Trocentos nos me indagando sobre os resistores e voltagem correta pra eletreto, sendo eu músico e precisar dele em diversas ocasiões....esse é o primeiro e único vídeo que me esclareceu totalmente de maneira que agora sim posso montar meus projetos, muitíssimo obrigado!!!! Inscrito e curtindo aos montes aq....
Boa tarde. Eu montei um microfone de mesa para uso em radioamadorismo com o eletreto da panasonic WM70, ficou excelente, qualidade de áudio muito boa. Antes montei com eletreto comum de 3,00, não ficou tão bom. Realmente os de menor valor tem qualidade inferior. Parabéns pelos vídeos. Abraço.
Excelente vídeo como sempre! Apenas pra agregar um pouco, aquele microfone que vc apresentou que é utilizado em aparelhos celulares na verdade é o motor de vibração do aparelho. Muito obrigado por nos fornecer um conteúdo tão rico.
Eu comprei um microfone de eletreto Leson no mercado livre usado e no estado, só que esta com a capsula de eletreto queimada, eu fiquei admirado como tamanho desta capsula é muito grande, é quase a metade do tamanho de uma capsula de microfone dinamico.
Parabéns pelo vídeo, excelente explicação, tenho uma dúvida, pretendo fazer uma captação com eletreto para meu acordeom, vi vários esquemas na internet, alguns ligando os eletretos em série e outros em paralelo, gostaria de saber qual é melhor?
É excelente essa série dissecando componentes eletrônicos, já usei várias vezes essa série pra tirar dúvidas, esses dias mesmo usei pra tirar uma dúvida sobre acopladores ópticos.
Rapaz, esta semana eu montei um circuitinho ( clap swicth); tenho 3 eletretos usados, não dei certo com nenhum! Kkkk agora com sua aula; percebi que liguei o dito erroneamente, o abençoado não tem identificação do + e eu acabei trocando as bolas, deu tudo errado kkkk Agora vou comprar novos e tentar novamente se der certo; lhe pago um café!
Meu amigo excelente essa aula! Vc mostrou só o necessário de uma forma simples e objetiva, e creio que muita gente não sabia como ligar esse pequenino microfone. Quando vejo ele lembro daqueles pequenos transmissores espião que vinham nas revistas de eletrônica antigamente. Como o Scorpion Muito legal! Já deixando o like!
@@Electrolab-Eletronica O Professor Newton C. Braga, contou que uma vez viu o tal Romeu Tuma que foi do governo do Figueiredo, entrado em lojas da Santa Efigênia procurando o tal Scorpion, isso na época que ele era Chefe de Policia ou Delegado da Policia Federal, ná época todo mundo queria um micro transmissor destes
Sim, é possível. Não tem como ajustar a sensibilidade, salvo por meios acústicos, inserindo ele num encapsulamento que permita que ele fique mais direcional. Pode ajustar o ganho através de um circuito pré-amplificador.
Amigo,Tu ja viu aqueles microfones sem fio de lapela que conecta no celular ,sera que se colocar um de eletreto no lugar do micro que vem vai melhorar a qualidade dele ?
Depende, muitos deles já usam eletretos, assim poderia melhorar se colocar um de qualidade melhor. Se foi outro tipo de microfone, como um dinâmico por exemplo, pode piorar se trocar por um destes.
Não conheço a construção desses cigarros, mas esse tipo de microfone com certeza pode ser usado como sensor de pressão, já que o som é uma onda mecânica e pela sua alta sensibilidade, poderia detectar variações mínimas da pressão do ar.
Valeu Elói! Grato! Excelente aula, digna de professor, aproveitando deixo registrado meus agradecimentos ao amigo e à todos mestres pela data de hoje, e com MUITO CARINHO! Abraço e ótimo dia/data natalícia! PS: No vídeo anterior lhe perguntei do tempo de carga da bateria do aparelho Calibrador de Referência, e ao estar utilizando nessa quarta a mesma esgotou, coloquei para carga (foi a primeira) e realmente o LED fica aceso e "apaga" em duas horas (fica com uma tênue luminosidade) o que pode ser considerado apagado, deixei por ser a primeira carga (recarga) mais uma hora e dando por satisfeito retirei da carga....deixei na embalagem a observação. Grato mais uma vez, forte abraço!
@@Electrolab-Eletronica Creio também! Motivo de deixar escrito é para não esquecer (não veio na época com manual e nenhuma citação, nem mesmo no site onde comprei, consegui através de ti as preciosas informações... Abraço/ótimo fim de semana e um bom café, para o meu está quase na hora e como você já o disse é uma hora a mais do costume daqui da minha Região!
Parabéns pelo video amigo... muito bom. Me fala uma coisa, se puder: qual eletreto você indica para utilização em um microfone condensado, estes tipo pescoço de ganso... segundo algumas características que vi, eles trabalham entre 2,5 e 48v dc... (utilizam phanton power)... Se você puder indicar uma loja online que tenha componente de qualidade, eu agradeço...
