Tenho uma dificuldade com esses comportamentos inadequados. Eu não sei o que fazer quanto estamos fora de casa. Ele tem força, apesar de ter 3 anos, não consigo conter fisicamente. É uma situação terrível e desanimadora.
Ana Cláudya G. Bessa o que eu e minha esposa fazemos nesta hora é deixar ele um momento até que pare com a crise ( protegendo para não se jogar no chão ou se machucar) mudamos o foco para não dar atenção ao comportamento inadequado e qdo ele reage bem a este desestimulo, mudamos o foco e seguimos a vida. Esses dias meu garoto foi jantar conosco e ao chegar o alimento teve uma reação de repulsa, querendo fugir. Nos o acalmamos, explicando que aquela comida não era dele e que não precisava se preocupar. Continuamos jantando, separamos a porção dele para viagem e seguimos a vida. Depois mais calmo ele comeu seu lanche sem stress. E nós não perdemos nosso momento de lazer.
Ana Cláudya G. Bessa acontece comigo tbm...meu filho tem 2 anos e 9 meses, mas é super forte e se torna um pouco complicado em momentos de crise! Espero que Jesus nos de força e sabedoria para passarmos por todas dificuldades!
A minha filha tem suspeita de TEA. Ela tem 2 anos e 7 meses, e tenho muito medo de sair para lugares diferentes porque ela fica muito eufórica, quer ir aonde quer nestes ambientes onde tem muitas pessoas, se pego na sua mão ela grita, empurra, chora e grita muito alto, tenta se jogar no chão. Se pego no colo falto não aguentar porque tem muita força. Todos ficam olhando e sinalizando como se eu não tentasse educar...É muito desestimulador. A cada saída isso ocorre é quando entra no uber começa a gritar,fazer força e quer ficar de pé com carro em movimento. Só Deus para ajudar nestes momentos.
Sou autista.Isso tudo é só na infância, não funciona para sempre.Fui obrigada a fazer tudo o que quiseram que eu fizesse,mas hoje sou adulta e não quero estar com ninguém.Foi demais.Foi excessivo e ninguém escutou o meu Não. Só a minha experiência, ninguém precisa concordar.
Eu tambem tenho um filho com autismo ele tem 4 anos ainda nao tem tratameno eu tou me virando como posso ele agora indo pra uma Escolinha normao vejo que a profesoura nao liga muito pra ele fico trieste mais sei que e melhor que ta em casa o dia todo
bom saber que eu estou no caminho certo , sempre coloco limites , mesmo que o meu filho grite ou faça birra , meu marido diz que com a idade melhora , não melhora , se os pais de autistas , não falar não , não ensinar os autista a lidar com a frustração , mas tarde podem apanhar deles ..É o que mais acontece ..
Vdd meu filho não sabe esperar nada tudo e birra eu deixo ele fazer até cansar tento acalmar vejo que ele fica pior eu deixo ele parar por si só.mais n faço oq ele quer se não e a hora.
Concordo plenamente! Meu filho desde pequeno dei limites... Hoje onde ele chega recebe elogios! Dizem que ele é muito educado! Eu não passo a mão na cabeça não... Desde pequeno! Ele é o amor da minha vida... Meu filho único! Hoje tem 19 anos! É um rapaz muito doce... Mas ele quando pequeno era bem mimado.... Porque além do autismo ele também nasceu com uma má formação e não podia chorar enquanto não fizesse a cirurgia... Depois que fez a cirurgia... Tirei todas as manias dele! Meus pais fizeram de tudo pra estragar a educação mas eu não deixei!!!
Eu trabalhei com um adolescente autista que não aceitava não como resposta porque os pais não souberam impor limites . Um dia ele estava batendo em uma outra criança eu me esqueci e disso : não faça isso com seu coleguinha. Resultado : ele entrou em uma crise , ficou ficado em mim e tentou várias vezes me atirar uma pedra . Tivemos que chamar reforço para conter ele. Tudo porque em casa não fizeram tudo o que ele queria por acharem ele um coitadinho . Não estou aqui culpando os pais , longe disso . Estou apenas contando um fato ocorrido por falta de tolerância a limites claros .
Tenho um filho que este ano está próximo de completar 10 anos. Com 3 anos ele foi diagnosticado com autismo. Desde lá procuramos profissionais na área ( Neuro, Pscopedagoga, Fonoaudiologa, Terapeuta ocupacional e Pscologa, etc) . Tudo isso ajudou muito, além de colocarmos ele em escolas inclusivas. Ele até hoje tem seletividade alimentar, 90% do que come é massa ( Macarrão, pão, biscoitos, etc). Hoje ele já escreve, lê e consegue mostrar o que quer e o que está sentindo. Ele toma tambem Resperidona e Tofranil. Desenha muito bem e gosta de eletrônicos. Hoje ele estuda em uma escola inclusiva e regular . Mas falo com toda sinceridade para vocês do fundo do coração e como pai, acima de tudo isso tem o AMOR POR ELE, paciência, muita paciência. Trabalho de formiguinha que aos poucos conseguiremos falar a mesma língua que ele e daí fica mais fácil.
Vou enviar esse seu video para os pais dos alunos que atendo kkkkkkkkk a grande maioria não consegue ver o menino dar um gritinho ou choro que já desiste e faz o q a criança quer. Ficam chocados quando entram em sala e ele está lá bem e interagindo com os brinquedos ou outras crianças. Acho que o capacistismo do "coitadinho" tem travado mais a vida dos PCDs do que muitas das barreiras que a sociedade coloca.
Muito esclarecedor o vídeo Antes eu fazia as vontades do meu filho só para ele não chorar e gritar. Hoje parei de ceder...não tem sido fácil ,mas sei que eu estava errando nesta parte. Nunca é tarde , né
Meu filho não é pirracento, mas não obedece, faz o que quer. E saber que posso impor limites vai ser muito bom para nós dois. Concordo com você @nairaribeiro. Dá mais trabalho, mas não podemos ceder
De coração, e muito cansativo, peço muita inteligência e sabedoria de Deus para lidar com o meu filho , na hora de dar qualquer medicamento a ele e uma luta.
*Minha esposa e eu estamos fazendo o curso da Débora que tem nos ajudando muito com nosso filho que é autista, estamos melhorando muito no desenvolvimento dele.*
Ótimo Vídeo... subestimar já esta no Automático das pessoas e parentes! Tratar os Autistas o mais normal possível é o que pratico com meu filho de 9 anos... Ao meu ver, isso possibilita até mesmo uma evolução a longo prazo! Ótimo vídeo e um super LIKE! Bjsss
As minhas gêmeas de 4 anos o médico tem suspeita de de autismo e a outra de imperativa elas tem crises,tem seletivadade de alimentação,uma gosta de ficar isolada é muito difícil para mim pq é sozinha e tem um menino de 13 anos que também dá muito trabalho.E eu sou sozinha pra trabalhar e dar conta de tudo,elas passam na Fono e na terapia ocupacional e peço a Deus muita paciência todos os dias pq estou quase surtando.
Simples dicas da psicopedagoga me ajudaram a acabar com as birras da Lívia (4anos)por exemplo descrevendo pra ela pra onde vamos,o que vamos fazer.e sempre que preciso,me impor.
Muito bom o vídeo. Cuidamos de nosso garoto com muita dedicação, mas também com limites. Ele precisa fazer sempre o certo. São dois efeitos imediatos que percebo: Ele reconhece a nossa liderança e aceita nossas orientações, Ele se mostra cada dia mais seguro, autônomo e flexível, mesmo com suas características.
