Por ISSO que NÃO é bom USAR cabo 1.5mm² e 6mm² no mesmo DUTO 🔌😬
Вставка
- Опубліковано 27 лис 2024
- ⚡️ E-Book 6 Passos: eletr.co/ebook...
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/aula?...
--------------------------
📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉 ➽ eletr.co/fala-eng
--------------------------
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes
➽ eletr.co/links...
--------------------------
👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ eletr.co/nr10?...
Por ISSO que NÃO é bom USAR cabo 1.5mm² e 6mm² no mesmo DUTO
Você já precisou passar cabo 6mm² no mesmo duto que um cabo 1,5mm²?
Já vi muita instalação até pior que isso, levando 6mm² para o chuveiro e passa 1,5mm² para iluminação mais 2,5mm² para tomadas, tudo no mesmo eletroduto.
Mas você sabia que tem um trecho da norma na parte de agrupamento que não recomenda essa prática? É talvez isso seja novidade pra muita gente viu.
Turma, o trecho que motivou essa aula está no item 6.2.5.5 que fala sobre agrupamento de circuitos.
Como podemos ver nesse item temos algumas tabelas de orientação quanto à agrupamento e tipo de instalação e logo após elas temos outro item que fala.
“Os fatores de agrupamento indicados nas tabelas 42 a 45 são válidos para grupos de condutores semelhantes, igualmente carregados, agora atenção a essa parte: São considerados condutores “semelhantes” aqueles cujas capacidades de condução de corrente baseiam-se na mesma temperatura máxima para serviço contínuo e cujas seções nominais estão contidas no intervalo de três seções normalizadas sucessivas.
Na prática o que esse “intervalo de três seções normalizadas sucessivas” quer dizer?
Que se for usar as tabelas, podemos sim agrupar em um mesmo duto fechado por exemplo cabos de 1,5mm², 2,5mm² e 4mm² (afinal aqui são três seções consecutivas)
Mas se for usar as tabelas acima não podemos nesse mesmo caso ter cabos de 1,5mm² e 6mm² no mesmo duto (porque aí se torna 4 seções).
Pô André, mas poderia ter uma tabela na norma para mostrar o que pode e o que não pode né?
Nesse caso as possibilidades são tantas que fica impossível criar uma tabela que atende 100% dos casos. Mas quando não podemos ter uma tabela, a gente cria o que? Uma fórmula.
Na letra b do mesmo item nos mostra a fórmula: F = 1 / RAIZ de N, onde F é o fator de correção e n é o número de circuitos.
Só que tem uma nota 2 abaixo, informando que essa fórmula ao mesmo tempo que reduz os perigos de sobrecarga nos condutores menores, pode superdimensionar os maiores, mas isso faz parte da necessidade.
Beleza, vamos a dois exemplos práticos:
Tenho aqui 2 circuitos no mesmo duto sendo:
1 circuito de iluminação - 1,5mm² PVC 70º (2 condutores carregados)
1 circuito de tomada - 2,5mm² PVC 70º (2 condutores carregados)
Pegando a tabela 42 sobre fator de agrupamento usando a linha de referência 1 que é de dutos embutidos e a coluna 2 que é a quantidade de circuitos que temos, o fator de correção é 0,8
Já consultando a tabela 36 na coluna do método B1, a 2 condutores carregados, a capacidade de condução dos circuitos acima é:
1,5mm² - 17,5A
2,5mm² - 24A
E aplicando o fator de correção temos:
1,5mm² - 17,5A x 0,8 = 14A
2,5mm² - 24A x 0,8 = 19,2A
Show, dá pra ver que temos uma redução de 20% na capacidade de condução dos cabos.
Mas agora vamos substituir o circuito de tomada 2,5mm² pelo chuveiro de 6mm², olha só:
Tenho aqui novamente 2 circuitos no mesmo duto:
1 circuito de iluminação - 1,5mm² PVC 70º (2 condutores carregados)
1 circuito de chuveiro - 6mm² PVC 70º (2 condutores carregados)
Nesse caso sou obrigado a usar a fórmula para encontrar o fator de correção:
F é igual a 1 dividido por raiz de 2, F é igual a 0,7 (aparecer formula aqui).
