conteúdos! Obrigada pelo seu comentário!
Te desejo saúde e bons estudos!
Estou também no instagram.com/_mari_ella_
no facebook.com/marielladeoliveiracosta e no twitter.com/_mari_ella_
Até breve!
Tenho interesse em seguir carreira acadêmica, por conta de admirar quem consegue obter muito conhecimento. Eu me espelho muito nos meus professores da faculdade, todos possuem doutorado, mestrado e eu acho muito maneiro a quantidade de conhecimento que eles possuem, porém as vezes eu desanimo, ainda estou na faculdade e vejo que tenho dificuldade em algumas materias e penso ''será que eu vou conseguir seguir uma carreira acadêmica e conseguir obter o conhecimento que os meus professores tem ?''. Essa sensação de achar que não vou aguentar seguir uma carreira pelas dificuldades que tenho agora em determinadas matérias me desanimam, não sou do tipo de pessoa que tem facilidade em aprender tudo, tenho que estudar muito pra conseguir aprender bem determinado assunto. Vejo pessoas que falam ''Ah, acabar faculdade vou fazer mestrado, doutorado'' como se fosse a coisa mais simples, mas eu sei que não é. Pretendo fazer, mas como eu ja falei as dificuldades existentes em determinadas matérias da graduação em ''coisas fáceis'' ja se tornam uma pedra no meu caminho, me faz questionar se eu realmente conseguiria
Olá! Eu penso que se você tem interesse e está na graduação, vá atrás de uma bolsa de iniciação científica, ou estágio voluntário em algum laboratório de pesquisa, para que possa sentir o gostinho do método científico. Eu desconheço alguém que tenha amado estudar todas as disciplinas da graduação, é normal não se adequar a todas. Desejo que você tenha um caminho iluminado nessa busca, esteja certo que, se tiver contato com a pesquisa e gostar, não será uma matéria difícil que te impedirá. Muito obrigada pelo seu comentário!
Se inscreva gratuitamente no canal (caso não tenha inscrição ainda) e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta.
Nos conectamos também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ .
Pode enviar suas perguntar por lá também. É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas.
Até lá!
Abraço e paz
Mari
Tenho vocação, sempre pensei nisso. Porém é realmente por gosto e vontade. Sem interferência da opinião de alguém. E as pessoas pensam que devemos ser Médicos ou advogados quando queremos ser outra pessoa . Ter outra formação.
Kelly Thomaz oi Kelly, que bom que está certa de sua escolha! Chama mais gente para que nosso conteúdo chegue a mais estudantes! Nas outras rede você me encontra pelo instagram.com/_mari_ella_ twitter.com/_mari_ella_ ou Facebook.com/marielladeoliveiracosta abraço e paz!
eu adoro que você é muito sincera!! hahaha
Oi, Tamires, tudo bem?
Eu adoro responder os comentários de vocês!!!
Fique à vontade para sugerir temas para os próximos vídeos!
Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta , respondendo às dúvidas acadêmicas nos stories.
Abraço e paz
Mari
Depois de 18 anos de formada e dois MBA estou entrando na vida acadêmica em um mestrado profissional. Minha expectativa é a produção científica na linha de pesquisa que escolhi. Dar aula será consequência.
Oi, Sheila, tudo bem?
Mestrado profissional é uma formação bastante interessante para quem já tem experiência e conheceu de perto as lacunas de uma determinada área de mercado.
Desejo sucesso na sua trajetória acadêmica.
Muito obrigada por seu comentário!
Seja bem-vinda ao canal mais acadêmico do Brasil!
Para ser avisada dos próximos vídeos, clique no botão vermelho INSCREVA-SE, e ative o sininho: ua-cam.com/users/mariellaoficial
. Assim você também contribuiu também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas.
Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica.
Te convido a nos conectarmos por lá também!
Até o próximo vídeo!
Abraço e paz
Sou novo no cana, já ganhou mais um inscrito! Seu vídeo foi ótimo e bem esclarecedor.
Estou no 1ano de graduação de Geografia, e comecei a iniciação científica, e o que você falou sobre leitura é fato, eu achava que gostava de lê, mas os livros que lia não era livros científicos ou qualquer gênero a não ser romance.