Olá. Pois é. Cometi todos os três erros com a minha filha que hoje tem 27 anos até por falta de informações e por ela também ter sofrido paralisia cerebral com múltiplas sequelas desde o parto, hoje eu mesma sofro as consequências desses atos, já tenho 60 anos e zero condições de reverter a situação. Obrigada por esclarecer aos pais que ainda podem fazer algo diferente. Namastê
Muito realista seu posicionamento adorei confirmar meu modo de agir com os meus filhos...tenho dois filhos um deles tem autismo determino as mesmas regras para os dois pois vejo os dois de um modo igual sou muito criticada por isso pois os familiares acham que o meu filho por ter autismo necessita de alguém fazendo as coisas por ele o tempo todo...mas sei que os meus filhos necessitam é de intervenção ,exemplos meus e do pai que somos a base da personalidade deles ....junto as terapias procuro reforçar e orientar ele pra vida futura mas sem deixar de permitir ele viver o agora a infância dando estímulos para que tenham êxito na vida futura.
Muito esclarecedor este vídeo, pois eu estava sendo vencida pelo cansaço. Mas é bom saber que posso ser mais firme nas regras. Cansa um pouco mais, mas só de saber que ele entende já é um alívio
Muito bom... eu faço isso também aprendi a não ceder a tudo, outro dia estávamos eu meu marido e minha filha no mercado e ela começou como sempre querer abrir as embalagens e gritar então nesse momento eu disse pro meu marido eu vou te esperar no carro e vc não compre nada para ela e sai bem tranquila com ela aos berros e todos me olhando, no carro falei que era feio se comportar daquela forma e que eu estava chateada com ela e que ela não ia ganhar nada, chorou gritou mas me mantive firme. Foi um remédio se soubesse tinha feito antes agora vou no mercado sem nenhum problema
Que profissão linda parabéns me faz lembrar de Jesus Cristo quando sentiu empatia por aqueles que sofriam. Na Bíblia em Romanos 12 :15 diz : Alegrem - se com os que se alegram ; chorem com os que choram .❤
A minha sobrinha de 06 anos possui autismo leve. Ela todos dias faxer as refeições com as bonecas. O peixe tem ver frito, cu cucuz todos dias, miguam bem durinho. Ela estar melhorando com pasicologaia comportamental. E tem melhorado muito. Video bem esclarecedor.
Aqui tentamos ao máximo da limites para nosso filho ,sou bem firme , pois ele tem autismo , mas ele além disso é uma criança que precisa de regras e limites ,
Olá querida, bom dia! Se deparar com o diagnóstico do TEA pode ser um grande desafio para algumas famílias. E não é para menos. Mesmo nos dias de hoje muito pouco se é falado sobre o autismo e as possibilidades de se viver no espectro. Por isso é extremamente importante entender mais sobre o espectro autista e como auxiliar o seu pequeno em seu desenvolvimento 😊 E para te ajudar com isso, separei meus conteúdos para você: 👉 ua-cam.com/play/PLlcAnykj74ciZRyNwxyeS6ACvfOn1H5d7.html 👉 ua-cam.com/play/PLlcAnykj74chkCoVaqRLASG3gRhzvT-m6.html 👉 instagram.com/p/C72avvUvpzn/?img_index=1 👉 instagram.com/p/CwOd4APJLCK/?img_index=1
Muitos desafios! Principalmente quando o ambiente n espera q se acalme , ônibus por exemplo... E medir força com eles dói na alma mas hj msm precisei p desder no ponto pois ngm iria "esperar" a situação se ajeitar
Única terapeuta e especialista da psicologia que eu gosto e indico na área do autismo. Normalmente escuto e leio antes os próprios autistas, mas você é muito boa nessas orientações mesmo sem conviver com autistas como a gente, pais e mães. Sua dedicação e missão é admirável. Gratidão!!!♥♥♥
Olá Mayara, vc poderia falar sobre autismo em adolescentes como lidar nessa fase tão complicada num adolescente neurotipico imagina na vida de um autista. Amei o video sobre preconceito e sinto que meu filho passa por isso na escola.
Seus vídeos tem me ensinado demais. No início da semana nos demos conta de TDS sinais dele e buscamos ajuda... Seus vídeos tem sindo esclarecedores. Obrigada!!!
Na minha infância eu acho que eu não precisei terapia por causa de algumas coisas aí porque os meus pais me educaram bem se era para bater deixa de castigo eles faziam mas eu sei que era por um bom motivo e hoje em dia agradeço eles por eles ter me educado muito bem
Quando meu filho era BB, vi num programa de televisão uma mãe com filhos gêmeos e um era autista. Pensei, meu filho olha nos meus olhos, interage, sorri... Graças a Deus ele não é... O tempo passou e comecei a perceber os traços com 1 ano e meio. Pois é... É bem isso, não julguem
também foi assim aqui em casa, (que no caso do meu irmão). Nunca pensei na vida que ele seria autista ou algo do tipo, sinais de autismo já começou a vim deis dos 1,5 ano dele, com crises de raiva, e vários e vários estresses diários. O pior erro na criação dos meu pais com ele, foi de pensar que tudo que estava acontecendo com ele era algo normal, que era apenas uma característica de raiva dele, como pessoa. Deixamos o tempo passar, até ver o que ia dar (foi o pior erro que cometemos), e como consequência, a professora reclamou dele, disse que ele era muito agitado, e que se comportava diferente de outras crianças. A própria professora supôs que fosse autismo, e ela como professora e direito dela, marcou data de para diagnóstico para ele...
Maravilhoso! Acompanho seu trabalho e sou mto grata. Os pais querem proteger, dar amor e acreditam estar ajudando. Mas percebo que ajuda mesmo quando se trabalha com respeito e amor, valorizando as aptidões e levando a superar as dificuldades (para tal os limites são fundamentais). É preciso acreditar, é preciso investir - ainda que seja um passo de cada vez.
Gostei muito do vídeo, me esclareceu bastante, comecei a dar aula a pouco tempo e na minha turma tem 3 crianças atípicas, e as vezes fico sem saber o que fazer por conta também de não querer prejudicar as crianças típicas.
🤸🤸🤸🤸👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻estou no caminho certo . Meu filho corrijo mesmo, e nao deixo diferençiar de nada na escola . Ele se comporta direitinho . Sou rigida até. Mas esse meu jeito vejo que meu filho nao e nenhum coitado
Olha estou com muita dificuldade com minha filha. Ela odeia quando dizem não pra ela. Não quer ir pra escola de jeito nenhum. Me bate, me chuta, arranha enfim ela se estressa muito. Ela e autista mas não é porque e autista que eu vou ficar cedendo. Estou sofrendo muito pois não sei lidar com isso. Não sei diferenciar birra de crise.
Posso compartilhar c vc uma maneira de evitar o não, e dizer a ele faça isso , faça aquilo, se tem que parar de fazer algo, vc diga para ela fazer o que dever ser feito, assim vc evita o não, e ela fará o que vc disse para fazer. Insista, vai dar certo. Trabalho com Neurofeedbak, nos intervalos dos treinos, tenho a oportunidade de trabalhar c esse tipo de reforço que beneficia os pais e as crianças 😘😘😘. Espero ter ajudado🌻🌻🌻 feliz natal
@@valeriacristina3481eu sou Profe da educação infantil. Gostaria de mais informações para sabe como lidar com a minha aluna que é da mesma forma que mãe acima mencionou!
Um ótimo vídeo , e excelente apresentação , pois alguns amigos meus não tem paciência com pessoas autistas onde Trabalho , alguns acaba perdendo paciência , brigam, enfim , como você mesmo disse se a gente tem um pouco de paciência e atenção a gente consegue adosar isso , um ótimo trabalho , sucesso sempre Lindona , me ajudou muito nesse vídeo , tava precisando !!! 👏👏
@@mayragaiato recebir agora o diagnóstico do meu filho de autista entrei em desespero mistura de angustia sentimento de culpa só sei que ele e muito dificil de lutar faz muita birra e as vezes sou agressiva com ele depois choro e choro muito por favor o que faço pra ter mais paciencia com ele
@@socorrocarvalho80 eu tbm tenho uma menina c 3 anos e descobrimos q ela e autista a um mes ,mas não se Culpe por nada,ele que escolheu VC como foi e sempre q fica triste coloco nos colo de deus,deus dara força p VC e vai te guiar da melhor forma possível, aki tbm estamos aprendendo ajuda ela nas dificuldade que ela tem.deus abençoe vcs
Gosto muito do seu trabalho e tenho acompanhado os seus vídeos. Muito bons e esclarecedores. O meu filho é autista mas também tem um grande atraso de desenvolvimento. Vai fazer seis ano mas não fala, ainda usa fralda e não come sozinho e o distanciamento dos outros meninos da mesma idade é muito grande já. E tem terapias desde bebé.