E olha só, nesse caso o fator diminuiu de 0.8 pra 0.7, com isso
E aplicando o fator de correção temos:
1,5mm² - 17,5A x 0,7 = 12,25A (quase 2A a menos do que o exemplo anterior)
6mm² - 41A x 0,7 = 28,7A (mais de 10A de perda de condução)
Aí meu querido na prática, por causa disso a gente acaba muitas vezes tendo que subir esse cabo 6 pra 10 ou até 16mm² dependendo da corrente exigida no projeto?
Mas aí não tem solução André? Tem sim e é simples, Separe os dutos!
Faça um duto exclusivo para o condutor de 6mm² do chuveiro, não agrupe com iluminação e tomadas! É mais barato um eletroduto do que aumentar a seção dos cabos superdimensionando-os!
E isso foi só um exemplo meu querido!
A correção por fator de agrupamento se aplica a praticamente 99% das instalações, por isso devemos sim levá-la em conta na hora de projetar. Diferente disso vocês viram na prática o quanto cai a capacidade de condução de corrente dos cabos né!
⚡ E-Book 6 Passos: eletr.co/ebook_projetos240823
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/comentario?Q7AhNgfoao
Gostou desse vídeo? 😍
✔ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔ Siga nossas redes ➽ eletr.co/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Essa aula foi de mas obrigado por encinamento
Tamos juntos!!!👍
Mas eu vou usar um DDR.
Ok!!!👍
Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Nota 10, é aquele tipo de conhecimento que o Zé faísca nem sonha, e quem acha que é desnecessário é pq só joga na zona de rebaixamento...
Sem saber disso eu sempre fiz isso ,os donos das obras não gosta ,mas eu dou importância ,pois sei que seu fizer meu trabalho melhor voltarei pra fazer outros e não o mesmo
Geralmente em prédios antigos eu costumo a fazer o seguinte
Se for utilizar o cabo 6mm para o chuveiro e precisa passar na tubulação outros condutores eu uso 6mm para o chuveiro e 4mm para derivação no teto para os pontos de tomadas assim evita bastante a queda de corrente
Isso funciona muito bem na teoria, por que na prática é totalmente diferente. Estou com 62 anos, e a mais de trinta anos executo instalações elétricas. Até hoje não peguei nenhum projeto elétrico que observasse este tipo de norma. Por percepção própria, sempre achei que jamais deveria saturar as tubulações elétricas. Por isso sempre preferi adicionar mais linhas de eletrodutos do que previa o projeto. Com isso evito a saturação dos eletrodutos e tenho alguma linha extra para eventual adição de circuitos elétricos .
Engehal nota 10
Gratificante ouvir Informações deste nível. V. É o cara. 10
Boa aula professor, o brabo é quando o pedrecista deixa um duto só, daí a gente é chamado para resolver a bronca e tem poucos ou nenhuma opção!
Já fui predrecista. Trabalho com obra a 40 anos e a dois anos fiz curso de eletricista. E sei que muitos colegas pedreiros tbm estão fazendo o mesmo.
Sempre há solução. O que normalmente não há é boa vontade do cliente.
Pena esses ainda serem a esmagadora minoria de nossa realidade.@@emilsonsouza7221
Boa noite.
Gosto muito de suas postagens.
Nesse caso , sabemos que o ponto do chuveiro é uma tue
Excelente explicação me ajudou a não erra na prova, estou cursando eletrotécnica no SENAI e não tinha me atentado a isso. 👏👏
Essa foi espetacular, nuca tinha ouvido falar, olha que fiz um curso no SENAI, não que seja ruim , foi gratificante, nota 10.
NOTA 10 essa aula, assim como todas outras. Sou apenas um Nerd curioso que gosta de saber das coisas, até mesmo para poder cobrar corretamente profissionais eletricistas para seguir as regras e eu não ter dores de cabeça no futuro. Com isso estou agora montando uma planilha que pega todas as tabelas, formulas e calcula os cabos, fatores de correção, disjuntores, etc... baseado em todas instalações que desejo.
ALIAS, com tudo que estou vendo aqui no canal, já descobri a quantidade de coisa errada que tenho na minha instalação do sítio e quero corrigir tudo.
A aula foi bem proveitosa. Eu só fico analisando a norma muito bonita na teoria pq na prática é como o irmão aí falou, temos que usar o bom senso pq se formos levar a norma ao pé da letra nem trabalhamos.
