Val vc mudou a minha vida. Como que eu podia segurar a flauta tão errado? Muito, muito muito obrigada mesmo!!! Em 2 segundos vc mudou tudo que eu fazia de errado. De coração que vc consiga realizar todos os seus sonhos, que consiga por em pratica todos os seus planos. Muita luz e muita sorte na sua caminhada!
Muito obrigada Yalli! Fico muito feliz em poder te ajudar com os meus vídeos. Muito mesmo! E obrigada por acompanhar meu trabalho. Se precisar de professora, pode me escrever a info@valentinapecora.com e te passo os detalhes das minhas aulas. Como eu dou aulas online, você não precisa morar em São Paulo para fazer aulas comigo ;) Um grande abraço e bons sons pra você!
Estou aprendendo e estou com muita dificuldade na mão esquerda. Tem hora que acho que é pelo fato de ter a mão grande e ter compridos, mas sua explicação já é um norte para mim.
kkkkk .. Também sou autodidata!!!! Aprendi a falar, escrever Chinês sozinho por muito tempo ... e me aperfeicoei no Instituto Confúcio ... Hoje dou aulas de português para chineses aqui em São Luís - MA. Estou começando na flauta do ZERO kkkkkk ... Obrigadopelos seus vídeos!
Obrigada! Qual é teu nome? Senão vou te chamar de "A verdade", mas acho muito forte, hehe :) Muito obrigada por acompanhar meu canal! Fico feliz de saber que minhas aulas estão ajudando. Se quiser fazer aulas particulares, me escreve a info@valentinapecora.com e te passo as informações. Grande abraço e bons sons para você! :)
Olá Eliane! Que bom que foi útil para você! Pois é, da mais trabalho para corrigir isso depois, mas ainda bem que da, né? :) Bons sons nas suas práticas e hora que quiser professora, pode entrar em contato que vou ficar feliz em te ajudar. Pode me escrever por aqui: info@valentinapecora.com . Abraço de flautista!
Olá Lucas! Eu não sei onde você pode comprar. Imagino que nas lojas onde vendem acessórios para clarinete, por ser o material similar ao que eles usam na boquilha. Ou seja, lojas de instrumento de sopro. Mas realmente não sei. Boa sorte! Abraço!
Ótimo vídeo parabéns professora, na minha flauta eu colei E.v.a, colei com fita dupla face, ficou ótimo, tira a sensação de que a flauta está escorregando, obs, a fita dupla face não mancha a flauta.
@@ValentinaPecora professora naõ gruda naõ,eu colo a fita dupla face na flauta,e coloco o e.v.a por cima ,ficou muito bom,obrigado por responder,sou fã do seu trabalho,Deus te abençoe.
Parabéns pelo canal e grato pela dica! Valentina, você disse que o dedo mindinho da mãr esqueda não deve ser apoio, mas para todas as notas naturais, exceto o Ré, ele deve apertar a chave de Mib?
Sim, ele serve como ponto de equilíbrio sempre que a chave do Mi b está ativada, principalmente em notas muito abertas como Dó2 ou Dó#2 por exemplo, mas não é de fato um apoio. Isso forçaria demais as articulações do dedo. Muito obrigada por acompanhar meu trabalho. Abraço 😊🙏🏻✨
Obrigada Jonhs! Posso fazer um vídeo sim :) Tem muito para ensinar em relação a escalas e arpéjos. Em breve vou começar postar vídeos nestes assuntos. Obrigada pela sugestão! Grande abraço
Me fale um pouco sobre o acessório de apoio de polegar para a flauta transversal vendido no comércio, esse acessório é bom, tenho a mão grande e os dedos cumpridos
Valentina, o dedo mínimo direito precisa sempre ficar pressionando a chave de mi bemol? A menos, obviamente, quando se toca o ré. Eu toco mas nunca pressiono essa chave. Isso é grave?
