Aqui está uma explicação sobre o microfone supercardioide em português: Padrão Supercardioide Padrão de Captação: Um microfone supercardioide tem um padrão de captação mais direcional do que um microfone cardioide. Ele capta som principalmente da frente e tem um campo de sensibilidade mais estreito, rejeitando mais eficazmente os sons dos lados e da parte traseira. Aplicações: Devido a sua capacidade de isolar o som de fontes específicas, os microfones supercardioides são ideais para ambientes onde é necessário minimizar o ruído de fundo. Eles são frequentemente usados em situações de áudio ao vivo, gravação e transmissão, onde o controle sobre as fontes sonoras é crítico. Design: O padrão de captação de um microfone supercardioide é semelhante a uma forma de coração alongada, com um pequeno lobo de sensibilidade diretamente atrás do microfone. Esse lobo traseiro torna o microfone sensível a sons que vêm de diretamente atrás, embora com muito menos intensidade do que da frente. Vantagens: Os microfones supercardioides oferecem um nível mais alto de rejeição de ruído em comparação com os microfones cardioides, o que pode ser particularmente útil em ambientes ruidosos ou quando é importante isolar uma fonte sonora específica.
Rapaz, vc está de parabéns, foi uma aula de como operar uma mesa de som, era o que estava necessitado conhecer. Obrigado! Mais um inscrito! Valeu!!👏👏👏👏
Tenho uma AG-03 da Yamaha aqui, na época paguei 650, hoje deve estar 1 barão. Ela manda o som em stereo. O diferencial dela é que tem a função Loopback, que se você quiser, tu faz o som do PC também sair na saída do MIC, caso no OBS tu queira trabalhar com um fader só e ficar controlando volume PC/MIC1/MIC2 pela mesa, em outras palavras, fazer a mixagem via hardware e não via software. A função de monitor, além do que vi o povo explicando, serve também para a pessoa que tá gravando uma voz ou instrumento no estúdio, não ter o retorno do instrumento pelas caixas com efeitos aplicados via DAW (software musical do PC), ela só ouve o sinal dela limpo. Tu tinha que um dia descolar um sintetizador pra mostrar pra galera, a beleza de manipular ondas elétricas e ir gerando diferentes sons usando LFOs, HPF, LPF, ADSR etc :)
mesa de som top...mereceu o comentário pq quando vc mudou da esquerda pra direita falando que tava fazendo isso, eu descobri que eu tava usando os fios do meu fone kz trocado a vida toda...mereceu o comentário... kkkkkkkk
Exemplo do monitor, o diretor fala com todo mundo, mas a plateia não ouve. Num show o tecladista, maestro da banda dá o tempo para música começar e a banda, o cara da luz(lightman), o cara do painel de LED, todo mundo sincroniza para começar a música... Mas a plateia não ouve essa comunicação. E por aí vai por outras funcionalidades. Vc no Mic 1, Aline no 2, e a Pri no Mic 3 está vendo coisas no Pc, daí ela passa informação e só vcs ouvem. Daí vc abre o monitor para ouvir ela.
Leandro você se amarra muito em som 🎶 🎵 🎚 🎼 🎙 🪕 🎶 🎵, poderia fazer no mínimo um 3 vídeos em sequência da escolha de como escolher o projeto do amplificador ( existem amplificadores classe A, Classe B, Classe AB, classe D, classe H, classe G, classe o alfabeto inteiro ), explicar o funcionamento de cada um deles, escolher uma classe de amplificador, fundamentar bem a escolha, criar o arquivo .Gerber mandar uma PCBWay da vida fazer a placa, comprar os componentes eletrônicos soldá-los na placa, testar, mostrar todo esse processo! Depois poderia emendar na sequência de vídeos sobre fontes chateadas as Switch-Mode Power Supply SMPS, poderia estender ainda para Módulo Regulador de Voltagem Voltage Regulator Module - VRM de placa mãe, que amplificadores pica precisam de fontes com tensões de ripple menores! Faz um Colab com o Luis Carlos Burgos que ficaria massa demais!
O melhor é o classa A depois o AB depois G e H depois o classe D e o pior é o classe B esta sequência tem a ver com a qualidade não a potência, muita potência pouca qualidade, muita qualidade pouca potência 😂
Muito inteligente as abordagens técnicas feitas no vídeo, ajuda muitas pessoas iniciantes a entender ovo funciona os mecanismos. Existem outras possibilidades que não foram abordadas no vídeo. A aquisição da mesa foi uma ótima aquisição mais é exagero.
O leandro a saída de som do PC pode ficar setado na mesa. E a entrada na onbord do pc sem problema. Uso aqui assim tenho 2 entras de som, uma na onbord e outra placa usb. E também uso três saídas, a da TV, à da placa ubs e a onbord. Você pode combinar de todas as formas, não precisa ficar casado as duas.
O melhor video de mesa de audio na pratica. A 3 meses atrás instalei mg12 da yamaha de ficou ruim som do pc depois de bater cabeça vi que tinha instalar drive. Fora isso é mesa sensacional e vc explicou a até esse problema que da mesa se nao instalar o drive correto. Cara vc top demais.
mesa de som e interface de audio sao equipamentos diferentes com propostas diferentes uma interface de audio é semelhante a uma placa de video (porem pra audio, oviamente) a principal função dela é conectar fontes externas de audio ao computador, convertendo com qualidade sinal analógico em sinal digital, atraves de softwares especificos (as famosas DAWs). equipamento ideal para uso em estúdios, gravações/produção musical a mesa de som é muito mais voltada pra ao vivo (como a sua live e etc), inclusive algumas mesas, como essa sua, tambem funcionam como interface de audio porem uma boa interface de audio nao se troca por uma mesa de som, e vice-versa... parabens, seu canal é top!
Tenho uma mesa de som Chinesa tem uns 5 anos ja. Construcao nao tenho o que reclamar, top. O problema do Input mono vem desde sempre. Isso é a falta de ter um software. Precisaria ter um software pra transformar a saida de audio dela em Line e nao microfone. Mas como eu uso apenas para microfone ela atende 100%
Quando você adicionou o som estéreo no computador, na saída do celular, ligada no Receiver Gradiente, o som realmente ficou estéreo. Outro porém, não aconselho usar todo volume do canal, esperimenta ir até aquela marca da seta, pois ali é setenta por cento do total, onde você obtém total controle e pode dar mais brilho (agudos) no seu som. Sou técnico de som há muito tempo.
Cara intendo um pouco de som e posso te afirmar que o que vai fazer diferença no sistema de som é o operador da mesa de som. Logico que quanto mais recurso para equalizar e efeitos como compressor, gate e etc. Vai ajudar a tirar um som com melhor qualidade.
Fala Leandro! Você escolheu muito bem a mesa de som Yamaha, são mesas de estúdio de rádio de primeira qualidade. Outra coisa: quando configurar a sua mesa no driver, configura pra 24-bit, mas deixa a amostragem em 48kHz mesmo, não há diferenças audíveis entre 48kHz e 192kHz para a aplicação que você vai usar (fazer lives), e se a amostragem não estiver em 48kHz o framerate do vídeo da live vai dessincronizar com o áudio da mesa. Eu tenho uma Yamaha AG-06, tem 2 canais de microfone, mais 2 canais estéreo (uma entrada RCA, e duas entradas L & R P10 pra teclado) + uma entrada auxiliar P2 e mais 1 canal estéreo de retorno do Computador. É uma placa que transmite o retorno do PC em estéreo, mas eu a comprei para uma finalidade específica; Por alguns anos, eu restaurei discos de vinil de forma amadora usando minha AG-06, ligando a saída do pré de Phono na RCA da mesa de som, e gravando em 24-bit com ganho menor por segurança, e a qualidade é excepcional. Pra usar microfone nela, você tem que mutar todas as outras entradas não usadas e colocar o Pad das entradas não usadas para minimizar o ruído nas entradas microfone (esse é o ponto fraco dela, os pré amplificadores da AG-06 são um pouco ruidosos, mas reduzindo o ganho das saídas ociosas fica ótimo e quase sem ruído). Quando comprei minha AG-06 em 2019, eu paguei 500 reais, mas hoje em dia o preço triplicou, pra muita gente não compensa, mas pra quem quer uma placa de áudio compacta pra usar só 1 ou 2 microfones pra live/gameplay tá de ótimo tamanho.
Sobre o Phantom Power é a tensão de 48v necessária para alimentar microfones condensadores que precisam de pouco ganho. Já os microfones dinâmicos, que são os usados nos podcasts não precisam desse recurso, mas tem uma sensibilidade menor e precisam de um ganho maior das mesas de som e interfaces de áudio.
a questão é o ruído, microfones condensadores, precisam de muito ganho sem o 48V, o audio até sai, mas tem um ruído horrível, se usar o 48v fica sem ruído nenhum
Tenho duas mesas yamaha e gosto muito delas. A MG10XU tenho há bastante tempo e é bem parecida com essa sua só que um pouco mais compacta por ter controle giratório de canal em vez de fader. Depois comprei a AG06mk2 porque queria uma mesa compacta para o dia a dia e gosto demais dela, pois não precisa de fonte, o usb-c já alimenta e passa o áudio, etc. A única coisa que eu não sabia antes de comprar minha primeira mesa é que a MG12XU é praticamente do mesmo tamanho que essa sua e ela já vem com a fonte integrada nela. No dia a dia é bem mais prático ter a fonte interna. Hoje se eu fosse comprar uma mesa de tamanho médio, iria nela.