Olá Sergio, nesse caso, a escolha do componente de eletreto adequado depende de vários fatores, incluindo a faixa de tensão de operação, sensibilidade, tamanho e qualidade de som desejada. Algumas opções que são amplamente utilizados nesses microfones são o Panasonic WM-61A, faixa de tensão 2V a 10V DC e sensibilidade -35 dB, o Knowles EK-23132, faixa de tensão 2V a 10V DC e sensibilidade: -38 dB e o Primo EM172, faixa de tensão 2V a 10V DC e sensibilidade -28 dB. Infelizmente não saberia indicar as lojas online que têm eles, precisaria pesquisar.
Sim, muitos microfones de eletreto têm padrão polar cardióde, mas normalmente não vem especificado no modelo avulso, apenas em microfones comerciais que usem esse tipo de mic internamente.
Professor, peguei um exemplo de circuito com led rtmico que usa este tipo de microfone. Entao de acordo com o barulho captado o led pisca. mas tem um problema. O microfone precisa ficar colado no alto falante... tem como deixar mais sensivel? Obrigado!
Lembro quando tinha16 anos e fiz vários com pré amp. Modificados para várias faixas de frequência, para microfones bateria e violão, na época que mic dinâmico eram bem mais caros.🤔💰💰💰
Eiii você aí que esta lendo, 🍃✨Vá firme na direção da sua meta, porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza!! Uma ótima semana para você🙌🏻❤🍃
Certa vez eu precisei de um transistor 2N3819, jfet, pricurei e não achei para a venda. Então eu desmontei um microfone de eletreto, dentro tinha transistor jfet tão bom quanto o que precisava. rss
Eu usei um desses dentro do meu violão, porém pra conseguir abranger maior frequencia, eu não coloquei o filtro capacitivo, apenas o resistor pra regular a tensão no microfone, o capacitor deixava o som muito oco e frouxo, quando tirei, ficou maravilhoso o som da acústica do violão mesclada ao microfone com o piezo
Sim, o problema é que entra nível DC da alimentação do eletreto no amplificador e isso pode (em alguns casos) ser prejudicial ao equipamento. Pode experimentar valores diferentes de capacitor até que funcione melhor, lembrando que para mais graves os capacitores são maiores e para mais agudos menores.
@@Electrolab-Eletronica seria pra ter o corte né, então, eu uso um preamp antes de ligar direto no pc pra não correr riscos, mas esse preamp não é dedicado pro mic de eletreto, seria mais pra um D.I. Box pra não entrar o som seco direto no pc, se bem que no pc você não precisa alimentar o mic de eletreto, ele ja tem a alimentação no circuito
Amigo muito boa sua explicação.. parabéns.. porem eu tenho uma seguinte situação.. tenho um microfone de lapela ligado em um bodypack, a conexão é feita em um eletreto de dois polos, e a tensão de saida do bodypack da 2,45V.. só que quando eu ligo o eletreto no bodypack o sinal entra muito alto e isso faz o bodypack distorcer.. eu tentei por um potenciômetro pra baixar o volume , porem parece que tiro a tensão de trabalho do microfone e ele fica falhando :(.. como consigo atenuar o volume do microfone sem que a tensão deixe de chegar? Obrigado
Olá Hélio, uma das formas, mantendo esse eletreto, seria alimentar direto e colocar o potenciômetro depois do capacitor para atenuar o sinal ou ainda trocar por um de 3 terminais e alimentar direto.
Acho que entendi amigo…. Existe alguma forma de entrar em contato com você pra uma pequena orientação sobre a forma de agregar esse circuito ao bodypack? Tenho umas duvidas sobre a alimentação.. acredito que posso puxar diretamente das pilhas, porem existe uma alimentação de 2,5v na entrada do pre amplificador(jack) do bodypack.. isso não atrapalharia essa solução que vc me passou?Te agradeceria muito por 3 minutos que fosse de orientação.. entendo um pouco de eletronica, mas você mataria essa charada na minha cabeça em menos de um minuto..
Muito bom vídeo. Parabéns. Sugestão: Projeto para gravação do áudio sem necessidade de Arduino. Não achei nada no UA-cam, somente alguns projetos sobre o ISD1820, mas a maioria envolve o Arduino.
Olá. Obrigado pelo conteúdo e pelo canal. Preciso construir um super microfone com altíssima sensibilidade para camara anaecoica com sensibilidades entre 20hz a 50khz ou até mais se possível. Penso em utilizar vários microfones desses para criar uma rede de captação em série e assim, amplificar ainda mais a capacidade de ultrassons. Existe algum projeto assim? Conhece alguém que já tenha feito isso? Lembrando que será usado em câmaras anaecóicas, isoladas para pós gravação aumentar em vários decibéis o ganho. Obrigado!
Olá Marlos! Microfones de eletreto comuns não respondem a frequências na faixa de ultrassom, a maioria tem uma resposta flat até 25KHz e depois cai sensivelmente. Precisaria pesquisar microfones com banda larga.
Me fez lembrar de pastilha piezoelétrico que já vi sendo usada para captar variações na superfície de baterias eletrônicas pra serem convertidas em áudio.
Professor, faz tempo que mudei de área por força do mercado de trabalho, mas a eletrônica ficou como um tipo de hobby onde eu dou uma arejada na cabeça. Parece até estranho rsrs, ter um hobby onde matemática, física e elétrica são usados, mas é onde me sinto confortável.
