Não é errado chamar eles de americanos e nem o país de America, pois o "America" está no nome do país. Assim como o brasil até pouco tempo atrás se chamava Estados Unidos do Brasil e todos chamavam de "Brasil" e as pessoas de brasileiros, e assim como o México tbm se chama Estados Unidos Mexicano e todos o chamam de México e mexicano. Ninguem chama o Brasil hoje de República Federativa e as pessoas de republifederativense, pq chamar os americanos de estadunidense? Existem cidades homônimas a estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, até mesmo nos EUA, como New York. A diferença é que o português é mais "flexível" do que o inglês e cabe uma diferenciação, tipo quem mora no estado de São Paulo é Paulista, quem nasce na cidade é Paulistano. No inglês não existe essa flexibilidade linguística, por isso quem mora no estado e na cidade de New York se chamam New Yorker. Se podem haver cidades homônimas a estados, porque não pode haver um país homônimo a um continente?
@Bruno Tomé Claro que está errado. São americanos, mas não são os americanos. Usar o termo como gentílico do país é abusivo. Só podes dizer "americano" se referindo aos habitantes do continente, não aos daquele "país" que não tem nome.
Sou um americano aposentado e moro em uma pequena cidade bem simples e humilde no interior do sertão alagoano. Embora a vida aqui seja notavelmente diferente daquela que vivi por seis décadas nos EUA, prefiro morar no Brasil, apesar de algumas privações. Tudo que é dito neste vídeo é verdadeiro, embora algumas coisas sejam um pouco exageradas. A grande questão se resume a um único assunto: não atrapalhar ou interferir na conveniência dos outros. Comportamentos como beber em público, perturbar a paz alheia, urinar na rua ou dormir nas calçadas afetam a vida das pessoas ao redor. Atrapalhar quem está apressado para chegar ao trabalho no metrô, por exemplo, não é algo a ser ridicularizado. Em restaurantes de alta classe, você pode ficar por horas se quiser, mas em um restaurante de classe média ou inferior, é importante lembrar que se trata de um negócio, não de um parque público. A função é lucrar. Falar alto e ser escandaloso em público não agrada a ninguém. Novamente, tudo gira em torno de respeitar os direitos dos outros e não interferir na capacidade de um trabalhador ganhar seu sustento.
Nos EUA, os brasileiros identificam um brasilero desavisado só em se aproximar. Os americanos ficam mais ou menos 1,5 metros de distância , a gente foca mais perto, cerca de 1 metro. Aprendi na prática, fica a dica, mantenha a distância senão o americano sente que vc invadiu o espaço dele.
MDS @@wandaantonia as vzs foi só o corretor moça. Eu era muito de ficar fazendo isso, sei que pediu desculpas, mas eu tbm pedia e nunca liguei que alguém me corrigisse, até que uma certa vz alguém falou cmg sobre essa minha atitude e eu reparei o quanto eu estava sendo chato, invasivo e muitas vzs deixava a outra pessoa constrangida. Afinal de contas é uma rede social e se ninguém falou nada, não significa que só vc percebeu o erro, as vzs vc pode estar sendo a única pessoa inconveniente.
Disse tudo. O que me irrita na cultura brasileira é metralhar quem reclama do erro ao invés de reprimir o erro. O certo vira errado e quem aponta fica mal visto.
Cultura é cultura, ele se adapta conforme as necessidades e uma série de coisas... religião, condições financeiras, origem, politicas, etc... Qual a diferença em comer coelho e não gato? A diferença é o que tem para o momento, ou morrer de fome...
Isso que você falou é muito importante e também vale para outros países. No Brasil, em SP ficamos do lado direito nas escadas rolantes. Na Inglaterra já ouvi gente gritando comigo, fique no lado esquerdo (mão inglesa). Na Austrália fico andando na calçada, bem despreocupada e percebo que estou no lado errado, ficam me atropelando e dizendo para eu andar na mão certa (mão inglesa de novo, ainda bem que lá uso transporte público). Embora muitos jovens andam em grupos de 4 ocupando a calçada toda. Em nenhum lugar desses encoste no carro das pessoas ou fique interagindo com crianças. Também esse hábito de passar um tempo conversando depois de pagar a conta não é bem aceito. Vá conversar na sua casa! Gorjeta para mim vira uma confusão, cada país tem seu costume, melhor estudar como é antes de viajar. Dicas excelentes. Obrigada.
Quando eu morava nos EUA em um dos cursos que fiz, no primeiro dia de aula quando o professor soube que eu era brasileira me perguntou: você toma banho todos os dias, não é? E quando eu disse que normalmente tomava 2 banhos, mas que no verão, no Rio, eu tomava até 4 banhos em um dia. Todos me olharam horrorizados!
Seu professor era muito porco, já vi muitos brasileiros dizendo isso no UA-cam. Conheço "centenas" de americanos e TODOS tomam banho TODOS os dias, não conheço nenhum que deixe de tomar e muito me espantou quando li isto pela primeira vez, acho que é coisa de imigrante querendo diminuir americano, porém conheci um brasileiro jovem que a mãe quase tinha que dar uns tapas pro moleque entrar no chuveiro, verdadeiro cascão.
Lá no Canadá, eu entrei no banheiro do shopping após o almoço a fim de escovar os dentes. Cara, quase fui expulsa do banheiro feminino. Elas ficaram horrorizadas por eu estar passando fio dental e escovando os dentes 😮😮😮😮😮😮😮😮
@@reginacelycabral4384 lol... verdade mesmo, eles tem pavor de verem as pessoas escovarem os dentes em banheiros públicos onde o povo lava a mão sabe-se lá do quê, na verdade eles têem nojo. Eles tem uma escovinha de dentes descartável que usam geralmente longe da vista das pessoas, usualmente no carro e também um fio dental que vem com uma peça de plástico, mas você raramente vai vê-los usando em público pq são reservados e acham rude mostrar limpando sujeira física pros outros, mas pode prestar atenção que os dentes deles são bem limpos e muito brancos com raras exceções.
Não sou fã da cultura americana, mas essa regra de comportamento no espaço público coletivo - concordo total e deveria ser universal. O espaço público coletivo, não é meu, nem seu, é nosso. Então preciso respeitar o outro, o seu espaço, todo tempo.
É, concordo com vc que precisamos cuidar mais das regras de comportamento coletivo... Mas não se engane; gringo é contraditório, podem fazer tudo direitinho no coletivo, mas muitos costumam invadir a casa da ex, e fazer tantas misérias quantas eles.achem.necessárias pra fazer ela voltar pra ele...rssss..Dá medo dessa gente.!
Concordo, com exceção de ser grosseiro e empurrar, sem pedir licença. Nos supermercados é bem comum as pessoas ocupar o corredor e deixar o carrinho no meio do caminho.
Não só as privadas e tubulações são preparadas para jogar papel higiênico, mas também o próprio papel higiênico é feito para desmanchar na água. O que ajuda a não entupir.
@billythekid9694 você está confundindo papel que rasga ao usar e não o que se desintegra em contacto com a água, até hoje só conheço o Brasil com esse costume horrível. Na Europa, Japão e Coreia do Sul tudo vai pro vaso também.
"Em Roma, faça como os romanos." (ditado muito antigo). Antes de viajar, é bom saber como se comportar no destino para evitar dissabores. Afinal, o mundo é diversificado.
E verdade, antes de viajar temos que nos familiarizar com a cultura local pra onde estamos indo. Aprender dizer Bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado, por favor, com licença no idioma local, abre muitas porteiras.
Aqui mesmo no Brasil há diferenças culturais em diversas regiões, que não são respeitadas, falta muita educação, essa é a palavra-chave para o desenvolvimento, uma população bem informada conhece melhor seus direitos e deveres.
isso mesmo, da mesma forma que muitos americanos fazem quando vem pro BRASIL. Só querem no mínimo; que o atendimento seja igual ao deles, que todos possam falar o idioma deles e que tudo tem que girar ao redor dele (dele, que me refiro, é o próprio turista americano. existe sem noção em todo o mundo).
Duas situações. Uma de costume e, outra, de lei. A de costume: Nunca, em hipótese nenhuma "parar" no meio da calçada falando ao celular. Encoste na parede e fale tranquilamente, mas se parar na calçada será "atropelado" pelos transeuntes sem cerimônia. A de lei: Nunca atravesse fora da faixa de pedestres (meio que óbvio). Nem um pouco fora da faixa. Se for pego será multado e, no caso de estrangeiro o policial pode apreender o seu passaporte e você só o recupera após pagar a multa. Fika a dika.
Olha, acho que se você for um cara do tamanho do Arnold Schwarzenegger, você pode parar na calçada sim e falar ao celular tranquilamente. Os transeuntes até vão te cumprimentar e perguntar se voce está precisando de alguma coisa...kkk
Esse hábito de ficar apenas de um lado da escada rolante e da rotatividade das mesas é também praticado aqui no Brasil. Fora da curva é quem não faz. E não fazem por falta de noção pq na escada rolante tem um aviso escrito nela e eu também dou sermão em quem fica no meio. Já no restaurante, as vezes a pessoa vê uma fila gigantesca esperando uma mesa mas fica sentado conversando... egoísmo.
Atravesse sempre dentro do espaço da faixa, pois se vc estiver mesmo que 1 passo para o lado de fora e acontecer alguma coisa, o motorista, por lei, não pode ser responsabilizado. Veja que estou falando de locais com faixa.
Para absorvente, geralmente tem saquinhos higiênicos para por dentro e existe uma cx de inox retangular que é para isso , em banheiros públicos. Em hotéis ainda não vi. Vai no lixo mesmo.
Na Espanha e Itália em hotéis, aeroporto, restaurantes mais movimentados, absorventes e fraldas são descartados em recipientes próprios. Sempre com tampa e pedal, para não por a mão.
Trabalho numa companhia norte americana, estive nos EUA algumas vezes em estados diferentes, e já tive chefes americanos. Dividindo um pouco de cultura, uma costume dos brasileiros que deixa os americanos loucos, é o hábito de dizer "sim" mas na forma condicional. Tive um diretor norte americano que morou no Brasil por três anos, adorava a nossa cultura e nosso país e se adaptou bem por aqui, mas as vezes ele dizia "amo o Brasil e os brasileiros. Vcs são muito hospitaleiros e sociáveis. Mas é estranho esse costume de falar "sim" quando na verdade vcs não querem afirmar algo. Quando eu faço uma pergunta e alguém me responde "sim, mas..." nessa hora eu enlouqueço! Afinal, vc quer dizer sim ou não???!!"
Haha meu marido não brasileiro fica louco comigo kkk ele me pergunta algo e pra eu responder que sim eu começo a sentença com o nao. Tipo ele diz vamos no parque hoje? Minha resposta: Não, a gente TEM que ir no parque hoje sem falta!
@@mnsv1720 eu pedia, até um dia que uma sra. bem idosa respondeu sem nem olhar pra trás: é meu direito ficá aqui... Educação a prova de balas por aqui. Todo mundo sabe seus direitos, já os deveres...
Uma coisa que já ouvi foi um professor de inglês que tive no antigo 3º ano colegial dizer que aconteceu com um conhecido dele morando nos EUA. Anos depois, vi história semelhante na internet, numa lista de coisas que não se devem fazer nos EUA. Se fizerem um convite para visitar alguém, nunca diga que não recebeu! No caso, uma família do bairro convidou a pessoa (brasileiro) para um almoço. O convite foi enviado pelo correio, e o cara não tinha o menor interesse de ir. Quando alguém da família perguntou porque não foi, ele mentiu, dizendo que não recebeu o convite. Resultado: A família processou o correio! Não sei o que aconteceu depois, mas devem ter descoberto a verdade e deve ter sobrado pra ele.
Esse teu é um relato pra guardar e servir de exemplo contra nossa cultura da lei-de-gérson, de glamurizar a malandragem. Se não devolves um livro emprestado, és ladrão. Se não cumpres a palavra és vigarista. Se não pagas a dívida és caloteiro. É isso que o brasileiro precisa entender definitivamente. Uma vez um livreiro-sebo ao qual sou freguês avisou que no pacote enviado tinha uma revista posta por engano, que era pra outro freguês. Perguntei se queria que enviasse direto ao freguês, pra simplificar e baratear. Disse que não, que ele retiraria pessoalmente. Então pus junto umas outras já escaneadas, como às vezes fazia, como retribuição, mas não avisei. Quando o freguês 2 abriu agradeceu o que pensou que era brinde, e ficou bravo ao saber que não era. Mais um exemplo de que uma mentirinha, ou mesmo um lapso, pode gerar conseqüência imprevista.
Acho q você esqueceu uma regra importante! Eles não aceitam ser tocados, têm um espaço pessoal que não pode ser invadido. Fui pedir uma informação em NY e para chamar a atenção toquei no braço de uma senhora que levou um susto o q me deixou muito sem graça.
No Brasil existe deixar passar na escada, mas por que trouxeram isso de outros lugares... se depender do costume daqui o povo até deita no degrau kkkkk
Nao é só americano nao, o numero 5 me enfurece também. O cara fica na fila reclamando que esta demorando, dai chega na vez dele o cara enrola e nao pensa nos que estão atrás.
@@leadwatcher Sim, concordo e particularmente eu procuro ser bastante cordial, eu acho que eu diria algo do tipo "Please i want this", então a pessoa provavelmente iria entender haha
Em curso de Inglês eles nos ensinam esse pronome "I want" "Eu quero" para pedir algo, daí a gente não sabe que ele não serve para pedir qualquer coisa, acho que é relativo para nós aqui quando se pede alguma coisa a alguém e não pedir antes o " por favor"
O mais correto seria “ May I have …..” can é sinônimo de being able. Tipo, você pode andar, ou você não tem pernas, não pode- este é o “ can” Por isso que se você quer pedir algo é May I have, a beer, a coke, a tea, a coffee…
E está certo. Se observarmos uma rodovia, por exemplo, a faixa da esquerda é para quem vai ultrapassar os mais lentos, que devem ficar à direita da rodovia, e isto é previsto no Código de Trânsito Brasileiro e no resto no mundo também. Pena que aqui no RS não é assim também nas escadas rolantes... Quem quer ficar parado na escada rolante, que fique à direita, sem atravancar a passagem de quem muitas vezes tem horário a cumprir ou depende de outra condução que sai em horário marcado. Eu mesmo, por exemplo, quando não tenho pressa, geralmente no shopping, fico parado à direita na escada rolante deixando a esquerda livre, mas no trem quando o mesmo está chegando ou já parado e prestes a partir, aprecio que a esquerda esteja livre, para não perdê-lo e ter de esperar de 15 a 20 minutos pelo próximo. Mas enfim, é um hábito cultural...