Bem, primeiro muito grato pelo vídeo. Em segundo lugar, a diferença com Yamaha já começa no FATO que ela projeta e manda fazer os próprios componentes eletrônicos. Terceiro se há alguma marca para se equiparar com a Yamaha instrumentos, é a Toyota veículos, ambas a marcas se usadas de maneira correta são para a vida toda. Quarto, os pré-amplificadores da Yamaha estão entre os melhores do mercado, equiparados com os da SSL, da Makie ou da Allen & Heath, por isso a diferença absurda de ganho. Quinto, as diferenças entre um produto de entrada da Yamaha e os TOPs de linha ficam apenas por conta dos recursos oferecidos, já que a qualidade de construção e de Áudio são as mesmas. POR FIM UMA DICA: VAI NO POTENCIÔMETRO PRETO QUE SELECIONA O TIPO DE EFEITO, CLICA NELE 5 VEZES, VAI VER QUE VAI APARECER UM NÚMERO COM A BOLINHA PISCANDO. ESTA FUNÇÃO, É PARA REGULAR O GANHO DE SAÍDA DE AUDIO QUE VEM DO PC, VAI DE 24(MENOR) ATÉ 0 (MAIOR). DEPOIS É SÓ CLICAR MAIS UMA VEZ E VOLTA PARA A FUNÇÃO DE EFEITOS. DESCOBRI ISTO PORQUE ESTAVA ENCUCADO COM O ÁUDIO DO PC VINDO SATURADO (COM DISTORÇÃO), QUANDO OUVIA ALGUMA MÚSICA COM SUPERGRAVES, E ACHAVA QUE A INTERFACE ESTAVA COM DEFEITO. VOCÊ NÃO VAI ENCONTRAR NADA NA INTERNET SOBRE ISSO, NEM NO PRÓPRIO MANUAL DA MESA. Então tenho uma MG16xu, e usava antes uma uma mesa TOMATE TYT-006, a primeira, esta mesa da Tomate tem uma conexão Estéreo com o PC, depois descontinuaram ela e passaram a fazer a TYT-006 MINI, não sei se continuou assim, e o curioso que a identificação dela no PC também aparece como Jie-LI. Faz um teste, faz o download do drive ASIO 4ALL instala e faz a configuração, e vê se muda o comportamento da mesinha chinesa. Talvez seja apenas isso. Ou melhor, não faça não! Vai que dá certo e vc fica injuriado por descobrir que não precisava gastar R$2500,00. Risos.
Cara que aula. Sensacional, faço voz e violão nos barzinho… e adquiri a mesinha de pobre e super recomendo. Melhor custo benefício. Parabéns pelo canal Deus abençoe ! 🙏🏻
Leandro placa de som também faz diferença no computador, principalmente em gravação de audio. Se vc usar uma placa genéricas o nível de ruido mesmo com o volume fechado é alto, e em uma placa já de 16,18 ou 24 bits já muda tudo! Se for só para amplificar som de microfone para live ou propaganda não tem muita diferença. O ruido de fundo é aquele chiado com volume no zero em que nas caixas ficam chiando.
Grande mestre da vida. É lógico que o correto é devorar manuais inteiros, mas, o "conhecimento geral" que o Letrajota traz (DE GRAÇA) me permite conversar (pelo menos, minimamente) sobre quase tudo em meu ambiente de trabalho de labor manual.
Tenho uma Soundcraft Signature 12. Muito boa também. Uso pelo mesmo fim. Ela é como fosse uma placa de áudio, mas que uso pra diversos fins até pra gravações. A Soundcraft grava em até 24bits 196000 hz se nao me engano. Qualidade muito boa da Harman. Essa Yamaha também é muito top, ja gravei em uma dessa linha numa igreja, excelente também.
Cara eu comprei uma mesa de som bem parecida com essa ai pequena, modelo Teyun A, pensa numa mesa pequena e muiiito boa, ela tem saida e entrada de audio usb 2.0 estereo, e a qualidade é muito boa, muito satisfeito com ela, recomendo, acha ela no Aliexpres eu ligo nessa minha mesa, meu contra baixo, minha guitara, meu teclado e minha bateria e mais um microfone, não tenho problemas com essa mesa, super barata na casa dos 300 reais
Leandro liguei 2 alto falantes que era duma caixa amvox que diziam ter 2000rms ! Fui testar ele no meu mini system lg de 2006 e os alto falante queimaram no volume 13 , e tava na saída que so dava voz! Hoje em dia a potência dessas caixa e so pra vender mesmo!
eu uso uma dac (fosi k5 pro mini), para amplificar meu fone e mic, e nela eu deixo um par de caixa que tenho da edifier (R1100), uso ela via cabo optico, para mim estou muito bem servido com ela. vlw pelo video, otimo trabalho.
verdade. bom falar que o sm7b é bem chato com o ganho e a maioria das pessoas precisa usar um "cloudlifter" pra ele ficar legal (é uma caixinha azul que custa uma nota também).
Eu tenho uma Behringer do tamanho dessa chinesinha aí mas que tem quase todas as funções dessa Yamaha. Porem como é mais antiga, não tem USB. Na época paguei coisa de 500 conto. Valeu muito a pena.
Leandro, a nossa é Behringer e ela é menor que essa da china que você comprou ai......... Modelo Xenys 302 USB, o plugue dela de entrada e alimentação é um só é igual ao da mesa sua da Yamaha e também é estéreo muito conhecida como Interface de áudio.
Leandro vc pode usar in out estéreo, vc usa in via USB, o out com um cabo de linha do som para o P2 de entrada, o computador vai reconhecer a qualidade.
Namorei essa mesa da Yamaha por anos rs Nunca deu a grana, acabei comprando uma da Behringer! No mundo dos mortais de mesas de entrada, melhor que essa só partindo pra digital! Mesa muito boa!
eu tenho uma interface de audio da M-AUDIO 2x2. comprei ela tem 8 anos e até hoje 100%, muito boa, é só usb C. paguei 800 na época, hoje se encontra em torno de 1400. nunca tive um arrempendimento.
Comprei uma mesa esta semana, R$ 880 no mercado livre, ao assistir o vídeo tive a curiosidade de testar se ela tem stereo na saída USB, e por minha felicidade funciona perfeitamente. A marca dela é VS2 PRO modelo V04FX. Fica aí a indicação, vale muito a pena.
19:16 o microfone cardioide tem a cápsula mais aberta se você falar com ele de (lado) ele funciona funciona a bem pra quem é músico e canta as vezes precisa se virar para olhar para os instrumento mas tem um risco maior de microfonia por pegar ao redor. O uni direcionai só funciona bem de frente, tem um risco menor de microfonia mas se pegar uma pessoa que colocar o microfone nos peito tipo Silvio santos não vai funcionar. Basicamente são essas as diferenças
Eu tenho uma plaquinha de brinquedo comparado com a sua, kkk (Live Sond Card V8), mas qualquer coisa já é melhor que a placa onboard. e ela manda o som USB stereo inclusive do bluetooth. Parabens, agora você está com uma mesa super top
Leandro, para ter menos atraso no seu retorno diminua o Buffer size do programa que estiver trabalhando, coloque o mínimo valor possível, quando for editar seu material coloque o buffer no maior valor possível. nunca deixe o sinal entrar clipando no VU do computador, grave seu material com um certo espaço pra que possa ganhar RMS durante a Edição. No universo analogico (mesa) vc pode passar de zero no VU, porem quando entra para o computador, se passar de Zero vc está perdendo informação digital. Gloria a Deusssssss!
Leandro, a interface de áudio que você xingou (com razão) não é inútil. Pra quem grava música é preciso usar um programa (DAW) que vai processar o áudio no computador, ou seja, é necessário que não haja monitoramento da entrada diretamente na saída, como acontece na mesa de som, precisamos monitorar apenas o áudio processado do pc, mas na mesa de som acaba embolando o audio da entrada com o áudio processado. Essas interfaces de áudio foram feitas propriamente para gravação de música, mas concordo que elas são superfaturadas, por isso tive que comprar uma mesa de som baratinha, aí sou obrigado a usar a placa de som do pc pra monitorar. Não sei se é possível desligar o monitoramento nessas mesas que você mostrou, na minha não é, então pra gravar música o melhor é a interface superfaturada.😅
Top eu uso mesa e microfone da Behringer, você precisa por espuma anti-puff que remover o estrondo do sopro de P e B tudo que falar com essas letras vai da um estrondo no som por causa di vento que sai da boca ao pronunciar essas letras
A diferença mais crucial em uma mesa de som simples pra uma melhor é a qualidade dos componentes e a quantidade de funções da mesa , que garante que a relação sinal ruído da mesa seja maior ou menor e também a durabilidade ao longo dos anos
sou técnico de som a mais de 10 anos, hoje em dia trabalho com um mesa digital da Yamaha 01v, o som que a Yamaha entrega e excelente em qualquer equipamento deles, mas em relação a valores, tem mesa de som de 20 a 50 mil que usam nas igrejas hoje em dia, fiz um curso de uma waves lv1 que custa por volta de 300 mil hj em dia kkkk
Carai vei tem que ter uma paciencia de Jó pra desmontar essa Yamaha kkk... muito bom esse video, compensa assistir até o final pois tenho uma mesa TKS dessa ai... gostei de saber que ela não esta entre as piores das baratinhas...
