ficou uma cópia do língua de cobra, até pensei que seriam a mesma pessoa, so serviu pra alongar sem necessidade o arco da cidade do lado e ter umas cenas de comédia
Apesar de ir contra o que Tolkien falou, admito que prefiro muito mais o Smaug titânico...seria bem brochante eles chegarem lá e aparecer um jacaré huahuahauhauha
@@Siyzar , um jacaré mesmo fazendo tudo isso aí, n seria ameaça pra nenhum exercito de anãos, 6m é muuuito pequeno. Pensem bem, se smaug tivesse 6m de comprimento, na altura ele seria mais baixo doque uma pessoa!!!
as diferenças do livro para o filme são gigantescas, eu particularmente, gostei tanto do livro como do filme e suas invenções, decidi não julgar o filme, apenas o vi como partindo do mesmo principio q o livro e seguindo um caminho diferente. Enfim, gostei dos dois apesar de tudo, me diverti bastante assistindo as invenções q não estavam escritas kk
Eu também adoro tanto o livro quanto os filmes. Inclusive este segundo é meu favorito desta trilogia. Discordo quando dizem que os filmes estragaram o livro. O livro está lá bonitinho di jeitinho que foi elaborado. Adaptação não é apenas feita para fãs, logo, é necessário que haja funcionalidades que traga público para os cinemas. Eu assisto os filmes como se fossem minisséries. Então, fico muito satisfeito. E quando quero a fidelidade ao seu nível hard eu pego os livros.
Brother, tu foste perfeito em tuas colocações ao final do vídeo a respeito do tamanho gigantesco do Smaug e do tesouro. Os problemas dos dois filmes finais da trilogia começaram quando a Warner decidiu fazer uma trilogia cinematográfica de um livro pequeno. Um filme de três horas já seria suficiente, mas o estúdio mostrou uma ganância que nem todo o ouro de Erebor poderia satisfazer. Então, tal como a duração da trilogia, tudo é gigante no filme e nada disso combina com a simplicidade da obra original.
Diogo, o problema não foram os 3 filmes não, pois material para isto EXISTE! Hobbit + apêndices do SdA dá pra fazer miséria! O problema foram as invenções... "Uma grande chance perdida"... infelizmente... abração!
A ideia de Tauriel e interessante porem mau colocado, poderia ter sim feito algo com ela e o anão mais como amizade. Algo que influenciaria futuramente o Legolas. Porem Tauriel poderia ter morrido na batalha dos cinco exercitos.
Achei bem curioso que tenha falado sobre o tamanho da sala do tesouro, e parece meio ridículo o tamanho de tudo aquilo. Porém ainda prefiro o Smaug desse tamanho colossal, porque se fosse um crocodilo voador de 6 metros, não pareceria perigoso ou letal. Nesse ponto, achei a adaptação boa. Só um adendo: cientes que um dragão não seria morto por uma flecha por ter tamanho tão grande, eles TROCARAM a flecha por uma espécie de arpão. Nesse ponto achei legal também.
Muito bom César! Realmente A Desolação de Smaug é um carrinho ladeira abaixo haha, mas isoladamente (algo quase impossível de se fazer), como obra distinta do livro, foi o filme que eu mais me diverti assistindo. Martin Freeman e a atuação de Benedict Cumberbatch são as grandes joias dessa mais recente empreitada do Peter Jackson na Terra-Média. Em comparação ao livro é uma adaptação lamentável...dos três, quem se salva é Uma Jornada Inesperada, e olha lá! Um grande abraço à equipe do TT!
É verdade, antes de assistir o filme , li o livro, e depois de ver os filmes, esqueci de como era o livro, aí li o livro de novo e entendi, mas depois assistir o filme, esqueci de como era no livro, então decidi ler o livro de novo, e acabei assistindo o filme, mas depois de tudo assisti os videos do Tolkoferecimento
Achei interessante incluir a família do Bard, isso acrescenta background e uma motivação mais intimista ao personagem. O problema, mais uma vez, foi o excesso e o mau uso desses personagens. Sobre o Smaug, embora Tolkien tenha dito que ele teria pouco mais de 6m, não é o que se dá entender pelo descrito no livro. Ele parece muito maior.
Acho que o tamanho de smaug no filme foi um acerto apesar de se desviar do livro,o objetivo era deixar o dragao mais ameaçador,mais imponente,de fato conseguiram.Se tivessem encolhido o dragão ficaria estranho,pouco impactante.Tantas horas aguardando o clímax do filme pra ver um dragao de pequeno porte ? Eu aprovei o tamanho de smaug,achei genial.
Poxa, quando dinheiro jogado fora. Dava pra comprar uma montanha solitária com esse dinheiro todo. Que pena que foi assim, mas é isso mesmo, não dá pra desfazer mas quem sabe um dia gravam um filme ou produzem uma animação digna do Sr. Bilbo Bolseiro. Excelente top 12 meu caro, parabéns pelo vídeo, ansioso pelo próximo, abraços.
eu acabo de desligar a TV pois estava pra começar justamente esse filme no FX eu acho... venho pra internet e dou de cara com esse TT. Mil vezes melhor.
Acho que o Smaug deveria estar na medida do Atlas, mesmo. Talvez um pouco menor. Os feitos dele são grandes demais para 6 metros, mesmo com o poder destrutivo do fogo e tal.
Ainda bem que vi esse vídeo anos depois. Mas pensa bem. É uma adaptação... Qualquer coisa fica chata se a gente pegar no pé de cada detalhe. Gosto dos filmes. Gosto do livro. E os dois funcionam bem Cada um no seu espaço.
Realmente foi sofrível esse filme kkkkkkkkkkk sabe o que eu fico pensando? na cena de Ronald e Christopher Tolkien sentados em um fim de tarde chuvosa em duas poltronas confortáveis, com seus cachimbos uma lareira atrás deles e os dois assistindo a trilogia do Hobbit. kkkkkkkkkkkkkkkk esqueça isso foi crueldade demais com os bons velhinhos, eles não mereciam passar por isso. Obrigado pelo vídeo, como sempre exemplar. grande abraço.
Oi Fabio! Muito obrigado pelo incentivo meu amigo! Rapaz, pra que ficar fazendo essas sessões de tortura com quem só te fez bem?! hahaha "Os ómi" não merecem isso... =D Abração!
Curiosidade: a produção toda foi atrasada porque PJ estava esperando Martin Freeman terminar de gravar a segunda temporada de Sherlock... Rsrsrs!! Ele não quis nem testar outro ator. Concordo com ele: não há ator melhor para interpretar o Bilbo. ❤
Prepara a pipoca, suco de MARACUJÁ, lanche e se acomode no sofá, pois tem 30 minutos de LEVES chicotadas. NO próximo no couro vai cumê e vai cumê forte! hahaha
Fiquei com uma dúvida... Não me lembro se tocam nesse ponto na trilogia SDA Se Gandalf descobre que Sauron está em Dol Guldur 91 anos antes de o Hobbit, e o Hobbit se passa 60 anos antes de SDA, como ele diz em SDA que nao teve tempo e que Sauron se reergueu? se organizou e etc e tal? O que ele ficou fazendo em mais de 100 anos? fumando? Att
Flavio Freitas Depois do Hobbit o Conselho Branco expulsou Sauron de Dol Guldur.Por isso teve um tempo antes dele se estabelecer e reunir seus servos em Mordor
Sim. Mas pesquisando. O conselho "expulsou" o necromante. Que depois descobriram ser sauron. No filme. Eles já sabem que é o sauron e lutam com ele. Então o filme não faz sentido. Tendeu. Se o gandalf há sabia que era o sauron 60 anos antes de sda. Pq ele ficou surpreso quando o sauron voltou em sda. Sociedade do anel.... tendeu o que quis dizer?
O que mais me intristeceu foi eles terem cortado do filme a parte em que o Beor chega de forma espetacular na batalha dos cinco exércitos mata Bolg e resgata Thorin
Olá Sandro! Tem algumas outras coisas, tipo a Caverna de Thranduil é bonita, Erebor ficou legal ... mas realmente tudo é ofuscado pela bagunça do roteiro e invencionices absurdas... Obrigado e abração meu amigo!
Vídeo maravilhoso!! Me inscrevi no canal e tenho assistido vários vídeos, já até indiquei para uma amiga que adora Tolkien. Como somente ano passado resolvi assistir as duas trilogias, agora decidi comprar os livros porque fiquei curiosa pra conhecer mais da Terra Média.
Olá Kamila! Poxa que bacana que você está gostando e OLHA só, já até INDICOU o canal ! hehehe toca aqui o/ Agradecemos o carinho e a ajuda na divulgação do trabalho. Sugiro que comece pelo livro do Hobbit e depois vá para a Sociedade do Anel, ok? Como você achou o Tolkien Talk? Abração e boa diversão com os vídeos!
Siyzar Conheci o canal procurando vídeos a respeito dos livros, como só fui assistir as trilogias ano passado fui me interessando cada vez mais pelo conteúdo, ainda mais depois de descobrir que tinha muito mais história que ficou de fora da adaptação. Comecei a assistir e já me inscrevi no canal
Hahaha minha parte favorita do livro tbm o capitulo Estranhos alojamentos, nunca dei tanta risada em um livro kkk o Beorn quase ficando puto com os Anões chegando aos poucos e fazendo reverências kkk o filme cagou isso e não foi perdoado por isso... Nada foi perdoado nesse filme kkkk
Olá Bruno! O pior é que deixaram uma cena esta para a versão estendida... tipo o Beorn chega VE um monte de gente na casa dele e não fala nada?! MA VA!!! Obrigado e aquele abraço!
