Guerra Civil | Cinemático | B9 Podcasts

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 сер 2024
  • No Cinemático 438, Carlos Merigo, Bia Fiorotto, Ieda Marcondes e Ale Maron conversam sobre “Guerra Civil”, novo filme de Alex Garland.
    SIGA @CINEMATICOPOD
    TikTok
    Instagram
    CRÉDITOS
    Apresentação: Carlos Merigo
    Pauta e Co-Produção: Bia Fiorotto
    Produção: Alexandre Potascheff
    Edição: Gabriel Pimentel
    Atendimento e Comercialização: Camila Mazza e Telma Zennaro
    Torne-se membro do B9 e ganhe benefícios: Braincast secreto; grupo de assinantes no Telegram; e mais!
    / @canalb9
  • Розваги

КОМЕНТАРІ • 48

  • @alinevito3175
    @alinevito3175 3 місяці тому +6

    eu sou do time que ouve mesmo sem ver o filme, por não ligar para spoilers e por amar vcs!

  • @mofzpo
    @mofzpo 3 місяці тому +6

    Me espanta um pouco o quanto a mesa sentiu falta de explicações, ou que o filme tivesse posicionamentos políticos mais claros - sendo que, pelo menos na minha visão, o diretor apresentou o suficiente pra deixar bem claro (pra quem acompanha o desenrolar dos eventos recentes da política dos EUA) quem era quem nessa grande alegoria.
    Acho que o melhor exemplo disso vem logo de saída, na 1ª cena, quando o presidente Ron Swanson ensaia sozinho para um pronunciamento dizendo frases como "estamos muito próximos da vitória, alguns até já estão chamando essa de 'a maior vitória na história da humanidade! A maior vitória na história das campanhas militares!" - essas afirmações no superlativo, pomposas, exageradas (e mentirosas) são tiradas diretamente do script dos discursos do Trump. Ele faz essas afirmações rotineiramente. Acho que a partir dessa 1ª cena já dá pra começar a interpretar o filme sem que o posicionamento venha servido em um PF pra gente mastigar.

  • @sandrinovejar3791
    @sandrinovejar3791 3 місяці тому +16

    Me desculpe, mas a Ieda faz uma crítica preguiçosa ao simplesmente reclamar e ofender o Alex Garland e chamando-o de covarde. É muita presunção e demonstra uma intenção de gerar polêmica pela polêmica (pra isso, pode ir para o Omelete fazer dupla com o Hessel). Ela entrevistou o cara, ela entende que o mundo não é dual? Sim, o sujeito pode acreditar como observador que dane-se se é esquerda ou direita. No fim, são lados querendo poder e levando o desejo às últimas consequências. E tem os isentos, que são retratados pela cidade aparentemente isolada do que está acontecendo e aqueles que simplesmente buscam a anarquia como na situação com os supremacistas. Ou seja, como Merigo bem pontuou, Garland apresenta de forma inteligente todos os possíveis lados, e não pende para escolher um. Porque na guerra não há lado certo. Apenas morte e desumanização das pessoas.
    Por último, dizer que a homenagem ao jornalismo é vazia é outra visão limitada da moça. A homenagem está na entrega e abnegação de profissionais que tanto se dedicam a levar informação, colocando suas vidas em risco. E sim, o jornalismo toma um lado, bem ao final, quando o Wagnão caga pra seu interesse em entrevistar o presidente, e sentencia o tiro de misericórdia… enfim, Ieda se presta ao pequeno papel de ser a “do contra” há muitos episódios. Saudades do Strazza que apesar de suas opiniões divergentes, era capaz de expô-las com profundidade e bons argumentos.

  • @paulamarquesdasilva
    @paulamarquesdasilva 3 місяці тому +1

    Achei interessantimo o comentário do Merigo apontando equivalências de efeitos entre o filme o Casimiro. Muito bom. Tb sou do time que vê o episódio antes de ver o filme.

  • @GilCostaLopes
    @GilCostaLopes 3 місяці тому +1

    QUE TIMING! Acabei de chegar em casa do cinema e penso: "será que o Cinemático vai falar sobre Guerra Cilvil?"

  • @lacerdaph23
    @lacerdaph23 3 місяці тому +4

    Eu curti demais... Achei q o lado político pouco importou mesmo.. foi legal ver o trampo de alguem na guerra

  • @MarcBogus
    @MarcBogus 3 місяці тому

    Achei muito bacana como as opiniões de vocês se complementam. Ótimo episódio.

  • @eusouojunior4540
    @eusouojunior4540 3 місяці тому +1

    De acordo com o site Omelete, o filme já bateu US$70 milhões na bilheteria.

