Luma conseguiu desbloquear minha mente eu saí de 500 para 960, ESTUDE e PRATIQUE. Entenda a estrutura da redação antes de colocar o modelo em prática, e veja o resultado final ✨
Só tenho a agradecer pela Luma, uma das melhores professoras de redação, com certeza!! Ano passado eu tava desesperado pela insegurança que tinha ao fazer uma redação (não tive uma base escolar muito boa no ensino médio, fora fatores psicológicos que dificultavam nos estudos) e os vídeos incríveis dessa fada me ajudaram a ter um norte e saber planejar a estrutura de uma forma clara e rápida. Estudando só por uma semana e treinando pouco, não esperava tirar nem 600, alcancei 840 no Enem com as dicas dela (tive problemas com gramática, coisa boba). Esse ano estou novamente aqui, vendo tudo com mais calma e em rumo aos 900+ 🙏
Ano passado com as dicas da Luma consegui tirar 860 na redação, esse ano com mais dedicação espero alcançar os sonhados 900+, agradeço as ótimas e incríveis dicas da Luma, desejo a todos uma ótima prova e que vocês consigam a sonha aprovação em nome de Jesus.
desde o começo dos meus estudos para o enem, uso modelos prontos q luma disponibiliza gratuito e espero estar confiante e pronta no dia da prova, boa sorte a todos a aprovação é nossa!
Boa tarde, Professora "Luma e Ponto"! Submeti minha redação ao mecanismo de correção de uma plataforma educacional online. O texto, desprovido de muita sofisticação, recebeu nota máxima em todas as competências. O tema foi o empregado no ENEM 2023. A Carta Magna de 1988 elenca uma série de direitos básicos que se fundamentam em princípios como igualdade, justiça, respeito à diversidade e garantia à dignidade dos cidadãos. No entanto, a despeito de positivados na teoria, esses benefícios não são plenamente efetivados na prática, uma vez que há, na realidade brasileira, desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. Nesse contexto, o problema em questão tem como fatores precipitantes a omissão estatal e a invisibilidade social. Em análise preliminar, cumpre ressaltar a negligência do Estado como fator preponderante para a ocorrência da problemática apontada. Sob esse viés, a filósofa alemã Hannah Arendt declarou que a essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos. Diante dessa concepção, fica evidente que, ao ser omisso quanto a amparar legalmente as mulheres cuidadoras, o aparato estatal não propicia condições plenas para o desenvolvimento dessas pessoas. Desse modo, tais trabalhadoras acabam ficando à mercê de situações desfavoráveis - como, por exemplo, a ausência de proteção trabalhista. Ademais, as atividades de cuidado desempenhadas por pessoas do sexo feminino no território nacional não recebem a devida valorização devido à invisibilidade social. Nessa perspectiva, o escritor Aldous Huxley afirmou que os fatos não deixam de existir somente porque são ignorados. Essa constatação corrobora a ideia de que, não sendo vislumbrado pela sociedade, o trabalho de cuidado realizado pela mulher não recebe o devido reconhecimento. Com isso, as cuidadoras brasileiras tendem a permanecer marginalizadas, ficando reféns de uma estrutura social de caráter excludente. Diante do exposto, é necessário propor soluções para superar as dificuldades que acometem as mulheres que desempenham funções de cuidados no Brasil. Isso será possível por meio da criação, pelo Ministério do Trabalho, do Programa Nacional de Valorização das Atividades de Cuidado - com ênfase nas trabalhadoras do sexo feminino -, mediante o estabelecimento de dispositivos legais que visem reduzir a informalidade e garantir direitos trabalhistas às cuidadoras. Outrossim, é imprescindível que a mídia - em seus diversos segmentos - desenvolva campanhas de divulgação da importância do trabalho exercido por essas mulheres no âmbito da sociedade brasileira, com vistas a reconhecer o valor delas. Assim, serão devidamente assegurados seus direitos constitucionais básicos, e elas terão sua dignidade preservada.
Os modelos de redação ajudam bastante , principalmente quanto a estruturação sintática em algumas redações já consigo eliminar os erros de C1 dos meus textos
Oi, Luma! Adoro seus vídeos e estou sempre tentando melhorar minha escrita na redação. Fiquei com uma dúvida sobre o uso da crase na primeira frase, pois "uma" não é uma combinação de "a + a".