Acabei de ler O Hobbit e acredito que Tolkien se equivocou quanto ao tamanho real do Dragão e também quanto ao tesouro; pois os adjetivos dados a ambos, suas menções, "ações" e comparações do livro, tudo me deu a impressão que o filme se aproximou mais do que tinha compreendido/imaginado através da leitura.
Olá, sou um super fã de vcs, viciado em tolkien, e acredito que vi todos os vídeos, incansavelmente, durante 2 semanas kkkk adoro mesmo!!!! Comecei agora a assisti-los, mas já vi todos os vídeos!!! Parabéns !!! Se não for pedir mais , estou super atras de mais informações, sobre Celebrimbor, e os anões !!! O envolvimento que ele teve com eles , e quando foi o momento da história, que ele fez os portões de Moria!!!! E queria saber tb, mais da amizade de Gandalf, com o rei de Rohan!!!
Caranba Daniel! Já viu tudo? Não se preocupe, pois para absorver TUDO mesmo vai levar um bom tempo e muitas "reassisitidas" ainda hehehe Basicamente temos o TT #50 Sobre Celebrimbor, TT # 85 sobre os Rohirrim e o TT #66 Sobre os Anões. Mas com certeza faremos mais material sobre todos ele, ok? Abração e obrigado!
Olá, Daniel. Aqui está o link do vídeo sobre Celebrimbor (ua-cam.com/video/qhnU04N_bUQ/v-deo.html); aqui sobre os Anões (ua-cam.com/video/bMdO-owD5-I/v-deo.html). Quando falarmos sobre Théoden vamos possivelmente comentar mais sobre sua relação com Gandalf. Muito obrigado e um forte abraço.
O Legolas ta mais gordinho no Hobbit porque na época da gravação dos filmes ele havia se separado da esposa, ficou meio mal, bateu no Biber, diziam que ele tava exagerado no alcool e etc.
mais vamos falar a verdade o Bieber mereceu o soco que o Legolas deu, desculpa fans do Bieber pois eu tbm gosto muito das musicas dele, Obs o Orlando (legolas) na epoca do Hobbit estava filmando outro filme tbm sem falar da separação da esposa com o filho bebe na epoca, tudo ao menos tempo na gravações do Hobbit.
Sobre o filme, mesmo com inúmeros defeitos, eu gosto dele. Já vi várias vezes até as versões estendidas, hahaha. Mas o terceiro é apelação demais. Muito CGI. Antes fosse 2 filmes, acho que seria o formato perfeito. Três foi demais! Aguardo os comentários sobre o terceiro filme, onde desanda de vez mesmo.
Olá Alex! Olha, neste daqui já quase não "temos freio" e estamos descendo a ribanceira... mas no terceiro é o abismo. Eu tenho dificuldade para assistir a Desolação de Smaug, mas a Batalha dos Cinco Exércitos eu nunca mais assistirei na minha vida. É um filme péssimo, mesmo sem ser comparado ao livro. Apenas a minha humilde opinião de hobbit... Grande abraço!
Entendo. Acho que assisto por gostar dos personagens. haha Até aquela (terrível, por causa daquela técnica) animação americana do Senhor dos Anéis eu gosto. Da do Hobbit já várias vezes também, inclusive zerei o jogo Hobbit que parece ter se inspirado na animação no meu velho Gamecube - já passei dos meus 20,rs. Sobre a animação do SDA recentemente vi dublado, dublagem meio rara e só encontrada em VHS, cuja dublagem do Gandalf é muito boa por sinal. Agraços!
É, adaptar é muito diferente de desconstruir. Pegar a história de um livro e enfiar um monte de invenção só pelo apelo comercial chega a ser um desrespeito. Não assisti aos filmes, mas os comentários do vídeo e da galera aí tá muito engraçado.
Siyzar fico imaginando, o pessoal resolve fazer um filme adaptado de uma obra literária, daí vai lá e descaracteriza totalmente a obra, quem vê o filme e vai ler fica decepcionado porque aquelas firulas que viu no filme passam bem longe do livro, e quem lê e vai ver o filme fica decepcionado, angustiado, puto da cara, com desejos assassinos. Por isso, se eu puder evitar de ver adaptações de livros que gosto demais eu evito.
Alfrid me fez passar raiva nos dois filmes!! Toda vez que ele aparecia dava vontade de pular cena ou desligar!! Que merda deu na cabeça dos roteiristas e do Peter Jackson!? Parece até que alguém que nunca leu o Hobbit, nunca ouviu falar de Tolkien e nunca fez nada de interessante, chegou no set e disse: coloca esse cara aí, é meu primo, inventa um papel pra ele... triste!
Críticas muito bem ponderadas, respeitosas e sinceras. Concordo 100%. Algumas adaptações feitas chegam a ser ofensivas, como o romance da elfa com o anão e a cena com o Sauron. Gosto, porém, do Smaug gigante e da interpretação do Benedito.
Cara, que vídeo top! Kkkk eu não acreditei quando encontrei esse vídeo.. Depois desses vídeos " Top 10" não consigo assistir o filme do mesmo jeito. A participação do Legolas achei top, mas exatamente isso que você falou " invenções e exageros". 1° "Legolas não é citado no livro do Hobbit" eu fiquei surpreso, mas no filme achei muito legal ele aparecendo pra salvar os anões. No terceiro filme foi super exagerado sua participação, Legolas é Matrix? pow Feanor teria inveja véi 😂😂 2° sobre Azog " o profano " viajaram feio aqui viu. 3° A cidade do lago 🤦♂️🤦♂️ Sinceramente o filme tá mais pra um entretenimento para quem não conhece a obra e para ganharem bilheteria mesmo
Bom mais falando do ponto d vista do tamanho do smaug. Ele ficou grandioso mesmo pelo fato do seu tamanho descomunal. Si ele n tivesse tal tamanho ele faria tanto sucesso. Para uma adaptação de filme ele n ficou tão ruim. Só q o Peter mtas vezes gosta d fazer as coisas a maneira dele é n na maneira certa como a do livro. Si ele seguisse uns padrões cruciais do livro até msm está adaptação e até msm o salão d erebor teria ficado MT melhor msm sendo imenso dmais. Eu gosto mais s, poderia te ficado MT melhor. Gosto MT deste canal. Grande abraço!
Entao Smaug teria o tamanho de um onibus por assim dizer?Rapaz,que diferença,viu?Muitos foram as modificações,algumas boas,mas outras,so pra encher linguiça,porem gostei do filme,como todos que vi e reassisti,e da analise do compativo,como sempre,exelente video...
Obrigado meu amigo! sim, mais ou menos um ônibus, talvez um pouco menor... mas cospe fogo, tem uma couraça muito forte, garras, calda e inteligência... é nisto que está o perigo! abraço!
Eu gostei do filme desse e o do 3 quem leu o livro sabe q tem muita diferença, mas quem não assistiu adorou eu gostei depois li o livro, tem uma distância enorme, ah mais sei lá, se todos os filmes baseados em livros fossem feitos iguais ficaria meio maçante
Finalmente consegui ver o vídeo, ontem não deu. É uma pena que os filmes tenham ficado tão viajandões assim. Titio Peter Jackson errou feio. Mas fazer o que, pelo menos nos rende um bom vídeo pro TT e salva minha manhã do tédio hahaha. No próximo top 10 vou dar mais risadas ainda! Belo vídeo César, continue assim cara, cada vez melhor! Abraço
Gostaria de fazer uma sugestão, se possível: Poderiam fazer um vídeo tecendo comentários sobre o livro “Beowulf - Uma Tradução Comentada”? Um grande livro -que estou lendo no momento - e seria ótimo ter uma resenha sobre o mesmo. E um dia, se acharem conveniente ou pertinente, uma análise das traduções do Senhor dos Anéis brasileira e se há necessidade duma nova. Na França, há dois anos, foi lançado uma nova. É um assunto em pauta, apenas. Obrigado.
Olá, Alex. Que coincidência, pois o #TT de domingo será sobre Beowulf. Não é uma resenha do livro, e sim como ele influenciou Tolkien e até a literatura inglesa em geral. Acho que você vai gostar. Só não dá para colocar teu nome no vídeo, pois já está gravado e upado no youtube. Abraço!
Gostei muito da análise! Eu lembro que o mais me entristeceu no cinema foram as cenas na Florestas das Trevas, pois é a parte do livro que eu mais gosto. Grande abraço, irmão!! :)
Obrigado irmão de notas! Muita coisa me entristeceu ai... mas as coisas dentro da Montanha Solitária me deixam maluco de raiva...NADA daquilo aconteceu... Abração =D
Obrigado Pedro! Vamos falando dos elfos aos poucos, mas já temos um super vídeo que o "TT #20 - A Lenda do Despertar dos Elfos" que conta um material MUITO legal que está disponível somente em livros NÃO traduzidos! Acho que você vai pirar! Abraços e boa diversão no #TolkienTalk
Eu que agradeço! Vi o TT da Galadriel e gostei muito da relação entre eles: Vanyar, Noldor (Esses são os que mais me interessaram com a Maldição de Mandos, o fraticídio, a queima dos barcos quando eles voltam para a Terra-Média, entre outros) e os Teleri, e como os eldar são atrelados a toda história do Quenta Silmarillion.
