Como O Cinema Moldou Nossa Ideia de Masculinidade (ft. Edson Castro)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 879

  • @ManualdoHomemModerno
    @ManualdoHomemModerno 5 років тому +482

    MANO, que prazer GIGANTE poder gravar um vídeo com você.

    • @EntrePlanosCinema
      @EntrePlanosCinema  5 років тому +28

      O prazer foi todo meu, irmão! Você será sempre bem-vindo aqui 😁

    • @MaikonZambido
      @MaikonZambido 5 років тому +5

      Bom te conhecer Edson, vejo todos os vídeos do Max e gostei pra caralho desse vídeo, do papo, fiquei imaginando estar com vcs trocando ideia sobre esse assunto, vou me inscrever em seu canal e acompanhar, abraço

    • @eliasbeltrami5209
      @eliasbeltrami5209 5 років тому +4

      Poha Ed, todo canal q eu vou tu tá participando dos vídeos.

    • @faaug
      @faaug 5 років тому +5

      Que vídeo incrível com o Max que é um cara que respeito demais e com Edson que acabei de conhecer e já tô considerando pacas tb (inclusive seguindo tb o canal dele). Masculinidade Tóxica é um assunto que nós homens precisamos falar mais... Isso é fonte de muito sofrimento, angústia e ansiedade que já passou por gerações (vejo meus tios, avós, pais, amigos de outras geracoes sofrendo calados.....) mas na nossa finalmente estamos tento liberdade pra falar, com sinceridade, liberdade e acima de tudo honestidade. Obrigado!

    • @guilhermetonon7267
      @guilhermetonon7267 5 років тому +2

      gostei da parceria, que seja feita mais vezes pq só enriquece. Seus comentários são ótimos.

  • @doantidoto
    @doantidoto 5 років тому +174

    A minha infância foi muito pobre em bons exemplos de masculinidade. Eu gostava demais do Shun e do Peter Parker, que na minha memória parecem bons exemplos de masculinidade, mas não coloco a mão no fogo por isso. Teria que reler e re-assistir pra falar com propriedade. Enfim, precisamos de boas referências, e também precisamos valorizar as coisas boas que os homens fazem além de problematizar as que merecem ser problematizadas.

    • @TheGabrielMoon
      @TheGabrielMoon 5 років тому +23

      Peter Parker é um bom exemplo para se dar a um criança, ele demonstra tudo de que um homem que digamos Super Másculo dos anos 80 de uma forma diferente, um Nerdão, pobre e e que age dentro das responsabilidades dele. Também acho que a imagem dos homens super másculos não deva ser excluída, tudo tem que ser mostrado e ser colocado como exemplo. Seja como agir ou não.

    • @Edson_295
      @Edson_295 5 років тому

      Acho que todas as personalidades devem ser abordadas em obras diversas, usando o exagero caricato que cada uma merece, para ensinar não só as crianças que "olha, existe gente assim, e lá fora você vai ver várias dessas".
      Daí, o discernimento pessoal de cada um vai moldar a "personalidade favorita" com o tempo. E essa mudança é imparável, seja para melhor ou pior, seremos sempre diferentes de antes.

    • @danielmagal8716
      @danielmagal8716 5 років тому

      Peter Parker é o primeiro herói que vi e virei fã,entendo você.

    • @bruno23567
      @bruno23567 5 років тому +1

      O Peter Parker do Tobey Maguire é um ótimo exemplo

    • @kilegal22
      @kilegal22 5 років тому +3

      @@bruno23567 O Tobey Maguire representou o verdadeiro homem-aranha, por isso ele vai ser sempre o melhor aranha. O Tom Holland virou uma espécie de estagiario do Homem de Ferro, por isso não gosto dele.

  • @CarolNespolo
    @CarolNespolo 5 років тому +268

    Um filme que desconstrói bem a masculinidade tóxica é Como Treinar seu Dragão. O tempo todo o protagonista é criticado por não seguir o estilo machão dos outros membros da comunidade, mas no final o Soluço consegue terminar a briga dos vikings e os dragões usando sua inteligência e empatia. Este último, inclusive, está bem em falta nos dias de hoje.

    • @ManualdoHomemModerno
      @ManualdoHomemModerno 5 років тому +19

      ótimo exemplo.

    • @guilhermearaujoazevedo6148
      @guilhermearaujoazevedo6148 5 років тому

      nao assisti ainda,obrigado pela dica

    • @josephboechat6020
      @josephboechat6020 5 років тому +9

      @UC2kIx1LGBMIcHAkwtPUIiGw Além do protagonista ter uma puta sorte kkkkkkk, porque vamos e convenhamos, se o banguela fosse um animal real o soluço já estaria morto nos primeiros minutos do filme depois de encontrar com ele kkkkkkkkkkkkkkkk

    • @filipes.s.9315
      @filipes.s.9315 5 років тому +7

      E ainda casou com a Astrite que na realidade do desenho é um “mulherão” ou seja, não querer matar os dragões não fez ele “menos macho”.

    • @wilsonramos.
      @wilsonramos. 5 років тому +28

      O que diabos é masculinidade "tóxica"? O politicamente correto hoje quer confundir propositalmente as coisas. Homem que bate em mulher; que bate em homens mais fracos ou bate em grupo não é homem, é apenas um covarde que se aproveita de sua superioridade física. Homens machos são aqueles consagrados por atores como John Wayne, Sean Connery, Russel Crowe e tantos outros. Seus personagens carregam a imagem do homem normal consagrado ao longo da História humana. O resto é pura frescura. E no fundo o instinto de toda mulher normal sabe disso. Já as neuróticas se rebelam.

  • @GabrielSaan
    @GabrielSaan 5 років тому +7

    Eu lembro quando eu era mais novo, que passava aqueles filmes do James Bond no sábado no sbt, e lembro de uma cena na minha mente: ele tipo beijando uma mulher, e em seguida usando ela de escudo humano pra se proteger dos tiros ela morre e cai lá e ele simplesmente vai simbora, como se ela fosse nada, simplesmente um corpo ali

  • @mariaaosouza
    @mariaaosouza 5 років тому +25

    Esse vídeo me fez lembrar de "Náufrago" (Cast Away - 2000) em que muita gente considera ser um filme que foca na sobrevivência, ou seja, um homem sendo homem ao sobreviver sozinho de maneira primitiva... mas na verdade o filme é sobre a necessidade de contato humano e todas as coisas que faríamos num dia se soubéssemos que no dia seguinte ficaríamos numa ilha deserta sozinhos. Outro filme interessante é justamente o primeiro Rambo (First Blood - 1982): que mostra cenas incríveis de sobrevivência primitiva e altas habilidades militares, mas mostra muito mais como posturas de outros homens insensíveis aos traumas e sentimentos do personagem principal e que causaram toda a situação. Além de mostrar que o Rambo, justo ele que é "programado para matar" possui toda uma gama de emoções e traumas e que ele buscava desde o início do filme um amigo com quem compartilhar uma boa conversa sobre suas vivências.

    • @tans4938
      @tans4938 3 роки тому

      E isso ficam falando que nós anos 80 o exemplo de masculinidade a que o homem não chora sendo que o rambo ( que e o maior exemplo ) vive todo esse drama de ser considerado por todo mundo depois da guerra

  • @charlesmatias
    @charlesmatias 5 років тому +20

    Eu quero ser representado no cinema por personagens masculinos completos e complexos. E cada vez mais vemos os homens sendo retratados como bobões incapazes... Acho que não precisamos sair do 80 para o 8.

    • @exterminador8212
      @exterminador8212 5 років тому

      Verdade cara, hoje só tem mariquinhas kkkkk.

    • @Mattwarszawa
      @Mattwarszawa 11 місяців тому

      ta vendo os filmes errados

  • @felipsgami
    @felipsgami 5 років тому +134

    Entre Planos e MHM, por essa eu não esperava. Excelente vídeo.

  • @mayaracarvalho4874
    @mayaracarvalho4874 5 років тому +35

    Homens encantados com os estereótipos que os aprisionam são os que comentam nesse vídeo que o tema é mimimi ou é inadequado de ser posto num canal de cinema. Pois é justamente por ver dois homens tendo esse nível de discussão que eu mantenho minha fé na humanidade. Max mora cada dia mais no meu coração 💜

    • @tans4938
      @tans4938 3 роки тому

      Homem de verdade hj e o que passa maquiagem...