Então rasgue seu diploma, pois você não está sabendo interpretar corretamente a norma.
Mesmo o vídeo explicando, você não entendeu e fez esse comentário esdrúxulo.
@@PeX218 Ixe, chegou o zé diploma, e o pai tá brabo, rsrsrsrs.
Deixa ele pegar a primeira instalação elétrica real da vida dele pra ver se sem o ar condicionado e com o cliente pedindo pra consertar a instalação da casa sem arranhar a pintura da parede ele fica mais calmo.
Ainda bem que elétrica é algo " muito seguro". Prq em 99% das instalações não são seguidas as normas, nem mesmo são dimensionados cabos ou tubos corretamente. Triste 😢. Parabéns equipe Engehall
Que bom. Há bastante mercado então. Tem como ganhar dinheiro
Provavelmente o fator de segurança considerados nos dimensionamentos da norma deve ser elevado
Por isso que eu amo o padrao norte/nordeste. Pois como a tensão é 220/380V evitamos muitos problemas com dimenciamento de de cabos, nos muitis anos que tenho trabalhado ma area nunca tive problema com relação a fator de agrupamento
Aqui em SC e boa parte do RS também é 220/380 volts diminuindo muito a corrente dos circuitos e consequentemente sessão dos circuitos e também o custo da instalação.
É muito mais interessante que o nosso 127/220V. A diferença é absurda
muda nada, a bitola do cabo continua as mesmas na pratica
@@zaxmaxlax, liga um chuveiro de 5500w em 220v e em 127 pra vc ver q tem diferença de bitola $$$
sou ataide de goiania,( eletricista). não tem tubulação separando dois circuitos em prédios , residências, e etc...., os engeinheiros fazem as plantas eletricas. e são aprovadas pela creia.. as construtoras agradecem , pois visam o menor gasto possível.
Muito boa a aula!
Mas já tinha me atentado pra esse detalhe. Aliás eletroduto é mais barato que cabos elétricos. A aula confirmou que o que faço estar dentro da NBR 5410
Parabéns
Eu sabia um pouco do fator de agrupamento mas esse video me sbriu a visao da forma equivocada q eu pensava
Estou aprendendo muito.
Nota 10! Não sou eletricista mas gosto do assunto.
Em imóveis novos é moleza, em APs antigos não dá pra fazer isso sem uma reforma drástica, já tive que passar fios agrupados nesse exemplo aí e funciona bem, dava pra fazer um experimento prático e comprovar essas normas na prática, ver se realmente elas valem ou são delírios de quem as elabora pra jogar a margem de segurança lá pra cima
Você chegou onde eu queria para comentar. Trabalhei numa empresa que o encarregado desconfiava da norma NBR5410 e mandava fazer teste de comprovação, e muitas vezes não batia os resultados. É muito fácil criar teorias e procedimentos. Difícil é provar. Não estou descredibilizando a norma, porque sempre a utilizei para cálculos...
@@wanderleydarocha4577a norma utiliza fator de segurança, como em todo bom projeto, pois sabemos que a maioria das pessoas infelizmente vão tentar reduzir os custos das instalações em relação ao que ela pede.
Eu não sabia.
Realmente conhecimento é poder.
Valeu , faço essa técnica em circuitos de ar condicionado, sempre separo em duto diferente.
Vc e d + gosto muito da suas aulas nota 10
Boa noite André. Sinceramente, essa me passou desapercebido. Ainda bem, que pra circuito de chuveiro, costumo colocar individual. Valeu por essa informação muito importante. Parabéns pelo vídeo...
Eu concordo com voce so que infelismente os pedreiros que jumbam o quadro de distrbuicao so usam apenas um conduite para distribuicao
Assunto muito conveniente e importante ter o conhecimento eu procuro por vários dutos mas as vezes não dá porq já é instalação existente aí fica complicado
Nota. Mil. Parabéns. André.