Olá Fabio! Tudo bem? Então, grave não é :D hehehe. Mas, eu recomendo que você comece a incluir o mindinho porque faz parte de muitas digitações. Além de ajudar na afinação (o que é mais visível em algumas notas do que em outras), também contribui a deixar o timbre das notas mais homogêneo. Você pode ver isto mais claramente nas notas Mi, da primeira e segunda oitava, mas também você pode perceber a diferença nas outras notas. Se você já toca há um tempo assim, começa a incluir um tempinho de notas longas nos estudos para se acostumar a que ele faça parte do mapa das digitações na tua cabeça. Eu acho que super vale a pena você fazer as digitações completas e passar esse trabalhinho de readaptação. Se precisar uma tabela com as digitações, me envia um e-mail a info@valentinapecora.com e te respondo com a tabela. Se tiver mais dúvidas, pode perguntar! Grande abraço! :)
" ...Ele vai ficar meio tonto, coitado, ele tá tentando sobreviver. " Se eu ri? Ri alto kkkkkkk sua dicas são muito valiosas, mais um vídeo maravilhoso, obrigada
gostei.Eu já vi professores dizendo que o dedinho é para segurar a flauta.Eu estava fazendo assim,mas tinha momentos que o dedinho ficava dolorido,daí estou deixando de segurar a flauta com ele,e só uso de vez enquando
Olá Claudio! Então, na maioria das notas, o mindinho fica realmente "apoiado", ou seja, acionando a flauta, porém ele não deve segurar a flauta ou fazer força, porque isso prejudica as articulações do dedo e tira agilidade na hora de tocar. Eu sei isso por experiência propria :) porque eu tive por alguns anos, lá no começo, o vício de segurar a flauta com o mindinho e ninguém me corrigia! Meu dedo sempre doia um pouquinho depois de um tempo tocando sem parar. Depois que entendi que era possível ter uma postura mais saudável para as articulações do dedo, mudou muita coisa. Se você quiser uma tabela com as digitações, posso te enviar por e-mail. Me escreve a info@valentinapecora.com e te respondo com ela. Abraço!!
Tenho mais de dez anos tentando aprender flauta transversal, não tenho confiança na embocadura até hoje, tenho a pele oleosa e fico falando que é por isso, pq a flauta escorrega das mãos e queixo, sera que é por isso mesmo ou eu que não tenho vocação? Existe esses tipos de obstáculos mesmo? Falo sobre escorregar, tenho uma flauta Yamaha boa, mas é lisa, queria encontrar uma Yamaha velha com corpo oxidado e menos liso pra eu trocar na minha, pra ver se é isso mesmo por , lembro que uma vez peguei uma flauta com a pintura mais áspera e foi tão bom, mas a flauta não era minha.
Oi eu estou aprendendo a tocar flauta a pouco tempo, mas tem algo que sempre me incomoda, meu indicador esquerdo sempre doi e as vezes fica meio roxo. Existe alguma forma para evitar isso? Desde ja agradeço
Olá João Pedro! Então, eu precisaria ver você segurando a flauta para poder te ajudar em detalhe. É bem provável que você esteja apoiando pouco a flauta no metacarpo e isso sobrecarregue o seu indicador e arrisco dizer o polegar esquerdo também. Outra possibilidade é que você segure a flauta com muita força e acabe "apertando demais" a chave do indicador. O excesso de força nos dedos pode gerar dores também. Na Live que fiz sobre como estudar em silêncio, eu explico um exercício de coordenação, consciência e controle dos dedos. Acho que é o primeiro que eu explico. Pode dar uma olhada aqui: ua-cam.com/video/tXQhusKrYjY/v-deo.html . E se quiser, podemos marcar uma aula avulsa presencial ou via Skype e eu te ajudo com essa dúvida. Me escreve a info@valentinapecora.com Um abraço e bons sons!
Camarada, isso é terrível. Eu também estou com esse problema. Só que não cheguei a esse estágio de ficar roxo, mas doi pra caramba. Preciso melhorar minha postura.