Mas estou encarando isso com entusiasmo pois acho que será fundamental pra mim, saber se quero ou não seguir uma carreira acadêmica, meu objetivo maior mesmo é dar aula, portanto penso fazer algo voltado para área de ensino. 😊
Você poderia fazer um vídeo sobre como lidar com ansiedade na Universidade? Ou sobre transferência externa, mudança de Universidade. Bjo
Olá pessoa do Brasil em números, que bom que já se inscreveu no canal e gostou do vídeo. Muito bom você já fazer iniciação científica. Pode deixar que vou fazer um vídeo sobre os temas que você sugere, ok? Muito obrigada pelo seu comentário, viu?
Essa possibilidade de diálogo me motiva a continuar produzindo conteúdo por aqui!
Abraço e paz
Mari
@_mari_ella_
Oi Mari. Gostei de vc e do vídeo! Sucesso! Bjs
Olá! Bem vinda ao canal! Que bom que gostou, sinta-se a vontade para sugerir temas para os próximos vídeos e comentar suas críticas nos demais! Toda semana tem vídeo novo, então te convido a se inscrever para não perder os próximos conteúdos e nos ajudar a que o UA-cam distribua nosso conteúdo a mais pessoas. Abraço e pax
Eu estou pensando em me inscrever para um processo seletivo de mestrado. Talvez não esteja mais... 🥲🤨🤔🤦
Estou fazendo Mestrado em Ciências da Linguagem, amando, porém realmente é muito difícil... Se o tempo fosse exclusivo pra isso, mas não é o caso... conciliar muitas coisas e ainda com essa pandemia, nada fácil! Gostei de seu comentário! Abraço!
Oi professora Gil, tudo bem?
Desejo sucesso no seu mestrado, mas não tenha a ilusão de que a dedicação exclusiva tornaria algo mais fácil. Não conheço nenhuma evidência comprovando que os alunos bolsistas, que fazem 40 horas na pesquisa, tem desempenho melhor do que a gente, que trabalho e estuda.
Mas sei de casos reais de gente que, com bolsa, pede prorrogação porque não consegue organizar em meio a tanto tempo disponível para a pesquisa.
Te peço a gentileza de se inscrever no canal e clicar no sininho, ativando as notificações, para que seja avisado pelo UA-cam dos nossos próximos vídeos novos e também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas.
Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às perguntas de vocês nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica.
Te convido a nos conectarmos por lá também!
Até o próximo vídeo!
Abraço e paz
@@MariEllaOficial Agradeço! Concordo! Fácil nunca é! Tempo disponível não é garantia de nada, nem de melhor desempenho! Um abraço.
Estou numa tortura no processo de escolha da minha graduação. Vou iniciar bacharelado em física e ainda não sei se fiz a escolha correta. Até o momento, não me imagino no mercado de trabalho, sou muito teórica e quero uma profissão que eu esteja, constantemente, aprendendo e não apenas prestando serviços. No entanto, com a crescente desvalorização dos pesquisadores, há mais uma desmotivação. Angustiante.
Oi, Brenda, bem-vinda!
Lembra que os governos passam e o conhecimento fica.
Não busque a sua motivação em coisas externas, e que fogem à sua governabilidade. Faça o que você pode fazer, para ser a melhor profissional possível. Aproveito para informar que estão abertas as matrículas para a minha Masterclass Vida Acadêmica sem Mistérios, com orientações para você desenvolver da ideia ao artigo científico.
marielladeoliveiracosta.site
Vagas limitadas!
Se a intenção é ganhar dinheiro, não aconselho ninguém a entrar nesta vida. Você disse muito bem: dois anos de mestrado ou quatro de doutorado só valem a pena se o estudante amar muito um determinado tema. O retorno financeiro não é certo. E, quando vem, demora.
Verdade Vinícius, e hoje há muita informação disponível e os pós-graduandos só se iludem se quiserem. Não é uma carreira com altos salários. Simples assim. Se inscreva gratuitamente no canal se ainda não for inscrito e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta. Se quiser, vamos nos conectando também em outras redes, como a fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ .
