A boa e velha menor melódica! O que achou destas dicazinhas básicas? Grupo do Telegram: t.me/+UD4e_K0U0ncHR09b Ebook gratuito: joaobraulio.com/introducaoaharmoniafuncional
Boa tarde João Bráulio, show de bola, achei muito interessante a videoaula sobre os recursos da menor melódica visando a aplicação prática. A harmonia funcional é realmente fascinante, vez que lapida o nosso aprendizado e enriquece o nosso vocabulário harmônico. Ademais, nos proporciona uma excelente percepção auditiva para harmonizarmos, rearmonizarmos e criar arranjos bem sofisticados que surpreendem a todos, além de nos proporcionar uma grande satisfação pessoal. Gostaria de dar uma sugestão de vídeos para assistir em outra oportunidade se for possível, tais como os recursos harmônicos do spread voicins; shell voicins e drops, com aplicações práticas. Um grande abraço!!!
Obrigado meu amigo, fico feliz que curtiu! Confira este vídeo que falo mais sobre a Menor Melódica, creio que haverá mais recursos para expandir sua mente neste campo harmônico - ua-cam.com/video/awqQf5EuJT0/v-deo.html
Um.blues em.la maior posso usar lá sustenido menor melódica?
3 роки тому
Pode. Vai soar Aalt (A7 b9 #9 b5 #5). Mas utilize as notas da escala mesclando com a penta do próprio A ao invés de frasear totalmente na menor melodica, para não descaracterizar o blues se for um blues tradicional. Pode até mesclar com a penta menor 6 as tensões de Aalt
Foi isso que eu entendi. Partindo da Escala Menor Natural, Regra: A - B-C - D - E-F - G - A. T - St -T - T -St - T - T. Menor Harmônica, Regra: T - St - T - T - St - T+1/2 - St. Menor Melódica, Regra: T - St - T - T - T - T - St São essas as regras dos intervalos, nessas escalas menores? Confirma ai para nós!!! Seria legal e mais compreensível colocar no papel. Grato.🙏🙏🙏
4 місяці тому
Em regras teóricas, o movimento entre tons e semitons está correto. Mas não é isso que aconselho em vias práticas. Esse cálculo leva muito tempo e gera confusão quando a pessoa está iniciando os estudos, uma vez que muitos se confundem no uso de Sustenidos e Bemóis devido a essa regra. Outro detalhe ruim dessa regra é que você fica preso ao "distanciamento por cálculo" e não por compreensão das estruturas intervalares e acordes dentro do tom. Aconselho que estudo e aprenda as tonalidades através do Ciclo de 5ª e Ciclo de 4ª. Depois compreenda Campo Harmônico Maior e Menores. Vai fazer muito mais sentido para você e será mais claro o aprendizado: CIclo de 5ª - ua-cam.com/video/D0YJXZTRssI/v-deo.html Ciclo de 4ª - ua-cam.com/video/siV8fatCEn8/v-deo.html Formação de Campo Harmônico - ua-cam.com/video/WjbMvK8YxUE/v-deo.html
O primeiro acorde de um campo harmônico menor melódico não é com 7 maior? Me ajuda nisso amigo. Tem sexta também?
3 роки тому
Opa! Claro que tem, todo acorde tem: Fundamental, 2 (9), 3, 4 (11), 5, 6 (13), 7... Afinal de contas, as escalas tem 7 notas, com 4 notas formamos uma tétrade (1, 3, 5, 7), sobraram notas para poder acrescentar. Aí para você saber se vai acrescer uma b9, 9 ou #9... b13 ou 13... 4 ou #11... (etc), precisa estar dominando bem todas as escalas e notas que aparecem e formam cada acorde. Respondendo sobre a menor melódica, você disse que ele possui 7M, e SIM, ele possui quando pensamos na tétrade completa (1 3 5 7, neste caso, 1 b3 5 7M)... mas lembre-se que essa escala menor melódica possui um intervalo de 6ª maior, portanto no primeiro grau podemos substituir a 7M pela 6, fomando 1 b3 5 6.
boa noite tudo bem, existe na escala menor melodica lincks prontos como da PENTATONICA?