@@Danielyates.xz21 Não, eu me referí a "fonte" do início do video, (Caixinha preta) onde ele mostra que é 120V por 18.5x2. Essa caixinha é só um transformador. Posteriormente ele mostra a filtragem e reguladores de tensão DC dentro da mesa.
O que me desencanta nas mesas Yamaha é viver em 220v e esta mesa vir com transformador 120v. Mas se é um transformador, ela também deveria funcionar em qualquer transformador de 220v.. Ou tenho que comprar outro transformador para plugar o que vem nele num que converta para 220v de minha rede? E de quantos VA precisaria para dar conta? Esta é uma questão crucial para valer a pena, porque não será só o preço da mesa, mas a garantia de que vai segurar essa gambiarra sem jogar toda grana no lixo depois.
Leandro, eu falei pra vc no Instagram, que eu sou profissional na área, o vídeo tá bem legal, mas tem algumas informações, que pra quem trabalha com áudio ficou faltando mais informações, principalmente pra quem não sabe nada e quer aprender, no meu canal eu falo um pouco sobre mesa digital, na vdd da 01v96i onde eu faço uma espécie de tutorial. Mas em fim. O fato da mesa mais simples não mandar os efeitos em St é pq a interface é direta, ela não é pós fade , ela não tem como obedecer o que se faz depois do ganho, ela manda pro USB apenas o pré amplificador, e vai direto pra linha de gravação, e ou pra entrada do programa de transmissão. É difícil de explicar por texto. No caso da Yamaha ela já manda tanto pré como pós fader , na vdd ela manda pro USB a saída LR /PA. tem bastante informação pra acrescentar nesse vídeo. Mas valeu muito o que vc fez. Obrigado pelo vídeo !!!!
Falando dessa mesa da Yamaha, não tem comparação, ele é muito bom mesmo, eu sou suspeito, mas existe marcas que tem mais qualidade, porém a grana e maior kkkk , na minha opinião, é o melhor pre amplificador que tem nessas mesas analógicas de pequeno porte
Parabéns Leandro por esse conteúdo tão rico em detalhes. Som operador de áudio e Reprografia há 16 anos e você mandou muito bem no assunto e amei esse excelente vídeo e trabalho Sensacional Jovem. Parabéns Largado a Você e Família, que forma essa equipe Sensacional que você tem em seu apoio. Que Maravilha Brother. Valeu continue assim, cheio de Vida e Energia Positiva. Top das Galáxias. 🎉🎉🎉🎉🎉🎉❤
Leandro, lembrando que o compressor funciona inversamente, o botão todo para direita, significa que vc não está utilizando compressão nenhuma, conforme for girando para esquerda é o quanto vc quer comprimir o som, pode ver que o grafico na serigrafia vai aumentando da esquerda para direita, abração!
Uma observação: Mesa que não tem entrada stereo não tem vai transforma-las em stereo. Ou seja, essa mesa simples ai não tem entrada stereo, assim não vai transmitir esses canais em stereo, cada canal precisaria duas coisas: 1-entrada stereo e 2-potenciometro L/R. É uma informação básica e se vc não trabalha com audio profissional não vai sacar. No mais o video é bacana e o fundamento é importante.
O botão vermelho é o endereçamento... você escolhe se o áudio será endereçado às saídas estéreo ou às saídas de monitor. Mesas maiores da Yamaha trabalham também com grupos, e então você também tem opção de endereçamento aos grupos.
Leandrão!!! Sobre as mesas Chinesas, tenho a Teyun A6, ela sobe 2 canais de saída e 2 canais de entrada, mas só vi os canais em software profissional de gravação, no caso aqui foi o Amplitube, no OBS não vi separação de canais mas parece que é o próprio programa que só mosta entrada e saída, mas fiz os testes gravando no Amplitube e realmente sobe o audio separado para gravação, ou seleciono stereo para abrir numa unica pista com os dois canais ou abro duas pistas configurado cada canal na sua pista.
Bom dia equipe do Letra Jota. Estas mesa de som as de baixo custo não tem controle de pan e o player que vem nela só controle da intensidade de sinal. O circuito de efeitos é um dsp digital. Comprei uma com 2 microfone sem fio incorporado, antende para a maioria das pessoas pelo custo tá muito bom. Tenho uma mesa da Tascam mini Studio com fita cassete hispeed 4 pistas, dos anos 90 totalmente analógica, o tocador alterei a velocidade para as fitas normais para ser usada e o efeito tinha que ser separada como a maioria das mesa de som. Para o efeitos no som tenho um SPX 990 da Yamaha muito bom ligados em send e retorn é muito melhor em qualidade de audio nos efeitos.
Top das galaxias mexer com som é muito top eu tinha uma mesa analógica junto com amplificador com 8 saidas pra cada caixa já assustava imagina uma dessa ai outros equipamentos junto , o que eu tinha era como ouvir um trem vindo de caixa por caixa .
Quando compramos a nossa Behringer, também tínhamos a necessidade de saída Estéreo para o PC, foi como testamos ela no Software Audacity foi com ele que vimos que acertamos na compra da mesma, E essa mesa nossa tem uns botões de cortes Lê que te dão a opção de cortar entrada ou saída de fontes externas ou do próprio PC isso para evitar o que te chateia, a apertação de botões de vários aparelhos.
Tenho uma da Wattsom ciclotron modelo AMW 8 ESD que me atende super bem pro que eu uso só pra festas e eventos não uso pra fazer gravações, já essa Yamaha é top tanto pra gravações quanto pra sonorização de festas e eventos
Captação de áudio no PC é feita de forma digital com interface de áudio de processamento independente, algumas mesas de som são interface de áudio digital. Mais se for ligar poucos microfones compre uma interface de áudio ou mixer, se for captar instrumentos use dongle USB apropriado, agora pra ligar tudo você tem a opção de optar por um Home studio que é uma mesa digital controlada por conexão USB, use uma DAW decente recomendo REAPER, AUDACITY, as placas de som (on-board) de PC estão ali so pra quebrar um galho na reprodução mais embora reprodusam em 32 bits, o modo de gravação é de 16 bits não são apropriadas para gravação de áudio profissional, voce precisa de uma placa de no mínimo 24 bits taxa de amostragem 44.1kHz que é a qualidadede CD Player. A questão do eco do microfone, antes de colocar qualquer efeito digital tem que ver a questão do tratamento acústico da sala usando espuma nas paredes para remover a reverberação natural da sala, só depois disso o efeito digital de eco é modulação sairá da forma correta sem embolar frequências. Pelo visto você está usando um microfone super cardioide mais mesmo assim pra sala fechada tem que colocar uma espuma na cabeça do microfone para remover o efeito P quando se eleva os graves como também eliminar restos de reverb natural da sala, e outra o microfonenão pode ficar muito perto dos monitores de áudio. Fica as dicas.👍
Bacana o vídeo, conheci mais sobre as mesas, como sempre trazendo muita informação, inclusive sobre essa mesa da Yamaha que eu não conhecia tanto. Te acompanho há anos. Apenas uma contribuição: sua interpretação das interfaces de som e o valor agregado a elas está um pouco equivocada, considerando a finalidade a que se destinam. Uma Scarlett 2i2, mesmo de primeira geração, oferece ASIO nativo, permitindo processamento em tempo real com baixa latência, possibilitando o uso de simuladores de equipamentos caros. Além disso, os pré-amplificadores são essenciais no mundo da produção de guitarras com distorção, pois qualquer ruído é amplificado. Muitos produtores e estúdios usam interfaces desse valor por essa razão, similar ao que um Kemper Amp ou Profile faz. Tudo depende da finalidade. Eu, por exemplo, substituo amplificadores caros por um monitor de referência e uma boa interface com VSTs e VSTIs de última geração. Tudo depende da finalidade, assim como mesas de som baratas vs mais caras. Abraço!
A S10 o Leandro não tem dó de moer, já a mesa da Yamaha ... 😂😂😂, tá certo Leandrão cada um com seu hobby, quem curte som sabe como é. Parabéns pela aquisição, show de bola.
Uma observação, qto a qualidade de uma mesa não está somente na qualidade da carcaça, mas na qualidade do circuito, tipo de componentes e semicondutores. Um projeto de áudio de qualidade exige amplificador operacional mais avançado. Na realidade tudo conta para qualidade, desde fonte, componentes e complexidade do projeto. Bom vídeo, sucesso ao canal.
Trabalho com som a alguns anos, uma mesa boa ligada em um PA grande a diferença de qualidade é Clara, tenho uma sondcraft, uma Yamaha, e uma Behringer pequena, a Behringer fica no xinelo perto das outras
Hehehe, Essas mesas chinesas sempre são melhores na saída analógica mesmo, a placa de som da mesa normalmente da um delay fuleragem, enmquanto no analogico o delay é zero
Eu mexo com som de igreja, minha concepção a respeito de certos equipamentos é onde está ligado, não adianta ter uma mesa top se vai sair por um conjunto de caixas ou interface que não vai conseguir tocar todas as frequências, na minha igreja por exemplo temos um equipamento de som simples, já comparei um microfone shure de cerca de R$ 1000 com um arcano que paguei R$ 140, no nosso som é exatamente a mesma qualidade. Claro que se levarmos para um studio com equipametno de ponta vai dar alguma diferença. Para youtube eu tenho uma mesa arcano ARC-M4 que mesmo sendo mono me atende bem.
a diferença básica de resultado é que no P10 é analógico e na USB é digital......... mas a moral é que se o chinês fizer tudo funcionar como a Yamaha o preço com certeza não vai ser esse!..... e a qualidade e recursos da Yamaha é outro nível!............tenho visto ultimamente equipamentos "XingLings" que tem os mesmos recursos "ou quase".. tem tido preço bem alto!.. a ponto de não saber se vale importar!