É, e de vez enquando tem um desavisado q fica na esquerda, eu já vi a pessoa quase gritando: DÁ LICENÇA, e ja vi gente até empurrando logo em seguida, por raiva do desavisado, aqui ninguém gosta tbm.
@@anaamorim6531 eu na vida! Kkkk não sabia da regra e fiquei na esquerda. A mulher foi muito grossa pra pedir licença, batemos boca e eu ainda disse pra ela que se tivesse pressa, subisse na escada normal, a rolante não era pra ficar subindo os degraus porque ela já fazia isso por mim! Kkkk agora aprendi! 😉
Com relação as escadas rolantes eles jamais irão te tocar.. eles de longe já falam “excuse me”. Até mesmo pq tocar fisicamente a outra pessoa sem consentimento, dependendo da situação, pode ser considerado “assault” viável de violação às leis.
Ótimo vídeo, preciosa aula de boas maneiras, para ter comportamento adequado ou correto em terras dos EUA, todos que pretendem viajar pra lá, deveriam ver está esse vídeo. Deus te abençoe like
Nice video! Sobre o descarte do absorvente nos banheiros publicos. A maioria das vezes eles tem um receptor especifico para essa finalidade. Quando nao tem essa opcao , deve ser descartado na lata o lixo que diferente do Brasil em restaurantes por exemplo devem ser mantidos ao lado da porta de saida para os empregados ultilizarem o papel toalha para fechar a torneira e tocar na macaneta. Obrigado pelo video!
Mas eles dançam conforme a música em outros países. Brasileiro é q acha q todo mundo tem q aguenta a cultura dele, q a melhor do mundo e querem fazer barulho em qualquer lugar.
Sobre o item #5, uma vez na Califórnia fui num restaurante que tinha até uma placa em cima do caixa, dizendo "Escolha logo o seu pedido antes de chegar a sua vez no caixa". Obviamente eu escolhi, mas quando chegou a minha vez de pedir o cara no caixa disse que meu pedido estava em falta. Aí não teve jeito, tive que olhar outra vez pro cardápio na parede para escolher outro prato e demorei um pouco. Obviamente não foi culpa minha. Se o item estava em falta deviam ter riscado ou colocado um aviso no cardápio. Mesmo assim o cara ainda ficou puto, bufando, fazendo cara feia e resmungando para os outros funcionários ao lado, só que eu não liguei. Enfim, concordo que quando você está em outro país deve respeitar os hábitos e a cultura locais, mas também tem uns americanos que são chatos pra c@r%$*?. Às vezes você tem que ignorar, para não correr o risco de estragar sua viagem gerando tensões desnecessárias por causa de idiotas como aquele.
Mas tem uma coisa que aprendi com uma amiga que mora lá. Quando você achar que foi mal tratado lá chegue para o funcionário e diga: "Posso falar com o seu gerente?" Eles morrem de medo que o cliente faça uma reclamação deles ao seu superior. Pega super mal para eles. Eu nunca fiz isso, pelo motivo que citei acima, não quero estragar minha viagem com aborrecimento por bobagens, mas ela fez na minha frente e a garconete chata ficou um docinho depois. Nem precisou o gerente vir.
Verdade isso q vc falou. Tem mt gringo chato pra krl. A maioria é gente boa, ou ta pouco se importando com vc. Mas tem uns q ficam de cara feia, ou vem falar merda pra vc, etc... Morei lá por 2 anos e não tive problemas, comigo pessoalmente. Mas minha mãe e amigos passaram por situações bem chatas.
Aqui em SP tb Deus me livre, pode colocar um letreiro luminoso imenso FALANDO pra deixar o lado esquerdo livre que os ignorantes pobres nunca vão aprender.
O inglês falado nos EUA e diferente, na maneira, no acento e nas expressões coloquiais, do falado na Grã-bretanha, na Irlanda, na Escocia e na Austrália etc Experiência é tudo! e por isso nas culturas avançadas escuta-se com atenção quando uma pessoa experiente fala, já no Brasil qualquer moleque está convencido, sem motivo ou razão, que sabe mais do que um adulto.
Pois é sou Brasileiro, vivo no Brasil e escuto bem os mais velhos, mas os filmes americanos passam uma visão bem diferente do que você falou, e do que eu vi no vídeo, ficou uma coisa meio faça o que eu digo não faça o que eu faço.
@@chicosilva1325 bom dia Chico. Eu não estava me referindo aos brasileiros em geral, mas unicamente ao Lucas Gilbert que se acha "descolado" e entendido da cultura americana, mas não deve escutar/ouvir/prestar atenção aos interlocutores fato evidenciado pelos comentários que ele faz. Tenho uma extensa e longa experiencia em lidar com diversas culturas e na minha opinião os americanos não ficam "putos" - desrespeituosa palavra de baixo - eles apenas estranham muito pessoas que não tem as chamadas "social graces" , ou seja: boas maneiras, civilidade, cortesia, incluindo falar alto, esquecer as palavras mágicas: por favor, obrigada, com licença, interromper quem fala etc; não só os americanos mas muitas outras nacionalidades.
Por essas e por outras, que eu amoooooooo os EUA! Moro nos EUA ha 35 anos. Acho um exagero sobre o lixo. Durante todos eses anos, TODOS os lugares que fui e vou, tem uma lixeira sim.....Restaurantes, cinema, shows, lojas, mall, escolas, hospital, veterinario/ groomer, enfim, todos os lugares. Outra coisa, se voce for no mercado antes das 12:00(meio dia) , voce nao pode comprar bebida alcoolica. E sempre pedem uma identidade quando compra. Amo o Brasil, sinto saudades da familia ( visito sempre), mas, admiro muuuuito os EUA! Nao e o paraiso( lugar nenhum e), mas a organizacao, respeito, leis que sao cumpridas, e a seguranca ( apesar de tudo) e admiravel!
Isso da bebida alcoólica é aos domingos, dia de ir à igreja e depende de condados. Em Palm Beach na Florida é meio-dia, em Broward, o condado vizinho, é uma da tarde.
País de parasitas, somos colonias deles, pagamos tributos a eles em tudo que exportamos e importamos, ate € que minha irma envia da Italia tem conversao em dolar pra depois converter em real, perco mais de mil e qinhos reais todo mes, país de parasitas ! N desejo nunca conhecer esse deserto de imperialistas assassinos, veja o que fizeram com Cuba, Vene,uela, Bolivia e a economia da Argentina por ter enfrentado o parceiro deles a Inglaterra !
Esse da escada acontece aqui em SP capital também, se vc ficar do lado esquerdo da escada rolante parado, vc pode até apanhar , principalmente no metrô em horário de pico.
Depende,. Eu tava na esquerda sem saber, o Cara veio doido quando olhou para disse: me da licensa por favor. Com osdmeias ele foi logo empurrando. Me empurra, que vc vai voltar pro primeiro degrau
Uma língua nao surge do vácuo, ela é falada por pessoas de um país, portanto vem acompanhada da cultura propria, logo, para ensinar uma língua seja ela qual for, é essencial conhecer a cultura do país onde ela é falada. Eu conheço 6 línguas, mas mesmo não conhecendo árabe e grego visitei países dessas línguas, sempre respeitando reverentemente a sua cultura e NUNCA tive problema de comunicação, ao contrário, aprendi muita coisa mesmo tendo que usar uma mistura de palavras, gestos e expressões faciais. E sempre me divirto muito.
Não sei como é aí, mas aqui no Brasil que me deixa muito irritado é quando estou no mercado e a pessoas passa as compras e deixa o carrinho na boca do caixa, isso me deixa puto, não custa nada pegar o carrinho e tirar do caminho
Falando em caixa de supermercado, aqui no Rio muitos que estão acompanhados tem o costume de ocuparem mais de uma fila para "ganhar tempo" e atrapalhar os demais. Isso é uma falta de educação absurda e me irrita profundamente.
São chatos é soberbos, é quê regras quê seguem?vendem drogas a rodo, remédios quê vicia e mata normal lá,nem vamos falar de armas se compra em qualquer esquina 🙄
@@TheEfigeniasilva armas que se compra em qualquer esquina ? Kkkkkkk tem gente q nunca veio pra ca e fala esse tipo de asneira na internet, impressionante
@@TheEfigeniasilvaVocê generaliza todo um povo pelos piores elementos. Imagina se fazem isso com o brasileiro? É triste ser considerada com uma pessoa não digna de confiança por conta de compatriotas sem noção.
Como eu odeio isso. Creio que isso nem seja questão de cultura de um país, pra mim é total falta de bom senso e educação (coisa que a maioria dos brasileiros não têm). Dessas regras, esta é a que mais me deixa puto.
Mas para isso, é necessário saber que está sendo tocado um hino americano. Eu mesmo já me compliquei na minha formatura porque eu não sabia a letra do hino brasileiro, e estava precisando ir ao banheiro com a demora, mas uma menina deu tapa na minha cara me inpedindo e acabamos discutindo e ficou toda metida se fazendo de surda.
Qddo morava em SP. Fiquei horrorizada com os usuários dos metros. Além de ficar em frente as portas não deixavam as pessoas saíram e ia empurrando e entrando . Pivô sem educacao
Meu Deus jamais imaginei q nos usa fosse assim … Pois aqui no Japão e eu achando q tinha regras demais … Vendo agora o Japão é muito mais de boa kkkkk. Mas numa determinada coisas sou a favor de toda essa proibição…. No Brasil deviam ter algumas regras do tipo deixar de ser folgados ao atendimento ao público
O povo japonês é digno de tudo o que conquistou no pós guerra ! Povo diligente e ético. Como imigrante, muito contribuiu para o engrandecimento do Brasil ! Sinto um grande apreço, simpatia e respeito pelo povo japonês e, para a nossa sorte,, o Brasil sempre manteve boas relações com o Japão.
Estive em Boston, em 2019 , por dez dias. Percebi algumas destas coisas aqui relatadas no vídeo. Encontrei gente super simpática e gentil, que percebeu que eu era estrangeiro e me ajudou. E encontrei gente grossa e antipática. Mas tive uma boa impressão geral no final das contas.
Tem uma latinha com tampa do lado de onde o papel higiênico está, absorvente interno, vai na descarga, absorvente externo, você enrola no papel higiênico, coloca dentro do saquinho e põe dentro da caixa/latinha que está afixada na parede!
Entendo perfeitamente que se estou em outro país devo respeitar a cultura de lá, mas pra mim a que mais me incomoda é essa da gorjeta, quero pagar apenas pelo que consumi.
tbm não entendo essa porcaria. eu respeito, q nem vc falou, mas se a pessoa já ganha um salário, pq eu tenho q pagar a mais? então deviam aumentar o salário, não é culpa do cliente. a pessoa não vai dar gorjeta pra um advogado ou médico ou pro recepcionista, por ex., pq tem que dar pro garçom, pro assistente? não entendo, salário é salário.
Esses trabalhos tem o salario baixo exatamente por isso, pense assim Se o server recebe um salario “bom”, o custo aumenta, nao necessariamente a qualidade do servico aumenta. Se o server recebe um salario “baixo”, o custo abaixa e todo mundo “trabalha” para dar o melhor servico para ser recompensado por isso. No primeiro exemplo, se ele atender/vender pouco, ele nao se importaria, afinal o salario esta garantido No segundo exemplo, quanto mais ele atender/vender (visto que a cifra vai aumentar), teoricamente, mais ele vai ganhar…resultado sera um servico melhor, mais prestativo, mais agil e a economia gira melhor, garanto rs
Sim. Moro aqui muito tempo e achava errado mas a maioria dos atendentes de restaurantes, seus salarios sao as gorjetas. Meu menino trabalhava em um restaurante., ganhava $ 8,00 a hora é muito pouco. Entao a gorjeta que realmente é o salario. Obs. Falamos de restaurante... essas sanduicheiria tipo burger King, Wendy's, Cristal, Mac donald, steakshake nao cobram gorjeta nao.
Pelo q vi nem se trata de característica cultural, mas de educação mesmo! Eu me adaptaria com isso sem problemas, aliás, anseio por algo assim! O pessoal daqui confunde ser "espaçoso e inconveniente" com intimidade, calor humano ou coisa q o valha!
Não se trata de característica cultural, e tampouco questão de educação. Os empresários americanos, se aproveitando de que não existem leis trabalhistas naquele país, repassaram os custos de manter os seus empregados para a sociedade e os estrangeiros. Já que remuneram extremamente mal, seus funcionários. E muitas vezes a gorjeta já vem incluída na conta, se você não prestar atenção, acaba dando duas vezes. Uma desonestidade de muitos estabelecimentos.
Fui comprar um celular e quando terminei fui agradecer batendo no ombro do vendedor e ele puxou o ombro e eu fiquei no vácuo. Então minha filha me chamou a atenção para não tocar nas pessoas. Nunca esqueci. Acho que talvez se estendesse a mão para agradecer, talvez eles também não gostassem.
Eu estava no metrô outro dia pensando exatamente isso, eu acho que quem quer descer os degraus deveria descer pela escada normal, já que a escada rolante é para quem quer descer sem se mexer, aí o povo cria essa "regra" da pressa e metade da escada rolante vira uma escada, normal... Kkkk
@@viniciusmartin idiotice é andar na escada rolante. Foi feita pra ficar parado nela. Nunca vi ninguém pular dentro do elevador pra subir mais rápido, então a ideia é a mesma.
@@ZXdesignWEB Concordo. Também acho um disparate esse pessoal que usa escada rolante pra andar. Pô, vai de escada normal então! Alguém fica pulando dentro do elevador pra subir mais rápido?? Kkkkk
Não entendo dar Gorjeta para alguém fazer o serviço para o qual já está sendo pago para fazer. Seria como ir ao banco e dar Gorjeta ao gerente por ele ter atendido!
