Admirável ainda vivo um teólogo da envergadura de Grudem. Não acredito que a terra tenha milhares de anos como querem alguns dentre nós. Milhões ou bilhões seria mais viável. ( Garanhuns Pernambuco)
Eita ! Aí que o Grudem colocou uma pulga atrás da orelha. Kkk. Embora, neste ponto discorde dele, o considero um teólogo extraordinário e muito bíblico. E certamente, aguardo para poder adquirir essa baita obra dele.
2 роки тому+9
Uma coisa que gostaria de deixar para reflexão. Adão tinha quantos anos quando foi criado? Resposta: Nenhum, mas certamente sua aparência já era adulta. Por que não pode ter acontecido o mesmo com a Terra?
A Bíblia não afirma que o universo foi criado em seis dias, mas que o nosso planeta e sua atmosfera foram preparados, em seis dias, para receber a vida.
Eu não estou disposto a dar o benefício da dúvida para a ciência que fala em bilhões de anos e no mesmo nicho que viemos de um big bang. Mas admiro e respeito a opinião do Grudem, ele conseguiu separar ambas as coisas que para mim são inseparáveis. De qualquer modo nenhuma doutrina fundamental da Cristandade foi violada, então, apenas respeitem o cara que nos ensinou muito sobre sistemática
Penso que a semana da criação com seis dias de obra é um de descanso é bíblica. São dias literais. Mas nosso planeta desabitado já existia há bilhões de anos. Por isso temos a impressão de que os fósseis são muito antigos, porque os minerais que os compõem são antigos, mas a vida é jovem. Vivemos num planeta antigo, feito de elementos químicos antigos, mas os seres vivos são jovens.
A antiguidade do nosso planeta não anula o relato de Gênesis. A criação foi feita num intervalo muito curto, de dias apenas. Mas esta semana não compreende a origem de todo o universo.
Não é necessário supor que cada dia da semana da criação corresponde a uma era geológica de milhões de anos. Mas sim que a antiguidade do planeta é anterior a semana da criação. Deus em seis dias veio até um planeta antigo e preparou esse planeta para receber a vida é o ser humano.
A idade geológica do planeta terra, a idade do sistema solar é do próprio universo são necessariamente muito antigas. Todavia, a semana de criação em seis dias de 24h é posterior ao surgimento do universo e do nosso planeta. Gênesis está se referindo ao intervalo de tempo no qual Deus preparou um planeta que já existia, com água que já existia, para receber a vida. Em outras palavras a história geológica (sem vida) é anterior ao relato de Gênesis.
hehehe bem isso Dps tem que marcar um podcast com o Jhon Goldingay e o N. T. Wright kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Reformado vai a loucura com isso né, cara (e olha que eu sou um ainda hein)
@@sheol111 Sim Acreditam Suspeito que até o W. L. Craig tmb tenha tendências pra esse lado, ao julgar pelo lançamento do mais novo livro dele (na gringa) "Em busca do Adão histórico" kkkk
@@TH3R4ND0M. oxi, faz tempo que ele tem essa visao, basta ver o livro A razao da nossa fé, publicado pela vida nova. Fco muito feliz com isso. Sabe outro? James Packer. Pornto, agora, ele esta no inferno, segundo os santos de plantao kkkkk. Outro: stott
Paz do Senhor Jesus Cristo, algumas explicações dele não batem muito bem, por que essas estrelas e mutações que aconteceram foram no simples falar de Deus, e não uma coisa que levou minhas de anos para se desenvolver.
"nao me parece que a bíblia quer ensinar sobre a idade da terra" Mas por algum motivo ele acha que a bíblia se propõe a ensinar sobre biologia e genética 🤷🏾♂️
@@derekempa no final é isso. Veja, se tivermos que perguntar para a ciência se nossas impressões do texto bíblico estão certas, quem vai dizer o que é certo ou errado não será a Bíblia. Isso é uma brecha para o liberalismo teológico. Imagina alguém dizer que ressuscitou, considerando que a ciência afirma que isso é impossível. Os teólogos liberais não crêem na ressurreição.