Todo som de qualidade profissional, tudo tem que ser a transformador trafo. Áudio com chaveada dá estalos malucos sempre. A fonte chaveada aumenta os estalos e mal contatos saem ampliados pra saída de áudio fica ruim por este motivo ok
Ou Leandro qui dica Boa dos teste das mesas, Vou verificar esse detalhe eu tenho uma mesa LELONG LE-709 Qui por fim é muito boa pelo preço, Mas não tinha visto esse detalhe no computador valeu
com certeza Leandro você comprou uma mesa top essa mesa da Yamaha analógica é muito boa e tô gostando de ver você envolvido com áudio apesar que não é ser forte Mas você gosta
Da pra usar 32:55 esse messa sim do jeito que vc ligou aí, só vc conectar o Pc na usb da mesa do jeito que tá aí É só vc deixar o fone de ouvido conectado na entrada azul do Pc Aí vc vai no Pc e muda a entrada padrão deixa a entrada do Pc como padrão e o Audio pela USB E seja feliz pode testar que dá certo Lembre conecta tudo e muda a entrada padrão do Pc pra entrada azul que ela vai pra lá pra live
Pow mano parabéns vc faz um vídeo ensinando algo como poucos, vc é genial, muito inteligente, valeu muito por esse vídeo de vdd agradeço muito me ajudou muito mesmo, tenho uma dúvida em comprar essa mesa de interfase da China ou comprar uma lexsen Studio mix 6, estou em dúvida vc pode fazer um vídeo comparando e explicando as duas de como usar, vou ser eternamente grato a você
Leandro, você pode excluir todas as microfonias com um equalizador gráfico... até existem alguns que tem led nos faders das bandas que acendem na frequência que está dando a microfonia, pra você poder atenuar. Mas pode usar um app de analisador de espectro no celular e um eq graf. simples, desde que tenha muitas bandas (15 no mínimo, mas melhor se for de 31 bandas). Identifique a freq. da microfonia no app e atenue no eq.
saida de fone é amplificada, e a placa do pc é nivel de linha por isso fica facil de dar microfonia. Oq importa nesse caso é a quantidade de canais da placa de audio, por isso existem aquelas interfaces caras q vc falou no começo, vc compra uma de 2 canais daquela e liga qualquer mesa analogica antiga no seu pc. mesmo com essa mesa yamaha vc nao consegue mandar os 10 canais separadamente pro pc, como se faz em um studio, precisaria de uma interface com 10 entradas.
J, tirando o print o, da M-Audio, todas as oitras sao interfaces de audio, elas nao tem pre amplificador. Mesa com pré amp é cara. Tem uma da amomm, so não lembro modelo, ela é digital e vem com pre amp, e tem outra da tascam "h2xr" alguma coisa assim, vem com pré amp do DBX 286S, Pré monstro para mics condensadores parrudos. Eu tenho um DBX286S, ele é interface de audio, mesa de som, tem compressor de audio é digital e tem uma pancada no som tanto mics de 34mm quanto guitarras e o que mais ligar nesse equipamento
Mano, sou seu fã. Gosto bastante da simplicidade que tem para explicar coisas complexas. Se eu puder dar uma sugestão qnt ao uso da mesa, regule o ganho para que o VU chegue próximo de 0, e só depois abra os faders da mesa. Vc estará nivelando o sinal dos mics com relação a ganho e os faders vcs usa para equilibrar dos instrumentos/mics entre eles. Para eliminar as microfonias, seria legal equalizar os retornos. Ou seja, usar um equalizador paramétrico e ir descobrindo as frequências que estão gritando mais. Tem alguns vídeos por aqui que explicam como fazer isso. Esses equalizadores podem ser comprados separado ou fazer parte de mesa de bilionários (mesas digitais, acima de 10.000,00 😂😂😂😂). O agravante da microfonia é o que vc falou: espaço pequeno e as caixas bem na cara dos mics. Parabéns pelo canal e pelos vídeos. Abs
A saída dela é muito alta por causa da estrutura de ganho da entrada, essa tecla PFL, é para regular essa estrutura, aperta o PFL do canal e com o fader fechado calibre o ganho de maneira que acenda o verde sempre o amarelo de vez enquanto e o vermelho nunca, só depois abra o fader do volume. e uma dica, o fader stéreo (vermelho) não atua para a conexão USB.
Leandro, tem uma interface de audio super barata, super poderosa de 70 reais chamada Teyun Q12 que já manda o áudio em stereo pro computador, mas ela é super simples, não tem efeito, nem regulagem de equalização
O microfone preto famoso dos podcasts é o Shure Sm7B... ele não é um condensador (não precisa do Phantom Power), mas ele é um mic dinâmico que precisa de muito ganho, então a mesa de som tem que ter preamps de microfone muito bons!
eu uso o compressor da tv pro amplificador pra assistir Netflix..e manter a a faixa dinamica na mesma altura ...no netflix uma hora o som estoura..outra saem baixinho.. em apartamento é osso ...vizinho reclamam kkk fom compressor resolveu o problema
Gostei LetraJota, eu tenho uma mesinha pequenina, Bering, esta marca é competitiva com Yamaha, veja uma e faça seus estudos. Abraço mano, em tempo: a minha é estéreo
Uma correção: o phanton power pode sim estar ligado com microfones dinâmicos (normais). Ou seja, é possível usar microfones condensadores (que precisam do phanton power) e dinâmicos (normais) ao mesmo tempo. O que não é recomendável é plugar ou desplugar os microfones com o phanton ligado.
Pode ligar o Phanton Power com microfone normal (dinâmico)... se for mic de boa qualidade, vai anular os 48v e não fará diferença. Mics de baixa qualidade não funcionam direito com Phanton... ficam com som meio "travado"... mas são raros. Esses da Kadosh com certeza não terão problemas! Obs.: não se deve ligar a mesa direto nas caixas de som, a não ser que sejam caixas ativas (amplificadas). Alto risco de queira das saídas.
Yamaha tem mesa de áudio de 300 a 500 mil são pioneiros em áudio profissional são de excelente qualidade, assim também como soundcraft , midas ,VENUE Profile , digico entre outras
Bom dia, Leandro sou inscrito do seu canal já copiei vários projetos seus amo seu canal gostei muito de vídeo sobre mesa de áudio aprendi muita coisa que não sabia sobre mesa
5:25 leandro esses pre amplificadores o nome tecnico disso E interface usb,sao muito utlizados em studios de gravacao musical para entregar a melhor qualidade possivel por isso E caro tenho uma beringher umc22 abracos de portugal
Aqui está uma explicação sobre o microfone supercardioide em português:
Padrão Supercardioide
Padrão de Captação: Um microfone supercardioide tem um padrão de captação mais direcional do que um microfone cardioide. Ele capta som principalmente da frente e tem um campo de sensibilidade mais estreito, rejeitando mais eficazmente os sons dos lados e da parte traseira.
Aplicações: Devido a sua capacidade de isolar o som de fontes específicas, os microfones supercardioides são ideais para ambientes onde é necessário minimizar o ruído de fundo. Eles são frequentemente usados em situações de áudio ao vivo, gravação e transmissão, onde o controle sobre as fontes sonoras é crítico.
Design: O padrão de captação de um microfone supercardioide é semelhante a uma forma de coração alongada, com um pequeno lobo de sensibilidade diretamente atrás do microfone. Esse lobo traseiro torna o microfone sensível a sons que vêm de diretamente atrás, embora com muito menos intensidade do que da frente.
Vantagens: Os microfones supercardioides oferecem um nível mais alto de rejeição de ruído em comparação com os microfones cardioides, o que pode ser particularmente útil em ambientes ruidosos ou quando é importante isolar uma fonte sonora específica.
;-❤²⅚
Rapaz, vc está de parabéns, foi uma aula de como operar uma mesa de som, era o que estava necessitado conhecer. Obrigado! Mais um inscrito! Valeu!!👏👏👏👏
Tenho uma AG-03 da Yamaha aqui, na época paguei 650, hoje deve estar 1 barão. Ela manda o som em stereo. O diferencial dela é que tem a função Loopback, que se você quiser, tu faz o som do PC também sair na saída do MIC, caso no OBS tu queira trabalhar com um fader só e ficar controlando volume PC/MIC1/MIC2 pela mesa, em outras palavras, fazer a mixagem via hardware e não via software. A função de monitor, além do que vi o povo explicando, serve também para a pessoa que tá gravando uma voz ou instrumento no estúdio, não ter o retorno do instrumento pelas caixas com efeitos aplicados via DAW (software musical do PC), ela só ouve o sinal dela limpo. Tu tinha que um dia descolar um sintetizador pra mostrar pra galera, a beleza de manipular ondas elétricas e ir gerando diferentes sons usando LFOs, HPF, LPF, ADSR etc :)
mesa de som top...mereceu o comentário pq quando vc mudou da esquerda pra direita falando que tava fazendo isso, eu descobri que eu tava usando os fios do meu fone kz trocado a vida toda...mereceu o comentário... kkkkkkkk
kkkk antes tarde do que nunca kkk quantos anos ouvindo assim?