Olá Rozinéia, tudo bem com você? Então, eu já tenho um vídeo falando sobre "Postura e Respiração" aqui no canal. Acho que as informações desse vídeo podem te ajudar, mas posso ver de fazer um vídeo falando específicamente dessa dor. Um grande abraço e obrigada pela sugestão!
Olá Vinicius! Da sim! Vou fazer em breve. Adoro sugestões e já estava pensando nesse assunto. Se inscreve e fica atento que no sábado vai ter live às 11:30h!! Pode ativar o lembrete nesse link: ua-cam.com/video/HKVp1uGdEVI/v-deo.html . Grande abraço!
Que ótimo! Normalmente posto uma vez por semana, mas às vezes... demoro um pouquinho mais ou um pouquinho menos :) Que bom que você consegue aplicar no clarinete! Maravilha! Você pode ativar a "campainha" no canal e assim você recebe uma notificação toda vez que eu posto um novo vídeo. Hoje, 11:30h (daqui a pouquinho!) vou fazer a primeira live do canal sobre embocadura. Espero poder te ver por lá! Abraço!
Olá Patrícia! Então, quando a postura está correta, nada deve doer, a não ser que você passe muito tempo tocando sem parar (horas seguidas), que normalmente não é o caso. Você quis dizer o mindinho da mão direita, né? Então, como eu explico no vídeo, isso pode ser porque você está apertando muito a flauta contra o queixo e o mindinho se vê na tarefa de equilibrar essa força. Mas, cuida dele! Começou doer? Para, alonga, respira e relaxa. Uma ótima coisa que você pode fazer, é pedir para alguém filmar a tua mão de diferentes ângulos enquanto você toca, para que você possa ver o que realmente está acontecendo. Lembra que o mindinho precisa ficar curvado e não reto com a última falange dobrada. E ai tem uma questão importante: ele só fica curvo, quando ele está fazendo o mínimo de força necessária, quer dizer, na posição certa. Espero ter ajudado! Se tiver mais dúvidas, pode me perguntar. Abraço!
Val vc mudou a minha vida. Como que eu podia segurar a flauta tão errado? Muito, muito muito obrigada mesmo!!! Em 2 segundos vc mudou tudo que eu fazia de errado. De coração que vc consiga realizar todos os seus sonhos, que consiga por em pratica todos os seus planos.
Muita luz e muita sorte na sua caminhada!
Muito obrigada Yalli! Fico muito feliz em poder te ajudar com os meus vídeos. Muito mesmo! E obrigada por acompanhar meu trabalho. Se precisar de professora, pode me escrever a info@valentinapecora.com e te passo os detalhes das minhas aulas. Como eu dou aulas online, você não precisa morar em São Paulo para fazer aulas comigo ;)
Um grande abraço e bons sons pra você!
Ótimo, Valentina!!!
Obrigada!!!! Gostei muito!!!!
Uaaau haha agora descobri o porque da dor no meu dedo mindinho direito 😍
Estou aprendendo e estou com muita dificuldade na mão esquerda. Tem hora que acho que é pelo fato de ter a mão grande e ter compridos, mas sua explicação já é um norte para mim.
Melhor vídeo, ajudou muito 👏🏽👏🏽
Obrigada pelas dicas. Vc explica muito bem.
Parabéns, Valentina!
Excelente explicação!
Obrigada Junior! Que bom que foi útil para você. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o meu canal! :)
Obrigado, ajudou muito. Parabéns pelas postagens.
Valentina, você é ótima. Tirou várias dúvidas que eu tinha, as quais fazia errado na postura. Tirou- me até as dores que eu estava a sentir. Obrigada!
Excelente vídeo, mande mais dicas
kkkkk .. Também sou autodidata!!!! Aprendi a falar, escrever Chinês sozinho por muito tempo ... e me aperfeicoei no Instituto Confúcio ... Hoje dou aulas de português para chineses aqui em São Luís - MA.
Estou começando na flauta do ZERO kkkkkk ... Obrigadopelos seus vídeos!
Obrigada, você é um amor!