  • @brunomachado3863
    @brunomachado3863 5 років тому +18

    Cara, pra mim nenhum desses "mal exemplos" relata o mau homem... Inclusive o Charlie Harper, vc é feliz do jeito que te senti bem. São homens, com defeitos e qualidades, mas são homens!

  • @skwlder14
    @skwlder14 5 років тому +74

    Parabéns pela coragem. A desconstrução de alguns mitos é importante. Não fazemos isso porque somos bonzinhos e legais, mas porque a sociedade precisa se atualizar para evoluir.

  • @josehenriquefs888
    @josehenriquefs888 5 років тому +7

    Uma série que eu acho que faz a gente repensar o nosso ideal de masculinidade é Três é Demais (Full House). Essa sitcom dos anos 90 fala sobre três homens criando três meninas, e eles tem que aprender a fazer aquilo que era encarado como papel das mães, das mulheres. Eles espressam seus sentimentos, dão todo o suporte emocional que as meninas precisam e tem um relacionamento muito saudável entre si.

  • @franciscogeronimo5193
    @franciscogeronimo5193 5 років тому +1

    será o melhor garoto do mundo. Este garoto será alguém melhor que qualquer outra pessoa que eu já conheci. E você cresceu maravilhosamente. Era maravilhoso apenas assistir você, cada dia era um privilégio. Então chegou a hora de você ser um homem feito e conquistar o mundo, e você foi. Mas em algum momento da sua trajetória, você mudou. Você parou de ser você. Você deixou as pessoas colocarem o dedo na sua cara e dizer que você não prestava. E quando as coisas ficaram difíceis, você começou a procurar alguém pra culpar, como uma grande sombra. Deixa eu te dizer algo que você já sabe. O mundo não é um mar de rosas. É um lugar muito cruel e sórdido, e não importa o quão durão você seja, o mundo vai te bater até você ficar de joelhos e vai te manter assim permanentemente se você deixar. Nem você, nem eu, nem ninguém bate mais forte que a vida. Mas a questão não é quão forte você bate. A questão é o quanto você aguenta apanhar e continuar seguindo em frente; quanto você suporta e continua indo em frente. É disso que as vitórias são feitas! Agora, se você sabe o quanto você vale, então vá lá e reivindique. Mas você tem que estar disposto a suportar, e não apontar o dedo dizendo que você não está onde deveria estar por causa dele, dela, ou ninguém. Covardes fazem isso, e você não é covarde. Você é melhor que isso! Eu sempre amarei você, não importa o que aconteça. Não importa. Você é meu filho, meu sangue. Você é a melhor coisa da minha vida. Mas até que você comece a acreditar em si mesmo, não terá uma vida.”

  • @Fairplayyyy
    @Fairplayyyy 5 років тому +115

    Clint Eastwood é responsável por grande parte da formação do meu caráter. Assistia os filmes com meu avô, e sempre me espelhei nele como modelo masculino. Por crescer no interior, sempre fui familiarizado com essa idealização. Sinceramente, a tentativa de desconstrução da masculinidade nunca me afetou. Existe espaço pra todas as expressões de masculinidade e continuo preferindo o que eu fui criado. O importante é se sentir bem sem impor aos outros.

    • @alsoncastro8680
      @alsoncastro8680 5 років тому +38

      Legal que vc é bem resolvido com seu jeito de ser homem e que a desconstrução da masculinidade não te afetou, mas esse tipo de vídeo é necessário exatamente pq a imposição da velha masculinidade sobre todos os homens afetou muitos, aqueles que não se encaixavam nesse modelo

    • @RenataBSales
      @RenataBSales 5 років тому +23

      Mateus Cruvinel desde q seu modo de agir n afete negativamente os outros, n vejo problema também

    • @vandrade92
      @vandrade92 5 років тому +24

      Em "desconstrução da masculinidade" leia-se: ser frouxo.

    • @alsoncastro8680
      @alsoncastro8680 5 років тому +32

      @@vandrade92 quer dizer que pra não ser frouxo eu preciso bater em mulher, não ter nenhum amigo verdadeiro e andar cuspindo no chão? frouxidão é achar que pra ser homem tem que agir feito um cachorro louco
      conheço muitas mulheres, que são bem femininas e não são nem um pouco frouxas, e muitos homens que arrotam macheza mas quando encontram alguém que não se intimida com essa armadura, caem no choro. E eu sei do que eu tô falando pq eu cresci no interior do nordeste.

    • @vandrade92
      @vandrade92 5 років тому +4

      @@alsoncastro8680 e, amigão. E exatamente isso.

  • @nelsonalvesneto7011
    @nelsonalvesneto7011 5 років тому +52

    Billy Elliot também é um bom filme sobre o assunto

    • @ManualdoHomemModerno
      @ManualdoHomemModerno 5 років тому +4

      Cê é louco, esse filme é MARAVILHOSO.

    • @nelsonalvesneto7011
      @nelsonalvesneto7011 5 років тому +2

      @@ManualdoHomemModerno acho que me compreendeu mal, Billy Elliot é uma desconstrução do estereótipo dessa masculinidade!

    • @nelsonalvesneto7011
      @nelsonalvesneto7011 5 років тому +2

      E sim é um filme maravilhoso e ele é outros bons filmes me fizeram e fazem um homem é um ser humano melhor

    • @bananabanana-b2h
      @bananabanana-b2h 5 років тому +4

      na vdd, @@nelsonalvesneto7011, ele te entendeu e concorda com vc

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 5 років тому +1

      Você
      Nunca
      Esteve
      Realmente
      Aqui
      também.

  • @chicomanara
    @chicomanara 5 років тому +7

    Só consegui lembrar de A Sociedade dos Poetas Mortos, que não sei se exemplifica práticas saudáveis de masculinidade, mas demonstra o problema da visão passada.

  • @kaldacasadeel-kalel8075
    @kaldacasadeel-kalel8075 5 років тому +3

    O que eu aprendi vendo esses filmes de ação é que o homem tem que ser forte, corajoso, honesto, honrado e justo, que deve combater o mal e proteger as mulheres, mas sem desmerece-las de suas capacidades. Esses são os valores que acredito e que ponho em prática na minha vida.

  • @daniellemoscury7367
    @daniellemoscury7367 5 років тому +24

    vendo os comentários abaixo, eu chego à conclusão de que o documentario "The Mask You Live In" deveria ser obrigatório nas escolas...

    • @TheAndremds
      @TheAndremds 5 років тому +1

      Obrigado pela indicação, já até adicionei na minha lista da Netflix

    • @ostraazul5971
      @ostraazul5971 5 років тому +6

      Daniel Lemos Cury Como se um documentário sob a égide de meia dúzia de ''especialistas'' falando sobre conceitos pré fabricados por sociólogos e pedagogos fosse mudar a realidade das coisas, tudo o que o documentário faz é apenas colocar minhocas nas cabeças dos jovens estimulando-os a terem vergonha e se auto martirizarem por simplesmente serem o que são, mas eu nem me surpreendo mais esses tarados mentais progressistas adoram fazer da sociedade um grande laboratório para suas ideias.

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 5 років тому

      @@ostraazul5971 caramba caramba.

  • @gladiador7370
    @gladiador7370 5 років тому +32

    Pq não falaram de mim? Gladiador é o melhor exemplo de masculinidade Atóxica: lealdade, amizade, afeto e inflexão contra a tirania, sem falar no sacrifício em prol dos outros e a valorização dos familiares. ;)

    • @dfranca1807
      @dfranca1807 5 років тому +3

      Kkkkkk Mano. Gladiador é o filme disparado o preferido do meu pai.... Do tipo de assistir mais de 10 vezes no ano. História e personagem incríveis.

    • @mayg4294
      @mayg4294 5 років тому +1

      Concordo :)

    • @gladiador7370
      @gladiador7370 5 років тому +3

      @@emycris183_ eles deram exemplos de "masculinidade positiva", mas não mencionaram o melhor de todos os exemplos, eu, Maximus hahah

    • @bryandsr
      @bryandsr 5 років тому +1

      Não acho que ele seja um bom exemplo de masculinidade ( e também não é um mau exemplo )
      Pois ele bota em foque um homem com.um grande status para superar gigantescos desafios, sem nem ao menos duvidar do que estava acontecendo, fora que esse "fora a tirania" é mais ou menos pq ele só se volta ao imperador quando ele mata sua família antes ele lutava por ele.