Pedro, no vídeo de Thranduil e da Floresta das Trevas falamos muito dos Teleri (aqui: ua-cam.com/video/YbTMc_U6RSM/v-deo.html) e no vídeo da próxima quarta falaremos ainda mais. Abraços.
Ótimo vídeo! Realmente muitas diferenças desnecessárias e algumas sem sentido... Agora uma dúvida, caso Gandalf tivesse ido até dol guldur sozinho, será que seria como no filme?!
Com certeza,o maior perigo realmente e a inteligencia,mas saindo do smaug,achei que Beorn foi muito pouco inserido e de maneira mais correta,ja que ele e um dos principais personagens da Terra media,mas enfim,hollywood e assim mesmo...
na questão do Légolas está mais arrumado no Hobbit, acho q até faz sentido, de acordo com o filme... ele vivia em um palácio, tinha mais comida, e provavelmente a familia tinha servos... no final do filme mostra que ele se torna uma espécie de "rebelde", daí essa diferença no O Senhor dos Aneis foi muito deprimente essa parte do Alfrid, sério, cagaram o filme com isso, não tece proveito nenhum, na verdade, acho q foi a desgraça do filme acho q a adaptação do Gandalf em Dol Godur até que faz sentido, apesar dos pesares... mas não entendi muitas coisas, tipo, ele encontrou o pai do Thorin, que entregou a chave e o mapa, 91 anos antes, mas depois encontra de novo... deveria ser sido que nem o filme sem a versão entendida dessa parte, sem o encontro... e acho q tentaram muito fazer a parte dele ser semelhante ao filme do O Senhor dos Aneis
Faz sentido "ele vivia em um palácio, tinha mais comida, e provavelmente a familia tinha servos... no final do filme mostra que ele se torna uma espécie de "rebelde", daí essa diferença no O Senhor dos Aneis" Mas de qualquer forma... perderam a mão no número de cenas não é? Abraços!
Revendo os TTs Top10 vejo como o César é respeitoso com o filme, pois para mim "Desolação de Smaug" é uma bela porcaria que só não consegue ser pior que "A batalha dos Cinco Exércitos" que é uma bos....!
Eu gosto da cena gandalf x sauron, mas ela é tipo um remendo pq o sauron aparece numa forma + ou - fisica ali pra que talvez seja interpretado da mesma forma na trilogia do senhor dos anéis(que ele é tratado como um grande olho)
pois é, mas eu prefiro que a cena exista, que ela simplesmente n exista e a interpretação de Sauron em toda a linha cinematográfica seja um olho gigante
O maior erro talvez tenha sido a extensão para trÊs filmes. Se você perceber a maioria dos problemas foram criadas exatamente para acomodar a quantidade de tempo e duração do filme em si.
Brunswicker strauss obrigado pelo recado! Se fossemos adaptar somente o livro, realmente dois filmes seriam suficientes, porém se os apêndices do SdA tivessem sido usados corretamente teríamos três filmes recheados de conteúdo incrível, sem enrolação ou invenção. Isto teria feito uma transição inteligente e orgânica para a trilogia de o SdA. Maaaaas deu no que deu! Abraços! =)
Os hobbits tem muitas lendas como homens dragões .Eu tenho uma teoria que em algum momento da quarta era que os homens de Gondor e de Rohan travaram uma guerra aos arredores do Condado contra essas criaturas.
Olá, Valter. Smaug foi o último grande dragão, e os que restaram viviam no Urzal Seco... Não sei se eles saíram de lá depois, mas eu acho difícil que se arriscassem. Abraços.
3:08. Talvez essa Algema tenha sido Feita Especialmente. para Trocas peles pois quando. a Raça do Beorn tava Escravizada Para as Algemas não quebrarem quando eles se Transformassem. em Feras pra Tentar Fugir então as Algemas podem ter sido Feitas com Magia. Sauron era esperto então ele pensou em um modo das algemas Crescerem junto com o Ser que esta preso a ela eu acho que é. isso
Siyzar. ata desculpe é porque eu não li o livro O Hobbit e que no Termo Ler os livros. eu sou novo por isso gosto do Tolkien talk que eu aprendo. mais sobre esse Universo. eu só tenho o livro do Senhor dos aneis
Tolkien é um gênio. Porém, pelo tamanho da desolação narrada no livro, e a autodescrição de Smaug, 6,10 metros é muito pouco. Ele devastou todo um reino repleto de anãos guerreiros, ele destruiu a encosta oeste de Erebor em busca da passagem secreta etc. Tolkien não fala o tamanho do dragão no livro. O livro fala “ali jazia ele, um vasto dragão vermelho dourado...” vasto não precisa ter 60 maestro, mas uns 20 ficaria bem legal e compatível com a magnitude dada pelo próprio Tolkien ao dragão. “...golpe de minha cauda, uma trovoada, minhas asas, um furacão e o meu hálito, morte!” Não dá para ser só 6,10 metros. Com esse tamanho ele seria do tamanho de uma ave-nazgul como aparece nos filmes do senhor dos anéis. Também não acho que tinha que ser como está no filme. Poderiam tranquilamente ter lhe dado seus 20 metros. Tolkien é genial. Sou grande fã. Mas ele mesmo admite pequenas falhas, e 6,10 metros certamente foi uma. Ainda bem que não está no livro O Hobbit essa medida. Lá ele permitiu nossa imaginação correr solta.
César, pessoal do tolkien talk, uma dúvida, pelo que me lembro, me corrijam se estiver errado, no livro do Hobbit, o Gandalf some um pouco da história, a partir do capítulo em que Bilbo e os anões entram na Floresta das Trevas, o que Gandalf teria feito nesse intervalo de tempo que ele some, até começar a Batalha dos Cinco Exércitos?
Gostei muito do video e concordo com tudo que você falou. Quando eu soube que eles iam dividir o livro em 3 filmes eu sabia que não ia dar certo, e para fazer isso tiveram que inventar esse monte de coisas, transformando o filme nessa encheção de linguiça horrivel. Mas o canal é muito bom, nao conhecia e ainda estou assistindo os videos. Parabéns.
Eu não consigo gostar de nenhuma adaptação quase! Eu sou dos que viram o filme antes de ler o livro e quando li fiquei aliviada. Ainda bem que o livro é bom. Continuem com a ótima dedicação ao canal e conquistando mais fãs para o professor. Parabéns pelo trabalho. (Estou atrasada nos vídeos >.< Mas alguns eu já curto antes de ver pra lembrar de ver depois)
ué! ontem eu te respondi aqui e a resposta SUMIU!!! Mas enfim, então respondo de novo! hehe Assista com calma e aproveitando bastante ok? Obrigado pelo carinho! Abraços!
Verdade! Nunca tentei ler nenhuma obra do Tolkien, mas cada vez que vejo algo sobre me sinto totalmente interessado. Talvez quando começar a ler não vou parar mais kk justamente o caso do bilbo. Obrigado pelo conselho!
Compre O Hobbit pois está de promoção no Submarino. Vai lendo sossegado. Se gostar, parte para A Sociedade! Compra logo, senão você acaba gastando esse dinheiro com jujubas! hahaha Abraço!
Eu gosto do censo de observação e da seriedade do Cezar em mostrar a diferença dos livros originais com os filmes altamente adaptados e chegando ok a ser descrepantes muito bom o canal tá de parabéns poderíamos mandar um email para o Peter Jackson e mandar ele refazer os filmes do Hobbit de novo da forma original kkkkkk seria incrível isso
Pra mim o Smaug maior que nos livros não é um problema tão grande assim. Por mas desse tamanho também já é demais. O tamanho de mais ou menos um Spinossauro já seria o suficiente, creio eu. Mas pelo menos ele continuou tão malicioso e inteligente como deve ser.
Mesmo a Tauriel não existindo nos livros eu achei a história dela e do Kili tão triste, confesso que eu torci pra eles ficarem juntos, mas infelizmente ele morre, e por ser elfa e anão eles provavelmente nem poderiam ficar juntos, já que dificilmente o povo deles aceitariam
Os povos não ia aceitar, tanto é que minha teoria que ela morre de coração partido pois elfos só se apaixonam uma vez, igual na caso dela e Kili, e outra não ia ter sentido os povos aceitarem pois a união de anões e elfos só ocorreu em SDA devido a grande ligação e amizade de legolas e gimli.
Legolas aqui é o melhor personagem. Se pegarmos o livro ou filme, legolas ficou muitíssimo melhor, nenhum personagem no livro ou filme me mostrou tanta presença quanto o Legolas aqui.
Apesar de eu gostar do Legolas nos livros, nos filmes ele é o melhor personagem mesmo, da mais ação na cenas pois ele não é muito de falar, ele é mais de agir, só não gostei dele no meio desse romance sla apagou a exigencia dele, na cenas de ação ele é sensacional mais no romance ele foi apagado, não teve sentido.