4 роки тому+1
Olá, tudo bem? Existem licks pra tudo! Quem criam os licks somos nós mesmos, eu, você, etc. Em 75% dos meus estudos eu desenvolvo meus próprios licks compondo e improvisando, gasto 25% do restante observando licks de outros guitarrista, não para copiar, mas para entender e analisar aplicações diferentes e desenvolver minha própria pegada. Se você domina uma escala e sua aplicação, a improvisação e licks vem naturalmente. Caso não esteja familiarizado com a escala menor melódica te aconselho a OUVIR e VER bastante aplicações e analisar composições e improvisos de outros músicos para ter referencias.
Pelo que eu saquei tu usastes a escala como preparação do acorde....Vivo improvisando e isto é interessante: Se for mais de um músico tem que fazer junto ou algo que combine, como um acorde de preparação relativo no mesmo momento da digitação da escala.
Mais um comentário. Que tal. Um vídeo, com aulas ou explicativo, demonstrando aos inscritos no canal, a sonoridade dos acordes da escala menor melódica?
4 роки тому+1
Acho que demonstrei os acordes na video aula sobre o campo harmônico menor melódico... não me recordo. Mas boa dica! Pensarei e colocarei na listinha aqui. Valeu irmão!
Mestre Bráulio eu tô com muita dificuldade de memorizar os shapes da melodica e harmônica no braço, o que faço? Me ajude pofavor, dá uma dica pofavor
5 років тому+2
Salve meu querido tudo bem? Bom, se o problema é apenas decorar os shapes, infelizmente não tenho muitas dicas, o segredo é memorizar aos poucos. Como essas escalas possuem 7 notas, elas tem 7 pontos de partida através do braço todo (pensando em partir da sexta corda - mizão). Ou então você pode pensar em decorar por oitavas, o legal é testar a melhor forma de você enxergar a escala no braço. Depois disso, de nada adianta se você tocar todos os shapes para memorizar, o segredo é pegar UM único shape e ir decorando ele de duas em duas cordas. Decora o shape na E e A, depois na D e G, depois na B e E, depois toca ele ascendente e descendente em várias velocidades no metronomo. Em 2 ou 3 dias você terá tudo decorado.
Mestre Bráulio a dom dim n possui campo harmônico como a escala maior e menor? Mas a escala dom dim possui tríade e tetrade maior e menor com 7 e um acorde meio diminuto, isso não seria seu campo harmônico?
5 років тому+1
@@josejuniorchagas7172 Não. Escala dom dim é uma escala octatônica (8 notas) e não possui campo harmônico, ela é apenas uma escala que pode ser usada sobre acordes dominantes (V7) e diminutos. Ela não possui tríades ou tétrades menores, suas 8 notas formam uma tétrade dominante e uma tétrade diminuta. Por isso é utilizada apenas sobre acordes deste tipo: dominantes e/ou diminutos. Nem toda escala que existe compõe um campo harmônico próprio. Por exemplo: escala Dom Dim de G7 são as notas G Ab(G#) Bb(A#) B Db(C#) D E F. Dessas 8 notas, você forma 4 acordes diminutos: G#dim, Bdim, Ddim e Fdim. E forma também 4 acordes dominantes (V7): G7, Bb7, Db7 e E7. Faça uma análise da tétrade de cada um desses acordes e você verá que todas as notas destes 8 acordes estão em uma MESMA escala Dom Dim (essa que usei por exemplo). Além de pensar desta forma você pode pensar no que esta escala gera sobre um acorde dominante, novamente por exemplo o G7. A escala dom dim partindo de G7 soará um acorde G7(b9 #9 #11 13), todas essas notas são tensões disponíveis para um acorde dominante. Ou seja, um acorde G7 que prepara um C ou Cm pode ser substituído por um Bb7 (AEM de Cm), ou um Db7 (subV) ou E7, ou os diminutos G#dim, Bdim, Ddim ou Fdim. Nesses casos utilize a escala Dom Dim sobre G7 que você estará passeado por todos esses outros acordes, buscando uma única resolução para eles, assim como poderá se resolver em qualquer outro acorde de primeiro grau que resolva algum destes acordes.