Meus parabéns pelo video. A educação vem de berço. Os brasileiros precisam muito de uma mudança na cultura educativa, principalmente na parte onde lembrar que o mundo não é só seu. Há outras pessoas que precisam do ambiente público em que você se encontra, onde o mesmo, não foi feito só para você. Meu parabéns aos N.A., pela educação e consciência pelo respeito ao próximo.
Vou com certa frequencia aos EUA a trabalho, e com relação a 2 pontos não me preocupo nem um pouco em NÃO seguir os protocolos a risca: 1° - Gorjeta, como comentou, é super importante pra eles mas tb precisam entender que atendem TURISTAS e dessa forma, são outros hábitos e nem todo mundo ganha em dólar! Sempre deixo em torno de 15% e nem ligo pra comentários. 2° - Liberar mesa, não sou de enrolar mas se o estabelecimento tem mesas limpas e disponíveis pq preciso me apressar?
Para turistas brasileiros que não querem dar gorjetas, eu adoraria ver os amercianos cobrando mais caro pela comida, bebida, etc. Igualzinho fazem no Brasil, quando cobram mais caros de turistas só por serem turistas. Assim os brasileiros não precisariam dar gorjetas nos EUA, pois assim como os turitas no Brasil, já estariam sendo roubados pelo preço inflado dos produtos kkkkk
@@karinedalberto4542se você tem que dar a gorjeta para não vir uma maluca gritando atrás de você porque você não deu a gorjeta, meio que não é gorjeta, você já é roubado ali de qualquer jeito. É tipo um jeito mais educado de roubar o cliente gringo kpskpskpskps
As vezes é simplesmente desconhecimento. Na minha primeira vez fora do pais, num shopping, parei para ver o que tinha para comer em uma lanchonete. Fiquei lendo o cardapio nas tvs, de longe. Quando percebi tinha uma fila de gente atras de mim :) Maior vergonha, fui para frente e pedi a primeira coisa que vi no balcão :)
@@mtrivelin kkk..até longe lembro da minha primeira vez nos eua, fui logo num mac e pedi "can i have a number one with a coke"...a mulher me pergutna "regular or normal' em uma velocidade que não entendi nada, mó vergonha tive que pedir para ela falar devagar..aí foi, pronto...trauma passado, agora me viro bem..tem que desenrolar
João carlos Marconi sim, mas no Japão você pode até ser multado se cuspir pela janela de um carro... Jogar lixo errado. Você é multado... No saco de lixo tem que por nome e endereço pq se na hora da reciclagem estiver lixo misturado o correio vai te levar uma surpresinha kkk
Obrigado por compartilhar, são experiências muito ricas e eles são, em sua maioria, muito diferentes de nós, inclusive não se pode beber nas praias e nem em lugares públicos, independente da sua idade. Um fato interessante é que, mesmo que eles horror a demoras em filas, eles não se importam quando você conta o seu dinheiro, mesmo que seja um mundo de moedas, pois eles valorizam muito cada centavo, em todo o tempo que estive nos Estados Unidos, nunca vi darem ou cobrarem um único centavo errado. Quando eu estive na Florida percebi que a vida lá é diferente dos grandes centros, talvez por causa da grande quantidade de Americanos idosos, é mais comum chegarmos com o meu afilhado e eles brincarem com a gente ou com ele... por outro lado... São Paulo, principalmente no centro, você não vai se aproximar muito de criança sem que os pais tenham este mesmo comportamento que você falou. Alias, em qualquer lugar em São Paulo, nas escadas rolantes a esquerda é para circulação... Se pegar horários de picos então... você sobe na marra... irão te empurrar sem piedade... pois muitos gastam de 2 a 5 horas para ir e vir do trabalho... cada minuto conta. Isso é para dizer que independente do país, tem lugares mais calmos e mais agitados... e assim como temos favelas, temos cidades de primeiro mundo... alias, tem lugares no Brasil que já estamos na 5 revolução tecnológica e outros que nem chegaram na primeira ainda. Seja como for... o mundo é muito rico com a diferenças culturais.
Verdade, aqui São Paulo tem pessoas de todos os lugares do mundo e tento sempre tratar as pessoas de forma que não ofenda seus costumes mesmo que não estejam em seus locais de origem, por exemplo os chineses, que são pessoas mais reservadas e muitos brasileiros os consideram arrogantes por irem direto ao assunto quando se trata de negocios, mas eu acredito que direticidade possa ser apenas uma barreira do idioma, tal como o "i want", quando não se trata da língua nativa somos muito mais diretos no que queremos dizer e pode soar como irritabilidade, mas é só o básico da comunicação.
Existem bares na praia que colocam guarda-sóis na areia e nestes lugares você pode beber assim como também pode beber em barzinhos com mesas e cadeiras na calçada.
@@mnsv1720não sei se em todos os estados mas nos 2 estados em que morei você paga para desfrutar a praia e recebe uma pulseirinha com a data Você pode sair pra comer fazer compras no board walk e voltar para a praia
Sobre bebidas alcoolicas, em 2015 eu estava na festa do 4 de julho em NY. Havia um cercado da policia, na area da "festa" para ver os fogos. Ali a bebida era liberada. Mas ao tentar sair, fui barrado. O policial educadamente disse q nao se podia beber em publico na cidade. Imaginem uma Lei dessa no Brasil?
Outra : No Brasil, qdo estamos comendo ou bebendo algo, sempre oferecemos por educação. Nos EUA, é mal visto, chegam a responder que se quiserem compram.
Olha, eu cheguei no aeroporto de new arch com três amigas e várias malas que estavam numa van que nos levou no aeroporto. Bom, pedimos um carregador de malas. Ao final, dei 5 dólares pro cara e ele se recusou a receber pq ele exigiu 5 dólares por mala e nós não tínhamos mais tanto dinheiro assim. Acabamos dando 20 dólares e o cara saiu reclamando e olhando feio. Senti muito medo da agressividade dele.
Qdo eu estive no aeroporto em Newark fui pedir informação pra uma funcionária de segurança e ela foi grosseira falou pra eu pedir informações no guichê de informação. .. Aff. E no JFK em NYC eu pus a mala do lado errado e o cara mandou eu tirar e por de novo.... Realmente as coisas lá funcionam muito bem, mas poderiam ser mais corteses com os estrangeiros.
CARINHA!! PARABÉNS! VERDADEIRA AULA!! quando você fala da escada rolante, me faz lembrar do quanto brasileiro é folgado e sem noção!! Vemos isso diariamente principalmente no supermercado!! As pessoas atravessa o carrinho entre as gôndolas, vira as costas e ficam mexendo nas mercadorias!!! É MUITO irritante!!!!
Tem um lance que me deixa indignado no Brasil é quando você para o carro para dar preferência para o pedestre passar na faixa e ele atravessa na maior camera lenta. Eu só ententdo isso quando a pessoa é idosa com limitações ou ela está com algum problema.
como sou motorista sei o quanto isso é desagradável, então, das vezes que estou à pé e algum motorista para o carro para eu atravessar eu dou um jóia com a mão e atravesso correndo.
Se ao invés da faixa tivesse um sinal de trânsito e a pessoa atravessasse lentamente e mesmo depois de atravessar o sinal ainda continuasse vermelho para os carros mais um tempo, ninguém reclamaria do sinal.
Aqui em Sampa isso foi uma lei q não pegou. Se der vacilo, mesmo na faixa, a maioria dos motoristas fingem que não te viu. Quando eles esperam, tem que tomar cuidado com a outra fila de carros, para não ser atropelado (principalmente pela maioria das motos). Existem também muitos motorista educados, por sorte.
Muito bom!!!👏👏👏...algumas dessas dicas eu percebi tbm na prática. Vc tá confirmando as minhas impressões. Na Europa eles já ficam bravos se vc tiver pressa na fila. Não atendem o próximo da fila enquanto não entregar o filé com batatas do primeiro.
Lucas, eu vi o que você falou sobre manter à direita na subida numa escada rolante. Eu estava com uma pequena turma. No sopé da escada notei que estava meio enrolado ao subir. Ninguém reclamando. Só que em em baixo e no meio do corrimão havia a mesma placa dizendo em inglês (nós estávamos em Londres): se você quiser subir, permaneça à sua direita. Quando comecei a subir, notei que dois amigos estavam um na direita (ok) e o outro no meio da escada atrapalhando quem quisesse subir rápido. Não deu problema porque ninguém reparou ou mesmo um vigia. Mas mostrei para minha irmã que estava atrás de mim, a gafe que o segundo amigo estava dando. Aquela fileira no lado direito e somente o outro amigo no meio da escada. Dei um desconto pois os dois não sabiam em nada de inglês. O importante é que o brasileiro não tem regra. É sem educação mesmo. É o que você falou aí. Como dizia um ditado do tempo dos romanos: ESTANDO EM ROMA, HAJA COMO UM ROMANO. Ok. Obrigado.
Sou americano e quando eu pedia alguma coisa dos meus amigos brasileiros, achavam engraçado que eu dizia assim “pode me dar tal coisa?” ou “posso ter isso ou aquilo?” Agora eu sei por quê kkkkk
@@mnsv1720 hehe pode ser entendido, mas não é bem visto. Vai parecer q vc está dando uma ordem. É mais suave o ''i'd like'', ''may i have'', pq caso contrário vc não vai parecer um gringo pra eles, vão ter certeza
Na Inglaterra, onde eu estudei, também tem alguns hábitos semelhantes, como a falta de lixeira no banheiro e parar no lado direito da escada/esteira rolante para deixar quem está com pressa passar.
Detesto isso do E.U.A ,DE TER QUE DAR DINHEIRO POR SERVIÇOS,TEM QUE PAGAR O QUE É DE OBRIGAÇÃO,A CORRIDA DO TAXI ,O LANCHE ,O CORTE DE CABELO AINDA QUEREM MAIS ???MAS ACREDITO QUE NÃO SEJA OBRIGATÓRIO?
Sim, meninas, absorvente é no lixo (e sim, todo banheiro tem lixo, apesar do papel higiênico ser jogado no vaso). Para evitar problemas, bebidas alcoólicas no carro devem ser transportadas sempre no porta-malas. Em muitos Estados, é ilegal ter bebidas abertas no carro.
@@chicosilva1325 uma sacanagem , mas muito reclamam do preço turista, eles não são burros, vão na padaria e compram um suco de laranja por 9 reais e no restaurante na beira da prais custa 18...por isso muito não dão gorjetas, pq eles sabem que estão cobrando a mais dele...o cara sai puto do restaurante. Já levei americanos pra jantar e almoçar aqui no Brasil e eles deixam gorjeta até mais que os 10%, mas quando sabem que não estão sendo roubados
@@joelsonf bem, verdade chega verão tudo aumenta, eu tenho um quiosque na praia, até para nós aqui, moro em Florianópolis chega essa época a matéria prima aumenta muito aí temos que repassar para os clientes, mas o meu suco de 500ml ainda é 10 reais kkkkk.
@@chicosilva1325 já morei em salvador, hoje tenho um pequeno comercio, preços aumentam, quando o movimento aumenta, tb...mas vc ir em uma mesa e cobrar um preço e na do lado cobrar outro pq escutou um sotaque é bemmm desonesto, quando morei na Bahia vi muito disso acontecer, tinha que falar pro cara..."ow meu Rei, moro aqui na rua de trás, me cobra preço de local"...e no Rio de janeiro os bares na orla são abusivos mesmo, eu nem frequento...ou então peço o cardápio antes de sentar, daí eu decido se vou comer ali ou não...
Apesar de cair de paraquedas aqui no vídeo, creio que sempre haverá mais alguma dica. Cai numa que me arrependo muito. Não houve nada demais, mas ficou chato, inexperiência, mesmo. Eu fui pedir uma informação a um policial e muito calmamente e educadamente chamei ele de SIR (Sim: Excuse me, sir!)... ele me deu a informação mas me olhou com cara de: quem vc acha que é? o certo é OFFICER.
Por outro lado, eles também terão que entender Q turista é turista e não tem a obrigação de saber todos os modos Norte Americano, a menos que ele seja um turista Norte Americano
Esse vídeo é show! E quanto ao absorvente ou fio dental,ja existem o saquinho próprio,para colocar-lo...neste caso você leve sempre um saquinho na bolsa para usar-lo em momentos como estes.
Uma das coisa que eu odeio no Brasil e quando vai atravessar um sinal e a pessoas do outro lado vem de mãos dadas e bem na sua direção e não larga a outra de jeito nenhum e vc não consegue passar ,isso me dá muita raiva
Que bom que isso está pegando aqui no Brasil. Vivenciei essa coisa da escada rolante em Portugal. Realmente, uma pessoa civilizada deixa a esquerda livre para os apressados.
@@yasminnasser5306 não né filha. A escada rolante com a pessoa andando sobe muito mais rápido, dã. Quero ver se um dia vc tiver atrasada e um Zé ruela parado na tua frente pra vc ver.
Existem várias expressões que estrangeiros (não só brasileiros) utilizam nos EUA que soam rude para eles, eu acrescentaria nessa lista uma muito intuitiva que é quando não entendemos algo ou precisamos de mais detalhes e falamos "What?", que seria equivalente quando falamos "O que?" em português. Prefira "Sorry?" (com um tom de pergunta). Essa da gorjeta também já passei por isso. Almocei com a família em um restaurante em NY e a garçonete foi super atenciosa, nos explicou cada prato, etc. Na hora de pagar, veio a conta e na linha onde estava "tip" (gorjeta), eu passei um traço. A garçonete ficou visivelmente com raiva. Até hoje, lembro o nome dela porque essa história me marcou (era Rebecca). Essa questão de ficar de um lado da escada rolante, acho que é quase que universal (já presenciei reprovação em público em vários outros países). Parabéns pela compilação.
Show!! Moro na área de Boston/MA há quase 30 anos e neste período morei em Boca Raton/FL por 4 anos. Muito boa as tuas dicas. No intuito de somar deixo algumas notas: quanto a bebida, abaixo de 21 anos nem pode ajudar o pai (adulto) a carregar a bebida dentro do liquor store, é o adulto que tem que carregar; é preciso lembrar que o fixo dos garçons é muito baixo, por isso a gorjeta é importante e quanto as crianças isso é muito sério por aqui, logo tenha isso sempre em mente. Acrescento que o assédio, seja ele qual for, da cadeia, logo aquele cantada, por mais pequena que possa parecer, deve ser abolido da sua vida se vc quiser viver por aqui. Abraços!