Obrigada Hellen! :)
Obrigada! Gostei mto das dicas;)
Muito bom. Tá sendo muito útil pra mim que sou iniciantisíssimo.
Que bom, Wagner! Bom começo! :)
Melhor vídeo de postura!!! Obrigado de coração!!
Ebaa! De nada, de coração! :)
Dicas valiosas. Obrigado.
De nada!
Você é muito simpática!!! Bonita mesmo!!! Estou gostando de suas aulas. Parabéns!!!
Obrigada! Qual é teu nome? Senão vou te chamar de "A verdade", mas acho muito forte, hehe :) Muito obrigada por acompanhar meu canal! Fico feliz de saber que minhas aulas estão ajudando. Se quiser fazer aulas particulares, me escreve a info@valentinapecora.com e te passo as informações. Grande abraço e bons sons para você! :)
Adorei as dicas! Também tive uma professora que não me ensinou sobre os apoios, agora estou praticando sozinha 😊
Olá Eliane! Que bom que foi útil para você! Pois é, da mais trabalho para corrigir isso depois, mas ainda bem que da, né? :) Bons sons nas suas práticas e hora que quiser professora, pode entrar em contato que vou ficar feliz em te ajudar. Pode me escrever por aqui: info@valentinapecora.com . Abraço de flautista!
Parabéns, excelente professora! Obrigado
Obrigada Janderson!! Abraço!!
Mto bom Valentina !!!!!!
Se der faz um vídeo falando qual a maneira correta de estudar escalas. Grato!!!!!!!
Olá Thiago! Vou fazer sim. Obrigada pela sugestão. Em breve vou postar eles. Grande abraço!
oi valentina muito bom o video.
vc sabe onde eu posso conseguir aquelas apoios ergonomicos paras por na flauta? aquelas pecinhas q colocam na flauta
Olá Lucas! Eu não sei onde você pode comprar. Imagino que nas lojas onde vendem acessórios para clarinete, por ser o material similar ao que eles usam na boquilha. Ou seja, lojas de instrumento de sopro. Mas realmente não sei. Boa sorte! Abraço!
muito bom a minha flauta tá chegando boa dica
Obrigada :) Que bom! Aproveita essa nova flauta!
Mais um inscrito para o seu canal.
Também toco flauta transversal.
Ótimo vídeo
Que ótimo Lorena! Seja muito bem-vinda :) É bom ter colegas flautistas por aqui!! Grande abraço e bons sons!!
Ótimo vídeo parabéns professora, na minha flauta eu colei E.v.a, colei com fita dupla face, ficou ótimo, tira a sensação de que a flauta está escorregando, obs, a fita dupla face não mancha a flauta.
Obrigada Luiz! Bom saber! Mas ela não gruda em você sendo dupla face?
@@ValentinaPecora professora naõ gruda naõ,eu colo a fita dupla face na flauta,e coloco o e.v.a por cima ,ficou muito bom,obrigado por responder,sou fã do seu trabalho,Deus te abençoe.
Fantástica aula professora, boas dicas!!
Obrigada Ketlyn!! :) Grande abraço!!
Parabéns pelo canal e grato pela dica! Valentina, você disse que o dedo mindinho da mãr esqueda não deve ser apoio, mas para todas as notas naturais, exceto o Ré, ele deve apertar a chave de Mib?
Sim, ele serve como ponto de equilíbrio sempre que a chave do Mi b está ativada, principalmente em notas muito abertas como Dó2 ou Dó#2 por exemplo, mas não é de fato um apoio. Isso forçaria demais as articulações do dedo. Muito obrigada por acompanhar meu trabalho. Abraço 😊🙏🏻✨
muito boa dica 😃
Ebaa! Que bom que ajudou! Abraço, Rosendo!
Oi você poderia ensinar as escalas, na flauta apartir da Dó maior, ótimo vídeo !
Obrigada Jonhs! Posso fazer um vídeo sim :) Tem muito para ensinar em relação a escalas e arpéjos. Em breve vou começar postar vídeos nestes assuntos. Obrigada pela sugestão! Grande abraço
Te agradeço!