@@CarlosJunior-dq2qs Não diga bobagens A ciência explica a ciência A bíblia explica a bíblia Quer fazer ciência? Vai no método científico Quer fazer Teologia? Vai na bíblia Não adianta usar a bíblia pra ficar fazendo ciência... e o contrário tmb ... Não adianta usar o método científico pra ficar fazendo teologia misture as duas coisas, que você fica mal na fita A palavra de Deus é autoridade final sobre e sob todas as coisas Acontece, que Deus criou dois "livros": - O "livro" da natureza - O livro das suas sagradas escrituras (a bíblia) Deus não se contradiz Ele não cria leis naturais para depois quebrar as próprias leis que ele criou E isso não é Teologia liberal, é lógica Quer explicações científicas/naturais para as coisas? Vai na na ciência Quer explicações teológicas/teleológicas? Vai nas escrituras Como eu disse... Não confunda as coisas Tem muito cristão piedoso que aderiu e que está aderindo (por exemplo) a criação evolucionária (salvo engano): - Jhon Stott - C. S. Lewis - R. C. Sproul - N. T. Wright - Jhon Walton - Alister Mgrath - Timothy Keller - Jhon Goldingay - James K. A. Smith Bônus: - Charles Darwin É, pois é kkkkkkkk O pai da teoria da evolução era um cristão (anglicano, inclusive) Antes e durante a escrita da sua obra magna: "A origem das espécies"
@@TH3R4ND0M. parece que você não assistiu o vídeo. No começo ele fala que trazia na versão anterior do livro argumentos de um lado e de outro. Aí ele disse que várias evidências científicas surgiram e fizeram ele se firmar na terra velha. Ou seja, ele está usando a ciência para justificar suas ideias teológicas
Novamente: Se ele usou apenas ciência para explicar o relato bíblico, ele cometeu um erro... ponto kkkk Ciência e teologia andam lado a lado O que você não deve fazer é tentar usar apenas um dos lados A verdade é imutável, intransponível e complementar Rejeitar a ciência em prol da sua teologiazinha fundamentalista, é um equívoco Rejeitar a teologia bíblica em prol do seu cientificismo barato, também um equívoco A palavra final para todas as coisas (teologicamente falando) é a palavra de Deus, que sobrepõe todos os aspectos da nossa realidade... E uma vez que está palavra está calcada na natureza, deve-se compreender a verdade divina como coexistente à mesma ... A ciência natural (diferente da naturalista) não contradiz a veracidade bíblica (ao menos não deveria) Deus é um Deus de coerência Eu assistir o vídeo ou não, não vem ao caso Pois os fatos independem disso E esse tipo de 'discussão'/assunto (para mim) já é encerrado/bem resolvido Simples assim
Uma grande teólogo, mas como ninguém é perfeito, precisa analisar com mais senso crítico algumas posições que só parecem, mas não são bíblicas, tampouco ciência devidamente estabelecida. Explico: Quando Deus criou o universo, ele o criou com a luz chegando em todos os lugares, logo eis o porquê podermos contemplar galáxias maduras a bilhões de anos-luz, ou seja, inclusive galáxias próximas do advento do Big bang. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais a teoria do Big bang contraria as leis da física! É só estudar um pouco de conservação de energia e termodinâmica, nem é preciso ser mestre ou doutor! . Da mesma forma, Adão quando foi criado não tinha um aspecto de bebê ou uma criança, ele foi criado adulto, homem feito! Já a questão dos dias, é só ir para o grego: a palavra usada em genesis, é a mesma usada em êxodo 20 para dias se referindo ao dia de descanso e os dias que devemos trabalhar!