@@Fernando-py5ne mano...acho que tinha uns 5 anos ou mais... kkkkkkk
@@PedAFS entao ganhou o dia kkk
Oloco mas não vem impresso no corpo do fone os lados? Se fosse uma cobra tinha te picado bem forte😅
Consegui escutar o stereo perfeitamente muito top
Exemplo do monitor, o diretor fala com todo mundo, mas a plateia não ouve. Num show o tecladista, maestro da banda dá o tempo para música começar e a banda, o cara da luz(lightman), o cara do painel de LED, todo mundo sincroniza para começar a música... Mas a plateia não ouve essa comunicação. E por aí vai por outras funcionalidades.
Vc no Mic 1, Aline no 2, e a Pri no Mic 3 está vendo coisas no Pc, daí ela passa informação e só vcs ouvem. Daí vc abre o monitor para ouvir ela.
Topppp
Obrigado pela explicação, top
Multiverso Letrajota: ja temos: o chinês NoTemGalantia,o Professor Jota, e agora: Sonoplasta do RR Soares,
Leandro você se amarra muito em som 🎶 🎵 🎚 🎼 🎙 🪕 🎶 🎵, poderia fazer no mínimo um 3 vídeos em sequência da escolha de como escolher o projeto do amplificador ( existem amplificadores classe A, Classe B, Classe AB, classe D, classe H, classe G, classe o alfabeto inteiro ), explicar o funcionamento de cada um deles, escolher uma classe de amplificador, fundamentar bem a escolha, criar o arquivo .Gerber mandar uma PCBWay da vida fazer a placa, comprar os componentes eletrônicos soldá-los na placa, testar, mostrar todo esse processo! Depois poderia emendar na sequência de vídeos sobre fontes chateadas as Switch-Mode Power Supply SMPS, poderia estender ainda para Módulo Regulador de Voltagem Voltage Regulator Module - VRM de placa mãe, que amplificadores pica precisam de fontes com tensões de ripple menores! Faz um Colab com o Luis Carlos Burgos que ficaria massa demais!
tem os videos da super caixa de funkeiro caseira,,, montei as minhas caixas depois que assissti os videos dele, muito top
O melhor é o classa A depois o AB depois G e H depois o classe D e o pior é o classe B esta sequência tem a ver com a qualidade não a potência, muita potência pouca qualidade, muita qualidade pouca potência 😂
Muito inteligente as abordagens técnicas feitas no vídeo, ajuda muitas pessoas iniciantes a entender ovo funciona os mecanismos. Existem outras possibilidades que não foram abordadas no vídeo. A aquisição da mesa foi uma ótima aquisição mais é exagero.
O leandro a saída de som do PC pode ficar setado na mesa. E a entrada na onbord do pc sem problema. Uso aqui assim tenho 2 entras de som, uma na onbord e outra placa usb. E também uso três saídas, a da TV, à da placa ubs e a onbord. Você pode combinar de todas as formas, não precisa ficar casado as duas.
Vai recuperar o valor gasto já já. Não sei se tu tem ttk e kway, mas é bom postar em todas as redes sociais
O melhor video de mesa de audio na pratica. A 3 meses atrás instalei mg12 da yamaha de ficou ruim som do pc depois de bater cabeça vi que tinha instalar drive. Fora isso é mesa sensacional e vc explicou a até esse problema que da mesa se nao instalar o drive correto. Cara vc top demais.
mesa de som e interface de audio sao equipamentos diferentes com propostas diferentes
uma interface de audio é semelhante a uma placa de video (porem pra audio, oviamente)
a principal função dela é conectar fontes externas de audio ao computador, convertendo com qualidade sinal analógico em sinal digital, atraves de softwares especificos (as famosas DAWs). equipamento ideal para uso em estúdios, gravações/produção musical
a mesa de som é muito mais voltada pra ao vivo (como a sua live e etc), inclusive algumas mesas, como essa sua, tambem funcionam como interface de audio
porem uma boa interface de audio nao se troca por uma mesa de som, e vice-versa...
parabens, seu canal é top!
Carisma puro, Parabéns. ótimo roteiro e com uma ótima dicção.
Tenho uma mesa de som Chinesa tem uns 5 anos ja.
Construcao nao tenho o que reclamar, top. O problema do Input mono vem desde sempre. Isso é a falta de ter um software.
Precisaria ter um software pra transformar a saida de audio dela em Line e nao microfone.
Mas como eu uso apenas para microfone ela atende 100%
Melhor explicação sobre mesa de som e áudio vídeo que eu já vi... fantástico!!! Continuo seu fã. Pessoas com você, não pode morrer
Quando você adicionou o som estéreo no computador, na saída do celular, ligada no Receiver Gradiente, o som realmente ficou estéreo. Outro porém, não aconselho usar todo volume do canal, esperimenta ir até aquela marca da seta, pois ali é setenta por cento do total, onde você obtém total controle e pode dar mais brilho (agudos) no seu som. Sou técnico de som há muito tempo.
Cara intendo um pouco de som e posso te afirmar que o que vai fazer diferença no sistema de som é o operador da mesa de som. Logico que quanto mais recurso para equalizar e efeitos como compressor, gate e etc. Vai ajudar a tirar um som com melhor qualidade.
Fala Leandro! Você escolheu muito bem a mesa de som Yamaha, são mesas de estúdio de rádio de primeira qualidade. Outra coisa: quando configurar a sua mesa no driver, configura pra 24-bit, mas deixa a amostragem em 48kHz mesmo, não há diferenças audíveis entre 48kHz e 192kHz para a aplicação que você vai usar (fazer lives), e se a amostragem não estiver em 48kHz o framerate do vídeo da live vai dessincronizar com o áudio da mesa.
Eu tenho uma Yamaha AG-06, tem 2 canais de microfone, mais 2 canais estéreo (uma entrada RCA, e duas entradas L & R P10 pra teclado) + uma entrada auxiliar P2 e mais 1 canal estéreo de retorno do Computador. É uma placa que transmite o retorno do PC em estéreo, mas eu a comprei para uma finalidade específica; Por alguns anos, eu restaurei discos de vinil de forma amadora usando minha AG-06, ligando a saída do pré de Phono na RCA da mesa de som, e gravando em 24-bit com ganho menor por segurança, e a qualidade é excepcional. Pra usar microfone nela, você tem que mutar todas as outras entradas não usadas e colocar o Pad das entradas não usadas para minimizar o ruído nas entradas microfone (esse é o ponto fraco dela, os pré amplificadores da AG-06 são um pouco ruidosos, mas reduzindo o ganho das saídas ociosas fica ótimo e quase sem ruído).
Quando comprei minha AG-06 em 2019, eu paguei 500 reais, mas hoje em dia o preço triplicou, pra muita gente não compensa, mas pra quem quer uma placa de áudio compacta pra usar só 1 ou 2 microfones pra live/gameplay tá de ótimo tamanho.
so de pensar no inferno que deve ter sido vc mixar o audio desse video misturando os microfones, tempo
parabens o timing ficou otimo
Isso e mais fácil , pois ele deve ter só colocado os áudio por cima em layer diferentes é só habilitando e desabilitando conforme precisasse.
Sobre o Phantom Power é a tensão de 48v necessária para alimentar microfones condensadores que precisam de pouco ganho. Já os microfones dinâmicos, que são os usados nos podcasts não precisam desse recurso, mas tem uma sensibilidade menor e precisam de um ganho maior das mesas de som e interfaces de áudio.
a questão é o ruído, microfones condensadores, precisam de muito ganho sem o 48V, o audio até sai, mas tem um ruído horrível, se usar o 48v fica sem ruído nenhum
Tenho duas mesas yamaha e gosto muito delas. A MG10XU tenho há bastante tempo e é bem parecida com essa sua só que um pouco mais compacta por ter controle giratório de canal em vez de fader. Depois comprei a AG06mk2 porque queria uma mesa compacta para o dia a dia e gosto demais dela, pois não precisa de fonte, o usb-c já alimenta e passa o áudio, etc. A única coisa que eu não sabia antes de comprar minha primeira mesa é que a MG12XU é praticamente do mesmo tamanho que essa sua e ela já vem com a fonte integrada nela. No dia a dia é bem mais prático ter a fonte interna. Hoje se eu fosse comprar uma mesa de tamanho médio, iria nela.
Bem, primeiro muito grato pelo vídeo.
Em segundo lugar, a diferença com Yamaha já começa no FATO que ela projeta e manda fazer os próprios componentes eletrônicos.
Terceiro se há alguma marca para se equiparar com a Yamaha instrumentos, é a Toyota veículos, ambas a marcas se usadas de maneira correta são para a vida toda.
Quarto, os pré-amplificadores da Yamaha estão entre os melhores do mercado, equiparados com os da SSL, da Makie ou da Allen & Heath, por isso a diferença absurda de ganho.
Quinto, as diferenças entre um produto de entrada da Yamaha e os TOPs de linha ficam apenas por conta dos recursos oferecidos, já que a qualidade de construção e de Áudio são as mesmas.
POR FIM UMA DICA: VAI NO POTENCIÔMETRO PRETO QUE SELECIONA O TIPO DE EFEITO, CLICA NELE 5 VEZES, VAI VER QUE VAI APARECER UM NÚMERO COM A BOLINHA PISCANDO. ESTA FUNÇÃO, É PARA REGULAR O GANHO DE SAÍDA DE AUDIO QUE VEM DO PC, VAI DE 24(MENOR) ATÉ 0 (MAIOR). DEPOIS É SÓ CLICAR MAIS UMA VEZ E VOLTA PARA A FUNÇÃO DE EFEITOS.