Bom dia, excelente explicação. Porém como não sou tec em eletrônica, sou apenas um músico curioso kkk me veio uma dúvida...pretendo montar uma captação com eletretos para meu acordeon, e para o projeto, baseados em circuitos vendidos no mercado pretendo usar 4 eletretos do lado do teclado e 1 eletreto no lado dos baixos. A dúvida é...pra CADA eletreto coloco devo usar um resistor e um capacitor ou apenas um no primeiro eltreto ou seja no início do circuito?? Obrigado, estou me organizando pra comprar o seu curso de eletrônica geral, pois gostei muito da didática deste vídeo.
Olá Osvaldo! O ideal é usar um conjunto para cada microfone. Lembrando que o curso de eletrônica geral é de terceiros não é meu, trata-se apenas de uma sugestão.
Ótima aula meu amigo Eloy. Como sempre, Muito Produtiva. Quando dispor de tempo, faça um projetinho com esse Microfone, como um Comunicador FM. Uma utilidade para Capacetes de Moto por exemplo. Seria interessante esses pequenos Projetos no Canal. As Pessoas Gostam. Abração.🐺👍
Sim, é possível usar um microfone de eletreto para analisar a resposta de frequência de equipamentos de som, caixas acústicas e sistemas de áudio, mas com algumas limitações. Microfones de eletreto têm um custo mais baixo e são amplamente usados em projetos de eletrônica DIY, gravação de voz e até em algumas medições. No entanto, eles não possuem a mesma linearidade ou resposta plana que microfones de medição específicos para áudio profissional, como os microfones condensadores calibrados. Se a ideia é ter uma noção geral, como verificar picos de frequência ou grandes irregularidades no som, o microfone de eletreto pode ser útil. Contudo, se precisar de dados mais precisos, será necessário recorrer a microfones de medição adequados.
Esses microfone que compra tem um circuito dentro e liga direto na entrada do microfone no amplificador , sem alimentação no circuito ? VC tem esse circuito ?
Não tem meu amigo, eu abri o microfone e vi o circuito, não tem bateria interna. Sai três fios vermelho, preto e branco ligado aos três pinos que irá ser colocado o conector de 3 pinos e daí para o amplificador . Entendeu agora ?
@@Andremineirouai Não se trata de entender e sim de esclarecer. O microfone de eletreto de 2 ou 3 fios necessita de alimentação, conforme comentei no vídeo. Não importa se vem do amplificador ou de fonte externa. Sem ela, ele não funciona corretamente. Se o seu modelo tiver um microfone de eletreto dentro, ele precisará ser conectado a uma entrada compatível que forneça a alimentação. Amplificadores comuns em geral não têm essa entrada. Normalmente usam os chamados microfones dinâmicos.
Nota 10 para seu vídeo. Gostei muito. Você tem tudo a ver com microfone, se expressa bem e conhece do assunto. Esse projeto pode ser adaptado para um gerador de ultrassom ou um gerador de microfonia para afastar cachorros e gatos?
Possível é, mas não ideal, pois esses falantes de telefone não têm boa resposta em frequência, pois focam nas frequências da voz, portanto não são ideias para música por exemplo.
Muito bom seu vídeo. Me tira uma dúvida.. Qual esquema elétrico posso utilizar para aproveitar a saída de um mic de bobina (dinâmico) na entrada de uma aparelho que aceita microfones de lapela (eletreto)? Sei que não posso conectar diretamente, mas como devo acoplar um sistema em outro?
Obrigado Gustavo! O mic dinâmico não usa alimentação, com isso, na entrada direta para eletreto, precisaria eliminar o resistor que faz a alimentação do microfone nesse aparelho. Fora isso, talvez seja necessário usar um pré-amplificador (pode ser um amp op) na entrada, conforme o nível de sinal produzido por esse mic dinâmico, já que pode ser baixo em alguns casos em comparação ao de eletreto.
@@Electrolab-Eletronica Vou verificar com calma se entendi... mas a ideia é conectar o mic dinâmico no lugar (entrada) de um mic de lapela (eletreto). Acho que deveria haver um circuito para isolar a tensão que vem do transmissor para que não chegue no mic dinâmico.
Sim, você até pode colocar um capacitor em série que irá bloquear o DC, mas irá alterar a resposta em frequência também, o ideal é abrir o aparelho e desconectar a alimentação, para usar o dinâmico.
Amigo comprei um desses microfones já pronto pra ligar direto na entrada do microfone no amplificador ? Veio com problema , e abri o circuito interno não tem bateria, é alimentado pelo próprio cabo de som ?
Você pode reduzir a intensidade do sinal de saída. Algumas possibilidades seriam: Controle de Ganho no Dispositivo de Gravação/Amplificador: Se estiver usando um dispositivo externo, como uma placa de som, interface de áudio ou mixer, reduza o ganho ou ajuste o controle de volume associado à entrada do microfone. Ou atenuadores diretamente na saída do microfone (potenciômetro ou resistor), podem ser também pré-amplificadores de atenuação entre o microfone e o dispositivo de gravação para reduzir o nível de sinal que está sendo enviado. Ou ainda, colocar um pedaço feltro recortado na entrada de som do mic, para atenuar diretamente na entrada.
Muito bom amigo
Olá Dantes! Obrigado!
Meu prezado ! Você é muito bom extremamente Profissional e Didático ✌🏽👏🏽🙏🏽 Muito Prazer em assistir seus vídeos ....