Boa noite!!Gostei muito dos vídeos,temos o Pedro com 3 anos e meio,estamos percebendo que está comendo mto,parece sem controle e qdo quer alguma coisa não para de pedir,gritar ou chorar,outra coisa qd vamos no mercado quer comprar os doces e não conseguimos controlar,está bem difícil.Outra coisa belisca e quer bater acha graça qd o outro chora corre ou reclama,qto mais fala,ele fz
Nós agimos em casa do jeito que a Dra explanou, que alegría saber que estamos no caminho certo! É tão bom ouvi-lo da Dra! Saber com com ajuda de Deus e mt luta vamos ajudando a nosso filho, ele é mt feliz :) gratidão pela ajuda que dá para todos.
Estamos nessa fase de distanciamento das crianças da idade de meu filho. Ele já com 7 anos, temo não conseguirmos uma melhor adequação dele com a sociedade e em lidar com td ao seu redor..
@@Vaiores698 a minha tbm nao fica com ninguém nao compartilha nada nao ficar perto de criança mais ela melhorou muito oração e q eu serva do Senhor tudo tem um proposito vamos conseguir
Olá! Amo seus vídeos e os assuntos abordados de forma tão clara. Gostaria de saber se é uma característica do autismo dizer que objetos que são especiais pra ela se comunica ( de forma que "ouve" o objeto conversar). Obrigada
Olá @pulguinha1210 Cada individuo no espectro possui características específicas do transtorno e as apresenta com diferentes níveis de intensidade, por isso é sempre importante o acompanhamento para entender suas habilidades e dificuldades para desenvolvimento! Para te auxiliar, confira esta playlist do meu canal: ua-cam.com/video/WJmJzx3ujaU/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
@@LeonardoCenadese vou fazer uma pergunta bem idiota: se ele não come comida, ele come o que? Só o que qr? E você dá só o que ele quer? O que os profissionais te recomendaram? Reavalia um pouco pq você dando só o que ele qr, vc está reforçando esse comportamento. "Pra que comer o almoço se em 2 minutos vou ganhar biscoito?" Eles são mais inteligentes que nós! Pensando numa situação drástica: se a partir de agora, só tiver arroz com feijão e água na sua casa. Vc acha que ele morreria de fome primeiro ou passaria a comer arroz, feijao e água. Algumas vezes é só a falta de orientação e conhecimento dos pais. Tenta achar um especialista pra te ajudar que tenho certeza que vcs conseguem! Vou te contar o que eu fiz: refeição no horário certo sem beliscar entre refeições e os alimentos são compatíveis com o horário (nada de mingau no almoço). Se não comer vai esperar até a próxima refeição. Não tenho pena se chorar e birrar por esse motivo. Resultado: come bem. Observação: seja compreensiva quanto as limitações de alimentos em que a criança realmente tenha seletividade alimentar devido a textura. Lembre: cada caso é um caso. Procure especialistas!
@@jaquemelo5692 , por incrivel que pareça, sua resposta está no meu comentário acima! Como cada caso é um caso, sempre conto minha experiência e indico procurar um profissional. Algumas vezes, nós erramos por ignorância ou simplismente não queremos enchergar mesmo. Nada melhor do que estudar e nos educarmos sobre o tema. No dia que a Mayra quiser, ela nunca mais se relaciona com Autismo na vida dela. Nós mãe, apenas quando um de nós dois morrermos (mãe ou filho). A maioria dos profissionais não são capacitados pois ainda é um tratamento muito restrito a uma classe privilegiada que tem acesso a profissionais de forma particular e cursos caros para maioria da população. Lembrando que existem uma diversidade de individuos no espectro. Nem tudo é a utopia das séries televisivas. Alguns (até 69%) são do tipo grave, e muitos ficam a vida toda enjaulados e amarrados. Gosto muito do canal Luna ABA. Professor Lucelmo tem um filho com autismo, logo, além de especialista no assunto ele carrega nos ombros o que também sentimos. Beijos!
Sou mãe de dóis filhos autista o primeiro não tive muitos problemas até pq ele é grau leve só com muita seletividade alimentares, más a melina que tem 3 anos hj essa sim sou totalmente refém dos gostos dela pq persebo que enquanto mais contrariada mais fica difícil de lidar com ela, eu entendo vc é muito fácil um adulto normal que não sente nada do que os autista sentem vim e colocar milhões de regras se muitas vezes nem eles próprios entendi eles mesmo imagina o que os outros estabelecem
também foi assim aqui em casa, (que no caso do meu irmão). Nunca pensei na vida que ele seria autista ou algo do tipo, sinais de autismo já começou a vim deis dos 1,5 ano dele, com crises de raiva, e vários e vários estresses diários. O pior erro na criação dos meu pais com ele, foi de pensar que tudo que estava acontecendo com ele era algo normal, que era apenas uma característica de raiva dele, como pessoa. Deixamos o tempo passar, até ver o que ia dar (foi o pior erro que cometemos), e como consequência, a professora reclamou dele, disse que ele era muito agitado, e que se comportava diferente de outras crianças. A própria professora supôs que fosse autismo, e ela como professora e direito dela, marcou data de para diagnóstico para ele...
Queria que minha mãe tivesse tido a oportunidade de assistir esse vídeo lá atrás. Tenho um irmão autista e sou 7 anos mais velha que ele, meus pais criaram fazendo todas as vontades dele e ele sempre vencia minha mãe pelo cansaço pois insistia muito e ela cedia, hoje vejo o quanto isso foi prejudicial. Meus próprios pais parecem tratar o espectro com preconceito e agora o próprio menino tem preconceito ao saber que é autista, ele não quer que se fale sobre o assunto, ele não gosta de saber que ele é assim e é muito difícil. Foi criado tendo tudo na boca, se isentando da culpa das coisas erradas que fazia justamente por "ser um coitadinho" sendo que isso afetou demais a vida dele, depois de fazer as terapias ele tem melhorado, mas é um adolescente completamente despreparado pra vida, detalhe, o grau dele é o grau mais leve que existe, não precisaria ser tratado como algo do outro mundo porque não é. Eu entendo o que é limitação e o que é preguiça, eu sei diferenciar bem isso, hoje depois de grande minha mãe tenta pedir pra ele ajudar lavando uma louça por exemplo, e ele fala em tom debochado "não, não tô com vontade não" isso me irrita muito porque sei que o fato de ter sido acostumado tendo tudo na mão desenvolveu nele essa preguiça, essa ideia de que os outros devem fazer por ele o que ele deveria fazer.
@@denise7101 que bom que ele pelo menos sabe dialogar. Meu irmão também tem autismo, não sabemos se o grau é alto ou leve, mas esta a um ponto onde temos que falar apenas coisas simples, palavras definitivas com ele. Mas, poderia me explicar sobre ele debochar em certas situações? Porque é muito confuso pro autista, saber que ele tem autismo...
@@moreira9295 Acho que quando fiz esse comentário exagerei um pouco ao usar essa palavra "deboche" eu acho que deveria ter usado a expressão "fazendo pouco caso" . Mas é basicamente isso, ele não obedece muito as ordens, quer que as coisas aconteçam do jeito dele e nem sempre dá pra ser assim, entende? Mas sei que é muito difícil pro autista assimilar algumas coisas.
@@moreira9295 ele é de moderado a severo autista leves não tem atraso mental nem intelectual e não tem atraso na fala, o autismo é espectro grande mais é impossível um autista leve ter deficiência intelectual ou algo do gênero o mais normal que os autistas leves tenham é tdah dislexia hiperatividade depressão ansiedade síndrome do Pânico etc
Eu não sei como eu deixo meu irmão quieto, minha cachorra quando começa a lati ele fica descontrolado, eu ficou desesperada ele tem 3 anos agora e é muito difícil. Quanto mais eu tento acalma piora ele as vezes da uma crise e taca a cabeça no chão. Eu moro com minha mãe mas ela trabalha o dia muito complicado cuidar dele.