  • @gabrielraraujo9001
    @gabrielraraujo9001 5 років тому +65

    Mal comecei a ver o vídeo e já fui olhar os comentários. Fiquei com uma vontade enorme de "mitar" respondendo a alguns absurdos que foram escritos. Mas ainda bem que não retruquei, porque eu percebi que comentários do tipo "Vcs estão virando é baitolas!" e "Homem sensível = frouxo" não eram a opinião real das pessoas, mas apenas um meio de ganhar destaque, likes, polemizando. É o tipo de comentário que alguém faz para tentar ganhar o máximo de likes, e é só esse o propósito do comentário.
    O que eu sugiro para quem for assistir a este vídeo é que faça o mesmo que eu: não responda. Certas coisas não merecem holofote.

    • @wilsonramos.
      @wilsonramos. 5 років тому +6

      Cara, eu já levei chifre por bancar o cara bonzinho. O instinto feminino no fundo gosta de homens bons, mas que sejam muito machos, assim como gostamos de mulheres bem femininas.

    • @cirrosehepatica
      @cirrosehepatica 5 років тому +2

      Caro Wilson Ramos o instinto feminino busca o poder, não importa em qual cara ela ache... e como/se ela pode controla-lo. Elas tem asco de bonzinhos sem recursos os quais em sua maioria vão se tornar apenas provedores. O amor é uma mentira.

    • @nicolaslima4626
      @nicolaslima4626 5 років тому +5

      @@wilsonramos. oque importa oque mulheres procuram? estamos discutindo aqui sobre homens serem melhores, e não homens pegarem mulheres por serem de tal jeito

    • @Jokeriz-
      @Jokeriz- 5 років тому

      @@nicolaslima4626 pois é

  • @canalhistoriaetu15
    @canalhistoriaetu15 5 років тому +117

    Acredito que essa visão mas máscula do homem remete ao período histórico, na década de 80, com a ascensão do conservadorismo de Reagan os brucutus fizeram sucesso, meio que uma reação a ascensão política feminina.

    • @ostraazul5971
      @ostraazul5971 5 років тому +12

      Canal História e Tu Não acho, era muito mais uma questão comercial(como sempre) avia uma certa carência de filmes de ação no mercado, com a saturação de filmes de Máfia, e Wrestern nos anos 70, abriu-se uma lacuna e foi ai que os estúdios capitalizaram.

    • @vandrade92
      @vandrade92 5 років тому +11

      Comercial, década de 80? Amigão, isso existe desde a pré-historia. Onde vocês vivem? Numa bolha?

    • @ostraazul5971
      @ostraazul5971 5 років тому +10

      @@vandrade92 Acho que você não entendeu, o canal acima colocou como precisa que a tal visão mascúla do homem atual remetia a uma questão meramente politica (Conservadorismo x Progressismo) o que naturalmente está equivocado, pois a história e suas peculiaridades são como um prisma que podem ser observados de diversas formas, e uma delas é a que eu citei a mercadológica, você e o amigo Cesar abaixo foram mais longe e evocaram conceitos antropológicos como contos milenares e estudo das sociedades primitivas, enfim cada uma das perspectivas é valida por mais que as vezes possam parecer difusas do tema.

    • @vandrade92
      @vandrade92 5 років тому +11

      @@ostraazul5971 eu entendi. Mas vocês estão errados. O conceito de que o homem precisa assumir responsabilidades, ser menos sensível, mais competitivo, ou seja, ser homem não partiu de uma necessidade mercadológica ou por ideologias política. Não tem visão subjetiva aqui. Esse conceitos de homem é pré-historico e não uma mera "construção social".

    • @pablosouza2709
      @pablosouza2709 5 років тому +11

      @@vandrade92 no entanto não vivemos mais na pré-história. Evoluímos de uma forma que nosso cérebro simplesmente se adapta a vários padrões. Isso de que, homens na pré-história faziam isso não quer dizer que isso não pode mudar. Assim como nas mulheres. Você está usando a falácia naturalista para justificar comportamentos que podem sim mudar.

  • @marvinathaides636
    @marvinathaides636 5 років тому +83

    O cinema me deixou mais sensível,essa é a verdade

    • @victorbormann4096
      @victorbormann4096 5 років тому +14

      Kkkkkkkk tá menstruando tbm ?

    • @marvinathaides636
      @marvinathaides636 5 років тому

      @@victorbormann4096 kkk

    • @vandrade92
      @vandrade92 5 років тому +4

      Hunnn. Cuidado hein, jaja tá usando batom

    • @hallysonfredericomarques3558
      @hallysonfredericomarques3558 5 років тому +32

      @@vandrade92 é justamente disso que o vídeo fala. A masculinidade de vcs é frágil demais

    • @wilsonramos.
      @wilsonramos. 5 років тому

      @@hallysonfredericomarques3558, homens "modernos" como você só são machos para defender a lacração.

  • @wellingtongoncalves-compos7794
    @wellingtongoncalves-compos7794 5 років тому +14

    Edson
    O Rambo é muito que filme sobre um homem com músculos e armas.
    O Rambo é sobre um cara sequelado.. fudido da cabeça por causa da guerra. Muito parecido com os exemplos que você deu... Pderoso Chefão e Tropa de Elite.
    Você recorda do diálogo no fim do Rambo?

    • @darkknight6391
      @darkknight6391 5 років тому +6

      Pois é. Rambo é uma discussão sobre a sanidade do pós-guerra. É muito mais do que um filme com um cara musculoso impondo padrões.

    • @Mattwarszawa
      @Mattwarszawa 11 місяців тому

      é só no primeiro filme, o resto é propaganda de supremacia estadounidense

  • @marcelo_r84
    @marcelo_r84 5 років тому +2

    Eu cresci com meu pai perpetuando exemplos de masculinidade dos filmes que ele era fã: Os de Faroeste/Western. Por conta disso, minha infância foi muito confusa pois eu era repreendido o tempo inteiro. Depois de adulto (hoje tenho 34 anos), eu acabei me tornando uma cópia do meu pai em alguns aspectos. Mas graças à facilidade de acesso às informações hoje em dia, e claro, minha vontade de estar aprendendo sempre mais, hoje eu posso dizer que eu sou um homem diferente do que o meu pai criou. Estou num constante processo de desconstrução e isso é muito bom. Me identifiquei muito com o vídeo. Parabéns pela abordagem do vídeo meninos!

    • @LucasGomes-gm3fq
      @LucasGomes-gm3fq 2 місяці тому

      Resumindo uma fera criado por outra fera que quando cresceu que por influencia de gente imbecil metidas a justiceiros socias e caralha A4 prabse comparar eles virou mocinha que comwcou usar absorvente pra agradar mulher vai se trouxa assim na puta que pariu porraaaaa

  • @mariolima4194
    @mariolima4194 5 років тому +4

    Eu quebrei o meu modo de pensamento e saí da caixa, até porque isso me fez muito bem. Eu tive depressão por ser uma pessoa solitária e que nunca namorou, e estou com 30 anos, mas fui me aprofundando na filosofia e melhorando na medida que abria minha mente , e vi que se vc não seguir um sistema não que dizer que é um fracassado, não é porque está fora de uma construção social que vc é pior que alguém, a não ser que vc se sinta assim, eu vi que a cobrança social destrói o Homem e a mulher , ninguém deve viver pra agradar sociedade , e sim ser humano, ser autêntico e feliz . Eu por exemplo choro assistindo animes, filmes, com jogos e por aí vai .. . hoje não me importo de estar com 30 anos e nunca ter namorado por falta de oportunidades, se rolar bem, se não, tanto faz, amizade é a mesma coisa. Curto ser nerd é não tenho obrigação nenhuma de ser algum machão padrão da sociedade. Penso que a mulher deve ter os mesmos direitos que o homem , mesmas oportunidades, liberdade sexual e tal ,tenho uma ideia bem aberta com essas coisas e fora do pensamento comum, tanto a mulher quanto o Homem devem ser eles mesmos sem se importarem com padrões estabelecidos que a sociedade cobra ser seguido. É ridículo retrógrado e escroto esse pensamento machista de que uma mulher que transa com vários caras é puta, vadia, não é pra casar e bla bla. Ou que o cara tem que pegar mulher, perder a virgindade o quanto mais cedo e ser um idiota insensível sem poder chorar pra provar que é Homem de verdade.