DESCOBRI ISTO PORQUE ESTAVA ENCUCADO COM O ÁUDIO DO PC VINDO SATURADO (COM DISTORÇÃO), QUANDO OUVIA ALGUMA MÚSICA COM SUPERGRAVES, E ACHAVA QUE A INTERFACE ESTAVA COM DEFEITO.
VOCÊ NÃO VAI ENCONTRAR NADA NA INTERNET SOBRE ISSO, NEM NO PRÓPRIO MANUAL DA MESA.
Então tenho uma MG16xu, e usava antes uma uma mesa TOMATE TYT-006, a primeira, esta mesa da Tomate tem uma conexão Estéreo com o PC, depois descontinuaram ela e passaram a fazer a TYT-006 MINI, não sei se continuou assim, e o curioso que a identificação dela no PC também aparece como Jie-LI.
Faz um teste, faz o download do drive ASIO 4ALL instala e faz a configuração, e vê se muda o comportamento da mesinha chinesa. Talvez seja apenas isso.
Ou melhor, não faça não! Vai que dá certo e vc fica injuriado por descobrir que não precisava gastar R$2500,00. Risos.
Cara que aula. Sensacional, faço voz e violão nos barzinho… e adquiri a mesinha de pobre e super recomendo. Melhor custo benefício. Parabéns pelo canal Deus abençoe ! 🙏🏻
Leandro placa de som também faz diferença no computador, principalmente em gravação de audio. Se vc usar uma placa genéricas o nível de ruido mesmo com o volume fechado é alto, e em uma placa já de 16,18 ou 24 bits já muda tudo! Se for só para amplificar som de microfone para live ou propaganda não tem muita diferença.
O ruido de fundo é aquele chiado com volume no zero em que nas caixas ficam chiando.
Grande mestre da vida.
É lógico que o correto é devorar manuais inteiros, mas, o "conhecimento geral" que o Letrajota traz (DE GRAÇA) me permite conversar (pelo menos, minimamente) sobre quase tudo em meu ambiente de trabalho de labor manual.
Tenho uma Soundcraft Signature 12. Muito boa também. Uso pelo mesmo fim. Ela é como fosse uma placa de áudio, mas que uso pra diversos fins até pra gravações. A Soundcraft grava em até 24bits 196000 hz se nao me engano. Qualidade muito boa da Harman. Essa Yamaha também é muito top, ja gravei em uma dessa linha numa igreja, excelente também.
Cara eu comprei uma mesa de som bem parecida com essa ai pequena, modelo Teyun A, pensa numa mesa pequena e muiiito boa, ela tem saida e entrada de audio usb 2.0 estereo, e a qualidade é muito boa, muito satisfeito com ela, recomendo, acha ela no Aliexpres
eu ligo nessa minha mesa, meu contra baixo, minha guitara, meu teclado e minha bateria e mais um microfone, não tenho problemas com essa mesa, super barata na casa dos 300 reais
Leandro liguei 2 alto falantes que era duma caixa amvox que diziam ter 2000rms ! Fui testar ele no meu mini system lg de 2006 e os alto falante queimaram no volume 13 , e tava na saída que so dava voz! Hoje em dia a potência dessas caixa e so pra vender mesmo!
Qual ohms era dos altos e do som?
Exatamente isso!
Se pá você casou impedância errada.
Qualquer mini system antigo é mais potente que as caixas Amvox😂
@@gabral1533 não mano, o meu mini system da 76 v na saída e o alto falante era de 30 RMS e não aguentou!
eu uso uma dac (fosi k5 pro mini), para amplificar meu fone e mic, e nela eu deixo um par de caixa que tenho da edifier (R1100), uso ela via cabo optico, para mim estou muito bem servido com ela. vlw pelo video, otimo trabalho.
Impressionante, não encontrei em nenhum lugar uma demonstração como esta. FORMIDAVEL. Parabéns Leandro, e muito obrigado pela aula!!!
olá fera. o mic do Flow e dinâmico não precisa do Phantom. o modelo é Microfone Shure Sm7b. boa escolha no Console Yamaha.
verdade.
bom falar que o sm7b é bem chato com o ganho e a maioria das pessoas precisa usar um "cloudlifter" pra ele ficar legal (é uma caixinha azul que custa uma nota também).
Eu tenho uma Behringer do tamanho dessa chinesinha aí mas que tem quase todas as funções dessa Yamaha. Porem como é mais antiga, não tem USB. Na época paguei coisa de 500 conto. Valeu muito a pena.
galera eu amei esse vídeo. Conteúdo de áudio é foda. Valeu LJ!
Leandro, a nossa é Behringer e ela é menor que essa da china que você comprou ai......... Modelo Xenys 302 USB, o plugue dela de entrada e alimentação é um só é igual ao da mesa sua da Yamaha e também é estéreo muito conhecida como Interface de áudio.
Leandro vc pode usar in out estéreo, vc usa in via USB, o out com um cabo de linha do som para o P2 de entrada, o computador vai reconhecer a qualidade.
Namorei essa mesa da Yamaha por anos rs Nunca deu a grana, acabei comprando uma da Behringer! No mundo dos mortais de mesas de entrada, melhor que essa só partindo pra digital! Mesa muito boa!
eu tenho uma interface de audio da M-AUDIO 2x2. comprei ela tem 8 anos e até hoje 100%, muito boa, é só usb C. paguei 800 na época, hoje se encontra em torno de 1400. nunca tive um arrempendimento.
Cara cê me ajudou muito com minha mesa Yamaha, tô a mas de 2 anos com ela e não sabia muita coisa kkkk. Ganhou mais um inscrito
Comprei uma mesa esta semana, R$ 880 no mercado livre, ao assistir o vídeo tive a curiosidade de testar se ela tem stereo na saída USB, e por minha felicidade funciona perfeitamente.
A marca dela é VS2 PRO modelo V04FX. Fica aí a indicação, vale muito a pena.
Sim, são muito boas, tenho uma VS2 PRO V06FX, são de pobre mas muito superior a esta do vídeo, a minha paguei 1099 reais no ML
19:16 o microfone cardioide tem a cápsula mais aberta se você falar com ele de (lado) ele funciona funciona a bem pra quem é músico e canta as vezes precisa se virar para olhar para os instrumento mas tem um risco maior de microfonia por pegar ao redor. O uni direcionai só funciona bem de frente, tem um risco menor de microfonia mas se pegar uma pessoa que colocar o microfone nos peito tipo Silvio santos não vai funcionar. Basicamente são essas as diferenças
Top de mais. Esse vídeo é um curso básico de som e utilização de mesa.
Como sempre mandando super bem LetraJ.
Eu também sou fã da Yamaha. Yamaha é sinônimo de alta qualidade rsrs. Já tive um receiver da Onkyo nem chegava a os pés de qualidade da Yamaha.
Eu tenho uma plaquinha de brinquedo comparado com a sua, kkk (Live Sond Card V8), mas qualquer coisa já é melhor que a placa onboard. e ela manda o som USB stereo inclusive do bluetooth.
Parabens, agora você está com uma mesa super top
Com toda essa explicação vc deveria ter recebido um baita desconto. Gostei muito.
Leandro, para ter menos atraso no seu retorno diminua o Buffer size do programa que estiver trabalhando, coloque o mínimo valor possível, quando for editar seu material coloque o buffer no maior valor possível. nunca deixe o sinal entrar clipando no VU do computador, grave seu material com um certo espaço pra que possa ganhar RMS durante a Edição. No universo analogico (mesa) vc pode passar de zero no VU, porem quando entra para o computador, se passar de Zero vc está perdendo informação digital.
Gloria a Deusssssss!
Leandro, a interface de áudio que você xingou (com razão) não é inútil. Pra quem grava música é preciso usar um programa (DAW) que vai processar o áudio no computador, ou seja, é necessário que não haja monitoramento da entrada diretamente na saída, como acontece na mesa de som, precisamos monitorar apenas o áudio processado do pc, mas na mesa de som acaba embolando o audio da entrada com o áudio processado. Essas interfaces de áudio foram feitas propriamente para gravação de música, mas concordo que elas são superfaturadas, por isso tive que comprar uma mesa de som baratinha, aí sou obrigado a usar a placa de som do pc pra monitorar. Não sei se é possível desligar o monitoramento nessas mesas que você mostrou, na minha não é, então pra gravar música o melhor é a interface superfaturada.😅
Leandrão falou para Aline que precisava de uma mesa para fazer a Live mas é mentira ele queria era mesa mesmo 😂😂😂
Eu tbm queria essa mesa Yamaha 😂😂😂😂
Top eu uso mesa e microfone da Behringer, você precisa por espuma anti-puff que remover o estrondo do sopro de P e B tudo que falar com essas letras vai da um estrondo no som por causa di vento que sai da boca ao pronunciar essas letras
A diferença mais crucial em uma mesa de som simples pra uma melhor é a qualidade dos componentes e a quantidade de funções da mesa , que garante que a relação sinal ruído da mesa seja maior ou menor e também a durabilidade ao longo dos anos
sou técnico de som a mais de 10 anos, hoje em dia trabalho com um mesa digital da Yamaha 01v, o som que a Yamaha entrega e excelente em qualquer equipamento deles, mas em relação a valores, tem mesa de som de 20 a 50 mil que usam nas igrejas hoje em dia, fiz um curso de uma waves lv1 que custa por volta de 300 mil hj em dia kkkk
Carai vei tem que ter uma paciencia de Jó pra desmontar essa Yamaha kkk... muito bom esse video, compensa assistir até o final pois tenho uma mesa TKS dessa ai... gostei de saber que ela não esta entre as piores das baratinhas...