Olá, Mayra! Estou vendo um vídeo seu pela 1a vez. Ja me inscrevi e vou compartilhar esse vídeo.. Nao eh longo e nem cansativo de ver.. E nos ensina bastante. Muito obrigada! 😉😘
Meu filho tá começando a mostra alguns comportamento de implicância comigo, por eu tratar ele como normal, sem regalias como outras pessoas trata ele, como especial, ele começou a fazer coisas pra me provocar, tem 5 anos, e foi diagnosticado com 1 ano e 6 mês com autismo. Sempre fez terapia, e ele não fala nada, só faz sons. Tô chateada pq sei que estou esforçando ele a se desenvolver, não faço todas suas vontades, e sou uma mãe carinhosa, atenciosa, as vezes brigo pq não tem como.
O diagnóstico do psiquiatra só veio confirmar o que eu já sabia, e eu não queria que as pessoas que pessoas que não fazem parte do convívio diário soubessem, para que não tratassem minha filha diferente das outras crianças, mas ao mesmo tempo vinha um pensamento de q pudesse parecer preconceito.
Mayra, sei que falamos sobre crianças, mas como seria se fosse já uma pessoa saindo da adolescência e indo para fase adulta? Qual seria o tipo de abordagem usaria se fosse o caso? (tenho um amigo que descobriu agora que tem autismo suporte 1, ele já tem uns 19/20, essa questão veio na minha mente como seria se fosse nessa faixa etária)
Olá Amanda, separei aqui alguns conteúdos aqui do canal no qual falo sobre Autismo em Adultos, para auxiliar você 😊 👉 ua-cam.com/video/NVH_o2pDXSM/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/OrtSiUzVkfg/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/zSxOIVb-VBw/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/sQ1g9rDkAYI/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/JJMbDJ7JdOc/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/9XBWRKaqA-c/v-deo.html
Boa Noite. Meu nome é José Carlos. Sou de Fortaleza. Tenho uma menina de 4 anos autista. Minha filha constantemente se apega a um determinado objeto ou brinquedo e não o larga pra nada. Na escola a professora está se incomodando com esse comportamento da garota, chegando inclusive a esconder o brinquedo na tentativa de dissuadi-la a carrega-lo. Quando isso acontece, minha filha fica bastante revoltada, chorando e nesse dia não come. Pergunto: qual é a melhor alternativa pra contornar esse comportamento tanto da criança quanto da professora que achando que retirando o objeto da criança vai desestimulá-la desse comportamento. Por favor, peço para fazer um vídeo para pais e professores a respeito dessa situação. Desde já, agradeço por sua atenção.
O meu leva uns 8 carrinhos pra todo lugar , eu viajei ele levou. Leva pra igreja terapia ( la eu guardo ) porem na escola a professora consegue guardar acho que deve ser conversado com ela e com A professora a maneira como explicar para ela que Deus te ajude
Situação difícil mesmo, carregar um objeto traz satisfação pra eles, fora a inflexibilidade de largar, seria melhor a professora conversar ou distrai lá, a deixar chorando sempre é ruim.
Eu fico na creche com um autista,eu sou muito insistente na inclusão dele dentro da sala de aula,ele já aprendeu ir na roda,ama ouvir histórias,me obedece mais,a única coisa que me dói e que ele é difícil pra comer😢
Eu cuido do meu filho normalmente,porém na hora das broncas ele é bem mais exagerado ,não aceita não,então evito a palavra não é tento amenizar,mais é difícil e desgasta bastante,meu filho é muito inteligente e não o substimo,ele sempre me surpreende
Olá Mayra,boa noite. Estou chegando agora no seu canal e já me ajudou muito. Gratidão 🙏🏼 Meu filho de 8 anos é autista,grau leve. Mas mesmo leve tem algumas dificuldades que pra mim ,como mãe é angustiante... Uma delas é o fato dele não comer quase nada,pois as únicas coisas que ele come não sustentam tanto assim... Mas é muito difícil ,fico com medo dele adoecer... Ele só come,arroz branco,frango( só asinha ), batatas fritas... Agora ele está tomando suco,mas somente se for de limão. Dou a vitamina que a pediatra passou,mas não resolve muito... Ele não come quase nada, não gosta de doces, chocolate,essas coisas que crianças gostam. Gostaria de pedir a você,se possível for me dar alguma orientação do que posso fazer p ajudar ele a se alimentar melhor. Deus te abençoe, gratidão 🙏🏼
Tenho uma dificuldade com esses comportamentos inadequados. Eu não sei o que fazer quanto estamos fora de casa. Ele tem força, apesar de ter 3 anos, não consigo conter fisicamente. É uma situação terrível e desanimadora.
Ana Cláudya G. Bessa o que eu e minha esposa fazemos nesta hora é deixar ele um momento até que pare com a crise ( protegendo para não se jogar no chão ou se machucar) mudamos o foco para não dar atenção ao comportamento inadequado e qdo ele reage bem a este desestimulo, mudamos o foco e seguimos a vida. Esses dias meu garoto foi jantar conosco e ao chegar o alimento teve uma reação de repulsa, querendo fugir. Nos o acalmamos, explicando que aquela comida não era dele e que não precisava se preocupar. Continuamos jantando, separamos a porção dele para viagem e seguimos a vida. Depois mais calmo ele comeu seu lanche sem stress. E nós não perdemos nosso momento de lazer.
Olá, paro td e deixo passar,se for medir a força os dois se machucam, nos mais que eles, o coração doí muito
Ana Cláudya G. Bessa acontece comigo tbm...meu filho tem 2 anos e 9 meses, mas é super forte e se torna um pouco complicado em momentos de crise! Espero que Jesus nos de força e sabedoria para passarmos por todas dificuldades!
A minha filha tem suspeita de TEA. Ela tem 2 anos e 7 meses, e tenho muito medo de sair para lugares diferentes porque ela fica muito eufórica, quer ir aonde quer nestes ambientes onde tem muitas pessoas, se pego na sua mão ela grita, empurra, chora e grita muito alto, tenta se jogar no chão. Se pego no colo falto não aguentar porque tem muita força. Todos ficam olhando e sinalizando como se eu não tentasse educar...É muito desestimulador. A cada saída isso ocorre é quando entra no uber começa a gritar,fazer força e quer ficar de pé com carro em movimento. Só Deus para ajudar nestes momentos.
@@letyfofura22 Jesus da querida! O meu tem 4 anos e 7 meses e pensei o mesmo! So Deus pra nos da forca e ele da gracas a Desu
Sou autista.Isso tudo é só na infância, não funciona para sempre.Fui obrigada a fazer tudo o que quiseram que eu fizesse,mas hoje sou adulta e não quero estar com ninguém.Foi demais.Foi excessivo e ninguém escutou o meu Não. Só a minha experiência, ninguém precisa concordar.
Oieee sou mae de autista ele tem 4 anos ..poderia me ajudar ?!
Eu tambem tenho um filho com autismo ele tem 4 anos ainda nao tem tratameno eu tou me virando como posso ele agora indo pra uma Escolinha normao vejo que a profesoura nao liga muito pra ele fico trieste mais sei que e melhor que ta em casa o dia todo
bom saber que eu estou no caminho certo , sempre coloco limites , mesmo que o meu filho grite ou faça birra , meu marido diz que com a idade melhora , não melhora , se os pais de autistas , não falar não , não ensinar os autista a lidar com a frustração , mas tarde podem apanhar deles ..É o que mais acontece ..
Vdd meu filho não sabe esperar nada tudo e birra eu deixo ele fazer até cansar tento acalmar vejo que ele fica pior eu deixo ele parar por si só.mais n faço oq ele quer se não e a hora.