  • @barbaraliana2200
    @barbaraliana2200 5 років тому +14

    O vídeo está maravilhoso! Muito agregador. Há muito tempo eu fico me questionando sobre o valor da obra e do autor uma vez que os valores sociais vão mudando. Eu tinha entendido que o Clube da Luta era um resgate que o personagem principal criou do que era "masculinidade" por meio da violência, e que no fim, era ele descontrolado da cabeça. Esse filme discute tantas coisas.

  • @adrielerik-quod-x6974
    @adrielerik-quod-x6974 5 років тому +45

    Além dos vídeos serem de ótimas qualidades, os temas escolhidos são muito bons, sucesso sempre 🔥🔥🔥

  • @CanalPolakaBrasil
    @CanalPolakaBrasil 5 років тому +1

    Comecei recentemente a produzir como hobby curtas e agora tô apaixonada por esse universo. Venho assistindo canais sobre iluminação, edição e agora descobri seu canal. Fantástico como vc aborda tantos aspectos diferentes do cinema. Mais uma inscrita!

  • @LucasLealDev
    @LucasLealDev 5 років тому +63

    Como a pré-história moldou a noção de masculinidade do cinema

    • @eliltonrogerionascimentosi4
      @eliltonrogerionascimentosi4 5 років тому +23

      O que o cinema quer passar hoje, são homens frágeis e submissos, e mulheres fortes e confiantes apenas inverteu os papéis.

    • @l.eduardo2657
      @l.eduardo2657 5 років тому +20

      @@eliltonrogerionascimentosi4 Favor elencar essa onda de filmes de homens submissos à mulheres nso filmes. Sei que surgiram filmes com mulheres fortes, mas não encontro os homens submissos. Ou seu conceito de submissão é errado ou de masculinidade.

    • @ostraazul5971
      @ostraazul5971 5 років тому +4

      @@l.eduardo2657 Você assistiu o último Star Wars the Last Jedi? se sim aquele filme é uma amostra clara do que o Elilton está se referindo basicamente os personagens masculinos no filme são todos irrelevantes(com exceção do Kylo Ren e do Luke) isso que nem citei a aberração narrativa da personagem da Laura Dern (a do cabelo rosa) que não contribui em nada com o desenrolar da história, está ali apenas pra ser apenas um suporte nada haver para a Leia(que foi outra que desvirtuaram a personalidade).

    • @emg7882
      @emg7882 5 років тому +2

      @@ostraazul5971 Tem aquele cara da rebelião que faz um motim.

    • @l.eduardo2657
      @l.eduardo2657 5 років тому +2

      @@ostraazul5971 Po, infelizmente não vi o filme! Não posso opinar sobre ele. Sei que polarizou e muita gente odiou hahaha Mas ainda assim é só um exemplo. E não uma "onda".

  • @marcosceles2789
    @marcosceles2789 5 років тому +62

    Cara, se tem uma série que eu acho que ilustra muito bem esse assunto é Cobra Kai. É impressionante como o Johnny Lawrance é o típico homem que cresceu com essa visão de masculinidade dos anos 80, que simplesmente não consegue entender os novos valores do século XXI, gerando cenas cujo anacronismo é simplesmente hilário. Ela mostra como essa visão de masculinidade é tóxica e brinca justamente com essa filosofia oitentista.

    • @ManualdoHomemModerno
      @ManualdoHomemModerno 5 років тому +7

      Baita de uma série, diga-se de passagem.

    • @ostraazul5971
      @ostraazul5971 5 років тому +1

      Marcos Celes Mas como eles mesmos citaram no vídeo esse lance de masculinidade ''construída'' por hollywood vem desde os anos 50, com várias nuances sendo que nenhuma delas pode se equivaler a outra.

    • @sobreviventealternativo5329
      @sobreviventealternativo5329 5 років тому +4

      É verdade e a maneira como ele consegue encontrar o equilíbrio entre o machismo e o mimimi vitimista é sensacional! E já fazendo referência ao Universo Katate Kid...
      "Tenha equilíbrio Daniel San, tudo será melhor." (Kesuke Miyagi)

    • @werewolfx51
      @werewolfx51 5 років тому +3

      @@sobreviventealternativo5329 E ironicamente a vida usou o lema do Kobra kai contra ele, ela o atacou primeiro, atacou com força e sem piedade.

    • @henrique7239
      @henrique7239 5 років тому +9

      "masculinidade tóxica" tentando comer uma feminista desesperadamente em 2019...

  • @bai7875
    @bai7875 5 років тому +47

    Achei o vídeo fascinante! Triste ver que tanta gente nos comentários não foi capaz de absorver nada do assunto debatido no vídeo...

    • @Marcia-yv5zp
      @Marcia-yv5zp 5 років тому

      Melhor perspectiva dentre todos os comentários!!!!!

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 5 років тому

      É as pessoas viram um pedaço olha só vou comentar e vai assim até terminar o vídeo e lotaram com alguns inteligentes e belos comentários mas uma parte pegou lascas do conteúdo num todo.

  • @gabrielfernandes6932
    @gabrielfernandes6932 5 років тому +5

    Tem um documentário sobre masculinidade muito interessante que se chama The Mask You Live In (A Máscara Em Que Você Vive), você pode encontrá-lo no próprio UA-cam, e ele fala sobre essa imagem deturpada de masculinidade e como isso afeta o homem atualmente

  • @RodrigoFerreira-yz7xn
    @RodrigoFerreira-yz7xn 5 років тому +49

    Vendo os comentarios de uns preconceituosos metidos a "machões", agora eu entendo porque tenho visto tanta mulher hetero dizer que se sexualidade fosse uma escolha, preferiam ser lesbicas.

    • @RodrigoFerreira-yz7xn
      @RodrigoFerreira-yz7xn 5 років тому +12

      @@joaoflavius quem dera se fosse só alguns. Só ver que tem até grupos e paginas em redes sociais com milhões de caras como muitos desses caras que estão reclamando do video nos comentarios.

    • @henrique7239
      @henrique7239 5 років тому +5

      Hoje as mulheres são os brucutus dos anos 80, e os homens os patétas submissos. É justamente por isso que tem tanta lesbicas, os homens de hj são frouxos, as mulheres buscam na realidade os machões de sempre, nada mudou, só que hj está em falta. Veja esse video: ua-cam.com/video/4qouUMHubrk/v-deo.html&list=LLyIrEYQQKD8dCg4-wkYaDTQ&index=19

    • @tenoriobella
      @tenoriobella 5 років тому +1

      fado sensato

    • @yid7863
      @yid7863 5 років тому +3

      @@henrique7239 desculpa mas primeiro que nem toda mulher busca homem, e as que buscam querem homens que procuram se desconstruir desses estereótipos masculinos. As que procuram esses "machões" na verdade foram condicionadas a pensar que homem de "verdade" são esses que perpetuam a masculidade tóxica e é claro mulheres que tem mente fechada tal qual os tais "machões "

    • @whd5709
      @whd5709 5 років тому +1

      Suas palavras não fazem sentido algum numa era onde muitos trans tentam retornar ao sexo original e a sociedade está um caos de crises existenciais devido à onda de individualismo exagerado e níveis anti-sociais elevados, fora a imbecilidade de acreditar nas pessoas tão facilmente, não obstante ainda esquece que mulheres são seres muito mais emotivos e muitas vezes o que elas falam de fato não condizem com a verdade, pqp cara, você não tem mãe? É órfão? Nunca na sua vida percebeu tais comportamentos em sua mãe? Sua mãe nunca disse: "não é nada, filho", quando na realidade o "nada" significa "tudo", lerdo demais você hein. Há uma quantidade maior de lésbicas por N fatores, te garanto que não é só por conta de atitudes masculinos, uma vez que há lésbicas que adotam as vestes e comportamentos masculinos por completo. E você não está nem em posição de criticar, quem dá muito crédito para um pateta que acredita mais em palavras que atitudes? Olhe o mundo ao seu redor, faça constatações, essa de "fulanos disseram" é algo tão estúpido, existe mundo fora da internet.