Não , não, não... Essa afirmação aí, ficou meio sem nexo... Todos nós sabemos ou deduzimos, que qdo se diz "os americanos", está se referindo apenas aos Estados Unidos ( USA), e não aos demais países das Américas...deduz-se! Isso exclui-se os demais países das outras Américas, (central e sul, além dos outros dois da América do norte)entendeu?!.
Tem outras 2: 1) NUNCA pergunte de catástrofes naturais ou demonstre curiosidade. Caí na besteira de perguntar na Florida como eles se preparam para furacões, com um ar de curiosidade... a pessoa ficou indignada "vc não quer saber como é um furacão, pessoas morrem". 2) Não reclame de processos burocráticos, como revista em aeroporto, etc- uma americana ficou bravíssima quando reclamei de tirar sapato e cinto: "isso é para a SUA segurança". Eles não gostam que questionem as autoridades.
Já perguntei várias vezes para vários estadunidense sobre catástrofes naturais, serial killers, massacres à mão armada para moradores locais e TODOS sempre me explicaram e até detalhadamente o que é viver na pele tudo isso. Eu nunca fui a pessoa que não faz pergunta com medo de deixar alguém ofendido, prefiro perguntar o que eu quero e deixar a pessoa escolher se vai me responder, seja onde for. E sempre acabo descobrindo MUITA coisa que jamais saberia sem perguntar.
Me desculpe, mas essa que você falou de catástrofes naturais não me parece que procede. Já reclamar das revistas nos aeroportos, por mais chatas que sejam, é um dos vários comportamentos estúpidos que alguns brasileiros tem ao visitar os EUA.
@@dribe2010 Não, nervosinho. O meu comentário não tem nada de estúpido. Reclamar da preocupação com a segurança de todos na vistoria do aeroporto é a verdadeira estupidez.
Cruzar um estacionamento vazio pelas vagas, como fazemos no Brasil, é falta de educação. Voce deve ir pelas ruas de acesso, nunca cruzar pelas vagas demarcadas.
Verdade. Por isso que aqui no Brasil é uma zona! Onde eu moro, não se dorme de quinta a domingo, pois tem um bar aqui na esquina que coloca funk e pagode tão alto que chega mexer com as janelas da sala. 😡
Não fica imaginando que todo americano age de maneira correta não, podem ser piores em comportamento que os brasileiros. Muitas vezes a bronca só vem porque sabem que vc é estrangeiro.
@@nathanalves3284 Americanos são Lunáticos? Meu irmão, você mora em um país onde um ex presidiário tá concorrendo à presidência da republica e segundo as pesquisas está na liderança e os americanos que são lunáticos e o Brasil é um país serio? Você só pode estar brincando!
@@veronicanascimento5289 Esse é o Brasil, e experimenta ir lá pedir pra desligarem o som pra ver?! Não só fazem o que querem como se sentem no direito de fazer, e ai de quem reclamar.
Eu já vi um grupo de gringos americanos no aeroporto de Fortaleza trocarem de roupa no meio do povo, os homens ficaram de cuecas e as mulheres de calcinha e sutiã. Isso tb é a cultura americana??? Se trocavam e dacam risadas, até que alguém do aeroporto mandou-os ao banheiro. Foram debochando.
Algo que me irrita bastante são as pessoas em compra no supermercado: agem como se fossem as únicas que precisam usar o espaço: param o carrinho e ficam olhando os produtos ou falando ao telefone, isso quando não deixam o carrinho atrapalhando a passagem enquanto dão um "rolê" por aí... Não sei se em outros lugares do Brasil também é assim
@@TheVingadorT é o começo criatura! As casas que fui tbm precisei pular para não pisar na sujeira! Por incrível que pareça, as casas limpas eram de brasileiros casados com os estrangeiros, sem contar os restaurantes, as cozinhas tenebrosas! Ah tenho propriedade para falar....morei e trabalhei 1 ano. Não foram apenas 15 dias não 😉
@@fabriciaserra942 15 dias... um ano. Eu conheço há um pouquinho mais. Além de que não existe "uma espanha". A Espanha é um conjunto de nações, bem distintas entre si, e nenhuma delas representada por um aeroporto internacional, onde provavelmente a maioria das pessoas que lá passam nem são espanholas.
AMERICANO ou ESTADUNIDENSE? Qual é o certo? 🤔 SAIBA DE VEZ: ua-cam.com/video/Z3dRiofAoJ8/v-deo.html
Americanos são todos os povos, do Alasca à Terra do Fogo
Não é errado chamar eles de americanos e nem o país de America, pois o "America" está no nome do país. Assim como o brasil até pouco tempo atrás se chamava Estados Unidos do Brasil e todos chamavam de "Brasil" e as pessoas de brasileiros, e assim como o México tbm se chama Estados Unidos Mexicano e todos o chamam de México e mexicano. Ninguem chama o Brasil hoje de República Federativa e as pessoas de republifederativense, pq chamar os americanos de estadunidense?
Existem cidades homônimas a estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, até mesmo nos EUA, como New York. A diferença é que o português é mais "flexível" do que o inglês e cabe uma diferenciação, tipo quem mora no estado de São Paulo é Paulista, quem nasce na cidade é Paulistano. No inglês não existe essa flexibilidade linguística, por isso quem mora no estado e na cidade de New York se chamam New Yorker.
Se podem haver cidades homônimas a estados, porque não pode haver um país homônimo a um continente?
Se vc vive no continente americano do sul ou do norte vc é americano, brasileiro é americano, espanhol é europeu e por ai
@Bruno Tomé Claro que está errado. São americanos, mas não são os americanos. Usar o termo como gentílico do país é abusivo. Só podes dizer "americano" se referindo aos habitantes do continente, não aos daquele "país" que não tem nome.
@@GabrielAzevedo1996 Porque causa duplicidade, imprecisão. É burrice.
Sou um americano aposentado e moro em uma pequena cidade bem simples e humilde no interior do sertão alagoano. Embora a vida aqui seja notavelmente diferente daquela que vivi por seis décadas nos EUA, prefiro morar no Brasil, apesar de algumas privações. Tudo que é dito neste vídeo é verdadeiro, embora algumas coisas sejam um pouco exageradas. A grande questão se resume a um único assunto: não atrapalhar ou interferir na conveniência dos outros. Comportamentos como beber em público, perturbar a paz alheia, urinar na rua ou dormir nas calçadas afetam a vida das pessoas ao redor. Atrapalhar quem está apressado para chegar ao trabalho no metrô, por exemplo, não é algo a ser ridicularizado. Em restaurantes de alta classe, você pode ficar por horas se quiser, mas em um restaurante de classe média ou inferior, é importante lembrar que se trata de um negócio, não de um parque público. A função é lucrar. Falar alto e ser escandaloso em público não agrada a ninguém. Novamente, tudo gira em torno de respeitar os direitos dos outros e não interferir na capacidade de um trabalhador ganhar seu sustento.
Nos EUA, os brasileiros identificam um brasilero desavisado só em se aproximar. Os americanos ficam mais ou menos 1,5 metros de distância , a gente foca mais perto, cerca de 1 metro. Aprendi na prática, fica a dica, mantenha a distância senão o americano sente que vc invadiu o espaço dele.
@@Finalop- A GENTE = NÓS
AGENTE (tudo junto) significa Policial e servidor de serviços de Saúde ou outros setores.
Desculpe a correção.
MDS @@wandaantonia as vzs foi só o corretor moça. Eu era muito de ficar fazendo isso, sei que pediu desculpas, mas eu tbm pedia e nunca liguei que alguém me corrigisse, até que uma certa vz alguém falou cmg sobre essa minha atitude e eu reparei o quanto eu estava sendo chato, invasivo e muitas vzs deixava a outra pessoa constrangida. Afinal de contas é uma rede social e se ninguém falou nada, não significa que só vc percebeu o erro, as vzs vc pode estar sendo a única pessoa inconveniente.
Disse tudo. O que me irrita na cultura brasileira é metralhar quem reclama do erro ao invés de reprimir o erro. O certo vira errado e quem aponta fica mal visto.
Gratidão ! ❤❤
Disciplina, educação , gentileza ,escolaridade , ética são fundamentais p qualquer cidadão em qualquer lugar do planeta
Cultura é cultura, ele se adapta conforme as necessidades e uma série de coisas... religião, condições financeiras, origem, politicas, etc... Qual a diferença em comer coelho e não gato? A diferença é o que tem para o momento, ou morrer de fome...
Perfeito !!!!
Meu esposo é americano, amo esse país e sua cultura. Eles não são chatos, são corretos. Regras e leis e pra serem seguidas.
Concordo. Brasileiro tá acostumado a não ter disciplina nem educação.
Só falou VERDADES
Isso que você falou é muito importante e também vale para outros países. No Brasil, em SP ficamos do lado direito nas escadas rolantes.
Na Inglaterra já ouvi gente gritando comigo, fique no lado esquerdo (mão inglesa).
Na Austrália fico andando na calçada, bem despreocupada e percebo que estou no lado errado, ficam me atropelando e dizendo para eu andar na mão certa (mão inglesa de novo, ainda bem que lá uso transporte público). Embora muitos jovens andam em grupos de 4 ocupando a calçada toda.
Em nenhum lugar desses encoste no carro das pessoas ou fique interagindo com crianças.
Também esse hábito de passar um tempo conversando depois de pagar a conta não é bem aceito. Vá conversar na sua casa!
Gorjeta para mim vira uma confusão, cada país tem seu costume, melhor estudar como é antes de viajar.
Dicas excelentes. Obrigada.
Quando eu morava nos EUA em um dos cursos que fiz, no primeiro dia de aula quando o professor soube que eu era brasileira me perguntou: você toma banho todos os dias, não é? E quando eu disse que normalmente tomava 2 banhos, mas que no verão, no Rio, eu tomava até 4 banhos em um dia. Todos me olharam horrorizados!
Seu professor era muito porco, já vi muitos brasileiros dizendo isso no UA-cam. Conheço "centenas" de americanos e TODOS tomam banho TODOS os dias, não conheço nenhum que deixe de tomar e muito me espantou quando li isto pela primeira vez, acho que é coisa de imigrante querendo diminuir americano, porém conheci um brasileiro jovem que a mãe quase tinha que dar uns tapas pro moleque entrar no chuveiro, verdadeiro cascão.
4 banhos tbm já é maior exagero kkkk
@@InvecoesMecanicas no verão do RJ? Kkkkkkkkkkk se depender até mais
Lá no Canadá, eu entrei no banheiro do shopping após o almoço a fim de escovar os dentes. Cara, quase fui expulsa do banheiro feminino. Elas ficaram horrorizadas por eu estar passando fio dental e escovando os dentes 😮😮😮😮😮😮😮😮
@@reginacelycabral4384 lol... verdade mesmo, eles tem pavor de verem as pessoas escovarem os dentes em banheiros públicos onde o povo lava a mão sabe-se lá do quê, na verdade eles têem nojo. Eles tem uma escovinha de dentes descartável que usam geralmente longe da vista das pessoas, usualmente no carro e também um fio dental que vem com uma peça de plástico, mas você raramente vai vê-los usando em público pq são reservados e acham rude mostrar limpando sujeira física pros outros, mas pode prestar atenção que os dentes deles são bem limpos e muito brancos com raras exceções.
Não sou fã da cultura americana, mas essa regra de comportamento no espaço público coletivo - concordo total e deveria ser universal. O espaço público coletivo, não é meu, nem seu, é nosso. Então preciso respeitar o outro, o seu espaço, todo tempo.
É, concordo com vc que precisamos cuidar mais das regras de comportamento coletivo... Mas não se engane; gringo é contraditório, podem fazer tudo direitinho no coletivo, mas muitos costumam invadir a casa da ex, e fazer tantas misérias quantas eles.achem.necessárias pra fazer ela voltar pra ele...rssss..Dá medo dessa gente.!
Verdade. A cultura Norte Americana dá para salva ali uns 5% de bom, o resto pode jogar no lixo!
Comunismo ♿♿♿🔥
Concordo, com exceção de ser grosseiro e empurrar, sem pedir licença. Nos supermercados é bem comum as pessoas ocupar o corredor e deixar o carrinho no meio do caminho.
@@magnoliaibis6804 isso acontece no brasil tbm ._.
Não só as privadas e tubulações são preparadas para jogar papel higiênico, mas também o próprio papel higiênico é feito para desmanchar na água. O que ajuda a não entupir.
@billythekid9694😂
Aqui também - o papel pode ser jogado no vaso - mas tem quem gosta de deixar o carimbo para outros verem (é nojento demais e fedido e anti-higienico)
@billythekid9694 você está confundindo papel que rasga ao usar e não o que se desintegra em contacto com a água, até hoje só conheço o Brasil com esse costume horrível.
Na Europa, Japão e Coreia do Sul tudo vai pro vaso também.
Às tubulação não são o problema e sim o papel e ecologicamente errado onde é desaguando.
@@sergioluizdasilva7650eu fico mt irritada com isso, nojeira
O brasileiro tem que aderir essa cultura da agilidade aqui.
Kkkkkk aqui é cultura do VADIAR!!!
A agilidade de alguns brasileiros é pra passar golpe ou assaltar.
Nos EUA tem a cultura do trabalho e no Brasil a cultura do funk, da promiscuidade e corrupção, o país continua na lama e ninguém tá nem aí
Não!!
@@CanalDoLunaticoYt bingoooo!!!
"Em Roma, faça como os romanos." (ditado muito antigo). Antes de viajar, é bom saber como se comportar no destino para evitar dissabores. Afinal, o mundo é diversificado.
E verdade, antes de viajar temos que nos familiarizar com a cultura local pra onde estamos indo. Aprender dizer Bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado, por favor, com licença no idioma local, abre muitas porteiras.
Aqui mesmo no Brasil há diferenças culturais em diversas regiões, que não são respeitadas, falta muita educação, essa é a palavra-chave para o desenvolvimento, uma população bem informada conhece melhor seus direitos e deveres.
isso mesmo, da mesma forma que muitos americanos fazem quando vem pro BRASIL. Só querem no mínimo; que o atendimento seja igual ao deles, que todos possam falar o idioma deles e que tudo tem que girar ao redor dele (dele, que me refiro, é o próprio turista americano. existe sem noção em todo o mundo).