Eu tbm digo não pra ela e ela entende o não
Então eu crio ela com limites
Minha mãe também me educou apesar de me mimar as vezes eu sou um pouco educada
Concordo plenamente! Meu filho desde pequeno dei limites... Hoje onde ele chega recebe elogios! Dizem que ele é muito educado! Eu não passo a mão na cabeça não... Desde pequeno! Ele é o amor da minha vida... Meu filho único! Hoje tem 19 anos! É um rapaz muito doce... Mas ele quando pequeno era bem mimado.... Porque além do autismo ele também nasceu com uma má formação e não podia chorar enquanto não fizesse a cirurgia... Depois que fez a cirurgia... Tirei todas as manias dele! Meus pais fizeram de tudo pra estragar a educação mas eu não deixei!!!
Eu trabalhei com um adolescente autista que não aceitava não como resposta porque os pais não souberam impor limites . Um dia ele estava batendo em uma outra criança eu me esqueci e disso : não faça isso com seu coleguinha. Resultado : ele entrou em uma crise , ficou ficado em mim e tentou várias vezes me atirar uma pedra . Tivemos que chamar reforço para conter ele. Tudo porque em casa não fizeram tudo o que ele queria por acharem ele um coitadinho . Não estou aqui culpando os pais , longe disso . Estou apenas contando um fato ocorrido por falta de tolerância a limites claros .
Tenho um filho que este ano está próximo de completar 10 anos. Com 3 anos ele foi diagnosticado com autismo. Desde lá procuramos profissionais na área ( Neuro, Pscopedagoga, Fonoaudiologa, Terapeuta ocupacional e Pscologa, etc) . Tudo isso ajudou muito, além de colocarmos ele em escolas inclusivas. Ele até hoje tem seletividade alimentar, 90% do que come é massa ( Macarrão, pão, biscoitos, etc). Hoje ele já escreve, lê e consegue mostrar o que quer e o que está sentindo. Ele toma tambem Resperidona e Tofranil. Desenha muito bem e gosta de eletrônicos. Hoje ele estuda em uma escola inclusiva e regular . Mas falo com toda sinceridade para vocês do fundo do coração e como pai, acima de tudo isso tem o AMOR POR ELE, paciência, muita paciência. Trabalho de formiguinha que aos poucos conseguiremos falar a mesma língua que ele e daí fica mais fácil.
Que maravilha,qual é o nome dessa escola?
Legal obrigada ❤
Vou enviar esse seu video para os pais dos alunos que atendo kkkkkkkkk a grande maioria não consegue ver o menino dar um gritinho ou choro que já desiste e faz o q a criança quer. Ficam chocados quando entram em sala e ele está lá bem e interagindo com os brinquedos ou outras crianças. Acho que o capacistismo do "coitadinho" tem travado mais a vida dos PCDs do que muitas das barreiras que a sociedade coloca.
Eu gostei
Estava com dúvidas em relação a isso,estava achando que estava dura demais,mas gracas a Deus estou no caminho certo.
Muito esclarecedor o vídeo
Antes eu fazia as vontades do meu filho só para ele não chorar e gritar.
Hoje parei de ceder...não tem sido fácil ,mas sei que eu estava errando nesta parte.
Nunca é tarde , né
Tenho agido assim😞
Meu filho não é pirracento, mas não obedece, faz o que quer. E saber que posso impor limites vai ser muito bom para nós dois. Concordo com você @nairaribeiro. Dá mais trabalho, mas não podemos ceder
De coração, e muito cansativo, peço muita inteligência e sabedoria de Deus para lidar com o meu filho , na hora de dar qualquer medicamento a ele e uma luta.
*Minha esposa e eu estamos fazendo o curso da Débora que tem nos ajudando muito com nosso filho que é autista, estamos melhorando muito no desenvolvimento dele.*
Que curso? Me ajuda
Esse ua-cam.com/video/fkpt_N9F9uU/v-deo.html
Qual curso é esse da Débora?
Ótimo Vídeo... subestimar já esta no Automático das pessoas e parentes! Tratar os Autistas o mais normal possível é o que pratico com meu filho de 9 anos... Ao meu ver, isso possibilita até mesmo uma evolução a longo prazo! Ótimo vídeo e um super LIKE! Bjsss
Meu Anjo Azul Oi Pâmela,
Oi, seu filho foi diagnosticado com autismo leve?
As minhas gêmeas de 4 anos o médico tem suspeita de de autismo e a outra de imperativa elas tem crises,tem seletivadade de alimentação,uma gosta de ficar isolada é muito difícil para mim pq é sozinha e tem um menino de 13 anos que também dá muito trabalho.E eu sou sozinha pra trabalhar e dar conta de tudo,elas passam na Fono e na terapia ocupacional e peço a Deus muita paciência todos os dias pq estou quase surtando.
Que o senhor Jesus Cristo te fortalece sempre nessa trajetória tão difícil
Nossa perfeito, vou mandar pra minha família parar de me encher com palpites.
Simples dicas da psicopedagoga me ajudaram a acabar com as birras da Lívia (4anos)por exemplo descrevendo pra ela pra onde vamos,o que vamos fazer.e sempre que preciso,me impor.
a minha filha e autista ela tem 6 anos...mais eu estou ensinando ela a fazer as coisas ela tá melhorando.. graças a Deus 🙏
Muito bom o vídeo. Cuidamos de nosso garoto com muita dedicação, mas também com limites. Ele precisa fazer sempre o certo. São dois efeitos imediatos que percebo: Ele reconhece a nossa liderança e aceita nossas orientações, Ele se mostra cada dia mais seguro, autônomo e flexível, mesmo com suas características.
Tenho um filho autista moderado e todos os dias sempre temos um novo desafio ..
Olá. Pois é. Cometi todos os três erros com a minha filha que hoje tem 27 anos até por falta de informações e por ela também ter sofrido paralisia cerebral com múltiplas sequelas desde o parto, hoje eu mesma sofro as consequências desses atos, já tenho 60 anos e zero condições de reverter a situação. Obrigada por esclarecer aos pais que ainda podem fazer algo diferente. Namastê
Muito realista seu posicionamento adorei confirmar meu modo de agir com os meus filhos...tenho dois filhos um deles tem autismo determino as mesmas regras para os dois pois vejo os dois de um modo igual sou muito criticada por isso pois os familiares acham que o meu filho por ter autismo necessita de alguém fazendo as coisas por ele o tempo todo...mas sei que os meus filhos necessitam é de intervenção ,exemplos meus e do pai que somos a base da personalidade deles ....junto as terapias procuro reforçar e orientar ele pra vida futura mas sem deixar de permitir ele viver o agora a infância dando estímulos para que tenham êxito na vida futura.
Muito esclarecedor este vídeo, pois eu estava sendo vencida pelo cansaço. Mas é bom saber que posso ser mais firme nas regras. Cansa um pouco mais, mas só de saber que ele entende já é um alívio
Muito bom... eu faço isso também aprendi a não ceder a tudo, outro dia estávamos eu meu marido e minha filha no mercado e ela começou como sempre querer abrir as embalagens e gritar então nesse momento eu disse pro meu marido eu vou te esperar no carro e vc não compre nada para ela e sai bem tranquila com ela aos berros e todos me olhando, no carro falei que era feio se comportar daquela forma e que eu estava chateada com ela e que ela não ia ganhar nada, chorou gritou mas me mantive firme. Foi um remédio se soubesse tinha feito antes agora vou no mercado sem nenhum problema
Que profissão linda parabéns me faz lembrar de Jesus Cristo quando sentiu empatia por aqueles que sofriam.
Na Bíblia em Romanos 12 :15 diz : Alegrem - se com os que se alegram ; chorem com os que choram .❤
A minha sobrinha de 06 anos possui autismo leve. Ela todos dias faxer as refeições com as bonecas. O peixe tem ver frito, cu cucuz todos dias, miguam bem durinho. Ela estar melhorando com pasicologaia comportamental. E tem melhorado muito. Video bem esclarecedor.