Feliz 2020
Abraço e paz
Mari
Depende do pais ou continente, por exemplo o mestrado e o doutorado na Europa do Euro (ocidental), visa o aprimoramento profissional. A carreira acadêmica (dar aula) é uma opção. Aqui no Brasil é que se tem esse objetivo (ser prof.), e, é muito complexo as etapas para admissão. Além, de haver um verdadeiro filtro para assuntos do interesse da comitê de admissão e avaliação, principalmente para obter bolsa nas instituições Federais e Estaduais (Públicas). As instituições privadas (ou sem bolsa públicas) são muito caras, quem pode dispor de mais de R$ 3.000,00 para este fim (o tempo de dedicação deve ser levado em consideração)? Ademais, estas tem qualidade sofrível. Mas há exceções, há privadas boas, mas caras.
Concordo. Teve disciplina que eu fiz no mestrado que não serviu para minha pesquisa, tive que fazer disciplina em outra pós para suprir isso...Mas é como você disse: são degraus da vida acadêmica. Irei defender agora em agosto...
Lucas Alexandre Mortale quem nunca fez aquela disciplina que não agregou em nada, né? Rs eu desejo muito sucesso na sua defesa! Acabei de subir um vídeo sobre como enfrentar a banca! :) Muito obrigada pelo seu comentário!
Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ).
Nos conectamos também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ .
Pode enviar suas perguntar por lá também. É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas.
Até lá!
Abraço e paz
Mari
Oi Mari, 1como eu queria ter visto este video dois anos atrás!!
Nunca foi meu desejo fazer mestrado, mas meu entorno todo quis. Meus amigos todos falavam sobre isso. Os amigos dos meus amigos, etc. Até que fiz uma disciplina como aluno especial, e foi ok. Daí fim do ano fiz a seleção pra aluno regular e passei. Uma grande amiga fez a seleção também e não passou. Outros amigos fizeram seleções em outros programas e não passaram. O negócio é que eu não gosto, estou fazendo na "marra", sabe?! Não larguei até agora pois sei que essa oportunidade não é para muitos, então provavelmente vou terminar na força do ódio, kkk. Estou em fase de qualificação, então veremos como vai ser. Sempre que tenho um tempo venho ver seus videos.
Oi, André,
na força do ódio... sei bem, a vida adulta tem dessas coisas.
Agora que não dá para voltar no tempo, lembra que o mestrado pode abrir muitas portas.
Que bom que o meu conteúdo tem sido útil pra você.
Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica.
Te convido a nos conectarmos por lá também!
Até o próximo vídeo!
Abraço e paz
Eu sou curiosa, tenho boa escrita, e boa disciplina... mas ser professora n esta nos meus planos... talvez eu faça algum dia para aprofundar minha area de atuação. Mas vontade de seguir vida academica n tenho nenhuma...
Olá! Seja bem-vinda ao canal, obrigada por seu comentário. Então, talvez você possa fazer o mestrado e doutorado e depois, dependendo de sua área, trabalhar fora da sala de aula também! Sinta-se à vontade para comentar suas críticas e sugestões de temas para os próximos vídeos. Toda semana apresentamos um novo assunto, então inscreva-se para que o UA-cam entregue nosso conteúdo a você. Abraço e paz!
Áudio muito baixo.😢😢😢😢😢😢😢😢
Olá, obrigada por seu comentário. Estamos trabalhando com microfone de lapela exatamente para garantir um áudio de qualidade. De qualquer forma, tem o resumo do conteúdo por escrito na descrição do vídeo. Você identificou este problema em outros vídeos também? Não deixe de me avisar, espero que tenha uma experiência melhor com outros de nossos conteúdos. Te convido a se inscrever no canal e ativar as notificações para que o youtube te avise dos nossos próximos vídeos. Abraço e paz
Eu pensei no mestrado porque posso fazê-lo numa ies pública. Acho que é uma forma de me qualificar sem precisar custear, já que não teria condição no momento de pagar a especialização. Sei que é voltado à docência e não tanto ao mercado de trabalho, mas ainda sim, o considero. O que acha? Desde já, agradeço pelo vídeo. Abraço
Oi Bianca, seja bem-vinda ao canal! Seu raciocínio tem lógica, e você pode tentar fazer mestrado profissional, mais voltado à problemática do mercado de trabalho, já pensou nisso? Muito obrigada pelo seu comentário, viu?
Essa possibilidade de diálogo me motiva a continuar produzindo conteúdo por aqui!
Te convido a se inscrever no canal por meio deste link
ua-cam.com/users/mariellaoficial
e a conhecer os nossos outros vídeos.
Para ativar as notificações, basta clicar no sininho do UA-cam para que o site te avise dos próximos vídeos novos.