  • @gutosousa654
    @gutosousa654 5 років тому +4

    Tem como nao admirar esse canal? Maravilhoso o diálogo de vcs. 👏✌

  • @MarcusIIFerreira
    @MarcusIIFerreira 5 років тому +10

    Conta comigo é absurdamente maravilhoso! Muito legal terem citado.

  • @TheBerserkerbr
    @TheBerserkerbr 5 років тому +77

    Rambo é um fime que só entendi depois de adulto

    • @wilsonramos.
      @wilsonramos. 5 років тому +10

      É porque você só virou homem depois que cresceu.

    • @felipealves9764
      @felipealves9764 5 років тому +15

      Tudo que ele queria era alguma coisa pra comer

    • @gibsonroberto6126
      @gibsonroberto6126 5 років тому

      No primeiro filme então...

    • @TyrantDragonBR
      @TyrantDragonBR 5 років тому +25

      O primeiro Rambo pra mim é um puta filme porque pela primeira vez um blockbuster foi lá e mostrou o drama do que é ser um veterano de guerra nos EUA: Um cara quebrado psicologicamente, violento e que, nas palavras do próprio Rambo "manuseou equipamentos que valiam milhões de dólares no Vietnã mas que não conseguiam sequer um emprego de faxineiro no seu país natal". A máquina moedora de gente que eram as forças armadas dos EUA nos períodos de Guerra Fria. Nenhum filme conseguiu trabalhar com tamanha profundidade o ex-soldado até Rambo.

    • @gibsonroberto6126
      @gibsonroberto6126 5 років тому +4

      @@TyrantDragonBR o livro é bem diferente o Rambo é o vilão da história

  • @renanferreira2915
    @renanferreira2915 5 років тому +27

    O Don Vito Corleone é um exemplo de homem, ele soube equilíbrar a família e os negócios, o Michael pois o trabalho acima da família a ponto de mandar matar o próprio irmão.

    • @igorvieira1582
      @igorvieira1582 5 років тому +6

      Mas os pecados do Michael foram herdados do Vito. O Michael nunca quis a vida do crime, foi forçado relutantemente a seguir essa vida, e só matou o próprio irmão pra não deixar que o pai o fizesse, e este pudesse morrer em paz. Inclusive o Michael foi o que mais se esforçou pra tentar legalizar os negócios da família, pena que no caminho acabou se tornando um homem cruel.

    • @wilsonramos.
      @wilsonramos. 5 років тому +3

      A meu ver, Don Corleone era um psicopata "tranquilo". Já o filho ficou neurótico a ponto de parecer um psicopata "perturbado". Ele teve que matar o próprio irmão porque Fredo era fraco e poderia tentar matá-lo novamente. Lei da sobrevivência numa família de criminosos.

    • @jonnhycarlos
      @jonnhycarlos 5 років тому +1

      @@wilsonramos. O seus comentários são ótimos!!! É exatamente isso que acontece no Poderoso Chefão, Max e seu coleguinha não entenderam nada sobre o filme.

    • @ginke1996
      @ginke1996 5 років тому +4

      @@wilsonramos. Se importar com a própria família é ser psicopata agora?

    • @wilsonramos.
      @wilsonramos. 5 років тому

      @@ginke1996, onde foi que eu disse que se importar com a família é ser psicopata? O filme de Coppola é sobre uma família de mafiosos assassinos. E só quem trata assassinato como algo normal é coisa de psicopata. Para subir na vida, tanto Don Corleone quanto Michael fazem uso da matança para manter o alto padrão milionário da família.
      Uma coisa é você matar alguém em legítima defesa para defender-se e também sua família, outra coisa bem diferente é usar o crime como meio de vida.
      Não obstante, O Poderoso Chefão é uma filmaço. Uma das melhores obras do cinema.

  • @reginaldooliveira7345
    @reginaldooliveira7345 5 років тому +4

    Tem que ser macho para saber lhe dar com as próprias emoções! Olha que a mulher já esta "anos luz" em saber lhe dar com seus próprios sentimentos em comparação ao homem!

  • @douglassobreira5453
    @douglassobreira5453 5 років тому +11

    Se você for fazer um vídeo sobre Relacionamentos abusivos do Cinema Eu acho que Ferris Buller e Cameron devem estar na lista. Pra mim fica claro que ele Não são amigos de verdade, o Ferris só tira proveito dele por ser um adolescente rico e perturbado mentalmente.

    • @Debandalarga
      @Debandalarga 5 років тому +2

      Há uma interpretação de Curtindo a Vida Adoidado de que o Farris Buller tem mente de vilão, por manipular e enganar a torto e a direito pra satisfazer seus desejos

    • @douglassobreira5453
      @douglassobreira5453 5 років тому +1

      @@Debandalarga m.ua-cam.com/video/oa_rhiwrU8M/v-deo.html

    • @Debandalarga
      @Debandalarga 5 років тому +1

      @@douglassobreira5453 muito bom!... minha fonte original foi esse reviewer gringo aqui ua-cam.com/video/_HlY4tpl6Fw/v-deo.html

  • @dionesoaresmusic
    @dionesoaresmusic 5 років тому +2

    Cara, esse tema é excelente! Sempre rende altos papos e vocês fizeram muito bem feito! Parabéns!

  • @musiclover-psigotico-tradu3796
    @musiclover-psigotico-tradu3796 5 років тому +1

    A visão masculina,na verdade,antes de ser apenas culltural,é,especialmente,arquetípica. Joseph Campbell,grande historiador e mitólogo,explica muito bem sobre a jornada do herói através dos tempos.

  • @JacquelineNicolau
    @JacquelineNicolau 5 років тому +1

    O pop culture detective e o canal do Leo Hwan abordam esse tema super bem, fico feliz que você tenha feito um vídeo abordando esse assunto.

  • @rodolfomarques28
    @rodolfomarques28 5 років тому +1

    Pertinente essa discussão!
    Como leio comentários, quero contribuir c o que penso tb:
    1. MOLDAR nossa IDEIA de masculinidade. Este verbo implica em uma ação efetiva, e não acho que houve de fato um moldar. É comum que quando algum cara se expressa de modo autoritário + valentão + frio, que as pessoas comentem “ok então, machão - vai lá e faz o que vc está falando!” - em tom jocoso, irônico e desafiador. Ou seja, o comportamento “macho alfa” existe e é censurado/atenuado pela posição negativa do observador. Quem insiste nesse IDEAL é por ausência de auto-afirmação - o que gera outro problema.
    2. Sobre avançar na concepção de masculino, que é linear e parca do ponto de vista geral do cinema mainstream, concordo em boa parte c a visão por vocês apresentada. Mas algumas coisas fundamentais nessa conversa merecem asterisco: nao se deve esperar da indústria uma forma de pensamento ou um moldar sobre um gênero. A indústria age sobre mercado consumidor promissor - e sempre vai ser assim. Ou seja, os padrões de comportamento que vcs sugerem que deve ter nas telinhas vão mudar a cada mudança social. Eh necessário, a meu ver, obter padrões morais de fonte mais confiável e que n mude c o vento.
    3. Comentários sobre “lacração”, e outros em tom político são esperados, dado o tom do discurso. O que poderia ser evitado caso houvesse uma descrição mais profunda sobre alguns tipos de masculinidade distintos do padrão condenado na conversa. Desconstruir é uma tarefa fácil, construir já é mais árduo e complexo.
    Enfim, discussão saudável é sempre positivo! Amplexos

  • @nimrodisdead
    @nimrodisdead 5 років тому +3

    Ser homem é chorar todos os dias depois do trabalho, trancado no quarto. Frequentar o psicólogo 7 vezes por semana. E não pode gostar muito de mulher. É isso que imagino o Max falando

  • @matgame13
    @matgame13 5 років тому +4

    Engraçado colocaram o Rambo na Thumbnail mas esqueceram do monologo que ele faz no fim do filme desabafando, acho que todos personagens tem uma filosofia de vida moldada pra entreter e fazer a trama fluir, assim como Light Yagami n fica de sentimentalismo durante todo Death Note, pois na visão do autor isso só tornaria a trama desnecessáriamente amarrada e faria a trama se alentar, e essa foi a escolha dos roteiristas e diretores dos filmes mencionados, se tem dúvida leia a entrevista dele no volume 13. Não basta a mulher de Cesar ser honesta, ela deve parecer honesta, os personagens agem assim para que o público crie empatia por caracteristicas que não possuem, assim como em um jogo que ao final sempre trás um senso de realização após uma montanha de socos,pontapés e cabeças rolando.