Obrigado! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Que maravilha de explicação....muito obrigado
Obrigado!
Muito bom, aula mil.feliz dia do professor.valeu por compartilhar conhecimentos
Obrigado Fabiano!
Trocentos nos me indagando sobre os resistores e voltagem correta pra eletreto, sendo eu músico e precisar dele em diversas ocasiões....esse é o primeiro e único vídeo que me esclareceu totalmente de maneira que agora sim posso montar meus projetos, muitíssimo obrigado!!!! Inscrito e curtindo aos montes aq....
Valeu Miguel, seja bem-vindo ao canal!
voce é o cara. Muito obrigado pelo conteudo. Como sempre abraço
Obrigado Ricardo! Abcs!
Boa tarde. Eu montei um microfone de mesa para uso em radioamadorismo com o eletreto da panasonic WM70, ficou excelente, qualidade de áudio muito boa. Antes montei com eletreto comum de 3,00, não ficou tão bom. Realmente os de menor valor tem qualidade inferior. Parabéns pelos vídeos. Abraço.
Obrigado pelo relato Nei! Com certeza há grandes diferenças de qualidade entre os diversos modelos disponíveis! Abcs!
Olá Prof. boa aula
Obrigado José Carlos!
Excelente vídeo como sempre! Apenas pra agregar um pouco, aquele microfone que vc apresentou que é utilizado em aparelhos celulares na verdade é o motor de vibração do aparelho. Muito obrigado por nos fornecer um conteúdo tão rico.
Obrigado Adriano! Tem toda razão, ele estava na caixa junto com outros eletretos, mas de fato é o motor, rsrsrsr!
Obrigado pela aula!
Valeu Marcelo!
Grato pelo seu trabalho.
Obrigado Ricardo!
Eloy, a excelência na eletrônica. Abçs
Obrigado Álvaro! Abcs!
Parabéns . Excelente explicação !
Obrigado Luiz!
ótimo video! tava procurando por um video que ensinasse a fazer um microfone USB
Obrigado!
Muito bom o vídeos, muito bem explicado.
Obrigado Gilberto!
Boa demais a explicação
Obrigado José!
Que aula.
Valeu Raphael!
Muito bom. Parabéns pela vídeo-aula, parabéns pelo dia do professor e obrigado por compartilhar.
Obrigado Flavio!
Eu comprei um microfone de eletreto Leson no mercado livre usado e no estado, só que esta com a capsula de eletreto queimada, eu fiquei admirado como tamanho desta capsula é muito grande, é quase a metade do tamanho de uma capsula de microfone dinamico.
Ótimo vídeo.
Obrigado Ellyson!
Sua didática é a melhor 👏🏼👏🏼
Obrigado!!
Parabéns pelo vídeo, excelente explicação, tenho uma dúvida, pretendo fazer uma captação com eletreto para meu acordeom, vi vários esquemas na internet, alguns ligando os eletretos em série e outros em paralelo, gostaria de saber qual é melhor?
Olá Diese! Vai depender sempre do circuito e de quantos microfones serão ligados, a ligação mais simples é a em paralelo.
Muito bom e também muito bem explicado,assim como todas as aulas. Parabéns
Obrigado Elias!
Valeu pela ajuda. Muito bom vídeo e excelente explicação.
Obrigado André!
Excelente, acabou de ganhar mais um inscrito!!
Obrigado Allan! Seja bem-vindo ao canal!
É excelente essa série dissecando componentes eletrônicos, já usei várias vezes essa série pra tirar dúvidas, esses dias mesmo usei pra tirar uma dúvida sobre acopladores ópticos.
Obrigado!!
Show de bola!
Obrigado!
Rapaz, esta semana eu montei um circuitinho ( clap swicth); tenho 3 eletretos usados, não dei certo com nenhum! Kkkk agora com sua aula; percebi que liguei o dito erroneamente, o abençoado não tem identificação do + e eu acabei trocando as bolas, deu tudo errado kkkk
Agora vou comprar novos e tentar novamente se der certo; lhe pago um café!
Rsrsrsr, com certeza vai dar certo! Boa sorte no projeto!
Obrigado pela atenção e retorno, ótimo Domingo pra vc e família. Paz de Deus!
Meu amigo excelente essa aula!
Vc mostrou só o necessário de uma forma simples e objetiva, e creio que muita gente não sabia como ligar esse pequenino microfone.
Quando vejo ele lembro daqueles pequenos transmissores espião que vinham nas revistas de eletrônica antigamente.
Como o Scorpion
Muito legal!
Já deixando o like!
Obrigado Michel! Sim, meu primeiro eletreto foi justamente para montar um Scorpion!!!
@@Electrolab-Eletronica O Professor Newton C. Braga, contou que uma vez viu o tal Romeu Tuma que foi do governo do Figueiredo, entrado em lojas da Santa Efigênia procurando o tal Scorpion, isso na época que ele era Chefe de Policia ou Delegado da Policia Federal, ná época todo mundo queria um micro transmissor destes
Rsrsrsrr! Sim, era incrivelmente pequeno para a época e funcionava muito bem! Montei uns para amigos que queriam ter um de qualquer forma!
Eu nunca me decepcionei com os eletretos dos telefones panasonic . São otimos.
Sim, ótima qualidade!
Ótimas aula e didática. Você realmente tem um modo de explicar diferenciado. Parabéns!!!