Sinta-se à vontade para enviar sugestões de conteúdo para o próximo vídeo!
Abraço e paz
Mari
@_mari_ella_
@@MariEllaOficial, obrigada pela atenção e sugestão! Pode deixar, já me inscrevi. 😘
Sou sua fã!!!! Bjo
Regiane Sousa oi Regi, tá boa? Que lindo vê-la por aqui! Obrigada queridona, me envie suas críticas e sugestões dos próximos vídeos!!!! Bj bj
Cursei sociologia e filosofia, duas especializações, e se tudo correr bem pretendo cursar teologia católica e se não for na PUC ( tem que ser lá por causa do certificado que vem do Vaticano) vou para o túmulo sem cursar. Sempre gostei de estudar, leitura, gastei uns quarenta mil reais para montar uma biblioteca em casa mas sinceramente não me vejo dando aulas.
Olá João! Seja bem-vindo ao canal! Sabe que eu tenho MUITA vontade de cursar teologia, mas não animo uma nova faculdade, não! Eu te sugiro o curso do Padre Françoá, ele tem um canal aqui no youtube muito bom e o curso dele recém-lançado tem toda a grade das faculdades, a um preço mais acessível e você faz no seu ritmo.
O gosto pelo estudo não necessariamente culmina em uma sala de aula.
Obrigada por seu comentário!
Te peço a gentileza de se inscrever no canal e clicar no soninho, ativando as notificações, para que seja avisado pelo UA-cam dos nossos próximos vídeos novos e também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas.
Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às perguntas de vocês nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica.
Te convido a nos conectarmos por lá também!
Até o próximo vídeo!
Abraço e paz
@@MariEllaOficial já me inscrevi e agradeço a excelente indicação!!!!!
Eu tô faculdade de pedagogia na ufgd
Sou de Dourados Mato grosso do sul
Tô meia perdida ainda kkk
Eu tenho paciência muito paciência
Oi, Rosangela, super interessante que você busque um estágio na sua área, para se localizar na sua profissão. Só a teoria da faculdade é muito pouco para dizer que a gente está formado em algo. Clique aqui para ser avisado dos próximos vídeos! Assim você não perde nada e ajuda que o nosso conteúdo chegue a mais gente.
ua-cam.com/users/mariellaoficial
Envie também dúvidas nos stories do instagram.com/marielladeoliveiracosta .
Genial! Escolhi MA ao invés de MEd porque, apesar de não querer ser pesquisadora, quero ter a possibilidade de escolher um doutorado quem sabe depois dos 40 ou 50, mais para aprofundar algum tema que me interesse, ou não. Sugestão: fala um dia sobre mestrado profissional e mestrado acadêmico. Muita gente não tem vontade de fazer mestrado porque pensa na dissertação e pesquisa mais longa ao invés de algo mais prático. Beijoss
Christie Mendes oi Chris, ótima ideia para um próximo vídeo, vou fazer sim!!! Obrigada pela sugestão! Inclusive, já está em andamento no Brasil uma proposta de doutorado profissional! Vou pesquisar mais e gravar em breve sobre isso! Bj e obrigada por compartilhar sua experiência por aqui!
:)
Muito obrigada por nos dar essa luz haha No caso de quem opta pelo mestrado profissional, você acha que é um bom investimento? Acredito que eu não tenho o perfil de pesquisadora, mas quero muito me especializar em cursos de qualidade e entregar um melhor trabalho para os meus alunos na educação básica, principalmente em termos de metodologia de ensino.
OI Luana, seja bem-vinda!
O interessante do mestrado profissional é a possibilidade de vincular sua pesquisa à resolução de um problema real na sua área de trabalho. Fiz um vídeo sobre mestrado profissional, neste link: ua-cam.com/video/YoFmQrogZ58/v-deo.html
Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ).
Nos conectamos também no instagram.com/marielladeoliveiracosta .
Temos também um grupo exclusivo no Telegram t.me/vidaacademica
Até lá!
