Gostei ! Conheci o Sr a alguns anos assistindo a Musical ; procurei seu canal ,mas não encontrei , porém comecei a assistir videos de aulas ... suas em outros canais e hoje ( 24 -01-24 ) tive o prazer de achar o seu !
🎯 Key Takeaways for quick navigation: 00:41 *📚 Formação do cânon bíblico* - Entendimento do processo de canonização da Bíblia. - A canonização envolveu definir quais livros seriam considerados sagrados. - Os critérios de inclusão incluíram autoridade interna do livro e reconhecimento externo pelas comunidades cristãs. 04:42 *📖 Exclusão de textos antigos da Bíblia* - Alguns textos antigos foram excluídos da Bíblia devido à sua natureza especulativa e mística. - Livros pseudepigráficos e apócrifos foram rejeitados pela Igreja Primitiva. - O período entre o Antigo e o Novo Testamento viu o surgimento de escritos diversos, alguns dos quais não se alinhavam com os ensinamentos bíblicos. 07:59 *💬 Diferenças nos cânones bíblicos* - Diferentes denominações cristãs têm variações em seus cânones bíblicos. - Bíblias católicas incluem livros adicionais conhecidos como deuterocanônicos, não reconhecidos por outras tradições. - O reconhecimento de certos livros no cânon católico ocorreu muito tempo depois e está sujeito a debate teológico. Made with HARPA AI
Catolicismo é piada, nem o apóstolos tiveram interesse em canonizar nada, aí aparece uma galera e resolve escolher alguns em detrimento de outros, sendo que Paulo diz que o NT é sagrado. Jesus diz NT ser sagrado.
Deve-se considerar que o cânon está fora da Bíblia. A relação dos livros da Bíblia não está na Bíblia, e portanto a Escritura não se sustém por si mesma, precisando da Tradição que a forjou e que a elenca. Historicamente se comprova que os primeiros cristãos utilizavam o Antigo Testamento da versão dos LXX (Alexandrina), portanto com os sete livros rejeitados pelos judeus e protestantes. Os livros rejeitados pelos protestantes são por eles chamados de “apócrifos”; os católicos não adotam este termo para tratar os referidos sete livros, considerando-os “deuterocanônicos”, ou seja, aqueles livros que do século II d.C. ao século IV d.C. a Igreja não tinha ainda ratificado a sua canonicidade e eram motivo de estudo e discernimento do Sagrado Magistério da Igreja. Já no concilio de Trento proclamou o dogma da lista fechada, encerrando a discussão. Isto socorreu como resposta a reforma protestante. Nota: Novo Testamento tbm houveram livros deuterocanonicos, livros estes que foram mais disputados e entrou um pouco mais depois: Hebreus, Tiago, 2 Pedro, 2-3 João, Judas, Apocalipse.
Acho que não prestou atenção. Livros do Antigo Testamento foram reunidos pelos JUDEUS. A Igreja Católica Romana só foi institucionalizada muitos anos depois. Dizer que a Igreja Católica Romana é sinônimo de Igreja Primitiva é um equívoco.
@@diegoromualdo8283 protex: depois de 325 a Igreja se corrompeu. O cânon da bíblia foi estabelecido em 383. 🤔🤔🤔. Protestante não para de passar vergonha
@@lopesjoao4935 eita! Fica na paz, mano. Qualquer um que estuda o básico de bibliologia sabe que o Antigo Testamento foi reunido pelos JUDEUS. E que o Novo Testamento foi formado por uso comum dos cristãos. Passar vergonha? Xiiiii
Gostei !
Conheci o Sr a alguns anos assistindo a Musical ; procurei seu canal ,mas não encontrei , porém comecei a assistir videos de aulas ... suas em outros canais e hoje ( 24 -01-24 ) tive o prazer de achar o seu !
Excelente, obrigada pelas informações 👏👏👏...
🎯 Key Takeaways for quick navigation:
00:41 *📚 Formação do cânon bíblico*
- Entendimento do processo de canonização da Bíblia.
- A canonização envolveu definir quais livros seriam considerados sagrados.