Acho muitas críticas válidas, mas outras nem tanto. Primeiro, nenhuma adaptação descaracteriza a obra original, uma vez que é uma obra paralela. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Sei que muitos fãs gostam de ver exatamente o que imaginam nos livros, mas na transição de mídias alterações e apelos são necessários. Gosto, por exemplo, do tom do filme em sua maior parte, que é algo mais sério e condizente com o universo onde se insere; ao menos o tom foi o que mais me incomodou no livro (o q é compreensível por ser mais infantil). Tirando algumas cenas cômicas como todas do Alfrid e da falta de educação dos anões (que tbm tem nos livros em outros momentos e formas), o filme me agradou. Beorn concordo com a crítica, poderia ter tido uma apresentação melhor, mas acho que tentaram fazer a surpresa pelo caminho inverso. Sobre o romance da elfa com o anão, acho que foram usadas duas falácias pra estabelecer que isso foi ridículo, com todo o respeito: a primeira é de que algo precisa de problemática pra acontecer, como foi com as uniões entre elfos e humanos. Ora, existem tantas coisas que ocorrem nas histórias de Tolkien que são fechadas em si mesma ou servem a um propósito bem individual, assim como acontece na história humana. Isso pra mim é besteira; a segunda é a de que a origem deles impediria isso. A menos que Tolkien tenha falado que os anãos só podem se sentir atraídos por outros de sua espécie, eu acharia válida a crítica na alteração. Mesmo assim, a personagem serviu pra dar mais peso à morte do anão, coisa que no livro não senti nenhum um pouco, então achei válida a inserção. Não gostei realmente dos ciúmes de Legolas e de ele ficar correndo atrás dela o tempo todo, justificando o tempo de tela que quiseram dar a ele. Sobre Alfrid, pior coisa disparada na trilogia! Sobre Bard, talvez possamos criticar o que foi criado sobre o personagem, mas não vejo problema algum terem criado coisas sobre o personagem, até pq, como foi dito na crítica, não se tem quase nada sobre ele. O filme deu um background e uma relevância a mais, tornando-o mais participativo na história. Não vi problema algum nisso, nem perda de tempo. Sobre Dol Guldur, Achei válida as duas inserções da visita da Gandalf. A única coisa que mudaria seria a ordem dos eventos. Acho que teria valido mais a pena colocar Gandalf recebendo a chave de Thrain logo no começo da trilogia. Não entendi pq fizeram desse outro jeito. Quanto ao combate no local, pra mim foi uma excelente adição e uma vez que não se tem muita informação do que realmente aconteceu, sem danos graves. As cenas da cidade de Esgaroth pra mim se justificam pra apresentar Bard e a cidade em si. O que acho realmente ruim, como já falei, é o tempo de cena de Alfrid. As cenas cômicas dos anãos aqui foram as mais bem encaixadas no contexto, de eles tendo que sujeitar a diversas coisas para se esconderem. Sobre o confronto entre os anãos e Smaug, acho bem melhor o que o filme fez, salvo algumas cenas que realmente ficaram forçadas. Passa a sensação de que eles podem derrotar o dragão e acaba se transformando na sensação de desespero no fim quando Smaug parte pra cidade. O ponto negativo dessa parte foi só eles terem encerrado o filme aí, mas assistindo a trilogia agora, isso acaba sendo irrelevante. Sobre o tamanho de Smaug e da sala, pra mim não tinha como ser diferente. O impacto da cena seria muito ruim se seguisse fielmente o livro. Soma-se que já vimos em outras cenas dos anões lugares absurdamente gigantes, então, não vejo problema algum. Resumindo, acho que cabe crítica à participação de Beorn, à participação exagerada de Légolas e alguns momentos cômicos, mas as alterações pra mim foram boas no geral.
A algema do Beorn é feita do mesmo material que a calça do Hulk. KKKKKKKKKK
Mistério solucionado! hahaha obrigado e abs!
Flávio Kopp Muito bom!!! 😂😂😂😂😂😂😂😂
Kkkkkkkkkkkkkk
Melhor lógica kkkkkk
Alfrid não existe
Alfrid é uma perca de tempo
Alfrid é uma idiotice
kkkkkkkkkk cara morri com isso!
hahaha fui muito bonzinho né? Abraços!
Você já está no Grupo Dragão Verde?
O link está aqui: facebook.com/groups/196569300802476/
Ainda não mas pedi lá ;)
Ficou mais parecendo com personagens de GOT, maquiavélico!
ficou uma cópia do língua de cobra, até pensei que seriam a mesma pessoa, so serviu pra alongar sem necessidade o arco da cidade do lado e ter umas cenas de comédia
Pra mim a melhor parte do Hobbit (livro) é o diálogo do Bilbo com Smaugh e Gandalf com Beorn
São ótimos trechos mesmo! =D
Pra mim a melhor parte é quando não existia esses filmes.
@@miguellziabarrara comentário besta.
Minha parte favorita e a conversa de Gandalf com Beorn.
Eu amo o smaug do cinema,achei que foi o melhor dragão que ja apareceu no cinema
Apesar de ir contra o que Tolkien falou, admito que prefiro muito mais o Smaug titânico...seria bem brochante eles chegarem lá e aparecer um jacaré huahuahauhauha
Um jacaré grande, que voa, cospe fogo, fala, é inteligente, malicioso, com calda que chicoteia, garras e uma couraça! Calma lá! =P
kkkkkkkkkkkkkk eu seiii, to zuandooo huahauhaa abração
@@Siyzar , um jacaré mesmo fazendo tudo isso aí, n seria ameaça pra nenhum exercito de anãos, 6m é muuuito pequeno. Pensem bem, se smaug tivesse 6m de comprimento, na altura ele seria mais baixo doque uma pessoa!!!
Concordo kkkk... Esse animais devem ser titânicos... jacaré não kkkkk...
Concordo ele ficou mais ameaçador sendo gigante
Sobre a algema: do mesmo material que o Um anel hahaha
Só se for!!! hahaha =P
Algema é do mesmo material da roupa do Vegeta.
Kkkkk é mesmo
Desculpe, li o livro e assisti o filme, e amei os dois, pra mim foi muito divertido!
Tá desculpada Elaine! =P hehehe
O importante é que você se divertiu minha amiga!
abração
A prisão do Gandalf naquela gaiola lembrou a prisão do Maedhros, quando ficou pendurado pela mão.
as diferenças do livro para o filme são gigantescas, eu particularmente, gostei tanto do livro como do filme e suas invenções, decidi não julgar o filme, apenas o vi como partindo do mesmo principio q o livro e seguindo um caminho diferente. Enfim, gostei dos dois apesar de tudo, me diverti bastante assistindo as invenções q não estavam escritas kk
Ainda bem que algumas pessoas gostaram, pois eu... =P Obrigado pelo comentário!
Eu também adoro tanto o livro quanto os filmes. Inclusive este segundo é meu favorito desta trilogia.
Discordo quando dizem que os filmes estragaram o livro. O livro está lá bonitinho di jeitinho que foi elaborado. Adaptação não é apenas feita para fãs, logo, é necessário que haja funcionalidades que traga público para os cinemas. Eu assisto os filmes como se fossem minisséries. Então, fico muito satisfeito. E quando quero a fidelidade ao seu nível hard eu pego os livros.
Brother, tu foste perfeito em tuas colocações ao final do vídeo a respeito do tamanho gigantesco do Smaug e do tesouro. Os problemas dos dois filmes finais da trilogia começaram quando a Warner decidiu fazer uma trilogia cinematográfica de um livro pequeno. Um filme de três horas já seria suficiente, mas o estúdio mostrou uma ganância que nem todo o ouro de Erebor poderia satisfazer. Então, tal como a duração da trilogia, tudo é gigante no filme e nada disso combina com a simplicidade da obra original.
Diogo, o problema não foram os 3 filmes não, pois material para isto EXISTE!
Hobbit + apêndices do SdA dá pra fazer miséria! O problema foram as invenções...
"Uma grande chance perdida"... infelizmente... abração!
Tauriel: melhor invenção do mundo! Acho que até o Tolkien teria incorporado se visse. ☺️
A ideia de Tauriel e interessante porem mau colocado, poderia ter sim feito algo com ela e o anão mais como amizade. Algo que influenciaria futuramente o Legolas. Porem Tauriel poderia ter morrido na batalha dos cinco exercitos.
Achei bem curioso que tenha falado sobre o tamanho da sala do tesouro, e parece meio ridículo o tamanho de tudo aquilo. Porém ainda prefiro o Smaug desse tamanho colossal, porque se fosse um crocodilo voador de 6 metros, não pareceria perigoso ou letal. Nesse ponto, achei a adaptação boa. Só um adendo: cientes que um dragão não seria morto por uma flecha por ter tamanho tão grande, eles TROCARAM a flecha por uma espécie de arpão. Nesse ponto achei legal também.
Muito bom César! Realmente A Desolação de Smaug é um carrinho ladeira abaixo haha, mas isoladamente (algo quase impossível de se fazer), como obra distinta do livro, foi o filme que eu mais me diverti assistindo. Martin Freeman e a atuação de Benedict Cumberbatch são as grandes joias dessa mais recente empreitada do Peter Jackson na Terra-Média. Em comparação ao livro é uma adaptação lamentável...dos três, quem se salva é Uma Jornada Inesperada, e olha lá! Um grande abraço à equipe do TT!