  • @sandrinovejar3791
    @sandrinovejar3791 3 місяці тому +5

    Em tempo, uma dica de crítica/feedback 1:1 para a Ieda. Crítica é opinião. E é a sua. Portanto, um erro básico é expor sua opinião na 1a pessoa do plural. “A gente sai achando…”, “não acrescenta nada pra nós…”. Essa é típica tática de quem quer a todo custo validar sua opinião e/ou trazer a audiência para seu lado. Então, preste mais atenção na maneira como Maron, Bia e Merigo fazem suas colocações. “Eu gostei”, “pra mim”… assuma sua posição sem medo de quem não concordem com a profundidade do seu entendimento. Fica a dica 😉

  • @VPTurnerBR
    @VPTurnerBR 3 місяці тому +11

    Acho que a maioria de vocês deixou de fora um ponto forte do filme que é a mensagem anti guerra. Durante o podcast teve frases como "voce nao sabe quem ta atirando em quem" ou "me senti do lado dos heróis", coisas que me fazem sentir que vocês perderam totalmente o ponto que o filme quer passar, de que quando começa uma guerra ja nao importa quem esta certo ou errado. O lado dos "heróis", que é o que esta contra o presidente, também atira e mata desarmados a queima roupa. O filme quer dizer que qualquer perda de vida é uma tragédia. Da pra concordar ou nao com isso, mas essa é a mensagem do filme.

    • @ArthurNagae
      @ArthurNagae 3 місяці тому +8

      Achei muito estranho que o argumento dos casters para a nota foi basicamente que queriam posicionamento mais explícito do diretor, logo, transformando o filme em mais um vetor de incitação à polarização

    • @luizestrella317
      @luizestrella317 3 місяці тому +1

      @@ArthurNagae na real eu me surpreendi bastante com esse tipo de argumentação, inclusive pq eu achei o filme bastante posicionado, o pessoal esquece que hj os eua são uma massaroca só onde dois grupos do mesmo aspecto se digladiam para saber quem vai fazer exatamente a mesma coisa que os eua sempre fizeram com o mundo.. .

  • @mat_jay86
    @mat_jay86 3 місяці тому

    Baita programa! 👏👏👏👏

  • @nossal
    @nossal 3 місяці тому +1

    você se viu em guerra civil?

  • @manginijr
    @manginijr 2 місяці тому

    gostei que o 3.25 traz a mesma imparcialidade do filme. se vc gostou, é 3,5. se vc não gostou tanto, é 3.0.

  • @clintonbrito
    @clintonbrito 3 місяці тому +4

    Vou te dizer, ouvi vários críticos e alguns podcasts sobre esse filme e esse foi disparado o pior de todos.
    As pessoas querem ver em tela as crenças ideológicas delas e tem uma má vontade enorme com uma abordagem que tira elas da sua zona de conforto. É que nem o Merigo disse, só de ver tanta discussão sobre esse filme mostra como o diretor acertou nas escolhas dele em não mostrar certas coisas explicitamente.
    Tem gente que é muito preguiçosa mesmo e no final vai reclamar de qualquer jeito só porque não viram o Trump sendo o presidente dos EUA e não entende que isso só aumentaria ainda mais a polarização.

  • @sergioglenes7091
    @sergioglenes7091 3 місяці тому +2

    Acho que nao falta nada no filme. Eu me apeguei ao arco silencioso da protagonista (sim, eu acho que tem um protagonista rs). Acho que ela se rende ou entrega o bastão. Acho que a guerra da polarização é a pegadinha. A gente perde todas as histórias quando ficamos só dando atenção para o barulho. E este barulho nao tem mais um fundamento. É so vontade de matar ou morrer. filosofei.

  • @greenicecube25
    @greenicecube25 3 місяці тому +7

    Eu pulei a parte de vocês sabem quem, porque não sou obrigado a ficar triste, ouvindo alguém que só sabe reclamar, toda vez

    • @iedamarcondes
      @iedamarcondes 3 місяці тому +13

      Curioso. Por que "ficar triste" com uma crítica de um filme? Você foi produtor executivo? A crítica afeta o seu ganha pão? Você só gosta de escutar gente que concorda com você? É uma insegurança sua? E, outra, se você pula as minhas partes, como sabe que eu reclamo toda vez? Você me viu dar 5 estrelas pra Dias Perfeitos? Ou filme que não tem tirinho você nem assiste? São perguntas retóricas, tá? Não tenho interesse nas respostas.