Luma eu tenho uma dúvida que está me arrancando os cabelos KSKAKAKAKAKKA Geralmente eu utilizo nas minhas redações o argumento coringa "Negligência governamental", em parte da minha argumentação eu geralmente utilizo de informações dos textos motivadores (por exemplo, um determinado dado estatístico, mas sempre interpretando a informação e não copiando e colando), sempre trago esse dado como um meio de comprovar minha tese (exemplo, eu disse q há um crescente número de feminicídio no país, daí eu cito o dado para provar que estou certa no meu ponto de vista) mas eu não utilizo esse dado como repertório sociocultural, sempre tenho 3 citações de filósofos, poemas e etc. Há corretores que me tiram pontos na competência 2 pelo uso dos dados mesmo não sendo o meu único repertório, mas há corretores que me pontuam e concordam com meu uso. Qual sua opinião sobre? Devo arriscar utilizar dados da coletânea no meu Enem 2024 ou deixo a ideia de lado e abordo outro caminho argumentativo?
Luma, a parte F teve alguma alteração? Lembro de você ter ensinado que deveríamos fazer uma mini conclusão. Nesse caso, é recomendável prosseguir com uma conclusão de que a superioridade social deveria ser repensada para que o problema seja resolvido?
@@Limabruna777 Boa noite! Pode ser interessante. Porém deve encaixar-se perfeitamente à discussão abordada, ou seja, dialogar diretamente com o tema. E o repertório, além de validado, precisa ser pertinente e produtivo.
@@Hebert_Sousaa Boa noite! John Locke é um filósofo contratualista e a referência a ele como repertório sociocultural deve necessariamente estar relacionada a argumentos envolvendo omissão do Estado.
o filósofo inglês John Locke afirma que o dever do Estado é garantir os direitos e o bem-estar dos cidadãos, no entanto, a máxima do autor não é cumprida, já que o governo não fornece políticas públicas que garantam a (MEDIDA QUE RESOLVE O PROBLEMA DO TEMA). Dessa forma, enquanto a máquina estatal negligenciar suas responsabilidades, o problema (DO TEMA) perdurará.
estou perdendo 20 pontos na competência 3, enviei para um site corrigir "coredação" e me tiraram 20 pontos, alegando que eu não trouxe os meus argumentos na conclusão... porém eu coloquei, sim, até citei o Ministério que eu coloquei no D1. E tipo assim, é uma IA que corrige... fiquei com pé atrás de mudar, já que eu mudei várias vezes e mesmo assim eu fico só no 980 pts, e o meu modelo é perfeito... tem dois repertórios que serve para tudo, usei BAUMAN e GILBERTO DIMENSTEIN e os meus dois argumentos serve para todos os temas e com os argumentos... eu vou enviar para o meu cursinho e verificar se o modelo fica ainda em 980, mas eu estou me sentindo muito segura com os meu argumentos, só fico um pouco nervosa com questões de tecnologia...
também passo pelo mesmo problema, é sempre a C3, mas ao enviar minha redação para corretores humanos minhas notas por competência diferem do coRedação, a nota geral é próxima 900+, porém enquanto na IA minha C1 é 200, para o corretor humano é 160 Então aconselho não se prender muito a correção do IA, ela ajuda, mas te faz ver defeito onde não tem
@@Hebert_Sousaa Boa noite! Silenciamento está muito relacionado a invisibilidade. Veja o comentário que fiz, contendo minha redação. Ela aborda usa esse argumento.
Luma, sempre tento culpar o governo e o fator histórico, citando um filósofo na negligência governamental e no fator histórico eu tento remeter ao período colonial. Acha uma boa ideia?
@@recster_0 Boa noite! Se o tema tiver relação com algum problema que tenha como fator causador a omissão/negligencia/ausência/falha do Estado, um repertório envolvendo Thomas Hobbes é pertinente.
@@AnaliseFOFABoa noite! Obrigado. Geralmente o Enem sempre traz um tema com uma problematização social presente, então poderia dizer que sim daria pra usar... Você conhece alguma outra introdução boa caso Thomas More não atenda a esses requisitos?
BOOTCAMP - Alcance o 900+ em apenas uma redação: lumaeponto.com/bootcamp/?