O planeta terra sem forma é vazio já tinha seus 4.5 bilhões de anos. Lembre-se que Deus é eterno. Ele não é chamado de Criador apenas porque nos fez há poucos milhares de anos, ele já era o Criador muito antes. Criou o universo, possivelmente há 13 ou 14 bilhões de anos. Criou os anjos e sabe-se lá quantos seres inteligentes e perfeitos ele também criou ao longo de sua vasta eternidade. O universo inteiro não foi criado apenas para nós seres humanos.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, existem milhares de cristaos que acreditam na terra antiga e nunca chegaram a esse ponto ai q vc fala. pura bobagem isso que vc falou. Desconhecimentoi
Admirável ainda vivo um teólogo da envergadura de Grudem. Não acredito que a terra tenha milhares de anos como querem alguns dentre nós. Milhões ou bilhões seria mais viável. ( Garanhuns Pernambuco)
Otimo
Importante é a terra que Deus pisa dentro de mim e a única estrela Cristo a estrela da manhã para que eu viva para sempre
Eita ! Aí que o Grudem colocou uma pulga atrás da orelha. Kkk.
Embora, neste ponto discorde dele, o considero um teólogo extraordinário e muito bíblico.
E certamente, aguardo para poder adquirir essa baita obra dele.
Uma coisa que gostaria de deixar para reflexão.
Adão tinha quantos anos quando foi criado? Resposta: Nenhum, mas certamente sua aparência já era adulta.
Por que não pode ter acontecido o mesmo com a Terra?
Mas como explica os fósseis? Deus criou a terra "madura" com fósseis nela? Isso pode explicar a terra madura, mas e a vida antiga?
@@douglasborgesbarbosa8610 ua-cam.com/video/nohC03cQEb8/v-deo.html
@@douglasborgesbarbosa8610 Este vídeo explica a formação de fósseis: ua-cam.com/video/G_R2YcHvzF8/v-deo.html
@ achei bem interessante, obrigado pelo vídeo.
Mas e os demais métodos de datação? Estão todos equivocados?
A Bíblia não afirma que o universo foi criado em seis dias, mas que o nosso planeta e sua atmosfera foram preparados, em seis dias, para receber a vida.
Eu não estou disposto a dar o benefício da dúvida para a ciência que fala em bilhões de anos e no mesmo nicho que viemos de um big bang. Mas admiro e respeito a opinião do Grudem, ele conseguiu separar ambas as coisas que para mim são inseparáveis. De qualquer modo nenhuma doutrina fundamental da Cristandade foi violada, então, apenas respeitem o cara que nos ensinou muito sobre sistemática
Penso que a semana da criação com seis dias de obra é um de descanso é bíblica. São dias literais. Mas nosso planeta desabitado já existia há bilhões de anos. Por isso temos a impressão de que os fósseis são muito antigos, porque os minerais que os compõem são antigos, mas a vida é jovem. Vivemos num planeta antigo, feito de elementos químicos antigos, mas os seres vivos são jovens.
Boa
Como assim? A datação da vida e medida de acordo com minerais da terra?
A antiguidade do nosso planeta não anula o relato de Gênesis. A criação foi feita num intervalo muito curto, de dias apenas. Mas esta semana não compreende a origem de todo o universo.
Não dá pra interpretar os dias apresentados em Gênesis com os nossos dias de 24h. 1 "dia" pode ter simplesmente milhares de anos.
Não é necessário supor que cada dia da semana da criação corresponde a uma era geológica de milhões de anos. Mas sim que a antiguidade do planeta é anterior a semana da criação. Deus em seis dias veio até um planeta antigo e preparou esse planeta para receber a vida é o ser humano.
Se for assim consideramos que a vida é jovem, mas como explicar os fósseis antigos?
Ué, eu tbm não acredito na Terra jovem mas não tenho crise na minha fé por isso.
A idade geológica do planeta terra, a idade do sistema solar é do próprio universo são necessariamente muito antigas. Todavia, a semana de criação em seis dias de 24h é posterior ao surgimento do universo e do nosso planeta. Gênesis está se referindo ao intervalo de tempo no qual Deus preparou um planeta que já existia, com água que já existia, para receber a vida. Em outras palavras a história geológica (sem vida) é anterior ao relato de Gênesis.