Abraço e paz
Mari
O ideal acho que é ter uma experiência prévia com pesquisa e ensino. Fazer grupos de estudos, de pesquisa/iniciação científica, monitorias, publicar resumos e artigos (nem que seja na própria revistas da sua facul), ir em congressos como ouvinte, conhecer um pouco de metodologia. Isso aí dá uma noção do que é a pós stricto sensu, se a pessoa se identificar vai fundo, se achar desanimador ou não curtir msm é melhor sair fora. Tô no mestrado e adorando (porém desesperada rs). E tenho intuito de fazer o doutorado, mas definitivamente não é pra todo mundo. Exige leitura demais (em diversas línguas), pesquisa, dedicação, TEMPO, as bolsas estão escassas, enfim... Tem que querer msm, de vdd, quem vem por status, por mero desejo de um título, pode conseguir, mas vai sofrer muito (mais).
Oi, Márcia! Seu comentário está bastante completo! E com uma dose necessária de dois pés fincados na realidade. Como é bom ver pós-graduandos com essa clareza, sem falsas ilusões!
Seja muito bem-vinda por aqui!
Te peço a gentileza de se inscrever no canal e clicar no sininho, ativando as notificações, para que seja avisado pelo UA-cam dos nossos próximos vídeos novos e também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas.
Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às perguntas de vocês nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica.
Te convido a nos conectarmos por lá também!
Até o próximo vídeo!
Abraço e paz
Olá, tudo bem?
Então, em breve, eu irei me formar em Letras (Português/Inglês) e pretendo ingressar em um mestrado de Comunicação, gostaria muito de ser jornalista esportivo ou trabalhar dentro de uma redação de tv. Você acha que tem ligação essas áreas, juntamente com a minha escolha?
OBS: Tenho experiências, devido ao meu curso, apenas em sala de aula, como professor. Por este motivo, eu fico inseguro de não conseguir me inserir nesse novo mercado de trabalho. Eu possuo receio de os empregadores focarem apenas em candidatos que tenham experiências na área e descartar aqueles que não tem.
Será que estou equivocado com este raciocínio?
Oi, Welerson! Para trabalhar em redação de TV o mestrado é desnecessário. Comece hoje a procurar emprego nas redes de TV. Aliás, nem diploma é exigido em muitas empresas, pois o que tem de gente que é diplomado mas não sabe a norma culta da língua portuguesa... em geral se valorizará muito a sua prática de escrita, não qual o diploma ou a sua pós-graduação. Para se inserir em um novo mercado, faça contato com os profissionais da área, verifica os caminhos que eles traçaram no início e sucesso. Obrigada por deixar a sua opinião aqui.
Essa interação é muito bacana!
Te convido a se inscrever gratuitamente no canal por meio deste link ua-cam.com/users/mariellaoficial
Estou também no @marielladeoliveiracosta , respondendo às dúvidas pelos stories.
A gente se vê por lá e no próximo vídeo!
Eu gosto muito de estudar, mas não sou muito de me expressar oralmente. Estou fazendo mestrado e tenho muita vontade de fazer doutorado, mas essa questão de falar ainda me deixa muito nervosa e insegura.
Oi Arci, você só vai falar com mais tranquilidade se treinar e aproveitar todas as ocasiões possíveis para isso. Seja na apresentação de um seminário em sala, seja numa reunião de família, quanto mais você treinar expor suas ideias, melhor ficará. Tem também material escrito com técnicas para melhorar a nossa forma de se expressar. Li recentemente um livro específico sobre as técnicas para se fazer apresentação no estilo TED, e gostei. Aproveito para te convidar para participar da nossa primeira live do ano! Nesta 5a-feira, 31 de janeiro às 21h! Aqui o link para que o youtube te avise uns minutinhos antes do início da transmissão ua-cam.com/video/d9OI5gqCHs0/v-deo.html Se você ainda não é inscrito, te convido a se inscrever e ativar o sininho do UA-cam para não perder os próximos conteúdos.
ua-cam.com/users/mariellaoficial
Abraço e paz!
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #454545}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #e4af09}
span.s1 {color: #e4af09}
span.s2 {color: #454545}
Oi Mari, esse vídeo é bem antigo mas só encontrei ele agora.
Estou no segundo trimestre do mestrado, e sou apaixonada pelo meu objeto de pesquisa. Mas não consigo sair do lugar e isso me coloca num estado depressivo.
Será que é uma fase? Devo desistir?