Luiz, definitivamente, "os três, quem se salva é Uma Jornada Inesperada, e olha lá!" e repito "e olha lá!" hahaha obrigado e abraços! =)
Martin Freeman é mesmo genial como Bilbo. E adorei o top 10, bate muito com as minhas decepções kkkkkk (rindo pra não chorar)
😂😅😭😭😭😭😅😂
Até o momento o dialogo entre o Beorn e o Gandalf foi minha parte favorita do livro, adorei mesmo
Tambem e a minha, myito foda aquilo e o que fechou e fez o livro ser o meu favorito.
Esse TT eu já tinha visto.
Mais faz parte do meu projeto
Me divirto horrores com ele.
#MARATTONANDO
É verdade, antes de assistir o filme , li o livro, e depois de ver os filmes, esqueci de como era o livro, aí li o livro de novo e entendi, mas depois assistir o filme, esqueci de como era no livro, então decidi ler o livro de novo, e acabei assistindo o filme, mas depois de tudo assisti os videos do Tolkoferecimento
Morri de rir na parte do Alfrid 🤣🤣
kkkk =P
Achei interessante incluir a família do Bard, isso acrescenta background e uma motivação mais intimista ao personagem. O problema, mais uma vez, foi o excesso e o mau uso desses personagens. Sobre o Smaug, embora Tolkien tenha dito que ele teria pouco mais de 6m, não é o que se dá entender pelo descrito no livro. Ele parece muito maior.
Acho que o tamanho de smaug no filme foi um acerto apesar de se desviar do livro,o objetivo era deixar o dragao mais ameaçador,mais imponente,de fato conseguiram.Se tivessem encolhido o dragão ficaria estranho,pouco impactante.Tantas horas aguardando o clímax do filme pra ver um dragao de pequeno porte ? Eu aprovei o tamanho de smaug,achei genial.
Poxa, quando dinheiro jogado fora. Dava pra comprar uma montanha solitária com esse dinheiro todo. Que pena que foi assim, mas é isso mesmo, não dá pra desfazer mas quem sabe um dia gravam um filme ou produzem uma animação digna do Sr. Bilbo Bolseiro. Excelente top 12 meu caro, parabéns pelo vídeo, ansioso pelo próximo, abraços.
Obrigado Elvis!
O próximo vai ser nervoso! Vou pegar pesado.
AGUARDE! hahahaha abraços!
eu acabo de desligar a TV pois estava pra começar justamente esse filme no FX eu acho... venho pra internet e dou de cara com esse TT.
Mil vezes melhor.
hahahaha simples e objetivo "Mil vezes melhor"
Eu agradeço mil vezes! Bolseiro, as suas ordens e de sua família!
abraços!
Hahahahah.
Adoro esses videos sobre a trilogia do hobbit, pois vc fala tudo o que eu quero falar em público sobre esses filmes
Acho que o Smaug deveria estar na medida do Atlas, mesmo. Talvez um pouco menor.
Os feitos dele são grandes demais para 6 metros, mesmo com o poder destrutivo do fogo e tal.
6 metros e interessante, mais se fosse uns 12 metros ou uns 7 ou 8 tavam bons tambem.
A parada da borboleta é maneiro d+ !! kk Valeu TT
Ainda bem que vi esse vídeo anos depois.
Mas pensa bem.
É uma adaptação...
Qualquer coisa fica chata se a gente pegar no pé de cada detalhe.
Gosto dos filmes.
Gosto do livro.
E os dois funcionam bem
Cada um no seu espaço.
Só escapou o Uma Aventura Inesperada mesmo. Os outros dois não são bons.
Martin Freeman pra mim é o ponto forte do filme. Acho ele sensacional.
DE FATO!
Martin Freeman é o próprio Hobbit.😃👍
Realmente foi sofrível esse filme kkkkkkkkkkk sabe o que eu fico pensando? na cena de Ronald e Christopher Tolkien sentados em um fim de tarde chuvosa em duas poltronas confortáveis, com seus cachimbos uma lareira atrás deles e os dois assistindo a trilogia do Hobbit. kkkkkkkkkkkkkkkk esqueça isso foi crueldade demais com os bons velhinhos, eles não mereciam passar por isso.
Obrigado pelo vídeo, como sempre exemplar. grande abraço.
Oi Fabio! Muito obrigado pelo incentivo meu amigo!
Rapaz, pra que ficar fazendo essas sessões de tortura com quem só te fez bem?! hahaha
"Os ómi" não merecem isso... =D Abração!
Rapaz, o Christopher não assistiu nem a 1ª trilogia do PJ... Imagina se o coitado visse a 2ª heheheh.
Caramba quantas diferenças! Valeu pelas análises César grande abraço e até a proxíma.🖐🏻😀
Sorte que vi o filme antes de ler o livro e de ver as críticas, fiquei maravilhada! Agora já o verei com outros olhos.
@@isabellapierre5977 sim, agora estou lendo e fazendo as comparações. Caminho contrário, mas sempre muito prazeroso!
Eles tinham que dar uma "história" para o Bard, seria muito esquisito no filme ele aparecer do nada e simplesmente matar o Smaug...
No livro ele simplesmente aparece, mata o dragão e está ótimo!
Mas como iriam explicar isso no filme para quem nunca leu o livro, imagine no cinema a cara de “Quem é esse maluco que matou o dragão ?”
Até concordo nesse ponto, o Hobbit é simplório, não desenvolve tanto os personagens, só acho que bateram demais nessa parte
Curiosidade: a produção toda foi atrasada porque PJ estava esperando Martin Freeman terminar de gravar a segunda temporada de Sherlock... Rsrsrs!! Ele não quis nem testar outro ator. Concordo com ele: não há ator melhor para interpretar o Bilbo. ❤
Bilbo ❤
Opaa!! Até preparei um lanche pra assistir! Solta a chibata! hahahha
Prepara a pipoca, suco de MARACUJÁ, lanche e se acomode no sofá, pois tem 30 minutos de LEVES chicotadas.
NO próximo no couro vai cumê e vai cumê forte! hahaha
Eu nao vejo problema em o Smaug ser gigante, pq eu fico pensando como um dragão de 6 m conseguiu invadir a montanha e expulsar todos os anãos
Anão e de 1,25 a 1,40, para enfrente um dragão de 6 metros cujo escamas sao muito resistentes, a agilidade faz a diferença.
@@dionisiokoromah8214as escamas dele eram impenetráveis
Perfeito sensacional
Fiquei com uma dúvida... Não me lembro se tocam nesse ponto na trilogia SDA
Se Gandalf descobre que Sauron está em Dol Guldur 91 anos antes de o Hobbit, e o Hobbit se passa 60 anos antes de SDA, como ele diz em SDA que nao teve tempo e que Sauron se reergueu? se organizou e etc e tal? O que ele ficou fazendo em mais de 100 anos? fumando?
Att
Flavio Freitas Depois do Hobbit o Conselho Branco expulsou Sauron de Dol Guldur.Por isso teve um tempo antes dele se estabelecer e reunir seus servos em Mordor
Sim. Mas pesquisando. O conselho "expulsou" o necromante. Que depois descobriram ser sauron.
No filme. Eles já sabem que é o sauron e lutam com ele. Então o filme não faz sentido. Tendeu.
Se o gandalf há sabia que era o sauron 60 anos antes de sda. Pq ele ficou surpreso quando o sauron voltou em sda. Sociedade do anel.... tendeu o que quis dizer?
Ainda tenho dificuldade de imaginar o Smaug quando leio, depois que vi o filme 🙈🙈😂😂
É um fenômeno muito comum... infelizmente as imagens de filme são difíceis de serem quebradas...
O que mais me intristeceu foi eles terem cortado do filme a parte em que o Beor chega de forma espetacular na batalha dos cinco exércitos mata Bolg e resgata Thorin
VOU falar no Top da Batalha dos Cinco Exércitos! Pode deixar meu amigo... isso me incomodou DEMAIS também.
A única parte desse filme que eu gosto é a conversa do Bilbo com Smaug. O meu eterno obrigado pelo seu comentário sobre o Alfred.
Olá Sandro!
Tem algumas outras coisas, tipo a Caverna de Thranduil é bonita, Erebor ficou legal ... mas realmente tudo é ofuscado pela bagunça do roteiro e invencionices absurdas...
Obrigado e abração meu amigo!
vai ser um top 200 o livro x filme da batalha dos 5 exércitos de tanta coisa doida que têm
Entre 200 a 250 diferenças, eu ACHO que dá!
Conheci o canal recentemente e adorando demais! Parabens pelo trabalho e analise incríveis!!! Vou maratonar.
Seja muito bem-vindo, amigo!
Aprecie sem moderação e por favor, deixe comentário em todos, ajuda muito!
Isso é o que eu chamo de começar bem o dia haha
Opa, ai sim! hehehe Abraços =)
Vídeo maravilhoso!! Me inscrevi no canal e tenho assistido vários vídeos, já até indiquei para uma amiga que adora Tolkien. Como somente ano passado resolvi assistir as duas trilogias, agora decidi comprar os livros porque fiquei curiosa pra conhecer mais da Terra Média.
Olá Kamila! Poxa que bacana que você está gostando e OLHA só, já até INDICOU o canal ! hehehe toca aqui o/
Agradecemos o carinho e a ajuda na divulgação do trabalho.