Aqui tentamos ao máximo da limites para nosso filho ,sou bem firme , pois ele tem autismo , mas ele além disso é uma criança que precisa de regras e limites ,
Estou descobrindo hoje , espero conseguir educar da melhor forma
Olá querida, bom dia! Se deparar com o diagnóstico do TEA pode ser um grande desafio para algumas famílias. E não é para menos. Mesmo nos dias de hoje muito pouco se é falado sobre o autismo e as possibilidades de se viver no espectro. Por isso é extremamente importante entender mais sobre o espectro autista e como auxiliar o seu pequeno em seu desenvolvimento 😊 E para te ajudar com isso, separei meus conteúdos para você:
👉 ua-cam.com/play/PLlcAnykj74ciZRyNwxyeS6ACvfOn1H5d7.html
👉 ua-cam.com/play/PLlcAnykj74chkCoVaqRLASG3gRhzvT-m6.html
👉 instagram.com/p/C72avvUvpzn/?img_index=1
👉 instagram.com/p/CwOd4APJLCK/?img_index=1
Muitos desafios! Principalmente quando o ambiente n espera q se acalme , ônibus por exemplo... E medir força com eles dói na alma mas hj msm precisei p desder no ponto pois ngm iria "esperar" a situação se ajeitar
muito bom o video gostei faço a maioria desses erros vou me policiar a mudar pelo bem do meu filho
Única terapeuta e especialista da psicologia que eu gosto e indico na área do autismo. Normalmente escuto e leio antes os próprios autistas, mas você é muito boa nessas orientações mesmo sem conviver com autistas como a gente, pais e mães. Sua dedicação e missão é admirável. Gratidão!!!♥♥♥
Olá Mayara, vc poderia falar sobre autismo em adolescentes como lidar nessa fase tão complicada num adolescente neurotipico imagina na vida de um autista. Amei o video sobre preconceito e sinto que meu filho passa por isso na escola.
Seus vídeos tem me ensinado demais. No início da semana nos demos conta de TDS sinais dele e buscamos ajuda... Seus vídeos tem sindo esclarecedores. Obrigada!!!
Olá Re!! Fico muto feliz em saber que estou te ajudando nesse processo!!! Vai dar tudo certo!!! Um beijo enorme!!
Sim obrgd
🥰💙
Na minha infância eu acho que eu não precisei terapia por causa de algumas coisas aí porque os meus pais me educaram bem se era para bater deixa de castigo eles faziam mas eu sei que era por um bom motivo e hoje em dia agradeço eles por eles ter me educado muito bem
Quando meu filho era BB, vi num programa de televisão uma mãe com filhos gêmeos e um era autista. Pensei, meu filho olha nos meus olhos, interage, sorri... Graças a Deus ele não é... O tempo passou e comecei a perceber os traços com 1 ano e meio. Pois é... É bem isso, não julguem
também foi assim aqui em casa, (que no caso do meu irmão). Nunca pensei na vida que ele seria autista ou algo do tipo, sinais de autismo já começou a vim deis dos 1,5 ano dele, com crises de raiva, e vários e vários estresses diários. O pior erro na criação dos meu pais com ele, foi de pensar que tudo que estava acontecendo com ele era algo normal, que era apenas uma característica de raiva dele, como pessoa. Deixamos o tempo passar, até ver o que ia dar (foi o pior erro que cometemos), e como consequência, a professora reclamou dele, disse que ele era muito agitado, e que se comportava diferente de outras crianças. A própria professora supôs que fosse autismo, e ela como professora e direito dela, marcou data de para diagnóstico para ele...
Percebi essa semana,meu filho com 1,7 meses
Parece que deus te deu um presente que vc. Não queria não é mesmo
Maravilhoso! Acompanho seu trabalho e sou mto grata.
Os pais querem proteger, dar amor e acreditam estar ajudando. Mas percebo que ajuda mesmo quando se trabalha com respeito e amor, valorizando as aptidões e levando a superar as dificuldades (para tal os limites são fundamentais). É preciso acreditar, é preciso investir - ainda que seja um passo de cada vez.
Muito obrigada pelo esclarecimento.
Ajudou muito.
Gostei muito do vídeo, me esclareceu bastante, comecei a dar aula a pouco tempo e na minha turma tem 3 crianças atípicas, e as vezes fico sem saber o que fazer por conta também de não querer prejudicar as crianças típicas.
Precisa postar no tiktok
🤸🤸🤸🤸👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻estou no caminho certo . Meu filho corrijo mesmo, e nao deixo diferençiar de nada na escola .
Ele se comporta direitinho . Sou rigida até. Mas esse meu jeito vejo que meu filho nao e nenhum coitado
💙💙
Olha estou com muita dificuldade com minha filha. Ela odeia quando dizem não pra ela. Não quer ir pra escola de jeito nenhum. Me bate, me chuta, arranha enfim ela se estressa muito. Ela e autista mas não é porque e autista que eu vou ficar cedendo. Estou sofrendo muito pois não sei lidar com isso. Não sei diferenciar birra de crise.
Posso compartilhar c vc uma maneira de evitar o não, e dizer a ele faça isso , faça aquilo, se tem que parar de fazer algo, vc diga para ela fazer o que dever ser feito, assim vc evita o não, e ela fará o que vc disse para fazer. Insista, vai dar certo. Trabalho com Neurofeedbak, nos intervalos dos treinos, tenho a oportunidade de trabalhar c esse tipo de reforço que beneficia os pais e as crianças 😘😘😘. Espero ter ajudado🌻🌻🌻 feliz natal
Oi mãezinha, gostaria de saber, como está a sua filha? Vi que já faz um ano que você comentou e seu comentário me comoveu muito.
U@@valeriacristina3481
@@valeriacristina3481eu sou Profe da educação infantil. Gostaria de mais informações para sabe como lidar com a minha aluna que é da mesma forma que mãe acima mencionou!
Obg @@valeriacristina3481
Obrigada doutora por nos ajudar com essas dicas maravilhosas
Um ótimo vídeo , e excelente apresentação , pois alguns amigos meus não tem paciência com pessoas autistas onde Trabalho , alguns acaba perdendo paciência , brigam, enfim , como você mesmo disse se a gente tem um pouco de paciência e atenção a gente consegue adosar isso , um ótimo trabalho , sucesso sempre Lindona , me ajudou muito nesse vídeo , tava precisando !!! 👏👏
Espero ter ajudado, Bianca! Beijo grande ❤️
Obrigado pela ajuda
💙💙
Perfeitas palavras.
🥰💙🚀
Esse vídeo foi ótimo ,acabei de recebe o diaquinostico de autismo de minha filha de 4 anos ,,esse vídeo vai me ajuda muito .obrigado
Qual profissional que deu diagnóstico? O meu tá pra receber
melhor vídeo que já assisti. obrigada! foi muito satisfatório.
Eu que agradeço, feliz em ajudar =)
Não sei ver esses vídeos sem chorar . 😕😕😕😕 Mas irei me aprofundar ainda mais . Ótimo vídeo parabéns
Muito obrigada pelo carinho querida, fico feliz que esteja gostando 💙
@@mayragaiato recebir agora o diagnóstico do meu filho de autista entrei em desespero mistura de angustia sentimento de culpa só sei que ele e muito dificil de lutar faz muita birra e as vezes sou agressiva com ele depois choro e choro muito por favor o que faço pra ter mais paciencia com ele
Ele tem 3 anos
@@socorrocarvalho80 eu tbm tenho uma menina c 3 anos e descobrimos q ela e autista a um mes ,mas não se Culpe por nada,ele que escolheu VC como foi e sempre q fica triste coloco nos colo de deus,deus dara força p VC e vai te guiar da melhor forma possível, aki tbm estamos aprendendo ajuda ela nas dificuldade que ela tem.deus abençoe vcs
Gosto muito do seu trabalho e tenho acompanhado os seus vídeos. Muito bons e esclarecedores. O meu filho é autista mas também tem um grande atraso de desenvolvimento. Vai fazer seis ano mas não fala, ainda usa fralda e não come sozinho e o distanciamento dos outros meninos da mesma idade é muito grande já. E tem terapias desde bebé.