Salve queridão, tudo bem? Os acordes mais usados do campo menor melódico são os graus: Im(7M), geralmente com sexta = Im6 bIII7M(#5) e V7. Os acorde de quarto grau e sexto grau da menor melódica soam o I grau, observe: IV7 soa Im6(11) e VIm7(b5) soa Im6. O segundo e o sétimo grau vão ser usado muitas vezes com característica de empréstimos modais, pois IIm7 e VIm7(b5) podem ser usados por empréstimo modal de grau homônimo, por exemplo, se você estiver em Dó Maior ou Dó Menor Melódico, esses dois acordes são os mesmos.
@ eu digo é porq pra mim não existe duas coisas na teoria musical. Mas e minha opinião.. Uma e a famosa PENTA BLUES. A outra é ACORDE MEIO DIMINUTO. Mas é minha opinião. Grande abraço.
4 роки тому
@@luizdasilva9329 vixi irmão! Kkkk não entendi o que vc quis dizer kkk.
@ e o seguinte........Na minha o , não EXISTEM duas coisas na teoria musical.... Uma delas são : ACIRDES MEIO DIMINUTO......... E a outra e: Não existe ESCALA PENTA BLUES. Só isso.. Mas essa é MINHA opinião. Grande abraço.
4 роки тому
@@luizdasilva9329 entendi. Mas existe kkkk entendo sua opinião prática. Mas existem. Inclusive meu TCC na faculdade de música em 2011 foi uma abordagem sobre penta blues. Foi aprovada com louvor e virou livro na biblioteca da Universidade. Então por mais que vc queira negligenciar na prática, na teoria existe... o mesmo com acordes meio diminutos. A expressão meio diminuto não é criada como "metade", e sim um nome de acorde, classificações de tríades vc não vê meio diminuto mas em classificações de tétrades existe, devido a variação do intervalo de sétima. Se tiver alguma dúvida me mande uma mensagem que batemos um papo no particular whats ou Telegram. O que eu puder te ajudar sobre esses temas tô a disposição! ;) abração.
Salve queridão! Valeu o comentário, abordei apenas algumas aplicações mais comuns pra mim, mas a escala menor melódica pode sim ser ampliada à âmbitos de empréstimos modais (que gosto muito inclusive) e composições mais específicas, como Luiza de Tom Jobim, etc. Abração! Deus abençoe.
A boa e velha menor melódica! O que achou destas dicazinhas básicas?
Grupo do Telegram: t.me/+UD4e_K0U0ncHR09b
Ebook gratuito: joaobraulio.com/introducaoaharmoniafuncional
Muito bom , gostei do versículo em I Coríntios 6 , 22 muito bem colocado Deus abençoe
Obrigado 🙌 Deus é bom
Boa tarde João Bráulio, show de bola, achei muito interessante a videoaula sobre os recursos da menor melódica visando a aplicação prática. A harmonia funcional é realmente fascinante, vez que lapida o nosso aprendizado e enriquece o nosso vocabulário harmônico. Ademais, nos proporciona uma excelente percepção auditiva para harmonizarmos, rearmonizarmos e criar arranjos bem sofisticados que surpreendem a todos, além de nos proporcionar uma grande satisfação pessoal. Gostaria de dar uma sugestão de vídeos para assistir em outra oportunidade se for possível, tais como os recursos harmônicos do spread voicins; shell voicins e drops, com aplicações práticas. Um grande abraço!!!
Excelente vídeo!