Oi Márcia, bem vinda ao canal! Obrigada por seu comentário. Acredito que quase todo mundo que eu conheço, e me incluo neste grupo, já passou pelo momento de não conseguir sair do lugar na pesquisa. Não fique triste com isso, se for algo temporário, é normal. Todas as vezes em que me senti assim, buscava fazer outras leituras, sair com os amigos, ficar com a família, e depois voltava com a cabeça fresca para escrever ou fazer as leituras da dissertação e da tese. Não deixe que esse sentimento seja maior do que as demais esferas da sua vida. Se necessário, busque ajuda de um profissional de saúde. Vou fazer um novo vídeo sobre esse tema. te convido a se inscrever no canal para ser avisada dos próximos conteúdos. Fique a vontade para sugerir temas para os próximos vídeos. Abraço e paz
PROFESSORA TERMINEI MINHA LICENCIATURA EM LETRA INGLÊS..MEU ARTIGO FOI SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. PORÉM, ESTOU COM DÚVIDAS SERÁ QUE SERVE PARA MINHA PÓS GRADUAÇÃO. JÁ QUE ESTOU FAZENDO LÍNGUA INGLESA. MANDE UM RESPOSTA POR FAVOR.
Oi, Ana Paula,
tudo bem?
Não conheço o seu trabalho, mas entendo que seu artigo de graduação pode ser base para a produção de um novo artigo, em nível de pós-graduação, em que o nível de exigência e aprofundamento teórico e metodológico é maior.
Talvez você possa aproveitar algo de suas leituras, mas penso que usar o mesmo texto já apresentado não faz sentido.
Fique à vontade para sugerir temas para os próximos vídeos!
Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta , respondendo às dúvidas acadêmicas nos stories.
Abraço e paz
Mari
Mari, o que vc acha sobre mestrado profissional? Faz um video sobre isso por favor ;)
Oi Vanessa, bem vinda ao canal! Fiz um vídeo semana passada sobre isso: ua-cam.com/video/YoFmQrogZ58/v-deo.html se ainda tiver dúvidas, escreve que eu preparo mais conteúdo sobre isso! Abraço e paz
;)
Oi. Um mestrado profissional me da mais chances para um novo emprego ou a experiência de trabalho ainda conta muito?
Oi Tiago,
obrigada por seu comentário.
Depende da sua área, depende do tema do seu mestrado e depende do recrutador, pois cada processo seletivo está focado em um perfil profissional.
Se você ficar no mestrado profissional que não tem relação direta com a vaga a ser pretendida, um candidato sem mestrado e com mais experiência naquela área talvez seja mais valorizado.
Mas não vou ficar especulando, e volto ao início da minha resposta: depende.
Se você não é inscrito ainda, te convido a clicar neste link ua-cam.com/users/mariellaoficial para se inscrever gratuitamente. Ative o sininho de notificações para ser avisado dos próximos vídeos.
Também estou em outras redes, onde divulgo também informações sobre a vida acadêmica:
twitter.com/_Mari_Ella_ & instagram.com/_mari_ella_
Abraço e paz
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #454545; min-height: 14.0px}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #454545}
p.p3 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #e4af09}
span.s1 {color: #e4af09}
span.s2 {color: #454545}
Execente colocação professora, pós graduação stricto senso tem que ser um projeto de amor não de dever.
Oi Wellington, tudo bem? Espero que sim.
E que amor, não é verdade!? Claro que a gente não faz só o que gosta, em uma pós-graduação, mas vale a pena tentar descobrir se esta é a nossa vocação, pois faremos nosso trabalho e enfrentaremos as dificuldades com outro olhar! Muito obrigada pelo seu comentário!
Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ).
Nos conectamos também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ .
Pode enviar suas perguntar por lá também. É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas.
Até lá!
Abraço e paz
Mari
Eu vejo de uma forma diferente. Não é só mestrado e doutorado que exige leitura e dedicação, o problema é fazer algo sem sentido, que se perde muito tempo...Poucas pesquisas, vamos ser sinceros, sem utilidade para solucionar os problemas reais da vida...
E quando você percebe logo nos primeiros meses que o doutorado não é pra vc mas o programa de pós te obriga a ficar, se não você tem que devolver toda bolsa q vc recebeu em até 3 dias úteis?
Oi Renata, tudo bem? Olha, se você já detectou que não é a sua vocação, verifique uma flexibilização desse prazo de devolução! Mas não se precipite, talvez neste programa você não se encaixou e se dará muito bem em outro, não? Converse com o coordenador da sua pós, espero que você tenha sabedoria para discernir os próximos passos da sua carreira. Muito obrigada pelo seu comentário, viu?