Obrigado Tiago!
Você acha que dá para fazer uso pratico dentro de usinas siderurgicas onde sons exteriores podem atrapalhar? tem como regular quantos Db ele pega?
Sim, é possível. Não tem como ajustar a sensibilidade, salvo por meios acústicos, inserindo ele num encapsulamento que permita que ele fique mais direcional. Pode ajustar o ganho através de um circuito pré-amplificador.
Top sua explicação.
Obrigado!
Ajudou muuuuuito, pra eu usar uma pilha 1,5 v de quanto poderia ser o resistor ? 4 ou talvez 5 k?
Valeu Christian, tente um 4k7 ou 3k3, dependendo um pouco do modelo do microfone.
Eloy, como eu nunca trabalhei com micrones. Foi exelente aula! 😃👍👏🇪🇦🇧🇷
Obrigado Moacir!
Ótima aula. Obrigado. Não ficou nenhuma dúvida. Mais um like garantido.
Obrigado Evandro!
Amigo,Tu ja viu aqueles microfones sem fio de lapela que conecta no celular ,sera que se colocar um de eletreto no lugar do micro que vem vai melhorar a qualidade dele ?
Depende, muitos deles já usam eletretos, assim poderia melhorar se colocar um de qualidade melhor. Se foi outro tipo de microfone, como um dinâmico por exemplo, pode piorar se trocar por um destes.
Muito bom. Obrigado. Tô começando na eletrônica
Obrigado José! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Muito bom.
Obrigado! 73!
Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Feliz Natal e muita saúde.
Obrigado Leo! Feliz Natal!!
Amigo bacana seu vídeo. O menor pode ser usado em cigarro eletrônico porque? Como sensor de ar. Um microfone?
Não conheço a construção desses cigarros, mas esse tipo de microfone com certeza pode ser usado como sensor de pressão, já que o som é uma onda mecânica e pela sua alta sensibilidade, poderia detectar variações mínimas da pressão do ar.
Olá, serve para capitação de intrumento tipo pandeiro?
Olá Cristiano! Sim, normalmente muito usado na captação de instrumentos.
Valeu Elói!
Grato!
Excelente aula, digna de professor, aproveitando deixo registrado meus agradecimentos ao amigo e à todos mestres pela data de hoje, e com MUITO CARINHO!
Abraço e ótimo dia/data natalícia!
PS: No vídeo anterior lhe perguntei do tempo de carga da bateria do aparelho Calibrador de Referência, e ao estar utilizando nessa quarta a mesma esgotou, coloquei para carga (foi a primeira) e realmente o LED fica aceso e "apaga" em duas horas (fica com uma tênue luminosidade) o que pode ser considerado apagado, deixei por ser a primeira carga (recarga) mais uma hora e dando por satisfeito retirei da carga....deixei na embalagem a observação.
Grato mais uma vez, forte abraço!
Muito Obrigado Mario Sergio! Sim, creio que ele funcionará por um bom tempo agora.
@@Electrolab-Eletronica
Creio também!
Motivo de deixar escrito é para não esquecer (não veio na época com manual e nenhuma citação, nem mesmo no site onde comprei, consegui através de ti as preciosas informações...
Abraço/ótimo fim de semana e um bom café, para o meu está quase na hora e como você já o disse é uma hora a mais do costume daqui da minha Região!
Parabéns pela aula
Obrigado Valter!
Parabéns pelo seu trabalho muito boa explicação....!
Obrigado José!
Parabéns pelo video amigo... muito bom.
Me fala uma coisa, se puder: qual eletreto você indica para utilização em um microfone condensado, estes tipo pescoço de ganso... segundo algumas características que vi, eles trabalham entre 2,5 e 48v dc... (utilizam phanton power)...
Se você puder indicar uma loja online que tenha componente de qualidade, eu agradeço...
Olá Sergio, nesse caso, a escolha do componente de eletreto adequado depende de vários fatores, incluindo a faixa de tensão de operação, sensibilidade, tamanho e qualidade de som desejada. Algumas opções que são amplamente utilizados nesses microfones são o Panasonic WM-61A, faixa de tensão 2V a 10V DC e sensibilidade -35 dB, o Knowles EK-23132, faixa de tensão 2V a 10V DC e sensibilidade: -38 dB e o Primo EM172, faixa de tensão 2V a 10V DC e sensibilidade -28 dB. Infelizmente não saberia indicar as lojas online que têm eles, precisaria pesquisar.
@@Electrolab-Eletronica Gratidão amigo... as informações que você passou já me serão muito uteis.
Parabéns pela apresentação, bem objetivo.
Obrigado Mauri!
Ótimo conteúdo 👏👏👏
Obrigado!
Eloy... O Mestre dos mestres com suas superes aulas. Abraços.
Obrigado Romário!
Professor. Eles tem padrão polar?
Caso tenha, como identificar?
Grato.
Sim, muitos microfones de eletreto têm padrão polar cardióde, mas normalmente não vem especificado no modelo avulso, apenas em microfones comerciais que usem esse tipo de mic internamente.
Muito boa a explicação, parabéns grande mestre
Obrigado capitão!
Professor, peguei um exemplo de circuito com led rtmico que usa este tipo de microfone. Entao de acordo com o barulho captado o led pisca. mas tem um problema. O microfone precisa ficar colado no alto falante... tem como deixar mais sensivel? Obrigado!