Obrigado meu amigo, fico feliz que curtiu! Confira este vídeo que falo mais sobre a Menor Melódica, creio que haverá mais recursos para expandir sua mente neste campo harmônico - ua-cam.com/video/awqQf5EuJT0/v-deo.html
Show essa aula, obrigado!👋👋👋
Um anjo músical é o João braulio
Legal 👌👍 Porque o E 7 chamaria o F menor melódico ? Não seria o A menor melódico ? O E 7 prepara para o A menor ?
Um.blues em.la maior posso usar lá sustenido menor melódica?
Pode. Vai soar Aalt (A7 b9 #9 b5 #5).
Mas utilize as notas da escala mesclando com a penta do próprio A ao invés de frasear totalmente na menor melodica, para não descaracterizar o blues se for um blues tradicional. Pode até mesclar com a penta menor 6 as tensões de Aalt
@ muito obrigado,.penta maior de lá ou menor?
Muito bom!
Foi isso que eu entendi. Partindo da Escala Menor Natural, Regra:
A - B-C - D - E-F - G - A.
T - St -T - T -St - T - T.
Menor Harmônica, Regra:
T - St - T - T - St - T+1/2 - St.
Menor Melódica, Regra:
T - St - T - T - T - T - St
São essas as regras dos intervalos, nessas escalas menores? Confirma ai para nós!!! Seria legal e mais compreensível colocar no papel. Grato.🙏🙏🙏
Em regras teóricas, o movimento entre tons e semitons está correto. Mas não é isso que aconselho em vias práticas.
Esse cálculo leva muito tempo e gera confusão quando a pessoa está iniciando os estudos, uma vez que muitos se confundem no uso de Sustenidos e Bemóis devido a essa regra. Outro detalhe ruim dessa regra é que você fica preso ao "distanciamento por cálculo" e não por compreensão das estruturas intervalares e acordes dentro do tom.
Aconselho que estudo e aprenda as tonalidades através do Ciclo de 5ª e Ciclo de 4ª. Depois compreenda Campo Harmônico Maior e Menores. Vai fazer muito mais sentido para você e será mais claro o aprendizado:
CIclo de 5ª - ua-cam.com/video/D0YJXZTRssI/v-deo.html
Ciclo de 4ª - ua-cam.com/video/siV8fatCEn8/v-deo.html
Formação de Campo Harmônico - ua-cam.com/video/WjbMvK8YxUE/v-deo.html
Agora ficou mais claro, através dos ciclos de quintas e quartas. Fico muitíssimo agradecido por esses vídeos aulas. 🙏🙏🙏
Nossa!!!! Que foda essa aula !! Realmente abre caminhos e liberta ...Parabéns pelo trabalho .
Parabéns mano,faz um vídeo ensinando a fazer e aplicar as cadencias 251
Opa meu amigo! Já existe, procure pelo video com tema Segunda Cadencial.
@ certo👍🎶🎹🎸🎤🎵
Muito bom!!!
Mais como identificar os acordes menores baseados nos 5 desenhos das escalas menores, tenho dificuldade em memorizar os shapes.
Ao invés de memorizar os shapes, procure memorizar os intervalos e como eles são distribuídos no braço. Vai te ajudar.
Finaliza no lá 😂
O primeiro acorde de um campo harmônico menor melódico não é com 7 maior? Me ajuda nisso amigo. Tem sexta também?
Opa! Claro que tem, todo acorde tem:
Fundamental, 2 (9), 3, 4 (11), 5, 6 (13), 7...
Afinal de contas, as escalas tem 7 notas, com 4 notas formamos uma tétrade (1, 3, 5, 7), sobraram notas para poder acrescentar. Aí para você saber se vai acrescer uma b9, 9 ou #9... b13 ou 13... 4 ou #11... (etc), precisa estar dominando bem todas as escalas e notas que aparecem e formam cada acorde. Respondendo sobre a menor melódica, você disse que ele possui 7M, e SIM, ele possui quando pensamos na tétrade completa (1 3 5 7, neste caso, 1 b3 5 7M)... mas lembre-se que essa escala menor melódica possui um intervalo de 6ª maior, portanto no primeiro grau podemos substituir a 7M pela 6, fomando 1 b3 5 6.
boa noite tudo bem,
existe na escala menor melodica lincks prontos como da PENTATONICA?