Essa possibilidade de diálogo me motiva a continuar produzindo conteúdo por aqui! Vou pesquisar sobre essas regras e produzir um vídeo da série #marimeajuda específico sobre este tema, ok?
Te convido a se inscrever no canal por meio deste link
ua-cam.com/users/mariellaoficial
e a conhecer os nossos outros vídeos.
Para ativar as notificações, basta clicar no sininho do UA-cam para que o site te avise dos próximos vídeos novos.
Sinta-se à vontade para enviar sugestões de conteúdo para o próximo vídeo!
Abraço e paz
Mari
@_mari_ella_
áudio ficou baixo
Nasci p isso rsrsrsrs
Oi Mara, que bom que se identificou!
Muito obrigada pelo seu comentário!
Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ).
Nos conectamos também em outras redes, como a minha fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ .
Pode enviar suas perguntar por lá também. É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas.
Até lá!
Abraço e paz
Mari
siimmmmm
Oi Nislaine, sucesso na sua vida acadêmica! Se inscreva gratuitamente no canal se ainda não for inscrito e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta. Se quiser, vamos nos conectando também em outras redes, como a fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_
👏👏
OI Francisco, bem-vindo! Se inscreva gratuitamente no canal e compartilhe nosso conteúdo com alguém que você gosta (ua-cam.com/users/mariellaoficial ).
Nos conectamos também em outras redes, como a fanpage facebook.com/marielladeoliveiracosta o instagram.com/_mari_ella_ e o twitter.com/_mari_ella_ .
É por essas redes que aviso das oportunidades acadêmicas e profissionais, bem como das nossas transmissões ao vivo para tirar dúvidas. Inclusive temos uma neste sábado às 11h. Também temos um grupo de estudos no Telegram - t.me/vidaacademica Até lá!
O som da voz é baixo.
Olá, esse vídeo eu gravei a um tempinho, então o áudio não está excelente, te sugiro ouvir com um fone. Os vídeos mais recentes tem qualidade superior. A propósito, nesta 5a feira teremos LIVE às 21h sobre PLANEJAMENTO DE CARREIRA! Até lá! Abraço e paz
Like pelo: "Se vc quer ficar rico..." rsrs
Querer a gente até quer, mas vai ter que trabalhar muito depois do trabalho pra isso acontecer!!!
Vixe tô com medo de Assistir esse vídeo
Oi! Uma Queen nunca tem medo, tem?
Assiste!
É só um vídeo.
Medo eu tenho é de ..., deixa pra lá.
Bem-vinda ao canal. Para saber quando estreiam os próximos vídeos, clique no botão vermelho INSCREVA-SE, e ative o sininho: ua-cam.com/users/mariellaoficial
. Assim você também contribuiu também para que o meu conteúdo gratuito chegue a mais pessoas.
Estou também no instagram.com/marielladeoliveiracosta respondendo às dúvidas nos stories e com uma série de destaques sobre mais de 20 temas relacionados à vida acadêmica.
Te convido a nos conectarmos por lá também!
Até o próximo vídeo!
Abraço e paz
Errado, se você é de exatas é contas,contas,contas, contas, contas...
Bom se você fizer pós, você lê mais do que faz cálculo, fiz mestrado em engenharia mecânica na unicamp, tive que ler mais de 600 artigos e uns 12 ou 15 livros. A parte de utilizar volumes de controle para serem convalidados com os resultados experimentais foi o mais suave.
Oi Felipe, obrigada por seu comentário, viu? Concordo com você, em toda pós exige mesmo muita leitura. Te convido a se inscrever no canal, se ainda não o fez, para ser avisado dos próximos vídeos. Também estou em outras redes e tenho feito lives semanais com convidados dando dicas sobre diferentes aspectos da vida acadêmica instagram.com/_mari_ella_ facebook.com/marielladeoliveiracosta e twitter.com/_mari_ella_ . A gente se vê!
Estou terminando o doutorado no entanto não sei se aconselharia alguém que nunca teve experiência profissional cursar, é muito tempo de dedicação sem muitas certezas ou perspectivas profissionais.
Eu aconselho sempre a partir da minha experiência, que foi de espaçar em cinco anos entre o mestrado e o doutorado. Penso que valeu muito a pena.