Depende do circuito, precisaria incluir uma etapa amplificadora com um transistor ou um op amp para melhorar a sensibilidade.
@@Electrolab-Eletronica vou pesquisar sobre. Muito obrigado pelo direcionamento professor.
Estou fazendo uma escuta com aquelas plaquinhas minúscula que vende na internet, esse microfone é o Ideal?
Sim, tem alta sensibilidade e capta a uma boa distância.
Que massa man,professor de mão cheia perfeita a explicação 👏👏👏👏👏👍2,3
Obrigado!
Super LIKE
Obrigado Wolney!
Queria saber se pode ligar vários microfone de eletreto em série ou paralelo para se formar um só
Sim, é possível. muitos ligam eles em série, respeitando a polaridade (assim como se ligam as pilha em série).
@@Electrolab-Eletronica ok muito obrigado 👍
Muito boa explicação. Como sempre nesse canal.
Obrigado Fabio!
Professor, esses microfone para celular e pc tambem possuem esse resistor e esse capacitor? Obrigado pela atençao.
Geralmente sim, no circuito de entrada na placa.
Lembro quando tinha16 anos e fiz vários com pré amp. Modificados para várias faixas de frequência, para microfones bateria e violão, na época que mic dinâmico eram bem mais caros.🤔💰💰💰
Maravilha! E ótimo substituto!
Eiii você aí que esta lendo, 🍃✨Vá firme na direção da sua meta, porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza!! Uma ótima semana para você🙌🏻❤🍃
Muito obrigado Ronivon! Para você também muito sucesso!
Parabéns, meu mestre!
Obrigado Manoel!
Parabéns pelo excelente vídeo.
Obrigado Dilson!
Olá tudo bem
Eu estou a 3 dias procurando vídeos de como funciona o microfone eletreto no celular você tem algum vídeo desse para indica .
O funcionamento lá é igual aos demais circuitos, como comentado neste vídeo.
Certa vez eu precisei de um transistor 2N3819, jfet, pricurei e não achei para a venda.
Então eu desmontei um microfone de eletreto, dentro tinha transistor jfet tão bom quanto o que precisava. rss
Rsrsrsr, ótima solução!
Excellent merci 👍👋
Merci!!
Eu usei um desses dentro do meu violão, porém pra conseguir abranger maior frequencia, eu não coloquei o filtro capacitivo, apenas o resistor pra regular a tensão no microfone, o capacitor deixava o som muito oco e frouxo, quando tirei, ficou maravilhoso o som da acústica do violão mesclada ao microfone com o piezo
Sim, o problema é que entra nível DC da alimentação do eletreto no amplificador e isso pode (em alguns casos) ser prejudicial ao equipamento. Pode experimentar valores diferentes de capacitor até que funcione melhor, lembrando que para mais graves os capacitores são maiores e para mais agudos menores.
@@Electrolab-Eletronica seria pra ter o corte né, então, eu uso um preamp antes de ligar direto no pc pra não correr riscos, mas esse preamp não é dedicado pro mic de eletreto, seria mais pra um D.I. Box pra não entrar o som seco direto no pc, se bem que no pc você não precisa alimentar o mic de eletreto, ele ja tem a alimentação no circuito
Que legal! Parabéns Eloy! Esse componente é bem interessante.
Um abraço!
Obrigado Orlando! Abcs!
Excelente conteúdo como sempre! Parabéns!!
Obrigado Mário!
Gostei
Obrigado Daniel!
Muito bom. Parabéns!!!!
Obrigado Francis!
Opa amigão. Qual seria melhor para colocar em uma câmera de ação..mim der uma diga..
Esse mic de eletreto é indicado por ser sensível e pequeno.
@@Electrolab-Eletronica mais no caso amigão. nem um nic de ouvido ou de celular dar certo na câmera.
Precisa ver a especificação da câmera o tipo indicado de microfone. Isso pode variar.
Joinha 966 ! Muito bom. Como sempre. Forte abraço tio !
Valeu Edson! Abcs!
2:50 - Isso é um motor háptico e não um microfone. Parabéns pelo vídeo e pela explicação técnica.
Exato, já está corrigido na descrição do vídeo! Obrigado!
Amigo muito boa sua explicação.. parabéns.. porem eu tenho uma seguinte situação.. tenho um microfone de lapela ligado em um bodypack, a conexão é feita em um eletreto de dois polos, e a tensão de saida do bodypack da 2,45V.. só que quando eu ligo o eletreto no bodypack o sinal entra muito alto e isso faz o bodypack distorcer.. eu tentei por um potenciômetro pra baixar o volume , porem parece que tiro a tensão de trabalho do microfone e ele fica falhando :(.. como consigo atenuar o volume do microfone sem que a tensão deixe de chegar? Obrigado
Olá Hélio, uma das formas, mantendo esse eletreto, seria alimentar direto e colocar o potenciômetro depois do capacitor para atenuar o sinal ou ainda trocar por um de 3 terminais e alimentar direto.