Boa noite... sou de caratinga , sua terra. Aprendi muito com suas aulas... ja tinha u. Conhecimento em elétrica, contudo suas aulas no youtube nos gabarita ainda mais...forte abraço
Adorei. Ate agora entendo porque da muitas veces BO... justo hoje ligarom oara mim de um predio para testar chuveiros antes de que començe a temporada de verão, pirq semore dam problema.. e olhe isso. O fio do chuveiro passa por cuasi toda a casa antes de chegar no banheiro
Caso a corrente for 2A na iluminação não a necessidade de fazer isso pelo motivo da corrente ser baixa, eu faço isso no programa ebereck, mais concordo com vc mais dependente qual a corrente no cálculo do fio 1,5mm². Sendo assim com corrente muito baixa do fio 1,5mm², pode ser passado no mesmo canduite. Grande abraço e obrigado aula top
Esse e a minha dúvida para opinião , e você já explicou ,se a corrente e muito baixa ,não a problemas ,tem casa que e só uma lâmpada led 9w por cômodo,6 cômodos ,não dá nem 0.50 A ,aí e de boa demais .
Esta aula merece nota 10!
Melhor canal de eletrica que ja vi, aprendi bastante
Nos apartamentos as construtoras entubam tudo em um único conduíte e o cliente que se vire. E o pior: sendo de alvenaria estrutural não pode rasgar parede para passar mais conduítes.
Exatamente o que passei agora com meu apartamento.
A maior parte dos cabos tem que subir para uma caixa de emenda que distribui para o resto.
Depende da construtora já vi casos onde instalaram cabos desbitolados nos circuitos dos chuveiros.
A nota so pode ser 10 para mim não tem ouitra, parabéns e sucesso com Deus meu querido professor.
Nota 10! Eu não li a parte das 3 seções de condutores consecutivos. Ainda tem o fator de correção de temperatura.
Lembrem-se dessa aula quando pegarem a próxima caixa ou tubulação com cabos derretidos
Obrigado André.
Boa tarde ótima aula
Assistindo esse vídeo você explanou bem as orientações informações informações quanto ao uso correto de não misturar o fio 6mm com fio 1,5mm no mesmo duto,shou de bola.
Muito bom professor!!!
É 10 com certeza, André!
Boa noite eu passo o circuito do chuveiro separado ,torneira elétrica separado e tomadas e iluminação juntos dependendo pra onde vai o circuito das tomadas .Mas é claro quando sou eu que coloco as mangueiras.Agora quando apenas passo os cabo ,tenho que me virar nos 30.
Fala André suas aulas são top sou Diego de Curitiba técnico e empreendedor nessa área top que é a elétrica,fala para nós sobre normas de instalação de nobreak, circuitos de nobreak, Infraestrutura nobreak e funcionamento básico,creio eu que é bem carente para vários eletricistas esse assunto, obrigado e um forte abraço.💪🔧💡💯
Show de bola essas dicas valeu um forte abraço
Não sou eletricista mas gosto d mais desse tipo de conteúdo...ja aprendi bastante coisa por aqui, parabéns pelo trabalho show de bola
Nota 100 pois respeito o fator de carga e agrupamento de circuitos ha muito anos 👍
Trabalho em casas de alto padrao e ultimamente eu dei a ideia de passar fios de ar condicionado e chuveiro dentro de tubulações diferentes, ainda estao analisando a hipótese, mas consegui separar chuveiro dos demais evitando assim alguns problemas um deles o efeito joule
Essa aula é nota 10 Andre
Geralmente eu evito passar condutor de chuveiro pra evitar ficar jogando fator de correção, mas não tinha reparado nesse detalhe da norma ainda kk
Nota 10, EngeHall!
E duvido que muitos, nos comentários de eletricistas fazem este tipo de separar por agrupamentos, o projetista não projeta de maneira correta, pois gera custos. Veja as casas de "alto padrão", é a maior dor de cabeça em passar os cabos nos dutos.
Nota mil pra essa super aula.
Nota 10! Dica de oro!
Tirou completamente uma dúvida minha 👏🏼👏🏼👏🏼
Aula nota 10. Nunca me atentei a isso!
Aula nota 100!!!! Informação, capacitação de qualidade é tudo!!! Show de bola mais uma vez a Engehall.
Nota 10. Nunca tinha ouvido falar disso.
Sempre fiz separado ou procuro separar não sabia disso mas uma coisa que aprendi e tenho que corrigir em casa que uso como meu laboratório rs...,
Nem ensinam isso na escola!! Nota 10 Engenheiro
Top demais, parabéns pela aula.