- Os critérios de inclusão incluíram autoridade interna do livro e reconhecimento externo pelas comunidades cristãs.
04:42 *📖 Exclusão de textos antigos da Bíblia*
- Alguns textos antigos foram excluídos da Bíblia devido à sua natureza especulativa e mística.
- Livros pseudepigráficos e apócrifos foram rejeitados pela Igreja Primitiva.
- O período entre o Antigo e o Novo Testamento viu o surgimento de escritos diversos, alguns dos quais não se alinhavam com os ensinamentos bíblicos.
07:59 *💬 Diferenças nos cânones bíblicos*
- Diferentes denominações cristãs têm variações em seus cânones bíblicos.
- Bíblias católicas incluem livros adicionais conhecidos como deuterocanônicos, não reconhecidos por outras tradições.
- O reconhecimento de certos livros no cânon católico ocorreu muito tempo depois e está sujeito a debate teológico.
Made with HARPA AI
Não consigo imaginar a igreja primitiva rezando o terço!😃
Catolicismo é piada, nem o apóstolos tiveram interesse em canonizar nada, aí aparece uma galera e resolve escolher alguns em detrimento de outros, sendo que Paulo diz que o NT é sagrado.
Jesus diz NT ser sagrado.
Muito claro e objetivo, obrigada Pr. Luiz Sayão. Que Deus abençoe seu ministério.
Amém 🙏
muito bom
A paz do Eterno
estudo maravilhoso 👏👏👏👏👏
Deve-se considerar que o cânon está fora da Bíblia.
A relação dos livros da Bíblia não está na Bíblia, e portanto a Escritura não se sustém por si mesma, precisando da Tradição que a forjou e que a elenca.
Historicamente se comprova que os primeiros cristãos utilizavam o Antigo Testamento da versão dos LXX (Alexandrina), portanto com os sete livros rejeitados pelos judeus e protestantes.
Os livros rejeitados pelos protestantes são por eles chamados de “apócrifos”; os católicos não adotam este termo para tratar os referidos sete livros, considerando-os “deuterocanônicos”, ou seja, aqueles livros que do século II d.C. ao século IV d.C. a Igreja não tinha ainda ratificado a sua canonicidade e eram motivo de estudo e discernimento do Sagrado Magistério da Igreja. Já no concilio de Trento proclamou o dogma da lista fechada, encerrando a discussão. Isto socorreu como resposta a reforma protestante.
Nota:
Novo Testamento tbm houveram livros deuterocanonicos, livros estes que foram mais disputados e entrou um pouco mais depois: Hebreus, Tiago, 2 Pedro, 2-3 João, Judas, Apocalipse.
Graças a Igreja Católica que reuniu e tornou canônico osnlivros da Bíblia. Viva a Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
Acho que não prestou atenção.
Livros do Antigo Testamento foram reunidos pelos JUDEUS.
A Igreja Católica Romana só foi institucionalizada muitos anos depois.
Dizer que a Igreja Católica Romana é sinônimo de Igreja Primitiva é um equívoco.
@@diegoromualdo8283 você estudou errado. Viu isso em que canal? Você Sabia?
@@diegoromualdo8283 protex: depois de 325 a Igreja se corrompeu.
O cânon da bíblia foi estabelecido em 383.
🤔🤔🤔. Protestante não para de passar vergonha
@@lopesjoao4935 eita! Fica na paz, mano. Qualquer um que estuda o básico de bibliologia sabe que o Antigo Testamento foi reunido pelos JUDEUS. E que o Novo Testamento foi formado por uso comum dos cristãos.
Passar vergonha? Xiiiii
@@lopesjoao4935, vamo trocar uma ideia sadia, mano?
Me chama no ZAP? Posso passar o número?
Igreja Primitiva = Católica.
Livro, capitulo e versiculo por favor! Algo tão importante deve estar registrada na biblia pelo Senhor Jesus ou pelos seus apostolos.
@@adeliab1445você quem diz que deveria estar. Você pautando o assunto é o mesmo que nada né.
Mas a igreja é católica mesmo, só não romana!