Mas então como explicar a vida antiga em fósseis por exemplo de dinossauros?
tá quase lá, agora ele precisa fazer amizade com o John Walton
hehehe bem isso
Dps tem que marcar um podcast com o Jhon Goldingay e o N. T. Wright kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Reformado vai a loucura com isso né, cara (e olha que eu sou um ainda hein)
com lewis, Mcgrath... kkkkk
@@sheol111 Sim
Acreditam
Suspeito que até o W. L. Craig tmb tenha tendências pra esse lado, ao julgar pelo lançamento do mais novo livro dele (na gringa) "Em busca do Adão histórico" kkkk
@@TH3R4ND0M. oxi, faz tempo que ele tem essa visao, basta ver o livro A razao da nossa fé, publicado pela vida nova. Fco muito feliz com isso. Sabe outro? James Packer. Pornto, agora, ele esta no inferno, segundo os santos de plantao kkkkk. Outro: stott
A Bíblia fala da criação da Terra e não do universo, esse exemplo dele não tem fundamento
O que me deixa assustado, foi ele ter demorado tanto tempo para saber de algo tão bem atestado há tantas e tantas décadas.
sim kkkkkkk quando ele ver a evidência pra evolução então vai ficar 😱
@@derekempa ele tbm não ver para a evolução, pq está preso num fundamentalismo doentio.
@@sheol111 Exato
Que é tão venenoso quanto, ou até pior (em alguns casos) do que a teologia liberal
@@TH3R4ND0M. concordo com vc. Mas os incautos evangelicos sempre associam evolução a teologia liberal.
nada disso, vc pode provar que a terra tem mais de quatro bilhoes de anos, com certeza nao, ninguem consegue provar.
Paz do Senhor Jesus Cristo, algumas explicações dele não batem muito bem, por que essas estrelas e mutações que aconteceram foram no simples falar de Deus, e não uma coisa que levou minhas de anos para se desenvolver.
Uau ❤️🙏🏽
"nao me parece que a bíblia quer ensinar sobre a idade da terra"
Mas por algum motivo ele acha que a bíblia se propõe a ensinar sobre biologia e genética 🤷🏾♂️
Ou seja, a Bíblia não é a palavra final para ele
não foi isso que ele disse
@@derekempa no final é isso. Veja, se tivermos que perguntar para a ciência se nossas impressões do texto bíblico estão certas, quem vai dizer o que é certo ou errado não será a Bíblia. Isso é uma brecha para o liberalismo teológico. Imagina alguém dizer que ressuscitou, considerando que a ciência afirma que isso é impossível. Os teólogos liberais não crêem na ressurreição.
@@CarlosJunior-dq2qs Não diga bobagens
A ciência explica a ciência
A bíblia explica a bíblia
Quer fazer ciência? Vai no método científico
Quer fazer Teologia? Vai na bíblia
Não adianta usar a bíblia pra ficar fazendo ciência...