  • @leonardovalbom438
    @leonardovalbom438 5 років тому +9

    "Bons tempos criam homens fracos e homens fracos criam tempos difíceis, mas tempos difíceis criam homens fortes e homens fortes criam bons tempos."
    #redpill
    Fui enganado pelo título do vídeo achei q seria algo sobre o resgate da masculinidade.
    Se um dia tiver uma guerra vai acabar as mulheres lutando pois os homens estão fracos emocionalmente pqp kkkk
    Por isso q hj em dia acontece casos bizarros de agressão, violência a mulheres idosos e etc... em vias públicas e vários "homens" olham e filmam e não fazem nada .... Sinal dos tempos Vlw geração leite com pera e "palavras machucam" !

  • @RoWDiGao
    @RoWDiGao 5 років тому +1

    Eu por exemplo me inspiro no Kratos do game God Of War.
    Agora,por que isso?
    Pelo fato dele ser forte,imbatível,resiste ás porradas que a vida lhe deu,nunca desistindo de seus objetivos e sempre lutando sem medo, para chegar onde ele quer!!!
    Já o Johnny Cage do Mortal Kombat ele me inspira a confiança,o altruísmo,a se amar mais, além do mais,você é mais foda do que aparenta ser,mano!!! B-D

  • @nicolaslima4626
    @nicolaslima4626 5 років тому +2

    VIDEO MARAVILHOSO

  • @csarcutrun
    @csarcutrun 5 років тому +8

    Eu acho interessante o caso do filme Atômica, que é tudo isso que vocês falaram a não ser pelo fato de que a protagonista é uma mulher. Substitua por um homem e vira só mais um filme clichê. Ela até pega uma mulher. Ironicamente a única coisa inovadora do filme é a protagonista ser uma mulher. Esse filme poderia até ser um remake de 007.

    • @csarcutrun
      @csarcutrun 5 років тому +2

      Hoje em dia têm surgido tanto filme com mulher "badass" que eu me preocupo se o problema é com o gênero ou com o sexo das personagens e hoje em dia essas características passam a se tornar características femininas e fraqueza doçura e sensibilidade passem a se tornar características masculinas.

    • @ostraazul5971
      @ostraazul5971 5 років тому +1

      @@csarcutrun Essa inversão é proposital, os engravatados de Hollywood deram pra querer enfiar panflete ideológico em tudo quanto é obra, e o motor propulsor de tudo isso foi a Netflix que por coincidência ou não está entrando em um ciclo de baixa graças a popularização massiva do Streaming.

    • @csarcutrun
      @csarcutrun 5 років тому +1

      @@ostraazul5971 Não acho que seja tanto uma questão ideológica e mais uma questão econômica. O que eu acho é que muitos filmes que parecem ter uma premissa inovadora de quebra de padrões, na verdade têm uma filosofia rasa e cheia de clichês.

    • @l.eduardo2657
      @l.eduardo2657 5 років тому +4

      ​@@csarcutrun Eu creio que se o tema do vídeo fosse os roteiro dos filmes de ação e seus clichês do que se entende por personagem "badass", o Entreplanos não se furtaria a comentar sobre filmes como o Atômica. Houve essa crítica com vários filmes de "personagens femininas fortes" que surgiram genericamente depois da quadrilogia "Jogos Vorazes".
      Contudo o tópico é sobre o histórico do cinema "antigo", que formou o caráter dos adultos de hoje, e como ajudaram a perpetuar uma imagem única (e deturpada) do conceito de masculinidade.
      Quanto ao maior número de protagonista femininas, em verdade, não é tudo isso. Protagonistas masculinos ainda representam a maior parte dos filmes. Contudo, filmes com protagonismo feminino deixou de ser exceção, o mercado viu que dá lucro, e continua os fazendo.
      Agora, dizer que características de "fraqueza" é feminina, é forçar a barra. Mulher tem que ser fraca? Sei que não é o que você quis dizer, mas me parece ter rolado um ato-falho aí.
      Doçura e sensibilidade, por exemplo, também não tem gênero. Basta ver o brutamontes que John Coffey em "A espera de um milagre" e verá que ele tem essas características e não é menos homem do que ninguém. Pelos céus, creio que Jesus era um homem sensível, doce e tenro. E creio que ninguém o ache afeminado.
      Por fim, te convido a dizer que qualquer lutadora do UFC ou combatente de exércitos não são badass na frente delas, para vermos quem vai demonstrar a denominada característica feminina de fraqueza. hehe

    • @csarcutrun
      @csarcutrun 5 років тому

      @@l.eduardo2657 apenas estou analisando as definições de masculinidade apresentada no vídeo. Dou como exemplo a palavra "fascismo", todo mundo conhece a palavra, mas dependendo da definição adotada designa uma, outra ou qualquer situação. Parece uma discussão meramente semântica, mas isso abre margem para que cada um interprete a mensagem segundo sua verdade. Atualmente se um homem é "badass" isso é masculinidade tóxica já se uma mulher é "badass" isso é empoderamento.
      Não estou defendendo ou criticando algo, apenas fazendo um teste falseabilidade.
      Agora cinematograficamente falando, existe filmes e filmes. Tem aqueles que enaltecem a masculinidade ou o empoderamento feminino, esses normalmente criam personagens rasos e estereotipados, e aqueles em os protagonistas são densos, com profundidade e multifacetados. Jogos Vorazes, por exemplo, me surpreendeu. Acho a Katniss uma verdadeira heroína do cinema. Já a Viúva Negra da Scarlett Johansson é aquilo que estão chamando de "GirlPower". Outro exemplo que ilustra bem isso é Alice de Milla Jovovich na série de filmes de Resident Evil.
      Para terminar, acho interessante que como temos os "Brucutus" da decada de 90, temos as "GirlPower" do começo do século. Só me pergunto se daqui a algumas décadas o ciclo recomeçará.

  • @alansimas4499
    @alansimas4499 5 років тому +1

    Esse debate levanta um assunto de pauta muito interessante: Filmes, no qual os "heróis" não devem ser considerados heróis.

  • @Gabriel-qq1bj
    @Gabriel-qq1bj 5 років тому +41

    Acontece que as pessoas adoram exigir que os outros tenham uma filosofia de vida medíocre. Pessoas limitadas querem que os outros também tenham uma vida limitada.
    Tudo inconscientemente.

    • @wilsonramos.
      @wilsonramos. 5 років тому +2

      Ser um homem normal é ser "medíocre"? Conte-me mais sobre esse pensamento lacrador.

    • @Gabriel-qq1bj
      @Gabriel-qq1bj 5 років тому +17

      @@wilsonramos. "Medíocre" porque a pessoa se limita a fazer coisas. O "normal" seria a pessoa não se importar com a opinião dos outros e fazer oque quiser, falar oque quiser. Mas parece que se livrar dessas correntes é assassinar a heterosexualidade.

  • @EduardoMagalhaes4
    @EduardoMagalhaes4 5 років тому +2

    Passei grande parte da minha vida seguindo a filosofia do "homem não fala sobre sentimentos"

  • @TheStudiors
    @TheStudiors 5 років тому

    Tenham cuidado.. Pois a maldade muitas vezes está nos olhos de que a enxerga.. E cada homem vê no mundo, aquilo que no fundo ele próprio traz no coração

  • @ddp8608
    @ddp8608 4 роки тому +1

    Amei o vídeo! Vcs são incríveis! Homens sensíveis e verdadeiros!! Inteligentíssimos!

  • @rafaelalmeida3746
    @rafaelalmeida3746 5 років тому +1

    Parabéns pelo video galera!!! Um assunto importante e muito presente, os que tão aqui criticando não querem fazer um esforço pra pensar diferente de como foram criados.

  • @dommarcitoprofessor8069
    @dommarcitoprofessor8069 5 років тому +4

    Parabéns pelo excelente trabalho que faz, gostaria de sugerir uma temática:
    Stallone Cobra e os direitos humanos. Kkk

  • @AndreLuiz931
    @AndreLuiz931 5 років тому +2

    Quando vi o Edson no vídeo abri um sorriso e só pensei "Aqueles crossover foda". Foi inesperado e muito massa!

