Mais uma maravilhosa lição! Que Deus continue te abençoando. É bom saber que Deus deixou tudo escrito para nos alertar mostrando seu amor e cuidado pela humanidade.
Querido pastor Arilton. Fiquei com dúvida com relação à ordem para refazer Jerusalém. Em Daniel 9:25 "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém". Em Esdras 5:1 "Porém, no primeiro ano de Ciro, rei de Babilônia, o rei Ciro deu ordem para que esta casa de Deus se reedificasse." Assim sendo, me parece que a reconstrução começou em 537 AC com o decreto de Ciro. Porém, usa-se o ano do decreto de Artaxerxes. Segundo a interpretação dada nesta lição o último decreto é que se considera para o início dos 2300 anos. De onde vem esse critério? Não parece vir de Esdras 6:14 "E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia." Você poderia esclarecer o critério usado para escolher o decreto de Artaxerxes como referência? Muito obrigado.
Deus rejeitou o povo no aspecto considerado como nação, mas ao fim das setenta semanas, assim como o pastor disse, a salvação viria por individuo. Um judeu agora seria salvo e abençoado não mais devido ser Judeu, israelita, mas pela fé. O evangelho foi expandido aos gentios ao fim das 70 semanas. Tanto que Cristo diz aos discipulos em matheus10: 5 e 6 para eles procurarem as ovelhas perdidas de Israel, pois o prazo das 70 semanas estava próximo do fim. Deve-se considerar também em Romanos 11 as palavras de Paulo, que reconhece o abandono dos Judeus como povo escolhido, nação escolhida e privilegiada por Deus, que diz: Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes. Rom 11:11 e continua nos versos seguintes, valendo destacar o 12 e deposi 19-21 : Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude! Versos 19-21 : Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te esoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramons naturais, também não te poupará. Esses versos são claros quanto ao propósito que Deus tinha para a humanidade, a justificação pela fé, mesmo nós não sendo descendentes de israelitas. Por isso Paulo também nos chama de Israel espiritual. Fique com Deus irmão!
Deus não rejeitou Israel, o povo de Israel eram responsáveis por pregar para as outras nações, mas no final das 70 semanas que dá no ano 34 eles rejeitaram o privilégio de serem os responsáveis por levar o evangelho a todo o mundo. Agora o privilégio cabe a todos que creem em Jesus (Cristãos) e aceitam seu sacrifício inclusive israel. O problema é que a maioria dos Judeus não aceitam que Jesus já veio, mas aqueles que aceitam tem o papel de pregar a outros também.
Mais uma maravilhosa lição! Que Deus continue te abençoando. É bom saber que Deus deixou tudo escrito para nos alertar mostrando seu amor e cuidado pela humanidade.
Estudo maravilhoso, só tenho agradecer
Maravilhoso estudo do livro de Daniel
🙌🙏❤️
Querido pastor Arilton. Fiquei com dúvida com relação à ordem para refazer Jerusalém. Em Daniel 9:25 "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém". Em Esdras 5:1 "Porém, no primeiro ano de Ciro, rei de Babilônia, o rei Ciro deu ordem para que esta casa de Deus se reedificasse."
Assim sendo, me parece que a reconstrução começou em 537 AC com o decreto de Ciro. Porém, usa-se o ano do decreto de Artaxerxes. Segundo a interpretação dada nesta lição o último decreto é que se considera para o início dos 2300 anos. De onde vem esse critério? Não parece vir de Esdras 6:14 "E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia."
Você poderia esclarecer o critério usado para escolher o decreto de Artaxerxes como referência? Muito obrigado.
como assim Deus abadonou Israel como povo??
o que faremos com romonos 11?
Deus rejeitou o povo no aspecto considerado como nação, mas ao fim das setenta semanas, assim como o pastor disse, a salvação viria por individuo. Um judeu agora seria salvo e abençoado não mais devido ser Judeu, israelita, mas pela fé. O evangelho foi expandido aos gentios ao fim das 70 semanas. Tanto que Cristo diz aos discipulos em matheus10: 5 e 6 para eles procurarem as ovelhas perdidas de Israel, pois o prazo das 70 semanas estava próximo do fim. Deve-se considerar também em Romanos 11 as palavras de Paulo, que reconhece o abandono dos Judeus como povo escolhido, nação escolhida e privilegiada por Deus, que diz: Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes. Rom 11:11 e continua nos versos seguintes, valendo destacar o 12 e deposi 19-21 : Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude! Versos 19-21 : Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te esoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramons naturais, também não te poupará.
Esses versos são claros quanto ao propósito que Deus tinha para a humanidade, a justificação pela fé, mesmo nós não sendo descendentes de israelitas. Por isso Paulo também nos chama de Israel espiritual. Fique com Deus irmão!
@@AntiMessi1 Você não leu Romanos 11:1,2 onde diz, que Deus não rejeitou Israel.
Deus não rejeitou Israel, o povo de Israel eram responsáveis por pregar para as outras nações, mas no final das 70 semanas que dá no ano 34 eles rejeitaram o privilégio de serem os responsáveis por levar o evangelho a todo o mundo. Agora o privilégio cabe a todos que creem em Jesus (Cristãos) e aceitam seu sacrifício inclusive israel. O problema é que a maioria dos Judeus não aceitam que Jesus já veio, mas aqueles que aceitam tem o papel de pregar a outros também.