Leandro, não é uma fonte, é só um transformador AC 120V para 2X18.5V AC, dentro da mesa é que são feitas as filtragens e retificações DC.
Mas é uma fonte. Tudo isso que você mencionou faz parte de uma fonte de alimentação
@@Danielyates.xz21 Não, eu me referí a "fonte" do início do video, (Caixinha preta) onde ele mostra que é 120V por 18.5x2. Essa caixinha é só um transformador. Posteriormente ele mostra a filtragem e reguladores de tensão DC dentro da mesa.
O que me desencanta nas mesas Yamaha é viver em 220v e esta mesa vir com transformador 120v. Mas se é um transformador, ela também deveria funcionar em qualquer transformador de 220v.. Ou tenho que comprar outro transformador para plugar o que vem nele num que converta para 220v de minha rede? E de quantos VA precisaria para dar conta? Esta é uma questão crucial para valer a pena, porque não será só o preço da mesa, mas a garantia de que vai segurar essa gambiarra sem jogar toda grana no lixo depois.
eu uma dessa mesa de som e realmente ela é muito boa, o pré dela é diferenciada demais, tem muita qualidade
Leandro, eu falei pra vc no Instagram, que eu sou profissional na área, o vídeo tá bem legal, mas tem algumas informações, que pra quem trabalha com áudio ficou faltando mais informações, principalmente pra quem não sabe nada e quer aprender, no meu canal eu falo um pouco sobre mesa digital, na vdd da 01v96i onde eu faço uma espécie de tutorial. Mas em fim.
O fato da mesa mais simples não mandar os efeitos em St é pq a interface é direta, ela não é pós fade , ela não tem como obedecer o que se faz depois do ganho, ela manda pro USB apenas o pré amplificador, e vai direto pra linha de gravação, e ou pra entrada do programa de transmissão. É difícil de explicar por texto.
No caso da Yamaha ela já manda tanto pré como pós fader , na vdd ela manda pro USB a saída LR /PA. tem bastante informação pra acrescentar nesse vídeo. Mas valeu muito o que vc fez. Obrigado pelo vídeo !!!!
Falando dessa mesa da Yamaha, não tem comparação, ele é muito bom mesmo, eu sou suspeito, mas existe marcas que tem mais qualidade, porém a grana e maior kkkk , na minha opinião, é o melhor pre amplificador que tem nessas mesas analógicas de pequeno porte
@@AngeloNeto
E o que dessa marca Allen & Heath?
Kara !! que magnífico operagem de áudio louco schow de bola , o kara é muito fera opera pra caramba muito profissional .
Parabéns Leandro por esse conteúdo tão rico em detalhes.
Som operador de áudio e Reprografia há 16 anos e você mandou muito bem no assunto e amei esse excelente vídeo e trabalho Sensacional Jovem. Parabéns Largado a Você e Família, que forma essa equipe Sensacional que você tem em seu apoio.
Que Maravilha Brother.
Valeu continue assim, cheio de Vida e Energia Positiva.
Top das Galáxias. 🎉🎉🎉🎉🎉🎉❤
Leandro, lembrando que o compressor funciona inversamente, o botão todo para direita, significa que vc não está utilizando compressão nenhuma, conforme for girando para esquerda é o quanto vc quer comprimir o som, pode ver que o grafico na serigrafia vai aumentando da esquerda para direita, abração!
Uma observação: Mesa que não tem entrada stereo não tem vai transforma-las em stereo. Ou seja, essa mesa simples ai não tem entrada stereo, assim não vai transmitir esses canais em stereo, cada canal precisaria duas coisas: 1-entrada stereo e 2-potenciometro L/R. É uma informação básica e se vc não trabalha com audio profissional não vai sacar. No mais o video é bacana e o fundamento é importante.
O botão vermelho é o endereçamento... você escolhe se o áudio será endereçado às saídas estéreo ou às saídas de monitor. Mesas maiores da Yamaha trabalham também com grupos, e então você também tem opção de endereçamento aos grupos.
Leandrão!!! Sobre as mesas Chinesas, tenho a Teyun A6, ela sobe 2 canais de saída e 2 canais de entrada, mas só vi os canais em software profissional de gravação, no caso aqui foi o Amplitube, no OBS não vi separação de canais mas parece que é o próprio programa que só mosta entrada e saída, mas fiz os testes gravando no Amplitube e realmente sobe o audio separado para gravação, ou seleciono stereo para abrir numa unica pista com os dois canais ou abro duas pistas configurado cada canal na sua pista.
Bom dia equipe do Letra Jota. Estas mesa de som as de baixo custo não tem controle de pan e o player que vem nela só controle da intensidade de sinal. O circuito de efeitos é um dsp digital. Comprei uma com 2 microfone sem fio incorporado, antende para a maioria das pessoas pelo custo tá muito bom. Tenho uma mesa da Tascam mini Studio com fita cassete hispeed 4 pistas, dos anos 90 totalmente analógica, o tocador alterei a velocidade para as fitas normais para ser usada e o efeito tinha que ser separada como a maioria das mesa de som. Para o efeitos no som tenho um SPX 990 da Yamaha muito bom ligados em send e retorn é muito melhor em qualidade de audio nos efeitos.
Top das galaxias mexer com som é muito top eu tinha uma mesa analógica junto com amplificador com 8 saidas pra cada caixa já assustava imagina uma dessa ai outros equipamentos junto , o que eu tinha era como ouvir um trem vindo de caixa por caixa .
Obrigado pela aula! Comprei uma mesa de som para minha mãe e estou quebrando a cabeça tentando fazer funcionar.
Quando compramos a nossa Behringer, também tínhamos a necessidade de saída Estéreo para o PC, foi como testamos ela no Software Audacity foi com ele que vimos que acertamos na compra da mesma, E essa mesa nossa tem uns botões de cortes Lê que te dão a opção de cortar entrada ou saída de fontes externas ou do próprio PC isso para evitar o que te chateia, a apertação de botões de vários aparelhos.
Aquela live foi muito boa, várias músicas de qualidade
Tenho uma da Wattsom ciclotron modelo AMW 8 ESD que me atende super bem pro que eu uso só pra festas e eventos não uso pra fazer gravações, já essa Yamaha é top tanto pra gravações quanto pra sonorização de festas e eventos
Captação de áudio no PC é feita de forma digital com interface de áudio de processamento independente, algumas mesas de som são interface de áudio digital. Mais se for ligar poucos microfones compre uma interface de áudio ou mixer, se for captar instrumentos use dongle USB apropriado, agora pra ligar tudo você tem a opção de optar por um Home studio que é uma mesa digital controlada por conexão USB, use uma DAW decente recomendo REAPER, AUDACITY, as placas de som (on-board) de PC estão ali so pra quebrar um galho na reprodução mais embora reprodusam em 32 bits, o modo de gravação é de 16 bits não são apropriadas para gravação de áudio profissional, voce precisa de uma placa de no mínimo 24 bits taxa de amostragem 44.1kHz que é a qualidadede CD Player. A questão do eco do microfone, antes de colocar qualquer efeito digital tem que ver a questão do tratamento acústico da sala usando espuma nas paredes para remover a reverberação natural da sala, só depois disso o efeito digital de eco é modulação sairá da forma correta sem embolar frequências. Pelo visto você está usando um microfone super cardioide mais mesmo assim pra sala fechada tem que colocar uma espuma na cabeça do microfone para remover o efeito P quando se eleva os graves como também eliminar restos de reverb natural da sala, e outra o microfonenão pode ficar muito perto dos monitores de áudio. Fica as dicas.👍
Tenho uma fonte de teclado da Yamaha de 9v adaptada no meu S.nes. Não era fácil achar fonte de 9V antigamente por isso adaptei uma de teclado.
Usei uma fonte do teclado Yamaha para carregar a bateria do carro, levou 12h mas carregou kkkk
Bacana o vídeo, conheci mais sobre as mesas, como sempre trazendo muita informação, inclusive sobre essa mesa da Yamaha que eu não conhecia tanto. Te acompanho há anos. Apenas uma contribuição: sua interpretação das interfaces de som e o valor agregado a elas está um pouco equivocada, considerando a finalidade a que se destinam.
Uma Scarlett 2i2, mesmo de primeira geração, oferece ASIO nativo, permitindo processamento em tempo real com baixa latência, possibilitando o uso de simuladores de equipamentos caros. Além disso, os pré-amplificadores são essenciais no mundo da produção de guitarras com distorção, pois qualquer ruído é amplificado. Muitos produtores e estúdios usam interfaces desse valor por essa razão, similar ao que um Kemper Amp ou Profile faz. Tudo depende da finalidade. Eu, por exemplo, substituo amplificadores caros por um monitor de referência e uma boa interface com VSTs e VSTIs de última geração. Tudo depende da finalidade, assim como mesas de som baratas vs mais caras. Abraço!
A S10 o Leandro não tem dó de moer, já a mesa da Yamaha ...