Olá, tudo bem? Existem licks pra tudo! Quem criam os licks somos nós mesmos, eu, você, etc. Em 75% dos meus estudos eu desenvolvo meus próprios licks compondo e improvisando, gasto 25% do restante observando licks de outros guitarrista, não para copiar, mas para entender e analisar aplicações diferentes e desenvolver minha própria pegada. Se você domina uma escala e sua aplicação, a improvisação e licks vem naturalmente. Caso não esteja familiarizado com a escala menor melódica te aconselho a OUVIR e VER bastante aplicações e analisar composições e improvisos de outros músicos para ter referencias.
@mas eles fazem muito rapido, dificil pegar. vc tem ai alguns pra me indicar, videos
Olá, amigo. Mais um vídeo que já foi a um grupo de teoria musical que participo no facebook. Resumindo, todos estes estão indo lá.
😀
Obrigado irmão! Tamo junto kkkk que grupo é?
Este, é o nome do grupo.
Teoria Musical, Harmonia e Improvisação - Grupo de estudo.
Pelo que eu saquei tu usastes a escala como preparação do acorde....Vivo improvisando e isto é interessante: Se for mais de um músico tem que fazer junto ou algo que combine, como um acorde de preparação relativo no mesmo momento da digitação da escala.
Um
211q
Já me inscrevi.
Assiti uma aula anterior falando sobre diminuta e achei muito bem explicado.
Sua didática é muito Boa. 👍
+ uma ótima aula 🎼👍
Mais um comentário.
Que tal. Um vídeo, com aulas ou explicativo, demonstrando aos inscritos no canal, a sonoridade dos acordes da escala menor melódica?
Acho que demonstrei os acordes na video aula sobre o campo harmônico menor melódico... não me recordo. Mas boa dica! Pensarei e colocarei na listinha aqui. Valeu irmão!
Mestre Bráulio eu tô com muita dificuldade de memorizar os shapes da melodica e harmônica no braço, o que faço? Me ajude pofavor, dá uma dica pofavor
Salve meu querido tudo bem?
Bom, se o problema é apenas decorar os shapes, infelizmente não tenho muitas dicas, o segredo é memorizar aos poucos. Como essas escalas possuem 7 notas, elas tem 7 pontos de partida através do braço todo (pensando em partir da sexta corda - mizão). Ou então você pode pensar em decorar por oitavas, o legal é testar a melhor forma de você enxergar a escala no braço. Depois disso, de nada adianta se você tocar todos os shapes para memorizar, o segredo é pegar UM único shape e ir decorando ele de duas em duas cordas. Decora o shape na E e A, depois na D e G, depois na B e E, depois toca ele ascendente e descendente em várias velocidades no metronomo. Em 2 ou 3 dias você terá tudo decorado.
Mestre Bráulio a dom dim n possui campo harmônico como a escala maior e menor?
Mas a escala dom dim possui tríade e tetrade maior e menor com 7 e um acorde meio diminuto, isso não seria seu campo harmônico?
@@josejuniorchagas7172 Não. Escala dom dim é uma escala octatônica (8 notas) e não possui campo harmônico, ela é apenas uma escala que pode ser usada sobre acordes dominantes (V7) e diminutos. Ela não possui tríades ou tétrades menores, suas 8 notas formam uma tétrade dominante e uma tétrade diminuta. Por isso é utilizada apenas sobre acordes deste tipo: dominantes e/ou diminutos. Nem toda escala que existe compõe um campo harmônico próprio. Por exemplo: escala Dom Dim de G7 são as notas G Ab(G#) Bb(A#) B Db(C#) D E F. Dessas 8 notas, você forma 4 acordes diminutos: G#dim, Bdim, Ddim e Fdim. E forma também 4 acordes dominantes (V7): G7, Bb7, Db7 e E7. Faça uma análise da tétrade de cada um desses acordes e você verá que todas as notas destes 8 acordes estão em uma MESMA escala Dom Dim (essa que usei por exemplo).