Meu instagram: instagram.com/lumaeponto/
Luma conseguiu desbloquear minha mente eu saí de 500 para 960, ESTUDE e PRATIQUE.
Entenda a estrutura da redação antes de colocar o modelo em prática, e veja o resultado final ✨
Só tenho a agradecer pela Luma, uma das melhores professoras de redação, com certeza!!
Ano passado eu tava desesperado pela insegurança que tinha ao fazer uma redação (não tive uma base escolar muito boa no ensino médio, fora fatores psicológicos que dificultavam nos estudos) e os vídeos incríveis dessa fada me ajudaram a ter um norte e saber planejar a estrutura de uma forma clara e rápida. Estudando só por uma semana e treinando pouco, não esperava tirar nem 600, alcancei 840 no Enem com as dicas dela (tive problemas com gramática, coisa boba). Esse ano estou novamente aqui, vendo tudo com mais calma e em rumo aos 900+ 🙏
Ano passado tirei 780, esse ano vou realizar o meu sonhado 900+. Que Deus abençoe todos nós!! ❤
Ano passado com as dicas da Luma consegui tirar 860 na redação, esse ano com mais dedicação espero alcançar os sonhados 900+, agradeço as ótimas e incríveis dicas da Luma, desejo a todos uma ótima prova e que vocês consigam a sonha aprovação em nome de Jesus.
vamos rumo ao 900+ 🙏🏻 Deus nos abençoe!!! ✨
Obrigado por tudo Luna, se Deus quiser vamos buscar esses 900+
luma meu bem eu to amando te maratonar, por favor crie um modelo atual que caia em qualquer tema, te imploramos!! um bjo sou seu fa
Tirei 920 no meu primeiro enem da vida graças a ti fada
desde o começo dos meus estudos para o enem, uso modelos prontos q luma disponibiliza gratuito e espero estar confiante e pronta no dia da prova, boa sorte a todos a aprovação é nossa!
Luma cria um modelo atual que caia em qualquer tema
Ela criou, é o Bootcamp…
Boa tarde, Professora "Luma e Ponto"!
Submeti minha redação ao mecanismo de correção de uma plataforma educacional online.
O texto, desprovido de muita sofisticação, recebeu nota máxima em todas as competências.
O tema foi o empregado no ENEM 2023.
A Carta Magna de 1988 elenca uma série de direitos básicos que se fundamentam em princípios como igualdade, justiça, respeito à diversidade e garantia à dignidade dos cidadãos. No entanto, a despeito de positivados na teoria, esses benefícios não são plenamente efetivados na prática, uma vez que há, na realidade brasileira, desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. Nesse contexto, o problema em questão tem como fatores precipitantes a omissão estatal e a invisibilidade social.
Em análise preliminar, cumpre ressaltar a negligência do Estado como fator preponderante para a ocorrência da problemática apontada. Sob esse viés, a filósofa alemã Hannah Arendt declarou que a essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos. Diante dessa concepção, fica evidente que, ao ser omisso quanto a amparar legalmente as mulheres cuidadoras, o aparato estatal não propicia condições plenas para o desenvolvimento dessas pessoas. Desse modo, tais trabalhadoras acabam ficando à mercê de situações desfavoráveis - como, por exemplo, a ausência de proteção trabalhista.
Ademais, as atividades de cuidado desempenhadas por pessoas do sexo feminino no território nacional não recebem a devida valorização devido à invisibilidade social. Nessa perspectiva, o escritor Aldous Huxley afirmou que os fatos não deixam de existir somente porque são ignorados. Essa constatação corrobora a ideia de que, não sendo vislumbrado pela sociedade, o trabalho de cuidado realizado pela mulher não recebe o devido reconhecimento. Com isso, as cuidadoras brasileiras tendem a permanecer marginalizadas, ficando reféns de uma estrutura social de caráter excludente.
Diante do exposto, é necessário propor soluções para superar as dificuldades que acometem as mulheres que desempenham funções de cuidados no Brasil. Isso será possível por meio da criação, pelo Ministério do Trabalho, do Programa Nacional de Valorização das Atividades de Cuidado - com ênfase nas trabalhadoras do sexo feminino -, mediante o estabelecimento de dispositivos legais que visem reduzir a informalidade e garantir direitos trabalhistas às cuidadoras. Outrossim, é imprescindível que a mídia - em seus diversos segmentos - desenvolva campanhas de divulgação da importância do trabalho exercido por essas mulheres no âmbito da sociedade brasileira, com vistas a reconhecer o valor delas. Assim, serão devidamente assegurados seus direitos constitucionais básicos, e elas terão sua dignidade preservada.