Acho que entendi amigo…. Existe alguma forma de entrar em contato com você pra uma pequena orientação sobre a forma de agregar esse circuito ao bodypack? Tenho umas duvidas sobre a alimentação.. acredito que posso puxar diretamente das pilhas, porem existe uma alimentação de 2,5v na entrada do pre amplificador(jack) do bodypack.. isso não atrapalharia essa solução que vc me passou?Te agradeceria muito por 3 minutos que fosse de orientação.. entendo um pouco de eletronica, mas você mataria essa charada na minha cabeça em menos de um minuto..
Muito bom vídeo. Parabéns.
Sugestão: Projeto para gravação do áudio sem necessidade de Arduino. Não achei nada no UA-cam, somente alguns projetos sobre o ISD1820, mas a maioria envolve o Arduino.
Obrigado Luiz! Anotado!
Olá. Obrigado pelo conteúdo e pelo canal. Preciso construir um super microfone com altíssima sensibilidade para camara anaecoica com sensibilidades entre 20hz a 50khz ou até mais se possível.
Penso em utilizar vários microfones desses para criar uma rede de captação em série e assim, amplificar ainda mais a capacidade de ultrassons.
Existe algum projeto assim? Conhece alguém que já tenha feito isso?
Lembrando que será usado em câmaras anaecóicas, isoladas para pós gravação aumentar em vários decibéis o ganho.
Obrigado!
Olá Marlos! Microfones de eletreto comuns não respondem a frequências na faixa de ultrassom, a maioria tem uma resposta flat até 25KHz e depois cai sensivelmente. Precisaria pesquisar microfones com banda larga.
como sempre muito bom abraço
Obrigado Beloyannes! Abcs!
Me fez lembrar de pastilha piezoelétrico que já vi sendo usada para captar variações na superfície de baterias eletrônicas pra serem convertidas em áudio.
Interessante!
Olá professor, Gostaria de saber como funciona esse brinquedo do cacto que repete o que vc fala. Valeu!
Olá Rene! Não tenho um desses mas imagino qual seja! Tendo um no futuro, falamos sobre ele.
Professor, faz tempo que mudei de área por força do mercado de trabalho, mas a eletrônica ficou como um tipo de hobby onde eu dou uma arejada na cabeça. Parece até estranho rsrs, ter um hobby onde matemática, física e elétrica são usados, mas é onde me sinto confortável.
Sem dúvida Airton! Apesar dos complicadores, a eletrônica é sempre fascinante!
olá estou com uma duvida, no lugar de por uma bateria eu posso ligar em um chicote usb 5v pra alimentar?
Sim, pode, ele funciona bem com 5V.
@@Electrolab-Eletronica obrigado por responder, vou fazer aqui
Bom dia, excelente explicação. Porém como não sou tec em eletrônica, sou apenas um músico curioso kkk me veio uma dúvida...pretendo montar uma captação com eletretos para meu acordeon, e para o projeto, baseados em circuitos vendidos no mercado pretendo usar 4 eletretos do lado do teclado e 1 eletreto no lado dos baixos. A dúvida é...pra CADA eletreto coloco devo usar um resistor e um capacitor ou apenas um no primeiro eltreto ou seja no início do circuito?? Obrigado, estou me organizando pra comprar o seu curso de eletrônica geral, pois gostei muito da didática deste vídeo.
Ah, pretendo alimentar com bateria de 12v, também baseado em circuitos vendidos no mercado.
Muito bacana essa dica do tamanho capacitor a resposta em graves
Olá Osvaldo! O ideal é usar um conjunto para cada microfone. Lembrando que o curso de eletrônica geral é de terceiros não é meu, trata-se apenas de uma sugestão.
É válido usar dois sistemas desses sendo um com 1 capacitor de 1mF e outro com 1 de 5~10mF para captar melhor?
Sim, é possível!
Bem didático, ótimas dicas. Valeu Eloy :O)
Obrigado Mendes!
Baixando agora pra ver depois.
Grato pelo video Eloys []s
Valeu Mendes! Abcs!
Ótima aula meu amigo Eloy. Como sempre, Muito Produtiva. Quando dispor de tempo, faça um projetinho com esse Microfone, como um Comunicador FM. Uma utilidade para Capacetes de Moto por exemplo. Seria interessante esses pequenos Projetos no Canal. As Pessoas Gostam.
Abração.🐺👍
Obrigado Lucas! Anotado! Já temos um pequeno projeto de um pré amplificador de eletretos neste vídeo: ua-cam.com/video/-USf8pJA1hk/v-deo.html
Dar para ter uma nocao de alinhamento para som automotivo?
Não entendi sua pergunta.
Pra analisar resposta de frequência de equipamentos de som, caixa, sistema tocando, dar pra ter uma noção, mesmo que sem uma fidelidade topada?
Sim, é possível usar um microfone de eletreto para analisar a resposta de frequência de equipamentos de som, caixas acústicas e sistemas de áudio, mas com algumas limitações. Microfones de eletreto têm um custo mais baixo e são amplamente usados em projetos de eletrônica DIY, gravação de voz e até em algumas medições. No entanto, eles não possuem a mesma linearidade ou resposta plana que microfones de medição específicos para áudio profissional, como os microfones condensadores calibrados. Se a ideia é ter uma noção geral, como verificar picos de frequência ou grandes irregularidades no som, o microfone de eletreto pode ser útil. Contudo, se precisar de dados mais precisos, será necessário recorrer a microfones de medição adequados.