Sugiro que comece pelo livro do Hobbit e depois vá para a Sociedade do Anel, ok?
Como você achou o Tolkien Talk?
Abração e boa diversão com os vídeos!
Seja muito bem-vinda, Kamila. Muito obrigado pela presença e comentário e participe sempre que puder. Forte abraço!
Siyzar Conheci o canal procurando vídeos a respeito dos livros, como só fui assistir as trilogias ano passado fui me interessando cada vez mais pelo conteúdo, ainda mais depois de descobrir que tinha muito mais história que ficou de fora da adaptação. Comecei a assistir e já me inscrevi no canal
Bilbo no livro e muito foda. O Hobbit e o meu livro favorito.
Hahaha minha parte favorita do livro tbm o capitulo Estranhos alojamentos, nunca dei tanta risada em um livro kkk o Beorn quase ficando puto com os Anões chegando aos poucos e fazendo reverências kkk o filme cagou isso e não foi perdoado por isso... Nada foi perdoado nesse filme kkkk
Olá Bruno! O pior é que deixaram uma cena esta para a versão estendida... tipo o Beorn chega VE um monte de gente na casa dele e não fala nada?! MA VA!!! Obrigado e aquele abraço!
16:35 🤣🤣🤣 olha a cara de desgosto do rapaz 🤣🤣🤣
Acabei de ler O Hobbit e acredito que Tolkien se equivocou quanto ao tamanho real do Dragão e também quanto ao tesouro; pois os adjetivos dados a ambos, suas menções, "ações" e comparações do livro, tudo me deu a impressão que o filme se aproximou mais do que tinha compreendido/imaginado através da leitura.
Olá, sou um super fã de vcs, viciado em tolkien, e acredito que vi todos os vídeos, incansavelmente, durante 2 semanas kkkk adoro mesmo!!!!
Comecei agora a assisti-los, mas já vi todos os vídeos!!! Parabéns !!! Se não for pedir mais , estou super atras de mais informações, sobre Celebrimbor, e os anões !!! O envolvimento que ele teve com eles , e quando foi o momento da história, que ele fez os portões de Moria!!!!
E queria saber tb, mais da amizade de Gandalf, com o rei de Rohan!!!
Caranba Daniel! Já viu tudo? Não se preocupe, pois para absorver TUDO mesmo vai levar um bom tempo e muitas "reassisitidas" ainda hehehe Basicamente temos o TT #50 Sobre Celebrimbor, TT # 85 sobre os Rohirrim e o TT #66 Sobre os Anões. Mas com certeza faremos mais material sobre todos ele, ok? Abração e obrigado!
Olá, Daniel. Aqui está o link do vídeo sobre Celebrimbor (ua-cam.com/video/qhnU04N_bUQ/v-deo.html); aqui sobre os Anões (ua-cam.com/video/bMdO-owD5-I/v-deo.html). Quando falarmos sobre Théoden vamos possivelmente comentar mais sobre sua relação com Gandalf.
Muito obrigado e um forte abraço.
Valeu meus amigos UA-camrs, assistindo agora aqui .... um grande abraço !!!!
O livro Atlas dá Terra Média foi lançado aqui no Brasil?
O Legolas ta mais gordinho no Hobbit porque na época da gravação dos filmes ele havia se separado da esposa, ficou meio mal, bateu no Biber, diziam que ele tava exagerado no alcool e etc.
Bater no Bieber foi muito melhor do que bater em todos esses orcs!
mais vamos falar a verdade o Bieber mereceu o soco que o Legolas deu, desculpa fans do Bieber pois eu tbm gosto muito das musicas dele, Obs o Orlando (legolas) na epoca do Hobbit estava filmando outro filme tbm sem falar da separação da esposa com o filho bebe na epoca, tudo ao menos tempo na gravações do Hobbit.
Sobre o filme, mesmo com inúmeros defeitos, eu gosto dele. Já vi várias vezes até as versões estendidas, hahaha. Mas o terceiro é apelação demais. Muito CGI. Antes fosse 2 filmes, acho que seria o formato perfeito. Três foi demais! Aguardo os comentários sobre o terceiro filme, onde desanda de vez mesmo.
Olá Alex! Olha, neste daqui já quase não "temos freio" e estamos descendo a ribanceira... mas no terceiro é o abismo. Eu tenho dificuldade para assistir a Desolação de Smaug, mas a Batalha dos Cinco Exércitos eu nunca mais assistirei na minha vida. É um filme péssimo, mesmo sem ser comparado ao livro.
Apenas a minha humilde opinião de hobbit... Grande abraço!
Entendo. Acho que assisto por gostar dos personagens. haha Até aquela (terrível, por causa daquela técnica) animação americana do Senhor dos Anéis eu gosto. Da do Hobbit já várias vezes também, inclusive zerei o jogo Hobbit que parece ter se inspirado na animação no meu velho Gamecube - já passei dos meus 20,rs. Sobre a animação do SDA recentemente vi dublado, dublagem meio rara e só encontrada em VHS, cuja dublagem do Gandalf é muito boa por sinal. Agraços!
É, adaptar é muito diferente de desconstruir. Pegar a história de um livro e enfiar um monte de invenção só pelo apelo comercial chega a ser um desrespeito.
Não assisti aos filmes, mas os comentários do vídeo e da galera aí tá muito engraçado.
É rir pra não chorar!
Siyzar fico imaginando, o pessoal resolve fazer um filme adaptado de uma obra literária, daí vai lá e descaracteriza totalmente a obra, quem vê o filme e vai ler fica decepcionado porque aquelas firulas que viu no filme passam bem longe do livro, e quem lê e vai ver o filme fica decepcionado, angustiado, puto da cara, com desejos assassinos. Por isso, se eu puder evitar de ver adaptações de livros que gosto demais eu evito.
Alfrid me fez passar raiva nos dois filmes!!
Toda vez que ele aparecia dava vontade de pular cena ou desligar!!
Que merda deu na cabeça dos roteiristas e do Peter Jackson!?
Parece até que alguém que nunca leu o Hobbit, nunca ouviu falar de Tolkien e nunca fez nada de interessante, chegou no set e disse: coloca esse cara aí, é meu primo, inventa um papel pra ele... triste!
Críticas muito bem ponderadas, respeitosas e sinceras.
Concordo 100%.
Algumas adaptações feitas chegam a ser ofensivas, como o romance da elfa com o anão e a cena com o Sauron.
Gosto, porém, do Smaug gigante e da interpretação do Benedito.
Cara, que vídeo top! Kkkk eu não acreditei quando encontrei esse vídeo.. Depois desses vídeos " Top 10" não consigo assistir o filme do mesmo jeito. A participação do Legolas achei top, mas exatamente isso que você falou " invenções e exageros".
1° "Legolas não é citado no livro do Hobbit" eu fiquei surpreso, mas no filme achei muito legal ele aparecendo pra salvar os anões. No terceiro filme foi super exagerado sua participação, Legolas é Matrix? pow Feanor teria inveja véi 😂😂
2° sobre Azog " o profano " viajaram feio aqui viu.
3° A cidade do lago 🤦♂️🤦♂️
Sinceramente o filme tá mais pra um entretenimento para quem não conhece a obra e para ganharem bilheteria mesmo
Crl velho aquela helfa belíssima nunca existiu😔❤... seria bem legal se ela e o kili ficassem juntos daria um final bem mais emocionante e romântico😢
Bom mais falando do ponto d vista do tamanho do smaug. Ele ficou grandioso mesmo pelo fato do seu tamanho descomunal. Si ele n tivesse tal tamanho ele faria tanto sucesso. Para uma adaptação de filme ele n ficou tão ruim. Só q o Peter mtas vezes gosta d fazer as coisas a maneira dele é n na maneira certa como a do livro. Si ele seguisse uns padrões cruciais do livro até msm está adaptação e até msm o salão d erebor teria ficado MT melhor msm sendo imenso dmais. Eu gosto mais s, poderia te ficado MT melhor. Gosto MT deste canal. Grande abraço!
Obrigado amigo, aquele abraço!
Quatro anos depois mas valendo, me pareceu que Peter Jackson quis consolidar Alfrid como um antepassado e uma versão menos perniciosa do Grima...
Essa borboleta é linda, amo esses insetos são infinitas variedades mt legal
Entao Smaug teria o tamanho de um onibus por assim dizer?Rapaz,que diferença,viu?Muitos foram as modificações,algumas boas,mas outras,so pra encher linguiça,porem gostei do filme,como todos que vi e reassisti,e da analise do compativo,como sempre,exelente video...
Obrigado meu amigo! sim, mais ou menos um ônibus, talvez um pouco menor... mas cospe fogo, tem uma couraça muito forte, garras, calda e inteligência... é nisto que está o perigo! abraço!
Eu gostei do filme desse e o do 3 quem leu o livro sabe q tem muita diferença, mas quem não assistiu adorou eu gostei depois li o livro, tem uma distância enorme, ah mais sei lá, se todos os filmes baseados em livros fossem feitos iguais ficaria meio maçante
Gosto dos filmes, mais os livros sempre será perfeito.
Finalmente consegui ver o vídeo, ontem não deu. É uma pena que os filmes tenham ficado tão viajandões assim. Titio Peter Jackson errou feio. Mas fazer o que, pelo menos nos rende um bom vídeo pro TT e salva minha manhã do tédio hahaha.