Bruta Aula!!!
Aula nota 10
Excelente aula, 10
Andre !
Meu irmão pegou um,projeto onde tinha uma cabo de 6mm para 6 tomadas !! Onde iria alimentar 5 equipamento de 900w ..
Neste caso,o certo não seria tomadas industriais . Para este equipamento.
Pois 6 mm não se encaixa em bornes de tomadas. !! Simples !!
Abraço 👍 6:46
Ele poderia utilizar terminal pino de 4 a 6mm² que daria certo ou dividir essa carga em mais circuitos.
Nota 10. Excelente aula.obrigado.
Bom dia! Show de explicação. Esse critério também é adotado pra circuitos de 1,5mm com 4,00 na mesma tubulação.
Abraços.
Fala meu querido, se usou cabos de seção de 1,5mm², o máximo que poderia ter nesse duto são cabos de 1,5mm² , 2,5mm² e 4,0mm² pois são três seções consecutivas.
@@EngehallCursos Boa noite! Muito obrigado.
Nota 10, André!
Nota 10 para a aula,parabéns.
Nota 10 meu querido parabéns.
Prof André muito obrigado, já tenho o meu E-book.
Nota dez, excelente vídeo-aula parabéns.
Sua aula é DEZ.
Show de bola !!! Muito bem explicado !!!
Parabéns pelo Vídeo !!!
Deus Abençoe Você e sua Família !!!
Muito boa apresentação. Desconhecia o assunto. Vou estudar as causas da perda de corrente em agrupamentos.
A causa é o efeito Joule.
Espero ter ajudado
O cabo da megatron é muito bom 100% cobre adquirir o de 10 mm e o de 6 mm
Com certeza divide os condutores😊😊😊😊😊
Sempre Top! Se eu tivesse essa informação antes...!!
Aula nota 10 👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito boa essa aula, parabéns.
Muito bom! Explicação perfeita
Por favor André, fale sobre fotocélula temporizada, valeu obrigado!
É muito esclarecedor de linguagem que todos entendem
Aula top demais, sempre separamos, nunca colocamos no mesmo duto, mesmo sem saber que tinha na norma kkkk Mas sempre fizemos assim simplesmente pela lógica, cabo com maior bitola, geralmente transporta uma corrente maior, então se colocado com um de bitola menor com certeza dará indicação, valeu galera
Essa norma deveria ser enviada para as construtoras e os pedreiros, pois na pratica é raríssimo ter um eletroduto exclusivo para o chuveiro.
Top! Muito obrigado Engehall!
Muito boa explicação, nota 10!
Por ensinar as pessoas a não botar fogo na casa, a nota é 100, 👍
Gratidão pela dica professor!
Show de bola professor André.
A muito aprendizado com vcs, sou fã de vcs , faz muita diferença essas aulas de vcs, muito toop tira muitas dúvidas e esclarecem muitas coisas, tornando a galera cada vez mais Proficional, por minha parte muito brigado😊🤜🤛👏👏
PARABÉNS. Dica 10
Aula nota 10 pelo limite das notas senão seria 1000. Parabéns.
BLZ ANDRE BEM ISSO NUNCA E OBEDECIDO , JA ENCONTREI VARIOS TIPOS DE FIOS E CABOS JUNTOS NO MESMO CONDUITE, TEM ALGUMAS COISAS QUE E IGUAL A CERTAS LEIS QUE ECISTEM NA CONSTITUIÇAO EXISTEM MAS NINGUEM CUMPRI, EM TESE E PARA DAR POSSIVEIS PROBLEMAS MAS NA PRATICA E DIFERENTE COMO DIZIA UM PROFESSOR MEU CADA UM E CADA UM.
Parabéns 👏👏👏 excelente explicação.
valeu dou nota 10. sempre faço meus projetos e os circuito especificos em uma prancha separados. agora tenho uma duvida como aplicar fatores de agrupamentos em eletrocalha uma vez que passa enumeros circuitos juntos|?
Top só aula 10 valeu professor André Deus abençoe vc cara
Nota 1000, parabéns.
Muito boa a aula, explicação
Faz sentido, só tem um problema! Convencer o cliente a cortar a parede que muitas vezes está com revestimento 😑.