Eu sempre usei 4k7 pra 12 volts e funcionou muito bem.30 k pra 9 volts, nao é muito alto?
Esse seria o valor calculado para a corrente do eletreto usado no exemplo. Pode variar conforme os diferentes modelos.
Esses microfone que compra tem um circuito dentro e liga direto na entrada do microfone no amplificador , sem alimentação no circuito ? VC tem esse circuito ?
Não liga direto. Tem circuito alimentado, conforme mostrei no vídeo.
Não tem meu amigo, eu abri o microfone e vi o circuito, não tem bateria interna. Sai três fios vermelho, preto e branco ligado aos três pinos que irá ser colocado o conector de 3 pinos e daí para o amplificador . Entendeu agora ?
@@Andremineirouai Não se trata de entender e sim de esclarecer. O microfone de eletreto de 2 ou 3 fios necessita de alimentação, conforme comentei no vídeo. Não importa se vem do amplificador ou de fonte externa. Sem ela, ele não funciona corretamente. Se o seu modelo tiver um microfone de eletreto dentro, ele precisará ser conectado a uma entrada compatível que forneça a alimentação. Amplificadores comuns em geral não têm essa entrada. Normalmente usam os chamados microfones dinâmicos.
Nota 10 para seu vídeo.
Gostei muito.
Você tem tudo a ver com microfone, se expressa bem e conhece do assunto.
Esse projeto pode ser adaptado para um gerador de ultrassom ou um gerador de microfonia para afastar cachorros e gatos?
Obrigado José! Não serve para essa finalidade, em geral se usa um twitter para emitir o ultrassom.
Captei vossa mensagem mestre !
Valeu José!
Top
Obrigado Nitevaldo!
Da pra fazer fone de ouvido com o auto falante do telefone fixo? Frt abç.
Possível é, mas não ideal, pois esses falantes de telefone não têm boa resposta em frequência, pois focam nas frequências da voz, portanto não são ideias para música por exemplo.
Parabéns pelo vídeo, eu tenho um de 3 fios muito bom, a qualidade do de 3 é melhor que ao de 2 ou tanto faz?
Obrigado! Em termos de qualidade de som, tanto faz.
Muito bom seu vídeo. Me tira uma dúvida.. Qual esquema elétrico posso utilizar para aproveitar a saída de um mic de bobina (dinâmico) na entrada de uma aparelho que aceita microfones de lapela (eletreto)? Sei que não posso conectar diretamente, mas como devo acoplar um sistema em outro?
Obrigado Gustavo! O mic dinâmico não usa alimentação, com isso, na entrada direta para eletreto, precisaria eliminar o resistor que faz a alimentação do microfone nesse aparelho. Fora isso, talvez seja necessário usar um pré-amplificador (pode ser um amp op) na entrada, conforme o nível de sinal produzido por esse mic dinâmico, já que pode ser baixo em alguns casos em comparação ao de eletreto.
@@Electrolab-Eletronica Vou verificar com calma se entendi... mas a ideia é conectar o mic dinâmico no lugar (entrada) de um mic de lapela (eletreto). Acho que deveria haver um circuito para isolar a tensão que vem do transmissor para que não chegue no mic dinâmico.
Sim, você até pode colocar um capacitor em série que irá bloquear o DC, mas irá alterar a resposta em frequência também, o ideal é abrir o aparelho e desconectar a alimentação, para usar o dinâmico.
@@Electrolab-Eletronica Cara, vc me ajudou legal... mas eu preciso tirar uma dúvida que só mostrando por fotos. Como entro em contato contigo?
Tem como liga lo sem bateria e ir direto na entrada do microfone no amplificador ?
Não é indicado esse tipo de ligação para microfones de eletreto.
Amigo comprei um desses microfones já pronto pra ligar direto na entrada do microfone no amplificador ? Veio com problema , e abri o circuito interno não tem bateria, é alimentado pelo próprio cabo de som ?
Só se o amplificador tiver entrada específica para esse tipo de microfone, senão precisa usar uma caixa externa com alimentação.
Como faço para baixar o ganho de um mic de eletreto afim de diminuir a sensibilidade?
Você pode reduzir a intensidade do sinal de saída. Algumas possibilidades seriam: Controle de Ganho no Dispositivo de Gravação/Amplificador: Se estiver usando um dispositivo externo, como uma placa de som, interface de áudio ou mixer, reduza o ganho ou ajuste o controle de volume associado à entrada do microfone. Ou atenuadores diretamente na saída do microfone (potenciômetro ou resistor), podem ser também pré-amplificadores de atenuação entre o microfone e o dispositivo de gravação para reduzir o nível de sinal que está sendo enviado. Ou ainda, colocar um pedaço feltro recortado na entrada de som do mic, para atenuar diretamente na entrada.
Cada aula um presente, obrigado, professor :)
Obrigado por acompanhar Luíz!
Heheh boa tarde professor, tava esperando um vídeo sobre ele
Valeu Vitor!
Me fez lembrar a década de 80, quando usava microfone de eletreto para fazer (Mike de ganho) para rádio Px.
Sim, muito usado na época e até hoje!!
Caro colega, tenho um microfone de Garganta, seria possível trocar por de Eletreto?
Olá Anderson, creio que sim. É possível que muitos desses modelos já usem eletreto como microfone.