😂😂😂😂😂😂
Ditado antigo e sempre válido.
Duas situações. Uma de costume e, outra, de lei. A de costume: Nunca, em hipótese nenhuma "parar" no meio da calçada falando ao celular. Encoste na parede e fale tranquilamente, mas se parar na calçada será "atropelado" pelos transeuntes sem cerimônia. A de lei: Nunca atravesse fora da faixa de pedestres (meio que óbvio). Nem um pouco fora da faixa. Se for pego será multado e, no caso de estrangeiro o policial pode apreender o seu passaporte e você só o recupera após pagar a multa. Fika a dika.
Olha, acho que se você for um cara do tamanho do Arnold Schwarzenegger, você pode parar na calçada sim e falar ao celular tranquilamente. Os transeuntes até vão te cumprimentar e perguntar se voce está precisando de alguma coisa...kkk
Esse hábito de ficar apenas de um lado da escada rolante e da rotatividade das mesas é também praticado aqui no Brasil. Fora da curva é quem não faz. E não fazem por falta de noção pq na escada rolante tem um aviso escrito nela e eu também dou sermão em quem fica no meio. Já no restaurante, as vezes a pessoa vê uma fila gigantesca esperando uma mesa mas fica sentado conversando... egoísmo.
Atravesse sempre dentro do espaço da faixa, pois se vc estiver mesmo que 1 passo para o lado de fora e acontecer alguma coisa, o motorista, por lei, não pode ser responsabilizado. Veja que estou falando de locais com faixa.
@@Lohanepdp se acha que alguem respeita essa lei porque toda vez que vou na roda rolante e mais rapido mais da um sufoco de dar ruim kkkk
Que mentira! Multa? Preso? Kkkk
Para absorvente, geralmente tem saquinhos higiênicos para por dentro e existe uma cx de inox retangular que é para isso , em banheiros públicos. Em hotéis ainda não vi. Vai no lixo mesmo.
Sim....verdade
Verdade isso mesmo
O Serviço camarário recomenda que se coloque o papel na sanitária (talvez para não atrapalhar o pessoal q trabalha na reciclagem)
Em Brasília o shopping Conjunto Nacional tinha isso nos anos 90, mas eram tantos entupimentos que eles mudaram pra lixeira.
Na Espanha e Itália em hotéis, aeroporto, restaurantes mais movimentados, absorventes e fraldas são descartados em recipientes próprios. Sempre com tampa e pedal, para não por a mão.
Trabalho numa companhia norte americana, estive nos EUA algumas vezes em estados diferentes, e já tive chefes americanos. Dividindo um pouco de cultura, uma costume dos brasileiros que deixa os americanos loucos, é o hábito de dizer "sim" mas na forma condicional. Tive um diretor norte americano que morou no Brasil por três anos, adorava a nossa cultura e nosso país e se adaptou bem por aqui, mas as vezes ele dizia "amo o Brasil e os brasileiros. Vcs são muito hospitaleiros e sociáveis. Mas é estranho esse costume de falar "sim" quando na verdade vcs não querem afirmar algo. Quando eu faço uma pergunta e alguém me responde "sim, mas..." nessa hora eu enlouqueço! Afinal, vc quer dizer sim ou não???!!"
😂 Meu marido afff 😅
"Tem o produto x?" "Sim, mas acabou" 😅
@@EnyMoraeisMeu tb 😢😅
Haha meu marido não brasileiro fica louco comigo kkk ele me pergunta algo e pra eu responder que sim eu começo a sentença com o nao. Tipo ele diz vamos no parque hoje? Minha resposta: Não, a gente TEM que ir no parque hoje sem falta!
A coisa mais linda, do mundo, é gentileza, isso é recíproco em todo lugar.
Sobre a regra da escada rolante, aqui em São Paulo a gente meio que tem essa norma, kkkk
Fato!
Em Lisboa é a regra. Dá vontade de dar na cara de quem pára nas escadas rolantes.
É questão de gentileza e educação. Se pararem na sua frente é só pedir passagem.
Acabei de comentar isso, nem sabia que tinha seu comentário... 😂😂😂
@@mnsv1720 eu pedia, até um dia que uma sra. bem idosa respondeu sem nem olhar pra trás: é meu direito ficá aqui... Educação a prova de balas por aqui. Todo mundo sabe seus direitos, já os deveres...
Uma coisa que já ouvi foi um professor de inglês que tive no antigo 3º ano colegial dizer que aconteceu com um conhecido dele morando nos EUA. Anos depois, vi história semelhante na internet, numa lista de coisas que não se devem fazer nos EUA. Se fizerem um convite para visitar alguém, nunca diga que não recebeu! No caso, uma família do bairro convidou a pessoa (brasileiro) para um almoço. O convite foi enviado pelo correio, e o cara não tinha o menor interesse de ir. Quando alguém da família perguntou porque não foi, ele mentiu, dizendo que não recebeu o convite. Resultado: A família processou o correio! Não sei o que aconteceu depois, mas devem ter descoberto a verdade e deve ter sobrado pra ele.
Esse teu é um relato pra guardar e servir de exemplo contra nossa cultura da lei-de-gérson, de glamurizar a malandragem. Se não devolves um livro emprestado, és ladrão. Se não cumpres a palavra és vigarista. Se não pagas a dívida és caloteiro. É isso que o brasileiro precisa entender definitivamente. Uma vez um livreiro-sebo ao qual sou freguês avisou que no pacote enviado tinha uma revista posta por engano, que era pra outro freguês. Perguntei se queria que enviasse direto ao freguês, pra simplificar e baratear. Disse que não, que ele retiraria pessoalmente. Então pus junto umas outras já escaneadas, como às vezes fazia, como retribuição, mas não avisei. Quando o freguês 2 abriu agradeceu o que pensou que era brinde, e ficou bravo ao saber que não era. Mais um exemplo de que uma mentirinha, ou mesmo um lapso, pode gerar conseqüência imprevista.
@@mariojorgevargas Já perdi vários livros emprestando a amigos.
@@Offttrap Eu também
@@Offttrap meu professor me ensinou: As duas coisas que nao se emprestam, livros e mulher.
@@henriquecesar6865 Isso porque nunca devolvem os livros e sempre devolvem as mulheres 😂
Acho q você esqueceu uma regra importante! Eles não aceitam ser tocados, têm um espaço pessoal que não pode ser invadido. Fui pedir uma informação em NY e para chamar a atenção toquei no braço de uma senhora que levou um susto o q me deixou muito sem graça.
É um povo rude e mal educado... graças ao ensinamento que tem. Cultura de BÁRBAROS.😮😮
Então eu sou americano!
@@eucimarlima57Idem!
Esse negócio de ser espaçoso em restaurante, lanchonete, escada rolante, isso é irritante mesmo,não só para os americanos, valeu, SUCESSO 👍
Em São Paulo o pessoal tem esse hábito também de deixar a passagem livre na escada rolante!
Isso! Eu ia comentar. Aqui já é assim. Bem prático.
Sim, isso é básico, é questão de bom senso.
@Ella D'Frew não estão errados. É a cidade deles. Hahaha
Eu gosto disso. Já estive em SP algumas vezes, e gostaria muito que fosse assim no aqui no RS também... Mesmo aqui no RS, adoto esta prática!
No Brasil existe deixar passar na escada, mas por que trouxeram isso de outros lugares... se depender do costume daqui o povo até deita no degrau kkkkk
Mudam-se de países, mudam-se os costumes.....respeitar seria o mínimo
Do bom senso!!!
Eu detesto que alguém encosta muito em mim, até em fila, invadir o espaço do outro.
Idem.
Nao se preocupe as minhocas vao encostar em vc e nem vsi dar tempo de vc reclamar😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Nao é só americano nao, o numero 5 me enfurece também. O cara fica na fila reclamando que esta demorando, dai chega na vez dele o cara enrola e nao pensa nos que estão atrás.
Você é um menino muito simpático, agradável!
Eu cometeria esse erro do "I want" se não tivesse visto nesse vídeo. Agradeço os ensinamentos!
@@leadwatcher Sim, concordo e particularmente eu procuro ser bastante cordial, eu acho que eu diria algo do tipo "Please i want this", então a pessoa provavelmente iria entender haha
Please,can i have this? Thankyou!. Esse e o mais formal,pelo menos na inglaterra.
Em curso de Inglês eles nos ensinam esse pronome "I want" "Eu quero" para pedir algo, daí a gente não sabe que ele não serve para pedir qualquer coisa, acho que é relativo para nós aqui quando se pede alguma coisa a alguém e não pedir antes o " por favor"
I would like to order... (ai vc escolhe oq quer)
O mais correto seria
“ May I have …..”
can é sinônimo de being able. Tipo, você pode andar, ou você não tem pernas, não pode- este é o “ can”
Por isso que se você quer pedir algo é
May I have, a beer, a coke, a tea, a coffee…
Parabéns pelas dicas. Moro na América há 6 anos e atesto tudo isso que falou
No Brasil, a maior ofensa é quando no final do mês o trabalhador recebe a sua gorjeta. 😂
😂😂😂😂
Kkk
triste história...
kkkkkk
Morri….kkkkk
Em relação a passar ao lado esquerdo da escada rolante no metrô, acho que você nunca foi pra SP então! Pq aqui é assim!
E está certo. Se observarmos uma rodovia, por exemplo, a faixa da esquerda é para quem vai ultrapassar os mais lentos, que devem ficar à direita da rodovia, e isto é previsto no Código de Trânsito Brasileiro e no resto no mundo também. Pena que aqui no RS não é assim também nas escadas rolantes... Quem quer ficar parado na escada rolante, que fique à direita, sem atravancar a passagem de quem muitas vezes tem horário a cumprir ou depende de outra condução que sai em horário marcado. Eu mesmo, por exemplo, quando não tenho pressa, geralmente no shopping, fico parado à direita na escada rolante deixando a esquerda livre, mas no trem quando o mesmo está chegando ou já parado e prestes a partir, aprecio que a esquerda esteja livre, para não perdê-lo e ter de esperar de 15 a 20 minutos pelo próximo. Mas enfim, é um hábito cultural...
Verdade. Aqui em SP há anos que é assim e funciona muito bem.
É, e de vez enquando tem um desavisado q fica na esquerda, eu já vi a pessoa quase gritando: DÁ LICENÇA, e ja vi gente até empurrando logo em seguida, por raiva do desavisado, aqui ninguém gosta tbm.
@@anaamorim6531 eu na vida! Kkkk não sabia da regra e fiquei na esquerda. A mulher foi muito grossa pra pedir licença, batemos boca e eu ainda disse pra ela que se tivesse pressa, subisse na escada normal, a rolante não era pra ficar subindo os degraus porque ela já fazia isso por mim! Kkkk agora aprendi! 😉
Em Sampa eu via o povo todo correndo nas escadas rolantes. E eu de férias queria era passear
Com relação as escadas rolantes eles jamais irão te tocar.. eles de longe já falam “excuse me”. Até mesmo pq tocar fisicamente a outra pessoa sem consentimento, dependendo da situação, pode ser considerado “assault” viável de violação às leis.
Eu odeio até que encostem em mim.
É exatamente assim.
ah bom. achei estanho mesmo no vídeo o rapaz falar que tinham esbarrado nele. seria rude demais. no Brasil ia dar porrada kk e nos EUA polícia
Ótimo vídeo, preciosa aula de boas maneiras, para ter comportamento adequado ou correto em terras dos EUA, todos que pretendem viajar pra lá, deveriam ver está esse vídeo. Deus te abençoe like
Nice video! Sobre o descarte do absorvente nos banheiros publicos. A maioria das vezes eles tem um receptor especifico para essa finalidade. Quando nao tem essa opcao , deve ser descartado na lata o lixo que diferente do Brasil em restaurantes por exemplo devem ser mantidos ao lado da porta de saida para os empregados ultilizarem o papel toalha para fechar a torneira e tocar na macaneta. Obrigado pelo video!
Quando americano q vem pro Brasil tem q saber q aqui também tem q dançar conforme a música kkkk
Mas eles dançam conforme a música em outros países. Brasileiro é q acha q todo mundo tem q aguenta a cultura dele, q a melhor do mundo e querem fazer barulho em qualquer lugar.
@@ajinaciosHóspedes americanos são bem-vindos em qualquer lugar porque eles são educados.
Nem precisa. Brasileiros são subservientes por natureza. Adora babar estrangeiros.
Você só esqueceu de atrelar a palavra desorientado após a palavra brasileiro. Porque nem todo brasileiro é sem noção @@ajinacios
Também acho!
Parece que só nós temos que nos adaptar aos costumes alheios, e ficamos pondo tapetes vermelhos a eles!
Sobre o item #5, uma vez na Califórnia fui num restaurante que tinha até uma placa em cima do caixa, dizendo "Escolha logo o seu pedido antes de chegar a sua vez no caixa". Obviamente eu escolhi, mas quando chegou a minha vez de pedir o cara no caixa disse que meu pedido estava em falta.
Aí não teve jeito, tive que olhar outra vez pro cardápio na parede para escolher outro prato e demorei um pouco. Obviamente não foi culpa minha. Se o item estava em falta deviam ter riscado ou colocado um aviso no cardápio. Mesmo assim o cara ainda ficou puto, bufando, fazendo cara feia e resmungando para os outros funcionários ao lado, só que eu não liguei.
Enfim, concordo que quando você está em outro país deve respeitar os hábitos e a cultura locais, mas também tem uns americanos que são chatos pra c@r%$*?. Às vezes você tem que ignorar, para não correr o risco de estragar sua viagem gerando tensões desnecessárias por causa de idiotas como aquele.
Mas tem uma coisa que aprendi com uma amiga que mora lá. Quando você achar que foi mal tratado lá chegue para o funcionário e diga: "Posso falar com o seu gerente?" Eles morrem de medo que o cliente faça uma reclamação deles ao seu superior. Pega super mal para eles. Eu nunca fiz isso, pelo motivo que citei acima, não quero estragar minha viagem com aborrecimento por bobagens, mas ela fez na minha frente e a garconete chata ficou um docinho depois. Nem precisou o gerente vir.