Muito bem!
Ficou muito bom parabéns 👏🏻 uma ótima redação
@@Loucadoenem Boa noite! Obrigado. Sei que ainda há muito a melhorar, mas creio que estou no caminho certo.
Desigualdade social e omissão estatal serve para qual quer tema
A melhor professora de redação!!😍
Queria q a Luma fosse professora de todas as matérias, e a única q entendo e consigo aprender
Luma, que vídeo precioso! Muito obrigada!
Os modelos de redação ajudam bastante , principalmente quanto a estruturação sintática em algumas redações já consigo eliminar os erros de C1 dos meus textos
Eu posso usar negligência governamental e silenciamento ?
Os dois são parecidos ? ( acho mais fácil de argumentar) Help
Oi, Luma! Adoro seus vídeos e estou sempre tentando melhorar minha escrita na redação. Fiquei com uma dúvida sobre o uso da crase na primeira frase, pois "uma" não é uma combinação de "a + a".
Excelente vídeo! Parabéns!
graças a Luna, em pouco tempo tirei 780 ano passado, esse ano farei dnv, em busca dos 800+❤
Luma eu tenho uma dúvida que está me arrancando os cabelos KSKAKAKAKAKKA
Geralmente eu utilizo nas minhas redações o argumento coringa "Negligência governamental", em parte da minha argumentação eu geralmente utilizo de informações dos textos motivadores (por exemplo, um determinado dado estatístico, mas sempre interpretando a informação e não copiando e colando), sempre trago esse dado como um meio de comprovar minha tese (exemplo, eu disse q há um crescente número de feminicídio no país, daí eu cito o dado para provar que estou certa no meu ponto de vista) mas eu não utilizo esse dado como repertório sociocultural, sempre tenho 3 citações de filósofos, poemas e etc. Há corretores que me tiram pontos na competência 2 pelo uso dos dados mesmo não sendo o meu único repertório, mas há corretores que me pontuam e concordam com meu uso.
Qual sua opinião sobre? Devo arriscar utilizar dados da coletânea no meu Enem 2024 ou deixo a ideia de lado e abordo outro caminho argumentativo?
Luma, a parte F teve alguma alteração? Lembro de você ter ensinado que deveríamos fazer uma mini conclusão. Nesse caso, é recomendável prosseguir com uma conclusão de que a superioridade social deveria ser repensada para que o problema seja resolvido?
posso adaptar esse modelo e usá-lo?
Eu smp uso lacuna educacional e negligência estatal como argumentos e funciona em quase todos os eixos
@@GabrielRibeiro-iu7lr É verdade. No que tange à falha educacional, citar Paulo Freire é sempre bem visto pelos examinadores.
Que outros repertórios pode usar pra lacuna educacional?
Tem do Immanuel kant, que diz que o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.@@viniabc
luma, ou qualquer outra pessoa, pode avaliar minha redação?
estou no caminho certo🙌🏼
Você é nota mil
Introduzir com a obra República de Platão é amplo????
@@Limabruna777 Boa noite! Pode ser interessante. Porém deve encaixar-se perfeitamente à discussão abordada, ou seja, dialogar diretamente com o tema. E o repertório, além de validado, precisa ser pertinente e produtivo.
Esse de Platão é do modelo do Felipe né?
A melhor prof! 🥰🥰
Luma, faz um vídeo de conclusão com argumento sobre negligência governamental ❤
Gente o insta da Luma foi hakeado? Uns storys estranhos
Obrigadooo pelo vídeo
A melhor!!❤
comprei BTC ontem e rendeu muito
Alguem sabe com argumentar com John locke😢?
@@Hebert_Sousaa Boa noite! John Locke é um filósofo contratualista e a referência a ele como repertório sociocultural deve necessariamente estar relacionada a argumentos envolvendo omissão do Estado.
o filósofo inglês John Locke afirma que o dever do Estado é garantir os direitos e o bem-estar dos cidadãos, no entanto, a máxima do autor não é cumprida, já que o governo não fornece políticas públicas que garantam a (MEDIDA QUE RESOLVE O PROBLEMA DO TEMA). Dessa forma, enquanto a máquina estatal negligenciar suas responsabilidades, o problema (DO TEMA) perdurará.