  • @ped8266
    @ped8266 5 років тому +4

    Em Two And A Half Men em especial, discordo do que foi dito. Rs.
    O estilo de vida do Charlie na série remete justamente em viver a vida tranquilamente, desprendido e despretensioso inclusive de resultados. Existem algumas características nesse estilo de vida bem louváveis.
    Os efeitos colaterais disso existem na série, mas são infinitamente inferiores as vantagens mostradas.
    No mais, adorei o video. Acho que falando de frente pra camera ficaria melhor ainda. Abraços!

    • @darkknight6391
      @darkknight6391 5 років тому

      Sim, existem os ônus e bônus. Só discordei qdo eles insinuaram que o relacionamento dele com a mãe é ruim por causa disso, sendo q ambos (Charlie e Alan) odeiam aquela mulher! haha

  • @adrianopaulomatias
    @adrianopaulomatias 3 роки тому

    Homem é homem, forte em todos os sentidos, não é perfeito e quando precisa agir n m sempre age do jeito ideal, técnico, perfeito moralmente mas age, sempre com uma postura e comportamento de alguém capaz, que vai para cima dos problemas sem se importar com as consequências quando envolve a honra, a fé, a família, o país, a liberdade, a amada, os filhos, estes são heróis, ou vilões, mas machos e está faltando isso hoje em dia, não olhem com maus olhos de ideologias nefastas, honrem suas calças. Leão Branco interpretado por JVC é um bom exemplo.

  • @RenataSantos-jv9bo
    @RenataSantos-jv9bo 3 роки тому

    Eu ja1 er ainscrita, mas não via as vídeos (mea culpa). Agora vim pelo canal meteoro e cai direto nesse vídeo (pelo título) p ver qual era a da página. Adorei e vou acompanhar mais agora. Arrasaram.

  • @Piruruca
    @Piruruca 5 років тому +2

    Se você acha que homens durões são perigosos, espere até ver o que são capazes os homens fracos. Homens fracos são covardes e a covardia gera revolta e ressentimento.

  • @yuminagai13
    @yuminagai13 5 років тому +1

    As pessoas confundem muito "gostar de algo" com "a propria pessoa". O que vc gosta NAO TE DEFINE! Só pq vc gosta de um filme/serie/ator problematico, isso nao te torna, automaticamente, uma pessoa ruim ou menos fã. Vc pode muito bem continuar gostando daquilo sem ficar passando pano para as coisas erradas.

  • @jonatassiqueira1007
    @jonatassiqueira1007 5 років тому

    Dois canais q acompanho a um tempão, nunca pensei nessa colab! Muito show, parabéns pelo video!

  • @zezafab390
    @zezafab390 5 років тому

    Poxa, que vídeo sensacional. Sou mt seu fã, Max, e acredito que seu canal é um bastião aqui no UA-cam, devido a qualidade tecnica e a maneira que os assuntos são expostos. Continue com esse trabalho que você vai longe. Grande abraço!

  • @flarissacosta
    @flarissacosta 5 років тому +2

    não conhecia o Edson e que cara sensível! incrível a entrevista.

  • @felipemelorodrigues5600
    @felipemelorodrigues5600 5 років тому +12

    Mais cinema e menos lacração

  • @guisgarcia
    @guisgarcia 4 роки тому +1

    Que conversa DAORA! Parabéns pros guri ae, até vou me inscrever la no manual!

  • @BasicLand-Swamp
    @BasicLand-Swamp 5 років тому

    Na minha infância vendo filmes a ideia do que é ser "homem", nunca tinha passado pela minha cabeça.
    Eu sempre fui mais ligado a comédia, por isso preferia copiar atitudes como do Steve Martin, Eddie Murphy e Jim Carrey. Gostava de tentar fazer aqueles olhares e expressões do Steve Martin que é aquele cara sério, mas que surpreende com algo engraçado. Tentava falar rápido como o Eddie Murphy e dar aquelas puxadas e afinadas na voz como o Jim Carrey.

  • @FabianoGama
    @FabianoGama 5 років тому

    Crossover incrível entre 2 canais que eu gosto e assisto por motivos tão diferentes e que eu jamais imaginaria que sequer soubessem da existência um do outro.

  • @marcellorenatto
    @marcellorenatto 5 років тому

    Cara, muito massa. no início do vídeo eu tava pensando no Ethan Hunt como modelo de um cara legal. Ele precisa dos amigos, ele casou, depois se apaixonou pela colega de "trabalho" e nunca passou uma impressão de fracote ou idiota. O novo James Bond com o Daniel Craig em "Cassino Royale" mudou o personagem, o cara foi enrolado pela mocinha e acabou traumatizado pq estava completamente apaixonada por ela. Ele deixou de ser o machão pra ser uma cara que sofria com a traição da namorada.

  • @cla261
    @cla261 5 років тому

    Não sou homem e acho que nunca entenderei por completo essas pressões de comportamento e identidade, mas adoro saber que existe conteúdos incentivando a reflexão sobre e esse vídeo é o meu favorito. Parabéns pelo trabalho e pela escolha de convidado, não vejo melhor ;)

  • @renatosilva29
    @renatosilva29 5 років тому +2

    Mano do céu, eu não to acreditando que essa Collab tá acontecendo pqp

  • @vand3735
    @vand3735 5 років тому +5

    Pqp vcs 2 são muito fodas parabéns!!!

  • @renatob.santiago1444
    @renatob.santiago1444 5 років тому +6

    Vcs já pensaram que essa “modernização” do homem que vcs tanto gostam é só outro molde gerado pela cultura da época de vcs, e não exatamente melhor?

    • @darkknight6391
      @darkknight6391 5 років тому +2

      É interessante esse seu ponto. Se a intenção é se livrar dos moldes, exaltar outro molde não vai ajudar.

    • @emannuel128
      @emannuel128 5 років тому +1

      Exatamente as pessoas não percebem que saem de um molde para cair em outro.

  • @mayg4294
    @mayg4294 5 років тому

    Essa questão que vocês levantaram sobre as cenas "românticas" é algo muito interessante a ser discutido, algo que só vi entre nós o público feminino, nunca pensei que homens fossem notar esse detalhe. Que realmente remete muito a ideia de como um cara tem que ser dominador, tomar posse do que tanto deseja. Eu fiquei horrorizada ao assistir alguns filmes mais antigos, e ver o quanto era romantizado cenas de estupro ou assédio, uns beijos forçados, o pior é que um pouco depois a garota tava apaixonada ou simplesmente pensava que aquilo era certo afinal, o cara estava super afim dela. Tão absurdo!
    Foi importante vcs pontuarem. Aliás, o video inteiro foi excelente, inteligente. É algo que devemos refletir. Mudar um pouco essa cultura tóxica que vem sendo perpetuada a séculos.

  • @andersonferreira669
    @andersonferreira669 5 років тому

    EntrePlanos ta focando muito em assuntos envolvendo políticas sociais e menos no cinema. Tá certo que o Max pode postar o que ele quiser aqui, mas eu acredito que a maioria dos inscritos estão aqui para conhecer mais sobre os detalhes de uma produção cinematográfica e não sobre como o homem deve se comportar na sociedade. Mesmo assim deixo meu gostei como reconhecimento do trabalho de vocês.

  • @mikeiastomaz2918
    @mikeiastomaz2918 5 років тому

    Eu nunca pegava o estereótipo de um personagem só, eu sempre via uma qualidade ou atitude q me chamava atenção em um personagem e tentava ver aquela qualidade em mim, então, se eu tivesse algo parecido, eu dava mais atenção aquela qualidade e a desenvolvia mais...
    E no caso das atitudes, eu sempre achei muito foda o estilo "Gentleman" britânico mais moderno (Gentleman é estilo de vida, não, alguns gestos do cotidiano de todo cavalheiro), mas pelo ambiente e amizades q tive na infancia e adolescência, eu tinha uma postura mais "vida loka", porém, mantendo alguns traços da minha criação mais conservadora.
    Com o tempo e amadurecimento, fui cortando alguns habitos "negativos" e fortalecendo e moldando outros do estilo q eu me identificava mais.
    Ps: A personalidade é moldada com a experiência, com o ambiente, etc, ninguem tá programado pra ser um estereótipo ambulante e desde q seja iniciada a "adestração" o mais cedo possivel, tudo tem jeito.