Verdade isso q vc falou. Tem mt gringo chato pra krl. A maioria é gente boa, ou ta pouco se importando com vc. Mas tem uns q ficam de cara feia, ou vem falar merda pra vc, etc...
Morei lá por 2 anos e não tive problemas, comigo pessoalmente. Mas minha mãe e amigos passaram por situações bem chatas.
Veja o episodio do Seinfeld do Nazista da Sopa, ou Soup Nazi.
Ou cuspirem no pedido.
Manda tomar no cú quando ver um desses pulhas aqui no brasil.
Bom dia. Muito legal as suas dicas, quase sem querer, cometemos esses erros. Você é bem espontâneo, legal. Abraço
Sobre a escada rolante, ficar na direita quando não se está com pressa é questão e bom senso.
Isso ja tem em SP faz tempo, provavelmente em outras capitais tambem
Os motoristas que ficam na faixa da esquerda nas estradas, devem aprender tbm.
Aqui em SP tb Deus me livre, pode colocar um letreiro luminoso imenso FALANDO pra deixar o lado esquerdo livre que os ignorantes pobres nunca vão aprender.
exato
é igual quando se vai dirigir.
O inglês falado nos EUA e diferente, na maneira, no acento e nas expressões coloquiais, do falado na Grã-bretanha, na Irlanda, na Escocia e na Austrália etc Experiência é tudo! e por isso nas culturas avançadas escuta-se com atenção quando uma pessoa experiente fala, já no Brasil qualquer moleque está convencido, sem motivo ou razão, que sabe mais do que um adulto.
Troque acento por sotaque.
Pois é sou Brasileiro, vivo no Brasil e escuto bem os mais velhos, mas os filmes americanos passam uma visão bem diferente do que você falou, e do que eu vi no vídeo, ficou uma coisa meio faça o que eu digo não faça o que eu faço.
@@chicosilva1325
bom dia Chico. Eu não estava me referindo aos brasileiros em geral, mas unicamente ao Lucas Gilbert que se acha "descolado" e entendido da cultura americana, mas não deve escutar/ouvir/prestar atenção aos interlocutores fato evidenciado pelos comentários que ele faz. Tenho uma extensa e longa experiencia em lidar com diversas
culturas e na minha opinião os americanos não ficam "putos" - desrespeituosa palavra de baixo - eles apenas estranham muito pessoas que não
tem as chamadas
"social graces" , ou
seja: boas maneiras, civilidade, cortesia, incluindo falar alto, esquecer as palavras mágicas: por favor, obrigada, com licença, interromper quem fala etc; não só os americanos mas muitas outras nacionalidades.
@@carmenvasconcelos8439 kkk...as vezes isso acontece comigo, acho que ele estava pensando na palavra em ingles..accent
@@ge376 , entendi 👍👊🙏
Por essas e por outras, que eu amoooooooo os EUA! Moro nos EUA ha 35 anos. Acho um exagero sobre o lixo. Durante todos eses anos, TODOS os lugares que fui e vou, tem uma lixeira sim.....Restaurantes, cinema, shows, lojas, mall, escolas, hospital, veterinario/ groomer, enfim, todos os lugares. Outra coisa, se voce for no mercado antes das 12:00(meio dia) , voce nao pode comprar bebida alcoolica. E sempre pedem uma identidade quando compra. Amo o Brasil, sinto saudades da familia ( visito sempre), mas, admiro muuuuito os EUA! Nao e o paraiso( lugar nenhum e), mas a organizacao, respeito, leis que sao cumpridas, e a seguranca ( apesar de tudo) e admiravel!
Isso da bebida alcoólica é aos domingos, dia de ir à igreja e depende de condados. Em Palm Beach na Florida é meio-dia, em Broward, o condado vizinho, é uma da tarde.
@@horseana Eu moro em Broward e se voce for no Walmart, nao vendem antes do meio dia ....
País de parasitas, somos colonias deles, pagamos tributos a eles em tudo que exportamos e importamos, ate € que minha irma envia da Italia tem conversao em dolar pra depois converter em real, perco mais de mil e qinhos reais todo mes, país de parasitas ! N desejo nunca conhecer esse deserto de imperialistas assassinos, veja o que fizeram com Cuba, Vene,uela, Bolivia e a economia da Argentina por ter enfrentado o parceiro deles a Inglaterra !
Concordo plenamente com você! Obrigada 🙏
aí todo mundo é racista?
Show. Minha filha mora lá, esse ano vou visita-la e meus netos. Grato pelas dicas
Esse da escada acontece aqui em SP capital também, se vc ficar do lado esquerdo da escada rolante parado, vc pode até apanhar , principalmente no metrô em horário de pico.
Exatamente assim kkkk
Em londres tambem isso e super normal
Depende,. Eu tava na esquerda sem saber, o Cara veio doido quando olhou para disse: me da licensa por favor. Com osdmeias ele foi logo empurrando. Me empurra, que vc vai voltar pro primeiro degrau
Sou de MG... e vi isso em SP... kkkk
Ouuu nossa como iso legal ou sera estranho?
Tom Jobim disse: " EUA é bom, mas é uma bosta. O Brasil é uma bosta, mas é bom." Acho que agora entendí...
É verdade kkkkkk
Kkkkkkk ta ai! Gostei.
Tom Jobim era um imbecil
@@Aeternusassertor vc que é o diferenciado né?
@@Aeternusassertor
besta é tu
Uma língua nao surge do vácuo, ela é falada por pessoas de um país, portanto vem acompanhada da cultura propria, logo, para ensinar uma língua seja ela qual for, é essencial conhecer a cultura do país onde ela é falada. Eu conheço 6 línguas, mas mesmo não conhecendo árabe e grego visitei países dessas línguas, sempre respeitando reverentemente a sua cultura e NUNCA tive problema de comunicação, ao contrário, aprendi muita coisa mesmo tendo que usar uma mistura de palavras, gestos e expressões faciais. E sempre me divirto muito.
Ser educado é bom para todos! Simples assim! Respeitar e ser respeitado é ótimo
Cada país tem seu costume, no Japão dar gorjeta significa ofensa.
China tmb
@Gilberto Cunha Gado detect
Gilberto Cunha Existe país comunista?
Então é pra lá que eu vou kkk
@@ipguedes9247 hehehe de certa forma isso é ganho.
Essa de ficar à direita na escada rolante tb se aplica em São Paulo ☝🏻
Não sei como é aí, mas aqui no Brasil que me deixa muito irritado é quando estou no mercado e a pessoas passa as compras e deixa o carrinho na boca do caixa, isso me deixa puto, não custa nada pegar o carrinho e tirar do caminho
Não é todo lugar no Brasil que fazem isso. Mas geralmente no Rio de Janeiro é assim.
Povinho individualista
Concordo
Há também pessoas que após usarem o carrinho o deixam atrás do carro do próximo ou ocupando uma vaga.
Falando em caixa de supermercado, aqui no Rio muitos que estão acompanhados tem o costume de ocuparem mais de uma fila para "ganhar tempo" e atrapalhar os demais. Isso é uma falta de educação absurda e me irrita profundamente.
Eles não são chatos , apenas são um povo q respeitam as leis . O contrário dos brasileiros.
Tanta lei pra arrancar dinheiro aqui no Brasil, e você fala que o brasileiro não cumpre....
Eles nao sao chatos, nos que somos sem noçao e achamos certas coisas normais
São chatos é soberbos, é quê regras quê seguem?vendem drogas a rodo, remédios quê vicia e mata normal lá,nem vamos falar de armas se compra em qualquer esquina 🙄
@@TheEfigeniasilva armas que se compra em qualquer esquina ? Kkkkkkk tem gente q nunca veio pra ca e fala esse tipo de asneira na internet, impressionante
@@TheEfigeniasilvaVocê generaliza todo um povo pelos piores elementos. Imagina se fazem isso com o brasileiro? É triste ser considerada com uma pessoa não digna de confiança por conta de compatriotas sem noção.
Esse de demorar nas filas p escolherem as coisas os brasileiros são campeões,tá loko
Verdade kkkk
Até eu me estresso kkkk
Como eu odeio isso. Creio que isso nem seja questão de cultura de um país, pra mim é total falta de bom senso e educação (coisa que a maioria dos brasileiros não têm). Dessas regras, esta é a que mais me deixa puto.
Aqui onde moro tem um monte de gente que não tá nem aí pro tamanho da fila atrás dele. Dá uma raiva
Uma dica super importante.... Quando voce ouvir o hino nacional americano, fique parado e em silêncio pois, do contrário voce é um grosseirão.
Mas para isso, é necessário saber que está sendo tocado um hino americano.
Eu mesmo já me compliquei na minha formatura porque eu não sabia a letra do hino brasileiro, e estava precisando ir ao banheiro com a demora, mas uma menina deu tapa na minha cara me inpedindo e acabamos discutindo e ficou toda metida se fazendo de surda.
@@denisgandour2 Ju
Isso é o certo a se fazer quando tocar qualquer hino nacional, é básico da educação.
Enquanto isso brasileiros pisam. A bandeira do Brasil
Imaginem os americanos vendo aquela cantora pisando na Bandeira do Brasil? Lá ela iria presa.
Falou uma: ficar parado esperando o trem do metrô em frente a porta, sem deixar as pessoas saírem do vagão primeiro! Essa é clássica 😳
Mesa de bar e restaurante não é pra ficar de papo é pra consumação
@@sandrasimoes8459 o que bar tem a ver com metrô?
Qddo morava em SP. Fiquei horrorizada com os usuários dos metros. Além de ficar em frente as portas não deixavam as pessoas saíram e ia empurrando e entrando . Pivô sem educacao
Amigo, muito boa essas dicas. Para evitar o choque de culturas. Excelente. Parece tudo muito bem organizado.
Linha amarela do metrô, fica parado do lado esquerdo pra você ver, KKKK.
Aqui em Sampa ñ, lado esquerdo é livre, todo mundo xinga quem fica parado.
Faltou essa. Eles odeiam e dão bronca: No supermercado, andar com o carrinho no meio do corredor ou deixá-lo parado entupindo o corredor.
Errados não estão kkk
Eu odeio isso
Aqui no Brasil eu tb odeio isso 🙄
Não precisa ser estadunidense, eu destesto que façam isso!
Verdade! Eu moro quase 17 anos nos US e odeio ir no mercado e ver os carrinhos parados no corredor e as pessoas admirando as prateleiras...🙈
Meu Deus jamais imaginei q nos usa fosse assim … Pois aqui no Japão e eu achando q tinha regras demais … Vendo agora o Japão é muito mais de boa kkkkk. Mas numa determinada coisas sou a favor de toda essa proibição…. No Brasil deviam ter algumas regras do tipo deixar de ser folgados ao atendimento ao público
O povo japonês é digno de tudo o que conquistou no pós guerra ! Povo diligente e ético. Como imigrante, muito contribuiu para o engrandecimento do Brasil ! Sinto um grande apreço, simpatia e respeito pelo povo japonês e, para a nossa sorte,, o Brasil sempre manteve boas relações com o Japão.
Estive em Boston, em 2019 , por dez dias. Percebi algumas destas coisas aqui relatadas no vídeo.
Encontrei gente super simpática e gentil, que percebeu que eu era estrangeiro e me ajudou. E encontrei gente grossa e antipática.
Mas tive uma boa impressão geral no final das contas.
Assim como no avião, há sempre saquinhos para coletar o absorvente, antes de jogar ao lixo. Qdo não tem, enrolo bem no papel higiênico primeiro.
Estava procurando esse comentário, sobre o que fazer com o absorvente. Mas coloca no saquinho e depois descarta onde?
Tem uma latinha com tampa do lado de onde o papel higiênico está, absorvente interno, vai na descarga, absorvente externo, você enrola no papel higiênico, coloca dentro do saquinho e põe dentro da caixa/latinha que está afixada na parede!
Entendo perfeitamente que se estou em outro país devo respeitar a cultura de lá, mas pra mim a que mais me incomoda é essa da gorjeta, quero pagar apenas pelo que consumi.
tbm não entendo essa porcaria. eu respeito, q nem vc falou, mas se a pessoa já ganha um salário, pq eu tenho q pagar a mais? então deviam aumentar o salário, não é culpa do cliente. a pessoa não vai dar gorjeta pra um advogado ou médico ou pro recepcionista, por ex., pq tem que dar pro garçom, pro assistente? não entendo, salário é salário.
Esses trabalhos tem o salario baixo exatamente por isso, pense assim
Se o server recebe um salario “bom”, o custo aumenta, nao necessariamente a qualidade do servico aumenta.
Se o server recebe um salario “baixo”, o custo abaixa e todo mundo “trabalha” para dar o melhor servico para ser recompensado por isso.
No primeiro exemplo, se ele atender/vender pouco, ele nao se importaria, afinal o salario esta garantido
No segundo exemplo, quanto mais ele atender/vender (visto que a cifra vai aumentar), teoricamente, mais ele vai ganhar…resultado sera um servico melhor, mais prestativo, mais agil e a economia gira melhor, garanto rs
Sim.
Moro aqui muito tempo e achava errado mas a maioria dos atendentes de restaurantes, seus salarios sao as gorjetas.
Meu menino trabalhava em um restaurante., ganhava $ 8,00 a hora é muito pouco.
Entao a gorjeta que realmente é o salario.
Obs. Falamos de restaurante... essas sanduicheiria tipo burger King, Wendy's,
Cristal, Mac donald, steakshake nao cobram gorjeta nao.
@@meuconsagrado graças a Deus, aqui temos essa opção de dar gorjeta ou não. Nem sempre temos dinheiro pra dar a mais.
Eu so acho exagero pelo fato de ser muito caro pra quem mora no Brasil, a pessoa volta mais pobre que antes kkkk
Pelo q vi nem se trata de característica cultural, mas de educação mesmo! Eu me adaptaria com isso sem problemas, aliás, anseio por algo assim! O pessoal daqui confunde ser "espaçoso e inconveniente" com intimidade, calor humano ou coisa q o valha!