Além de pensar desta forma você pode pensar no que esta escala gera sobre um acorde dominante, novamente por exemplo o G7. A escala dom dim partindo de G7 soará um acorde G7(b9 #9 #11 13), todas essas notas são tensões disponíveis para um acorde dominante. Ou seja, um acorde G7 que prepara um C ou Cm pode ser substituído por um Bb7 (AEM de Cm), ou um Db7 (subV) ou E7, ou os diminutos G#dim, Bdim, Ddim ou Fdim. Nesses casos utilize a escala Dom Dim sobre G7 que você estará passeado por todos esses outros acordes, buscando uma única resolução para eles, assim como poderá se resolver em qualquer outro acorde de primeiro grau que resolva algum destes acordes.
Bráulio Deus te abençoe! Muito obrigado por tudo
@@josejuniorchagas7172 Deus te abençoe queridão! Tamo junto!
Quais acordes + usados dessa escala?
Salve queridão, tudo bem? Os acordes mais usados do campo menor melódico são os graus:
Im(7M), geralmente com sexta = Im6
bIII7M(#5) e V7.
Os acorde de quarto grau e sexto grau da menor melódica soam o I grau, observe:
IV7 soa Im6(11) e VIm7(b5) soa Im6.
O segundo e o sétimo grau vão ser usado muitas vezes com característica de empréstimos modais, pois IIm7 e VIm7(b5) podem ser usados por empréstimo modal de grau homônimo, por exemplo, se você estiver em Dó Maior ou Dó Menor Melódico, esses dois acordes são os mesmos.
Top
Ou melhor as possibilidades
Da escala melódica 🤔🎼
Isso kkkk possibilidades de aplicações!
E famoso esses acordes MEIO DIMINUTO. A KKKKK
Demais! Acordes diminutos e meio-diminutos são fundamentais em aplicações mais específicas de alguns estilos musicais.
@ eu digo é porq pra mim não existe duas coisas na teoria musical. Mas e minha opinião..
Uma e a famosa PENTA BLUES.
A outra é ACORDE MEIO DIMINUTO.
Mas é minha opinião. Grande abraço.
@@luizdasilva9329 vixi irmão! Kkkk não entendi o que vc quis dizer kkk.
@ e o seguinte........Na minha o , não EXISTEM duas coisas na teoria musical....
Uma delas são : ACIRDES MEIO DIMINUTO.........
E a outra e: Não existe ESCALA PENTA BLUES. Só isso.. Mas essa é MINHA opinião. Grande abraço.
@@luizdasilva9329 entendi. Mas existe kkkk entendo sua opinião prática. Mas existem. Inclusive meu TCC na faculdade de música em 2011 foi uma abordagem sobre penta blues. Foi aprovada com louvor e virou livro na biblioteca da Universidade. Então por mais que vc queira negligenciar na prática, na teoria existe... o mesmo com acordes meio diminutos. A expressão meio diminuto não é criada como "metade", e sim um nome de acorde, classificações de tríades vc não vê meio diminuto mas em classificações de tétrades existe, devido a variação do intervalo de sétima. Se tiver alguma dúvida me mande uma mensagem que batemos um papo no particular whats ou Telegram. O que eu puder te ajudar sobre esses temas tô a disposição! ;) abração.
👉👉👏👏👏👏👏👏
Tocas bem mas a explicação não está bem claro.
Salve queridão! Valeu o comentário, abordei apenas algumas aplicações mais comuns pra mim, mas a escala menor melódica pode sim ser ampliada à âmbitos de empréstimos modais (que gosto muito inclusive) e composições mais específicas, como Luiza de Tom Jobim, etc. Abração! Deus abençoe.
Show