    • @brenno_prado
      @brenno_prado 3 місяці тому +1

      @@iedamarcondes Falou e disse, Ieda! Eu discordo de você algumas vezes assistindo os episódios do Cinemático, mas eu sempre valorizo seu contra pontoporque traz um sentimento, uma visão diferente. Sempre me deixa pensando além do que eu já tinha considerado.
      Quem se sente "triste" simplesmente com uma opinião contrária sobre um filme, é porque ainda precisa se preparar mais pra vida (como bem disse o Maron).

    • @greenicecube25
      @greenicecube25 3 місяці тому +3

      ​@@iedamarcondesA exceção confirma a regra. Eu gostaria de ver opiniões diferentes sobre filmes diferentes, vindas da mesma pessoa. Os outros integrantes às vezes gostam, às vezes não gostam dos filmes, e OK, tudo certo. Você só tem duas opiniões: ou é apática ou não gosta, na maioria dos episódios. Você deve ter um gosto bem peculiar pra filmes, bem de nicho mesmo. É muito chato ouvir uma pessoa tão negativa

    • @balatristax
      @balatristax 3 місяці тому +8

      Acho que meu problema com Ieda não é a opinião negativa das coisas, ouço tranquilo outros podcasters que tem gostos opostos ao meu. Acho que é o jeito que ela fala, com um ódio no coração de quem está defendendo a mãe numa briga, que fica cansativo de ouvir. Quem faz podcast, antes de tudo, precisa ser um bom comunicador. E isso não quer dizer só ser claro na mensagem e ter bons argumentos, mas também entender o meio (o Cinemático é um mesacast, antes de tudo) e usar o tom adequado a ele. Destrua os filmes de maneira mais leve, por favor, haha.

    • @mat_jay86
      @mat_jay86 3 місяці тому +2

      Vou te dar um conselho: procure um terapeuta. Pois quando virar adulto, verá que a vida é MUITO mais não do que sim. A vida ainda vai de decepcionar muito. Te aconselho a já se preparar.

  • @OkRodg
    @OkRodg 3 місяці тому

    tô com a Ieda nessa!

  • @joao18araujo
    @joao18araujo 3 місяці тому +2

    O pessoal achando ruim pontuar que um filme chamado Guerra Civil evita política só prova o ponto da Ieda

  • @gabrielferreira26
    @gabrielferreira26 3 місяці тому +3

    Muita raiva desse bando de maluco xingando nos comentários até a próxima geração da galera que tá só trabalhando. Tem episódio que eu discordo completamente dos queridos e no máximo penso "Que loucura a arte, né? Gostei de ver essa visão que eu nunca teria".

  • @franciscolucio9989
    @franciscolucio9989 3 місяці тому +1

    Bom dia

  • @rafarinhaaccount
    @rafarinhaaccount 3 місяці тому +2

    Vocês não acham que só ficaram chateados porque o filme não declarou o lado que queriam? Se declarasse o lado que não concordam, creio que não gostariam do filme.

  • @IRafaelArthur
    @IRafaelArthur 3 місяці тому

    espalha a palavra de jah

  • @carloscruzphoto
    @carloscruzphoto 3 місяці тому +2

    Queria agradecer ao pessoal do Cinemático por me lembrar o porque que eu deixei de assistir a programas de cinema a mais ou menos uns quinze anos. Sendo honesto não posso creditar somente a vocês, eu fiz essa maldade comigo, assisti a pelo menos dez “críticas” UA-cam a fora e só teve duas que eu gostei.
    Sim é gosto, paciência.
    Eu radicalizei a ponto de nem trailers assistir, o cinema pra mim continua maravilhoso e puro. Continuo apreciando e principalmente respeitando a arte e a indústria que faz parte disso.
    Reclamar que a produtora tem que ter tal postura, reclamar que a linha seguida pelo diretor é covarde, reclamar que a atriz está cansada, reclamar que a história do conflito não está explicada… Gente!!!
    Em um video a crítica pergunta “eles estão trabalhando para quem?
    No outro o critico viu a “movimentação como de videogame”. Em uma entrevista a repórter fez o Wagner repetir a famosa fala da novela… Outro cobra um final feliz…
    Guerra Civil é o prenúncio do que vem por aí. É auto explicativo. Só isso.
    Só pra constar gosto de vcs, não perco um BrainCast desde sempre❤

  • @haroldoverino6659
    @haroldoverino6659 3 місяці тому +1

    Seria o Alex Garland o Zack Snyder da A24 ? Fiquem ae com essa indagação

  • @fengel10
    @fengel10 3 місяці тому

    O filme é uma METÁFORA sobre os ataque que jornalistas sofrem em meio ao crescente radicalismo (de direita). Vocês não acham que é suficientemente óbvia a comparação com Trump e seus apoiadores matando estrangeiros? O contexto esta todo lá, o filme é sim político e posicionado, embora o seu interesse seja a "morte" do jornalismo, ou de um certo tipo de jornalismo. E claro que o diretor não é ingênuo, acreditando que uma imagem é capaz de conter a verdade. Ele fez um filme sobre isso, porque será que ele, propositalmente, não explica tudo? Porque a verdade é muito difícil de capturar, mesmo para quem está imerso no conflito.