Não se trata de característica cultural, e tampouco questão de educação. Os empresários americanos, se aproveitando de que não existem leis trabalhistas naquele país, repassaram os custos de manter os seus empregados para a sociedade e os estrangeiros. Já que remuneram extremamente mal, seus funcionários. E muitas vezes a gorjeta já vem incluída na conta, se você não prestar atenção, acaba dando duas vezes. Uma desonestidade de muitos estabelecimentos.
Em relação às gorjetas não.
Fui comprar um celular e quando terminei fui agradecer batendo no ombro do vendedor e ele puxou o ombro e eu fiquei no vácuo. Então minha filha me chamou a atenção para não tocar nas pessoas. Nunca esqueci. Acho que talvez se estendesse a mão para agradecer, talvez eles também não gostassem.
Estender a mão é ok, mas contato físico como toque, tocar no ombro, costas um contato físico diferente de aperto de mãos, eles não gostam.
Eu sou brasileira e não gosto que me toquem.
A regra da escada aqui em São Paulo existe no metrô 😂👍🏻
Eu estava no metrô outro dia pensando exatamente isso, eu acho que quem quer descer os degraus deveria descer pela escada normal, já que a escada rolante é para quem quer descer sem se mexer, aí o povo cria essa "regra" da pressa e metade da escada rolante vira uma escada, normal... Kkkk
Eu queria que no metrô do Rio fizessem isso também.
ja sai arrastando muito idiota que estava na esquerda atrapalhando... rss
@@viniciusmartin idiotice é andar na escada rolante. Foi feita pra ficar parado nela. Nunca vi ninguém pular dentro do elevador pra subir mais rápido, então a ideia é a mesma.
@@ZXdesignWEB Concordo. Também acho um disparate esse pessoal que usa escada rolante pra andar. Pô, vai de escada normal então! Alguém fica pulando dentro do elevador pra subir mais rápido?? Kkkkk
Não entendo dar Gorjeta para alguém fazer o serviço para o qual já está sendo pago para fazer. Seria como ir ao banco e dar Gorjeta ao gerente por ele ter atendido!
Nunca se dá gorjeta ao dono, mas sempre a quem está lhe servindo. O salário de garçons é bem baixo lá, portanto, o salário deles depende das gorjetas.
Vc já comeu muita pizza cuspida nessa vida..
Bem vindo ao país do capitalismo selvagem...
A gorgeta faz parte do salário do garçon. O salário do restaurante é baixo porque considera isso.
É pq mtos empregos nos states, o seu salario é so a gorjeta. Triste.
Meus parabéns pelo video. A educação vem de berço. Os brasileiros precisam muito de uma mudança na cultura educativa, principalmente na parte onde lembrar que o mundo não é só seu. Há outras pessoas que precisam do ambiente público em que você se encontra, onde o mesmo, não foi feito só para você.
Meu parabéns aos N.A., pela educação e consciência pelo respeito ao próximo.
Vou com certa frequencia aos EUA a trabalho, e com relação a 2 pontos não me preocupo nem um pouco em NÃO seguir os protocolos a risca:
1° - Gorjeta, como comentou, é super importante pra eles mas tb precisam entender que atendem TURISTAS e dessa forma, são outros hábitos e nem todo mundo ganha em dólar! Sempre deixo em torno de 15% e nem ligo pra comentários.
2° - Liberar mesa, não sou de enrolar mas se o estabelecimento tem mesas limpas e disponíveis pq preciso me apressar?
Para turistas brasileiros que não querem dar gorjetas, eu adoraria ver os amercianos cobrando mais caro pela comida, bebida, etc. Igualzinho fazem no Brasil, quando cobram mais caros de turistas só por serem turistas. Assim os brasileiros não precisariam dar gorjetas nos EUA, pois assim como os turitas no Brasil, já estariam sendo roubados pelo preço inflado dos produtos kkkkk
@@karinedalberto4542se você tem que dar a gorjeta para não vir uma maluca gritando atrás de você porque você não deu a gorjeta, meio que não é gorjeta, você já é roubado ali de qualquer jeito. É tipo um jeito mais educado de roubar o cliente gringo kpskpskpskps
Isso de reclamar qdo o sujeito fica embaçando pra fazer o pedido tá mais que certo. Brasileiro é folgado.
As vezes é simplesmente desconhecimento. Na minha primeira vez fora do pais, num shopping, parei para ver o que tinha para comer em uma lanchonete. Fiquei lendo o cardapio nas tvs, de longe. Quando percebi tinha uma fila de gente atras de mim :) Maior vergonha, fui para frente e pedi a primeira coisa que vi no balcão :)
Eles são assim com os próprios, imagina terceiros, ainda mas brasileiros kkk
@@mtrivelin kkk..até longe lembro da minha primeira vez nos eua, fui logo num mac e pedi "can i have a number one with a coke"...a mulher me pergutna "regular or normal' em uma velocidade que não entendi nada, mó vergonha tive que pedir para ela falar devagar..aí foi, pronto...trauma passado, agora me viro bem..tem que desenrolar
Boa noite
Cara! Aqui no Japão se vc cuspir no chãoooo, os japoneses te olham com um olhar de ódio que parece q deseja a sua morte kkkk
Com razão né? Gente porca que cospe no chão. Nojento isso.
@@marisapedrelli5403 vdd
Kkkk até eu iia olhar de ódio, isso é nojento
Isso não precisa ser no Japão, cuspir no chão é nojento em qualquer lugar, coisa de gente porca
João carlos Marconi sim, mas no Japão você pode até ser multado se cuspir pela janela de um carro...
Jogar lixo errado. Você é multado...
No saco de lixo tem que por nome e endereço pq se na hora da reciclagem estiver lixo misturado o correio vai te levar uma surpresinha kkk
Obrigado por compartilhar, são experiências muito ricas e eles são, em sua maioria, muito diferentes de nós, inclusive não se pode beber nas praias e nem em lugares públicos, independente da sua idade. Um fato interessante é que, mesmo que eles horror a demoras em filas, eles não se importam quando você conta o seu dinheiro, mesmo que seja um mundo de moedas, pois eles valorizam muito cada centavo, em todo o tempo que estive nos Estados Unidos, nunca vi darem ou cobrarem um único centavo errado. Quando eu estive na Florida percebi que a vida lá é diferente dos grandes centros, talvez por causa da grande quantidade de Americanos idosos, é mais comum chegarmos com o meu afilhado e eles brincarem com a gente ou com ele... por outro lado... São Paulo, principalmente no centro, você não vai se aproximar muito de criança sem que os pais tenham este mesmo comportamento que você falou. Alias, em qualquer lugar em São Paulo, nas escadas rolantes a esquerda é para circulação... Se pegar horários de picos então... você sobe na marra... irão te empurrar sem piedade... pois muitos gastam de 2 a 5 horas para ir e vir do trabalho... cada minuto conta. Isso é para dizer que independente do país, tem lugares mais calmos e mais agitados... e assim como temos favelas, temos cidades de primeiro mundo... alias, tem lugares no Brasil que já estamos na 5 revolução tecnológica e outros que nem chegaram na primeira ainda. Seja como for... o mundo é muito rico com a diferenças culturais.
Muito bom seu comentario, parabens. Num mar de comentarios mediocres e infantis o seu eleva o nivel , obrigado !
Adorei seus comentários, agregou muito. Obrigada
Verdade, aqui São Paulo tem pessoas de todos os lugares do mundo e tento sempre tratar as pessoas de forma que não ofenda seus costumes mesmo que não estejam em seus locais de origem, por exemplo os chineses, que são pessoas mais reservadas e muitos brasileiros os consideram arrogantes por irem direto ao assunto quando se trata de negocios, mas eu acredito que direticidade possa ser apenas uma barreira do idioma, tal como o "i want", quando não se trata da língua nativa somos muito mais diretos no que queremos dizer e pode soar como irritabilidade, mas é só o básico da comunicação.
Existem bares na praia que colocam guarda-sóis na areia e nestes lugares você pode beber assim como também pode beber em barzinhos com mesas e cadeiras na calçada.
@@mnsv1720não sei se em todos os estados mas nos 2 estados em que morei você paga para desfrutar a praia e recebe uma pulseirinha com a data
Você pode sair pra comer fazer compras no board walk e voltar para a praia
Sobre bebidas alcoolicas, em 2015 eu estava na festa do 4 de julho em NY. Havia um cercado da policia, na area da "festa" para ver os fogos. Ali a bebida era liberada. Mas ao tentar sair, fui barrado. O policial educadamente disse q nao se podia beber em publico na cidade. Imaginem uma Lei dessa no Brasil?
Outra :
No Brasil, qdo estamos comendo ou bebendo algo, sempre oferecemos por educação. Nos EUA, é mal visto, chegam a responder que se quiserem compram.
Melhor que sobra então, porra! kkkkkkkk
@@brunuazeredo tbm acho. Kkkkk
Gente mal educada
@@roseaneoliveira7480 esquisito. Um amigo falou que pra eles é como se fosse humilhar.
@@Alex-jd9oc eles devem pensar: "Tá pensando que eu tô passando fome? Preciso de caridade não". kkkkkk
Olha, eu cheguei no aeroporto de new arch com três amigas e várias malas que estavam numa van que nos levou no aeroporto. Bom, pedimos um carregador de malas. Ao final, dei 5 dólares pro cara e ele se recusou a receber pq ele exigiu 5 dólares por mala e nós não tínhamos mais tanto dinheiro assim. Acabamos dando 20 dólares e o cara saiu reclamando e olhando feio. Senti muito medo da agressividade dele.
Nusss
Isso eles tinham que levar em consideração pq os turistas não ganham em dólar e é muito pesado pra gente pagar tanta gorjeta assim.
Complicado .....
Depois o brasileiro é que é mal educado!
Qdo eu estive no aeroporto em Newark fui pedir informação pra uma funcionária de segurança e ela foi grosseira falou pra eu pedir informações no guichê de informação. .. Aff. E no JFK em NYC eu pus a mala do lado errado e o cara mandou eu tirar e por de novo.... Realmente as coisas lá funcionam muito bem, mas poderiam ser mais corteses com os estrangeiros.
Essa da escada e do papael higiênico no vaso é igual no japao eu morei la gde abraço adoro suas aulas bj
Moro em Teresina, aki todas pessoas jogando papel no vaso
Ele exagerou em muitas coisas para fazer o vídeo atrativo👎
É igual no mundo todo só nos que colocamos no lixo. Na Europa também é assim.
CARINHA!! PARABÉNS! VERDADEIRA AULA!! quando você fala da escada rolante, me faz lembrar do quanto brasileiro é folgado e sem noção!! Vemos isso diariamente principalmente no supermercado!! As pessoas atravessa o carrinho entre as gôndolas, vira as costas e ficam mexendo nas mercadorias!!! É MUITO irritante!!!!
Tem um lance que me deixa indignado no Brasil é quando você para o carro para dar preferência para o pedestre passar na faixa e ele atravessa na maior camera lenta. Eu só ententdo isso quando a pessoa é idosa com limitações ou ela está com algum problema.
Também fico indignada, tem gente que pensa que está desfilando, que a gente parou para admirá-la andando.
Na bahia, param bem na sua frente e tiram self e se pereceber que vc não gostou tiram mais algumas.
como sou motorista sei o quanto isso é desagradável, então, das vezes que estou à pé e algum motorista para o carro para eu atravessar eu dou um jóia com a mão e atravesso correndo.
Se ao invés da faixa tivesse um sinal de trânsito e a pessoa atravessasse lentamente e mesmo depois de atravessar o sinal ainda continuasse vermelho para os carros mais um tempo, ninguém reclamaria do sinal.
Aqui em Sampa isso foi uma lei q não pegou. Se der vacilo, mesmo na faixa, a maioria dos motoristas fingem que não te viu. Quando eles esperam, tem que tomar cuidado com a outra fila de carros, para não ser atropelado (principalmente pela maioria das motos). Existem também muitos motorista educados, por sorte.
Em São Paulo se você atrapalhar a passagem da esquerda no metrô, passam por cima! Kkkkk
No RJ tanto faz esquerda ou direita, vão te atropelar do mesmo jeito KKK
@@Nana-tg1xv kkkkkkk MISERICÓRDIA
E com razão né, tempo é precioso! Rs
@@Nana-tg1xv no Rio te empurram pra puxar a carteira alémm da folga e falta de educação.
Aqui onde moro não tem isso não qualquer lado é lado más não fique lerdando não que te atropelam na entrada do ônibus
Muito bom!!!👏👏👏...algumas dessas dicas eu percebi tbm na prática. Vc tá confirmando as minhas impressões.
Na Europa eles já ficam bravos se vc tiver pressa na fila. Não atendem o próximo da fila enquanto não entregar o filé com batatas do primeiro.
Lucas, eu vi o que você falou sobre manter à direita na subida numa escada rolante. Eu estava com uma pequena turma. No sopé da escada notei que estava meio enrolado ao subir. Ninguém reclamando. Só que em em baixo e no meio do corrimão havia a mesma placa dizendo em inglês (nós estávamos em Londres): se você quiser subir, permaneça à sua direita. Quando comecei a subir, notei que dois amigos estavam um na direita (ok) e o outro no meio da escada atrapalhando quem quisesse subir rápido. Não deu problema porque ninguém reparou ou mesmo um vigia. Mas mostrei para minha irmã que estava atrás de mim, a gafe que o segundo amigo estava dando. Aquela fileira no lado direito e somente o outro amigo no meio da escada. Dei um desconto pois os dois não sabiam em nada de inglês. O importante é que o brasileiro não tem regra. É sem educação mesmo. É o que você falou aí. Como dizia um ditado do tempo dos romanos: ESTANDO EM ROMA, HAJA COMO UM ROMANO. Ok. Obrigado.
Sou americano e quando eu pedia alguma coisa dos meus amigos brasileiros, achavam engraçado que eu dizia assim “pode me dar tal coisa?” ou “posso ter isso ou aquilo?” Agora eu sei por quê kkkkk
É verdade aqui até usamos o ''want'' mas com o queria/gostaria para dar uma suavizada...
Eu não acho engraçado não eu acho educado, aliás é assim que eu falo.
@Gilson Dee kkkk será que ele entendeu sem jogar no google
Pois bem, eu digo, I WANT...., acho super normal e nunca tive nenhum problema com isso, tudo depende da sua entonação de voz.