😂😂😂, tá certo Leandrão cada um com seu hobby, quem curte som sabe como é. Parabéns pela aquisição, show de bola.
Uma observação, qto a qualidade de uma mesa não está somente na qualidade da carcaça, mas na qualidade do circuito, tipo de componentes e semicondutores.
Um projeto de áudio de qualidade exige amplificador operacional mais avançado. Na realidade tudo conta para qualidade, desde fonte, componentes e complexidade do projeto. Bom vídeo, sucesso ao canal.
Trabalho com som a alguns anos, uma mesa boa ligada em um PA grande a diferença de qualidade é Clara, tenho uma sondcraft, uma Yamaha, e uma Behringer pequena, a Behringer fica no xinelo perto das outras
Qual é melhor a sua soundcrafter ou sua yamaha?
Muito top 👏👏👏 funcionou perfeitamente, meu celular tem dois auto falantes e o efeito é estéreo , ficou top esse teste sensacional
Esse filtro de 80Hz é para corta a região grave que nao necessita na equalização da nossa voz. Parabéns pelo video sucesso
Só faltou o filtro paramétrico pra escolher a frequência de corte. Pesquisa aí soundcraft, qualidade Equivalente a Yamaha e bem completa
Hehehe, Essas mesas chinesas sempre são melhores na saída analógica mesmo, a placa de som da mesa normalmente da um delay fuleragem, enmquanto no analogico o delay é zero
Eu mexo com som de igreja, minha concepção a respeito de certos equipamentos é onde está ligado, não adianta ter uma mesa top se vai sair por um conjunto de caixas ou interface que não vai conseguir tocar todas as frequências, na minha igreja por exemplo temos um equipamento de som simples, já comparei um microfone shure de cerca de R$ 1000 com um arcano que paguei R$ 140, no nosso som é exatamente a mesma qualidade. Claro que se levarmos para um studio com equipametno de ponta vai dar alguma diferença. Para youtube eu tenho uma mesa arcano ARC-M4 que mesmo sendo mono me atende bem.
a diferença básica de resultado é que no P10 é analógico e na USB é digital......... mas a moral é que se o chinês fizer tudo funcionar como a Yamaha o preço com certeza não vai ser esse!..... e a qualidade e recursos da Yamaha é outro nível!............tenho visto ultimamente equipamentos "XingLings" que tem os mesmos recursos "ou quase".. tem tido preço bem alto!.. a ponto de não saber se vale importar!
Todo som de qualidade profissional, tudo tem que ser a transformador trafo. Áudio com chaveada dá estalos malucos sempre. A fonte chaveada aumenta os estalos e mal contatos saem ampliados pra saída de áudio fica ruim por este motivo ok
Ou Leandro qui dica Boa dos teste das mesas,
Vou verificar esse detalhe eu tenho uma mesa LELONG LE-709 Qui por fim é muito boa pelo preço,
Mas não tinha visto esse detalhe no computador valeu
com certeza Leandro você comprou uma mesa top essa mesa da Yamaha analógica é muito boa e tô gostando de ver você envolvido com áudio apesar que não é ser forte Mas você gosta
Da pra usar 32:55 esse messa sim do jeito que vc ligou aí, só vc conectar o Pc na usb da mesa do jeito que tá aí
É só vc deixar o fone de ouvido conectado na entrada azul do Pc
Aí vc vai no Pc e muda a entrada padrão deixa a entrada do Pc como padrão e o Audio pela USB
E seja feliz pode testar que dá certo
Lembre conecta tudo e muda a entrada padrão do Pc pra entrada azul que ela vai pra lá pra live
Pow mano parabéns vc faz um vídeo ensinando algo como poucos, vc é genial, muito inteligente, valeu muito por esse vídeo de vdd agradeço muito me ajudou muito mesmo, tenho uma dúvida em comprar essa mesa de interfase da China ou comprar uma lexsen Studio mix 6, estou em dúvida vc pode fazer um vídeo comparando e explicando as duas de como usar, vou ser eternamente grato a você
Leandro, você pode excluir todas as microfonias com um equalizador gráfico... até existem alguns que tem led nos faders das bandas que acendem na frequência que está dando a microfonia, pra você poder atenuar. Mas pode usar um app de analisador de espectro no celular e um eq graf. simples, desde que tenha muitas bandas (15 no mínimo, mas melhor se for de 31 bandas). Identifique a freq. da microfonia no app e atenue no eq.
Essa mesa de pobre já serve muito bem pra quem quiser fazer um churrasco com karaoke com uma caixa amplificada 😂😂😂
saida de fone é amplificada, e a placa do pc é nivel de linha por isso fica facil de dar microfonia. Oq importa nesse caso é a quantidade de canais da placa de audio, por isso existem aquelas interfaces caras q vc falou no começo, vc compra uma de 2 canais daquela e liga qualquer mesa analogica antiga no seu pc. mesmo com essa mesa yamaha vc nao consegue mandar os 10 canais separadamente pro pc, como se faz em um studio, precisaria de uma interface com 10 entradas.
J, tirando o print o, da M-Audio, todas as oitras sao interfaces de audio, elas nao tem pre amplificador. Mesa com pré amp é cara. Tem uma da amomm, so não lembro modelo, ela é digital e vem com pre amp, e tem outra da tascam "h2xr" alguma coisa assim, vem com pré amp do DBX 286S, Pré monstro para mics condensadores parrudos. Eu tenho um DBX286S, ele é interface de audio, mesa de som, tem compressor de audio é digital e tem uma pancada no som tanto mics de 34mm quanto guitarras e o que mais ligar nesse equipamento
Mano, sou seu fã. Gosto bastante da simplicidade que tem para explicar coisas complexas. Se eu puder dar uma sugestão qnt ao uso da mesa, regule o ganho para que o VU chegue próximo de 0, e só depois abra os faders da mesa. Vc estará nivelando o sinal dos mics com relação a ganho e os faders vcs usa para equilibrar dos instrumentos/mics entre eles. Para eliminar as microfonias, seria legal equalizar os retornos. Ou seja, usar um equalizador paramétrico e ir descobrindo as frequências que estão gritando mais. Tem alguns vídeos por aqui que explicam como fazer isso. Esses equalizadores podem ser comprados separado ou fazer parte de mesa de bilionários (mesas digitais, acima de 10.000,00 😂😂😂😂). O agravante da microfonia é o que vc falou: espaço pequeno e as caixas bem na cara dos mics. Parabéns pelo canal e pelos vídeos. Abs
A saída dela é muito alta por causa da estrutura de ganho da entrada, essa tecla PFL, é para regular essa estrutura, aperta o PFL do canal e com o fader fechado calibre o ganho de maneira que acenda o verde sempre o amarelo de vez enquanto e o vermelho nunca, só depois abra o fader do volume. e uma dica, o fader stéreo (vermelho) não atua para a conexão USB.
Leandro, tem uma interface de audio super barata, super poderosa de 70 reais chamada Teyun Q12 que já manda o áudio em stereo pro computador, mas ela é super simples, não tem efeito, nem regulagem de equalização
O microfone preto famoso dos podcasts é o Shure Sm7B... ele não é um condensador (não precisa do Phantom Power), mas ele é um mic dinâmico que precisa de muito ganho, então a mesa de som tem que ter preamps de microfone muito bons!
eu uso o compressor da tv pro amplificador pra assistir Netflix..e manter a a faixa dinamica na mesma altura ...no netflix uma hora o som estoura..outra saem baixinho.. em apartamento é osso ...vizinho reclamam kkk fom compressor resolveu o problema
Essa mesa da Yamaha é muito bacana, uma dessa na época que eu tinha banda de rock, seria animal.
Like no vídeo sempre.
Gostei LetraJota, eu tenho uma mesinha pequenina, Bering, esta marca é competitiva com Yamaha, veja uma e faça seus estudos. Abraço mano, em tempo: a minha é estéreo
Uma correção: o phanton power pode sim estar ligado com microfones dinâmicos (normais). Ou seja, é possível usar microfones condensadores (que precisam do phanton power) e dinâmicos (normais) ao mesmo tempo. O que não é recomendável é plugar ou desplugar os microfones com o phanton ligado.
Iria falar sobre isso! 👍🏾
Lógico não esquecer de se certificar que os cabos usados nos microfones dinâmicos estejam montados corretamente.
Pode ligar o Phanton Power com microfone normal (dinâmico)... se for mic de boa qualidade, vai anular os 48v e não fará diferença. Mics de baixa qualidade não funcionam direito com Phanton... ficam com som meio "travado"... mas são raros. Esses da Kadosh com certeza não terão problemas!
Obs.: não se deve ligar a mesa direto nas caixas de som, a não ser que sejam caixas ativas (amplificadas). Alto risco de queira das saídas.
Yamaha tem mesa de áudio de 300 a 500 mil são pioneiros em áudio profissional são de excelente qualidade, assim também como soundcraft , midas ,VENUE Profile , digico entre outras
Bom dia, Leandro sou inscrito do seu canal já copiei vários projetos seus amo seu canal gostei muito de vídeo sobre mesa de áudio aprendi muita coisa que não sabia sobre mesa
Que aula didática e pratica parabéns
5:25 leandro esses pre amplificadores o nome tecnico disso E interface usb,sao muito utlizados em studios de gravacao musical para entregar a melhor qualidade possivel por isso E caro tenho uma beringher umc22 abracos de portugal