Natalie, nunca desista de seu pequeno, com o tempo e terapia ele irá alcançar a independência, acredite!
Uma mulher/profissional muito necesaria,fico feliz que tenho os mesmo pensamentos e estou seguindo e vencendo um dia após o outro.
Boa tarde a todos
Amei vídeo. Minha filha precisa muito de estimulação está sem desde 2016
Vai dar tudo certo 💗💗💗
Amei.
Que bom que gostou, querida =)
Muito obrigado pelo vídeo.
Eu que agradeço Paulo!!! Um abraço!!
Obrigada realmente, ensinar comportamentos adequados desde pequeno forma uma vida mais saudavel no futuro. obrigada Mayra
Boa noite!!Gostei muito dos vídeos,temos o Pedro com 3 anos e meio,estamos percebendo que está comendo mto,parece sem controle e qdo quer alguma coisa não para de pedir,gritar ou chorar,outra coisa qd vamos no mercado quer comprar os doces e não conseguimos controlar,está bem difícil.Outra coisa belisca e quer bater acha graça qd o outro chora corre ou reclama,qto mais fala,ele fz
Gostaria que vc nos orientasse qto a essas coisas que estamos preocupadas
pode ter certeza que é autismo, meu irmão tem os mesmo detalhes...
Mayra muito obrigado pela ajuda que seu canal nos dá . aprendo muito com vc e sempre compartilho nos grupos de autismo. Deus te abençoe.
Gostei vai me ajudar muito Deus Abençoe
Gostaria que fosse apresentado um vídeo de como na prática se faria para trabalhar a atenção visual... grata
Excelente sujestão
Nós agimos em casa do jeito que a Dra explanou, que alegría saber que estamos no caminho certo! É tão bom ouvi-lo da Dra! Saber com com ajuda de Deus e mt luta vamos ajudando a nosso filho, ele é mt feliz :) gratidão pela ajuda que dá para todos.
Estamos nessa fase de distanciamento das crianças da idade de meu filho. Ele já com 7 anos, temo não conseguirmos uma melhor adequação dele com a sociedade e em lidar com td ao seu redor..
Minha filha tem 6 anos e tem medo de outras crianças,eu não sei pq fazer 😭😭😭
@@Vaiores698 a minha tbm nao fica com ninguém nao compartilha nada nao ficar perto de criança mais ela melhorou muito oração e q eu serva do Senhor tudo tem um proposito vamos conseguir
Verdade isso acotese
Sensacional!!!! 👏👏👏👏👏
obrigado. muito bom este video, esclarecendo alguns pontos que tava na duvida.
Muito bom... Parabéns
Ótimo assunto muito obrigada
Boa noite
Que vídeo maravilhoso. Dra não vivo sem. Aqui também já vou trabandlhando isso é tem dado certo.
Olá! Amo seus vídeos e os assuntos abordados de forma tão clara. Gostaria de saber se é uma característica do autismo dizer que objetos que são especiais pra ela se comunica ( de forma que "ouve" o objeto conversar).
Obrigada
Olá @pulguinha1210 Cada individuo no espectro possui características específicas do transtorno e as apresenta com diferentes níveis de intensidade, por isso é sempre importante o acompanhamento para entender suas habilidades e dificuldades para desenvolvimento! Para te auxiliar, confira esta playlist do meu canal: ua-cam.com/video/WJmJzx3ujaU/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
Gostaria muito de saber como dar outros alimentos o meu filho que tem TEA, você tem algum vídeo dando dicas?
Meu filho tbm n come comida
@@LeonardoCenadese vou fazer uma pergunta bem idiota: se ele não come comida, ele come o que? Só o que qr? E você dá só o que ele quer?
O que os profissionais te recomendaram?
Reavalia um pouco pq você dando só o que ele qr, vc está reforçando esse comportamento. "Pra que comer o almoço se em 2 minutos vou ganhar biscoito?" Eles são mais inteligentes que nós!
Pensando numa situação drástica: se a partir de agora, só tiver arroz com feijão e água na sua casa. Vc acha que ele morreria de fome primeiro ou passaria a comer arroz, feijao e água.
Algumas vezes é só a falta de orientação e conhecimento dos pais. Tenta achar um especialista pra te ajudar que tenho certeza que vcs conseguem!
Vou te contar o que eu fiz: refeição no horário certo sem beliscar entre refeições e os alimentos são compatíveis com o horário (nada de mingau no almoço). Se não comer vai esperar até a próxima refeição. Não tenho pena se chorar e birrar por esse motivo. Resultado: come bem. Observação: seja compreensiva quanto as limitações de alimentos em que a criança realmente tenha seletividade alimentar devido a textura.
Lembre: cada caso é um caso. Procure especialistas!
@@monyquemedeiros5393 você tem filho autista?
@@jaquemelo5692 , por incrivel que pareça, sua resposta está no meu comentário acima! Como cada caso é um caso, sempre conto minha experiência e indico procurar um profissional. Algumas vezes, nós erramos por ignorância ou simplismente não queremos enchergar mesmo. Nada melhor do que estudar e nos educarmos sobre o tema. No dia que a Mayra quiser, ela nunca mais se relaciona com Autismo na vida dela. Nós mãe, apenas quando um de nós dois morrermos (mãe ou filho). A maioria dos profissionais não são capacitados pois ainda é um tratamento muito restrito a uma classe privilegiada que tem acesso a profissionais de forma particular e cursos caros para maioria da população. Lembrando que existem uma diversidade de individuos no espectro. Nem tudo é a utopia das séries televisivas. Alguns (até 69%) são do tipo grave, e muitos ficam a vida toda enjaulados e amarrados. Gosto muito do canal Luna ABA. Professor Lucelmo tem um filho com autismo, logo, além de especialista no assunto ele carrega nos ombros o que também sentimos.
Beijos!
@@MissNyke obrigada pela gentileza de responder. Mas não consegui identificar resposta afirmativa ou negativa ao meu questionamento.
Ótimo....perfeito
Excelente!
Sou mãe de dóis filhos autista o primeiro não tive muitos problemas até pq ele é grau leve só com muita seletividade alimentares, más a melina que tem 3 anos hj essa sim sou totalmente refém dos gostos dela pq persebo que enquanto mais contrariada mais fica difícil de lidar com ela, eu entendo vc é muito fácil um adulto normal que não sente nada do que os autista sentem vim e colocar milhões de regras se muitas vezes nem eles próprios entendi eles mesmo imagina o que os outros estabelecem
Ótima colocação para que os pais não sejam os primeiros a desistirem desses pequenos 👏🏻👏🏻👏🏻💞🙌🏻
Oi estou maravilhada com a sua dedicação...com nossos filhos!
Amei suas informações. Obrigada.
Amei ❤
Ótimo vídeo muito bom que Deus te abençoe grandemente doutora Mayra Gaiato!
Cometo todas estas falhas.....
Principalmente em público pois meu filho está bem maior que eu e fica difícil controlar...
Mayra você é uma pessoa maravilhosa 😍 você é super necessária 💕 parabéns pelo seu trabalho.
também foi assim aqui em casa, (que no caso do meu irmão). Nunca pensei na vida que ele seria autista ou algo do tipo, sinais de autismo já começou a vim deis dos 1,5 ano dele, com crises de raiva, e vários e vários estresses diários. O pior erro na criação dos meu pais com ele, foi de pensar que tudo que estava acontecendo com ele era algo normal, que era apenas uma característica de raiva dele, como pessoa. Deixamos o tempo passar, até ver o que ia dar (foi o pior erro que cometemos), e como consequência, a professora reclamou dele, disse que ele era muito agitado, e que se comportava diferente de outras crianças. A própria professora supôs que fosse autismo, e ela como professora e direito dela, marcou data de para diagnóstico para ele...
Professora não dá laudo
MARAVILHA amei
Aq do Maranhão
Mae do HUGO 18 ANOS 😘
❤️❤️❤️
Para mim, melhor video!
Está de parabéns!!!
Admiro muito seu trabalho! Gratidão!