No próximo top 10 vou dar mais risadas ainda! Belo vídeo César, continue assim cara, cada vez melhor!
Abraço
Valeu Rafa! PJ estava BEM LOKO nesse dia!
Nem mesmo se Radagast tivesse dirigido teria tanta "brisa".
Abraços meu caro =D
A algema é feita do mesmo material das calças do hulk (antigo)...rsrs
Gostaria de fazer uma sugestão, se possível: Poderiam fazer um vídeo tecendo comentários sobre o livro “Beowulf - Uma Tradução Comentada”? Um grande livro -que estou lendo no momento - e seria ótimo ter uma resenha sobre o mesmo. E um dia, se acharem conveniente ou pertinente, uma análise das traduções do Senhor dos Anéis brasileira e se há necessidade duma nova. Na França, há dois anos, foi lançado uma nova. É um assunto em pauta, apenas. Obrigado.
Olá, Alex. Que coincidência, pois o #TT de domingo será sobre Beowulf. Não é uma resenha do livro, e sim como ele influenciou Tolkien e até a literatura inglesa em geral. Acho que você vai gostar. Só não dá para colocar teu nome no vídeo, pois já está gravado e upado no youtube. Abraço!
Opa, que coincidência boa! Obrigado, espero ansioso pelo vídeo!
Gostei muito da análise! Eu lembro que o mais me entristeceu no cinema foram as cenas na Florestas das Trevas, pois é a parte do livro que eu mais gosto. Grande abraço, irmão!! :)
Obrigado irmão de notas!
Muita coisa me entristeceu ai... mas as coisas dentro da Montanha Solitária me deixam maluco de raiva...NADA daquilo aconteceu... Abração =D
Acho o trecho mais maçante...
Excelente vídeo. Poderiam falar mais sobre eldar? Estou lendo O Silmarillion e gostaria de saber mais sobre esses elfos num TT.
Obrigado Pedro! Vamos falando dos elfos aos poucos, mas já temos um super vídeo que o "TT #20 - A Lenda do Despertar dos Elfos" que conta um material MUITO legal que está disponível somente em livros NÃO traduzidos!
Acho que você vai pirar!
Abraços e boa diversão no #TolkienTalk
Eu que agradeço! Vi o TT da Galadriel e gostei muito da relação entre eles: Vanyar, Noldor (Esses são os que mais me interessaram com a Maldição de Mandos, o fraticídio, a queima dos barcos quando eles voltam para a Terra-Média, entre outros) e os Teleri, e como os eldar são atrelados a toda história do Quenta Silmarillion.
Pedro, no vídeo de Thranduil e da Floresta das Trevas falamos muito dos Teleri (aqui: ua-cam.com/video/YbTMc_U6RSM/v-deo.html) e no vídeo da próxima quarta falaremos ainda mais. Abraços.
Ótimo vídeo!
Realmente muitas diferenças desnecessárias e algumas sem sentido...
Agora uma dúvida, caso Gandalf tivesse ido até dol guldur sozinho, será que seria como no filme?!
Com certeza,o maior perigo realmente e a inteligencia,mas saindo do smaug,achei que Beorn foi muito pouco inserido e de maneira mais correta,ja que ele e um dos principais personagens da Terra media,mas enfim,hollywood e assim mesmo...
DE FATO!
Uma das coisas que eu fiquei mais chateado com os filmes foi nao terem aproveitado maid o Beorn, meu personagem secundário favorito..
CONCORDO!
eeeeba já tá chegando no TT # 100
WooooW! \o/ aguenta coração!
na questão do Légolas está mais arrumado no Hobbit, acho q até faz sentido, de acordo com o filme... ele vivia em um palácio, tinha mais comida, e provavelmente a familia tinha servos... no final do filme mostra que ele se torna uma espécie de "rebelde", daí essa diferença no O Senhor dos Aneis
foi muito deprimente essa parte do Alfrid, sério, cagaram o filme com isso, não tece proveito nenhum, na verdade, acho q foi a desgraça do filme
acho q a adaptação do Gandalf em Dol Godur até que faz sentido, apesar dos pesares... mas não entendi muitas coisas, tipo, ele encontrou o pai do Thorin, que entregou a chave e o mapa, 91 anos antes, mas depois encontra de novo... deveria ser sido que nem o filme sem a versão entendida dessa parte, sem o encontro... e acho q tentaram muito fazer a parte dele ser semelhante ao filme do O Senhor dos Aneis
Faz sentido "ele vivia em um palácio, tinha mais comida, e provavelmente a familia tinha servos... no final do filme mostra que ele se torna uma espécie de "rebelde", daí essa diferença no O Senhor dos Aneis"
Mas de qualquer forma... perderam a mão no número de cenas não é?
Abraços!
verdade... muita coisa não deveriam fazer com ele,
parabéns pelo vídeo!!
Revendo os TTs Top10 vejo como o César é respeitoso com o filme, pois para mim "Desolação de Smaug" é uma bela porcaria que só não consegue ser pior que "A batalha dos Cinco Exércitos" que é uma bos....!
Na Análise da trilogia de O Hobbit, o chicote cantou!
Aeeew Tolkien Talk pela manha é tudo de bom hehe
WOW! \o/ hahaha
Eu gosto da cena gandalf x sauron, mas ela é tipo um remendo pq o sauron aparece numa forma + ou - fisica ali pra que talvez seja interpretado da mesma forma na trilogia do senhor dos anéis(que ele é tratado como um grande olho)
Este é o problema destes filmes... muito remendo, muita invenção e pouco respeito ao livro...
pois é, mas eu prefiro que a cena exista, que ela simplesmente n exista e a interpretação de Sauron em toda a linha cinematográfica seja um olho gigante
O maior erro talvez tenha sido a extensão para trÊs filmes.
Se você perceber a maioria dos problemas foram criadas exatamente para acomodar a quantidade de tempo e duração do filme em si.
Brunswicker strauss obrigado pelo recado! Se fossemos adaptar somente o livro, realmente dois filmes seriam suficientes, porém se os apêndices do SdA tivessem sido usados corretamente teríamos três filmes recheados de conteúdo incrível, sem enrolação ou invenção. Isto teria feito uma transição inteligente e orgânica para a trilogia de o SdA. Maaaaas deu no que deu! Abraços! =)
Os hobbits tem muitas lendas como homens dragões .Eu tenho uma teoria que em algum momento da quarta era que os homens de Gondor e de Rohan travaram uma guerra aos arredores do Condado contra essas criaturas.
Olá, Valter. Smaug foi o último grande dragão, e os que restaram viviam no Urzal Seco... Não sei se eles saíram de lá depois, mas eu acho difícil que se arriscassem. Abraços.
Tolkien Talk eu acho que estão espalhados pelo mundo afora.
Aproveitando, pfv façam um TT sobre o game As sombras de Mordor e o que vocês acham que ficou legal ou não no enredo do game.
Andreson, este tema está na fila! Um dia chega =D
Vlw man!
3:08. Talvez essa Algema tenha sido Feita Especialmente. para Trocas peles pois quando. a Raça do Beorn tava Escravizada Para as Algemas não quebrarem quando eles se Transformassem. em Feras pra Tentar Fugir então as Algemas podem ter sido Feitas com Magia. Sauron era esperto então ele pensou em um modo das algemas Crescerem junto com o Ser que esta preso a ela eu acho que é. isso
A questão da "Raça de Beorn ser escravizada" é invenção dos filme... isso no equiziste.
Essa algema é uma gafe sem tamanho... vergonhosa aliás...
Siyzar. ata desculpe é porque eu não li o livro O Hobbit e que no Termo Ler os livros. eu sou novo por isso gosto do Tolkien talk que eu aprendo. mais sobre esse Universo. eu só tenho o livro do Senhor dos aneis
Continuando a maratona... É, não dá pra defender esse filme.
Tolkien é um gênio. Porém, pelo tamanho da desolação narrada no livro, e a autodescrição de Smaug, 6,10 metros é muito pouco. Ele devastou todo um reino repleto de anãos guerreiros, ele destruiu a encosta oeste de Erebor em busca da passagem secreta etc. Tolkien não fala o tamanho do dragão no livro. O livro fala “ali jazia ele, um vasto dragão vermelho dourado...”
vasto não precisa ter 60 maestro, mas uns 20 ficaria bem legal e compatível com a magnitude dada pelo próprio Tolkien ao dragão.
“...golpe de minha cauda, uma trovoada, minhas asas, um furacão e o meu hálito, morte!”
Não dá para ser só 6,10 metros. Com esse tamanho ele seria do tamanho de uma ave-nazgul como aparece nos filmes do senhor dos anéis.
Também não acho que tinha que ser como está no filme. Poderiam tranquilamente ter lhe dado seus 20 metros.
Tolkien é genial. Sou grande fã. Mas ele mesmo admite pequenas falhas, e 6,10 metros certamente foi uma. Ainda bem que não está no livro O Hobbit essa medida. Lá ele permitiu nossa imaginação correr solta.
César, pessoal do tolkien talk, uma dúvida, pelo que me lembro, me corrijam se estiver errado, no livro do Hobbit, o Gandalf some um pouco da história, a partir do capítulo em que Bilbo e os anões entram na Floresta das Trevas, o que Gandalf teria feito nesse intervalo de tempo que ele some, até começar a Batalha dos Cinco Exércitos?