e o contrário tmb
... Não adianta usar o método científico pra ficar fazendo teologia
misture as duas coisas, que você fica mal na fita
A palavra de Deus é autoridade final sobre e sob todas as coisas
Acontece, que Deus criou dois "livros":
- O "livro" da natureza
- O livro das suas sagradas escrituras (a bíblia)
Deus não se contradiz
Ele não cria leis naturais para depois quebrar as próprias leis que ele criou
E isso não é Teologia liberal, é lógica
Quer explicações científicas/naturais para as coisas? Vai na na ciência
Quer explicações teológicas/teleológicas? Vai nas escrituras
Como eu disse... Não confunda as coisas
Tem muito cristão piedoso que aderiu e que está aderindo (por exemplo) a criação evolucionária (salvo engano):
- Jhon Stott
- C. S. Lewis
- R. C. Sproul
- N. T. Wright
- Jhon Walton
- Alister Mgrath
- Timothy Keller
- Jhon Goldingay
- James K. A. Smith
Bônus:
- Charles Darwin
É, pois é kkkkkkkk
O pai da teoria da evolução
era um cristão (anglicano, inclusive)
Antes e durante a escrita da sua obra magna: "A origem das espécies"
@@TH3R4ND0M. parece que você não assistiu o vídeo. No começo ele fala que trazia na versão anterior do livro argumentos de um lado e de outro. Aí ele disse que várias evidências científicas surgiram e fizeram ele se firmar na terra velha. Ou seja, ele está usando a ciência para justificar suas ideias teológicas
Novamente:
Se ele usou apenas ciência para explicar o relato bíblico, ele cometeu um erro... ponto kkkk
Ciência e teologia andam lado a lado
O que você não deve fazer é tentar usar apenas um dos lados
A verdade é imutável, intransponível e complementar
Rejeitar a ciência em prol da sua teologiazinha fundamentalista, é um equívoco
Rejeitar a teologia bíblica em prol do seu cientificismo barato, também um equívoco
A palavra final para todas as coisas
(teologicamente falando)
é a palavra de Deus, que sobrepõe todos os aspectos da nossa realidade... E uma vez que está palavra está calcada na natureza, deve-se compreender a verdade divina como coexistente à mesma
... A ciência natural
(diferente da naturalista)
não contradiz a veracidade bíblica
(ao menos não deveria)
Deus é um Deus de coerência
Eu assistir o vídeo ou não,
não vem ao caso
Pois os fatos independem disso
E esse tipo de 'discussão'/assunto
(para mim)
já é encerrado/bem resolvido
Simples assim
Com todo respeito, esses argumentos de uma terra antiga é bem fraquinho. Ja foi refutado por vezes por físicos. Basta pesquisar mais.
Kkkkkk. Tá sabendo hein?! Kkkkkkk
Uma grande teólogo, mas como ninguém é perfeito, precisa analisar com mais senso crítico algumas posições que só parecem, mas não são bíblicas, tampouco ciência devidamente estabelecida. Explico: Quando Deus criou o universo, ele o criou com a luz chegando em todos os lugares, logo eis o porquê podermos contemplar galáxias maduras a bilhões de anos-luz, ou seja, inclusive galáxias próximas do advento do Big bang. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais a teoria do Big bang contraria as leis da física! É só estudar um pouco de conservação de energia e termodinâmica, nem é preciso ser mestre ou doutor! . Da mesma forma, Adão quando foi criado não tinha um aspecto de bebê ou uma criança, ele foi criado adulto, homem feito! Já a questão dos dias, é só ir para o grego: a palavra usada em genesis, é a mesma usada em êxodo 20 para dias se referindo ao dia de descanso e os dias que devemos trabalhar!
O planeta terra sem forma é vazio já tinha seus 4.5 bilhões de anos. Lembre-se que Deus é eterno. Ele não é chamado de Criador apenas porque nos fez há poucos milhares de anos, ele já era o Criador muito antes. Criou o universo, possivelmente há 13 ou 14 bilhões de anos. Criou os anjos e sabe-se lá quantos seres inteligentes e perfeitos ele também criou ao longo de sua vasta eternidade. O universo inteiro não foi criado apenas para nós seres humanos.
Argumentação muito fraca.
Sabe nada inocente 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 o
Já já ele descamba na criação evolucionária
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, existem milhares de cristaos que acreditam na terra antiga e nunca chegaram a esse ponto ai q vc fala. pura bobagem isso que vc falou. Desconhecimentoi
@@sheol111 Fui humor
Se vc não entende humor, aí fica difícil kkk
@@TH3R4ND0M. ficou muito "claro" mesmo. kkkkkkkkkkk. De todo modo, menos mal. Valeu!
Só lembrando que ele tem um livro de mais de mil páginas criticando a evolução teísta, lançado recentemente no Brasil.
@@ramonsousasantos2862 , ele é apenas um dentre dezenas neste livro. O livro não é dele