  • @prof.romulonobrega2291
    @prof.romulonobrega2291 3 місяці тому +2

    Quem escreveu guerra civil? O Ciro Gomes?

  • @ogamendonca
    @ogamendonca 3 місяці тому +2

    Não pude gravar no dia, mas me identifiquei completamente com as falas da Ieda. "Cinematograficamente", colocando ele no lugar de filme "pipoca", tá maravilhoso, mas é isso. E ser pop assim tem o seu valor. Mas além disse não tem mais nada pra tirar de lá. E tá tudo certo. Maron também completou meu raciocínio, achei que a estratégia do diretor de fazer um filme "isento" no final é a supremacia moral do nosso campo, de achar que do outro lado só tem idiota e que eles não perceberiam que no final este filme tem um lado, mal defendido mas tem.
    Acho bacana que esse filme bota a A24 e o Wagner em outro patamar.

  • @SAAGHS1
    @SAAGHS1 3 місяці тому +1

    A "polarização" é algo tão doentio que todo mundo fica frustrado com o fato do Alex ter conseguido fazer um filme "apolítico". Pobres crianças...

  • @felipedevel
    @felipedevel 3 місяці тому +4

    Leda sua linda, você esta sendo chata!😘
    Entendi seu ponto de vista, mais acho que no meu mundinho, estou tão cansado de assuntos políticos que se o filme fosse levado para o lado politico eu sairia cansado do cinema e não relaxado. Quero ver filme só por ver!

  • @mauriciogim
    @mauriciogim 2 місяці тому

    Adoro as críticas mas quando vocês começam a militar no meio pra mim não funciona como crítica de cinema .

  • @37839
    @37839 2 місяці тому +1

    Nao importa se é esquerda ou direita, o filme nao é sobre isso e é injusto criticar um filme por algo que ele nao tenta ser

  • @everaldogomesd
    @everaldogomesd 3 місяці тому +10

    Gente, a equipe do Cinemático esta comentando filmes e não da vida de cada ouvinte, os filmes são de histórias criadas, com ou sem inspiração em historias reais. Quem tem esse nivel de carência, de ficar triste ouvindo criticas, busquem terapia.

    • @greenicecube25
      @greenicecube25 3 місяці тому +1

      Quando a gente sempre ouve uma opinião negativa, da mesma pessoa, é pra ficar como? Alegre? Carente é quem se importa com comentário no UA-cam

    • @raimundodosanjos6649
      @raimundodosanjos6649 3 місяці тому

      😮😅😊😊😊😊

  • @brenno_prado
    @brenno_prado 3 місяці тому +1

    Aí... Mudaram minha opinião sobre um filme de novo... Aff...
    (🤣)

  • @ericvoegelin8574
    @ericvoegelin8574 Місяць тому

    Pensa num filme ruim.

  • @jadeom5970
    @jadeom5970 3 місяці тому

    Ouço o cinemático quando o meu marido está ouvindo e presto atenção. Antes de qualquer comentário meu, devo dizer que sou de direita e meu marido de esquerda. A razão para não ouvir o programa é apenas falta de hábito com podcast, só isso. Em geral, acho bem legal as colocações de vocês e apontam situações ou detalhes que me passaram completamente desapercebido. Dito isso, confesso que sinto falta de uma opinião não esquerda no grupo, sabe. Ouço tanto sobre representatividade por parte de vocês....
    Enfim, deixo aqui um ponto sobre o filme: somente quem mata jornalistas, no filme, é de direita, de extrema direita. O ponto que fica é que os primeiras execuções são cometidas por um grupo que não pude identificar se direita ou esquerda, mas os executados ou são militares ou são extrema direita (os uniformes apontam essas possibilidades). Entretanto, fica sempre a lógica, no filme, de a extrema direita é má. Eu, sendo de direita, acho estranho um recado unilateral e pegando apenas o extremo de um grupo. Não vi a extrema esquerda representada. Se há o desejo de ser neutro, o filme deixa esse buraco. Sendo assim, concordo com vocês que a isenção no filme não existe e que sim, um posicionamento politico claro seria mais corajoso. Creio que isenção seja para não desagradar os grupos de direita de qualquer inflexão (centro direita, direita e extrema direita).