Obrigado por compartilhar conosco e parabéns pelo belo trabalho 👏🏽👏🏽🙏🏽😍
Obrigada pelo carinho, fico feliz em ajudar =)
Muito bom ! Adorei !
São três dicas importantíssimas!
Obrigada Doutora, mais uma vez !
Bom demais. Otimo video
Bom dia
Queria que minha mãe tivesse tido a oportunidade de assistir esse vídeo lá atrás. Tenho um irmão autista e sou 7 anos mais velha que ele, meus pais criaram fazendo todas as vontades dele e ele sempre vencia minha mãe pelo cansaço pois insistia muito e ela cedia, hoje vejo o quanto isso foi prejudicial. Meus próprios pais parecem tratar o espectro com preconceito e agora o próprio menino tem preconceito ao saber que é autista, ele não quer que se fale sobre o assunto, ele não gosta de saber que ele é assim e é muito difícil. Foi criado tendo tudo na boca, se isentando da culpa das coisas erradas que fazia justamente por "ser um coitadinho" sendo que isso afetou demais a vida dele, depois de fazer as terapias ele tem melhorado, mas é um adolescente completamente despreparado pra vida, detalhe, o grau dele é o grau mais leve que existe, não precisaria ser tratado como algo do outro mundo porque não é. Eu entendo o que é limitação e o que é preguiça, eu sei diferenciar bem isso, hoje depois de grande minha mãe tenta pedir pra ele ajudar lavando uma louça por exemplo, e ele fala em tom debochado "não, não tô com vontade não" isso me irrita muito porque sei que o fato de ter sido acostumado tendo tudo na mão desenvolveu nele essa preguiça, essa ideia de que os outros devem fazer por ele o que ele deveria fazer.
ele consegue dialogar bem, mesmo tendo autismo?
@@moreira9295 Sim, ele dialoga bem com as pessoas que ele tem mais intimidade, ele se expressa bem.
@@denise7101 que bom que ele pelo menos sabe dialogar. Meu irmão também tem autismo, não sabemos se o grau é alto ou leve, mas esta a um ponto onde temos que falar apenas coisas simples, palavras definitivas com ele.
Mas, poderia me explicar sobre ele debochar em certas situações? Porque é muito confuso pro autista, saber que ele tem autismo...
@@moreira9295 Acho que quando fiz esse comentário exagerei um pouco ao usar essa palavra "deboche" eu acho que deveria ter usado a expressão "fazendo pouco caso" . Mas é basicamente isso, ele não obedece muito as ordens, quer que as coisas aconteçam do jeito dele e nem sempre dá pra ser assim, entende? Mas sei que é muito difícil pro autista assimilar algumas coisas.
@@moreira9295 ele é de moderado a severo autista leves não tem atraso mental nem intelectual e não tem atraso na fala, o autismo é espectro grande mais é impossível um autista leve ter deficiência intelectual ou algo do gênero o mais normal que os autistas leves tenham é tdah dislexia hiperatividade depressão ansiedade síndrome do Pânico etc
obrigada pelo vídeo, ameiiiiii td que vc falou
Eu não sei como eu deixo meu irmão quieto, minha cachorra quando começa a lati ele fica descontrolado, eu ficou desesperada ele tem 3 anos agora e é muito difícil. Quanto mais eu tento acalma piora ele as vezes da uma crise e taca a cabeça no chão. Eu moro com minha mãe mas ela trabalha o dia muito complicado cuidar dele.
Evita barulhos
Nossa, excelente vídeo.
Ajudou muito, obrigado.
Olá, Mayra!
Estou vendo um vídeo seu pela 1a vez. Ja me inscrevi e vou compartilhar esse vídeo.. Nao eh longo e nem cansativo de ver.. E nos ensina bastante.
Muito obrigada! 😉😘
Meu filho tá começando a mostra alguns comportamento de implicância comigo, por eu tratar ele como normal, sem regalias como outras pessoas trata ele, como especial, ele começou a fazer coisas pra me provocar, tem 5 anos, e foi diagnosticado com 1 ano e 6 mês com autismo. Sempre fez terapia, e ele não fala nada, só faz sons. Tô chateada pq sei que estou esforçando ele a se desenvolver, não faço todas suas vontades, e sou uma mãe carinhosa, atenciosa, as vezes brigo pq não tem como.
Adorei seu canal! Parabéns!
O diagnóstico do psiquiatra só veio confirmar o que eu já sabia, e eu não queria que as pessoas que pessoas que não fazem parte do convívio diário soubessem, para que não tratassem minha filha diferente das outras crianças, mas ao mesmo tempo vinha um pensamento de q pudesse parecer preconceito.
Obrigada por todos seus vídeos.....
Obrigada pelo comentário Luiza!
Mayra, sei que falamos sobre crianças, mas como seria se fosse já uma pessoa saindo da adolescência e indo para fase adulta? Qual seria o tipo de abordagem usaria se fosse o caso? (tenho um amigo que descobriu agora que tem autismo suporte 1, ele já tem uns 19/20, essa questão veio na minha mente como seria se fosse nessa faixa etária)
Olá Amanda, separei aqui alguns conteúdos aqui do canal no qual falo sobre Autismo em Adultos, para auxiliar você 😊
👉 ua-cam.com/video/NVH_o2pDXSM/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/OrtSiUzVkfg/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/zSxOIVb-VBw/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/sQ1g9rDkAYI/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/JJMbDJ7JdOc/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/9XBWRKaqA-c/v-deo.html
Boa Noite. Meu nome é José Carlos. Sou de Fortaleza. Tenho uma menina de 4 anos autista. Minha filha constantemente se apega a um determinado objeto ou brinquedo e não o larga pra nada. Na escola a professora está se incomodando com esse comportamento da garota, chegando inclusive a esconder o brinquedo na tentativa de dissuadi-la a carrega-lo. Quando isso acontece, minha filha fica bastante revoltada, chorando e nesse dia não come. Pergunto: qual é a melhor alternativa pra contornar esse comportamento tanto da criança quanto da professora que achando que retirando o objeto da criança vai desestimulá-la desse comportamento. Por favor, peço para fazer um vídeo para pais e professores a respeito dessa situação. Desde já, agradeço por sua atenção.
O meu leva uns 8 carrinhos pra todo lugar , eu viajei ele levou. Leva pra igreja terapia ( la eu guardo ) porem na escola a professora consegue guardar acho que deve ser conversado com ela e com A professora a maneira como explicar para ela que Deus te ajude
Situação difícil mesmo, carregar um objeto traz satisfação pra eles, fora a inflexibilidade de largar, seria melhor a professora conversar ou distrai lá, a deixar chorando sempre é ruim.
Eu fico na creche com um autista,eu sou muito insistente na inclusão dele dentro da sala de aula,ele já aprendeu ir na roda,ama ouvir histórias,me obedece mais,a única coisa que me dói e que ele é difícil pra comer😢
Eu cuido do meu filho normalmente,porém na hora das broncas ele é bem mais exagerado ,não aceita não,então evito a palavra não é tento amenizar,mais é difícil e desgasta bastante,meu filho é muito inteligente e não o substimo,ele sempre me surpreende
Olá Mayra,boa noite.
Estou chegando agora no seu canal e já me ajudou muito. Gratidão 🙏🏼
Meu filho de 8 anos é autista,grau leve. Mas mesmo leve tem algumas dificuldades que pra mim ,como mãe é angustiante...
Uma delas é o fato dele não comer quase nada,pois as únicas coisas que ele come não sustentam tanto assim... Mas é muito difícil ,fico com medo dele adoecer... Ele só come,arroz branco,frango( só asinha ), batatas fritas... Agora ele está tomando suco,mas somente se for de limão. Dou a vitamina que a pediatra passou,mas não resolve muito... Ele não come quase nada, não gosta de doces, chocolate,essas coisas que crianças gostam. Gostaria de pedir a você,se possível for me dar alguma orientação do que posso fazer p ajudar ele a se alimentar melhor.
Deus te abençoe, gratidão 🙏🏼
Muito obrigada!💙