@@ZJonathas OBRIGADOO MOÇO!! você me ajudou muiitoo irei mudar meu modelo de redação
@@iamdriel189 Que bom! Volta aqui pra dizer se deu bom depois😁
omissão social serve para qualquer tema?
Eu acho que a governamental faz mais sentido
Óbvio kkkk silenciamento e omissão cidadã, também
@@andreiagomes2048 no caso, eu usaria a governamental e a indiferença social
@@phooon22148 ótimo saber, meu modelo está prontinho
sim
Posso usar essa redação ? Serve para qualquer tema?
Ela falou,inclusive
estou perdendo 20 pontos na competência 3, enviei para um site corrigir "coredação" e me tiraram 20 pontos, alegando que eu não trouxe os meus argumentos na conclusão... porém eu coloquei, sim, até citei o Ministério que eu coloquei no D1. E tipo assim, é uma IA que corrige... fiquei com pé atrás de mudar, já que eu mudei várias vezes e mesmo assim eu fico só no 980 pts, e o meu modelo é perfeito... tem dois repertórios que serve para tudo, usei BAUMAN e GILBERTO DIMENSTEIN e os meus dois argumentos serve para todos os temas e com os argumentos... eu vou enviar para o meu cursinho e verificar se o modelo fica ainda em 980, mas eu estou me sentindo muito segura com os meu argumentos, só fico um pouco nervosa com questões de tecnologia...
também passo pelo mesmo problema, é sempre a C3, mas ao enviar minha redação para corretores humanos minhas notas por competência diferem do coRedação, a nota geral é próxima 900+, porém enquanto na IA minha C1 é 200, para o corretor humano é 160
Então aconselho não se prender muito a correção do IA, ela ajuda, mas te faz ver defeito onde não tem
manda seu modelo/redação aqui nos comentários, se quiser eu dou uma olhada
@@hyonpanda5424 Já tentou o site "Toda Matéria"? Correção automática. Consigo 200 pontos em todas as competências.
negligência estatal e silenciamento servem para qualquer tema?
@@whmeforever Boa noite! Praticamente para qualquer tema que aborde desigualdades, injustiças, preconceitos (discriminação), violência...
vídeo super necessário!
Vou usar o modelo pronto pela primeira vez 😅
recomendo ano passado eu usei o dela e tirei 880
@@nalber7 Arrasou 😍👏👏👏
Eu nao sei como argumetar com sobre i silenciamento😢
@@Hebert_Sousaa Boa noite! Silenciamento está muito relacionado a invisibilidade. Veja o comentário que fiz, contendo minha redação. Ela aborda usa esse argumento.
Boraaaaaa
Faz um vídeo de como problematizar,quando for tema positivo pfvr
Exemplo:valorização...DEsvalorização...
Luma, sempre tento culpar o governo e o fator histórico, citando um filósofo na negligência governamental e no fator histórico eu tento remeter ao período colonial. Acha uma boa ideia?
Qual filosofo vc cita
@@agatha3094 Provavelmente ele cita Thomas hoobes: para hobbes o Estado tem o direito do bem-estar do cidadãos....
cabe hegel e maquiavel tbm
@@recster_0 "Thomas Hobbes"
@@DDD-ep5ic 😴
Ainda fico em dúvida se Thomas more da pra usar na introdução de qualquer tema
@@recster_0 Boa noite! Se o tema tiver relação com algum problema que tenha como fator causador a omissão/negligencia/ausência/falha do Estado, um repertório envolvendo Thomas Hobbes é pertinente.
@@AnaliseFOFABoa noite! Obrigado. Geralmente o Enem sempre traz um tema com uma problematização social presente, então poderia dizer que sim daria pra usar... Você conhece alguma outra introdução boa caso Thomas More não atenda a esses requisitos?
@@recster_0 CF 88 é uma opção bem abrangente.
Luma eu coloco ineficiência do governo no d1 e d2 me dê uma ideia por favor
acabou de dar...SILENCIAMENTO
Obrigada ❤️❤️