@@mnsv1720 hehe pode ser entendido, mas não é bem visto. Vai parecer q vc está dando uma ordem. É mais suave o ''i'd like'', ''may i have'', pq caso contrário vc não vai parecer um gringo pra eles, vão ter certeza
O lance da escada rolante é igual aqui em São Paulo.
😂MUITO BOM, deveria ter esse vídeo em todas telinhas do avião antes de vim para os EUA 👌👏👏👏
Na Inglaterra, onde eu estudei, também tem alguns hábitos semelhantes, como a falta de lixeira no banheiro e parar no lado direito da escada/esteira rolante para deixar quem está com pressa passar.
O pior é não poder ficar a vontade na hora de comer 😬..mas ficar bebado eu concordo com eles é muito desagradavel mesmo
Muito legal, muito boa sua didática. E obrigado pelos bizus, inclusive p não pagar mico lá fora. Graça e paz
Detesto isso do E.U.A ,DE TER QUE DAR DINHEIRO POR SERVIÇOS,TEM QUE PAGAR O QUE É DE OBRIGAÇÃO,A CORRIDA DO TAXI ,O LANCHE ,O CORTE DE CABELO AINDA QUEREM MAIS ???MAS ACREDITO QUE NÃO SEJA OBRIGATÓRIO?
Não adianta brazucas paga mico em todo lugar que vai 👎🇧🇷💩
Então a gente tem mais liberdade que eles ksksks
E mais educação tb
N é meio q liberdade, eles são mto pontuais nas coisas
Eu diria que eles levam algumas coisas mais a sério
Em muitas coisas sim. Eu moro aqui ha 33 anos. Logo volto. Aqui ja era.
Sim, meninas, absorvente é no lixo (e sim, todo banheiro tem lixo, apesar do papel higiênico ser jogado no vaso). Para evitar problemas, bebidas alcoólicas no carro devem ser transportadas sempre no porta-malas. Em muitos Estados, é ilegal ter bebidas abertas no carro.
E..mas uns tempos atrás cansei de atender americanos no Rio de janeiro e nada de gorjeta. Malandro eles..
Exatamente, eu também e ainda reclamaram dos 10% kkkkkkk
Kkkkkkk esses americanos pinta kkkk
@@chicosilva1325 uma sacanagem , mas muito reclamam do preço turista, eles não são burros, vão na padaria e compram um suco de laranja por 9 reais e no restaurante na beira da prais custa 18...por isso muito não dão gorjetas, pq eles sabem que estão cobrando a mais dele...o cara sai puto do restaurante. Já levei americanos pra jantar e almoçar aqui no Brasil e eles deixam gorjeta até mais que os 10%, mas quando sabem que não estão sendo roubados
@@joelsonf bem, verdade chega verão tudo aumenta, eu tenho um quiosque na praia, até para nós aqui, moro em Florianópolis chega essa época a matéria prima aumenta muito aí temos que repassar para os clientes, mas o meu suco de 500ml ainda é 10 reais kkkkk.
@@chicosilva1325 já morei em salvador, hoje tenho um pequeno comercio, preços aumentam, quando o movimento aumenta, tb...mas vc ir em uma mesa e cobrar um preço e na do lado cobrar outro pq escutou um sotaque é bemmm desonesto, quando morei na Bahia vi muito disso acontecer, tinha que falar pro cara..."ow meu Rei, moro aqui na rua de trás, me cobra preço de local"...e no Rio de janeiro os bares na orla são abusivos mesmo, eu nem frequento...ou então peço o cardápio antes de sentar, daí eu decido se vou comer ali ou não...
Tem um documentário de um Norte americano na internet, de quando ele esteve no Brasil e no final do vídeo ele diz: brasileiros não tem pressa!!! Kkk
Qual o nome dele??
Priscila Presley acho que é o Tim explica
Não me importo com os EUA.
@@keinlost7715 2 .
é que lá TIME IS MONEY
Apesar de cair de paraquedas aqui no vídeo, creio que sempre haverá mais alguma dica. Cai numa que me arrependo muito. Não houve nada demais, mas ficou chato, inexperiência, mesmo. Eu fui pedir uma informação a um policial e muito calmamente e educadamente chamei ele de SIR (Sim: Excuse me, sir!)... ele me deu a informação mas me olhou com cara de: quem vc acha que é? o certo é OFFICER.
*Ele não gostou do que,*
*achou...fosse uma*
*"Suposta Pegadinha"*
*👇...de mal gosto!*
*Liga nãum!😁😆*
Por outro lado, eles também terão que entender Q turista é turista e não tem a obrigação de saber todos os modos Norte Americano, a menos que ele seja um turista Norte Americano
Esse vídeo é show!
E quanto ao absorvente ou fio dental,ja existem o saquinho próprio,para colocar-lo...neste caso você leve sempre um saquinho na bolsa para usar-lo em momentos como estes.
Uma das coisa que eu odeio no Brasil e quando vai atravessar um sinal e a pessoas do outro lado vem de mãos dadas e bem na sua direção e não larga a outra de jeito nenhum e vc não consegue passar ,isso me dá muita raiva
tem que atravessar no meio.ehehe
Tem arrebentar a corrente 😅
Concordo
Aqui em São Paulo, é até recomendado sempre deixar a esquerda livre na escada rolante do metrô, e quando não respeita isso, a gente fica muito puto!
Que bom que isso está pegando aqui no Brasil. Vivenciei essa coisa da escada rolante em Portugal. Realmente, uma pessoa civilizada deixa a esquerda livre para os apressados.
Puta fico eu, nunca entendi essa história. Escada rolante é para ficar parado tem pressa suba pela escada normal.
@@yasminnasser5306 não né filha. A escada rolante com a pessoa andando sobe muito mais rápido, dã. Quero ver se um dia vc tiver atrasada e um Zé ruela parado na tua frente pra vc ver.
Existem várias expressões que estrangeiros (não só brasileiros) utilizam nos EUA que soam rude para eles, eu acrescentaria nessa lista uma muito intuitiva que é quando não entendemos algo ou precisamos de mais detalhes e falamos "What?", que seria equivalente quando falamos "O que?" em português. Prefira "Sorry?" (com um tom de pergunta). Essa da gorjeta também já passei por isso. Almocei com a família em um restaurante em NY e a garçonete foi super atenciosa, nos explicou cada prato, etc. Na hora de pagar, veio a conta e na linha onde estava "tip" (gorjeta), eu passei um traço. A garçonete ficou visivelmente com raiva. Até hoje, lembro o nome dela porque essa história me marcou (era Rebecca). Essa questão de ficar de um lado da escada rolante, acho que é quase que universal (já presenciei reprovação em público em vários outros países). Parabéns pela compilação.
É por isso e muito mais que eu admiro esta potência mundial que é os EUA da América!
Obrigada!
Show!!
Moro na área de Boston/MA há quase 30 anos e neste período morei em Boca Raton/FL por 4 anos. Muito boa as tuas dicas. No intuito de somar deixo algumas notas: quanto a bebida, abaixo de 21 anos nem pode ajudar o pai (adulto) a carregar a bebida dentro do liquor store, é o adulto que tem que carregar; é preciso lembrar que o fixo dos garçons é muito baixo, por isso a gorjeta é importante e quanto as crianças isso é muito sério por aqui, logo tenha isso sempre em mente. Acrescento que o assédio, seja ele qual for, da cadeia, logo aquele cantada, por mais pequena que possa parecer, deve ser abolido da sua vida se vc quiser viver por aqui. Abraços!
*O QUE FAZER PRA DEIXAR UM “AMERICANO” PUTO:* dizer a ele que outros países além do dele também são americanos
Mentira isso nao tem nada disso aqui nao
São igual a robôs, tudo automático e programado, totalmente diferente dos brasileiros.
E o México tb se chama Estados Unidos kkk
Por isso que me refiro ao que é dos Estados Unidos como "estadunidense", pois americano é todo o continente americano.
Não , não, não...
Essa afirmação aí, ficou meio sem nexo...
Todos nós sabemos ou deduzimos, que qdo se diz "os americanos", está se referindo apenas aos Estados Unidos ( USA), e não aos demais países das Américas...deduz-se!
Isso exclui-se os demais países das outras Américas, (central e sul, além dos outros dois da América do norte)entendeu?!.
Pensar no pedido na hora de pedir também me deixa puto...
Tem outras 2: 1) NUNCA pergunte de catástrofes naturais ou demonstre curiosidade. Caí na besteira de perguntar na Florida como eles se preparam para furacões, com um ar de curiosidade... a pessoa ficou indignada "vc não quer saber como é um furacão, pessoas morrem". 2) Não reclame de processos burocráticos, como revista em aeroporto, etc- uma americana ficou bravíssima quando reclamei de tirar sapato e cinto: "isso é para a SUA segurança". Eles não gostam que questionem as autoridades.
Já perguntei várias vezes para vários estadunidense sobre catástrofes naturais, serial killers, massacres à mão armada para moradores locais e TODOS sempre me explicaram e até detalhadamente o que é viver na pele tudo isso. Eu nunca fui a pessoa que não faz pergunta com medo de deixar alguém ofendido, prefiro perguntar o que eu quero e deixar a pessoa escolher se vai me responder, seja onde for. E sempre acabo descobrindo MUITA coisa que jamais saberia sem perguntar.
Me desculpe, mas essa que você falou de catástrofes naturais não me parece que procede. Já reclamar das revistas nos aeroportos, por mais chatas que sejam, é um dos vários comportamentos estúpidos que alguns brasileiros tem ao visitar os EUA.
@@karinedalberto4542 concordo, comentários estúpidos e inconvenientes como o seu são comuns.
experiência anedótica...
@@dribe2010 Não, nervosinho. O meu comentário não tem nada de estúpido. Reclamar da preocupação com a segurança de todos na vistoria do aeroporto é a verdadeira estupidez.
muito obrigado Lucas, estou preparando minha ida para os EUA, mi ajudaste bastante
Cruzar um estacionamento vazio pelas vagas, como fazemos no Brasil, é falta de educação.
Voce deve ir pelas ruas de acesso, nunca cruzar pelas vagas demarcadas.
Países sérios tem regras sociais diferentemente do Brasil onde cada um faz o que quer, onde incomodar os outros não tem importância.
Verdade. Por isso que aqui no Brasil é uma zona! Onde eu moro, não se dorme de quinta a domingo, pois tem um bar aqui na esquina que coloca funk e pagode tão alto que chega mexer com as janelas da sala. 😡
Olha me desculpa mas os Estados Unidos é TUDO menos sério tipo vc já olhou pros lunáticos que existem lá ?
Não fica imaginando que todo americano age de maneira correta não, podem ser piores em comportamento que os brasileiros. Muitas vezes a bronca só vem porque sabem que vc é estrangeiro.
@@nathanalves3284 Americanos são Lunáticos? Meu irmão, você mora em um país onde um ex presidiário tá concorrendo à presidência da republica e segundo as pesquisas está na liderança e os americanos que são lunáticos e o Brasil é um país serio? Você só pode estar brincando!
@@veronicanascimento5289 Esse é o Brasil, e experimenta ir lá pedir pra desligarem o som pra ver?! Não só fazem o que querem como se sentem no direito de fazer, e ai de quem reclamar.
Faça um vídeo para os Americanos, falando o que nós brasileiros não gostamos. Já vi Americano mijando na rua aqui.
Eu já vi um grupo de gringos americanos no aeroporto de Fortaleza trocarem de roupa no meio do povo, os homens ficaram de cuecas e as mulheres de calcinha e sutiã. Isso tb é a cultura americana??? Se trocavam e dacam risadas, até que alguém do aeroporto mandou-os ao banheiro. Foram debochando.
Marlene Malaquias,
E brasileiro nao mija na rua....INTERROGACAO
Em toda festa popular brasileira, homens e mulheres mijam em qualquer lugar!!!!!!
Esse amercano aprendeu aqui isso, pq lá ele é preso cabuloso se mijar na rua
Mas eles vão para o Brasil se drogar e fazer merda porque lá não podem, cansei de ver americanos(as) perderem a linha na Lapa, no RJ
@@alladinandarilhobrazuca6357 o que ela quis dizer é que o povo americano se acha e critica e julga os demais povos, mas são piores pq são hipócritas.
I live here for over 40 years and I love it 😻. I am an American Citizen for many years and ❤
Algo que me irrita bastante são as pessoas em compra no supermercado: agem como se fossem as únicas que precisam usar o espaço: param o carrinho e ficam olhando os produtos ou falando ao telefone, isso quando não deixam o carrinho atrapalhando a passagem enquanto dão um "rolê" por aí...
Não sei se em outros lugares do Brasil também é assim
Carrinho parado no meio do caminho saio empurrando e fico de longe curtindo o folgado procurar kkkkkk
No Brasil os corredores dos supermercados são muito estreitos.
Há os que deixam o carrinho do supermercado atrás do carro do próximo ou ocupando uma vaga.
O outro que se vire
Eu nunca iria saber do “I want” se eu não tivesse caído aqui. Agradeço a aulinha 👏🏻👏🏻👏🏻❤️
Eu tbm
No Brasil também é rude dizer EU QUERO. Sempre dizemos EU QUERIA, VOCÊ PODE ME TRAZER TAL COISA ou de algum outro jeito.
Eu acho que uma por favor resolve tudo, ao menos aqui no Brasil, "Eu quero uma salada, por favor" não é rude.
Papel higiênico na lixeira, na Europa, também não pode...
O aeroporto de Madrid estava abarrotado de papel no chão, na pia , em baixo da porta. Fiquei horrorizada!
Nem assento tem as vezes..
@@fabriciaserra942 e acha que aeroporto internacional é a melhor representação de um país?
@@TheVingadorT é o começo criatura! As casas que fui tbm precisei pular para não pisar na sujeira! Por incrível que pareça, as casas limpas eram de brasileiros casados com os estrangeiros, sem contar os restaurantes, as cozinhas tenebrosas! Ah tenho propriedade para falar....morei e trabalhei 1 ano. Não foram apenas 15 dias não 😉
@@fabriciaserra942 15 dias... um ano. Eu conheço há um pouquinho mais. Além de que não existe "uma espanha". A Espanha é um conjunto de nações, bem distintas entre si, e nenhuma delas representada por um aeroporto internacional, onde provavelmente a maioria das pessoas que lá passam nem são espanholas.