Se me lembro ele foi a uma reunião dos magos brancos e enfrentou o necromante ( igual no filme )
Reassistindo aos TT's, percebi que 2km(2) são apenas os quilômetros aumentados da área de Mônaco, ou não?
Tá não mão!
www.visitemonaco.com/sobre-monaco.php#geografia
Muito bom César!
Parabéns! Um abraço!
Obrigado Thiago! grande abraço!
Gostei muito do video e concordo com tudo que você falou.
Quando eu soube que eles iam dividir o livro em 3 filmes eu sabia que não ia dar certo, e para fazer isso tiveram que inventar esse monte de coisas, transformando o filme nessa encheção de linguiça horrivel.
Mas o canal é muito bom, nao conhecia e ainda estou assistindo os videos.
Parabéns.
Obrigado Rubens! Isso não é uma trilogia, é uma fábrica de linguiça!
Abraços e continue conosco! =D
Seja muito bem-vindo ao #TT, Rubens. Aproveite os vídeos e não esqueça de se inscrever. Forte abraço!
Eu não consigo gostar de nenhuma adaptação quase! Eu sou dos que viram o filme antes de ler o livro e quando li fiquei aliviada. Ainda bem que o livro é bom. Continuem com a ótima dedicação ao canal e conquistando mais fãs para o professor. Parabéns pelo trabalho. (Estou atrasada nos vídeos >.< Mas alguns eu já curto antes de ver pra lembrar de ver depois)
Ps.: Obrigada pela citação do meu nome no vídeo, ;)
ué! ontem eu te respondi aqui e a resposta SUMIU!!!
Mas enfim, então respondo de novo! hehe Assista com calma e aproveitando bastante ok?
Obrigado pelo carinho! Abraços!
Excelente vídeo como sempre, Cesar. Compartilho de sua opinião haha
Toca aqui Matheus! o/
nem começa o video e ja dou like! É bom aprender com vocês já que definitivamente me declaro um terrível preguiçoso pra leitura.
Bilbo não era aventureiro até COMEÇAR... pense nisto! hahaha
Obrigado Edu! Abraços!
Verdade! Nunca tentei ler nenhuma obra do Tolkien, mas cada vez que vejo algo sobre me sinto totalmente interessado. Talvez quando começar a ler não vou parar mais kk justamente o caso do bilbo. Obrigado pelo conselho!
Compre O Hobbit pois está de promoção no Submarino. Vai lendo sossegado. Se gostar, parte para A Sociedade! Compra logo, senão você acaba gastando esse dinheiro com jujubas! hahaha Abraço!
Opa! bora lá!! obrigado mais uma vez!
Eduardo, queremos ver você lendo Tolkien e relatando aqui como é a experiência, beleza? Forte abraço.
Ótima observação Cezar realmente mudou muito
Eu gosto do censo de observação e da seriedade do Cezar em mostrar a diferença dos livros originais com os filmes altamente adaptados e chegando ok a ser descrepantes muito bom o canal tá de parabéns poderíamos mandar um email para o Peter Jackson e mandar ele refazer os filmes do Hobbit de novo da forma original kkkkkk seria incrível isso
muito bom vídeo como sempre! se fosse eu fazendo esse vídeo, eu não conseguiria manter a calma.
hahahaha "manter a calma" eu tomei um Lexotan antes de fazer o vídeo =P
Obrigado e abraço!
A cena do encontro com o Beorn é super engraçada no livro, minha preferida, eu ri muito, mas no filme poxa, me decepcionou um pouco
Pra mim o Smaug maior que nos livros não é um problema tão grande assim. Por mas desse tamanho também já é demais. O tamanho de mais ou menos um Spinossauro já seria o suficiente, creio eu. Mas pelo menos ele continuou tão malicioso e inteligente como deve ser.
Eu curti o Smaug gigante
Alguém tinha que curtir! Não se pode desagradar a todos =P abraços!
Mesmo a Tauriel não existindo nos livros eu achei a história dela e do Kili tão triste, confesso que eu torci pra eles ficarem juntos, mas infelizmente ele morre, e por ser elfa e anão eles provavelmente nem poderiam ficar juntos, já que dificilmente o povo deles aceitariam
Os povos não ia aceitar, tanto é que minha teoria que ela morre de coração partido pois elfos só se apaixonam uma vez, igual na caso dela e Kili, e outra não ia ter sentido os povos aceitarem pois a união de anões e elfos só ocorreu em SDA devido a grande ligação e amizade de legolas e gimli.
este filme é uma viagem realmente...
Smaug titânico foi
Esplêndido,
É UM DRAGÃO,
Precisa ser grande
No cinema,
GIGANTESCO,
É um monstro mítico,
Aplicar biologia é
Patético . . .
Legolas aqui é o melhor personagem. Se pegarmos o livro ou filme, legolas ficou muitíssimo melhor, nenhum personagem no livro ou filme me mostrou tanta presença quanto o Legolas aqui.
Apesar de eu gostar do Legolas nos livros, nos filmes ele é o melhor personagem mesmo, da mais ação na cenas pois ele não é muito de falar, ele é mais de agir, só não gostei dele no meio desse romance sla apagou a exigencia dele, na cenas de ação ele é sensacional mais no romance ele foi apagado, não teve sentido.
O maior problema para mim foi ser uma trilogia, eu acredito que dava para fazer uma bilogia.
Não vejo problema não... tinha material! O problema foi esse CAMINHÃO de invenções...
Biologia?
TT sobre Fëanor
Vai demorar, mas vai sair! abraços!
Acho muitas críticas válidas, mas outras nem tanto. Primeiro, nenhuma adaptação descaracteriza a obra original, uma vez que é uma obra paralela. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Sei que muitos fãs gostam de ver exatamente o que imaginam nos livros, mas na transição de mídias alterações e apelos são necessários.
Gosto, por exemplo, do tom do filme em sua maior parte, que é algo mais sério e condizente com o universo onde se insere; ao menos o tom foi o que mais me incomodou no livro (o q é compreensível por ser mais infantil). Tirando algumas cenas cômicas como todas do Alfrid e da falta de educação dos anões (que tbm tem nos livros em outros momentos e formas), o filme me agradou.
Beorn concordo com a crítica, poderia ter tido uma apresentação melhor, mas acho que tentaram fazer a surpresa pelo caminho inverso.
Sobre o romance da elfa com o anão, acho que foram usadas duas falácias pra estabelecer que isso foi ridículo, com todo o respeito: a primeira é de que algo precisa de problemática pra acontecer, como foi com as uniões entre elfos e humanos. Ora, existem tantas coisas que ocorrem nas histórias de Tolkien que são fechadas em si mesma ou servem a um propósito bem individual, assim como acontece na história humana. Isso pra mim é besteira; a segunda é a de que a origem deles impediria isso. A menos que Tolkien tenha falado que os anãos só podem se sentir atraídos por outros de sua espécie, eu acharia válida a crítica na alteração. Mesmo assim, a personagem serviu pra dar mais peso à morte do anão, coisa que no livro não senti nenhum um pouco, então achei válida a inserção. Não gostei realmente dos ciúmes de Legolas e de ele ficar correndo atrás dela o tempo todo, justificando o tempo de tela que quiseram dar a ele.
Sobre Alfrid, pior coisa disparada na trilogia!
Sobre Bard, talvez possamos criticar o que foi criado sobre o personagem, mas não vejo problema algum terem criado coisas sobre o personagem, até pq, como foi dito na crítica, não se tem quase nada sobre ele. O filme deu um background e uma relevância a mais, tornando-o mais participativo na história. Não vi problema algum nisso, nem perda de tempo.
Sobre Dol Guldur, Achei válida as duas inserções da visita da Gandalf. A única coisa que mudaria seria a ordem dos eventos. Acho que teria valido mais a pena colocar Gandalf recebendo a chave de Thrain logo no começo da trilogia. Não entendi pq fizeram desse outro jeito. Quanto ao combate no local, pra mim foi uma excelente adição e uma vez que não se tem muita informação do que realmente aconteceu, sem danos graves.
As cenas da cidade de Esgaroth pra mim se justificam pra apresentar Bard e a cidade em si. O que acho realmente ruim, como já falei, é o tempo de cena de Alfrid. As cenas cômicas dos anãos aqui foram as mais bem encaixadas no contexto, de eles tendo que sujeitar a diversas coisas para se esconderem.
Sobre o confronto entre os anãos e Smaug, acho bem melhor o que o filme fez, salvo algumas cenas que realmente ficaram forçadas. Passa a sensação de que eles podem derrotar o dragão e acaba se transformando na sensação de desespero no fim quando Smaug parte pra cidade. O ponto negativo dessa parte foi só eles terem encerrado o filme aí, mas assistindo a trilogia agora, isso acaba sendo irrelevante.
Sobre o tamanho de Smaug e da sala, pra mim não tinha como ser diferente. O impacto da cena seria muito ruim se seguisse fielmente o livro. Soma-se que já vimos em outras cenas dos anões lugares absurdamente gigantes, então, não vejo problema algum.
Resumindo, acho que cabe crítica à participação de Beorn, à participação exagerada de Légolas e alguns momentos cômicos, mas as alterações pra mim foram boas no geral.