Me fale um pouco sobre o acessório de apoio de polegar para a flauta transversal vendido no comércio, esse acessório é bom, tenho a mão grande e os dedos cumpridos
Olá Cesar. Eu fiquei afastada do canal, vou voltar no próximo sábado 30/04 com uma live. Estarei respondendo as dúvidas por lá. Abraço
🙏🏻
Valentina, o dedo mínimo direito precisa sempre ficar pressionando a chave de mi bemol? A menos, obviamente, quando se toca o ré. Eu toco mas nunca pressiono essa chave. Isso é grave?
Olá Fabio! Tudo bem? Então, grave não é :D hehehe. Mas, eu recomendo que você comece a incluir o mindinho porque faz parte de muitas digitações. Além de ajudar na afinação (o que é mais visível em algumas notas do que em outras), também contribui a deixar o timbre das notas mais homogêneo. Você pode ver isto mais claramente nas notas Mi, da primeira e segunda oitava, mas também você pode perceber a diferença nas outras notas. Se você já toca há um tempo assim, começa a incluir um tempinho de notas longas nos estudos para se acostumar a que ele faça parte do mapa das digitações na tua cabeça. Eu acho que super vale a pena você fazer as digitações completas e passar esse trabalhinho de readaptação. Se precisar uma tabela com as digitações, me envia um e-mail a info@valentinapecora.com e te respondo com a tabela. Se tiver mais dúvidas, pode perguntar! Grande abraço! :)
Vídeo maravilhosos
Obrigada Ana Luzia!! :)
Valentina Pecora de nada
Vc me ajudou muito😊
Fico feliz!! :)
" ...Ele vai ficar meio tonto, coitado, ele tá tentando sobreviver. " Se eu ri? Ri alto kkkkkkk sua dicas são muito valiosas, mais um vídeo maravilhoso, obrigada
Hahaha, que ótimo! Eu que agradeço por acompanhar meu trabalho!
gostei.Eu já vi professores dizendo que o dedinho é para segurar a flauta.Eu estava fazendo assim,mas tinha momentos que o dedinho ficava dolorido,daí estou deixando de segurar a flauta com ele,e só uso de vez enquando
Olá Claudio! Então, na maioria das notas, o mindinho fica realmente "apoiado", ou seja, acionando a flauta, porém ele não deve segurar a flauta ou fazer força, porque isso prejudica as articulações do dedo e tira agilidade na hora de tocar. Eu sei isso por experiência propria :) porque eu tive por alguns anos, lá no começo, o vício de segurar a flauta com o mindinho e ninguém me corrigia! Meu dedo sempre doia um pouquinho depois de um tempo tocando sem parar. Depois que entendi que era possível ter uma postura mais saudável para as articulações do dedo, mudou muita coisa. Se você quiser uma tabela com as digitações, posso te enviar por e-mail. Me escreve a info@valentinapecora.com e te respondo com ela. Abraço!!
Tenho mais de dez anos tentando aprender flauta transversal, não tenho confiança na embocadura até hoje, tenho a pele oleosa e fico falando que é por isso, pq a flauta escorrega das mãos e queixo, sera que é por isso mesmo ou eu que não tenho vocação? Existe esses tipos de obstáculos mesmo? Falo sobre escorregar, tenho uma flauta Yamaha boa, mas é lisa, queria encontrar uma Yamaha velha com corpo oxidado e menos liso pra eu trocar na minha, pra ver se é isso mesmo por , lembro que uma vez peguei uma flauta com a pintura mais áspera e foi tão bom, mas a flauta não era minha.
Mais um videooooo!!!!!!
Sim!! Ainda vai ter mais!! :D
Valentina Pecora Que bommm :)
Oi eu estou aprendendo a tocar flauta a pouco tempo, mas tem algo que sempre me incomoda, meu indicador esquerdo sempre doi e as vezes fica meio roxo.
Existe alguma forma para evitar isso?