  • @roniext0001
    @roniext0001 5 років тому +1

    No caso de Dom Corleone ,sim ele morreu sozinho,na velhice,mas Todo mundo morre sozinho no final das contas.

  • @Jackmeira
    @Jackmeira 5 років тому +1

    Que bate papo bacana de se ver

  • @Henrique_Henriques
    @Henrique_Henriques 5 років тому

    Don Jon (Como não perder Essa Mulher) É um excelente exemplo. E também toca explicitamente na superficialidade de certos relacionamentos. De longe um dos meus filmes prediletos do Joseph Gordon-Levitt.
    Mas existem outros filmes que falam sobre família e masculinidade que também são importantes (com importantes lições):
    Radio Flyer (1992)
    O Resgate do Soldado Ryan (1998)
    Um Homem de Família (2000)
    Demais filmes interessantes que tocam no tópico e apresentam uma masculinidade tóxica para não ser Reproduzida:
    Whipped (2000)
    The Tao of Steve (2000)
    Roger Dodger (2002)

  • @AlexandreSilva-jq4be
    @AlexandreSilva-jq4be 5 років тому +23

    Exemplo masculino de hoje: Tammy Miranda

  • @jeffersonalves4372
    @jeffersonalves4372 5 років тому

    CONTA COMIGO noooooooooooossa vcs me fizeram relembrar de um filme q eu nem lembrava qual era o nome. Lebro q eu vi na Sessão da Tarde, e me despertava mt um interesse de ser aventureiro e ter amigos como no filme. Eu AMAAAAAAAAAVA esse filme

  • @RoleparaLeigos
    @RoleparaLeigos 5 років тому

    Curti demais o dialogo entre vcs! Parabéns pelo vídeo!

  • @100pause
    @100pause 5 років тому

    Sobre a questão do James Bond... Não acham que mesmo que a sociedade mudou e os personagens precisam mudar, será que alguns personagens não podem ser errados de proposito? Temos que retratar só o que a sociedade aceita como certo atualmente?
    Acho importante retratar esses personagens "errados" socialmente para justamente mostrar que eles existem e que não devem ser copiados.
    Excelente video como sempre.

  • @math8money
    @math8money 5 років тому +21

    Desculpe mas não dei like. Debater homens de outras épocas sem um homem de outra época presente é papo furado. Estão criando uma visão sobre a masculinidade baseados em filmes de outras épocas, tendo por referências suas próprias referências.

    • @chargeshistoricas
      @chargeshistoricas 5 років тому +11

      discordo, amigo. Esse "padrão" de homem machão reproduzido à exaustão pelo cinema dos anos 70, 80 e 90 continua em voga na sociedade, nossa missão é desconstruir esse padrão que não faz bem nem pra nós nem pras mulheres. Sejamos o que quisermos ser.

    • @gustavogodofredo1803
      @gustavogodofredo1803 5 років тому

      Pensei a mesma coisa mano

    • @bryandsr
      @bryandsr 5 років тому

      Amigão o que você quer falar eu acho é o anacrônismo presente nesse vídeo, mas se nós não não olhar com uma visão crítica ao passada não poderemos evoluir pois é assim que vamos se desconstruindo, uma posição passiva sobre a masculinidade tóxica sobre a masculinidade é uma posição irrelevante.

  • @eltonmaia888
    @eltonmaia888 5 років тому

    Se eu for cancelar inscrição de todo canal que posta um vídeo que eu não gosto não ia sobrar nenhum. Seu canal é phoda, Parabéns pelo trabalho!

  • @abrantesfontenelle
    @abrantesfontenelle 5 років тому +3

    Minha maior referência em tudo é Jesus!

  • @ftkaio
    @ftkaio 5 років тому +3

    Melhor homem do Cinema é Jonh Wick: Se matam meu cachorro e roubam meu carro, eu mato todo mundo!

  • @Lutelro
    @Lutelro 5 років тому

    Entre Planos! Seria fantástico você falar sobre O Último Grande Herói, um filme blockbuster que fez críticas bem inteligentes sobre o próprio cinema do qual ele faz parte: o dos filmes de ação.

  • @EvandroBarra
    @EvandroBarra 5 років тому +6

    Gosto muito do canal, e pensei que iriam falar de como a masculinidade foi moldada pelo cinema. Como devo ser um "neanderthal", 9 min de vídeo só escutei falar dos "comportamentos tóxicos masculinos", de "vamos desconstruir a imagem de.." Parei no meio. Só faltou o "mensplaning" daquela guria lá. Cada um vive como quer, não tô nem aí. Eu não sou adepto dessas evoluções, já bem explicadas com sarcasmo (e um fundo de verdade) na música do Falcão(rsrs), e não vou dizer pra ninguém como deve viver. Respeito as escolhas de cada um, e não vou mudar a minha.O que penso dessa onda de "vamos lutar contra essa masculinidade tóxica" é isto: ua-cam.com/video/6DnV8xgy944/v-deo.html , e fim de papo.

  • @giulyanoviniciussanssilva2947
    @giulyanoviniciussanssilva2947 5 років тому +2

    Rambo 1 não mostra uma máquina masculina de poder mas uma pessoa trágica que foi mandado apenas pra trabalhar e sofreu os horrores então Rambo 2, 3 até o 4 ele pode ser um brucutu porradeiro mas em seu príncipio é uma pessoa sem representar nada ele e o Arnold fazem personagens assim tem o másculo e o inteligente.

  • @mateushenriquepetrolio5979
    @mateushenriquepetrolio5979 5 років тому +1

    A série "Homens?" do Comedy Central é o melhor exemplo que trata sobre masculinidade tóxica,muito boa,recomendo.

  • @soulmoom
    @soulmoom 5 років тому

    A gente aprende coisas pequeno e quando cresce tem que repreender, e mudar os erros.

  • @nathanary1390
    @nathanary1390 5 років тому +4

    Mto bom, mas deviam ter falado de Moonlight

  • @TheAscunha
    @TheAscunha 5 років тому

    O personagem David, no filme Sob o Domínio do Medo, seria um bom exemplo de homem "real", na minha opinião. Por outro lado, concordo com alguns aqui que viram exagero nessa problematização dos personagens masculinos ao estilo daqueles interpretados pelo Clint Eastwood.

  • @yurinidahara
    @yurinidahara 5 років тому

    Sobre o filme Conta Comigo, foi um marco em minha formação, mas no conto O Corpo, de Stephen King, onde o filme foi baseado. Só fui ver o filme recentemente, e reconheci a estória, então reli o conto. Recomendo a leitura , está no livro As Quatro Estações ( Different Seasons).

  • @wagnersama
    @wagnersama 5 років тому

    Muito bom, feliz de encontrar, gente pensando assim. Difícil encontrar quem entende esse pensamento.

  • @Santos_-ww5ou
    @Santos_-ww5ou 5 років тому

    FICOU LEGAL A DUPLA, AS ANÁLISES DO MAX SÃO MUITO BOAS SOBRE CINEMA.

  • @cadvxx1785
    @cadvxx1785 5 років тому +28

    os deslikes foram pq ? masculinidade frágil ?

    • @caratsmatic6669
      @caratsmatic6669 5 років тому +5

      claro né

    • @banguela3129
      @banguela3129 5 років тому +7

      sim esses "orgulho de ser hetero" kkkkkkkkkkk

    • @ginke1996
      @ginke1996 5 років тому +1

      Ser detestado por criaturas como vocês é uma honra pra mim

    • @banguela3129
      @banguela3129 5 років тому +1

      @@ginke1996 hetero frágil detected

    • @me-eh6mx
      @me-eh6mx 5 років тому

      Sim. Tô com a minha masculinidade muito frágil.
      Maria Eduarda

  • @julianacruz3041
    @julianacruz3041 5 років тому

    As vezes eu fico chocada que tem vídeo desse canal que eu ainda não vi 🤔

  • @jofaita
    @jofaita 5 років тому

    Fui pego de surpresa aqui nesse crossover de MHM com Entre Planos hahaha Que vídeo maneiro!