Desde ja agradeço
Olá João Pedro! Então, eu precisaria ver você segurando a flauta para poder te ajudar em detalhe. É bem provável que você esteja apoiando pouco a flauta no metacarpo e isso sobrecarregue o seu indicador e arrisco dizer o polegar esquerdo também. Outra possibilidade é que você segure a flauta com muita força e acabe "apertando demais" a chave do indicador. O excesso de força nos dedos pode gerar dores também. Na Live que fiz sobre como estudar em silêncio, eu explico um exercício de coordenação, consciência e controle dos dedos. Acho que é o primeiro que eu explico. Pode dar uma olhada aqui: ua-cam.com/video/tXQhusKrYjY/v-deo.html . E se quiser, podemos marcar uma aula avulsa presencial ou via Skype e eu te ajudo com essa dúvida. Me escreve a info@valentinapecora.com Um abraço e bons sons!
Camarada, isso é terrível. Eu também estou com esse problema. Só que não cheguei a esse estágio de ficar roxo, mas doi pra caramba. Preciso melhorar minha postura.
Valentina Pecora tem como você dar uma dica para tocar flauta transversal sem doer o ombro?
Olá Rozinéia, tudo bem com você? Então, eu já tenho um vídeo falando sobre "Postura e Respiração" aqui no canal. Acho que as informações desse vídeo podem te ajudar, mas posso ver de fazer um vídeo falando específicamente dessa dor. Um grande abraço e obrigada pela sugestão!
Ola Valentina, vc poderia fazer um video sobre articulação simples?
Olá Vinicius! Da sim! Vou fazer em breve. Adoro sugestões e já estava pensando nesse assunto. Se inscreve e fica atento que no sábado vai ter live às 11:30h!! Pode ativar o lembrete nesse link: ua-cam.com/video/HKVp1uGdEVI/v-deo.html . Grande abraço!
Você posta com qual frequencia?
Depende :) Por que?
Pra ficar mais por dentro gostei do canal, é bem explicativo
Alem que uso bastante dicas para meu instrumento de origem (clarineta)
Que ótimo! Normalmente posto uma vez por semana, mas às vezes... demoro um pouquinho mais ou um pouquinho menos :) Que bom que você consegue aplicar no clarinete! Maravilha! Você pode ativar a "campainha" no canal e assim você recebe uma notificação toda vez que eu posto um novo vídeo. Hoje, 11:30h (daqui a pouquinho!) vou fazer a primeira live do canal sobre embocadura. Espero poder te ver por lá! Abraço!
Faz um video tocando we are word ( nem sei se escrevi certo kkk) michael jacksom, diz q sim?
Olá Matheus, obrigada pela sugestão. Vou considerar. Um abraço!
O dedinho que usamos para apoio o meu dói bastante enquanto estou tocando , é normal?
Olá Patrícia! Então, quando a postura está correta, nada deve doer, a não ser que você passe muito tempo tocando sem parar (horas seguidas), que normalmente não é o caso. Você quis dizer o mindinho da mão direita, né? Então, como eu explico no vídeo, isso pode ser porque você está apertando muito a flauta contra o queixo e o mindinho se vê na tarefa de equilibrar essa força. Mas, cuida dele! Começou doer? Para, alonga, respira e relaxa. Uma ótima coisa que você pode fazer, é pedir para alguém filmar a tua mão de diferentes ângulos enquanto você toca, para que você possa ver o que realmente está acontecendo. Lembra que o mindinho precisa ficar curvado e não reto com a última falange dobrada. E ai tem uma questão importante: ele só fica curvo, quando ele está fazendo o mínimo de força necessária, quer dizer, na posição certa. Espero ter ajudado! Se tiver mais dúvidas, pode me perguntar. Abraço!
Ainda ficou difícil de entender, mas também não tenho uma flauta ainda.
alguem em 2021 ? discupa mais eu sou uma pessoa do futuro!!!☺😊
Olá Roberto. Eu fiquei afastada do canal, mas vou voltar no próximo sábado 30/04 com uma live. Espero vocês todos! Abraço